Émile Cardoso Andrade

Doutora em Literatura (2011) e mestre em Teoria literária pela Universidade de Brasília (UnB), possui graduação Letras Português pela mesma universidade (2002). Atualmente é professora da Universidade Estadual de Goiás inscrita no POSLLI - Programa de Pós-graduação stricto sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade - campus Cora Coralina. Atua nas linhas de pesquisa que envolvem literatura e outras artes, literatura e mídias contemporâneas e literatura e história. Possui projeto de pesquisa na linha: Literatura, imagens e interculturalidades e é coordenadora do GPTEC Grupo de Pesquisa em Imagens técnicas (CNPq) desde 2011. Foi coordenadora da Pós-graduação lato sensu em Literatura e mídias contemporâneas pela UEG Universidade Estadual de Goiás campus Formosa (2016/2017). Foi coordenadora de PIBID Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência desde 2012 a 2018 e desenvolveu projetos de leitura e escrita em novas mídias em escola pública do município de Formosa, Goiás.

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Literatura

2007 - 2011

Universidade de Brasília, UnB
Título: O cinema brasileiro contemporâneo e a invenção do sertão-mundo: errâncias a céu aberto.
Adalberto Muller. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: literatura e cinema; cinema brasileiro.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Mestrado em Literatura

2003 - 2006

Universidade de Brasília, UnB
Título: A representação do trágico na literatura latino-americana,Ano de Obtenção: 2006
Sara Almarza.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Letras Português

1998 - 2002

Universidade de Brasília, UnB

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2006 - 2006

Extensão universitária em Encontro de Letras de Formosa. (Carga horária: 100h). , Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.

2005 - 2005

Extensão universitária em Encontro de Letras de Formosa. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.

2000 - 2000

Extensão universitária em Filosofia e Cinema Pensando Com a Emoção. (Carga horária: 20h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2000 - 2000

Extensão universitária em A Tradição Narrativa da Mulher Latino Americana. (Carga horária: 30h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2000 - 2000

Extensão universitária em 30a Semana de Filosofia. (Carga horária: 10h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2000 - 2000

O Sentido da Formação da Cultura Brasileira. (Carga horária: 20h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária/Especialidade: Cinema e Literatura.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema/Especialidade: Cinema e outras mídias.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira/Especialidade: Literatura Contemporânea.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

Andrade, Émile Cardoso ; SANTOS, M. ; CAYSER, N. . VI CONLACOL - Congresso latino-americano de compreensão leitora. 2013. (Congresso).

SANTOS, Michelle ; Andrade, Émile Cardoso . VI ELFO - Encontro de Letras de Formosa. 2009. (Congresso).

Andrade, Émile Cardoso ; CAYSER, N. . V ELFO - Encontro de letras de Formosa. 2008. (Congresso).

CAYSER, N. ; Andrade, Émile Cardoso . IV ELFO - Encontro de Letras de Formosa. 2007. (Concurso).

CAYSER, N. ; Andrade, Émile Cardoso . ELFO - Encontro de Letras de Formosa. 2006. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

III Semana de Línguas e Literatura: docência na sociedade contemporânea.Interculturalidade na sala de aula: uma análise do filme "Entre os muros da escola". 2017. (Simpósio).

I Simpósio Nacional de Estudos da Linguagem & VIII Semana de Letras.Cinema brasileiro no sertão: políticas e interculturalidade. 2017. (Simpósio).

I SINELP - Simpósio Nacional de Estudos de Língua Portuguesa.Sertões e cerrados contemporâneos: Leitura de romances brasileiros do/no século XXI. 2017. (Simpósio).

I SINELP - Simpósio Nacional de Estudos de Língua Portuguesa.Leitura literária. 2017. (Simpósio).

XV Congresso Internacional da ABRALIC. A GUERRA NÃO TEM ROSTO DE MULHER: O SILENCIAMENTO DO TESTEMUNHO FEMININO. 2017. (Congresso).

XVII Semana de Letras.Literatura, cinema e interculturalidade. 2017. (Simpósio).

IV Encontro Nacional de Estudos da Imagem (ENEIMAGEM) e I Encontro Internacional de Estudos da Imagem.Herdeiros contemporâneos de Andy Warhol: o espetáculo da violência e da morte em "Precisamos falar sobre o Kevin". 2013. (Encontro).

SILEL - IV Simpósio Internacional de Letras e Linguística.O espetáculo fechado da opressão: cenários de violência no cinema. 2013. (Simpósio).

VI CONLACOL - Congresso Latino-americano de Compreensão Leitora. Histórias que não foram, que vieram e que poderiam ser: uma leitura de dois romances americanos. 2013. (Congresso).

VI CONLACOL - Congresso Latino-americano de Compreensão Leitora. Filhos de Andy Warhol: "viofilia" no cinema contemporâneo. 2013. (Congresso).

XI Congresso Internacional da ABRAPT e V Congresso Internacional de Tradutores. Cinema e surdez:Leitura e interpretação de uma realidade representada. 2013. (Congresso).

III Congresso Internacional de História: História e Diversidade Cultural. A teoria literária e o cinema de Eduardo Coutinho: entre linguagens, narrativas e subjetividades. 2012. (Congresso).

I SILIAFRO: SEMINARIO INTERNACIONAL DE LITERATURA AFROLATINA.Viver e morrer na tela:o cinema como experiência subjetiva. 2012. (Seminário).

SOCINE. O sertão em imagens: políticas e identidades no cinema brasileiro. 2009. (Congresso).

Encontro de Letras de Formosa - ELFO. 2006. (Encontro).

Encontro de Letras de Formosa - ELFO.As epifanias e a composição d'A paixão segundo GH de Clarice Lispector. 2005. (Encontro).

1o Simpósio Internacional de literatura latino americana contemporânea.1o Simpósio Internacional de literatura latino americana contemporânea.. 2003. (Simpósio).

9o Congresso de Iniciação Científica de Brasília. 9o Congresso de Iniciação Científica de Brasília. 2003. (Congresso).

8 Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Brasília. 8 Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Brasília. 2002. (Congresso).

7o Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Brasília. 7o Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Brasília. 2001. (Congresso).

Seminário Internacional Guimarães Rosa.Seminário Internacional Guimarães Rosa. 2001. (Seminário).

Simpósio Internacional Brasil 500 anos de Descobertas Literárias.Simpósio Internacional Brasil 500 anos de Descobertas Literárias. 2000. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Joaquim Teles de Faria

BARBOSA, S.; BISERRA, W. A.;Andrade, Émile Cardoso. Intermidialidade em Amores roubados de George Moura: uma adaptação baseada no romance A emparedada da Rua Nova Carneiro Vilela. 2019. Dissertação (Mestrado em Literatura) - Universidade de Brasília.

Aluno: Jadson Borges de Assis

ANDRADE, Émile Cardoso; GOMES, S. R.; SIQUEIRA, E. M. L.. Transposição texto-filme: uma adaptação de A FRIAGEM de Augusta Faro. 2019. Dissertação (Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Saulo Nunes dos Santos

ANDRADE, Émile Cardoso; GANDRA, J. A.; CARVALHO, M. M.. O direito feminino à dignidade em MULHERES CORALINAS: autonomia e emancipação. 2019. Dissertação (Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Jossier Sales Boleão

ANDRADE, Émile Cardoso; MARTINS, A. F.; ARAUJO, M. M. M.. Bordaduras poéticas e interculturais: Conceição Evaristo e Cora Coralina em Arpilleras. 2019. Dissertação (Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Renata Simião Gouveia

PINHEIRO NETO, J. E.;ANDRADE, E. C.; PINTO, D. J.. O LUGAR DE MEMÓRIA DA IDENTIDADE FICCIONAL EM RELATO DE UM CERTO ORIENTE, DE MILTON HATOUM. 2019. Dissertação (Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Raphael Martins Ribeiro

IGNACIO, E. F.; SOBREIRA, R. S.; CINTRA, M. R.;Andrade, Émile Cardoso. Far-centro-oeste: fronteiras e figurações do faroeste em Herança de sangue e Cidade Livre. 2017. Dissertação (Mestrado em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Thayza Alves Matos

FARIA, D.;Andrade, Émile Cardoso; LOPES, A. L.. América de Columbine e o cinema de School Shooting. 2017. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade de Brasília.

Aluno: Layra de Sousa Cruz Sarmento

FARIA, D.;Andrade, Émile Cardoso; LOPES, A. L.. A força do fraco: a astúcia como estratégia de desorganização dos jogos de poder no sertão nordestino. 2017. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade de Brasília.

Aluno: Camilla Spindula Moreira

FARIA, D.;Andrade, Émile Cardoso; LOPES, A. L.. Composições da violência: periferia, cidadania e identidades no rap - Planaltina DF 1980-2013. 2013. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade de Brasília.

Aluno: Michelle dos Santos

TUNES, E.; COELHO, C. M. M.;ANDRADE, E. C.; AZEVEDO, E. C.. TV fora de controle: e estética-ética de Luiz Fernando Carvalho, o diretor-ignorante. 2019. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília.

Aluno: Salatiel Ribeiro Gomes

ALMEIDA, J.; LEME LOPES, A. P.; NEGRÃO DE MELLO, Maria. T.;Andrade, Émile Cardoso; SILVA, J. R.. Cinema e História, Comoção e Melancolia: Memórias da Última Ditadura Militar Argentina no Cinema Argentino. 2014. Tese (Doutorado em História) - Universidade de Brasília.

Aluno: Michelle dos Santos

TUNES, E.; COELHO, C. M. M.;Andrade, Émile Cardoso. TV fora de controle: A estética-ética de Luiz Fernando Carvalho, o diretor-ignorante. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade de Brasília.

Aluno: Joaquim Teles de Faria

BARBOSA, S.;Andrade, Émile Cardoso; BISERRA, W. A.. Intermidialidade ? ?Amores Roubados:? transposição e referências intermidiáticas nos processos de adaptação do romance, ?A emparedada da Rua Nova". 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Literatura) - Universidade de Brasília.

Aluno: Jossier Sales Boleão

Andrade, Émile Cardoso; MARTINS, A. F.; SIQUEIRA, E. M. L.. Bordando poesia e interculturalidades: Cora Coralina e Conceição Evaristo em arpilleras. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Língua, Literatura e Interculturalidade) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Jadson Borges de Assis

Andrade, Émile Cardoso; GOMES, S. R.; SIQUEIRA, E. M. L.. TRANSPOSIÇÃO TEXTO-FILME:UMA ADAPTAÇÃO DE A FRIAGEM DE AUGUSTA FARO. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Língua, Literatura e Interculturalidade) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Lazaro Ribeiro de Lima

CAMARGO, G. F. O.; ABDALA JUNIOR, R.;Andrade, Émile Cardoso. O ENTRE LUGAR DAS PERFORMANCES CULTURAIS NAS SESSÕES DE CINEMA NA CIDADE DE GOYAZ DE 1909 A 1937. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em PERFORMANCES CULTURAIS) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Raphael Martins Ribeiro

Andrade, Émile CardosoIGNACIO, E. F.; SILVA, A. L.. Fronteiras e figurações do faroeste na literatura no cerrado. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Thayza Alves Matos

LOPES, A. L.;Andrade, Émile Cardoso; FARIA, D.. Elephant e Bowling for Columbine: o espetáculo da violência no estilo de vida estadunidense. 2016.

Aluno: Camila Spindula Moreira

FARIA, D.;Andrade, Émile Cardoso; LOPES, A. L.. Composições da violência: periferia, subjetivação política e identidade no rap. 2012.

Aluno: Dymas Junior de Souza Oliveira

ZICARI, H.;Andrade, Émile Cardoso; OLIVEIRA, E.. Das tramas da história às tramas da telinha: ficção e realidade em Mulheres Apaixonadas (2003). 2012. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade de Brasília.

Aluno: Yajara Costa Nogueira

Andrade, Émile CardosoSANTOS, Michelle; Borges, Luiz Henrique de A.. Teatro e Romance. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Cinema e Literatura) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Quezia Regina Braz da Silva

Andrade, Émile Cardoso; Borges, Luiz Henrique de A.;SANTOS, Michelle. Gênero e contemporaneidade: a representação do feminino e do masculino na literatura e no cinema contemporâneos. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Cinema e Literatura) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Gizelle de França Lourenço

SANTOS, Michelle; Borges, Luiz Henrique de A.;Andrade, Émile Cardoso. Retrato ou ficção: o preconceito social em Recordações do escrivão Isaías Caminha. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Cinema e Literatura) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Alessandra Matias de Araújo

SANTOS, M.; Borges, Luiz Henrique de A.;Andrade, Émile Cardoso. Os sonhadores e a construção do imaginário social do maio de 68. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Cinema e Literatura) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Giliana Ribeiro Miguel

SANTOS, M.; Borges, Luiz Henrique de A.;Andrade, Émile Cardoso. História e cinema: ficção ao realidade - a crise de 29 por The purple rose of Cairo. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Cinema e Literatura) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Thalita de Sá Lopes

SANTOS, M.; Borges, Luiz Henrique de A.;Andrade, Émile Cardoso. A aventura moderna do Fausto de Goethe: um discurso para se entrever a partir da literatura a ambiguidade do homem do século XIX. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Cinema e Literatura) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Maurício Romeiro Bastos

SANTOS, M.; Borges, Luiz Henrique de A.;Andrade, Émile Cardoso. A revelação Literatura/ História presente nas obras de Aluísio de Azevedo, O cortiço e a de Raul Pompéia, As jóias da coroa.. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Cinema e Literatura) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Marilia Gabriela Barros de Moraes

Borges, Luiz Henrique de A.;SANTOS, M.Andrade, Émile Cardoso. H. G. Wells - modernidade e humanidade. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Cinema e Literatura) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Eduardo José Rodrigues Combi

Borges, Luiz Henrique de A.;SANTOS, M.Andrade, Émile Cardoso. O relato de um desmemoriado: o cinema como "lanterna" à escuridão da memória. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Cinema e Literatura) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Kamila de Sá Lopes Ferreira

Borges, Luiz Henrique de A.;SANTOS, M.Andrade, Émile Cardoso. A relação Apolo x Dioniso entre história e literatura. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Cinema e Literatura) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Weider Rocha de Abreu

BORTONI, M.;Andrade, Émile Cardoso; AVELLAR NETO, J.C. O falar do Nordeste goiano: marcas de resistência socio-cultural. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Andréia Nunes Rodrigues dos Reis

CAYSER, N.;Andrade, Émile Cardoso; AVELLAR NETO, J.C. Estrangeirismos na língua portuguesa. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua e Literatura) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Valéria Ferreira de Deus e Vera Lúcia Nunes Dourado

CAYSER, N.;Andrade, Émile Cardoso; AVELLAR NETO, J.C. Metodologia do ensino de literatura: visão do aluno. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua e Literatura) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Ariel da Costa Jung

Andrade, Émile Cardoso; PIRAJA, J. A.;SANTOS, M.. O trágico e a pós-modernidade: silêncios e incomunicabilidades em Milton Hatoum. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Larissa da Silva Nascimento

SANTOS, MichelleAndrade, Émile Cardoso; PIRAJA, J. A.. Leituras do holocausto ? discursos que ultrapassaram as fronteiras do arame farpado.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Joyce Gonçalves da Costa

PIRAJA, J. A.;Andrade, Émile CardosoSANTOS, Michelle. Sousândrade - O obscuro: processo de exclusão, vida e obra poética. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Andréa de Santana Nunes dos Santos

ROCCO, S.; CAVALCANTE, J. J. P.;Andrade, Émile Cardoso. A música de protesto no Brasil: diversidade e realidade.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Francisco Paulo Falbo Gontijo

LOPES, A. L.;Andrade, Émile Cardoso; PIRAJA, J. A.. .A ditadura militar no cinema brasileiro. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Eduardo José Rodrigues Combi

PIRAJA, J. A.;SANTOS, MichelleAndrade, Émile Cardoso. .Que pena, do Pena! A trama do oitocentos brasileiro em Martins Pena.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Denise Bispo Matias

Andrade, Émile Cardoso; CAVALCANTE, J. J. P.; PIRAJA, J. A.. .Nelson Rodrigues e a revolução do drama: consciente e inconsciente na obra ?Vestido de noiva?. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Maurício Romeiro Bastos

Fracaro, C.;Andrade, Émile Cardoso; LOPES, A. L.. .No princípio era o original e o original se fez tradução e habitou entre nós.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Adriana Barros Leite

CAYSER, N.;Andrade, Émile Cardoso; CAVALCANTE, J. J. P.. .O ensino da literatura por meio da música da Legião Urbana.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Andréia da Silva Lisboa

CAYSER, N.;Andrade, Émile Cardoso; Fracaro, C.. A teoria da crônica.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Danilo de Souza Nogueira

Andrade, Émile Cardoso; CAVALCANTE, J. J. P.; ROCCO, S.. Literatura e cinema brasileiros: uma perspectiva social.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Consuelo dos Santos Costa

IGNACIO, E. F.Andrade, Émile CardosoSANTOS, Michelle. Carnavalização e barbárie na cultura contemporânea.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Jéssica Márcia Radel

PIRAJA, J. A.;Andrade, Émile Cardoso; TELES, J. R.. Carlota Joaquina e Isabel: As princesas como "modelos culturais" do estatuto da mulher. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Adriana Andrade de Souza e Cintia Rejane Trajano da Silva

SANTA CRUZ, F.S.;Andrade, Émile Cardoso; TELES, J. R.. Europeização do Rio de Janeiro no século XIX: viver civilizado. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Goiás.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Sérgio Araujo de Sá

SÁ, Sérgio de; MULLER, A.; SILVA, D. I.; PIRES, M. I. E.; MATA, A.. O cinema brasileiro contemporâneo e a invenção do sertão-mundo: errâncias a céu aberto. 2011. Tese (Doutorado em Literatura) - Universidade de Brasília.

Dácia Ibiapina da Silva

Muller, A.;SILVA, D. I.; Gomes, A.L.. Brasil sertão: identidades e reflexão política na literatura e no cinema contemporâneos. 2010. Tese (Doutorado em Literatura) - Universidade de Brasília.

Sara Almarza

ALMARZA, S.; VICENTINI, A. M.; PIRES, M. I. E.. A atualidade do ´trágico na literatura contemporânea Latino-Americana (Defesa de projeto). 2005. Dissertação (Mestrado em Literatura) - Universidade de Brasília.

Elizabeth de Andrade Lima Hazin

HAZIN, E. A. L.; Almarza,S; MARQUES, R.. A representação do trágico na literatura latino-americana pós 45. 2006. Dissertação (Mestrado em Literatura) - Universidade de Brasília.

Anderson Luís Nunes da Mata

MULLER, A.; SA, S. A.;MATA, A. L. N.; PIRES, M. I. E.; SILVA, D. I.. O cinema brasileiro contemporâneo e a invenção do sertão-mundo: errâncias a céu aberto. 2011. Tese (Doutorado em Literatura) - Universidade de Brasília.

Adalberto Müller Júnior

MÜLLER JR., Adalberto, MÜLLER, Adalberto, MULLER, Adalberto; Pires, M. I. E.; SILVA, Dacia Ibiapina da; SÁ, S.A.. O cinema Brasileiro Contemporâneo e a Invenção do sertão-mundo. 2011. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Literatura) - Universidade de Brasília.

André Luís Gomes

Adalberto Müller;GOMES, André Luís. Brasil sertão - Identidades e reflexão na literatura e no cinema contemporâneo. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Literatura) - Universidade de Brasília.

Maria Isabel Edom Pires

PIRES, Maria Isabel Edom. O cinema brasileiro contemporâneo e a invenção do sertão-mundo: errâncias a céu aberto. 2011. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Literatura) - Universidade de Brasília.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

SANDRO RAMOS DE LIMA

Adaptação para a linguagem cênica do conto O Capote de Nicolai Gogol e do romance Memórias do subsolo de Fiodor Dostoievski numa dimensão de teatro épico; Início: 2020; Dissertação (Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade) - Universidade Estadual de Goiás; (Orientador);

Geandra Karla Avelar Côrtes

Por uma literatura de mulheres negras: narrativas interculturais; Início: 2020; Dissertação (Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade) - Universidade Estadual de Goiás; (Orientador);

Erica Soares Silva

Distopias literárias feministas: uma leitura comparada; Início: 2020; Dissertação (Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade) - Universidade Estadual de Goiás; (Orientador);

Glauber Honorato da Silva

Visualidades em A hora dos ruminantes e Bacurau; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade) - Universidade Estadual de Goiás; (Orientador);

Edivaldo Luiz de Souza Júnior

O INTERTEXTO NO ROMANCE HISTÓRICO: UMA LEITURA DE ?QUATRO SOLDADOS? DE SAMIR MACHADO DE MACHADO; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Goiás; (Orientador);

Daniela Alves da Silva

O empoderamento negro literário: uma leitura de "Americanah" de Chimamanda Adichie; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Goiás; (Orientador);

Daniel Bruno Silva Rodrigues

APROXIMAÇÕES ENTRE NARRATIVAS HÍBRIDAS: HISTÓRIAS DA DITADURA NA LITERATURA E NO CINEMA LATINO-AMERICANO; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Goiás; (Orientador);

Jadson Borges de Assis

Transposição texto-filme; uma adaptação de A FRIAGEM de Augusta Faro; 2019; Dissertação (Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade) - Universidade Estadual de Goiás,; Orientador: Émile Cardoso Andrade;

Jossier Sales Boleão

Bordaduras poéticas e interculturais: Conceição Evaristo e Cora Coralina em Arpilleras; 2019; Dissertação (Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade) - Universidade Estadual de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Émile Cardoso Andrade;

Saulo Nunes dos Santos

o direito feminino à dignidade em Mulheres Coralinas: autonomia e emancipação; 2019; Dissertação (Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade) - Universidade Estadual de Goiás,; Orientador: Émile Cardoso Andrade;

Andréia da Silva Lisboa

Não mais bruxas e princesas, agora mulheres em ação: descontruindo princesas; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura e mídias contemporâneas) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Émile Cardoso Andrade;

Débora Joyce de Sales Leite

Diferentes linguagens, diferentes mensagens? Uma análise do livro "Tarântula" e do filme "A pele que habito"; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura e mídias contemporâneas) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Émile Cardoso Andrade;

Dymas Junior de Souza Oliveira

"Black mirror": subjetividades e novas práticas sociais na era das redes sociais; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura e mídias contemporâneas) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Émile Cardoso Andrade;

Jéssica Schuenck de Melo

É doce morrer no mar: sobre um cais, dois amores e um destino; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura e mídias contemporâneas) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Émile Cardoso Andrade;

Márcia Crescêncio Pinheiro

Vigilância e visibilidade: o olhar sobre o outro em "Black Mirror"; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura e mídias contemporâneas) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Émile Cardoso Andrade;

Thayza Alves Matos

Dear White People - entretenimento e política; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura e mídias contemporâneas) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Émile Cardoso Andrade;

Viviane Viera da Silva

Enquanto Macabéa foi apenas estrela, todo o céu é de Suely; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura e mídias contemporâneas) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Émile Cardoso Andrade;

Quezia Regina Braz da Silva

Gênero e contemporaneidade: a representação do feminino e do masculino na literatura e no cinema contemporâneos; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Cinema e Literatura) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Émile Cardoso Andrade;

Yajara Costa Nogueira

Teatro e Romance; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Cinema e Literatura) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Émile Cardoso Andrade;

Rosa Maria Ferreira da Silva

Quem é literatura?; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua e Literatura) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Émile Cardoso Andrade;

Henoy Celia da Silva Campos

; Análise do discurso social e da intertextualidade em ?Os sinos da Agonia? de Autran Dourado; ; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua e Literatura) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Émile Cardoso Andrade;

Júnio César Batista de Souza

O drama social no teatro de Dias Gomes; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua e Literatura) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Émile Cardoso Andrade;

Thamilis Tatylla Gomes Avelino

A tragédia e o trágico: o enigmático e provocativo cinema grego contemporâneo em "Miss Violence"; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Émile Cardoso Andrade;

Thaís Maiara Alves

Além da ficção: magia, técnica e modos de narrar; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Émile Cardoso Andrade;

Bárbara Rodrigues Santiago

Anita Malfatti e a Semana de 22; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Émile Cardoso Andrade;

Jéssica Almeida de Sousa

Desmistificando a ficção: uma abordagem entre "Dogville" e "Uma rosa para Emily"; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Émile Cardoso Andrade;

Arlete da Silva Barbosa

"Game of thrones" e "The Tudors": como as séries televisivas reinventam o feminino na Inglaterra; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Émile Cardoso Andrade;

Glícia Heloisy Gomes Gonçalves

Os elementos do fantástico no conto contemporâneo "Bárbara" de Murilo Rubião; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Émile Cardoso Andrade;

Leide Rozane Alves da Silva

A aridez nas telas do cinema - reflexões sobre as representações do cinema sertanejo no cinema novo e na atualidade; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Émile Cardoso Andrade;

Priscila Frotas Rodrigues Balieiro

O sonho no cinema: Metaficção e psicanálise em "A Origem" de Christopher Nolan; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Émile Cardoso Andrade;

Juliana Aparecida de Oliveira

Ver, narrar, olhar e filmar: uma leitura de Ensaio sobre a Cegueira - livro e filme; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Émile Cardoso Andrade;

Mariana Luiza Pereira

Para além dos gêneros: uma leitura de Pedro Almodóvar; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Émile Cardoso Andrade;

Ágatha Aparecida Rodrigues Moreira

DO REAL AO FICTÍCIO: UMA TRANSPOSIÇÃO METAFICCIONAL NUMA ABORDAGEM INTERTEXTUAL DA SÉRIE AFINAL, O QUE QUEREM AS MULHERES?; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Émile Cardoso Andrade;

Vanessa Rocha Teixeira

A hora da outra estrela: Uma leitura de Carmem da Silva; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Émile Cardoso Andrade;

Rodrigo Teles de Faria

Machado de Assis e a estética da recepção: estratégias para manipular o leitor; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Émile Cardoso Andrade;

Islara Floriana Mendes

O tempo e o tempo de Machado: um transcendente das eras; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Émile Cardoso Andrade;

Amanda Araújo de Barros

A evolução do significado de portadores de necessidades especiais: a LDB e a interpretação acerca da Educação Especial; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Émile Cardoso Andrade;

Katiele Vanderley da Silva

A busca de identidade no romance "Dois Irmãos" de Milton Hatoum; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Émile Cardoso Andrade;

Márcia Brito dos Santos

A astúcia presente nos contos de fadas "João e Maria" e "João e o pé de feijão"; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Émile Cardoso Andrade;

Álisson Custódio Cardoso Pereira da Silva

O esvaziamento de sentido como identidade do sujeito pós-moderno em "Memórias de minhas putas tristes" de Gabriel García Márquez; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Émile Cardoso Andrade;

Lucas de Oliveira Solano

Da literatura fantástica ao cinema fantástico: analisando os fantásticos de Bram Stoker e Lewis Carroll; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Émile Cardoso Andrade;

Elisângela Ferreira Duarte

Leitura prazerosa: o jovem entre o clássico e o tolerável; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Émile Cardoso Andrade;

Haiane Cristina Leite

A música e a representação feminina; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Émile Cardoso Andrade;

Débora Joice de Sales Leite

Os cem anos de solidão humana:o retrato de sua várias faces; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Émile Cardoso Andrade;

Cristiane Lopes de Assis

Modernidades antropofágicas: a literatura e reflexão das nacionalidades e identidades móveis brasileiras; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Émile Cardoso Andrade;

Eliane Barros do Carmo

Universo feminino - contradições entre literatura e história; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Émile Cardoso Andrade;

[Nome removido após solicitação do usuário]

O espaço e sua funcionalidade em; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Émile Cardoso Andrade;

Carolina Dartora; Inara C

Andrade; Jackeline S; Silva; Augusto dos Anjos e Cazuza: o tempo não pára; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Émile Cardoso Andrade;

Alamara Rodrigues Tavares de Souza

O imaginário d'O Pequeno Polegar: um conto como fonte para estudos históricos; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Émile Cardoso Andrade;

aurea s

T; da Silva; Danielly A; Sampaio; Késsya S; Chaves; A utilização das histórias em quadrinhos no ambiente escolar como instrumento para o desenvolvimentoe aquisição do hábito de leitura; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Émile Cardoso Andrade;

Marguerite Cabral de Sousa Costa

Família, memória, instinto e paixão: O incesto n'A República dos sonhos de Nélida Pion; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Émile Cardoso Andrade;

Glauber Honorato da Silva

: Imagens e autoimagens do indivíduo moderno: visibilidades do sujeito nas narrativas contemporâneas; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Émile Cardoso Andrade;

Pamella Cordeiro de Oliveira

Mulheres africanas na literatura e no cinema: a obra de Chimamanda Ngozi Adichie; ; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Émile Cardoso Andrade;

Thaís Maiara Alves

Para além da ficção: magia, técnica e seus modos de narrar; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Émile Cardoso Andrade;

Thamilis Tatylla Gomes Avelino

O mercado cultural, as adaptações literárias e a intermidialidade; ; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Émile Cardoso Andrade;

Fabiola Ursula Gomes de Souza

A teoria literária e o cinema de Eduardo Coutinho: uma análise de Babilônia 2000 e Peões; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Émile Cardoso Andrade;

Raphael Ribeiro Martins

Herdeiros de Andy Warhol: o sujeito, a performance e o espetáculo da violência no cinema contemporâneo; ; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Émile Cardoso Andrade;

Raphael Ribeiro Martins

Herdeiros de Andy Warhol: o sujeito, a performance e o espetáculo da violência no romance contemporâneo; ; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Émile Cardoso Andrade;

Karine Silva Souza

A teoria literária e o cinema de Eduardo Coutinho: entre linguagens, narrativas e subjetividades; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Émile Cardoso Andrade;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Sara Almarza

A representação do trágico na literatura latino-americanos pós 45; 2006; Dissertação (Mestrado em Literatura) - Fundação Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Sara Almarza;

Sara Almarza

Elementos do trágico no romance contemporâneo; 2002; 31 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade de Brasília; Orientador: Sara Almarza;

Sara Almarza

O imaginário na loucura e suas representações na literatura brasileira (perspectiva histórico-literária); 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Letras) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Sara Almarza;

Sara Almarza

Site brasileiro de referência em Crítica Literária; 2001; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Letras) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sara Almarza;

Sara Almarza

História do conto brasileiro antes de Machado de Assis - XVI e XVII; 2000; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Letras) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Sara Almarza;

Alice Fátima Martins

Início: 2019; Universidade Federal de Goiás;

Adalberto Müller Júnior

O CINEMA BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO E A INVENÇÃO DO SERTÃO-MUNDO: ERRÂNCIAS A CÉU ABERTO; 2007; Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Literatura) - Universidade de Brasília,; Orientador: Adalberto Müller Junior;

Ágatha Aparecida Rodrigues Moreira

DO REAL AO FICTÍCIO: UMA TRANSPOSIÇÃO METAFICCIONAL NUMA ABORDAGEM INTERTEXTUAL DA SÉRIE AFINAL, O QUE QUEREM AS MULHERES?; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Ágatha Aparecida Rodrigues Moreira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • Andrade, Émile Cardoso . Histórias que não foram, que vieram e que poderiam ser: uma leitura de dois romances americanos. Terceira Margem , v. 23, p. 66-78, 2019.

  • Andrade, Émile Cardoso . Mudança de estilo e monitorização de fala em pacientes esquizofrênicos. Revista Brasileira de Psiquiatria ? Novas pesquisas e Revisão sistemática, Rio de janeiro, v. 24, n.2, 2002.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

Andrade, Émile Cardoso . Parecer ad hoc para Revista Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea - ELBC. 2018.

Andrade, Émile Cardoso . Parecer para Revista REVELLI. 2018.

Andrade, Émile Cardoso . Parecer ad hoc Revista Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea. 2013.

Andrade, Émile Cardoso . Parecer ad hoc Projeto de Pesquisa 'Estudos sobre Cora Coralina: vida, obra e fortuna crítica'. 2013.

Andrade, Émile Cardoso . Parecer ad hoc Revista Bakhtiniana - Revista de Estudos do Discurso. 2012.

Andrade, Émile Cardoso . Revista Estudo de Literatura Brasileira Contemporânea. 2013.

Andrade, Émile Cardoso . Bakhtiniana - Revista de Estudos do Discurso. 2012.

ANDRADE, Émile Cardoso ; SILVA, G. H. ; MENDONCA JUNIOR, K. M. ; BORGES, F. J. P. ; GOMES, D. R. ; OLIVEIRA, R. S. ; BRITO, A. P. S. . I SIMPOSLLI - Simpósio de pesquisas em andamento do Programa de Pós-graduação em Língua, Literatura e Interculturalidade. 2019. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Andrade, Émile Cardoso ; SOUZA JUNIOR, E. L. ; DIAS, M. L. L. ; RODRIGUES, D. B. S. . O que se vê, o que se conta: imagens, narrativas e interculturalidades. 2018. (Relatório de pesquisa).

Andrade, Émile Cardoso ; ALVES, T. M. ; AVELINO, T. T. G. ; SILVA, G. H. ; OLIVEIRA, P. C. . Narrativas e imagens em gêneros híbridos: processos de visibilidade na cultura contemporânea. 2018. (Relatório de pesquisa).

Andrade, Émile Cardoso . ABC da Literatura Contemporanea. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Andrade, Émile Cardoso . A verdade das mentiras: as narrativas literaria e cinematografica. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Andrade, Émile Cardoso . O imaginário da loucura e suas representações na literatura brasileira - perspectiva da teoria literária. 2003. (Relatório de pesquisa).

Andrade, Émile Cardoso . Letras Livres: site brasileiro de referência em crítica literária. 2002. (Relatório de pesquisa).

Andrade, Émile Cardoso . O conto literário brasileiro antes de Machado de Assis - séculos XVI e XVII. 2001. (Relatório de pesquisa).

Andrade, Émile Cardoso . Surtos Di-versos. 2006. Teatral.

Andrade, Émile Cardoso . Ilíada em 2 atos. 2005. Teatral.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    O que se vê, o que se conta: imagens, narrativas e interculturalidades, Descrição: Este projeto pretende dar continuidade aos estudos formalizados pelo GPTEC (CNPq/UEG) desde 2011 e tem como centro de suas preocupações as relações interculturais da literatura e das artes em geral na experiência dos sujeitos contemporâneos. Na esteira de nossas investigações anteriores, a presente proposta de trabalho possui o intuito de articular dois objetos da cultura atual: 1) produções que por ora denominamos ?híbridas?, em termo de gênero literário e material artístico ? como o romance histórico pós-moderno, o quadrinho ou romance gráfico, a adaptação literária para o audiovisual, o cinema de justaposição entre documentário e ficção entre outros e 2) os caminhos construídos e percorridos pelos regimes de visibilidade que alteraram nossa percepção e a configuração de nossos olhares, criando verdadeiras topologias de subjetividades (Fernanda Bruno, 2013). Em meio à discussão sobre interculturalidade (CANDAU, 2012), a intenção deste projeto se fixa em compreender de que maneira as artes realizadas atualmente são percebidas pelos dinâmicos processos imagéticos os quais se estabelecem na experiência cultural contemporânea. Em outras palavras, como estes objetos artísticos estão sendo lidos/vistos/apreendidos diante do universo de experiências visuais possíveis no mundo atual? Para tanto, contamos com auxílio teórico de nomes já definitivos no que tange aos estudos envolvendo arte, técnica e visualidades: Walter Benjamim, Robert Stam, Jacques Aumont, André Bazin, François Jost, Vilém Flusser, Georges Didi-Huberman e Jacques Ranciére. Outros trabalhos também serão válidos já que são mais próximos de nossos objetos. Entre eles, podemos citar: Vera Maria Candau, Fernanda Bruno, Jesus Martin-Barbero, Paula Sibilia, Arlindo Machado, Gustavo Bernardo, André Parente, e Adauto Novais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (7) . , Integrantes: Émile Cardoso Andrade - Coordenador / Jossier Sales Boleão - Integrante / Jadson Borges de Assis - Integrante / Edivaldo Luiz de Souza Junior - Integrante / Mariza Luiza de Lima Dias - Integrante / Daniel Bruno Silva Rodrigues - Integrante / Glauber Honorato da Silva - Integrante / Saulo Nunes dos Santos - Integrante / Geandra Karla Avelar Côrtes - Integrante / Érica Soares Silva - Integrante / Sandro Ramos de Lima - Integrante.

  • 2016 - 2018

    Narrativas e imagens em gêneros híbridos: processos de visibilidade na cultura contemporânea, Descrição: O topos da cultura é regido por processos múltiplos de visibilidade que transformam e alteram os modos de ser, estar e sentir dos sujeitos contemporâneos. Nessa cultura-mundo (Lipovetsky, G. & Serroy, J., 2011) em que tecemos as mais diversas lógicas de interação, as formas do ver se ampliaram e passaram a ser escopo de observação em todas as áreas do conhecimento: da revolução da fotografia aos regimes de vigilância em câmeras de segurança, tudo passou a ser espectro do sentido do olho e das lentes. As formas artísticas não se furtam desse processo, e desde então tem ganhado outros contornos e (des)orientações. Pensar o universo panóptico em que nossa cultura contemporânea se insere é considerar uma constelação de relações entre produtos culturais os mais diversos e regimes de visibilidade tão múltiplos quanto, cujas marcas e consequências encontramse desenhadas em nossa experiência. O presente projeto possui o intuito de articular dois objetos da cultura atual: 1) obras artísticas que por ora denominamos ?híbridas?, em termo de gênero literário ? o romance histórico pós-moderno, o quadrinho ou romance gráfico, a adaptação literária para a televisão, o cinema de justaposição entre documentário e ficção e 2) os caminhos construídos e percorridos pelos regimes de visibilidade que alteraram nossa percepção e a configuração de nossos olhares, criando verdadeiras topologias de subjetividades (Fernanda Bruno, 2013). Interessa-nos, portanto, materiais oriundos da chamada indústria cultural ? best sellers, HQs, filmes de circuito comercial, telenovelas ? e produções artísticas consideradas sofisticadas e de prestígio acadêmico ? como os filmes de autor, as minisséries televisivas consagradas, a alta literatura, os romances gráficos. Compreender de que maneira esses conteúdos são percebidos pela experiência visual contemporânea é o que, em linhas gerais, pretendemos ao longo deste projeto. Em outras palavras, como estes objetos culturais e artísticos estão sendo lidos/vistos/apreendidos diante do universo de experiências visuais possíveis no mundo atual? Para tanto, contamos com auxílio teórico de nomes já definitivos no que tange aos estudos envolvendo arte, técnica e visualidades: Walter Benjamim, Robert Stam, Jacques Aumont, André Bazin, François Jost, Vilém Flusser, Georges Didi-Huberman e Jacques Ranciére. Outros trabalhos também serão válidos já que são mais próximos de nossos objetos. Entre eles, podemos citar: Fernanda Bruno, Jesus Martin-Barbero, Paula Sibilia, Arlindo Machado, Gustavo Bernardo, André Parente, e Adauto Novais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Émile Cardoso Andrade - Coordenador / Michelle dos Santos - Integrante / Thais Maiara Alves - Integrante / Thamilis Tatylla Gomes Avelino - Integrante / Jossier Sales Boleão - Integrante / Jadson Borges de Assis - Integrante / Naomi Magalhães Maubrigades - Integrante.

  • 2014 - 2016

    Novos tempos, novas artes, outras histórias: intermidialidade na narrativa do romance, do cinema e da televisão., Descrição: O projeto que ora se apresenta está vinculado ao GPTEC ? Grupo de Pesquisa em Imagens Técnicas e tem como centro de investigações a relação entre a literatura contemporânea e suas relações com outras artes e outras mídias. Em meio à crise da representação em que mais importante do que reconhecer a validade do que se conta é compreender como se dão os modos e formas de narrar, a narrativa contemporânea encontra maneiras novas de se apresentar, tanto no que se refere aos materiais e aparelhos quanto na complexa articulação de vozes, pontos de vista e instâncias que estruturam as tramas criadas neste início de século. Essa sofisticação é oriunda também do contato permanente com outras formas de arte e outros tipos de mídia, misturando gêneros e estéticas. Os objetos desta pesquisa serão analisados em virtude de suas possíveis relações com a teoria da narrativa contemporânea dentro do amplo espectro da intermidialidade. São obras literárias, cinematográficos ou televisivas que intercambiam-se sob o signo de categorias narrativas pós-modernas, que se valem dos estudos de Bakthin acerca do dialogismo, da polifonia e do cronotopo, bem como de diversas noções caras à análise literária que escapam deste campo e percorrem outras áreas do conhecimento e outras artes. Interessa-nos pensar que novos tempos produzem textos e imagens novas, cuja grandeza reside na propriedade de desafiar as tradicionais leis da representação artística, desarticulando as fronteiras entre ficção e realidade, e, com isso elevando à última potência o caráter inventivo das narrativas atuais. Pensando assim, este projeto pretende investigar literaturas, obras cinematográficas e produções televisivas que, numa relação intermidiática, recorrem a diferentes recursos narrativos no intuito de sofisticar e tornar ainda mais requintado esse fenômeno tão imprescindível ao homem que é a sua capacidade de contar histórias. Os objetos desta pesquisa são obras contemporâneas que se destacam pela inventividade da trama, enredo, personagem, e construção narrativa. Romances como os de Philip Roth (EUA), Ronaldo Correia de Brito (Brasil), Ricardo Piglia (Agentina) e Haruki Murakami (Japão); filmes como os de Woody Allen (EUA), Jafar Panahi (Irã) e Pedro Almodóvar (Espanha) são exemplos de como a narrativa está longe de se esgotar. Neste mesmo caminho, encontramos na televisão outro possível espaço de criação e proliferação de narrativas complexas e cuidadosamente articuladas a partir de técnicas literárias muito elaboradas. Nesse sentido, hão de ser objetos de interesse nessa pesquisa produções como House of cards (EUA), Sessão de terapia (Brasil), Game of Thrones (EUA) e Downton Abbey (Inglaterra) bem como outros produtos da televisão atual preocupados com a qualidade das histórias que criam e veiculam.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Émile Cardoso Andrade - Coordenador / Yara Elisa Ferreira Gontijo - Integrante.

  • 2014 - 2016

    Além da representação: reflexividade, metaficção e os inúmeros gêneros, Descrição: Em tempos de convergência e de uma complexa vivência pós-moderna que, dada a globalização e a experiência tecnológica, podemos chamar de cultura-mundo (Gilles Lipovetsky e Jean Serroy, 2011), torna-se urgente examinar por quais caminhos e de que maneira a literatura se desenvolve e ressignifica seus temas, tramas e modus operandi. Diante da evidente crise de representação em que o entendimento humano e o mundo das artes em geral se inserem, é imperativo voltarmos nossa atenção para a maneira como as informações, conteúdos e reflexões se intercambiam, numa interação singular cujas características mais evidentes são a intermidialidade e os hibridismos culturais. Nesse sentido, a literatura deixa de configurar-se apenas no livro de papel e passa a realizar-se em uma variedade de outros formatos e aparelhos. Dessa forma, o próprio sistema literário, marcadamente estruturado em termos de gêneros, passa a sofrer modificações e subverte as nomenclaturas mais conservadoras, trazendo à tona novos formas de texto, de narrativa e de produção de imagens. O objetivo desta pesquisa é pensar os gêneros literários e artísticos contemporâneos a partir de seus hibridismos de construção, de composição e de relação com outras artes. Para tanto, encontramos três principais caminhos: 1) perscrutar as narrativas a partir da noção de reflexividade segundo a qual a obra de arte espelha não um mundo representado, mas a si mesma, a sua materialidade e seu modo de ser/estar no mundo; 2) compreender os objetos de pesquisa sob o signo da metaficção que implica numa forma de enxergar a obra literária e seus desdobramentos enquanto esquema ficcional capaz e gerar mundos, subjetividades e conhecimentos e 3) perceber os limites e impossibilidades entre ficção e realidade e o papel interventivo da imaginação, da memória e da subjetividade neste duplo construtor do signo artístico. Os objetos desta pesquisa concentram-se em obras contemporâneas de gênero híbrido tais como os textos do jornalismo literário como os de Joel Silveira, Janet Malcolm, Rodolfo Walsh, Gay Talese e Ivan Sant?Anna; os filmes que transitam entre ficção e documentário como os de Sandra Kogut, Eduardo Coutinho e Abbas Kiarostami, e por fim, os romances gráficos construídos através de relações interartes como os de Alison Bechdel, Daniel Clowes e David Mazzucchelli.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Émile Cardoso Andrade - Coordenador / Fabíola Úrsula Gomes de Souza - Integrante.

  • 2012 - 2013

    Herdeiros contemporâneos de Andy Warhol: o sujeito, o espetáculo e as imagens técnicas, Descrição: O projeto que ora se apresenta está vinculado ao GPTEC Grupo de Pesquisa em Imagens Técnicas e tem como centro de investigações a presença de Andy Warhol no mundo das artes e mídias contemporâneas. O multiartista americano se destacou na década de sessenta ao revolucionar o universo das artes com novos conceitos, formas e usos. Suas concepções estéticas enriqueceram os debates sobre as noções de autoria, originalidade, autenticidade, técnica e experimentação, transformando o caminho das práticas artísticas que vigoram ainda hoje. Dessa forma, novas gerações encontram em Andy Warhol heranças que permitem ampliar o olhar para o sentido simbólico da arte no mundo e na vida das pessoas na contemporaneidade. Pensando assim, essa pesquisa procura compreender de que maneira Andy Warhol continua presente nas práticas artísticas da sociedade atual, caracterizada pelo aspecto multimidiático e intercultural. Os objetos desta pesquisa são literários e intercambiam-se sob o signo de outras duas mídias: cinema e televisão. Interessa-nos os romances Hell Paris 75016 da francesa Lolita Pille (2003), Precisamos falar sobre o Kevin da americana Lionel Schriver (2007) e O despenhadeiro do colombiano Fernando Vallejo (2008). Estes objetos serão investigados a partir de três categorias de análise: 1) a ideia de representação e sua crise nas artes contemporâneas, 2) as noções de artifício, superfície e performance esboçadas por Andy Warhol e experimentadas no mundo atual e 3) as interfaces entre as proposições do artista sobre a estética e a espetacularização da violência e da morte e as experiências artísticas contemporâneas que levam o tema à ordem do dia.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Émile Cardoso Andrade - Coordenador / Raphael Martins Ribeiro - Integrante.

  • 2012 - 2013

    A teoria literária e o cinema de Eduardo Coutinho: entre narrativas, imagens e subjetividades, Descrição: Este projeto tem como proposição central investigar o cinema documentário de Eduardo Coutinho à luz da teoria literária cujo centro de discussão envolve as teorias da narrativa e suas relações com o universo das imagens. Interessa-nos fundamentalmente observar em que medida o discurso narrativo nos documentários do cineasta brasileiro é ponto central na construção de cada filme, produzindo efeito estético singular, no qual a narrativa dos personagens é fator primordial que complementa a imagem em movimento resultando na experimentação das subjetividades totais da obra.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Émile Cardoso Andrade - Coordenador / Karine Silva Souza - Integrante.

  • 2011 - 2012

    Representações pós-modernas na literatura latino-americana, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Émile Cardoso Andrade - Coordenador.

  • 2011 - 2012

    O sertão brasileiro e a pós-modernidade: Imagens na literatura e no cinema, Descrição: Projeto de pesquisa que tem como objetivo investigar de que forma a literatura e o cinema brasileiro contemporâneos representam o sertão; para isso utilizaremos o romance ?Galiléia? (2008) de Ronaldo Correia de Brito e o filme ?Árido Movie? (2006) de Lírio Ferreira. A ideia é discutir as relações entre as representações artísticas do espaço sertanejo e as novas perspectivas políticas e estéticas que envolvem as mesmas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Émile Cardoso Andrade - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2002

Melhor pôster no 8o Congresso de Iniciação Científica - PIBIC/ CNPq, PIBIC CNPq.

2001

Prêmio Nova Fronteira Concurso de Monografias 3o lugar nível graduação com o trabalho O mito de Fausto em Grande Sertão Veredas, Pontifícia Universidade Católica de Minas gerais.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2010 - Atual

Universidade Estadual de Goiás

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2016 - 2017

Universidade Estadual de Goiás

Vínculo: coordenadora de pós-graduação, Enquadramento Funcional: coordenadora de pós-graduação lato sensu, Carga horária: 10, Regime: Dedicação exclusiva.

2009 - 2010

Universidade Estadual de Goiás

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: coordenador de curso, Carga horária: 40

2005 - 2008

Universidade Estadual de Goiás

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 40

Atividades

  • 02/2017

    Pesquisa e desenvolvimento , Goiás, .,Linhas de pesquisa

  • 01/2007

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura infanto-juvenil, Literatura Portuguesa II, Literatura Portuguesa I

  • 12/2006

    Ensino, Letras, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, O texto literário e seus fundamentos teóricos

  • 02/2017 - 12/2017

    Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Produção de Trabalho Acadêmico

  • 08/2017 - 11/2017

    Ensino, Língua, Literatura e Interculturalidade, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Estudos comparados de literaturas de línguas modernas

  • 02/2017 - 06/2017

    Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Narrativa em língua Portuguesa II

  • 02/2017 - 06/2017

    Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cultura brasileira

  • 04/2006 - 01/2007

    Direção e administração, Formosa, .,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

  • 01/2006 - 12/2006

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Goiana, Literatura Brasileria III, Literatura Brasileira II

  • 01/2006 - 12/2006

    Outras atividades técnico-científicas , Formosa, Formosa.,Atividade realizada, Orientação de Monografias de Fim de curso.

  • 03/2005 - 12/2005

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa I, Teoria Literária

  • 03/2005 - 12/2005

    Outras atividades técnico-científicas , Formosa, Formosa.,Atividade realizada, Orientação de Monografias de Final de Graduação.

2000 - 2000

Colegio São Francisco

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6

Atividades

  • 02/2000 - 08/2000

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Literatura Brasileira, Redação