Blenda Lourenço Cironak

Graduanda em Ciencias Biologicas com interesses e práticas em educação para sensibilização e conscientização ambiental, agroecologia, manejo de horta-quintal e resgate de medicina caseira com uso de plantas medicinais.

Informações coletadas do Lattes em 06/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Ciências Biológicas

2010 - Atual

Universidade Estadual de Ponta Grossa

Graduação interrompida em 2008 em Química tecnológica com ênfase ambiental

2004 - interrompida

Universidade Estadual de Ponta Grossa
Ano de interrupção: 2008

Formação complementar

2013 - 2013

Uso Inteligente da Água. (Carga horária: 30h). , Amazonia Cursos.

2013 - 2013

Ecologia Geral. (Carga horária: 20h). , Amazonia Cursos.

2012 - 2012

Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável. (Carga horária: 5h). , Fundação Getúlio Vargas.

2012 - 2012

Sustentabilidade: orientações para o cidadão. (Carga horária: 12h). , Fundação Getúlio Vargas.

2012 - 2012

Orientações de sustentabilidade para o professor d. (Carga horária: 15h). , Fundação Getúlio Vargas.

2012 - 2012

Astrofísica do Sistema Solar. (Carga horária: 120h). , Observatório Nacional.

2001 - 2002

Ensino Técnico em Informática. (Carga horária: 1000h). , Colégio São Judas Tadeu.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Organização de eventos

VI Mostra de Laboratório de Ensino de Ciencias e Biologia. 2012. (Outro).

VI Mostra de Laboratório de Ensino de Ciencias e Biologia. 2013. (Outro).

Participação em eventos

III Congresso de Cultura e Educação Para a Integração da América Latina. 2013. (Congresso).

IV Encontro de Educação Superior Indígena do Paraná. 2013. (Encontro).

XXIV Semana Acadêmica de Estudos em Biologia - "Biodiversidade e Conservação: Desafios e Perspectivas Brasileirasira". 2012. (Encontro).

V Feira do Conhecimento Escolar. 2012. (Outra).

Fórum das Licenciaturas. 2012. (Outra).

Simpósio de Microbiologia Aplicada.Isolamento e atividade antibacteriana de micro-organismos endofíticos da Aloe Vera. 2011. (Simpósio).

Encontro Nacional de Estudantes de Biologia. 2011. (Encontro).

IV IntegraBio. 2011. (Encontro).

V Mostra de Laboratório de Ensino. 2011. (Encontro).

Mostra de Laboratório de Ensino de Ciências e Biologia.Jogos didáticos no ensino de biologia para o ensino médio. 2011. (Outra).

Bullying: uma discussão interdisciplinar. 2011. (Outra).

II FOCAR (Formação continuada em ensino de Astronomia). 2011. (Outra).

Encontro Nacional de Estudantes de Biologia. 2010. (Encontro).

III IntegraBio. 2010. (Encontro).

XXII Semana Acadêmica de Estudos em Biologia - UEPG. 2010. (Encontro).

Fórum das Licenciaturas. 2010. (Encontro).

Mostra de Laboratório de Ensino de Ciências e Biologia.Jogos didáticos no ensino de biologia para o ensino fundamental. 2010. (Outra).

Produções bibliográficas

  • Angélica Góis Morales ; CIRONAK, B. L. . Horta e pomar na escola como recurso didático no ensino de ciências e biologia. Aproximação entre universidade e escola na formação de professores de biologia. 1ed.Ponta Grossa: Editora UEPG, 2013, v. , p. 103-110.

  • CIRONAK, B. L. ; Medicina popular e quintais swolidários: o papel das mulheres na reprodução da identidade quiloimbola no distrito de Três Córregos, Campo Largo, Paraná.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CIRONAK, B. L. ; Horta e pomar na escola como recurso didático no ensino de ciências e biologia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CIRONAK, B. L. ; Isolamento e atividade antibacteriana de micro-organismos endofíticos da Aloe Vera. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Projetos de pesquisa

  • 2011 - 2012

    Horta e pomar na escola como recurso didático no ensino de ciências e biologia, Descrição: Tendo em vista que o aprendizado ocorre de maneira mais significativa ao vivenciar simultaneamente teoria e a pratica, a implantação da horta e pomar como recurso de aprendizagem, apreende e enriquece os conteúdos ensinados em aulas de ciência e biologia, gerando fonte de observação e pesquisa. O trabalho também possibilita aprendizagem de técnicas agrícolas, acrescentando noções de segurança alimentar e alterando sensivelmente a relação com o meio ambiente, tornando mais próxima e simples a educação ambiental, aumentando o engajamento, o interesse e a criticidade dos envolvidos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Blenda Lourenço Cironak - Coordenador.

  • 2010 - 2011

    Isolamento e atividade antibacteriana de micro-organismos endofíticos da Aloe Vera, Descrição: Ao seres isolamentos microrganismos endofíticos de folhas da Aloe vera (babosa), foram verificadas atividades antibacterianas contra linhagens de referência, percebendo-se a amplitude da capacidade antiseptica da planta medicinal em associação com o endofítico.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Blenda Lourenço Cironak - Coordenador.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Estadual de Ponta Grossa. , Avenida Carlos Cavalcanti, 4748, Uvaranas, 84030900 - Ponta Grossa, PR - Brasil, Telefone: (42) 32203000

Experiência profissional

2014 - Atual

Casla

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2012 - 2012

Parque Estadual de Vila Velha

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 32

2011 - 2012

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2011 - 2011

Observatório Astronômico - Campus Uvaranas

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Extensão

2010 - 2011

Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20