Roberta Natalie de Andrade Santos

Cirurgiã-dentista graduada pela universidade Federal de Pernambuco (UFPE), especialista em Saúde da Família (Universidade de Brasília -UNA/SUS), especialista em Políticas de saúde (Hospital Sírio-libanês), possui Mestrado e Doutorado em odontologia pela UFPE (Área de concentração: Clínica integrada). Atua como gestora de saúde bucal na Prefeitura da cidade do Recife (PCR), nas atenção básica e especializada (centro de especialidades Odontológicas- CEO). É professora do curso de Odontologia da Universidade Maurício de Nassau (UNINASSAU), como também, das residências em Odontologia em Saúde coletiva e Multiprofissional em Saúde da família da Secretaria de saúde do Recife (SESAU). Atua nos citados programas, também, como orientadora de trabalhos científicos, nas seguintes linhas de pesquisa: promoção da saúde, Odontologia na atenção básica, atenção básica em saúde, estomatologia, oncologia oral.

Informações coletadas do Lattes em 22/02/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Odontologia

2011 - 2015

Universidade Federal de Pernambuco
Título: INFECÇÕES FÚNGICAS EM CARCINOMAS EPIDERMÓIDES DA CAVIDADE BUCAL: ANÁLISE MICROBIOLÓGICA
, Ano de obtenção: 2015. Jurema Freire Lisboa de Castro. Coorientador: Rejane Pereira Neves. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Neoplasias bucais; Carcinoma de células escamosas; Fungos; Microscopia; Leveduras.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Odontologia / Subárea: Patologia Oral. Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada / Especialidade: Microbiologia Médica. Setores de atividade: Saúde humana e serviços sociais.

Mestrado em Odontologia

2009 - 2011

Universidade Federal de Pernambuco
Título: Aspectos morfológicos do desenvolvimento do ligamento periodontal de filhotes de ratos tratados com cloridrato de fluoxetina durante a gestação., Ano de Obtenção: 2011
Liriane Baratella Evencio.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Ligamento periodontal; Fluoxetina; Gestação.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Odontologia / Subárea: Biologia molecular em Odontologia. Setores de atividade: Saúde humana e serviços sociais.

Especialização em Gestão de políticas de saúde informadas por evidências

2019 - 2021

Hospital Sirio-Libanes
Título: Reflexões na busca por evidências em gestão em saúde
Orientador: Carla Maria Vieira

Especialização em Especialização em saúde da Família

2012 - 2013

Universidade de Brasília, UnB
Título: PERDA DENTÁRIA: DESAFIO DE SAÚDE BUCAL NA ATENÇÃOBÁSICA
Orientador: Carla Targino Bruno dos Santos

Aperfeiçoamento em andamento em Aperfeiçoamento em cirurgia buco-maxilo-facial

2016 - Atual

CENTRO DE PÓS-GRADUAÇAO EM ODONTOLOGIA

Graduação em odontologia

2004 - 2008

Universidade Federal de Pernambuco
Título: Efeito da laserterapia não cirúrgica de 660 nm na proliferação celular em culturas de células de carcinoma epidermóide de laringe (H.Ep. 2): estudo in vitro.
Orientador: Jurema Freire Lisboa de Castro

Formação complementar

2015 -

Ciclo de atualização. (Carga horária: 30h). , Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco, CRO/PE, Brasil.

2022 - 2022

Aperfeiçoamento em Gestão municipal do SUS. (Carga horária: 220h). , Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora, FCMS/JF, Brasil.

2019 - 2019

Gestão de centro de especialidades odontológicas. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

2018 - 2018

Extensão universitária em Formação de coordenadores de saúde bucal. (Carga horária: 112h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

2016 - 2017

Aperfeiçoamento em cirurgia buco-maxilo-facial. (Carga horária: 144h). , Centro de Pós-graduação em Odontologia, CPO, Brasil.

2016 - 2016

Teste rápido do HIV e sífilis. (Carga horária: 4h). , Prefeitura da cidade do recife, PCR, Brasil.

2015 - 2015

Fique atento: pode ser câncer. (Carga horária: 20h). , Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.

2015 - 2015

Estomatologia. (Carga horária: 40h). , Faculdade Integrada de Pernambuco, FACIPE, Brasil.

2014 - 2014

Saúde coletiva. (Carga horária: 12h). , Associação Brasileira de Odontologia, ABO-PE, Brasil.

2014 - 2014

Atendimento Pré-hospitalar. (Carga horária: 8h). , Serviço de atendimento móvel de urgência, SAMU, Brasil.

2005 - 2005

Cariologia. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Odontologia.

Participação em eventos

Congresso Pernambucano de Odontologia. 2016. (Congresso).

22 Congresso Pernambucano de Odontologia. Efeitos da laserterapia de 780 nm na proliferação de células de carcinoma de laringe (H.Ep.2). 2014. (Congresso).

XXI Congresso Brasileiro de Estomatologia e Patologia Oral. Ameloblastic Fibroma: A Rare Case Appearing as a Mixed Radiographic Image. 2013. (Congresso).

Atualização pedagógica do curso de auxiliar em saúde bucal. 2012. (Oficina).

I Simpósio do núcleo de apoio ao pesquisador. Pesquisa na UFPE: Um salto de qualidade.. 2012. (Simpósio).

I encontro de pesquisa em Odontologia: Integração Pós-graduação e graduação.. 2011. (Encontro).

II Conferência municipal de saúde de São José da Coroa Grande.Situação da saúde bucal do município de São José da Coroa Grande. 2011. (Outra).

II Encontro de pesquisa e pós-graduação. 2011. (Encontro).

27 Reunião Anual da sociedade brasileira de pesquisa Odontológica. 2010. (Encontro).

44 Reunião da associação brasileira de ensino Odontológico.Contribuição das atividades extraclasse para a aprendizagem em Odontologia. 2009. (Encontro).

XI Reunião da sociedade nordestina de pesquisa Odontológica.Efeito da laserterapia não cirúrgica de 660 nm na proliferação de células de carcinoma de laringe: Estudo in vitro. 2009. (Encontro).

19 Congresso pernambucano de odontologia (COPEO). Abordagem odontológica de paciente infantil portador de anemia falciforme: Revisão da literatura e relato de caso clínico.. 2008. (Congresso).

19 Congresso Pernambucano de Odontologia (COPEO). Aspectos Importantes na decisão diagnóstica entre pulpectomia e exodontia de molar decíduo: Relato de caso clínico.. 2008. (Congresso).

XVI Congresso de iniciação científica da UFPE (CONIC). Efeito da laserterapia não cirúrgica de 660 nm na proliferação celular em culturas de células de carcinoma epidermóide de laringe (H.Ep. 2): estudo in vitro.. 2008. (Congresso).

Biofilme: Sistemas complexos, soluções pragmáticas.. 2007. (Outra).

IX Reunião da sociedade nordestina de pesquisa odontológica.FREQUÊNCIA DAS MANIFESTAÇÕES ORAIS DAS DOENÇAS DERMATOLÓGICAS NO SERVIÇO DE PATOLOGIA ORAL DA UFPE NO PERÍODO DE 1991 ? 2007. 2007. (Encontro).

Maratona da saúde. 2007. (Oficina).

IV Jornada odontológica da UFPE. 2005. (Simpósio).

Participação em bancas

Aluno: Walésia Laianny Leite Martins

SANTOS, RNA; MATOS, J. A. B.; SIMOES, C. A.. E-SUS APS: a operacionalização na perspectiva das equipes de saúde bucal em um distrito sanitário do Recife-PE.. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de residência em Odontologia em saúde coletiva) - Secretaria de saúde do Recife.

Aluno: Larissa de Sá Rodovalho Ferreira

MATOS, J. A. B.;SANTOS, RNA; FONSECA, J. R. C. S.. Operacionalização do e-sus APS: perspectiva dos gestores distritais de saúde bucal em Recife/PE. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de residência em Odontologia em saúde coletiva) - Secretaria de saúde do Recife.

Aluno: Karolina Soares Moreira

MONTEIRO, I. S.;SANTOS, R. N. A.; ARAUJO, M. F. M.. E-sus APS: necessidades de melhorias operacionais na percepção dos cirurgiões-dentistas de um distrito sanitário de Recife-PE.. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de residência em Odontologia em saúde coletiva) - Secretaria de saúde do Recife.

Aluno: Allison Kleiton dos Anjos

PAZ, A. M.; ROZAL, J. F.;SANTOS, R. N. A.. A percepção dos profissionais de uma equipe de saúde da família acerca da utilização de estratégias de educação permanente em saúde na reorganização dos processos de trabalho. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva da Secretaria de Saúde do Re) - Secretaria de saúde do Recife.

Aluno: Valda Lúcia Lima Da Silva

MONTEIRO, I. S.;SANTOS, R. N. A.; MARQUES, M. M. M. R.. Análise da produtividade das equipes de saúde bucal na cidade do Recife, 2016-2017. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de residência em Odontologia em saúde coletiva) - Secretaria de saúde do Recife.

Aluno: Mário Filipe Verçosa de Melo Silva

VIANA, I. B.; MARQUES, M. M. M. R.;SANTOS, R. N. A.. Atendimento em um serviço de urgência odontológica da cidade do Recife-PE, Brasil. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de residência em Odontologia em saúde coletiva) - Secretaria de saúde do Recife.

Aluno: Roberta Almeida Silveira Carvalho

LUNA, A. C. A. E.; FIGUEIREDO, S. F. S.;SANTOS, R. N. A.. A Importância da educação em saúde com gestantes na atenção primária. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de residência em Odontologia em saúde coletiva) - Secretaria de saúde do Recife.

Aluno: Rafael de Azevedo Lima Ramalho

SANTOS, RNA; LUNA, A. C. A. E.; FIGUEIREDO, S. F. S.. Avaliação do conhecimento sobre saúde bucal dos Agentes comunitários de saúde e sua relação de trabalho com a Equipe de Saúde Bucal.. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de residência em Odontologia em saúde coletiva) - Secretaria de saúde do Recife.

Aluno: Roana Carine Neves dos Santos

LOPES, C. M. B.;SANTOS, R. N. A.; OLIVEIRA, M. A. B.. Vivência na gestão distrital no serviço de atenção domiciliar no município de Recife. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência multiprofissional em saúde da família) - Secretaria de saúde do Recife.

Aluno: Rafaela Cardoso Mendes

LUNA, A. C. A. E.;SANTOS, RNA; MONTEIRO, I. S.. Avaliação das estratégias de promoção da saúde bucal na atenção básica. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência em Odontologia em saúde coletiva) - Prefeitura da cidade do recife.

Aluno: Rafaela Cardoso Mendes

SANTOS, R. N. A.; FIGUEIREDO, S. F. S.; LUNA, A. C. A. E.. AVALIAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE PROMOÇÃO DA SAÚDE BUCAL NA ATENÇÃO BÁSICA. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de residência em Odontologia em saúde coletiva) - Secretaria de saúde do Recife.

Aluno: ANA GABRIELA MACHADO MENDES

PRADO, A. M.; SILVA, K. Y. S. E.;SANTOS, R. N. A.. A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO PRECOCE DE ANQUILOGLOSSIA NA AVALIAÇÃO ODONTOLÓGICA DE RECÉM NASCIDOS PARA O SUCESSO DA AMAMENTAÇÃO: UMA REVISÃO DA LITERATURA. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ODONTOLOGIA) - UNIFBV-WYDEN.

Aluno: Andressa Cabral de Oliveira

MATOS, J. A. B.;SANTOS, R. N. A.. A ODONTOLOGIA DE MÍNIMA INTERVENÇÃO NO TRATAMENTO EM CÁRIE DENTÁRIA NA ODONTOPEDIATRIA. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ODONTOLOGIA) - UNINASSAU PAULISTA.

Aluno: CARLA CLOTILDE DA SILVA NEVES RESENDE

MATOS, J. A. B.;SANTOS, R. N. A.. A UTILIZAÇÃO DO LASER DE BAIXA POTÊNCIA NA PREVENÇÃO DE MUCOSITE ORAL EM PACIENTES ONCOLÓGICOS. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ODONTOLOGIA) - UNINASSAU PAULISTA.

Aluno: Valdir Félix Moreira Neto

MATOS, J. A. B.;SANTOS, R. N. A.. USO DE ANESTÉSICOS LOCAIS NO ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO EM GESTANTES: REVISÃO DE LITERATURA. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ODONTOLOGIA) - UNINASSAU PAULISTA.

Aluno: MARCIA BIANCA DA SILVA FREIRE

MATOS, J. A. B.;SANTOS, R. N. A.. TRATAMENTO DA HIPERSENSIBILIDADE DENTINÁRIA: REVISÃO DE LITERATURA. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ODONTOLOGIA) - UNINASSAU PAULISTA.

Aluno: CARLOS JOSÉ LUSTOSA ALBUQUERQUE

MATOS, J. A. B.;SANTOS, R. N. A.. O EDENTULISMO NO IDOSO E O IMPACTO NO SEU ESTADO NUTRICIONAL: UMA REVISÃO DE LITERATURA. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ODONTOLOGIA) - UNINASSAU PAULISTA.

Aluno: GRASIELA BARBOSA DOS SANTOS e JOSELMA JUSTINA BATISTA

MATOS, J. A. B.;SANTOS, R. N. A.. ?INTERVENÇÃO DE ENFERMAGEM NA INSUFICIÊNCIA RENAL AGUDA EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA?,. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife.

Aluno: ANA LUIZA SOUZA DE LIMA e ISABELLY CRISTINA RIBEIRO SILVA

MATOS, J. A. B.;SANTOS, R. N. A.. ?FATORES QUE LEVAM A QUEDA DA IMUNIZAÇÃO EM CRIANÇAS DE 0 A 5 ANOS?,. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife.

Aluno: JUAN CARLOS DA SILVA , IZADORA FALCÃO DE OLIVEIRA JORDAO

MATOS, J. A. B.;SANTOS, R. N. A.. RELEVÂNCIA DOS CUIDADOS DE ENFERMAGEM AO PACIENTE IDOSO SEQUELADO POR ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL - AVC. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife.

Aluno: GRIMÁRIO MANOEL DE LIRA JÚNIOR e FÁBIA KATHLEEN LIMA DA SILV

MATOS, J. A. B.;SANTOS, R. N. A.. A IMPORTÂNCIA DA HUMANIZAÇAO NA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AOS PREMATUROS NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA: UMA REVISÃO DE LITERATURA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife.

Aluno: LAZARO LOPES, ANA BÁRBARA NASCIMENTO GONÇALVES DOS SANTOS

MATOS, J. A. B.;SANTOS, R. N. A.. VULNERABILIDADE DE INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS NA TERCEIRA IDADE: UM ESTUDO ACERCA DAS POLÍTICAS DE INTERVENÇÃO. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife.

Aluno: Paulo da Silva Lima

MATOS, J. A. B.;SANTOS, R. N. A.. ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE DIAGNOSTICADO COM DPOC: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife.

Aluno: Thais de Araújo Silva

MATOS, J. A. B.;SANTOS, R. N. A.. DIABETES MELLITUS: SUSCETIBILIDADE A MICOSES SUPERFICIAIS E AGRAVOS RELACIONADOS AS DIFICULDADES DO CONTROLE DA HIPERGLICEMIA EM IDOSOS. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife.

Aluno: Thays Alexandre Leite dos Santos

VASCONCELOS, A. B.;SANTOS, R. N. A.. A importância da educação em saúde bucal nas escolas. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife.

Aluno: Rainny Pagliary Psitely de Moura Sá

VASCONELOS, A. B.;SANTOS, R. N. A.. A SAÚDE BUCAL NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA: UMA REVISÃO DE LITERATURA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife.

Aluno: Valderedo Clemente de Siqueira Júnior

CASTRO, J. F. L.; PONZI, E. A. C.;SANTOS, R. N. A.. .Avaliação de fatores prognósticos para perda da papila interdental em pacientes com periodontite crônica.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Lorraine Alves Tenório

CARVALHO, A.; RICARDO, J.;SANTOS, R. N. A.. Presença do papilomavirus humano em lesões com potencial de malignidade da cavidade oral. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em odontologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Camylla Macêdo Mendes de Araújo, Fabrícia Soares Rodrigues

SANTOS, S. C.; SOUZA, F. B.;SANTOS, R. N. A.. Conhecimentos frente aos acidentes ocupacionais com materiais perfurocortantes envolvendo materiais biológicos potencialmente infectados: Um estudo nas clínicas-escola do curso de Odontologia da Universidade Federal de Pernambuco. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em odontologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Luciana Silva Regueira; Priscylla Gonçalves Correia

MAIA, L.; Sara Grinfeld;SANTOS, R. N. A.. .Aspectos histológicos e histométricos da dentinogênese radicular em primeiros molares de ratos tratados com fluoxetina.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em odontologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Renata Pontual Lima

LIMA, N. S.; NASCIMENTO, A. B. L.;SANTOS, R. N. A.. Análise Microscópica da adaptação e penetração de selantes resinosos comparados a cimentos de ionômero de vidro utilizados para selamento de fóssulas e fissuras oclusais em dentes permanentes. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em odontologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Manuela Pernambuco Gomes

MORAIS, I. A. F.; SALES, R. D.;SANTOS, R. N. A.. Síndrome da Apnéia e Hipopnéia obstrutiva do sono (SAHOS) em pacientes infantis.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em odontologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Orientou

Lívia Andrade Rodrigues

Análise do impacto da covid-19 na saúde bucal no município do Recife; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de residência em Odontologia em saúde coletiva) - Secretaria de saúde do Recife; Orientador: Roberta Natalie de Andrade Santos;

Bruno Melo Lustosa

INFLUÊNCIA DA PANDEMIA DE COVID-19 NA VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA DE TUBERCULOSE EM UM DISTRITO SANITÁRIO DE RECIFE - PE; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva da Secretaria de Saúde do Re) - Secretaria de saúde do Recife; Orientador: Roberta Natalie de Andrade Santos;

Thalita Cecilia Sales de Araújo

?EXPERIÊNCIA DE CÁRIE E FATORES SOCIOECONÔMICOS EM ESCOLARES DA CIDADE DO RECIFE?; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência multiprofissional em saúde da família) - Secretaria de saúde do Recife; Orientador: Roberta Natalie de Andrade Santos;

MATHEUS JORGE BARROS DE GODOY

?SAÚDE BUCAL NO CUIDADO INTEGRAL À SAÚDE: COMPREENSÃO DOS PROFISSIONAIS DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA?; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência multiprofissional em saúde da família) - Secretaria de saúde do Recife; Orientador: Roberta Natalie de Andrade Santos;

Rafael de Azevedo Lima Ramalho

Avaliação do conhecimento sobre saúde bucal dos Agentes comunitários de saúde e sua relação de trabalho com a Equipe de Saúde Bucal; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência em Odontologia em saúde coletiva) - Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira; Orientador: Roberta Natalie de Andrade Santos;

MARCIA BIANCA DA SILVA FREIRE

TRATAMENTO DA HIPERSENSIBILIDADE DENTINÁRIA: REVISÃO DE LITERATURA; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ODONTOLOGIA) - UNINASSAU PAULISTA; Orientador: Roberta Natalie de Andrade Santos;

Juliana Maria Santos Falcão

USO DE ANESTÉSICOS LOCAIS NO ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO EM GESTANTES: REVISÃO DE LITERATURA; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ODONTOLOGIA) - UNINASSAU PAULISTA; Orientador: Roberta Natalie de Andrade Santos;

CARLOS JOSÉ LUSTOSA ALBUQUERQUE

O EDENTULISMO NO IDOSO E O IMPACTO NO SEU ESTADO NUTRICIONAL: UMA REVISÃO DE LITERATURA; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ODONTOLOGIA) - UNINASSAU PAULISTA; Orientador: Roberta Natalie de Andrade Santos;

Ana Luiza Souza e Isabelly Cristina Ribeiro

Fatores que levam a queda da imunização em crianças de 0 a 5 anos; ; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife; Orientador: Roberta Natalie de Andrade Santos;

Eliane Santiago e Marcela Pereira

Vacina Papilomavírus humano na prevenção do câncer anogenital: revisão de literatura; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife; Orientador: Roberta Natalie de Andrade Santos;

Fábia da Silva e Grimário de Lira Junior

A importância da humanização na assistência de enfermagem aos prematuros na UTI: uma revisão da literatura; ; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife; Orientador: Roberta Natalie de Andrade Santos;

Paulo Lima

Assistência de enfermagem ao paciente diagnosticado com DPOC: uma revisão integrativa da literatura; ; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife; Orientador: Roberta Natalie de Andrade Santos;

Jacilayne Brito, Ana Bárbara Nascimento, Lázaro Lopes

Vulnerabilidade de IST´s na terceira idade: um estudo acerca das políticas de intervenção; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife; Orientador: Roberta Natalie de Andrade Santos;

Joselma Batista e Grasiela Barbosa

Intervenção de enfermagem na insuficiência renal aguda em UTI: uma revisão integrativa da literatura; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife; Orientador: Roberta Natalie de Andrade Santos;

Thais de Araújo Silva

Diabettes mellitus: suscetibilidade a micoses superficiais e agravos relacionados às dificuldade no controle da hiperglicemia em idosos; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife; Orientador: Roberta Natalie de Andrade Santos;

Caroline Lino das Neves, Suzana Batista Barbosa

Prevenção da queilite actínica em colônia de pescadores do litoral de Paulista (PE); 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife; Orientador: Roberta Natalie de Andrade Santos;

Juan Carlos da Silva, Izadora Falcão, Nadynne Santos

Relevância dos cuidados de enfermagem ao paciente idoso sequelado por AVC; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife; Orientador: Roberta Natalie de Andrade Santos;

Produções bibliográficas

  • SANTOS, CLÉVERTON DA SILVA ; MELO, MÁRCIA MARIA DANTAS CABRAL DE ; MELO, DELAINE CAVALCANTI SANTANA DE ; MARQUES, MÔNICA MARIA MOTTA DOS REIS ; SANTOS, ROBERTA NATALIE ANDRADE . Atuação na residência em Saúde da Família no contexto da COVID-19. REVISTA DA ABENO , v. 22, p. 1659, 2022.

  • CASTRO, JFL ; HENRIQUES, ACG ; LIRA, CC ; SANTOS, RNA ; MATOS, JAB ; NASCIMENTO, SC . Effect of Laser Therapy on Laryngeal Carcinoma Cell Proliferation (H.Ep-2). Pesquisa Brasileira em Odontopediatria e Clínica Integrada (Impresso) , v. 14, p. 275-282, 2014.

  • OLIVEIRA, H. F. L. ; ROCHA NETO, A. M. ; SANTOS, L. A. M. ; MATOS, J. A. B. ; SANTOS, R. N. A. . Granuloma Piogênico Com Características Clínicas Atípicas: Relato De Caso. Revista de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial (Impresso) , v. 12, p. 12-14, 2012.

  • SANTOS, R. N. A. ; CORREIA, A. V. L. ; FRANCA, T. R. T. ; CASTRO, J. F. L. ; CARVALHO, E. J. A. ; RAMOS-PEREZ, F. M. M. ; PEREZ, D. E. C. . Ameloblastic Fibroma: A Rare Case Appearing as a Mixed Radiographic Image.. In: XXI Congresso Brasileiro de Estomatologia e Patologia Oral, 2013, Salvador-BA. Oral Surgery, Oral Medicine, Oral Pathology and Oral Radiology, 2013.

  • COSTA, G. B. F. ; SANTOS, R. N. A. ; RAMOS-PEREZ, F. M. M. ; CASTRO, J. F. L. ; PEREZ, D. E. C. . Bilateral Mandibular Premolars with Tooth Shape Deviation. In: XXI Congresso Brasileiro de Estomatologia e Patologia Oral, 2013, Salvador-BA. Oral Surgery, Oral Medicine, Oral Pathology and Oral Radiology, 2013.

  • MATOS, J. A. B. ; SANTOS, R. N. A. ; COSTA, G. B. F. ; CORREIA, A. V. L. ; CARVALHO, E. J. A. ; PEREZ, D. E. C. ; CASTRO, J. F. L. . Calcifying Cystic Odontogenic Tumor: A Case Report. In: XXI Congresso Brasileiro de Estomatologia e Patologia Oral, 2013, Salvador-BA. Oral Surgery, Oral Medicine, Oral Pathology and Oral Radiology, 2013.

  • SANTOS, R. N. A. ; BRAVO, F. ; SILVA, C. H. V. . Contribuição das atividades extraclasse para a aprendizagem em Odontologia. In: Reunião da associação brasileira de ensino Odontológico, 2009, Cabo de Santo Agostinho/PE. International Journal of Dentistry. Recife/PE, 2009. v. 8.

  • SANTOS, R. N. A. ; HENRIQUES, A. C. G. ; CAZAL, C. ; CASTRO, J. F. L. . Efeito da laserterapia não cirúrgica de 660 nm na proliferação de células de carcinoma de laringe: Estudo in vitro. In: XI Reunião da sociedade nordestina de pesquisa Odontológica, 2009, Fortaleza/CE. International Journal of Dentistry. Recife/PE, 2009. v. 8.

  • HENRIQUES, A. C. G. ; CAZAL, C. ; LINS, R. C. ; SANTOS, R. N. A. ; CASTRO, J. F. L. . Análise Morfológica da mucosa oral de ratos submetida à carcinogênese experimental pelo óxido de nitroquinolina (4NQO).. In: 17 Consgresso Brasileiro de Estomatologia., 2009, Porto Alegre/RS. Anais do 17 congresso da SOBE, 2009.

  • SANTOS, R. N. A. ; FERREIRA, I. X. ; Sara Grinfeld ; VALENCA, P. A. M. ; Ximenes, R.C.C. . Abordagem odontológica de paciente infantil portador de anemia falciforme: Revisão da literatura e relato de caso clínico.. In: Congresso Pernambucano de Odontologia (COPEO), 2008, Recife-PE. Revista ABO Nacional. São Paulo-SP: Edita comunicação integrada, 2008. v. XV.

  • SANTOS, R. N. A. ; FERREIRA, I. X. ; Sara Grinfeld ; VALENCA, P. A. M. ; LIMA, J. M. ; Ximenes, R.C.C. . Fatores importantes na decisão diagnóstica entre pulpectomia e exodontia de molar decíduo: Relato de caso clínico.. In: Congresso Pernambucano de Odontologia (COPEO), 2008, Recife-PE. Revista ABO Nacional. São Paulo-SP: Edita comunicação integrada, 2008. v. XV.

  • SANTOS, R. N. A. ; HENRIQUES, A. C. G. ; CAZAL, C. ; CASTRO, J. F. L. . Prevalência das manifestações orais das doenças dermatológicas no serviço de patologia oral da UFPE no período de 1991-2007. In: xv Congresso Brasileiro de Estomatologia, 2007, São Pedro-SP. Programação e caderno de resumo do xv congresso brasileiro de estomatologia, 2007.

  • SANTOS, R. N. A. ; CAZAL, C. ; HENRIQUES, A. C. G. ; CASTRO, J. F. L. . Frequência das manifestações orais das doenças dermatológicas no serviço de patologia oral da UFP no período de 1991-2007. In: IX REUNIAO DA SOCIEDADE NORDESTINA DE PESQUISA ODONTOLOGICA, 2007, Campina Grande-PB. Anais da IX reunião da sociedade nordestina de pesquisa odontológica, 2007.

  • MAGALHÃES, T.S ; SANTOS, R. N. A. ; MATOS, J.A.B ; SILVA, F. ; MACIEL, M.A.V ; IRMÃO, J.I ; ROCHA, F.J.S . Avaliação diagnóstica de doenças infecto-parasitárias veiculadas por escovas dentárias e próteses buco-maxilo-faciais de pacientes atendidos pelas clínicas Odontológicas da UFPE. In: XLII Congresso da sociedade brasileira de medicina tropical, 2007, Campos do Jordão. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Impresso), 2007. v. 40.

  • SANTOS, RNA . A resposta da rede de atenção primária do Recife ao enfrentamento à Covid-19. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MOURA, I. E. S. ; MENEZES, M. C. T. L. ; SANTOS, R. N. A. . Percepção e adesão das gestantes ao prá-natal odontológico em uma USF: um relato de experiência. 2022. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SANTOS, RNA . A rede de atenção primária do Recife e sua preparação ao enfrentamento à COVID-19. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, R. N. A. . A rede de atenção à saúde bucal do distrito sanitário V da secretaria de saúde do Recife. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, RNA . Importância da amamentação para a saúde bucal. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SANTOS, R. N. A. ; CORREIA, A. V. L. ; FRANCA, T. R. T. ; CASTRO, J. F. L. ; CARVALHO, E. J. A. ; RAMOS-PEREZ, F. M. M. ; PEREZ, D. E. C. . Ameloblastic Fibroma: A Rare Case Appearing as a Mixed Radiographic Image.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MATOS, J. A. B. ; SANTOS, R. N. A. ; COSTA, G. B. F. ; CORREIA, A. V. L. ; CARVALHO, E. J. A. ; PEREZ, D. E. C. ; CASTRO, J. F. L. . Calcifying Cystic Odontogenic Tumor: A Case Report. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • COSTA, G. B. F. ; SANTOS, R. N. A. ; RAMOS-PEREZ, F. M. M. ; CASTRO, J. F. L. ; PEREZ, D. E. C. . Bilateral Mandibular Premolars with Tooth Shape Deviation. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, R. N. A. ; BRAVO, F. ; SILVA, C. H. V. . Contribuição das atividades extraclasse para a aprendizagem em Odontologia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, R. N. A. ; HENRIQUES, A. C. G. ; CAZAL, C. ; CASTRO, J. F. L. . Efeito da laserterapia não cirúrgica de 660 nm na proliferação de células de carcinoma de laringe: Estudo in vitro. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • HENRIQUES, A. C. G. ; CAZAL, C. ; LINS, R. C. ; SANTOS, R. N. A. ; CASTRO, J. F. L. . Análise Morfológica da mucosa oral de ratos submetida à carcinogênese experimental pelo óxido de nitroquinolina (4NQO). 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, R. N. A. ; FERREIRA, I. X. ; Sara Grinfeld ; VALENCA, P. A. M. ; LIMA, J. M. ; Ximenes, R.C.C. . Abordagem odontológica de paciente infantil portador de anemia falciforme: Revisão da literatura e relato de caso clínico.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, R. N. A. ; Sara Grinfeld ; VALENCA, P. A. M. ; Ximenes, R.C.C. . Fatores importantes na decisão diagnóstica entre pulpectomia e exodontia de molar decíduo: Relato de caso clínico.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, R. N. A. ; CASTRO, J. F. L. . Efeito da laserterapia não cirúrgica de 660 nm na proliferação celular em culturas de células de carcinoma epidermóide de laringe (H.Ep. 2): estudo in vitro.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, R. N. A. . Prevalência das manifestações orais das doenças dermatológicas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MAGALHÃES, T.S ; SANTOS, R. N. A. ; MATOS, J.A.B ; MACIEL, M.A.V ; IRMÃO, J.I ; ROCHA, F.J.S . Avaliação diagnóstica de doenças infecto-parasitárias veiculadas por escovas dentárias e próteses buco-maxilo-faciais de pacientes atendidos pelas clínicas Odontológicas da UFPE. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

SANTOS, RNA . Importância do cuidado em saúde bucal. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SANTOS, R. N. A. . Cuidados no pré, trans e pós atendimento Odontológico. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SANTOS, R. N. A. . Atendimento aos idosos no consultório Odontológico. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SANTOS, R. N. A. . Cuidados Odontológicos relacionados às várias fases do ciclo da vida. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SANTOS, R. N. A. ; CASTRO, J. F. L. . Efeito da laserterapia não cirúrgica de 660 nm na proliferação celular em culturas de células de carcinoma epidermóide de laringe (H.Ep. 2): estudo in vitro.. 2008. (Relatório de pesquisa).

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Avaliação do conhecimento sobre saúde bucal dos Agentes comunitários de saúde e sua relação de trabalho com a Equipe de Saúde Bucal., Descrição: Objetiva verificar o conhecimento dos agentes comunitários de saúde (ACS) das Upinhas 24 horas da cidade de Recife no que se refere à saúde bucal e sua relação de trabalho com a Equipe de Saúde Bucal. O Agente Comunitário de Saúde por ser o elo entra a população e a unidade de saúde, tem um papel facilitador nas ações de saúde bucal dentro da estratégia da saúde da família. Conhecer o saber desses profissionais sobre saúde bucal e sua relação com a equipe de saúde bucal é importante para propiciar orientação na elaboração das políticas de saúde que visem uma melhor atuação desses profissionais e obtenha um maior impacto na população.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Roberta Natalie de Andrade Santos - Coordenador / Rafael de Azevedo Lima Ramalho - Integrante / Shirley Florêncio da Silva Figueirêdo - Integrante.

  • 2016 - 2017

    Avaliação das estratégias de promoção da saúde bucal na atenção básica, Descrição: Objetivo: avaliar as estratégias de promoção da saúde bucal na atenção básica e se as práticas das equipes de saúde bucal contemplam os pilares e valores da promoção em saúde, como também, caracterizar o perfil dos cirurgiões-dentistas atuantes na estrategia de saúde da família no município de Recife- Pernambuco.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Roberta Natalie de Andrade Santos - Coordenador / Ana Claúdia Alves e Luna - Integrante / Shirley Florêncio da Silva Figueirêdo - Integrante / Rafaela Cardoso Mendes - Integrante.

  • 2012 - 2015

    Micose Oral associada ao câncer de boca., Descrição: Esse estudo objetiva verificar a presença e tipificar as micoses orais presentes em pacientes com carcinoma epidermóide de boca em tratamento no Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Roberta Natalie de Andrade Santos - Coordenador / Jurema Freire Lisboa de Castro - Integrante / Michelly Cauas de Queiroz Gatis - Integrante.

  • 2012 - 2015

    Efeitos do Imiquimode e do laser de baixa intensidade em carcinomas orais quimicamente induzidos em camundongos, Descrição: Buscando-se avaliar os efeitos da laserterapia de baixa intensidade nos comprimentos de onda de 660 nm e de 830 nm, dose de 4,0 j/cm2 e potência de 30 mW e do imiquimode em lesões de carcinoma de boca quimicamente induzidas pelo 4NQO na língua de camundongos, através da marcação imunohistoquímica do Ki-67 e do Bcl-2, os 35 camundongos Swiss que serão utilizados na presente pesquisa, serão induzidos a desenvolver tumores através da ingestão do carcinógeno químico 4NQO na água de beber. O carcinógeno será diluído em água filtrada até atingir a concentração de 100 µg/ml. De acordo com o grupo experimental ao qual pertençam, os animais serão submetidos à: 1. aplicações do laser diariamente durante 4 semanas, com comprimentos de onda de 660 nm ou 830 nm, ambos com a dose terapêutica de 4,0 j /cm2 , potência de 30 mW, com tempo de aplicação de 10 s. As irradiações serão iniciadas no dia seguinte após a última exposição ao carcinógeno para indução do tumor; 2. aplicações uniformes de imiquimode 50 mg em creme na língua, com o auxílio de um pincel, com uma margem de segurança de 0,5 cm da lesão. O tratamento será realizado três vezes por semana durante quatro semanas; 3. Os animais receberão os dois tratamentos associados. Vinte e quatro horas após a última aplicação do laser, do imiquimode ou de ambos, os animais serão submetidos à ortonásia. Posteriormente, será realizada a excisão cirúrgica da língua com o auxílio de uma tesoura curva. As amostras de tecido obtidas dos sete grupos serão fixadas em formol 10%, emblocadas em parafina e encaminhados à fase laboratorial do trabalho, a ser realizada no laboratório de Patologia Oral da UFPE.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . , Integrantes: Roberta Natalie de Andrade Santos - Integrante / Jurema Freire Lisboa de Castro - Coordenador / Paulo henrique Cavalcanti - Integrante / Edvaldo Rodrigues de Almeida - Integrante.

  • 2011 - 2013

    Avaliação da citometria de fluxo em lesões displásicas, Descrição: Avaliação histopatológica e quantificação de células aneuplóides em lesões diagnosticadas com graus de displasias realizadas através da citometria de fluxo contínuo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . , Integrantes: Roberta Natalie de Andrade Santos - Coordenador / MATOS, J.A.B - Integrante / Jurema Freire Lisboa de Castro - Integrante.

  • 2009 - 2011

    Ação da laserterapia não cirúrgica em modelo experimental induzido por carcinógeno químico., Descrição: Avaliar a ação do laser de InGaAlP em estimular os diferentes graus da proliferação celular na mucosa oral de ratos Wistar, submetidas ao processo de carcinogênese química, através dos marcadores p53 e ki67.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Roberta Natalie de Andrade Santos - Coordenador / Jurema Freire Lisboa de Castro - Integrante / Andreza Veruska Lira Correia - Integrante / Amanda Pinheiro Soares - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2010

    Aspectos morfológicos do desenvolvimento do ligamento periodontal de filhotes de ratos tratados com Cloridrato de Flouxetina durante a gestação., Descrição: O estudo do processo de desenvolvimento dos dentes e do periodonto é objeto de vários trabalhos desenvolvidos em Odontologia. A serotonina é um neurotransmissor da classe das aminas, envolvida em vários processos clínicos, como também, nos processos de desenvolvimento e diferenciação dos tecidos. Os fármacos conhecidos como Inibidores Seletivos da Recaptação de Serotonina (ISRSs) são medicamentos utilizados para o tratamento de uma série de patologias relacionadas à fisiologia do neurotransmissor serotonina. A fluoxetina é uma droga pertencente a esse grupo, sendo sua utilização permitida durante a gravidez. Ainda são escassos os estudos que dissertam sobre o uso de Inibidores Seletivos da Recaptação de Serotonina (ISRs) e sua influência sobre a odontogênese e desenvolvimento dos tecidos periodontais. Este trabalho visa observar aspectos morfológicos e histométricos do desenvolvimento do ligamento periodontal de ratos cujas mães foram tratadas com cloridrato de fluoxetina durante a gestação. Serão utilizadas 9 ratas Wistar prenhes, sendo 3 para o grupo controle (Grupo I), 3 para o experimental com fluoxetina na dosagem de 10 mg/Kg de peso animal (Grupo II); e 3 para o grupo experimental com fluoxetina na dosagem de 20 mg/Kg de peso animal (grupo III). Após estudo histológico e histométrico dos espécimens, objetivamos verificar alterações qualitativas e quantitativas em células e matriz intercelular que compõem o ligamento periodontal, em seu desenvolvimento. Propõe-se, através deste trabalho, expressar um possível risco de alterações morfológicas e/ ou histométricas para o uso da fluoxetina durante o período gestacional.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Roberta Natalie de Andrade Santos - Coordenador / Liriane Baratella Evencio - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2009 - 2009

    Avaliação da ação da laserterapia não cirúrgica em modelo experimental induzido por carcinógeno químico., Descrição: a) Verificar os graus de indução carcinogênica do 4NQO em mucosa oral de modelo animal através da observação microscópica; b) Avaliar o potencial de indução proliferativa do laser em dose terapêutica de 6,3J/cm² e comprimento de onda de 660nm na mucosa oral de ratos Wistar submetida à carcinogênese química pelo 4NQO. c) Avaliar o potencial de indução proliferativa do laser em dose terapêutica de 6,3J/cm² e comprimento de onda 780nm na mucosa oral de ratos Wistar submetida à carcinogênese química pelo 4NQO. d) Avaliar a desregulação da expressão protéica dos genes p53 e ki67 nos diversos graus de displasia induzido pelo carcinógeno e tratados com laser.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Roberta Natalie de Andrade Santos - Integrante / Águida Cristina Gomes Henriques - Coordenador / Cláudia Cazal - Integrante / Jurema Freire Lisboa de Castro - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2007 - 2008

    Efeito da laserterapia não cirúrgica de 660 nm e 780 nm na proliferação celular em culturas de células de carcinoma epidermóide de laringe (H.Ep. 2): estudo in vitro., Descrição: O laser não cirúrgico vem sendo bastante utilizado na odontologia em seus processos terapêuticos. Sua ação na atividade proliferativa de cultura de células ainda não está bem esclarecida, visto que a luz laser pode ocasionar uma inibição ou estimulação da mitose. O objetivo desse estudo foi avaliar o efeito da laserterapia de 660nm, dose de 6,3j/cm² e 25mW de potência na proliferação de células do carcinoma epidermóide de laringe (H.Ep. 2).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Roberta Natalie de Andrade Santos - Integrante / Águida Cristina Gomes Henriques - Integrante / Cláudia Cazal - Integrante / Jurema Freire Lisboa de Castro - Coordenador.

Prêmios

2012

Aprovada em concurso público da Prefeitura municipal do Recife-PE, para o cargo de Cirurgião-dentista., IPAD.

2011

Aprovada em sétimo lugar em concurso de provas e títulos para professor substituto de Periodontia., Departamento de clínica e Odontologia preventiva (UFPE)..

2011

Aprovada em concurso público promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho- PE, para o cargo de analista judiciário, área apoio especializado: Odontologia., Fundação Carlos Chagas.

2010

Aprovada e classificada em 5 lugar em concurso de provas e títulos para atuar como Odontólogo para o PSF., Prefeitura municipal de São José da Coroa Grande/PE. ASPERHS..

2009

Aprovada em concurso de provas e títulos para atuar como Odontólogo para o PSF., Prefeitura municipal de Moreno/PE..

2009

Aprovada em concurso público da Prefeitura municipal de Ipojuca-PE, para o cargo de Cirurgião-dentista., CESPE-UNB.

2008

Aprovada em concurso de provas para atuar como Odontólogo para o PSF., Prefeitura municipal de Olinda/PE. UPENET..

2008

Aprovada em concurso de provas e títulos para atuar como Odontólogo para o PSF., Prefeitura municipal de Camaragibe/PE. UPENET..

2007

Aprovada em concurso de provas e avaliação de currículo escolar para monitoria na disciplina de endodontia 2., Departamento de Prótese e cirurgia buco-facial /UFPE..

2006

Aprovada em concurso de provas e avaliação de currículo escolar para monitoria na disciplina de patologia oral., Departamento de Clínica e Odontologia preventiva/UFPE..

2005

Aprovada em concurso de provas e avaliação de currículo escolar para monitoria na disciplina de histologia 2., Departamento de Histologia e embriologia/UFPE..

2005

Aprovada e classificada em 1 lugar em concurso para estágio para atuar no Hospital do câncer de Pernambuco., Disciplina de Patologia Oral/ Departamento de Clínica e Odontologia preventiva/UFPE.

Histórico profissional

Experiência profissional

2016 - Atual

Prefeitura da Cidade do Recife

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora da residência em Odontologia, Carga horária: 12

Outras informações:
Professora e coordenadora do módulo promoção e prevenção na saúde bucal.

2013 - Atual

Prefeitura da Cidade do Recife

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Cirurgiã-dentista, Carga horária: 40

2008 - 2008

Prefeitura da Cidade do Recife

Vínculo: Estágio Curricular, Enquadramento Funcional: Estágio curricular, Carga horária: 20

2011 - 2015

Universidade Federal de Pernambuco

Vínculo: Aluna de doutorado, Enquadramento Funcional: Doutoranda, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Bolsista da CAPES.

2012 - 2014

Universidade Federal de Pernambuco

Vínculo: Estágio em docência, Enquadramento Funcional: Estagiária em docência, Carga horária: 6

Outras informações:
Estágio em docência na disciplina de Oncologia Oral, fornecida aos alunos de graduação do curso de Odontologia da UFPE

2010 - 2011

Universidade Federal de Pernambuco

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Teleconsultora, Carga horária: 2

Outras informações:
Ministra aulas por teleconferência para os profissionais de Unidades de saúde da família de várias cidades do estado. As aulas consistem de termos ligados à Odontologia, biossegurança e promoção de saúde.

2009 - 2011

Universidade Federal de Pernambuco

Vínculo: Mestranda, Enquadramento Funcional: Aluna de mestrado, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Bolsista da CAPES.

2010 - 2010

Universidade Federal de Pernambuco

Vínculo: Estagiário em Docência, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 4

Outras informações:
Atuou como estagiária em docência na disciplina de Odontopediatria 1, no primeiro semestre letivo do ano de 2010 . A disciplina é ministrada para os alunos do sétimo período de Odontologia da UFPE.

2007 - 2008

Universidade Federal de Pernambuco

Vínculo: Aluna de iniciação científica, Enquadramento Funcional: Aluna de iniciação científica (PIBIC)-CNPQ., Carga horária: 16

2007 - 2007

Universidade Federal de Pernambuco

Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitora da disciplina de endodontia 2, Carga horária: 8

Outras informações:
Monitora da disciplina de Endodontia 2, do departamento de prótese e cirurgia buco-facial.

2006 - 2006

Universidade Federal de Pernambuco

Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitora da disciplina de patologia oral, Carga horária: 8

Outras informações:
Monitora da disciplina de patologia oral, do departamento de clínica e odontologia preventiva, perfazendo 480 horas de carga horária total.

2006 - 2006

Universidade Federal de Pernambuco

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária

Outras informações:
Estágio realizado no Hospital do câncer de Pernambuco, utilizando laser de baixa intensidade em pacientes portadores de cãncer oral, buscando melhorias nos quadros de mucosite.

2005 - 2005

Universidade Federal de Pernambuco

Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitora da disciplina de histologia oral, Carga horária: 8

Outras informações:
Monitora da diciplina de Histologia Oral, do departamento de de Histologia e embriologia, perfazendo 480 horas de carga horária total.

Atividades

  • 01/2007

    Estágios , Centro de Ciências da Saúde.,Estágio realizado, Monitoria em Endodontia , do departamento de prótese e cirugia buco-facial.

  • 01/2006

    Estágios , Centro de Ciências da Saúde.,Estágio realizado, Monitoria na disciplina de Patologia oral do Departamento de Clínica e odontologia preventiva. Carga horária total: 480 horas.

  • 01/2006

    Estágios , Centro de Ciências da Saúde.,Estágio realizado, Estágio realizado no Hospital do Câncer de Pernambuco, sob a supervisão da Profa. Jurema Freire Lisboa de Castro. O mesmo consistia na aplicação de laser em pacientes portadores de câner oral acometidos com mucosite.

  • 01/2005

    Estágios , Centro de Ciências da Saúde.,Estágio realizado, Monitoria na disciplina de Histologia oral, do departamento de histologia e embriologia. Carga horária total: 480 horas.

2005 - 2006

Hospital de Câncer de Pernambuco

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 8

Outras informações:
Estágio realizado no Hospital do Câncer de Pernambuco. As atividades consistiam de aplicações de laser de baixa potência (685 nm) em pacientes portadores de mucosite oral induzida pelo tratamento radioterápico. Orientadora: Jurema Freire Lisboa de Castor.

2007 - 2008

Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros

Vínculo: Estágio Extra-curricular, Enquadramento Funcional: Estágio com ênfase em atendimento clínico PSF, Carga horária: 4

Outras informações:
Estágio no Programa de saúde da família (PSF), com ênfase em atendimento clínico e promoção de saúde.

2014 - 2014

Escola de Saúde Pública de Pernambuco

Vínculo: Docente, Enquadramento Funcional: Docente do curso técnico em prótese dentária, Carga horária: 4

2013 - 2013

Escola de Saúde Pública de Pernambuco

Vínculo: Professor., Enquadramento Funcional: Docente do curso de Formação de ASB, Carga horária: 8

Outras informações:
Docente do curso de formação de Técnicos em Saúde Bucal da Escola de Saúde Pública do estado de Pernambuco (ESSPE). Disciplinas ministradas: Atemção à saúde bucal da gestante, Atenção à saúde bucal do adulto.

2010 - 2012

Prefeitura Municipal de São José da Coroa Grande

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Cirurgiã-dentista do PSF, Carga horária: 40

2010 - 2011

Rede de Núcleos de Telessaúde de Pernambuco

Vínculo: Teleconsultora, Enquadramento Funcional: Profissional liberal

2014 - Atual

Secretaria de Saúde do Recife

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8

Outras informações:
Professora e coordenadora da disciplina de promoção à saúde bucal do programa de residência em Odontologia em Saúde coletiva da Secretaria municipal de saúde do Recife (SESAU)/ IMIP.

2014 - Atual

Secretaria de Saúde do Recife

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Preceptora, Carga horária: 30

Outras informações:
Preceptora do programa de residência em Odontologia em Saúde coletiva da Secretaria municipal de saúde do Recife (SESAU)/ IMIP.

2014 - Atual

Secretaria de Saúde do Recife

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Tutora, Carga horária: 4

Outras informações:
Tutora de promoção à saúde bucal do programa de residência Multiprofissional em saúde da família da Secretaria municipal de saúde do Recife (SESAU)/ IMIP.

2019 - Atual

Universidade Joaquim Nabuco

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8