Carlos Alexander de Pontes Medeiros

Atuou como bolsista da Faculdade de Administração e Finanças (FAF) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro de 2018 até o fim de outubro de 2019, auxiliando na manutenção e atualização de informações de website e auxiliando em tarefas diversas. Atuou como bolsista em estágio interno complementar e bolsista CNPq de 2011 até 2014, desenvolvendo aplicativos para Android, auxiliando em traduções do inglês para o português, em revisão de textos, inserção de conteúdo e atualização de website e utilizando o pacote Office para tratamento de dados e outros. Atuou como bolsista CNPq de 2014 até 2018, executando as mesmas tarefas citadas acima. Atuou por 4 meses na empresa de tecnologia TechNx, onde era estagiário de Programação em PHP. Atuou por 6 meses no Banco Nacional em Liquidação Extra-Judicial, onde era estagiário de suporte de TI e atuava na digitalização e classificação de documentos. Atuou por 4 meses na empresa DClick, onde trabalhou com desenvolvimento back-end e front-end de aplicações HTML, com banco de dados SQL e desenvolvimento de aplicativos para Android, usando a linguagem de programação Java

Informações coletadas do Lattes em 09/02/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Ciência da Computação

2010 - 2018

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Sistema de Mercado Virtual 2D para Pessoas com Deficiência
Orientador: Rosa Maria Esteves Moreira da Costa
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Ensino Médio (2º grau)

2006 - 2008

Colégio Pedro II

Ensino Fundamental (1º grau)

2002 - 2005

Colégio Pedro II

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Japonês

Compreende Pouco, Fala Razoavelmente, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Setores Específicos.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Programação PHP.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Suporte de TI.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Programação C#.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Linguagem de Programação Java.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Banco de Dados SQL.

Participação em eventos

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Oportunidade de Negócio do Grupo de Pesquisa Inovação e Sociedade ? Aplicativo Móvel para Olimpíadas Desenvolvido Junto com a Equipe do ONI/UERJ. 2015. (Exposição).

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Um Estudo das Redes do Centro de Tecnologia e Ciências (CBIO) Geradas pela Interação dos Grupos de Pesquisa com as Incubadoras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) para a Criação de Spin-offs Acadêmicos por meio do Software UCINET. 2013. (Exposição).

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Inovação no Esporte - Um Estudo dos Spin-offs Acadêmicos Incubados. 2012. (Exposição).

Outras produções

MEDEIROS, C. A. P. ; TERRA, B. R. C. S. R. . MaracAccess. 2017.

TERRA, B. R. C. S. R. . Quiz dos Jogos Olímpicos. 2013.

Projetos de pesquisa

  • 2014 - 2017

    Inovação no Esporte: Um Estudo do Grau de Inovação das Empresas de Base Tecnológica - EBTs Brasileiras - Spin-offs Acadêmicas Incubadas, Descrição: O projeto objetiva avaliar o grau de inovação e a inserção no mercado dos produtos esportivos das spin-offs brasileiras que se desenvolveram com o apoio de incubadoras de empresas e com fomento governamental. Especificamente, objetiva-se: 1) ampliar o mapeamento dos produtos e serviços das spin-offs brasileiras. 2) analisar a trajetória da introdução dos produtos no mercado, das empresas spin-offs identificadas na pesquisa anterior de forma a avaliar a estratégia, obstáculos, ameaças e oportunidades. 3) criar infraestrutura na UERJ para acelerar as oportunidades de negócios identificadas na universidade e em todas as instituições brasileiras que se tornarem parceiras nessa pesquisa. É gerido pelo grupo de Pesquisa Inovação e Sociedade com fomento CNPq em 2013 na Chamada Linha 2 Políticas Públicas e Gestão no Esporte e Lazer, processo 487366/2013-1.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Carlos Alexander de Pontes Medeiros - Integrante / Leonardo Lehneman Agostinho - Integrante / Luiz Alberto Batista - Integrante / Sergio Ricardo Cortines Campos - Integrante / Andre Ribeiro de Oliveira - Integrante / Mariza Almeida - Integrante / Andrea Farani - Integrante / Dilza Cristina Martins Tomás - Integrante / Henrique Martins Rocha - Integrante / Branca Regina Cantisano dos Santos e Silva - Coordenador., Financiador(es): Associação dos Servidores do CNPq - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2011 - 2014

    Uma Análise da Interação dos Grupos de Pesquisa do Diretório do CNPq com as Incubadoras da UERJ, para fins de Criação de Empresas Spin-offs, no Cenário Pós-lei de Inovação, Descrição: O objetivo fundamental é apear as formas de interação de atores da rede de conhecimento da Universidade do Estado do Rio de Janeiro ? UERJ, de forma compreensível e capturando as ações direcionadas ao empreendedorismo, tecnologia e inovação, com vistas ao desenvolvimento de regiões. Esse mapeamento será realizado no cenário pós-lei de inovação, no período de 2009 a 2011, com alguns atores da rede de conhecimento da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, tais como: os grupos de pesquisa cadastrados no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil e avaliados pelo Censo de 2010, pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq e as incubadoras.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Carlos Alexander de Pontes Medeiros - Coordenador / Leonardo Lehneman Agostinho - Integrante / Mariza Almeida - Integrante / Branca Regina Cantisano dos Santos e Silva - Integrante / João Alberto Neves dos Santos - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Experiência profissional

2011 - Atual

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário

2014 - 2014

DClick

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 40

2012 - 2013

Banco Nacional Em Liquidacao Extrajudicial

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30

2012 - 2012

TechNx

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Desenvolvedor PHP, Carga horária: 30