Marcelo Conrado de Freitas
Mestre em Fisioterapia - UNESP Presidente Prudente. Doutorado em Ciências da Motricidade - UNESP Presidente Prudente. Docente da Graduação e Pós-Graduação da Faculdade de Ensino Superior de São Miguel do Iguaçu. Coordenador Pedagógico da Pós-Graduação da Faculdade de Ensino Superior de São Miguel do Iguaçu. Pesquisador na área de exercício físico, performance e suplementação esportiva.
Informações coletadas do Lattes em 28/04/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Ciências da Motricidade
2017 - 2020
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: INFLUÊNCIA DO TREINAMENTO RESISTIDO PERIODIZADO E NÃO PERIODIZADO SOBRE A FORÇA MUSCULAR, FUNCIONALIDADE, COMPOSIÇÃO CORPORAL E INDICADORES DE INTEGRIDADE CELULAR EM IDOSOS SARCOPÊNICOS
, Ano de obtenção: 2020. Luis Alberto Gobbo.
Mestrado em Fisioterapia
2014 - 2016
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Efeitos do treinamento resistido e do destreinamento na inflamação e expressão de genes do músculo esquelético e tecido adiposo de ratos alimentados por dieta hiperlipídica, Ano de Obtenção: 2016
Orientador: Patricia Monteiro Seraphim
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Treinamento Resistido; Dieta hiperlipídica; Inflamação.Grande área: Ciências BiológicasGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Fisiologia / Subárea: Fisiologia Geral. Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica. Setores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana.
Especialização em Musculação e Condicionamento Físico
2012 - 2013
Universidade Gama Filho
Título: Resistência a insulina associado a obesidade: Efeitos anti-inflamatórios do exercício físico
Orientador: Prof. Dr. Fábio Ceschine
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Biologia Molecular.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Fisiologia / Subárea: Fisiologia Geral.
Projetos de pesquisa
-
2014 - 2016
Efeito de treinamento resistido e do destreinamento sobre o metabolismo lipídico do tecido adiposo e hepático em ratos obesos, Descrição: Mudanças comportamentais no estilo de vida que contribuem para um balanço calórico positivo vêm sendo adotadas em grande parte da humanidade. Onde a oferta de alimentos é cada vez mais abundante aliado a inatividade física, a obesidade esta entre os principais fatores para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e metabólicas. Neste contexto o equilíbrio no metabolismo celular dos adipócitos é fundamental para manter a homeostase tanto no tecido adiposo como em outros órgãos, onde adipócitos hipertrofiados é considerado um dos principais mecanismos para aumento de inflamação e prejuízos metabólicos ao organismo. PPARy e C/REB são fatores transcricionais mestre em regular o processo de adipogênese, transcrição de genes envolvidos na lipogênese e transportador de lipídeos nos adipócitos. Alterações nestes mecanismos levam à resistência a insulina tanto em adipócitos como no músculo esquelético, com a capacidade reduzida de glicose no meio intracelular nas o fluxo glicolítico é convertido em ácidos graxos e posteriormente armazenado em triacilglicerol no fígado. Assim o aumento do gasto energético promovido pelo exercício físico é fundamental para regular a expansão do tecido adiposo branco e promover aumento da oxidação de lipídeos sendo fundamental para levar a hipotrofia dos adipócitos. Destacando o treinamento resistido (TR) uma boa opção para analisar suas adaptações fisiológicas onde esta modalidade é caracterizada intermitente de predominância anaeróbia sendo fundamental no aumento do peso livre de gordura e assim incrementando o gasto energético em repouso.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcelo Conrado de Freitas - Integrante / Patricia Monteiro Seraphim - Coordenador.
Histórico profissional
Experiência profissional
2014 - 2020
Universidade de MaríliaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor convidado
Outras informações:
Professor convidado para cursos de Pós-Graduação
2013 - 2019
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FilhoVínculo: mestrando, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 36, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Pesquisador do GPFis (Grupo de Pesquisa em Fisiologia) com ênfase em exercício físico como método terapêutico não-farmacológico para distúrbios metabólicos adquiridos em modelos experimentais induzidos a uma dieta hiperlipídica por análise de expressão gênica e proteínas.
2015 - 2018
Faculdades de DracenaVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Outras informações:
Ministração de disciplinas em Fisiologia do Exercício, Biomecânica, Nutrição, Atividade Física para Populações Especiais e Medidas de Avaliação e Bioestatística.
2016 - 2019
Universidade Estácio de SáVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado
Outras informações:
Ministração de aulas na Pós-Graduação em Fisiologia do Exercício.
2017 - 2020
Centro Universitário de AdamantinaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Outras informações:
Professor do curso de Educação Física. Responsável pelas disciplinas de Cinesiologia, Teoria do Treinamento Esportivo e Aprendizagem e Controle Motor.
2018 - 2020
Universidade do Oeste PaulistaVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 11
Outras informações:
Professor do curso de Nutrição, responsável pela disciplina de Fisiologia II
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Marcelo Conrado de Freitas e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?