Inael Rodrigues de Oliveira Neto

Mestrado em Ciência da Computação na Universidade Federal de Goiás, Especialização em Gestão e Desenvolvimento de Sistemada de Informação na Faculdade JK, Graduado em Engenharia de Software na Universidade Federal de Goiás, UFG. Tem larga experiência em desenvolvimento de software web e para dispositivos móveis nas áreas de saúde, agronegócio, trânsito (DETRAN), educação (INEP), exército e segurança. Como trabalhos científicos, participou do projeto de Pesquisa e Desenvolvimento na Fábrica de Software da UFG, nomeado de Prontuário Eletrônico do Paciente e patrocinado pela Dell Inc. Esse projeto foi coordenado pelo Prof. Dr. Fábio Nogueira de Lucena. Projeto no qual obteve experiência no desenvolvimento de aplicações corporativas em Java Web, com o foco em Integração de Aplicações e Buscas Indexadas( em grande massa de dados) utilizando-se as melhores práticas de Engenharia de Software. Ainda na UFG, também foi Homologador de Programas Aplicativos Fiscais (PAF-ECF) no Centro Tecnológico de Software da UFG coordenado pelo Prof. Dr. Edmundo Sérgio Spoto. Além disso trabalhou em empresas com foco no desenvolvimento de tecnologias para o Agronegócio. Experiência e interesse em: - Java, Asp .Net MVC C#, Groovy & Grails, HTML, Javascript; - Desenvolvimento para dispositivos móveis(Nativo e Híbrido), Android, Jquerymobile; - Infra-estrutura de desenvolvimento ágil com Integração Contínua(Maven, Sonar, Hudson, Subversion, JUnit, NetBeans, Eclipse), - Design Patterns e Anti-Patterns, - Metodologias ágeis(Scrum, XP), - Arquitetura SOA(JSR-311 JAX-RS), - Conhecimento em integração de sistemas (Barramento de Serviços, Software de Mensageria e Web Services, Json, XML), - JSE, J2EE(Java Beans, Servlets, JSP, JMS, JavaMail, JDBC, JNDI), - SWING, - Interfaces WEB(JSF, Primeface), - Refactoring, - Tecnologias Google(GWT, GAE, GXT Sencha, ), - Mapeamento Objeto Relacional(JPA), - Análise orientada a objetos, - UML, - Práticas de Engenharia de Software, - Técnicas de Desenvolvimento(TDD, DDD). Contato: (61)9373-4747 inael.rodrigues@gmail.com

Informações coletadas do Lattes em 01/06/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Ciência da Computação

2013 - 2015

Universidade Federal de Goiás
Título: Síntese de Requisitos de Segurança para Internet das Coisas baseada em modelos em tempo de execução,Ano de Obtenção: 2015
Fabio Moreira Costa.Coorientador: Ricardo Couto Antunes da Rocha. Palavras-chave: Sistema Distribuídos; requisitos de segurança, autenticação, confidencia.Grande área: Ciências Exatas e da Terra

Graduação em Engenharia de Software

2009 - 2012

Universidade Federal de Goiás

Ensino Fundamental (1º grau)

1999 - 2005

Colégio Estadual João Bennio

Formação complementar

2014 - 2014

Docflow. (Carga horária: 8h). , DataEasy, DataEasy, Brasil.

2011 - 2011

Introdução ao Groovy. (Carga horária: 4h). , Devmedia, DEVMEDIA, Brasil.

2011 - 2011

Padrões de Projeto em Java. (Carga horária: 5h). , Devmedia, DEVMEDIA, Brasil.

2011 - 2011

Introdução a Design Patterns. (Carga horária: 15h). , Devmedia, DEVMEDIA, Brasil.

2011 - 2011

Introdução: Scrum. (Carga horária: 8h). , Jornada Goiana de Engenharia de Software, JGES, Brasil.

2011 - 2011

Grails: do início ao fim. (Carga horária: 5h). , Devmedia, DEVMEDIA, Brasil.

2010 - 2010

Formação Java Básico. (Carga horária: 20h). , Devmedia, DEVMEDIA, Brasil.

2010 - 2010

Tecnologia Banco de Dados Oracle. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

2009 - 2009

Teste de Software. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

2009 - 2009

Linguagem de Programação Java. (Carga horária: 64h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

2009 - 2009

Web Design. (Carga horária: 112h). , SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL, SENAC, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Software Básico.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Engenharia de Software.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Desenvolvimento de Software.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Banco de Dados.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Linguagens de Programação.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Arquitetura de Sistemas de Computação.

Participação em eventos

11ª Jornada Goiana em Engenharia de Software. Monitor de SCRUM.. 2011. (Congresso).

Congresso de Engenharia e Tecnologia. 2011. (Congresso).

Espaço das Profissões - UFG.Conhecendo o Curso de Engenharia de Software. 2010. (Encontro).

FISL 11.0 Forum Internacional de Software Livre. 2010. (Congresso).

FLISOL (Festival Latino-americano de Instalação de Software Livre). 2010. (Seminário).

9ª Jornada Goiâna de Engenharia de Software. 2009. (Seminário).

Java Enterprise Day. 2009. (Seminário).

Java Mobile, Media & Embedded Developer Days - M3DD. 2009. (Seminário).

Orientou

Iwens

Software para Monitoramento da Interceptação Luminosa em Pastagens; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Software) - Universidade Federal de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Inael Rodrigues de Oliveira Neto;

Produções bibliográficas

  • OLIVEIRA NETO, I. R. . Integração de Aplicação Web com Mobile: Front-end. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA NETO, I. R. ; BRAGA, V. G. ; FARIA, H. C. . Mini Curso de Android. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA NETO, I. R. ; FREITAS, C. A. S. . ToolKit JAVA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA NETO, I. R. ; OLIVEIRA, M. A. C. . Introdução a testes de unidade com JUnit. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

OLIVEIRA NETO, I. R. . Consultoria em Testes Funcionais de Programas Aplicativos Fiscais - PAF ECF. 2011.

OLIVEIRA NETO, I. R. ; PAZINE FILHO, G. ; CARVALHO, V. R. ; ALMEIDA, J. N. ; DIAS JUNIOR, C. A. O. . Sistema de Distribuição de Disciplinas. 2011.

OLIVEIRA NETO, I. R. ; OLIVEIRA, M. A. C. . Team Manager. 2011.

OLIVEIRA NETO, I. R. ; SPOTO, E. S. . Conhecendo a UFG: Engenharia de Software. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

OLIVEIRA NETO, I. R. ; SPOTO, E. S. ; VINCENZI, A. M. R. . Faz o Quê? - Engenharia de Software. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

OLIVEIRA NETO, I. R. . Mini Curso de Android. 2012. .

OLIVEIRA NETO, I. R. ; OLIVEIRA, M. A. C. . Introdução a testes de unidade com JUnit. 2009. .

Histórico profissional

Experiência profissional

2013 - Atual

INDRA Company

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 04/2013

    Pesquisa e desenvolvimento , Detran, .,Linhas de pesquisa

2010 - 2011

Universidade Federal de Goiás

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Programador Java e Analista de Testes, Carga horária: 20

Outras informações:
A empresa Dell dos Estados Unidos da América juntamente com UFG (Universidade Federal de Goiãs) gerenciam uma série de projeto no Instituto de Informática da universidade. Entre, o projeto Prontuário Eletrônico do Paciente, no qual sou programador java e analista de testes.

2009 - 2010

Universidade Federal de Goiás

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Homologador de PAF-ECF, Carga horária: 12

Outras informações:
O Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás, criou o Centro Tecnológico de Software (CTS). Eu sou um dos membros da equipe de testes e homologadores de software a Programas Aplicativos Fiscais.

2012 - 2013

Implanta Desenvolvimento e Integração

Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Analista Desenvolvedor Júnior, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Desenvolvedor de software para Agronegócio em várias plataformas, entre elas softwares Web e para dispositivos móveis(smartphones e tablets). Trabalhava com tecnologias sob demanda, que variava de acordo com o projeto, como por exemplo: Java, C#, Asp .net MVC, SQL Server, PostgreSQL, GIT, SVN, MAVEN, PYTHON, JAVASCRIPT, etc. Os principais projetos envolvidos foram o "PQL Painel de Qualidade do Leite" e o "Projeto FMC Agrícola - Extrator de Informações estratégicas para tomada de decisão".

Atividades

  • 04/2012 - 04/2013

    Serviços técnicos especializados , Equipe Técnica, .,Serviço realizado, Desenvolvimento; Suporte; Análise de Requisitos; Analista de Sistemas.

2006 - 2007

Fibonacci Solucoes Ageis

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Designer, Carga horária: 20

Outras informações:
Realizava atividades de Web Design trabalhando ativamente com as ferramentas DreamWeaver, Flash e Fireworks

Atividades

  • 01/2006 - 01/2007

    Estágios , Equipe Técnica, .,Estágio realizado, Designer.

2012 - 2012

Canion Software

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Desenvolvedor, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 03/2012 - 06/2012

    Serviços técnicos especializados , Equipe Técnica, .,Serviço realizado, Desenvolvimento.

2014 - 2014

Cast Group

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Experiências aprimoradas: -Experiência em desenvolvimento WEB utilizando a plataforma Java EE; - Experiência com servidores de aplicação JBoss; - Experiência com JSF, Facelets, RichFaces, Jboss Seam, JPA, Hibernate, EJB, Maven e Ant; - Experiência no ciclo de desenvolvimento de sistemas baseado no processo unificado ou similar; - Experiência nos principais padrões de projetos (GOF); - Experiência em elaboração de modelos UML. - Conhecimento da técnica de desenvolvimento XP; - Conhecimento da técnica de gerenciamento Scrum; - Conhecimentos HTML, CSS e Java Script; - Conhecimentos de SQL; - Conhecimento na elaboração de testes unitários.

2015 - Atual

Mirante Informática

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Desenvolvedor Java, Carga horária: 40

Outras informações:
Desenvolvimento de sistemas em Java WEB