Robério Paredes Moreira Filho

Possui graduação em Automação Industrial pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba-IFPB (2009), especialização em Gestão e Engenharia em petróleo e gás pelo Instituto Nacional de Pós-Graduação- INPG (2010) e título de Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal da Paraíba-UFPB (2014). Atualmente é professor Efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) - campus João Pessoa e Líder do Grupo de Pesquisa em Robótica Educacional Livre, atuando na àrea de automação e robótica.

Informações coletadas do Lattes em 01/04/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado interrompido em 2017 em Engenharia Mecânica

2015 - Atual

Universidade Federal da Paraíba
Simplicio Arnauld da Silva. Coorientador: Cícero da Rocha Souto. Ano de interrupção: 2017

Mestrado em Engenharia Eletrica

2011 - 2014

Universidade Federal da Paraíba
Título: Análise e Caracterização da Potência Elétrica Gerada com Elemento Piezoelétrico
Orientador: Cicero da Rocha Souto
, Ano de Obtenção: 2014.Palavras-chave: Materiais Piezoeletricos; Captação de Energia; Geração de Energia Elétrica; PZT; Vibração Mecânica.Grande área: Engenharias

Especialização em Gestão e Engenharia de Petróleo e Gás

2009 - 2010

Instituto Nacional de Pós Graduação
Título: Utilização de Forno Microondas no processo de secagem de argilas bentoniticas naturais e tratadas utilizadas na perfuração de poços de petróleo
Orientador: Drª Adriana Almeida Silva

Graduação interrompida em 2012 em Engenharia Eletrica

2007 - Atual

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - Ifpb
Ano de interrupção: 2012

Graduação em Automação Industrial

2005 - 2009

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - Ifpb
Título: Utilização de forno microondas no processo de secagem de argilas bentoníticas tratadas
Orientador: Dr. Joabson Nogueira de Carvalho; Dra. Adriana Almeida Silva

Curso técnico/profissionalizante em Inst. e Manutenção em Equipamento medico-hospitala

2006 - 2008

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - Ifpb

Formação complementar

2012 - 2012

MICROCONTROLADORES PIC - PROGRAMAÇÃO EM PIC. (Carga horária: 50h). , MICROGENIOS - SOLUÇÕES ELETRÔNICAS, MICROGENIOS, Brasil.

2012 - 2012

Energia Solar Fotovoltaica. (Carga horária: 16h). , Solarbras Tecnologia, SOLARBRAS, Brasil.

2012 - 2012

LINGUAGEM C PARA SISTEMAS EMBARCADOS. (Carga horária: 50h). , MICROGENIOS - SOLUÇÕES ELETRÔNICAS, MICROGENIOS, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em Legislação de Petróleo e Gás. (Carga horária: 12h). , Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos, IBEC, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em Engenharia de Produção I. (Carga horária: 12h). , Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos, IBEC, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em Preços de Serviços de Engenharia. (Carga horária: 12h). , Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos, IBEC, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em Engenharia de Produção II. (Carga horária: 12h). , Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos, IBEC, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em Metodologia da Pesquisa. (Carga horária: 12h). , Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos, IBEC, Brasil.

2008 - 2009

Radio técnico e Eletrônica. (Carga horária: 360h). , Instituto Padre Reus, IPR, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL.

Grande área: Outros / Área: Robótica, Mecatrônica e Automação.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Medidas Elétricas, Magnéticas e Eletrônicas; Instrumentação.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos.

Organização de eventos

BATISTA, T. C. ; MOREIRA FILHO, R. P. . DESAFIO PET/GREL. 2019. .

MOREIRA FILHO, R. P. . IV Olimpiada de Robótica do IFPB campus João Pessoa. 2019. .

MOREIRA FILHO, R. P. . III olimpiada de Robótica do IFPB Campus João Pessoa-PB. 2018. .

SILVA, E. V. ; MOREIRA FILHO, R. P. . ROBOTHON - COINTER PDV. 2018. (Outro).

MOREIRA FILHO, R. P. ; BATISTA, T. C. . TORNEIO JUVENIL DE ROBÓTICA - ETAPA NACIONAL JOÃO PESSOA. 2018. .

MOREIRA FILHO, R. P. . II olimpiada de Robótica do IFPB Campus João Pessoa-PB. 2017. .

MOREIRA FILHO, R. P. . I olimpiada de Robótica do IFPB Campus João Pessoa-PB. 2016. .

Participação em eventos

XIV CONNEPI.Desafio Tecnologico - Mini Robô. 2024. (Outra).

I Semana de la Engenieria Cunista.Power Harvesting. 2022. (Simpósio).

Concurso de Robótica Ingenio 2021 version online. JUIZ DE COMPETIÇÃO. 2021. (Olimpíada).

Concurso de robótica INgenio versión Online. JUIZ DE COMPETIÇÃO. 2020. (Olimpíada).

MOSTRA NACIONAL DE ROBOTICA. Construção de um robô IoT com câmera integrada utilizando materiais recicláveis. 2019. (Congresso).

Mercury Robtics Challenge LatinoAmerica 2018.Participação da equipe brasileira tatu-guarani. 2018. (Outra).

REDITEC 2018.Inovação no IFPB Campus João Pessoa: Uma experiência de sucesso. 2018. (Encontro).

XIII Semana de Educação, Ciência e Tecnologia - IFPB - JP.MARCADOR DE INTERVALOS DE TEMPO AUTOMÁTICO POR MEIO DE UM MICROCONTROLADOR NOS TESTES DE VELOCIDADE. 2018. (Outra).

XIII Semana de Educação, Ciência e Tecnologia - IFPB - JP.MONITORAMENTO DE VAGAS DE ESTACIONAMENTO DE VEÍCULOS POR MEIO DE SENSORES DE BAIXO CUSTO. 2018. (Outra).

8th Annual Mercury Remote Robot Challenge. Participação da equipe brasileira tatu-guarani. 2017. (Olimpíada).

2º COMPETIÇÃO DE ROBÓTICA DO IFPB. COMPETIÇÃO DE ROBOTICA. 2016. (Olimpíada).

7th Annual Mercury Remote Robot Challenge. Equipe brasileira tatu-Guarani. 2016. (Olimpíada).

EXPOBOT. COMPETIÇÃO DE ROBOTICA. 2016. (Feira).

XI CONNEPI - Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte e Nordeste. Protótipo de um robô explorador capaz de entrar em zona de perigo, controlado e monitorado a distância, através da internet equipado com câmera e braço robótico. 2016. (Congresso).

1º COMPETIÇÃO DE ROBÓTICA DO IFPB. COMPETIÇÃO DE ROBÓTICA. 2015. (Olimpíada).

EXPOBOT. COMPETIÇÃO DE ROBÓTICA. 2015. (Olimpíada).

I CONEPETRO - Congresso Nacional de Engenharia de Petróleo, Gás natural e Biocombustivel. Utilização de plataformas para desenvolvinmento de robótica ( Aplicado à Indústrioa de Petróleo ). 2015. (Congresso).

III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnólogica.SIMULAÇÃO DE UM PROCESSO DE CONTROLE DE NÍVEL UTILIZANDO CONTROLE PID E LÓGICA FUZZY. 2015. (Outra).

TORNEIO JUVENIL DE ROBOTICA. COMPETIÇÃO DE ROBÓTICA. 2015. (Olimpíada).

CONEM - Congresso Nacional de Engenharia Mecânica. Caracterização de uma Célula Tubular Piezoelétrica para Geração de Energia Elétrica. 2014. (Congresso).

IX CONNEPI - Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte e Nordeste da Educação Tecnólogica. SIMULAÇÃO DE UM PROCESSO DE CONTROLE DE NÍVEL UTILIZANDO CONTROLE PID E LÓGICA FUZZY. 2014. (Congresso).

V Fórum Nacional de Ensino em Gestão Ambiental. 2014. (Outra).

Semana de Ciência e Tecnologia do IFPB - Cajazeiras.Power Harvesting: Aproveitando Energias Normalmente Desperdiçadas. 2013. (Encontro).

VIII CONNEPI. Utilização de forno microondas no processo de secagem de argilas bentoníticas naturais e tratadas organicamente. 2013. (Congresso).

1º Jornada Regional de Power Harvesting. 2012. (Outra).

I WORKSHOP ENERGIAS RENOVÁVEIS NORDESTE - WERN. 2012. (Outra).

2º Meeting de Automação Industrial.Utilização de Forno Microondas Industrial no Processo de Secagem de Argilas Bentoniticas Tratadas. 2011. (Encontro).

VI CONNEPI - CONGRESSO DE PESQUISA E INOVAÇÃO DA REDE NORTE E NORDESTE DE DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA. Simulação de um processo de controle de nível utilizando lógica FUZZY. 2011. (Congresso).

1º Meeting de Automação Industrial da Paraíba. 2006. (Encontro).

XIII Congresso Nacional de Estudantes de Engenharia Mecânica. 2006. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: RENATO FERREIRA DE ARAÚJO JUNIOR

MORAES, L. A.;MOREIRA FILHO, R. P.; BRAQUEHAIS, J. E. P.. prototipo de uma mao robotica antropomorfica microcontrolada de baixo custo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB.

Aluno: EVERTON DE FREITAS DANDA

PAMPLONA, F. M. P.;MOREIRA FILHO, R. P.; FABRICIO, E. L. L.. DESENVOLVIMENTO E IMPLEMENTAÇÃO DE INTERFACE DE COMUNICAÇÃO ZIGBEE PARA APLICAÇÃO E MEDIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB.

Aluno: fernandes Gonçalves Matias

MOREIRA, C. S.; BARBACENA, I. L.;MOREIRA FILHO, R. P.. AMOSTRADOR AUTOMÁTICO PARA BIOSENSOR SPR. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB.

Aluno: Oberdan Holçanda Souto

PAMPLONA, F. M. P.; DIAS, J. A. A.;MOREIRA FILHO, R. P.. Identificação dos Riscos Elétricosa que os Funcionários das Penitenciárias da Região Metropolitana de João Pessoa estão Expostos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB.

Aluno: JOSÉ BOSCO CRUZ JÚNIOR

PAMPLONA, F. M. P.;MOREIRA FILHO, R. P.; ALVES FILHO, M.. DESENVILVIMENTO DE UM APLICATIVO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS PARA CÁLCULO DE SISTEMAS DE PROTEÇÃO CONTRA DESCARGAS ATMOSFÉRICAS (SPDA). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB.

Aluno: André Pereira da Costa

LIRA, V. V.; LIMA, F. A.;MOREIRA FILHO, R. P.. Desenvolvimento de um Simulador para um Sistema de Controle de Pêndulo Simples e Invertido como Ferramenta Didática no Processo de Ensino e Aprendizagem. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Automação Industrial) - Inst. Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraiba - Cajazeiras.

Aluno: Gilvan Meireles da Silva Segundo

MOREIRA FILHO, R. P.; SOARES FILHO, M.; Almeida, C.H.A.. Cinta Toracoabdominal Automatizada. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Automação Industrial) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB.

Aluno: Victor Zago Gomes Ferreira

OLIVEIRA JÚNIOR, A. S.;MOREIRA FILHO, R. P.; GADELHA NETO, O. S.. A domótica como instrumento para a melhoria da qualidade de vida dos portadores de deficiência. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Automação Industrial) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB.

Aluno: IVANA SILVA ACCIOLY

MOREIRA FILHO, R. P.; RODRIGUES, S. A.; ACCIOLY, J. I. C.. IVACC - UMA NOVA FAMÍLIA DIGITAL. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Automação Industrial) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB.

MOREIRA FILHO, R. P.; BARBACENA, I. L.. Prova de Desempenho do Edital nº. 08/2015 - Professor Substituto - Cód 17- Eletrônica. 2015. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB.

Orientou

CÍNTIA MARIA LIMA DE CARVALHO

A PARTICIPAÇÃO FAMILIAR NA CONSTRUÇÃO DA RELAÇÃO CRIANÇA-NATUREZA; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB; Orientador: Robério Paredes Moreira Filho;

MARCOS AUGUSTO BELINSKI

AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL COM ASSISTENTES VIRTUAIS COM INTELIGENCIA ARTIFICIAL; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Automação Industrial) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB; Orientador: Robério Paredes Moreira Filho;

Hugo Cesar Rocha Libório Tenório

ASPIRADOR DE PÓ ROBÔ: DESENVOLVIMENTO DE UMA METODOLOGIA PARA MAPEAMENTO DE AMBIENTES DE BAIXO CUSTO; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Automação Industrial) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB; Orientador: Robério Paredes Moreira Filho;

JAMYS MEDEIROS QUARESMA

ROBÓTICA COLABORATIVA: EVOLUÇÃO E IMPACTO NA INDÚSTRIA 4; 0; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Automação Industrial) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB; Orientador: Robério Paredes Moreira Filho;

LUCAS SOUSA FEITOSA

Desenvolvimento de um protótipo IoT para um sistema de automação e monitoramento de um motor monofásico; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Eletrica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB; Orientador: Robério Paredes Moreira Filho;

Ricardo Germano dos Santos

PROTÓTIPO DE UM SISTEMA EMBARCADO PARA MONITORAMENTO DE ACESSO EM AMBIENTES RESTRITOS COM USO DA LEITURA BIOMÉTRICA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Automação Industrial) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB; Orientador: Robério Paredes Moreira Filho;

Aryel Rciher de Sousa Carvalho

Desenvolvimento de um sistema de irrigação por gotejamento microcontrolado; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB; Orientador: Robério Paredes Moreira Filho;

ADAILTON MENDES DE ALMEIDA

PROTÓTIPO DE UM SISTEMA DE AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL COM HARDWARE LIVRE UTILIZANDO SISTEMA DE COMUNICAÇÃO SEM FIO; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Automação Industrial) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB; Orientador: Robério Paredes Moreira Filho;

JURANDÍ DE SOUZA NUNES

MINI-REFRIGERADOR USANDO O EFEITO PELTIER CONTROLADO POR UM PIC; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Automação Industrial) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB; Orientador: Robério Paredes Moreira Filho;

PAULO EDUARDO DE LIMA LOURENCO

Orientação de Estágio; 2021; Orientação de outra natureza; (Tecnico Integrado em Eletrônica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB; Orientador: Robério Paredes Moreira Filho;

Victor Hugo Moreira de Moura

Amplificador de fone de ouvido para instrumentistas musicais; 2019; Orientação de outra natureza; (Tecnico Integrado em Eletrônica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB; Orientador: Robério Paredes Moreira Filho;

DAVID UBALDO MESQUITA LONDRES

PROPOSTA DE PRÓTESE FUNCIONAL UTILIZANDO SERVOMOTORES CONTROLADOS VIA ARDUINO; 2019; Orientação de outra natureza; (Tecnico Integrado em Eletrônica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB; Orientador: Robério Paredes Moreira Filho;

FELIPE NÓBREGA DE ASSIS ADELINO

PROPOSTA DE PRÓTESE FUNCIONAL UTILIZANDO SERVOMOTORES CONTROLADOS VIA ARDUINO; 2019; Orientação de outra natureza; (Tecnico Integrado em Eletrônica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB; Orientador: Robério Paredes Moreira Filho;

Produções bibliográficas

  • ROCHA, M. M. R. M. ; MOREIRA FILHO, R. P. . Inovação no IFPB campus João Pessoa : Uma experiência de sucesso. In: Denise Rosa Xavier; Inez Barcellos de Andrade; Vicente de Paulo Santos. (Org.). Experiências exitosas da Reditec 2018: trabalhos premiados. 1ed.Campos dos Goytacazes: Essentia Editora, 2019, v. 1, p. 98-117.

  • MOREIRA FILHO, R. P. ; BATISTA, K ; SILVA, F . A Review on Shape Memory Alloys For Automotive Applications. In: I Seminário de Escrita Científica da Pós-Graduação, 2019, João Pessoa. TECHNICAL PROCEEDINGS: I SEMINAR ON SCIENTIFIC WRITING, 2019. v. I. p. 63-74.

  • MOREIRA FILHO, R. P. ; BATISTA, K ; SILVA, F . A Review on Shape Memory Alloys For Automotive Applications. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ROCHA, M. M. R. M. ; MOREIRA FILHO, R. P. . Inovação no IFPB Campus João Pessoa: Uma experiência de sucesso. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MOREIRA FILHO, R. P. . Automação Residencial, Domótica e Internet das Coisas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MOREIRA FILHO, R. P. ; PEREIRA, M. M. D. ; BARBACENA, I. L. ; SILVA FILHO, L. J. T. . ROTÓTIPO DE UM ROBÔ EXPLORADOR CAPAZDE ENTRAR EM ZONA DE PERIGO, CONTROLADO E MONITORADO A DISTÂNCIA,ATRAVÉS DA INTERNET EQUIPADO COM CÂMERA E BRAÇO ROBÓTICO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOREIRA FILHO, R. P. ; LIMA, F. A. ; LIMA, M. V. G. ; SOUSA, J. S. . SIMULAÇÃO DE UM PROCESSO DE CONTROLE DE NÍVEL UTILIZANDO CONTROLE PID E LÓGICA FUZZY. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOREIRA FILHO, R. P. ; PEREIRA, M. M. D. . Utilização de plataformas para desenvolvinmento de robótica ( Aplicado à Indústrioa de Petróleo ). 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOREIRA FILHO, R. P. ; SOUTO, C. R. ; RANGEL, R. F. ; SILVA, S. A. . Caracterização de uma Célula Tubular Piezoelétrica para Geração de Energia Elétrica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RANGEL, R. F. ; SOUTO, C. R. ; MOREIRA FILHO, R. P. . Análise e Caracterização de um Elemento Piezoelétrico no Processo de Geração de Energia Elétrica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, F. A. ; MOREIRA FILHO, R. P. ; LIMA, M. V. G. ; MARTINS, F. J. P. ; SOUZA, J. S. . SIMULAÇÃO DE UM PROCESSO DE CONTROLE DE NÍVEL UTILIZANDO CONTROLE PID E LÓGICA FUZZY. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOREIRA FILHO, R. P. ; LIMA, F. A. ; SILVA, A. A. . Utilização de Microondas no processo de secagem de Argilas Bentoníticas Naturais e Tratadas organicamente. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOREIRA FILHO, R. P. . Power Harvesting: Aproveitando Energias normalmenete Desperdiçadas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MOREIRA FILHO, R. P. . Utilização de Forno Microondas Industrial no Processo de Secagem de Argilas Bentoniticas Tratadas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LIMA, F. A. ; MOREIRA FILHO, R. P. . SIMULAÇÃO DE UM PROCESSO DE CONTROLE DE NÍVEL UTILIZANDO LÓGICA FUZZY. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOREIRA FILHO, R. P. . Aperfeiçoamento em Microcontroladores PIC 16F628. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Outras produções

MOREIRA FILHO, R. P. . Tú és meu Deus, meu Mestre. 2006.

Projetos de pesquisa

  • 2018 - 2018

    MONITORAMENTO DE VAGAS DE ESTACIONAMENTO DE VEÍCULOS POR MEIO DE SENSORES DE BAIXO CUSTO: Sistema automático descritivo de número de vagas disponíveis no Campus João Pessoa, Descrição: O projeto visa auxiliar a acessibilidade e qualidade de vida dos motoristas que frequentam o IFPB campus João Pessoa, ajudando para que os mesmos possam estacionar sem grandes perdas de tempo e sabendo previamente onde se encontra a vaga disponível, com recursos tecnológicos de baixo custo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Robério Paredes Moreira Filho - Coordenador / Wesney Trajano Braz - Integrante.

  • 2018 - 2018

    MARCADOR DE INTERVALOS DE TEMPO AUTOMATICO POR MEIO DE UM MICROCONTROLADOR NOS TESTES DE VELOCIDADE: Sistema automático de identificação da velocidade média e marcação de tempo, Descrição: Foi intenção do projeto inovar o método na obtenção dos resultados nos testes de velocidade, construindo um cronometro automatizado de baixo custo para eliminar o erro da marcação manual, aplicando tecnologia ao esporte de forma que auxilie a pratica do desporto acadêmico no IFPB Campus João Pessoa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Robério Paredes Moreira Filho - Coordenador / Wesney Trajano Braz - Integrante.

  • 2015 - Atual

    GRUPO DE ROBOTICA EDUCACIONAL LIVRE, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Robério Paredes Moreira Filho - Integrante / ilton luiz barbacena - Coordenador / FRANCISCO FECHINE BORGES - Integrante.

  • 2013 - 2014

    ANÁLISE E CARACTERIZAÇÃO DA DENSIDADE DE POTÊNCIA ELÉTRICA GERADA COM ELEMENTO PIEZOELÉTRICO, Descrição: Este trabalho tem por objetivo analisar e caracterizar um gerador piezoelétrico relacionando a potência elétrica gerada com a deformação imposta no elemento piezoelétrico proveniente de uma vibração mecânica forçada. A metodologia utilizada será baseada em simulações através de programas computacionais utilizando métodos de elementos finitos e em dados experimentais obtidos através de um protótipo desenvolvido.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Robério Paredes Moreira Filho - Coordenador.

Prêmios

2018

Vice campeão da Mercury Robtics Challenge LatinoAmerica 2018, Corporación Unificada Nacional de Edución Superior - CUN.

2018

Melhor mostra exitosa no ambito da pesquisa, REDITEC 2018.

2017

Sexto lugar no 8th Annual Mercury Remote Robot Challenge, Universidade Estadual de Oklahoma - USA.

2016

Equipe Campeã do 7th Annual Mercury Remote Robot Challenge, Universidade Estadual de Oklahoma - USA.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB, Campus João Pessoa. , Avenida Primeiro de Maio - 720, Jaguaribe, 58015430 - João Pessoa, PB - Brasil, Telefone: (83) 36121200, URL da Homepage:

Experiência profissional

2013 - Atual

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - Campus JP

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Efetivo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 04/2015

    Pesquisa e desenvolvimento, Grupo de Pesquisa de Robotioca Educação Livre.Linhas de pesquisa

  • 01/2015

    Treinamentos ministrados , Olimpiada do Conhecimento - 2016 Instrumentação.Treinamentos ministrados, Instrumentação - Olimpiada do Conhecimento 2016

2011 - 2013

Inst. Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraiba - Cajazeiras

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Efetivo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2009 - 2011

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - Ifpb

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

Outras informações:
Ministrou as disciplinas de Organização de Computadores, Fundamentos de Eletricidade, Sistemas Digitais e Fundamentos da Eletrônica

2009 - 2009

PEGMATECH

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiário - Desenvolvedor de equipamentos, Carga horária: 20

Outras informações:
Desenvolver equipamentos voltados para secagem de argilas bentoniticas sódicas e tratadas, além de realizar testes fisico-quimicos nas mesmas.

2008 - 2009

BENTONISA - Bentonita do Nordeste

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiário - Desenvolvedor de Equipamentos, Carga horária: 20

Outras informações:
Desenvolver equipamentos para secagem de argilas bentoniticas, além de realizar analises fisico-quimicos das mesmas.

2008 - 2008

Hospital Padre Zé

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 40

Outras informações:
Participou na elaboração de plano de manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos fisioterapeuticos, além de catalogá-los juntamente com manual operação.