NEIDE TOMIKO TAKAHASHI
possui bacharelado em Letras, habilitação Português-Francês, pela Universidade de São Paulo (2002); licenciatura em Português (2003) e Francês (2004) pela Universidade de São Paulo; mestrado (2008) e doutorado (2015) em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Linguística Aplicada ao Português, com ênfase em Português como Língua Adicional (PLA), Leitura Literária, Leitura e Produção de Textos Acadêmicos. Atua principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem de português para falantes de outras línguas, leitura literária, práticas de leitura e escrita. Membro do Grupo de Estudos de Português para Falantes de Outras Línguas (GE-PFOL); do Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação (CELACC), do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo (GEL) e da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB).
Informações coletadas do Lattes em 09/02/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Filologia e Língua Portuguesa
2010 - 2015
Universidade de São Paulo
Título: Leitura literária em Português-língua estrangeira (PLE): representações, compreensão e produção textual
, Ano de obtenção: 2015. Rosane de Sá Amado. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: ensino-aprendizagem de PLE; práticas de leitura e escrita em PLE; aquisição de LE.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada / Especialidade: Português como língua estrangeira. Setores de atividade: Educação.
Mestrado em Filologia e Língua Portuguesa
2005 - 2008
Universidade de São Paulo
Título: Textos literários no ensino de português-língua estrangeira (PLE) no Brasil
Orientador: Reginaldo Pinto de Carvalho
, Ano de Obtenção: 2008.Palavras-chave: ensino de português-língua estrangeira; textos literários; livros didáticos de PLE; interação autor-texto-leitor; atividades de compreensão.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
Formação complementar
2025 - 2025
Educação linguística e teorias decoloniais: dos conceitos e das práticas. (Carga horária: 6h). , Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo, GEL, Brasil.
2016 - 2019
capacitação para avaliador do Exame Celpe-Bras. (Carga horária: 8h). , Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação, Seleção e Promoção de Eventos, CEBRASPE, Brasil.
2018 - 2018
Curso de capacitação a distância para avaliação de redações do Enem 2018. (Carga horária: 93h). , Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2017 - 2017
Curso de capacitação a distância para avaliação de redações do Enem 2017. (Carga horária: 90h). , Fundação VUNESP, VUNESP, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Formação Continuada para Avaliadores de Redações. (Carga horária: 120h). , Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (CESPE/ UnB), CESPE/ UNB, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Formação Continuada para Avaliadores de Redações. (Carga horária: 100h). , Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (CESPE/ UnB), CESPE/ UNB, Brasil.
2012 - 2012
PAE - Estágio Supervisionado. (Carga horária: 120h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Ensino e aprendizagem de LE em ambientes virtuais. (Carga horária: 30h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2011 - 2011
PAE - Preparação Pedagógica (Ciclo de palestras). (Carga horária: 10h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2006 - 2006
Lectocomprensión en lenguas extranjeras. , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em Redação acadêmica para pós-graduação. (Carga horária: 30h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Lê Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Português como língua adicional.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguística aplicada ao ensino de línguas.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Leitura e Produção de Textos Acadêmicos.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Leitura literária.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Educação.
Organização de eventos
NOBREGA, M. H. ; TAKAHASHI, Neide T. . Publish or Perish? / Lançamento do livro Interculturalidade, Inclusão Social e Políticas Linguísticas. 2016. (Outro).
NOBREGA, M. H. ; TAKAHASHI, Neide T. . Manobras comunicativas da Esquadrilha da Fumaça: o ensino de Línguas para Fins Específicos (LFE). 2016. (Outro).
NOBREGA, M. H. ; TAKAHASHI, Neide T. . Ensino de Português para objetivo Universitário: a concepção de cursos para estudantes franceses em intercâmbio na Escola Politécnica da USP. 2016. (Outro).
TAKAHASHI, Neide T. . I Encontro de Estudos de Português para Falantes de Outras Línguas. 2010. (Outro).
TAKAHASHI, Neide T. . II Encontro Internacional de Português-Língua Estrangeira da USP. 2000. (Congresso).
Participação em eventos
A Canção no Ensino de Línguas e o Letramento Literomusical. 2025. (Oficina).
I Congresso Internacional da APPUNY (NY). Potências Literárias da Canção O Velho Francisco no Ensino de Português como Língua Adicional. 2025. (Congresso).
Conferência - Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.Literatura no ensino de português como língua adicional. 2024. (Seminário).
III Conferência TROPO UK (Newcastle University).Literatura no ensino de português como língua adicional: desafios para a prática de leituras multidimensionais. 2024. (Encontro).
Ciclo de palestras - Literatura nas aulas de língua adicionais.Construto didático de leitura literária no ensino de línguas adicionais: um percurso entre materiais e métodos. 2022. (Seminário).
Seminários Avançados - CELACC.Leitura e produção de textos acadêmicos para o curso de pós-graduação em Mídia, Informação e Cultura. 2020. (Oficina).
Aspectos da interação entre alunos e professor nas aulas de conversação em língua estrangeira - o caso PLE em contextos de imersão. 2018. (Outra).
"Publish or Perish"?/ Lançamento do livro "Interculturalidade, Inclusão Social e Políticas Linguísticas". 2016. (Outra).
Ensino de Português para objetivo Universitário: a concepção de cursos para estudantes franceses em intercâmbio na Escola Politécnica da USP. 2016. (Outra).
Manobras comunicativas da Esquadrilha da Fumaça: o ensino de Línguas para Fins Específicos (LFE). 2016. (Outra).
2º Encontro de Estudos de Português para Falantes de Outras Línguas.Livros didáticos de português para estrangeiros: aspectos metodológicos e análise de exercícios de compreensão. 2015. (Oficina).
GEL - 61º. Seminário do GEL.Textos literários no ensino de português por falantes de outras línguas em contexto universitário. 2013. (Seminário).
Gramática aplicada ao ensino de português língua estrangeira. 2013. (Outra).
XIV Colóquio da Aliança Francesa de São Paulo. A interculturalidade no ensino de línguas: desafios, abordagens e práticas.Alemão, espanhol, francês, inglês, italiano, português para estrangeiros: que tratamento para a interculturalidade?. 2013. (Encontro).
14º Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa do IP/PUC-SP e 5º Congresso Internacional de Lusofonia. Linguagens verbais e não verbais: comunicação intercultural em aulas de português para estrangeiros. 2012. (Congresso).
Castilho - II Congresso Internacional de Linguística Histórica. A leitura de textos literários para a aquisição de Português Língua Estrangeira (PLE). 2012. (Congresso).
GEL - 60º. Seminário do GEL.O emprego de pronomes pessoais no ensino de português do Brasil para estrangeiros. 2012. (Seminário).
I Encontro Sobre Ensino-Aprendizagem do Centro de Línguas - FFLCH/USP - Plurilinguismo em contexto universitário.O léxico do corpo humano em livros didáticos de português para falantes de outras línguas. 2012. (Encontro).
18º InPLA (Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada).O tratamento dos pronomes pessoais em três livros didáticos de português do Brasil para estrangeiros. 2011. (Encontro).
Ensino de línguas a distância. 2011. (Outra).
III EPED (Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Discursivos da USP).A contribuição de gêneros do discurso literário no processo de ensino-aprendizagem de PLE. 2011. (Encontro).
I SIELP - I Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa.Leitura literária: pontos de contato entre pesquisa e ensino de PLM e PLE. 2011. (Simpósio).
I Simpósio Língua, Discurso e Contexto. 2011. (Simpósio).
I Encontro de Estudos de Português para Falantes de Outras Línguas.O emprego de textos literários no ensino de português para estrangeiros. 2010. (Encontro).
IX Congresso da Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira (IX CONSIPLE). Textos literários: as representações linguísticas de estudantes do PFOL. 2010. (Congresso).
O que é ser atual no ensino de línguas?. 2010. (Seminário).
Para uma proposta de manual didático de português para falantes de outras línguas. 2010. (Outra).
I Encontro de educadores e monitores do Centro de Línguas. 2006. (Encontro).
III Encontro: A formação de professores de língua estrangeira. 2005. (Encontro).
A Língua Portuguesa em São Paulo / em comemoração aos 450 anos de fundação da cidade de São Paulo e 70 anos de fundação da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. 2004. (Simpósio).
II Seminário de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa - USP.Projeto leitura: uma proposta de aprendizagem por meio dos gêneros publicitários. 2003. (Seminário).
1er Stage de Mise à Niveau en Français Langue Etrangère. 2002. (Oficina).
X Journée Linguistique-Culturelle. 2001. (Outra).
II Encontro Internacional de Português-Língua Estrangeira ? USP.(auxílio na organização). 2000. (Encontro).
IX Journée Linguistique-culturelle. Associação dos Professores de Francês do Estado de São Paulo, APFESP. 2000. (Oficina).
Participação em bancas
COSTA, H. B. A.;TAKAHASHI, N. T.; PEREIRA, G. F.; FURTOSO, V. A. B.; KUINGHTTONS, M. F. M. O.. Formação inicial de professores de Português como Língua Adicional: investigando práticas colaborativas pela mediação de tecnologias digitais de informação e comunicação no contexto de um curso em e-learning. 2025. Tese (Doutorado em Letras Estrangeiras e Tradução) - Universidade de São Paulo.
NOBREGA, M. H.;TAKAHASHI, N. T.; KANEOYA, M. L. C. K.; SELLAN, A. R. B.. Interculturalidade e formação de professores em curso de imersão para o Celpe-Bras. 2020. Tese (Doutorado em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo.
TAKAHASHI, N. T.; SELLAN, A. R. B.; CUNHA, M. C. C.; OLIVEIRA, M. S. D.. O processo de aquisição-aprendizagem de Português como Língua Adicional (PLA) por falantes bilíngues/plurilíngues em contexto de imersão.. 2020. Tese (Doutorado em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo.
GONCALVES-SEGUNDO, P. R.;TAKAHASHI, N. T.; BRITO, R. H. P.; FERREIRA, R. V.. O ensino de português para os kadiwéu - realidade, desafios e estratégias para os professores indígenas. 2019. Tese (Doutorado em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo.
AMADO, R. S.;TAKAHASHI, N. T.; BIZON, A. C. C.; DINIZ, L. R. A.; SILVA, E. R.. O ensino de português para fins específicos no programa Mais Médicos para o Brasil. 2017. Tese (Doutorado em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo.
NOBREGA, M. H.;TAKAHASHI, N. T.; KANEOYA, M. L. C. K.. Desenvolvimento da competência intercultural de professores e alunos em curso preparatório para o Celpe-Bras. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo.
AMADO, R. S.; BIZON, Ana Cecília Cossi.;TAKAHASHI, Neide T.. Ensino de Português/LE no Programa Mais Médicos para o Brasil: uma abordagem instrumental. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo.
REIS, C. V.;TAKAHASHI, N. T.; CASARIN, C.. Mazzaropi: uma discussão sobre difusão e ressignificação do caipira. 2025. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos Culturais) - Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação.
REIS, C. V.;TAKAHASHI, N. T.; CASARIN, C.. A Casa de Cultura Butantã como espaço de criação de projetos culturais. 2025. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos Culturais) - Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação.
REIS, C. V.;TAKAHASHI, N. T.; CASARIN, C.. Crisaldo Morais: trajetória, arte e legado. 2025. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos Culturais) - Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação.
REIS, C. V.;TAKAHASHI, Neide T.; ISHII, R. A.. A imigração japonesa na arte moderna brasileira - Seibi Kai: um estudo de caso. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos Culturais) - Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação.
REIS, C. V.;TAKAHASHI, Neide T.; ISHII, R. A.. Fotografia, (re)construção da memória e a mostra ?Eyes of the Storm?. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos Culturais) - Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação.
REIS, C. V.;TAKAHASHI, Neide T.; ISHII, R. A.. ESG: Perspectiva e influência nos museus do sudeste do Brasil. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos Culturais) - Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação.
TAKAHASHI, N. T.; NASCIMENTO, E. C.; HAYEK, T. F. M.. LGBTQIA+: identidade e alteridade na comunidade. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos Culturais) - Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação.
TAKAHASHI, N. T.; NASCIMENTO, E. C.; HAYEK, T. F. M.. Corpolatria: a cultura do corpo na cidade do Rio de Janeiro. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos Culturais) - Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação.
TAKAHASHI, N. T.; NASCIMENTO, E. C.; HAYEK, T. F. M.. Arte no Centro: o papel da arte na sensibilização da região central de São Paulo.. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos Culturais) - Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação.
TAKAHASHI, Neide T.. Corretora da parte escrita do exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa (Celpe-Bras) 2015/ 1. 2015. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
TAKAHASHI, Neide T.. Avaliadora da parte escrita do exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa (Celpe-Bras) 2015/ 2. 2015. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
TAKAHASHI, Neide T.. Corretora da parte escrita do exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa (Celpe-Bras) 2013/ 1. 2013. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
Orientou
Participação das pessoas físicas nos projetos culturais com incentivos fiscais: oportunidades, dificuldades e desafios; 2025; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos Culturais) - Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação; Orientador: Neide Tomiko Takahashi;
Produção cultural contemporânea no Amazonas: tradição, inovação e afirmação identitária; 2025; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos Culturais) - Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação; Orientador: Neide Tomiko Takahashi;
Educação cultural e língua de herança: estratégias pedagógicas em contextos de diáspora; 2024; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos Culturais) - Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação; Orientador: Neide Tomiko Takahashi;
O incentivo à leitura nas Bibliotecas Parque da cidade de São Paulo; 2024; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos Culturais) - Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação; Orientador: Neide Tomiko Takahashi;
A importância da introdução musical na educação infantojuvenil: um estudo de caso do ?Projeto Guri?; 2024; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos Culturais) - Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação; Orientador: Neide Tomiko Takahashi;
Preservação cultural dos saberes gastronômicos: receitas de família e seu processo de difusão; 2024; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos Culturais) - Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação; Orientador: Neide Tomiko Takahashi;
OJU ? Roda Sesc de Cinemas Negros: uma amostra sobre acessibilidade nas salas de cinema; 2024; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos Culturais) - Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação; Orientador: Neide Tomiko Takahashi;
Cinema de busca: uma anatomia da cultura cinematográfica nacional e seus espectadores; 2024; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos Culturais) - Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação; Orientador: Neide Tomiko Takahashi;
Práticas de leitura e circularidade nas Bibliotecas Monteiro Lobato e Hans Christian Andersen; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos Culturais) - Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação; Orientador: Neide Tomiko Takahashi;
Democratização de acesso cultural da comunidade surda: análise do projeto educacional do Currículo da cidade de São Paulo e a valorização da língua de sinais; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos Culturais) - Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação; Orientador: Neide Tomiko Takahashi;
Políticas públicas culturais direcionadas à cultura Caiçara de Caraguatatuba; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos Culturais) - Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação; Orientador: Neide Tomiko Takahashi;
Mobilização social pela cultura: um estudo sobre a construção e o alcance da Lei de Fomento à Cultura da Periferia do Município de São Paulo; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos Culturais) - Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação; Orientador: Neide Tomiko Takahashi;
A leitura como direito ao imaginário infanto-juvenil de deficientes visuais; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos Culturais) - Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação; Orientador: Neide Tomiko Takahashi;
Narrativas ocultas que dificultam a equidade de gênero: uma análise a partir do setor industrial; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos Culturais) - Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação; Orientador: Neide Tomiko Takahashi;
Amanhã não vai ter nada amada: as letras de músicas enquanto representações das vivências na pandemia da COVID-19; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos Culturais) - Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação; Orientador: Neide Tomiko Takahashi;
Flores do Mandacaru: análise da participação da mulher no cangaço a partir do documentário Feminino Cangaço; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos Culturais) - Universidade de São Paulo; Orientador: Neide Tomiko Takahashi;
Educomunicação no ambiente escolar municipal de São Paulo: perspectivas docentes; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos Culturais) - Universidade de São Paulo; Orientador: Neide Tomiko Takahashi;
Autopercepção cultural - um conceito em forma de barreira: estudo de caso das apresentações Os Cavaleiros da Triste Figura; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos Culturais) - Universidade de São Paulo; Orientador: Neide Tomiko Takahashi;
Projetos culturais de leitura: direito humano e potencializador de perspectivas de futuro no projeto Expedição Vaga Lume; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos Culturais) - Universidade de São Paulo; Orientador: Neide Tomiko Takahashi;
Mulher e Literatura: o aumento da visibilidade da literatura de mulheres por meio do projeto Leia Mulheres; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos Culturais) - Universidade de São Paulo; Orientador: Neide Tomiko Takahashi;
Integração social de imigrantes e refugiados árabes na cidade de São Paulo: um estudo de caso do estabelecimento Al Janiah; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos Culturais) - Universidade de São Paulo; Orientador: Neide Tomiko Takahashi;
Produções bibliográficas
-
TAKAHASHI, Neide T. . CONSTRUTO DIDÁTICO DE LEITURA LITERÁRIA NO ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL: UM PERCURSO ENTRE MATERIAIS E MÉTODOS. TRABALHOS EM LINGUÍSTICA APLICADA , v. 63, p. 64-76, 2024.
-
TAKAHASHI, NEIDE TOMIKO . O português como processo de acolhimento intercultural: construção de uma identidade em deslocamento. EXTRAPRENSA (USP) , v. 15, p. 36-58, 2022.
-
TAKAHASHI, Neide T. . Textos literários no ensino de português por falantes de outras línguas em contexto universitário. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978) , v. 43, p. 868-881, 2014.
-
TAKAHASHI, NEIDE TOMIKO . LEITURA LITERÁRIA NO ENSINO-APRENDIZAGEM DO PORTUGUÊS PARA UNIVERSITÁRIOS ESTRANGEIROS. Linha d'Agua , v. 26, p. 119-140, 2013.
-
TAKAHASHI, Neide T. . O emprego de pronomes pessoais no ensino de português do Brasil para estrangeiros. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978) , v. 42, p. 771-782, 2013.
-
TAKAHASHI, Neide T. . O emprego de textos literários no ensino de português para estrangeiros. In: GIL, B.D..; AMADO, R.S.. (Org.). Reflexões sobre o ensino de português para falantes de outras línguas. 1ed.São Paulo: Paulistana, 2012, v. , p. 21-26.
-
TAKAHASHI, Neide T. . A contribuição de gêneros do discurso literário no processo de ensino-aprendizagem de PLE. In: MODESTO, Artarxerxes T.T.; MIRANDA, Daniela da Silveira; SILVA, Janaina Oliveira; SOUEID, Nanci de Oliveira; VELOSO, Simone Ribeiro de Ávila. (Org.). O gênero em diferentes abordagens discursivas. 1ed.São Paulo: Paulistana Editora, 2011, v. 3, p. -.
-
TAKAHASHI, Neide T. ; COELHO DE SOUZA, J. P. . Potências Literárias da Canção O Velho Francisco no Ensino de Português como Língua Adicional. In: I Congresso Internacional da APPUNY (NY), 2025, Nova York. I Congresso Internacional da APPUNY (NY), 2025.
-
TAKAHASHI, Neide T. . Literatura no ensino de português como língua adicional: desafios para a prática de leituras multidimensionais. In: III Conferência TROPO UK (Newcastle University), 2024, Newcastle. III Conferência TROPO UK (Newcastle University), 2024.
-
TAKAHASHI, Neide T. . Textos literários no ensino de português por falantes de outras línguas em contexto universitário. In: GEL - 61º. Seminário do GEL, 2013, São Paulo. Programação do 61º seminário do GEL - resumos, 2013.
-
TAKAHASHI, Neide T. . A leitura de textos literários para a aquisição de Português Língua Estrangeira (PLE). In: Castilho - II Congresso Internacional de Linguística Histórica, 2012, São Paulo. Anais de Resumos do II Congresso Internacional de Lingüística Histórica, 2012. p. 671-671.
-
TAKAHASHI, Neide T. . Linguagens verbais e não verbais: comunicação intercultural em aulas de português para estrangeiros. In: 14º Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa do IP/PUC-SP e 5º Congresso Internacional de Lusofonia, 2012, São Paulo. Resumo de comunicações, 2012.
-
TAKAHASHI, Neide T. . O emprego de pronomes pessoais no ensino de português do Brasil para estrangeiros. In: GEL - 60º. Seminário do GEL, 2012, São Paulo. Programação do 60º seminário do GEL, 2012.
-
TAKAHASHI, Neide T. ; GIL, B. D. . O léxico do corpo humano em livros didáticos de português para falantes de outras línguas. In: I Encontro Sobre Ensino-Aprendizagem do Centro de Línguas - FFLCH/USP - Plurilinguismo em contexto universitário, 2012, São Paulo. Caderno de Resumos, 2012. p. 49-49.
-
TAKAHASHI, Neide T. . A contribuição de gêneros do discurso literário no processo de ensino-aprendizagem de PLE. In: III EPED (Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Discursivos da USP, 2011, São Paulo. O gênero em diferentes abordagens discursivas - Livro de Resumos, 2011. p. 118-118.
-
TAKAHASHI, Neide T. . Leitura literária: pontos de contato entre pesquisa e ensino de PLM e PLE. In: I SIELP ? Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa, 2011, Uberlândia. I SIELP ? Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa - Caderno de Resumos. Uberlândia: UFU, 2011. p. 144-145.
-
TAKAHASHI, Neide T. . O tratamento dos pronomes pessoais em três livros didáticos de português do Brasil para estrangeiros. In: 18º InPLA (Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada), 2011, São Paulo. 18º InPLA (Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada) - Caderno de Resumos, 2011. p. 116-116.
-
TAKAHASHI, Neide T. . A leitura literária no ensino-aprendizagem do português para universitários estrangeiros. In: Línguas, Culturas e Literaturas: diálogos no DLCV, 2011, São Paulo. Línguas, Culturas e Literaturas: diálogos no DLCV resumos, 2011.
-
TAKAHASHI, Neide T. . Textos literários: as representações linguísticas de estudantes do PFOL. In: IX Congresso da Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira (IX CONSIPLE), 2010, Brasília. Caderno de Resumos do IX Consiple. Brasília, 2010. p. 44-45.
-
TAKAHASHI, Neide T. . O emprego de textos literários no ensino de português para estrangeiros. In: I Encontro de Estudos de Português para Falantes de Outras Línguas, 2010, São Paulo. Programação e Caderno de Resumos. São Paulo, 2010. p. 44-44.
-
TAKAHASHI, Neide T. ; Araújo Jr, B. J. ; Marcello, R. ; Neto, N.J. . Projeto Leitura: uma proposta de aprendizagem por meio dos gêneros publicitários. In: II Seminário de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa, 2003, São Paulo. II Seminário de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa. São Paulo, 2003. p. 16-16.
-
TAKAHASHI, Neide T. ; COELHO DE SOUZA, J. P. . Potências Literárias da Canção O Velho Francisco no Ensino de Português como Língua Adicional. 2025. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
TAKAHASHI, Neide T. . Mesa Formativa Literatura e PLA. 2025. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
TAKAHASHI, Neide T. . A literatura nas práticas de ensino do português como língua adicional: implicações para o desenvolvimento de competências interculturais. 2025. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
TAKAHASHI, Neide T. . Literatura no ensino de português como língua adicional: desafios para a prática de leituras multidimensionais. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
TAKAHASHI, Neide T. . Literatura no ensino de português como língua adicional. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
TAKAHASHI, Neide T. . Construto didático de leitura literária no ensino de línguas adicionais: um percurso entre materiais e métodos. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
TAKAHASHI, Neide T. . Leitura literária em português língua estrangeira. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
TAKAHASHI, Neide T. . Leitura literária em português língua estrangeira (PLE): representações, compreensão e produção textual. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
TAKAHASHI, Neide T. . Livros didáticos de português para estrangeiros: aspectos metodológicos e análise de exercícios de compreensão. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
TAKAHASHI, Neide T. . Análise dos livros didáticos de PLE do Brasil: questões metodológicas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
TAKAHASHI, Neide T. . Alemão, espanhol, francês, inglês, italiano, português para estrangeiros: que tratamento para a interculturalidade?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
TAKAHASHI, Neide T. . Textos literários no ensino de português por falantes de outras línguas em contexto universitário. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
TAKAHASHI, Neide T. . A leitura de textos literários para a aquisição de Português Língua Estrangeira (PLE). 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
TAKAHASHI, Neide T. . Linguagens verbais e não verbais: comunicação intercultural em aulas de português para estrangeiros. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
TAKAHASHI, Neide T. ; UETI, L. S. . A profissão de professor de PFOL: do material didático à prática em sala de aula.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
TAKAHASHI, Neide T. ; MANDALÁ, P. . O ensino de língua portuguesa para estrangeiros no Centro de Línguas da USP. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
TAKAHASHI, Neide T. . O emprego de pronomes pessoais no ensino de português do Brasil para estrangeiros. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
TAKAHASHI, Neide T. ; GIL, B. D. . O léxico do corpo humano em livros didáticos de português para falantes de outras línguas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
TAKAHASHI, Neide T. . A contribuição de gêneros do discurso literário no processo de ensino-aprendizagem de PLE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
TAKAHASHI, Neide T. . Leitura literária: pontos de contato entre pesquisa e ensino de PLM e PLE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
TAKAHASHI, Neide T. . O tratamento dos pronomes pessoais em três livros didáticos de português do Brasil para estrangeiros. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
TAKAHASHI, Neide T. . A leitura literária no ensino-aprendizagem do português para universitários estrangeiros. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, S. D. J. ; BARUEL, F. ; TAKAHASHI, Neide T. ; NOMURA, G. M. ; GUIMARÃES, M. A. ; UETI, L. S. . Projeto PLE on-line USP/Universia: concepção e desenvolvimento. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
TAKAHASHI, Neide T. . Textos literários: as representações linguísticas de estudantes do PFOL. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
TAKAHASHI, Neide T. . O livro didático no ensino de Português Língua Estrangeira para alunos da disciplina "Introdução aos Estudos de Português para Falantes de Outras Línguas". 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
TAKAHASHI, Neide T. . O emprego de textos literários no ensino de português para estrangeiros. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
TAKAHASHI, Neide T. ; Araújo Jr, B. J. ; Marcello, R. ; Neto, N.J. ; Vieira, C.P.N. . Projeto leitura: uma proposta de aprendizagem por meio dos gêneros publicitários. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
TAKAHASHI, Neide T. . Contos de Guy de Maupassant.. São Paulo: DCL, 2015 (elaboração de glossário).
Outras produções
TAKAHASHI, Neide T. . Consultor pedagógico na área de Língua Portuguesa (CESPE/ UnB). 2012.
TAKAHASHI, Neide T. . Consultor pedagógico na área de Língua Portuguesa (CESPE/ UnB). 2011.
TAKAHASHI, Neide T. . Eles fazem um país global (extra) - Revista Época on-line (consultoria e entrevista). 2010.
TAKAHASHI, N. T. . Linhas Críticas (avaliador ad hoc). 2025.
TAKAHASHI, Neide T. . Trabalhos em Linguística Aplicada ? TLA (avaliador ad hoc). 2025.
TAKAHASHI, Neide T. . III Conferência TROPO UK (comissão científica). 2024.
TAKAHASHI, Neide T. . I Conecta leitores: diversidade e cooperação no ensino de língua e literatura do Brasil no exterior (comissão acadêmica). 2021.
TAKAHASHI, Neide T. . XI EPED - Discurso e poder: teoria e análise (comissão científica). 2020.
TAKAHASHI, Neide T. . Revista Extraprensa (parecer). 2019.
TAKAHASHI, Neide T. ; VIANA, Maria ; KAYO, Nair H. . Contos de Aluísio Azevedo (revisão para estabelecimento de texto). 2015.
TAKAHASHI, Neide T. . Cadernos do Centro de Línguas (4). O ensino de Português-Língua Estrangeira (equipe editorial). 2007.
TAKAHASHI, Neide T. . Globo Universidade. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SILVA, S. D. J. ; BARUEL, F. ; TAKAHASHI, Neide T. ; NOMURA, G. M. ; GUIMARÃES, M. A. ; UETI, L. S. . Membro da equipe de elaboração do curso de português para estrangeiros a distância. Convênio FFLCH/CCint-USP/Portal Universia.. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - elaboração de conteúdo didático de EAD).
Projetos de pesquisa
-
2013 - Atual
Ensino-aprendizagem de português para falantes de outras línguas, Descrição: O objetivo deste projeto é descrever e analisar os processos de ensino-aquisição- aprendizagem do português como L2/LE por falantes de outras línguas, tanto estrangeiros residindo no Brasil, quanto comunidades indígenas. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Neide Tomiko Takahashi - Integrante / Rosane de Sá Amado - Coordenador / Karina Souza Oliveira - Integrante / Paola Mandalá - Integrante / Samira Ahmad Orra - Integrante / Moana Lima e Silva - Integrante / Talita Rodrigues Silva - Integrante.
-
2010 - 2012
Aquisição/aprendizagem do português por falantes de outras línguas, Descrição: O objetivo deste projeto é descrever e analisar os processos de aquisição e aprendizagem do português como L2/LE por falantes de outras línguas, tanto estrangeiros residindo no Brasil, quando comunidades indígenas. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Neide Tomiko Takahashi - Integrante / Rosane de Sá Amado - Coordenador / Flávia Isabel da Silva - Integrante / Miley Guimarães - Integrante / Gustavo Massami Nomura - Integrante / Karina Souza Oliveira - Integrante / Luiz Fernando Romão - Integrante.
Histórico profissional
Experiência profissional
2018 - Atual
Universidade de São PauloVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente e Pesquisadora - CELACC, Carga horária: 8
Outras informações:
Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação (CELACC-USP).Nível: Pós-Graduação,disciplinas ministradas: Leitura e Produção Textual
2010 - 2015
Universidade de São PauloVínculo: Estudante de pós-graduação, Enquadramento Funcional: Aluna de doutorado, Regime: Dedicação exclusiva.
2014 - 2014
Universidade de São PauloVínculo: monitor-bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 3
Outras informações:
disciplina - Língua Portuguesa do curso de Ciência da Computação do Instituto de Matemática e Estatística da USP (IME-USP)
2013 - 2013
Universidade de São PauloVínculo: monitor-bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 3
Outras informações:
disciplina - Língua Portuguesa do curso de Estatística do Instituto de Matemática e Estatística da USP (IME-USP)
2012 - 2012
Universidade de São PauloVínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE), Carga horária: 6
Outras informações:
disciplina de graduação - Introdução ao Estudo da Língua Portuguesa I (IELP I) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP).
Atividades
-
06/2018
Ensino, Gestão de Projetos Culturais, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Leitura e Produção Textual
-
01/2018
Pesquisa e desenvolvimento, CELACC - ECA.Linhas de pesquisa
2009 - Atual
Fundação Instituto de AdministraçãoVínculo: Professora Visitante, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações:
Curso: MBA International. Nível: pós-graduação (lato sensu) Disciplinas ministradas: Português para estrangeiros Brazil: Culture and Language
Atividades
-
03/2009
Ensino, MBA International, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Português para estrangeiros, Brazil: Culture and Language
1999 - 2008
Centro de Línguas - FFLCH, USPVínculo: monitor-bolsista, Enquadramento Funcional: professora e pesquisadora, Carga horária: 15
Outras informações:
Professora de Português para estrangeiros (níveis básico, intermediário e avançado); professora de Redação em português para estrangeiros; colaboradora na constituição e preparação de material didático para os cursos de PLE, e na capacitação de monitores. No período entre 2004 e 2006, e no ano de 2008: atuou na aplicação da parte escrita coletiva e foi entrevistadora da prova individual do exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa (Celpe-Bras) na USP
Atividades
-
01/1999
Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Línguas - FFLCH, USP.Linhas de pesquisa
2016 - 2017
Target - FGVVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professora de português para estrangeiros
Outras informações:
professora de português para estudantes estrangeiros de graduação e pós-graduação da Fundação Getulio Vargas
2011 - 2013
Universidade Metodista de São PauloVínculo: atividades técnico-científicas, Enquadramento Funcional: colaboradora
Outras informações:
Entrevistadora da prova individual do exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa (Celpe-Bras)
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de NEIDE TOMIKO TAKAHASHI e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?