Walessa Martins de Castro
Graduada em Ciências Biológicas. Mestra em Ciências no segmento Biotecnologia Aplicada à Saúde. Experiência no isolamento e caracterização de peptídeos bioativos e fosfolipases de venenos animais. Prática com cromatografia de exclusão molecular, cromatografia líquida de alta eficiência de fase reversa, eletroforese, ensaios cinéticos e ensaios biológicos. Sólida vivência no segmento das análises clínicas, preparo de soluções, elaboração de POPs, coleta de material biológico e dosagens bioquímicas. Especialista em Educação no Gênero e Diversidade na Escola. Experiência na área educacional como professora de Biologia no sistema privado e estadual, professora de Ciências no sistema estadual e municipal. Vivência como docente de turma à distância pela Universidade Federal de Lavras no curso Gênero e Diversidade na Escola (Aperfeiçoamento e Lato Sensu 2014 -2015) e Orientadora de TCC no curso de pós-graduação em Gênero e Diversidade da Escola da Universidade Federal de Lavras (2015-2016).
Informações coletadas do Lattes em 26/01/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Biotecnologia Aplicada à Saúde
2011 - 2014
Universidade Federal de São João Del Rei - CCO/Dona Lindu
Título: Purificação e caracterização de uma fosfolipase A2 (D49) do veneno de Crotalus oreganus abyssus,Ano de Obtenção: 2014
Dr. Saulo Luís da Silva.Coorientador: Dra. Rosy Iara Maciel Azambuja Ribeiro. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Fosfolipase; Crotalus oreganus abyssus.
Especialização em Gênero e Diversidade na Escola
2010 - 2011
Universidade Federal de Lavras
Título: As Questões de Gênero Interpretadas na Visão Adolescente
Orientador: Dra. Júlia Moretto Amâncio
Graduação em Ciências Biológicas
2002 - 2005
Centro Universitário de Lavras
Título: Análise Crítica do Uso da Contagem de Plaquetas e do Tempo de Protrombina pela Populaçao de Bom Sucesso, Sul de Minas Gerais
Orientador: Prof. Dra.Maria Cristina Mendes Costa
Formação complementar
2021 - 2021
Capacitação sobre a Vacinação contra COVID-19. (Carga horária: 12h). , Escola de Saúde Pública de Minas Gerais, ESP/MG, Brasil.
2020 - 2020
Curso Livre de Síndrome Gripal e COVID-19. (Carga horária: 8h). , Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa, ISLEP, Brasil.
2018 - 2018
Congresso Brasileiro de Qualidade em Laboratórios - CBQLab. , Lince Consultoria e Treinamentos Ltda, LINCE, Brasil.
2014 - 2014
Curso de Formação para Tutores - UFLA/CEAD. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil.
2012 - 2012
Propriedade Intelectual. (Carga horária: 14h). , SENAI - Departamento Regional de Minas Gerais, SENAI/DR/MG, Brasil.
2012 - 2012
Capacitação do Programa de Tutoria da UFSJ. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal de São João Del Rei - CCO/Dona Lindu, UFSJ, Brasil.
2012 - 2012
Capacitação para pesquisador na Plataforma Brasil. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal de São João Del Rei - CCO/Dona Lindu, UFSJ, Brasil.
2012 - 2012
Protein Purification Day UNIFESP. (Carga horária: 8h). , GE Healthcare Life Sciences, GE, Brasil.
2012 - 2012
ENDNOTE. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal de São João Del Rei - CCO/Dona Lindu, UFSJ, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em LIBRAS. (Carga horária: 46h). , Universidade Federal de São João Del Rei - CCO/Dona Lindu, UFSJ, Brasil.
2010 - 2010
Fisiologia Vegetal. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil.
2010 - 2010
Formação Continuada para Professores. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil.
2010 - 2010
Estágio Laboratório de Química de Proteínas. (Carga horária: 32h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2009 - 2009
Biologia e Ciências. (Carga horária: 12h). , Superintendência Regional de Ensino-São João Del Rei, SRE-SJDR, Brasil.
2007 - 2007
Estágio Extracurricular Supervisionado Virologia. (Carga horária: 210h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2005 - 2005
Estágio Laboratório Estudos em Manejo Florestal. (Carga horária: 184h). , Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil.
2001 - 2001
Datilografia. (Carga horária: 120h). , Escola de Datilografia CEP, CEP, Brasil.
2001 - 2001
Orientação para o Crédito. (Carga horária: 16h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Belo Horizonte, SEBRAE/MG, Brasil.
1998 - 1998
Informática Instrumental. (Carga horária: 80h). , Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais, PRODEMGE, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biotecnologia / Subárea: Biotecnologia em Saúde Humana e Animal.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Gênero e Diversidade.
Participação em eventos
Biologia Molecular de Ponta a Ponta: da PCR ao Sequenciamento de 3 Geração. 2021. (Outra).
Palestra "Técnicas de Pipetagem". 2012. (Outra).
Congresso Nacional Química. Síntese de Peptídeos em Fase Sólida e Avaliação da Atividade Antimicrobiana. 2011. (Congresso).
Reunião Anual da Federação da Sociedade de Biologia Experimental-Fesbe. EFFECT OF POOL OF PEPTIDES ISOLATED FROM BOTHROPUS JARARACUSSU ON GLUCOSE LEVELS IN MICE FED A HIGH FAT DIET. 2011. (Congresso).
Congresso Regional de Educação. 2009. (Congresso).
Palestra- A Escola e a Literatura. 2009. (Congresso).
III Fórum de Microbiologia do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG. 2007. (Seminário).
56 Congresso Nacional de Botânica-Conservação da Flora Brasileira. 2005. (Congresso).
VI SEC-BIO Semana Cultural de BIologia do Unilavras. 2005. (Seminário).
Educação Ambiental e Ecoturismo -Semana Cultural de Biologia do UNILAVRAS. 2004. (Oficina).
II Congresso de Educação do Unilavras. 2004. (Congresso).
O DNA e a Zoologia de Supermercado. 2004. (Encontro).
O Que São Organismos Geneticamente Modificados- Congresso de Educação do UNILAVRAS. 2004. (Congresso).
V SEC-BIO Semana Cultural de Biologia do UNILAVRAS. 2004. (Seminário).
IV SEC-BIO Semana Cultural de Biologia do UNILAVRAS. 2003. (Seminário).
XIV Encontro Regional de Estudantes de Biologia da Região Sudeste-EREB. 2003. (Seminário).
Projeto Procel nas Escolas sobre o uso de energia elétrica.Uso de energia elétrica sem desperdício, desenvolvido pela CEMIG. 1993. (Oficina).
Participação em bancas
DE CASTRO, W. M.. A MULHER NEGRA E SEU PAPEL SOCIAL. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gênero e Diversidade na Escola) - Universidade Federal de Lavras.
DE CASTRO, W. M.. A UMBANDA EM SALA DE AULA: UM CAMINHO PARA COMEÇAR A TRABALHAR O PRECONCEITO E O RACISMO. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gênero e Diversidade na Escola) - Universidade Federal de Lavras.
NEVES, P. R. C.;DE CASTRO, W. M.. ARTE E EDUCAÇÃO NA EJA: UM OLHAR SOBRE AS RELAÇÕES ÉTNICORRACIAIS. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gênero e Diversidade na Escola) - Universidade Federal de Lavras.
ROCHA, C.;DE CASTRO, W. M.. RELAÇÕES ÉTNICORRACIAIS: REFLEXÕES DE UMA EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gênero e Diversidade na Escola) - Universidade Federal de Lavras.
ROCHA, C.; NEVES, P. R. C.;CASTRO, W.M.. BRINCANDO SEM PRECONCEITO. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gênero e Diversidade na Escola) - Universidade Federal de Lavras.
PEREIRA, M. J. A.; SILVA, L. A.;CASTRO, W.M.. RESISTIR NA ESCOLA: UMA VOZ QUE SE FEZ OUVIDA. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gênero e Diversidade na Escola) - Universidade Federal de Lavras.
PEREIRA, M. J. A.; SILVA, L. A.;CASTRO, W.M.. DA LÂMPADA À CRUZ: PERCEPÇÕES DOCENTES SOBRE A VIOLÊNCIA CONTRA HOMOSSEXUAIS. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gênero e Diversidade na Escola) - Universidade Federal de Lavras.
RIBEIRO, C. M.; SOARES, A. G.;CASTRO, W.M.. GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA: REFLEXÕES SOBRE A RECUSA DO TEMA EM QUATRO ESCOLAS DE BELO HORIZONTE-MG. 2015.
DE CASTRO, W. M.. A MULHER NEGRA NA LITERATURA BRASILEIRA: CONSTRUINDO VALORES POR MEIO DA REDE SOCIAL. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gênero e Diversidade na Escola) - Universidade Federal de Lavras.
DE CASTRO, W. M.. OS DOCENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E O CONHECIMENTO DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICORRACIAIS E PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFROBRASILEIRA, AFRICANA E INDÍGENA. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gênero e Diversidade na Escola) - Universidade Federal de Lavras.
ROCHA, C.; NEVES, P. R. C.;DE CASTRO, W. M.. REVOLTA DOS MALÊS: O USO DE RPGS ELETRÔNICOS NA ESCOLA. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gênero e Diversidade na Escola) - Universidade Federal de Lavras.
RIBEIRO, R. I. M.; Ferreira, J.M.S;DE CASTRO, W. M.. Caracterização biológica de uma fosfolipase A2 isolada do veneno de Crotalus oreganus abyssus. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bioquímica) - Universidade Federal de São João Del Rei - CCO/Dona Lindu.
Orientou
SEXUALIDADE: CONSTRUÇÃO E VIVÊNCIA NO DEFICIENTE AUDITIVO; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gênero e Diversidade na Escola) - Universidade Federal de Lavras; Orientador: Walessa Martins de Castro;
SEXUALIDADE E GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gênero e Diversidade na Escola) - Universidade Federal de Lavras; Orientador: Walessa Martins de Castro;
A ESCOLHA DOS CURSOS SUPERIORES PELOS GÊNEROS FEMININOS E MASCULINOS: INFLUÊNCIAS, DESCONSTRUÇÕES E PROBLEMATIZAÇÕES; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gênero e Diversidade na Escola) - Universidade Federal de Lavras; Orientador: Walessa Martins de Castro;
Produções bibliográficas
-
CARVALHO, B. M. A. ; SANTOS, J. D. L. ; XAVIER, B. M. ; Almeida, J. R. ; RESENDE, L. M. ; DE CASTRO, W. M. ; MARCUSSI, S. ; Marangoni, S. ; STÁBELI, R. G. ; CALDERON, L. A. ; SOARES, A. M. ; Da Silva, S. L. ; Saulo Luis Da Silva ; MARCHI-SALVADOR, D. P. . Snake Venom PLA2s Inhibitors Isolated from Brazilian Plants: Synthetic and Natural Molecules. International Journal of Peptide Research and Therapeutics (Print) , v. 2013, p. 1-8, 2013.
-
SILVA, S. L. ; ALMEIDA, J.R ; RESENDE, L.M ; MARTINS, W. ; HENRIQUES, F.A.F.A ; Baldasso, P. A. ; Soares, A. M. ; Resende, R. R. ; Marangoni, S. ; Dias-Junior, C. A . Isolation and Characterization of a Natriuretic Peptide from Crotalus oreganus abyssus (Grand Canyon Rattlesnake) and its Effects on Systemic Blood Pressure and Nitrite Levels.. International Journal of Peptide Research and Therapeutics (Print) , v. 17, p. 165-173, 2011.
-
MARTINS, W. ; Baldasso, P. A. ; HONÓRIO, K. M. ; MALTAROLLO, V. G. ; RIBEIRO, R. I. M. A. ; CARVALHO, B. M. A. ; SOARES, A. M. ; CALDERON, L. A. ; STÁBELI, R. G. ; CABALLOL, M. A. O. ; ACOSTA, G. ; OLIVEIRA, E. ; Marangoni, S. ; ALBERICIO, F. ; Da Silva, S. L. . A Novel Phospholipase A2 (D49) from the Venom of the Crotalus oreganus abyssus (North American Grand Canyon Rattlesnake). BioMed Research International , 2014.
-
JULIANE, M. ; ALMEIDA, J.R ; RESENDE, L.M ; MARTINS, W. ; SANTOS, M.E.M . EFFECT OF A POOL OF PEPTIDES ISOLATED FROM BOTHROPUS JARARACUSSU ON GLUCOSE LEVELS IN MICE FED A HIGH FAT DIET. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
HENRIQUES, F.A.F.A ; ALMEIDA, J.R ; RESENDE, L.M ; CASTRO, W.M. ; SILVA, S. L. . Síntese de Peptídeos em Fase Sólida e Avaliação da Atividade Antimicrobiana. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
RESENDE, L.M ; ALMEIDA, J.R ; DE CASTRO, W. M. ; Veber, C.L.4, Baldasso, P.A.2, Marangoni, S.2, Soares,, . Flavonas sintéticas com Potêncial de Inibição da Atividade Enzimática de PLA2 de Bothorops jararacussu. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ALMEIDA, J.R ; RESENDE, L.M ; DE CASTRO, W. M. ; Veber, C.L.4, Baldasso, P.A.2, Marangoni, S.2, Soares,, . Avaliação do potêncial inibitório de Flavonas Sintéticas nas Atividades Miotóxica e Edematogência de PLA2 do Veneno de Bothrops jararacussu. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2011 - 2012
Isolamento de peptídeos bioativos a partir do veneno de Crotalus durissus terrificus., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Walessa Martins de Castro - Integrante / Saulo Luís da Silva - Coordenador.
-
2010 - 2014
Isolamento de peptídeos bioativos e fosfolipases do veneno de Crotalus oreganus abyssus, Descrição: Objetivos: Investigação de peptídeos bioativos e caracterização de fosfolipases A2 de interesse para área farmacêutica e biotecnológica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Walessa Martins de Castro - Integrante / Saulo Luís da Silva - Coordenador.
Histórico profissional
Experiência profissional
2018 - 2018
Secretaria Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia Ensino SuperiorVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Formadora, Carga horária: 20
Outras informações:
Professora Formadora - Disciplina: Noções Introdutórias em Primeiros Socorros
2015 - 2016
Universidade Federal de LavrasVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora formadora - Orientadora de TCC, Carga horária: 20
Outras informações:
Orientação na elaboração do Trabalho Acadêmico de Conclusão de Curso de acordo com as normas adotadas pela ABNT; indicação de materiais didáticos para leitura; estimular o cursista produzir sua própria escrita criando diálogos com autores que embasem o trabalho acadêmico proposto; orientar o(a) cursista para a apresentação do TCC.
2014 - 2015
Universidade Federal de LavrasVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Docente de turma à distância, Carga horária: 20
Outras informações:
Minha atuação como tutora à distância foi estabelecer uma interação com os/as cursistas; mantê-los(las) motivados(as) ao processo de formação e aprendizagem; responder as dúvidas e orientá-los com relação as atividades propostas pelo professor formador, seja nos Fóruns de Debates, Wiki, Chats, Diários, Questionários e Tarefas; abrir e fechar as semanas de atividades; avaliar as tarefas e demais atividades desenvolvidas pelo cursista, além de dar um feedback (retorno) ao cursista sobre as atividades realizadas, pontuando erros e acertos; estimular a leitura do material didático proposto; elaborar os relatórios das semanas de atividades para a coordenação pedagógica do curso; participação nas reuniões e encontros mensais; experiência das atividades exercidas no ambiente virtual de aprendizagem utilizando a plataforma Moodle.
2014 - 2014
Universidade Federal de LavrasVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor a Distância, Carga horária: 20
Outras informações:
Tutora a distância do curso de aperfeiçoamento em Gênero e Diversidade na Escola (GDE).
2017 - 2017
CESEC POETA MURILO MENDESVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Orientadora de Estudos, Carga horária: 24
Outras informações:
Orientadora de estudos nos módulos de Biologia e Ciências.
2016 - 2016
Escola Estadual José da Silva CoutoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Biologia e Ciências, Carga horária: 24
2013 - 2013
Instituto Nossa Senhora do Sagrado CoraçãoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Biologia, Carga horária: 13
Outras informações:
Professora de biologia das séries 1, 2 e 3 do ensino médio. Conhecimento da metodologia do sistema de ensino Positivo e atividades do portal educacional.
Desenvolvimento na elaboração de material didático, fóruns, GDs, seminários, plano de intervenção pedagógico e aulas práticas.
2010 - 2011
Universidade Federal de São João Del Rei - CCO/Dona LinduVínculo: Apoio Técnico à Pesquisa, Enquadramento Funcional: Bolsista FAPEMIG (período 08/2010 a 08/2011), Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Apoio aos projetos em andamento no LQPN em especial ao Isolamento de Peptídeos Bioativos;
Revisão e atualização da literatura;
Processamento das amostras;
Uso e capacitação das técnicas de cromatografia, ultrafiltração, HPLC, eletroforese e testes biológicos;
Análise de resultados;
Participação na redação de resumos para apresentação de dados em eventos científicos e publicação de artigos.
2006 - 2009
Laboratório de Análises Clínicas UniãoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bióloga, Carga horária: 40
Outras informações:
Sólida experiência e técnica na realização das análises bioquímicas, imunológicas, microbiológicas, parasitológicas, urianálises e hematológicas. Junto à equipe de analistas procurei determinar e qualificar os processos técnicos e analíticos do estabelecimento;
Responsável pela elaboração e implantação do Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Saúde (PGRSS) no estabelecimento 2007 e 2008;
Prática na supervisão, integrando o aperfeiçoamento do sistema de gestão, capacitação e o rendimento da equipe.
2015 - 2015
Escola Municipal João Gontijo da FonsecaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Ciências (6 ao 9 ano), Carga horária: 23
2012 - 2012
Escola Estadual Miguel CoutoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Biologia, Carga horária: 3
Outras informações:
Lecionei a disciplina de biologia para os alunos do ensino médio regular (2 série).
2008 - 2010
ESCOLA ESTADUAL BENJAMIM GUIMARÃESVínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Designada, Carga horária: 18
Outras informações:
Elaboração e aplicação de aulas teóricas, práticas e GDs, buscando auxiliar o aluno a construir junto à matéria lecionada conhecimentos, habilidades e valores necessários que poderão ser utilizados no seu dia-a-dia.
Aulas lecionadas para o Aprofundamento de Estudos (cursinho), Ensino Fundamental e Ensino Médio.
2002 - 2005
Laboratório de Análises Clínicas União LtdaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assistente Laboratorial, Carga horária: 30
Outras informações:
Auxílio na realização das análises bioquímicas, imunológicas, microbiológicas e parasitológicas, urianálise e hematológicas.
Responsável pela coleta de material biológico.
Auxílio na cotação de reagentes e equipamentos, processos de licitação e documentações
2011 - 2011
Escola Estadual Martin CyprienVínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Biologia, Carga horária: 2
Outras informações:
Professora de Biologia do Curso Aprofundamento de Estudos.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Walessa Martins de Castro e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?