Mayara de Souza Ferreira

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará. Mestra em Letras pela Universidade Federal do Ceará. Professora de Língua Portuguesa da Secretaría de Educação do Ceará. Graduada em Letras Português pela Universidade Federal do Ceará (2013). Área de interesse: língua de acolhimento, formação de professores, linguagem e tecnologia.argumentação e gêneros textuais

Informações coletadas do Lattes em 09/02/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Lingüística Aplicada

2024 - Atual

Universidade Estadual do Ceará
Nukácia Meyre Silva Araújo. Bolsista do(a): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, FUNCAP, Brasil.

Mestrado profissional em Letras

2016 - 2018

Universidade Federal do Ceará
Título: Estratégias argumentativas na produção escrita de artigo de opinião no Ensino Fundamental, Ano de Obtenção: 2018
Orientador: Aurea Zavam Suely
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Especialização em andamento em Ensino de Língua Portuguesa

2014 - Atual

Universidade Estadual do Ceará

Graduação interrompida em 2014 em Letras - Português e Francês

2013 - Atual

Universidade Federal do Ceará
Ano de interrupção: 2014

Graduação em Letras - Língua Portuguesa

2009 - 2013

Universidade Federal do Ceará

Formação complementar

2012 -

Extensão universitária em Casa de Cultura Francesa. , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2011 -

Extensão universitária em Centro de Línguas Estrangeiras do CEFET. , Instituto Federal do Ceará, IFCE, Brasil.

2011 - 2011

Ensino de Gramática: Reflexões Teóricas e Metodolg. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2009 - 2011

Extensão universitária em Casa de Cultura Portuguesa. , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2010 - 2010

A questão da didática: o papel mediador da pesquis. (Carga horária: 9h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em Extensão Universitária em Seminários Linguísticos. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.

Participação em eventos

Semana de Humanidades - UFC/UECE. 2010. (Outra).

Semana de Humanidades - UFC.Cursos oferecidos.. 2009. (Encontro).

Seminários Linguísticos.Apresentação de temas ligados á áera da luinguística. 2009. (Seminário).

Produções bibliográficas

  • GOMES, E. P. M. ; FERREIRA, M. S. ; RAMOS, R. O. A. . Pensar a linguagem nas insurgências de um mundo silenciado: por uma visada geontológica e biodecentrada da significação. Revista Indisciplina em Linguística Aplicada , v. 5, p. p. 1-29, 2024.

  • FERREIRA, M. S. ; ZAVAM, A. . O uso de estratégias argumentativas na produção textual do gênero artigo de opinião. In: Maria Elias Soares, Mônica Magalhães Cavalcante. (Org.). Pesquisa e(em) ensino de língua portuguesa. 01ed.Fortaleza: Edições UFC, 2020, v. , p. 211-242.

  • FERREIRA, M. S. ; DAVID, P.B. . UM CHECKLIST LINGUÍSTICO PARA AVALIAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS DIGITAIS. In: Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância, 2014, São Carlos. Anais do SIED:EnPED. São Carlos: EnPED, 2014.

  • FERREIRA, M. S. ; RAMOS, R. O. A. ; ARAUJO, N. M. S. . Acolher pela língua: experiências de imigrantes aprendizes de Português como Língua de Acolhimento em Fortaleza. 2024. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • FERREIRA, M. S. ; DAVID, P.B. . Um checklist linguístico para avaliação de materiais didáticos digitais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FERREIRA, M. S. ; DAVID, P.B. . Aspectos linguísticos na elaboração de materiais didáticos digitais como estratégias de redução da evasão em cursos a distância. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FERREIRA, M. S. . EXERCÍCIOS DE REVISÃO: UMA ANÁLISE DE DESEMPENHO ACADÊMICO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERREIRA, M. S. ; DAMASCENO. Mikaelly P. . ARGUMENTAÇÃO NA LINGUAGEM: UM ESTUDO SOBRE OS FATORES DETERMINANTES DA PERSUASÃO ATRAVÉS DA ESCRITA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERREIRA, M. S. ; V.ROQUE, I. . A PRODUÇÃO TEXTUAL DE GÊNEROS ACADÊMICOS NA GRADUAÇÃO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FERREIRA, M. S. ; V.ROQUE, I. . Estudos em Gêneros Textuais Acadêmicos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERREIRA, M. S. ; ARAÚJO . INTERTEXTUALIDADES N'O MUNDO DE FLORA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERREIRA, M. S. . Análise interdisciplinar de materiais didáticos digitais. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

  • DAVID, P.B. ; FERREIRA, M. S. ; GOMES, I. ; MORAES, D. . Análise Interdisciplinar de Materiais Didáticos Digitais. 2014. 2014 (Curso de curta duração ministrado/Outra) .

Projetos de pesquisa

  • 2014 - 2014

    Materiais Didáticos Digitais como Agentes de Redução da Evasão na Graduação a Distância, Descrição: Descrição: Este projeto tem como objetivo promover o aperfeiçoamento do processo ensino-aprendizagem nos cursos de graduação a distância da UFC, e reduzir seus índices de evasão, por meio da elaboração e aplicação de referencial teórico-metodológico na Materiais Didáticos Digitais. Inspira-se fortemente nas Heurísticas de Usabilidade de Jacob Nielsen, na Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimídia, de Richard Mayer, e no referencial teórico de Paulo Freire sobre o Diálogo.. Situação: Em andamento; Natureza: Outra. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Mayara de Souza Ferreira - Coordenador / Priscila Barros David - Integrante.

  • 2011 - 2011

    ARGUMENTAÇÃO NA LINGUAGEM: UM ESTUDO SOBRE OS FATORES DETERMINANTES DA PERSUASÃO ATRAVÉS DA ESCRITA., Descrição: A argumentação pode ser considerada uma das mais importantes funções da linguagem. Falantes de todas as línguas, propositadamente ou não, se utilizam de métodos argumentativos para se comunicarem de forma eficiente. Neste trabalho, pretende-se estudar a intensidade da força de um só argumento nas mais variadas formas em que ele pode se apresentar, analisando de que maneira esse mesmo argumento pode se tornar mais ou menos convincente no que se refere ao modo como ele é exposto e às bases em que ele se apoia. Para tanto, foi realizada a leitura de aproximadamente 7.000 (sete mil) redações para o procedimento de coleta de corpus. Essas produções escritas seguiram orientação dissertativo-argumentativa e foram utilizadas como instrumento do processo seletivo do concurso do vestibular da Universidade Estadual do Ceará (UECE) 2011.1. Desse universo, foram selecionados os três argumentos mais recorrentes de cada categoria de posicionamento ao tema proposto: contra a decisão da Justiça de retirada das barracas da Praia do Futuro, ou a favor dela. Os argumentos foram analisados conforme a categoria denominada por Toulmin (2001) como o padrão de um argumento, com a pretensão de atender as necessidades da pesquisa no que se refere a visualizar a construção de um argumento dentro do texto que sirva de molde para a análise dos demais. Os primeiros resultados obtidos apontam para a hipótese inicialmente aventada para este trabalho: é possível perceber que os argumentos que atendem a esse padrão proposto por Toulmin (2001) figuraram como mais bem elaborados, de forma a possuírem maior poder persuasivo em relação aos que, de alguma forma, não se encaixaram nesse padrão.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mayara de Souza Ferreira - Integrante / Mikaelly Paiva - Integrante / Sandra Maia Farias Vasconcelos - Coordenador.

  • 2010 - 2010

    Projeto, Descrição: catalogação dos arquivos e exposições realizadas no MAUC; elaboração de resumos da exposição.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mayara de Souza Ferreira - Coordenador.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Secretaria da Educação do Estado do Ceará, EEEP Professor Onélio Porto. , Avenida E (Cj Prefeito José Walter), Prefeito José Walter, 60750040 - Fortaleza, CE - Brasil - Caixa-postal: 60325590, Telefone: (85) 33667624

Experiência profissional

2014 - 2014

Universidade Federal do Ceará

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista voluntário de Iniciação à Docência, Carga horária: 12

Outras informações:
Bolsista de Estágio em Ensino de Língua Portuguesa e Tecnologias da Informação e Comunicação (ELPOTIC). Orientadora: Profa. Dra. Áurea Zavam.

2014 - 2014

Universidade Federal do Ceará

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Monitoria de Projeto de Graduação, Carga horária: 12

Outras informações:
Materiais Didáticos Digitais como Agentes de Redução da Evasão na Graduação a Distância. Prof. Priscila Barros David

2013 - 2013

Universidade Federal do Ceará

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação à Docência, Carga horária: 12

Outras informações:
Bolsista de Estudos do Texto e do Discurso. Bolsista do Grupo de Estudo em Linguística de Texto (GELT). Orientadora: Profa. Dra. Mônica Magalhães.

2012 - 2012

Universidade Federal do Ceará

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação à Docência, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Monitora de Linguística de Texto. Orientadora: Professora Dra. Maria Margarete Fernandes.

2011 - 2011

Universidade Federal do Ceará

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação à Docência, Carga horária: 12

Outras informações:
Monitora de Português Instrumental para fins Específicos. Orientadora: Profa, Dra. Sandra Maia Vasconcelos.

2011 - 2011

Universidade Federal do Ceará

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação à Docência, Carga horária: 12

Outras informações:
Bolsista voluntário de Língua Portuguesa e Construção de Identidades Discursivas. Orientadora: Profa. Dra. Sandra Maia Farias Vasconcelos.

2012 - Atual

Sistema Ari de Sá

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Redatora, Carga horária: 30

2011 - 2012

Sistema Ari de Sá

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Revisora textual, Carga horária: 30

2014 - 2018

EEFM Santo Amaro

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 200

Outras informações:
Professora das disciplinas: Literatura, Produção Textual e e Ensino de Gramática.

2019 - Atual

Secretaria da Educação do Estado do Ceará

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

2019 - Atual

EEEP Professor onélio Porto

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40