Marta Carvalho de Noronha Pacheco
Possui graduação em Letras Tradução pela Universidade de Brasília (1984), graduação em Bacharelado em Artes Cênicas pela Faculdade de Artes - FBT (1987), Licenciatura em Artes Cênicas (PROFORM) pela Universidade Católica de Brasília (2011), especialização em Psicologia Educacional (1995), mestrado em Lingüística pela Universidade de Brasília (2000) e doutorado em Lingüística pela Universidade de Brasília (2006). Atualmente, é professora de Artes da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Foi professora de Língua Portuguesa e de disciplinas relacionadas à Linguística em Instituições de Ensino Superior do DF, por 19 anos, atuando, também, como professora autora e professora supervisora da disciplina Análise do Discurso do curso de Letras, pela UAB/UnB, a distância. Possui experiência nas áreas de Artes e de Lingüística, esta última, com ênfase em Análise do Discurso Crítica, atuando principalmente nos seguintes temas: análise do discurso crítica, identidade; intertextualidade, ideologia, consciência lingüística crítica e ensino-aprendizagem de língua portuguesa e de Arte.
Informações coletadas do Lattes em 10/10/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Lingüística
2002 - 2006
Universidade de Brasília
Título: Identidade e intertextualidade em narrativas de docentes e em textos de leis federais brasileiras, de 1960 a 2000
Orientador: em Aberystwyth University ( Marilyn Martin-Jones)
com Maria Izabel Santos Magalhães. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Palavras-chave: Análise do discurso crítica; Identidade; intertextualidade; Narrativa; Ideologia.Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Análise do Discurso Crítica. Setores de atividade: Educação.
Mestrado em Lingüística
1998 - 2000
Universidade de Brasília
Maria Christina Diniz Leal.Palavras-chave: Análise do discurso crítica; Consciência lingüística crítica; Ensino-aprendizagem da língua portuguesa.Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Análise do Discurso Crítica. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação. Setores de atividade: Educação.
Especialização em Psicologia Educacional
1994 - 1995
Faculdades da Associação Educativa Evangélica
Orientador: Janete Carrer Borges Dias
Formação complementar
2013 - 2013
Extensão universitária em Altas habilidades / Superdotação. (Carga horária: 180h). , Faculdade Mauá de Brasília.
2013 - 2013
Atendimento Educacional Especializado. (Carga horária: 180h). , Instituto Tratos.
2012 - 2012
A literatura poética de Vinícius e Drummond. (Carga horária: 8h). , EAPE/Secretária de Estado de Educação do DF.
2011 - 2011
Sala de Leitura: Pres. do acervo, form. do leitor. (Carga horária: 60h). , EAPE/Secretária de Estado de Educação do DF.
2001 - 2011
Identidade docente, trabalho e des. profissional. (Carga horária: 90h). , EAPE/Secretária de Estado de Educação do DF.
2009 - 2009
Extensão universitária em Aprendizagem do adulto na Educação Superior. (Carga horária: 12h). , Centro Universitário de Brasília, UniCEUB, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Pesquisa e Comunicação Científica. (Carga horária: 8h). , Centro Universitário de Brasília, UniCEUB, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Construção do projeto pedagógico - GI - 2ºM. (Carga horária: 12h). , Centro Universitário de Brasília, UniCEUB, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Organização didática da aula universitária. (Carga horária: 12h). , Centro Universitário de Brasília, UniCEUB, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Avaliação da aprendizagem na Educação Superior. (Carga horária: 12h). , Centro Universitário de Brasília, UniCEUB, Brasil.
2008 - 2008
Criatividade no Ensino Superior. (Carga horária: 2h). , Centro Universitário de Brasília, UniCEUB, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Gestão Institucional - 1º Módulo. (Carga horária: 16h). , Centro Universitário de Brasília, UniCEUB, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Gestão Institucional - 2º Módulo. (Carga horária: 8h). , Centro Universitário de Brasília, UniCEUB, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em Linguagem para uma nova prática de ensino. (Carga horária: 40h). , Universidade de Brasília, UNB, Brasil.
1997 - 1997
Minicurso: A sala de aula numa visão discursiva. (Carga horária: 4h). , Universidade Católica de Pelotas.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Alemão
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Análise do Discurso Crítica.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Inclusiva.
Participação em eventos
Arte em Brasília no contexto do Ensino Médio.Arte em Brasília no contexto do Ensino Médio. 2013. (Seminário).
II Seminário de Formação - Currículo em Movimento EJA. 2013. (Seminário).
I Seminário de Educação das Relações Étnico-Raciais da SEDF. 2012. (Seminário).
Ser professor(a) - atividade de ensino e ação política. 2011. (Seminário).
A importância da pesquisa em Educação Básica no DF. 2011. (Seminário).
VI Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão; VI Encontro de Iniciação Científica. A (des)valorização da identidade docente. 2008. (Congresso).
Simpósio Brasileiro-Alemão de Pesquisa Qualitativa e Interpretação de Dados. 2008. (Simpósio).
VI Simpósio de Língua e Literatura - Leitura: discurso, literatura e educação.Versos, prosas e imagens: discursos de construção de identidades brasileiras. 2008. (Simpósio).
II Colóquio da ALED no Brasil - Intercâmbio de Práticas Inovadoras."Inclassificáveis" em discurso: constituição intertextual de identidades brasileiras. 2008. (Outra).
VIII Seminário Nacional dos Centros Universitários. 2007. (Seminário).
Diálogos entre a Análise de Discurso Crítica e a Linguística Sistêmico-Funcional. 2007. (Outra).
Seminário Práticas socioculturais e Discurso: Debates Transdisciplinares.Identidade docente. 2006. (Seminário).
III Congresso Internacional da ABRALIN. Identidade docente: a intertextualidade em narrativas de professores(as). 2003. (Congresso).
II Congreso y V Coloquio de la Asociación Latinoamericana de Estudios del Discurso. Ideologia na construção da identidade nacional. 2003. (Congresso).
I Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão & I Encontro de Iniciação Científica do UniCEUB. 2003. (Congresso).
I Simpósio de Língua e Literatura - Tendências dos estudos linguísticos e literários.Oficina: Leitura e produção de texto. 2003. (Simpósio).
Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Linguística.O discurso acadêmico na construção da identidade docente. 2002. (Seminário).
12º InPLA - As Interlocuções na Lingüística Aplicada.Identidade e intertextualidade na constituição do sujeito professor. 2002. (Simpósio).
VI Encontro Nacional de Interação em Linguagem Verbal e Não-Verbal: Discurso e Gramática.A constituição de identidades em práticas discursivas. 2002. (Encontro).
VI Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada. 2001. (Congresso).
Idioma e Soberania - Nossa Língua, Nossa Pátria. 2000. (Seminário).
Ciclo de Palestras - Literatura Infanto-Juvenil: a formação do leitor crítico.Literatura e Ideologia. 2000. (Outra).
IV Encontro Nacional de Interação em Linguagem Verbal e Não-Verbal.A consciência linguística crítica na relação ensino/aprendizagem da língua portuguesa. 1999. (Encontro).
III Encontro Nacional de Interação em Linguagem Verbal e Não-Verbal. 1998. (Encontro).
Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino; III Encontro Estadual sobre Redação no Vestibular. 1997. (Seminário).
Linguagem e Desenvolvimento Cognitivo da P.N.E.E..Linguagem e Desenvolvimento Cognitivo da P.N.E.E.. 1997. (Encontro).
Participação em bancas
PACHECO, M. C. N.. Culinária brasileira e portuguesa: itens lexicais em comparação. 2009. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de Brasília.
PACHECO, M. C. N.. O discurso sobre a pessoa idosa: vozes que falam e vozes que calam. 2008. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de Brasília.
PACHECO, M. C. N.. A inclusão da pessoa com Síndrome de Down: identidades docentes, discursos e letramentos. 2008. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de Brasília.
PACHECO, M. C. N.. Violência sexual contra crianças e adolescentes: uma Análise de Discurso Crítica no âmbito terapêutico. 2014. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de Brasília.
PACHECO, M. C. N.. O gênero do cordel sob a perspectiva crítica do discurso. 2009. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de Brasília.
PACHECO, M. C. N.. Análise de discurso crítica e etnografia:o Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua, sua crise e o protagonismo juvenil. 2008. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de Brasília.
PACHECO, M. C. N.. Aquisição da linguagem por uma surdocega pré-lingüística numa perspectiva sociocognitivo-interacional. 2008. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de Brasília.
PACHECO, M. C. N.. Concurso de ensaio e redação - Educação, ética e desconstrução do preconceito. 2000. Centro Universitário de Brasília.
Orientou
Relações entre duas línguas nacionais: Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e Língua Portuguesa; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Marta Carvalho de Noronha Pacheco;
As variedades linguísticas no ensino da língua portuguesa; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Marta Carvalho de Noronha Pacheco;
O gerúndio e a ineficiência: Decreto nº 28; 314, do Governo do Distrito Federal; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Marta Carvalho de Noronha Pacheco;
A Análise Sintática como ferramenta de organização do enunciado; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Marta Carvalho de Noronha Pacheco;
O poder da imagem no ensino; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Marta Carvalho de Noronha Pacheco;
A leitura e a formação do leitor autônomo; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Marta Carvalho de Noronha Pacheco;
A variação do imperativo: um fenômeno em expansão na língua falada e escrita; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Marta Carvalho de Noronha Pacheco;
Literatura marginal: um movimento de resistência; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Marta Carvalho de Noronha Pacheco;
Produções bibliográficas
-
PACHECO, M. C. N. . Mundo em descontrole - Resenha. Cadernos de Linguagem e Sociedade , Brasília: Thesaurus/NELI/UnB, v. 6, p. 158-164, 2003.
-
SILVA, D. E. G. (Denize Elena Garcia da Silva) (Org.) ; LEAL, M. C. D. (Maria Christina Diniz Leal) (Org.) ; PACHECO, M. C. N. (Org.) . DISCURSO EM QUESTÃO. 1.. ed. Goiânia: Cânone Editorial, 2009. v. 1. 200p .
-
BESSA, D. ; DIAS, T. R. N. ; LOPES, A. C. ; SOUTO, A. P. B. ; CARVALHO, C. M. S. ; TEIXEIRA, E. M. P. C. ; PACHECO, M. C. N. ; MATTOS, P. ; CORREIA, O. C. A. . Leitura e escrita em construção. In: DIAS, T. R. N.; BESSA, D.. (Org.). Leitura e Escrita: discussões e narrativas. 1.ed.Brasília: CNPq, 2010, v. , p. 53-55.
-
POSSENTI, S. ; LARA, G. M. P. ; SILVEIRA, R. C. P. ; PAULA, D. G. ; EMEDIATO, W. ; SILVA, D. E. G. (Denize Elena Garcia da Silva) ; MOREIRA, M. A. ; FRAZÃO, T. J. ; RESENDE, V. M. (Viviane de Melo Resende) ; LEAL, M. C. D. (Maria Christina Diniz Leal) ; PACHECO, M. C. N. ; MACHADO, S. M. ; BONFIM, J. B. B. ; OTTONI, M. A. R. ; CARVALHO, C. M. S. ; SIMÕES, E. S. R. ; RAMALHO, V. . "Inclassificáveis" em discurso: constituição intertextual de identidades brasileiras. In: SILVA, D. E. G.; LEAL, M. C. D.; PACHECO, M. C. N.. (Org.). DISCURSO EM QUESTÃO. 1.ed.Goiânia: Cânone Editorial, 2009, v. 1, p. 127-139.
-
PACHECO, M. C. N. . "Inclassificáveis" em discurso: constituição intertextual de identidades brasileiras. In: II Colóquio da ALED no Brasil - Intercâmbio de Práticas Inovadoras, 2008, Brasília - DF. Caderno de Resumos - II Colóquio da ALED no Brasil: intercâmbio de práticas inovadoras. Brasília - DF: Universidade de Brasília, 2008. p. 34-35.
-
PACHECO, M. C. N. . Identidade Docente: Análise de Discurso Crítica e Pesquisa de Campo. In: Seminário Práticas socioculturais e Discurso: Debates Transdisciplinares, 2006, Brasília - DF. Programa e Caderno de Resumos. Brasília - DF: NELIS/CEAM/UnB, 2006. p. 6-6.
-
PACHECO, M. C. N. . Ideologia na construção da identidade nacional. In: II Congreso y V Coloquio de la Asociación Latinoamericana de Estudios del Discurso, 2003, Puebla, México. ALED 2003: II Congreso y V Coloquio de la Asociación Latinoamericana de Estudios del Discurso. Puebla, México: Universidade Autónoma Metropolitana, 2003. p. 179-180.
-
PACHECO, M. C. N. . Identidade e intertextualidade na constituição do sujeito professor. In: 12º InPLA, 2002, São Paulo - SP. As Interlocuções na Lingüística Aplicada. São Paulo - SP: LAEL/PUC-SP, 2002. p. 159-159.
-
PACHECO, M. C. N. . A constituição de identidades em práticas discursivas. In: VI Encontro Nacional de Interação em Linguagem Verbal e Não-Verbal: Discurso e Gramática, 2002, Brasília - DF. VI Encontro Nacional de Interação em Linguagem Verbal e Não-Verbal: Discurso e Gramática - PROGRAMA & RESUMOS. Brasília - DF: Universidade de Brasília. Programa de Pós-Graduação em Lingüística. Instituto de Letras., 2002. p. 89-89.
-
PACHECO, M. C. N. . Identidade e intertextualidade em narrativas de docentes e em textos de leis federais brasileiras, de 1960 a 2000. Brasília - DF: Biblioteca Digital de teses e Dissertações da UnB, 2006 (Tese de doutoramento).
Outras produções
PACHECO, M. C. N. . Professor Supervisor da disciplina Introdução à Análise do Discurso - Letras/UAB/UnB. 2009.
PACHECO, M. C. N. . O trabalho com a leitura no ensino superior. 2009. .
PACHECO, M. C. N. . Introdução à Análise do Discurso. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Criação e inserção de disciplina no sistema moodle - Curso de Letras/UAB/UnB).
PACHECO, M. C. N. . O texto científico. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
PACHECO, M. C. N. . O relatório de pesquisa. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Diretoria Regional de Ensino de Recanto das Emas. , Avenida Monjolo, Quadra 306, Área Especial, Recanto das Emas, 72621-300 - Brasilia, DF - Brasil, Telefone: (061) 39012610
Experiência profissional
2011 - Atual
Secretaria de Estado de Educação do Distrito FederalVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Básica, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
1995 - 2010
Centro Universitário de Brasília, UniCEUBVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
03/1995
Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Lingüística aplicada ao ensino de línguas, Sintaxe do português contemporâneo, Língua portuguesa
2008 - 2009
Universidade Aberta do Brasil / UnBVínculo: Bolsista recém-doutor, Enquadramento Funcional: Professor-Autor / Professor Supervisor, Carga horária: 0
1992 - 1998
União Pioneira de Integração SocialVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Marta Carvalho de Noronha Pacheco e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?