Silvana Franco

Possui graduação em Nutrição - Faculdades Integradas Espírita - PR (1998), especialização em Docência em Ensino Superior pela Universidade Estadual do Centro-Oeste(2004) e mestrado em Enfermagem em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2005). Doutorado em Medicina Interna, Universidade Federal do Paraná (2018).Faz parte do corpo docente do Departamento de Nutrição da Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO , Guarapuava, Pr. Tem experiência na área de Nutrição Clínica em ambiente hospitalar, ambulatorial em consultório e Gerenciamento na Produção de Refeições terceirizadas. Ministrou aulas nas disciplinas de Gastronomia, Sociologia do sistema Alimentar e Tópicos Especiais em Nutrição. Docente na disciplina de Dietoterapia para o 3 ano de graduação em Nutrição por 13 anos. Coordenadora e supervisora de Estágio Curricular em Nutrição Clínica para o 4 ano de graduação do referido curso por 10 anos. Atua como professora supervisora em Nutrição Clínica para o estágio Curricular dentro do ambiente hospitalar e na Clínica Escola de Nutrição com atendimento ambulatorial. Trabalha com as linhas de pesquisa em nutrição e oncologia, gastroenterologia, alimentos funcionais (probióticos e prebióticos), nutrição experimental, nutrição esportiva e recursos ergogênicos e nutrição estética, saúde pública e saúde da mulher. Docente em Ensino superior por 23 anos nas áres de Nutrição Clínica e Saúde Pública. Atualmente em atualizações de sistemas de marketing digital e Inteligência artificial com produções de conteúdo científico em mídias sociais. Pretsta consultoria e mentorias á Nutricionistas do Brasil em Nutrição Clínica e Saúde Pública, atendimentos em clínicas e consultórios. Ministra cursos de interpretação de exames laboratoriais, Patologia, Imunologia, Fisiologia, Pesquisa Científica, Humanização e Atentimento a pacientes online. Presta consultorias para profissionais de saúde em estruturação em midias sociais. Atendimento em consultório em Nutrição Clínica. Execução de Atividades Extensionistas nas áreas de Nutrição Clínica e Medicina Interna e saúde Pública

Informações coletadas do Lattes em 25/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Medicina Interna

2014 - 2018

Universidade Federal do Paraná
Título: Efeitos da suplementação com polidextrose 7,5% sobre os níveis séricos de minerais e parâmetros fermentativos em ratos gastrectomizados
Orientador: Eliane Mara Pereira Cesário Maluf
, Ano de obtenção: 2018. Coorientador: Daiana Novello. Palavras-chave: gastrectomia; cálcio; ratos; polidextrose; alimentos funcionais; prebiótico. Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Medicina.

Mestrado em Enfermagem em Saúde Pública

2003 - 2005

Universidade de São Paulo
Título: Prevalência de anemia ferropriva em crianças matriculadas em duas creches municpais de Guarapuava, PR.2005, Ano de Obtenção: 2005
Orientador: Professora Doutora Claudia Benedita dos Santos
Bolsista do(a): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do, FUNADETPR, Brasil.

Especialização em Formação de Professores para Docência no Ensino Su

2003 - 2004

Universidade Estadual do Centro-Oeste

Graduação em Nutrição

1994 - 1998

Faculdades Integradas Espírita - PR

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Desnutrição e Desenvolvimento Fisiológico.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Análise Nutricional de População.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Fisiologia.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Nutrição experimental.

Organização de eventos

FRANCO, S . II Encontro de Pesquisa em Alimentação e Nutrição da UNICENTRO ­ Evento em comemoração ao Dia do Nutricionista. 2018. (Outro).

FRANCO, S . X SENUTRI ­ Semana Acadêmica de Nutrição da UNICENTRO. 2018. (Outro).

FRANCO, S . IX SENUTRI ­ Semana Acadêmica do curso de Nutrição da UNICENTRO ­ Alimentando o saber. 2017. (Outro).

Dalton Luiz Scheissel ; FRANCO, S ; NOVELO, D. ; GATTI, R. R. ; BALLARD, C. R. ; CHICONATTO, P. ; SANTOS, E. F. ; SANCHES, F. L. F. Z. ; BENNEMANN, G. . 5 Jornada de Nutrição - UNICENTRO. 2012. (Outro).

Franco, S . III Semana Acadêmica do curso de Nutrição da UNICENTRO: 10 anos do curso de Nutrição - Em busca de novas conquistas. 2009. (Outro).

Participação em eventos

VII Semana Acadêmica de Nutrição - A prática sob novos olhares, 2015.Efeito da gastrectomia parcial e vagotomia troncular anterior nos níveis de hemoglobina, hematócrito e índices hematimétricos de ratos. 2015. (Simpósio).

VII Semana Acadêmica de Nutrição - A prática sob novos olhares, 2015, Guarapuava, PR.Uso de polidextrose e seus beneficios em modelos experimentais e humanos: revisão. 2015. (Simpósio).

VII Semana Acadêmica de Nutrição - A prática sob novos olhares, 2015, Guarapuava, PR..Benefícios da polidextrose em animais e humanos gastrectomizados. 2015. (Simpósio).

8 Fórum Nacional de Nutrição 2012. 2012. (Outra).

IV Encontro de coordenadores do curso de Nutrição do Paraná. 2012. (Encontro).

68ª Edição - CURSO NESTLÉ DE ATUALIZAÇÃO EM PEDIATRIA. 2011. (Congresso).

Curso de Análise Sensorial: Teoria e Prática - módulo 1: FUNDAMENTOS E MÉTODOS DE ANÁLISE SENSORIAL. 2011. (Outra).

Treinamento em Pesquisa Sensorial com consumidores. 2011. (Outra).

XIX Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral. Risco para doenças cardiovasculares: parâmetros no diabetes mellitus tipo 2. 2011. (Congresso).

III Congresso Internacional de Especialidades Pediátricas - CRIANÇA 2010. 2010. (Congresso).

2º Simpósio Internacional de Nutrologia Pediátrica. 2009. (Simpósio).

Palestra: USO DE FITOTERÁPICOS PELO PROFISSIONAL NUTRICIONISTA - Faculdades Campo Real.USO DE FITORARÁPICOS PELO PROFISSIONAL NUTRICIONISTA. 2009. (Outra).

III Congresso Brasileiro de Nutrição e Câncer. 2008. (Congresso).

II Semana Acadêmica de Nutrição - NUtrição, Conhecimento e Atualização. 2008. (Encontro).

International Conference of Nutritional Oncology. 2008. (Congresso).

II Congresso Brasileiro de Nutrição Integrada/GANEPÃO 2007. 2007. (Congresso).

Simpósio: Avanços na Nutrição do Osso - II Congresso Brasileiro de Nutrição Integrada. 2007. (Simpósio).

Workshop: Ajuste da Dieta na Terapia da Disfagia Orofaríngea - II Congresso Brasileiro de Nutrição Integrada. 2007. (Encontro).

Curso de Estatística. 2006. (Outra).

I Curso de Atualização em Nutrição. 2006. (Encontro).

II Congresso Brasileiro de Nutrição e Câncer - CBNC / GANEPÃO 2006. 2006. (Congresso).

III Congresso Sul-Brasileiro de Terapia Nutricional Enteral e Parenteral. 2006. (Congresso).

II Simpósio Internacional de Nutrição Clínica do Paraná. 2006. (Simpósio).

Simpósio: Novas Perspectivas de Aminoácidos em Câncer - II Congresso Brasileiro de Nutrição e Câncer / ganepão 2006. 2006. (Simpósio).

Simpósio: O Tratamento Nutricional do Paciente Oncológico, passo a passo - II Congresso Brasileiro de Nutrição e Câncer. 2006. (Simpósio).

Palestra: Cirurgia Bariátrica. 2005. (Encontro).

19º Simpósio Internacional e V Fórum Paulista de Pesquisa em Nutrição Clínica e Experimental. 2003. (Simpósio).

Curso de Capacitação Técnica: HOME CARE: Uma realidade nosdias de hoje - GANEPÃO 2003. 2003. (Oficina).

I Congresso Médico do Centro-Oeste. 2003. (Congresso).

XXVI Curso de Nutrição Parenteral e Enteral - GANEPÃO 2003. 2003. (Congresso).

I Congresso Sul-Brasileiro de Terapia Nutricional Enteral e Parenteral. 2002. (Congresso).

I Jornada de Oncologia do Centro-Oeste Paranaense. 2002. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Dianessa Côgo de Freitas

SANTOS, E. F.FRANCO, S. Alimentos transgênicos, conhecimento e consumo dos acadêmicos de uma Universidade da Rede Estadual de Ensino do Centro-Oeste do Paraná.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Talita Heloisa Passos Ribas

SANCHES, F. L. F. Z.FRANCO, S. Avaliação do estado Nutricional e aversões alimentares ocasionadas pelo tratamento quimioterápico em pacientes oncológicos atendidos em uma instituição de Guarapuava - PR.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Pricila Gonçalves Galvão

GATTI, R. R.FRANCO, S. Avaliação do hábito intestinal de acadêmicos, associado ao consumo de bebida alcoólicas em Universidade da cidade de Guarapuava - PR.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Michele Dal Santos

FRANCO, SSANCHES, F. L. F. Z.. Avaliação nutricional de pacientes com úlceras crônicas de membros inferiores em tratamento no ambulatório de feridas do campus CEDETEG da UNICENTRO, Guarapuava - PR.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Cintia Lurdes da Silva Pires

FRANCO, S. Avaliação do Estado Nutricional e Consumo Alimentar de crianças e adolescentes com Síndrome de Down da APAE de Laranjeiras do Sul, Paraná.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Caryna Eurich Mazur

FRANCO, S. Parâmetros antropométricos e níveis pressóricos como diagnóstico de risco de doenças cardiovasculares em pacientes diabéticos.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: CAMILA BOSSONI RUSSO

FRANCO, S. Alterações alimentares em pacientes submetidos ao tratamento de câncer de cabeça e pescoço.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Morgana Keiber

NOVELO, D.FRANCO, S. Sorvete enriquecido com micélio de A.brasiliensis produzido por cultivo submerso em bagaço de maçã: perfil sensorial, químico e microbiológico.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Aline Carla Chagas do Amaral

FRANCO, S. Avaliação do Consumo Alimentar e do Estado Nutricional de Gestantes atendidas no PSF Dourados no Município de Guarapuava, Paraná. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Fernanda Manzatti

FRANCO, S. Contribuição de suplementação oral hipercalórica e hiperprotéica em pacientes oncológicos de um Hospital de Caridade da cidade de Guarapuava, PR.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Juliana Paula Mamus

FRANCO, S. Estado Nutricional, estilo de vida e relatos de sintomas associados ao uso de medicamentos em homens e mulheres hipertensos.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Décia de Almeida Marinho

FRANCO, S. Aceitabilidade de suplementação oral hipercalórica e hiperprotéica em pacientes oncológicos internados em um Hospital de Caridade em Guarapuava - PR. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Deise Bresan

FRANCO, S. Tempo médio de jejum em cirurgias eletivas de pequeno porte em um hospital da cidade de Guarapuava - PR.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Elwisley Jhony Carlos Almeida Rodrigues

Dalton Luiz ScheisselFRANCO, S. Perfil lipídico e glicêmico de ratos suplementados com diferentes quantidades de gordura interesterificada.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Adrielle Corrêa

FRANCO, S. Diabetes Mellitus na infância e na adolescência: vivência dos pais em relação à alimentação de seu filho.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Janaína Veiga Silva

BARATTO, I.FRANCO, S. Avaliação do conhecimento e sua infulência em uma Universidade Aberta à Terceira Idade. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Andréia Gallo

FRANCO, S. Perfil de Saúde de Alcoolistas em abstinência no Município de Guarapuava - PR.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Rayza Dal Molin Cortese

FRANCO, S. Perfil Nutricional, Alimentar e influência da televisão entre Adolescentes matriculados em uma Escola Pública do Município de Guarapuava - Paraná. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Patricia Pertschy

FRANCO, S. Abordagem do teor de sódio em alimentos convencionais, light e diet pela rotulagem dos produtos.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Letícia Castilho

FRANCO, S. Avaliação da presença de fatores de risco para o desenvolvimento de Diabetes Mellitus tipo 2.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Larissa de Fátima D'Amico

FRANCO, S. Avaliação Nutricional de Pacientes Renais Crônicos submetidos à Hemodiálise na cidade de Guarapuava - Paraná.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Andrisa Lusa Lodi

FRANCO, S. Uso de anticoncepcional oral e suas possíveis implicações nutricionais em adolescentes.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Juliana Paula Mamus

FRANCO, S. Estado Nutricional, estilo de vida e relatos de sintomas associados ao uso de medicamentos em homens e mulheres hipertensos.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Décia de Almeida Marinho

FRANCO, S. Aceitabilidade de suplementação oral hipercalórica e hiperprotéica em pacientes oncológicos internados em um Hospital de Caridade em Guarapuava - PR. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Décia de Almeida Marinho

FRANCO, S. Aceitabilidade de suplementação oral hipercalórica e hiperprotéica em pacientes oncológicos internados em um Hospital de Caridade em Guarapuava - PR. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Fernanda Manzatti

FRANCO, S. Contribuição de suplementação oral hipercalórica e hiperprotéica em pacientes oncológicos de um Hospital de Caridade da cidade de Guarapuava, PR.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Deise Bresan

FRANCO, S. Tempo médio de jejum em cirurgias eletivas de pequeno porte em um hospital da cidade de Guarapuava - PR.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Franco, SChuproski, PDalton Luiz Scheissel. Membro da Banca de Avaliação Docente para Elevação de Nível. 2009. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Franco, SChuproski, PDalton Luiz Scheissel. Membro da Banca de Avaliação Docente com vistas à Ascensão de Nível. 2009.

Franco, SRosangela da SilvaRaquel Gatti. Presidente da Banca Examinadora do Teste Seletivo para Professores Colaboradores. 2008. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Franco, SDalton Luiz ScheisselAdriana Masiero Kühl. Membro da Banca de Seleção de Monitoria para a disciplina de Alimentação Materno Infantil. 2008. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Franco, SDalton Luiz ScheisselRaquel Gatti. Membro da Banca de Avaliação de Desempenho Docente com vistas à Ascensão de Nível. 2008. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Franco, SRaquel GattiPriscilla Tsupal Tenório Gomes. Membro da Banca de Avaliação de Desempenho Docente. 2007. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Franco, SPriscilla Negrão de MouraDalton Luiz ScheisselRaquel Gatti. Membro suplente da Banca Examinadora do Teste Seletivo para Professores Colaboradores. 2007. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Franco, SPriscilla Tsupal Tenório GomesRaquel Gatti. Membro da Banca de Avaliação de Desempenho Docente. 2007. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Franco, SDalton Luiz ScheisselPriscilla Negrão de Moura. Membro da Banca Examinadora do Teste Seletivo para professores colaboradores. 2007. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Franco, SRaquel GattiRegiane Trincaus. Membro da Banca de Avaliação de Desempenho Docente para a Aquisição de Estabilidade no Cargo de Provimento Efetivo em Virtude de Cuncurso Público para a carreira de Magistário Público e do Ensino Superior da UNICENTRO. 2006. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Franco, SRaquel GattiDaniela Vigano Zanoti. Membro da Banca de Avaliação de Desempenho Docente para a Aquisição de Estabilidade no Crago de Provimento Efetivo em Virtude de Concurso Público para a Carreira do Magistério Público do Ensino Superior. 2006. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Franco, SNOVELO, D.; LIMA, J. M.. Membro Titular da Banca Examinadora do Teste Seletivo para Professores Colaboradores. 2005. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Franco, SNOVELO, D.; LIMA, J. M.. Membro Titular da Banca Examinadora do Teste Seletivo para professores Colaboradores. 2005. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Orientou

Michele Dal Santos

Avaliação nutricional de pacientes com úlceras crônicas de membros inferiores em tratamento no ambulatório de feridas do campus CEDETEG da UNICENTRO, Guarapuava - PR; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Silvana Franco;

CAMILA BOSSONI RUSSO

Alterações alimentares em pacientes submetidos ao tratamento de câncer de cabeça e pescoço; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Silvana Franco;

Márcia Vanessa Maichaki

O uso de adoçantes e suas recomendações para gestantes, uma Revisão Integrativa de Literatura; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Silvana Franco;

Caryna Eurich Mazur

Parâmetros antropométricos e níveis pressóricos como diagnóstico de risco de doenças cardiovasculares em pacientes diabéticos; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Silvana Franco;

Juliana Paula Mamus

Estado Nutricional, estilo de vida e relatos de sintomas associados ao uso de medicamentos em homens e mulheres hipertensos; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Silvana Franco;

Fernanda Manzatti

Contribuição de suplementação oral hipercalórica e hiperprotéica em pacientes oncológicos de um Hospital de Caridade da cidade de Guarapuava, PR; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Silvana Franco;

Décia de Almeida Marinho

Aceitabilidade de suplementação oral hipercalórica e hiperprotéica em pacientes oncológicos internados em um Hospital de Caridade em Guarapuava - PR; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Silvana Franco;

Deise Bresan

Tempo médio de jejum em cirurgias eletivas de pequeno porte em um hospital da cidade de Guarapuava - PR; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Silvana Franco;

Larissa de Fátima D'Amico

Avaliação de Pacientes Renais Crônicos submetidos à Hemodiálise na cidade de Guarapuava - Paraná; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Silvana Franco;

Patricia Pertschy

Abordagem do teor de sódio em alimentos convencionais, light e diet pela rotulagem dos produtos; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Silvana Franco;

Adrielle Corrêa

Diabetes Mellitus na infância e na adolescência: vivência dos pais em relação à alimentação de seu filho; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Silvana Franco;

Andréia Gallo

Perfil de Saúde de Alcoolistas em abstinência no Município de Guarapuava - PR; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Silvana Franco;

Juliana Mamus

Interação DrogaxNutriente em adultos hipertensos; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Silvana Franco;

Décia de Almeida Marinho Fernandes

Aceitabilidade e a resposta à suplementação oral em pacientes oncológicos internados no Hospital São Vicente de Paulo em Guarapuava - PR; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Silvana Franco;

Deise Bresan

Estado Nutricional de pacientes adultos internados na Clínica Médica pelo SUS com cirurgia programada, analisando os fatores que podem influenciar no retardo da cicatrização e/ou recuperação cirúrgica; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Silvana Franco;

Rayza Dal Molin Cortese

Monitoria Voluntária; 2011; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Silvana Franco;

Silvia Leticia Marcarini

Consumo de alimentos fontes de ferro e vitamina C e sua relação com o risco de desenvolvimento de anemia ferropirva em crianças da 1ª série de Pato Branco, Paraná; ; 2008; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Silvana Franco;

Silvia Leticia Marcarini

Fatores de risco para osteoporose e sua correlação com a hipertensão arterial em um grupo de hipertensos assistidos em uma unidade de saúde de Guarapuava, PR; 2008; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Silvana Franco;

Silvia Leticia Marcarini

Análise do consumo de alimentos fontes de ferro e utilização de sulfato ferroso em gestantes atendidas por um Centro Integrado de Assistência `a Saúde de Guarapuava, Paraná; 2008; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Silvana Franco;

Nivia Scneider Krause

Fatores de risco e preferência na consistência de alimentos de idosos internados em um hospital de Guarapuava - Pr; 2006; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Silvana Franco;

Carla Denise T

de Miranda; Avaliação Nutricional do Estado Nutricional pela Mini Avaliação Nutricional (MAN) de idosos internados em um hospital; 2006; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Silvana Franco;

Adriana Honaiser

Avaliação Nutricional através de dois métodos antropométricos em pacientes idosos de um hospital, Guarapuava, Pr; 2006; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Silvana Franco;

Produções bibliográficas

  • FRANCO, S ; MALUF, E. C. ; NOVELO, D. ; GOMES, R. A. P. . Effects of 7.5% polydextrose in blood levels and determinations of bone minerals in wistar gastrectomymized rats. INTERNATIONAL JOURNAL OF DEVELOPMENT RESEARCH , v. 08, p. 20487-20491, 2018.

  • PIRES, C. L. S. ; BRECAILO, M. K. ; VIEIRA, D. G. ; Franco, S . AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL E CONSUMO ALIMENTAR DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM SÍNDROME DE DOWN DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS (APAE) DE LARANJEIRAS DO SUL, PARANÁ. ALIMENTOS E NUTRIÇÃO (UNESP. MARILIA) , v. 31, p. 197-202, 2016.

  • MAZUR, C. E. ; BARATTO, I. ; BRECAILO, M. K. ; FRANCO, S . Antropometria e Pressão Arterial Predizem Risco de doenças Cardiovasculares em Diabéticos. Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento , v. 7, p. 12-22, 2013.

  • SALDAN, P. C. ; BRECAILO, M. K. ; SANTOS, E. F. ; SANCHES, F. L. F. Z. ; FRANCO, S . Perfil antropométrico, alimentação e situação socioeconômica de crianças atendidas em Centro de Recuperação Nutricional em Guarapuava, Paraná. Revista Baiana de Saúde Publica. Revista Baiana de Saúde Pública , v. . 37, p. 205-221, 2013.

  • CORREA, A. ; FRANCO, S ; DEMARIO, R. L. ; SANTOS, E. F. . DIABETES MELLITUS TIPO 1: VIVÊNCIA DOS PAIS EM RELAÇÃO À ALIMENTAÇÃO DE SEU FILHO. Alimentos e Nutrição (UNESP. Marilia) , v. 23, p. 631-637, 2012.

  • SILVA, J. V. ; Woichik, C ; Alvares, RR ; FRANCO, S ; SALDAN, P. C. . Acompanhamento de crianças internadas em um centro de recuperação nutricional de Guarapuava-Paraná: relatos de experiências. In: IV Semana Acadêmica de Nutrição da UNICENTRO, 2010, 2010, Guarapuava. Anais da IV Semana Acadêmica de Nutrição da UNICENTRO, 2010, 2010.

  • Alvares, RR ; SILVA, J. V. ; Woichik, C ; FRANCO, S ; SALDAN, P. C. . Perfil nutricional de crianças atendidas em um centro de recuperação nutricional de Guarapuava-Paraná. In: IV Semana Acadêmica de Nutrição da UNICENTRO, 2010, Guarapuava, 2010, Guarapuava. IV Semana Acadêmica de Nutrição da UNICENTRO, 2010.

  • Alvares, RR ; SILVA, J. V. ; Woichik, C ; FRANCO, S ; SALDAN, P. C. . Projeto de extensão em Nutrição com mães e crianças desenvolvido em centro de recuperação nutricional da cidade de Guarapuava-Paraná.. In: 3º Salão de Extensão e Cultura da UNICENTRO, 2010, Guarapuava, 2010. 3º Salão de Extensão e Cultura da UNICENTRO, 2010, Guarapuava, 2010.

  • RIBEIRO, C. F. A. ; SANTOS, E. F. ; CARMO, M. M. R. ; NOVELO, D. ; FRANCO, S ; CASTRO, A. P. . Effect of Polydextrose Supplementation on Gut Microbiota After Gastrectomy in Rats.. In: 45ª Annual Meeting of the Brazilian Biochemistry and Molecular Biology Society (SBBq), 2016, Natal, RN. Anais da 45ª Annual Meeting of the Brazilian Biochemistry and Molecular Biology Society (SBBq), 2016, São Paulo. . Anais da 45ª Annual Meeting of the Brazilian Biochemistry and Molecular Biology Society (SBBq, 2016. v. 45. p. 1-1.

  • CARMO, M. M. R. ; WALKER, J. C. ; FILU, W. F. O. ; CASTRO, A. P. ; RIBEIRO, C. F. A. ; CARVALHO, C. M. E. ; FRANCO, S ; NOVELO, D. . Efeito da gastrectomia parcial e vagotomia troncular anterior nos níveis de hemoglobina, hematócrito e índices hematimétricos de ratos. In: VII Semana Acadêmica de Nutrição - A prática sob novos olhares, 2015, Guarapuava, PR, 2015, Guarapuava. Anais da VII Semana Acadêmica de Nutrição - A prática sob novos olhares. Guarapuava, PR, 2015. v. 7. p. 1.

  • FRANCO, S ; CARMO, M. M. R. ; WALKER, J. C. ; SANTOS, E. F. ; FILU, W. F. O. ; CASTRO, A. P. ; RIBEIRO, C. F. A. ; CARVALHO, C. M. E. ; NOVELO, D. . Uso de polidextrose e seus beneficios em modelos experimentais e humanos: revisão. In: VII Semana Acadêmica de Nutrição - A prática sob novos olhares, 2015, Guarapuava, PR, 2015, Guarapuava. Anais da VII Semana Acadêmica de Nutrição, 2015. v. 7. p. 1-1.

  • FRANCO, S ; SANTOS, E. F. ; NOVELO, D. . Benefícios da polidextrose em animais e humanos gastrectomizados. In: VII Semana Acadêmica de Nutrição - A prática sob novos olhares, 2015, Guarapuava, PR, 2015, Guarapuava. VII Semana Acadêmica de Nutrição - A prática sob novos olhares. Guarapuava, PR: UNICENTRO, 2015, 2015. v. 7. p. 1-1.

  • TSUPAL, P. A. ; SALDAN, P. C. ; FRANCO, S ; GATTI, R. R. ; KOELBERG, A. P. . Frequência Alimentar de crianças em idade escolar de escolas públicas e privadas do município de Guarapuava - PR. In: World Nutrition Rio 2012, 2012, Rio de Janeiro. CD DE ANAIS, 2012.

  • SALDAN, P. C. ; FRANCO, S ; BRECAILO, M. K. ; SANTOS, E. F. ; MELLO, D. F. . Atendimento Nutricional às crianças frequentadoras do Centro de Nutrição Renascer , Guarapuava - PR. In: World Nutrition Rio 2012, 2012, Rio de Janeiro. CD DE ANAIS, 2012.

  • Chuproski, P ; FRANCO, S ; Alvares, RR ; Silva Veiga, J ; Woichik, C . Perfil de Crianças e mães atendidas em um Centro de Recuperação Nutricional da Cidade de Guarapuava - PR. In: Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2011, São Paulo. CD DE ANAIS, 2011.

  • Franco, S ; Alvares, RR ; Silva Veiga, J ; Woichik, C ; Chuproski, P . Análise do Peso ao nascer e escolaridade materna em um Centro de Recuperação Nutricional, Guarapuava - PR. In: III Congresso Internacional de Especialidades Pediátricas - CRIANÇA 2010, 2010, Curitiba. III Congresso Internacional de Especialidades Pediátricas - CRIANÇA 2010, 2010.

  • Franco, S ; Silva Veiga, J ; Alvares, RR ; Woichik, C ; Chuproski, P . Evolução Nutricional de Crianças atendidas em um Centro de Recuperação Nutricional em relação ao atendimento inicial. In: III Congresso Internacional de Especialidades Pediátricas - CRIANÇA 2010, 2010, Curitiba. III Congresso Internacional de Especialidades Pediátricas - CRIANÇA 2010, 2010.

  • Franco, S ; Woichik, C ; Alvares, RR ; Silva Veiga, J ; Chuproski, P . Participação de crianças atendidas em um Centro de Recuperação Nutricional e de seus familiares, em Porgramas do Governo e Equipamentos Sociais. In: III Congresso Internacional de Especialidades Pediátricas - CRIANÇA 2010, 2010, Curitiba. III Congresso Internacional de Especialidades Pediátricas - CRIANÇA 2010, 2010.

  • Franco, S ; Chuproski, P . Atendimento Nutricional em crianças com desnutrição em um Centro de Recuperação em Guarapuava, Paraná. In: 2º Simpósio Internacional de Nutrologia Pediátrica, 2009, São Paulo. 2º Simpósio Internacional de Nutrologia Pediátrica - Anais. São Paulo: Tec Art Editora ltda, 2009. p. 110-110.

  • Franco, S ; Marcarini, SL ; Mariano, CG ; Milbradt, M . Análise do consumo de alimentos fontes de ferro e utilização de sulfato ferroso em gestantes atendidas em um Centro Integrado de Assistência à Saúde de Guarapuava, Paraná. In: 2º Simpósio Internacional de Nutrologia Pediátrica, 2009, São Paulo. 2º Simpósio Internacional de Nutrologia Pediátrica - Anais. São Paulo: Tec Art Editora ltda, 2009. p. 77-77.

  • Chuproski, P ; Franco, S ; Woichik, C ; Silva Veiga, J ; Alvares, RR . Atendimento Multiprofissional de crianças desnutridas em um Centro de Recuperação Nutrional da cidade de Guarapuava - PR. In: III Congresso Brasileiro de Alimentação Infantil, 2009, São Paulo. III Congresso Brasileiro de Alimentação Infantil - Anais, 2009.

  • Franco, S ; Nicaela da Silva Camocardi ; Priscilla Franceschini ; Talita Sbrussi . Condições Sócioeconômicas e de saúde de crianças assistidas em um Centro Municipal de Educação Infantil de Guarapuava - PR. In: III Congresso Brasileiro de Nutrição e Câncer e International Conference of Nutritional Oncology e Ganepão 2008, 2008, São Paulo. RBM. Revista Brasileira de Medicina (Rio de Janeiro). Saõ Paulo: Moreira Jr editora ltda, 2008. v. 65.

  • Franco, S ; Antunes, LBB ; Fiorentin, EG ; Ramilo, V ; Perussolo, A . Perfil Nutricional de crianças de 04 meses a 13 anos de idade do Ensino Público de Guarapuava, PR.Confirmando a transição nutricional. In: III Congresso Brasileiro e Nutrição e Câncer e International Conference of Nutritional Oncology e Ganepão 2008, 2008, São Paulo. RBM. Revista Brasileira de Medicina (Rio de Janeiro). São Paulo: Moreira Jr editora ltda, 2008. v. 65.

  • Franco, S ; GERBER, V. ; CB SANTOS . Anemia Ferropirva em crianças assistidas em dois Centros Municipais de Educação Infantil. In: II Congresso Brasileiro de Nutrição Integrada/GANEPÃO 2007, 2007, São Paulo. RBM. Revista Brasileira de Medicina (Rio de Janeiro). São Paulo: Moreira Jr.editora ltda, 2007. v. 64. p. 106-106.

  • CORREA, A. ; FRANCO, S ; DEMARIO, R. L. ; SANTOS, E. F. . DIABETES MELLITUS TIPO 1: VIVÊNCIA DOS PAIS EM RELAÇÃO À ALIMENTAÇÃO DE SEU FILHO. Alimentos e Nutrição (UNESP. Marilia) , 2012.

  • FRANCO, S ; SANTOS, E. F. ; GOMES, R. A. P. . MODELO EXPERIMENTAL CIRÚRGICO: SEUS EFEITOS NA AVALIAÇÃO DE CÁLCIO E FÓSFORO EM RATOS WISTAR. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • TSUPAL, P. A. ; SALDAN, P. C. ; FRANCO, S ; GATTI, R. R. ; KOLBERG, A. . Frequência Alimentar de crianças em idade escolar de escolas públicas e privadas do município de Guarapuava - PR. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SALDAN, P. C. ; FRANCO, S ; BRECAILO, M. K. ; SANTOS, E. F. ; MELLO, D. F. . Atendimento Nutricional às crianças frequentadoras do Centro de Nutrição Renascer , Guarapuava - PR. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, J. K. ; STADLER, F. ; BORGES, M. ; MEOTTI, N. ; MAGRO, M. ; LORENZINI, S. M. ; BRECAILO, M. K. ; FRANCO, S ; SALDAN, P. C. ; SANCHES, F. L. F. Z. ; SANTOS, E. F. . Prevalência de Anemia e Hipovitaminose A entre a população Frequentadora do Centro de Nutrição Renascer de Guarapuava - PR. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, J. K. ; STADLER, F. ; BORGES, M. ; MEOTTI, N. ; MAGRO, M. ; LORENZINI, S. M. ; BRECAILO, M. K. ; FRANCO, S ; SALDAN, P. C. ; SANCHES, F. L. F. Z. ; SANTOS, E. F. . Prevalência de Anemia e Hipovitaminose A entre a população Frequentadora do Centro de Nutrição Renascer de Guarapuava - PR. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, J. K. ; STADLER, F. ; BORGES, M. ; MEOTTI, N. ; MAGRO, M. ; LORENZINI, S. M. ; BRECAILO, M. K. ; FRANCO, S ; SALDAN, P. C. ; SANCHES, F. L. F. Z. ; SANTOS, E. F. . Prevalência de Anemia e Hipovitaminose A entre a população Frequentadora do Centro de Nutrição Renascer de Guarapuava - PR. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MAZUR, C. E. ; FRANCO, S . Risco para doenças cardiovasculares: parâmetros no diabetes mellitus tipo 2. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Chuproski, P ; FRANCO, S ; Alvares, RR ; Silva Veiga, J ; Woichik, C . Perfil de Crianças e mães atendidas em um Centro de Recuperação Nutricional da Cidade de Guarapuava - PR. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Chuproski, P ; FRANCO, S ; Alvares, RR ; Silva Veiga, J ; Woichik, C . Perfil de Crianças e mães atendidas em um Centro de Recuperação Nutricional da Cidade de Guarapuava - PR. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Alvares, RR ; Silva Veiga, J ; Woichik, C ; Franco, S ; Chuproski, P . Perfil Nutricional de crianças atendidas em um Centro de Recuperação Nutricional de Guarapuava - Paraná. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Maier, CM ; Nunes, AC ; Silvério, D ; Franco, S . Comparação entre necessidades energéticas de pacientes hospitalizados e sua ingestão alimentar, analizando a contribuição da fortificação de alimentos para o aumento do aporte calórico da dieta hospitalar. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Alvares, RR ; Silva Veiga, J ; Woichik, C ; Franco, S ; Chuproski, P . Perfil das mães de crianças atendidas em um Centro de Recuperação Nutricional de Guarapuava. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Franco, S ; Chuproski, P . Atendimento Nutricional em Crianças com Desnutrição em um Centro de Recuperação em Guarapuava, Paraná. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Franco, S ; Marcarini, SL ; Mariano, CG ; Milbradt, M . Análise do Consumo de Alimentos fontes de ferro e utilização de sulafto ferroso em gestantes atendidas em um Centro Integrado de Assistência à Saúde de Guarapuava, Paraná. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Mamus, JP ; Franco, S . Estado Nutricional e hábitos alimentares de adultos hipertensos atendidos pela Estratégia Saúde da Família. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Franco, S ; Nicaela da Silva Camocardi ; Talita Sbrussi ; Priscilla Franceschini . Condições Sócioeconômicas e de Saúde de crianças assistidas em um Centro Municipal de Educação Infantil de Guarapuava - PR.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Franco, S ; Antunes, LBB ; Fiorentin, EG ; Ramilo, V ; Perussolo, A . Perfil Nutricional de crianças de 04 meses a 13 anos de idade do Ensino Público de Guarapuava, PR. Confirmando a transição nutricional. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Franco, S ; Marcarini, SL . Consumo de alimentos fontes de ferro e vitamina C e sua relação com o risco de desenvolvimento de anemia ferropirva em crianças de 1ª série de Pato Branco, Paraná. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Franco, S ; Marcarini, SL ; Mariano, CG ; Milbradt, M . Fatores de risco para osteoporose e sua correlação com a hipertensão arterial em um grupo de hipertensos assistidos em uma Unidade de Saúde de Guarapuava - PR. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Franco, S ; Marcarini, SL ; Mariano, CG ; Milbradt, M . Análise do consumo de alimentos fontes de ferro e utilização de sulfato ferroso em gestantes atendidas por um Centro Integrado de Assistência à Saúde de Guarapuava, Paraná. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Franco, S ; GERBER, V. ; CB SANTOS . Anemia Ferropirva em Crianças Assistidas em Dois Centros Municipais de Educação Infantil. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Adriana Masiero Kühl ; Camila Maria de Francisco Pinto ; Dalton Luiz Scheissel ; Larissa Buhrer Danguy ; Nívian Cristina Roman Ross ; Rosangela da Silva ; Franco, S . Dieta ofertada e estado nutricional de pacientes atendidos em enfermaria de hospital de caridade de Guarapuava,Pr. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Dalton Luiz Scheissel ; Adriana Masiero Kühl ; Nicaela da Silva Camocardi ; Priscilla Franceschini ; Rosangela da Silva ; Franco, S ; Talita Sbrussi . Estado Nutricional de recém-nascidos e a concordância com a idade e estado nutricional materno no final da gestação avaliados em um hospital da cidade de Guarapuava, Pr. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Dalton Luiz Scheissel ; Adriana Masiero Kühl ; Nicaela da Silva Camocardi ; Priscilla Franceschini ; Rosangela da Silva ; Franco, S ; Talita Sbrussi . Idade Materna e Índice de Roher como indicadores de crescimento. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Franco, S ; CB SANTOS . Prevalência de Anemia Ferropriva em crianças matriculadas em duas creches municipais de Guarapuava-Pr.2005. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Talita Sbrussi ; Priscilla Franceschini ; Franco, S . Mini avaliação nutricional (MAN) como método de diagnóstico nutricional de idosos internados em um hospital, Guarapuava-Pr. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

FRANCO, S . Atuação e Perspectivas Profissionais. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

FRANCO, S . I Congresso Interdisciplinar em Saúde da UNICENTRO - I CONISA. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Franco, S . Uso de Fitoterápicos pelo Profissional Nutricionista. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Franco, S . Aspectos relevantes da Obesidade - Mesa redonda. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Franco, S . Nutrição Clínica: Fórmulas Enterais. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Franco, S . Princípios de Nutrição Enteral. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Franco, S . Conduta Dietoterápica na Gastroplastia. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Projetos de pesquisa

  • 2022 - 2024

    Estado Nutricional de crianças de 0 a 5 anos acompanhadas pelo Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) na 5 Regional de Saúde do Estado do Paraná, Brasil, nos anos de 2020 e 2021., Descrição: Caracterizar o estado nutricional de crianças de 0 a 5 anos acompanhadas pelo SISVAN, pela 5 Regional de Saúde, em crianças de 0 a 5 anos, acompanhadas nos anos de 2020 e 2021. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Silvana Franco - Coordenador.

  • 2014 - Atual

    Efeito da suplementação de polidextrose no metabolismo de cálcio em ratos gastrectomizados, Descrição: Projeto de pesquisa faz parte do doutorado da pesquisadora, onde foi realizado gastrectomia em ratos machos Wistar para avaliar o efeito da suplementação da concentração de 7,5% de polidextrose em dois grupos de animais, operados e falso operados, no metabolismo de cálcio no soro e osso.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Silvana Franco - Integrante / Daiana Novelo - Coordenador / Elisavânia Freitas dos Santos - Integrante.

  • 2010 - 2011

    Perfil Alimentar previamente ao desenvolvimento de câncer de cabeça e pescoço e alterações alimentares em pacientes submetidos ao tratamento da doença d, Descrição: O projeto de pesquisa pertence à orientação de TCC. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Silvana Franco - Coordenador.

  • 2008 - 2010

    Diabetes Mellitus na Infância e Adolescência: Vivência e Conhecimento dos Pais ou Responsáveis em Relação à Alimentação de seu filho, Descrição: O projeto de Pesquisa pertence à orientação de TCC. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Silvana Franco - Coordenador.

  • 2008 - 2009

    Estado Nutricional, estilo de vida e relatos de sintomas associados ao uso de medicamentos em homens e mulheres hipertensos, Descrição: Projeto de Pesquisa referente à orientaçãod e TCC, pesquisa realizada no ano de 2009.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Silvana Franco - Coordenador., Número de produções C, T & A: 1

  • 2008 - 2009

    Aceitabilidade e Resposta à Suplementação oral em pacientes oncológicos no Hospital São Vicente de Paulo em Guarapuava, PR, Descrição: O projeto de Pesquisa pertence à orientação de TCC. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Silvana Franco - Coordenador.

  • 2008 - 2009

    Estado NUtricional de pacientes adultos internados na clínica médica pelo Sistema único de Saúde ( SUS) com cirurgia programada, analisando os fatores q podem influenciar no retardo da cicatrização e/ou recuperação pós-cirúrgica, Descrição: O projeto de Pesquisa pertence à orientação de TCC. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Silvana Franco - Coordenador.

  • 2008 - 2009

    Fármacos mais utilizados no manuseio farmacológico da anorexia em pacientes oncológicos em internamento hospitalar, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Silvana Franco - Coordenador.

  • 2006 - 2007

    Estado nutricional e fatores de risco associados ao déficit de crescimento de crianças matriculadas em duas creches municpais de Guarapuava - PR., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Silvana Franco - Coordenador.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Estadual do Centro-Oeste, Departamento de Nutrição, Ciências da Saúde. , Rua Simeão Camargo Varela de Sá nº3, Vila Carli, 85010990 - Guarapuava, PR - Brasil, Telefone: (42) 36298100, Ramal: 8182, URL da Homepage:

Experiência profissional

2018 - Atual

Universidade Estadual do Centro-Oeste

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Efetivo Adjunto A, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2008 - Atual

Universidade Estadual do Centro-Oeste

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente C, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2002 - Atual

Universidade Estadual do Centro Oeste

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Efetivo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2013 - 2013

Universidade Estadual do Centro Oeste

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Efetivo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Coordenadora do Curso de Nutrição da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO - PORTARIA 211 GR/UNICENTRO DE 15 DE FEVEREIRO DE 2013.

2011 - 2013

Universidade Estadual do Centro Oeste

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Efetivo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Coordenadora do Curso de Nutrição da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO- PR - PORTARIA 227- GR/UNICENTRO, 14 DE FEVEREIRO DE 2011

Atividades

  • 06/2009

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão Eleitoral - UNICENTRO.Cargo ou função, Membro da Comisssão Eleitoral para representantes do Conselho Universitário - UNICENTRO.

  • 01/2009

    Ensino, Nutrição, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estágio Supervisionado em Nutrição Clínica, Dietoterapia

  • 05/2008

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Administrativo do Campus - UNICENTRO.Cargo ou função, Membro Titular no Conselho Administrativo do Campus - CADCAM.

  • 03/2005

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão Interna de Pesquisa - UNICENTRO.Cargo ou função, Membro.

  • 01/2008 - 12/2008

    Ensino, Nutrição, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estágio Supervisionado em Nutrição Social, Estágio Supervisionado em Nutrição Clínica, Dietoterapia

  • 01/2007 - 12/2007

    Ensino, Nutrição, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estágio Supervisionado em Nutrição Social, Estágio Supervisionado em Nutrição Clínica, Dietoterapia

  • 01/2006 - 12/2006

    Ensino, Nutrição, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estágio Supervisionado em Nutrição Clínica, Dietoterapia, Tópicos Especiais em Nutrição

  • 01/2005 - 12/2005

    Ensino, Nutrição, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Sociologia do Sistema Alimentar, Estágio em Nutrição Clínica, Dietoterapia

  • 01/2004 - 12/2004

    Ensino, Nutrição, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Avaliação Nutricional, Estágio Supervisionado em Nutrição Clínica, Dietoterapia

  • 01/2003 - 12/2003

    Ensino, Nutrição, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estágio Curricular em Nutrição Clínica, Gastronomia, Dietoterapia

  • 01/2002 - 12/2002

    Ensino, Nutrição, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Avaliação Nutricional, Estágio Supervisionado em Nutrição Clínica, Dietoterapia