Lúbia de Medeiros Maia Sousa

Possui graduação em LETRAS pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1997), mestrado em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003) e doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007). Atualmente é professor convidado do Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy e professora de língua portuguesa - CEEP JOÂO FAUSTINO. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, educação, anos iniciais, avaliação e alfabetização.

Informações coletadas do Lattes em 25/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Estudos da Linguagem

2003 - 2007

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: Citação e modernidade em Álvares de Azevedo: do sublime ao dessublime
, Ano de obtenção: 2010. Ilza Matias de Sousa. Palavras-chave: poética; poesia brasileira; sublime; belo; epígrafe.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária. Setores de atividade: Educação.

Mestrado em Estudos da Linguagem

2001 - 2003

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: SPLEEN, CHARUTOS E ALEGORIA MODERNA: UMA LEITURA DA POÉTICA DE ÁLVARES DE AZEVEDO
, Ano de Obtenção: 2003.Ilza Matias de Sousa.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: alegoria; melancolia; poesia brasileira.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada. Setores de atividade: Educação.

Especialização em Especialização em Literatura e Ensino

2014 - 2016

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
Título: A relação do quarto com a escrita poética de Álvares de Azevedo: uma experiência do belo e do sublime em Lira dos Vinte Anos
Orientador: SOLIANA DE ARAUJO SILVA

Graduação em LETRAS

1995 - 1997

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Formação complementar

2018 - 2018

FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EaD. (Carga horária: 120h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN, Brasil.

2014 - 2014

Extensão universitária em Sequência didática: aprendendo por meio de resenha. (Carga horária: 80h). , Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, CENPEC, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito.

Organização de eventos

SANTOS, Kilma Costa Moura dos ; SOUSA, L.M.M. ; CAETANO, Francimária ; MELCHUNA, Leidivânia Mendes de Araújo ; SANTOS, Lílian Araújo . Curso de Capacitação de Leitura e Produção de Texto para professores da Educação Infantil ao Ensino Médio. 2011. (Outro).

Participação em eventos

Curso de Floração da Prosa no Sertão.Floração da Prosa no Sertão. 2015. (Outra).

Curso de Floração da Prosa no Sertão.Floração da Prosa no Sertão. 2015. (Outra).

I CONGRESSO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO RITO GRANDE DO NORTE - I CONEJA. 2015. (Congresso).

Encontro de Formação Bola na Rede pela Leitura e Escrita. 2014. (Encontro).

ENCONTRO DE FORMAÇÃO DA OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA 2014. 2014. (Encontro).

A LEITURA E A ESCOLA: ENCONTROS E DESENCONTROS. 2013. (Encontro).

CONFERENCIA "O TRABALHO COM OS GÊNEROS DISCURSIVOS / TEXTUAIS EM LIVROS DIDÁTICOS E OUTROS SUPORTES. 2012. (Outra).

Curso Gêneros textuais/discursivos em perspectivas: articulação teoria e prática. 2012. (Outra).

MINICURSO ANÁLISE DE DADOS LINGUÍSTICOS, LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL. 2012. (Outra).

Curso de Capacitação em Leitura e Produção de Texto para professores da Educação Infantil ao Ensino Médio.Oficina: Gêneros textuais e modos de organização do discurso (sequência textual). 2011. (Oficina).

Exposição Técnico-Científico e Cultural - EXPOTEC 2011.Minicurso LIBRAS. 2011. (Outra).

I SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS.Acentuação gráfica: o que mudou com a Reforma Ortográfica. 2010. (Seminário).

OPERAÇÃO CISNE BRANCO.Amazônia: dois extremos ambíguos. 2010. (Outra).

SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO DO VESTIBULAR 2010 - ORIENTAÇÕES PARA O VESTIBULAR 2011.SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO DO VESTIBULAR 2010 - ORIENTAÇÕES PARA O VESTIBULAR 2011. 2010. (Seminário).

A importância do conhecimento de mundo do leitor para o processo de recepção do texto não verbal.Descobrindo as novas regras ortográficas. 2009. (Seminário).

Encontro de Gestores do Ensino Médio.ENCONTRO DE GESTORES DO ENSINO MÉDIO. 2009. (Encontro).

Seminário de Oficinas Pedagógicas do Itaece Complexo Educacional.A importância do conhecimento de mundo do leitor para o processo de recepção do texto não verbal. 2009. (Seminário).

Seminário de Oficinas Pedagógicas do Itaece Complexo Educacional.Tipos e gêneros textuais na sala de aula. 2009. (Seminário).

Seminário de Oficinas Pedagógicas do Itaece Complexo Educacional.O papel do professor na elaboração de estratégias para o aluno ler e compreender textos, extrapolando a superficialidade. 2009. (Seminário).

V Seminário de Educação: Responsabilidade Social e o Pedagogo em formação.A realidade do ensino da leitura. 2008. (Seminário).

V Seminário de Educação: Responsabilidade Social e o Pedagogo em formação.O papel do brinquedo e do jogo no desenvolvimento da criança e do adolescente. 2008. (Seminário).

V Seminário de Educação: Responsabilidade Social e o Pedagogo em formação.O ensino da leitura nas séries iniciais. 2008. (Seminário).

CURSO "ATUALIZAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO. 2007. (Outra).

IV Seminário sobre ensino de língua materna e estrangeira e literatura.Devaneios e sonhos como aprendizagens do poético em Álvares de Azevedo. 2005. (Seminário).

X° Colloque International de l'Afirse. Máscaras poéticas e heterogeneidade cultural na Lira dos Vinte Anos, de Álvares de Azevedo. 2001. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Josiane da Silva Melo

ROCHA, A. V. L. S.; BRITO, C. L.;SOUSA, L.M.M.. O SEMINÁRIO NA ESCOLA: ENSINO E ANÁLISE DE GÊNERO. 2019. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS -PROFLETRAS NATAL) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: ELAINE DA SILVA PLÂCIDO

SILVA, R. R.;SOUSA, L.M.M.; CARDOSO, S. M.. A MÃE DA MÃE DA SUA MÃE E SUAS FILHAS. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL)) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Ana Denise de Arruda Lopes Soares

SOUSA, L. M. M.; CAMPOS, M. F.; ASSUNÇÃO, Z. S.;SOUSA, L.M.M.. FÁBULA: UM RECURSO DIDÁTICO PRAZEROSO PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR. 2016. Dissertação (Mestrado em MESTRADO PROFISSIONAL EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO E MULTIDISCIPLINARIDADE) - Faculdade do Norte do Paraná.

Aluno: Ana Augusta Pinheiro Pessoa

SILVA, R. R.;SOUSA, L.M.M.; RODRIGUES, M. F.. Do sagrado horizonte das aparências à (des)ordem da sedução em 'Os Sapatinhos Vermelhos', de Caio Fernando Abreu, e 'Obscenidades para uma Dona de Casa', de Ignácio de Loyola Brandão. 2015. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Francisca Gilmara da Silva Almiro

SILVA, R. R.;SOUSA, L.M.M.; RODRIGUES, M. F.. O avesso ignorado: a construção identitária da narradora-personagem G.H. em A paixão segundo G.H. de Clarice Lispector. 2015. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Laura Amélia Fernandes Barreto

SILVA, R. R.;SOUSA, L.M.M.; SILVA, M. E. S.. O enlace entre Eros e as Letras na lírica brasileira. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL)) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Francisca Marcionila Mendonça

SILVA, T. V.; ASSUNÇÃO, Z. S.;SOUSA, L.M.M.. EXISTE MAIS ORGANIZAÇÃO E MELHOR ENSINO NAS ESCOLAS EM QUE HÁ ATUAÇÃO DO SUPERVISOR E ORIENTADOR EDUCACIONAL. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ciências da Educação) - Faculdade do Norte do Paraná - Instituto de Ensino Superior Natalense.

Aluno: Rivaneide Alves Barbosa Cruz

ASSUNÇÃO, Z. S.;SOUSA, L.M.M.; SILVA, T. V.. AVALIAÇÃO COMO PARTE DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR PAULO NOBRE - MACAÍBA - RN. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ciências da Educação) - Faculdade do Norte do Paraná - Instituto de Ensino Superior Natalense.

Aluno: Marília Lúcia Lima de Andrade

SOUSA, L.M.M.; SILVA, F. J. O.; ASSUNÇÃO, Z. S.. CAMINHOS E DESCAMINHOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS MENTAIS DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ciências da Educação) - Faculdade do Norte do Paraná - Instituto de Ensino Superior Natalense.

Aluno: Erinete Gonzaga da Silva

SILVA, E. G.; ASSUNÇÃO, Z. S.; SILVA, F. J. O.;SOUSA, L.M.M.. A AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO PERÍODO V: COMO UM COMPONENTE COLABORATIVO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS DOCENTES. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ciências da Educação) - Faculdade do Norte do Paraná - Instituto de Ensino Superior Natalense.

Aluno: Monaíse de Fátima Lopes Leal Lourenço

ASSUNÇÃO, Z. S.; CARDOSO, C. R.;SOUSA, L.M.M.. A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ciências da Educação) - Faculdade do Norte do Paraná - Instituto de Ensino Superior Natalense.

Aluno: GUSTAVO DOS SANTOS FERNANDES

SILVA, F. J. O.; ASSUNÇÃO, Z. S.;SOUSA, L.M.M.. A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL DO MUNICÍPIO DE IELMO MARINHO, RIO GRANDE DO NORTE, BRASIL (1963-2014). 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ciências da Educação) - Faculdade do Norte do Paraná - Instituto de Ensino Superior Natalense.

Aluno: Sandra Braz de Assis

SILVA, F. J. O.; ASSUNÇÃO, Z. S.;SOUSA, L.M.M.. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM DIFERENCIAL NA PRODUÇÃO DA EDUCAÇÃO DOS CENTROS DE EDUCAÇÃO DE MENORES DA CIDADE DE NATAL. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ciências da Educação) - Faculdade do Norte do Paraná - Instituto de Ensino Superior Natalense.

Aluno: Rosimary Oliveira de Vasconcelos Costa

SOUSA, L.M.M.; ASSUNÇÃO, Z. S.; SILVA, F. J. O.. A INFLUÊNCIA DOS CONTOS DE FADAS PARA O APRENDIZADO DAS CRIANÇAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ciências da Educação) - Faculdade do Norte do Paraná - Instituto de Ensino Superior Natalense.

Aluno: Auriberto Nias de Araújo

ASSUNÇÃO, Z. S.;SOUSA, L.M.M.; SILVA, F. J. O.. O TRABALHO E O PERFIL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NAS ESCOLAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE BAÍA FORMOSA A PARTIR DA LEI 11.738/2008. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ciências da Educação) - Faculdade do Norte do Paraná - Instituto de Ensino Superior Natalense.

Aluno: Michele Rosa Alves Faustino Santos

SILVA, F. J. O.; ASSUNÇÃO, Z. S.;SOUSA, L.M.M.. A IMPORTÂNCIA DO CURRÍCULO OCULTO NA TURMA DO 3º PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, NA ESCOLA ESTADUAL FABRÍCIO MARANHÃO, LOCALIZADA NA CIDADE DE PEDRO VELHO - RN. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ciências da Educação) - Faculdade do Norte do Paraná - Instituto de Ensino Superior Natalense.

Aluno: Daniela Izaias da Silva

SOUSA, L.M.M.; ASSUNÇÃO, Z. S.; SILVA, F. J. O.. IMPEDIMENTO DE APRENDER: DIFICULDADES EM ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE BOA SAÚDE / RN. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ciências da Educação) - Faculdade do Norte do Paraná - Instituto de Ensino Superior Natalense.

Aluno: Manoel de Oliveira Fernandes

SILVA, S. K. M.; ASSUNÇÃO, Z. S.;SOUSA, L.M.M.. A REAL FUNÇÃO DO ORIENTADOR EDUCACIONAL E PEDAGÓGICO NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR NO IV NA ESCOLA MUNICIPAL MANOEL PEREIRA DOS SANTAS - CEARÁ MIRIM. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ciências da Educação) - Faculdade do Norte do Paraná - Instituto de Ensino Superior Natalense.

Aluno: VANESSA MORAIS DA COSTA

COSTA, Vanessa Morais; LEITE, José Evangilmárison Lopes - orientador;SOUSA, L.M.M.. A RELAÇÃO ESCOLA/FAMÍLIA: ESTABELECENDO DIÁLOGOS. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade Maurício de Nassau - Natal.

Aluno: Antonio Dionísio de Souza Neto

NETO, Antonio Dionísio de Souza; LEITE, José Evangilmárison Lopes - orientador;SOUSA, L.M.M.. A IMPORTÂNCIA DA PARCERIA ENTRE ESCOLA E FAMÍLIA NA FORMAÇÃO DOS EDUCANDOS. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade Maurício de Nassau - Natal.

Aluno: Elaine Cristina Martins de Melo

MELO, Elaine Cristina Martins de; SOUZA, Lucimara Guimarães Mendes de - orientadora; LEITE, José Evangilmárison Lopes;SOUSA, L.M.M.. LETRAMENTO: UM PROCESSO NECESSÁRIO. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade Maurício de Nassau - Natal.

Aluno: Carlos Alberto Ferreira

FERREIRA, Carlos Alberto; LEITE, José Evangilmárison Lopes;SOUSA, L.M.M.. AVALIAÇÃO COMO PROCESSO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade Maurício de Nassau - Natal.

Aluno: KEITE ERLANE COSTA

COSTA, Keite Erlane; LEITE, José Evangilmárison Lopes - orientador;SOUSA, L.M.M.. A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO DA CRIANÇA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade Maurício de Nassau - Natal.

Aluno: CRISLANE CRISTINA DANTAS

DANTAS, Crislane Cristina; LEITE, José Evangilmárison Lopes - orientador;SOUSA, L.M.M.. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): DESENVOLVENDO A CAPACIDADE DE BUSCAR NOVOS SABERES, NOVAS PERSPECTIVAS DE VIDA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade Maurício de Nassau - Natal.

Aluno: Sirleide Rodrigues dos Santos Rabelo

RABELO, Sirleide Rodrigues dos Santos; LEITE, José Evangilmárison Lopes - orientador;SOUSA, L.M.M.. POR QUE AVALIAR? UMA REFLEXÃO QUE DEVE ANTECEDER A PRÁTICA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade Maurício de Nassau - Natal.

Aluno: SUERDA KELLY PEREIRA

PEREIRA, S. K.; LEITE, José Evangilmárison Lopes - orientador;SOUSA, L.M.M.. REFLEXÕES SOBRE OS IMPASSES NA RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade Maurício de Nassau - Natal.

Aluno: JOBSON FERREIRA SANTOS

SANTOS, Jobson Ferreira; LEITE, José Evangilmárison Lopes - orientador;SOUSA, L.M.M.. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR NA PERSPECTIVA DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade Maurício de Nassau - Natal.

SOUSA, L.M.M.. VIII CONCURSO DE GÊNEROS DISCURSIVOS. 2018. Escola Estadual Professor José Fernandes Machado.

SOUSA, L.M.M.. IV CONCURSO DE GÊNEROS DISCURSIVOS. 2013. Escola Estadual Professor Jorsé Fernandes Machado.

Orientou

Rosimary Oliveira de Vasconcelos Costa

CONTOS DE FADAS: UM RECURSO DIDÁTICO À LEITURA NOS ANOS INICIAIS; 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciências da Educação) - Faculdade do Norte do Paraná - Instituto de Ensino Superior Natalense, ; Orientador: Lúbia de Medeiros Maia Sousa;

Daniela Izaias da Silva

PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: A (DES)APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE BOA SAÚDE/RN; 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciências da Educação) - Faculdade do Norte do Paraná - Instituto de Ensino Superior Natalense, ; Orientador: Lúbia de Medeiros Maia Sousa;

Ana Denise de Arruda Lopes Soares

FÁBULA: UM RECURSO DIDÁTICO PRAZEROSO PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR; 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciências da Educação) - Faculdade do Norte do Paraná - Instituto de Ensino Superior Natalense, ; Orientador: Lúbia de Medeiros Maia Sousa;

Marília Lúcia Lima de Andrade

ALFABETIZAR NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA: DESAFIOS E AVANÇOS; 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciências da Educação) - Faculdade do Norte do Paraná - Instituto de Ensino Superior Natalense, ; Orientador: Lúbia de Medeiros Maia Sousa;

Ivanilde Félix da Silva

A Importância de Fabião das Queimadas para Resgatar a Cultura Popular no Ambiente Escolar; ; 2005; Orientação de outra natureza; (Práticas Educativas do Ensino Médio) - Faculdade de Natal; Orientador: Lúbia de Medeiros Maia Sousa;

Andréa Simone Silva

A Química, o Lixo e a Necessidade de uma Consciência de Preservação Ambiental; 2005; Orientação de outra natureza; (Práticas Educativas do Ensino Médio) - Faculdade de Natal; Orientador: Lúbia de Medeiros Maia Sousa;

Aélio Luis de Souza

Paleontologia no Município de Ruy Barbosa-Rn; 2005; Orientação de outra natureza; (Práticas Educativas do Ensino Médio) - Faculdade de Natal; Orientador: Lúbia de Medeiros Maia Sousa;

Maria Aparecida da Silva

A Linguagem como Elemento Constitutivo da Identidade Cultural em São Paulo do Potengi ? RN: breves reflexões; ; 2005; Orientação de outra natureza; (Práticas Educativas do Ensino Médio) - Faculdade de Natal; Orientador: Lúbia de Medeiros Maia Sousa;

Janilza Maria de Sales

O Contexto Histórico Social do Negro no Brasil; 2005; Orientação de outra natureza; (Práticas Educativas do Ensino Médio) - Faculdade de Natal; Orientador: Lúbia de Medeiros Maia Sousa;

JOSÉ EVILÁZIO DA SILVA

Interdisciplinariedade na Aréa de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias; 2005; Orientação de outra natureza; (Práticas Educativas do Ensino Médio) - Faculdade de Natal; Orientador: Lúbia de Medeiros Maia Sousa;

Fábia Isabel de Oliveira

Leitura de Textos Argumentativos: competência discursiva; 2005; Orientação de outra natureza; (Práticas Educativas do Ensino Médio) - Faculdade de Natal; Orientador: Lúbia de Medeiros Maia Sousa;

Kilza Cristiane de Lira

O Estudo da Literatura Brasileira no Ensino Médio; 2005; Orientação de outra natureza; (Práticas Educativas do Ensino Médio) - Faculdade de Natal; Orientador: Lúbia de Medeiros Maia Sousa;

Francisca Ataíde de Souza

Água: Conscientizar; 2005; Orientação de outra natureza; (Práticas Educativas do Ensino Médio) - Faculdade de Natal; Orientador: Lúbia de Medeiros Maia Sousa;

Terezinha Maria da Silva Azevedo

A Concepção de Linguagem: a Escola e o Professor como Mediadores de Linguagens; 2005; Orientação de outra natureza; (Práticas Educativas do Ensino Médio) - Faculdade de Natal; Orientador: Lúbia de Medeiros Maia Sousa;

Rafael batista

As transformações comportamentais dos jovens no decorrer das décadas; 2005; Orientação de outra natureza; (Práticas Educativas do Ensino Médio) - Faculdade de Natal; Orientador: Lúbia de Medeiros Maia Sousa;

José Vilmar Firmino

O Professor de Língua Portuguesa: Novos Desafios; 2005; Orientação de outra natureza; (Práticas Educativas do Ensino Médio) - Faculdade de Natal; Orientador: Lúbia de Medeiros Maia Sousa;

Produções bibliográficas

  • CUNHA, Graziele Taveira da ; SOUSA, L.M.M. . A importância dos brinquedos e brincadeiras no desenvolvimento infantil. Artigonal.com, on line, p. 1 - 6, 11 dez. 2011.

  • SOUSA, L.M.M. . Sonho, vinho e fumo: paraísos artificiais e devaneio do poeta em Lira dos Vinte Anos. webartibos.com, Natal, 05 nov. 2011.

  • SOUZA, Francisca Ataíde ; SOUSA, L.M.M. . A ÁGUA, CONSCIENTIZAR E PRESERVAR. Dominium (Natal), NATAL, 01 set. 2006.

  • SILVA, Andréa Simone ; SOUSA, L.M.M. . A QUÍMICA, O LIXO E A NECESSIDADE DE UMA CONSCIÊNCIA DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL. Dominium (Natal), Natal, 01 set. 2006.

  • SOUZA, Francisca Ataíde ; SOUSA, L.M.M. . ÁGUA: CONSCIENTIZAR E PRESERVAR. Dominium (Natal), Natal, , v. 2, 01 ago. 2006.

  • SILVA, Maria Aparecida da ; SOUSA, L.M.M. . A linguagem como elemento constitutivo da identidade cultural em São Paulo do Potengi ? RN. Dominium (Natal), Natal, 01 ago. 2006.

  • SILVA, Andréa Simone ; SOUSA, L.M.M. . A química, o lixo e a necessidade de uma consciência de preservação ambiental. Dominium (Natal), Natal, 01 abr. 2006.

  • SILVA, José Evilázio ; SOUSA, L.M.M. . Interdisciplinariedade na área de ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Dominium (Natal), Natal, , v. 3, 01 dez. 2005.

  • SOUSA, L.M.M. . Melancolia e imagens poéticas na Lira dos Vinte Anos. DaVinci, Natal, p. 5 - 5, 21 dez. 2002.

  • SOUSA, L.M.M. . Oh! Dinheiro. Revista Odisséia, Natal, p. 99 - 105, 01 dez. 2001.

  • SOUSA, L.M.M. ; SANTOS, Kilma Costa Moura dos . Curso de Capacitação em Leitura e Produção de Texto para professores da Educação Infantil ao Ensino Médio. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SANTOS, Kilma Costa Moura dos ; SOUSA, L.M.M. . Curso de Capacitação em Leitura e Produção de Texto para professores da Educação Infantil ao Ensino Médio. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CAMARA, H. C. B. ; SOUSA, L.M.M. . Amazônia: dois extremos ambíguos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SOUSA, L.M.M. . Tipos e gêneros textuais em sala de aula. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SOUSA, L.M.M. . O papel do professor na elaboração de estratégias para o aluno ler e compreender textos, extrapolando a superficialidade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SOUSA, L.M.M. . A importância do conhecimento de mundo do leitor para o processo de recepção do texto não verbal. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SOUSA, L.M.M. . Descobrindo as novas regras ortográficas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA, Emannuelle de Araújo ; HERTA, Jennifer ; LIMA, Jilvânia Alves de ; VIEIRA, Maria Simone ; SOUSA, L.M.M. . O ensino da leitura nas séries iniciais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • RODRIGUES, Aldenise ; RIBEIRO, Greicy Kelly ; ARAÚJO, Luciene ; SOUSA, L.M.M. . O papel do brinquedo e do jogo no desenvolvimento da criança e do adolescente. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • TAVERNARD, Eva Carla Barroso da Silva ; ANJOS, ALEXANDRE DOS ; SOUSA, L.M.M. . A REALIDADE DO ENSINO DA LEITURA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SOUSA, L.M.M. . O PAPEL DO LEITOR NO PROCESSO DE RECEPÇÃO DO TEXTO LITERÁRIO. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SOUSA, L.M.M. . A ordem e a desordem simbólica na poesia romântica de Álvares de Azevedo: sociedade e cadáver de poeta. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUSA, L.M.M. . Máscaras poéticas e heterogeneidade cultural em Lira dos Vinte Anos, de Álvares de Azevedo. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUSA, L.M.M. . A relação do quarto com a escrita poética de Álvares de Azevedo. Natal: FACEN, 2017 (ARTIGO CIENTÍFICO).

  • MENDES, D. A. A. ; SOUSA, L.M.M. . DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL ATRAVÉS DA LITERATURA. Natal: FACEN, 2017 (ARTIGO CIENTÍFICO).

  • SOUSA, L.M.M. . CURSO DE CAPACITAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA PARA PROFESSORES DO ENSINO INFANTIL AO 9º ANO. 2009. .

  • SOUSA, L.M.M. . Ensino de Língua Portuguesa. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

  • SOUSA, L.M.M. . Orientações Linguísticas para a produção de texto. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

  • SOUSA, L.M.M. . CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA DO 6º AO 9º ANO. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

  • SOUSA, L.M.M. . ORIENTAÇÕES LINGÜÍSTICAS PARA PRODUÇÃO DE TEXTO. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

  • SOUSA, L.M.M. . Metodologia Científica I. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • CEEP JOÂO FAUSTINO, CENTRO ESTADUAL DE EDUCACAO PROFISSIONAL PROF JOAO FAUSTINO FERREIRA NETO. , Rua Deputado Marcílio Furtado, Pitimbu, 59069470 - Natal, RN - Brasil, Telefone: (84) 32185527

Experiência profissional

2016 - 2017

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PRESIDENTE KENNEDY

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Convidado

Outras informações:
Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de Língua Portuguesa I - 50 h/a; Tópicos Linguísticos - 40 h; PPP V 45 h/a- Literatura Infantil - 40 h; Leitura e Produção de texto - 60 h Literatura Infanto Juvenil - 40 h; Trabalho de Conclusão de Curso I - 40h; Pesquisa e Prática Pedagógica II -45h Trabalho de Conclusão de Curso II - 80h Pesquisa e Prática Pedagógica III - 45h PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA/PARFOR/CAPES/MEC

2015 - 2015

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PRESIDENTE KENNEDY

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Convidada

Outras informações:
Ministrei as disciplinas - 2015.1 - no Curso de Pedagogia - PARFOR Alfabetização e Letramento I - 45 h/a; Alfabetização e Letramento II - 45 h/a; Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de Língua Portuguesa I - 50h; Leitura e Produção de Textos - 60 h/a. PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA/PARFOR/CAPES/MEC

2015 - 2015

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PRESIDENTE KENNEDY

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Convidada

Outras informações:
Ministro as disciplinas - 2015.2 - no Curso de Pedagogia - PARFOR Alfabetização e Letramento I, 45h; Alfabetização e Letramento II, 45h; Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de Língua Portuguesa I - 50 h/a; Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de Língua Portuguesa II - 50 h/a. PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA/PARFOR/CAPES/MEC

2014 - 2014

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PRESIDENTE KENNEDY

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Convidada

Outras informações:
Ministrei as disciplinas - 2014.2 - no Curso de Pedagogia - PARFOR Alfabetização e Letramento I, 45h; Alfabetização e Letramento II, 45h. PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA/PARFOR/CAPES/MEC

2015 - 2015

Faculdade do Norte do Paraná - Instituto de Ensino Superior Natalense

Vínculo: HORISTA, Enquadramento Funcional: Professora Convidada

Outras informações:
Ministrei a disciplina Estratégias de Novas Tecnologias em EAD - 60h/a, na turma do Mestrado Profissional em Ciências da Educação e Multidisciplinaridade, pelo Polo Parceiro IESN, em São José do Campestrel/RN.

2014 - 2014

Faculdade do Norte do Paraná - Instituto de Ensino Superior Natalense

Vínculo: HORISTA, Enquadramento Funcional: Professora Convidada

Outras informações:
Ministrei a disciplina Estratégias de Novas Tecnologias em EAD - 60h/a, na turma do Mestrado Profissional em Ciências da Educação e Multidisciplinaridade, pelo Polo Parceiro IESN, Natal-RN, em CANGUARETAMA.

2014 - 2014

Faculdade do Norte do Paraná - Instituto de Ensino Superior Natalense

Vínculo: HORISTA, Enquadramento Funcional: Professora Convidada

Outras informações:
Ministrei a disciplina Estratégias de Novas Tecnologias em EAD - 60h/a, na turma do Mestrado Profissional em Ciências da Educação e Multidisciplinaridade, pelo Polo Parceiro IESN, Natal-RN, em TANGARÁ.

2014 - 2014

Faculdade do Norte do Paraná - Instituto de Ensino Superior Natalense

Vínculo: HORISTA, Enquadramento Funcional: Professora Convidada

Outras informações:
Ministrei a disciplina Estratégias de Novas Tecnologias em EAD - 60h/a, na turma do Mestrado Profissional em Ciências da Educação e Multidisciplinaridade, pelo Polo Parceiro IESN, Natal-RN, em MACAÍBA.

2014 - 2014

Faculdade do Norte do Paraná - Instituto de Ensino Superior Natalense

Vínculo: HORISTA, Enquadramento Funcional: Professora Convidada

Outras informações:
Ministrei a disciplina Estratégias de Novas Tecnologias em EAD - 60h/a, na turma do Mestrado Profissional em Ciências da Educação e Multidisciplinaridade, pelo Polo Parceiro IESN, em Natal/RN.

2014 - 2014

Faculdade do Norte do Paraná - Instituto de Ensino Superior Natalense

Vínculo: HORISTA, Enquadramento Funcional: Professora Convidada

Outras informações:
Ministrei a disciplina Avaliação Curricular da Educação Básica à Pós-Graduação - 60h/a, na turma do Mestrado Profissional em Ciências da Educação e Multidisciplinaridade, pelo Polo Parceiro IESN, Natal-RN, em São Tomé/RN

2013 - 2016

ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR SEVERINO BEZERRA DE MELO

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 30

Outras informações:
Atuo como professora de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental II.

2006 - 2008

Faculdade CDF Ponta Negra

Vínculo: HORISTA, Enquadramento Funcional: Professora Horista

Outras informações:
2006.2 - Estudos de Língua Portuguesa - 72h, no Curso de Pedagogia; 2006.2 - Estudos de Língua Portuguesa - 72h, no Curso de Ciências Contábeis; 2006.2 - Estudos de Língua Portuguesa - 72h, no Curso de Administração; 2007.1 - Estudos de Língua Portuguesa - 72h, no Curso de Pedagogia; 2007.1 - Língua Portuguesa - 72h, no Curso de Administração 2007.2 - Língua Portuguesa - 72h, no Curso de Ciências Contábeis 2007.2 - Língua Portuguesa - 72h, no Curso de Administração

2013 - 2013

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Formadora

Outras informações:
Professora Formadora no Curso de Formação Continuada para Professores das Escolas Públicas do Ensino Fundamental: Mediadores de Leitura, no período de agosto a outubro de 2013. Quarenta e oito horas, sendo vinte (20) horas presenciais e vinte e oito (28) horas à distância.

2005 - 2006

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: PROFESSOR SUBSTITUTO, Enquadramento Funcional: PROFESSOR SUBSTITUTO, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
LET 0196 - Fundamentos da Literatura Ocidental I 60 LET 0195 - Teoria da Literatura I 60 LET 0342 ? Teoria da Literatura II 60 LET 0343 - Teoria da Literatura III 60 LET 0351 Semiótica I 60 LET 0351 Fundamentos da Literatura Ocidental I 45 LET 0341 Teoria da Literatura I 60 LET 0342 Teoria da Literatura II 60

Atividades

  • 08/2005 - 09/2006

    Ensino, LETRAS, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, 2006.1 - LET 0196 - Fundamentos da Literatura Ocidental I, 2006.1 - LET 0342 ? Teoria da Literatura II, 2006.1 - LET 195 - TEORIA DA LITERATURA I, 2006.1 - LET 0343 - TEORIA DA LITERATURA III, 2005 .2 - LET0351 - SEMIÓTICA I, 2005.2 - LET0342 - TEORIA DA LITERATURA II, 2005.2 - LET0341 - TEORIA DA LITERATURA I, 2005.2 - LET0340 - FUNDAMENTOS DA LITERATURA OCIDENTAL I

2004 - 2010

Faculdade de Natal

Vínculo: HORISTA, Enquadramento Funcional: PROFESSOR HORISTA, Carga horária: 8

Outras informações:
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO FUNCIONA ATRAVÉS DE MÓDULOS

Atividades

  • 05/2004

    Ensino, PRÁTICAS EDUCATIVAS DO ENSINO MÉDIO, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, ORIENTAÇÕES LINGÜÍSTICAS PARA PRODUÇÃO DE TEXTO, METODOLOGIA CIENTÍFICA I

2007 - 2012

Faculdade Mauricio de Nassau - Natal

Vínculo: Horista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 15

Outras informações:
Comunicação e Expressão - Curso de Pedagogia - 2010.1 Comunicação e Expressão - Curso de Administração - 2010.1 Literatura Infantil - Curso de Pedagogia - 2010.1 Comunicação e Expressão - Curso de Direito - 2009.1 Estágio Supervisionado - Curso de Pedagogia - 2009.1 Comunicação e Expressão - Curso de Direito - 2009.2 Comunicação e Expressão - Curso de Ciências Contábeis - 2009.2 Comunicação e Expressão - Curso de Administração - 2009.2 Comunicação e Expressão - Curso de Pedagogia - 2009.2 Comunicação e Expressão - Curso de Pedagogia - 2010.1 Literatura Infantil - Curso de Pedagogia - 2010.1 Comunicação e Expressão - Curso de Administração - 2010.1 Comunicação e Expressão - Curso de Pedagogia - 2010.2 Comunicação e Expressão - Curso de Direito - 2010-2 Língua Portuguesa II - Curso de Pedagogia - 2010.2 Comunicação e Expressão - Curso de Administração - 2011.1 Comunicação e Expressão - Curso de Redes de Computadores - 2011.1 Português Jurídico - Curso de Direito - 2011.1 Metodologia de Língua Portuguesa - Curso de Pedagogia - 2011.1 Lingua Portuguesa II - Curso de Pedagogia 2011.1 Estágio Supervisionado I - Educação Infantil - Curso de Pedagogia- 2011.2 Língua Portuguesa I - Curso de Pedagogia - 2011.2

2012 - 2012

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Vínculo: Professor Temporário, Enquadramento Funcional: Professor do PRONATEC, Carga horária: 70

Outras informações:
Atuação nos cursos FIC/PRONATEC de Agente de Projetos Sociais, Montagem e Manutenção de Computadores e Inspetor Escolar turma de 2012.2. Campus de Parnamirim. Disciplina: Leitura e Produção de Textos.

2010 - 2013

Itaece Complexo Educacional

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora do Ensino Médio, Carga horária: 9

2008 - 2009

Itaece Complexo Educacional

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: PROFESSORA DO ENSINO MÉDIO, Carga horária: 12

Outras informações:
PROFESSORA DE LÍNGUA PORTUGUESA, REDAÇÃO E LITERATURA

2008 - 2009

Itaece Complexo Educacional

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: REVISORA DAS ATIVIDADES AVALIATIVAS, Carga horária: 2

Outras informações:
REVISÃO DAS ATIVIDADES AVALIATIVAS DAS DIVERSAS AREAS DO CONHECIMENTO

2004 - 2006

Itaece Complexo Educacional

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: PROFESSORA DO ENSINO MÉDIO, Carga horária: 10

Outras informações:
PROFESSORA DE LÍNGUA PORTUGUESA, REDAÇÃO E LITERATURA

2003 - 2005

Itaece Complexo Educacional

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: PROFESSORA DE LINGUA PORTUGUESA, Carga horária: 10

2023 - Atual

CEEP JOÂO FAUSTINO

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR EDGAR BARBOSA, Carga horária: 30

2017 - 2023

CEEP JOÂO FAUSTINO

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 30

2016 - 2017

Faculdade de Ciências Empresariais de Natal

Vínculo: HORISTA, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE CURSO SUPERIOR, Carga horária: 24

2023 - Atual

Escola Estadual Professor Edgar Barbosa

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Readaptada na biblioteca, Carga horária: 30