José Paulo Giovanetti
Possui graduação em Bacharelado Em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais(1980), graduação em Licenciatura Em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais(1981), graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais(1981), graduação em Licenciatura Em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira(1974), especialização em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1975), mestrado em Psicologia pela Université Catholique de Louvain(1983), doutorado em Psicologia pela Université Catholique de Louvain(1986) e pós-doutorado pela Université Catholique de Louvain(1991). Atualmente é Professor Titular do Centro de Estudos Superiores da Companhia de Jesus e Membro de corpo editorial da Boletim. Academia Paulista de Psicologia. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica. Atuando principalmente nos seguintes temas:psicologia genética, fenomenologia, amor, Winnicott, Binswanger.
Informações coletadas do Lattes em 21/01/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Psicologia
1983 - 1986
Universite Catholique de Louvain
Título: Psychologie génétique et phénoménologie de l'amour. Étude sur Winnicott et Binswanger
Orientador: Antoine Vergote
Palavras-chave: psicologia genética; fenomenologia; amor; Winnicott; Binswanger.Grande área: Ciências Humanas
Mestrado em Psicologia
1981 - 1983
Universite Catholique de Louvain
Título: L'affectivité: L'amour et la Haine chez Winnicott,Ano de Obtenção: 1983
Orientador: Antoine Vergote
Palavras-chave: amor; ódio; afetividade; Winnicott.Grande área: Ciências Humanas
Pós-doutorado
1990 - 1991
Pós-Doutorado. , Université Catholique de Louvain, UCL, Bélgica. , Grande área: Ciências Humanas
Formação complementar
2012 - 2012
Extensão universitária em Heidegger e a Formação da Filosofia Contemporânea. (Carga horária: 8h). , Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, FAJE, Brasil.
2012 - 2012
Módulos Focusing III e Focusing IV. (Carga horária: 20h). , Instituto Espanhol de Focusing, FOCUSING, Espanha.
2012 - 2012
Módulos de Focusing I e Focusing II. (Carga horária: 20h). , Instituto Espanhol de Focusing, FOCUSING, Espanha.
2012 - 2012
Módulo Focusing V. (Carga horária: 8h). , Instituto Espanhol de Focusing, FOCUSING, Espanha.
2011 - 2011
Extensão universitária em Amor e Descentramento: As Etapas da Humanização. (Carga horária: 6h). , Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, FAJE, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Alemão
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Clínica/Especialidade: Existencialismo.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Clínica/Especialidade: Fenomenologia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Clínica/Especialidade: Psicoterapia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Ética.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social.
Organização de eventos
GIOVANETTI, J. P. . Presidente do III Congresso Internacional de Psicologia Existencial. 2015. (Congresso).
GIOVANETTI, J. P. . Presidente do II Congresso Internacional de Psicologia Existencial. 2014. (Congresso).
GIOVANETTI, J. P. . Organização e Presidência do I Congresso Internacional de Psicologia Existencial/III Congresso Brasileiro de Psicologia Existencial - Diálogo Existencial-Humanista e Focusing. 2013. (Congresso).
GIOVANETTI, J. P. . Organização e Presidência do II Congresso Brasileiro de Psicologia Existencial - Fundamentos Filosóficos da Psicologia Existencial. 2012. (Congresso).
GIOVANETTI, J. P. . I Congresso Brasileiro de Psicologia Existencial - A Condição Humana na Perspectiva Existencial. 2011. (Congresso).
Participação em eventos
Sessão de Cinema da FAJE - Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia.Comentário do filme Xingu (Dir. Cao Hamburger). 2017. (Outra).
III Simpósio Internacional Edith Stein. 2015. (Simpósio).
Seminário do Curso de Psicologia da FEAD.Palestra: A perspectiva existencial da prática clínica. 2014. (Seminário).
VI Semana da Diversidade em Psicologia/XXII Jornada da Clínica de Psicologia/VIII Jornada da Ênfase Psicologia, Organizações e Sociedade/I Jornada da Rede Psi (Promoção da PUC Minas).Palestrante em Mesa Redonda: Psicologia, Religião e Ética: diálogos pertinentes. 2014. (Seminário).
I Encontro de Psicologia Existencial do Vale do Aço.Minicurso sobre o Desenvolvimento humano na perspectiva existencial. 2012. (Encontro).
I Encontro de Psicologia Existencial do Vale do Aço.A compreensão do ser humano a partir da Psicologia Existencial. 2012. (Encontro).
Jornada de Integração na FAJE.Filosofia, Transdisciplinaridade e Tempo Atual. 2012. (Seminário).
VIII Seminário de Psicologia & Senso Religioso - Psicologia da Religião no Mundo Ocidental Contemporâneo: Desafios da Interdisciplinaridade.Coordenador de Mesa Redonda: Tópicos Especiais em Psicologia da Religião no Mundo Globalizado. 2012. (Seminário).
XIV Simpósio ANPEPP.Psicologia e Religião. 2012. (Simpósio).
Seminário Ser Presença na Clínica Psicológica e Psiquiátrica: Desafios e Possibilidades.Palestra em Mesa Redonda: Relação entre presença e técnica no trabalho clínico. 2011. (Seminário).
2o. Curso de Formação para Ingresso na Carreira da Magistratura.A sociedade contemporânea e a mentalidade individualista. 2010. (Seminário).
Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes do TJMG.A sociedade contemporânea e a mentalidade individualista. 2009. (Outra).
I Simpósio de Psicologia Fenomenológico-Existencial da FEAD.A saúde na perspectiva existencial. 2009. (Simpósio).
IV Simpósio Filosófico-Teológico.Coordenou a Mesa-redonda de comunicações ?Literatura ? provocação ?para o pensar?. 2009. (Simpósio).
Participação no Mini-curso A hermenêutica filosófica (Heidegger) e a hermenêutica psicanalítica (Winnicott) no IV Simpósio Filosófico-Teológico A virada Hermenêutica na Filosofia e na Teologia, da FAJE. 2008. (Simpósio).
Seminário da Faculdade de Ciências Humanas da UFMG.Mesa-redonda: As perspectivas epistemológicas em debate. 2008. (Seminário).
Simpósio II Psicologia nas Gerais: Ciência, profissão, compromisso social e valorização do trabalho do psicólogo.Coordenação de Mesa-redonda de comunicações: O campo das psicoterapias e as implicações para a Psicologia: definição, impasse e ultrapassagens. 2008. (Simpósio).
Jornada de Psicologia da Universidade de Franca - SP.Pós-modernidade e o lugar da Psicologia. 2007. (Seminário).
Simpósio Transcendência, Razão e Fé.Coordenação de Mesa Redonda de Comunicações: Transcendência, Razão e Fé. 2007. (Simpósio).
VI Seminário de Psicologia Senso Religioso.Aspectos psicológicos da fé. 2007. (Seminário).
XV Congresso Brasileiro de Oncologia Clínica. Mesa Redonda: Espiritualidade e Câncer. Tema: Espiritualidade e Adoecimento. 2007. (Congresso).
10a. Semana da Psicologia da Faculdade de Ciências da FUMEC.Modernidade, Fenomenologia e Existencialismo. 2006. (Seminário).
1a. Semana da Psicologia da FACED.A especificidade da psicologia e a sua unidade. 2006. (Seminário).
1o. Seminário do Corpo Docente da FAJE: Identidade e Missão no Contexto Atual. 2006. (Seminário).
VIII Congresso Brasileiro de Psicoterapia Existencial. A relação terapêutica: sua estrutura e sua dinâmica. 2006. (Congresso).
VIII Congresso Brasileiro de Psicoterapia Existencial.Mesa Redonda: Simpósio de Afetividade. Tema: Fenomenologia da Afetividade. 2006. (Simpósio).
Encontro de Psicologia e Religião.Psicologia e Religião. 2005. (Encontro).
III Congresso Brasileiro de Espiritualidade e Prática Clínica. As motivações psicológicas da vivência religiosa. 2005. (Congresso).
III Congresso Brasileiro de Psicossomática e Psicologia da Saúde. Fé e Transcendência. 2005. (Congresso).
I Seminário de Psicologia Fenomenológico-Existencial da UFSJ-MG.A relação terapêutica na perspectiva fenomenológico-existencial. 2005. (Seminário).
Seminário de Psicologia da Religião do Centro Loyola.As dimensões psicológicas da fé. 2005. (Seminário).
VI Simpósio Nacional da Associação Brasileira de História das Religiões/I Simpósio de Ciências da Religião.Mesa Redonda: Psicologia Humanista Existencial e Religião. Tema: Psicologia Existencial e Religião. 2005. (Simpósio).
XI Encontro Goiano da Abordagem Gestáltica. Mesa Redonda: O Sagrado na Psicoterapia. Tema: A consciência religiosa do homem ocidental. 2005. (Congresso).
Encontro de Psicologia da PUC-MG.Mesa-Redonda: A perversão: um enfoque multidisciplinar. Tema: A perversão: o enfoque existencial. 2004. (Encontro).
V Seminário de Psicologia e Senso Religioso: Religião e Espiritualidade.Mesa-Redonda: Psicologia e Espiritualidade. Tema: A psicologia existencial e a espiritualidade. 2004. (Seminário).
II Congresso Brasileiro de Psicologia Saúde e Psicossomática. Mesa-Redonda: A pesquisa de adoecer e o morrer. Tema: O adoecer na atualidade. 2003. (Congresso).
VII Congresso Brasileiro de Psicoterapia Existencial. Mesa-Redonda: A pesquisa na ótica fenomenológico-existencial. Tema: A pesquisa fenomenológica e a perspectiva existencial. 2003. (Congresso).
VII Congresso Brasileiro de Psicoterapia Existencial. A relação terapêutica: o que é diante do olhar fenomenológico-existencial. 2003. (Congresso).
Abertura do ano letivo.O individualismo na sociedade moderna. 2001. (Outra).
Debates Interdisciplinares.Genética e existência humana. 2001. (Seminário).
Dilemas e Desafios da Sexualidade Humana.Ontologia do desejo e da afetividade. 2001. (Encontro).
II Encuentro Internacional de Psicologia Humanista-Existencial. Lo diferencial fenomenologico en la psicoterapia existencial. 2001. (Congresso).
II Encuentro International de Psicologia Humanista-existencial. La fenomenologia de la religiosidad en el mundo postmoderno. 2001. (Congresso).
VI Congresso Nacional de Psicoterapia Existencial. O pensamento de Ludwig Binswanger na atualidade. 2001. (Congresso).
VIII Colóquio Internacional de Psicologia Clínica e de Psicossociologia. A subjetividade na era pós-moderna. 2001. (Congresso).
Ciclo de conferências.Angustia Existencial. 2000. (Outra).
Ciclo de conferências.A dimensão psicológica do ser humano e a vivência da fé. 2000. (Outra).
Ciclo de conferências.O tédio existencial. 2000. (Outra).
II Congresso de fenomenologia e análise do existir. Pós-modernidade e vazio existencial. 2000. (Congresso).
Semana de Estudos.O individualismo na época pós-moderna. 2000. (Outra).
XXX Encontro anual de Psicologia.A vivência religiosa no mundo pós-moderno. 2000. (Encontro).
Curso de atualização.O processo afetivo do ser humano. 1999. (Encontro).
Curso de Atualização.Ética e subjetividade. 1999. (Seminário).
II Semana de Filosofia do Seminário de Diamantina. Pós-modernidade e experiência de Deus. 1999. (Congresso).
II Seminário de Psicologia e Senso Religioso.A necessidade e o desejo: modalidades de época. 1999. (Seminário).
V Congresso Brasileiro de Psicoterapia Existencial. A formação em psicoterapia existencial. 1999. (Congresso).
V Congresso Brasileiro de Psicoterapia Existencial. O vazio existencial do homem moderno. 1999. (Congresso).
XXIX Encontro Anual de Psicologia.O diferencial psicoterapêutico da fenomenologia existencial. 1999. (Encontro).
Participação em bancas
LAGES, S. R. C.; NASCIMENTO, A. R. A.;GIOVANETTI, J. P.. Relacionamento amoroso conjugal duradouro na contemporaneidade: uma análise fenomenológica de vivências. 2016. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
STENGEL, M.;GIOVANETTI, J. P.; ROMAGNOLI, R. C.. Portas entreabertas: O individualismo narcísico e o amor nas relações de conjugalidade em contexto pós-moderno. 2012. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
DRAWIN, C. R.;GIOVANETTI, J. P.; SILVA, E. S. N.. Merleau-Ponty: acerca da intencionalidade. 2012. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Minas Gerais.
GIOVANETTI, J. P.. Quando o mal estar social adoece o coração: o infarto à luz da psicossociologia. 2008. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
GIOVANETTI, J. P.. Configuração dos sentidos subjetivos de indivíduos idosos submetidos à cirurgia de Revascularização do Miocárdio no mundo pós-moderno: um estudo de caso na perspectiva de Viktor Emil Frankl. 2008. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
GIOVANETTI, J. P.. As especificidades da comunidade religiosa: pessoa e comunidade na Obra de Edith Stein. 2006. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.
GIOVANETTI, J. P.. Uma escolha profissional esquivada como geradora de crise no jovem universitário: um estudo fenomenológico. 2006. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.
GIOVANETTI, J. P.. Sobre a crise na Psicologia: uma leitura social da clínica. 2006. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.
GIOVANETTI, J. P.. A adolescência em semiliberdade: um estudo fenomenológico sobre o processo de mudança vivido por adolescentes em conflito com a lei. 2006. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.
GIOVANETTI, J. P.. O sentido da resiliência: a contribuição de Viktor Emil Frankl. 2006. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.
GIOVANETTI, J. P.. Pós-modernidade e sofrimento psíquico: análise feita a partir de depoimentos de psicólogos clínicos. 2006. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
GIOVANETTI, J. P.. Quem conta um conto, encontra um ponto: um estudo fenomenológico da experiência de contar histórias como forma de enraizamento. 2005. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.
GIOVANETTI, J. P.. História e Memória da Psicologia em Minas Gerais (1926-1962). 2005. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.
GIOVANETTI, J. P.. Cognição e Moralidade: a dessimetria na relação raciocínio cognitivo e raciocínio moral entre adolescentes escolares. 2005. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.
GIOVANETTI, J. P.. Experiência religiosa católica e desenvolvimento pessoal: um estudo fenomenológico. 2005. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
GIOVANETTI, J. P.. A identidade étnica em reconstrução: um estudo sobre a ressignificação da identidade étnica de adolescentes negros em dinâmica de grupo na perspectiva existencial humanista. 2004. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.
GIOVANETTI, J. P.. Os sentidos atribuídos a um processo de adoecimento crônico: o diabetes como situação-limite. 2004. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.
GIOVANETTI, J. P.. Morte e subjetividade: estudo da vivência sw morte na parada cardiorespiratória. 2004. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.
GIOVANETTI, J. P.. A construção social do conhecimento sobre a AIDS em grupos de adolescentes: um estudo de caso de uma escola pública estadual na cidade de Belo Horizonte. 2004. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.
GIOVANETTI, J. P.. Por trás da máscara de ferro: uma busca de compreensão das motivações do adolescente em conflito com a lei. 2004. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.
GIOVANETTI, J. P.. Modernidade e Mídia: A televisão e suas repercussões na subjetividade. 2004. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.
GIOVANETTI, J. P.. Uma leitura do processo de socialização a partir das experiências subjetivas infantis: fenomenologia e infância. 2003. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.
GIOVANETTI, J. P.. O vivido da pessoa internada no Centro de Terapia Intensiva. 2003. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais.
GIOVANETTI, J. P.. O Sagrado no humano: a elaboração da experiência ontológica diante de Nossa Senhora de Nazareth em uma comunidade tradicional. 2003. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.
GIOVANETTI, J. P.. Religião, Identidade e Angústia: um estudo entre os Evangélicos Pentecostais. 2003. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.
GIOVANETTI, J. P.. A transformação da expressão do afeto no mundo contemporâneo: um estudo fenomenológico da vivência amorosa. 2002. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.
GIOVANETTI, J. P.. Liberdade e realização da Pessoa numa comunidade tradicional: um estudo fenomenológico. 2002. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.
GIOVANETTI, J. P.. Liberdade, Adolescência e Escola: um estudo fenomenológico sobre a experiência de adolescentes em uma escola liberal. 2002. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.
GIOVANETTI, J. P.. Memória coletiva e identidade étnica dos Tremembé de Almofada: os índios na terra da Santa de Ouro. 2001. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.
GIOVANETTI, J. P.. O Psicanalista por ele mesmo: um estudo de representação social. 2001. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.
GIOVANETTI, J. P.. Irmandade de negros e identidade exigente de velhos negros das Gerais. 2001. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.
GIOVANETTI, J. P.. Modernidade, amor e crise: Um estudo sobre o modo como apropriação reflexiva do discurso do amor moderno se manifesta na crise amorosa. 2000. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.
GIOVANETTI, J. P.. Segregação, Integração, Inclusão: trajetórias escolares do aluno especial. 2000. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.
GIOVANETTI, J. P.. Produção na Universidade: diário de uma micropolítica. 2000. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.
GIOVANETTI, J. P.. A relação homem-natureza e a Modernidade Tardia: uma leitura a partir do conceito de identidade moderna em Charles Taylor. 2000. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.
GIOVANETTI, J. P.. Amar-te demais: um estudo sobre a relação alcoolista. 2000. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.
GIOVANETTI, J. P.. Responsabilidade: um problema para as práticas de assistência a crianças e adolescentes domo trajetória de rua. 1999. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.
GIOVANETTI, J. P.. O esquema Ideopraxeológico do Consumo. 1999. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Minas Gerais.
GIOVANETTI, J. P.. A ontologia da intersubjetividade em Henrique Cláudio de Lima Vaz. 1999. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Minas Gerais.
GIOVANETTI, J. P.. As faces de Deus: um estudo sobre as relações entre religião e a função paterna na obra de Freud. 1999. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.
GIOVANETTI, J. P.. A constituição da Subjetividade e seu fracasso na psicose sob o ponto de vista psicanalítico segundo Alphonso De Waelhens. 1999. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Minas Gerais.
STENGEL, M.; MOREIRA, L. S.; MACEDO, R. M. S.;GIOVANETTI, J. P.; MOREIRA, M. I. C.. Os vínculos conjugais em um contexto Cristão protestante Batista. 2018. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
GUERRA, A. M. C.; MOREIRA, J. O.; CIRINO, S. D.;GIOVANETTI, J. P.; FREIRE, J. C.; BRANCO, P. C. C.. Ética e Psicologia: uma investigação sobre os ethoi da Terapia Centrada na Pessoa. 2017. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.
ROMAGNOLI, R. C.;GIOVANETTI, J. P.; GARCIA, A. T.; GASPAR, Y. E.; MOREIRA, J. O.. Assim como nossos pais? Possibilidades de reinvenção nas relações de conjugalidade. 2016. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
ARAUJO, J. N. G.;GIOVANETTI, J. P.; TOSTA, S. F. P.; MAIA, C. V. V. L.; MOREIRA, M. I. C.. Subjetividade do professor em tempos de violência na escola pública. 2015. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
MOREIRA, J. O.; GARCIA, A. T.;GIOVANETTI, J. P.; MAHFOUD, M.; GOTO, T. A.. Do sentido para a morte para o sentido da vida: possibilidades de reconfiguração do sentido existencial de adolescentes/jovens autores de ato infracional. 2014. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
GIOVANETTI, J. P.. O psicólogo e o fazer na educação: contando uma outra história. 2008. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.
GIOVANETTI, J. P.. A criminologia entre a biologia e a educação: o discurso sobre a psicologia na Revista da Faculdade de Direito da UFMG (1892-1962). 2007. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.
GIOVANETTI, J. P.. Um estudo fenomenológico sob re a vivência de família: com a palavra, a comunidade. 2007. Tese (Doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica)) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
GIOVANETTI, J. P.. Alianças inconscientes na religiosidade popular. 2003. Tese (Doutorado em Psicologia Social) - Universidade de São Paulo.
GIOVANETTI, J. P.. Ventos de outono: uma fenomenologia da maturidade. 1997. Tese (Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.
ROMAGNOLI, R. C.; GASPAR, Y. E.;GIOVANETTI, J. P.; MOREIRA, J. O.. A construção da conjugalidade: reproduções e possibilidades de invenções. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
ARAUJO, J. N. G.; TOSTA, S. F. P.;GIOVANETTI, J. P.; MOREIRA, M. I. C.. Subjetividade do professor em tempos de violência na escola contemporânea. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
MOREIRA, J. O.;GIOVANETTI, J. P.; MAHFOUD, M.; GARCIA, A. T.; GOTO, T. A.. Do sentido para a morte para o sentido da vida: Possibilidades de reconfiguração do sentido existencial de adolescentes/jovens autores de ato infracional. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
COUTO, L. F. S.;GIOVANETTI, J. P.; MAGNABOSCO, M. M.; ARAUJO, J. N. G.. Os modos contemporâneos de negação da morte. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
MOREIRA, M. I. C.;GIOVANETTI, J. P.; SILVA, M. V.. Meninas de Sinhá: os sentidos do grupo na história de vida de suas integrantes. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
GIOVANETTI, J. P.. Assim como nossos pais: a construção da conjugalidade a partir da pós-modernidade e do relacionamento conjugal dos pais. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
GIOVANETTI, J. P.. Configuração dos sentidos subjetivos de indivíduos idosos submetidos à cirurgia cardíaca na perspectiva de Viktor Emil Frankl. 2008. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
GIOVANETTI, J. P.. Quando o mal estar social adoece o coração: o infarto à luz da psicossociologia. 2007. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
GIOVANETTI, J. P.. As especificidades das comunidades religiosas quanto ao processo de a pessoa e da comunidade de tornarem-se si mesmas na Obra de Edith Stein. 2005. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.
GIOVANETTI, J. P.. Pós-modernidade e sofrimento psíquico: análise feita a partir de depoimentos de psicólogos clínicos. 2005. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
GIOVANETTI, J. P.. A crise do jovem universitário diante de uma nova escolha profissional. 2004. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.
GIOVANETTI, J. P.. A transformação do adolescente num regime de semiliberdade. 2004. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.
GIOVANETTI, J. P.. A transformação da clínica face ao mundo contemporâneo. 2004. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.
GIOVANETTI, J. P.. Uma leitura do processo de socialização a partir das experiências subjetivas infantis: Fenomenologia e infância. 2003. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.
GIOVANETTI, J. P.. Diabetes e subjetividade: repercussões afetivas na vida e para a vida de quem é portador de uma doença crônica. 2003. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.
GIOVANETTI, J. P.. Cidadania planetária; um estudo sobre os novos cidadãos do mundo contemporâneo à luz da responsabilidade e da solidariedade universais. 2003. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.
GIOVANETTI, J. P.. Por trás da máscara de ferro: uma busca de compreensão das motivações do adolescente em conflito com a lei. 2003. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.
GIOVANETTI, J. P.. Modernidade e Mídia: A televisão e suas repercussões na subjetividade. 2003. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.
GIOVANETTI, J. P.. Liberdade e realização da Pessoa numa comunidade tradicional: um estudo fenomenológico. 2002. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.
GIOVANETTI, J. P.. Nossa Senhora de Nazareth na elaboração da experiência ontológica em Morro Vermelho. 2002. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.
GIOVANETTI, J. P.. A ressignificação da identidade étnica de adolescentes afrodescendentes em grupo com abordagem não diretiva. 2002. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.
GIOVANETTI, J. P.. Morte e subjetividade: um estudo fenomenológico da vivência de morte clínica. 2002. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.
EVANGELISTA, P. E. R. A.; Luis Henrique Sobreira Maciel;GIOVANETTI, J. P.. Do Sintoma Ao Sentido: Reflexões a Partir do Acompanhamento de uma Adolescente com Tricotilomania. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOLOGIA CLÍNICA: GESTALT-TERAPIA E ANÁLISE EXISTENCIAL/E) - Universidade Federal de Minas Gerais.
GIOVANETTI, J. P.; MAGNABOSCO, M. M.. Mulheres Trans ? uma Leitura Existencial do Sofrimento Pela Discriminação no Mercado de Trabalho Formal. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOLOGIA CLÍNICA: GESTALT-TERAPIA E ANÁLISE EXISTENCIAL/E) - Universidade Federal de Minas Gerais.
GIOVANETTI, J. P.; MAGNABOSCO, M. M.. Sentido de Vida: Implicações na Saúde Mental. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOLOGIA CLÍNICA: GESTALT-TERAPIA E ANÁLISE EXISTENCIAL/E) - Universidade Federal de Minas Gerais.
HORTA, S. S.;GIOVANETTI, J. P.. O Adoecimento do Ser- o Corpo como Denunciante do Sofrimento Existencial". 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOLOGIA CLÍNICA: GESTALT-TERAPIA E ANÁLISE EXISTENCIAL/E) - Universidade Federal de Minas Gerais.
GIOVANETTI, J. P.; EVANGELISTA, P. E. R. A.. Realidade Virtual e os Modos Existenciais:uma Análise Compreensiva Sobre os Possíveis Impactos da Virtualização na Existência do Ser Humano. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOLOGIA CLÍNICA: GESTALT-TERAPIA E ANÁLISE EXISTENCIAL/E) - Universidade Federal de Minas Gerais.
MAGNABOSCO, M. M.;GIOVANETTI, J. P.. o Desaparecimento de Si no Existir Humano: Alzheimer e Paixão Amorosa?.. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOLOGIA CLÍNICA: GESTALT-TERAPIA E ANÁLISE EXISTENCIAL/E) - Universidade Federal de Minas Gerais.
MAGNABOSCO, M. M.;GIOVANETTI, J. P.. Intimidade nas Relações Afetivas na Contemporaneidade. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOLOGIA CLÍNICA: GESTALT-TERAPIA E ANÁLISE EXISTENCIAL/E) - Universidade Federal de Minas Gerais.
GIOVANETTI, J. P.; MAGNABOSCO, M. M.. Envelhecimento de Pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexuais: uma Abordagem Existencial. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOLOGIA CLÍNICA: GESTALT-TERAPIA E ANÁLISE EXISTENCIAL/E) - Universidade Federal de Minas Gerais.
MAGNABOSCO, M. M.;GIOVANETTI, J. P.. Ser Filha Adulta Também É Padecer no Paraíso. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOLOGIA CLÍNICA: GESTALT-TERAPIA E ANÁLISE EXISTENCIAL/E) - Universidade Federal de Minas Gerais.
MAGNABOSCO, M. M.;GIOVANETTI, J. P.. Enlaces Esfacelados no Vazio da Existência. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOLOGIA CLÍNICA: GESTALT-TERAPIA E ANÁLISE EXISTENCIAL/E) - Universidade Federal de Minas Gerais.
MAGNABOSCO, M. M.;GIOVANETTI, J. P.. O Ser Humano Contemporâneo Sob a Persperctiva da Gestalt Terapia. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOLOGIA CLÍNICA: GESTALT-TERAPIA E ANÁLISE EXISTENCIAL/E) - Universidade Federal de Minas Gerais.
GIOVANETTI, J. P.; HORTA, S. S.. A Falta de Sentido Existencial como uma das Raízes para o Suicídio: um Estudo de Caso.. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOLOGIA CLÍNICA: GESTALT-TERAPIA E ANÁLISE EXISTENCIAL/E) - Universidade Federal de Minas Gerais.
GIOVANETTI, J. P.; MAGNABOSCO, M. M.. A Condição da Mulher no Oriente Médio: uma Análise de Filmes Sob a Perspectiva da Análise Existencial e da Antropologia. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOLOGIA CLÍNICA: GESTALT-TERAPIA E ANÁLISE EXISTENCIAL/E) - Universidade Federal de Minas Gerais.
GIOVANETTI, J. P.; EVANGELISTA, P. E. R. A.. O Construtivismo Terapêutico e a Fenomenologia: Convergências Epistemológicas. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOLOGIA CLÍNICA: GESTALT-TERAPIA E ANÁLISE EXISTENCIAL/E) - Universidade Federal de Minas Gerais.
MAGNABOSCO, M. M.;GIOVANETTI, J. P.CARDOSO, C. L.. O Perdão como Processo de Transcendência do Ser: um Olhar Fenomenológico Existencial. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOLOGIA CLÍNICA: GESTALT-TERAPIA E ANÁLISE EXISTENCIAL/E) - Universidade Federal de Minas Gerais.
HORTA, S. S.;GIOVANETTI, J. P.. As Relações Afetivas e o Projeto Existencial. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOLOGIA CLÍNICA: GESTALT-TERAPIA E ANÁLISE EXISTENCIAL/E) - Universidade Federal de Minas Gerais.
MAGNABOSCO, M. M.;GIOVANETTI, J. P.CARDOSO, C. L.. A Transcendência da Pele: Corporeidade em Temp. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOLOGIA CLÍNICA: GESTALT-TERAPIA E ANÁLISE EXISTENCIAL/E) - Universidade Federal de Minas Gerais.
MAGNABOSCO, M. M.;GIOVANETTI, J. P.. Automutilação como Expressão da Angústia na Contemporaneidade.. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOLOGIA CLÍNICA: GESTALT-TERAPIA E ANÁLISE EXISTENCIAL/E) - Universidade Federal de Minas Gerais.
HORTA, S. S.;GIOVANETTI, J. P.. O Impacto da Relação Terapeutica nas Feridas Emocionais. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOLOGIA CLÍNICA: GESTALT-TERAPIA E ANÁLISE EXISTENCIAL/E) - Universidade Federal de Minas Gerais.
GIOVANETTI, J. P.; MAGNABOSCO, M. M.. A Resignificação da Vida na Quarta Idade. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOLOGIA CLÍNICA: GESTALT-TERAPIA E ANÁLISE EXISTENCIAL/E) - Universidade Federal de Minas Gerais.
MAGNABOSCO, M. M.;GIOVANETTI, J. P.. Afinidades e Disparidades Entre a Teoria Existencial e a Abordagem Centrada na Pessoa. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOLOGIA CLÍNICA: GESTALT-TERAPIA E ANÁLISE EXISTENCIAL/E) - Universidade Federal de Minas Gerais.
MAGNABOSCO, M. M.;GIOVANETTI, J. P.. A Estruturação do Ser a Partir das Relações Intersubjetivas. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOLOGIA CLÍNICA: GESTALT-TERAPIA E ANÁLISE EXISTENCIAL/E) - Universidade Federal de Minas Gerais.
GIOVANETTI, J. P.; EVANGELISTA, P. E. R. A.. A Presença do Existencialismo na Teoria do Amadurecimento de Winnicott. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOLOGIA CLÍNICA: GESTALT-TERAPIA E ANÁLISE EXISTENCIAL/E) - Universidade Federal de Minas Gerais.
HORTA, S. S.;GIOVANETTI, J. P.. O Sentimento de Culpa Sob o Olhar Fenomenológico-existencial. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOLOGIA CLÍNICA: GESTALT-TERAPIA E ANÁLISE EXISTENCIAL/E) - Universidade Federal de Minas Gerais.
GIOVANETTI, J. P.; MAHFOUD, M.. A Superação do Adoecimento Existencial na Sociedade Contemporânea Pela Experiência Elementar. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOLOGIA CLÍNICA: GESTALT-TERAPIA E ANÁLISE EXISTENCIAL/E) - Universidade Federal de Minas Gerais.
GIOVANETTI, J. P.; EVANGELISTA, P. E. R. A.. O Impacto da Relação Mãe-bebê na Construção do Vínculo Afetivo. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOLOGIA CLÍNICA: GESTALT-TERAPIA E ANÁLISE EXISTENCIAL/E) - Universidade Federal de Minas Gerais.
GIOVANETTI, J. P.. Corpo e Existência: um olhar fenomenológico sobre a amputação. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Clínica: Existencial e Gestáltica) - Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais.
GIOVANETTI, J. P.. Psicoterapia Infantil: um olhar fenomenológico-existencial. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Clínica: Existencial e Gestáltica) - Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais.
GIOVANETTI, J. P.. Transtornos alimentares em adolescentes e jovens adultos: uma compreensão fenomenológica. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Clínica: Existencial e Gestáltica) - Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais.
GIOVANETTI, J. P.. Análise de temas existenciais na obra: Comer, Rezar, Amar (Elizabeth Gilbert). 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Clínica: Existencial e Gestáltica) - Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais.
GIOVANETTI, J. P.. Scarpelli; P. Carvalhaes. Uma visão fenomenológico-existencial de Salvador Dalí. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Clínica: Existencial e Gestáltica) - Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais.
MAGNABOSCO, M. M.;GIOVANETTI, J. P.. O adolescente em conflito com a lei como forma de Ser-no-Mundo. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Clínica: Existencial e Gestáltica) - Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais.
GIOVANETTI, J. P.. Os modos de vida atual e o adoecimento: uma abordagem existencial. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Clínica: Existencial e Gestáltica) - Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais.
GIOVANETTI, J. P.. A compreensão do ciúme a partir da obra Dom Casmurro. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Clínica: Existencial e Gestáltica) - Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais.
GIOVANETTI, J. P.. Adoecimento psíquico na sociedade contemporânea. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Clínica: Existencial e Gestáltica) - Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais.
GIOVANETTI, J. P.. Literatura e Análise Existencial: A construção do ser Emília na Obra Reinações de Narizinho de Monteiro Lobato. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Clínica: Existencial e Gestáltica) - Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais.
GIOVANETTI, J. P.. O Impacto da Internet nas Relações Interpessoais. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Clínica: Existencial e Gestáltica) - Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais.
GIOVANETTI, J. P.. A instabilidade dos vínculos afetivos na contemporaneidade. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Clínica: Existencial e Gestáltica) - Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais.
GIOVANETTI, J. P.. Princípios existenciais, religiosidade e espiritualidade. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Clínica: Existencial e Gestáltica) - Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais.
GIOVANETTI, J. P.. Comissão Examinadora de Seleção de Professor Substituto, na área de Psicologia Clínica. 2005. Universidade Federal de Minas Gerais.
GIOVANETTI, J. P.. Banca Examinadora de Concurso Público para Professor Adjunto, área de Psicologia Clínica, Departamento de Psicologia da UFMG. 2004. Universidade Federal de Minas Gerais.
GIOVANETTI, J. P.. Banca Examinadora de Concurso Público para Professor Adjunto, área de Psicologia Clínica, Departamento de Psicologia da UFMG. 2003. Universidade Federal de Minas Gerais.
GIOVANETTI, J. P.. Banca Examinadora de Concurso Público para Professor Substituto, área de Psicologia Clínica e Experimental, Departamento de Psicologia da UFMG. 2003. Universidade Federal de Minas Gerais.
GIOVANETTI, J. P.. Banca Examinadora de Concurso Público para Professor Substituto, área de Psicologia Clínica: Personalidade e Psicologia Transpessoal, Departamento de Psicologia da UFMG. 2003. Universidade Federal de Minas Gerais.
GIOVANETTI, J. P.. Comissão de Examinadora de Seleção de Professor Substituto da FAFICH/UFMG. 2000. Universidade Federal de Minas Gerais.
GIOVANETTI, J. P.. Comissão Examinadora de Seleção de Professor Substituto da FAFICH/UFMG. 1999. Universidade Federal de Minas Gerais.
GIOVANETTI, J. P.. Comissão Examinadora para Concurso de Professor Assistente, na área de Psicologia Clínica - Personalidade, do Departamento de Psicologia da FAFICH/UFMG. 1998. Universidade Federal de Minas Gerais.
GIOVANETTI, J. P.. Comissão Examinadora para Concurso de Professor Substituto, na área de Ética, do Departamento de Psicologia da FAFICH/UFMG. 1998. Universidade Federal de Minas Gerais.
GIOVANETTI, J. P.. Comissão Examinadora para Concurso de Professor Substituto, na área de Psicologia Clínica do Departamento de Psicologia da FAFICH/UFMG. 1997. Universidade Federal de Minas Gerais.
GIOVANETTI, J. P.. Comissão Examinadora para Concurso de Professor Adjunto, área de Psicologia Clínica - Aconselhamento Vocacional do Departamento de Psicologia - FAFICH/UFMG. 1997. Universidade Federal de Minas Gerais.
GIOVANETTI, J. P.. Comissão Examinadora para Concurso de Professor Adjunto na área de Psicologia Clínica - Personalidade, do Departamento de Psicologia da FAFICH/UFMG. 1997. Universidade Federal de Minas Gerais.
GIOVANETTI, J. P.. Presidente da Comissão Examinadora para Concurso de Professor Assistente, na área de Psicologia Clínica - Aconselhamento Psicológico, do Departamento de Psicologia da FAFICH/UFMG. 1997. Universidade Federal de Minas Gerais.
GIOVANETTI, J. P.. Comissão Examinadora para Concurso de Professor Substituto, na área de Psicologia Clínica - Aconselhamento Psicológico, do Departamento de Psicologia da FAFICH/UFMG. 1997. Universidade Federal de Minas Gerais.
GIOVANETTI, J. P.. Comissão Examinadora para Concurso de Professor Adjunto para a disciplina de Psicologia da Educação da FAE/UFMG. 1996. Universidade Federal de Minas Gerais.
GIOVANETTI, J. P.. Comissão Examinadora para Concurso de Professor Substituto, na área de Psicologia Clínica - Personalidade, do Departamento de Psicologia da FAFICH/UFMG. 1996. Universidade Federal de Minas Gerais.
GIOVANETTI, J. P.. Comissão Examinadora para Concurso de Professor Substituto, na área de Psicologia Clínica - Técnicas Psicoterápicas, do Departamento de Psicologia da FAFICH/UFMG. 1996. Universidade Federal de Minas Gerais.
GIOVANETTI, J. P.. Comissão Examinadora para Concurso de Professor Substituto, na área de Psicologia Clínica, do Departamento de Psicologia da FAFICH/UFMG. 1996. Universidade Federal de Minas Gerais.
GIOVANETTI, J. P.. Comissão Examinadora para Concurso de Professor Substituto, na área de Psicologia Clínica - Psicologia da Personalidade, do Departamento de Psicologia da FAFICH/UFMG. 1996. Universidade Federal de Minas Gerais.
GIOVANETTI, J. P.. Comissão de Seleção do Mestrado em Psicologia Social, do Departamento de Psicologia/FAFICH/UFMG. 1995. Universidade Federal de Minas Gerais.
GIOVANETTI, J. P.. Comissão Examinadora para Concurso de Professor Substituto, na área de Psicologia Clínica (Técnicas Psicoterápicas), do Departamento de Psicologia da FAFICH/UFMG. 1995. Universidade Federal de Minas Gerais.
GIOVANETTI, J. P.. Comissão Examinadora para Concurso de Professo Substituto, na área de Psicologia Clínica - Aconselhamento de Família, no Departamento de Psicologia da FAFICH/UFMG. 1994. Universidade Federal de Minas Gerais.
GIOVANETTI, J. P.. Comissão Examinadora para Concurso de Professor Assistente, na área de Psicologia Clínica - Aconselhamento de Família, no Departamento de Psicologia da FAFICH/UFMG. 1994. Universidade Federal de Minas Gerais.
GIOVANETTI, J. P.. Comissão Examinadora para Concurso de Professor Assistente, na área de Psicologia Clínica - Psicoterapia de Grupo, no Departamento de Psicologia da FAFICH/UFMG. 1994. Universidade Federal de Minas Gerais.
GIOVANETTI, J. P.. Comissão de Seleção do Mestrado em Psicologia Social, do Departamento de Psicologia/FAFICH/UFMG. 2003. Universidade Federal de Minas Gerais.
GIOVANETTI, J. P.. Comissões Examinadoras de Concursos de Progressão Funcional de Professores da UFSJ. 2001. Universidade Federal de São João Del-Rei.
GIOVANETTI, J. P.. Comissão de Seleção do Mestrado em Psicologia Social, do Departamento de Psicologia/FAFICH/UFMG. 1999. Universidade Federal de Minas Gerais.
GIOVANETTI, J. P.. Membro da Comissão Examinadora de Seleção de Monitoria, Setor de Psicologia Clínica - TTP, do Departamento de Psicologia da UFMG. 1997. Universidade Federal de Minas Gerais.
GIOVANETTI, J. P.. Comissão de Seleção do Mestrado em Psicologia Social, do Departamento de Psicologia/FAFICH/UFMG. 1996. Universidade Federal de Minas Gerais.
GIOVANETTI, J. P.. Membro da Comissão Examinadora de Seleção de Monitoria, Setor de Psicologia Clínica, do Departamento de Psicologia da FAFICH/UFMG. 1995. Universidade Federal de Minas Gerais.
GIOVANETTI, J. P.. Comissão de Seleção do Mestrado em Psicologia Social, do Departamento de Psicologia/FAFICH/UFMG. 1995. Universidade Federal de Minas Gerais.
GIOVANETTI, J. P.. Comissão de Seleção do Mestrado em Psicologia Social, do Departamento de Psicologia/FAFICH/UFMG. 1994. Universidade Federal de Minas Gerais.
Orientou
A Clínica Social: Ensaio sobre a nova configuração da clínica no mundo contemporâneo, a partir do estudo da vivência de pacientes vítimas de grandes traumas internados em um hospital de urgência e emergência; 2006; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: José Paulo Giovanetti;
Uma escolha profissional esquivada como geradora de crise no jovem universitário: um estudo fenomenológico; 2006; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: José Paulo Giovanetti;
A adolescência em semiliberdade: um estudo fenomenológico sobre o processo de mudança vivido por adolescentes em conflito com a lei; 2006; 0 f; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: José Paulo Giovanetti;
Morte e subjetividade: estudo da vivência sw morte na parada cardiorespiratória; 2004; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: José Paulo Giovanetti;
Os sentidos atribuídos a um processo de adoecimento crônico: o diabetes como situação-limite; 2004; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: José Paulo Giovanetti;
Modernidade e Mídia: A televisão e suas repercussões na subjetividade; 2004; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: José Paulo Giovanetti;
Por trás da máscara de ferro: uma busca de compreensão das motivações do adolescente em conflito com a lei; 2004; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: José Paulo Giovanetti;
A identidade étnica em reconstrução: um estudo sobre a ressignificação da identidade étnica de adolescentes negros em dinâmica de grupo na perspectiva existencial humanista; 2004; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: José Paulo Giovanetti;
Transformação do Afeto no Mundo Contemporâneo: um estudo fenomenológico da vivência amorosa; 2002; 0 f; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: José Paulo Giovanetti;
Liberdade, Adolescência e Escola: um estudo fenomenológico sobre a experiência de adolescentes em uma escola liberal; 2002; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: José Paulo Giovanetti;
As relações Homem-natureza e a modernidade tardia: uma leitura a partir do conceito de identidade moderna de Charles Taylor; 2000; 0 f; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: José Paulo Giovanetti;
Modernidade, Amor e Crise; Um estudo sobre o modo como a apropriação reflexiva do discurso amor moderno se manifesta na crise amorosa; 2000; 0 f; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: José Paulo Giovanetti;
O Esquema Ideopraxeológico do Consumo; 1999; 0 f; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: José Paulo Giovanetti;
Corpo Humano: Alienação e suas Consequências na Identidade; 1998; 0 f; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: José Paulo Giovanetti;
Vida Afetivo-Amorosa na Terceira Idade; 1998; 0 f; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: José Paulo Giovanetti;
Sentido de Vida: Implicações na Saúde Mental; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOLOGIA CLÍNICA: GESTALT-TERAPIA E ANÁLISE EXISTENCIAL/E) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: José Paulo Giovanetti;
A Falta de Sentido Existencial como uma das Raízes para o Suicídio: um Estudo de Caso; ; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOLOGIA CLÍNICA: GESTALT-TERAPIA E ANÁLISE EXISTENCIAL/E) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: José Paulo Giovanetti;
O Construtivismo Terapêutico e a Fenomenologia: Convergências Epistemológicas; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOLOGIA CLÍNICA: GESTALT-TERAPIA E ANÁLISE EXISTENCIAL/E) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: José Paulo Giovanetti;
As Relações Afetivas e o Projeto Existencial; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOLOGIA CLÍNICA: GESTALT-TERAPIA E ANÁLISE EXISTENCIAL/E) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: José Paulo Giovanetti;
A Resignificação da Vida na Quarta Idade; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOLOGIA CLÍNICA: GESTALT-TERAPIA E ANÁLISE EXISTENCIAL/E) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: José Paulo Giovanetti;
A Estruturação do Ser a Partir das Relações Intersubjetivas; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOLOGIA CLÍNICA: GESTALT-TERAPIA E ANÁLISE EXISTENCIAL/E) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: José Paulo Giovanetti;
A Presença do Existencialismo na Teoria do Amadurecimento de Winnicott; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOLOGIA CLÍNICA: GESTALT-TERAPIA E ANÁLISE EXISTENCIAL/E) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: José Paulo Giovanetti;
O Sentimento de Culpa Sob o Olhar Fenomenológico-existencial; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOLOGIA CLÍNICA: GESTALT-TERAPIA E ANÁLISE EXISTENCIAL/E) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: José Paulo Giovanetti;
A Superação do Adoecimento Existencial na Sociedade Contemporânea Pela Experiência Elementar; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOLOGIA CLÍNICA: GESTALT-TERAPIA E ANÁLISE EXISTENCIAL/E) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: José Paulo Giovanetti;
O Impacto da Relação Mãe-bebê na Construção do Vínculo Afetivo; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOLOGIA CLÍNICA: GESTALT-TERAPIA E ANÁLISE EXISTENCIAL/E) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: José Paulo Giovanetti;
Realidade Virtual e os Modos Existenciais:uma Análise Compreensiva Sobre os Possíveis Impactos da Virtualização na Existência do Ser Humano; ; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOLOGIA CLÍNICA: GESTALT-TERAPIA E ANÁLISE EXISTENCIAL/E) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: José Paulo Giovanetti;
Envelhecimento de Pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexuais: uma Abordagem Existencial; ; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOLOGIA CLÍNICA: GESTALT-TERAPIA E ANÁLISE EXISTENCIAL/E) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: José Paulo Giovanetti;
Enlaces Esfacelados no Vazio da Existência; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOLOGIA CLÍNICA: GESTALT-TERAPIA E ANÁLISE EXISTENCIAL/E) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: José Paulo Giovanetti;
Mulheres Trans ? uma Leitura Existencial do Sofrimento Pela Discriminação no Mercado de Trabalho Formal; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOLOGIA CLÍNICA: GESTALT-TERAPIA E ANÁLISE EXISTENCIAL/E) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: José Paulo Giovanetti;
; ; ; ; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOLOGIA CLÍNICA: GESTALT-TERAPIA E ANÁLISE EXISTENCIAL/E) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: José Paulo Giovanetti;
Corpo e Existência: um olhar fenomenológico sobre a amputação; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Clínica: Existencial e Gestáltica) - Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais; Orientador: José Paulo Giovanetti;
Psicoterapia Infantil: um olhar fenomenológico-existencial; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Clínica: Existencial e Gestáltica) - Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais; Orientador: José Paulo Giovanetti;
Transtornos alimentares em adolescentes e jovens adultos: uma compreensão fenomenológica; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Clínica: Existencial e Gestáltica) - Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais; Orientador: José Paulo Giovanetti;
Análise de temas existenciais na obra: Comer, Rezar, Amar (Elizabeth Gilbert); 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Clínica: Existencial e Gestáltica) - Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais; Orientador: José Paulo Giovanetti;
Scarpelli; P; Carvalhaes; Uma visão fenomenológico-existencial de Salvador Dalí; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Clínica: Existencial e Gestáltica) - Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais; Orientador: José Paulo Giovanetti;
Os modos de vida atual e o adoecimento: uma abordagem existencial; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Clínica: Existencial e Gestáltica) - Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais; Orientador: José Paulo Giovanetti;
A compreensão do ciúme a partir da obra Dom Casmurro; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Clínica: Existencial e Gestáltica) - Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais; Orientador: José Paulo Giovanetti;
Adoecimento psíquico na sociedade contemporânea; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Clínica: Existencial e Gestáltica) - Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais; Orientador: José Paulo Giovanetti;
O Dasein na Pós-Modernidade: O prazer imediato e o vazio de sentido; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Clínica: Existencial e Gestáltica) - Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais; Orientador: José Paulo Giovanetti;
A compreensão fenomenológica do delírio: um caso clínico; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Clínica: Existencial e Gestáltica) - Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais; Orientador: José Paulo Giovanetti;
Literatura e Análise Existencial: A construção do ser Emília na Obra Reinações de Narizinho de Monteiro Lobato; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Clínica: Existencial e Gestáltica) - Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais; Orientador: José Paulo Giovanetti;
O Impacto da Internet nas Relações Interpessoais; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Clínica: Existencial e Gestáltica) - Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais; Orientador: José Paulo Giovanetti;
A instabilidade dos vínculos afetivos na contemporaneidade; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Clínica: Existencial e Gestáltica) - Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais; Orientador: José Paulo Giovanetti;
Princípios existenciais, religiosidade e espiritualidade; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Clínica: Existencial e Gestáltica) - Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais; Orientador: José Paulo Giovanetti;
A prática da espiritualidade: uma possibilidade de esperança em situações de crise; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Clínica: Existencial e Gestáltica) - Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais; Orientador: José Paulo Giovanetti;
Psicologia Hospitalar: O paciente terminal e o encontro com a morte; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Clínica: Existencial e Gestáltica) - Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais; Orientador: José Paulo Giovanetti;
A escuta na perspectiva fenomenológico-existencial: uma versão de sentido; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Clínica: Existencial e Gestáltica) - Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais; Orientador: José Paulo Giovanetti;
Pressupostos para a Concepção de um Programa de Aconselhamento Psicológico para Sujeitos Portadores de HIV; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Clínica: Existencial e Gestáltica) - Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais; Orientador: José Paulo Giovanetti;
Razão, Liberdade e Ser Si-mesmo: Aliança entre a Clínica Fenomenológico-Existencial e a Experiência Elementar; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Clínica: Existencial e Gestáltica) - Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais; Orientador: José Paulo Giovanetti;
Possibilidades de reconstrução do vivido na Hipermodernidade: contribuições do método ADI/TIP numa abordagem fenomenológico-existencial; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Clínica: Existencial e Gestáltica) - Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais; Orientador: José Paulo Giovanetti;
Mal-Estar Pós-Moderno e a Redescoberta da Pessoa; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Clínica: Existencial e Gestáltica) - Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais; Orientador: José Paulo Giovanetti;
O Cuidado em Heidegger: direções para a psicologia clínica fenomenológico-existencial; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Clinica) - Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais; Orientador: José Paulo Giovanetti;
Modo de ser na perspectiva existencial fenomenológica nas ditas neuroses e psicoses; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Clinica) - Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais; Orientador: José Paulo Giovanetti;
A consciência da morte; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Clinica) - Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais; Orientador: José Paulo Giovanetti;
As relações afetivo-sexuais na contemporaneidade; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Clinica) - Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais; Orientador: José Paulo Giovanetti;
As dificuldades existenciais do Se Errante; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Clinica) - Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais; Orientador: José Paulo Giovanetti;
O fenômeno pós-moderno, a dinâmica da vida espiritual e a prática clínica; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Clinica) - Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais; Orientador: José Paulo Giovanetti;
O ser e o existir do alcoolista: uma compreensão existencial fenomenológica; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Clinica) - Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais; Orientador: José Paulo Giovanetti;
As influências da Pós-modernidade na elaboração do projeto de vida existencial; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Clinica) - Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais; Orientador: José Paulo Giovanetti;
A falta de consciência da responsabilidade pessoal nos acidentes de trabalho; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Clinica) - Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais; Orientador: José Paulo Giovanetti;
A qualidade da relação entre o par parental como uma das relações fundantes para o desenvolvimento pessoal dos filhos; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Clinica) - Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais; Orientador: José Paulo Giovanetti;
Criança abrigada e família acolhedora: relato de uma experiência de acolhida; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Clinica) - Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais; Orientador: José Paulo Giovanetti;
O envelhecer na perspectiva da sociedade de consumo: Crônica de uma 'Morte social antecipada'; 1998; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Tanatologia) - Fumec; Orientador: José Paulo Giovanetti;
O desespero humano de Kierkegaard; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia; Orientador: José Paulo Giovanetti;
O impacto da Cibercultura na vida do homem contemporâneo; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia; Orientador: José Paulo Giovanetti;
Categoria do Espírito: sobre a relação transcendental e inter-subjetiva na obra de Henrique Cláudio de Lima Vaz; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: José Paulo Giovanetti;
Produções bibliográficas
-
GIOVANETTI, J. P. ; CARDOSO, C. L. ; FERES-CARNEIRO, T. . Um estudo fenomenológico sobre a vivência de família em uma comunidade popular. Psicologia: Ciência e Profissão (Impresso) , v. 29, p. 780-795, 2009.
-
GIOVANETTI, J. P. . Fundamentação Antropológica da Prática Psicoterápica. Coletâneas da Anpepp, v. 1, n.9, 1996.
-
GIOVANETTI, J. P. . Transformações nas Relações de Intimidade: Visão da Psicologia. Revista Dois Pontos, v. 3, n.27, 1996.
-
GIOVANETTI, J. P. . Impacto das Ideias Humanistas, Fenomenológicas e Existenciais na Psicoterapia. Café Du Flore, v. 6, p. 25-43, 1995.
-
GIOVANETTI, J. P. . O Encontro na Perspectiva Existencial. Revista de Psicologia da Puc Mg, Belo Horizonte, v. 1, n.1, p. 31-34, 1993.
-
GIOVANETTI, J. P. . O existir humano na obra de Ludwig Binswanger. Síntese Nova Fase, v. 50, p. 87-99, 1990.
-
GIOVANETTI, J. P. ; Malu Egidio da Silveira Jabour ; Rayra Emanuelle Soares Ruas ; Dalissa Vieira Teixeira ; Luisa Conrado Dias de Oliveira ; André Luiz Freitas Dias ; Mônica Cristina Combat Barbosa ; MAGNABOSCO, M. M. ; Cecília Silva Campos do Amaral ; Vanessa Célia de Souza Rabelo ; Thais Mafra Bicalho Freitas Nogueira ; Lilian Erichsen Nassif ; Tania Azevedo Garcia . Com-textos em Análise Existencial. 1. ed. Belo Horizonte: MAM Editora, 2019. v. 1. 255p .
-
GIOVANETTI, J. P. . Psicoterapia Antropológica: As Contribuições de Binswanger e Gendlin. 1. ed. Belo Horizonte: SPES, 2018.
-
GIOVANETTI, J. P. . Fenomenologia e Psicologia Clínica. 1. ed. Belo Horizonte: Artesã, 2018.
-
GIOVANETTI, J. P. . Psicoterapia fenomenológico-existencial: Fundamentos filosófico-antropológicos. 1. ed. Rio de Janeiro: Via Verita, 2017. 130p .
-
GIOVANETTI, J. P. . Anais do III Congresso Internacional de Psicologia Existencial. 1. ed. Belo Horizonte: FEAD, 2015.
-
GIOVANETTI, J. P. . Fenomenologia e Psicoterapia. 1. ed. Belo Horizonte: FEAD, 2015. 154p .
-
GIOVANETTI, J. P. . Anais do II Congresso Internacional de Psicologia Existencial. 1. ed. Belo Horizonte: FEAD, 2014.
-
GIOVANETTI, J. P. . I Congresso Internacional de Psicologia Existencial/III Congresso Brasileiro de Psicologia Existencial - Diálogo Existencial-Humanista e Focusing. 1. ed. Belo Horizonte: FEAD, 2013. 177p .
-
GIOVANETTI, J. P. . Psicologia Clínica e Psicoterapia. 1. ed. Belo Horizonte: FEAD, 2013. 188p .
-
GIOVANETTI, J. P. . II Congresso Brasileiro de Psicologia Existencial - Fundamentos Filosóficos da Psicologia Existencial. 1. ed. Belo Horizonte: FEAD, 2012. 116p .
-
GIOVANETTI, J. P. . Psicoterapia Fenomenológico-existencial: Fundamentos filosófico-antropológicos. 1. ed. Belo Horizonte: FEAD, 2012. 120p .
-
GIOVANETTI, J. P. ; SANTOS, L. G. . Enlaces Esfacelados no Vazio da Existência. In: José Paulo Giovanetti; Claudia Lins Cardoso; Paulo Eduardo Rodrigues Alves Evangelista. (Org.). Com-textos em Gestalt-Terapia e Análise Existencial. 1ed.Belo Horizonte: MAM Editora, 2020, v. 3, p. 19-35.
-
GIOVANETTI, J. P. ; RODRIGUES, B. G. . Realidade Virtual e os Modos Existenciais: Uma Análise Compreensiva Sobre os Possíveis Impactos da Virtualização na Existência do Ser Humano. Com-textos em Gestalt-Terapia e Análise Existencial. 1ed.Belo Horizonte: MAM Editora, 2020, v. 3, p. 35-50.
-
GIOVANETTI, J. P. ; MELO, M. F. C. . Envelhecimento de Pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexuais: Desafios Existenciais. In: José Paulo Giovanetti; Claudia Lins Cardoso; Paulo Eduardo Rodrigues Alves Evangelista. (Org.). Com-textos em Gestalt-Terapia e Análise Existencial. 1ed.Belo Horizonte: MAM Editora, 2020, v. 3, p. 87-104.
-
GIOVANETTI, J. P. ; Rayra Emanuelle Soares Ruas . O impacto da relação mãe-bebê na construção do vínculo afetivo. In: José Paulo Giovanetti; Claudia Lins Cardoso; Paulo Eduardo Rodrigues Alves Evangelista. (Org.). Com-textos em Análise Existencial. 1ed.Belo Horizonte: MAM Editora, 2019, v. 1, p. 16-39.
-
GIOVANETTI, J. P. ; Malu Egidio da Silveira Jabour . As relações afetivas e o projeto existencial. In: José Paulo Giovanetti; Claudia Lins Cardoso; Paulo Eduardo Rodrigues Alves Evangelista. (Org.). Com-textos em Análise Existencial. 1ed.Belo Horizonte: MAM Editora, 2019, v. 1, p. 40-64.
-
GIOVANETTI, J. P. ; Dalissa Vieira Teixeira . A ressignificação da vida na quarta idade. In: José Paulo Giovanetti; Claudia Lins Cardoso; Paulo Eduardo Rodrigues Alves Evangelista. (Org.). Com-textos em Análise Existencial. 1ed.Belo Horizonte: MAM Editora, 2019, v. 1, p. 65-89.
-
GIOVANETTI, J. P. ; Vanessa Célia de Souza Rabelo . A presença do Existencialismo na Teoria do Amadurecimento e Winnicott. In: José Paulo Giovanetti; Claudia Lins Cardoso; Paulo Eduardo Rodrigues Alves Evangelista. (Org.). Com-textos em Análise Existencial. 1ed.Belo Horizonte: MAM Editora, 2019, v. 1, p. 158-182.
-
GIOVANETTI, J. P. ; Lilian Erichsen Nassif . O Construtivismo Terapêutico e a Fenomenologia: Convergências epistemológicas. In: José Paulo Giovanetti; Claudia Lins Cardoso; Paulo Eduardo Rodrigues Alves Evangelista. (Org.). Com-textos em Análise Existencial. 1ed.Belo Horizonte: MAM Editora, 2019, v. 1, p. 206-227.
-
GIOVANETTI, J. P. . Fenomenologia e prática clínica. In: José Paulo Giovanetti. (Org.). Fenomenologia e Psicologia Clínica. 1ed.Belo Horizonte: Artesã, 2018, v. , p. 11-32.
-
GIOVANETTI, J. P. . A religião como força organizadora da subjetividade na contemporaneidade. In: Áurea Marin Burocchi; Jaldemir Vitório (Orgs.). (Org.). Religião e Espaço Público: cenários contemporâneos. 1ed.São Paulo: Paulinas, 2015, v. , p. 93-108.
-
GIOVANETTI, J. P. . Fenomenologia e Prática Clínica. In: José Paulo Giovanetti. (Org.). Fenomenologia e Psicoterapia. 1ed.Belo Horizonte: FEAD, 2015, v. , p. 11-32.
-
GIOVANETTI, J. P. . Psicologia Clínica e Análise Existencial. In: GIOVANETTI, J.P.. (Org.). Psicologia Clínica e Psicoterapia. 1ed.Belo Horizonte: FEAD, 2013, v. , p. 11-35.
-
GIOVANETTI, J. P. . A existência e suas patologias no mundo hipermoderno. In: Romero, E.; Ribeiro, W. (Org.). Vulnerabilidade Humana e Conflitos sociais. 1ed.São José dos Campos: Della Bídia Editora, 2009, v. , p. 25-38.
-
GIOVANETTI, J. P. . Supervisão Clínica na perspectiva fenomenológico-existencial. In: Angerami, W.. (Org.). As várias faces da Psicologia fenomenológico-existencial. 1ed.São Paulo: Editora Thomson, 2005, v. , p. 151-170.
-
GIOVANETTI, J. P. . Psicologia Existencial e Espiritualidade. In: Amatuzzi, Mauro Martins. (Org.). Psicologia e Espiritualidade. São Paulo: Editora Paulus, 2005, v. , p. 129-145.
-
GIOVANETTI, J. P. . A vivência religiosa no mundo (pós)moderno. In: W. Angerami. (Org.). Espiritualidade e Prática Clínica. São Paulo: Thomson, 2004, v. , p. 111-126.
-
GIOVANETTI, J. P. . A representação da religião na pós-modernidade. In: G. J. Paiva; W. Zangari. (Org.). A representação na religião: perspectivas psicológicas. São Paulo: Loyola, 2004, v. , p. 129-146.
-
GIOVANETTI, J. P. . O Sagrado na Psicoterapia. In: Valdemar Augusto Angerami - Camon (org.). (Org.). Vanguarda em psicoterapia fenomenológico-existencial. 1ed.São Paulo: Thomsom, 2003, v. , p. 1-25.
-
GIOVANETTI, J. P. . Pós-Modernidade e vazio existencial. In: Josgrilberg, R e Piccino, J.. (Org.). Existência e Saúde. São Bernardo do Campo: FENPEC/UMESP-SOBRPHE, 2002, v. , p. 91-100.
-
GIOVANETTI, J. P. . Religião e Subjetividade Contemporânea. In: Mac Dowell, J.. (Org.). Saber Filosófico, História e Transcendência. São Paulo: Edições Loyola, 2002, v. , p. 287-298.
-
GIOVANETTI, J. P. . Psicologia e senso religioso: a necessidade e o desejo- Modalidades de época. In: Paiva, Geraldo. (Org.). Entre necessidade e desejo. Diálogos da Psicologia com a Religião. 1ed.São Paulo: Edições Loyola, 2001, v. , p. 91-101.
-
GIOVANETTI, J. P. . Angústia existencial nos tempos atuais. In: Angerami - Camon. (Org.). Angustia e psicoterapia. 1ed.São Paulo: Casa do Psicólogo, 2000, v. , p. 119-141.
-
GIOVANETTI, J. P. . O sagrado na experiência religiosa na psicoterapia. In: Marina Massini; Miguel Mahfoud. (Org.). Diante do Mistério: Psicologia e Senso Religioso. São Paulo: Editora Loyola, 1999, v. , p. -.
-
GIOVANETTI, J. P. . Os desafios do terapeuta existencial hoje. In: W. Angerani. (Org.). Prática da Psicoterapia. São Paulo: Pioneira, 1999, v. , p. -.
-
GIOVANETTI, J. P. . Entrevista ao Jornal de Opinião. Jornal de Opinião, 01 nov. 1999.
-
GIOVANETTI, J. P. . Afetividade e existência. In: III Congresso Internacional de Psicologia Existencial - V Congresso Brasileiro de Psicologia Existencial, 2015, Belo Horizonte. Anais. Belo Horizonte: FEAD, 2015.
-
GIOVANETTI, J. P. . A Especificidade da Psicoterapia Experiencial de E. Gendlin. In: I Congresso Internacional de Psicologia Existencial/III Congresso Brasileiro de Psicologia Existencial - Diálogo Existencial-Humanista e Focusing, 2013, Belo Horizonte. Anais. Belo Horizonte: FEAD, 2013. p. 130-148.
-
GIOVANETTI, J. P. . A psicoterapia na perspectiva existencial: a contribuição de Ludwig Binswanger. In: II Congresso Brasileiro de Psicologia Existencial - Fundamentos Filosóficos da Psicologia Existencial, 2012, Belo Horizonte. Anais. Belo Horizonte: FEAD, 2012. p. 41-59.
-
GIOVANETTI, J. P. . A consciência religiosa do homem ocidental. In: XI Encontro Goiano da abordagem Gestáltica, 2005, Goiânia. Anais do XI encontro Goiano da abordagem Gestáltica. Goiânia: Instituto Goiano de Gestalt, 2005. v. IX. p. 99-108.
-
GIOVANETTI, J. P. . Psicologia e Senso Religioso: A Necessidade e o Desejo. Modalidades da Época. In: III Seminário de Psicologia e Senso Religioso, 1999, São Paulo. Textos do III Seminário de Psicologia e senso religioso, 1999. p. 30-34.
-
GIOVANETTI, J. P. . Problematização das relações entre teoria e prática na psicologia clínica. In: VI Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico, 1996, Teresópolis. Anais do VI Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico, 1996.
-
GIOVANETTI, J. P. . Impacto das ideias humanistas, fenomenológicas e existenciais na psicoterapia. In: Encontro Mineiro de Psicologia Humanista, 1995. Anais do Encontro Mineiro de Psicologia Humanista, 1995. p. 41-53.
-
GIOVANETTI, J. P. . A Antropologia Filosófica de Edith Stein como Fundamentação da Prática Clínica. In: III Simpósio Internacional Edith Stein, 2015, Belo Horizonte. Anais. Belo Horizonte: UFMG/UNIFESP, 2015.
-
GIOVANETTI, J. P. . Fenomenologia e Adoecimento na Modernidade Tardia. In: II Congresso Brasileiro de Psicologia & Fenomenologia e IV Congresso Sul Brasileiro de Fenomenologia: Pensar e fazer fenomenologia no Brasil, 2015, Curitiba. Anais. Curitiba: UFPR, 2015.
-
GIOVANETTI, J. P. . Aspectos psicológicos da fé. In: VI Seminário de Psicologia e Senso Religioso, 2007, São Paulo. Anais. São Paulo: ANPEPP, 2007. p. 18-19.
-
GIOVANETTI, J. P. . A contribuição da Psicologia Existencial na vivência da espiritualidade. In: X Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico, 2004, Aracruz. Anais do X Simpósio de pesquisa e Intercâmbio científico. Aracruz: ANPEPP, 2004. p. 126-127.
-
GIOVANETTI, J. P. . A representação da Religião na Pós-modernidade. In: IX Simpósio Brasileiro de Pesquisa e Intercâmbio Científico, 2002, Aguas de Lindóia. IX Simpósio Brasileiro de Pesquisa e Intercâmbio Científico. Águas de Lindóia: ANPEPP, 2002. p. 200-200.
-
GIOVANETTI, J. P. . A Religião na Pós-modernidade. In: IV Seminário de Psicologia e Religião, 2002, São Paulo. Caderno de Resumo. São Paulo, 2002. p. 63-66.
-
GIOVANETTI, J. P. . O Espírito Niilista da Pós-modernidade e as motivações religiosas. In: XXXII Reunião Anual de Psicologia, 2002, Florianópolis. Cadernos de Resumos. Florianópolis, 2002. p. 42-43.
-
GIOVANETTI, J. P. . Subjetividade na era pós-moderna. In: VIII Colóquio Internacional de Sociologia Clínica e Psicossociologia, 2001, Belo Horizonte. Anais do VIII Colóquio Internacional de Sociologia Clínica e Psicossociologia. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2001. p. 83-83.
-
GIOVANETTI, J. P. . Religião e Subjetividade Pós-moderna. In: VII Simpósio Brasileiro de Pesquisa e Intercâmbio Científíco, 2000, Serra Negra. Anais. Serra Negra: ANPEPP, 2000. p. 29-29.
-
GIOVANETTI, J. P. . Vivência religiosa no mundo pós-moderno. In: XXX Reunião Anual de Psicologia, 2000, Brasília. Resumos da XXX Reunião Anual de Psicologia. Brasília: Universidade de Brasília, 2000. p. 7-7.
-
GIOVANETTI, J. P. . Psicoterapia Fenomenológico-Existencial. In: XVII Encontro Nacional dos Estudantes de Psicologia, 1999, Belo Horizonte. Anais do XVI Encontro Nacional de Estudantes de Psicologia, 1999.
-
GIOVANETTI, J. P. . O Diferencial Psicoterapêutico da Fenomenologia Existencial. In: XXIX Reunião Anual de Psicologia, 1999, Campinas. Resumos de Comunicação Científica, 1999. p. 36-36.
-
GIOVANETTI, J. P. . Post Modernity and Existential Vacuum. In: Congress of Applied Psychology, 1998, São Francisco. Congress of Applied Psychology.
-
GIOVANETTI, J. P. . A consciência religiosa do homem (POS)moderno. In: XXVIII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 1998, Ribeirão Preto. Resumo de Comunicações Científicas, 1998.
-
GIOVANETTI, J. P. . Pós-Modernidade e Experiência Religiosa. In: VII Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Cultural, 1998, Gramado. VII Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Cultural, 1998.
-
GIOVANETTI, J. P. . Pos-Modernité et Troubles Psychiques. In: XXVI International Congress of Psychology, 1996, Montreál. XXVI International Congress of Psychology, 1996.
-
GIOVANETTI, J. P. . A sociedade contemporânea e a mentalidade individualista. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GIOVANETTI, J. P. . A sociedade contemporânea e a mentalidade individualista. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GIOVANETTI, J. P. . Os afetos: aspectos sensíveis da existência. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GIOVANETTI, J. P. . A Fixação Negativa da Afetividade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GIOVANETTI, J. P. . A Antropologia Filosófica de Edith Stein como Fundamentação da Prática Clínica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
GIOVANETTI, J. P. . A religião como força organizadora da subjetividade na contemporaneidade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GIOVANETTI, J. P. . Fenomenologia e Adoecimento na Modernidade Tardia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GIOVANETTI, J. P. . Afetividade e existência. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GIOVANETTI, J. P. . Fenomenologia, Psicopatologia e Focusing. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GIOVANETTI, J. P. . A Especificidade da Psicoterapia Experiencial de E. Gendlin. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GIOVANETTI, J. P. . Contribuições de L. Binswanger à Psicologia e Psicopatologia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GIOVANETTI, J. P. . O Processo de Morrer e a Religião na Sociedade Hipermoderna. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GIOVANETTI, J. P. . Psicoterapia Existencial e Psicoterapia Experiencial. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GIOVANETTI, J. P. . Ludwig Binswanger e a Psicoterapia Fenomenológico-Existencial. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GIOVANETTI, J. P. . Modernidade Tardia: Desafios para a Docência no Ensino Superior. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GIOVANETTI, J. P. . A psicoterapia na perspectiva existencial: a contribuição de Ludwig Binswanger. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GIOVANETTI, J. P. . Religiosidade e perturbações psicológicas no mundo em transformação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GIOVANETTI, J. P. . Binswanger e a Psicoterapia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GIOVANETTI, J. P. . A vivência religiosa na atualidade. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GIOVANETTI, J. P. . O homem na pós-modernidade. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GIOVANETTI, J. P. . A questão da identidade e da subjetividade do professor na sociedade contemporânea. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GIOVANETTI, J. P. . Violência interpessoal: o que pode ser feito para preveni-la?. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GIOVANETTI, J. P. . A Pós-modernidade é o fim da Modernidade?. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GIOVANETTI, J. P. . Humanismo e educação. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GIOVANETTI, J. P. . Educação no século XXI. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GIOVANETTI, J. P. . Psicologia e Religião. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GIOVANETTI, J. P. . A Relação Terapêutica. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GIOVANETTI, J. P. . Saúde Existencial no Mundo Contemporâneo. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GIOVANETTI, J. P. . Tédio Existencial. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GIOVANETTI, J. P. . Ética e Subjetividade. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GIOVANETTI, J. P. . Vazio Existencial. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GIOVANETTI, J. P. . O diferencial psicoterapêutico da fenomenologia existencial. 1999. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
GIOVANETTI, J. P. . Modernidade e Crise de Valores. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GIOVANETTI, J. P. . A Consciência Religiosa do Homem Pós-Moderno. 1998. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
GIOVANETTI, J. P. . O Sagrado e a Experiência Religiosa na Psicoterapia. 1998. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
GIOVANETTI, J. P. . Pós-Modernidade e Experiência Religiosa. 1998. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
GIOVANETTI, J. P. . Século XX: Um desafio à liberdade. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GIOVANETTI, J. P. . A existência à luz de L. Binswanger. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GIOVANETTI, J. P. . Caminhos Humanista. 1997. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GIOVANETTI, J. P. . Dimensões da Clínica Psicológica. 1997. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
GIOVANETTI, J. P. . Transformações nas Relações de Intimidade. 1996. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GIOVANETTI, J. P. . Fundamentos antropológicos da psicoterapia. 1995. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GIOVANETTI, J. P. . Relações de Intimidade na Sociedade Contemporânea. 1995. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GIOVANETTI, J. P. . Vida Pós-Moderna e Existência Humana. 1995. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GIOVANETTI, J. P. . Novos Desafios da Psicoterapia Existencial. 1995. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GIOVANETTI, J. P. . Subjetividade e Cultura. 1995. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
GIOVANETTI, J. P. . Psicologia Humanista e Psicoterapia Existencial. 1995. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GIOVANETTI, J. P. . O impacto das ideias humanistas, fenomenológicas e existencialistas na psicoterapia. 1994. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GIOVANETTI, J. P. . A dimensão antropológica da relação terapêutica. 1993. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GIOVANETTI, J. P. . Análise Existencial de L. Binswanger. 1992. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GIOVANETTI, J. P. . O Encontro na Perspectiva Existencial. 1992. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
GIOVANETTI, J. P. . Prefácio - Outras Palavras em Psicopatologia. Belo Horizonte, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
GIOVANETTI, J. P. . Prefácio - Le chavi dell' inconscio. Bolonha, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
GIOVANETTI, J. P. . Prefácio - As Chaves do Inconsciente. Belo Horizonte, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
GIOVANETTI, J. P. . Apresentação. Belo Horizonte, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.
-
GIOVANETTI, J. P. . Apresentação, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.
-
GIOVANETTI, J. P. . Apresentação. Belo Horizonte, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.
-
GIOVANETTI, J. P. . Apresentação. Belo Horizonte, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.
Outras produções
GIOVANETTI, J. P. . Membro do Conselho Editorial da Revista Boletim da Academia Paulista de Psicologia (2006-2009). 2009.
GIOVANETTI, J. P. . Consultoria ad hoc da Revista Cadernos de Psicologia da UFMG. 2004.
GIOVANETTI, J. P. . Consultoria ad hoc Revista Psicologia em Estudo. 2003.
GIOVANETTI, J. P. . Membro do Conselho Editorial da Revista Síntese - Nova Série. 2000.
GIOVANETTI, J. P. . Consultor 'ad hoc' da Revista Psicologia: Reflexão e Crítica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 1999.
GIOVANETTI, J. P. . Membro do Conselho Editorial da Revista Plural da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas - FUMEC. 1998.
GIOVANETTI, J. P. . Grupo de Trabalho Psicologia e Religião da ANPEPP. 1998.
GIOVANETTI, J. P. . Consultor 'ad hoc' da Revista Psicologia: Teoria e Pesquisa da Universidade de Brasília. 1997.
GIOVANETTI, J. P. . Assessoria sobre o tema Individualismo Contemporâneo no Encontro de Formadores Franciscanos. 1997.
GIOVANETTI, J. P. . Assessoria sobre o tema Pós-Modernidade, no Encontro de Formadores Franciscanos. 1995.
GIOVANETTI, J. P. . Membro da Comissão de Pesquisa da PUC Minas. 1993.
GIOVANETTI, J. P. . Membro da Comissão Científica do II Congresso Brasileiro de Psicologia & Fenomenologia e IV Congresso Sul Brasileiro de Fenomenologia: Pensar e fazer fenomenologia no Brasil. 2015.
GIOVANETTI, J. P. . Membro do Comitê Editorial da Revista Estudos de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1999-2007). 2007.
GIOVANETTI, J. P. . Consultor 'ad hoc' da Revista Estudos de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 1999.
GIOVANETTI, J. P. . Individualidade Moderna e Sociedade de Consumo - Programa Logofonia. 2009. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
GIOVANETTI, J. P. . Programa Opinião Minas. 2006. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
GIOVANETTI, J. P. . Família e Afetividade. 1999. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
GIOVANETTI, J. P. . Pós-Modernidade e Individualismo Contemporâneo. 1999. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
GIOVANETTI, J. P. . Minicurso: Cinema e Psicologia - A existência humana no jovem Ingmar Bergman. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
GIOVANETTI, J. P. . Mini-curso: Psicologia e Religião, ministrado no III Congresso de Saúde e Meio Ambiente UNA. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
GIOVANETTI, J. P. . Comissão Organizadora do Curso de Atualização A Fenomenologia dos Afetos e Emoções: um enfoque na psicopatologia contemporânea. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
GIOVANETTI, J. P. . Curso Cinema e Psicologia - Fenomenologia dos Afetos I: Paixão e Amor, promovido pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE). 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
GIOVANETTI, J. P. . Curso Cinema e Psicologia - Fenomenologia dos Afetos II: Ciúme e Inveja, promovido pela Faculdade Jesuita de Filosofia e Teologia (FAJE). 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
GIOVANETTI, J. P. . Cinema e Psicologia - A Existência Humana. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
GIOVANETTI, J. P. . Psicologia dos Afetos no Curso de Especialização em Psicologia Fenomenológico-Existencial, Universidade Paranaense - UNIPAR. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
GIOVANETTI, J. P. . Curso Sociedade Contemporânea e mentalidade individualista no Tribunal de Justiça de Minas Gerais na Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
GIOVANETTI, J. P. . Professor de Antropologia Psicológica no VI Curso de Pós-Graduação. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
GIOVANETTI, J. P. . Professor de Introdução à Psicoterapia fenomenológico-existencial no VI Curso de Pós-Graduação Lato Sensu - Especialização Psicologia Clínica Existencial e Gestáltica da Faculdade FEAD-Minas. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
GIOVANETTI, J. P. . Professor de Psicologia dos Afetos no I Curso de Pós-Graduação Lato Sensu - Especialização Psicologia Fenomenológico-existencial da Universidade Paranaense -UNIPAR. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
GIOVANETTI, J. P. . Professor de Antropologia Psicológica no V Curso de Pós-Graduação Lato Sensu - Especialização Psicologia Clínica Existencial e Gestáltica da Faculdade FEAD-Minas. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
GIOVANETTI, J. P. . Professor de Introdução à Psicoterapia fenomenológico-existencial no V Curso de Pós-Graduação Lato Sensu - Especialização Psicologia Clínica Existencial e Gestáltica da Faculdade FEAD-Minas. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
GIOVANETTI, J. P. . Professor de Prática da Psicoterapia Fenomenológico-existencial no V Curso de Pós-Graduação Lato Sensu - Especialização Psicologia Clínica Existencial e Gestáltica da Faculdade FEAD-Minas. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
GIOVANETTI, J. P. . Membro da Comissão Avaliadora do I Colóquio de Estágios da Psicologia: vivência da pesquisa no meio acadêmico, na FEAD Minas. 2008. (Comissão Avaliadora).
GIOVANETTI, J. P. . Professor de Antropologia Psicológica no V Curso de Pós-Graduação Lato Sensu - Especialização Psicologia Clínica Existencial e Gestáltica da Faculdade FEAD-Minas. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
GIOVANETTI, J. P. . Professor de Introdução à Psicoterapia fenomenológico-existencial no V Curso de Pós-Graduação Lato Sensu - Especialização Psicologia Clínica Existencial e Gestáltica da Faculdade FEAD-Minas. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
GIOVANETTI, J. P. . Professor de Prática da Psicoterapia Fenomenológico-existencial no V Curso de Pós-Graduação Lato Sensu - Especialização Psicologia Clínica Existencial e Gestáltica da Faculdade FEAD-Minas. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
GIOVANETTI, J. P. . Curso: O Individualismo Contemporâneo. IX Curso de Formação Inicial de Juízes Substitutos na Escola Judicial Edésio Fernandes. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
GIOVANETTI, J. P. . Curso de Antropologia Psicológica, II Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, Especialização Psicologia Clínica Existencial. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
GIOVANETTI, J. P. . Curso: Aspectos da Psicoterapia fenomenológico-existencial, II Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, Especialização Psicologia Clínica Existencial. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
GIOVANETTI, J. P. . Curso: Análise Existencial da Intimidade. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
GIOVANETTI, J. P. . Curso: O Individualismo Contemporâneo, VIII Curso de Formação Inicial de Juízes Substitutos na Escola Judicial de Minas Gerais. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
GIOVANETTI, J. P. . Mini-Curso: A espiritualidade diante da fenomenologia contemporânea, XI Encontro Goiano da Abordagem Gestáltica. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
GIOVANETTI, J. P. . Fundamentos Psicológicos e Socioculturais da Sexualidade - II Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, Especialização em Sexualidade Humana. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
GIOVANETTI, J. P. . Curso: O Individualismo Contemporâneo, VII Curso de Formação Inicial de Juízes Substitutos. 2004. .
GIOVANETTI, J. P. . Curso: Psicologia da Religião. 2004. .
GIOVANETTI, J. P. . Filosofia e Afetividade da Sexualidade. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
GIOVANETTI, J. P. . Fundamentos Filosóficos da Afetividade e da Sexualidade. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
GIOVANETTI, J. P. . Ética e a Problemática do Idoso. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
GIOVANETTI, J. P. . Fundamentos Filosóficos da Psicologia no XXVII PREPES de Psicologia Clínica. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
GIOVANETTI, J. P. . Ética e a Problemática do Idoso no Curso de Pós-Graduação 'Lato Sensu'- Especialização em Gerontologia. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
GIOVANETTI, J. P. . Aspectos Gerais da Morte no I Curso de Especialização em Tanatologia. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
GIOVANETTI, J. P. . Fundamentos Sociológicos da Pós-Modernidade. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
GIOVANETTI, J. P. . Fundamentos Filosóficos da Afetividade e da Sexualidade. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
GIOVANETTI, J. P. . Antropologia Psicológica. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
GIOVANETTI, J. P. . Fundamentos Sociológicos da Pós-Modernidade. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
GIOVANETTI, J. P. . Modernidade e Pós-Modernidade na V Semana Filosófica do Instituto de Filosofia Santa Terezinha. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
GIOVANETTI, J. P. . Antropologia Filosófica no XXIV PREPES de Ensino Religioso. 1995. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
GIOVANETTI, J. P. . Questões de Ética Profissional no Curso de Pós-Graduação dp INESP Divinópolis. 1995. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
GIOVANETTI, J. P. . Introdução à psicoterapia fenomenológico-existencial no XXIV PREPES de Psicologia Clínica. 1995. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
GIOVANETTI, J. P. . Sexualidade-afetividade e o discurso religioso no Curso de Especialização em Educação Sexual da FUMEC. 1995. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
GIOVANETTI, J. P. . Modernidade e Pós-Modernidade no XXII PREPES de Filosofia Contemporânea. 1994. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
GIOVANETTI, J. P. . Técnicas de Comunicação Científica no XXII PREPES de Filosofia Contemporânea. 1994. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
GIOVANETTI, J. P. . Emergência da Modernidade no XXIIPREPES de Filosofia Contemporânea. 1993. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
GIOVANETTI, J. P. . Antropologia Filosófica. 1993. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
GIOVANETTI, J. P. . Curso sobre 'A análise Existencial de L. Binswanger'. 1993. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
GIOVANETTI, J. P. . Curso de Introdução à Daseinsanalyse de Ludwig Binswanger. 1992. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
GIOVANETTI, J. P. . Introdução ao Pensamento de Ludwig Binswanger. 1990. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
GIOVANETTI, J. P. . Curso de Introdução à Leitura de 'Ser e Tempo' de Martin Heidegger. 1990. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
GIOVANETTI, J. P. . Iniciação Filosófica. 1980. .
Projetos de pesquisa
-
2002 - 2003
Pós-Modernidade e Subjetividade: Perturbações psicológicas em um mundo em transformação, Descrição: Projeto de Pesquisa desenvolvido no Departamento de Psicologia da UFMG. Linha de Pesquisa: Fenomenologia e Psicologia. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: José Paulo Giovanetti - Coordenador.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Faculdade de Estudos Administrativos, Núcleo de Pós Graduação. , Av. Brasil, 1879, Funcionários, 30140-101 - Belo Horizonte, MG - Brasil, Telefone: (31) 32622255
Experiência profissional
2004 - Atual
Centro de Estudos Superiores da Companhia de JesusVínculo: Professor Titular, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 4
Atividades
-
03/2004
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia da Personalidade, Individualismo Contemporâneo
2004 - 2016
FACULDADE DE ESTUDOS ADMINISTRATIVOSVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Atividades
-
03/2004 - 12/2016
Ensino, Psicologia Clínica, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia Psicológica, Aspectos da Psicoterapia Fenomenológico-Existencial, Introdução à Psicoterapia Fenomenológico-Existencial, Prática da Psicoterapia, Psicoterapia Breve
-
11/2007 - 12/2007
Ensino, Psicologia Clínica, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Professor de Prática da Psicoterapia Fenomenológico-Existencial. IV Curso de Pós-Graduação "Lato Sensu" - Especialização em Psicologia Clínica Existencial e Gestáltica
-
08/2007 - 09/2007
Ensino, Psicologia Clínica, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Professor de Introdução à Psicoterapia Fenomenológico-Existencial, IV Curso de Pós-Graduação "Lato Sensu" - Especialização em Psicologia Clínica Existencial e Gestáltica
-
04/2007 - 05/2007
Ensino, Psicologia Clínica, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Professor de Antropologia Psicológica, IV Curso de Pós-Graduação "Lato Sensu" - Especialização em Psicologia Clínica Existencial e Gestáltica
-
07/2006 - 12/2006
Extensão universitária , Núcleo de Pós Graduação.,Atividade de extensão realizada, Professor-Coordenador do Programa de Extensão Fenomenologia dos Afetos.
-
02/2006 - 06/2006
Extensão universitária , Núcleo de Pós Graduação.,Atividade de extensão realizada, Professor-Coordenador do Programa de Extensão Análise Existencial da Afetividade.
-
07/2005 - 12/2005
Extensão universitária , Núcleo de Pós Graduação.,Atividade de extensão realizada, Professor-Coordenador do Programa de Extensão A Transformação da Intimidade na Contemporaneidade.
-
03/2004 - 06/2004
Extensão universitária , Núcleo de Pós Graduação.,Atividade de extensão realizada, Professor/Coordenador do Programa de Extensão.
1993 - 2003
Universidade Federal de Minas GeraisVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 0, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
11/1993 - 12/2008
Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.,Linhas de pesquisa
-
08/2003 - 12/2003
Extensão universitária , Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.,Atividade de extensão realizada, Professor/Coordenador do Programa de Extensão "Fenomenologia dos Afetos".
-
08/2003 - 12/2003
Extensão universitária , Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.,Atividade de extensão realizada, Professor/Coordenador do Programa de Extensão "Fenomenologia dos Dilemas Existenciais".
-
02/2003 - 12/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.,Cargo ou função, Comissão de Avaliação dos Pedidos de Afastamento na Modalidade Pós-Doutorado.
-
02/2003 - 12/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.,Cargo ou função, Comissão de Encargos Didáticos do Departamento de Psicologia da UFMG.
-
12/2001 - 12/2003
Direção e administração, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.,Cargo ou função, Membro Titular da Câmara Departamental do Curso de Psicologia da UFMG.
-
11/1993 - 12/2003
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teorias e Técnicas Psicoterápicas I, Teorias e Técnicas Psicoterápicas II, Teorias e Técnicas Psicoterápicas III, Psicologia e Senso Religioso, Estágio Supervisionado II, Estágio em Psicoterapia Individual de Adultos
-
11/1993 - 12/2003
Ensino, Psicologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Estudos Especiais, Personalidade e Saúde Existencial, Psicologia das Relações Interpessoais, Tópicos Especiais de Psicologia Social C: Individualismo Contemporâneo, Tópicos Especiais de Psicologia Social C: Subjetividade Contemporânea, Tópicos Especiais em Psicologia Social C: A Constituição dos Sujeitos
-
09/2002 - 09/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.,Cargo ou função, Membro Titular da Comissão de Reforma Curricular do Curso de Psicologia.
-
03/2001 - 03/2003
Direção e administração, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.,Cargo ou função, Membro Titular do Colegiado de Mestrado em Psicologia da UFMG.
-
06/1999 - 06/2001
Direção e administração, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.,Cargo ou função, Chefe do Departamento de Psicologia.
-
06/1998 - 06/1999
Direção e administração, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.,Cargo ou função, Subchefe do Departamento de Psicologia.
-
03/1997 - 03/1999
Direção e administração, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.,Cargo ou função, Membro Suplente do Colegiado de Mestrado em Psicologia.
-
03/1998 - 12/1998
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.,Cargo ou função, Presidente da Comissão de Reavaliação dos Critérios de Seleção do Mestrado em Psicologia Social do Departamento de Psicologia/FAFICH/UFMG.
-
08/1996 - 08/1998
Direção e administração, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.,Cargo ou função, Membro Suplente da Câmara Departamental do Curso de Psicologia.
-
03/1997 - 12/1997
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.,Atividade realizada, Comitê da Área de Ciências Humanas, no Julgamento dos Programas de Auxílio à Pesquisa e Bolsas PIBIC.
-
03/1997 - 12/1997
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.,Cargo ou função, Presidente da Comissão para estabelecer os critérios de Avaliação de Desempenho Acadêmico de Alunos Bolsistas do Mestrado de Psicologia/FAFICH/UFMG.
-
03/1996 - 12/1996
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.,Cargo ou função, Comissão de Planejamento do Departamento de Psicologia da FAFICH/UFMG.
-
04/1994 - 04/1996
Direção e administração, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.,Cargo ou função, Membro Titular do Colegiado de Coordenação Didático-Pedagógica do Departamento de Psicologia.
-
01/1995 - 12/1995
Direção e administração, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.,Cargo ou função, Membro Suplente do Colegiado de Coordenação Didático-Pedagógica do Mestrado em Psicologia.
1987 - 1993
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC MinasVínculo: servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 0
1975 - 1981
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC MinasVínculo: servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: professor assistente, Carga horária: 0
Atividades
-
01/1987
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia Filosófica, Antropologia Filosófica I, Antropologia Filosófica II, Personalidade III
-
01/1978
Ensino, Filosofia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia Contemporânea, Antropologia filosófica, Emergência da modernidade, Modernidade e pós-modernidade, Técnicas de comunicação científica
-
01/1975
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia Filosófica, Cosmologia, Filosofia da Educação I, Filosofia da Educação II, História da Filosofia Contemporânea, História da Filosofia Moderna, Iniciação Filosófica III, Psicologia da Personalidade
1987 - 1990
Faculdade Jesuíta de Filosofia e TeologiaVínculo: servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 0
Atividades
-
03/2006 - 06/2006
Ensino, Filosofia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia da Religião
-
01/1990
Ensino, Teologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia religiosa
-
01/1987
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia da Personalidade, Psicologia Social
1975 - 1981
FACULDADE DE FILOSOFIAVínculo: servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 0
Atividades
-
01/1975
Ensino, Comunicação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Deontologia do Magistério, Lógica e Teoria do Conhecimento, Psicologia da Educação, Psicologia Social
1974 - 1974
Faculdade de Notre DameVínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 0
Atividades
-
01/1974
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia II
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de José Paulo Giovanetti e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?