Fernando Segolin

Fernando Segolin concluiu o doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 1983, tendo desenvolvido e concluído seu pós-doutorado em 1985, na Universidade Nova de Lisboa. Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Publicou 18 artigos em periódicos especializados e 4 trabalhos em anais de eventos. Possui 3 livros publicados. Possui 60 itens de produção técnica. Participou de 2 eventos no Brasil. Orientou 52 dissertações de mestrado e 21 teses de doutorado nas áreas de Letras e Artes. Atua na área de Letras, com ênfase em Teoria da Narrativa. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: literatura portuguesa, Poesia, Fernando Pessoa, Literatura, Comunicação, Literatura Brasileira, Poética, crítica, mito e Crítica e Literatura.

Informações coletadas do Lattes em 18/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Comunicação e Semiótica

1979 - 1983

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: As linguagens heteronímicas pessoanas: poesia, transgressão e utopia
Orientador: Lucrécia D'Aléssio Ferrara
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Palavras-chave: poesia; Fernando Pessoa; heteronímia; semiótica; literatura portuguesa.Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária / Especialidade: Semiótica da Poesia. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Outras Literaturas Vernáculas / Especialidade: Poética. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Outras Literaturas Vernáculas / Especialidade: Literatura Portuguesa. Setores de atividade: Educação Superior.

Mestrado em Teoria da Literatura

1968 - 1972

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Personagem e Anti-personagem: da ação-função ao texto,Ano de Obtenção: 1972
Orientador: Lucrécia D'Aléssio Ferrara
Bolsista do(a): Comissão de Ensino e Pesquisa da Puc Sp. Palavras-chave: personagem; anti-personagem; narrativa; discurso; teoria literária; literatura portuguesa. Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária / Especialidade: Teoria da Narrativa. Setores de atividade: Educação Superior.

Graduação em Licenciatura e Bacharelado Em Letras

1963 - 1966

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Veredas do Grande Sertão: narratividade e poeticidade em G. Rosa
Orientador: Lucrécia D'Aléssio Ferrara

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2012 - 2012

Pós-Doutorado. , Université Paris-Ouest Nanterre la Défense.

1985 - 1986

Pós-Doutorado. , Universidade de Lisboa. , Bolsista do(a): Fundação Calouste Gulbenkian. , Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Outras Literaturas Vernáculas / Especialidade: Literatura Portuguesa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Italiano

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária/Especialidade: Teoria da Narrativa.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária/Especialidade: Semiótica da Poesia.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Outras Literaturas Vernáculas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

LASA'S XXIX INTERNATIONAL CONGRESS. A Índia sinestésica e feminina de Cecília Meireles. 2010. (Congresso).

Travessias Poéticas: Brasil e Portugal - III Simpósio Internacional de Literatura e Crítica Literária.A poética de luis Serguilha: por uma poesia do silêncio e do êxtase. 2010. (Simpósio).

VOIX: imaginaires et cultures de langue portugaise.A poética experimental de luis Serguilha: uma vocalização labiríntica e ruidosa do silêncio. 2010. (Encontro).

GPesquisa Categorias da Narrativa.Uma leitura de MENINO A BICO DE PENA, de Clarice Lispector. 2010. (Encontro).

XXII CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRAPLIP. O Evangelho às Avessas de Saramago. 2009. (Congresso).

XXII Congresso Internacional da ABRAPLIP. josé Saramago II. 2009. (Congresso).

Seminário Nacional "O múltiplo Machado".O teatro e o teatro no romance. 2008. (Seminário).

Seminário Nacional "O múltiplo Machado".Machado e o exercício da poesia. 2008. (Seminário).

XXIII ENCONTRO NACIONAL DA ANPOLL.Produção do Conhecimento em Letras e Linguística: identidade, impacto e visibilidade". 2008. (Encontro).

Encontro Internacional da ABRALIC.Noturno Indiano e a busca da identidade perdida: o romance e o filme como traçados diagramáticos da busca de si mesmo.. 2008. (Encontro).

Encontro Internacional de Escritores: Violência e Literatura.A violência na escritura e a escritura da violência. 2008. (Encontro).

VESTIBULAR NA MÁRIO DE ANDRADE.Auto da Barca do Inferno. 2008. (Outra).

Vestibular na Mário de Andrade.Poemas Completos de Alberto Caeiro. 2008. (Outra).

Aula Magna do Curso de Especialização em Literatura.Da narrativa mítica à metanarrativa: indícios diagramáticos. 2008. (Outra).

XI Encontro Regional da ABRALIC.Poesia em Pessoa: por uma escritura anti-ética do desejo e da perversão. 2007. (Encontro).

X Congresso Internacional da ABRALIC - Lugares dos discursos. Um olhar prismático sobre a poesia brasileira: Tradição e transgressão em diálogo.. 2006. (Congresso).

XXI ENCONTRO NACIONAL DA ANPOLL. Ética e Poética em Fernando Pessoa. 2006. (Congresso).

I Simpósio Internacional Pessoa Drummond.Tempo e Memória em Fernando Pessoa. 2005. (Simpósio).

IX CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIC/ TRAVESSIAS. Literatura e Identidade. 2004. (Congresso).

Iº Simpósio Internacional Eça & Machado.Eça & Machado: encontros e desencontros. 2003. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Gissela Mate

SEGOLIN, F.; ORIENTADOR, Vera Lúcia Bastazin; AMARAL, S. A. P.. Paixão pela linguagem e linguagem da paixão: a poesia de Paulo Leminski. 2013. Dissertação (Mestrado em Progra de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Cr) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Edison de Abreu Rodrigues

ORIENTADORA, Maria Aparecida Junqueira;SEGOLIN, F.; DANGELO, B.. Epifania e Enigma: as ìndias de Cecília Meireles e Antonio Tabucchi. 2013. Dissertação (Mestrado em Progra de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Cr) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Teresinha de Oliveira Ledo Kersch

SEGOLIN, F.; MATOS, Edilene Dias; JUNQUEIRA, Maria Aparecida. Os tons do trágico em Ariano Suassuna. 2012. Dissertação (Mestrado em Progra de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Cr) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Ana Paula Rodrigues da Silva

SEGOLIN, F.; JUNQUEIRA, Maria Aparecida; PEREIRA, H. B. C.. Rasura, fragmento e utopia na literatura de Marcelino Freire: uma leitura de RASIF: MAR QUE ARREBENTA. 2011. Dissertação (Mestrado em Progra de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Cr) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Rita de Cássia Bordoni

SEGOLIN, F.; OLIVEIRA, M. R. D.; ORIONE, Eduíno José de Macedo. As trevas em TREVISAN: por uma releitura do mito vampírico. 2011. Dissertação (Mestrado em Progra de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Cr) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Rodrigo Priante Ugá

SEGOLIN, F.; ORIONE, Eduíno José de Macedo; OLIVEIRA, M. R. D.. Hibridismo, crítica e ironia: um estudo dos poemas em prosa de Pedro Kilkerry. 2011. Dissertação (Mestrado em Progra de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Cr) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Cleber Luis Dungue

SEGOLIN, F.; JUNQUEIRA, Maria Aparecida; MIYAZAKI, T. Y.. O desafio biográfico ou como escrever uma vida: a (des)construção da figura heróica de Santos-Dumont a partir de O BRASILEIRO VOADOR. 2011. Dissertação (Mestrado em Progra de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Cr) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Sílvia da Silva Oliveira

SEGOLIN, F.; JUNQUEIRA, Maria Aparecida; TOLOMEI, C.. Hibridismo na obra de Cecília Meireles: aproximações temático-estilísticas entre a prosa de Episódio Humano e os Versos Dos CÃNTICOS. 2011. Dissertação (Mestrado em Progra de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Cr) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Priscila Fernandes Balsini

SEGOLIN, F.; JUNQUEIRA, Maria Aparecida; BASTAZIN, Vera. O Projeto Poético nas obras da correspondência machadiana. 2011. Dissertação (Mestrado em Progra de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Cr) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Claudia Cristina Coimbra

SEGOLIN, F.; ORIONE, Eduíno José de Macedo; JUNQUEIRA, Maria Aparecida. Poesia e resistência: estilhaços de Chacal. 2011. Dissertação (Mestrado em Progra de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Cr) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Elisabete dos Santos Fiedler

SEGOLIN, F.; MATOS, Edilene Dias; OLIVEIRA, M. R. D.. O teatro como metáfora e alegoria da vida: A PENA E A LEI. 2010. Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Camila Rocha Muner

BASTAZIN, V. L.;SEGOLIN, F.; BELLO, M. R. L.. O ethos irônico de Saramago: uma leitura de ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA e A ILHA DESCONHECIDA. 2010. Dissertação (Mestrado em Progra de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Cr) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Maria Aparecida da Silva Santos

NORONHA, L. M. R.; PALO, M. J.;SEGOLIN, F.. CONTOS NOVOS de Mário de Andrade. 2010. Dissertação (Mestrado em Progra de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Cr) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Isabel dos Santos Silva

PALO, M. J.;SEGOLIN, F.; SILVA, E. R.. Brás, Bexiga e Barra Funda, de Alcântara Machado: uma narrativa-registro da cidade de São Paulo. 2010. Dissertação (Mestrado em Progra de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Cr) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Fabricio Donizeti Vieira

BASTAZIN, V. L.; DANGELO, B.;SEGOLIN, F.. O utópico e o trágico antunianos na construção de QUE FAREI QUANDO TUDO ARDE?. 2010. Dissertação (Mestrado em Progra de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Cr) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Elisa Cristina da Silva

BIGNOTTO, C. C.; LOYOLA, J. S.;SEGOLIN, F.. Os colegas, Angélica e O sofá Estampado: Lygia Bojunga e a reconstrução da fábula. 2010. Dissertação (Mestrado em Progra de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Cr) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Ana Paula dos Santos

OLIVEIRA, M. R. D.;SEGOLIN, F.; ORIONE, Eduíno José de Macedo. ÃGUA VIVA: uma escritura de impressões entre prosa e poesia. 2010. Dissertação (Mestrado em Progra de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Cr) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Francisco de Assis Gomes

CAMPOS, Vera Mascarenhas de; ORIENTADORA, Maria Aparecida Junqueira;SEGOLIN, F.. Uma leitura da ambiguidade em MEMORIAL DE AIRES, de Machado de Assis. 2010. Dissertação (Mestrado em Progra de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Cr) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Edner Morelli

SEGOLIN, F.; ORIONE, Eduíno José de Macedo; BASTAZIN, Vera. lavoura arcaica: uma leitura do percurso moral-discursivo-literário das personagens. 2009. Dissertação (Mestrado em Progra de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Cr) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Altamiro Jose Redondo

MATOS, Edilene Dias; NORONHA, L. M. R.;SEGOLIN, F.. A face do feminino na poética de Guilherme de Almeida. 2009. Dissertação (Mestrado em Progra de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Cr) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Alexandre Claudius Fernandes

BALDAN, M.L.; GOBBI, Márcia Valéria;SEGOLIN, F.. Da inquisição à ficção: as narrativas do inquérito e os processos da escrita em António Vieira e Lobo Antunes.. 2008. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Maria Aparecida de Paula Vieira Freitas

REZENDE, J. N.; JUNQUEIRA, Maria Aparecida;SEGOLIN, F.. Imagem e expressividade na poética de Florbela Espanca. 2008. Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Alexandre Alvarenga Ribeiro

Lopes, Paulo César Carneiro; SÁ, Olga de;SEGOLIN, F.. Forma e epifania em Adélia Prado. 2008. Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Rita de Cássia Oliveira Rios

ORIENTADORA, Maria José Gordo Palo;SEGOLIN, F.. Contos Novos com Novos Fios: Mário de Andrade e a modernidade narrativa. 2008. Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Luís Carlos Simões

SEGOLIN, F.; SÁ, Olga de; KADOTA, N. P.. Marília de Dirceu: mímese e alteridade em diálogo na poesia lírica brasileira do século XVIII. 2007. Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Marizéte Borges de Abreu

BASTAZIN, V. L.; OLIVEIRA FILHO, O. J.;SEGOLIN, F.. Personagem e voz na figura feminina dos romances de Ana Miranda e José Saramago. 2007. Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: ELIANE GONÇALVES DA COSTA

JUNQUEIRA, Maria Aparecida; MARTIN, V. L. R.;SEGOLIN, F.. No fim o princípio: raízes de LUUANDA. 2007. Dissertação (Mestrado em Progra de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Cr) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Liliane Krauss

JUNQUEIRA, Maria Aparecida; MENDES, Maria dos Prazeres;SEGOLIN, F.. A Barca de Gleyre: estilo e criação literária nas cartas de Lobato a Rangel. 2007. Dissertação (Mestrado em Progra de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Cr) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: NELMA ARONIA SANTOS

SEGOLIN, F.; SABINSON, Erich Mitchel; ORIENTADOR, Maria José Gordo Palo. A Arquitextura do estranho na obra de Rubem Fonseca: contos. 2006. Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Elcio Luis Roefero

SEGOLIN, F.; PASSOS, Cleusa Rios Pinheiro; ORIENTADOR, Olga de Sá. DE EROS AO ABISMO: UM ESTUDO DO DESEJO EM FELICIDADE CLANDESTINA, DE CLARICE LISPECTOR. 2006. Dissertação (Mestrado em Progra de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Cr) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Jucimeire Ramos de Souza Endo

SEGOLIN, F.; BOSI, Viviana; JUNQUEIRA, Maria Aparecida. A POETIZAÇÃO DO COTIDIANO NA POESIA DE MANUEL BANDEIRA. 2006. Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Cláudia Regina Bergamim

SEGOLIN, F.; ORIONE, Eduíno José de Macedo; ORIENTADOR, Olga de Sá. NOVE NOITES: O DISCURSO DO NARRADOR E A CONSTRUÃO DA PERSONAGEM NA FICÇÃO CONTEMPORÂNEA. 2006. Dissertação (Mestrado em Progra de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Cr) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Fabiana Grazioli Medina

SEGOLIN, F.; BASTAZIN, Vera; HANSEN, Jioão Adolfo. No limiar dos sentidos: a expressão do inefável - o lírico e o grotesco em CARTAS DE UM SEDUTOR, de Hilda Hilst. 2005. Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: MARIA LUÍZA DE ARRUDA

SEGOLIN, F.; ORIENTADOR, Vera Lúcia Bastazin; CAMPOS, Vera Mascarenhas de. VENTO EM TEMPO DE SOLIDÃO: A SAGA DOS BUENDÍA E DOS TERRA-CAMBARÁ - UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE VERÍSSIMO E GARCÍA MÁRQUEZ. 2005. Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Luciane Idalgo Goncalves Gobbatto

SEGOLIN, F.; MOISÉS, Carlos Felipe; ORIENTADORA, Maria Aparecida Junqueira. A IRONIA NA POÉTICA DE CESÁRIO VERDE. 2005. Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Luciana Carnial

SEGOLIN, F.; ORIENTADORA, Olga de Sá; MENDES, Maria dos Prazeres. A narrativa mítica na literatura Infantil contemporânea: uma visão. 2005. Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: DANIELA OSÓRIO PALIN DE MORAES

SEGOLIN, F.; SANTOS, Gerson Tenório dos; ORIENTADORA, Maria José Gordo Palo. Ficção Brasileira de Chico Buarque de Holanda: a imagem da identidade da personagem. 2005. Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Antonia Marisa Rodrigues Brandão

SEGOLIN, F.; Fryszman, Noemia; ORIENTADORA, Maria José Gordo Palo. O AMOR E O TRÁGICO EM 'DESENREDO' e REMINISÇÃO. 2005. Dissertação (Mestrado em Progra de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Cr) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Fabio Ulanin

SEGOLIN, F.; BERRINI, B.; VECCHI, C. A.. O maravilhoso na DEMANDA DO SANTO GRAAL: uma perspectiva cristã. 2004. Dissertação (Mestrado em Programa de Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Cristina Souza Moraes de Jesus

SEGOLIN, F.. Intertextos Culturais: Creta e Vitória, Verbal e Visual . 2003. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Norma Leonor Hall Freire

SEGOLIN, F.. Projeto Navigatio - roteiro para um seriado de tv. 2003. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Ana Lucia Campos Pita

SEGOLIN, F.. Viagens: um itinerário da cultura na Mensagem de Fernando Pessoa . 2003. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Giane Chagas

SEGOLIN, F.. A terceira margem entre literatura e cinema. 2002. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Soliana de Araújo Silva

SEGOLIN, F.. Borges: o enarramento narrativo. 2002. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Carmen Silva Cervelatti

SEGOLIN, F.. Um percurso nas publicações sobre o Homem dos Lobos . 2002. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Cleide Riva Campello

SEGOLIN, F.. Caleidoscorpos: um estudo semiótico do corpo e seus códigos. 1995. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Cleide Riva Campello

SEGOLIN, F.. Caleidoscorpos: um estudo semiótico do corpo e seus códigos. 1995. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Roseli Gimens Alves da Rocha

SEGOLIN, F.. A menina de Lacan: um conto rosa - uma leitura do conto A menina de lá de Guimarães Rosa. 1995. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Marlene Fortuna

SEGOLIN, F.. A poética da expressão oral no teatro - o ator um jogador. 1995. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Marlene Contreira

SEGOLIN, F.. O mito na mídia - a presença de textos arcaicos na mídia. 1995. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Vera Maria Patriani Marinho Gozzo

SEGOLIN, F.. Pistas e conquistas: na travessia prática do processo de escritura. 1995. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: João José Félix Pereira

SEGOLIN, F.. A arte nandeva de fazer e tocar flauta de bambu. 1995. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Vanda Cunha Albieri Nery

SEGOLIN, F.. Graça eterno - no universo infinito da criação. 1995. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Venceslau Otero Alonso Júnior

SEGOLIN, F.. O cristianismo nos versos de Ruy Barata - uma leitura temática. 1995. Dissertação (Mestrado em Letras: Lingüística e Teoria Literária) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Solange Silva

SEGOLIN, F.. O signo amordaçado. 1994. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Ana Maria Haddad Baptista

SEGOLIN, F.. Tempo-Memória em Graciliano Ramos. 1993. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Liuz Carlos Assis Iasbeck

SEGOLIN, F.. A palavra dos bancos - um estudo semiótico dos slogans publicitários das instituições financeiras. 1993. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Ana Paula Carbonari de Faria Almeida

SEGOLIN, F.. A trilogia oswaldiana: recepção, exílio e vanguarda. 1993. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Marcos Rizolli

SEGOLIN, F.. Uma poética da máquina: arte-xerox. 1993. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Omar Khouri

SEGOLIN, F.. O fenômeno poético na tradição luso-brasileira: amostragem. 1992. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Eliane Maria Accioly Fonseca

SEGOLIN, F.. A palavra in-sensata. 1992. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Maria Helena Damante Quinta reis Rizzutti

SEGOLIN, F.. Em Fanny e Alexandre estranho e estranhamento se entretecem poetizando a obra ou da especularidade do estranho e do estranhamento. 1992. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Lourdes Gabrielli

SEGOLIN, F.. A poesia e a arte visual: um recorte na produção gráfico-pictórica em alguns momentos artísticos do século XX. 1992. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Ana Maria Tytko Armelin

SEGOLIN, F.. Desenredo: o mito revisitado (o mito de Tristão e Isolda como paradigma de leitura de um conto roseano. 1992. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Maria Carmen Guimarães Possato

SEGOLIN, F.. O narratário em Memórias de Um Sargento de Milícias. 1991. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Suely Pfeferman

SEGOLIN, F.. Targum - transcriando o hebraico moderno. 1991. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Vera Maria Karacik Della Santa Dovich

SEGOLIN, F.. A-Mor(te) na língua (ex-tudo de uma (im)possível anatomia. 1991. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Susanna Busato Feitosa

SEGOLIN, F.. A rearticulação da linguagem na poesia satírica de Gregório de Matos. 1991. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Maria Cecilia Martha Campos

SEGOLIN, F.. Grafito: traço, rapto, impacto. 1990. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Marcos Gustavo Richter

SEGOLIN, F.. Em direção a um modelo integrado da narrativa. 1988. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Marly Therezinha Germano Pereci

SEGOLIN, F.. Candeias em espelhos d'água. 1988. Dissertação (Mestrado em História) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Nyvia Cristina Bandeira de Castro

SEGOLIN, F.. Estratégias do desejo em Pessoa. 1988. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Silvia Anspach

SEGOLIN, F.. Peter Shaffer e Nelson Rodrigues: a dupla face de um signo. 1987. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Elaine da Graça de P

SEGOLIN, F.. Caramella. Viver fingir representar Clarice Lispector/Tarsila do Amaral/Cacilda Becker. 1986. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Jayme Eduardo Loureiro

SEGOLIN, F.; MOURA, M. M.; BARROS, J. A. M.; RIGATTO, Fábio; RONCARRI, luiz. A formação de um enfant terrible: poetização e resistência em A IDADE DO SERROTE. 2010. Tese (Doutorado em Doutorado em Letras) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Eduardo Kanemoto

SEGOLIN, F.. Alfabetização e ensino da língua portuguesa com crianças cancerosas em ambiente hospitalar. 2010. Tese (Doutorado em Pediatria e Ciências Aplicadas à Pediatria) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: José Ney Costa Gomes

SEGOLIN, F.; SIMAS, M. M. S.; INACIO, E. C.; Bridi, Marlise; Lopes, Paulo César Carneiro. Alma à janela: perfil intensivo de Álvaro de Campos. 2009. Tese (Doutorado em Letras (Literatura Portuguesa)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: LUCIMARA LEITE

Hansen, João Adolfo; WILLEMART, P. L. M. G.; CERQUIGLINI-TOULET, Jacqueline; BOUTET, D. J. F.;SEGOLIN, F.. Christine de Pizan: uma resistência na aprendizagem da moral de resignação. 2008. Tese (Doutorado em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Rosemarie Giudilli Cordioli

MATOS, Edilene Dias; MENDES, Maria dos Prazeres;SEGOLIN, F.; CUNHA, M. Z.; CANIATO, Benilde J.L.. A re-significação do imaginário medieval e da cultura popular nas obras de Ricardo Azevedo.. 2007. Tese (Doutorado em Estudos Comparados de Literaturas de Ling. Port.) - Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.

Aluno: Heloísa Braz de Oliveira Prieto

WILLEMART, P. L. M. G.; MENDES, Maria dos Prazeres; SALLES, C. A.; MEHOUDAR, R.;SEGOLIN, F.. A memória do sonho: um estudo sobre a tradição oral e seus porta-vozes, os contadores de histórias. 2007. Tese (Doutorado em Língua e Literatura Francesa) - Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.

Aluno: Maria Eugênia Curado

SEGOLIN, F.; SÁ, Olga de; MATOS, Edilene Dias; BUORO, Anamélia Bueno; OLIVEIRA, Valdevino Soares de. Literatura, Artes Plásticas e Cinema: correspondências e transformações em Clarice Lispector. 2006. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Maria Aparecida Rodrigues

SEGOLIN, F.; MATOS, Edilene Dias; CAMARGO, D. C.; FERNANDES, G. M.; RODRIGUES, V. M.. A metaficção autobiográfica confessional do LIVRO DO DESASSOSSEGO de Fernando Pessoa. 2004. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Míriam Cristina Carlos Silva

SEGOLIN, F.; PINHEIRO, J. A. B.; SALLES, C. A.; ALMEIDA, M. L. F.; GUARIGLIA, M. V. F.. Comunicação antropofágica: boca, paisagem e mídia na erótico-poética oswaldiana. 2004. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Maria Raimunda Gomes

SEGOLIN, F.. A festa, sangue de coca-cola, dias de fogo: discurso e história. 2003. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Erika Neitzert

SEGOLIN, F.. A reconfiguração da natureza (as perspectivas da ecologia e da engenharia genética a partir de material jornalístico. 2003. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Fátima Regina Machado

SEGOLIN, F.. A Ação dos Signos nos poltergeists: estudo do processo de comunicação dos fenômenos poltergeists a partir de ses relatos. 2003. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Telma Maria Vieira

SEGOLIN, F.. Erotismo nas Estações do Corpo: Clarice Lispector à flor da pele . 2002. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Sandra Neves Abdo

SEGOLIN, F.. Fernando Pessoa: Poeta Cético?. 2002. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Joselita Bezerra da Silva Lino

SEGOLIN, F.. Guimarães Rosa e Lezama Lima: vozes da cultura . 2002. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Gabriela Frota Reinaldo

SEGOLIN, F.. Uma cantiga de se fechar os olhos.: mito e música em Guimarães Rosa . 2002. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Sérgio Luiz Rodrigues Medeiros

SEGOLIN, F.. Os heróis Gê - para uma tipologia das personagens da literatura de um grupo indígena brasileiro.. 1995. Tese (Doutorado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Yum Jung Im

SEGOLIN, F.. Por uma tradução cultural da poesia - um olhar sobre o extremo Oriente. 1995. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Maurício Salles de Vasconcelos

SEGOLIN, F.. Iluminações da Modernidade: uma caminhada com Rimbaud. 1994. Tese (Doutorado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Nyvia Cristina Bandeira de Castro

SEGOLIN, F.. Exegese de um discurso - retrato de um orientando pré-cedido pelo retrato do orientador. 1993. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Ione Atlas

SEGOLIN, F.. Solidão, da palavra ao sentido. 1990. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Elisabeth Saporiti

SEGOLIN, F.. Pressupostos para a interpretação analítica: Peirce e Lacan. 1988. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Paulo Tadeu Laurentinz

SEGOLIN, F.. A holarquia do pensamento artístico. 1988. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Sandra Lúcia A

SEGOLIN, F.. A. Reimão. Cicatriz de viagem (a literatura policial brasileira: presença do cômico. 1987. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Diana Navas

SEGOLIN, F.. Experimentalismo romanesco em Antonio LObo Antunes. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Letras) - Universidade de São Paulo.

Aluno: José Ney Costa Gomes

JACOTO, Lilia; SIMAS, M. M. D.;SEGOLIN, F.. Alma janela ou devir literário sensacionista. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas) - Universidade de São Paulo.

SEGOLIN, F.. Concurso de Títulos e Provas para o preenchimento de cargo de Professor Titular. 2000. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

SEGOLIN, F.. Concurso de Títulos e Provas para o preenchimento de cargo de Professor Titular. 1999. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

SEGOLIN, F.. Concurso de Títulos e Provas para o preenchimento de cargo de Professor Titular. 1995. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

SEGOLIN, F.. Concurso de Títulos e Provas para o preenchimento de cargo de Professor Titular. 1993. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

SEGOLIN, F.. Presidente da Banca Processo Seletivo contratação docente permanente para o Programa de Pós-Graduação em Literatura e Crítica iterária. 2013. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

SEGOLIN, F.. Concurso de Títulos e Provas para o preenchimento de cargo de Professor Assistente-Doutor. 1997. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

SEGOLIN, F.. Concurso de Títulos e Provas para o preenchimento de cargo de Professor Assistente-Doutor. 1997. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

SEGOLIN, F.. Concurso de Títulos e Provas para o preenchimento de cargo de Professor Assistente-Doutor. 1997. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

SEGOLIN, F.. Concurso de Títulos e Provas para o preenchimento de cargo de Professor Assistente-Doutor. 1997. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

SEGOLIN, F.. Concurso de Títulos e Provas para o preenchimento de cargo de Professor Associado. 1997. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

SEGOLIN, F.. Concurso de Títulos e Provas para o preenchimento de cargo de Professor Associado. 1997. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

SEGOLIN, F.. Concurso de Títulos e Provas para o preenchimento de cargo de Professor Associado. 1997. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

SEGOLIN, F.. Concurso de Títulos e Provas para o preenchimento de cargo de Professor Associado. 1997. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

SEGOLIN, F.. Concurso de Títulos e Provas para o preenchimento de cargo de Professor Associado. 1997. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

SEGOLIN, F.. Concurso de Títulos e Provas para o preenchimento de cargo de Professor Assistente-Doutor. 1995. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

SEGOLIN, F.. Concurso de Títulos e Provas para o preenchimento de cargo de Professor Associado. 1995. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

SEGOLIN, F.. Concurso de Títulos e Provas para o preenchimento de cargo de Professor Assistente-Doutor. 1993. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

SEGOLIN, F.. Concurso de Títulos e Provas para o preenchimento de cargo de Professor Assistente. 1992. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

SEGOLIN, F.. Concurso de Títulos e Provas para o preenchimento de cargo de Professor Assistente-Mestre. 1992. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

SEGOLIN, F.. Concurso de Títulos e Provas para o preenchimento de cargo de Docente. 1991. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

SEGOLIN, F.. Concurso de Títulos e Provas para o preenchimento de cargo de Professor Associado. 1991. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

SEGOLIN, F.. Concurso de Títulos e Provas para o preenchimento de cargo de Professor Assistente-Mestre. 1987. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

SEGOLIN, F.. Concurso de Títulos e Provas para o preenchimento de cargo de Professor Assistente-Doutor. 1984. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

SEGOLIN, F.. Concurso de Títulos e Provas para o preenchimento de cargo de Professor Assistente-Mestre. 1983. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

SEGOLIN, F.. PRÊMIO PORTUGAL TELECOM DE LITERATURA EM LÍNGUA PORTUGUESA. 2008. PORTUGAL TELECOM.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Maria Lucia Santaella Braga

Santaella, Lucia; SEGOLIN, F.. FERNANDO PESSOA: POESIA E UTOPIA. 1983. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

ANA Beatriz Germano Santos

Relações edípicas em Lavoura Arcaica de Raduan Nassar; Início: 2013; Dissertação (Mestrado em Progra de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Cr) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Élcio Silva Nunes Basílio

Lavoura Arcaica: romance e sua tradução para o cinema; Início: 2013; Dissertação (Mestrado em Progra de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Cr) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Karen Cristina Teixeira Pellegrini

O sensacionismo na floresta do alheamento de Fernando Pessoa; Início: 2013; Dissertação (Mestrado em Progra de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Cr) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Lidiane Confessor de Cerqueira Zahra

A figura do negro no romance romântico brasileiro; Início: 2013; Dissertação (Mestrado em Progra de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Cr) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; (Orientador);

Marcella Vicentini Cerbara

A Gaivota de Anton Tchekov em nova versão dramatúrgica; Início: 2013; Dissertação (Mestrado em Progra de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Cr) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Tatiana Cristina Carlotti

Corpo e fragmentação em PANAMÉRICA de Agripino de Paula; Início: 2013; Dissertação (Mestrado em Progra de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Cr) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Adriana Ingrid Anfora

Macunaíma: uma identidade nacional; Início: 2009; Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; (Orientador);

Denise Gomes Lima

Cecília Meireles e o existencialismo feminino; 2014; Dissertação (Mestrado em Progra de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Cr) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fernando Segolin;

Marcílio Ribeiro de Godoi

Escrita e sobrevivência em CARTAS DA PRISÃO (FREI BETO): o absurdo como origem e deslimite; 2013; Dissertação (Mestrado em Progra de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Cr) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Fernando Segolin;

Roseli Hirasiki

A mulher e o feminino nos contos de Felicidade Clandestina de Clarice Lispector; 2013; Dissertação (Mestrado em Progra de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Cr) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Fernando Segolin;

Francisco de Sousa Araujo

Resistência e Utopia: a arte cartográfica de Antonio Vieira; 2012; Dissertação (Mestrado em Progra de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Cr) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Fernando Segolin;

Adriana Ingrid Anfora

Grotesco e ironia em Macário de alvares de Azevedo: transgressão, spleen e utopia; 2012; Dissertação (Mestrado em Progra de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Cr) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Secretaria da Educação do Governo de São Paulo; Orientador: Fernando Segolin;

Maria de Fátima de Oliveira

Imagens contraditórias da figura popular de Padre Cícero: mitificação e desmitificação; 2012; Dissertação (Mestrado em Progra de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Cr) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Fernando Segolin;

Maria Sonilce Nunes Caetano Rabelo

O mar em Sophia: poética, tempo e memória; 2012; Dissertação (Mestrado em Progra de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Cr) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Secretaria da Educação do Governo de São Paulo; Orientador: Fernando Segolin;

Angela Maria Gasparetti

Poemóbiles: leituras em jogo; 2012; Dissertação (Mestrado em Progra de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Cr) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Secretaria da Educação do Governo de São Paulo; Orientador: Fernando Segolin;

Carlos Alberto Messias

Alegoria e Personagem em DALTON TREVISAN; 2011; Dissertação (Mestrado em Progra de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Cr) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Fernando Segolin;

Elisângela Maria Ozório

A poética do cotidiano: a letra e a música como resistência e contestação; 2011; Dissertação (Mestrado em Progra de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Cr) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Secretaria da Educação do Governo de São Paulo; Orientador: Fernando Segolin;

Erica Fernanda Brasil Carosia Paulino de Souza

O traje medieval português e sua função alegórica no auto da Barca do Inferno e no Auto da Alma de Gil Vicente; 2011; Dissertação (Mestrado em Progra de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Cr) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Secretaria da Educação do Governo de São Paulo; Orientador: Fernando Segolin;

Katia Pellicci Cembrone

Ode Marítima: do atual ao Inaugural; 2011; Dissertação (Mestrado em Progra de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Cr) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Fernando Segolin;

Maria Helena da Silva Correa Pinho

A crônica em Drummond: um gênero em trânsito; 2011; Dissertação (Mestrado em Progra de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Cr) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Fernando Segolin;

Aloísio Rodrigues

A poética narrativa na adaptação para o cinema do poema O PADRE E A MOÇA, de Carlos cDrummond de cAndrade; 2011; Dissertação (Mestrado em Progra de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Cr) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Secretaria da Educação do Governo de São Paulo; Orientador: Fernando Segolin;

Marcílio Ribeiro de Godoi

Frei Beto: retrato biografemático; 2011; Dissertação (Mestrado em Progra de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Cr) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Fernando Segolin;

Lívia Mendonça de Oliveira

A CONFISSÃO DE LÚCIO: o amor como alegorização do duplo; 2010; Dissertação (Mestrado em Progra de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Cr) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Secretaria da Educação do Governo de São Paulo; Orientador: Fernando Segolin;

MIchele lima Nery

A questão do gênero em sá-Carneiro: entre o poético e o narrativo; 2010; Dissertação (Mestrado em Progra de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Cr) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Secretaria da Educação do Governo de São Paulo; Orientador: Fernando Segolin;

Celina Rosa de Souza

Tempo Memorial e tempo Histórico: uma leitura de EURICO, O PRESBÍTERO; 2010; Dissertação (Mestrado em Progra de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Cr) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Secretaria da Educação do Governo de São Paulo; Orientador: Fernando Segolin;

Ronaldo Ribeiro de Jesus

Paulismo e Interseccionismo pessoanos: interconexões sócio-históricas e plástico-estruturais; 2010; Dissertação (Mestrado em Progra de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Cr) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Fernando Segolin;

Mayla Souza Cruz Homem

Pecado, Castigo e Redenção em A PENA E A LEI; 2010; Dissertação (Mestrado em Progra de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Cr) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Fernando Segolin;

Francisco de Sousa Araujo

A estrutura persuasiva da oratória de Vieira; 2010; Dissertação (Mestrado em Progra de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Cr) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Fernando Segolin;

Maria Sonilce Nunes Caetano Rabelo

A poética da natureza na poesia de Sophia de Mello Brayner; 2010; Dissertação (Mestrado em Progra de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Cr) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Fernando Segolin;

Maria de Fátima Oliveira Magalhães

Imagem de Padre Cícero nos folhetos de cordel; 2010; Dissertação (Mestrado em Progra de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Cr) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Fernando Segolin;

Angela Maria Gasparetti

Concretismo e ícone nos Poemóbiles de Augusto de Campos e Julio Plaza; 2010; Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Fernando Segolin;

Thiago Nero Cales

Chico Buarque hoje: poesia, resistência, utopia; 2009; Dissertação (Mestrado em Progra de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Cr) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Secretaria da Educação do Governo de São Paulo; Orientador: Fernando Segolin;

Maria Madalena Resina

A seriedade do risível: uma análise de crônicas de Luis Fernando Veríssimo; 2009; Dissertação (Mestrado em Progra de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Cr) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Secretaria da Educação do Governo de São Paulo; Orientador: Fernando Segolin;

Maria Aparecida de macedo

Palavra e Imagem: as instâncias do silêncio em Invenção de Orfeu e nos experimentos pictóricos de Jorge de lima; 2009; Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Secretaria da Educação do Governo de São Paulo; Orientador: Fernando Segolin;

Alexandre Gonçalves Pereira

A arquitetura mítica da narrativa roseana: as raízes do monomito na travessia heróica de Augusto Matraga; 2009; Dissertação (Mestrado em Progra de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Cr) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Fernando Segolin;

Cristiano Lima de Araújo Reis

O Simbolismo de cruz e Sousa: negritude, dor e satanismo; 2009; Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Secretaria da Educação do Governo de São Paulo; Orientador: Fernando Segolin;

Maria Claudia Araújo

O livro do Desassossego e as máscaras de Deus em Fernando Pessoa; 2009; Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Fernando Segolin;

Mariana Vicente Mezzalira Passoni

Veredas sonoras: música e escritura na narrativa de Grande Sertão; 2009; Dissertação (Mestrado em Progra de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Cr) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Secretaria da Educação do Governo de São Paulo; Orientador: Fernando Segolin;

Luciene Alves de Assis

Especularidade e refração: uma leitura do conto O Espelho em sua relação especular com os demais contos de Primeiras Estórias de Guimarães Rosa; 2009; Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Secretaria da Educação do Governo de São Paulo; Orientador: Fernando Segolin;

José Rogério Beserra

A imagem no romance àgua Viva de Clarice Lispector; 2008; Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Secretaria da Educação do Governo de São Paulo; Orientador: Fernando Segolin;

Patrício Alves do Nascimento

Uma costura de tempo: Memória eUtopia na Poesia de Manuel Bandeira; 2008; Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Secretaria da Educação do Governo de São Paulo; Orientador: Fernando Segolin;

Sérgio Manoel Rodrigues

Carnavalização e paródia em Álbum de Família, de Nelson Rodrigues; 2008; Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Secretaria da Educação do Governo de São Paulo; Orientador: Fernando Segolin;

Antonio de Pádua de Souza e Silva

Movimento Poetas na Praça: uma poética de ruptura e resistência; 2008; Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Fernando Segolin;

Fábio Alessandro Somenci

Sob o signo de Eros: o amor na poesia de Pessoa; 2008; Dissertação (Mestrado em Progra de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Cr) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Secretaria da Educação do Governo de São Paulo; Orientador: Fernando Segolin;

Marta Maria de Lima Vásquez

O Eu como produto do tempo e da memória: uma leitura de ANGÚSTIA de Graciliano Ramos; 2007; Dissertação (Mestrado em Progra de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Cr) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Secretaria da Educação do Governo de São Paulo; Orientador: Fernando Segolin;

Alcina Aparecida Molina Ferreto

O discurso paródico no Cristo de José Saramago; 2007; Dissertação (Mestrado em Progra de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Cr) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Secretaria da Educação do Governo de São Paulo; Orientador: Fernando Segolin;

Sabrina Belo Ferro

A Mensagem de Fernando Pessoa: poesia, misticismo, messianismo; 2007; Dissertação (Mestrado em Progra de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Cr) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Secretaria da Educação do Governo de São Paulo; Orientador: Fernando Segolin;

Diana Navas

Narcisismo discursivo e metaficção em Lobo Antunes: uma leitura de "Não entres tão depressa nessa noite escura"; 2007; Dissertação (Mestrado em Progra de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Cr) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Fernando Segolin;

Tânia Fernandes

Personagens e Imaginário em Lygia Bojunga Nunes; 2006; 115 f; Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Secretaria da Educação do Governo de São Paulo; Orientador: Fernando Segolin;

Antonio Panciarelli

A ordem natural do fado: discurso e personagem em FADO ALEXANDRINO; 2006; 112 f; Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Fernando Segolin;

Adriana Carolina Hipolito de Assis

O PALIMPSESTO AMOROSO EM Desmundo: CONTOS DE FADAS; 2006; 99 f; Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Secretaria da Educação do Governo de São Paulo; Orientador: Fernando Segolin;

Débora Betânia de Santana

IRONIA: O TEMPERO DA CRÔNICA: ESTUDO DE TEXTOS CRONÍSTICOS DE LUÌS FERNANDO VERÍSSIMO; 2006; 88 f; Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Fernando Segolin;

Ana Paula de Oliveira Pereira

A escritura desejante de Hilda Hilst; 2006; 83 f; Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Fernando Segolin;

Maria José do Carmo

Fantasmagorias de um pintor exótico - o grotesco insólito no Ensaio sobre a cegueira; 2006; 121 f; Dissertação (Mestrado em Progra de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Cr) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Secretaria da Educação do Governo de São Paulo; Orientador: Fernando Segolin;

Sangia de Melo

O Sermão da Sexagésima; 2005; 104 f; Dissertação (Mestrado em Programa de Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Fernando Segolin;

Ivete Vidigoi de Souza

O Espelho e a duplicação do Eu; 2005; 130 f; Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Fernando Segolin;

Noé Amós Guieiro

A imagem do índio e do negro nos sermões do Padre Antonio Vieira; 2004; 121 f; Dissertação (Mestrado em Programa de Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Fernando Segolin;

Eduardo Kanemoto

Tempo e Memória nos poemas de Cecília Meireles; 2004; 121 f; Dissertação (Mestrado em Programa de Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Fernando Segolin;

Marília Barreto Nogueira

Da palavra à poética do movimento; 2003; 115 f; Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Fernando Segolin;

Joaquim Maria G Botelho

Imprensa, poder e crítica; 2003; 119 f; Dissertação (Mestrado em Programa de Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Fernando Segolin;

Nicole Wexler Blanc

O Decálogo de Kieslovski; 2003; 0 f; Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Fernando Segolin;

Jayme Eduardo Loureiro

O papel da crítica jornalistica e da ficção na educação do leitor: Machado de Assis e a reforma do gosto literário; 2003; 133 f; Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Fernando Segolin;

Fábio Sadao Nakagawa

A linguagem cinematográfica e a construção do tempo: uma leitura do filme A OSTRAE O VENTO; 2002; 0 f; Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Fernando Segolin;

Cláudio Roberto Sousa

Um lance de comunicação através do riso: Memórias Póstumas e Catatau; 2002; 0 f; Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Fernando Segolin;

Adriana Vaz Ramos

A indumentária simbólica: das festas ao teatro - a congada na comunidade dos Arturos; 2000; 0 f; Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Fernando Segolin;

Maria Goreti Lopes Cepinho

A mímesis sob o olhar veigueano: a travessia entre o real e o imaginário; 2000; 0 f; Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Fernando Segolin;

Cláudia Braga Teixeira

Histórias em quadrinhos sob a ótica da montagem; 2000; 0 f; Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Fernando Segolin;

Lilian Mary Laki

Infância na telinha: estudo sobre a representação das crianças nos programas infantis de TV; 2000; 0 f; Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Fernando Segolin;

LUCIMARA LEITE

Christine de Pisan: uma visão da mulher medieval; 1999; 0 f; Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Fernando Segolin;

Jorge Luiz Antonio

Cores formas, luz, movimento: o pictórico na poesia de Cesário Verde; 1999; 0 f; Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Fernando Segolin;

Marlene Fortuna

Dionísio no teatro - o ator dionisíaco no mito, no rito e nas ribaltas; 1999; 0 f; Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Fernando Segolin;

Rosalina Vagna de Araújo

A palavra do gesto no gesto da palavra - para uma concepção ritul da narrativa clarriceana; 1998; 0 f; Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Fernando Segolin;

Jason Brito Pessoa

Os deuses do acaso - o jogo divinatório como expressão e confluência de textos da cultura; 1998; 0 f; Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Fernando Segolin;

Francisca Júlia Leite de Barros Raposo

Retratos Fotográficos: Um Espaço Mítico No Ambiente Familiar; 1998; 0 f; Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Fernando Segolin;

Jucimara Tarricone

A Escritura Silenciosa de Caeiro e Artaud; 1997; 0 f; Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Fernando Segolin;

Carlos Avelino de Arruda Camargo

Jogos dramáticos: a realidade transformada - dois jogos aplicados ao ensino de linguagem visual; 1997; 0 f; Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Fernando Segolin;

ISMARA ELIANE VIDAL DE SOUZA TASSO

O Não-Verbal No Ensino de Primeiro Grau: Articulações Intersemióticas; 1997; 0 f; Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Fernando Segolin;

Maria Dalva Ramaldes

O discurso político sob o olhar semiótico: Fernando Collor de Mello rumo à Presidência da República; 1997; 0 f; Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Fernando Segolin;

Márcia Celestini

Dionísio e A Metáfora Como (Des)Velamento Có(S)Mico: A Escritura Como Corpo e A Fragmentação da Escritura; 1996; 0 f; Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Fernando Segolin;

Janne Marcia Augusto Paiva

O Homem da Mão Seca de Adélia Prado: A Revisitação Textual do Cotidiano; 1996; 0 f; Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Fernando Segolin;

Carla Carneiro do Nascimento

A Cultura da Inversão e A Coincidência do Encontro - Uma Contribuição Ao Estudo da Mitologia Afro-Brasileira; 1996; 0 f; Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Fernando Segolin;

Soraya Ferreira Alves

A Estética do Amor e da Morte Em Poe: Uma Leitura Possível da Dualidade/Conjunção Masculino/Feminino; 1996; 0 f; Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Fernando Segolin;

Sonia Maria Lanza

A Hora da Estrela: Fragmentos de Texto Plural; 1996; 0 f; Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Fernando Segolin;

Maria Aparecida Espíndola Miquelin

A Linguagem da Sedução Na Publicidade do Cigarro; 1996; 0 f; Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Fernando Segolin;

Mônica Falcão Pessoa

A Pena e A Lei Zona de Confluência Popular e Medieval; 1996; 0 f; Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Fernando Segolin;

Heloísa Braz de Oliveira Prieto

Rei Artur, Dom Quixote, e D´Artagnan - Sendas e Sonhos de Lendários Heróis; 1996; 0 f; Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Fernando Segolin;

Lúcia Maria Felicônio

Quando O Mito É A Cidade; 1996; 0 f; Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Fernando Segolin;

Dulcília Lúcia de Oliveira Silva

Vestido de Noiva de Nelson Rodrigues: Leitura Carnavalizada e Labiríntica do Casamento e da Morte; 1996; 0 f; Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Fernando Segolin;

Silvana Grilli Gabriel

A Poética Ideogrâmico-Sinestésica de Camilo Pessanha; 1995; 0 f; Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Fernando Segolin;

Lúcia Bezerra Vieira

Malas Diretas - Um Estudo da Conjunção das Funções Estética e Persuasiva Em Peças de Instituições Financeiras; 1995; 0 f; Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Fernando Segolin;

Clarisse Araújo Matiello Werseghi

Olhar À Miramar - A Tessitura Poética Em Oswald de Andrade; 1995; 0 f; Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Fernando Segolin;

Marina Lucy Goldmann

Uilcon Pereira Ou O Alquimista Que Sabia Javanês; 1995; 0 f; Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Fernando Segolin;

Marlene Marianna Soares Pinheiro

A Travessia do Avesso: Sob O Signo do Carnaval; 1994; 0 f; Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Fernando Segolin;

Glória Regina Loreto Samapaio

Dos Quality Papers Aos Popular Papers: Um Exercício Tradutório Entre O Referencial O Poético; 1994; 0 f; Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Fernando Segolin;

Raul de Souza Puschel

Intransitividade e Transitividade: Mallarmé, Drummond, Cabral; 1994; 0 f; Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Fernando Segolin;

Aivone Carvalho Brandão David

Tempo de Aróe: Simbolismo e Narratividade No Ritual Funerário Baroró; 1994; 0 f; Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Fernando Segolin;

Sirlei José Mendes da Silva

Cassiano Ricardo: a poesia em corpo reverso; 1992; 98 f; Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Fernando Segolin;

Estela Campos de Oliveira

A referência poética e a transmutação formal; 1992; 91 f; Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Fernando Segolin;

Estela Campos de Oliveira

A revolução sutil: Bernardo Guimarães e a poesia romântica de implosão; 1992; 97 f; Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Fernando Segolin;

Solange Maria Bigal

O estético na publicidade: formas de manifestação e consequências específicas do estético no filme publicitário; 1992; 95 f; Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Fernando Segolin;

Elisabete Alfeld Rodrigues

As mídias e as migrações de um texto: Morte e Vida Severina; 1992; 90 f; Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Fernando Segolin;

Rinaldo Gama

O guardador de signos - a questão do real em Alberto Caeiro; 1992; 94 f; Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Fernando Segolin;

Custódio Moreira Porto Filho

Gupta-Vidya - o pluri-universo (o)culto pessoano; 1992; 88 f; Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Fernando Segolin;

Luzia Machado Ribeiro de Noronha

Clarice: uma poética de digressões; 1992; 98 f; Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Fernando Segolin;

Eliana Braga Aloia Atihé

FERNANDO Bernardo PESSOA Soares - biografemas pessoanos ou o Corpo em Desassossego no Signo; 1990; 110 f; Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Fernando Segolin;

Lúcia Maria Felicônio

O sonho da leitura no desejo da linguagem; 1990; 100 f; Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Fernando Segolin;

Rubens Brosso

O pleno no plano poético: signação como rito erótico em BLANCO de Paz; 1989; 115 f; Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Fernando Segolin;

Maria Ruzena Heloani de Brito

O poético e o referencial em diálogo - a função referencial e a função poética na poesia brasileira a partir de 22; 1989; 98 f; Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Fernando Segolin;

Silvia Rachel Chiabai

TV: a mensagem do meio; ; 1988; 120 f; Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Fernando Segolin;

Glória Regina Loreto Sampaio

Aspectos comunicativos do mito em tradução: uma abordagem semiótica na lenda arturiana (exercícios tradutórios); 2003; 140 f; Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Fernando Segolin;

Aivone Carvalho Brandão

O Museu na Aldeia: Comunicação e Transculturalismo; 2003; 173 f; Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Fernando Segolin;

Sonia Regina Fernandes

A aula como instalação e performance comunicativa: invenção e poiésis no ensino aprendizagem da arte na educação; 2002; 0 f; Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Fernando Segolin;

Soraya Ferreira Alves

A escritura semiótico-diagramática de Virgínia Woolf: interfaces comunicativas; 2002; 0 f; Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Fernando Segolin;

Maria Carmen Batista Bahia

Estudo da expressão criativa da criança e do adolescente com câncer em casas de apoio; 2002; 0 f; Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Fernando Segolin;

Nadja de Moura Carvalho

Jornalismo, pintura, caricatura e romance em interface: Aluísio de Azevedo entre o pincel e a pena; 2002; 0 f; Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Fernando Segolin;

Maria Virgília Frota Guariglia

Por uma transleitura do soneto; 2001; 0 f; Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Fernando Segolin;

Raul de Souza Puschel

A ensaística palimpséstico-civilizatória de Haroldo de Campos; 1999; 0 f; Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Fernando Segolin;

Luzia Machado Ribeiro de Noronha

Entreretratos de Forbela Espanca: uma leitura biografemática; 1999; 0 f; Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Fernando Segolin;

Elisabete Alfeld Rodrigues

O mundo editado; 1999; 0 f; Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Fernando Segolin;

Olga Maria Tavares Coutinho

Fernando Collor: o discurso visual - ascensão e queda; 1999; 0 f; Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Fernando Segolin;

SOLANGE BIGAL

Redesígnio - O Signo Utilitário Remático Como Design do Final do Século XX; 1997; 0 f; Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Fernando Segolin;

Vera Lúcia Bastazin

A Personagem Em Saramago: Poética e Mito; 1994; 0 f; Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Fernando Segolin;

Maria dos Prazeres Santos Mendes

Monteiro Lobato, Clarice Lispector, Lygia Bojunga Nunes: O Estético Em Diálogo; 1994; 151 f; Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Fernando Segolin;

Neide Gondim de Freitas Pinto

A invenção da Amazônia; 1992; 193 f; Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Fernando Segolin;

Maria dos Prazeres Gomes

Outrora/Agora - movimentos plagiotrópicos da poesia portuguesa de invenção; 1991; 230 f; Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Fernando Segolin;

Marcos Gustavo Richter

A orquestração do sentido no inter (valo) texto; 1990; 198 f; Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Fernando Segolin;

Ana Cláudia Mei de Oliveira

Fala gestual; 1989; 210 f; Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Fernando Segolin;

Francisco Ivan da Silva

Construção e desconstrução do épico: Ulysses na travessia do Grande Sertão; 1988; 220 f; Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Fernando Segolin;

Maria Lúcia Fabrini de Almeida

A interação lua/sol no lance de dados do espelho interior - uma leitura do mito solar na versão mallarmaica de Quatro Contos Indianos; 1987; 180 f; Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Fernando Segolin;

Djalma Thurler

2011; Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Fernando Segolin;

Gilmara Ferreira da Silva

A poética do pictórico em Cesário Verde: o sujeito lírico e a singularidade do olhar; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Cogeae Pucsp) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Fernando Segolin;

Alexandre Fernandes

Narratividade e História no Manual dos Inquisidores de António Lobo Antunes; 2006; 84 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Cogeae Pucsp) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Fernando Segolin;

Jerusa Rodrigues Toledo

O HETERÔNIMO ALBERTO CAEIRO: POESIA, SILÊNCIO, UTOPIA; 2006; 92 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Cogeae Pucsp) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Fernando Segolin;

Maria Claudia Araújo

As Instâncias de Silêncio no Narrador de A Hora da Estrela; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Fernando Segolin;

Vera Lúcia Silva Vale

Cegueira e lucidez no romance O ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA, de José Saramago; 2005; 65 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Cogeae Pucsp) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Fernando Segolin;

Conceição da Silva Zaqueu Russo

Publicidade e Poesia: do símbolo ao ícone; 2005; 92 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Cogeae Pucsp) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Fernando Segolin;

Iara Ribeiro da Silva

Personagens e dialogismo em dois contos de TUTAMÉIA, de J; Guimarães Rosa; 2005; 87 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Cogeae Pucsp) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Fernando Segolin;

Patrícia Gouveia Gonçalves

O ENSAIO: NOVO GÊNERO OU HIBRIDISMO DE GÊNEROS?; 2005; 102 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Cogeae Pucsp) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Fernando Segolin;

Sirlei Oliveira dos Santos Sartori

A personagem feminina no romance O CICLO DAS ÁGUAS, de Moacyr Scliar; 2005; 72 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Cogeae Pucsp) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Fernando Segolin;

Paulo Placido Rodrigues Neto

A máscara da morte rubra: a construção da narrativa e a gestação do horror; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras Português/Inglês) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Fernando Segolin;

Aline Bei

O drama estático O MARINHEIRO de Fernando Pessoa; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LETRAS- Português) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Fernando Segolin;

Janaína Marques Ferreira Rocha

A poesia de Martin Codax: canto e dança; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Letras - Português) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Fernando Segolin;

Celeste Leite da Silva

As novas faces da mulher na poesia de Manuel bandeira; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Letras - Português) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Fernando Segolin;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Maria José do Carmo

Fantasmagorias de um pintor exótico - O Insólito no Ensaio sobre a Cegueira; 2006; Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de SP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Maria José do Carmo;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SEGOLIN, F. ; Reflexões sobre As Processionárias de Luis Serguilha. Fronteiraz (São Paulo) , v. 10, p. 5-8, 2012.

  • SEGOLIN, F. ; A poética de luis serguilha: corpo e voz no silêncio do verbo. Plural Pluriel , v. 10, p. 14-20, 2012.

  • SEGOLIN, F. ; As Processionárias de Luis Serguilha (resenha crítica). Fronteiraz (São Paulo) , v. 5, p. 01-03, 2010.

  • SEGOLIN, F. ; Ética e Poética em Pessoa: por uma ética do desejo e da perversão. Voz Lusíada (São Paulo) , São Paulo, v. 1, n.nº 21, p. 324-335, 2004.

  • SEGOLIN, F. ; Ética e Poética em Fernando Pessoa. . Hypnos (São Paulo) , São Paulo, v. 9, n.1, p. 143-152, 2002.

  • SEGOLIN, F. ; Cecília Meireles na Índia: diário de uma turista aprendiz. . Ângulo (Lorena) , Lorena, 2001.

  • SEGOLIN, F. ; O Evangelho às avessas de Saramago ou o divino demasiado humano ou o Deus que não sabe o que faz.. Scripta (PUCMG) , Belo Horizonte, p. 32-50, 1999.

  • SEGOLIN, F. ; O experimentalismo poético de Melo e Castro: transgressão e resistência. . MOARA , Belém, 1999.

  • SEGOLIN, F. ; Quando o rabisco é arte. . Cadernos do Centro de Pesquisas Literárias da PUCRS , Rio Grande do Sul, v. 1, p. 23-23, 1998.

  • SEGOLIN, F. ; Menino a bico de pena: mito, pré-logos e téchne. Hypnos (São Paulo) , São Paulo, v. Nº 4, n.1, p. 54-61, 1998.

  • SEGOLIN, F. ; Dois Heterônimos Pessoanos: Caeiro e Reis. . Revista da APG - Associação de Pós Graduandos da PUC/SP, Fortaleza, 1997.

  • SEGOLIN, F. ; Pelos becos de Lisboa.. Revista da Faculdade de Letras. Universidade de Lisboa , Lisboa, 1996.

  • SEGOLIN, F. ; Uma Cultura de Sutilezas. . Boletim. Centro de Estudos Portugueses Jorge de Sena , Lisboa, p. 15-18, 1996.

  • SEGOLIN, F. ; Em Algum Lugar, Além da Luz. Não Informado. Revista do Ocidente, Lisboa, v. 29, p. 61-62, 1995.

  • SEGOLIN, F. ; A Poética Política da E.M. de Mello e Castro. Revista LER. Anuário de Literatura (UFSC) , Lisboa, p. 21-34, 1994.

  • SEGOLIN, F. ; Tempestade Barroca de Greenaway Ou A Proliferação do Barroco No Cinema.. Revista Interfaces (UFRJ) , São Paulo, p. 59-64, 1994.

  • SEGOLIN, F. ; Caeiro e Nietzsche: da crítica da linguagem à anti-filosofia e à anti-poesia. Designos . Ângulo (Lorena) , São Paulo, 1977.

  • SEGOLIN, F. ; Bentinho x Capitu. . Ângulo (Lorena) , São Paulo, 1969.

  • SEGOLIN, F. ; MATOS, Edilene Dias (Org.) ; SANTOS, I. M. F. (Org.) . Cinema e Literatura: Narrativas e Poéticas. 1. ed. SALVADOR: EDUFBA, 2014. v. 1. 299p .

  • SEGOLIN, F. ; Personagem e anti-personagem, 3 edição. 3. ed. São Paulo: Olho D´Agua, 2006. v. 1. 197p .

  • SEGOLIN, F. ; Personagem e Anti-personagem. 2. ed. 2. ed. São Paulo: Olho D'Água, 1999. v. 1. 197p .

  • SEGOLIN, F. ; Fernando Pessoa: Poesia, Transgressão, Utopia. São Paulo: EDUC, 1992. v. 1. 163p .

  • SEGOLIN, F. ; BOCAGE _ POEMAS ERÓTICOS. São Paulo: Edições Epopéia, 1987. v. 1. 127p .

  • SEGOLIN, F. ; O mistério segundo Pessoa. São Paulo: YAZIGI/Instituto Nacional do Livro, 1987. v. 1. 95p .

  • SEGOLIN, F. ; Contos. São Paulo: Edições Epopéia, 1986. v. 1. 159p .

  • SEGOLIN, F. ; Personagem e Anti-personagem. , 1978.

  • SEGOLIN, F. ; Noturno Indiano e a demanda da identidade perdida: o romance e o filme como traçados diagramáticos da busca de si mesmo. In: SEGOLIN, Fernando; MATOS, Edilene: MUZART, Idelette. (Org.). Cinema e Literatura: Narrativas e Poéticas. 1ed.SALVADOR: EDUFBA, 2014, v. 1, p. 13-19.

  • SEGOLIN, F. ; A poesia de Luís Serguilha: babelismo e silêncio. In: BASTAZIN, Vera. (Org.). Travessias Poéticas: poesia contemporânea. 1ed.São Paulo: EDUC, 2011, v. 1, p. 169-180.

  • SEGOLIN, F. ; Literatura e Mito. In: Sandra de Camargo Rosa Mraz; Maria Rosa Duarte de Oliveira; Vera Achatkin; Naira Ciotti. (Org.). Território das Artes. São Paulo: EDUC, 2006, v. , p. -.

  • SEGOLIN, F. ; Cecília Meireles e a Índia: diário de uma turista aprendiz. In: Joselita Lino e Francisco Ivan da Silva. (Org.). Múltipla Palavra: Ensaios de Literatura. 1ªed.João Pessoa: Idéia, 2004, v. 1, p. 5-12.

  • SEGOLIN, F. ; Le mythe et le héros: la fonction culturelle de dépolarisation intégrative du discours mythique. In: Miguel Angel Porrua. (Org.). Ensayos Semioticos. 1ed.Mexico: Angel-Porrua, 2002, v. 1, p. 34-42.

  • SEGOLIN, F. ; O Evangelho às avessas de Saramago ou o divino demasiado humano ou o Deus que não sabe o que faz. In: BERRINI, Beatriz. (Org.). José Saramago - uma homenagem. 1ed.São Paulo: EDUC, 1999, v. 1, p. 271-285.

  • SEGOLIN, F. ; Do erótico e do poético: a outra face da poesia bocagiana. In: Fernando Segolin. (Org.). Bocage - Poemas Eróticos. São Paulo: Epopéia Ltda, 1987, v. 1, p. 9-12.

  • SEGOLIN, F. ; Considerações sobre a narrativa de ficção em Pessoa. In: Fernando Segolin. (Org.). Fernando Pessoa - Contos. 1ed.São Paulo: Edições Epopéia Ltda., 1986, v. 1, p. 9-16.

  • SEGOLIN, F. ; O mestre Caeiro. Jornal o Povo ( SÁBADO - Suplemento Cultural ), Fortaleza, p. A1 - A1, 03 jul. 1998.

  • SEGOLIN, F. ; O clássico Reis. Jornal o Povo ( SÁBADO - Suplemento Cultural ), Fortaleza, p. A1 - A1, 03 dez. 1997.

  • SEGOLIN, F. ; Os caminhos marcados pelo transeunte Fernando Pessoa. Folha de São Paulo, São Paulo, p. B5 - B5.

  • SEGOLIN, F. ; Poesia em Pessoa: por uma escritura anti-ética do desejo e da perversão. In: XI Encontro Regional da ABRALIC, 2007, São Paulo. Literaturas, Artes, Saberes, 2007.

  • SEGOLIN, F. ; Narrativa e identidade: das origens mitopoéticas à contemporaneidade. In: X Congresso Internacional da ABRALIC, 2006, Rio de Janeiro. Lugares dos discursos- CD-ROM. Rio de Janeiro: CD-ROM, 2006. v. 1.

  • SEGOLIN, F. ; A Índia sinestésica e feminina de Cecília Meireles. In: X Congresso Internacional da ABRALIC (Lugares dos discursos), 2006, Rio de Janeiro. Lugares dos Discursos. Rio de Janeiro: ABRALIC, 2006.

  • SEGOLIN, F. ; Resumo de Comunicação. In: VI Congresso Internacional de Semiótica, 1997, Guadalajara. Anais do VI Congresso Internacional de Semiótica, 1997.

  • SEGOLIN, F. ; Caeiro e Nietzsche: da crítica da linguagem à anti-filosofia e à anti-poesia. In: IVº CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS PESSOANOS, 1991, Porto. Actas do IVº CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS PESSOANOS. Fundação Engenheiro Antônio de Almeida, 1991.

  • SEGOLIN, F. ; A poética de luis Serguilha: por uma poesia do silêncio e do êxtase. In: Travessias Poéticas Brasil e Portugal - III Simpósio Internacional de Literatura e Crítica Literária, 2010, São Paulo. Travessias Poéticas Brasil e Portugal. São Paulo: PUCSP e Universidade Aberta de Lisboa, 2010. v. 1. p. 55-55.

  • SEGOLIN, F. ; A Índia sinestésica e feminina de Cecília Meireles. In: LASA'S XXIX International Congress, 2010, Toronto. LASA'S XXIX International Congress. Pittsburgh: Univers of Pittsburgh Press, 2010. v. 1. p. 19-19.

  • SEGOLIN, F. ; O Evangelho às avessas de Saramago. In: XXII Congresso Internacional da ABRAPLIP, 2009, Salvador. XXII CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRAPLIP. Salvador: EDUFBA, 2009. p. 45-45.

  • SEGOLIN, F. ; Noturno Indiano e a busca da identidade perdida: o romance e o filme como traçados diagramáticos da busca de si mesmo.. In: Encontro Internacional da ABRALIC, 2008, São Paulo. Anais do Encontro Internacional da ABRALIC, 2008. v. 1.

  • SEGOLIN, F. ; Fernando Pessoa: por uma escritura do desejo e da perversão. In: Simpósio Internacional Pessoa e Drummond, 2005, São Paulo. Simpósio Internacional Pessoa e Drummond. São Paulo: Sem Casa Editora, 2005. v. 1. p. 18-18.

  • SEGOLIN, F. ; Tempo e Memória em Fernando Pessoa. In: I Simpósio de Estudos da Memória, 2005, São Bernardo do Campo. Memória e Representação. São Bernardo: FASB/Faculdade São Bernardo, 2005. v. 1. p. 13-14.

  • SEGOLIN, F. ; Sensacionismo e poética em Fernando Pessoa. In: IX Congresso Internacional/ABRALIC, 2004 - TRAVESSIAS, 2004, Porto Alegre. Travessias. Porto Alegre: Editora da UFRS, 2004. v. 1. p. 141-141.

  • SEGOLIN, F. ; El Heroe Y El Diálogo Semiotico Naturaleza-Cultura. In: VI CONGRESO INTERNACIONAL DE ESTUDIOS SEMIÓTICOS, 1997, Guadalajara. La Semiotica. Intersección entre la Naturaleza y la Cultura, 1997. v. 1. p. 108-116.

  • SEGOLIN, F. ; Mito e Criação: do Caos Ao Cosmos e do Cosmos Ao Caos. In: III CONGRESSO INTERNACIONAL LATINO AMÉRICANO DE SEMIÓTICA, 1991, São Paulo. Caos e Ordem: Uma abordagem Semiótica. São Paulo: EDUC, 1991. v. 1. p. 181-183.

  • SEGOLIN, F. ; Alberto Caeiro: por uma poética do silêncio. In: III Congresso Internacional de Estudos Pessoanos, 1985, Lisboa. IIIº Congresso Internacional de Estudos Pessoanos. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1985. v. 1. p. 105-105.

  • SEGOLIN, F. ; A poética rizomático-holográfica de Luis Serguilha. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SEGOLIN, F. ; Corpo e sensações na poesia caeiriana. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SEGOLIN, F. ; O riso transgressivo nas cantigas satíricas da Idade Média Portuguesa. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SEGOLIN, F. ; A poética de Cecília Meireles. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SEGOLIN, F. ; O feminino no filme O CISNE NEGRO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SEGOLIN, F. ; A poética experimental de Luis Serguilha: uma vocalização labiríntica e ruidosa do silêncio. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SEGOLIN, F. ; A poética de Luis serguilha: por uma poesia do silêncio e do extase. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SEGOLIN, F. ; A Índia sinestésica e feminina em Cecília Meireles. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SEGOLIN, F. ; Uma leitura de "Menino a Bico de pena, de Clarice Lispector. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SEGOLIN, F. ; O teatro poético de Gil Vicente: Uma leitura do Auto da Barca do Inferno. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SEGOLIN, F. ; FERNANDO PESSOA E A BUSCA DA PALAVRA PERDIDA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SEGOLIN, F. ; OLHAR FRANCO-BRASILEIRO SOBRE A OBRA DE CLARICE LISPECTOR. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SEGOLIN, F. ; O EVANGELHO ÀS AVESSAS DE SARAMAGO. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SEGOLIN, F. ; O Teatro poético de Gil Vicente. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SEGOLIN, F. ; Literatura, origens orais e ensino. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SEGOLIN, F. ; Noturno Indiano e a demanda da identidade perdida: o romance e o filme com traçados diagramáticos da busca de si mesmo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SEGOLIN, F. ; A Índia sinestésica e feminina de Cecília Meireles. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SEGOLIN, F. ; XI Encontro Regional da ABRALIC. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SEGOLIN, F. ; Narrativa e identidade: das origens mitopoéticas à contemporaneidade. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SEGOLIN, F. ; A Índia sinestésica e feminina de Cecília Meireles. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SEGOLIN, F. ; Literatura, arte, representação: trapaça, transgressão, utopia. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SEGOLIN, F. ; Exílio e memória: literatura. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SEGOLIN, F. ; AUTO DA BARCA DO INFERNO, de Gil Vicente. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SEGOLIN, F. ; O VELHO DA HORTA: um estudo do teatro vicentino. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SEGOLIN, F. ; Éica e Poética em Fernando Pessoa. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SEGOLIN, F. ; Poemas completos de Alberto Caeiro. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SEGOLIN, F. ; Ética e Poética em Fernando Pessoa. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SEGOLIN, F. ; OS CUS DE JUDAS. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SEGOLIN, F. ; Poemas Completos - Alberto Caeiro. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SEGOLIN, F. ; Literatura e Identidade: da tradição à transgressão e utopia. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SEGOLIN, F. ; TEMPO E MEMÓRIA EM FERNANDO PESSOA. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SEGOLIN, F. ; Sensacionismo e poética em Fernando Pessoa: por uma escritura do desejo e da perversão. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SEGOLIN, F. ; Noturno Indiano: um filme pessoano em debate. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SEGOLIN, F. ; Fernando Pessoa - Poesia, Transgressão e Utopia. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SEGOLIN, F. ; Literatura e Identidade. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SEGOLIN, F. ; Literatura e Identidade. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SEGOLIN, F. ; O conceito de amor em Florbela Espanca. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SEGOLIN, F. ; A obra literária: sua leitura e função. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SEGOLIN, F. ; Ética e Poética em Fernando Pessoa. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SEGOLIN, F. ; Arte e transcendência. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SEGOLIN, F. ; MESA-REDONDA: O trágico para a literatura e para a filosofia - o caminho trágico do herói . 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SEGOLIN, F. ; A lírica e a erótica bocageana. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SEGOLIN, F. ; A poética de Fernando Pessoa. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SEGOLIN, F. ; O sagrado no filme Fim de Caso. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SEGOLIN, F. ; Transcrição e experimento na criação poética de Fernando Pessoa. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SEGOLIN, F. ; A desconstrução da personagem narrativa contemporânea: a personagem como forma de linguagem . 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SEGOLIN, F. ; As janelas do cotidiano: a poesia brasileira contemporânea. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SEGOLIN, F. ; A humanização da tecnologia. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SEGOLIN, F. ; A literatura portuguesa contemporânea. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SEGOLIN, F. ; A narrativa mítica em Portugal. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SEGOLIN, F. ; Bocage e a poesia erótica. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SEGOLIN, F. ; O Evangelho às avessas de Saramago. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SEGOLIN, F. ; O mito e as metáforas da morte. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SEGOLIN, F. ; Osíris, Dionísio e Cristo: transgressão, morte e renascimento. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SEGOLIN, F. ; El Héroe y el diálogo semiótico naturaleza-cultura. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SEGOLIN, F. ; Fernando Pessoa: signo e realidade. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SEGOLIN, F. ; Poemas de Castro Alves (seleção, análise e comentário). 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SEGOLIN, F. ; A arte como busca do real. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SEGOLIN, F. ; A aventura poética de Fernando Pessoa. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SEGOLIN, F. ; KALAHARI. São Paulo, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • NAVAS, Diana ; SEGOLIN, F. . A metaficção no romance de Lobo Antunes. são Paulo, 2009. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • SEGOLIN, F. ; Apresentação do livro IMPRENSA, PODER E CRÍTICA, de Joaquim Maria Botelho. São Paulo: ALEXA CULTURAL, 2006 (Prefácio).

  • SEGOLIN, F. ; GOMES, José Ney Costa . Adeus ao eu: a enunciação do outrar-se. Santo André: MZCebrián, 2005 (Prefácio).

  • SEGOLIN, F. ; Entrevista sobre O FAUSTO, de Goethe 2005 (Entrevista/ TV Globo).

  • SEGOLIN, F. ; REINALDO, Gabriela . Uma cantiga de se fechar os olhos. São Paulo: ANNABLUME, 2005 (Posfácio).

  • SEGOLIN, F. ; Dialegoria - a alegoria em Grande Sertão: Veredas e em Paradiso. João Pessoa, 2004. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • SEGOLIN, F. ; O museu e a aldeia:comunicação e transculturalismo. Campo Grande, 2004. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • SEGOLIN, F. ; Advinhação: a arte de domar o acaso. Santa Cruz do Sul, 2001. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • SEGOLIN, F. ; Catatau: a escritura da errância e da incerteza. São Paulo, 2000. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • SEGOLIN, F. ; Escritura e trapaça linguageira. São Paulo, 1999. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • SEGOLIN, F. ; O abismo do querer dizer. São Paulo, 1998. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • SEGOLIN, F. ; Noturno Indiano.. São Paulo 1997 (Programa televisivo da TV PUCSP).

  • SEGOLIN, F. ; A tessitura do intervalo. São Paulo, 1997. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • SEGOLIN, F. ; A menina de Lacan: um conto rosa. São Paulo, 1996. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • SEGOLIN, F. ; Fernando Pessoa - Poemas ingleses. . São Paulo: Experimento, 1993 (Orelha).

  • SEGOLIN, F. ; A Índia ocelada de Mallarmé. Saõ Paulo, 1993. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • SEGOLIN, F. ; Poesia em Pessoa. São Paulo 1991 (Peça teatral).

  • SEGOLIN, F. ; Poesia em Pessoa: uma viagem poética pela obra pessoana. São Paulo 1991 (Roteiro).

  • SEGOLIN, F. ; Pessoa em Pessoas. Roteiro. São Paulo: O teatro vai à Escola, 1988 (Vídeo/ produção áudio-visual).

  • SEGOLIN, F. ; A very original dinner. São Paulo: Edições Epopéia, 1986. (Tradução/Livro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SEGOLIN, F. ; Parecer sobre livro a respeito de Fernando Pessoa a ser publicado pela Editora da UNICAMP. 2014. (Parecer).

SEGOLIN, F. ; Ensaio sobre literatura moçambicana. 2013. (Parecer).

SEGOLIN, F. ; Fernando Pessoa e Poesia Experimental Portuguesa. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SEGOLIN, F. ; Revista ANGULO: Cadernos do Centro Cultural Teresa D'Ávila. 2008. (Editoração/Periódico).

SEGOLIN, F. ; FERNANDO PESSOA E A NOSTALGIA DA PALAVRA PRIMEIRA: UMA POÉTICA DO IMPASSE. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SEGOLIN, F. ; MANUEL BANDEIRA E A TRANSFIGURAÇÃO DO COTIDIANO: UMA POÉTICA DO ALUMBRAMENTO. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SEGOLIN, F. ; Teoria da Narrativa: da personagem-fução ao texto. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SEGOLIN, F. ; A poética do romance em António Lobo Antunes. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SEGOLIN, F. ; Poética pessoana: tradição e ruptura. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SEGOLIN, F. ; 4 faces da literatura portuguesa do século XX: caminhos e descaminhos na poesia e na prosa. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SEGOLIN, F. ; Teoria da narrativa: Propp e a personagem-função. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SEGOLIN, F. ; Teoria da Narrativa: da personagem-função ao texto. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SEGOLIN, F. ; Manuel Bandeira de corpo inteiro. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SEGOLIN, F. ; Ironia e grotesco na obra romanesca de Lobo Antunes. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SEGOLIN, F. ; Tópicos de literatura portuguesa: de Camões a Pessoa. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SEGOLIN, F. ; As transformações da personagem na narrativa literária. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SEGOLIN, F. ; A poesia portuguesa: do trovadorismo à contemporaneidade. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SEGOLIN, F. ; A poética do romance em Antonio Lobo Antunes. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SEGOLIN, F. ; Teoria da Narrativa: da personagem-função à anti-personagem. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SEGOLIN, F. ; A poética pessoana. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SEGOLIN, F. ; Teoria da narrativa: a narrativa e a personagem enquanto função e atributos. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SEGOLIN, F. ; Teoria Narrativa: enunciado e enunciação / a questão da personagem. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SEGOLIN, F. ; A transformação da dominante poética na literatura portuguesa. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SEGOLIN, F. ; O conto e o romance em Portugal: do romantismo à contemporaneidade. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SEGOLIN, F. ; A poética de Fernando Pessoa. 1999. .

SEGOLIN, F. ; A poética de Fernando Pessoa. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SEGOLIN, F. ; A póetica de Carlos Drummond de Andrade. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SEGOLIN, F. ; A transformação da dominante poética na literatura portuguesa. 1999. .

SEGOLIN, F. ; Teoria da Narrativa e Literatura Portuguesa. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SEGOLIN, F. ; A aventura poética de Fernando Pessoa: a poesia como viagem interior e auto-encontro. 1995. .

SEGOLIN, F. ; Discussões sobre princípios míticos. 1995. .

SEGOLIN, F. ; Literatura Portuguesa. 1995. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SEGOLIN, F. ; Semiótica peirceana. 1991. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SEGOLIN, F. ; Semiótica peirceana. 1991. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SEGOLIN, F. ; Semiótica e Poética. 1989. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SEGOLIN, F. ; Poesia e Poética: as poéticas heteronímicas pessoanas. 1985. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SEGOLIN, F. ; Semiótica e Semântica do Signo Artísticos. 1980. .

SEGOLIN, F. ; Literatura Brasileira e Literatura Portuguesa. 1976. .

SEGOLIN, F. ; Linguagem e criação no jornal. 1976. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SEGOLIN, F. ; A Literatura Brasileira Moderna e seus aspectos semióticos. 1975. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SEGOLIN, F. ; Literatura Brasileira. 1975. .

SEGOLIN, F. ; Língua Portuguesa. 1975. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SEGOLIN, F. ; Atualização em Literatura. 1971. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SEGOLIN, F. ; Teoria da Narrativa. 1971. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SEGOLIN, F. ; Literatura Brasileira e Literatura Portuguesa. 1969. .

SEGOLIN, F. ; A reforma ortográfica da Língua Portuguesa. 2008 (entrevista).

SEGOLIN, F. ; Poesia em Pessoa: uma viagem poética pela obra pessoana. 1992.

SEGOLIN, F. ; Pessoa em Pessoas. 1989.

SEGOLIN, F. ; POESIA CONTEMPORÂNEA E AS MANIFESTAÇÕES DA CRÍTICA. 2010 (Moderador de mesa) .

SEGOLIN, F. ; MITO, MEMÓRIA E MÍDIA. 2010 (Moderador de mesa) .

SEGOLIN, F. ; POESIA CONTEMPORÂNEA: BRASIL/PORTUGAL. 2010 (Moderador de mesa) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2011 - Atual

    Faces da poética moderna e contemporânea: lirismo e antilirismo, Descrição: A indagação central do projeto concluído em 2010, relativa às origens propriamente verbi-voco-visais e mimético-corpóreo-coreográficas da literatura, suscitou reflexões que nos permitiram formular o projeto em 2011, prosseguir em 2012, tendo como base o pensamento de Paul Zumthor, de detectar a presença de marcas específicas da voz e do corpo na materialidade da escritura poética de hoje, em que pese seu aparente desvinculamento das práticas vocais e corporais, ligadas às encenações ritualísticas, aos relatos xamânicos, às canções propiciatórias, aos cantos fúnebres, agonísticos, de fertilidade, de trabalho etc. O que nos ocupou naquele momento foi, sobretudo, o estudo dos traços identificadores mais marcantes da poeticidade na práxis poética moderna e contemporânea. Para 2013, o foco do projeto de pesquisa esteve voltado para a relação Poesia e Rito. Rito e encenação cantante e dançante do diálogo homem/divindade. A poesia como voz/corpo ritualizados. Poesia e performance. As cantigas dos trovadores do languedócio e o amor cortês: erotismo, suzerania da mulher e o amor do amor. Amor e morte nas cantigas amorosas luso-galaicas: encenação verbi-voco-corporal do amor impossível. Morte, libertação e encontro. Êxtase, estética e utopia. Repercussões: . , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) . , Integrantes: Fernando Segolin - Coordenador / Rose Hirasike - Integrante / Marcílio Godói - Integrante / Ana Beatriz Germano Santos - Integrante / Denise Gomes cLima - Integrante / Tatiana Cristina Carlotti - Integrante.

  • 2005 - Atual

    Poesia e Poética: da Mímese à Anti-Representação, Descrição: Título do Projeto Individual: POESIA E POÉTICA: DA MÍMESE À ANTI_REPRESENTAÇÃO Estudo de três ângulos fundamentais de leitura teórico-analítica (mimético-representativo, linguístico-funcionalista, transgressivo-escritural) do fato poético, tendo em vista explicitar as diferentes estratégias verbais que presidem a produção do discurso poético. Não se pretende, porém, refletir sobre as três poéticas enquanto propostas opositivas e contrastivas, mas enquanto ângulos de reflexão complementares sobre a prática poética, entendida por nós como um complexo de operações sobre o verbal, com o objetivo básico de reduzir ou mesmo anular a distância inevitável e sempre intransponível entre o signo (representante) e o objeto (representado) e em consequência, entre o homem (eu) e o mundo (outro). Este Projeto está integrado no conjunto das atividades do Grupo de Estudos de Poética: interconexões diacrônico-sincrônicas na poesia brasileira e portuguesa do qual sou o líder.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (7) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Fernando Segolin - Coordenador., Número de produções C, T & A: 7

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

1989

MEDALHA do descobridor Pedro Álvares Cabral, Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Programa de Pós Graduação Em Literatura e Crítica Literária. , Rua Monte Alegre, 984, Perdizes, 05014-001 - Sao Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 36708412, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 1983 - Atual

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Titular, Carga horária: 20

  • 1976 - 1979

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular de Teoria da Literatura, Li, Carga horária: 20

  • 1968 - 1975

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular de Teoria da Literatura, L, Carga horária: 20

    Atividades

    • 08/2002

      Conselhos, Comissões e Consultoria, PEPG em Literatura e Crítica Literária, .,Cargo ou função, Integrante da Comissão de Bolsa do PEPG em LCL.

    • 03/1995

      Extensão universitária , Coordenação Geral de Especialização Aperfeiçoamento e Extensão Cogeae, Curso de Especialização Em Literatura.,Atividade de extensão realizada, Curso de Especialização em Literatura, envolvendo, especificamente, reflexões teóricas sobre os aspectos fundamentais do texto narrativo e do texto poético, com exemplificação baseada em obras de autores da literatura portuguesa, desde o trovadorismo à c.

    • 08/2003 - 07/2007

      Direção e administração, Programa de Pós Graduação Em Literatura e Crítica Literária.,Cargo ou função, Vice-coordenador.

    • 08/2003 - 07/2007

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Programa de Pós Graduação Em Literatura e Crítica Literária.,Cargo ou função, Vice-Coordenador.

    • 10/2005 - 10/2006

      Pesquisa e desenvolvimento Setor de Pós Graduação.,Linhas de pesquisa

    • 08/2003 - 06/2006

      Pesquisa e desenvolvimento Programa de Pós Graduação Em Literatura e Crítica Literária.,Linhas de pesquisa

    • 08/2001 - 08/2003

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Programa de Pós Graduação Em Literatura e Crítica Literária.,Cargo ou função, Coordenador.

    • 08/1982 - 12/2001

      Ensino, Comunicação e Semiótica, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura e Cultura, Teoria Literária, Tópicos de Literatura Portuguesa

    • 02/1968 - 07/2001

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Portuguesa

    • 09/1987 - 09/1989

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Setor de Pós-Graduação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica.,Cargo ou função, Representante do corpo docente da Comissão Geral de Pós-Graduação junto ao Conselho Universitário.

    • 08/1985 - 08/1987

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Setor de Pós-Graduação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica.,Cargo ou função, Coordenador.

    • 08/1985 - 08/1985

      Direção e administração, Setor de Pós-Graduação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica.,Cargo ou função, coordenador de curso.

    • 01/1984

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes, Departamento de Arte.,Cargo ou função, Representante Docente da categoria Assistente-doutor junto ao Conselho de departamento da Faculdade de Comunicação e Filosofia.

    • 08/1975 - 08/1979

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes, Departamento de Arte.,Cargo ou função, Chefe do Departamento de Arte.

    • 01/1975

      Direção e administração, Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes, Departamento de Arte.,Cargo ou função, chefia.

  • 1968 - Atual

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40