Anderson Antônio Gervásio da Silva
Mestre em Engenharia Geotécnica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014). Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade FUMEC (2010). Possui ampla experiência na área de Engenharia Geotécnica, com atuação desde 2002 em diversos campos, como prospecção, ensaios geotécnicos, tratamento de solos e execução de cortinas atirantadas. A partir de 2007 atua em consultoria e desenvolvimento de projetos em obras de fundação, contenção, drenagem subsuperficial e obras de terra em diversos estados brasileiros.
Desde 2015, leciona as disciplinas de Mecânica dos Solos I e Fundações para os cursos de Engenharia Civil e Engenharia de Produção Civil da Universidade FUMEC.
Informações coletadas do Lattes em 28/05/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Geotecnia e Transportes
2013 - 2014
Universidade Federal de Minas Gerais
Título: AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE DE CARGA DE PONTA MODIFICADA ATRAVÉS DE ENSAIOS DINÂMICOS EM ESTACAS ESCAVADAS TIPO TRADO MECANIZADO,Ano de Obtenção: 2014
Lúcio Flávio de Souza Villar.Coorientador: Ecidnéia Pinto Soares. Palavras-chave: estaca trado mecanizado; ponta modificada; capacidade de carga.Grande área: EngenhariasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia Civil. Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Geotécnica / Especialidade: Fundações e Escavações. Setores de atividade: Serviços especializados para construção; Construção de edifícios.
Graduação em Engenharia Civil
2004 - 2010
Universidade FUMEC
Título: CONTENÇÃO EM UM CASO DE OBRA NO MUNICÍPIO DE NOVA LIMA-MG
Orientador: Sergio Maurício Pimenta Velloso Filho
Formação complementar
2015 - 2015
GERENCIAMENTO DE PROJETOS. (Carga horária: 24h). , Instituto de Educação Tecnológica, IETEC, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Prospecção Geotécnica.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Ensaios Geotécnicos de Campo.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Obras de Terra.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Fundação / Contenção / Drenagem.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Análise de Estabilidade de Encostas.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Rebaixamento de Nível d`água para obras Geotécnicas.
Participação em eventos
I Workshop sobre Cravação de Estacas com Uso de Martelo Vibratório. 2019. (Outra).
CONGRESSO BRASILEIRO DE MECÂNICA DOS SOLOS E EN. 2018. (Congresso).
CONGRESSO BRASILEIRO DE MECÂNICA DOS SOLOS E EN. Avaliação Comparativa de Resultados de Provas de Cargas Estáticas em Condições de Inundadas e Não Inundadas sobre Solo da Formação Barreiras em Fortaleza/CE. 2016. (Congresso).
SIMPÓSIO BRASILEIROS DE SOLOS NÃO SATURADOS. 2015. (Simpósio).
CONGRESSO BRASILEIRO DE MACÂNICA DOS SOLOS E ENGENHARIA GEOTÉCNICA. Avaliação do Efeito da Modificação da Ponta na Capacidade de Carga de Estacas Escavadas Tipo Trado Mecanizado. 2014. (Congresso).
Encontro de Fundações - Prova de Carga. 2013. (Encontro).
CONGRESSO BRASILEIRO DE MECÂNICA DOS SOLOS E EN. 2012. (Congresso).
Participação em bancas
GERVÁSIO SILVA, A. A.. IMPACTOS DA MÁ EXECUÇÃO DE INSPEÇÕES GEOTÉCNICAS EM OBRAS DE EDIFICAÇÕES. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário UNA.
GERVÁSIO SILVA, A. A.. ANTEPROJETO DE UMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTOS SANITÁRIOS PARA O MUNICÍPIO DE MÁRIO CAMPOS - MG. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade FUMEC.
GERVÁSIO SILVA, A. A.; EDUARDO GEORGES MESQUITA; SAMIR CHEQUER CHAMMAS. ANÁLISE DOS METODOS DE CONTROLE DE COMPACTAÇÃO DE ATERRO PARA OBRA DE INFRAESTRUTURA DE ESTRADAS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção Civil) - Universidade FUMEC.
GERVÁSIO SILVA, A. A.; VELLOSO FILHO; MARIA ELIZABETH MONTEIRO VIDAL FERREIRA. DIMENSIONAMENTO DE CONTENÇÃO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade FUMEC.
GERVÁSIO SILVA, A. A.; CRYSTHIAN PURCINO BERNARDES AZEVEDO; PAULA REGINA BALABRAM. RECUPERAÇÃO DE ÁREA DEGRADADA (RAD) NO MUNICÍPIO DE MATOZINHOS, MINAS GERAIS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade FUMEC.
Orientou
Safar, João V; S; Souza, Stephanie S; ROCHA; SISTEMA CONSTRUTIVO EM TAIPA DE PILÃO COMO ALVENARIA ESTRUTURAL; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENGENHARIA CIVIL) - FACULDADE DE ENGENHARIA E ARQUITETURA / UNIVERSIDADE FUMEC; Orientador: Anderson Antonio Gervásio da Silva;
Mata, Fernanda R; Tavares, Gustavo U; Pereira, et al; ANÁLISE COMPORTAMENTAL DE FUNDAÇÕES DIRETAS E PROFUNDAS DEVIDO A RECALQUES; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENGENHARIA CIVIL) - FACULDADE DE ENGENHARIA E ARQUITETURA / UNIVERSIDADE FUMEC; Orientador: Anderson Antonio Gervásio da Silva;
C; T Leão,Julio M; Sales,Kennethy M; O; Valério; PROCEDIMENTOS EXECUTIVOS DO MÉTODO DE CONTENÇÃO EM PAREDE DIAFRAGMA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENGENHARIA CIVIL) - FACULDADE DE ENGENHARIA E ARQUITETURA / UNIVERSIDADE FUMEC; Orientador: Anderson Antonio Gervásio da Silva;
S; CONCEIÇÃO,Pedro H; C; Fonseca,et al; MÉTODOS DE ESCORAMENTOS PARA CONTENÇÕES DE TERRENOS; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENGENHARIA CIVIL) - FACULDADE DE ENGENHARIA E ARQUITETURA / UNIVERSIDADE FUMEC; Orientador: Anderson Antonio Gervásio da Silva;
Morais, Isabel M; Azevedo, Victor M; C; Barbosa; MAPEAMENTO GEOTÉCNICO DA SUB-REGIÃO 5 DA REGIONAL NORDESTE DE BELO HORIZONTE; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENGENHARIA CIVIL) - FACULDADE DE ENGENHARIA E ARQUITETURA / UNIVERSIDADE FUMEC; Orientador: Anderson Antonio Gervásio da Silva;
Penna, ,Bernardo F; Veloso, et al; ANÁLISE DE ESTABILIDADE DE TALUDE EM INDÚSTRIA FARMACÊUTICA NO MUNICÍPIO DE VESPASIANO/MG,; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENGENHARIA CIVIL) - FACULDADE DE ENGENHARIA E ARQUITETURA / UNIVERSIDADE FUMEC; Orientador: Anderson Antonio Gervásio da Silva;
BRAGA,Francisco L; TORRES, et al; AVALIAÇÃO PRELIMINAR QUANTO A SUSCETIBILIDADE DE MOVIMENTAÇÃO DE MASSA ENTRE O KM 7 AO KM 8 DA MG/356 - SERRA DO CURRAL/MG; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CIVIL) - FACULDADE DE ENGENHARIA E ARQUITETURA / UNIVERSIDADE FUMEC; Orientador: Anderson Antonio Gervásio da Silva;
S; Morais, Marcela C; Rodrigues, Raissa P; C; Silva; ESTUDO DE CASO: ANÁLISE COMPORTAMENTAL DA FUNDAÇÃO TIPO RADIER APOIADA EM SOLO COM DIFERENTES COEFICIENTES DE REAÇÃO VERTICAL EM FORTALEZA/CE; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENGENHARIA CIVIL) - FACULDADE DE ENGENHARIA E ARQUITETURA / UNIVERSIDADE FUMEC; Orientador: Anderson Antonio Gervásio da Silva;
D; S Martins;Pedro L; Maciel; et al; ANTEPROJETO DE FUNDAÇÔES DO TERMINAL RODOVIÁRIO DE SÃO JOSÉ DA LAPA - MG; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENGENHARIA CIVIL) - FACULDADE DE ENGENHARIA E ARQUITETURA / UNIVERSIDADE FUMEC; Orientador: Anderson Antonio Gervásio da Silva;
PROJETO BÁSICO DE ESTABILIZAÇÃO DE ENCOSTA EM VIA LOCAL NO MUNICÍPIO DE MÁRIO CAMPOS - MG; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENGENHARIA CIVIL) - FACULDADE DE ENGENHARIA E ARQUITETURA / UNIVERSIDADE FUMEC; Orientador: Anderson Antonio Gervásio da Silva;
Produções bibliográficas
-
GERVÁSIO SILVA, A. A. ; PINTO, S. E. L. ; SILVA, M. T. ; BRAGANÇA, H. F. ; VELLOSO FILHO, S. M. P. ; FARAH de Araújo, L. F. . Avaliação Comparativa de Resultados de Provas de Cargas Estáticas em Condições de Inundadas e Não Inundadas sobre Solo da Formação Barreiras em Fortaleza/CE. In: XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE MECÂNICA DOS SOLOS E ENGENHARIA GEOTÉCNICA, 2016, BELO HORIZONTE. Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica - COBRAMSEG 2016, 2016.
-
GERVÁSIO SILVA, A. A. ; VILLAR, F. S. S. ; VELLOSO FILHO, S. M. P. ; FARAH DE ARAUJO, L. F. . Avaliação do Efeito da Modificação da Ponta na Capacidade de Carga de Estacas Escavadas Tipo Trado Mecanizado. In: XVII CONGRESSO BRASILEIRO DE MACÂNICA DOS SOLOS E ENGENHARIA GEOTÉCNICA, 2014, GOIANIA. XVII CONGRESSO BRASILEIRO DE MECÂNICA DOS SOLOS E ENGENHARIA GEOTÉCNICA, 2014.
-
GERVÁSIO SILVA, A. A. ; FARAH DE ARAUJO, L. F. ; VELLOSO FILHO, S. M. P. ; VILLAR, F. S. S. . Avaliação do Efeito da Modificação da Ponta na Capacidade de Carga de Estacas Escavadas Tipo Trado Mecanizado. In: XVII CONGRESSO BRASILEIRO DE MACÂNICA DOS SOLOS E ENGENHARIA GEOTÉCNICA, 2014, GOIANIA. XVII CONGRESSO BRASILEIRO DE MECÂNICA DOS SOLOS E ENGENHARIA GEOTÉCNICA, 2014.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GERVÁSIO SILVA, A. A. . Solo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GERVÁSIO SILVA, A. A. . FUNDAÇÕES PARA OBRAS PREDIAIS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
GERVÁSIO SILVA, A. A. . MECÂNICA DOS SOLOS I. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
GERVÁSIO SILVA, A. A. . PROGEST-Projeto de Capacitação em Gestão de Obras/PROEXT-MEC. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Prêmios
2019
Professor homenageado da Turma de Graduação em Engenharia de Produção/Civil - 1/2019, FACULDADE DE ENGENHARIA E ARQUITETURA DA UNIVERSIDADE FUMEC..
2019
Professor homenageado da Turma de Graduação em Engenharia Civil - 2/2019, FACULDADE DE ENGENHARIA E ARQUITETURA DA UNIVERSIDADE FUMEC..
2018
Professor homenageado da Turma de Graduação em Engenharia de Produção/Civil -1/2018, FACULDADE DE ENGENHARIA E ARQUITETURA DA UNIVERSIDADE FUMEC..
2018
Patrono da turma de Graduação em Engenharia de Produção Civil - 2/2018, FACULDADE DE ENGENHARIA E ARQUITETURA DA UNIVERSIDADE FUMEC..
2017
Professor homenageado da Turma de Graduação em Engenharia de Produção/Civil - 1/2017, FACULDADE DE ENGENHARIA E ARQUITETURA DA UNIVERSIDADE FUMEC..
2016
Paraninfo da Turma de Graduação em Engenharia de Produção/Civil - 1/2016, FACULDADE DE ENGENHARIA E ARQUITETURA DA UNIVERDIDADE FUMEC.
2016
Patrono da Turma de Graduação em Engenharia Civil - 2/2016, FACULDADE DE ENGENHARIA E ARQUITETURA DA UNIVERDIDADE FUMEC.
2016
Patrono da turma de Graduação em Engenharia de Produção Civil - 2/2016, FACULDADE DE ENGENHARIA E ARQUITETURA DA UNIVERSIDADE FUMEC..
2015
Paraninfo da Turma de Graduação em Engenharia de Produção/Civil - 2/2015, FACULDADE DE ENGENHERIA E ARQUITETURA DA UNIVERSIDADE FUMEC.
Histórico profissional
Experiência profissional
2016 - Atual
SERGIO MAURÍCIO PIMENTA VELLOSO ENGENHEIROS CONSULTORES LTDAVínculo: Sócio, Enquadramento Funcional: Dir. Téc. / Eng. Geotécnico
2010 - 2015
SERGIO MAURÍCIO PIMENTA VELLOSO ENGENHEIROS CONSULTORES LTDAVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Eng. Civil / Coordenador de Obras Geotécnicas, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Atuação no campo de consultoria em diversos tipos de obras geotécnicas, como fundações, contenções, drenagens e movimento de terra, definições de filosofias e desenvolvimento de projetos geotécnicos.
2008 - 2010
SERGIO MAURÍCIO PIMENTA VELLOSO ENGENHEIROS CONSULTORES LTDAVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Atividades Técnicas, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
2007 - 2008
SERGIO MAURÍCIO PIMENTA VELLOSO ENGENHEIROS CONSULTORES LTDAVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário do Dep. de Consultoria Geotécnica
2015 - Atual
Universidade FUMECVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 21
Outras informações:
Professor da disciplina de Fundações para os cursos de Engenharia Civil e Engenharia de Produção Civil;
Professor da disciplina Mecânica dos Solos I para os cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Produção Civil e Engenharia Ambiental.
2021 - Atual
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE MECÂNICA DOS SOLOS E ENGENHARIA GEOTÉCNIA - MGVínculo: SÓCIO REPRESENTATIVO, Enquadramento Funcional: DIRETOR DE ATIVIDADES TÉCNICAS - GESTÃO 21/22
2013 - 2013
Centro Universitário de Belo Horizonte, UniBHVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 4
Outras informações:
Professor da disciplina FUNDAÇÕES E OBRAS DE TERRA para o curso de Engenharia Civil
2003 - 2006
Geomaster Engenharia de Solos LtdaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: TÉCNICO DE OBRAS CIVIS, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Atuação em execução de serviços geotécnicos, como sondagens à percussão, rotativa e mista, remoção de amostras deformadas e indeformadas, ensaios de perda d'água, execução de tirantes tipo monobarras, execução de concreto projetado e tratamento de solos.
Você é Anderson Antônio Gervásio da Silva?
Que tal assumir essas informações?
Basta criar uma conta no Escavador e enviar uma forma de comprovante. São três passos:
Escolha uma dentre três formas de verificação: Facebook, CPF ou Documento com Foto.
O Escavador irá analisar a sua solicitação.
As informações presentes nessa página serão transferidas para a sua página do perfil.
Depois do processo concluído, quem acessar essa página será redirecionado para seu cantinho no Escavador, seunome.escavador.com. Onde você poderá fazer a sua reputação, conhecer gente antenada, se informar e até mesmo ganhar clientes. Tudo isso de graça!

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Anderson Antônio Gervásio da Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?