Clotilde Tinoco Sales
Possui Graduação em Pedagogia (habilitação em Administração e Supervisão Escolar) pela Universidade Federal do Amazonas (1985), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (2006) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (2020). Exerceu as funções de professora e pedagoga na Prefeitura Municipal de Manaus desde 1982 até junho de (2009), atuando principalmente nos seguintes temas: desafios e perspectivas da Educação Básica, linguagem e alfabetização no ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos. Atualmente é professora Adjunto Nível 2, da Universidade Federal do Amazonas - Faculdade de Educação - Departamento de Métodos e Técnicas. Ministrando as disciplinas: Alfabetização - Letramento, Planejamento e Avaliação do Ensino e da aprendizagem, Didática, Jogos e Atividades Lúdicas, Orientação de TCC nas modalidades - Educação Infantil e Ensino Fundamental do 1º ao 5º anos, Fundamentos da Educação Infantil e Orientação e acompanhamento de Estágio Curricular Supervisionado em Educação Infantil e Ensino Fundamental do 1º ao 5º anos.
Informações coletadas do Lattes em 25/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Educação
2016 - 2020
Universidade Federal do Amazonas
Título: PNAIC AMAZONAS: a emergência de novas mediações para o acompanhamento pedagógico da formação continuada de professores alfabetizadores
, Ano de obtenção: 2020. Zeina Rebouças Correa Thomé.
Mestrado em Educação
2004 - 2006
Universidade Federal do Amazonas
Título: O Trabalho com a linguagem na quarta serie do ensino fundamental:Desfios e Perspectivas da Pratica Pedagogica, Ano de Obtenção: 2006
ANTONIA SILVA DE LIMA.Palavras-chave: ENSINO FUNDAMENTAL; DESAFIOS E PERSPECTIVAS; LINGUAGEM.
Especialização em Psicopedagogia e Interdisciplinaridade
2001 - 2003
Universidade Luterana do Brasil
Título: ORALIDADE ESCRITA NA PRIMEIRA SERIE DO ENSINO FUNDAMENTAL
Orientador: IOLETE RIBEIRO DA SILVA
Especialização em Educação Especial
1987 - 1988
Universidade Federal do Amazonas
Título: Não Aplicavel
Graduação em Licenciatura em Pedagogia
1981 - 1985
Universidade Federal do Amazonas
Título: Administração e Supervisão Escolar
Formação complementar
2006 - 2006
Informática Básica. (Carga horária: 48h). , Formação Profissional Interdigitos, FPI, Brasil.
Idiomas
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Participação em eventos
I Congresso Internacional de Criatividade e Inovação: visão e prática em diferentes contextos, promovido pela Universidade Federal do Amazonas/ CRIABRASILIS-. Projeto de Aprendizagem: desafios e possibilidades para a prática pedagógica.. 2011. (Congresso).
XX Congresso de Iniciação Científica - CONIC/Manaus Comunicação - Relatório final.. 2011. (Congresso).
XX Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste - EPENN/Manaus,. 2011. (Encontro).
XX Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste - EPENN/Manaus,.O trabalho com múltiplas linguagens: arte e literatura no processo de alfabetização e letramento.. 2011. (Encontro).
?Cultura, Educação do olhar e múltiplas linguagens na aprendizagem da criança?,.Linguagem e produção textual na alfabetização.. 2010. (Seminário).
?Cultura, Educação do olhar e múltiplas linguagens na aprendizagem da criança?,.Leitura e a produção de texto na alfabetização,. 2010. (Oficina).
?Leitura: compromisso de todos?.Leitura e escrita: compromisso de todos. 2010. (Encontro).
I Mostra Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e extensão - MIEPEX/Manaus Apresentação oral..Leitura e Produção de texto na alfabetização. Relato de experiência.. 2010. (Outra).
Leitura: "Compromisso de Todos".Leitura e escrita: compromisso de todos. 2010. (Oficina).
Formação Continuada em PCN'S para Educação de Jovens e Adultos.Educação de Jovens e Adultos. 2000. (Encontro).
Participação em bancas
CHAGAS, R. M.T; SILVEIRA, W.J. S.DA; FERREIRA, Y. A. D. DE;SALES, C. T.; PARENTE, R. K. S. DE.; SOUZA, S. E. M. DE; LIMA, S. B. LIMA. DE; MIRANDA, S. S. DOS; SANTOS, S.A. S. DOS; ARAÚJO, S. G. A. DE.; VIEIRA, S. A. C. V; BARRETO, T. M. S. B. DE. . PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA: SUPERAÇÃO DA POBREZA VERSUS LEGITIMAÇÃO DA CIDADANIA?. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO.
SANTOS, F. DOS.; TAVARES, C.R.; MONTEIRO, C.;SALES, C. T.; BATISTA, A.A.DE; MENEZES, A. S.DOS.; BELÉM, A. D. DA C. F.; BERNARDO, A. B.S; ALMEIDA, A. V. C; SOUZA, A.S.DE; SANTOS. A.C. DOS; MARTINS,B.B.S. DA. REVISITANDO OS CONCEITOS DE CIDADANIA, POBREZA E BOLSA FAMÍLIA: TECENDO OS FIOS PARA NOVAS POSTURAS. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO.
SALES, C. T.. A importância das mídias no ensino da língua portuguesa na educação de surdos.. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Artes Plásticas - EAD) - Universidade Federal do Amazonas.
SALES, C. T.. Gestão e autonomia da escola: possibilidades de inserção de novas tecnologias na educação de surdos.. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Artes Plásticas - EAD) - Universidade Federal do Amazonas.
SALES, C. T.; BELEM, M. J. C. S.. OS GÊNEROS TEXTUAIS E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO.
SALES, C. T.; BELEM, M. J. C. S.. RECURSOS DIDÁTICOS - ADAPTADOS PARA DEFICIENTES AUDITIVOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO INICIAL. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO.
OLIVEIRA, M. S. S. DE;SALES, C. T.. AS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MULTIPLAS NA EDUCAÇÃO. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO.
OLIVEIRA, M. S. S. DE;SALES, C. T.. EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DESAFIOS NA PRÁTICA PEDÁGOGICA DE CRIANÇAS COM ALTAS HABILIDADES / SUPERDOTAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO.
RODRIGUES, E. C.;SALES, C. T.. ALFABETIZAÇÃO PARA AS PESSOAS EM ESPAÇO DE RESTRIÇÃO E PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: UM ESTUDO DE DOIS PROJETOS NO ESTADO DO AMAZONAS. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO.
SALES, C. T.; COELHO, M. M. O.. Alfabetização lúdica: uma mediação para a leitura e a escrita. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO.
SALES, C. T.; COELHO, M. M. O.. Jogos no ciclo de alfabetização: contribuições para a leitura e a escrita. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO.
SALES, C. T.; COELHO, M. M. O.. OS JOGOS DE ALFABETIZAÇÃO DO PNAIC: BENEFÍCIOS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA NA ALFABETIZAÇÃO INICIAL. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO.
SALES, C. T.. AS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS NA PRÁTICA ESCOLAR E O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO.
SALES, C. T.. A APROPRIAÇÃO DA LINGUAGEM MATEMÁTICA NA CRIANÇA DA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO.
SALES, C. T.. INVESTIGAÇÃO DE DADOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO INDÍGENA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO.
SALES, C. T.. MARINHO.CONTOS DE FADA NO PROCESSO SOCIOEDUCATIVO DA CRIANÇA PEQUENA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO.
SALES, C. T.. DE SOUZA.UMA EDUCAÇÃO INFANTIL ALÉM DO BÊ A BÁ. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO.
SALES, C. T.. A APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESCRITA EM CRIANÇAS NO ESTÁGIO OPERATÓRIO NA OBRA DE EMÍLIA FERREIRO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO.
SALES, C. T.. LETRAMENTO MATEMÁTICO: O DOCENTE E SUA PARTICIPAÇÃO NA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO CMEI CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL ABELHINHA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO.
SALES, C. T.. O DIREITO DE BRINCAR DA CRIANÇA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO.
SALES, C. T.. .JOGOS LÚDICOS NO PROCESSO DE APRENDIZADO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO.
SALES, C. T.. O DESENHO PARA A CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO.
SALES, C. T.. .O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA ESCOLA JARDIM DE INFÂNCIA DE BELO HORIZONTE ALEIXO(J.I.B.H.A. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO.
SALES, C. T.. .A ARTE DO DESENHO: UMA MANEIRA DE EXPRESSAR E DESENVOLVER A CRIATIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO.
SALES, C. T.. TEATRO AMAZONAS E SUA INFLUÊNCIA EM VISITAS TURÍSTICAS COM CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO.
SALES, C. T.. A AFETIVIDADE NA RELAÇÃO PROFESSOR E ALUNO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO.
SALES, C. T.. AS BRINCADEIRAS PARA O DESENVOLVIMENTO ORAL DA CRIANÇA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO.
Orientou
O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): IMPACTOS DA LEGISLAÇÃO PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA; Início: 2024; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO; (Orientador);
O trabalho linguístico na alfabetização: o desenvolvimento das competências metalinguísticas; Início: 2024; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO; (Orientador);
REVISITANDO OS CONCEITOS DE CIDADANIA, POBREZA E BOLSA FAMÍLIA: TECENDO OS FIOS PARA NOVAS POSTURAS; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO, MEC- SECADI; Orientador: Clotilde Tinoco Sales;
OS GÊNEROS TEXTUAIS E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO; Orientador: Clotilde Tinoco Sales;
RECURSOS DIDÁTICOS - ADAPTADOS PARA DEFICIENTES AUDITIVOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO INICIAL; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO; Orientador: Clotilde Tinoco Sales;
Alfabetização lúdica: uma mediação para a leitura e a escrita; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO; Orientador: Clotilde Tinoco Sales;
Jogos no ciclo de alfabetização: contribuições para a leitura e a escrita; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO; Orientador: Clotilde Tinoco Sales;
OS JOGOS DE ALFABETIZAÇÃO DO PNAIC: BENEFÍCIOS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA NA ALFABETIZAÇÃO INICIAL; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO; Orientador: Clotilde Tinoco Sales;
; Jogos e brincadeiras no ensino de matemática na Educação Infantil; ; 2012; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Clotilde Tinoco Sales;
O lúdico e a formação de conceitos matemáticos na educação infantil; 2012; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Clotilde Tinoco Sales;
Jogos e brincadeiras na matemática: formando conceitos na educação infantil; 2012; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Clotilde Tinoco Sales;
O lúdico na matemática na educação infantil; 2012; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Clotilde Tinoco Sales;
O lúdico e a matemática na educação infantil; 2012; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Clotilde Tinoco Sales;
Brincando se aprende matemática; 2012; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Clotilde Tinoco Sales;
A importância das mídias no ensino da língua portuguesa na educação de surdos; ; 2010; Orientação de outra natureza; (Artes Plásticas) - Universidade Federal do Amazonas, Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Clotilde Tinoco Sales;
Gestão e autonomia da escola: possibilidades de inserção de novas tecnologias na educação de surdos; ; 2010; Orientação de outra natureza; (Artes Plásticas) - Universidade Federal do Amazonas, Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Clotilde Tinoco Sales;
Produções bibliográficas
-
BERNARDO, M. J. V. ; SALES, C. T. ; THOME, Z. R. C. . Arte e produção de subjetividades: a experimentação como signo para a educação contemporânea. Educação e Cultura Contemporânea , v. 18, p. 494-510, 2021.
-
BRITO, L. C. C. ; REBELO, L. M. B. ; KAWADA, V. T. ; SILVA, J. C. E. ; SILVA, M. B. ; COELHO, M. M. O. ; TEIXEIRA, N. S. ; BARBOSA, R. C. ; SALES, C. T. . 3. Gestão do conhecimento e tecnologias para o desenvolvimento curricular e do processo pedagógico ? ALFA-GCE. 1. ed. Manaus: EDUA, 2021. 248p .
-
SALES, C. T. ; SILVA, M. B. ; COELHO, M. M. O. ; TEIXEIRA, N. S. . Formação Alfa - GCE: o método PDCA como ferramenta de gestão estratégica nos sistemas de ensino do Amazonas. In: Luiz Carlos Cerquinho de Brito; Luiza Maria Bessa Rebelo; Neiza Soares Teixeira.. (Org.). Experiências pedagógicas e tecnológicas na formação continuada em rede no Estado do Amazonas. 1ed.Manaus - AM: EDUA, 2021, v. 1, p. 7-256.
-
SALES, C. T. ; CHAGAS, R. M.T ; FARIAS, ROSEJANE. M. DA ; GOMES, HELLEN. B. ; BARROS, ALDENEI . M . A CONQUISTA DA CIDADANIA DIANTE DA POBREZA E DAS DESIGUALDADES SOCIAIS. In: ROSA MENDONÇA DE BRITO. (Org.). UM TRAJETO PELAS ESTRADAS DA POBREZA, DAS DESIGUALDADES SOCIAIS, DOS DIREITOS HUMANOS, DA EDUCAÇÃO NO ESTADO DO AMAZONAS. 1ed.MANAUS: EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS - EDUA, 2017, v. 1, p. 11-268.
-
SALES, C. T. ; SANTOS, F. DOS. ; BATISTA, A.A.DE ; MENEZES, A. S.DOS. ; BELÉM. A.D.C.DA. ; BERNARDO, A. B.S ; ALMEIDA, A. V. C ; SOUZA, A.S.DE ; SANTOS. A.C. DOS ; MARTINS,B.B.S. DA ; MONTEIRO, C. ; TAVARES, C.R. . REVISITANDO OS CONCEITOS DE CIDADANIA, POBREZA E BOLSA FAMÍLIA: TECENDO OS FIOS PARA NOVAS POSTURAS. REVISITANDO AS QUESTÕES DOS DIREITOS HUMANOS, DA POBREZA E BOLSA FAMÍLIA: TECENDO OS FIOS PARA NOVAS POSSIBILIDADES EDUCATIVAS. 1ed.MANAUS: EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS- EDUA, 2017, v. 1, p. 7-148.
-
SALES, C. T. ; SILVA, MARIA. R.. S. DA . AVALIAÇÃO ESCOLAR. In: EVANDRO CANTANHEDE DE OLIVEIRA; SUELY OLIVEIRA MORAIS MARQUEZ; ZEINA REBOUÇAS CORRÊA THOMÉ.. (Org.). COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA - REFLEXÃO E PRÁTICA. 1ed.MANAUS - AM: SUELY OLIVEIRA MORAES MARQUEZ, 2016, v. 1, p. 7-231.
-
SALES, C. T. ; GADELHA, L. . PLANEJAMENTO DO TRABALHO PEDAGOGICO : UM PROCESSO DE CONSTRUÇÃO TEÓRICO PRATICO. In: GADELHA, LUCINETE. (Org.). EDUCAÇÃO POPULAR : PLANEJAMNETO , AVALIAÇÃO E LUDICIDADE. 1ed.MANAUS: EDITORA BK, 2007, v. 1, p. 430-530.
-
SALES, C. T. ; MORAES, M. . LINGUAGEM E CONSTRUÇÃO DO PROCESSO HISTORICO SOCIO-CULTURAL. In: MARIANA. (Org.). LINGUAGEM E LETRAMENTO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO POPULAR. 1ed.MANAUS: EDITORA DBK, 2006, v. 1, p. 500-560.
-
SALES, C. T. ; BERNARDO, A. B.S ; ALMEIDA, A. V. C ; SOUZA, A.S.DE ; SANTOS. A.C. DOS ; MARTINS, B.B. DA. S ; TAVARES, C.R. ; SANTOS, F. DOS. ; BATISTA, A.A.DE ; MENEZES, A. S.DOS. ; BELÉM. A.D.C.DA. ; SALES, C. T. . REVISITANTO OS CONCEITOS DE CIDADANIA, POBREZA E BOLSA FAMÍLIA: TECENDO OS FIOS PARA NOVAS POSTURAS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SALES, C. T. . CIDADANIA EM DEBATE: O BOLSA FAMÍLIA COMO REPARAÇÃO DA POBREZA E DA DESIGUALDADE SOCIAL. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SALES, C. T. ; VIANA, L. C. SILVA. DA. ; THOME, Z. R. C. . Oficina:Mediações Didática e o Acompanhamento Pedagógico na Formação de Professores Alfabetizadores em Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem ?Moodle?.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SALES, C. T. . 2ª Jornada Internacional de Alfabetização, 4ª Jornada Nacional de Alfabetização e 12ª Jornada de Alfabetização.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SALES, C. T. . PNAIC no Amazonas: contexto e estratégias de mobilização do acompanhamento pedagógico. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SALES, C. T. . GARANTIA DOS DIREITOS DE APRENDIZAGEM NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
THOME, Z. R. C. ; SALES, C. T. ; BELEM, M. J. C. S. ; SILVA, M. R. S. ; SALES, C. T. . INOVAÇÃO METODOLÓGICA DO USO DAS TIC?s NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SALES, C. T. ; NOGUEIRA, A. A. ; BOTH, I. I. ; SILVA, M. R. S. . I Congresso Internacional de Criatividade e Inovação: visão e prática em diferentes contextos, promovido pela Universidade Federal do Amazonas/ CRIABRASILIS-. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SALES, C. T. ; NOGUEIRA, A. A. . XX Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste - EPENN/Manaus,. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SALES, C. T. ; COELHO, M. M. O. . Alfa - GCE: a mediação virtual como experiência inovadora. Manaus: EDUA, 2021 (Relato de experiência).
-
SALES, C. T. ; SANTOS, M. R. S. . Módulo: Avaliação Escolar 2011 (1- Produção de Guia de Estudo _ Módulo: Avaliação Escolar ? Pós em Coordenação Pedagógica Lato Sensu).
-
SALES, C. T. . Oficina pedagógica trabalhando linguagem e produção de texto no ensino fundamental. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Histórico profissional
Experiência profissional
2009 - Atual
Universidade Federal do AmazonasVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2008 - 2008
Universidade Federal do AmazonasVínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Formadora de Cursos, Carga horária: 32
Outras informações:
Ministrante da disciplina Linguagem no anos iniciais do Ensino Fundamental - no municipio de Quarí-AM
2008 - 2008
Universidade Federal do AmazonasVínculo: Prestadora de Servoços, Enquadramento Funcional: Formadora de Cursos, Carga horária: 16
Outras informações:
Ministrando Acompanhamento Pedagogico em Linguagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental - Municipio de Quari - AM
2008 - 2008
Escola Superior Batista do AmazonasVínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Palestrante, Carga horária: 4
Outras informações:
Palestrante Sobre o papel do Pedagogo na Sociedade pós Moderna e "dificuldade de Aprendizagem no Contexto Escolar
2007 - 2007
[Nome removido após solicitação do usuários]Vínculo: Formadora de Cuesos, Enquadramento Funcional: Prestador de Serviços, Carga horária: 20
2006 - 2006
[Nome removido após solicitação do usuários]Vínculo: Formadora de Cursos, Enquadramento Funcional: Prestador de Serviços, Carga horária: 20
Outras informações:
O curso ministrado foi Formação de Educadores da Educaão Popular
2006 - 2006
[Nome removido após solicitação do usuários]Vínculo: Prestador de Serviços, Enquadramento Funcional: Co-orientadora dos cursistas, Carga horária: 20
Outras informações:
Co-orientadora dos trabalhos finais dos participantes do curso de formação de educadores da educação Popular (Modalidade Extensão)
1982 - Atual
Prefeitura Municipal de ManausVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora e Pedagoga, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Atuo como Professora e Pedagoga e Psicopedagoga no Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano e Educação de Jovens e Adultos
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Clotilde Tinoco Sales e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?