Vanessa Ive Pimenta dos Santos

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura da Universidade Federal da Bahia. Graduada em Jornalismo pela Universidade Jorge Amado (2007), pós-graduada (lato sensu) em Estudos Literários e Linguísticos pela Universidade Federal da Bahia (2010). Graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Federal da Bahia (2014).

Informações coletadas do Lattes em 25/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em LITERATURA E CULTURA

2017 - Atual

Universidade Federal da Bahia
Título: Memorial de Outono: entrelaces entre o conto e a crítica na crônica de Hélio Pólvora,Orientador:
Lígia Guimarães Telles.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, FAPESB, Brasil.

Especialização em Estudos Literários e Linguísticos

2008 - 2010

Universidade Federal da Bahia
Título: Crônica: um gênero híbrido entre o Jornalismo e a Literatura
Orientador: Igor Rossoni

Graduação em Abi - Letras Vernáculas

2008 - 2014

Universidade Federal da Bahia
Título: Ainda não elaborado
Orientador: Ainda não elaborado

Graduação em Jornalismo

2004 - 2007

Universidade Jorge Amado
Título: O Povo das Ruas - Trajetórias de Exclusão Social
Orientador: Elieser Cesar

Formação complementar

2006 - 2006

Curso de Apresentração para TV. (Carga horária: 24h). , Faculdade Social da Bahia, FSBA, Brasil.

2004 - 2004

Dias Mal-Ditos: Ditadura Militar, Globo e Você.. (Carga horária: 16h). , Universidade Jorge Amado, UNIJORGE, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Participação em eventos

Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão. Memorial de Outono: entrelaces entre o conto e a crítica na crônica de Hélio Pólvora. 2017. (Congresso).

XI Seminário de Pesquisa Estudantil em Letras.Memorial de Outono: entrelaces entre o conto e a crítica na crônica de Hélio Pólvora. 2017. (Seminário).

Seminário de Pesquisa Estudantil em Letras.Carlos Ribeiro e a cena da escrita: migrações discursivas em Lunaris. 2013. (Seminário).

Trajetos brasileiros: Diplomacia e nomadismo em Guimarães Rosa e Vinicius de Moraes. 2013. (Seminário).

Curso Castro Alves: VII Colóquio de Literatura Baiana. 2012. (Simpósio).

IV Seminário Internacional de Literatura e Cultura. 2012. (Simpósio).

Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação da UFBA (SEMPPG).Carlos Ribeiro e a cena da escrita: migrações discursivas em Lunaris. 2012. (Seminário).

VII Encontro de crítica cultural - Literatura Brasileira: tendências da conteemmporaneidade. 2012. (Encontro).

Curso Castro Alves 2011: VI Colóquio de Literatura Baiana. 2011. (Simpósio).

Seminário de Pesquisa Estudantil em Letras. 2011. (Seminário).

Seminário Visitações: a obra literária de Judith Grossmann. 2011. (Seminário).

Simpósio de Graciliano Ramos: 75 anos de "Angústia". 2011. (Simpósio).

Seminário Estadual sobre População em Situação de Rua. 2010. (Seminário).

XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, (Intercom).. 2006. (Congresso).

XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, (Intercom). 2005. (Congresso).

Produções bibliográficas

  • SANTOS, V. I. P. . O Povo das Ruas - trajetórias de exclusão social. Salvador: Unijorge, 2007. v. 100. 114p .

  • SANTOS, V. I. P. ; Lígia Telles . Memorial de Outono: entrelaces entre o conto e a crítica na crônica de Hélio Pólvora. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, V. I. P. ; Lígia Telles . Memorial de Outono: entrelaces entre o conto e a crítica na crônica de Hélio Pólvora no evento XI Seminário de Pesquisa Estudantil em Letras.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SANTOS, V. I. P. ; Lígia Telles . Carlos Ribeiro e a cena da escrita: migrações discursivas em Lunaris. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SANTOS, V. I. P. ; Lígia Telles . Carlos Ribeiro e a cena da escrita: migrações discursivas em Lunaris. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SANTOS, V. I. P. . Vocação Precoce 2007 (Perfil).

Outras produções

SANTOS, V. I. P. . Ficção e Memória: uma incursão analítica na obra 'Contos de sexta-feira e duas ou três crônicas'. 2013. (Relatório de pesquisa).

SANTOS, V. I. P. . Fazedores de Tempestade: incursões discursivas na escrita de Carlos Ribeiro. 2013. (Relatório de pesquisa).

SANTOS, V. I. P. . Carlos Ribeiro e a cena da escrita: migrações discursivas em Lunaris. 2012. (Relatório de pesquisa).

SANTOS, V. I. P. . As múltiplas faces da prosa poética de Haroldo de Campos. 2011. (Relatório de pesquisa).

Projetos de pesquisa

  • 2013 - 2014

    Fazedores de Tempestade: incursões discursivas na escrita de Carlos Ribeiro, Descrição: O subprojeto intitulado Fazedores de Tempestade: incursões discursivas na escrita de Carlos Ribeiro, integrado ao projeto O escritor e seus múltiplos: migrações, se propôs a analisar as múltiplas vozes que permeiam os textos ficcionais do livro Fazedores de Tempestade (2012), do escritor Carlos Ribeiro. A obra condensa as diversas formas textuais que marcam essa escrita: minicontos, crônicas, poemas em prosa, impressões do cotidiano, digressões etc. A partir dessa pluralidade, foi configurado o perfil múltiplo do escritor enquanto professor universitário, ficcionista, crítico literário e jornalista. Para rastrear esses trânsitos, foram coletados textos de fundamentação teórico-crítica, artigos e reportagens disponíveis na internet e atividades vinculadas ao meio acadêmico.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Vanessa Ive Pimenta dos Santos - Integrante / Lígia GuimarãesTelles - Coordenador.

  • 2012 - 2013

    Ficção e memória: uma incursão analítica na obra Contos de sexta-feira e duas ou três crônicas, de Carlos Ribeiro, Descrição: O subprojeto ?Ficção e memória: uma incursão analítica na obra Contos de sexta-feira e duas ou três crônicas, de Carlos Ribeiro?, integrado ao projeto O escritor e seus múltiplos: migrações, propõe-se a analisar as imbricações entre memória e ficção presentes na referida obra. O estudo pretende identificar a pluralidade de espaços discursivos ocupados pelo autor ? enquanto ficcionista, crítico literário, jornalista e professor acadêmico ? e analisar como estas instâncias dialogam com a sua produção literária, desenvolvendo, assim, uma análise crítica e reflexiva do texto selecionado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Vanessa Ive Pimenta dos Santos - Integrante / Lígia GuimarãesTelles - Coordenador.

  • 2012 - 2012

    Carlos Ribeiro e a cena da escrita: migrações discursivas em Lunaris, Descrição: O subprojeto desenvolvido pela bolsista objetivou analisar as múltiplas vozes que percorrem o texto literário "Lunaris" (2007), do escritor Carlos Ribeiro. Considerando o perfil múltiplo deste escritor - professor universitário, ficcionista, crítico literário e jornalista, o plano de trabalho buscou articular os vários discursos presentes no romance em foco.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Vanessa Ive Pimenta dos Santos - Integrante / Lígia GuimarãesTelles - Coordenador.

  • 2011 - 2012

    As múltiplas faces da prosa poética de Haroldo de Campos, Descrição: O plano de trabalho intitulado As múltiplas faces da prosa poética de Haroldo de Campos, integrado ao projeto O escritor e seus múltiplos: migrações, buscou examinar os trânsitos discursivos que permeiam a produção do poeta, tradutor, crítico, docente e ensaísta Haroldo de Campos. Diante da vasta obra haroldiana, o objetivo norteador da pesquisa se concentrou em analisar o texto poético Galáxias, promovendo diálogos entre a obra e o material teórico-crítico do escritor.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Vanessa Ive Pimenta dos Santos - Coordenador / Evelina Hoisel - Integrante.

Prêmios

2005

9º lugar no XVIII Concurso Internacional Literário de Verão., Livro ?Panorâmicas Palavras?.

Histórico profissional

Experiência profissional

2012 - Atual

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20

2011 - 2011

Jornal IdEiA

Vínculo: Funiconária, Enquadramento Funcional: Editora, Carga horária: 20

2011 - 2011

Cáritas Arquidiocesana da Bahia

Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Repórter

Outras informações:
O trabalho consiste na sistematização da última etapa do Programa "Uma terra e duas águas", da Articulação do Semiárido, cujo objetivo é divulgar as transformações ocorridas na vida de diversas famílias agrícolas do semiárido após a chegada da água. As matérias são publicadas no Boletim "O Candeeiro".

2010 - 2011

Jornal Zoom - Instituto Educacional Arco-íris

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Editora - coordenadora, Carga horária: 20

2009 - 2009

Jornal Entre Voz

Vínculo: Jornalista Responsável, Enquadramento Funcional: Repórter, Carga horária: 16

2008 - Atual

Jornal Aurora da Rua

Vínculo: Editora-chefe, Enquadramento Funcional: Edição de textos, Carga horária: 6

2005 - 2005

Universidade Jorge Amado

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Assessora de Comunicação, Carga horária: 20

2005 - 2005

Jornal Tribuna da Bahia

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Repórter Policial, Carga horária: 20

2013 - 2015

Cursinho Pré-vestibular Gregor Mendel

Vínculo: Monitora, Enquadramento Funcional: Correção de redações, Carga horária: 10

2014 - Atual

Cursinho Pré-vestibular Grandes Mestres

Vínculo: Corretora, Enquadramento Funcional: Acompanhamento individualizado de alunos, Carga horária: 10

2015 - Atual

Instituto Educacional Arco-Íris

Vínculo: Coordenadora Pedagógica, Enquadramento Funcional: Coordenação das disciplinas do colégio, Carga horária: 20