Márcia Almada

Professora Adjunta Universidade Federal de Minas Gerais, atuando no Curso de Conservação-Restauração de Bens Culturais Móveis da Escola de Belas Artes e nos Programas de Pós Graduação em Artes e em História da Universidade Federal de Minas Gerais. É Doutora, Mestre e Licenciada em História pela Universidade Federal de Minas Gerais, com Pós-Doutorado na Universidade de Campinas. Recebeu bolsa de estudos da FAPEMIG e da Capes para estágio de doutoramento no exterior. É especialista em livros raros e preservação de acervos artísticos e históricos. Tem experiência na área de História, com ênfase em Arte e Cultura, atuando principalmente nas seguintes áreas: livros impressos e manuscritos, preservação de acervos históricos (arquivo, biblioteca e museu), restauração e história da arte. Autora de "Das artes da pena e do pincel: caligrafia e pintura em manuscritos no século XVIII". Foi coordenadora editorial do livro Cartões de Guignard para Amalita (2007) - finalista do Prêmio Jabuti-, autora de O coração do lugar: depoimentos para Guimarães Rosa em 2006 e publicou diversos artigos. Vencedora do Grande Prêmio Capes Carolina Martuscelli Bori, do Prêmio Capes área de História e do Prêmio UFMG de Teses área de História (2012). Menção Honrosa no III Prêmio ANPUH de Teses.

Informações coletadas do Lattes em 29/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em História

2007 - 2011

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Das artes da pena e do pincel. Caligrafia e pintura em manuscritos no século XVIII
Junia Ferreira Furtado. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil. Palavras-chave: manuscritos; iconografia; irmandades; século XVIII.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da Arte. Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da Cultura Escrita.

Mestrado em História

2004 - 2006

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Livros Manuscritos Iluminados na Era Moderna: Compromissos de Irmandades Mineiras no Século XVIII,Ano de Obtenção: 2006
Adalgisa Arantes Campos.Palavras-chave: História cultural; Miinas Gerais; século XVIII; irmandades; arte e religião.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas / Especialidade: Pintura. Setores de atividade: Outros.

Especialização em Planejamento e Gestão Cultural

1999 - 1999

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas

Graduação em História

1987 - 1990

Universidade Federal de Minas Gerais

Curso técnico/profissionalizante

1993 - 1993

International Centre For The Conservationa And Restoration Of Cultural Prop
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2014

Pós-Doutorado. , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas, Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Preservação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2019 - 2019

Uso de papel japonês com adesivo Klucel G na restauração de documentos gráf. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2018 - 2018

O uso de nanogéis na restauração de documentos gráficos. (Carga horária: 16h). , Instituto Moreira Sales, IMS, Brasil.

2017 - 2017

Extensão universitária em Iniciação à Aquarela. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2017 - 2017

Extensão universitária em Aquarela Avançada. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2017 - 2017

Produção Oral: interações acadêmicas - Inglês nível B2. (Carga horária: 32h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2011 - 2011

Percursos Formativos em Gestão Acadêmica. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Italiano

Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.

Francês

Compreende Razoavelmente, Lê Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Brasil Colônia.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da Cultura Escrita.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da Arte.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Preservação.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Acervos.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Restauração.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

ALMADA, Márcia. . III Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauro. 2015. (Congresso).

ALMADA, Márcia. . Olhando para dentro: novas tecnologias de exame e documentação de obras de arte e objetos históricos - pesquisa material e preservação. 2015. (Outro).

ALMADA, Márcia. . Três experiências em edição de pesquisas acadêmicas: ornamentos, manuscritos e literatura. 2015. (Outro).

Campos, Adalgisa Arantes ; ALMADA, Márcia. . IV Congresso Internacional do Barroco Ibero-Americano. 2006. (Congresso).

Campos, Adalgisa Arantes ; ALMADA, Márcia. . XXIV Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. 2004. (Congresso).

ALMADA, Márcia. . Sagradas Leituras. 2003. (Exposição).

ALMADA, Márcia. ; DRUMOND, M. ; MATOS, B. P. . Raridades: Obras e Edições Literárias. 2002. (Exposição).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Materialidade e Interpretação de manuscritos e impressos na Época Moderna.Materialidade e circulação. 2018. (Simpósio).

O Discurso e a Notícia..Manuscritos sobre a revolta de Vila Rica em 1720 atribuídos ao 3 Conde de Assumar.. 2018. (Seminário).

Uso de Nanogéis na restauração de documentos gráficos. 2018. (Outra).

VII Encontro Internacional de História Colonial.Papéis, letras, cadernos e textos. Materialidade e interpretação de manuscritos e impressos na Época Moderna. 2018. (Encontro).

A Biblioteca do Palácio Nacional de Mafra: um testemunho do tempo das Luzes.Mapeando Tesouros. 2017. (Simpósio).

De D. João V a D. João VI: temas e problemas de História do Livro.Mesa 2 - Tiago C.P.dos Reis Miranda e Ana Virgínia Pinheiro. 2017. (Oficina).

IV Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauro. CONSERVAÇÃO CURATIVA E PRESERVAÇÃO DE VESTÍGIOS HISTÓRICOS: TRATAMENTO DO MANUSCRITO ?DISCURSO HISTÓRICO E POLÍTICO SOBRE A SUBLEVAÇÃO QUE NAS MINAS HOUVE NO ANO DE 1720?. 2017. (Congresso).

IV Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauro. História e Conservação ? a relevância do emprego de métodos interdisciplinares na identificação de materiais empregados em documentos gráficos. 2017. (Congresso).

Nanorestart: nanotecnologia para a conservação e restauração de bens culturais. 2017. (Oficina).

Discurso Histórico e Político (1720). Novos estudos sobre o manuscrito atribuído a Pedro Miguel dede Almeida Portugal, 3 Conde de Assumar.Crítica Interna do Discurso histórico e político. 2016. (Simpósio).

III Colóquio Cultura e Educação na América Portuguesa.Infidelidades do "traslado fiel": tradução e interpretação de trechos da Nova Escola de Manuel de Andrade de Figueiredo pelo professor Thomas da Silva Campos em Ponte de Lima, março de 1755. 2016. (Simpósio).

Semana do Conhecimento UFMG 2016.Avaliação de Trabalhos de Iniciação Científica da Escola de Belas Artes. 2016. (Outra).

VI Encontro Internacional de História Colonial. Características materiais e perspectivas de análise de três exemplares manuscritos do 'Discurso Histórico e político sobre a sublevação que nas Minas houve no ano de 1720'. 2016. (Congresso).

1000 folhas: gráfica editorial em 6 tempos (para degustar).A letra como imagem: relações entre caligrafia e pintura em manuscritos no século XVIII. 2015. (Encontro).

43th Annual Meeting of the American Institute for Conservation of Historic & Artisitic Works.The materiality of painted manuscripts: between history and preservation. 2015. (Encontro).

III Encontro Luso Brasileiro de Conservação e Restauro.Ciências Aplicadas ao Patrimônio. 2015. (Encontro).

II Semana de História.Olhar, tocar e sentir para indagar: a visualidade e a materialidade dos documentos. 2015. (Encontro).

Workshop for professional networking in the Americas.Being visible to comunity. 2015. (Oficina).

XXIII Semana do Conhecimento.Olhando para dentro: novas tecnologias de exame e documentação de obras de arte e objetos históricos - documentos gráficos. 2015. (Oficina).

XXIII Semana do Conhecimento.Três experiências em edição de pesquisas acadêmicas: ornamentos, manuscritos e literatura - manuscritos. 2015. (Encontro).

Colóquio Internacional Aleijadinho200 Anos.?E para verdade passo este de minha letra e sinal? ? uma breve análise sobre cultura escrita e os recibos assinados por Antonio Francisco Lisboa (1772-1802). 2014. (Outra).

Disciplina: Seminário de História Antiga e Medieval IV.Suportes e imagens na Bíblia no período medieval e moderno. 2014. (Outra).

Encontros sobre Arte e Império.Os símbolos reais na caligrafia de Manoel de Andrade de Figueiredo. 2014. (Outra).

II Colóquio Cultura e Educação na América Portuguesa.A instrução de Manoel de Andrade de Figueiredo e a propagação dos símbolos do poder real. 2014. (Simpósio).

III EPHIS - Encontro de Pesquisa em História.A formação da cultura visual dos grandes calígrafos. 2014. (Encontro).

Seminário Interdisciplinar.O elogio à monarquia portuguesa na caligrafia de Manoel de Andrade de Figueiredo ? século XVIII. 2014. (Outra).

VII Simpósio Nacional de História Cultural ? Escritas, Circulação, Leituras e Recepção.Prendas da Adolescencia ou Adolescencia Prendada ? um manual prático para o ensino da caligrafia e da iluminura no século XVIII português. 2014. (Simpósio).

X Encontro de História da Arte ? ?Estudos Transdisciplinares e métodos de análise?.A emulação na prática artística dos calígrafos setecentistas e oitocentistas. 2014. (Encontro).

11 Semana de Museus.Entre textos e imagens: entre bibliotecas e museus. 2013. (Outra).

2º Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauração.A formação do conservador-restaurador. 2013. (Encontro).

Cultura Artística e Conservação de Acervos Coloniais.Caligrafia e pintura em manuscritos no século XVIII. 2013. (Simpósio).

Cultura Artística e Conservação de Acervos Coloniais.Conservação de Acervos Coloniais. 2013. (Simpósio).

De Vila Rica à Imperial Ouro Preto: aspectos históricos, artísticos e devocionais. 2013. (Encontro).

Palestra do Professor José da Silva Horta.?O comércio de espadas e esculturas de marfim do Senegal à Serra Leoa?. 2013. (Outra).

Reunião aberta do Grupo de Pesquisa História Social do Portugues.A arte da iluminura em documentos manuscritos da época moderna. 2013. (Encontro).

Seminário Conservadores-pesquisadores.A produção de documentos manuscritos adornados no século XVIII em Minas Gerais. 2013. (Seminário).

V Colóquio Celso Furtado sobre cultura e desenvolvimento. 2013. (Encontro).

Visualizing Portuguese Power: The Political Use of Images in POrtugal and its Overseas.Brazil 18TH Century. 2013. (Oficina).

I Colóquio Cultura e Educação na América Portuguesa..A escrita magistral: formas de aprendizado da escrita decorativa no século XVIII. 2012. (Simpósio).

I Seminário da Oficina de Paleografia ? ?Fontes Manuscritas ? Desafios e Possibilidades?..A letra como imagem: relações entre caligrafia e pintura em manuscritos no século XVIII. 2012. (Seminário).

IV Congresso da História da Arte Portguesa. Um calígrafo/pintor de manuscritos em Vila Rica no século XVIII: reflexões sobre interlocuções culturais. 2012. (Congresso).

Seminário Mindlin - Plantin & Craesbeeck.Antigos e Novos Suportes da Cultura Impressa. 2012. (Seminário).

Ciência e Conservação - História da Arte Técnica.Das artes da pena e do pincel. Caligrafia e pintura em manuscritos no século XVIII. 2011. (Seminário).

I Seminário Internacional Elementos materiais da cultura e patrimônio.O desenho e a história da técnica na arquitetura do Brasil colonial. 2011. (Seminário).

Mini-Curso: O reinado de D. João V (1706-1750): elementos de história política e cultural.. 2011. (Oficina).

O Conservador-restaurador em Museus: desafios e competências.O conservador-restaurador como membro de uma equipe institucional e como prestador de serviços. 2011. (Seminário).

Seminário Diretrizes e ações de segurança para a prevenção do patrimônio Cultural. 2011. (Simpósio).

Seminário Interdisciplinar de Estudos sobre Cultura Escrita.Das artes da pena e do pincel. Caligrafia e pintura em livros adornados no Brasil setecentista. 2011. (Seminário).

Simpósio Internacional Poderes e Lugares de Minas Gerais: 300 anos de Ouro Preto.Um calígrafo/pintor de manuscritos em Vila Rica. 2011. (Simpósio).

III Encontro Internacional de História Colonial.A escrita magistral: formas de aprendizado da caligrafia decorativa no século XVIII. 2010. (Encontro).

Ouro, prata e "viver à lei da nobreza". 2010. (Oficina).

4º. Ciclo de Conferências ? Atlântico Ibero-Americano (séculos XVI-XVIII). Perspectivas historiográficas recentes. 2009. (Outra).

Colóquio Internacional ? A expulsão da Companhia de Jesus dos domínios portugueses (1759-1761). 2009. (Congresso).

Colóquio Reinos e Impérios Ibéricos: Visões Comparadas. 2009. (Outra).

Conferências do CHAM.Os Livros de Compromisso de Irmandades em Minas Gerais. 2009. (Outra).

Conferências do CHAM. 2009. (Outra).

Encontro / Jornada: Arquivos de Famílias - Épocas Medieval e Moderna. 2009. (Encontro).

Encontro Internacional: Portugal na Monarquia Espanhola / Dinâmicas de Integração e Conflito. 2009. (Encontro).

II Colóquio Internacional Relações Literárias Luso-Brasileiras.Caligrafia artística no século XVIII: Brasil e Portugal enlaçados nas letras de Manoel de Andrade de Figueiredo. 2009. (Outra).

III Colóquio de Artes Decorativas ? Iconografia e Fontes de Inspiração. Imagem e memória da gravura européia. 2009. (Outra).

Workshop: Portugal e o Mundo Ultramarino Português no âmbito da Monarquia Católica (1581-1640). Investigações em curso.. 2009. (Oficina).

Workshop da linha de investigação As elites e o Império português.. 2009. (Oficina).

XXIX Encontro da APHES ? Associação Portuguesa de História Económica e Social ? ?Memória Social, Patrimónios e Identidades?..Na forma do estilo ? normas da ?boa pena? nos séculos XVII e XVIII em Portugal e Espanha.. 2009. (Encontro).

II Seminário de Pós-Graduandos e História Moderna.As pinturas nos livros de compromisso de irmandades mineiras. 2008. (Seminário).

IV Simpósio Internacional de Estudos sobre América Colonial.A arte da caligrafia em Portugal e no Brasil. 2008. (Simpósio).

Seminário Arte e Cultura no Universo Luso-Brasileiro.Formação da Cultura Visual Artística nas Minas setecentistas. 2008. (Seminário).

XVI Encontro Regional de História.A coroa de Maria e a coroa de João nas imagens confrariais. 2008. (Encontro).

Seminário Internacional A Perspectiva e a sua Fundamentação Teórica e Cultural: Techné, ars, technica. 2007. (Seminário).

XXIV Simpósico Nacional de História.A contribuição dos conhecimentos técnicos do restaurador para a História da Arte. 2007. (Simpósio).

IV Congresso Internacional do barroco Ibero-Americano. Nova Escola para Aprender a ler,escrever e contar - modelo para pintura e caligrafia de livros manuscritos iluminados no século XVIII em Minas Gerais. 2006. (Congresso).

IV Congresso Internacional do Barroco Ibero-Americano. Iconografia, Modelos e Tratados. 2006. (Congresso).

VIII Ciclo de Estudos da Religião.Representações do Santíssimo Sacramento nos Livros de Compromisso de Irmandades Mineiras no século XVIII. 2006. (Simpósio).

I Encontro de História da Arte IFCH Unicamp."O religioso e o artístico nos livros ilustrados em Minas Gerais". 2004. (Encontro).

XXIV Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte.O religioso e o artístico nos livros ilustrados em Minas Gerais. 2004. (Encontro).

27th annual meeting.Some notes on conservation, preservation and sponsorchip in Brazil. 1999. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Marina Furtado Gonçalves

ALMADA, Márcia.; SOUSA, L. A. C.; DARS, J. C.. Separados no nascimento: estudo de técnicas, materiais e estado de conservação de dois manuscritos iluminados do século XVIII. 2015. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Tânia Maria Teixeira Melo Freitas

Campos, Adalgisa Arantes;ALMADA, Márcia.; FRANCO, R.. João de Sousa Benavides, um benemérito na Irmandade de Santo Antônio da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar de Ouro Preto: 1778-1822. 2013. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Thiago de Pinho Botelho

QUITES, M. R. E.; SANTOS, A. F. B.; HILL, M. C. S.;ALMADA, Márcia.. Milagre que se fez... Um estudo dos 36 Ex-Votos ofertados ao Senhor Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas / MG. 2013. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Tânia Maria Teixeira Melo Freitas

Campos, Adalgisa Arantes;ALMADA, Márcia.; FRANCO, R.. Irmandade de Santo Antonio na Matriz do Pilar de Ouro Preto: 1799 a 1827. 2012. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Thiago de Pinho Botelho

QUITES, M. R. E.; HILL, M.;ALMADA, Márcia.. ? Milagre que se fez... Um estudo dos 42 Ex-Votos ofertados ao Senhor Bom Jesus de Matosinhos de Congonhas/MG. 2012. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Iaci Iara Cordovil de Melo

Campos, Adalgisa Arantes; HILL, M.;ALMADA, Márcia.. As imagens jesuitas nos séculos XVII e XVIII no Pará. 2011. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: René Lommez Gomes

ALMADA, Márcia.; FURTADO, J. F.; Grammont, Guiomar; Meneses, J.N. Coelho; Starling, Heloísa. Homens e Frutos do Brasil: História e Recepção das pinturas de Albert Eckout nas coleções dinamarquesas. 2016. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Silvia Guimarães Borges

CAVALCANTI, A. M. T.;ALMADA, Márcia.; OLIVEIRA, M. A. R.; SCHWARCZ, L.; TAVORA, M. L. L.. Para divertir paixões caseiras: azulejaria do convento de São Francisco de Salvador. 2013. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Marina Furtado Gonçalves

ALMADA, Márcia.; GOMEZ, R. L.; Meneses, J.N. Coelho. PISAR BUREL E FAZER PAPEL: CARACTERIZAÇÃO DA DOCUMENTAÇÃO AVULSA DA COLEÇÃO CASA DOS CONTOS DO ARQUIVO PÚBLICO MINEIRO (1750-1800). 2018. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Idanise Sant'Ana Azevedo |Hamoy

ALMADA, Márcia.; Campos, Adalgisa Arantes; QUITES, M. R. E.. Imagens de Nossa Senhora de Nazaré: Contextos históricos, iconográficos e devocionais em Belém do Pará. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Aloisio Arnaldo Nunes de Castro

GONÇALVES, Yaci-Ara Froner; FIGUEIREDO, Betânia; ROSADO, Alessandra;ALMADA, Márcia.. O Conservador-restaurador de bens culturais: um estudo sobre a inserção cultural e legitimização do profissional na esfera pública brasileira. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Vanessa Magalhães Pinto

SEHN, Magali M.; QUITES, M. R. E.; HUCHET, P.F;ALMADA, Márcia.. Estudo das técnicas construtivas do artista Arthur Bispo do Rosário como ferramenta de preservação. 2016.

Aluno: Marina Furtado Gonçalves

ALMADA, Márcia.; SOUSA, L. A. C.; DARS, J. C.. Estudo comparativo da degradação do suporte celulósico - dois livros de compromisso de mesma origem. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Adriano de Souza Bueno

ALMADA, Márcia.; LEAO, A. C.. Reflectance Transformation Imaging (RTI): tecnologia aplicada na Documentação Científica por Imagem para análise de superfícies de objetos de arte. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Melissa Polichetti Ancona

ALMADA, Márcia.; VELOSO, Bethania Reis; RODRIGUES, Rita Lages. A reintegração cromática em documentos gráficos e o diagrama de decisões: estudo de caso em um manuscrito iluminado do século XVIII". 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Patricia Vaz de Mello Lavall

ALMADA, Márcia.; GONCALVES, M. F.. CONSERVAÇÃO CURATIVA E PRESERVAÇÃO DE VESTÍGIOS HISTÓRICOS: tratamento do manuscrito ?Discurso histórico e político sobre a sublevação que nas Minas houve no ano de 1720?. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Larissa Vita Silveira

ALMADA, Márcia.; VELOSO, Bethania Reis. Restauração de uma gravura de Fayga Ostrowert. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Vívian Santiago Lima

ALMADA, Márcia.; TERRA, Ana C. Utsch. Bibliologia e Conservação-Restauração de Acervos Bibliográficos: uma mínima intervenção. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Matheus de Castro e Silva

ALMADA, Márcia.; DARS, J. C.. Estudo dos processos químicos de desacidificação de papel para a restauração de acervos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Marina Furtado Gonçalves

ALMADA, Márcia.; VELOSO, Bethania Reis; MENDES, I.. O tratamento da tinta ferrogálica: estudo de um conjunto de documentos manuscritos sobre papel de trapo da Coleção Casa dos Contos do Arquivo Público Mineiro. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Hanna Fedra Carvalho de Andrade

DARS, J. C.;ALMADA, Márcia.; MATOS, B. P.. Estudo da desacidificação de papel através do tratamento com nanopartículas de hidróxido de cálcio. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Bruna Gabriela Ramos Dias

ALMADA, Márcia.; DARS, J. C.. Tratamento de Conservação-restauração em uma gravura do século XVIII: Il Fueco, de Christophoru Vicentinus e uma análise sobre a técnica marrouflage.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Janes Mendes Pinto

PINTO, J. M.; TERRA, Ana C. Utsch;ALMADA, Márcia.. Restauração de uma encadernação do século XVI. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Conservação-Restauração de Bens Culturais Móveis) - Universidade Federal de Minas Gerais.

ALMADA, Márcia.; SEHN, Magali M.; RIBEIRO, M Medeiros. Comissão de seleção de Professor Visitante Estrangeiro Chamada Interna UFMG001/2018. 2018. Universidade Federal de Minas Gerais.

HILL, M.; ANDRADE, Rodrigo Vivas; Loyola, Geraldo Freire; BIASIZZO, Maria Angélica Melendi de; GIOVANI, Giulia Vilela;ALMADA, Márcia.; RODRIGUES, Rita Lages. Concurso para preenchimento de vaga de professor Substituto de História da Arte. 2016. Universidade Federal de Minas Gerais.

ALMADA, Márcia.; BRANT, C. Q. F.; AZEVEDO, M.. Concurso para seleção de Professor Substituto área História da Arte. 2015. Universidade Federal de Minas Gerais.

ROSADO, Alessandra; GONÇALVES, Yaci-Ara Froner;ALMADA, Márcia.. Concurso para Professor Substituto - Conservação-Restauração. 2013. Universidade Federal de Minas Gerais.

ALMADA, Márcia.; ALBITE, Sérgio; ZUNIGA, Solange. Concurso para Professor Assistente de Restauração de Papel - Escola de Belas Artes. 2012. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

NEVES, Anamaria Ruegger Almeida; ELIAS, Lucienne Maria de Almeida; MAIA, Marilene Corrêa; SOARES, Maria Luisa Ramos de Oliveira; BACHETTINI, Andréa Lacerda;ALMADA, Márcia.. Concurso para Professor Assistente do Departamento de Artes Plásticas - área do conhecimento: Conservação-Restauração de Pintura e Escultura. 2011.

ALMADA, Márcia.; QUITES, M. R. E.; SEHN, Magali M.. Comissão de seleção para ingresso na Pós-Graduação em Artes. 2018. Universidade Federal de Minas Gerais.

QUITES, M. R. E.; SEHN, Magali M.;ALMADA, Márcia.. Comissão de seleção para ingresso na Pós-Graduação em Artes. 2017. Universidade Federal de Minas Gerais.

ALMADA, Márcia.; GONCALVES, W. B.. XXIII Semana de Iniciação Científica da UFMG. 2015. Universidade Federal de Minas Gerais.

ALMADA, Márcia.; SOUSA, L. A. C.; JULIÃO, Letícia. Avaliação de Estágio Probatório Final de Verono Sabantini Campos. 2015. Universidade Federal de Minas Gerais.

SEHN, M. M.; QUITES, M. R. E.;ALMADA, Márcia.. Seleção de Bolsista Reuni. 2012. Universidade Federal de Minas Gerais.

ALMADA, Márcia.. XXI Semana de Iniciação Cientifica da UFMG. 2012. Universidade Federal de Minas Gerais.

MADURO, Clébio;ALMADA, Márcia.; TERRA, Ana C. Utsch. Programa de Monitoria de Graduação. 2011. Universidade Federal de Minas Gerais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Daisy Leite Turrer

TURRER, D. L.. Arte nos Manuscritos iluminados do Século XVIII. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Yacy Ara Froner Gonçalves

FRONER, Yacy Ara; MIGLIACCIO, Luciano; CAMPOS, Adalgisa Arantes. Livros manuscritos iluminados na era moderna: compromissos de irmandades mineiras, século XVIII. 2006. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Yacy Ara Froner Gonçalves

FURTADO, Junia;FRONER, Yacy Ara; VILLALTA, Luiz Carlos; MEGIANI, Ana Paula; MIRANDA, Tiago. Das artes da pena e do pincel: caligrafia e pintura em manuscritos do séc. XVIII. 2011. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em História) - Faculdade Filosofia Ciencias Humanas.

Eduardo França Paiva

PAIVA, E. F.; CAMPOS, Adalgisa Arantes; BORGES, M. E. L.. O religioso e o artístico nos livros ilustrados em Minas Gerais, livros de compromisso de irmandades mineiras nas comarcas de Ouro Preto e do Rio das Velhas, no século XVIII (exame de qualificação). 2005. Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Luiz Carlos Villalta

FURTADO, Júnia Ferreira; MIRANDA, Tiago C. P. dos Reis; MEGIANI, Ana Paula Torres; GONÇALVES, Yaci-Ara Froner;VILLALTA, L. C.. Das artes da pena e do pincel: caligrafia e pintura em manuscritos no século XVIII. 2011. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Adriana Romeiro

CAMPOS, A. A.; FURTADO, J. F.;ROMEIRO, A.. A arte nos manuscritos iluminados no século XVIII. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Adalgisa Arantes Campos

CAMPOS, Adalgisa Arantes; HORTA, Regina; MIGLIACIO, Luciano; FRONNER, Yacy-Ara. Livros Manuscritos Iluminados na Era Moderna: compromissos de Irmandades Mineiras, século XVIII. 2006. Dissertação (Mestrado em História Pós Graduação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Adalgisa Arantes Campos

CAMPOS, Adalgisa Arantes; ROMEIRO, Adriana; TURRER, Daisy Leite. Arte nos Manuscritos iluminados do século XVIII. 2008.

Adalgisa Arantes Campos

CAMPOS, Adalgisa Arantes. Livros Manuscritos Iluminados na Era Moderna: compromissos de Irmandades Mineiras, século XVIII. 2005. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em História -nvel mestr) - Programa de Pós-graduação em história.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Patrícia Vaz de Melo Lavall

HISTÓRIA DA RESTAURAÇÃO DE DOCUMENTOS GRÁFICOS EM MINAS GERAIS: ESTUDO DA TÉCNICA DE LAMINAÇÃO USADA PELO RESTAURADOR PEDRO PAULO VIEGAS A PARTIR DA DÉCADA 1950; Início: 2019; Dissertação (Mestrado profissional em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; (Orientador);

Bruna Michels

Políticas públicas de preservação de acervos documentais: análise das Instituições públicas das regiões sul e sudeste do Brasil; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais; (Orientador);

Bárbara Andrade de Oliveira Alves

Estudo de Egressos dos Cursos de Graduação em Conservação Restauração Brasileiros; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; (Orientador);

Marina Furtado Gonçalves

Caracterização dos papéis administrativos do Brasil do século XVIII: estudo da documentação avulsa da Coleção Casa dos Contos do Arquivo Público Mineiro (1700 ? 1750); ; Início: 2016; Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Coorientador);

Ana Clara de Assis Pullitti

Estágio Curricular não Obrigatório; Início: 2017; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Minas Gerais; (Orientador);

Melissa Polichetti Ancona

A reintegração cromática em documentos gráficos e o diagrama de decisões: estudo de caso em um manuscrito iluminado do século XVIII; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Márcia Almada;

Patricia Vaz de Mello Lavall

CONSERVAÇÃO CURATIVA E PRESERVAÇÃO DE VESTÍGIOS HISTÓRICOS: tratamento do manuscrito ?Discurso histórico e político sobre a sublevação que nas Minas houve no ano de 1720?; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Márcia Almada;

Bruna Gabriela Ramos Dias

Tratamento de Conservação-restauração em uma gravura do século XVIII: Il Fueco, de Christophoru Vicentinus e uma análise sobre a técnica marrouflage; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Márcia Almada;

Hanna Fedra Carvalho de Andrade

Estudo da desacidificação de papel através do tratamento com nanopartículas de hidróxido de cálcio; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Márcia Almada;

Marina Furtado Gonçalves

Tratamento da tinta ferrogálica: estudo de um conjunto de documentos manuscritos sobre papel de trapo da Coleção Casa dos Contos; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Conservação-Restauração de Bens Culturais Móveis) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Márcia Almada;

Ana Cristina Torres Campos

A MATERIALIDADE DOS DOCUMENTOS PINTADOS: ENTRE A HISTÓRIA E A PRESERVAÇÃO; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Márcia Almada;

Maycon Felipe da Silva Amaral

A materialidade dos documentos pintados: entre a História e a Preservação; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Márcia Almada;

Patricia Vaz de Mello Lavall

A produção de manuscritos adornados em Minas Gerais no século XVIII; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Márcia Almada;

Rafaelle de Almeida Marques Brito

A produção de documentos manuscritos adornados no século XVIII em Minas Gerais; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Márcia Almada;

Luiza Rabelo Parreira

A produção de documentos manuscritos adornados no século XVIII em Minas Gerais; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Márcia Almada;

Aline Rabello Ferreira

A produção de documentos manuscritos adornados no século XVIII em Minas Gerais; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Márcia Almada;

Gláucia Magda Alves Santos de Paula

A produção de documentos manuscritos adornados no século XVIII em Minas Gerais; 2013; Orientação de outra natureza; (Museologia) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Márcia Almada;

Leandro Gonçalves de Rezende

Monitoria de Pós-Graduação - Bolsa Reuni; 2013; Orientação de outra natureza; (Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Márcia Almada;

Aline Rabello Ferreira

Preservação das Fontes Documentais do IBRAM ? Museu do Ouro de Sabará; ; 2012; Orientação de outra natureza; (Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Márcia Almada;

Amanda Cristina Alves Cordeiro

restauração de livro: Missal Sancotrum; 2011; Orientação de outra natureza; (Conservação-Restauração de Bens Culturais Móveis) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Márcia Almada;

Luciana D?Ávila Lage

restauração de livro: Missal Sancotrum; 2011; Orientação de outra natureza; (Conservação-Restauração de Bens Culturais Móveis) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Márcia Almada;

Marina Furtado Gonçalves

restauração de livro: Missal Sancotrum; 2011; Orientação de outra natureza; (Conservação-Restauração de Bens Culturais Móveis) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Márcia Almada;

Amanda Cristina Alves Cordeiro

Restauração do Livro de Compromisso da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário de Catas Altas; 2011; Orientação de outra natureza; (Conservação-Restauração de Bens Culturais Móveis) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Márcia Almada;

Laura Guimarães do Rego Macedo

Monitoria de Graduação; 2011; Orientação de outra natureza; (Conservação-Restauração de Bens Culturais Móveis) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Márcia Almada;

André Cabral Honor

Monitoria de Pós-Graduação - Bolsa CAPES-REUNI; 2011; Orientação de outra natureza; (Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Márcia Almada;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Bethania Reis Veloso

Atelier de Papel/CECOR; 1994; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Bethania Reis Veloso;

Adalgisa Arantes Campos

Livros Iluminados na Era Moderna: Compromissos de Irmandades Mineiras no século XVIII; ; 2006; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Adalgisa Arantes Campos;

Júnia Ferreira Furtado

A arte nos manuscritos iluminados no século XVIII; 2011; Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Júnia Ferreira Furtado;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • 2019 ALMADA, Márcia. ; MONTEIRO, Rodrigo Bentes . O Discurso e a Noticia: manuscritos sobre a revolta de 1720 atribuídos a Pedro Miguel de Almeida, 3 o conde de Assumar. TEMPO (NITERÓI. ONLINE) , v. 25, p. 1-25, 2019.

  • 2019 GRAMMONT, GUIOMAR DE ; ALMADA, MÁRCIA . Apresentação: Cultura escrita no mundo moderno. VARIA HISTÓRIA (UFMG. IMPRESSO) , v. 35, p. 405-412, 2019.

  • 2018 ALMADA, Márcia. . A mão, o olho e a matéria. Reflexões sobre a identificação das técnicas e materiais da pintura em documentos históricos. Anais do Museu Paulista (Impresso) , v. 1, p. 45-70, 2018.

  • 2016 ALMADA, Márcia. . -E para verdade passo este de minha letra e sinal' - uma breve análise sobre cultura escrita e os recibos assinados por Antônio Francisco Lisboa (1772-1802). LaborHistórico , v. 2, p. 30, 2016.

  • 2014 ALMADA, Márcia. . Cultura escrita e materialidade: possibilidades interdisciplinares de pesquisa. Pós: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes , v. 04, p. 134-147, 2014.

  • 2013 ALMADA, Márcia. . Os símbolos reais na caligrafia de Manoel de Andrade de Figueiredo'. Barroco (Belo Horizonte) , v. 20, p. 137-154, 2013.

  • 2012 ALMADA, Márcia. . A escrita magistral: formas de aprendizado da escrita decorativa no século XVIII. e-Hum , v. 5, p. 1-24, 2012.

  • 2012 ALMADA, Márcia. . Beatriz Piccoloto Siqueira Bueno. Desenho e Desígnio. O Brasil dos engenheiros militares (1500-1822). Anais de História de Além-Mar , v. 12, p. 402-405, 2012.

  • 2011 ALMADA, Márcia. . Registros de Santos, Compromissos de Irmandades e imagens que navegam no mundo atlântico. Portuguese Studies Review , v. 18, p. 7-35, 2011.

  • 2011 ALMADA, Márcia. . Caligrafia artística no século XVIII: Brasil e Portugal enlaçados nas letras de Manoel de Andrade de Figueiredo. Navegações (Impresso) (Porto Alegre) , v. 4, p. 172-178, 2011.

  • 2010 ALMADA, Márcia. . Na forma do estilo - normas da boa pena nos séculos XVII e XVIII em Portugal e Espanha. Documenta et Instrumenta , v. 8, p. 9-28, 2010.

  • 2009 ALMADA, Márcia. . A Arte dos Manuscritos Iluminados em Minas Gerais no Século XVIII - Notas de Pesquisa. Revista Eletrônica Documento/Monumento , v. 1, p. 1-18, 2009.

  • 2006 ALMADA, Márcia. . Estórias Fantásticas do Rio São Francisco. Revista do Arquivo Publico Mineiro , v. 1, p. 150-154, 2006.

  • 2006 ALMADA, Márcia. . A escrita iluminada. Revista do Arquivo Público Mineiro , v. 2, p. 149-158, 2006.

  • 2005 ALMADA, Márcia. . Uma festa para o príncipe infante. Revista do Arquivo Público Mineiro , v. 1, p. 148-151, 2005.

  • 1988 ALMADA, Márcia. . Recuperando História: um processo de doação de sesmarias. Fundação Casa de Rui Barbosa Série Preservação, Rio de Janeiro, v. 5, p. 1-4, 1988.

  • ALMADA, Márcia. . Das artes da pena e do pincel. Caligrafia e pintura em manuscritos no século XVIII. 1. ed. Belo Horizonte: Fino Traço, 2012. v. 01. 306p .

  • NASCIMENTO, Silvania Sousa (Org.) ; ALMADA, Márcia. (Org.) ; NEMER, José Alberto (Org.) ; NEVES, Marta (Org.) . Cartões de Guignard para Amalita. 1. ed. Belo Horizonte: Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, 2007. v. 2. 154p .

  • ALMADA, Márcia. ; DARDOT, L. (Org.) . O coração do lugar: depoimentos para Guimarães Rosa. 1. ed. Belo Horizonte: Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais/Superintendência de Museus, 2006. v. 01. 192p .

  • ALMADA, Márcia. . Cultura Material da escrita ou o texto como artefato. In: Adriana Angelita da Conceição; Juliana Gesuelli Meirelles. (Org.). Cultura escrita em debate: Reflexões sobre o império português na América. séculos XVI a XIX. 1ed.Jundiaí: Paco Editorial, 2018, v. , p. 19-42.

  • ALMADA, Márcia. . Os homens da boa pena e os manuscritos iluminados na Capitania de Minas Gerais no século XVIII. In: Bruno Carvalho. (Org.). The Eighteenth Century - Portuguese Literary & Cultural Studies. 1ed.Massachusetts: University of Massachusetts, 2017, v. 29, p. 38-69.

  • ALMADA, Márcia. . Calligraphy and royal symbls: an analyses of Portuguese and Brazilian painted manuscripts in the 18th century. In: Urte Krass. (Org.). Visualizing Portuguese Power - The Political Use of Imagens in Portugal and Overseas Empire (16th-18th Century). 1ed.Zurich-Berlim: Diaphanes, 2016, v. 01, p. 49-73.

  • ALMADA, Márcia. ; FURTADO, J. F. . O testamento de Martim Afonso de Sousa e de Dona Ana Pimentel: aspectos históricos e simbólicos da materialidade do documento. In: FURTADO, Junia Ferreira. (Org.). O Testamento de Martim Afonso de Sousa e de Dona Ana Pimentel no Acervo do Setor de Obras Raras da UFMG. 1ed.Belo Horizonte: Editora UFMG, 2015, v. 01, p. 263-296.

  • ALMADA, Márcia. . A produção, a circulação e o uso de manuscritos pintados na Era Moderna. In: Sabrina Sant'Anna; Adalgisa Arantes Campos. (Org.). Cultura artística e conservação de acervos coloniais. 1ed.Belo Horizonte: Editora Clio, 2015, v. , p. 209-227.

  • ALMADA, Márcia. ; SANTOS, Ricardo Henrique Garcia ; MIRANDA, Valéria . Recuperando História: um processo de doação de sesmarias. In: Maria Luiza R. de Oliverira Soares. (Org.). Preservação e restauração de documentos. Quatro estudos. 1ed.Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 2000, v. 01, p. 23-28.

  • ALMADA, Márcia. . Em Louvor à Biblioteca - Depoimentos. Suplemento Literário, Belo Horizonte, p. 35 - 35, 30 jun. 2014.

  • DUARTE, E. ; ALMADA, Márcia. . A arte dos homens de ?boa pena?. Jornal Hoje em Dia, Belo Horizonte, p. 1 - 3, 21 jan. 2013.

  • LOPES, C. H. ; ALMADA, Márcia. . Ideias e Imagens. Estado de Minas - Caderno Pensar, Belo Horizonte, p. 6 - 6, 19 jan. 2013.

  • ALMADA, Márcia. . Decifre se for Capaz. Revista de História da Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, p. 87 - 87, 02 abr. 2012.

  • ALMADA, Márcia. . História e Conservação ? a relevância do emprego de métodos interdisciplinares na identificação de materiais empregados em documentos gráficos. In: IV Encontro Luso Brasileiro de Conservação e Restauro, 2017, Rio de Janeiro. IV Encontro Luso Brasileiro de Conservação e Restauro: a unidade na transdisciplinaridade. Rio de Janeiro: Desalinho, 2017. v. 01. p. 431-438.

  • GONCALVES, M. F. ; ALMADA, Márcia. ; SOUSA, L. A. C. ; MELO, M. J. ; MENDES, I. M. C. . DESVENDAR O ONTEM NO HOJE: ANÁLISES CIENTÍFICAS NO ESTUDO DE TÉCNICAS E MATERIAIS DE DOIS MANUSCRITOS ILUMINADOS DO XVIII. In: 25 Encontro Nacional dos Pesquisadores em Artes Plásticas, 2016, Porto Alegre. Anais do XXV Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas [recurso eletrônico]; Compartilhamentos na arte: redes e conexões. Porto Alegre: ANPAP, 2016. v. 1. p. 1341-1356.

  • ALMADA, Márcia. . Um calígrafo/pintor de manuscritos em Vila Rica no século XVIII ? reflexões sobre interlocuções culturais. In: IV Congresso de História da Arte Portuguesa, 2014, Lisboa Portugal. Actas do IV Congresso de História da Arte Portuguesa (2. edição revista e aumentada). Lisboa, Portugal: Associação Portuguesa de História da Arte, 2014. v. 2. p. 17-26.

  • ALMADA, Márcia. . Um calígrafo/pintor de manuscritos em Vila Rica no século XVIII: reflexões sobre interlocuções culturais.. In: IV Congresso da História da Arte Portguesa, 2012, Lisboa. Anais IV Congresso da História da Arte Portguesa. Lisboa: Associação Portuguesa dos Historiadores de Arte, 2012. p. 8-14.

  • ALMADA, Márcia. . Na forma do estilo ? normas da ?boa pena? nos séculos XVII e XVIII em Portugal e Espanha.. In: XXIX Encontro da Associação Portuguesa de História Social e Económica, 2009, Porto - Lisboa. Anais do XXIX Encontro da Associação Portuguesa de História Social e Económica, 2009. p. 1-18.

  • ALMADA, Márcia. . A coroa de Maria e a coroa de João nas imagens confrariais. In: XVI Encontro Regional de História, 2008, Belo Horizonte. Encontro Regional de História; Anais Eletrônicos. Belo Horizonte: ANPUH-MG, 2008. v. 1. p. 1-10.

  • ALMADA, Márcia. . A arte da Caligrafia em Portugal e no Brasil. In: IV Simpósio Internacional de Estudos sobre América Colonial, 2008, Belo Horizonte. Encontro CASO 2008. Belo Horizonte: UFMG, 2008. p. 1-13.

  • ALMADA, Márcia. . Nova Escola para Aprender a Ler, Escrever e Contar - modelo para pinutra e caligrafia de livros manuscritos iluminados no século XVIII em Minas Gerais. In: IV Congresso Internacional do Barroco Íbero-Americano, 2008, Ouro Preto. Atas do IV Congresso Internacional do Barroco Íbero-Americano. Belo Horizonte: C/Arte, 2006. v. 1. p. 506-517.

  • ALMADA, Márcia. . Cultura Visual e Produção Artística nas Minas Setecentistas. In: II Encontro Internacional de História Colonial, 2008, Natal. Mneme (Caicó. Online). Caicó, RN: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008. v. 9. p. 1-14.

  • ALMADA, Márcia. . Objetos Artísticos: materialidade, preservação e pesquisa histórica. In: XXIV Simpósico Nacional de História, 2007, São Leopoldo. Anais do XXIV Simpósio Nacional de História. São Leopoldo: Unisinos, 2007. p. 1-8.

  • ALMADA, Márcia. . O religioso e o artístico nos livros ilustrados em Minas Gerais. In: XXIV Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, 2005, Belo Horizonte. XXIV Colóquio CBHA . Anais. Belo Horizonte: C/Arte. p. 1-7.

  • ALMADA, Márcia. ; DRUMOND, M.C . Practical Climate Control at the Museu Mineiro, Belo Horizonte, Brasil: a cheap and simple solution. In: 12th ICOM Triennial Meeting, 1999, Lion. 12Th ICOM Triennial Meeting Preprints. Londres: James & James Science Publishers Ltd, 1999. p. 42-45.

  • ALMADA, Márcia. . História e Conservação ? a relevância do emprego de métodos interdisciplinares na identificação de materiais empregados em documentos gráficos. In: IV Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauro, 2017, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2017. v. 01. p. 95-96.

  • ALMADA, Márcia. . Durar no tempo e atualizar sentidos: livros iluminados medievais em bibliotecas modernas. In: Seminário Internacional Cultura Escrita no Mundo Moderno, 2019, Belo Horizonte e Ouro Preto. Seminário Internacional Cultura Escrita no Mundo Moderno - Caderno de Resumos. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2019. v. 01. p. 41-42.

  • ALMADA, Márcia. . Características materiais e perspectivas de análise de três exemplares manuscritos do 'Discurso histórico e político sobre a sublevação que nas Minas houve no ano de 1720'. In: VI Encontro Internacional de História Colonial, 2016, Salvador. VI Encontro Internacional de História Colonial - Mundos coloniais comparados: poder, fronteiras e identidades. Salvador: EDUNEB, 2016. v. 01. p. 81-82.

  • ALMADA, Márcia. . The materiality of painted manuscripts: between history and preservation. In: 43th Annual Meeting of the American Institute for Conservation of Historic & Artistic Works, 2015, Miami - EUA. 43th Annual Meeting of the American Institute for Conservation of Historic & Artistic Works - Abstracts and Programe, 2015.

  • GONCALVES, M. F. ; ALMADA, Márcia. ; SOUSA, L. A. C. ; MELO, M. J. . Gêmeos separados no nascimento: estudo comparativo de dois manuscritos iluminados do século XVIII. In: III Encontro Luso Brasileiro de Conservação e Restauro, 2015, Évora. III Encontro Luso Brasileiro de Conservação e Restauro - Livro de Resumos. Évora: Universidade de Évora, 2015. p. 111-109.

  • BUENO, A. S. ; LAVALL, P. V. ; ALMADA, Márcia. ; LEAO, A. C. . Implementação da Técnica RTI (Reflectance Transformation Imaging) como ferramenta de análise de superfície de manuscritos antigos. In: III Encontro Luso Brasileiro de Conservação e Restauro, 2015, Évora. III Encontro Luso Brasileiro de Conservação e Restauro - Livro de Resumos. Évora: Universidade de Évora, 2015. p. 53-53.

  • ALMADA, Márcia. ; GONCALVES, M. F. ; LEAO, A. C. ; SOUSA, L. A. C. . O documento manuscrito como objeto tridimensional: analisando as camadas da superfície. In: III Encontro Luso Brasileiro de Conservação e Restauro, 2015, Évora. III Encontro Luso Brasileiro de Conservação e Restauro - Livro de Resumos, 2015. p. 62-62.

  • BRITO, R. M. A. ; ALMADA, Márcia. . Documentar em campo: processos de captação e tratamento de imagens de documentos gráficos de valor histórico. In: III Encontro Luso Brasileiro de Conservação e Restauro, 2015, Évora. III Encontro Luso Brasileiro de Conservação e Restauro - Livro de Resumos. Évora: Universidade de Évora, 2015. p. 88-88.

  • ALMADA, Márcia. ; PARREIRA, L. R. . A formação da cultura visual dos grandes calígrafos. In: III EPHIS - Encontro de Pesquisa em História, 2014, Belo Horizonte. Programação - Caderno de Resumos, 2014. v. 01. p. 75-75.

  • ALMADA, Márcia. . Manuscritos iluminados modernos - possibilidades de pesquisa. In: 2º Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauração, 2013, São João del rey. 2º Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauração - Caderno de Resumos. Belo Horizonte: UFMG, 2013. v. 1. p. 11-11.

  • ALMADA, Márcia. . Um calígrafo/pintor de manuscritos em Vila Rica no século XVIII: reflexões sobre interlocuções culturais.. In: IV Congresso da História da Arte Portguesa, 2012, Lisboa. Anais IV Congresso da História da Arte Portguesa, 2012. v. 01. p. 21-21.

  • ALMADA, Márcia. . A arte da caligrafia em Portugal e no Brasil. In: IV Simpósio Internacional de Estudos sobre América Colonial, 2008, Belo Horizonte. Caderno de Resumos. Belo Horiozonte: Simpósio Internacional de Estudos sobre América Colonial, 2008. v. 1. p. 72-72.

  • ALMADA, Márcia. . A coroa de Maria e a coroa de João nas imagens confrariais. In: XVI Encontro Regional de História, 2008, Belo Horizonte. Programaçãso e Caderno de Resumos. Belo Horizonte: XVI Encontro Regional de História, 2008. p. 398-398.

  • ALMADA, Márcia. . Some Notes on Conservation, Preservation and Sponsorship in Brazil. In: 27th Annual Meeting - American Institute for Conservation of Historic and Artistic Works, 1999, Saint Louis. Abstracts of Papers presented at the 27th annual meeting in St. Louis, Missouri. Washington, D.C: American Institute for Conservation of Historic and Artistic Works, 1999. p. 73-73.

  • ALMADA, Márcia. ; Grammont, Guiomar . Dossiê Cultura Escrita na Época Moderna. VARIA HISTÓRIA (UFMG. IMPRESSO) , 2019.

  • ALMADA, Márcia. ; MONTEIRO, Rodrigo Bentes . O Discurso e a Notícia. Manuscritos sobre a revolta de Vila Rica em 1720 atribuídos ao 3 Conde de Assumar. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ALMADA, Márcia. ; MONTEIRO, Rodrigo Bentes ; ARAUJO, A. M. . Papéis, letras, cadernos e textos. Materialidade e interpretação de manuscritos e impressos na Época Moderna. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ALMADA, Márcia. . Vestígios Materiais para estudo da produção e circulação de manuscritos: três casos de interesse para a História e a Restauração. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALMADA, Márcia. . Livros Iluminados na Biblioteca de Mafra. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MIRANDA, Tiago C. P. Reis. ; PINHEIRO, Ana. Virginia ; ALMADA, Márcia. . De D. João V a D. João VI: temas e problemas da História do Livro - Mediação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ALMADA, Márcia. . História e Conservação ? a relevância do emprego de métodos interdisciplinares na identificação de materiais empregados em documentos gráficos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LAVALL, P. V. ; ALMADA, Márcia. ; MONTEIRO, Rodrigo Bentes . CONSERVAÇÃO CURATIVA E PRESERVAÇÃO DE VESTÍGIOS HISTÓRICOS: TRATAMENTO DO MANUSCRITO ?DISCURSO HISTÓRICO E POLÍTICO SOBRE A SUBLEVAÇÃO QUE NAS MINAS HOUVE NO ANO DE 1720?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ALMADA, Márcia. . Características materiais e perspectivas de análise de três exemplares manuscritos do 'Discurso Histórico e político sobre a sublevação que nas Minas houve no ano de 1720'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALMADA, Márcia. . Infidelidades do 'traslado fiel': tradução e interpretação de trechos da Nova Escola de Manuel de Andrade de Figueiredo pelo professor Thomas da Silva Campos em Ponte de Lima, março de 1755. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALMADA, Márcia. . Questões sobre a análise visual e material de duas cópias manuscritas do Discurso histórico e político. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALMADA, Márcia. . A letra como imagem: relações entre caligrafia e pintura em manuscritos no século XVIII. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALMADA, Márcia. . The materiality of painted manuscripts: between history and preservation. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ALMADA, Márcia. ; LEAO, A. C. ; GONCALVES, M. F. ; SOUSA, L. A. C. . O documento manuscrito como objeto tridimensional: analisando as camadas da superfície. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BUENO, A. S. ; LAVALL, P. V. M. ; LEAO, A. C. ; ALMADA, Márcia. . Implementação da Técnica RTI (Reflectance Transformation Imaging) como ferramenta de análise de superfície de manuscritos antigos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GONCALVES, M. F. ; ALMADA, Márcia. ; SOUSA, L. A. C. ; MELO, M. J. . Gêmeos separados no nascimento: estudo de dois manuscritos iluminados do século XVIII. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ALMADA, Márcia. ; GONCALVES, M. F. ; LEAO, A. C. ; SOUSA, L. A. C. . O documento manuscrito como objeto tridimensional: analisando as camadas da superfície. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRITO, R. M. A. ; LEAO, A. C. ; ALMADA, Márcia. . Documentar em campo: processos de captação e tratamento de imagens de documentos gráficos de valor histórico. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ALMADA, Márcia. . Olhar, tocar e sentir para indagar: a visualidade e a materialidade dos documentos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALMADA, Márcia. . A instrução de Manoel de Andrade de Figueiredo e a propagação dos símbolos do poder real. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALMADA, Márcia. ; PARREIRA, L. R. . A formação da cultura visual dos grandes calígrafos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALMADA, Márcia. . Suportes e imagens da Bíblia no período medieval e moderno. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PARREIRA, L. R. ; ALMADA, Márcia. . A emulação na prática artística dos calígrafos setecentistas e oitocentistas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALMADA, Márcia. . Prendas da Adolescencia ou Adolescencia Prendada ? um manual prático para o ensino da caligrafia e da iluminura no século XVIII português. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALMADA, Márcia. . ?E para verdade passo este de minha letra e sinal? ? uma breve análise sobre cultura escrita e os recibos assinados por Antonio Francisco Lisboa (1772-1802). 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALMADA, Márcia. . ?O elogio à monarquia portuguesa na caligrafia de Manoel de Andrade de Figueiredo ? século XVIII?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALMADA, Márcia. . Os símbolos reais na caligrafia de Manoel de Andrade de Figueiredo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALMADA, Márcia. . A arte da iluminura em documentos manuscritos da época moderna. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALMADA, Márcia. . Entre textos e imagens: entre bibliotecas e museus. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALMADA, Márcia. . Manuscritos iluminados modernos - possibilidades de pesquisa. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALMADA, Márcia. . The calligraphy and the royal emblems: an analysis of Brazilian painted manuscripts. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALMADA, Márcia. . Um calígrafo/pintor de manuscritos em Vila Rica no século XVIII: reflexões sobre interlocuções culturais.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALMADA, Márcia. . Das artes da pena e do pincel. Caligrafia e pintura em livros adornados no Brasil setecentista. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALMADA, Márcia. . Um calígrafo/pintor de manuscritos em Vila Rica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALMADA, Márcia. . Das artes da pena e do pincel. Caligrafia e pintura em manuscritos no século XVIII. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALMADA, Márcia. . O conservador-restaurador como membro de uma equipe institucional e como prestador de serviços. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALMADA, Márcia. . A escrita magistral: formas de aprendizado da caligrafia decorativa no século XVIII. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALMADA, Márcia. . Caligrafia artística no século XVIII: Brasil e Portugal enlaçados nas letras de Manoel de Andrade de Figueiredo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ALMADA, Márcia. . Os Livros de Compromisso de Irmandades em Minas Gerais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALMADA, Márcia. . Na forma do estilo ? normas da ?boa pena? nos séculos XVII e XVIII em Portugal e Espanha. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ALMADA, Márcia. . Formação da Cultura Visual Artística nas Minas Setecentistas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALMADA, Márcia. . A Coroa de Maria e a Coroa de João nas imagens confrariais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALMADA, Márcia. . As pinturas em Livros de Compromisso de Irmandades Mineiras. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALMADA, Márcia. . A arte da caligrafia em Portugal e no Brasil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ALMADA, Márcia. . A contribuição dos conhecimentos técnicos do restaurador para a História da Arte. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ALMADA, Márcia. . Cartões de Guignard para Amalita: uma biografia sentimental. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALMADA, Márcia. . Iluminuras Mineiras no século XVIII. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALMADA, Márcia. . Preservação de Obras Raras da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALMADA, Márcia. . Nova Escola para Aprender a Ler, Escrever e Contar - modelo para pintura e caligrafia de livros manuscritos no século XVIII em Minas Gerais. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALMADA, Márcia. . Obras Raras: critérios de definição e preservação. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALMADA, Márcia. . Representações do Santíssimo Sacrmanto nos livros de compromisso de irmandades mineiras no século XVIII. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ALMADA, Márcia. . Ilustrações em Livros Manuscritos e Impressos. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALMADA, Márcia. . Preservação de Acervos Bibliográficos. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALMADA, Márcia. . The materiality of painted manuscripts: between history and preservation 2015 (Poster).

  • ALMADA, Márcia. . Meu Nome é Vermelho 2014 (Texto em site).

  • ALMADA, Márcia. . Estudo da Escultura Devocional em Madeira. Belo Horizonte: Fino Traço, 2014 (Coordenação Editorial da Série Caminhos da Preservação Editora Fino Traço).

  • MASCARENHAS, A. ; ALMADA, Márcia. . Antonio Francisco Lisboa: moldagens de gesso como instrumento de preservação. Belo Horizonte: Fino Traço, 2014 (Coordenação Editorial da Série Caminhos da Preservação Editora Fino Traço).

  • ALMADA, Márcia. . O Filho de Mil Homens 2014 (Texto em site).

  • ALMADA, Márcia. . Apresentação. Belo Horizonte, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • ALMADA, Márcia. ; FURTADO, J. F. . Das artes da pena e do pincel. Caligrafia e pintura em manuscritos no século XVIII. Belo Horizonte: Manuscrito, 2011 (Tese de Doutoramento).

  • ALMADA, Márcia. ; Campos, Adalgisa Arantes . Livros manuscritos iluminados na era moderna: compromissos de irmandades mineiras.. Belo Horizonte: Manuscrito, 2006 (Dissertação de Mestrado).

  • CESARINO, M. A. N. ; ALMADA, Márcia. . Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa: 50 anos de cultura. Belo Horizonte: Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais/Superintendência de Bibliotecas Públicas, 2006 (Catálogo).

  • ALMADA, Márcia. . Obras Raras da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa. Belo Horizonte: Associação de Amigos da Pública Estadual Luiz de Bessa, 2005 (Catálogo Digital de Obras Raras).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

ALMADA, Márcia. . Parecer para a revista Anais do Museu Paulista. 2018.

ALMADA, Márcia. . PARECER CONSUSBTANCIADO SOBRE A ADEQUAÇÃO DO PROJETO ÀS NORMAS DO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA DA UFMG. 2018.

ALMADA, Márcia. . Parecer para mudança de regime laboral. 2018.

ALMADA, Márcia. . Parecer Fapesp - finalização de bolsa de mestrado. 2015.

ALMADA, Márcia. . Parecer para continuidade de bolsa de mestrado FAPESP. 2014.

ALMADA, Márcia. . Parecer FAPESP para participação em evento. 2014.

ALMADA, Márcia. . Parecer para concessão de bolsa de mestrado FAPESP. 2014.

ALMADA, Márcia. . Parecer para publicação de livro na Fino Traço editora. 2014.

ALMADA, Márcia. . Parecer para publicação de livro na Fino Traço editora. 2014.

ALMADA, Márcia. . Parecer para publicação de artigo Revista Temporalidades. 2014.

ALMADA, Márcia. . Parecer para publicação de artigo Revista Museion. 2014.

ALMADA, Márcia. . A materialidade dos documentos pintados: entre a História e a Preservação. 2014.

ALMADA, Márcia. . Parecer para Bolsa de Mestrado - FAPESP. 2013.

ALMADA, Márcia. . Parecer FAPESP. 2013.

ALMADA, Márcia. ; BRITO, P. ; SOUSA, L. A. C. . Diagnóstico do Estado de Conservação do acervo documental do Museu do Ouro / Sabará, no âmbito do projeto Preservação das Fontes Documentais do IBRAM.. 2012.

ALMADA, Márcia. . Parecer de Projeto de pesquisa para FUNDECT. 2012.

ALMADA, Márcia. . Parecer de Projeto de pesquisa para FUNDECT. 2012.

ALMADA, Márcia. . Parecer de Projeto de pesquisa para FUNDECT. 2012.

ALMADA, Márcia. . Parecer para Progressão Horizontal de Professor Mestre Wallace Santos Lages para a Congregação da Escola de Belas Artes. 2012.

ALMADA, Márcia. . Parecer para Progressão Horizontal de Professora do DAPL para a Congregação da Escola de Belas Artes. 2012.

ALMADA, Márcia. . Parecer para Finalização de Processo de Estágio Probatório de Professor Assistente do DAPL. 2012.

ALMADA, Márcia. . Parecer para Câmara Departamental do Departamento de Artes Plásticas sobre pedido de afastamento do país de Professora do DAPL. 2012.

ALMADA, Márcia. . Parecer de Projeto de pesquisa para FUNDECT. 2012.

ALMADA, Márcia. . Relatório de Trabalho de Restauração do Livro Missale Romanun, 1721. 2011.

ALMADA, Márcia. . Conservação de acervos, Museus e Bibliotecas. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ALMADA, Márcia. ; CAMPOS, Alexandre G. R. ; LAVALL, P. V. ; BRITO, R. M. A. . Caligrafia e pintura em manuscritos do século XVIII. 2017; Tema: Bando de dados e imagens de 75 códices manuscritos iluminados produzidos no século XVIII. (Site).

ALMADA, Márcia. ; VELOSO, Bethania Reis ; TERRA, Ana C. Utsch . Comissão de elaboração do edital de concuso para professor da área de conservação de documentos gráficos. 2019. (Comissão).

ALMADA, Márcia. ; ZERVOS, Spiros . A formação do conservador-restaurdor na Grécia. 2019. (Estágio acadêmico de curta duração).

ALMADA, Márcia. ; Llorente, Adriana Gomez ; DOMINGUEZ, Guadalupe Rodriguez . A formação do conservador-restaurdor no México. 2019. (Estágio acadêmico de curta duração).

ALMADA, Márcia. ; CAMPOS, A. C. T. ; AMARAL, M. F. S. ; VELOSO, Bethania Reis ; CORDEIRO, Amanda Cristina ; TERRA, Ana C. Utsch . Restauração do Compromisso da Irmandade de São Miguel e Almas da Freguesia do Prado, 1722.. 2018. (Manutenção de obra artística/Restauração).

ALMADA, Márcia. ; CAMPOS, A. C. T. ; AMARAL, M. F. S. ; VELOSO, Bethania Reis ; CORDEIRO, Amanda Cristina ; TERRA, Ana C. Utsch . Restauração do Compromisso da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Paróquia do Pilar de Congonhas do Sabará, 1725.. 2018. (Manutenção de obra artística/Restauração).

ALMADA, Márcia. ; SEHN, Magali M. ; QUITES, M. R. E. . Comissão de elaboração do edital de concuso para professor Visitante. 2018. (Comissão).

ALMADA, Márcia. ; SEHN, Magali M. ; QUITES, M. R. E. . Comissão de seleção de professor Visitante. 2018. (Comissão).

RIBEIRO, M Medeiros ; ALMADA, Márcia. ; MUNIZ, Mariana de Lima . Comissão de Internacionalização do Programa de Pós-Graduação em Artes da UFMG. 2018. (Comissão).

ALMADA, Márcia. ; MIRABILE, Antonio . Estágio no Atelier de Restauração Antonio Mirabile. 2017. (Estágio acadêmico de curta duração).

ALMADA, Márcia. ; ALGRANTI, L. M. . ?CULTURA MATERIAL DA ESCRITA: UM CONCEITO POSSÍVEL??. 2015. (Relatório de pesquisa).

ALMADA, Márcia. . Relatório Técnico-Científico PROBIC/PBIC 04/2012. 2014. (Relatório de pesquisa).

ALMADA, Márcia. ; PARREIRA, L. R. ; SANTOS, G. M. A. . Catálogo de Capitulares impressas e manuscritas do Brasil - século XVIII. 2014. (Relatório de pesquisa).

ALMADA, Márcia. . Relatório Científico Edital 12/2011 - Pró-Reitoria de Pesquisa UFMG. 2013. (Relatório de pesquisa).

ALMADA, Márcia. . Manuscritos Iluminados - História, Materialidade e Preservação. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ALMADA, Márcia. ; GONCALVES, M. F. ; CORDEIRO, Amanda Cristina ; TERRA, Ana C. Utsch ; VELOSO, Bethania Reis . Restauração do livro Missale Propriae Sanctorum. Typographia Plantiniana, 1721.. 2011. (Manutenção de obra artística/Restauração).

ALMADA, Márcia. . Suportes do Desenho e da Pintura. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ALMADA, Márcia. . Conservação Preventiva para Acervos de Arquivo e Biblioteca. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ALMADA, Márcia. . Conservação preventiva para acervos de bilbioteca e arquivo. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila Técnica).

ALMADA, Márcia. . Oficina de Conservação de Papel. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ALMADA, Márcia. . Princípios de Conservação de Papel. 1995. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ALMADA, Márcia. . Sagradas Leituras. 2003 (Curadoria de exposição).

ALMADA, Márcia. ; DRUMOND, M. ; MATOS, B. P. . Raridades: Obras e Edições Literárias. 2002 (Curadoria de exposição de Livros Raros).

ALMADA, Márcia. ; TERRA, Ana C. Utsch ; VELOSO, Bethania Reis . Restauração do livro Missale Propriae Sanctorum. Typographia Plantiniana, 1721. 2011 (Preservação de acervo histórico -) .

ALMADA, Márcia. . Cartões de Guignard para Amalita - Lei Federal de Incentivo à Cultura - PETROBRAS e CEMIG. 2006 (Coordenação de Projeto Cultural- MINC, SEC-MG,) .

ALMADA, Márcia. . Museu Casa Guimarães Rosa - Projetos Culturais - Pesquisa e registro de histórias locais de Cordisburgo, MG - Lei Federal de Incentivo à Cultura - Itaú Cultural e CEMIG. 2006 (Coordenação de projeto cultural - MINC, SEC-MG,) .

ALMADA, Márcia. . Preservação das Obras Raras da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa - Lei Federal de Incentivo à Cultura - PETROBRAS, CEMIG. 2005 (Coordenação de projeto ; preservação de acervo bibliográfico.) .

ALMADA, Márcia. . Preservação e Informatização do acervo bibliográfico da Bilbioteca Pública Estadual Luiz de Bessa - USIMINAS. 2004 (Coordenação de projeto cultural - preservação de acervo bibliográfico - SEC-MG,) .

ALMADA, Márcia. . Restauração da Planta Topográfica e Cadastral - Comissão Construtora da Nova Capital - acervo Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte. 2004 (Restauração de documento histórico de grandes dimensões) .

ALMADA, Márcia. . Preservação de Obras Raras da Biblioteca Pública Estadual Luis de Bessa - Lei Estadual de Incentivo à Cultura - USIMINAS. 2001 (Coordenação de projeto cultural - preservação de acervo bibliográfico - SEC-MG,) .

ALMADA, Márcia. . Preservação de Obras Raras da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa - Lei Estadual de Incentivo à Cultura - USIMINAS. 1999 (Coordenação de projeto cultural - preservação de acervo bibliográfico - SEC-MG,) .

ALMADA, Márcia. . Preservação de fontes históricas - 150 plantas arquitetônicas históricas da CCNC - IEPHA-MG - Lei Municipal de Incentivo à Cultura. 1997 (Preservação de acervo histórico -) .

ALMADA, Márcia. ; MATOS, B. P. . Preservação do Acervo Fotográfico de Belo Horizonte - 12 álbuns fotográficos do acervo do Museu Histórico Abílio Barreto - Lei Municipal de Incentivo à Cultura. 1996 (restauração de acervo fotográfico -) .

ALMADA, Márcia. ; DUARTE, M. L. S. . Preservação da Memória Iconográfica de Belo Horizonte -restauração de 100 projetos arquitetônicos da CCNC pertencentes ao Museu Histórico Abílio Barreto - Lei Municipal de Incentivo à Cultura. 1995 (Preservação de acervo artístico e histórico) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - 2018

    O Livro das Fortalezas (c.1509), roteiro de paisagens culturais. Análise material e estudo da representação espacial na Raia Luso-Espanhola?, Descrição: ?O Livro das Fortalezas (c.1509), roteiro de paisagens culturais? é um projeto multidisciplinar, que visa analisar, valorizar e divulgar a atividade pictórica de Duarte de Armas. Será desenvolvido um estudo integral de três manuscritos seiscentistas, que se encontram sob a guarda do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, da Biblioteca Nacional da Espanha da Biblioteca Nacional de Portugal. Este estudo incidirá na análise dos materiais pictóricos usados nas suas produções e na investigação sobre a politização e apropriação da paisagem inerente aos mesmos como evidências de sucessivos contextos de auto representação do poder.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Márcia Almada - Integrante / David Martín Marcos - Coordenador / Antonio Candeias - Integrante / Ana Luísa do Vale Fonseca Claro - Integrante / Marta Nunes Silva - Integrante / Tamar Herzog - Integrante., Financiador(es): Fundação Calouste Gulbenkian - Auxílio financeiro / Fundação para a Ciência e a Tecnologia - Bolsa / Laboratório Hércules-Universidade de Évora - Cooperação / Centro de Historia de Alem-Mar - Cooperação.

  • 2017 - Atual

    Em torno do Discurso: Formação cultural, exame material e circulação do manuscrito de 1720 atribuído a D. Pedro Miguel de Almeida Portugal, Descrição: O projeto visa a compreender os relatos escritos sobre a Revolta de 1720 em Vila Rica, sob o ponto de vista da História da Cultura Escrita e História das Idéias, trazendo novas abordagens sobre a produção, circulação e preservação de dois manuscritos atribuídos ao Governador da Capitania de Minas Gerais, D. Pedro Miguel, 3º Conde de Assumar.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Márcia Almada - Integrante / Rodrigo Bentes Monteiro - Coordenador / David Martín Marcos - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 8

  • 2014 - Atual

    A materialidade dos documentos pintados: entre a História e a Preservação, Descrição: Pesquisa fundada em bases teóricas e metodológicas interdisciplinares visando á reflexão sobre a materialidade dos manuscritos pintados em duas frentes convergentes. Por um lado, sob o olhar do historiador, pretende-se verificar a aplicabilidade, nas pesquisas historiográficas, dos conceitos e metodologias da cultura material no uso de fontes documentais escritas; por outro, sob o olhar do conservador-restaurador, pretende-se discutir teórica e metodologicamente os parâmetros de intervenção de preservação nestes documentos, tendo em vista que os vestígios históricos materiais, mesmo que degradantes, são fontes essenciais para o historiador interessado na materialidade do documento.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Márcia Almada - Coordenador / Luiz Antônio Cruz Sousa - Integrante / Marina Furtado Gonçalves - Integrante / Alexandre Cruz Leão - Integrante / Ana Cristina Torres Campos - Integrante / Maycon Felipe da Silva Amaral - Integrante / Bárbara Alves de Oliveira - Integrante / Bruna Michels - Integrante / MELISSA POLICHETTI ANCONA - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 50 / Número de orientações: 11

  • 2010 - 2017

    Produção e uso de documentos manuscritos adornados no século XVIII em Minas Gerais, Descrição: Pesquisa sobre a produção, os usos e as funções dos manuscritos ornamentados em Portugal e no Brasil, durante o século XVIII, unindo aspectos técnicos e históricos dos objetos vinculados à sua preservação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Márcia Almada - Coordenador / Júnia Ferreira Furtado - Integrante / Bethania Reis Veloso - Integrante / Maria Regina Emeri Quites - Integrante / Luiz Antônio Cruz Sousa - Integrante / Marina Furtado Gonçalves - Integrante / Isolda Maria Castro Mendes - Integrante / Alexandre Cruz Leão - Integrante., Financiador(es): Fundación Carolina - Centro de Estudos Hispanicos e Iberoamericanos - Bolsa / Universidade Federal de Minas Gerais - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa., Número de produções C, T & A: 41 / Número de orientações: 4

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2014

Demanda Universal - Edital 14/2013, CNPq.

2014

Demanda Universal 01/2013, FAPEMIG.

2014

Bolsas de estudo para América Latina e Caribe para participação no 43th Meeting do American Institute of Conservation of Historic and Artistic Works, 2015, Fundação do Instituto Americano para Conservação de Obras Históricas e Artíticas - FAIC.

2013

Menção Honrosa no III Prêmio ANPUH de Teses, Associação Nacional de História - ANPUH.

2012

Prêmio UFMG de Teses - História, Pró-Reitoria de Pós-Graduação - Universidade Federal de Minas Gerais.

2012

Indicação de tese para o Prêmio Fernão Mendes Pinto, em Portugal, Programa de Pós-Graduação em História da UFMG.

2012

Prêmio Capes de Teses - História, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES.

2012

Grande Prêmio Capes de Teses - Carolina Martuscelli Bori - Ciências Humanas, Línguistica, Letras e Artes, Ciências Sociais Aplicadas e Multidisciplinar (Ensino), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES.

2011

Bolsa de pesquisa - Movilidad Profesores Brasileños, Fundación Carolina.

2010

aprovada em primeiro lugar em concurso para professor assistente de Preservação no curso de Museologia da Unirio, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

2010

aprovada em primeiro lugar no concurso para professor assistente de Conservação-Restauração de Papel no curso de Conservação-Restauração da Escola de Belas Artes, Universidade Federal de Minas Gerais.

2008

finalista do Prêmio Jabuti, Câmara Brasileira do Livro.

2008

segundo lugar em concurso para professor assistente de Conservação e Restauração, Escola de Belas Artes - Universidade Federal de Minas Gerais.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Belas Artes, Departamento de Artes Plásticas. , Av. Antonio Carlos, 6627, Pampulha, 31270901 - Belo Horizonte, MG - Brasil, Telefone: (31) 34095375, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2017 - Atual

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora de projeto de pesquisa

    Outras informações:
    Pesquisadora do projeto "Em torno do Discurso: formação cultural, exame material e circulação do manuscrito de 1720 atribuído a D. Pedro Miguel de Almeida Portugal"

    Atividades

    • 03/2017

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, .,Linhas de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Nova

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador

    Outras informações:
    Pesquisadora do Projeto de pesquisa "O Livro das Fortalezas (c.1509), roteiro de paisagens culturais. Análise material e estudo da representação espacial na Raia Luso-Espanhola"

  • 2013 - Atual

    Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Nova

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador correspondente

    Outras informações:
    Pesquisadora Correspondente do Centro de História d?Aquém e d?Além-Mar

  • 2009 - 2009

    Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Nova

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador Visitante

    Outras informações:
    Pesquisadora Visitante do Centro de História d?Aquém e d?Além-Mar.

    Atividades

    • 08/2017

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de História d?Aquém e d?Além-Mar, .,Linhas de pesquisa

    • 01/2009 - 12/2009

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de História d?Aquém e d?Além-Mar, .,Linhas de pesquisa

  • 2010 - Atual

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2007 - 2011

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: estudante

    Outras informações:
    Desenvolvimento de pesquisa no grupo História de Minas e do Brasil - Espaço Cultura e Sociedade, liderado pela Professora Junia Ferreira Furtado

  • 2003 - 2003

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Professor de História da Arte no Departamento de História

    Atividades

    • 12/2018

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Belas Artes, .,Cargo ou função, Presidente da Comissão Organizadora do Edital para seleção de Professor Visitante/Visitante Estrangeiro.

    • 11/2018

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Belas Artes, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Internacionalização do PPG-Artes.

    • 11/2018

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Belas Artes, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Internacionalização do PPGArtes.

    • 09/2018

      Direção e administração, Escola de Belas Artes, .,Cargo ou função, Representante da Escola de Belas Artes no Conselho Universitário da UFMG.

    • 08/2017

      Direção e administração, Escola de Belas Artes, .,Cargo ou função, Membro Titular do Colegiado de Conservação-Restauração de Bens Culturais Móveis.

    • 06/2017

      Direção e administração, Escola de Belas Artes, .,Cargo ou função, Representante dos Professores Adjuntos na Câmara do Departamento de Artes Plásticas.

    • 01/2017

      Ensino, Artes, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Cultura material e cultura escrita - espaços, registros, preservação, Iconografia e Narrativas Visuais - séculos XVII a XIX

    • 01/2017

      Ensino, História, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Cultura material e cultura escrita - espaços, registros, preservação, Iconografia e Narrativas Visuais - séculos XVII a XIX

    • 06/2016

      Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos: Manuscritos Pintados: História Materialidade e Preservação

    • 08/2015

      Direção e administração, Escola de Belas Artes, .,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Conservação-Restauração de Bens Culturais Móveis.

    • 09/2010

      Ensino, Conservação-Restauração de Bens Culturais Móveis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Conservação de Papel II, Iconografia Religiosa, Prática de Restauração de Papel, Restauração de Obras de Arte sobre papel, Tópicos: Conservação no Arquivo Público Mineiro, Tópicos: Diagnóstico de obras de arte sobre papel - Moderna e Contemporânea, Tópicos: Manuscritos Pintados: História Materialidade e Preservação

    • 01/2010

      Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Belas Artes, Departamento de Artes Plásticas.,Linhas de pesquisa

    • 03/2007

      Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de História.,Linhas de pesquisa

    • 06/2018 - 12/2018

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Belas Artes, .,Cargo ou função, Presidente da Sub-Comissão para Processo Seletivo Pós-Graduação em Artes 2019.

    • 03/2015 - 03/2017

      Direção e administração, Escola de Belas Artes, .,Cargo ou função, Representante Titular dos Professores Adjuntos na Congregação da Escola de Belas Artes.

    • 01/2015 - 02/2015

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Belas Artes, .,Cargo ou função, Presidente da Comissão de Sindicância Portaria EBA 070/15.

    • 06/2012 - 05/2013

      Direção e administração, Escola de Belas Artes, .,Cargo ou função, Subcoordenadora do Curso de Conservação-restauração de bens culturais móveis.

    • 05/2011 - 05/2013

      Direção e administração, Escola de Belas Artes, Departamento de Artes Plásticas.,Cargo ou função, Membro Suplente da Câmara Departamental.

    • 05/2011 - 05/2013

      Direção e administração, Escola de Belas Artes, .,Cargo ou função, Membro Suplente da Congregação da Escola de Belas Artes.

    • 01/2012 - 05/2012

      Direção e administração, Escola de Belas Artes, .,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

    • 05/2011 - 01/2012

      Direção e administração, Escola de Belas Artes, .,Cargo ou função, Subcoordenador do Colegiado do Curso de Conservação-Restauração de Bens Culturais Móveis.

    • 01/2011 - 06/2011

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Belas Artes, .,Cargo ou função, Comissão Preparatória para Avaliação e Reconhecimento do Curso de Graduação em Conservação-restauração de bens culturais móveis - EBA-UFMG.

    • 04/2003 - 09/2003

      Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Arte Brasileira, História da Arte I

  • 2005 - 2007

    Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Diretor I, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Diretora do setor de Conservação-Restauração. Coordenação das atividades de preservação dos 5 museus ligados à instituição. Assessoria técnica a instituições congêneres. Coordenação da pesquisa de memórias entre os moradores de Cordisburgo, MG, para realização do livro O Coração do Lugar, com depoimentos vinculados à obra de Guimarães Rosa. Coordenação do projeto Cartões de Guignard para Amalita, que incluiu a publicação de um fac-símile da coleção e a restauração de 121 objetos de arte. Curadoria e produção do seminário Arte e Ciência no Setecentos Mineiro, entre outras atividades.

  • 1989 - 1996

    Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Técnico de nível superior, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Responsável pela preservação do acervo de obras sobre papel da Superintendência de Museus do Estado. Restauração do exemplar da públicação Triunfo Eucarístico (1734), de manuscritos de Guimarães Rosa e Alphonsus de Guimarães e de diversas obras de arte. Integrou a equipe que implementou as modificações na Reserva Técnica da instiutição e publicou artigo em congresso internacional a respeito do tema.

    Atividades

    • 09/2005 - 03/2007

      Direção e administração, Superintendência de Museus, .,Cargo ou função, Diretor I de Conservação e Restauração.

    • 07/1989 - 09/1996

      Serviços técnicos especializados , Superintendência de Museus, .,Serviço realizado, restauração de obras de arte e acervos históricos.

  • 1999 - 2005

    Biblioteca Pública Estadual Luís de Bessa

    Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Projeto Cultural, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Elaboração e coordenação das três etapas do Programa de Preservação de Obras Raras da Biblioteca Pública Estadual Luis de Bessa, realizadas através de financiamentos via leis de incentivo à Cultura. Na última fase, foi editado um CD-Rom com as fichas catalográficas e descritivos do acervo e realizado curso de formação profissional para 15 jovens portadores de deficiência física e 10 funcionários da instituição. Foram oferecidas visitas guiadas ao acervo e aulas especializadas, que reuniram um total de 200 pessoas ao longo do ano. No total, foram cerca de 2000 títulos catalogados e pesquisados e 6000 volumes preservados. O projeto foi um dos 153 selecionados para patrocínio em 2003-2004, dentre os 3784 inscritos na seleção pública de projetos da PETROBRAS.