Thiago Monteiro Bernardo
Mestre em História Comparada, pelo Programa de Pós-Graduação em História Comparada da UFRJ e Bacharel e Licenciado em História por esta mesma universidade. Atua no ensino e pesquisa de História no ensino básico e no ensino superior, tendo sido Professor de História da América da Universidade Federal do Rio de Janeiro, da SEEDUC-RJ e SME da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da América e História do Tempo Presente, atuando principalmente nos seguintes temas: Estudos sobre histórias em quadrinhos, cinema e mídia, História dos Estados Unidos América e educação especial para deficientes auditivos.
Informações coletadas do Lattes em 27/01/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado interrompido em 2017 em História
2014 - Atual
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Título: As quedas do morcego: Os imaginários sobre apocalipses sociais e as figurações do herói nas HQs do Batman (1986-2000),
Fábio Henrique Lopes. Ano de interrupção: 2017Palavras-chave: Batman; Estados Unidos; imaginário; Histórias em Quadrinhos.Grande área: Ciências Humanas
Mestrado em História Comparada
2007 - 2009
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Sob o Manto do Morcego: Uma análise comparada do imaginário da ameaça nos EUA da Era Reagan e da Era Clinton, através do Universo Ficcional do Batman (1985-1997),Ano de Obtenção: 2009
Sabrina Evangelista Medeiros.Palavras-chave: Estados Unidos da América; Batman; História Comparada; Imaginário da Ameaça; Guerra Fria; Histórias em Quadrinhos. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da América / Especialidade: História dos Estados Unidos.
Graduação em História
1998 - 2004
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Supersoldados e Nação: Uma análise das representações de heróis e vilões nas histórias do Capitão América, nos EUA da década de 1960
Orientador: Francisco Carlos Teixeira da Silva
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da América.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da América/Especialidade: História dos Estados Unidos.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea/Especialidade: História do Tempo Presente.
Organização de eventos
LOPES, F. H. ; BERNARDO, Thiago Monteiro ; OLIVEIRA, M. L. ; SANTOS, R. F. G. ; LELIS, F. O. ; SILVA, N. F. . II Jornada de Estudos de Gênero e História. 2015. (Congresso).
REBLIN, I. A. ; BRAGA JUNIOR, A. X. ; Natania A. S. Nogueira ; BERNARDO, Thiago Monteiro . II Entre ASPAS. 2015. (Congresso).
REBLIN, I. A. ; BRAGA JUNIOR, A. X. ; BERNARDO, Thiago Monteiro ; Natania A. S. Nogueira . II Fórum Nacional de Pesquisadores em Arte Sequêncial. 2014. (Congresso).
BERNARDO, Thiago Monteiro ; Natania A. S. Nogueira ; REBLIN, I. A. ; Márcio dos Santos Rodrigues ; BRAGA JUNIOR, A. X. . I Entre ASPAS. 2013. (Congresso).
BERNARDO, Thiago Monteiro ; Natania A. S. Nogueira ; Márcio dos Santos Rodrigues ; Nobuyoshi Chinen ; Jefferson Lima ; Marianna Cruz Lima ; Renata Lima Arantes . I Fórum Nacional de Pesquisadores em Arte Sequencial. 2012. (Congresso).
BERNARDO, Thiago Monteiro ; MACHADO, H. ; CRESPO, J. C. M. . Interpretações contemporâneas da teoria do conhecimento. 2001. (Congresso).
Participação em eventos
IX Encontro de Pesquisas de Graduação em História.Redemocratização: debates e perspectivas. 2013. (Encontro).
I Fórum Nacional de Pesquisadores em Arte Sequencial.GT 1: Narrativas sequenciais na História, Ciências Sociais e Humanidades. 2012. (Simpósio).
Segundo Colóqui Filosofia e Quadrinhos.Batman, moral e virtude na cultura politica dos EUA. 2012. (Outra).
XV Encontro Regional de História - ANPUH-Rio Ofício do Historiador: Ensino e Pesquisa.Batman, abuso infantil e as representações sobre moral e virtude na cultura politica dos EUA da década de 1990. 2012. (Simpósio).
I Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos.HQ e História 6. 2011. (Simpósio).
Seminário Pesquisa e Ensino de História da Universidade Rural do Rio de Janeiro.Usos de Fontes Documentais no Ensino. 2010. (Seminário).
III Semana Acadêmica do CEDERJ.As Viagens Através da História. 2009. (Outra).
XI Encontro Internacional SOCINE Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Áudio Visual.As diferentes máscaras do morcego: uma análise das representações sobre heróis e ameaças nos longas-metragens de Batman para o cinema. 2007. (Encontro).
XII Encontro Regional de História Anpuh - Rio: Usos do Passado.História e Histórias em Quadrinhos: um debate sobre possibilidades analíticas. 2006. (Encontro).
XXIII Simpósio Nacional de História: História: Guerra e Paz.Inimigos na Noite: Política Externa, Cultura Política e Imaginário nos EUA, na Segunda Guerra Fria, através das histórias do Batman. 2005. (Simpósio).
2 Simpósio Nacional de História Cultural.O imaginário da ameaça nos EUA do pós-Guerra Fria através do universo ficcional do Batman (1993-2000). 2004. (Simpósio).
Seminário de História e Geografia.História em Quadrinhos e Cultura Política. 2004. (Seminário).
XXII Simpósio Nacional de História: História Acontecimento e Narrativa.Nação, Temor e Mal-Estar: O Imaginário Político Norte-Americano através das histórias em Quadrinhos do Capitão América.. 2003. (Simpósio).
XXV Jornada de Iniciação Científica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).Aventuras Fantásticas: Uma análise sobre a Interação de Cultura Política e Mal-Estar nos Role Playing Games. 2003. (Outra).
XXV Jornada de Iniciação Científica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).Nazistas no Brasil: Propaganda e Atuação de Agentes Nazistas através do Jornal Gazeta de Notícias nos anos de 1939 a 1942. 2003. (Outra).
11 de Setembro um ano depois - Balanço Crítico.11 de Setembro um ano depois - Balanço Crítico. 2002. (Seminário).
XXIII Jornada de Iniciação Científica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).Lendas Vivas: Uma análise dos discursos nacionalistas e anti-comunistas nas histórias do Capitão América, nos EUA da década de 1960. 2002. (Outra).
Seminário Desafios do Tempo Presente. 2001. (Seminário).
Violência na História. 2001. (Seminário).
XXIII Jornada de Iniciação Científica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).Lendas Vivas: Uma análise dos discursos nacionalistas e anti-comunistas nas histórias do Capitão América, nos EUA da década de 1960. 2001. (Outra).
História e Trabalho. 1999. (Outra).
Totalitarismo, Ditadura e Revolução no Século XX. 1999. (Seminário).
A História Continua. 1998. (Seminário).
VIII Ciclo de debates em História Antiga: Identidade e alteridade no Mundo Antigo. 1998. (Simpósio).
Participação em bancas
PEREIRA, W. P.BERNARDO, Thiago MonteiroSOUSA, R. F.. Save Ferris: significados e discursos sobre a figura do jovem na produção de comédias adolescentes norte-americanas na década de 1980. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
PEREIRA, W. P.BERNARDO, Thiago MonteiroSOUSA, R. F.. Selvagens e Rebeldes: a representação juvenil no cinema hollywoodiano da primeira metade da década de 1950. 2011.
Orientou
A Loucura e o Expressionismo no Universo Ficcional do Batman; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Thiago Monteiro Bernardo;
Os usos das redes sociais na "Revolução Egípcia": Uma análise sobre o papel condicionador do Facebook nas transformações políticas ocorridas no Egito em 2011; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Thiago Monteiro Bernardo;
Diabo, Juventude e Heavy Metal: Uma análise da apropriação do antagonista do cristianismo na temática do heavy metal no mundo anglófono; (1970-1985); 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Thiago Monteiro Bernardo;
A construção de um fenômeno de massa na TV brasileira dos anos de 1990: o caso de; 2012; Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Thiago Monteiro Bernardo;
Repensando o movimento grunge: caminhos para a construção de uma identidade; 2012; Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Thiago Monteiro Bernardo;
Diabo, juventude e heavy metal: uma análise da apropriação do antagonista do cristianismo no heavy metal; 2012; Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Thiago Monteiro Bernardo;
Funk Carioca: As Relações Culturais entre Centros e Periferias e a Antropofagia da Pós-modernidade; 2012; Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Thiago Monteiro Bernardo;
A Construção do Estereótipo Carioca a partir dos Filmes do Zé Carioca e Rio; 2012; Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Thiago Monteiro Bernardo;
Representações de um ideal de América através da Figura do Tio Sam na HQ da Vertigo; 2012; Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Thiago Monteiro Bernardo;
Romances Abolicionistas Femininos e a Construção do Ideário Nacional Brasileiro e Estadunidense no Século XIX; 2012; Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Thiago Monteiro Bernardo;
Produções bibliográficas
-
BERNARDO, Thiago Monteiro . Anomia, Outsiders e identidades no Tempo Presente através de Batman: A Piada Mortal. O Olho da História , v. 1, p. 1-16, 2011.
-
BERNARDO, Thiago Monteiro . História em Quadrinhos e Política. In: Francisco Carlos Teixeira da Silva. (Org.). ENCICLOPÉDIA DE GUERRAS E REVOLUÇÕES DO SÉCULO XX: as grandes transformações do mundo contemporâneo. 1ed.Rio de Janeiro: Campus, 2004, v. , p. 450-453.
-
BERNARDO, Thiago Monteiro ; MANGUEIRA, Sérgio Augusto Muniz . RPG (Role Playing Game). In: Francisco Carlos teixeira da Silva. (Org.). ENCICLOPÉDIA DE GUERRAS E REVOLUÇÕES DO SÉCULO XX: as grandes transformações do mundo contemporâneo. 1ed.Rio de Janeiro: Campus, 2004, v. , p. 793-795.
-
BERNARDO, Thiago Monteiro . Ufologia (Comportamento e Mal-Estar). In: Francisco Carlos Teixeira da Silva. (Org.). ENCICLOPÉDIA DE GUERRAS E REVOLUÇÕES DO SÉCULO XX: as grandes transformações do mundo contemporâneo. 1ed.Rio de Janeiro: Campus, 2004, v. , p. 919-920.
-
BERNARDO, Thiago Monteiro . Vampiro. In: Francisco Carlos Teixeira da Silva. (Org.). ENCICLOPÉDIA DE GUERRAS E REVOLUÇÕES DO SÉCULO XX: as grandes transformações do mundo contemporâneo. 1ed.Rio de Janeiro: Campus, 2004, v. , p. 934-936.
-
BERNARDO, Thiago Monteiro ; SANTOS, Christiano Britto Monteiro dos . Teoria da Dependência. In: Francisco Carlos Teixeira da Silva. (Org.). ENCICLOPÉDIA DE GUERRAS E REVOLUÇÕES DO SÉCULO XX: as grandes transformações do mundo contemporâneo. 1ed.Rio de Janeiro: Campus, 2004, v. , p. 887-888.
-
BERNARDO, Thiago Monteiro . Paisagens de um sentimento de crise: Batman, política e cultura no final do Século XX. In: I Fórum Nacional de Pesquisadores em Arte Sequencial, 2012, Leopoldina. Anais do I Fórum Nacional de Pesquisadores em Arte Sequencial. Leopoldina, 2012.
-
BERNARDO, Thiago Monteiro . Histórias em Quadrinhos, historiografia e narrativas: discussões sobre leituras e usos das histórias em quadrinhos pela história e seus regimes de verdade. In: XXVI Simpósio Nacional de História (ANPUH) 2011, 2011, São Paulo. Anais do XXVI simpósio nacional da ANPUH - Associação Nacional de História. São Paulo: ANPUH-SP, 2011. v. 01.
-
BERNARDO, Thiago Monteiro . Quem ouve os que silenciosamente choram? Batman e as figurações de uma crise moral nos anos de 1990 nos EUA. In: I Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos, 2011, São Paulo. Anais da I Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos. São Paulo: Escola de Comunicações e Artes - Universidade de São Paulo. São Paulo: Escola de Comunicação Social - USP, 2011. v. 1. p. 1-1.
-
BERNARDO, Thiago Monteiro . Batman e Cultura Política no governo de Ronald Reagan. In: Simpósio de História Comparada, 2010, Rio de Janeiro. Anais do Simpósio de História Comparada 2010, 2010. v. 1.
-
BERNARDO, Thiago Monteiro . Por Dentro da Batcaverna: um debate teórico-metodológico sobre HQs e História através do universo Ficcional do Batman. In: XXIV Simpósio Nacional de História, 2007, São Leopoldo. Anais do XXIV Simpósio Nacional de História. São Leopoldo: Unisinos, 2007.
-
BERNARDO, Thiago Monteiro . História e Histórias em Quadrinhos: um debate sobre possibilidades analíticas. In: XII Encontro Regional de História Anpuh - Rio: Usos do Passado, 2006, Niterói. XII Encontro Regional de História Anpuh, 2006.
-
BERNARDO, Thiago Monteiro . Inimigos na Noite: Política Externa, Cultura Política e Imaginário nos EUA, na Segunda Guerra Fria, através das histórias do Batman. In: XXIII Simpósio Nacional de História: História: Guerra e Paz, 2005, Londrina. Anais do XXIII Simpósio Nacional de História: História: Guerra e Paz [CD-ROM]. Londrina: Editorial Mídia, 2005.
-
BERNARDO, Thiago Monteiro . Batman e Cultura Política no governo de Ronald Reagan. In: IX Simpósio de História Comparada, 2010, Rio de Janeiro. IX Simpósio de História Comparada: Caderno de Resumos. Rio de Janeiro, 2010.
-
BERNARDO, Thiago Monteiro . Das páginas para as telas e de lá de volta outra vez:a construção das narrativas compartilhadas de Batman nas HQs e no Cinema. In: III Encontro Nacional de História dos Estados Unidos, 2015, Rio de Janeiro. III Encontro Nacional de História dos Estados Unidos, 2015. v. 1. p. 35-36.
-
BERNARDO, Thiago Monteiro . "JUst a Bad Day": as relações entre política, identidade e mal-estar na graphic novel Batman: The Killing Joke. In: XIII Encontro de História Anpuh-Rio Identidades, 2008, Seropédica. XIII Encontro de História Anpuh-Rio Identidades Caderno de resumos e Programação, 2008. v. 1. p. 42-42.
-
BERNARDO, Thiago Monteiro . As diferentes máscaras do morcego: uma análise das representações sobre heróis e ameaças nos longas-metragens de Batman para o cinema. In: XI Encontro Internacional SOCINE ? Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Áudio Visual, 2007, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos do XI Encontro Internacional SOCINE ? Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Áudio Visual, 2007. p. 22-23.
-
BERNARDO, Thiago Monteiro . História e Histórias em Quadrinhos: um debate sobre possibilidades analíticas. In: XII Encontro Regional de História Anpuh - Rio: Usos do Passado, 2006, Niterói. XII Encontro Regional de História Anpuh - Rio: Usos do Passado - Programas e Resumos, 2006. p. 141-141.
-
BERNARDO, Thiago Monteiro . Inimigos na Noite: Política Externa, Cultura Política e Imaginário nos EUA, na Segunda Guerra Fria, através das histórias do Batman. In: XXIII Simpósio Nacional de História: História: Guerra e Paz, 2005, Londrina. Programas e Resumos [do] XXIII Simpósio Nacional de História: História: Guerra e Paz. Londrina: Editorial Mídia, 2005. p. 448-448.
-
BERNARDO, Thiago Monteiro . O imaginário da ameaça nos EUA do pós-Guerra Fria através do universo ficcional do Batman (1993-2000). In: 2 Simpósio Nacional de História Cultural, 2004, Rio de Janeiro. II Simpósio Nacional de História Cultural, 2004. p. 44-44.
-
BERNARDO, Thiago Monteiro ; PEREIRA, Isabelle Cristina Vieira . Nazistas no Brasil: Propaganda e Atuação de Agentes Nazistas através do Jornal Gazeta de Notícias nos anos de 1939 a 1942. In: XXV Jornada de Iniciação Científica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), 2003, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos XXV Jornada de Iniciação Científica da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: UFRJ, 2003.
-
BERNARDO, Thiago Monteiro ; MANGUEIRA, Sérgio Augusto Muniz . Aventuras Fantásticas: Uma análise sobre a Interação de Cultura Política e Mal-Estar nos Role Playing Games. In: XXV Jornada de Iniciação Científica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), 2003, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos XXV Jornada de Iniciação Científica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro: UFRJ, 2003.
-
BERNARDO, Thiago Monteiro . Nação, Temor e Mal-Estar: O Imaginário Político Norte-Americano através das histórias em Quadrinhos do Capitão América. In: Associação Nacional de História ? ANPUH / XXII Simpósio Nacional de História: História Acontecimento e Narrativa, 2003, João Pessoa - PB. Livro de Resumo. Associação Nacional de História ? ANPUH / XXII Simpósio Nacional de História: História Acontecimento e Narrativa.. João Pessoa: UFPB, 2003. p. 203-203.
-
BERNARDO, Thiago Monteiro . Super-Soldados e Nação: Uma análise das representações de Heróis e Vilões nas Histórias em Quadrinhos do Capitão América, nos EUA da Década de 1960. In: XXIV Jornada de Iniciação Científica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), 2002, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos XXIV Jornada de Iniciação Científica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro: UFRJ, 2002.
-
BERNARDO, Thiago Monteiro . Lendas Vivas: Uma análise dos discursos nacionalistas e anti-comunistas nas histórias do Capitão América, nos EUA da década de 1960. In: XXIII Jornada de Iniciação Científica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), 2001, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos da XXIII Jornada de Iniciação Científica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro: UFRJ, 2001.
-
BERNARDO, Thiago Monteiro . Ser pai em Gotham City: masculinidades, paternidade e moral em Batman Ano I (1987) e Batman: a Piada Mortal (1988). 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BERNARDO, Thiago Monteiro . Representações do Sistema Internacional pós II Guerra Mundfial através de Naruto Shippuden. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BERNARDO, Thiago Monteiro . Batman, moral e virtude na cultura politica dos EUA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BERNARDO, Thiago Monteiro . Para provar que não sou um estranho: Batman: A Piada Mortal e as representações de anomia e Mal-Estar no Tempo Presente. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BERNARDO, Thiago Monteiro . A díade herói-vilão nas HQs sobre Batman. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
BERNARDO, Thiago Monteiro . Utopias e Distopias do capitalismo liberal: leituras comparadas na HQ Batman: Ano Um, de Frank Miller. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
BERNARDO, Thiago Monteiro . 'Just a bad day': as relações entre política, identidade e mal-estar na graphic novel Batman: The Killing Joke. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
BERNARDO, Thiago Monteiro . História em Quadrinhos e Cultura Política. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BERNARDO, Thiago Monteiro . Supersoldados e nação uma análise das representações de heróis e vilões nas histórias do Capitão América, nos Estados Unidos da década de 1960. Rio de Janeiro: UFRJ, 2004 (Monografia).
Outras produções
BERNARDO, Thiago Monteiro . Parecerista ad-hoc para a Temporalidades - Revista Discente do Programa de Pós-Graduação em História da UFMG. 2020.
BERNARDO, Thiago Monteiro . Parecerista ad-hoc para a Temporalidades - Revista Discente do Programa de Pós-Graduação em História da UFMG. 2020.
BERNARDO, Thiago Monteiro . Parecerista ad-hoc para a Temporalidades - Revista Discente do Programa de Pós-Graduação em História da UFMG. 2018.
BERNARDO, Thiago Monteiro ; VIANNA, A. M. . Home Page do Laboratório de Estudos do Tempo Presente. 2001.
BERNARDO, Thiago Monteiro . Caminhos da Reportagem. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
BERNARDO, Thiago Monteiro . Escola de História. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Atividades remotas para o ensino de História através de canal no Youtube).
BERNARDO, Thiago Monteiro . As Histórias em Quadrinhos e a Nova História Política: práticas e debates para Pesquisa e Ensino. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
BERNARDO, Thiago Monteiro . minicurso Mídia e Juventude: Representações do Tempo Presente na Literatura, Histórias em Quadrinhos, Música e RPGs. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
BERNARDO, Thiago Monteiro . Jornada de Iniciação Científica, Artística e Cultural. 2011. (Coordenador de Seção).
BERNARDO, Thiago Monteiro . Jornada de Iniciação Científica, Artística e Cultural. 2010. (Coordenador de Seção).
BERNARDO, Thiago Monteiro . Acervo de Monografias, Dissertações e Teses do Laboratório de Estudos do Tempo Presente ? TEMPO da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 2002. (Organização de Acervo).
BERNARDO, Thiago Monteiro ; PEREIRA, Isabelle Cristina Vieira . Os Tribunais da Ditadura: O Uso da Violência nas Ditaduras Contemporâneas. 2002. (Levantamento de Fontes).
Projetos de pesquisa
-
2010 - 2012
Mídias, Narrativas, História e Juventude na contemporaneidade, Descrição: Projeto de pesquisa que objetiva investigar a disputa/construção de diferentes culturas políticas na cultura jovem e midiática no século XX. Em nosso escopo analítico estão diferentes artefatos dessa cultura produzida pela e para a juventude, como a música; o cinema; a televisão; as histórias em quadrinhos; a literatura e os videogames. Partindo da concepção teórica sobre a cultura da mídia de Douglas Kellner, a compreendemos como um campo de disputa de diferentes projetos sociais, no interior do qual selecionamos um conjunto amplo de fontes que, através de uma abordagem comparada, permitem ao historiador enxergar segmentos do entrelaces de fios que tecem a cultura jovem do tempo presente. Essa cultura jovem, especialmente aquela que se desenvolveu nas décadas de 1980, 1990 e 2000, é, ainda, um território pouco mapeado pela historiografia. Propomos lançar luz neste ponto cego, estimulando o debate acerca das vivências da geração pós-1968, interpretando de forma crítica as construções de memória e vivências e identidades geracionais desse período.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (9) . , Integrantes: Thiago Monteiro Bernardo - Coordenador., Número de orientações: 10
Prêmios
2010
Aprovação em quarto lugar na seleção de professor Substituto de História da América, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ.
2009
Dissertação de Mestrado indicada para publicação, PPGHC - IFCS - UFRJ..
2008
Aprovação em segundo lugar na seleção de professor Substituto de História da América, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.
1996
Menção honrosa na categoria B do concurso de RPG Rio em Jogo, Centro de tecnologia educacional / SR3 - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Laboratório de Estudos do Tempo Presente - TEMPO - IFCS - UFRJ. , Largo de São Francisco de Paula, 1. Sala 315, Centro, 20051-070 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Experiência profissional
2010 - 2012
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Substituto de História da América, Carga horária: 20
Outras informações:
Disciplinas Minisrradas:
Atividades
-
01/2012
Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da América II
-
01/2011
Pesquisa e desenvolvimento, Laboratório de Estudos do Tempo Presente - TEMPO - IFCS - UFRJ.,Linhas de pesquisa
-
08/2011 - 12/2011
Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópico especial de História da América III: Mídia, cultura jovem, rebeldia e conservadorismo na América (1950-2000), Os Estados Nacionais Americanos e Relações Internacionais: Culturas Políticas da Guerra Fria através das HQs e do Cinema
-
01/2011 - 07/2011
Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da América II, Tópico especial de História da América III: Mídia, cultura jovem, rebeldia e conservadorismo na América (1950-2000)
-
08/2010 - 12/2010
Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da América Contemporânea, História da América II
2010 - Atual
Prefeitura da Cidade do Rio de JaneiroVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor I - História, Carga horária: 16
2006 - Atual
Governo do Estado do Rio de JaneiroVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de História, Carga horária: 16
2005 - 2010
Prefeitura Municipal de Angra dos ReisVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de História, Carga horária: 16
Outras informações:
Professor de História no ensino fundamental regular, no ensino de jovens e adultos e na educação especial para deficientes auditivos.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Thiago Monteiro Bernardo e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?