HEDER CLEBER DE CASTRO RANGEL

Possuo Doutorado em Linguística e Especialização em Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Alagoas; Graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal de Pernambuco (Habilitação em Publicidade e Propaganda). Possuo Certificado de Licença Capacitação para o Pós-Doutorado pela Universidade Toulouse Jean Jaurès (FRANÇA). Sou Professor Associado, Nível 1, Classe D da Universidade Federal de Alagoas (UFAL/CAMPUS DO SERTÃO). Sou Professor pesquisador ligado ao GEDON ? Grupo de Pesquisa e Estudo Discurso e Ontologia (UFAL/MACEIÓ); Sou Professor Pesquisador ligado ao DISENSO - Grupo de Pesquisa Discurso, Sentidos e Sociedade (UFAL/CAMPUS DO SERTÃO). Desenvolvo estudos e pesquisas em Linguística, Educação, Comunicação, Marketing, Publicidade e Propaganda, com base na Teoria de Análise de Discurso.

Informações coletadas do Lattes em 04/03/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Letras e Lingüística

2005 - 2009

Universidade Federal de Alagoas
Título: NOSSOS COMERCIAIS, POR FAVOR! UMA ANÁLISE DISCURSIVA SOBRE A LINGUAGEM PUBLICITÁRIA
, Ano de obtenção: 2009. MARIA DO SOCORRO AGUIAR DE OLIVEIRA CAVALCANTE. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas, FAPEAL, Brasil. Palavras-chave: Análise de Discurso, Publicidade, Marketing.

Especialização em Curso de Especialização Em Língua Portuguesa

1994 - 1997

Universidade Federal de Alagoas

Graduação em Comunicação Social Publicidade e propaganda

1980 - 1983

Universidade Federal de Pernambuco
Título: Comunicação e Sociedade
Orientador: Mariano Arouche

Formação complementar

2020 - 2020

Curso Moodle Básico. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.

2019 - 2019

Capacitação p/ Banco Avaliadores Sistema Avaliação da Educação Superior. (Carga horária: 90h). , Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.

2019 - 2019

Recherche post-doctorale. (Carga horária: 400h). , Université Toulouse Jean Jaurès, UT2J, França.

2015 - 2015

Capacitação para a Rede Nacional de Certificadores. (Carga horária: 30h). , Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.

2014 - 2014

TREINAMENTO DO MÓDULO DE EXTENSÃO DO SIG - SIGAA. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.

2010 - 2014

Extensão universitária em Curso Regular de Francês. , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.

2013 - 2013

Programa de Inserção do Novo Servidor. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.

2011 - 2011

IV Jornada de Iniciação Científica. , Centro Universitário CESMAC, FEJAL, Brasil.

2010 - 2010

Curso de Especialização em Educação Especial. (Carga horária: 448h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Públicas e Propaganda/Especialidade: Professor.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Públicas e Propaganda/Especialidade: Redator Publicitário.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Públicas e Propaganda/Especialidade: Marketing.

Organização de eventos

RANGEL, Heder. ; SILVA SOBRINHO, H. F. ; RAMIRES, L. M. M. P. . III SEPLEV (Seminário de Estudos em Práticas de Linguagem e Espaço Virtual. 2016. (Outro).

RANGEL, Heder. ; RAMIRES, M. L. P. . I Sertão AD- Encontro de Análise de Discurso. 2015. (Outro).

RANGEL, Heder. . XXIV Congresso Pan-americano de arquitetos. 2012. (Congresso).

Participação em eventos

Discurso publicitário governamental em tempos de pandemia. 2021. (Seminário).

Webinário Felicidade e motivação em tempos de pandemia. É possível?. 2021. (Outra).

?Mídia e Discurso?, no ?Café e(m)Discurso.Mídia e discurso. 2020. (Outra).

Intervenções terapêuticas ocupacionais ao paciente diagnosticado com COVID-19/ em UTI, intervenção e indicação de Cuidados Paliativos. 2020. (Outra).

I Seminário Virtual da UFRPE: Desmistificando o processo de ensino-aprendizagem on-line. 2020. (Seminário).

Mesa Redonda: ?Publicidade, Jornalismo e Análise do Discurso: Pontos de Intersecção?.Publicidade, Jornalismo e Análise do Discurso: Pontos de intersecção. 2020. (Outra).

Webconferência: Ciência, Racionalidade e Espiritualidade em Tempos de Pandemia. 2020. (Outra).

Webconferência: Como Administrar o Home Office em Tempos de Quarentena?,. 2020. (Outra).

Webinário: ?Cenários filosóficos na era pandêmica: Reflexões e desafios?. 2020. (Outra).

webinário: ?Educação Superior Digital Onlife?. 2020. (Outra).

Webinário: ?Influência das emoções no comportamento do consumidor?. 2020. (Outra).

Webinário: Competência digital docente em construção na Ufal. 2020. (Outra).

Webinário: Cuidados com a saúde em tempos de pandemia - orientações interprofissionais. 2020. (Outra).

Webinário: Os impactos da Covid-19 para as políticas de inclusão. 2020. (Outra).

Webinário "A Covid-19 e a Ciência: a guerra finita",. 2020. (Outra).

71ª Reunião Anual da SBPC. Participante. 2019. (Congresso).

I Jornada de Análise do Discurso no Sertão.Processos Discursivos: Sujeito, Ideologia e Sentidos. 2019. (Outra).

70 Reunião Anual da SBPC. Avaliador/Debatedor na Sessão de Pôsteres. 2018. (Congresso).

IV SEPLEV - Seminário de Estudos em Práticas de Linguagem e Espaço Virtual.Comunicar e Informar: sentidos em construção. 2018. (Seminário).

Seminario Internacional de Estudios sobre discurso y argumentación.Discurso Político-governamental: Entrecruzamentos com a perspectiva dialógica e a argumentação. 2018. (Seminário).

II Encontro de Planejamento de Ações do Campus do Sertão.Exposição de Ações e Planejamento da Coordenação de Extensão do Campus do Sertão. 2017. (Encontro).

III Estudos em Linguagem do Sertão - III ELIS.Nossos Comerciais, por favor! - Uma análise discursiva sobre a linguagem publicitária. 2017. (Outra).

VI Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa.Um olhar discursivo sobre a linguagem da poesia crítico-inventiva. 2017. (Simpósio).

Workflow - Criatividade, Iintegração e Empreendedorismo.Comunicação e Gestão do Conhecimento. 2017. (Outra).

II Encontro de Estudos Literários do Sertão Alagoano - II EELSA.Depois de 30: a poesia crítico-inventiva de Otávio Cabral e Fernando Fiúza. 2016. (Encontro).

Jornada Pedagógica 2016, Pedagogia no Sertão: reflexões e questionamentos para uma prática transformadora.Discursos (re)velados: um ponto de vista Pecheutiano. 2016. (Outra).

Seminário de Estudos em Práticas de Linguagem e Espaço Virtual.Um olhar discursivo sobre a linguagem da poesia crítico-inventiva. 2016. (Seminário).

Sextas Jornadas de Análise do Discurso e Segundo Congresso Internacional de Estudos do Discurso da Universidade de São Paulo. O Discurso Político-governamental: apelos e ordens. 2016. (Congresso).

Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia. Análise de Discurso e alguns pontos analíticos de saberes diferenciados. 2015. (Congresso).

II ELIS - Encontro em Linguagem do Sertão.A Análise de Discurso frente a diferentes questões de linguagem. 2015. (Encontro).

IV Colóquio Internacional de Análise do Discurso.Slogan: um grito de força, poder e liderança. 2015. (Outra).

1 Encontro Nacional de História do Sertão (1 ENHS).Mesa Redonda: Filme Cabra Marcado para morrer. 2014. (Encontro).

I Colóquio em Letras e Linguística e X Seminário Discente.Mesa Redonda: Ver para crer: um ponto de vista analítico sobre o discurso publicitário. 2014. (Outra).

I Congresso Internacional de Estudos do Discurso. Slogan: um grito de força, poder e liderança. 2014. (Congresso).

I Estudos em linguagem do Sertão.Mesa Redonda: Discurso e Comunicação: circulação de sentidos na publicidade. 2014. (Outra).

II SEPLEV - Seminário de Estudos em Práticas de Linguagem e Espaço Virtual.Slogan: um grito de força, poder e liderança. 2014. (Seminário).

VI Seminário de Estudos em Análise do Discurso.Nossos comerciais, por favor! Uma análise discursiva sobre a linguagem publicitária. 2014. (Seminário).

É Culpa da Mídia 5.O mercado Alagoano e os blogs de moda. 2013. (Encontro).

V Encontro de Estudos da Linguagem e IV Encontro Internacional de Estudos da Linguagem.AD e a Linguagem publicitária. 2013. (Encontro).

Ciclo de Palestras - Desafios na Gestão de Crises. 2012. (Outra).

Curso Intensivo de Redação Publicitária. 2012. (Outra).

Formação dos orientadores de TCC. 2011. (Oficina).

III Encontro Pedagógico Formação Continuada.Oficina: Colcha de Retalhos e Formação Continuada de Professores: histórias que tecem a autoria de ser docente e pesquisador. 2011. (Encontro).

III Simpósio Imagem e Identidade e território.Nossos Comerciais, por favor! Uma análise discursiva sobre a linguagem publicitária. 2011. (Simpósio).

Jornada de mobilização Pedagógica. 2011. (Encontro).

XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste. Coordenador da Divisão TEmática DT 02 - Publicidade e Propaganda - sessão 2. 2011. (Congresso).

XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste. Moderador da Mesa 02 - Pesquisa Empírica na Publcidade. 2011. (Congresso).

XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste. Coordenador Geral das Divisões Temáticas. 2011. (Congresso).

Encontro pedagógico - Comunicação didática - A intencionalidade pedagógica como estratégia de ensino. 2010. (Encontro).

II Ciclo de Palestras É culpa da mídia. 2010. (Encontro).

Encontro de Comunicação - ENCON.Criatividade, com humor e com afeto. O humor em publicidade propaganda.. 2009. (Outra).

I Colóquio Internacional Discurso&Mídia.Ver para crer - um ponto de vista analítico sobre a linguagem publicitária. 2009. (Outra).

Mídia e Formação Etno-Histórica da identidade Alagoana na Transitoriedade do Tempo.Humor e Publicidade. 2009. (Encontro).

Oficina para Elaboração de Projeto de Pesquisa.Humor e publicidade - Interação e interatividade. 2009. (Oficina).

Participação em bancas

Aluno: Janaina Alves Pereira Almeida dos Santos

CAVALCANTE, M. S. A. O.; SILVA, S. E. V.;RANGEL, Heder.. Produção de sentidos e representações da mulher na campanha 'A linda Ex' de O Boticário. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Danielle Cândido da Silva NAscimento

AMARAL, M. V. B.; SILVA, S. E. V.;RANGEL, Heder.. MEDO E CONSUMO: Os efeitos de sentido da publicidade de choque. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Maria Luiza Maciel Ferreira

AMARAL, M. V. B.;RANGEL, Heder.; SILVA, S. E. V.. O sujeito discursivo da propaganda governamental de serviço: contradições do discurso e efeitos de sentido. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Ana Paula Santos de Oliveira

Ana P S Oliveira; LAMEIRAS, M. S.;RANGEL, Heder.; SILVA SOBRINHO, H. F.. ONG Comitê para democratização da informática (CDI) - Inclusão social ou reprodução do discurso mercadológico. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Maria Rachel Fiúza Moreira

CAVALCANTE, M. S. A. O.; MAGALHAES, B.; RAMIRES, L. M. M. P.; SILVA SOBRINHO, H. F.;RANGEL, Heder.. Histórias Editadas: Um arquivo que ser quer memória. 2019. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Antonio de Castro Amaral

AMARAL, M. V. B.; SILVA, S. E. V.; SILVA SOBRINHO, H. F.;RANGEL, Heder.. Os (des) caminhos dos sentidos do público e do privado na lei das parcerias público-privado. 2018. Tese (Doutorado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Maria Rachel Fiúza Moreira

CAVALCANTE, M. S. A. O.; MAGALHAES, B.;RANGEL, Heder.. Histórias (E)ditadas; Um arquivo que se quer memória. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Janaína Alves Pereira dos Santos

CAVALCANTE, M. S. A. O.; SILVA, S. E. V.;RANGEL, Heder.. A produção de sentidos e a representação da mulher na publicidade da marca O Boticário. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Danielle Cândido da Silva NAscimento

RANGEL, Heder.; AMARAL, M. V. B.; SILVA, S. E. V.. MEDO E CONSUMO: os efeitos de sentido da publicidade de choque. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Danielle Cândido da Silva NAscimento

AMARAL, M. V. B.; SILVA, S. E. V.;RANGEL, Heder.. MEDO E CONSUMO: os efeitos de sentido da publicidade de choque. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Maria Luiza Maciel Ferreira

AMARAL, M. V. B.; SILVA, S. E. V.;RANGEL, Heder.. O sentido de sujeito acolhedor representado na imagem da propaganda governamental de serviço: contradições do discurso e efeitos de sentidos. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Letras e Lingüística) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Ana Paula Santos de Oliveira

Stela Lameiras; SILVA SOBRINHO, H. F.;RANGEL, Heder.. Análise do discurso da ONG Comitê para Democratização da Informática - (CDI): Inclusão social ou reprodução do discurso mercadológico?. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Suelen Rodrigues do Amaral Petrauska

SOBRAL, M. P. O.; PAVEZI, M.;RANGEL, Heder.. A oferta educacional no semiárido Delmirense: questões para refletir sobre dizeres, saberes e fazeres em uma escola localizada em Delmiro Gouveia/AL. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Educação no Semiárido) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Elisabeth da Rocha Ribeiro

SOBRAL, M. P. O.; FERREIRA, G. C. G.;RANGEL, Heder.. Estórias sobre os nossos tons: usos e apropriações da Literatura Afro-Brasileira na Educação Infantil. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Educação no Semiárido) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Maria Ailma Ferreira Lopes

SANTOS, C. A. N.; SANTOS, M. R. N.;RANGEL, Heder.. Aplicativo Gramatical: percepções de graduandos em Letras/Português quanto à tecnologia educacional no ensino-aprendizagem de língua materna. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Educação no Semiárido) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Rômulo de Luna Lessa

RANGEL, Heder.. As tecnologias da informação e comunicação como instrumento de apoio à aprendizagem do ensino superior. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação para a Docência do Ensino Superior) - Centro Universitário CESMAC.

Aluno: Djanyne de Oliveira Barbosa e Suzy Meire Souza de Gusmão

SILVA SOBRINHO, H. F.; RAMIRES, M. L. P.;RANGEL, Heder.. O marketing verde nas organizações natura e unilever: uma análise discursiva. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira) - Academia Alagoana de Letras.

Aluno: DANIEL ALMEIDA CUNHA JÚNIOR

RANGEL, Heder.; SOBRAL, M. P. O.; CARNEIRO, J. N.. O ENSINO DE CIÊNCIAS E O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: UMA ANÁLISE A PARTIR DO CENSO ESCOLAR EDUCACIONAL DE PENEDO-AL. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Raquel da Silva Santos

RANGEL, Heder.; SOBRAL, M. P. O.; CARNEIRO, J. N.. EDUCAÇÃO INCLUSIVA NAS ESCOLAS ESTADUAIS LOCALIZADAS NA CIDADE DE PENEDO/AL: O QUE DIZEM OS DADOS OFICIAIS. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Adriana dos Santos Barbosa

FERREIRA, M.; VALENCA, P. J. S.;RANGEL, Heder.. Amor: O ser amante e o ser amado em Livre Gorjear de Fernando Iório Rodrigues. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Micaella da Silva Santos

FERREIRA, M.; Marcos Moraes;RANGEL, Heder.. The 100: Uma análise Inter-semiótica do Arquétipo de anti-heroína da personagem Clarke. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Jailma Xavier da Silva

SANTOS, N. R.; BASTOS, A. P. S.;RANGEL, Heder.. Dislexia: Reflexões sobre o papel da família e da escola. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Andréa Oliveira da Silva

FERREIRA, M.; Marcos Moraes;RANGEL, Heder.. O negro no romance romântico: vozes insurgentes e subalternas das personagens no romance Úrsula, de Maria Firmina dos Reis. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Ketley Giovana Araújo Menezes

SILVA, S. B.;RANGEL, Heder.; SILVA, S. M.. A culpa é dela (/): Efeitos discursivos nos comentários sobre casos de violência contra a mulher. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Élida de Araújo Souza

SILVA, Fábia. P.; FERREIRA, M.;RANGEL, Heder.. As expressões idiomáticas e o tratamento dado em livros didáticos de língua portuguesa do ensino médio: uma análise da coleção de livros didáticos de 1 ao 3 ano português/linguagens,. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Denise de Souza Rodrigues

SANTOS, N. R.; SANTOS, A. R.;RANGEL, Heder.. A importância da afetividade no ambiente escolar: um estudo de caso realizado numa turma de 5 ano de uma escola pública no município de Pariconha-AL. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Caroline Costa Lima

SANTOS, N. R.;RANGEL, Heder.. Inclusão Escolar: dificuldades e desafios na prática pedagógica dos professores de Educação infantil na cidade de Delmiro Gouveia. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Camila Maria Araújo

FERREIRA, M.; SILVA, Fábia. P.;RANGEL, Heder.. As faces do eu-lírico: poesia e lirismo em Vera Romariz. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Jalisson Pereira dos Santos

RANGEL, Heder.; SILVA, Fábia. P.; SANTOS, Aline. Porque Sim! - Uma análise discursiva da propaganda Schin. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Aniceia Ribeiro de Lima

FERREIRA, M.; SILVA, Fábia. P.;RANGEL, Heder.. A personagem Jesus no romance O Evangelho Segundo Jesus Cristo, de José Saramago. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Heloísa Silva Ferreira

FERREIRA, M.; Marcos Moraes;RANGEL, Heder.. Degradação Humana e Crise de Identidade: as personagens e a presença da morte do livro de contos Maria Pudim, de Breno Accioly. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Mércia Delgado da Silva

FERREIRA, M.; Sara Marcos;RANGEL, Heder.. O silêncio era boca-de-lobo: recursos estilísticos, estrutura textual e circularidade no romante a morte de paula d., de Brisa Paim. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Sandra Maria da Conceição Santos

SANTOS, C. A. N.; SANTOS FILHO, I. I.;RANGEL, Heder.. Estrangeirismos nas fachadas comerciais da cidade de Delmiro Gouveia, no Alto Sertão Alagoano. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Rui Jirglei Ramalho de Carvalho

VITORIO, E. G. S. A.; SILVA, Fábia. P.;RANGEL, Heder.. Língua, Variação e Ensino: o que pensam os estudantes de Letras da UFAL - Campus Sertão. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Jéssica de Souza

FERREIRA, M.; ALVES, M.;RANGEL, Heder.. Entre Borboletas de asas caídas e seres de quintais: a forma poética e o lirismo em "Película", de Vera Romariz. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Poliana Oliveira Gonçalves

RANGEL, Heder.; SANTOS, N. R.. A escola de tempo integral: um estudo de caso na escola Municipal Fundamental Maria Dulce Feitosa na cidade de Delmiro Gouveia. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Janailda Oliveira de araújo

RANGEL, Heder.; SOBRAL, M. P. O.. Literatura infantil: o uso da tecnologia como suporte na construção do gosto pela leitura. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Eliane Fábia Rodrigues Lima

RANGEL, Heder.; SOBRAL, M. P. O.. A utilização das tecnologias digitais da informação e comunicação como ferramenta pedagógica de ensino e aprendizagem: estudo de caso realizado em uma escola do município de Delmiro Gouveia. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Luciene Bezerra dos Santos

RANGEL, Heder.; SOBRAL, M. P. O.. Timidez - interação: desafios no processo de ensino-aprendizagem em uma escola municipal de Delmiro Gouveia. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Elyza Francyele Silva Deodato

RANGEL, Heder.; SANTOS, N. R.. A perspectiva dos docentes sobre a relação entre família e as dificuldades de aprendizagem: um estudo de caso no município de Piranhas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Elyza Francyele Silva Deodato

RANGEL, Heder.; SANTOS, N. R.. A perspectiva dos docentes sobre a relação entre família e as dificuldades de aprendizagem: um estudo de caso no município de Piranhas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Elaine Aquino Rocha

RANGEL, Heder.; TRINDADE, T.; FERREIRA, M.. O gênero discursivo comentário no meio digital: das funções da escrita a aspectos linguísticos-discursivos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Nathália Pereira Silva

FERREIRA, M.;RANGEL, Heder.. Do romance à estranheza da Palavra: narrativas entrecortadas no romance Lãs ao vento, de Arriete Vilela. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Sara Sterfany de Oliveira Vasconcelos

MELO, W. L.; LEITE, S. N.;RANGEL, Heder.. Relações Públicas no contexto das igrejas renovadas: proposta de plano de comunicação para IBNT. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Relações Públicas) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Izabela Ribeiro Sandes Feitoza

SOBRAL, M. P. O.;RANGEL, Heder.. O ato de brincar para além da educação infantil: um estudo de caso em escola municipal da cidade de Água Branca - Alagoas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Raquel Alvez Queiróz

FERREIRA, M.;RANGEL, Heder.; TRINDADE, T.. As imagens líricas da infância em Cecília Meireles. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Maria da Conceição Feitosa Mariano

RANGEL, Heder.; TRINDADE, T.; SANTOS FILHO, I. I.. Empreguete: da copa ao topo - um estudo morfo-discursivo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Adonias da Penha Alcântara

Lilian Figueiredo; SOBRAL, M. P. O.;RANGEL, Heder.. Um estudo sobre a inserção das tecnologias no currículo escolar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Camila Catharina Soares G Gomes e Lucas de Souza Oliveira

RANGEL, Heder.; LUZ, A. M.; FERNANDES, S. R.. A contribuição de um mundo imaginário na recuperação de crianças com câncer. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Centro Universitário CESMAC.

Aluno: Thiago Oliveira Sampaio

RANGEL, Heder.. Cauda Longa no Canal Warner. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Centro Universitário CESMAC.

Aluno: Rodolfo Lima Araújo

RANGEL, Heder.. A Identidade & Indústria Cultural: um Olhar estético sobre a música autoral alagoana dos anos 1990. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Centro Universitário CESMAC.

Aluno: Juliana Silva Fortes

LUZ, A. M.;RANGEL, Heder.. Marketing de relacionamento e as implantação do CRM nas empresas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário CESMAC.

Aluno: CAMILA OLIVEIRA LISBOA E HERICKA MONTEIRO BITTENCOURT

RANGEL, Heder.. A publicidade nos jogos de vídeosgames. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Centro Universitário CESMAC.

PEREIRA, R.; VILELA, C. N.; BARBALHO, J. I. S.;RANGEL, Heder.. Educação e Novas Tecnologias da Informação e Comunicação. 2017. Universidade Federal de Alagoas.

RANGEL, Heder.; PIMENTEL, M. S. R.; SANTOS, A. D. G.. Comissão examinadora da Área de Estudo de Comunicação, Lógica, Técnicas e Tecnologais. 2015. Universidade Federal de Alagoas.

RANGEL, Heder.; SANTOS, M. R. A.; Ana P S Oliveira. Comissão Examinadora da Área de Estudo de Comunicação: Lógica, Técnicas e Tecnologias. 2015. Universidade Federal de Alagoas.

RANGEL, Heder.; Lilian Figueiredo; Maria Aparecida Silva; David Cunha. Comunicação, Lógica, Técnicas e Tecnologias. 2014. Universidade Federal de Alagoas.

RANGEL, Heder.; SANTOS, A. D. G.; PIMENTEL, M. S. R.. Comissão Examinadora da Área de Estudo de Comunicação, Lógica, Técnicas e Tecnologias. 2014. Universidade Federal de Alagoas.

LEANDRO DIAS DA SILVA; SIMONE NUNES FERREIRA;RANGEL, Heder.. COMUNICAÇÃO: LÓGICA, TÉCNICAS E TECNOLOGIAS. 2010. Universidade Federal de Alagoas.

RANGEL, Heder.. Comissão Julgadora do Cartaz sobre a Paz. 2017. Internacional Clubs Lions.

RANGEL, Heder.. Cartaz sobre a Paz. 2017. Lions Clubs International.

Orientou

Andréia dos Santos

Atendimento Educacional Especializado: Processo de Inclusão e de Aprendizagem da Pessoa com Deficiência Intelectual; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação Especial) - Universidade Federal do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Heder Cleber de Castro Rangel;

Candida Eliane Feitosa Ferreira

Atendimento Educacional Especializado: Contribuição para Adaptação de uma Criança com Deficiência Intelectual; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação Especial) - Universidade Federal do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Heder Cleber de Castro Rangel;

Ciléia Honorato da Silva

Deficiência Intelectual: Desafios para a Inclusão e a Escolarização; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação Especial) - Universidade Federal do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Heder Cleber de Castro Rangel;

Dina Maria Vital Ávila

Atendimento Educacional Especializado: Caminhos para a inclusão de uma Estudante com Deficiência Física; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação Especial) - Universidade Federal do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Heder Cleber de Castro Rangel;

Cleidi Virgínia Monteiro Ferreira

Inclusão Surda: Analisando este Universo através de um Estudo de Caso; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação Especial) - Universidade Federal do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Heder Cleber de Castro Rangel;

André Luiz dos Santos Camilo

A importância da Assessoria de Comunicação e Marketing - Case: Restaurante Portugália; ; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Assessoria de Comunicação e Marketing) - Centro Universitário CESMAC; Orientador: Heder Cleber de Castro Rangel;

Maria Rachel Fiúza Moreira

Manuais de Telejornalismo: uma articulação entre a teoria e a prática profissional nos cursos de jornalismo; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação para a Docência do Ensino Superior) - Centro Universitário CESMAC; Orientador: Heder Cleber de Castro Rangel;

Andreia Lúcia Santos Neris

O processo de inclusão de pessoas especiais: um estudo de caso no ensino regular da escola municipal Pedro Álvares Cabral; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação Especial) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Heder Cleber de Castro Rangel;

ANGELITA DE SOUZA NETA

A inclusão do aluno surdo no ensino regular: estudo de caso no município de Maragogi-AL; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação Especial) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Heder Cleber de Castro Rangel;

Arleide Gregório de Oliveira Silva

Inclusão escolar: um enfoque nas concepções de uma escola que se organiza para todos e na qual as diferenças seja reconhecidas e valorizadas; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação Especial) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Heder Cleber de Castro Rangel;

Betânia Gomes da Silva

Inclusão escolar de pessoas com surdez: possibilidades socioeducativas; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação Especial) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Heder Cleber de Castro Rangel;

Cláudia Jorge de Oliveira Pinto

Estudo de caso Thiago Henrique; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação Especial) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Heder Cleber de Castro Rangel;

Dênia Cláudia Santo Lyra

Salas de recursos multifuncionais para o atendimento educacional especializado; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação Especial) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Heder Cleber de Castro Rangel;

Edeilda Severino da Silva

Deficiência intelectual: um enfoque ao estudo de caso; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação Especial) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Heder Cleber de Castro Rangel;

Ivanilda Maria dos Santos

Pessoas com surdez; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação Especial) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Heder Cleber de Castro Rangel;

Jedalva da Silva Santos

Educação inclusiva e o atendimento educacional especializado à pessoa com deficiência visual na rede estadual de ensino; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação Especial) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Heder Cleber de Castro Rangel;

Luzenita Eleutério da Silva

O deficiente intelectual e a inclusão escolar; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação Especial) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Heder Cleber de Castro Rangel;

MARIA DAIANE BATALHA DANTAS

ANÁLISE DISCURSIVA DA INTERFACE DO BELO E BOM EM MATERIAL DIDÁTICO; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Heder Cleber de Castro Rangel;

Silmara Francisca dos Santos Melo

O problema do baixo domínio na leitura e escrita no Brasil: análise de metodologias pedagógicas do cotidiano escolar; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Heder Cleber de Castro Rangel;

Maria Gloridaiane de Oliveira Teles

A comunicação integrada de marketing e publicidade como processo de difusão e valorização da cultura popular em Arapiraca; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Sociedade de Educação Tiradents S/S Ltda; Orientador: Heder Cleber de Castro Rangel;

Edberg Calheiros Pinheiro

Teaser publicitário: O anúncio e suas expectativas; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Centro Universitário CESMAC; Orientador: Heder Cleber de Castro Rangel;

Caroline Penna Mentasti

Comunicação integrada de marketing e publicidade: interatividade, estratégias, benefícios e soluções; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Centro Universitário CESMAC; Orientador: Heder Cleber de Castro Rangel;

Edberg Calheiros Pinheiro

Análise discursiva da linguagem publicitária - uma posição comunicativa; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação Social) - Centro Universitário CESMAC, Programa Semente de Inciação Científica; Orientador: Heder Cleber de Castro Rangel;

Produções bibliográficas

  • RANGEL, Heder. . Informação e comunicação: Uma análise discursiva de sentidos. INTERTEXTO (UBERABA) , v. 12, p. 175, 2019.

  • RANGEL, Heder. . VER PARA CRER - Análise discursiva sobre a publicidade. Inconho: Revista das Faculdades de Ciências Humanas, Jurídicas, Educação e Comunicação do Centro Universitário CESMAC , v. I, p. 33-38, 2009.

  • RANGEL, Heder. . Sobre a subjetividade: (re)-ver conceitos, expor considerações. Leitura (UFAL) , v. 40, p. 187-200, 2007.

  • RANGEL, Heder. ; SANTOS, A. N. (Org.) ; BARBALHO, J. I. S. (Org.) ; SILVA, J. R. (Org.) ; FERREIRA, M. (Org.) ; SOBRAL, M. P. O. (Org.) ; PAVEZI, M. (Org.) ; SANTOS, N. R. (Org.) ; GONCALVES, R. B. (Org.) . Desenvolvimento Humano, saberes e cultura: pesquisas e estudos no sertão alagoano. 1. ed. Curitiba, PR: Editora CRV, 2017. v. 1000. 115p .

  • RANGEL, Heder. . Nossos Comerciais, por favor! Uma análise discursiva sobre a linguagem publicitária. 1. ed. Curitiba, PR: Editora CRV, 2016. v. 1. 118p .

  • RANGEL, Heder. . Criatividade em propaganda: com humor e com afeto. Gazeta de Alagoas, Maceió-AL, 07 dez. 2003.

  • RANGEL, Heder. . Fogueira de vaidades às avessas. Gazeta de Alagoas, Maceió, p. B7.

  • RANGEL, Heder. . Programa de Inserção do Novo Servidor. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RANGEL, Heder. ; MAGALHAES, B. ; BARROS, S. . Corpo e consumo: a imagem da feminina na publicidade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FERRAZ, A. F. A. ; RANGEL, Heder. . Sonho Tcheco: uma análise à luz das teorias da comunicação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RANGEL, Heder. . Nossos Comerciais, por favor - Uma análise Discursiva sobre a linguagem publicitária. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RANGEL, Heder. . AD e a Linguagem Publicitária. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RANGEL, Heder. ; GAIA, R. V. ; LIMA, M. A. A. . Sexta de educação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

RANGEL, Heder. . O Facebook e a propagação do discurso de ódio: acontecimentos discursivos. 2020.

RANGEL, Heder. . Consultor Ad Hoc - EDUFAL. 2012.

RANGEL, Heder. . Assistência e revisão ortográfica e execução temática - ENGENHO. 2011.

RANGEL, Heder. . Atividades técnicas de alimentação de conteúdo em site e Assistência e revisão ortográfica e execução temática de publicidade e propaganda. 2008.

RANGEL, Heder. . Aspectos da comunicação publicitária e análise do discurso. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

RANGEL, Heder. ; VALE, E. C. ; DOURADO, A. . 1 Encontro Nacional de História do Sertão. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

RANGEL, Heder. ; RAMIRES, L. M. M. P. ; LAMEIRAS, M. S. T. B. . Discurso e comunicação: circulação de sentidos na publicidade. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

RANGEL, Heder. . Relações Interpessoais. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

RANGEL, Heder. . I Curso basico em analise do discurso pecheutiana. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

RANGEL, Heder. . Curso da Rede Nacional de Certifiadores. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

RANGEL, Heder. . Utilização do Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem Moodle no Ensino Superior. 2014. .

RANGEL, Heder. . Treinamento do Módulo de Extensão do SIG - SIGAA. 2014. .

RANGEL, Heder. . Comunicação Integrada. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

RANGEL, Heder. . Publicidade e propaganda - Coluna semanal.. 2009. (Editoração/Periódico).

Projetos de pesquisa

  • 2010 - 2011

    ANÁLISE DISCURSIVA DA LINGUAGEM PUBLICITÁRIA - UMA POSIÇÃO COMUNICATIVA, Descrição: Este projeto tem o objetivo de possibilitar uma leitura crítica do discurso publícitário, através da análise de textos publicitários, artigos de revistas, jornais, internt, periódicos e livros.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Heder Cleber de Castro Rangel - Coordenador.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Alagoas, Universidade Federal de Alagoas - Campus Sertão. , Rodovia AL 145, Km 3, nº 3849, Cidade Universitária, 57480000 - Delmiro Gouveia, AL - Brasil, Telefone: (82) 32141999

Experiência profissional

2013 - Atual

Universidade Federal de Alagoas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto 4, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Disciplinas: Introdução às Tecnologias da Informação e Comunicação; Metodologia Científica; Análise do Discurso; Semântica do Português; Lógica, Informática e Comunicação.

Atividades

  • 11/2018

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia Científica

  • 06/2013

    Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Lógica, Informática e Comunicação

  • 06/2013

    Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Lógica, Informática e Comunicação

  • 06/2013

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário Integrador

  • 02/2013

    Ensino, Letras - Português, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução às Tecnologias da Informação, Metodologia Científica, Semântica do Português, Análise do Discurso, Lógica, Informática e Comunicação

  • 03/2013 - 05/2013

    Ensino, Letras - Português, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Lógica, Informática e Comunicação

2004 - 2013

centro de estudos superiores de maceió

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor do Curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda das disciplinas: Propaganda e Sociedade, Linguagem da Propaganda, Criação Publicitária, Pesquisa de Opinião de Mercado e Comunicação Publicitária de Varejo.

Atividades

  • 01/2011

    Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Pesquisa e Gerenciamento de dados - TURMA B

  • 10/2011 - 09/2012

    Ensino, Formação para a Docência do Ensino Superior, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa

  • 01/2010

    Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Pesquisa e Gerenciamento de Dados

2007 - 2013

Sociedade de Educação Tiradents S/S Ltda

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professor dos Cursos: Comunicação Social - Publicidade e Propaganda nas disciplinas: Introdução à Publicidade e Propaganda, Linguagem da Publicidade e Propaganda, Redação Publicitária, Comunicação e Varejo, Comunicação Integrada de Marketing. Jornalismo na disciplina Comunicação Integrada de Marketing. Nos Cursos de Administração e Direito na disciplina Metodologia Científica. No Curso de Recursos Humanos atuo junto ao NDE. No curso de Recursos Humanos na disciplina Linguagem e Comunicação. No curso de Ciências Contábeis faço parte do NDE.

Atividades

  • 07/2013 - 08/2013

    Ensino, MBA em Gestão de Pessoas, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Comunicação Integrada

  • 01/2010

    Treinamentos ministrados , Sociedade de Educação Tiradentes S/S Ltda.,Treinamentos ministrados, Coordenação dos trabalhos do laboratório de Agência Experimental em Publicidade e Propaganda

  • 01/2009

    Ensino, MBA em Gestão de Pessoas, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Comunicação Integrada

  • 01/2009

    Ensino, MBA em Gestão Estratégica Empresarial, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Comunicação Integrada

  • 01/2008

    Ensino, MBA em Gestão de Pessoas, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Comunicação Integrada

1999 - 2002

Tv Gazeta de Alagoas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Redator publicitário, Carga horária: 44

Atividades

  • 05/1999 - 11/2002

    Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Marketing, Departamento de Marketing.,Atividade realizada, Redator publicitário.

1984 - 1991

Banco Nacional do Norte S/A

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 44

Atividades

  • 10/1984 - 08/1991

    Serviços técnicos especializados , Decad, Cadastro.,Serviço realizado, Chefia de cadastro.

2010 - 2011

Faculdade Maurício de Nassau (AL)

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

2003 - 2005

Faculdade Alagoana de Administração

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Outro (Professor), Carga horária: 0

Atividades

  • 03/2003 - 08/2005

    Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Criatividade 1 e 2

2000 - 2010

FACULDADE DE ALAGOAS

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Outro (Prof. Especialista Assistente I), Carga horária: 12

Atividades

  • 08/2000 - 01/2010

    Ensino, Administração Em Marketing, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Administração do Composto Promocional 1, Introdução à Comunicação Social

1992 - 1993

Distribuidora Brahma de Bebidas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 44

Atividades

  • 10/1992 - 12/1993

    Outras atividades técnico-científicas , Distribuição, Distribuição.,Atividade realizada, Conferência de estoque - cargas entrada e saída.

1994 - 1995

Engenho de Comunicação Ltda

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 44

Atividades

  • 08/1994 - 12/1995

    Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Criação, Departamento de Criação.,Atividade realizada, Redator publicitário.