Luis Gustavo Rabello
Possui Graduação em Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) pelo Centro Universitário do Sul de Minas e Pós-graduado em Educação Física Escolar, Treinamento Desportivo e Gestão Educacional. Mestre em Desenvolvimento Regional pelo Grupo UNIS (2022). Atualmente é CEO do Grupo Fessul - Faculdade e Colégio, Professor dos Cursos de Graduação de Administração e Gestão Publica da Faculdade Fessul Machado.Experiência em Gestão Escolar e Universitária, implantação de metodologias avaliativas, currículos de Educação Básica e Ensino Superior.Responsável pela implantação de novas unidades de Educação Básica do Grupo Educacional UNIS, Gestão de Projetos de captação e retenção de alunos.
Informações coletadas do Lattes em 24/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional
2020 - 2022
Centro Universitário do Sul de Minas
Título: GESTÃO ESCOLAR EM TEMPOS DE PANDEMIA: impactos e desafios das escolas privadas de Varginha-MG, Ano de Obtenção: 2022
Dra. Mariana Aranha de Souza..Coorientador: Dr. Celso Augusto dos Santos Gomes..
Especialização em Treinamento Desportivo
2002 - 2003
Universidade de São Paulo
Título: Voleibol Iniciação
Orientador: Prof. Dr. Go Tani
Graduação em Educação Física
1996 - 1999
Centro Universitário do Sul de Minas
Título: A Influencia do Futsal Feminino no desenvolvimento motor de meninas de 08 a 10 anos
Orientador: Antonio Luis Prado Serenini
Formação complementar
2005 -
Técnico de Futsal Nível 4. (Carga horária: 1440h). , Federação Portuguesa de Futsal, FPF, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Curso de Extensão em Currículo de Educação Física. (Carga horária: 120h). , Colégio Marista de Brasilia, MARISTA, Brasil.
Organização de eventos
RABELLO, L. G. . 6ª Jornada Marista de Educação Física. 2013. (Outro).
RABELLO, L. G. . JIM - Jogos Internos Marista. 2013. (Outro).
RABELLO, L. G. . 5ª Jornada Marista de Educaão Física. 2012. (Outro).
RABELLO, L. G. . JIM - Jogos Internos Marista. 2012. (Outro).
RABELLO, L. G. . 4ª Jornada Marista de Educação Física. 2011. (Outro).
RABELLO, L. G. . JIM - Jogos Internos Marista. 2011. (Outro).
RABELLO, L. G. . 3ª Jornada Marista de Educação Física. 2010. (Outro).
RABELLO, L. G. . JIM - Jogos Internos Marista. 2010. (Outro).
RABELLO, L. G. . 2ª Jornada Marista de Educação Física. 2009. (Outro).
RABELLO, L. G. . JIM - Jogos Internos Marista. 2009. (Outro).
RABELLO, L. G. . 1ª Jornada Marista de Educação Física. 2008. (Outro).
RABELLO, L. G. . JIM - Jogos Internos Marista. 2008. (Outro).
RABELLO, L. G. . JIM - Jogos Internos Marista. 2007. (Outro).
RABELLO, L. G. . JIM - Jogos Internos Marista. 2006. (Outro).
RABELLO, L. G. . JIM - Jogos Internos Marista. 2005. (Outro).
RABELLO, L. G. . JIM - Jogos Internos Marista. 2004. (Outro).
RABELLO, L. G. . JIM - Jogos Internos Marista. 2003. (Outro).
RABELLO, L. G. . JIM - Jogos Internos Marista. 2002. (Outro).
RABELLO, L. G. . JIM - Jogos Internos Marista. 2001. (Outro).
RABELLO, L. G. . JIM - Jogos Internos Marista. 2000. (Outro).
Participação em eventos
SADEBR. 2019. (Seminário).
Workshop de Design Thinking - Weme. 2019. (Outra).
XV Congresso de Pós Graduação. Perfil da Agilidade e da Flexibilidade em Praticantes de Crossfit. 2019. (Congresso).
XIV Congresso de Pós Grauação. Estudo comparativo da flexibilidade em praticantes de Pilates em diferentes faixas etárias. 2018. (Congresso).
XIX Jornadas Latinoamericanas de Educacion.EL ROL DE LA EDUCACION DE CARA E LOS DESAFIOS SOCIALES DE LA REGION. 2018. (Outra).
XIX Jornadas Latinoamericanas de Educacion.LA INVESTIGACION CIENTIFICA TECNOLOGICA Y LA INNOVACION COMO MOTOR DEL DESARROLLO HUMANO, SOCIAL Y ECONOMICO PARA AMERICA. 2018. (Outra).
III Congresso Internacional. A musculação para idosos. 2017. (Congresso).
III Congresso Internacional. A vivência motora na pré adolescência como instrumento para uma vida adulta com qualidade. 2017. (Congresso).
III Congresso Internacional. As principais capacidades físicas solicitadas no atleta de alto rendimento. 2017. (Congresso).
III Congresso Internacional. O doping esportivo. 2017. (Congresso).
XII Congresso de Pós Graduação. Benefícios do exercício físico aos portadores de Diabetes. 2017. (Congresso).
Workshop de pós-graduação 2015.Mercado de trabalho e desenvolvimento de carreira. 2015. (Outra).
Capacitação.Capacitação de professores para elaboração de avaliações e exames. 2014. (Outra).
Processo seletivo externo para preenchimento de disciplina em vacância de luta. 2014. (Outra).
Fitness Brasil. 2013. (Congresso).
Processo seletivo externo para preenchimento de disciplina em vacância de comportamento motor I. 2013. (Outra).
Processo seletivo externo para preenchimento de disciplina em vacância de de fundamentos da aplicação das atividades aquáticas. 2013. (Outra).
Projetos de iniciação científica FAPEMIG e FEPESMIG. 2013. (Outra).
VI Simpósio de Educação Física da Unifenas. 2013. (Simpósio).
V Simpósio de Educação Física da Unifenas. 2012. (Simpósio).
Corso per Allenatori di Calcio - Roma - Italia 2011 - 50 Horas. 2011. (Outra).
Curso de Treinador de Futsal - Gama Filho - São Paulo. 2011. (Outra).
Curso de Treinadores de Futsal - Rosario - Argentina - Universidade Nacional de Rosario.La Escuela de Futsal. 2011. (Outra).
Curso de Extensão - UNIFENAS.Estimulação Motora na Educação Infantil. 2010. (Seminário).
II Congresso da Fagammon. Educação Física Escolar. 2010. (Congresso).
Semana da Educação Fisica - UNIVAS - Pouso Alegre.Estimulaçao Motora na Educação Infantil. 2010. (Encontro).
Curso de Extensão - UNIS - Silvianópolis.Estimulação Motora na Educação Infantil. 2009. (Encontro).
Seminário : Esporte Adaptado. Uma Possibilidade a Mais!. 2009. (Seminário).
CEFICS - Congresso Brasileiro de Educação Física e Ciências da Saúde. 2008. (Congresso).
Curso de Extensão em Educação Física Marista (150 Horas).Metodologia e Avaliação em Educação Física Escolar : boas práticas para a Escola Marista. 2008. (Outra).
II Simposio de Educação Física - UNIFENAS.Futsal Iniciação - Teoria e Prática. 2008. (Simpósio).
Seminário de Educação Física e Esporte -Associação de Educação Católica (AEC). 2008. (Seminário).
1ª Jornada Binacional de Capacitacion en Futsal.Futsal Iniciacion. 2007. (Outra).
42º ENAF - Encontro Mundial de Atividade Física. 2007. (Encontro).
40º ENAF - Encontro Mundial de Atividade Física. 2006. (Encontro).
Curso de Atualização e Capacitação de Treinadores de Futsal - CBFS. 2006. (Outra).
II Simpósio Internacional dos Jogos Esportivos Coletivos : Escola da Bola. 2005. (Simpósio).
I Simpósio de Educação Física - UNINCOR.Futsal - Treinamento em Clubes. 2005. (Simpósio).
Programa de Educação e Treinamento - Rede Pitágoras (186 Horas). 2005. (Outra).
Programa de Educação e Treinamento - Rede Pitágoras (40 Horas). 2004. (Outra).
Clinica de Arbitragem de Futsal. 2003. (Outra).
Curso de Extensão em Educação Física (180 horas). 2003. (Outra).
Seminário Marista de Educação. 2003. (Seminário).
II Congresso Nacional Marista de Educação. 2002. (Congresso).
VIII Congresso Brasileiro de Psicologia do Esporte - UFMG. 2001. (Congresso).
VI Seminário de Educação Física Escolar - USP. 2001. (Seminário).
Curso de Resgate Básico - Corpo de Bombeiros PMMG. 1999. (Outra).
Curso de Treinamento Psicológico no Esporte. 1998. (Outra).
Soccer Clinic 98 - Curso Internacional de Treinadores de Futebol. 1998. (Congresso).
22º ENAF - Encontro Mundial de Atividade Física. 1997. (Encontro).
Participação em bancas
RABELLO, L. G.. Treinamento funcional para qualidade de vida do idoso. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário do Sul de Minas.
RABELLO, L. G.. Importância de conhecimento em psicologia do esporte para o auxílio na atuação do educador físico. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário do Sul de Minas.
RABELLO, L. G.. Benefícios no desenvolvimento motor de escolares de 11 à 12 anos, ligados à prática do futsal. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário do Sul de Minas.
RABELLO, L. G.. Trabalho do personal tranner na correção postural de adolescentes em escoliose idiopática do Pilates. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário do Sul de Minas.
RABELLO, L. G.. Educação inclusiva x cotidiano escolar. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário do Sul de Minas.
RABELLO, L. G.. Inclusão do deficiente auditivo nas aulas de educação física e a utilização de libras como ferramenta de trabalho. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário do Sul de Minas.
RABELLO, L. G.. Fortalecimento do core em alunos do ensino médio de escolas privadas da cidade de Varginha: a postura como foco de estudo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário do Sul de Minas.
RABELLO, L. G.. Exercícios físicos fora dos muros escolares: um estudo sobre a motivação que as aulas de educação física exercem sobre os alunos do ensino médio das escolas de Elói Mendes. 2016 - Centro Universitário do Sul de Minas.
RABELLO, L. G.. Ginástica artística e rítmica da escola: possibilidades e desafios. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário do Sul de Minas.
RABELLO, L. G.. Bullying e educação física na escola, efeitos, consequências e intervenção. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário do Sul de Minas.
RABELLO, L. G.. Obesidade infantil. 2016 - Centro Universitário do Sul de Minas.
RABELLO, L. G.. Jogos cooperativos nas aulas de educação física. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário do Sul de Minas.
RABELLO, L. G.. Possibilidades da educação física na educação infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário do Sul de Minas.
RABELLO, L. G.. A dança como cultura corporal de movimento inserida nas escolas do campo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário do Sul de Minas.
RABELLO, L. G.. Desenvolvimento da coordenação motora através do futsal. 2016.
RABELLO, L. G.. Fibromialgia e educação física. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário do Sul de Minas.
RABELLO, L. G.. A influência das brincadeiras modernas no desenvolvimento da obesidade infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário do Sul de Minas.
RABELLO, L. G.. A contribuição do educador físico escolar na profilaxia desvios posturais escolares. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário do Sul de Minas.
RABELLO, L. G.. Métodos pilates na postura:uma proposta para as aulas de educação física escolar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário do Sul de Minas.
RABELLO, L. G.. Distrofia muscular progressiva de Duchenne e sua relação com atividade física. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário do Sul de Minas.
RABELLO, L. G.. Lesões musculoesqueléticas em jogadores de futebol. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário do Sul de Minas.
RABELLO, L. G.. Efeito do treinamento de slackline regular para o fortalecimento das musculaturas estabilizadoras. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário do Sul de Minas.
RABELLO, L. G.. Musculação: um estudo sobre os efeitos no crescimento das crianças. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário do Sul de Minas.
RABELLO, L. G.. Benefícios dos exercícios resistidos para mulheres pré menopausa. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário do Sul de Minas.
RABELLO, L. G.. A importância da flexibilidade para as atividades funcionais do idoso. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário do Sul de Minas.
RABELLO, L. G.. A inclusão social através do esporte. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário do Sul de Minas.
RABELLO, L. G.. Diabetes mellitus: o exercício físico como prevenção. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário do Sul de Minas.
RABELLO, L. G.. A importância das aulas de educação física na formação social dos alunos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário do Sul de Minas.
RABELLO, L. G.. Educação física no campo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário do Sul de Minas.
RABELLO, L. G.. Análise da coordenação motora em educandos de 10 a 12 anos praticantes e não praticantes de futsal. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário do Sul de Minas.
RABELLO, L. G.. Análise da importância da prática do campo de futebol de campo junto à educação física escolar para melhorar na coordenação motora em escolares de 10 a 12 anos do sexo masculino. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário do Sul de Minas.
Orientou
Treinamento funcional para qualidade de vida do idoso; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário do Sul de Minas; Orientador: Luis Gustavo Rabello;
Importância de conhecimento em psicologia do esporte para auxílio na atuação do educador físico; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário do Sul de Minas; Orientador: Luis Gustavo Rabello;
Benefícios no desenvolvimento motor de escolares de 11 à 12 anos, ligados à prática do futsal; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário do Sul de Minas; Orientador: Luis Gustavo Rabello;
Desenvolvimento da coordenação motora através do futsal; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário do Sul de Minas; Orientador: Luis Gustavo Rabello;
Fibromialgia e educação física; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário do Sul de Minas; Orientador: Luis Gustavo Rabello;
A influência das brincadeiras modernas no desenvolvimento da obesidade infantil; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário do Sul de Minas; Orientador: Luis Gustavo Rabello;
Análise da coordenação motora em educandos de 10 a 12 anos praticantes e não praticantes de futsal; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário do Sul de Minas; Orientador: Luis Gustavo Rabello;
Análise da importância da prática do campo de futebol de campo junto à educação física escolar para melhorar na coordenação motora em escolares de 10 a 12 anos do sexo masculino; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário do Sul de Minas; Orientador: Luis Gustavo Rabello;
Produções bibliográficas
-
RABELLO, LUIS GUSTAVO ; DE SOUZA, MARIANA ARANHA ; DA SILVA BECATI, IGOR ; DOS SANTOS GOMES, CELSO AUGUSTO . DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR AGRAVADOS EM TEMPOS DE PANDEMIA. INTERAÇÃO (VARGINHA) , v. 23, p. 100-124, 2021.
-
RABELLO, L. G. ; PORTUGAL, N. S. ; BERNARDES, F. I. ; PORTUGAL JUNIOR, P. S. ; ALVES, A. F. . Relação entre o IDH-M e o surgimento de novos MEIs: um estudo na microrregião VarginhaMG. Revista Científica da FAI , v. 20, p. 131-140, 2020.
-
RABELLO, L. G. ; PORTUGAL JUNIOR, P. S. ; PORTUGAL, N. S. ; ALVES, A. F. ; BERNARDES, F. I. . ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE O IDH-M E O SURGIMENTO DE NOVOS MICROEMPREENDEDORES INDIVIDUAIS: UM ESTUDO NA MICRORREGIÃO VARGINHA-MG. In: V SIMGET, 2019, Varginha-MG. V SIMGET, 2019.
-
RABELLO, L. G. ; PEREIRA, C. P. ; PORTELLA, R. B. ; BARBOSA, E. L. ; ALVES, F. R. F. . Teoria x prática: divergências na educação física adaptada. In: II Congresso da rede Acinnet, 2016, Encarnação. II Encontro de Investigadores e V Encontro de Tesistas, 2016.
-
RABELLO, L. G. ; TEODORO, V. C. ; PORTELLA, R. B. ; FARIA, F. H. P. ; ALVES, F. R. F. . O profissional de educação física no processo de inclusão de alunos com deficiência física. In: II Congresso da rede Acinnet, 2016, Encarnação. II Encontro de Investigadores e V Encontro de Tesistas, 2016.
-
RABELLO, L. G. ; BOARETO, R. ; OLIVEIRA, R. V. ; MOISES, M. ; ALVES, F. R. F. . Educação física e transtorno do espectro do autismo (TEA): socialização da criança com TEA. In: II Congresso da rede Acinnet, 2016, Encarnação Paraguai. II Encontro de Investigadores e V Encontro de Tesistas, 2016.
-
PORTUGAL, N. S. ; PORTELA, A. M. A. ; ALVES, A. F. ; RABELLO, L. G. ; BERNARDES, F. I. ; PORTUGAL JUNIOR, P. S. . ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE O IDH-M E O SURGIMENTO DE NOVOS MICROEMPREENDEDORES INDIVIDUAIS: UM ESTUDO NA MICRORREGIÃO VARGINHA-MG. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
RABELLO, L. G. . Projeto pedagógico de curso de pós-graduação latu sensu em musculação e personal training 2015 e futebol e futsal: iniciação ao alto rendimento 2015 2015 (Projeto pedagógico de curso de pós-graduação).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Fessul - Faculdade de Ensino Superior Ltda. , Rua Coronel José Alves,260, Vila Pinto, 37010540 - Varginha, MG - Brasil, Telefone: (35) 5999678675, URL da Homepage:
Experiência profissional
2012 - 2013
Universidade José do Rosário VellanoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
2018 - Atual
Centro Universitário do Sul de MinasVínculo: Superintendente de Mercado, Enquadramento Funcional: CLT, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
2015 - Atual
Centro Universitário do Sul de MinasVínculo: Diretor, Enquadramento Funcional: Diretor de educação básica, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2004 - Atual
Centro Universitário do Sul de MinasVínculo: Professor Universitário, Enquadramento Funcional: Professor do Curso de Ed Física, Carga horária: 10
Outras informações:
Professor do Curso de Educação Física nas disciplinas de Esportes Coletivos I (Futsal / Futebol de Campo), Educação Física Escolar I (Educação Infantil), Prática de Formação I (Escola), Prática de Formação Profissional I (Clube).
2002 - 2013
Colégio PIO XII - Rede PitágorasVínculo: Professor Coordenador DEFE, Enquadramento Funcional: Professor Coordenador do DEFE, Carga horária: 10
Outras informações:
Professor Coordenador do Departamento de Educação Física e Esportes
Professor de Educação Física do Ensino Médio
Treinador das Equipes de Futsal Infantil e Juvenil
2011 - 2015
Colégio Marista de VarginhaVínculo: Professor Coordenador, Enquadramento Funcional: Coordenador das Escolinhas de Esportes, Carga horária: 10
2000 - 2015
Colégio Marista de VarginhaVínculo: Professor Coordenador, Enquadramento Funcional: Professor Coordenador do DEFE, Carga horária: 24
Outras informações:
Professor Coordenador do Departamento de Educação Física e Esportes
Professor de Educação Física de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio
Professor das Escolinhas e Equipes de Treinamento de Futsal
1996 - 2008
Automóvel Clube de VarginhaVínculo: Professor Coord. de Esportes, Enquadramento Funcional: Professor Coordenador de Esportes, Carga horária: 10
Outras informações:
Professor Coordenador do Departamento de Esportes
Treinador das Equipes Juvenil e Adulto de Futsal Masculino
2014 - 2015
Colégio Alpha - Grupo UnisVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Coordenador do DEFE, Carga horária: 10
Outras informações:
Professor Coordenador do Departamento de Educação Física e Esportes
Professor de Educação Física do Ensino Médio
Treinador das Equipes de Futsal Infantil e Juvenil
2025 - Atual
Fessul - Faculdade de Ensino Superior LtdaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Horista, Carga horária: 4
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Luis Gustavo Rabello e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?