Mariela Moura Carreon

Atualmente é Responsável Técnica e Sócio Proprietária da Marmoreio Carnes Especiais. Atua também é cursos de especializações e orientações quanto à atuação na área de alimentos e rotulagem de produtos. Foi professora no curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário do Triângulo (UNITRI) e no curso de Medicina Veterinária da Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC) de Uberlândia. É Médica Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Uberlândia, Mestre em Ciências Veterinárias (Produção Animal) pela Pós-Graduação da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Uberlândia, foi bolsista CAPES nos dois anos de Mestrado e Doutora em Ciências Veterinárias da Pós-Graduação da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Uberlândia. Pesquisas realizadas com alimentos e controle de qualidade, tecnologia e inspeção de carnes, leite e derivados, peixes, microbiologia, Salmonella, Campylobacter, Francisella, controle de qualidade, Biotecnologias, PCR, RT-PCR. Ministrou aulas em curso preparatório para o Concurso de Médico Veterinário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e palestras com temas variados. Ministrou disciplinas de Tecnologia e Inspeção de Produtos de Origem Animal, Ética e Bem Estar Animal, Anatomia dos Animais Domésticos e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Foi Membro Voluntário do Comitê de Experimentação de Uso Animal (CEUA) do Centro Universitário do Triângulo (UNITRI).

Informações coletadas do Lattes em 15/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Ciências Veterinárias

2014 - 2018

Universidade Federal de Uberlândia
Título: Francisella noatunensis subsp. orientalis EM TILÁPIAS DO NILO CULTIVADAS EM TANQUES-REDE NA BACIA DO RIO ARAGUARI, MINAS GERAIS
, Ano de obtenção: 2018. Anna Monteiro Correia Lima Ribeiro. Coorientador: Frederico Augusto de Alcântara Costa.

Mestrado em Ciências Veterinárias - Produção Animal

2011 - 2013

Faculdade de Medicina Veterinária/Universidade Federal de Uberlândia
Título: Influencia de crioprotetores e pré-adaptação na viabilidade e produção de transcritos de cepas Campylobacter spp. mantidas congeladas a -20°C, Ano de Obtenção: 2013
Dra. Daise Aparecida Rossi.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Medicina Veterinária

2006 - 2010

Universidade Federal de Uberlândia
Título: Principais condenações encontradas em perus abatidos no período de Agosto/2008 a Julho/2009, num estabelecimento com Serviço de Inspeção Federal.
Orientador: Prof. Dênio Oliveira Reis
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Graduação interrompida em 2005 em Arquitetura e Urbanismo

2004 - Atual

Centro Universitário do Triângulo
Ano de interrupção: 2005

Formação complementar

2011 - 2011

BPSA - Boas Práticas nos serviços de alimentação. (Carga horária: 40h). , Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE, SEBRAE, Brasil.

2011 - 2011

GelcomparII Análise de imagens Gel de eletroforese. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

2011 - 2011

Análise e Planejamento Financeiro. (Carga horária: 15h). , Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE, SEBRAE, Brasil.

2011 - 2011

Treinamento sobre Boas Práticas de Laboratório. (Carga horária: 3h). , Faculdade de Medicina Veterinária/Universidade Federal de Uberlândia, FAMEV/UFU, Brasil.

2010 - 2010

D-Olho na Qualidade: 5S para os pequenos negócios. (Carga horária: 16h). , Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE, SEBRAE, Brasil.

2010 - 2010

Aperfeiçoamento - Curso de Programas de Segurança. (Carga horária: 44h). , SENAI - Departamento Regional de Minas Gerais, SENAI/DR/MG, Brasil.

2009 - 2009

Curso Teórico e Prático de Inseminação Artificial. (Carga horária: 40h). , Centro de Educação Tecnológica do Cerrado - CRV Lagoa - COOPA, CRV LAGOA, Brasil.

2004 - 2005

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. , Centro Universitário do Triângulo, UNITRI, Brasil.

2003 - 2003

Curso de Desenho. , Casa de Idéias, CASA DE IDÉIAS, Brasil.

1996 - 2003

Inglês. , Fisk Escola de Inglês e Espanhol Fisk Brasil, FISK, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Organização de eventos

MOURA, M. S. . 1ª Semana Científica da Medicina Veterinária UNITRI. 2016. .

MOURA, M. S. . VIII Encontro Técnico Ciência e Tecnologia Avícola. 2011. (Outro).

MOURA, M. S. ; Anna Monteiro Correia Lima Ribeiro . I Fórum Regional de Brucelose e Tuberculose. 2010. (Outro).

Participação em eventos

"Eu Empresa S/A". 2016. (Outra).

Atendimento ao portador de necessidades especiais e/ou mobilidade reduzida. 2016. (Outra).

Nutrição e Saúde - Planejamento e Capacitação Docente. 2016. (Outra).

O Paradigma da complexidade e as práticas pedagógicas. 2016. (Outra).

Relacionamento Interpessoal: Ser professor (Planejamento e Capacitação Docente). 2016. (Outra).

Medicina Veterinária em Foco 2015. 2015. (Encontro).

Encontro pedagógico - Planejamento do Ensino e Aprendizagem x Exame nacional de Desempenho dos Estudadntes (ENADE). 2013. (Encontro).

V Congresso Latino Americano e XI Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos. Causas de condenação total de perus (Meleagris gallopavo) abatidos sob Inspeção Sanitária no estado de Minas gerais, Brasil. 2011. (Congresso).

VIII Encontro Técnico Ciência e Tecnologia Avícolas. 2011. (Encontro).

I Simpósio Nacional em Ciência Animal."Principais condenações encontradas em perus abatidos no período de Agosto de 2008 a Julho de 2009, em um estabelecimento com SIF". 2010. (Seminário).

I Simpósio Nacional em Ciência Animal."Relato de experiência em um centro de pesquisa e desenvolvimento de carne e subprodutos". 2010. (Seminário).

I Simpósio Nacional em Ciência Animal."Avaliação de Bloqueio espinhal em Trachemys dorbignyi". 2010. (Simpósio).

I Simpósio Nacional em Ciência Animal."Avaliação de Protocolo para a sedação de cágado-de-barbicha". 2010. (Simpósio).

I Simpósio Nacional em Ciência Animal."Efeitos da associação maleato de midazolam, citrato de fentanila e cloridrato de cetamina em jibóias.". 2010. (Simpósio).

Seminário e Curso Teórico-Prático Processamento da Carne Bovina - Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Carnes (CTC/ITAL). 2010. (Seminário).

Seminário Nacional de Brucelose e Tuberculose."Reatividade cruzada nos testes de diagnóstico de brucelose em bovinos da raça Nelore recém vacinados para leptospirose.. 2010. (Seminário).

Seminário Nacional sobre Brucelose e Tuberculose Animal.Diagnóstico comparativo para Brucelose em plasma seminal bovino.. 2010. (Seminário).

Simpósio e Workshop Processamento de Pescados - Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Carnes - Instituto de Tecnologia de Alimentos (CTC/ITAL). 2010. (Simpósio).

XXI SEMANA CIENTÍFICA DE MEDICINA VETERINÁRIA E VI MOSTRA DA PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS VETERINÁRIAS.PROPOSTA DE ENRIQUECIMENTO AMBIENTAL PARA Callithrix jacchus DESENVOLVIDA NO ZOOLÓGICO PARQUE DO SABIÁ, UBERLÂNDIA-MG. 2009. (Encontro).

XXI SEmana Científica de Medicina Veterinária e VI Mostra da Pós Graduação em Ciências Veterinárias - Módulo de Inspeção de Produtos de Origem Animal. 2009. (Encontro).

II Ciclo Interdisciplinar de Palestras sobre Zoonoses do Triângulo Mineiro. 2008. (Outra).

XX Semana Científica de Medicina Veterinária e V Mostra de Pós-Graduação em Medicina Veterinária - Módulo de Avicultura. 2008. (Outra).

XX Semana Científica de Medicina Veterinária e V Mostra de Pós-Graduação em Medicina Veterinária - Módulo de Suinocultura. 2008. (Outra).

1ª Tardes Agropecuárias. 2007. (Seminário).

34ª Conbravet - Congresso Brasileiro de Veterinária. Aspectos anatômicos do tubo digestório de Trachemys Scripta Schoepff, 1792 Elegans Wied-Neuwied, 1839 (Testudines, Emydidae).. 2007. (Congresso).

IV Encontro sobre Animais Selvagens - Medicina e Conservação. 2007. (Encontro).

XIX Semana Científica de Medicina Veterinária e IV Amostra de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias - Módulo de Bovinocultura. 2007. (Seminário).

XIX Semana Científica de Medicina Veterinária e IV Amostra de pós-Graduação em Ciências Veterinárias - Módulo de Clínica de Grandes Animais. 2007. (Seminário).

III Semana Acadêmica da Universidade Federal de Uberlândia. 2006. (Outra).

XVIII Semana Científica de Medicina Veterinária - Módulo de Caprino Ovinocultura. 2006. (Congresso).

XVIII Semana Científica de Medicina Veterinária - Módulo de Inspeção de Produtos de Origem Animal. 2006. (Seminário).

Arquitetura para todos - Oficina. 2004. (Oficina).

Participação em bancas

Aluno: Márcia Araújo Silva

MOURA, M. S.. Desenvolvimento dos órgãos de pintos caipiras com diferentes tempos de estocagem. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.

Aluno: Sinomar Rodrigues de Moraes

MOURA, M. S.. Eclosão e mortalidade embrionária de ovos caipira com diferentes tempos de estocagem. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.

Aluno: Lorena Fonseca Martins

MOURA, M. S.. Avaliação dos índices zootécnicos na criação de perus de corte em uma granja do triângulo Mineiro. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.

Aluno: Rodrigo Ferreira Rodrigues

MOURA, M. S.. Perfil Bioquímico das Enzimas musculares e metabólitos de equinos da raça Quarto de Milha praticantes de Team Penning. 2014.

Aluno: Priscilla Régia Oliveira Paula

MOURA, M. S.. Perfil Bioquímico proteico e metabólito ferro de equinos da raça Quarto de Milha praticantes de Team Penning. 2014.

Aluno: Ana Beatriz Garcez Buiate

MOURA, M. S.. Coccidiose em Frangos. 2014.

Aluno: Kamila Oliveira Pires

MOURA, M. S.. Efeitos da utilização de sorgo no trato gastro-intestinal de frangos de corte. 2014.

Aluno: Danize Pastorini Corteze

MOURA, M. S.. Avaliação da dor e parâmetros fisiológicos durante pós operatório em gatas domésticas submetidas à ovariosalpingohisterectomia com acesso pelo flanco e linha alba.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.

Aluno: Ana Paula Buiatti Machado

MOURA, M. S.. Análise trans operatória de pressão arterial, glicemia, frequência respiratória e caríaca e gatas domésticas submetias à ovariosalpingohisterectomia com acesso pelo flanco e linha alba. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.

Aluno: Giovanna

MOURA, M. S.. Estudo comparativo da cicatrização de feridas cirúrgicas utilizando cola cirúrgica à base de 2 octilcianocrilato, estercianocrilato e sutura convencional em pele de gatas domésticas submetias à ovariosalpingohisterectomia. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.

Aluno: Roberta Caroline Alves

MOURA, M. S.. Avaliação da dor e pós operatória utilizando a escala analógica visual (EVA) e a escala de Brondani em gatas domésticas submetidas à ovariosalpingohisterectomia com acesso pelo flanco e linha alba. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.

Aluno: Elizabeth Amâncio Martins

MOURA, M. S.. Avaliação da dor em cadelas tratadas com tramadol e dipirona após ovariosalpingohisterectomia. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.

Aluno: Tatyane Corrêa de Oliveira

MOURA, M. S.. Incidência de fungos dermatófitos em pequenos animais na cidade de Uberlândia no ano de 2013. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.

Aluno: Alexandre da Cunha Resende

MOURA, M. S.. Pré-indução hormonal em novilhas leiteiras mestiças submetidas a protocolo de IATF. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.

Aluno: Norberto Guimarães Neto

MOURA, M. S.. Ocorrência regional de cisticercose bovina de animais abatidos em um frigorífico da cidade de Uberlândia, MG. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.

Aluno: Maria Lúcia Fernandes de Souza Vieira

MOURA, M. S.. Comportamento e Bem estar em Gatos.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.

Aluno: Anna Cecília de Oliveira Ázara

MOURA, M. S.. Prevalência de tuberculose em bovinos abatidos em um frigorífico no município de Uberlândia, MG. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.

Aluno: Carolina Abrão Nunes Naddeo

MOURA, M. S.. Influência do banho na produção lacrimal em cães da raça shih-tzu. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.

Aluno: Frederico Ribeiro Duarte

LADIR, E. C.;MOURA, M. S.; OLIVEIRA, M. V.. Revisão de Literatura: Hemoncose ovina e caprina. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.

MOURA, M. S.; AVILA, D. F.. Tema: Tecnologia e Inspeção de Pescados - Disciplina: Tecnologia e Inspeção de Carnes e Derivados, Pescados, Ovos e Mel.. 2013. Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.

MOURA, M. S.; AVILA, D. F.. Tema: Tecnologia e Inspeção de Pescados - Disciplina: Tecnologia e Inspeção de Carne e Derivados, Pescados, Ovos e Mel.. 2013. Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.

MOURA, M. S.; AVILA, D. F.. Tema: Tecnologia e Inspeção de Pescados - Disciplina: Tecnologia e Inspeção de Carne e Derivados, Pescados, Ovos e Mel.. 2013. Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.

MOURA, M. S.; AVILA, D. F.. Tema: Eletroforese - Disciplina: Biofísica. 2013. Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.

MOURA, M. S.; AVILA, D. F.. Tema: Eletroforese - Disciplina: Biofísica. 2013. Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.

MOURA, M. S.; AVILA, D. F.. Tema: Ultrassom em vias urinárias - Disciplina: Diagnóstico por Imagem. 2013. Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.

MOURA, M. S.; AVILA, D. F.. Tema: Metabolismo de Carboidratos - Disciplina: Bioquímica. 2013. Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.

MOURA, M. S.; AVILA, D. F.. Tema: Transferência de Embrião - Disciplina: Equinocultura. 2013. Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.

MOURA, M. S.. Comissão de Avaliação de Seleção de Projetos para Iniciação Científica. 2016. Centro Universitário do Triângulo.

MOURA, M. S.. Avaliação de Seleção de Projetos para Iniciação Científica. 2015. Centro Universitário do Triângulo.

Orientou

Carolina Abrão Nunes Naddeo

Principais doenças transmitidas por pescados: Revisão de Literatura; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Higiene e Inspeção de Alimentos) - Universidade Brasil; Orientador: Mariela Moura Carreon;

Rafaela Araújo Gonçalves

Diferenças entre fluxograma de abate de aves brasileiro, halal e kosher; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos; Orientador: Mariela Moura Carreon;

Mariana Ferreira Pinheiro

Bem estar animal aplicado no pré-abate de aves; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos; Orientador: Mariela Moura Carreon;

Samanta Ferreira Alves

Cisticercose em carcaças bovinas; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos; Orientador: Mariela Moura Carreon;

Aline Pacheco Araújo

Tuberculose em carcaça bovina; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos; Orientador: Mariela Moura Carreon;

Michelle Lucas de Sousa

FLUXOGRAMA DE ABATE DE SUÍNOS E PRINCIPAIS ALTERAÇÕES NA CARNE; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos; Orientador: Mariela Moura Carreon;

Lorena Lassi Dias da Mota Leite

Principais causas de condenação de carcaças de perus provenientes de uma granja da região do triângulo Mineiro, no período de julho de 2013 a setembro de 2014; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos; Orientador: Mariela Moura Carreon;

Mariana Castro de Carvalho

Fluxograma de Abate de Peixes; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos; Orientador: Mariela Moura Carreon;

Luma Caixeta Duarte

O Bem estar animal no pré-abate de suínos; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos; Orientador: Mariela Moura Carreon;

Patrícia Moura Andrade

Correlação biométrica da morfologia externa de psitacídeos com órgãos internos; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos; Orientador: Mariela Moura Carreon;

Flaviany de Castro Oliveira

Fluxograma de abate e qualidade da carne de frango; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos; Orientador: Mariela Moura Carreon;

Viviane Almeida Gonçalves

Alternativas como substituição parcial ou total da farinha e do óleo de peixe em rações para salmões (Salmoniformes); 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos; Orientador: Mariela Moura Carreon;

Mário Souza Santos

Bem estar em Bovino de Leite; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos; Orientador: Mariela Moura Carreon;

Douglas Rocha Lemes

Influência do manejo pré-abate de suínos na qualidade da carne; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos; Orientador: Mariela Moura Carreon;

Flávio Ferreira Duarte

Bem estar animal no abate de frangos; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos; Orientador: Mariela Moura Carreon;

Igor Filipe Vargas Ferreira

Fluxograma de abate de bovinos; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos; Orientador: Mariela Moura Carreon;

Quéren Natividade Vieira

Transferência de embriões em éguas; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos; Orientador: Mariela Moura Carreon;

Leonardo Soares Pereira

Fluxograma de abate de suínos; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos; Orientador: Mariela Moura Carreon;

Mariana Duarte de Morais (Co-orientação)

Aplicação do tracolimus no tratamento da conjuntivite seca em cães; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos; Orientador: Mariela Moura Carreon;

Kéllen Cristina Moutinho Santos

Fluxograma de Abate de Ovinos e Caprinos; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos; Orientador: Mariela Moura Carreon;

Angélica Samara de Oliveira

Fluxograma de Abate de Equídeos; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos; Orientador: Mariela Moura Carreon;

Thalita Faria de Moura

Obesidade Canina; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos; Orientador: Mariela Moura Carreon;

Produções bibliográficas

  • MOURA, M. S. ; OLIVEIRA, R. P. ; MELO, R. T. ; MENDONÇA, E. P. ; FONSECA, B. B. ; ROSSI, D. A. . Genes de Virulência e diversidade genética em Salmonella spp. isoladas de amostras de origem suína. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia , v. 66, p. 1367-1375, 2014.

  • MOURA, M. S. ; REIS, D. O. ; CARREON, R. S. ; ARAÚJO, L. B. ; ARAÚJO, M.F.C. ; CARRIJO, K. F. ; CARDOSO, R. . Causas de condenações post-mortem de perus abatidos num estabelecimento com Serviço de Inspeção Federal no estado de Minas Gerais, Brasil. Revista Brasileira de Ciência Veterinária (Impresso) , v. 19, p. 7-12, 2012.

  • MOURA, M. S. ; FERREIRA, F. S. ; OLIVEIRA, F. V. ; BRITO, T. R. ; SANTOS, A.L.Q ; HIRANO, L. Q. L. . Análise do comportamento de Callithrix jacchus Linnaeus, 1758 do zoológico de Uberlândia-MG. Pubvet (Londrina) , v. 5, p. 1016, 2011.

  • BRITO, T. R. ; MOURA, M. S. ; BUENO, J. P. R. ; CARVALHO, F. S. R. ; SILVA, C. R. . Principais afecções que acometem bovinos pós-castração cirúrgica. Pubvet (Londrina) , v. 5, p. 1030, 2011.

  • ANDRADE, G. M. ; MOURA, M. S. ; ALMEIDA, L. P. . Alternativas para nutrição em ovinos. Pubvet (Londrina) , v. 5, p. 1031, 2011.

  • CARDOSO, M. R. P. ; MOURA, M. S. ; MOREIRA, M. D. . Ocorrência de contusões em carcaças bovinas abatidas em um matadouro-frigorífico de Uberlândia-MG. Pubvet (Londrina) , v. 5, p. 1032, 2011.

  • OLIVEIRA, M. V. ; MOURA, M. S. ; BARBOSA, F. C. . Avaliação comparativa do método Famacha®, volume globular e OPG em ovinos. Pubvet (Londrina) , v. 5, p. 1039, 2011.

  • MARTINS, G. F. ; MOURA, M. S. ; CABRAL, D. D. . Frequência de oocisto de Eimeria spp. em ovinos de propriedades rurais do Município de Uberlândia-MG. Pubvet (Londrina) , v. 5, p. 1038, 2011.

  • ANDRADE, G. M. ; MOURA, M. S. ; BARBOSA, F. C. . ?Eficácia do produto homeopático verm100 no controle da verminose ovina: resultados parciais?. Pubvet (Londrina) , v. 5, p. 1046, 2011.

  • DA SILVA, M. C ; MOURA, M. S. ; REIS, D. O. . ?A importância da histopatologia para a inspeção federal na confirmação de lesões pulmonares suspeitas de tuberculose em bovinos abatidos?. Pubvet (Londrina) , v. 5, p. 1047, 2011.

  • BARBOSA, I. L. A. ; MOURA, M. S. ; BUENO, J. P. R. ; CARVALHO, F. S. R. ; SILVA, C. R. . ?Ganho de peso em bovinos em confinamento utilizando enrofloxacino e polivacinas. Pubvet (Londrina) , v. 5, p. 1049, 2011.

  • MOURA, M. S. ; CARDOSO, M. R. P. ; De ARAÚJO, C. E. ; IGLESIAS, L. P. ; OLIVEIRA, M. V. ; ANDRADE, G. M. ; ALMEIDA, L. P. . ?Manejo reprodutivo de bovinos na propriedade rural?. Pubvet (Londrina) , v. 5, p. 1055, 2011.

  • FILHO, C. J. ; MOURA, M. S. ; CARREON, R. S. ; PIRTOUSCHEG, A. . Desempenho econômico do sistema de produção de cria recria e engorda em bovinos de corte da Fazenda Rosário, Ituiutaba-MG. Pubvet (Londrina) , v. 5, p. 1056, 2011.

  • FERREIRA, F. S. ; MOURA, M. S. ; SILVEIRA, A. C. P. . Implantação de Boas Práticas de Fabricação (BPF) em um laticínio de Piumhi-MG. Pubvet (Londrina) , v. 5, p. 1082, 2011.

  • OLIVEIRA, M. V. ; MOURA, M. S. ; BARBOSA, F. C. . ?Formulações peletizadas do fungo Monacrosporium sinense utilizadas no controle biológico de nematóides parasitos gastrintestinais de ovinos?. Pubvet (Londrina) , v. 5, p. 1097, 2011.

  • BRANCO, J. R. O. ; MOURA, M. S. ; CARREON, R. S. ; PIRTOUSCHEG, A. . ?Viabilidade técnico-financeira de implantação do sistema de recria/engorda em uma propriedade de cria de bovinos no município de Uberlândia-MG?. Pubvet (Londrina) , v. 5, p. 1101, 2011.

  • BUENO, J. P. R. ; Jesus, D.C. ; MOURA, M. S. ; REIS, D. O. . Mamite em carcaças de bovinos abatidos e submetidos ao controle do Serviço de Inspeção Federal, no período de 2006 a 2009. Pubvet (Londrina) , v. 5, p. 1160, 2011.

  • BUENO, J. P. R. ; CIPRIANO, L. F. ; MOURA, M. S. ; REIS, D. O. . Bovinos com abscesso em carcaças abatidas e submetidas ao controle do serviço de inspeção federal, no período de 2006 a 2009. Pubvet (Londrina) , v. 5, p. 1175, 2011.

  • SILVA, T. A. ; SOUZA, R. R. ; MOURA, M. S. ; CARVALHO, F. S. R. . Prolapso de cervix, vagina e útero em vacas ? Revisão de Literatura. Pubvet (Londrina) , v. 5, p. 1176, 2011.

  • OLIVEIRA, R. P. ; MOURA, M. S. ; ANDRADE, R. B. ; SANTOS, S. F. ; SOUZA, M. A. ; SANTOS, A. M. ; SILVEIRA, A. C. P. . Qualidade do leite pasteurizado comercializado no município de Uberlândia, MG, Brasil. Pubvet (Londrina) , v. 5, p. 1187, 2011.

  • DA SILVA, M. C ; MOURA, M. S. ; REIS, D. O. . ?Tuberculose ? Revisão de literatura?. Pubvet (Londrina) , v. 5, p. 1106, 2011.

  • André Luiz Quagliato Santos ; Fernando Moraes Machado Brito ; Andréa Cristina Scarpa Bosso ; Lucélia Gonçalves Vieira ; Luiz Martins da Silva Júnior ; Arthur Paulino Sanzo Kaminishi ; Juliana Macedo Magnino Silva ; José Guilherme Souza Pinto ; MOURA, M. S. ; Marcelo de Alcântara Rosa . Anatomical Behavior of the Celiacomesenteric Artery of Pirarucu Arapaima gigas Cuvier, 1817 (Osteoglossiforme, Arapaimidae). International Journal of Morphology (Online) , v. 25, p. 683-687-2007, 2007.

  • FENELON, A. C. G. ; PEREIRA, C. B. ; BORGES, G. M. ; MOURA, M. S. ; CARRIJO, K. F. . DESVIOS TECNOLÓGICOS OCASIONADOS DURANTE O MANEJO PRÉ-ABATE E ABATE DE PERUS ABATIDOS SOB INSPEÇÃO SANITÁRIA. In: III Encontro Nacional de Vigilância de Zoonoses e V Encontro do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal, 2015, Búzios. Revista Higiene Alimentar, 2015. v. 29. p. 242-243.

  • MENDONÇA, E. P. ; MOURA, M. S. ; OLIVEIRA, R. P. ; MELO, R. T. ; FONSECA, B. B. ; ROSSI, D. A. . Genes de virulência em Salmonella spp. isoladas de amostras de origem suína. In: V Simpósio Brasileiro de Nutrição 'Alimentos e Saúde' e I Internacional Symposium of Nutrition Science, 2013, Uberlândia, MG. V Simpósio Brasileiro de Nutrição. Uberlândia, MG: Horizonte Científico, 2013. v. 7. p. 128-133.

  • MENDONÇA, E. P. ; MELO, R. T. ; MOURA, M. S. ; OLIVEIRA, R. P. ; FONSECA, B. B. ; ROSSI, D. A. . Diversidade genética de Salmonella spp. que podem ser veiculadas pela carne suína. In: V Simpósio Brasileiro de Nutrição 'Alimentos e Saúde' e I Internacional Symposium of Nutrition Science, 2013, Uberlândia, MG. V Simpósio Brasileiro de Nutrição. Uberlândia, MG: Revista Horizonte Científico, 2013. v. 7. p. 117-122.

  • CARRIJO, K. F. ; MOURA, M. S. ; REIS, D. O. ; CARREON, R. S. ; ARAÚJO, L. B. ; ARAÚJO, M.F.C. . Condenação Parcial de perus (Meleagris Gallopavo) abatidos sob inspeção sanitária federal no estado de Minas Gerais Brasil. In: VI Congresso Latinoamericano e XII Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos, 2013, Gramado, RS. VI Congresso Latinoamericano e XII Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos, 2013. v. 27. p. 1807-1810.

  • MENDONCA, E. ; MELO, R. T. ; MONTEIRO, G. P. ; MOURA, M. S. ; GIOMBELLI, A. ; ROSSI, D. A. . Methods for Identification of Salmonella. In: World's Poultry Science Journal, 2012, Salvador - BA. World's Poultry Science Journal, 2012.

  • MOURA, M. S. ; REIS, D. O. ; CARREON, R. S. ; ARAÚJO, L. B. ; ARAÚJO, M.F.C. ; CARRIJO, K. F. . Causas de condenação total de perus (Meleagris gallopavo) abatidos sob Inspeção Sanitária no estado de Minas gerais, Brasil. In: V Congresso Latino Americano e XI Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos, 2011, Salvador, BA. Higiene Alimentar, 2011. v. 25. p. 518-520.

  • BUENO, J. P. R. ; MOURA, M. S. ; OLIVEIRA, R. P. ; REIS, D. O. . Abcesso em carcaças de bovinos abatidos e submetidas ao controle do Serviço de Inspeção Federal , no período de 2006 a 2009. In: Semana Técnico-Científica Comemorativa aos 40 anos do Curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Uberlândia e VIII Mostra de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias, 2011, Uberlândia. Anais da Semana Técnico-Científica comemorativa aos 40 anos do curso de Medicina Veterinária VII Mostra da pós-graduação em Ciências Veterinárias, 2011. p. 26-29.

  • BUENO, J. P. R. ; MOURA, M. S. ; OLIVEIRA, R. P. ; REIS, D. O. . Mamite em carcaças de bovinos abatidos e submetidos ao controle do Serviço de Inspeção Federal, no período de 2006 a 2009. In: Semana Técnico-Científica Comemorativa aos 40 anos do Curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Uberlândia e VIII Mostra de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias, 2011, Uberlândia. Semana Técnico-Científica Comemorativa aos 40 anos do Curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Uberlândia e VIII Mostra de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias, 2011. p. 110-113.

  • NALEVAILO, P. C. ; MELO, R. T. ; MOURA, M. S. ; OLIVEIRA, R. P. ; MONTEIRO, G. P. ; FREIRAS, E. A. ; ROSSI, D. A. . Presença de Salmonella sp. em rações para peixes. In: Semana Técnico-Científica Comemorativa aos 40 anos do Curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Uberlândia e VIII Mostra de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias, 2011, Uberlândia. Semana Técnico-Científica Comemorativa aos 40 anos do Curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Uberlândia e VIII Mostra de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias, 2011. p. 131-134.

  • De Simone, S. B. S. ; SANTOS, A.L.Q ; LEONARDO, T. G. ; RODRIGUES, T. C. S. ; ROMÃO, M. F. ; SILVA JUNIOR, O. T ; HIRANO, L. Q. L. ; MOURA, M. S. . Efeitos da associação maleato de midazolam, citrato de fentanila e cloridrato de cetamina em jibóias. In: I Simpósio Nacional em Ciência Animal, 2010, Uberlândia, MG. Anais do I SINCA, 2010. p. 227-230.

  • HIRANO, L. Q. L. ; SANTOS, A.L.Q ; SILVA, J. M. M. ; De Simone, S. B. S. ; MOURA, M. S. ; SILVA JUNIOR, O. T ; KAMINISHI, A. P. S. ; PEREIRA, H. C ; CARDOSO, J. L. . Avaliação de bloqueio espinhal em Trachemys dorbignyi. In: I Simpósio Nacional em Ciência Animal, 2010, Uberlândia, MG. Anais do I SINCA, 2010. p. 154-157.

  • SANTOS, A.L.Q ; MOURA, M. S. ; HIRANO, L. Q. L. ; LIMA, C. A. P ; SILVA, J. M. M. ; PEREIRA, H. C ; De Simone, S. B. S. ; SILVA JUNIOR, O. T . Avaliação de protocolo para a sedação de Cágado-de-barbicha. In: I Simpósio Nacional em Ciência Animal, 2010, Uberlândia, MG. Anais da I SINCA, 2010. p. 158-160.

  • MOURA, M. S. ; FERREIRA, F. S. ; OLIVEIRA, F. V. ; BRITO, T. R. . PROPOSTA DE ENRIQUECIMENTO AMBIENTAL PARA Callithrix jacchus DESENVOLVIDA NO ZOOLÓGICO PARQUE DO SABIÁ, UBERLÂNDIA-MG. In: XXI SEMANA CIENTÍFICA DE MEDICINA VETERINÁRIA E VI MOSTRA DA PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS VETERINÁRIAS, 2009, Uberlândia. Anais Secivet 2009. Uberlândia, 2009. p. 212-214.

  • MONTEIRO, G. P. ; RODRIGUES, C. G. ; MELO, R. T. ; FONSECA, B. B. ; MOURA, M. S. ; ROSSI, D. A. . Campylobacter spp. associado a doença clínica em animais de companhia e crianças. In: 40º Congresso Brasileiro de Medicina Veterinária, 2013, Salvador, BA. 40º Congresso Brasileiro de Medicina Veterinária, 2013.

  • MELO, R. T. ; FONSECA, B. B. ; ARAUJO, F. C. ; MOURA, M. S. ; OLIVEIRA, R. P. ; MENDONÇA, E. P. ; COELHO, L. R. ; ROSSI, D. A. . Influência da infecçao de suínos por Salmonella spp. na contaminação da carne produzida. In: ABRAVES, 2011, Fortaleza. Anais ABRAVES 2011, 2011.

  • FREIRAS, E. A. ; MELO, R. T. ; MONTEIRO, G. P. ; ARAUJO, F. C. ; PAULA, D. C. ; MOURA, M. S. ; FRASÃO, B. S. ; ROSSI, D. A. . Resistência antimicrobiana de Campylobacter spp. de origem suína. In: ABRAVES, 2011, Fortaleza. Anais ABRAVES, 2011.

  • FREIRAS, E. A. ; MOURA, M. S. ; OLIVEIRA, R. P. ; MENDONÇA, E. P. ; FONSECA, B. B. ; NALEVAILO, P. C. ; MELO, R. T. ; ROSSI, D. A. . Relação filogenética de sorovares de Salmonella isoladas de carcaças suínas. In: ABRAVES, 2011, Fortaleza. Anais ABRAVES, 2011.

  • MOURA, M. S. ; CARREON, R. S. ; NAVES, J. H. F. F. ; TAVARES, T. C. F ; SOARES, P. M ; RESENDE, L. M ; LIMA-RIBEIRO, A. M. C. . Reatividade cruzada nos testes de diagnóstico de brucelose em bovinos da raça Nelore recém vacinados para leptospirose. In: Seminário Nacional de Brucelose e Tuberculose, 2010, Belo Horizonte. Anais do Seminário Nacional de Brucelose e Tuberculose, 2010.

  • NAVES, J. H. F. F. ; JUNQUEIRA JUNIOR, D. G. ; TAVARES, T. C. F ; SOARES, P. M ; MOURA, M. S. ; RAMOS, G. C. ; LIMA-RIBEIRO, A. M. C. . Diagnóstico comparativo para Brucelose em plasma seminal bovino. In: Seminário Nacional de Brucelose e Tuberculose. In: Seminário Nacional de Brucelose e Tuberculose, 2010, Belo Horizonte. Anais do Seminário Nacional de Brucelose e Tuberculose, 2010.

  • ALMEIDA, F. ; OLIVEIRA, F. V. ; MOURA, M. S. ; SANTOS, A.L.Q . Aspectos anatômicos do tubo digestório de TRACHEMYS SCRIPTA SCHOEPFF, 1792 ELEGANS WIED-NEUWIED, 1893 (TESTUDINES, EMYDIDAE). In: Congresso Brasileiro de Veterinária - Conbravet, 2007, Santos/SP. 34ª Conbravet, 2007.

  • MOURA, M. S. . 'Qualidade dos Produtos - Aplicação em casa'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MOURA, M. S. ; CARREON, R. S. ; NAVES, J. H. F. F. ; TAVARES, T. C. F ; SOARES, P. M ; RESENDE, L. M ; LIMA-RIBEIRO, A. M. C. . Reatividade cruzada nos testes de diagnóstico de Brucelose em bovinos da raça Nelore recém vacinados para Leptospirose.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • NAVES, J. H. F. F. ; JUNQUEIRA JUNIOR, D. G. ; MOARES, G. P. ; TAVARES, T. C. F ; SOARES, P. M ; MOURA, M. S. ; RAMOS, G. C. ; LIMA-RIBEIRO, A. M. C. . Diagnóstico comparativo para brucelose em plasma seminal bovino.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • De Simone, S. B. S. ; SANTOS, A.L.Q ; LEONARDO, T. G. ; RODRIGUES, T. C. S. ; ROMÃO, M. F. ; SILVA JUNIOR, O. T ; HIRANO, L. Q. L. ; MOURA, M. S. . Efeitos da associação maleato de midazolan, citrato de fentanila e cloridrato de cetamina em jibóias.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • HIRANO, L. Q. L. ; SANTOS, A.L.Q ; SILVA, J. M. M. ; De Simone, S. B. S. ; MOURA, M. S. ; SILVA JUNIOR, O. T ; KAMINISHI, A. P. S. ; PEREIRA, H. C ; CARDOSO, J. L. . Avaliação de bloqueio espinhal em Trachemys dorbignyi. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SANTOS, A.L.Q ; MOURA, M. S. ; HIRANO, L. Q. L. ; LIMA, C. A. P ; SILVA, J. M. M. ; PEREIRA, H. C ; De Simone, S. B. S. ; SILVA JUNIOR, O. T . Avaliação de protocolo para a sedação de Cágado-de-barbicha. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MOURA, M. S. . "Principais condenações encontradas em perus abatidos no período de agosto de 2008 a julho de 2009, em um estabelecimento com SIF". 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MOURA, M. S. . "Relato de experiência em um Centro de pesquisa e desenvolvimento de carne e subprodutos". 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FERREIRA, F. S. ; OLIVEIRA, F. V. ; MOURA, M. S. ; BRITO, T. R. . Proposta de enriquecimento ambiental para Callithrix jacchus desenvolvida no zoológico Parque do Sabiá, Uberlândia-MG.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ALMEIDA, F. ; OLIVEIRA, F. V. ; MOURA, M. S. ; SANTOS, A.L.Q . Aspectos anatômicos do tubo digestório de Trachemys scripta schoepff, 1792 elegans wied-neuwied, 1839 (Testudines, Emydidae). 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

MOURA, M. S. . Consultor 'ad hoc' do Projeto de Pesquisa. 2011. (Consultor "ad hoc" do Projeto de Pesquisa).

Projetos de pesquisa

  • 2010 - 2011

    Reatividade cruzada nos testes de diagnóstico de Brucelose em bovinos da raça Nelore recém vacinados para Leptospirose., Descrição: Verificação se há soropositividade para Brucelose em animais vacinados para Leptospirose, utilizando os testes de diagnósticos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mariela Moura Carreon - Coordenador / Anna Monteiro Correia Lima Ribeiro - Integrante.

  • 2008 - 2009

    Principais condenações encontradas em perus abatidos no período de Agosto/2008 a Julho/2009, num estabelecimento com Serviço de Inspeção Federal., Descrição: Durante o abate de perus, o processo de evisceração é feito manualmente e, eventualmente ocorrem descartes parcial ou total de carcaças que foram contaminadas e/ou apresentam patologias condenáveis. Este estudo teve como objetivo, identificar as principais causas de rejeições ou condenações de perus abatidos sob fiscalização sanitária, em um abatedouro da região de Uberlândia, Minas Gerais, além de analisar se há diferença significativa entre os turnos de abate manhã e tarde, no que diz respeito a ocorrência de diferentes causas de condenação de perus, levando em consideração os municípios que atendem a empresa integradora. Para a análise foram utilizadas fichas padrão do Serviço de Inspeção Federal de um abatedouro de aves da região do Triângulo Mineiro nos meses entre Agosto de 2008 a Julho de 2009 e, posteriormente feito a estatística aplicando-se o teste de Qui-quadrado com nível de significância de 5%. Observou-se que Uberlândia e Araguari, respectivamente foram os municípios de maior e menor diferença significativa entre os turnos. Encontrou-se também que no verão ocorreu o maior índice de condenações totais em ambos os turnos. Além disso, foram contabilizadas todas as condenações, observando-se que a aerossacolite foi a condenação que mais ocorreu no período analisado, e em segundo lugar, a contaminação fecal.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Mariela Moura Carreon - Coordenador.

  • 2007 - 2008

    Anestesia de cágado-de-barbicha Phrynops geoffroanus Schweigger, 1812 (Chelonia-chelidae), com as associações cetamina e propofol, midazolan e propofol e midazolan e cetamina. - Bolsista do CNPq, Descrição: Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC/CNPq/UFU, com o projeto de pesquisa intitulado: "Anestesia de cágado-de-barbicha Phrynops geoffroanus Schweigger, 1812 (Chelonia-chelidae), com as associações cetamina e propofol, midazolan e propofol e midazolan e cetamina". A orientação foi efetuada pelo Professor Cirilo Antônio de Paula Lima da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Uberlândia, sendo o período de vigência da bolsa de Agosto de 2007 a Julho de 2008. O Projeto está cadastrado na diretoria de pesquisa da Universidade sob o nº E-006/2007.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mariela Moura Carreon - Coordenador / Cirilo de Paula Lima - Integrante., Financiador(es): Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC/CNPq/UFU - Bolsa.

Prêmios

2017

Madrinha da 1ª Turma de Medicina Veterinária da UNITRI, UNITRI.

2016

Professora Homenageada, Fundação Presidente Antônio Carlos.

2014

Professora Homenageada, Fundação Presidente Antônio Carlos - UNIPAC.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Medicina Veterinária. , Avenida Pará, 1720, Umuarama, 38400-902 - Uberlandia, MG - Brasil, Telefone: (34) 32182228, URL da Homepage:

Experiência profissional

2018 - Atual

Marmoreio Carnes Especiais

Vínculo: Sócia Proprietária, Enquadramento Funcional: Proprietária e Responsável Técnica, Carga horária: 0

Outras informações:
Sócia Proprietária da Casa de Carnes Marmoreio Carnes Especiais. Atua como Responsável Técnica no Controle de Qualidade na Indústria e nas lojas.

2019 - Atual

Atualize

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Sócia Proprietária e Médica Veterinária, Carga horária: 10

Outras informações:
Atualize é uma empresa prestadora de serviços médicos veterinários para estabelecimentos na área de alimentos.

2014 - 2020

Centro Universitário do Triângulo

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Outras informações:
Foi professora no curso de Medicina Veterinária com as disciplinas de Tecnologia e Inspeção de Produtos de Origem Animal I e II e, Ética e Bem Estar Animal. Já ministrou disciplinas de Anatomia dos Animais Domésticos I, Microbiologia Veterinária, Parasitologia Veterinária, Bioquímica Básica.

2014 - 2020

CENTRO UNIVERSITARIO PRESIDENTE ANTONIO CARLOS

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8

Outras informações:
Foi professora da Disciplina de Tecnologia e Inspeção de Carnes, Pescados, Ovos e Mel. Já ministrou disciplinas de Deontologia e Bioética, Comportamento e Bem Estar Animal, Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

2013 - 2013

CENTRO UNIVERSITARIO PRESIDENTE ANTONIO CARLOS

Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora

Outras informações:
Professora no Curso de Medicina Veterinária e no Curso de Tecnologia em Agronegócio. Disciplinas: - Tecnologia e Inspeção de Carnes e derivados - 1º Semestre/2013 (Med. Vet.) - Tópicos Especiais em Produção Animal - 1º Semestre/2013 (Tec. Agroneg.) - Tecnologia e Inspeção de Carnes e derivados - 2º Semestre/2013 (Med. Vet.) - Trabalho de Conclusão de Curso - 2º Semestre/2013 (Med. Vet.)

2014 - 2018

Universidade Federal de Uberlândia

Vínculo: Doutoranda, Enquadramento Funcional: Doutoranda do Programa de Pós Graduação, Carga horária: 0

2010 - 2013

Universidade Federal de Uberlândia

Vínculo: Aluno do Mestrado, Enquadramento Funcional: Mestranda do Programa de Pós-graduação

Outras informações:
Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ciências Veterinárias na área de Produção Animal, sob orientação da Dra. Daise Aparecida Rossi. Bolsista Capes por 2 anos.

2006 - 2010

Universidade Federal de Uberlândia

Vínculo: Aluno, Enquadramento Funcional: Graduação em Medicina Veterinária

Outras informações:
Graduada em Medicina Veterinária

Atividades

  • 07/2008 - 12/2009

    Pesquisa e desenvolvimento, Universidade Federal de Uberlândia.,Linhas de pesquisa

  • 04/2007 - 08/2007

    Outras atividades técnico-científicas , Universidade Federal de Uberlândia, Universidade Federal de Uberlândia.,Atividade realizada, MONITORA da disciplina "ANATOMIA DOS ANIMAIS DOMÉSTICOS" no período de 16.04.2007 a 08.08.2007 perfazendo um total de 204 horas sob a orientação do Professor Frederico Ozanan Carneiro e Silva..

  • 10/2006 - 03/2007

    Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Medicina Veterinária, Faculdade de Medicina Veterinária.,Atividade realizada, MONITORA da disciplina "ANATOMIA DOS ANIMAIS DOMÉSTICOS" no período de 30/10/06 a 06/03/07 perfazendo um total de 214 horas sob orientação do Prof. Renato Souto Severino..

2012 - 2012

Dog Minas

Vínculo: Promotora Técnica Medicamentos, Enquadramento Funcional: Promotora Técnica de Medicamentos, Carga horária: 0

Outras informações:
Promotoria Técnica de Medicamentos.

2011 - 2013

Laboratório de Biotecnologia Animal Aplicada - Univ. Federal de Uberlândia

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador

Outras informações:
Mestranda em Ciências Veterinárias sob orientação da Professora Dra. Daise Aparecida Rossi.

2013 - 2013

Instituto Cristiano Lamar

Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora

Outras informações:
Professora no Curso Preparatório do Concurso do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

2010 - 2010

Instituto de Tecnologia de Alimentos - Centro de P&D de Carnes

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágio

Outras informações:
Estagiou no Centro de P&D de Carnes do Instituto de Tecnologia de Alimentos em Campinas/SP, sob orientação do Pesquisador Científico Expedito Tadeu Facco Silveira, no período de 09/08/2010 a 10/11/2010. Perfazendo 553 horas, sendo 410 horas destinadas ao Estágio Obrigatório Curricular e 143 horas de Estágio Não-Obrigatório (Extracurricular).

2010 - 2010

Laboratório de Doenças Infecto Contagiosas - UFU

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Desenvolvimento de Pesquisa

Outras informações:
Participou de projeto e Atividades de pesquisa intitulado Reatividade cruzada nos testes de diagnóstico de brucelose em bovinos da raça Nelore recém vacinados para leptospirose no Laboratório de Doenças Infecto Contagiosas - Centro Colaborador em Defesa Agropecuária do Brasil Central - Universidade Federal de Uberlândia durante o primeiro semestre letivo de 2010, perfazendo uma carga horária de 105 horas.

2009 - 2009

Serviço de Inspeção Federal 121 - SADIA S/A

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágio

Outras informações:
Estagiou junto ao Serviço de Inspeção Federal 121 - SADIA S/A - sob orientação do Médico Veterinário e Fiscal Federal Agropecuário Dr. Denio Oliveira Reis, no período de 20 de Julho a 14 de Agosto de 2009, perfazendo um total de 120 horas.

2008 - 2009

Serviço de Inspeção Federal 121 - SADIA S/A

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Desenvolvimento Trabalho de Conclusão de Curs

Outras informações:
Estagiou e desenvolveu o Trabalho de Conclusão de Curso sof orientação do Professor e Fiscal Federal Agropecuário Dr. Denio Oliveira Reis, junto ao SIF 121, no período de Agosto de 2008 a Dezembro de 2009, com o seguinte trabalho: "Principais condenações encontradas em perus abatidos no período de Agosto/2008 a Julho/2009, num estabelecimento com Serviço de Inspeção Federal."

2008 - 2008

Controle de Qualidade e Serviço de Inspeção Federal 806 Frigorífico Luciana

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágio

Outras informações:
Estagiou no Frigorífico Luciana desenvolvendo atividades juntamente com o Controle de Qualidade e Serviço de Inspeção Federal, no período de 04 a 08 de Agosto de 2008, perfazendo um total de 35 horas.

2008 - 2009

Faculdade de Medicina Veterinária/Universidade Federal de Uberlândia

Vínculo: Aluno de Graduação, Enquadramento Funcional: Desenvolvimento de Monografia

2010 - 2010

Laboratório de Controle de Qualidade e Segurança Alimentar - UFU

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágio

Outras informações:
Estagiou no Laboratório de Controle de Qualidade e Segurança Alimentar da Universidade Federal de Uberlândia, sob orientação da Professora Msc. Ana Carolina Portella Silveira, no período de 15/03/2010 a 31/05/2010, perfazendo um total de 31 horas.

2008 - 2008

Laboratório de Ensino e Pesquisa em Animais Silvestres da UFU

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágio

Outras informações:
Estagiou no Laboratório de Ensino e Pesquisa em Animais Silvestres da Universidade Federal de Uberlândia, sob orientação do Professor Dr. André Luiz Quagliatto Santos, no período de Janeiro a Julho de 2008, perfazendo um total de 280 horas.

2007 - 2007

Laboratório de Ensino e Pesquisa em Animais Silvestres da UFU

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: estágio

Outras informações:
Estagiou no Laboratório de Ensino e Pesquisa em Animais Silvestres da Universidade Federal de Uberlândia, sob orientação do Professor Dr. André Luiz Quagliatto Santos, no período de Agosto a Dezembro de 2007, perfazendo um total de 240 horas.

2006 - 2007

Hospital Veterinário da Universidade Federal de Uberlândia

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Técnico em Enfermagem de Pequenos Animais

Outras informações:
A estagiária realizou Estágio Não Obrigatório no Setor de Técnica em Enfermagem de Pequenos Animais Domésticos, nas dependências do Hospital Veterinário da Universidade Federal de Uberlândia, totalizando 34 horas.

2004 - 2004

Casa Cor Triângulo Mineiro 2004

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 36

Outras informações:
O estagiário atuou na Casa Cor Triângulo Mineiro 2004 como apresentadora dos ambientes da casa e participou de palestras proferidas por profissionais arquitetos.