Mário Eduardo Santos Cabral
Graduado em Ciências Biológica pela Universidade Regional do Cariri - URCA (2010), Mestre em Bioprospecção Molecular pela Universidade Regional do Cariri - URCA (2012) na linha de pesquisa Biodiversidade, com ênfase nas áreas de farmacognosia de produtos naturais e etnozoologia/zooterapia e Doutor em Biotecnologia de Recursos Naturais pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2018) na linha de pesquisa Purificação e Caracterização de Biomoléculas. Tem experiência nas áreas de isolamento e purificação, caracterização bioquímica e biofísica e resolução de estruturas tridimensionais de lectinas e hemoglobinas oriundas de anfíbios e lagartos da fauna Nordestina. Atuou como Professor Temporário do Departamento de Ciências Biológicas - URCA em Missão Velha-CE no período 2012-2013 lecionando as disciplinas de Evolução, Metodologia das Ciências, Protoctistas, Biologia Celular e Paleontologia. Durante o período da pós-graduação stricto senso (Doutorado) ministrou as disciplinas de Biofísica no curso de graduação em Biotecnologia - UFC. Trabalhou como instrutor do curso de técnico em radiologia da empresa Grau Técnico - Cariri, ministrando a disciplina de Radiobiologia para a turma RAD01-N, no período noturno durante os meses de Outubro à Dezembro 2020. Atuou como Biólogo colaborador na Prefeitura Municipal de Iguatu - CE inserido em ações de educação ambiental, recuperação de área degradada e identificação de espécies botânicas do entorno do Rio Jaguaribe (Projeto ABAETÉ "Homem Verdadeiro" 5 Edição, 2021 - Lei N 2802, De 20 de Agosto de 2020). Atuou como servidor público temporário na EEEP Lucas Emmanuel Lima Pinheiro ministrando a disciplina de biologia nos cursos técnicos em Móveis, Finanças, Redes, Edificações e Eletrotécnica (1 e 3 Ano) e Formação para a Cidadania (Projeto Professor Diretor de Turma - PPDT) no curso técnico de Móveis (1 Ano). Atualmente é servidor público temporário na Universidade Regional do Cariri - URCA, Campus do Pimenta, Crato-CE ministrando as disciplinas Instrumentação para o Ensino Fundamental e Médio, Didática Aplicada ao Ensino de Ciências e Biologia e Pesquisa Educacional para as Ciências Biológicas. Tem interesse pelas áreas de Ensino de Ciências e Ensino de Biologia desenvolvendo pesquisas nos seguintes temas: Enfoque CTS/CTSA, Alfabetização e Letramento Científico e Tecnológico, Ensino de Ciências Por Investigação, Gamificação e as Novas Tecnologias da Informação e Comunicação, Formação Inicial e Continuada de Professores de Ciências e Biologia e Educação e Divulgação Científica em Espaços Não Formais de Educação.
Informações coletadas do Lattes em 03/01/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Biotecnologia de Recursos Naturais
2013 - 2018
Universidade Federal do Ceará
Título: Aspectos Estruturais e Implicações Fisiológicas da Hemoglobina da Iguana Verde (Iguana iguana L.)
, Ano de obtenção: 2018. Bruno Anderson Matias da Rocha. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências BiológicasGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Biofísica / Subárea: Biofísica. Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Biofísica / Subárea: Cristalografia de Proteinas.
Mestrado em Diversidade Biológica E Recursos Naturais
2010 - 2012
Universidade Regional do Cariri
Título: Analise microbiológica e farmacológica das propriedades medicinais da gordura de anfíbios da família Leptodactylidae da região do cariri, Ano de Obtenção: 2012
Waltécio de Oliveira Almeida.Coorientador: Rômulo Romeu da Nóbrega Alves. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: etnozoologia; zooterapia; óleo fixo.Grande área: Ciências BiológicasGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Farmacologia.
Especialização em Educação Digital
2021 - 2023
Universidade do Estado da Bahia
Título: Memórias e Reflexões da Especialização em Educação Digital UNEAD/UNEB
Especialização em Ciências da Natureza, Suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho
2022 - 2022
Universidade Federal do Piauí
Título: Ensino Remoto em Tempos de Pandemia do Sars-CoV-2: Desafios e Possibilidades Relacionados ao Uso da TDIC's no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da URCA
Graduação em Licenciatura Plena em Biologia no Programa Especial de Formação Pedagógica
2019 - 2021
Graduação em Ciências Biológicas
2006 - 2010
Universidade Regional do Cariri
Título: Estudo fitoquímico, microbiológico e toxicológico de Kalanchoe pinnata (LAM.) pers.
Orientador: José Galberto Martins da Costa
Bolsista do(a): Universidade Regional do Cariri, URCA, Brasil.
Formação complementar
2021 - 2021
Ceará Credi: Ajudando você a pensar o seu negócio. (Carga horária: 1h). , Aliança Empreendedora, TAMO JUNTO, Brasil.
2021 - 2021
Desvendando o Crédito. (Carga horária: 2h). , Aliança Empreendedora, TAMO JUNTO, Brasil.
2021 - 2021
Ferramentas Digitais. (Carga horária: 40h). , Instituto Centro de Ensino Tecnológico, CENTEC, Brasil.
2021 - 2021
Mercado Digital Pós-Pandemia. (Carga horária: 3h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2020 - 2021
Tecnologias Digitais na Educação (TED). (Carga horária: 180h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2020 - 2020
Licenciamento Ambiental Nacional. (Carga horária: 10h). , SMARTECO, SMARTECO, Brasil.
2016 - 2016
Fundamentos e Aplicações em Microscopia Eletrônica. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2014 - 2014
Proficiência em Língua Espanhola. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2014 - 2014
Proficiência em Língua Inglesa. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2013 - 2013
Direitos Humanos e Geração da Paz. (Carga horária: 120h). , Fundação Demócrito Rocha, FDR, Brasil.
2012 - 2012
Oficina de artesanato com garrafas pet. (Carga horária: 8h). , Centro Universitário Dr. Leão Sampaio, UNILEAO, Brasil.
2011 - 2011
Agentes Ambientais. (Carga horária: 120h). , Fundação Demócrito Rocha, FDR, Brasil.
2010 - 2010
Proficiência em Língua Inglesa. (Carga horária: 16h). , Universidade Regional do Cariri, URCA, Brasil.
2009 - 2009
Técnicas Espectróscópicas usadas em Materiais. (Carga horária: 40h). , Universidade Regional do Cariri, URCA, Brasil.
2008 - 2008
Uso de Plantas Medicinais como Antiinflamatórios. (Carga horária: 20h). , Universidade Regional do Cariri, URCA, Brasil.
2008 - 2008
Oficina de Ciências. (Carga horária: 10h). , Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA-CE, Brasil.
2006 - 2007
Informática Básica. (Carga horária: 80h). , Telecentro Francysmaria de Souza, TELECENTRO, Brasil.
1999 - 1999
Formação de Operadores. (Carga horária: 120h). , T&T Informática, T&T, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia.
Organização de eventos
BEZERRA, N. S. R. F. ; CABRAL, M. E. S. ; TORRES, C. M. G. . I ENCONTRO DE EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA URCA. 2022. (Outro).
CABRAL, M. E. S. . XII Semana de Iniciação Científica da URCA. 2009. (Outro).
CABRAL, M. E. S. . Encontro Universitário de Paleontologia e Arqueologia do Cariri. 2008. (Outro).
Participação em eventos
Encontro Curricular Avaliativo da Prática de Ensino e do Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Re Regional do Cariri - URCA. 2022. (Encontro).
I ENCONTRO DE EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA URCA. 2022. (Encontro).
II Fórum Pedagógico PROGRAD/Núcleo de Formação Docente. 2022. (Outra).
CEARÁ GLOBAL: O FUTURO EM 360º. 2020. (Exposição).
23rd International Congress of the IUBMB and 44th Annual Meeting of the Brazilian Society for Biochemistry and Molecular Biology (SBBq). PURIFICATION AND PARTIAL CHARACTERIZATION OF SKIN PROTEINS FROM LEPTODACTYLUS VASTUS (ADOLF LUTZ, 1930). 2015. (Congresso).
I Encontro Regional Sobre Meio Ambiente e Sustentabilidade. 2012. (Encontro).
II Workshop "Sociobiodiversidade do semiárido brasileiro: oportunidades de pesquisa orientadas para conservação e uso sustentável. 2012. (Outra).
Workshop "Sociobiodiversidade do semiárido brasileiro: oportunidades de pesquisa orientadas para conservação e uso sustentável. 2011. (Outra).
Encontro Universitário de Paleontologia e Arqueologia do Cariri.. 2009. (Encontro).
VIII Semana de Geografia da URCA. 2009. (Outra).
XII Semana de Iniciação Científica da URCA. 2009. (Outra).
I Colóquio da Geografia. 2008. (Outra).
I Semana de Ciências da URCA, XI Encontro de Iniciação Científica, I Encontro Nordestino de Bioprospecção Molecular e X Semana de Biologia. 2008. (Encontro).
I Semana do Biólogo. 2008. (Outra).
Participação em bancas
CABRAL, M. E. S.; TORRES, C. M. G.; BEZERRA, N. S. R. F.. A Gamificação no Ensino de Ciências: SPORE e LOE como Ferramentas Didáticas. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Regional do Cariri.
CABRAL, M. E. S.; TORRES, C. M. G.; BEZERRA, N. S. R. F.. Jogos Digitais na Prática de Ensino de Ciências e Biologia: O Caso das Bactérias. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Regional do Cariri.
CABRAL, M. E. S.; SANTOS, L. C.; BEZERRA, F. C.. Os Hobbits como Modelo Didático para o Estudo da Seleção Natural: Um Relato de Experiência. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Regional do Cariri.
TORRES, C. M. G.;CABRAL, M. E. S.; BEZERRA, N. S. R. F.. As Contribuições dos Espaços não Formais para o Processo de Ensino e de Aprendizagem em Ciências: Uma Revisão de Literatura. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Regional do Cariri.
TORRES, C. M. G.;CABRAL, M. E. S.; HOLANDA, V. N.. O Negacionismo Frente a Eficácia da Vacina para COVID-19 e suas Implicações para o Ensino de Biologia. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Regional do Cariri.
CABRAL, M. E. S.; TORRES, C. M. G.; BEZERRA, N. S. R. F.. O Uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no Contexto Escolar: Desafios e Possibilidades na Contemporaneidade. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Regional do Cariri.
TORRES, C. M. G.;CABRAL, M. E. S.; BEZERRA, F. C.. Desafios e Possibilidades da Prática Docente na Educação Ambiental: Uma Análise da Ação Educativa dos Professores de Biologia da Rede Municipal da Cidade de Tarrafas -CE. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Regional do Cariri.
TORRES, C. M. G.;CABRAL, M. E. S.; SANTOS, L. C.. Práticas Pedagógicas Utilizadas na Disciplina Eletiva de Educação Ambiental Durante o Programa de Residência Pedagógica ? Subprojeto Biologia: Possibilidades e Desafios. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Regional do Cariri.
CUNHA, D. B. L.;CABRAL, M. E. S.; SANTOS, L. C.. Vivências do Estágio Curricular Supervisionado em Ensino de Ciências. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Regional do Cariri.
SILVA, N. C.;CABRAL, M. E. S.; MOTA, M. L.; GENERINO, M. E. M.. Relações Étnico-Raciais no Ensino de Ciências: Uma Revisão. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Regional do Cariri.
TORRES, C. M. G.; BEZERRA, N. S. R. F.;CABRAL, M. E. S.. Educação em Espaço Não Formal no Ensino de Ciências: A Educação Ambiental no Parque Natural Municipal de Araripe - CE. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Regional do Cariri.
DIAS, D. Q.;CABRAL, M. E. S.; LIMA, A. D.. A Atuação do Médico Veterinário no Sistema Único de Saúde Pública com Ênfase na sua Presença no NASF. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Faculdade Terra Nordeste.
DIAS, D. Q.;CABRAL, M. E. S.; LIMA, A. D.. Intoxicação em Caprinos Por Aspidosperma piryfolium no Nordeste Brasileiro. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Faculdade Terra Nordeste.
AZEVEDO, F. R.;CABRAL, M. E. S.; AZEVEDO, R.. Atividade Larvicida do Extrato Etanólico de Croton campestris A. no Controle do Aedes aegypti (LINNAEUS, 1792) (DIPTERA: CULICIDAE). 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Cariri.
PEREIRA JUNIOR, F. N.; ROCHA, J. E.; BEZERRA, C. F.;CABRAL, M. E. S.. Avaliação da Atividade Antibacteriana e Modulatória da Lectina Conbr Extraida da Canavalia brasiliensis. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar em Ciências Naturais) - Universidade Federal do Cariri.
SILVA, M. S.; NOGUEIRA, D. H.;CABRAL, M. E. S.. Eficiência de óleos Essenciais no Controle de Pragas de Importância Agrícola. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogia em Irrigação e drenagem) - Instituto Federal do Ceará.
SILVA, M. S.; NOGUEIRA, D. H.;CABRAL, M. E. S.. Uso de Óleos Essenciais na Prevenção de Patologia Pós-Colheita em Goiabas (Psidium guajava L.). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogia em Irrigação e drenagem) - Instituto Federal do Ceará.
LANDIM, A. V.; Campos, F. L.;CABRAL, M. E. S.. Concurso Público para Professor Efetivo da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA. 2022. Universidade Estadual Vale do Acaraú.
Orientou
A Gamificação no Ensino de Ciências: SPORE e LOE como Ferramentas Didáticas; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Mario Eduardo Santos Cabral;
Jogos Digitais na Prática de Ensino de Ciências e Biologia: O Caso das Bactérias; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Mario Eduardo Santos Cabral;
O Uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no Contexto Escolar: Desafios e Possibilidades na Contemporaneidade; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Mario Eduardo Santos Cabral;
Os Hobbits como Modelo Didático para o Estudo da Seleção Natural: Um Relato de Experiência; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Mario Eduardo Santos Cabral;
Produções bibliográficas
-
NEVES, A. F. ; BEZERRA, N. S. R. F. ; TORRES, C. M. G. ; CABRAL, M. E. S. ; SILVA, R. M. ; SOUSA, V. C. . Espaços Não Formais de Educação e o Ensino de Ciências na Região do Cariri. Revista de Extensão da Universidade Regional do Cariri â013 URCA , v. 3, p. 370-383, 2024.
-
TEIXEIRA, CLAUDENER S. ; CABRAL, MARIO E.S. ; CARNEIRO, RÔMULO F. ; BRITO, SAMUEL V. ; NAGANO, CELSO S. ; SILVA, ANDRÉ L.C. ; GARCIA, WANIUS ; ALMEIDA, WALTÉCIO O. ; SAMPAIO, ALEXANDRE H. ; DELATORRE, PLÍNIO ; CARVALHO, JOSÉ M.S. ; SOUSA, EDUARDO H.S. ; ROCHA, BRUNO A.M. . Structural aspects and physiological implications of the hemoglobin of green iguana (Iguana iguana). INTERNATIONAL JOURNAL OF BIOLOGICAL MACROMOLECULES , v. 120, p. 1275-1285, 2018.
-
TELES, D. A. ; CABRAL, M. E. S. ; ARAUJO FILHO, J. A. ; DIAS, D. Q. ; AVILA, R. W. ; ALMEIDA, W. O. . Helminths of Leptodactylus vastus (Anura: Leptodactylidae) in an area of Caatinga, Brazil. Herpetology Notes , v. 7, p. 355-356, 2014.
-
TELES, D. A. ; TEIXEIRA, A. A. M. ; ARAUJO FILHO, J. A. ; CABRAL, M. E. S. ; SALES, R. M. A. ; DIAS, DIÓGENES DE QUEIROZ . Leptodactylus macrosternum (Rã-Caçote) Diet. Herpetological Review , v. 45, p. 304-304, 2014.
-
SALES, D. L. ; OLIVEIRA, O. P. ; CABRAL, M. E. S. ; DIAS, D. Q. ; KERNTOPF, M. R. ; COUTINHO, H. D. M. ; COSTA, J. G. M. ; FREITAS, F. R. D. ; FERREIRA, F. S. ; ALVES, R. R. N. ; ALMEIDA, W. O. . Chemical identification and evaluation of the antimicrobial activity of fixed oil extracted from Rhinella jimi. Pharmaceutical Biology , p. 1-6, 2014.
-
OLIVEIRA, O. P. ; SALES, D. L. ; DIAS, D. Q. ; CABRAL, M. E. S. ; ARAÚJO FILHO, J. A. ; TELES, D. A. ; SOUSA, J. G. G. ; RIBEIRO, S. C. ; FREITAS, F. R. D. ; COUTINHO, H. D. M. ; KERNTOPF, M. R. ; DA COSTA, J. G. M. ; ALVES, R. R. N. ; ALMEIDA, W. O. . Antimicrobial activity and chemical composition of fixed oil extracted from the body fat of the snake Spilotes pullatus. Pharmaceutical Biology , v. 52, p. 740-744, 2014.
-
CABRAL, MARIO EDUARDO SANTOS ; DIAS, DIÓGENES DE QUEIROZ ; SALES, DÉBORA LIMA ; OLIVEIRA, OLGA PAIVA ; TELES, DIEGO ALVES ; FILHO, JOÃO ANTONIO DE ARAUJO ; SOUSA, JOSÉ GUILHERME GONÇALVES DE ; COUTINHO, HENRIQUE DOUGLAS MELO ; COSTA, JOSÉ GALBERTO MARTINS DA ; KERNTOPF, MARTA REGINA ; ALVES, RÔMULO ROMEU DA NÓBREGA ; ALMEIDA, WALTÉCIO DE OLIVEIRA . Evaluations of the Antimicrobial Activities and Chemical Compositions of Body Fat from the Amphibians Leptodactylus macrosternum Miranda-Ribeiro (1926) and Leptodactylus vastus Adolf Lutz (1930) in Northeastern Brazil. Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine (Print) , v. 2013, p. 1-7, 2013.
-
DIAS, DIÓGENES DE QUEIROZ ; CABRAL, M. E. S. ; SALES, D. L. ; OLIVEIRA, O. P. ; ARAUJO FILHO, J. A. ; TELES, D. A. ; SOUSA, J. G. G. ; COUTINHO, H. D. M. ; COSTA, J. G. M. ; KERNTOPF, M. R. ; ALVES, R. R. N. ; ALMEIDA, W. O. . Chemical Composition and Validation of the Ethnopharmacological Reported Antimicrobial Activity of the Body Fat of Phrynops geoffroanus Used in Traditional Medicine. Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine (Print) , v. 2013, p. 1-4, 2013.
-
RODRIGUES, FABIOLAF. G. ; RODRIGUES, FÁBIOF. G. ; ALMEIDA, SHEYLAC. X. ; CAMPOS, ADRIANAR ; OLIVEIRA, LIANAG. S. ; SARAIVA, MANUELEE ; CABRAL, MARIOE. S. ; COSTA, JOSE GALBERTOM . Chemical composition, antibacterial and antifungal activities of essential oil from Cordia verbenacea DC leaves. Pharmacognosy Research , v. 4, p. 161, 2012.
-
DIAS, DIÓGENES DE QUEIROZ ; CABRAL, M. E. S. ; SALES, D. L. ; FERREIRA, F. S. ; COUTINHO, H. D. M. ; KERNTOPF, M. R. ; Costa, J.G.M. ; MENEZES, I. R. A. ; ALMEIDA, W. O. . Avaliação da atividade antiedematogênica do óleo fixo do quelônio Phrynops geoffroanus (SCHWEIGGER, 1812: CHELIDAE). CIÊNCIAS AGRÁRIAS: UMA ABORDAGEM SOBRE TECNOLOGIA E PRODUÇÃO. 1ed.Triunfo: Omnis Scientia, 2021, v. 1, p. 89-102.
-
NASCIMENTO, A. B. ; PINTO, M. K. N. A. ; NASCIMENTO, K. P. M. ; SILVA, C. E. A. ; CABRAL, M. E. S. . EFEITO INSETICIDA DO ÓLEO ESSENCIAL DE ROSMARINUS OFFICINALIS SOB PULGÃO (APHIS NERII) BOYER DE FOSNCOLOMBRE,1841(HEMIPTERA:APHIDIDAE). In: IV CONGRESSO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS - IV COINTER PDVAGRO 2019, 2019, Recife - PE. EFEITO INSETICIDA DO ÓLEO ESSENCIAL DE ROSMARINUS OFFICINALIS SOB PULGÃO (APHIS NERII) BOYER DE FOSNCOLOMBRE,1841(HEMIPTERA:APHIDIDAE), 2019.
-
NASCIMENTO, K. P. M. ; PINTO, M. K. N. A. ; NASCIMENTO, A. B. ; MOURA, G. S. ; CABRAL, M. E. S. . ATIVIDADE INSETICIDA DO ÓLEO ESSENCIAL DE MENTHA ARVENSIS L. FRENTE À COCHONILHA (PLANOCOCCUS MINOR) (MASKELL). In: IV CONGRESSO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS - IV COINTER PDVAGRO 2019, 2019, Recife - PE. ATIVIDADE INSETICIDA DO ÓLEO ESSENCIAL DE MENTHA ARVENSIS L. FRENTE À COCHONILHA (PLANOCOCCUS MINOR) (MASKELL), 2019.
-
TEIXEIRA, C. S. ; CABRAL, M. E. S. ; FREITAS, J. C. M. ; FREITAS, B. T. . ANÁLISES DE MINERAIS DA SEMENTE DE Enterolobium Contortisiliquum (Vell.) Morong.. In: XII Semana de Iniciação Científica da Universidade Regional do Cariri - URCA, 2009, Crato. Ciência e Sociedade: Caminhos para o futuro, 2009. p. 234-236.
-
CABRAL, M. E. S. ; TEIXEIRA, C. S. ; FREITAS, J. C. M. ; FREITAS, B. T. . SEPARAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DE ALFA-AMINOÁCIDOS PRESENTES NO FRUTO CAMBUÍ (Myrcia multiflora) ATRAVÉS DE CROMATOGRAFIA DE PAPEL ASCENDENTE.. In: XII Semana de Iniciação Científica da URCA, 2009, Crato. Ciência e Sociedade: Caminhos para o futuro, 2009. p. 250-252.
-
CABRAL, M. E. S. ; NEVES, A. F. ; BEZERRA, N. S. R. F. ; TORRES, C. M. G. ; BEZERRA, F. C. ; FIGUEIREDO, F. V. ; SOUSA, V. C. ; SILVA, R. M. ; PEREIRA, M. E. S. S. . O Ensino de Ciências nos Espaços Não Formais de Educação da Região do Cariri: Possibilidades para a Formação Docente. In: 19º ENEX: ?Despertando horizontes, ciências básicas e ações sociais transformadoras?, 2024, Juazeiro do Norte. 19 ENEX 2023: ?Despertando horizontes, ciências básicas e ações sociais transformadoras?, 2023.
-
TORRES, C. M. G. ; DUARTE, D. R. ; BEZERRA, N. S. R. F. ; CABRAL, M. E. S. ; BEZERRA, F. C. ; FIGUEIREDO, F. V. ; SILVA, R. M. ; PEREIRA, M. E. S. S. ; TORRES, S. M. G. . Laboratório interdisciplinar de biologia e a Educação científica na escola. In: 19º ENEX: ?Despertando horizontes, ciências básicas e ações sociais transformadoras?, 2024, Juazeiro do Norte. 19º ENEX 2023: ?Despertando horizontes, ciências básicas e ações sociais transformadoras?, 2023.
-
PINTO, M. K. N. A. ; CABRAL, M. E. S. ; NOGUEIRA, D. H. ; SILVA, M. S. . ATIVIDADE INSETICIDA DO ÓLEO ESSENCIAL DE CYMBOPOGON NARDUS L. FRENTE AO PULGÃO APHIS NERII BOYER DE FONSCOLOMBE, 1841 (HEMIPTERA: APHIDIDAE). In: IV Encontro Universitário da UFC no Cariri - 2012, 2013, Juazeiro do Norte. ATIVIDADE INSETICIDA DO ÓLEO ESSENCIAL DE CYMBOPOGON NARDUS L. FRENTE AO PULGÃO APHIS NERII BOYER DE FONSCOLOMBE, 1841 (HEMIPTERA: APHIDIDAE), 2012.
-
QUEIROZ, J. P. F. ; CABRAL, M. E. S. ; CARNEIRO, R. F. ; BEZERRA, E. H. S. ; ROCHA, B. A. M. . ISOLAMENTO E PURIFICAÇAO DE HEMOGLOBINA DA RÃ PIMENTA NORDESTINA LEPTODACTYLUS VASTUS (ANURA: LEPTODACTYLIDAE). In: XXXVI Encontro de Iniciação Científica da UFC, 2017, Fortaleza. XXXVI Encontro de Iniciação Científica da UFC, 2017.
-
CABRAL, M. E. S. ; TEIXEIRA, C. S. ; GUERRA, D. L. ; ROCHA, B. A. M. . PURIFICATION AND PARTIAL CHARACTERIZATION OF SKIN PROTEINS FROM LEPTODACTYLUS VASTUS (ADOLF LUTZ, 1930). In: 23rd International Congress of the IUBMB and 44th Annual Meeting of the Brazilian Society for Biochemistry and Molecular Biology (SBBq), 2015, Foz do Iguaçu. PURIFICATION AND PARTIAL CHARACTERIZATION OF SKIN PROTEINS FROM LEPTODACTYLUS VASTUS (ADOLF LUTZ, 1930), 2015.
-
GUERRA, D. L. ; CABRAL, M. E. S. ; TEIXEIRA, C. S. ; ROCHA, B. A. M. . Purificação, cristalização e avaliação de atividade biológica de lectinas da pele da rã Leptodactylus vastus (Adolf Lutz, 1930) da região do Cariri. In: XXXIV Encontro de Iniciação Científica, 2015, Fortaleza. Purificação, cristalização e avaliação de atividade biológica de lectinas da pele da rã Leptodactylus vastus (Adolf Lutz, 1930) da região do Cariri, 2015.
-
PINTO, M. K. N. A. ; CABRAL, M. E. S. ; SOUZA, J. M. ; NOGUEIRA, D. H. ; SILVA, M. S. . ATIVIDADE INSETICIDA DOS ÓLEOS ESSENCIAIS DE Cinnamomun zeylanicum e Pimpinella anisum FRENTE À COCHONILHA Planococcus minor (Maskell). In: I Simpósio Brasileiro de Recursos Naturais do Semiárido, 2013, Iguatu. Anais do I Simpósio Brasileiro de Recursos Naturais do Semiárido, 2013.
-
TELES, D. A. ; CABRAL, M. E. S. ; DIAS, D. Q. ; ARAUJO FILHO, J. A. . TAXAS DE INFECÇÃO PULMONAR DE NEMÁTODAS EM LEPTODACTYLUS VASTUS (ANURA: LEPTODACTYLIDAE) EM JARDIM, SUL DO CEARÁ. In: XI Semana de Biologia: o mundo sobre o olhar do Biológo, 2012, Crato. XI Semana de Biologia: o mundo sobre o olhar do Biológo, 2012.
-
TELES, D. A. ; ARAUJO FILHO, J. A. ; FERREIRA, F. S. ; CABRAL, M. E. S. ; Almeida, WO . USO ETNOMEDICINAL DE SERPENTES COMERCIALIZADAS NOS MERCADOS DO MUNICÍPIO DE JUAZEIRO DO NORTE, CEARÁ, BRASIL. In: VI ENCONTRO NORDESTINO DE ETNOBIOLOGIA E ETNOECOLOGIA E II ENCONTRO PARAIBANO DE ETNOBIOLOGIA E ETNOECOLOGIA, 2011, AREIA. VI ENCONTRO NORDESTINO DE ETNOBIOLOGIA E ETNOECOLOGIA E II ENCONTRO PARAIBANO DE ETNOBIOLOGIA E ETNOECOLOGIA, 2011.
-
TELES, D. A. ; ARAUJO FILHO, J. A. ; CABRAL, M. E. S. ; DIAS, D. Q. ; Almeida, WO . ETNOZOOLOGIA EM UMA COMUNIDADE TRADICIONAL NO MUNICÍPIO DE EXU, PERNAMBUCO. In: VI ENCONTRO NORDESTINO DE ETNOBIOLOGIA E ETNOECOLOGIA E II ENCONTRO PARAIBANO DE ETNOBIOLOGIA E ETNOECOLOGIA, 2011, AREIA. VI ENCONTRO NORDESTINO DE ETNOBIOLOGIA E ETNOECOLOGIA E II ENCONTRO PARAIBANO DE ETNOBIOLOGIA E ETNOECOLOGIA, 2011.
-
SARAIVA, M. E. ; BARRETO, F. S. ; RODRIGUES, F.F.G. ; CABRAL, M. E. S. ; PEREIRA, C. K. B. ; BRITO, S. A. ; RODRIGUES, F.F.G. ; Costa, J.G.M. . PROSPECÇÃO FITOQUÍMICA, ATIVIDADE ANTIFÚNGICA E TOXIDADE DO EXTRATO ETANÓLICO DAS FOLHAS DE PIPER TUBERCULATUM JACQ. In: XXI Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil, 2010, João Pessoa. XXI Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil, 2010.
-
OLIVEIRA, L. G. S. ; EMANUEL, W.E.M ; CABRAL, M. E. S. ; RODRIGUES, F.F.G. ; VERAS, H.N.H. ; COLARES, A.V. ; RODRIGUES, F.F.G. ; Costa, J.G.M. . AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIFÚNGICA E TOXICIDADE DO EXTRATO ETANÓLICO DE CORDIA VERBENACEA. In: XXI Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil, 2010, João Pessoa. XXI Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil, 2010.
-
SILVA, I.T ; CABRAL, M. E. S. ; FREITAS, J. C. M. ; FREITAS, B. T. . ANÁLISE FÍSICO-QUÍMICA DO FRUTO CAMBUÍ (Myrcia multiflora).. In: I Encontro Universitário do Campus da UFC no Cariri, 2009, Juazeiro do Norte. ANÁLISE FÍSICO-QUÍMICA DO FRUTO CAMBUÍ (Myrcia multiflora)., 2009.
-
TEIXEIRA, C. S. ; MARQUES, M. E. C. ; CABRAL, M. E. S. ; FREITAS, J. C. M. ; FREITAS, B. T. . CARACTERIZAÇÃO QUÍMICA DA SEMENTE DE Enterolobium contortisiliquum (Vell) Morong.. In: I Encontro Universitário do Campus da UFC no Cariri, 2009, Juazeiro do Norte. CARACTERIZAÇÃO QUÍMICA DA SEMENTE DE Enterolobium contortisiliquum (Vell) Morong., 2009.
-
MARQUES, M. E. C. ; FREITAS, B. T. ; TEIXEIRA, C. S. ; CABRAL, M. E. S. . ISOLAMENTO E PURIFICAÇÃO DE LECTINAS DAS SEMENTES DE PATA DE VACA (Bauhinia ungulata).. In: I Encontro Universitário do Campus da UFC no Cariri, 2009, Juazeiro do Norte. ISOLAMENTO E PURIFICAÇÃO DE LECTINAS DAS SEMENTES DE PATA DE VACA (Bauhinia ungulata)., 2009.
-
TEIXEIRA, C. S. ; CABRAL, M. E. S. ; FREITAS, J. C. M. ; FREITAS, B. T. . ANÁLISE QUALITATIVA DA PRESENÇA DE SAPONINAS E ATIVIDADE HEMOLÍTICA.. In: XII Semana de Iniciação Científica da Universidade Regional do Cariri - URCA, 2009, Crato. Ciencia e Sociedade: Caminhos para o futuro, 2009.
-
CABRAL, M. E. S. ; TEIXEIRA, C. S. ; GUERRA, D. L. ; ROCHA, B. A. M. . PURIFICATION AND PARTIAL CHARACTERIZATION OF SKIN PROTEINS FROM LEPTODACTYLUS VASTUS (ADOLF LUTZ, 1930). 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CABRAL, M. E. S. ; TEIXEIRA, C. S. ; FREITAS, B. T. ; FREITAS, J. C. M. . SEPARAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DE ALFA-AMINOÁCIDOS PRESENTES NO FRUTO CAMBUÍ (Myrcia multiflora) ATRAVÉS DE CROMATOGRAFIA DE PAPEL ASCENDENTE.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Outras produções
CABRAL, M. E. S. . AVALIADOR DE PÔSTER NO II ENCONTRO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA/ I ENCONTRO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (II ENPIBID/ I ERP). 2023.
CABRAL, M. E. S. . AVALIADOR DE PAINEIS NO I° CONGRESSO DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO DA UFCA. 2019.
CABRAL, M. E. S. ; AMORIM, S. M. . FORMATAÇÃO DE TRABALHO CIENTÍFICO E PLATAFORMA LATTES. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2019 - 2022
Prospecção fitoquímica dos óleos essenciais de Croton zehntneri Pax et Hoffm e Croton campestris A. St-hill e avaliação larvicida sobre o Aedes aegypti L. (Diptera: Culicidae), Descrição: O projeto visa verificar a potencialidade inseticida in vitro dos óleos essenciais de Croton zehntneri e Croton campestris sobre larvas do Aedes aegypti em condições de laboratório. Para isso, pretende-se obter os óleos essencias de C. zehntneri e C. campestris; avaliar o potencial larvicida dos óleos em diferentes concentrações sobre as larvas do mosquito Aedes aegypti; verificar a influência da temperatura sobre a ação larvicida do óleo; fazer a caracterização fitoquímica do óleo larvicida; obter produtos naturais de origem vegetal para ser comercializado na região e controlar esse vetor de forma ecologicamente correta.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Mario Eduardo Santos Cabral - Integrante / Francisco Roberto de Azevedo - Coordenador / Larissa da Silva Nascimento - Integrante / Raul Azevedo - Integrante.
-
2010 - 2010
Avaliação das Potencialidades Alelopáticas, Bactericidas e Modulação Antibiótica de Extratos e óleos de espécies de cerrado na Chapada do Araripe - CE, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Mario Eduardo Santos Cabral - Integrante / FILIPE GUTIERRE CARVALHO DE LIMA - Coordenador., Financiador(es): Universidade Regional do Cariri - Bolsa.
-
2009 - 2009
Caracterização estrutural por cristalografia de raios X de Citoquinina Oxidase purificada de cultura de callus de Phaseolus vulgaris., Descrição: As citoquininas oxidases (CKO) (EC 1.5.99.12) são enzimas responsáveis pela oxidação de citoquininas, com o auxílio de auxinas, auxiliam a divisão celular das plantas. Recentemente, foi reportada uma técnica de isolamento de CKO de cultura de callus de Phaseolus vulgaris utilizando-se uma coluna de afinidade com a lectina de C.ensiformis (ConA) imobilizada. A partir de cultura de tecidos de Phaseolus vulgaris e Canavalia ensiformis, serão isoladas as respectivas lectinas, citoquininas e citoquininas oxidases. As estruturas das citoquininas e citoquininas oxidases serão resolvidas a partir de experimentos de difração de raios X utilizando-se seus cristais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Mario Eduardo Santos Cabral - Integrante / Beatriz Tupinambá Freitas - Coordenador / Claudener Souza Teixeira - Integrante., Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Regional do Cariri, Departamento de Ciências Físicas e Biológicas. , Rua Carolino Sucupira - de 199/200 ao fim, Pimenta, 63105010 - Crato, CE - Brasil, Telefone: (88) 35924441
Experiência profissional
2020 - 2021
Prefeitura Municipal de IguatuVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Responsável Técnico - Biólogo Colaborador, Carga horária: 2
2019 - 2022
Universidade Federal do CaririVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador Colaborador, Carga horária: 20
Outras informações:
Pesquisador colaborador auxiliando no desenvolvimento de atividades de pesquisa relacionadas ao projeto intitulado: Prospecção fitoquímica dos óleos essenciais de Croton zehntneri Pax et Hoffm e Croton campestris A. St-hill e avaliação larvicida sobre o Aedes aegypti L. (Diptera: Culicidae) sob a orientação do prof. Dr. Francisco Roberto de Azevedo do curso de Agronomia no Campus Crato em colaboração com o Laboratório de Pesquisas de Produtos Naturais - LPPN da Universidade Regional do Cariri - URCA, Campus Pimenta, Crato-CE, sob coordenação do prof. Dr. José Galberto Martins da Costa.
2013 - 2017
Universidade Federal do CearáVínculo: Aluno de Doutorado, Enquadramento Funcional: Bolsista de Doutorado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Bolsista de Doutorado da Capes no Programa de pós Graduação em Biotecnologia de Recursos Naturais - PPGBiotec da UFC.
Durante o período da pós-graduação stricto senso (Doutorado) ministrou as disciplinas de Biofísica, Bioquímica e Biologia Celular e Molecular no curso de graduação em Biotecnologia - UFC.
Atividades
-
08/2013
Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Ciências, Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular.,Linhas de pesquisa
2022 - Atual
Universidade Regional do CaririVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Temporário, Carga horária: 40
Outras informações:
Professor Temporário do Curso de Ciências Biológicas (Licenciatura) Campus do Pimenta, aprovado no edital n 005/2021, no setor de estudo: Tópicos Especiais em Conteúdos Pedagógicos, Carga Horaria - 40h. Disciplinas ministradas: Instrumentação para o Ensino Fundamental e Médio, Didática Aplicada ao Ensino de Ciências e Biologia e Pesquisa Educacional para as Ciências Biológicas.
2012 - 2013
Universidade Regional do CaririVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Temporário, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Professor Temporário da Unidade Descentralizada de Missão Velha - URCA, aprovado no edital n° 01/2012, na área de Biologia Geral I, 40h.
Disciplinas ministradas:
Biologia Celular;
Evolução;
Metodologia das Ciências;
Paleontologia;
Protoctistas.
2011 - 2012
Universidade Regional do CaririVínculo: Aluno de Mestrado, Enquadramento Funcional: Bolsista de mestrado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Bolsista de Mestrado da Capes no Programa de Pós Graduação em Bioprospecção Molecular - PPBM da URCA.
2010 - 2010
Universidade Regional do CaririVínculo: Bolsista do PIBIC - URCA, Enquadramento Funcional: Bolsista pesquisador de Iniciação Ciêntifica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Bolsista de Iniciação Científica e Tecnológica PIBIC/URCA no projeto intitulado Avaliação das Potencialidades Alelopáticas, Bactericidas e Modulação Antibiótica de Extratos e Óleos de Espécies de Cerrado na Chapada do Araripe, sob orientação do Prof. Ms. Filipe Gutierre Carvalho de Lima
2010 - 2010
Universidade Regional do CaririVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Estagiou no Laboratório de Pesquisas de Produtos Naturais - LPPN do Departamento de Química Biológica da Universidade Regional do Cariri, sob a orientação do prof. Dr. José Galberto Martins da Costa, onde desenvolveu estudos fitoquímicos e microbiológicos e teve a oportunidade do aprendizado de diversas técnicas microbiológicas com bactérias e fungos, de prospecção fitoquímica e cromatografia.
2008 - 2010
Universidade Regional do CaririVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Estágio no laboratório de Limnologia e Aquicultura da URCA, sob a orientação do prof. Ms. Hênio do Nascimento Melo Júnior, onde realizou análises de água do rio Batateira e análises iniciais do projeto intitulado: Diagnóstico Limnológico para Piscicultura Sustentável no Açude Rosário (lavras de Mangabeira - CE) - Convênio BNB/ETENE/FUNDECE/FUNDETEC/URCA.
2008 - 2009
Universidade Regional do CaririVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Estagiário do Laboratório de Bioquímica e Biologia Molecular-LBBM da Universidade Regional do Cariri - URCA, Auxiliando no projeto de pesquisa intitulado: Análise Físico-Química do Fruto Cambuí (Myrcia multiflora) do programa de cooperação técnica entre o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ e a Universidade Regional do Cariri - URCA sob a orientação do Prof. José Carlos Marques Freitas.
2008 - 2009
Universidade Regional do CaririVínculo: Bolsista da Funcap, Enquadramento Funcional: Bolsista pesquisador de Iniciação Ciêntifica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Bolsista do programa de Iniciação Científica, Tecnológica da FUNCAP/URCA com o projeto intitulado: Caracterização Estrutural por Cristalografia de Raio X de Citoquinina Oxidase Purificada de Cultura de Callus de Phaseolus vulgaris e Canavalia Ensiformes, sob a orientação da profa. Dra. Beatriz Tupinambá Freitas
Atividades
-
09/2010 - 08/2012
Pesquisa e desenvolvimento, Departamento de Química Biológica.,Linhas de pesquisa
2007 - 2007
Instituto Brasileiro de Geografia e EstatísticaVínculo: , Enquadramento Funcional: Recenseador, Carga horária: 40
2003 - 2003
Escola de Ensino Fundamental e Médio Dr. Romão SampaioVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: MONITOR, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Lecionou a disciplina de Informática para alunos da educação básica (Fundamental e Médio) no Laboratório de Informática da referida escola
2020 - 2020
Grau Técnico - Unidade CaririVínculo: Instrutor, Enquadramento Funcional: Docente do Curso de Técnico em Radiologia, Carga horária: 6
Outras informações:
Professor Contratado do curso de Técnico em Radiologia.
Disciplina: Radiobiologia para a turma RAD-01-Noite
2021 - 2022
EEEP Lucas Emmanuel Lima PinheiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Temporário, Carga horária: 30
Outras informações:
Professor da disciplina de biologia nos cursos técnicos em Móveis, Finanças, Redes, Edificações e Eletrotécnica (1° e 3° Ano) e Formação para a Cidadania (Projeto Professor Diretor de Turma - PPDT) no curso técnico de Móveis (1° Ano).
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Mário Eduardo Santos Cabral e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?