Marcus Vinícius Dias de Oliveira

Possui graduação em Farmácia e Bioquímica na Especialidade em Analises Clínicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Especialista em Ciências Biológicas, Especialista em Gestão da Vigilância Sanitária, Especializando em Farmacologia Clínica e Mestrando na área de educação. Atualmente é Docente no Centro Universitário UNILS nos cursos de Farmácia e Fisioterapia nas disciplinas de Farmacologia Geral, Farmacologia Básica, Farmacologia Clínica, Semiologia, Ambiência, Hematologia, Hemoterapia e Bioquímica Clinicaa. Docente em Cursos de pós-graduação Lato Sensu na área de saúde como, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia na área de interpretação de Exames Laboratoriais. Experiência em cursos técnicos de saúde ( Enfermagem, Radiologia, Patologia Clínica) nas disciplinas de Hematologia, Farmacologia, Microbiologia, Química Aplicada e Fisiologia. Atuante em Cursos Preparatórios para Concursos nas Disciplinas de Hematologia, Parasitologia, Uroanálise, Farmacologia, Toxicologia, Química. Experiências como Coordenador Pedagógico no Curso de Gradução de Química, Cursos técnicos profissionalizantes em Patologia clínica, Cursos pré-vestibulares e pré-concursos. Acumula experiência de 23 anos no magistério desde monitoria efetiva em ambiente acadêmico, ensino médio, Graduação e pós graduação lato Sensu, além de atuar como profissional farmacêutico Farmácia e Analista clínico há 20 anos. Servidor Público, no cargo de Farmacêutico e Bioquímico da Secretaria Estadual de Saúde do Distrito Federal. Experiências na Gestão Pública em alguns cargos comissionados como: 1) Chefe do Laboratório de Emergência de Patologia Clínica do Hospital Regional da Ceilândia (HRC) - Brasilia - DF pela Secretaria Estadual de Saúde do Distrito Federal. 2) Coordenador Geral do Núcleo de Patologia Clínica (NUPC), responsável pela coordenação de todos os laboratórios públicos de patologia clínica contemplados pela Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal. 3) Gerente da Gerência de Suporte Laboratorial (GSL) da Diretoria do Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN/SES/DF). Certificação internacional pela OPAS em Transporte Internacional de Amostras Biológicas. 4) Gerente Geral de uma das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) da Secretaria de Saúde do Distrito Federal. 5) Diretor da Diretoria de abastecimento de insumos para saúde da Secretaria de Saúde do Distrito Federal. Atualmente atua como Farmacêutico e Bioquímico da Atenção Primária de Saúde, da Secretaria Estadual de Saúde do Distrito Federal e como Professor Universitário em cursos de Graduação na Área de Saúde.

Informações coletadas do Lattes em 05/06/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Farmacologia Clínica

2013 - Atual

Conselho Federal de Farmacia

Especialização em Gestão em Vigilância Sanitária

2013 - 2014

Hospital Sirio-Libanes
Título: Construção de novas abordagens no desenvolvimento de ferramentas empregadas na gestão em vigilância sanitária.
Orientador: Claudia Spindola Leal Costa

Mestrado interrompido em 2010 em Educação

2008 - Atual

Universidad de la Empresa
Título: O ofício da relação ensino-aprendizagem à graduação de Enfermagem
Orientador: Dr. Juan Queijo
com Ano de interrupção: 2010

Especialização em Ciências Biológicas

2004 - 2005

Faculdade Integrada Jacarepagua
Título: Mecanismo de Ação de Fármacos Usados em Imunologia
Orientador: Dra. Lenir Cardoso Porfírio

Graduação em Farmácia e Bioquimica

1998 - 2005

Universidade Federal de Juiz de Fora

Formação complementar

2013 - 2013

Transporte Internacional de Amostras Biológicas. (Carga horária: 40h). , Organizacão Pan-Americana da Saude/Organizacão Mundial da Saude, OPAS/OMS, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em Práticas Farmacêuticas no Ambiente Hospitalar. (Carga horária: 120h). , Instituto Brasileiro de Educação, IBE, Brasil.

2010 - 2010

Curativos e coberturas especiais de feridas. (Carga horária: 5h). , Faculdade LS, LS, Brasil.

2010 - 2010

Sinais vitais, Glicemia capilar e Injetáveis. (Carga horária: 10h). , Instituto de Estudos Farmacêuticos, IFAR, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em Atualização em Farmacologia. (Carga horária: 20h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2009 - 2009

Workshop - Orientação de TCC. (Carga horária: 8h). , Faculdade LS, LS, Brasil.

2009 - 2009

Ressonância Magnética Nuclear. (Carga horária: 10h). , Instituto Brasileiro de Defesa dos Medicamentos, IDUM, Brasil.

2009 - 2009

Plantas Medicinais e Medicamentos Fitoterápicos. (Carga horária: 10h). , Instituto Brasileiro de Defesa dos Medicamentos, IDUM, Brasil.

2007 - 2007

Extensão universitária em Didática e Avaliação no Ensino Superior. (Carga horária: 20h). , Faculdade LS, LS, Brasil.

2006 - 2006

Extensão universitária em Atualização em Biologia Molecular. , Universidade Católica de Brasília, UCB/DF, Brasil.

2006 - 2006

Extensão universitária em Atualização em Hematologia. (Carga horária: 10h). , Universidade Católica de Brasília, UCB/DF, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia.

Participação em eventos

I Encontro Distrital da Rede de Laboratórios de Saúde Pública. 2015. (Encontro).

IX Conferência de Saúde do Distrito Federal.Delegado Gestor. 2015. (Outra).

40° Congresso Brasileiro de Análises Clínicas. 2013. (Congresso).

VI Semana Acadêmica da Faculdade LS. 2010. (Outra).

II Congresso Internacional de Medicamentos. 2009. (Congresso).

II Encuentro Uruguayo de educación Comparada. 2009. (Encontro).

Primer Encuentro Uruguayo de Educación Comparada. 2008. (Encontro).

V Conferência Nacional de Educação Farmacêutica. 2008. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Valdecila Luiza L

OLIVEIRA, Marcus Vinícius Dias de. da Silva, Maria de Lourdes Pereira.O conhecimento de métodos contraceptivos entre universitárias de enfermagem. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade LS.

Aluno: Francisca Eudes Leal Eugênio e Vanessa Cardoso Costa

OLIVEIRA, Marcus Vinícius Dias de. Perfil dos Agentes Infecciosos Prevalentes nas Pneumonias Nosocomiais (Revisão Integrativa). 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade LS.

Orientou

KENNEDY ORLANDO RIBEIRO e OLINDO DE OLIVEIRA VEIGA

A UTILIZAÇÃO DO ELEMENTO 99M TECNÉCIO COMO MARCADOR PARA O DIAGNÓSTICO DO CÂNCER DE TIREOIDE; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnólogo em Radiologia) - Faculdade LS; Orientador: Marcus Vinícius Dias de Oliveira;

Debora B

de S; Machado; O TECNÉCIO-99m E SUA IMPORTÂNCIA NA MEDICINA NUCLEAR; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnólogo em Radiologia) - Faculdade LS; Orientador: Marcus Vinícius Dias de Oliveira;

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal, Laboratório Central de Saúde Publica do Distrito Federal. , Quadra 601 Norte, ASA NORTE, 72020111 - Brasília, DF - Brasil

Experiência profissional

2014 - Atual

SECRETARIA DE SAUDE DO DISTRITO FEDERAL

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Gerente Geral da UPA Ceilândia - Brasilia -DF, Carga horária: 40

2010 - Atual

SECRETARIA DE SAUDE DO DISTRITO FEDERAL

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Farmacêutico e Bioquimico - Analista Clínico, Carga horária: 40

Outras informações:
Farmaceutico e Bioquimico na área laboratorial do laboratorio de emergencia do Hospital Regional da Ceilândia.

2013 - 2014

SECRETARIA DE SAUDE DO DISTRITO FEDERAL

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Gerente da GSL / LACEN, Carga horária: 40

2013 - 2013

SECRETARIA DE SAUDE DO DISTRITO FEDERAL

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe do Nucleo de Patologia Clinica do DF, Carga horária: 40

Outras informações:
Coordenador Geral do Núcleo de Patologia Clínica (NUPC) da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal.

2012 - 2013

SECRETARIA DE SAUDE DO DISTRITO FEDERAL

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe Geral Laboratorio Emergencia HRC, Carga horária: 40

Outras informações:
Chefe Geral do Laboratório de Patologia Clínica de emergência do Hospital Regional da Ceilândia - Brasilia - DF pela Secretaria Estadual de Saúde do Distrito Federal.

2010 - 2012

SECRETARIA DE SAUDE DO DISTRITO FEDERAL

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico em Patologia Clínica UMSS / SES - DF, Carga horária: 24

2006 - Atual

Faculdade LS

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor titular

Outras informações:
Professor no Ensino Superior e Técnico nas disciplinas de Hematologia, Farmacologia, Microbiologia, Química, Radiofarmacia e Gestão nos Serviços de Farmácia. Professor de Pós-Graduação Latu Sensu em Enfermagem nos Cursos de Especialização em UTI (paciente crítico) e Especialização em Cardiologia, ambos ministrando a disciplina de farmacologia aplicada a cada curso.

Atividades

  • 01/2007

    Ensino, Tecnólogo em Radiologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Aplicada a radiologia

  • 09/2006

    Direção e administração, LS CONCURSOS.,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

  • 01/2006

    Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Farmacologia, Microbiologia

2021 - 2022

Drogaria Hiperpharma

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Farmacêutico Tecnico Responsável e Gerente, Carga horária: 20

2010 - Atual

Centro de Qualificação Multidisciplinar

Vínculo: Professor Pós Graduação, Enquadramento Funcional: Professor titular

Outras informações:
Professor de Curso de Especialização Profissional na disciplina de Interpretação de Exames para profissionais da área de saúde.

2013 - Atual

Instituto de Estudos Farmacêuticos

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Preparatório para Concursos

Outras informações:
Professor de curso preparatório para Farmacêuticos em áreas diversas, nas disciplinas de Hematologia Clínica e Parasitologia Clínica.

2008 - Atual

Gran Cursos

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Preparatório para Concursos

Outras informações:
Professor atuante em disciplinas de Química, Toxicologia, Farmacologia e Farmacogosia em concurso da Policia Civil, Corpo de Bombeiros e secretaria estadual de saúde do DF

2010 - Atual

Vestconcursos

Vínculo: Professor de Cursos Preparatór, Enquadramento Funcional: Professor Preparatórios para Concursos

Outras informações:
Professor atuante em disciplinas de Química, Toxicologia, Farmacologia em concurso da Policia Civil, Polícia Federal, Corpo de Bombeiros e secretaria estadual de saúde do DF

2010 - Atual

Impacto Ltda

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Preparatório para Concursos

Outras informações:
Professor atuante em disciplinas de Farmacologia Aplicada a enfermagem em cursos preparatórios de Enfermeiro e Técnico de Enfermagem da secretaria estadual de saúde do DF e outros órgãos.

2010 - Atual

Centro de Desenvolvimento Científico em Saúde e Social

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Pós-Grad Latu Sensu

Outras informações:
Professor nas Disciplinas de Farmacologia e Interpretação de Exames

2006 - 2009

[Nome removido após solicitação do usuários]

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de Cursinho preparatório, Carga horária: 8

2007 - 2009

Grupo Educacional Fortium

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenador pedagógico Graduação em Química, Carga horária: 20

1999 - 2001

Universidade Federal de Juiz de Fora

Vínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitor bolsista efetivo, Carga horária: 12

Outras informações:
Atuação como monitor de Anatomia para os cursos de Farmácia, Odontologia, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem e Fisioterapia, sendo responsável por ministrar as aulas práticas e algumas aulas teóricas sob orientação dos professores titulares da disciplina

1999 - 2006

Colégio e Curso Compacto

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Outras informações:
Atuação na área de química ministrando aulas dessa matéria para turmas do Ensino Médio e Curso pré-vestibular

Atividades

  • 02/1999

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Quimica

2002 - 2006

Colégio e Curso Professor Ricardo Musse

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 10

Atividades

  • 03/2002

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Química

2001 - 2005

Curso BMW

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 6

Outras informações:
Aulas de química para turmas de concurso públicos estaduais e federais

Atividades

  • 02/2001 - 08/2002

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Química

2003 - 2006

Curso Caes Vestibulares

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 10

Atividades

  • 02/2003

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Química

2002 - 2003

Curso Catedral Vestibulares

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 12

Atividades

  • 08/2002 - 02/2003

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Química

2002 - 2003

Curso Fênix

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 15

Outras informações:
Curso Fenix, localizado na cidade de Barbacena-MG, atuação na área de Ensino Médio e pré-vestibular ministrando aulas de quimica orgânica e inorgânica além de atuar também em turmas de curso técnico de enfermagem e patogia ministrando aulas de imunologia,parasitologia,bioquímica e microbiologia

Atividades

  • 02/2002 - 01/2003

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Química

2000 - 2002

Curso Objetivo

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 10

Outras informações:
Aulas de quimica para turmas do ensino médio e curso pré- vestibular

Atividades

  • 07/2000 - 03/2002

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Química

2000 - 2002

Fundação Cave Ltda

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 18, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professor de quimica em turmas de ensino médio e curso pré-vestibular

Atividades

  • 08/2000 - 04/2002

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Química