Sáskia Sampaio Cipriano de Menezes
Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo (2017). Professora Associado da Escola de Enfermagem de Manaus da Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência no ensino nas disciplinas de Fundamentos do Cuidar em Enfermagem, Processo de Enfermagem, Sistematização da Assistência de Enfermagem, Saúde do Adulto e Trabalho de Conslusão de Curso. É membro docente do Progroma de Mestrado Profissional no Contexto Amazônico. Membro pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Saúde com Populações em Situação de Vulnerabilidade na Amazônia - GPSVAM. Desenvolve pesquisas nas áreas de: Teconlogias em Saúde, Processo de Enfermagem, Teorias de Enfermagem, Raciocínio Clínico, Pensamento Crítico, Adaptação e Validação de Instrumentos de Avaliação em Saúde e Saúde do Adulto.
Informações coletadas do Lattes em 20/03/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Enfermagem
2012 - 2017
Universidade de São Paulo
Título: Avaliação do raciocínio clínico: adaptação e validação do Test de Concordance de Script Human Caring.
Diná de Almeida Lopes Monteiro da Cruz. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Enfermagem; Validação; Raciocínio clínico.Grande área: Ciências da Saúde
Mestrado em Enfermagem
1998 - 2000
Universidade Federal do Ceará
Título: Saúde Ocular em um paciente hanseniano: uma proposta de autocuidado
Orientador: Lorita Marlena Freitag Pagliuca
, Ano de Obtenção: 2000.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Autocuidado.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Educação; Saúde humana e serviços sociais.
Especialização em MBA em Gestão e Auditoria dos Sistemas de Saúde
2006 - 2009
Faculdades Oswaldo Cruz
Título: A Contribuição da Gestão pela Qualidade na Melhoria da Prestação dos Serviços de Saúde
Orientador: Sandra Papesky Sabbag
Graduação em Bacharelado em Enfermagem
1993 - 1997
Universidade Federal do Ceará
Título: Alterações oculares em pacientes hansenianos
Orientador: Lorita Marlena Freitag Pagliuca
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Formação complementar
2017 - 2017
Especialização em Preceptoria no SUS ? PSUS. (Carga horária: 360h). , Instituto de Ensino e Pesquisa Sírio Libanês, IEPSL, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Processo de Enfermagem.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Diagnóstico de Enfermagem.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Educação em Enfermagem.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem.
Organização de eventos
Menezes, S.S. C de ; HANSEN, L. L. ; MOTTA, I. S. ; SOUZA, S. S. ; OLIVEIRA, H. M. . Workshop sobre Sistematização da Assistência de Enfermagem. 2015. (Outro).
Menezes, S.S. C de ; Galvão, Nariani Souza ; VIEIRA, A. ; SCANTELBURY, G. ; HANSEN, L. L. . II Workshop de Fundamentos da assistência ao Paciente. 2014. .
Menezes, S.S. C de ; Galvão, Nariani Souza ; VIEIRA, A. ; SCANTELBURY, G. ; HANSEN, L. L. . I Workshop de Fundamentos de Assistência ao Paciente. 2013. .
Menezes, S.S. C de ; MOTTA, I. S. ; HANSEN, L. L. ; OLIVEIRA, H. M. ; SOUZA, S. S. . 1 Seminário sobre Teorias de Enfermagem: Refletindo o saber ser, o saber saber e o saber fazer.. 2013. (Outro).
Menezes, S.S. C de . A Pesquisa como cami nho de poder do cuidado de enfermagem. 2010. (Outro).
Menezes, S.S. C de . Tendências em Desinfecção e Esterilização Química. 1999. (Outro).
Participação em eventos
13º Congresso Internacional Redeunida. O impacto da teoria versus a prática assistencial na enfermagem para acadêmicos: um relato de experiência.. 2018. (Congresso).
16º SENADEn ? Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem e o 13º SINADEn ? Simpósio Nacional de Diagnóstico de Enfermagem.O USO DE PORTFÓLIOS REFLEXIVOS NO ENSINO DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.. 2018. (Seminário).
III Simpósio Amazonense de Enfermagem em Urgência e Emergência.Raciocínio Clínico em Urgência e Emergência.. 2017. (Simpósio).
Curso de atualização em oficina de revisaõ por pares no processo editoria: aspectos teóricos e práticos.l.Atualização em oficina de revisaõ por pares no processo editoria: aspectos teóricos e práticos.l. 2015. (Oficina).
Curso de Atualização em validade e Confiabilidade de Instrumentos de Pesquisa.Atualização em Validade e Confiabilidade de Instrumentos de Pesquisa. 2015. (Outra).
66º Congresso Brasileiro de Enfermagem (CBEn) Belém-PA. Aprendizagem do Diagnóstico de Enfermagem: um processo vivenciado pelos alunos sob a ótica da metacognição.. 2014. (Congresso).
1 Simpósio sobre Meio Ambiente e Saúde: sob a ótica da sustentabilidade da Escola de Enfermagem de Manaus. 2013. (Simpósio).
Simpósio Internacional dos Cursos de Estomaterapia da UEA e EEUSP.Simpósio Internacional dos Cursos de Estomaterapia da UEA e EEUSP. 2009. (Simpósio).
5º Telecongresso Internacional de Educação. 5º Telecongresso Internacional de Educação. 2007. (Congresso).
Oficina de Sistematização da Assistência de Enfermagem.Oficina de Sistematização da Assistência de Enfermagem. 2007. (Oficina).
50 Congresso Brasileiro de Enfermagem. Correlações entre alterações oculares na hanseníase com as variáveis sexo, idade e formas clínicas. 2000. (Congresso).
51 Congress o ed Enfermagem. Enfermagem no processo de cuidar:expeiência de ensino-aprendizagem. 1999. (Congresso).
Curso de Introdução aos Métodos de Análise de Discurso.Curso de Introdução aos Métodos de Análise de Discurso. 1998. (Outra).
Curso de Metodologia Qualitativa.Curso de Metodologia Qualitativa. 1998. (Outra).
Dinâmica do cuidar em enfermagem através de vivências individuais e grupais.Dinâmica do cuidar em enfermagem através de vivências individuais e grupais. 1998. (Outra).
Seminário Metodologia da Pesquisa.Seminário Metodologia da Pesquisa. 1998. (Seminário).
Seminário sobre Pesquisa Etnográfica.Seminário sobre Pesquisa Etnográfica. 1998. (Simpósio).
Participação em bancas
HANSEN, L. L.;Menezes, S.S. C de; Galvão, Nariani Souza. Educação em saúde como ferramenta de compartilhamento de saberes: um relato de experiência.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Amazonas.
Menezes, S.S. C de; Galvão, Nariani Souza. Processo de Enfermagem: desafios para implementação.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Amazonas.
Rocha, Miriam da Silva; Esteves, Arinete Veras Fontes;Menezes, S.S. C de. Infecção de sítio cirúrgico: estudo retrospectivo no pós-alta hospitalar.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Amazonas.
Menezes, S.S. C de. O adolescente com leucemia em tratamento quimioterápico: o cuidar da enfermagem.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Amazonas.
Menezes, S.S. C de. Produção científica sobre a doença falciforme em recém-nascidos entre os anos de 2004 a 2014.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Amazonas.
Menezes, S.S. C de. Cuidados prestados às crianças com infecções das vias aéreas respiratórias: uma abordagem no contexto familiar.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Amazonas.
Menezes, S.S. C de. Identificação do conhecimento da equipe de enfermagem sobre profilaxia e tratamento de úlceras por pressão.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Amazonas.
Menezes, S.S. C de. Prevalência e fatores associados ao uso de álcool em gestantes usuárias de uma UBS em Manaus, Amazonas, Brasil.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Amazonas.
Menezes, S.S. C de; Galvão, Nariani Souza. Sistemas de Vigilância de IRAS: as características e a realidade do Norte do Brasil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Amazonas.
Menezes, S.S. C de; Galvão, Nariani Souza. Estudo epidemiológico das unidades de terapia intensiva no Amazonas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Amazonas.
Menezes, S.S. C de; Galvão, Nariani Souza. Estresse e Sintomas em Profissionais de enfermagem de um hospital universitário. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Amazonas.
Menezes, S.S. C de; Galvão, Nariani Souza. Infecções das vias aéreas superiores em crianças institucionalizadas: conhecimento dos profissionais de uma creche filantrópica em Manaus-AM.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Amazonas.
Menezes, S.S. C de; Galvão, Nariani Souza. A concepção sobre a saúde mental e a assistência prestada às famílias nos centros de atenção psicossocial de Manaus.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Amazonas.
Menezes, S.S. C de; Galvão, Nariani Souza. Aplicação da Escala de Depressão Geriátrica de Yesavage nos idosos da Sociedade de São Vicente de Paulo. Manaus-AM.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Amazonas.
Menezes, S.S. C de; Galvão, Nariani Souza. Educação sexual na terceira idade: conhecimento sobre HIV/AIDS dos idosos no CAIMI Ada Viana em Manaus-AM.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Amazonas.
Menezes, S.S. C de; Galvão, Nariani Souza. Primeiro encontro da mãe com o filho recém-nascido pré-termo na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Amazonas.
Menezes, S.S. C de; Galvão, Nariani Souza. Prevalência e fatores associados ao uso de álcool em gestantes usuárias de uma UBS em Manaus, AM.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Amazonas.
Menezes, S.S. C de; Galvão, Nariani Souza. Análise do papel do enfermeiro na visita domiciliar na Estratégia da Saúde da Família em Manaus.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Amazonas.
Menezes, S.S. C de; HANSEN, L. L.. Cuidados de enfermagem ao paciente com desconforto no pós-operatório imediato.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Amazonas.
Menezes, S.S. C de; HANSEN, L. L.. O papel do enfermeiro na Educação em Saúde no contexto da Estratégia Saúde da Família.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Amazonas.
Menezes, S.S. C de; HANSEN, L. L.. Sífilis congênita, ainda um desafio atual para a assistência pré-natal: revisão integrativa.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Amazonas.
Menezes, S.S. C de; Galvão, Nariani Souza. O conhecimento dos acadêmicos de enfermagem acerca da mensuração da PAS (Pressão Arterial Sistêmica).. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Amazonas.
Menezes, S.S. C de; Galvão, Nariani Souza. Pessoas com deficiência mental/intelectual no estado do Amazonas: uma análise exploratória, de acordo com as categorias de cor ou raça do censo demográfico de 2010.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Amazonas.
Souza Filho, Z. A de;Menezes, S.S. C de. Boas práticas da equipe de enfermagem frente ao potencial doador de órgãos em morte encefálica: uma comparação da teoria e prática num hospital e pronto socorro de Manaus-AM.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Amazonas.
Souza Filho, Z. A de;Menezes, S.S. C de. Análise de acidentes ocupacionais entre profissionais da equipe de enfermagem de um hospital de Manaus.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Amazonas.
Souza Filho, Z. A de;Menezes, S.S. C de. A relevância da visita domiciliar na Estratégia Saúde da Família: uma revisão integrativa.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Amazonas.
Menezes, S.S. C de; MARQUES, Nilcéia Aparecida Mota; MARRERO, Lisieh. Aleitamento Materno na prevenção do sobre peso na infância. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Luterano de Manaus - ULBRA.
Menezes, S.S. C de; CAVALCANTE, Andréa de Sousa Costa; LIMA, Auxiliadora da Cruz. Limitações e dificuldades encontradas pelo serviço de enfermagem de uma instituição hospitalar da rede pública da cidade de Manaus/AM na aplicação da Sistematização da Assistência de Enfermagem. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Luterano de Manaus - ULBRA.
Menezes, S.S. C de; YAMAMOTO, Kedma Cristine; NOGUEIRA, Iracema da Silva. Caracterização do Programa de Hipertensão Arterial Sistêmica: o caso da unidade básica de saúde da família L-31, Manaus/AM. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Luterano de Manaus - ULBRA.
André, A.F.;Menezes, S.S. C de. Exame citopatológico - Papanicolau: revisão bibliográfica. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Instituto de Ensino Superior Materdei.
Videira, J.F.;Menezes, S.S. C de. Atribuição do enfermeiro no caso de abuso infantil. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Instituto de Ensino Superior Materdei.
Pereira, M. H. R;Menezes, S.S. C de. Malária: medidas profiláticas no combate à patologia. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Instituto de Ensino Superior Materdei.
Rossy, Maria Lúcia Alfaia;Menezes, S.S. C de. Alta hospitalar da criança: implicações para o enfermeiro. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Instituto de Ensino Superior Materdei.
Lemos, M. B;Menezes, S.S. C de. Osteoporose: um acometimento em mulheres menopausadas. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Instituto de Ensino Superior Materdei.
Arce, N. V;Menezes, S.S. C de. Ações de Enfermagem na prevenção da tuberculose pulmonar. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Instituto de Ensino Superior Materdei.
Silva, P.A.O;Menezes, S.S. C de. Assistência de enfermagem no pré-natal cm sífilis gestacional e congênita. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Instituto de Ensino Superior Materdei.
Matute, V.L;Menezes, S.S. C de. Intervenções de enfermagem na prevenção de infecções sexualmente transmissíveis em adolescentes. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Instituto de Ensino Superior Materdei.
Leocádio, M.A.S.C.L; Barreto, D.M.O;Menezes, S.S. C de. Banca Examinadora de Concurso Público para a Carreira de Magistério Superior da universidade Federal do Amazonas, objeto do edital 69/2014, por Unidade e Àrea, conforme quadro anexo a esta Portaria.. 2015. Universidade Federal do Amazonas.
Souza Filho, Z. A de; Lança, E.F.C;Menezes, S.S. C de; Becker, S.G; Leocádio, M.A.S.C.L; Barreto, D.M.O; Passos. A.S. Banca Examinadora de Processo Seletivo da Escola de Enfermagem de Manaus, para a área de enfermagem: Enfermagem na atenção a Saúde do adulto, Enfermagem na Atenção Integral à Saúde do idoso e Gestão em Saúde.. 2015. Universidade Federal do Amazonas.
HANSEN, L. L.; Galvão, Nariani Souza;Menezes, S.S. C de. Banca examinadora do Processo Seletivo para Residência Multiprofissional em Saúde do HUGV/2014. 2013. Universidade Federal do Amazonas.
Orientou
Estratégias de ensino da Sistematização da Assistência de Enfermagem: uma revisão sistemática; ; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Amazonas; (Orientador);
Aprendizagem do Diagnóstico de Enfermagem: um processo vivenciado pelos alunos sob a ótica da metacognição; ; Início: 2014; Iniciação científica (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; (Orientador);
A CONSTRUÇÃO DE UM DISPOSITIVO FACILITADOR DO AUTOCATETERISMO VESICAL PARA MULHERES PARAPLÉGICAS; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde do HUGV) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Sáskia Sampaio Cipriano de Menezes;
Apresentação da Norma de Atenção Humanizada ao recém-nascido de baixo peso (Método Canguru); 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Instituto de Ensino Superior Materdei; Orientador: Sáskia Sampaio Cipriano de Menezes;
Pneumonia hospitalar em Unidade de Terapia Intensiva e sua relação com a ventilação mecânica; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Instituto de Ensino Superior Materdei; Orientador: Sáskia Sampaio Cipriano de Menezes;
APRENDIZAGEM DO DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM: UM PROCESSO VIVENCIADO PELOS ALUNOS SOB A ÓTICA DA METACOGNIÇÃO; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Sáskia Sampaio Cipriano de Menezes;
Produções bibliográficas
-
DA SILVA, DAVI VICENTE FÉLIX ; MARTINS, THAÍS DOS SANTOS ; RODRIGUES, YASMIN FERREIRA ; RÊGO, SARA BRUNO TORRES ; DO NASCIMENTO, ALESSANDRA PRAIA FERREIRA ; SOUZA, ANA CAROLINE NARVAES ; ROCHA, ESRON SOARES CARVALHO ; De Menezes, Sáskia Sampaio Cipriano . ATENÇÃO À SAÚDE DO HOMEM: PERSPECTIVA DO USUÁRIO. FOCO (FACULDADE NOVO MILÊNIO) , v. 16, p. e2393, 2023.
-
Mata Ciro Rodrigo Rabelo ; Crispim, Danielle Moraes ; Queiroz, Natasha de Lima ; OLIVEIRA, H. M. ; Menezes SSC . ?Cuidado de enfermagem ao paciente com catéter venoso central duplo-lúmen: contribuições para a formação profissional. Revista Brazilian Journal of Health Review , v. 4, p. 4823, 2021.
-
Mata Ciro Rodrigo Rabelo ; Galvão, Nariani Souza ; Menezes, S.S. C de ; GUIMARAES, T. A. F. O. ; Albuquerque, A D . Processo de enfermagem informatizado para o cuidado a pacientes portadores de úlcera diabética: revisão integrativa da literatura. REVISTA ELETRÔNICA ACERVO EM SAÚDE , v. 13, p. 2-10, 2020.
-
Menezes, Sáskia Sampaio Cipriano de ; CORRÊA, CONSUELO GARCIA ; SILVA, RITA DE CÁSSIA GENGO E ; CRUZ, DINÁ DE ALMEIDA MONTEIRO LOPES DA . Clinical reasoning in undergraduate nursing education: a scoping review. Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) , v. 49, p. 1032-1039, 2015.
-
Menezes, Sáskia Sampaio Cipriano de ; Pagliuca, Lorita Marlena Freitag . Correlação das formas clínicas de hanseníase com sexo e idade. Rev Rene , v. 1, p. 16-20, 2000.
-
OLIVEIRA, Karine Kelly de ; PINTO, Lívia Versiani Duarte ; MENDES, Vithória Ferreira ; FREITAS, Aline Oliveira ; GRANGEIRO, Caroline Sampaio ; FRANÇA, Dorothéa Schmidt ; SILVA, Marcos Vinicius Siqueira ; NUNES, Ester Dias ; GUIMARÃES, Ana Laura Oliveira Santos Dias ; GUIMARÃES, Rafaela Oliveira Santos Dias ; FLÔR, Eduardo Clementino Cruz ; FARIA, Juliana Almeida de ; MENDES, Luis Felipe Rocha ; OLIVEIRA, Luana Alves de ; OLIVEIRA, Ana Júlia Soares ; PINTO, Anna Carollyne Santos ; MAIA, Fernanda Alves ; SILVEIRA, Marise Fagundes ; PESSOA, Isabelle Almeida ; Menezes, S.S. C de ; et.al . Amplamente: Saúde e bem-estar. 1. ed. Recife: Even3 Publicações, 2020. v. 1. 300p .
-
Reis, Thiago do Nascimento ; Lima, Priscila de Oliveira ; Rodrigues, Nicolle Martins ; Cardoso, Silvani Vieira ; Menezes, Sáskia Sampaio Cipriano de . Atividade de extensão voltada para orientação e combate da lesão por pressão. Tópicos em Ciências da Saúde-Volume 15. 1ed.Belo Horizonte: Editora Poisson, 2020, v. 15, p. 89-90.
-
Menezes, S.S. C de ; Pagliuca, Lorita Marlena Freitag ; Rodrigues, Dafne Paiva ; DAMASCENO, M. M. C. ; Araújo, Thelma Leite de ; SILVA, Raimunda M.da . Grupo auto-ajuda para o cuidado de enfermagem: experiência de pesquisa, ensino e extensão. In: Raimunda Magalhães da Silva; Maria Graziela Teixeira Barroso; Zulene Maria de Vasconcelos Varela. (Org.). Ensino na Universidade: integrando graduação e pós-graduação. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2000, v. 1, p. 133-148.
-
BARROSO, M. G. T. ; Menezes, S.S. C de ; Rodrigues, Dafne Paiva ; Silva, Raimunda Magalhães da . Enfermagem no processo de cuidar: experiência de ensino-aprendizagem. In: Raimunda Magalhães da Silva; Maria Graziela Teixeira Barroso; Zulene Maria Varela. (Org.). Ensino na Universidade:integração graduação e pós-graduação. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2000, v. 1, p. 47-58.
-
Menezes SSC ; Petillo, Ivanildes Gomes ; Cordeiro, Priscilla Mendes ; Andrade, Gretry Vieira de . CUIDADOS PÓS-OPERATÓRIO DE NEUROCIRURGIA: PRODUÇÃO CIENTÍFICA NOS PROGRAMAS DE ENFERMAGEM PROFISSIONAL. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Menezes SSC ; Botelho, BTR ; Holanda, MG de A ; Galvão, Nariani Souza ; Almeida, YA . Melhores práticas na prevenção de lesões cutâneas por adesivos médicos: conhecimento da equipe de enfermagem de um hospital universitário. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Menezes SSC ; Petillo, Ivanildes Gomes ; Cordeiro, Priscilla Mendes ; Rina, RMP ; Andrade, Gretry Vieira de . Ferramenta SBAR na passagem de plantão entre enfermeiros. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Menezes, S.S. C de ; MOTTA, I. S. ; Neves, J. C ; OLIVEIRA, H. M. ; HANSEN, L. L. . 'Grupo de Teorias e Sistematização da Assistência de Enfermagem: relato de experiência'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
Menezes, S.S. C de ; CRUZ, DINÁ DE ALMEIDA MONTEIRO LOPES DA . Test de Concordance de Scripts Human Caring: estudo piloto na enfermagem. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
Fontes, Maria Carolina ; Amazonas, Angélica Colares ; Lima, Vângela ; Galvão, Thaís ; Vilhena, Bianca ; Menezes, S.S. C de . Limitações e Dificuldades Encontradas pelo Serviço de Enfermagem de uma Instituição Hospitalar da Rede Pública de Manaus/AM na Aplicação da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE). 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Menezes, S.S. C de ; Pagliuca, Lorita Marlena Freitag . Saúde Ocular de um paciente hanseniano: uma proposta de autocuidado. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Menezes, S.S. C de ; Pagliuca, Lorita Marlena Freitag . Correlações entre alterações oculares na hanseníase com as variáveis sexo, idade e formas clínicas. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Menezes, S.S. C de ; Pagliuca, Lorita Marlena Freitag . Enfermagem no processo de cuidar: experiência de ensino-aprendizagem. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Menezes, S.S. C de ; Pagliuca, Lorita Marlena Freitag . Autocuidado em saúde ocular: um estudo de caso. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Menezes, S.S. C de ; Pagliuca, Lorita Marlena Freitag . Autocuidado em saúde oclar: um estudo de caso. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Menezes, S.S. C de ; Pagliuca, Lorita Marlena Freitag . Correlação entre alterações oculares na hanseníase com as variáveis sexo, idade e formas clínicas. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Menezes, S.S. C de ; Pagliuca, Lorita Marlena Freitag ; Araújo, Zaíra Simas de . Alterações oculares externas encontradas em unidade pediátrica num Hospital de Doenças Transmissíveis. 1997. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
Pagliuca, Lorita Marlena Freitag ; Menezes, S.S. C de . Correlação das Formas Clínicas de Hanseíase com sexo e idade. 1997. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Outras produções
Menezes, Sáskia Sampaio Cipriano de ; MOTTA, I. S. ; Leocádio, M.A.S.C.L ; HANSEN, L. L. ; ROCHA, E. S. C. . Comissão Grupo de Estudos em Teorias e Sistematização da Assistência de Enfermagem. 2017.
Menezes, S.S. C de . Assist. de Enfermagem ao cliente em situação de urgência: aparelho respiratório. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
Menezes, S.S. C de ; Pagliuca, Lorita Marlena Freitag . Metodologia Científica. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Araújo, Zaíra Simas de ; Menezes, S.S. C de ; Caetano, J. A ; Cardoso. M.V.L.L ; Fiaho, Ana Virgínia Moreira ; Moreira, T.M.M ; Pagliuca, Lorita Marlena Freitag . Relatório Saúde Ocular. 1997. (Relatório de pesquisa).
Pagliuca, Lorita Marlena Freitag ; BARROSO, M. G. T. ; Menezes, S.S. C de ; Araújo, Zaíra Simas de ; Fiaho, Ana Virgínia Moreira ; Caetano, J. A ; Cardoso. M.V.L.L ; Moreira, T.M.M . Relatório Auto-ajuda em saúde ocular. 1996. (Relatório de pesquisa).
Projetos de pesquisa
-
2023 - 2024
Complicações e intervenções de enfermagem no pós-operatório de cirurgia neurológica: uma revisão integrativa, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Sáskia Sampaio Cipriano de Menezes - Coordenador / Ana Carla Guimarães da Silva - Integrante.
-
2023 - 2024
Diagnósticos de enfermagem no pós-operatório de cirurgias neurológicas: uma revisão integrativa., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Sáskia Sampaio Cipriano de Menezes - Coordenador / Mayara Oliveira Ledo - Integrante.
-
2023 - Atual
Elaboração de um instrumento para avaliação clínica e assistencial de pacientes em pulsoterapia orientado pelo processo de enfermagem, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Sáskia Sampaio Cipriano de Menezes - Coordenador / Michele Farias Monteiro - Integrante.
-
2022 - 2024
Construção e validação de um vídeo educa vo para orientação a familiares de pacientes ribeirinhos no pós-operatório de neurocirurgias, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Sáskia Sampaio Cipriano de Menezes - Coordenador / Ivanildes Gomes Petillo - Integrante.
-
2022 - 2024
Construção e validação de um vídeo educa vo para orientação a familiares de pacientes ribeirinhos no pós-operatório de neurocirurgias, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Sáskia Sampaio Cipriano de Menezes - Coordenador / Ivanildes Gomes Petillo - Integrante.
-
2022 - 2023
MELHORES PRÁTICAS NA PREVENÇÃO DE LESÕES CUTÂNEAS POR ADESIVOS MÉDICOS: CONHECIMENTO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Sáskia Sampaio Cipriano de Menezes - Coordenador / Bruna Thayná Ramos Botelho - Integrante.
-
2022 - 2023
EVIDÊNCIAS NA PREVENÇÃO DE LESÕES DE PELE CAUSADAS POR ADESIVOS MÉDICOS EM PACIENTES OSTOMIZADOS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Sáskia Sampaio Cipriano de Menezes - Coordenador / Manoella Gomes de Andrade Holanda - Integrante.
-
2022 - 2023
MELHORES PRÁTICAS NA PREVENÇÃO DE LESÕES CUTÂNEAS POR ADESIVOS MÉDICOS: CONHECIMENTO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Sáskia Sampaio Cipriano de Menezes - Coordenador / Bruna Thayná Ramos Botelho - Integrante.
-
2022 - 2023
ATENÇÂO INTEGRAL À SAÚDE DO HOMEM EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DA FAMÍLIA NA CIDADE DE MANAUS: PERSPECTIVAS DO PÚBLICO E GESTOR., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Sáskia Sampaio Cipriano de Menezes - Coordenador / Davi Vicente Félix da Silva - Integrante.
-
2022 - 2023
OFICINA EDUCATIVA EM PREVENÇÃO DE LESÕES CUTÂNEAS RELACIONADAS À ADESIVOS MÉDICOS: CONHECIMENTO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Sáskia Sampaio Cipriano de Menezes - Coordenador / Yasmin Araújo de Almeida - Integrante.
-
2021 - 2022
Cuidando de pacientes com Covid-19: vivências e experiências de enfermeiros de um hospital universitário., Descrição: Conhecer a experiência de enfermeiros no cuidado a pacientes com COVID-19 em um hospital universitário da cidade de Manaus.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Sáskia Sampaio Cipriano de Menezes - Coordenador / FELIPE PINTO DOS SANTOS - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Bolsa.
-
2020 - 2021
Competências do enfermeiro na assistência ventilatória a pacientes acometidos por síndromes respiratórias agudas: revisão de escopo., Descrição: Competências do enfermeiro na assistência ventilatória a pacientes acometidos por síndromes respiratórias agudas: revisão de escopo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Sáskia Sampaio Cipriano de Menezes - Coordenador / ERLYSON CASSIO SANTOS SILVA - Integrante.
-
2020 - 2021
Intervenções de enfermagem em pacientes hemodialíticos quanto aos graus de dependência e risco: uma revisão integrativa., Descrição: Analisar a produção científica nacional e internacional sobre as intervenções de enfermagem realizadas a pacientes em hemodiálise considerando os graus de dependência e risco.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Sáskia Sampaio Cipriano de Menezes - Coordenador / EVELLYN MARIA PEREIRA DA SILVA OLIVEIRA - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2019 - 2020
MAPEAMENTO DOS DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM NO CENTRO DE TRATAMENTO DE QUEIMADOS (CTQ) DE UM HOSPITAL DE MANAUS, Descrição: Mapear os diagnósticos de enfermagem evidenciados em pacientes do Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) de um hospital da cidade de Manaus; Caracterizar os participantes do estudo quanto aos aspectos sócio-demográficos; Identificar diagnósticos de enfermagem mais frequentes; Identificar as características definidoras, fatores relacionados e/ou de risco a partir dos diagnósticos de enfermagem mais frequentes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Sáskia Sampaio Cipriano de Menezes - Coordenador / Ciro Rodrigo Rabelo da Mata - Integrante.
-
2019 - 2020
DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO MÓVEL PARA O AUTOCUIDADO DE PACIENTES COM ESTOMIAS INTESTINAIS, Descrição: Este projeto pretende criar uma tecnologia móvel para smartphones com conteúdo direcionado para educação em saúde de pacientes estomizados, encorajando-os a lidar positivamente com a estomia durante o período de adaptação do paciente, fornecendo recomendações fundamentadas, com base nos dados clínicos inseridos pelo usuário.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Sáskia Sampaio Cipriano de Menezes - Coordenador / Aline Duarte Albuquerque - Integrante.
-
2018 - 2019
Cuidados de Enfermagem a Pacientes Renais Crônicos, Descrição: Avaliar os cuidados de enfermagem prestados aos pacientes renais crônicos, a partir do registro das informações contidas no prontuário.Específicos: Identificar os diagnósticos de enfermagem dos pacientes com doença renal crônica;Verificar as prescrições de enfermagem destinadas aos pacientes com doença renal crônica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Sáskia Sampaio Cipriano de Menezes - Coordenador / Gilsirene Scantelbury - Integrante.
-
2018 - 2019
Estratégias de ensino na melhoria do processo ensino-aprendizagem da sistematização da assistência de enfermagem: uma revisão sistemática., Descrição: Trata-se uma revisão sistemática que tem como objetivo: Identificar as estratégias utilizadas no ensino da SAE/PE nos estudos analisados, o levantamento bibliográfico inclui publicações nacionais e internacionais do últimos 5 anos. Serão verificadas as bases de dados LILACS, BDENF, MEDLINE e a biblioteca eletrônica SciELO. O conhecimento do melhor nível de evidência do impacto das metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE)/Processo de Enfermagem (PE), vem subsidiar as iniciativas no uso dessas metodologias em detrimento dos métodos tradicionais de ensino na enfermagem, além de contribuir com pesquisas relacionadas ao desenvolvimento do pensamento crítico na formação dos enfermeiros, como competência para a aplicação do Processo de Enfermagem (PE) em todas das suas etapas (coleta de dados, determinação de diagnósticos de enfermagem, planejamento da assistência, implementação do cuidado e avaliação).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Sáskia Sampaio Cipriano de Menezes - Coordenador / Lisbeth Lima Hansen - Integrante.
-
2016 - 2017
Processo de Enfermagem: desafios para implementação., Descrição: O projeto de iniciação científica tem como objetivos: descrever a importância que o enfermeiro atribui à implementação do Processo de Enfermagem, identificar as dificuldades dos enfermeiros na realização do PE em sua prática assistencial e investigar como os impressos estão sendo utilizados e se estão auxiliando os enfermeiros na implementação do PE.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Sáskia Sampaio Cipriano de Menezes - Coordenador / Anderlane Costa Dias - Integrante.
-
2014 - 2015
Aprendizagem do Diagnóstico de Enfermagem: um processo vivenciado pelos alunos sob a ótica da metacognição, Descrição: A Sistematização da Assistência de Enfermagem compõe etapas que norteiam o trabalho de toda equipe de enfermagem e indica o caminho mais viável quando se objetiva solucionar problemas. O diagnóstico é parte integrante do processo de cuidar e requer do profissional enfermeiro aptidão para a reflexão e tomada de decisão. O presente estudo teve como objetivos: identificar as dificuldades vivenciadas por alunos do 5º período de graduação no processo de aprendizagem do diagnóstico de enfermagem; investigar os mecanismos e técnicas adotadas pelos alunos no processo de aprendizagem do diagnóstico de enfermagem e identificar competência metacognitivas entre os alunos do 5º período do curso de graduação em enfermagem. Estudo de natureza qualitativa, exploratória e descritiva, utilizou um roteiro de entrevista estruturada, contendo questões discursivas abordando estratégias de ensino adotadas para o aprendizado do processo diagnóstico de enfermagem; dificuldades de aprendizagem vivenciadas no processo diagnóstico; estratégias de aprendizagem adotadas pelos discentes para a compreensão do diagnóstico de enfermagem e sugestões para tornar o aprendizado significativo, motivador e eficaz.Constatamos que a grande dificuldade dos acadêmicos no aprendizado do diagnóstico de enfermagem, está no manuseio da literatura, o que muitos consideraram ser confuso. Com relação ao método de ensino adotado pelos professores, foi evidenciado o uso de estudos de casos aplicados em grupos como sendo melhor para a interação e resolução de problemas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Sáskia Sampaio Cipriano de Menezes - Coordenador / Luiza Dalila de Castro Jobim - Integrante.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do Amazonas, Escola de Enfermagem de Manaus. , Rua Teresina, 495, Adrianópolis, 69057070 - Manaus, AM - Brasil, Telefone: (092) 33055100, URL da Homepage:
Experiência profissional
2011 - Atual
Universidade Federal do AmazonasVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
03/2022
Direção e administração, Escola de Enfermagem de Manaus.,Cargo ou função, Coordenação Acadêmica da Escola de Enfermagem/UFAM.
-
02/2022
Ensino, Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional no Contexto Amazônico, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Abordagens Metodológicas I, Metodologia do Processo de Cuidar, Oficina de Redação Científica
-
11/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Enfermagem de Manaus.,Cargo ou função, Comissão sobre o Processo de Enfermagem na Escola de Enfermagem de Manaus.
-
10/2011
Pesquisa e desenvolvimento, Escola de Enfermagem de Manaus.,Linhas de pesquisa
-
10/2011
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos do Cuidar em Enfermagem, Trabalho de Conclusão de Curso II, Trabalho de Conclusçao de Curso I, Enfermagem no cuidado integral à saúde do adulto
-
03/2013 - 07/2013
Ensino, Residência Multiprofissional, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Sistematização da Assistência de Enfermagem nas afecções neurológicas
-
03/2013 - 07/2013
Outras atividades técnico-científicas , Escola de Enfermagem de Manaus, Escola de Enfermagem de Manaus.,Atividade realizada, Orientação de Monitoria Acadêmica da disciplina de Fundamentos de Assistência ao Paciente.
-
12/2012 - 02/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Enfermagem de Manaus.,Cargo ou função, Comissão de Relatório Individual de Trabalho da EEM.
-
02/2012 - 06/2012
Ensino, Residência Multiprofissional, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Administração e Gestão em Enfermagem em Terapia Intensiva., Gestão em Enfermagem na Saúde Funcional
2008 - 2011
Hospital 28 de AgostoVínculo: , Enquadramento Funcional: Enfermeira Assistencial, Carga horária: 20
Outras informações:
Atuação em Urgência e Emergência e Coordenação da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar.
2010 - 2011
Centro Universitário Luterano de Manaus - ULBRAVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Docência, Carga horária: 40
Outras informações:
Atuação na docência nas disciplinas: Semiologia em Enfermagem, Urgência e Emergência e Gerenciamento.
Atividades
-
03/2010 - 08/2011
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Semiologia e Semiotécnica, Urgência e Emergência
2005 - 2008
instituto de ensino superior materdeiVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenador de Ensino, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Atuação na Docência nas disciplinas: Ética profissional, Semiologia e Semiotécnica em Enfermagem e Primeiros Socorros; assim como em atividades de Coordenação de Curso em Enfermagem.
Atividades
-
12/2004 - 07/2008
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Semiologia e Semiotécnica, Ética aplicada à Enfermagem
2004 - 2006
Hospital Santa JuliaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Enfermeira Assistencial, Carga horária: 20
Outras informações:
Atuação nso setores de Clínica médico-cirúrgica e Unidade de Terapia Intensiva adulto.
1999 - 1999
Instituto do Câncer do CearáVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Enfermeira Assistencial, Carga horária: 40
Outras informações:
Atuação como Gerência da Central de Esterilização.
2003 - 2004
Hospital São MateusVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Enfermeira Assistencial, Carga horária: 20
Outras informações:
Atuação em Unidade de Terapia Intensiva Cardiológica.
2001 - 2003
Clínica de Endoscopia e Cirurgia DigestivaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Enfermeira Assistencial, Carga horária: 20
Outras informações:
Atuação em setores de Clínicas Médica e Cirúrgica e Centro Cirúrgico e Central de Estrilização.
2000 - 2000
União das Clínicas do CearáVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Enfermeira Assistencial, Carga horária: 20
Outras informações:
Atuação em Clínicas Médica e cirúrgica e Centro Cirúrgico.
2003 - 2003
UNIMED de Fortaleza Cooperativa de Trabalho MédicoVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Enfermeira Assistencial, Carga horária: 20
Outras informações:
Enfermeira Ferista no setor de Centro cirúrgico e Central de Esterilização.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Sáskia Sampaio Cipriano de Menezes e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?