Glaucia de Sousa Moreno

Engenheira Agrônoma e Licencianda em Biologia, Mestre em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável pelo Núcleo de Ciências Agrárias e Desenvolvimento Rural (NCADR) da Universidade Federal do Pará/Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Amazônia Oriental/EMBRAPA, Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Temáticas de atuação: Formação permanente e ético-crítica de professores de ciências da natureza, Formação de Educadores do Campo, Formação de professores interface ciências agrárias e ciências da natureza.

Informações coletadas do Lattes em 29/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Educação Cientifica e Tecnológica

2017 - 2022

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Formação Permanente de Educadores do Campo numa perspectiva Ético-Crítica
Demetrio Delizoicov Neto. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Educação do Campo; Ensino de Ciências; Formação Permanente; Formação ético-crítica.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de Ciências. Setores de atividade: Educação.

Mestrado em Agriculturas Amazônicas

2009 - 2011

Universidade Federal do Pará
Título: Ação coletiva e luta pela terra no assentamento Palmares II, Pará
, Ano de Obtenção: 2011.Gutemberg Armando Diniz Guerra.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: MST/PA; Ação Coletiva; Convergências; Poder; Divergências.Grande área: Ciências Humanas

Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas

2020 - 2024

Centro Universitário de Maringá
Título: Estilo de Pensamento Contido na Disciplina Fundamentos Teóricos e Metodológicos das Ciências Naturais no Curso de Licenciatura em Educação do Campo na UNIFESSPA
Orientador: Alan Antonio Torques

Graduação em Agronomia

2003 - 2008

Universidade Federal do Pará
Título: MODELOS DE PRODUÇÃO PECUÁRIA NA REGIÃO SUDESTE PARAENSE: O CASO DE PALMARES II ? PARAUAPEBAS ? PARÁ - BRASIL
Orientador: Laura Angélica Ferreira

Pós-doutorado

2025

Pós-Doutorado. , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil. , Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. , Grande área: Engenharias

Formação complementar

2020 - 2020

Busca em base de dados bibliográficos. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2012 - 2014

Immediate Conversation. (Carga horária: 140h). , Wizard Brasil, WIZARD, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em Seminário de Formação dos Educadores. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em Seminário de Formação dos Educadores. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: EDUCAÇÃO DO CAMPO.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: INTERDISCIPLINAR.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Agronomia.

Organização de eventos

ANJOS, M. P. ; RIBEIRO, N. B. ; MORENO, Glaucia S. . II Seminário do Observatório da Educação do Campo e I Seminário do PIBID Diversidade. Sub-projeto Marabá. 2014. (Outro).

MORENO, Glaucia S. ; DELGADO, M. N. ; BRAGA, T. ; SILVA, R. J. . III Encontro Regional das Agrárias. 2007. (Outro).

MORENO, Glaucia S. ; DELGADO, M. N. ; SILVA, R. J. ; BRAGA, T. . II Encontro Regional das Agárias. 2006. (Outro).

MORENO, Glaucia S. ; DELGADO, M. N. ; SILVA, R. J. ; OLIVEIRA, M. G. ; BRAGA, T. . I Encontro Regional das Agrárias. 2005. (Outro).

Participação em eventos

8º CCD Feminismos Negros e a Luta Antirracista. 2020. (Seminário).

Curso on-line Citação e Referência conforme ABNT. 2020. (Oficina).

I Fórum Latino-Americano de Estudos Fronteiriços - Latinidades, realizado pelo Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC),. 2020. (Congresso).

IV Semana de Integração Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica. 2020. (Seminário).

XI COPENE- Congresso de Pesquisadores/as Negros. 2020. (Congresso).

XIV Seminário da Diversidade Étnico Racial - Por uma Educação Antirracista: Perspectivas e Práticas. 2020. (Seminário).

III Semana de Integração Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (IV SIDECT-PPGECT),. 2019. (Seminário).

IV Encontro Latinoamericano de Agricultura Urbana e Periurbana. 2019. (Encontro).

Primer Encuentro Latinoamericano de Investigación Educativa y Saber Pedagógico.REDUÇÃO TEMÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: FORMAÇÃO DE PROFESSORES LICENCIADOS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO. 2019. (Encontro).

III Congresso Ibero-americano de humanidades, ciências e educação: Produção e democratização do conhecimento na Ibero-América. Praticas do Trabalho Interdisciplinar na área de ciências da natureza e matemática na escola municipal Nova Canaã, Jacundá-Pará. 2018. (Congresso).

VII Escola de Formação de Pesquisadores em Educação em Ciências.EPISTEMOLOGIA DA PRÁXIS NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES DO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: UM OLHAR SOBRE O CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO. 2018. (Encontro).

XII Jornadas Latinoamericanas. ANÁLISE CRÍTICA DA REALIDADE COMO APORTE REFLEXIVO PARA ENSINO EMANCIPATÓRIO NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NO SUL E SUDESTE DO PARÁ. 2018. (Congresso).

Campesinato, comunidades tradicionais e grandes empresas: territorializações estratégias em confrontos. 2016. (Exposição).

III Encontro Nacional de Professores Universitários - MST. 2016. (Encontro).

Oficina de Trabalho para Mapeamento e Análise da Cadeia de Valor das Plantas Medicinaisnis. 2016. (Oficina).

Conjuntura Econômica do Brasil. 2015. (Outra).

II Encontro Nacional das Educadoras e dos Educadores da Reforma A Agrária a.Reflexão sobre o Curso de Licenciatura em Educação do Campo. 2015. (Encontro).

III Seminário do Observatório da Educação do Campo e Seminário do PIBID Diversidade - Sub Projeto Marabá -.Saberes e Práticas na Escola Básica do Campo. 2015. (Seminário).

Seminário Nacional da Pesquisa das Licenciatura em Educação dodo Campo.Diagnóstico do Curso de Licenciatura em Educação do Campo em Marabá. 2015. (Seminário).

Seminário Nacional da Pesquisa das Licenciaturas em Educação do Campo sub 7 Rede Universitas/BR Re. 2015. (Seminário).

V Seminário Nacional das Licenciaturas em Educação do Campo.Ensino e Ciências Agrárias e da Natureza na Faculdade de Educação do Campo. 2015. (Seminário).

IV Seminário Nacional das Licenciaturas em Educação do Campo. 2014. (Seminário).

IV Seminário Nacional das Licenciaturas em Educação do Campo.Ciências Agrárias, Ciências Naturais e Matemática. 2014. (Seminário).

Seminário de Produção e Incorporação da Interdisciplinaridade na Concepção da Pesquisa no PDTSA a. 2014. (Seminário).

IV Seminário - Amazônia Interações entre o Global e o Local. 2013. (Seminário).

VI Simpósio Internacional de Geografia Agrária.CURRÍCULO POR ÁREA DO CONHECIMENTO: CIÊNCIAS AGRÁRIAS E DA NATUREZA NO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO - UFPA. 2013. (Simpósio).

46º Congresso Brasileiro de Geologia. 2012. (Congresso).

5º Encontro da Rede de Estudos Rurais: Desenvolvimento Ruralidades e Ambientalização - paradigmas e atores em conflito.. 2012. (Encontro).

8º Encontro Regional das Agrárias: ?CIÊNCIAS AGRÁRIAS NA UFPA: FORMAÇÃO E ATUAÇÃO NOS TERRITÓRIOS AMAZÔNICOS?.Atuação dos egressos da UFPA (curso de agronomia) na região.. 2012. (Encontro).

I Seminário de Licenciatura em Educação do Campo do Pará e Amapá e III Encontro de Pesquisa da Educação do Campo no Estado do Pará. 2012. (Seminário).

Semana Camponesa.O pote de ouro no final do arco íris: Ação Coletiva e Luta pela Terra no Assentamento Palmares II. 2011. (Outra).

II Encontro da Sociedade Brasileira de Sociologia.LIMITES E POSSIBILIDADES DO MODELO DE PECUÁRIA UTILIZADO PELOS ASSENTADOS EM PALMARES II, PARAUAPEBAS ? PARÁ - BRASIL. 2010. (Encontro).

VIII CONGRESSO LATINOAMERICANO DE SOCIOLOGÍA RURAL. Ação coletiva no MST: do acampamento ao assentamento. 2010. (Congresso).

Cadeia Produtiva da Fruticultura. 2007. (Seminário).

Educação Ambiental no contexto Amazônio: príncipios, práticas e reflexões.. 2005. (Oficina).

II Semana Tecnológica: Ensino, Pesquisa, Extensão e Política. 2005. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Bruno Martins Vieira

BRICK, E. M.;Moreno, Glaucia de Sousa; MARTINELLO, A. S.; SILVA, S. D. M.. Lugar e currículo na educação popular: Interlocuções entre as ideias de Milton Santos e Paulo Freire. 2025. Dissertação (Mestrado em Educação Cientifica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Bertrine Pereira do Nascimento

FERNANDE, C. S.;Moreno, G. de S.; HALMENSCHLAGER, K. R.. Livros Didáticos da Área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias: à luz da BNCC e PNLD. 2025. Dissertação (Mestrado em Educação Cientifica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Fernanda Stoeberl

BRICK, E. M.;Moreno, G. de S.; SILVA, I. F. F. M.; CAMILLO, J.. Juventude e Educação em Ciências: subsídios para construção de práticas pedagógicas ético-críticas". 2025. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Adriana Goulart Garcia

BRICK, E. M.; GOUVEA, A.;Glaucia de Sousa Moreno. Contribuições da Investigação Temática Freireana para Educação em Ciências com Pescadores Artesanais: reflexões sobre um processo de pesquisa participante com pescadores da Barra da Lagoa - SC. 2024. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Eduarda Boing Pinheiro

BRICK, E. M.; SILVA, A. F. G.;MORENO, Glaucia S.. ?Práticas educativas ético-críticas: desafios à mobilização de conhecimentos na transformação da realidade injusta?,. 2023. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Patrícia Goulart Pinheiro

CASSIANI, S.; NOGUEIRA, S. B.; BOTELHO, D. M.; NASCIMENTO, C. C.;MORENO, Glaucia S.. Relações étinico-raciais e educação em ciências: conhecimentos tecidos no encontro com griôs afro-brasileiras. 2023. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Maria das Graças Silva Zonta

ADOUE, S. B.; REIS, A. T.;MORENO, Glaucia S.. Adentrando territórios e mentes: a Vale e sua atuação na cultura das comunidades ao longo do corredor de Carajás. 2022. Dissertação (Mestrado em desenvolvimento territorial na américa latina e Caribe) - Universidade Estadual Paulista.

Aluno: Simone Ribeiro dos Santos

GIRALDI, P. M.; CASSIANI, S.;MORENO, Glaucia S.; GALIETA, T.; PAGAN, A. A.. APORTE DO CONCEITO DE ESCREVIVÊNCIA PARA PENSAR UMA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS ANTIRRACISTA. 2023. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Déborah Goulart Silveira

BRICK, E. M.; CAMILLO, J.; SILVA, A. F. G.;Moreno, G. de S.. O papel da escuta na práxis da Educação Popular com jovens em comunidades periféricas em Florianópolis SC. 2025. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Cientifica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Raquel de Almeida Dias

FERNANDE, C. S.; QUADROS, D.;Glaucia de Sousa Moreno. Relações Étnico Raciais e o Ensino de Ciências: A contribuição das mídias digitais no processo de ensino e aprendizagem na educação. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Fernanda Stoeberl

BRICK, E. M.; SILVA, A. F. G.; FRAILE, O. O.;MORENO, Glaucia S.. Juventude e ensino de ciências: subsídios para a construção de uma prática pedagógica em uma perspectiva ético-crítica. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Adriana Goulart Garcia

BRICK, E. M.;MORENO, Glaucia S.; CAMILLO, J.; SILVA, I. F. F. M.. A Educação em Ciências engajada com a superação das situações-limites da pesca artesanal na RESEX Marinha de Pirajubaé/SC. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Bertrine Pereira do Nascimento

FERNANDE, C. S.; OLIVEIRA, R. M. Y.;MORENO, Glaucia S.. Base Nacional Comum Curricular e ProgramaNacional do Livro Didático na formulação de livros didáticos da área de Ciências da Naturezae suas Tecnologias: Desdobramentos na Formação Docente em Ensino de Ciências. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Cientifica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Gerson Luiz dos Anjos

MARQUES, K. C. D. -.;MORENO, Glaucia S.. Gamificação como estratégia didática para o ensino de biologia: uma revisão bibliográfica. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado profissional em ensino de Biologia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Diones dos Santos Reis

BRITTO, N. S. Q.;MORENO, Glaucia S.; GIRALDI, P. M.; MONACO, G.. Historicidade e condicionalidades nas abordagens do corpo humano e suas sexualidades no ensino de ciências: partindo de epistemologias africanas e indígenas para ressignificar o corpo ensinado. 2022.

Aluno: Eduarda Boing Pinheiro

BRICK, E. M.;MORENO, Glaucia S.; DELIZOICOV, D.; SILVA, A. F. G.; CAMILLO, J.. Escrevivendo uma prática docente inspirada na investigação temática: mobilizando a realidade local e os conhecimentos químicos em Vidal Ramos. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Cientifica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Rosiane Alves de Souza Ramos

SILVA, M. S.;Moreno, G. de S.; MARINHO, D. L.. Abordagem da Educação Ambiental sobre Plantas medicinais: um estudo de caso na escola Maria Rita, São João do Araguaia-PA. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação do Campo, Agricultura Familiar e Currículo) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.

Aluno: Antônia Borges da Silva

SILVA JUNIOR, A. L.;MORENO, Glaucia S.. IALA Amazônico e Acampamento Frei Henri - MST: Diálogo de Saberes e Referência Mútua. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo, Agroecologia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Ailce Margarida Negreiros Alves

ALVES, A. M. N.;MORENO, Glaucia S.. Da Ilha ao Mirindiba: Expulsão e Invisibilidade de Mulheres pela Usina Hidrelétrica de Estreito, Tocantins. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo, Agroecologia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: JOCILENE COSTA DA SILVA e LUCIA DE NAZARÉ SILVA RODRIGUES

Farias, Maria Celeste Gomes; Silva, Lucia Isabel da Conceição;MORENO, Glaucia S.. Desafios e Perspectivas do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Abaetetuba na Efetivação do movimento por uma educação do campo. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo, Desenvolv) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Maria Santos, Natalina Miranda e Glaice Nascimento

CONCEICAO, D. L.; RUSSO, D.;MORENO, Glaucia S.. DA EJA AO PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA EM IGARAPÉ MIRI/PA: uma Análise nas Escolas Bom Jesus do Rio das Flores, Centro Educacional Daniel e Saberes da Terra no Período de 2009 à 2011. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo, Desenvolv) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Rosilene Silva e Maria Ferreira

CONCEICAO, D. L.; RUSSO, D.;MORENO, Glaucia S.. UMA ANÁLISE SOBRE AS REPERCUSSÕES DO PROGRAMA PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA DA AMAZÔNIA PARAENSE NO COTIDIANO DAS MULHERES/EDUCANDAS MORADORAS DO ALTO ANAPU NO MUNICÍPIO DE IGARAPÉ- MIRI. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo, Desenvolv) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Francinete Pinheiro e Rosiana Pontes

CONCEICAO, D. L.; RUSSO, D.;MORENO, Glaucia S.. A PARTICIPAÇÃO DA MULHER NA AGRICULTURA FAMILIAR A PARTIR DOPROGRAMASABERES DA TERRA NA COMUNIDADE DO SANTO ANTONIO DO CAJINO MUNICÍPIO DE IGARAPÉ-MIRI/PA. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo, Desenvolv) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Eliane Gonçalves Ferreira e Elza Maria Ferreira Baia

BARROS, F. B.;MORENO, Glaucia S.; ALVES, C. A. S.. Educação, Sociedade e Natureza em Movimento: um estudo sobre o uso e Etno-conhecimentos dos recursos naturais na comunidade ribeirinha de Santa Maria do Rio Sirituba - Abaetetuba - Pará. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo, Desenvolv) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Claudio Pereira Sandos

SILVA, I. S.;MORENO, Glaucia S.. A contribuição da homeopatia na agricultura e na vida de famílias camponesas organizadas no MPA - Rondônia. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo, Agroecologia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Ana Patrícia S

PENA, S. C.; CONCEICAO, D. L.;MORENO, Glaucia S.. S., BENEDITA EDNA S. O., DANÍVEA S. S.. As contribuições socioeconômicas adquiridas através da criação de Resex Marinha Araí- Peroba. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo, Desenvolv) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: LÁSARO SEBASTIÃO, , RILSON CURSINO LIMA e SILVETE OLIVEIRA

PENA, S. C.; CONCEICAO, D. L.;MORENO, Glaucia S.. Reflexão sobre o papel da agricultura familiar na economia do Município de Bujaru- PA. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo, Desenvolv) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: JOÃO BATISTA DA SILVA e ODIMAR RILDO DIAS PIMENTEL

PENA, S. C.; CONCEICAO, D. L.;MORENO, Glaucia S.. Saber local e plano de manejo florestal comunitário: até que ponto o saber técnico-científico contribuiu para a melhoria da qualidade de vida da comunidade Camutá do Pucuruí- PA. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo, Desenvolv) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Devanir Oliveira de Araújo

MORENO, Glaucia S.; SOUZA, H.. Desafios da implementação da agroecologia no Centro de Formação e Pesquisa Olga Benário Prestes e o Assentamento Dorcelina Folador. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo, Agroecologia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Letícia Viana Silva

MIRANDA, R. R.;MORENO, Glaucia S.. A piscicultura como mais uma estratégia produtiva de reprodução camponesa no assentamento IItacira - Imperatriz MA. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo, Agroecologia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Nara Sanaelia da Silva Costa

MORENO, Glaucia S.; COSTA, R. C. P.. Impasse em área de uso comum: quebradeiras de coco x empresa de papel e celulose - Comunidade Petrolina MA. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo, Agroecologia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Danka Eva Etcheverry Polachek

GONCALVES, F. P.;MORENO, Glaucia S.; SAIBERT, C.. Imagens de cientistas na abordagem da radioatividade em livros didáticos: uma análise com base nos estudos críticos da Branquitude. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Rhaysa Terezinha Gonzaga

GONCALVES, F. P.;MORENO, Glaucia S.; SA, L. P.. HISTÓRIA, CULTURA E RESISTÊNCIA DA POPULAÇÃO NEGRA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORAS/ES DE QUÍMICA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Izamara Pechibilski

BORGES, M. G.; CAMILLO, J.; MENDES, S. D.;MORENO, Glaucia S.. A influência do sono no desenvolvimento da aprendizagem: Percepções de jovens e docentes do Ensino Médio da Escola de Educação Básica Barão de Antonina, Mafra, Santa Catarina. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: VALERIE CELINA CAMPOS CESTREM

BORGES, M. G.;MORENO, Glaucia S.; GOMES, A. T.. O descarte de resíduos sólidos e a compostagem como temática para educação ambiental no ensino de Ciências da Natureza e Matemática em Rio Negrinho/SC: estudo de caso a partir da EMEB Irene Olinda Teifke Ribeiro. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: ALINE FERREIRA ASSUNÇÃO

MORENO, Glaucia S.; HERRERA, P. G.; SOARES, E. P. M.. A participação e a invisibilidade feminina na construção do assentamento Paulo Fonteles. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Aluno: Raquel de Almeida Dias

FERNANDES, C. S.;MORENO, Glaucia S.; FERREIRA, M. V.. Questões étnico-raciais no ensino de química: um olhar para produção na área. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Anacleide Moreira Cabral

MUNIZ, R. A.;MORENO, Glaucia S.; BORBA, A. E.. PERSPECTIVAS DE PERMANÊNCIA NO CAMPO DE JOVENS FILHOS DE ASSENTADOS, SÃO DOMINGOS DO ARAGUAIA - PARÁ. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Aluno: Mileny Alves Bezerra

BAPTISTA, L. G.; ALVES, A. M. N.;MORENO, Glaucia S.; FERREIRA, M. S.. PAPAGAIO VÉIO NÃO APRENDE A FALAR? - A EXPERIÊNCIA DA JORNADA DE ALFABETIZAÇÃO DO MARANHÃO NO MUNICÍPIO DE SANTA FILOMENA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Aluno: Ney Ralison Silva de Oliveira

MUNIZ, R. A.;MORENO, Glaucia S.; COELHO, G.. HORTA ESCOLAR COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL BANDEIRANTES. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Aluno: Raquel de Almeida Dias

FERNANDES, C.;MORENO, Glaucia S.; FERREIRA, M.. Relações etnico-raciais e o ensino de química. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: CÍCERA JUSCIDÉIA CARVALHO RIBEIRO

CUNHA, C. V.;MORENO, Glaucia S.; SANTOS, D. S.. Produção da Cartilha Educativa sobre Psicultura: um estudo de caso na Casa Familiar Rural no Município de Tucumã/Ourilândia, Pará, Brasil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Aluno: Heyde Lima Miranda

CUNHA, C. V.;MORENO, Glaucia S.; SANTOS, D. S.. Desafios da Construção de um currículo de ciências a partir da realidade de um assentamento de reforma agrária no Sudeste do Pará, Amazônia, Brasil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Aluno: Ana Créia da Conceição Guimarães

SOUZA, H.;MORENO, Glaucia S.; OLIVEIRA, M. N. S.. Contexto e Práticas do Ensino de Ciências na Escola do Campo São Benedito. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Aluno: Marly Gonçalves dos Santos Rodrigues

SILVA JUNIOR, A. L.;MORENO, Glaucia S.; OLIVEIRA, M. N.. SEMENTES CRIOULAS COMO ELEMENTO DA RESISTÊNCIA CAMPONESA NO PA JOÃO VAZ. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Aluno: Patrícia Assunção Costa

RODRIGUES, D. M.;MORENO, Glaucia S.; PROCOPIO, J.. Produção de Mudas de Alface (Lactuca sativa L.) c.v.Grandes Lagos em diferentes substratos á base de serragem carbonizada". 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Aluno: Luiza Maria Paixão Lepos

BARBOSA, C.; MOREIRA, E. S. S.;MORENO, Glaucia S.. A Educação Formal e a Ideologia em Serra Pelada: o esquecimento da luta dos garimpeiros. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Aluno: Lourenberg Cordovil da Silva

GONCALVES, K. L. N.;MORENO, Glaucia S.; SILVA, M. G. M.. Formação Inicial do professor de matemática: um olhar para discente na comunidade do Geladinho. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Aluno: Raimundo Nonato Nascimento Barbosa

GONCALVES, K. L. N.;MORENO, Glaucia S.; SILVA, M. G. M.. Formador de matemática do projeto de Assentamento Liberdade: Percurso de Formação Inicial. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Aluno: Elismárea Ribeiro da Silva

ANJOS, M. P.;MORENO, Glaucia S.; PEREIRA, G. S.. Ensino de Ciências Naturais e Educação do Campo: Um estudo da prática pedagógica na escola municipal ensino fundamental educar para crescer, assentamento 1º de Março, São João do Araguaia - PA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Aluno: Lene da Silva Santos

MOREIRA, E. S. S.;MORENO, Glaucia S.; BARBOSA, C.. Conflitos Rurais e a Urbanização: O caso do bairro Abaeté em Eldorado do Carajás - PA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Aluno: Maira Alves Brito

MANESCHY, R. Q.;MORENO, Glaucia S.. Leucena (Leucaena Leucocephala (Lam.) De Wit) em Sistemas Pecuários de Unidades de Produção Familiares. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Aluno: Vanessa Taveira Araújo da Silva

ALVES, A. M. N.;MORENO, Glaucia S.; ANJOS, M. P.. O Ensino de Ciências na Escola Rui Barbosa, Vila Porto Novo, Goianésia - Pará. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Aluno: Cícera Marcia de Souza Marinho

MORENO, Glaucia S.; MOREIRA, E. S. S.; BARBOSA, C.. Análise sobre a educação e as dificuldades enfrentadas no ensino médio na Escola José Martins em São Raimundo, Município de Brejo Grande do Araguaia. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Bruna Karine Estumano Silva

MOREIRA, E. S. S.;MORENO, Glaucia S.; ODA, A. A. I.. Participação social em Unidades de conservação: Estudo de Caso da Área de Proteção Ambiental do Igarapé Gelado. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Aluno: Bruna Karine Estumano Silva

MOREIRA, E. S. S.; ODA, A. A. I.;MORENO, Glaucia S.. Participação Social e Unidade de Conservação: Estudo de Caso na área de proteção ambiental do Igarapé Gelado. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Aluno: NEVILSON FERREIRA DE OLIVEIRA FILHO

ANJOS, M. P.;MORENO, Glaucia S.; SILVA JUNIOR, A. L.. As metodologias utilizadas no ensino de ciências naturais nas turmas de 6º ano na escola José Inocente Junior - Vila Cruzeiro do Sul - Itupiranga - Pará. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Aluno: Roberto Carlos Pereira de Souza

ANJOS, M. P.; MICHELOTTI, F.;MORENO, Glaucia S.. Constituição dos sistemas de produção, os impactos sobre os recursos naturais na reprodução do campesinato e o ensino de ciências no Ensino Fundamental da Escola Crescendo na Prática: (im) possibilidades de um diálogo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Aluno: FLAVIULA ARAUJO COSTA

ANJOS, M. P.; RIBEIRO, N. B.;MORENO, Glaucia S.. As mudanças curriculares e sua contribuição no processo de ensino aprendizagem dos educandos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Tiago dos Reis Silva

SOUZA, H.;MORENO, Glaucia S.; MICHELOTTI, F.. A educação do campo e a problemática ambiental no assentamento Água Fria em Eldorado do Carajás. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Regina Maria Gonçalves Chaves

TAVARES, F. B.;MORENO, Glaucia S.; MICHELOTTI, F.. DISCUSSÕES SOBRE A EDUCAÇÃO RURAL E A EDUCAÇÃO DO CAMPO NO PROJETO DE ASSENTAMENTO ÁGUA FRIA ? MUNICÍPIO DE ELDORADO DO CARAJÁS-PA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

MORENO, Glaucia S.; WAGNER, G.; RIBEIRO, S. S.; LIMA, F. R.; SAIBERT, C.. Comitê COVID - Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica. 2020. Universidade Federal de Santa Catarina.

MORENO, Glaucia S.; Medeiros, Evandro Costa de; COSTA, R. C. P.. Comissão de Avaliação de Estágio Probatório. 2017. Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

MORENO, Glaucia S.; SILVA, I. S.; SILVA, L. C.. Comissão de Avaliação de Estágio Probatório. 2017. Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

MORENO, Glaucia S.; SILVA, L. C.; COSTA, R. C. P.. Comissão de Avaliação de Estágio Probatório. 2017. Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

MORENO, Glaucia S.; LOBO, C. S.; PAULA, K. C.. Comissão de Avaliação de Estágio Probatório. 2017. Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

MORENO, Glaucia S.; PAULA, K. C.; CRUZ, C. F.. Comissão de Avaliação de Estágio Probatório. 2016. Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

MORENO, Glaucia S.; SOUZA, H.. Entrevista no Processo Seletivo Especial do Curso de Licenciatura em Educação do Campo. 2013. Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Orientou

Maria Elizangela Lopes Costa

Evasão escolar na educação de jovens e adultos da Escola Sorriso do Saber; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação de Jovens e Adultos (EJA)) - Faculdade da Amazônia; Orientador: Glaucia de Sousa Moreno;

Cleia Costa Soares

Os desafios enfrentados pelos alunos especiais na Educação de Jovens e Adultos; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação de Jovens e Adultos (EJA)) - Faculdade da Amazônia; Orientador: Glaucia de Sousa Moreno;

Deuzivania Laurinda de Almeida

PRÁTICA INTERDISCIPLINAR NUMA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NA EMEF PEDRO MARINHO; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em EDUCAÇÃO DO CAMPO PARA O TRABALHO INTERDIS; NAS ÁREAS DE CIÊNCIAS E MAT; ) - Universidade de Brasília; Orientador: Glaucia de Sousa Moreno;

Fabricio Araújo Costa

PRÁTICA DO TRABALHO INTERDISCIPLINAR NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA NA ESCOLA MUNICIPAL NOVA CANAÃ ? JACUNDÁ, PARÁ; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em EDUCAÇÃO DO CAMPO PARA O TRABALHO INTERDIS; NAS ÁREAS DE CIÊNCIAS E MAT; ) - Universidade de Brasília; Orientador: Glaucia de Sousa Moreno;

FLAVIULA ARAUJO COSTA

EXPERIÊNCIA DE CONSTRUÇÃO DE UMA INTERVENÇÃO CURRICULAR ORGANIZADA POR TEMAS GERADORES BASEADA NA PERSPECTIVA FREIRIANA, NA ESCOLA NOVA CANAÃ, JACUNDÁ- PARÁ; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em EDUCAÇÃO DO CAMPO PARA O TRABALHO INTERDIS; NAS ÁREAS DE CIÊNCIAS E MAT; ) - Universidade de Brasília; Orientador: Glaucia de Sousa Moreno;

Roberto Carlos Pereira de Souza

DAS FALAS SIGNIFICATIVAS A CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA PROPOSTA PEDAGÓGICA; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em EDUCAÇÃO DO CAMPO PARA O TRABALHO INTERDIS; NAS ÁREAS DE CIÊNCIAS E MAT; ) - Universidade de Brasília; Orientador: Glaucia de Sousa Moreno;

RUBENILDE DE JESUS SILVA CAVALCANTE

EXPERIÊNCIA E REFLEXÃO DA PRÁTICA INTERDISCIPLINAR NAS ÁREAS DE CIÊNCIA DA NATUREZA E MATEMÁTICA DESENVOLVIDA NA EMEF PEDRO MARINHO DISTRITO DE BREJO DO MEIO ? MARABÁ - PA; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em EDUCAÇÃO DO CAMPO PARA O TRABALHO INTERDIS; NAS ÁREAS DE CIÊNCIAS E MAT; ) - Universidade de Brasília; Orientador: Glaucia de Sousa Moreno;

Fábio Oliveira

Resistência e Luta no acampamento Frei Henry; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo, Agroecologia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Glaucia de Sousa Moreno;

Simone Alves Martins

Processos de Resistência no Sudeste do Pará: Acampamento Frei Henri ao Agronegócio"; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo, Agroecologia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Glaucia de Sousa Moreno;

Elizângela Lima de Sousa

Prevenção e combate ao trabalho escravo rural: contribuição da Comissão Pastoral da Terra - CPT/Alto Xingu uma experiência na Casa Familiar Rural de São Felix do Xingu - PA"; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo, Agroecologia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Glaucia de Sousa Moreno;

Carmem do Socorro Reis Ribeiro

Impacto da exploração do camarão e a sustentabilidade na comunidade de Araí-Peroba, Augusto Corrêa - Pará; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo, Desenvolv) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Glaucia de Sousa Moreno;

Rosa Maria Socorro de Oliveira

Impacto e Exploração do camarão e a sustentabilidade na comunidade de Araí-Peroba, Augusto Corrêa - Pará; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo, Desenvolv) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Glaucia de Sousa Moreno;

Vanda Rosa Reis Tavares

Impacto da Exploração do camarão e a sustentabilidade na comunidade de Araí-Peroba, Augusto Corrêa - Pará; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo, Desenvolv) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Glaucia de Sousa Moreno;

JOSE RONALDO DOS SANTOS

CURRÍCULO: sua aplicabilidade na escola nossa senhora das graças, assentamento Benedito Alves Bandeira/Acará-PA; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo, Desenvolv) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Glaucia de Sousa Moreno;

LINDALVA DOS SANTOS FERREIRA

CURRÍCULO: sua aplicabilidade na escola nossa senhora das graças, assentamento Benedito Alves Bandeira/Acará-PA; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo, Desenvolv) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Glaucia de Sousa Moreno;

Francisca Michely Souza

Levantamento etnobotânico de plantas medicinais utilizadas para o tratamento de enfremidades pela comunidade de Açaiteua, Capitação Poço - Pará; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo, Desenvolv) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Glaucia de Sousa Moreno;

LIDIOMAR DE SOUZA PEREIRA

Levantamento etnobotânico de plantas medicinais utilizadas para o tratamento de enfermidade pela comunidade de Açaiteua, Capitão Poço - Pará; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo, Desenvolv) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Glaucia de Sousa Moreno;

Drielle Ribeiro Ribeiro

Construção da Agricultura Familiar no Rio Quianduba: cotidiano de vida e trabalho na produção do açaí; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo, Desenvolv) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Glaucia de Sousa Moreno;

Édera das Graças S

Pereira; Construção da agricultura familiar no Rio Quianduba: cotidiano de vida e trabalho na produção do açaí; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo, Desenvolv) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Glaucia de Sousa Moreno;

BENEVALDO NOGUEIRA FERNANDES

PROCESSO DE COLONIZAÇÃO EXISTENTE NA COMUNIDADE SÃO JOSÉ NA ESTRADA DA COLÔNIA MAJARI EM PORTO DE MOZ, PARÁ; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo, Desenvolv) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Glaucia de Sousa Moreno;

NÁGILA LOPES DE LIMA

PROCESSO DE COLONIZAÇÃO EXISTENTE NA COMUNIDADE SÃO JOSÉ NA ESTRADA DA COLÔNIA MAJARI EM PORTO DE MOZ, PARÁ; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo, Desenvolv) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Glaucia de Sousa Moreno;

ANA PATRÍCIA SILVA SOUSA

As contribuições socieconômicas adquiridas através da criação de Resex Marinha Araí - Peroba; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo, Desenvolv) - Universidade Federal do Pará, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação; Orientador: Glaucia de Sousa Moreno;

Benedita Edna Sousa de Oliveira

As contribuições socieconômicas adquiridas através da criação de Resex Marinha Araí - Peroba; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo, Desenvolv) - Universidade Federal do Pará, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação; Orientador: Glaucia de Sousa Moreno;

Danívea do Socorro Silva dos Santos

As contribuições socieconômicas adquiridas através da criação de Resex Marinha Araí - Peroba; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo, Desenvolv) - Universidade Federal do Pará, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação; Orientador: Glaucia de Sousa Moreno;

Rilson Cursino Lima

Reflexão sobre o papel da agricultura familiar na economia do Município de Bujaru- PA; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo, Desenvolv) - Universidade Federal do Pará, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação; Orientador: Glaucia de Sousa Moreno;

LÁSARO SEBASTIÃO

Reflexão sobre o papel da agricultura familiar na economia do Município de Bujaru- PA; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo, Desenvolv) - Universidade Federal do Pará, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação; Orientador: Glaucia de Sousa Moreno;

Silvete Oliveira

Reflexão sobre o papel da agricultura familiar na economia do Município de Bujaru- PA; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo, Desenvolv) - Universidade Federal do Pará, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação; Orientador: Glaucia de Sousa Moreno;

Odimar Rildo Dias Pimentel

Saber local e plano de manejo florestal comunitário: até que ponto o saber técnico-científico contribuiu para a melhoria da qualidade de vida da comunidade Camutá do Pucuruí- PA; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo, Desenvolv) - Universidade Federal do Pará, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação; Orientador: Glaucia de Sousa Moreno;

João Batista da Silva

Saber local e plano de manejo florestal comunitário: até que ponto o saber técnico-científico contribuiu para a melhoria da qualidade de vida da comunidade Camutá do Pucuruí- PA; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo, Desenvolv) - Universidade Federal do Pará, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação; Orientador: Glaucia de Sousa Moreno;

Marilda de Oliveira Cardoso

Educação do Campo: a informação como processo de prevenção da doença de chagas, através da ingestão e do manuseio do açaí no Distrito de Porto Grande - Cametá /PA; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo, Desenvolv) - Universidade Federal do Pará, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação; Orientador: Glaucia de Sousa Moreno;

Claudio Pereira Sandos

Uso de Homeopatia na agricultura como parte das estratégias na construção da soberania alimentar, praticada por camponeses/as ligado ao MPA-RO (Movimento dos Pequenos Agricultores); ; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Questão Agrária Educação do Campo e Agroecologia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Glaucia de Sousa Moreno;

Nara Sanaelia

Extrativismo do Babaçu na comunidade de Petrolina; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Questão Agrária Educação do Campo e Agroecologia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Glaucia de Sousa Moreno;

MARÍLIA NONNENMACHER RODRIGUES

QUALIDADE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS DE MARABÁ/PA; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Ambiental) - Centro Universitário Leonardo da Vinci; Orientador: Glaucia de Sousa Moreno;

Enildo B

de Oliveira Junior; INTERVENÇÃO METODOLÓGICA NO ENSINO DE BIOLOGIA NA EEFM ELZA MARIA CORRÊA DANTAS EM SÃO DOMINGOS DO ARAGUAIA, NO ESTADO DO PARÁ; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará; Orientador: Glaucia de Sousa Moreno;

WANESSA DA SILVA FORTALEZA

AGRICULTURA BIODINÂMICA: A INFLUÊNCIA DA LUA NAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS NA VILA SANTA FÉ; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará; Orientador: Glaucia de Sousa Moreno;

Mikaellen S

da Silva; REALIDADE DO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NA ESCOLA DARCY RIBEIRO, BAIRRO PEQUIÁ AÇAILANDIA - MA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará; Orientador: Glaucia de Sousa Moreno;

Romário Feitosa Alves

REORIENTAÇÃO CURRICULAR NO ENSINO DE CIÊNCIAS: ESCOLA MUNICIPAL ANTÔNIO DE ASSIS, ASSENTAMENTO CALIFÓRNIA, AÇAILÂNDIA - MA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará; Orientador: Glaucia de Sousa Moreno;

Gisele Silva Mascena

FECHAMENTO DE ESCOLA DO CAMPO: O CASO DA ESCOLA BOM JESUS, VICINAL CASTANHEIRA NO ASSENTAMENTO JACUNDÁ ? PARÁ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará; Orientador: Glaucia de Sousa Moreno;

Gabriela da Silva

O conhecimento científico e o conhecimento tradicional sobre as plantas medicinais; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará; Orientador: Glaucia de Sousa Moreno;

Oseas Gomes do Nascimento

HORTA NA ESCOLA: SABERES TRADICIONAIS E SEUS USOS NO COTIDIANO ESCOLAR DO ENSINO DE CIÊNCIAS NA ESCOLA MARIA DAS NEVES, VILA SANTA FÉ -PA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará; Orientador: Glaucia de Sousa Moreno;

Roseane Alves de Souza

Principais usos das espécies medicinais pela comunidade Ponta de Pedra no município de São João do Araguaia; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará; Orientador: Glaucia de Sousa Moreno;

Luciene de Sousa Silva

Saberes e Práticas das Mulheres do Projeto de Assentamento Castanhal Araras; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará; Orientador: Glaucia de Sousa Moreno;

Rosiane Soares Silva

Trajetória de Luta e a Influencia da Educação do Campo na Formação dos Sujeitos dentro e fora da sala de aula no PA Ouro Verde; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará; Orientador: Glaucia de Sousa Moreno;

Sirlei Carneiro

FORMAÇÃO DE JOVENS DO CAMPO NA ESCOLA COMUNITÁRIA CASA FAMILIAR RURAL DE TUCURUÍ (CFR); 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará; Orientador: Glaucia de Sousa Moreno;

Edinaldo Lopes da Silva

RECURSOS NATURIAS NO ASSENTAMENTO GAMELEIRA I E SUA RELAÇÃO COM OS CONTEÚDOS DO ENSINO DE CIÊNCIAS TRABALHADOS NA ESCOLA JERUSALÉM; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará; Orientador: Glaucia de Sousa Moreno;

Fabricio Araújo Costa

LIMITES E POSSIBILIDADES DA CADEIA PRODUTIVA DO LEITE NA COMUNIDADE VILA LIMÃO PARA A DINÂMICA DE REPRODUÇÃO DO CAMPESINATO LOCAL; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Glaucia de Sousa Moreno;

Produções bibliográficas

  • Moreno, Glaucia de Sousa . INTERFACES ENTRE OS PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO E A INVESTIGAÇÃO TEMÁTICA FREIREANA. Revista Sociedade Científica , v. 6, p. 2573-2595, 2023.

  • MORENO, Glaucia S. ; BEZERRA, M. A. . JORNADA DE ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO ESTADO DO MARANHÃO. REVISTA EDUCAÇÃO & EMANCIPAÇÃO , v. 14, p. 267-293, 2021.

  • MORENO, Glaucia S. . Investigação temática freireana e uso de fala significativa no ensino de ciências: formação de professores licenciados em Educação do Campo. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO , p. 1-15, 2020.

  • MEDEIROS, E. C. ; Moreno, Glaucia de Sousa ; BATISTA, M. S. X. . Territorialização nacional da Educação do Campo: marcos históricos no Sudeste paraense. EDUCAÇÃO E PESQUISA , v. 46, p. 1-11, 2020.

  • MORENO, Glaucia S. . AGROTÓXICOS: CONTROVÉRSIAS SOCIOCIENTÍFICAS COMO POSSIBILIDADE DIDÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS. Brazilian Journal of Education, Technology and Society , v. 12, p. 373-381, 2019.

  • MORENO, Glaucia S. ; SILVA, G. . Conhecimentos tradicionais em torno das plantas medicinais e currículo do ensino de ciências. Revista Brasileira de Educação do Campo , v. 2, p. 144-162, 2017.

  • MORENO, Glaucia S. ; Guerra, Gutemberg A. D. . O drama da instalação de famílias agricultoras na mesorregião Sudeste Paraense. REVISTA NERA (UNESP) , v. 15, p. 79-99, 2012.

  • MORENO, Glaucia S. ; Guerra, Gutemberg A. D. . O DRAMA DA INSTALAÇÃO DAS FAMÍLIAS AGRICULTORAS NA FRENTE PIONEIRA AMAZÔNICA. REVISTA IDEAS (ONLINE) , v. 6, p. 28-64, 2012.

  • MORENO, Glaucia S. ; Guerra, Gutemberg A. D. . Ação Coletiva e Luta Pela Terra no Assentamento Palmares II - Pará: O pote de ouro no final do arco-íris. 1. ed. Novas Edições Acadêmicas, 2019. v. 1. 173p .

  • MORENO, Glaucia S. ; SOUZA, J. I. (Org.) ; RODRIGUES, V. A. B. (Org.) ; SANTOS, A. F. (Org.) . (Com)Textos II : reflexão e ação no fazer pedagógico da educação científica e tecnológica. 1. ed. São Paulo: Livraria da Física,, 2019. v. 2. 177p .

  • SILVA JUNIOR, A. L. (Org.) ; Ribeiro, Beatriz (Org.) ; FERREIRA, A. L. D. (Org.) ; MICHELOTTI, F. (Org.) ; Moreno, G. de S. (Org.) ; SOUZA, H. (Org.) . Educação do Campo, Agroecologia e Questão Agrária: A experiencia do curso de residência agraria na construção do IALA Amazônico. 1. ed. Marabá: Iguana, 2018. v. 1. 447p .

  • QUEIROZ, J. J. S. ; COSTA, M. E. L. ; SILVA, O. N. ; MORENO, Glaucia S. . Evasão escolar na educação de jovens e adultos da Escola Sorriso do Saber. In: Jenijunio dos Santos. (Org.). Educação de Jovens e Adultos: Reflexão e transformação na prática pedagógica de Paragominas. 1ed.São Paulo: Evoluir, 2022, v. 1, p. 15-39.

  • SOARES, C. C. ; MIRANDA, F. M. G. ; SILVA, M. J. F. ; MORENO, Glaucia S. . Os desafios enfrentados pelos alunos especiais na educação de jovens e adultos. In: Jenijunio dos Santos. (Org.). Educação de jovens e adultos [livro eletrônico] :reflexão e transformação na prática pedagógica de Paragominas. 1ed.São Paulo: Evoluir, 2022, v. 1, p. 139-152.

  • MORENO, Glaucia S. . (RE)PENSAR A TEMÁTICA SOBRE AGROTÓXICOS POR MEIO DE CONTROVÉRSIAS SOCIOCIENTÍFICAS. In: Alayde Ferreira dos Santos, Glaucia de Sousa Moreno, Jéssica Ignácio de Souza e Victor Augusto Bianchetti Rodrigues. (Org.). (Com)TEXTOS II: Reflexão e ação no fazer pedagógico da Educação Científica e Tecnológica. 1ed.São Paulo: Livraria da Física, 2019, v. 2, p. 119-129.

  • MORENO, Glaucia S. ; COSTA, F. A. . PRÁTICA DO TRABALHO INTERDISCIPLINAR NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA NA ESCOLA MUNICIPAL NOVA CANAÃ, JACUNDÁ- PARÁ. In: Natália Lampert Batista; Tascieli Feltrin; Maurício Rizzatti. (Org.). Formação, Prática e Pesquisa em Educação 2. 1ed.Belo Horizonte: ATENA, 2019, v. 2, p. 171-182.

  • MORENO, Glaucia S. . REALIDADE COMO APORTE CRÍTICO E REFLEXIVO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO. OS MÚLTIPLOS OLHARES DO PROGRAMA DE APOIO A INTERVENÇÃO METODOLÓGICA (Papim/Unifesspa): Tecendo novas possibilidades educativas através do diálogo entre o Ensino Superior e a Educação Básica na Região Sul e Sudeste do Pará. 1ed.Marabá: UNIFESSPA, 2019, v. 1, p. 112-132.

  • ALVES, A. M. N. ; MICHELOTTI, F. ; MORENO, Glaucia S. ; SOUZA, H. ; SANTOS, J. L. R. . UNIVERSIDADE E MOVIMENTOS SOCIAIS NO SUDESTE DO PARÁ: A CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NA UNIFESSPA. In: Edgar Jorge Kolling; Miguel Henrique Stédile; Paulo Alentejano; Rafael Villas Boas; Silvia Beatriz Adoue. (Org.). Movimentos Populares e Universidades. 1ed.São Paulo: Outras Expressões, 2018, v. 1, p. 105-118.

  • COSTA, N. S. ; MORENO, Glaucia S. . Impasse em uma área de uso comum: quebradeiras de coco x empresa de papel celulose - comunidade Petrolina do Maranhão. In: Amintas L. da Silva Junior; Ayala L. Dias Ferreira; Beatriz M. de F. Ribeiro; Bruno Cezar Malheiro; Fernando Michelotti; Glaucia de Sousa Moreno; Haroldo de Souza. (Org.). Educação do Campo, Agroecologia e a Questão Agrária: a experiência do curso residência agrária na construção do IALA amazônico. 1ed.Marabá: Iguana, 2018, v. 1, p. 219-231.

  • MARTINS, S. A. ; MORENO, Glaucia S. . Processos de resistência no sudeste do Pará: o acampamento Frei Henri frente ao agronegócio. In: Amintas L. da Silva Junior; Ayala L. Dias Ferreira; Beatriz M. de F. Ribeiro; Bruno Cezar Malheiro; Fernando Michelotti; Glaucia de Sousa Moreno; Haroldo de Souza. (Org.). Educação do Campo, Agroecologia e a Questão Agrária: a experiência do curso residência agrária na construção do IALA amazônico. 1ed.Marabá: Iguana, 2018, v. 1, p. 233-245.

  • SANDOS, C. P. ; MORENO, Glaucia S. . A contribuição da homeopatia na agricultura e na vida de famílias camponesas organizadas no MPA Rondônia. In: Amintas L. da Silva Junior; Ayala L. Dias Ferreira; Beatriz M. de F. Ribeiro; Bruno Cezar Malheiro; Fernando Michelotti; Glaucia de Sousa Moreno; Haroldo de Souza. (Org.). Educação do Campo, Agroecologia e a Questão Agrária: a experiência do curso residência agrária na construção do IALA amazônico. 1ed.Marabá: Iguana, 2018, v. 1, p. 425-447.

  • SILVA JUNIOR, A. L. ; MICHELOTTI, F. ; MORENO, Glaucia S. ; SOUZA, H. . Agroecologia, campesinato e disputas por terra e território. In: Amintas L. da Silva Junior; Ayala L. Dias Ferreira; Beatriz M. de F. Ribeiro; Bruno Cezar Malheiro; Fernando Michelotti; Glaucia de Sousa Moreno; Haroldo de Souz. (Org.). Educação do Campo, Agroecologia e a Questão Agrária: a experiência do curso residência agrária na construção do IALA amazônico.. 1ed.Marabá: Iguana, 2018, v. 1, p. 79-105.

  • MORENO, Glaucia S. ; VIEIRA, M. C. S. ; ANJOS, M. P. . A política do procampo na expansão da licenciatura em Educação do Campo na UNIFESSPA: auto-organização dos sujeitos em formação. In: José Vieira de Sousa; Arlete de Freitas Botelho; Claudia Maffini Griboski. (Org.). Produção do conhecimento e educação do campo na expansão da educação superior. 1ed.Anápolis: UEG, 2018, v. 1, p. 211-227.

  • MORENO, Glaucia S. ; FAGUNDES, A. V. W. ; GAMA, J. R. ; ASSIS, J. J. ; SOUZA, E. L. ; ABADIA, M. ; MOREIRA, R. C. S. ; LIMA, F. O. ; MARTINS, S. A. . RESISTÊNCIA COLETIVA EM ASSENTAMENTO DO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA NO ESTADO DO PARÁ. In: o Marcos Botton Piccin, Janaína Betto; organização Erika Macedo Moreira, Janaína Tude Ceva, Natacha Eugênia Janata, Fernando Michelotti, Pedro Selvino Neumann, Mônica Castagna Molina, Lisete Arelaro, Eliete Ávila Wolf. (Org.). Educação do campo, práticas pedagógicas e questão agrária. 1ed.Rio de Janeiro: Bonecker, 2017, v. 1, p. 552-583.

  • COSTA, F. A. ; MORENO, Glaucia S. ; COSTA, F. A. . Prática do trabalho interdisciplinar em Ciências da Natureza e Matemática na Escola Municipal Nova Canaã, Jacundá/PA. In: Mônica Castagna Molina. (Org.). Licenciaturas em Educação do Campo e o ensino de Ciências Naturais : desafios à promoção do trabalho docente interdisciplinar : volume II. 1ed.Brasilia: UnB, 2017, v. 2, p. 189-212.

  • ALMEIDA, D. L. ; CAVALCANTE, R. J. S. ; MORENO, Glaucia S. . Educação do Campo: prática interdisciplinar no ensino de Ciências da Natureza e Matemática na Escola Pedro Marinho Oliveira, Pará. In: Mônica Castagna Molina. (Org.). Licenciaturas em Educação do Campo e o ensino de Ciências Naturais : desafios à promoção do trabalho docente interdisciplinar : volume II. 1ed.Brasilia: UnB, 2017, v. 2, p. 213-238.

  • COSTA, F. A. ; MORENO, Glaucia S. . Caracterização do Sistema de Produção Pecuária na Comunidade Vila Limão, Jacundá - Pará. In: Nilsa Brito Ribeiro; Maura Pereira dos Anjois. (Org.). Saberes e Práticas de Educadores e Educadoras do Campo. 1ªed.Marabá: IGUANA, 2016, v. 1, p. 143-160.

  • MORENO, Glaucia S. . Ensino de Ciências da Natureza Interdisciplinaridade e Edcuação do Campo. In: Mônica Castagna Molina. (Org.). Licenciaturas em Educação do Campo e o Ensino de Ciências Naturais: desafios à promoção do Trabalho Docente interdisciplinar I. 1ed.Brasilia: MDA, 2014, v. 1, p. 181-200.

  • MORENO, Glaucia S. . Reflexões sobre a organização curricular em Ciências Agrárias e Naturais na Educação do Campo. In: delma Santiago da Silva, Haroldo de Souza, Nilsa Brito Ribeiro. (Org.). Práticas contra-hegemônicas na formação de educadores: reflexões a partir do curso de Licenciatura em Educação do Campo do sul e sudeste do Pará. 1ed.Brasilia: MDA, 2014, v. 1, p. 175-190.

  • MORENO, Glaucia S. . Redução Temática no ensino de ciências: formação de professores Licenciados em Educação do Campo. In: Primer Encuentro Latino Americano de Investigación Educativa y Saber Pedagógico, 2019, Ciudad de México. Investigación Educativa em América Latina: Las Maestras y Maestros como Productores del Saber Pedagógico en la Contemporaneidad. Ciudad de México: CGFIE - Instituto Politécnico Nacional, 2019. v. 1. p. 30-38.

  • MORENO, Glaucia S. ; COSTA, F. A. . Praticas do Trabalho Interdisciplinar na área de ciências da natureza e matemática na escola municipal Nova Canaã, Jacundá-Pará. In: III Congresso Ibero-americano de humanidades, ciências e educação: Produção e democratização do conhecimento na Ibero-América, 2018, Criciúma. Anais do III Congresso Ibero-americano. Criciúma: UNESC, 2018. v. 3. p. 140-155.

  • VIEIRA, M. C. S. ; ANJOS, M. P. ; MORENO, Glaucia S. . A POLITICA DO PROCAMPO NA EXPANSÃO DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NA UNIFESSPA: AUTO-ORGANIZAÇÃO DOS SUJEITOS EM FORMAÇÃO. In: XXV Seminário Nacional da Rede UNIVERSITAS/BR Direito à Educação Superior Pública no Contexto da Crise Brasileira, 2017, Brasília. XXV Seminário Nacional da Rede UNIVERSITAS/BR Direito à Educação Superior Pública no Contexto da Crise Brasileira. Brasília: UNIVERSITAS, 2017. v. 15. p. 1-17.

  • MORENO, Glaucia S. ; RAMOS, R. A. S. . Usos de espécies medicinais na comunidade Ponta de Pedra, Município de São João do Araguaia / PA. In: V Simpósio Nacional de Ensino de Ciências e Tecnologia (SINECT) UTFPR ? PR, 2016, Ponta Grossa. V Simpósio Nacional de Ensino de Ciências e Tecnologia. Ponta Grossa, 2016.

  • MORENO, Glaucia S. . CURRÍCULO POR ÁREA DO CONHECIMENTO: CIÊNCIAS AGRÁRIAS E DA NATUREZA NO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO - UFPA. In: VI Simpósio Internacional de Geografia Agrária, 2013, João Pessoa. A questão agrária no século XXI: escalas, dinâmicas e conflitos socias, 2013.

  • MORENO, Glaucia S. ; Guerra, Gutemberg A. D. . TRISTE PARTIDA, DURA CHEGADA. O DRAMA DA INSTALAÇÃO DAS FAMÍLIAS AGRICULTORAS NA FRENTE PIONEIRA AMAZÔNICA. In: I CONGRESSO PAN-AMAZÔNICO E VII ENCONTRO DA REGIÃO NORTE DE HISTÓRIA ORAL, 2012, Belém. História do Tempo Presente & Oralidades na Amazônia. Belém: Açaí, 2012.

  • MORENO, Glaucia S. ; Guerra, Gutemberg A. D. . Triste Partida, Dura Chegada. O Drama da isntalação das famílias agricultoras na frente pioneira Amazônica. In: V Simpósio INternacional de Geografia Agrária, 2011, Belém. Questões Agrárias na Panamâzonia do Século XXI: Usos e Abusos do Território. Belém: Editora Açaí, 2011.

  • MORENO, Glaucia S. . Ação coletiva no MST: do acampamento ao assentamento. In: VIII Congreso Latinoamericano de Sociologia Rural, 2010, Porto de Galinhas, PE.. América Latina: realineamientos políticos y proyectos en disputa, 2010.

  • MORENO, Glaucia S. ; FERREIRA, Laura Angélica ; POCCARD-CHAPUIS, René . LIMITES E POSSIBILIDADES DO MODELO DE PECUÁRIA UTILIZADO PELOS ASSENTADOS EM PALMARES II, PARAUAPEBAS ? PARÁ - BRASIL.. In: II Encontro da Sociedade Brasileira de Sociologia da Região Norte, 2010, Belém. AMAZÔNIAS - Mudanças sociais e perspectivas para o século XXI. Belém - Pará: Super Cores, 2010. p. 214-215.

  • SILVA, R. J. ; OLIVEIRA, M. G. ; MORENO, Glaucia S. . Influências da força de trabalho de uma família nas suas estratégias produtivas: estudo de caso de um estabelecimento agrícola no projeto de assentamento Araras, São João do Araguaia - PA. In: Semana de Integração das Ciências Agrárias - SICA, 2007, Altamira - PA. Desenvolvimento Agrícola Susténtavel: Limites e Potencialidades no Cenário Amazônico, 2007.

  • MORENO, Glaucia S. . CURRÍCULO DO ENSINO DE CIÊNCIA/BIOLOGIA E CONHECIMENTOS TRADICONAIS EM TORNO DAS PLANTAS MEDICINAIS.. In: VII ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA, 2018, Belém. O que a vida tem a ensinar ao Ensino de Biologia?. Belém: UFPA, 2018. v. 1. p. 1670-1679.

  • MORENO, Glaucia S. . ANÁLISE CRÍTICA DA REALIDADE COMO APORTE REFLEXIVO PARA ENSINO EMANCIPATÓRIO NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NO SUL E SUDESTE DO PARÁ. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MORENO, Glaucia S. . EPISTEMOLOGIA DA PRÁXIS NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES DO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: UM OLHAR SOBRE O CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MORENO, Glaucia S. ; RAMOS, R. A. S. . USOS DE ESPÉCIES MEDICINAIS NA COMUNIDADE PONTA DE PEDRA, MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DO ARAGUAIA / PA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MORENO, Glaucia S. ; FERREIRA, Laura Angélica ; POCCARD-CHAPUIS, René . II Encontro da Sociedade Brasileira de Sociologia. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ALVES, L. N. ; Lima, Luíza de N. M. ; ALVES, A. M. N. ; Ribeiro, Beatriz ; MORENO, Glaucia S. . Diagnóstico Socioeconômico e Ambiental da Agricultura Familiar. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

Medeiros, Evandro Costa de ; MORENO, Glaucia S. ; Gomes, Maria Mirian Ferreira . Educação do Campo: dimensão educativa da Luta Sindical e práticas pedagógicas na Educação do Campo. 2012.

ALVES, L. N. ; Lima, Luíza de N. M. ; ALVES, A. M. N. ; MORENO, Glaucia S. . PLANO TERRITORIAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL DO SUDESTE DO PARÁ. 2006.

POCCARD-CHAPUIS, René ; FERREIRA, Laura Angélica ; MORENO, Glaucia S. . Transformation de l?élevage et dynamique des espaces. 2008. (Relatório de pesquisa).

Projetos de pesquisa

  • 2016 - 2016

    Práticas contra-hegemônicas para organização curricular do Ensino de Ciências Naturais na Escola Crescendo na Prática, Assentamento Palmares II, Parauapebas/Pará., Descrição: i) Descrever e analisar o currículo destinado ao ensino de ciências naturais na escola Crescendo na Prática de educação básica do campo localizada no assentamento Palmares II; ii) Verificar a relação ou não o que vem sendo desenhado neste currículo e o diálogo com a realidade do meio biofísico e praticas agrícolas dos assentamentos e escola pesquisada; iii) Propor projeto de reestruturação do currículo de ciências naturais em escola de educação básica que dialogue com a realidade dos sujeitos da escola pesquisada.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Glaucia de Sousa Moreno - Coordenador / Cristina Thais Barbosa - Integrante / Clivia Regina da Silva - Integrante.

  • 2014 - 2015

    Iniciação de Licenciandos à docência multidisciplinar no Ensino Fundamental em Escolas Rurais no Sudeste do Pará., Descrição: Esse subprojeto, da área de Educação do campo, tem como objetivo geral promover a iniciação à docência dos estudantes do curso de Licenciatura Plena em Educação do Campo através de práticas educativas que problematizem o currículo dessas escolas nas diferentes áreas do conhecimento envolvendo professores, estudantes e a comunidade dos assentamentos na intenção de articular e fomentar práticas da educação do campo no sudeste do Pará. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (20) . , Integrantes: Glaucia de Sousa Moreno - Coordenador / Maura Pereira dos Anjos - Integrante / Lucivaldo Silva da Costa - Integrante.

  • 2007 - 2008

    Transformation de l'élevege et Dynamique des Spaces - TRANS, Descrição: A pesquisa objetivou analisar o papel da ação coletiva na dinâmica da pecuária bovina, em estabelecimentos familiares do Sudeste do Pará, através da metodologia baseada no modelo LIBTICAL, desenvolvido pelo CEMAGREF - França.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Glaucia de Sousa Moreno - Integrante / René Poccard Chapuis - Coordenador / Laura Angélica Fereira - Integrante., Financiador(es): La Recherche Agronomique pour le Développement - Remuneração.

  • 2005 - 2006

    Plano Territorial de Desenvolvimeto Rural Sustentável - PTDRS, Descrição: O projeto objetivou a elaboração do Diagnóstico Sócio-econômico e Ambiental da Agricultura Familiar do Território Sudeste do Pará. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Glaucia de Sousa Moreno - Integrante / Ailce Margarida Negreiros Alves - Integrante / Livia Navegantes Alves - Coordenador / Luíza de Nazaré Mastop de Lima - Integrante., Financiador(es): Ministério do Desenvolvimento Agrário - Remuneração.

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - 2022

Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente Efetiva, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
1) Membro Titular da Comissão Organizadora do Processo Estatuinte da UNIFESSPA portaria 811/2016 CONSUN UNIFESSPA.2) Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) FECAMPO portaria 027/2017.3) Membro Titular do Sindicato dos Docentes da UNIFESSPA (SINDUNIFESSPA) filiado ao ANDES - SN - Vice direção.4) Membro Titular Comissão Organizadora Processo Seletivo Especial (PSE) Quilombolas e Indígenas 2016 UNIFESSPA. Portaria 379/20165) Banca de Entrevista 2 Fase Processo Seletivo Especial Turma Direito da Terra PRONERA/INCRA 2016. Portaria 426/2016 .6) Comissão avaliadora PAPIM UNIFESSPA 2017.7) Direção da Faculdade de Educação do Campo de Fevereiro de 2015 a Março de 2017 portaria 89/2015.8) Homologação Estágio Probatório Portaria 116/2017.9) Comissão Organizadora PSE Educação do Campo Portaria 1210/201610) Ministrou as seguintes disciplinas no curso de Licenciatura em Educação do Campo: Socialização do TEL V; Sistemas Familiares de Produção; Análise e Funcionamento do Estabelecimento Agrícola; Metodologia Cientifica em CAN I; Metodologia Cientifica em CAN II; Socialização do TEL IV; Pesquisa V; Estágio de Docência II; Fundamentos Teóricos e Metodológicos das Ciências Agrárias e Naturais; Pesquisa IV; Desenvolvimento Rural; Epistemologia das Ciências Agrárias e da Natureza; Metodologia Cientifica em CAN I; Socialização TEL III; Síntese III; Estágio Docência I;

Atividades

  • 03/2014 - 03/2022

    Ensino, Educação do Campo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ministrou as seguintes disciplinas no curso de Licenciatura em Educação do Campo: Socialização do TEL V; Sistemas Familiares de Produção; Análise e Funcionamento do Estabelecimento Agrícola; Metodologia Cientifica em CAN I; Metodologia Cientifica em CAN I

  • 02/2017 - 07/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Humanas.,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante - ICH UNIFESSPA Portaria 27/2017.

  • 01/2017 - 07/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Humanas.,Cargo ou função, Membro Congregação Pro Tempore do ICH - Portaria 05/2017 ICH-UNIFESSPA.

  • 09/2016 - 06/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria.,Cargo ou função, Membro da Comissão Organizadora Processo Estatuinte - Portaria 811/2016 Reitoria UNIFESSPA.

  • 02/2015 - 02/2017

    Direção e administração, Faculdade de Educação do Campo.,Cargo ou função, Direção da Faculdade de Educação do Campo Portaria 89/2015 Reitoria UNIFESSPA.

2012 - 2014

Universidade Federal do Pará

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 40

Outras informações:
Lotação Universidade Federal do Pará - Campus de Marabá Curso de Licenciatura em Educação do Campo.

2011 - 2011

Universidade Federal do Pará

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Externo, Carga horária: 8

Outras informações:
Disciplina ministrada: Agricultura Familiar: Identidade, Cultura, Gênero e Etnia", no curso de Especialização em Educação do Campo, com carga horária de 30 horas.

Atividades

  • 01/2012 - 12/2013

    Ensino, Educação do Campo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise e Funcionamento do Estabelecimento Agrícola, Ecologia, Física Básica Geral, Manejo Agroecológico do Solo, Química Básica Geral, Sistemas Familiares de Produção

  • 01/2012 - 12/2012

    Ensino, Educação do Campo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Agricultura e Sistemas Agroecológicos de Produção, Botânica e Zoolologia dos Ecossistemas Amazônicos, Fundamentos de Biologia, Fundamentos Teóricos e Metodológicos em Ciências Agrárias e da Natureza, Seres Vivos Organismos e Funções

2012 - 2013

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - DF

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Assistente de Pesquisa III, Carga horária: 20

Outras informações:
Coordenação da II Pesquisa Nacional de Educação na Reforma Agrária, SR - 26 Tocantins.

2011 - 2012

Sociedade Educacional Leonardo da Vinci

Vínculo: Professora tutora externa, Enquadramento Funcional: Tutora Externa, Carga horária: 20

Atividades

  • 04/2011 - 02/2012

    Ensino, Graduação Tecnologica em Gestão Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Administração Ambiental, Controle e Poluição do Ar, Economia, Estatística, Gestão de Resíduos Sólidos, Gestão de Unidades de Conservação, Revegetação e Fitorremediação

2011 - 2012

Universidade Norte do Parana

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Tutora Externa, Carga horária: 20

Outras informações:
Ministrei aulas no curso de Graduação Tecnológica em Gestão Ambiental.

2007 - 2008

La Recherche Agronomique pour le Développement

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

2005 - 2006

Grupo de Apoio a Agricultura Familiar Em Regiao de Fronteira

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2023 - 2024

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 40

Atividades

  • 01/2024

    Ensino, Educação do Campo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estudo Orientado de Estágio e Seminário de Socialização VII, Fundamentos das CNM na Educação Básica para as Escolas do Campo III, Fundamentos das CNM na Educação Básica para as Escolas do Campo V, Pesquisa I, Saberes e Fazeres V, Estágio Docência na área de CNM no Ensino Médio nas Escolas do CampoIII

  • 08/2023

    Ensino, Educação do Campo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos das CNM na Educação Básica para as Escolas do Campo II, Fundamentos das CNM na Educação Básica para Escolas do Campo IV, Fundamentos das CNM na Educação Básica para Escolas do Campo VI, Estudo Orientado de Estágio e Seminário de Socialização VI (EST), Estágio Docência na área de CNM nas séries finais do Ensino Fund. nas Escolas do Campo II, Aprofundamento Temático III - Educação Especial (ATPA)

  • 03/2023 - 07/2023

    Ensino, Educação do Campo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Saberes e Fazeres I - processos metodológicos, Saberes e Fazeres II - processos metodológicos, Saberes e Fazeres V, Fundamentos da Ciências da Natureza e Matemática na Educação Básica para as Escolas do Campo I, Fundamentos das CNM na Educação Básica para as Escolas do Campo III, Fundamentos BIO

2024 - Atual

Secretaria de Agricultura e Pecuária

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 30