Júlia de Oliveira de Queiroz

Graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará. Participou do Núcleo de Estudos em Economia, Tecnologia e Sociedade (NETS) - UFC/CNPq, contribuindo com pesquisas, leituras, debates e discussões acadêmicas relacionadas às interfaces entre economia, tecnologia e sociedade. Foi bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET/UFC. Foi bolsista de extensão no Programa de Extensão e Pesquisa em Economia e Meio Ambiente (PROGEPA), onde participou no Projeto de Extensão em Economia Solidária (GESOL), atuando com empreendimentos econômicos solidários articulados às áreas de sustentabilidade, economia e relações sociais de produção. Tem interesses nas áreas de Sociologia do Trabalho, Sociologia Econômica e Economia, Tecnologia e Sociedade.

Informações coletadas do Lattes em 24/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Ciências Sociais

2019 - Atual

Universidade Federal do Ceará
Bolsista do(a): Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

Formação complementar

2021 - 2021

Extensão universitária em Marx em face do capitalismo contemporâneo. (Carga horária: 4h). , Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.

2021 - 2021

Introdução a O Capital de Karl Marx. (Carga horária: 60h). , Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, FLCMF, Brasil.

2021 - 2021

DigiLabour Summer School. (Carga horária: 8h). , Laboratório de Pesquisa DigiLabour, DIGILABOUR, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia do Trabalho.

Organização de eventos

QUEIROZ, J. O. . I SEMANA LGBT+. 2017. (Outro).

Participação em eventos

12º Encontro da Associação Nacional de Ciência Política - Democracia e Desenvolvimento. 2020. (Encontro).

IV SEMINÁRIO NACIONAL DO ICP - CRISE DO CAPITAL, FASCISMO E REVOLUÇÃO BRASILEIRA. 2020. (Seminário).

III Conferência Internacional Memória, Cultura e Devir - História, Antropologia e Literatura, praticas, discursos e performances na Iberoamérica. 2019. (Congresso).

Produções bibliográficas

  • QUEIROZ, J. O. ; MACIEL, J. P. . O PAPEL DA MULHER PARA A CONSTRUÇÃO DA ECONOMIA SOLIDÁRIA NOS ASSENTAMENTOS DO MST NO CEARÁ. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • QUEIROZ, J. O. . Qual o futuro do trabalho?. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Histórico profissional

Experiência profissional

2021 - 2021

Universidade Federal do Ceará

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 16

2021 - 2022

Programa de Educação Tutorial

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.