Daniel Matos Paes de Andrade

Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Especialização em Engenharia Clínica, Especialização em Didática e Metodologia do Ensino Superior. Tem experiência na área de Construção Civil, Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: Planejamento e Projeto de edificações, Projetos residenciais, Arquitetura Institucional, Patrimônio cultural, Planejamento e projeto de ambientes de saúde, Arquitetura Hospitalar e intervenções urbanas em ambiente construído.

Informações coletadas do Lattes em 15/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Engenharia Clínica

2016 - 2017

Instituto de Ensino e Pesquisa - Hospital Israelita Albert Einstein
Título: Projeto de Engenharia Clínica para abertura de Empresa de Planejamento de Ambientes de Saúde com ênfase nas Formas de contribuição dessa área de conhecimento para o processo de planejamento de EAS.
Orientador: N/A

Especialização em Didática e Metodologia do Ensino Superior

2013 - 2014

Faculdade Independente do Nordeste
Título: Ensino de Arquitetura: A aptidão projetual é ensinável ou não?
Orientador: SOUZA FILHO, Argemiro Ribeiro de.

Graduação em Arquitetura e Urbanismo

2007 - 2011

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas
Título: Transformações e novos usos do espaço público em cidades médias - O Novo Mercado Público de Vitória da Conquista
Orientador: BAHIA, C. L. M. - Cláudio Listher Marques Bahia

Graduação interrompida em 2006 em Engenharia Civil

2005 - interrompida

Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia
Ano de interrupção: 2006

Graduação interrompida em 2005 em Engenharia Florestal

2005 - interrompida

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Ano de interrupção: 2005

Formação complementar

2019 - 2019

Engenharia e Manutenção Hospitalar. (Carga horária: 20h). , INBEC Salvador, INBEC, Brasil.

2018 - 2018

ACÚSTICA DE HOSPITAIS E CLÍNICAS. (Carga horária: 5h). , UNIGRAD, UNIGRAD, Brasil.

2016 - 2016

Software QiIncêndio a distância. (Carga horária: 25h). , MN Tecnologia e Treinamento Ltda., MN, Brasil.

2015 - 2015

ARQUITETURA DE HOSPITAIS, CLÍNICAS E LABORATÓRIOS. (Carga horária: 20h). , AEA Educação Continuada, AEA, Brasil.

2013 - 2013

Oficina de Valorização Profissional. (Carga horária: 7h). , Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil - Regional Bahia, CAU/BA, Brasil.

2012 - 2012

Curso Brasilit de Light Steel Frame. (Carga horária: 14h). , Faculdade Independente do Nordeste, FAINOR, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Paisagismo.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Projeto de Arquitetura e Urbanismo.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Projeto de Arquitetura e Urbanismo/Especialidade: Planejamento e Projeto do Espaço Urbano.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Projeto de Arquitetura e Urbanismo/Especialidade: Planejamento e Projetos da Edificação.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo/Especialidade: Adequação Ambiental.

Participação em eventos

13ª CBH ? Convenção Brasileira de Hospitais. 2019. (Congresso).

VIII Congresso Brasileiro para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar. EMPRESAS E DEPARTAMENTOS DE ENGENHARIA CLINICA E A CONTRIBUIÇAO DESSA AREA DE CONHECIMENTO PARA O PROCESSO DE PLANEJAMENTO DE ESPAÇOS EM EAS.. 2018. (Congresso).

IFHE Rio 2017: Encontro internacional da arquitetura hospitalar no Brasil. 2017. (Encontro).

IFHE Rio 2017 - Segurança para Pacientes e Profissionais de Saúde no Ambiente Hospitalar.Segurança Elétrica do Paciente - Exigências Normativas para a Segurança Elétrica de pacientes em EAS. 2017. (Seminário).

VII CBDEH - Congresso Brasileiro para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar. 2016. (Congresso).

III Ciclo de Palestras CAU/BA - Arquitetura e Urbanismo. 2014. (Outra).

ArquiMemória 4 ? Encontro Internacional sobre Preservação do Patrimônio Edificado. 2013. (Encontro).

III Seminário Internacional URBICENTROS - MORTE E VIDA DOS CENTROS URBANOS 36h. 2012. (Seminário).

XXIV Congresso Panamericano de Arquitetura - Carga Horária 33h. 2012. (Congresso).

9ª Bienal Internacional de Arquitetura. 2011. (Outra).

14ª Semana de Arquitetura - PUC Minas. 2010. (Encontro).

10ª Semana de Arquitetura PUC Minas. 2007. (Oficina).

Lançamento do 7º CONSENGE. 2005. (Congresso).

Orientou

KAROLYNE SILVEIRA SANTOS

ARQUITETURA DE CENTROS-DIA GERIÁTRICOS: Alternativa de cuidados para idosos em situação de dependência e semidependência; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade Santo Agostinho - Vitória da Conquista; (Orientador);

JANAÍNA MARIA TORRES MENDES

GERENCIAMENTO DE RESIDUO DA CONSTRUÇÃO CIVIL EM VITÓRIA DA CONQUISTA, PROPONDO IMPLANTAÇÃO DE USINA DE RECICLAGEM; ; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade Santo Agostinho - Vitória da Conquista; (Orientador);

Produções bibliográficas

  • PAES, D. M. A. . VIII Congresso Brasileiro para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar. In: VIII Congresso Brasileiro para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar, 2018, Curitiba. EMPRESAS E DEPARTAMENTOS DE ENGENHARIA CLINICA E A CONTRIBUIÇAO DESSA AREA DE CONHECIMENTO PARA O PROCESSO DE PLANEJAMENTO DE ESPAÇOS EM EAS., 2018.

  • PAES, D. M. A. . EMPRESAS E DEPARTAMENTOS DE ENGENHARIA CLINICA E A CONTRIBUIÇAO DESSA AREA DE CONHECIMENTO PARA O PROCESSO DE PLANEJAMENTO DE ESPAÇOS EM EAS. Introdução. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PAES, D. M. A. . Trabalho Final de Graduação - Transformações e novos usos do espaço público em cidades médias - O Novo Mercado Público de Vitória da Conquista. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PAES, D. M. A. . Ensino de Arquitetura: A aptidão projetual é ensinável ou não? 2013 (Artigo produzido como trabalho de conclusão de curso de especialização.).

Outras produções

PAES, D. M. A. . Transformações e novos usos do espaço público em cidades médias - O Novo Mercado Público de Vitória da Conquista. 2011.

PAES, D. M. A. ; SILVA, L. M. ; OLIVEIRA, S. A. ; FUKUDA, F. N. . Projeto Arquitetônico Escritório de Integração no Canteiro em Obras. 2010.

BECKER, E. ; PAES, D. M. A. . Formação, Atividade e Mercado da Arquitetura e Urbanismo. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

PAES, D. M. A. . Circulação e Estacionamento nas áreas centrais de Vitória da Conquista. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

PAES, D. M. A. . Acessibilidade no espaço público de Vitória da Conquista. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

PAES, D. M. A. . Estabelecimento Assistencial de Saúde - Hospital Santa Helena. 2019. (Elaboração de Projeto de Arquitetura).

PAES, D. M. A. . Projeto de Arquitetura Residencial Multi Familiar - Torre Saul Quadros. 2019. (Elaboração de Projeto de Arquitetura).

PAES, D. M. A. . Arquitetura e Tecnologia Médica em Ambientes de Saúde. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PAES, D. M. A. . Estabelecimento Assistencial de Saúde - Ampliação CETAG Hosp. de Olhos de Conquista. 2016. (Elaboração de Projeto de Arquitetura).

PAES, D. M. A. . Estabelecimento Assistencial de Saúde - Clínica de Ginecologia e Obstetrícea. 2015. (Elaboração de Projeto de Arquitetura).

PAES, D. M. A. . Arquitetura Institucional - Setor Financeiro. 2014. (Elaboração de Projeto de Arquitetura).

PAES, D. M. A. . Arquitetura Residencial Multi Familiar. 2014. (Elaboração de Projeto de Arquitetura).

PAES, D. M. A. . Estabelecimento Assistencial de Saúde - Medicina do Sono. 2014. (Elaboração de Projeto de Arquitetura).

PAES, D. M. A. . Estabelecimento Assistencial de Saúde - Clínica Escola. 2014. (Elaboração de Projeto de Arquitetura).

PAES, D. M. A. . Estabelecimento Assistencial de Saúde - Clínica Odontológica. 2014. (Elaboração de Projeto de Arquitetura).

PAES, D. M. A. . Estabelecimento Assistencial de Saúde - Clínica Psiquiátrica. 2014. (Elaboração de Projeto de Arquitetura).

PAES, D. M. A. . Estabelecimento Assistencial de Saúde - Clínica Odontológica. 2013. (Elaboração de Projeto de Arquitetura).

PAES, D. M. A. . Estabelecimento Assistencial de Saúde - Neurologia. 2012. (Elaboração de Projeto de Arquitetura).

PAES, D. M. A. . Estabelecimento Assistencial de Saúde - Dermatologia. 2012. (Elaboração de Projeto de Arquitetura).

PAES, D. M. A. . Estabelecimento Assistencial de Saúde - Centro Médico. 2012. (Elaboração de Projeto de Arquitetura).

PAES, D. M. A. . Arquitetura de Eventos. 2011. (Elaboração de Projeto de Arquitetura).

PAES, D. M. A. . Arquitetura Residencial Unifamiliar. 2011. (Elaboração de Projeto de Arquitetura).

Prêmios

2011

Indicação Prêmio melhores trabalhos finais de graduação, OPERAPRIMA - Concurso Nacional de Trabalhos Finais de Graduação.

2010

Menção Honrosa na Maratona de Projeto 14ª Semana de Arquitetura, D.A. e Departamento de Arquitetura e Urbanismo PUC Minas.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Daniel Paes - Arquitetura. , Avenida São Geraldo 511 SL01, Recreio, 45020700 - Vitória da Conquista, BA - Brasil, Telefone: (77) 34226252, URL da Homepage:

Experiência profissional

2011 - Atual

Daniel Paes - Arquitetura

Vínculo: Arquiteto Pleno, Enquadramento Funcional: Arquiteto Pleno, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Arquiteto Pleno e gestor de Escritório de Arquitetura, voltado para a elaboração e Projetos e Planejamento Arquitetônico.

2012 - 2012

Instituto Técnico Ana Nery

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor vistante, Carga horária: 3

Outras informações:
Professor visitante do curso técnico de Transações Imobiliárias - Disciplina Introdução ao Desenho Arquitetônico.

Atividades

  • 02/2012 - 05/2012

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Introdução ao Desenho Arquitetônico.

2012 - 2015

Faculdade Independente do Nordeste

Vínculo: Porfessor, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Outras informações:
Curso Arquitetura e Urbanismo - Disciplinas: Teoria do Espaço Urbano I; Projeto III; Projeto II; Projeto VI

Atividades

  • 01/2013

    Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projeto II - Arquitetura Residencial

  • 07/2013 - 06/2014

    Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projeto VI - Arquitetura Institucional

  • 07/2012 - 06/2014

    Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria do Espaço Urbano I

  • 07/2012 - 12/2012

    Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projeto III - Arquitetura Comercial

2010 - 2011

Escritório de Arquitetura e Urbanismo Cláudio Listher Marques Bahia

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Desenvolvimento de projetos de Arquitetura(edificações, interiores, patrimônio, institucional) - Belo Horizonte - MG

Atividades

  • 02/2010 - 12/2011

    Estágios , Escritório de Arquitetura, .,Estágio realizado, Arquitetura Residencial, Patrimônio e Paisagem, Arquitetura Institucional..

2019 - Atual

Instituto dos Arquitetos do Brasil - Depto. Bahia

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Tesoureiro - Núcleo Sudoeste, Carga horária: 2

Outras informações:
Secretário Executivo - Instituto dos Arquitetos do Brasil, Departamento Bahia, Núcleo Sudoeste. Gestão 2020-2022

2019 - Atual

Instituto dos Arquitetos do Brasil - Depto. Bahia

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Conselheiro Suplente COSU - IAB Bahia, Carga horária: 2

Outras informações:
Conselheiro Suplente COSU(Conselho Superior Nacional) Instituto dos Arquitetos do Brasil, Departamento Bahia, Núcleo Sudoeste. Gestão 2020-2022

2017 - 2019

Instituto dos Arquitetos do Brasil - Depto. Bahia

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Secretário Executivo - Núcleo Sudoeste, Carga horária: 4

Outras informações:
Secretário Executivo - Instituto dos Arquitetos do Brasil, Departamento Bahia, Núcleo Sudoeste.

Atividades

  • 12/2019

    Direção e administração, Instituto dos Arquitetos do Brasil, Bahia, Núcleo Sudoeste, .,Cargo ou função, Tesoureiro.

  • 12/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto dos Arquitetos do Brasil, Bahia, Núcleo Sudoeste, .,Cargo ou função, Conselheiro Suplente.

  • 12/2017

    Direção e administração, Instituto dos Arquitetos do Brasil, Bahia, Núcleo Sudoeste, .,Cargo ou função, Secretário Executivo.

2018 - Atual

Faculdade Santo Agostinho - Vitória da Conquista

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 16

Atividades

  • 01/2018

    Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projeto V - Arquitetura Institucional, Empreendedorismo