Willian Simões

Possui Licenciatura em Geografia pelas Faculdades Integradas Espírita (2003) e Especialização em Geopolítica nesta mesma instituição (2005). É Mestre em Geografia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2009) e Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (2015). Atualmente é professor nos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Geografia na Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Chapecó-SC. Atuou como coordenador do referido curso de graduação (2013). É membro do Grupo de Pesquisa "Espaço, Tempo e Educação", coordenando a linha Territorialidades das Juventudes, Trabalho e Escola. Coordenou o Curso de Especialização em Educação do Campo com ênfase em Estudos da Realidade Brasileira (2015 - 2017). Foi Professor de Geografia de Ensino Fundamental e Médio da rede publica estadual e privada do Paraná (2001-2012). Foi membro da Coordenação de Educação do Campo na Secretaria de Estado da Educação do Paraná (2005-2010). Desde 2011, faz parte do Coletivo de Estudos sobre conflitos pelo Território e pela terra - ENCONTTRA e participa da Rede de Pesquisadores de Geografia do Trabalho (Rede CEGeT). É Membro da Articulação Catarinense por uma Educação do Campo (ACECAMPO). Atualmente, possui trabalhos nos seguintes temas: Educação em Geografia: Currículo e Formação de Professores; Territorialidades das Juventudes, Trabalho e Escola; Atualidade da Questão Agrária: Juventude Rural e Educação do Campo.

Informações coletadas do Lattes em 23/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Geografia

2011 - 2015

Universidade Federal do Paraná
Título: Territorialidades da Juventude Faxinalense: entre a produção de invisibilidades, a precarização dos territórios de vida e os desafios da construção de um Bem Viver
Jorge Ramon Montenegro Gómez. Palavras-chave: Juventude Faxinalense; Territorialidades; Políticas Públicas de Juventude; Bem Viver.

Mestrado em Geografia

2007 - 2009

Universidade Estadual de Ponta Grossa
Título: Comunidades Tradicionais de Faxinais e Gestão de Políticas Públicas Educacionais no Estado do Paraná: Compreendendo Territórios e Territorialidades,Ano de Obtenção: 2009
Cicilian L. Löwen Sahr.Palavras-chave: Populações Tradicionais; Povos de Faxinais; Políticas Educacionais.

Especialização em Geopolítica

2003 - 2005

Faculdades Integradas Espírita

Graduação em Licenciatura Plena em Geografia

2000 - 2003

Faculdades Integradas Espírita

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2011 - 2011

O Valor da Escola Publica. (Carga horária: 24h). , Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá, SEED, Brasil.

2008 - 2008

Produção de Material EaD. (Carga horária: 48h). , Secretaria de Estado da Educação do Paraná, SEED/PR, Brasil.

2008 - 2008

Disseminação da Política Curricular e de Gestão. (Carga horária: 8h). , Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá, SEED, Brasil.

2007 - 2007

Capacitação de Professores que Atuam em Quilombos. (Carga horária: 24h). , Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá, SEED, Brasil.

2007 - 2007

Conferência Estadual de Educação Básica. (Carga horária: 24h). , Secretaria de Estado da Educação do Paraná, SEED/PR, Brasil.

2006 - 2006

Literatura e Ensino: o sabor do saber. (Carga horária: 30h). , Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá, SEED, Brasil.

2002 - 2002

Extensão universitária em As grandes potências e manipulação dos alimentos. (Carga horária: 20h). , Faculdades Integradas Espírita, FIE, Brasil.

2001 - 2001

Extensão universitária em Privatização no Brasil: uma faceta da globalização. (Carga horária: 20h). , Faculdades Integradas Espírita, FIE, Brasil.

2000 - 2000

Extensão universitária em Os Movimentos Sociais na História do Brasil. (Carga horária: 30h). , Faculdades Integradas Espírita, FIE, Brasil.

2000 - 2000

Extensão universitária em Educação e Valores na Fase da Adolescência. (Carga horária: 20h). , Faculdades Integradas Espírita, FIE, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

BATTESTIN, C. ; CAOVILLA, M. A. L. ; SIMÕES, W. ; CECCHETTI, E. . II Seminário Internacional Diálogos Interculturais na América Latina: Saberes Populares. 2019. (Outro).

SIMÕES, W. . Encontro 20 anos Educação do Campo e Pronera. 2018. (Outro).

SIMÕES, W. ; THOMAZ JUNIOR, A. . XIX Jornada do Trabalho. 2018. (Outro).

SIMÕES, W. . VII Simpósio Internacional de Geografia Agrária e IX Simpósio Nacional de Geografia Agrária. 2017. (Outro).

SIMÕES, W. . I Conferência das Licenciaturas da UFFS. 2016. (Outro).

SIMÕES, W. . V Seminário do Núcleo de Estudos em Docência - Formação de professores e políticas curriculares. 2013. (Outro).

SIMÕES, W. . Seminário Estadual de Educação do Campo de Santa Catarina. 2013. (Outro).

SIMÕES, W. . II Seminário de Formação Continuada - Mediação Pedagógica, leitura e escrita: questões conceituais e metodológicas aplicadas ás áreas do conhecimento. 2013. (Outro).

SIMÕES, W. . II Semana Acadêmica de Geografia. 2012. (Outro).

SIMÕES, W. . Educação e Cidadania na perspectiva Étnico-Racial. 2012. (Outro).

MONTENEGRO GÓMEZ, Jorge Ramón. ; FAVARO, Jorge Luis ; ALBUQUERQUE, R. M. ; OLIVEIRA, M. E. A. ; SOLÁ PÉREZ, Mercedes. ; OLESKO, Gustavo F. ; ENGELMANN, Sandra Andrea. ; SIMÕES, W. ; OLIVEIRA, M. E. B. de. ; CORDEIRO, J. R. . XII Jornada do Trabalho. 2011. (Outro).

SIMÕES, W. . Cartografia Social: uma ferramenta para o fortalecimento identitário e a mobilização social. 2011. (Outro).

SIMÕES, W. . I Curso de Formação Continuada de Professores que atuam em Comunidades Tradicionais do Paraná. 2009. (Outro).

SIMÕES, W. . II Curso de Formação Continuada de Professores que atuam em Escolas com Estudantes Faxinalenses. 2009. (Outro).

SIMÕES, W. . Formação Continuada de Professores que atuam em Escolas com estudantes dos Territórios Faxinalenses. 2008. (Outro).

SIMÕES, W. . II Curso de Formação Continuada de Professores que atuam em Escolas que atendem Ilhéus e Ribeirinhos. 2008. (Outro).

SIMÕES, W. . Capacitação de Professores que Atuam em Áreas Remanescentes de Quilombos. 2007. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

IX Simpósio Internacional de Geografia Agrária.A Escola Territorialmente Situada: Notas sobre uma experiência de Educação do Campo e Educação de Tempo Integral no Sertão Catarinense. 2019. (Simpósio).

XX Jornada do Trabalho.Degradação do Trabalho e Agravos à Saúde de Jovens Trabalhadores em Frigoríficos de Chapecó-SC: primeiras aproximações. 2019. (Outra).

Encontro Nacional 20 anos da Educação do Campo e do Pronera.Educação é Direito, não é mercadoria. 2018. (Encontro).

III Seminário Internacional de Educação do Campo e III Fórum de Educação do Campo da Região Norte do Rio Grande do Sul. 2017. (Seminário).

I Conferência das Licenciaturas da UFFS. 2016. (Outra).

III Seminário do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. 2016. (Seminário).

III Seminário Internacional Culturas e Desenvolvimento.Comunidades tradicionais de faxinais no estado do Paraná, sul do Brasil: resistências e conflitos territoriais. 2016. (Seminário).

I Seminário Integrador de Extensão. 2016. (Seminário).

XVII Jornada do Trabalho: Novas Fronteiras para o trabalho e o trabalho em novas fronteiras em expansão do capital.A relação universidade e movimentos sociais: discursos, ações e dilemas em uma experiência de pós-graduação no sul do Brasil. 2016. (Encontro).

Seminário de Pesquisa: Identidades Coletivas e Conflitos Territoriais no Sul do Brasil. 2015. (Seminário).

Seminário Nacional de Articulação e Avaliação do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. 2015. (Seminário).

VII Simpósio Internacional de Geografia Agrária.A Política Nacional de Desenvolvimento Territorial e a Constituição do Território Rural do Extremo Oeste de Santa Catarina. 2015. (Simpósio).

VII Congresso Brasileiro de Geógrafos (AGB). A Pesquisa Participante no território de vida dos faxinalenses do estado do Paraná: considerações a respeito de uma postura investigativa. 2014. (Congresso).

XV Jornada do Trabalho: Conflitos territoriais, (re)invenções do controle social e das resistências do trabalho.Educação, Ideologia e Discurso. 2014. (Encontro).

14 Encontro de Geógrafos da América Latina.A Juventude (In)visível: aspectos da realidade vivida pela juventude que habita territórios e comunidades tradicionais de faxinais no estado do Paraná/Brasil. 2013. (Encontro).

Encontro Estadual de Educação do Campo. 2013. (Encontro).

VI Simpósio Internacional de Geografia Agrária e VII Simpósio Nacional de Geografia Agrária.As territorialidades da juventude faxinalense no estado do Paraná: reflexões para fomentar o debate. 2013. (Simpósio).

Curso de Extensão "Reflexões sobre o currículo: do planejamento à Ação Política.Reflexões sobre Currículo: do planejamento à ação política II.. 2012. (Outra).

Curso de Extensão Universitária "Cartografia Social: uma ferramenta para o fortalecimento identitário e a mobilização social.Cartografia Social: uma ferramenta para o fortalecimento identitário e a mobilização social. 2011. (Outra).

I Jornada da Questao Agraria.Juventude Faxinalense e Heterogeneidade Sexual - constatacoes e problematizacoes iniciais. 2011. (Encontro).

V Simposio Internacional e VI Simposio Internacional de Geografia Agraria.O Faxinal da Juventude - territorialidades diversas e processos formativos da Educacao do Campo em Comunidades Tradicionais. 2011. (Simpósio).

XII Jornada do Trabalho.Juventude Faxinalense e Educacao do Campo - retomando os caminhos da pesquisa. 2011. (Encontro).

VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sul - Anped Sul 2010.ANPED-SUL 2010 Formação, Ética e Políticas: Qual pesquisa? Qual educação. 2010. (Encontro).

V Simpósio Paranaense de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia.Juventude Faxinalense (?), Educação do Campo e Desenvolvimento (?): algumas indagações para uma agenda de pesquisa. 2010. (Simpósio).

Encontro de Formação Continuada de Educação e Diversidade. 2009. (Encontro).

I Seminário Estadual de Educação e Diversidade. 2009. (Seminário).

I Encontro de Formação Continuada do Departamento da Diversidade. 2008. (Encontro).

IV Simpósio Estadual da Educação do Campo. 2008. (Simpósio).

II Simpósio Paranaense de Pós-Graduação em Geografia - Simgeo.As Territorialidades dos Povos do Campo e as Políticas Educacionais: articulações e desarticulações. 2007. (Simpósio).

XII Encontro Paranaense de Estudantes de Geografia.Geografia e Movimentos Sociais. 2007. (Encontro).

XI Encontro Paranaense de Estudantes de Geografia.Geografia - Superando Fronteiras. 2006. (Encontro).

23 Semana do Geógrafo.23 Semana do Geografo. 2005. (Encontro).

IX Encontro Paranaense de Estudantes de Geografia.IX Encontro Paranaense de Estudantes de Geografia. 2004. (Encontro).

16 Semana do Geógrafo.16 Semana do Geógrafo. 2003. (Encontro).

I Encontro Sul Brasileiro de Geografia.I Encontro Sul-Brasileiro de Geografia. 2003. (Encontro).

VIII Encontro Paranaense de Estudantes de Geografia.VIII Encontro Paranaense de Estudantes de Geografia. 2003. (Encontro).

15 Semana do Geógrafo.15 Semana do Geógrafo. 2002. (Encontro).

VII Encontro Paranaense de Estudantes de Geografia.VII Encontro Paranaense de Estudantes de Geografia. 2002. (Encontro).

14 Semana do Geógrafo.14 Semana do Geografo. 2001. (Encontro).

13 Semana do Geógrafo.13 Semana do Geografo. 2000. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Joarez Luiz Wegher

MARTINS, S. A.; SANTOS, F. S.;SIMÕES, W.. Contribuições da Escola Estadual do Ensino Médio Paulo Freire no Processo de Formação Política de Jovens de Assentamentos do Município de Abelardo Luz/SC. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Daiane Carla Bordulis Eduardo

SANTOS, R. A.; BONAMIGO, C. A.;SIMÕES, W.. A construção das territorialidades das jovens rurais egressas dos cursos de agronomia e de pedagogia da UFFS Campus Erechim e o processo de sucessão na agricultura familiar. 2019. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Josiane Crusaro Simoni

CECCHETTI, E.; OLIVEIRA, L. B.; PIOVEZANA, L.;SIMÕES, W.. Territórios formativos em Ensino Religioso não confessional. 2019. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó.

Aluno: Adriana Regina Menegatti Perin

ANDREIS, A. M.; SCHEFFER, N. F.; CORA, E. J.;SIMÕES, W.. A noção de trabalho no Ensino Médio noturno: um estudo dos discursos dos jovens e dos documentos das políticas educacionais. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

Aluno: Danielle Willemann Sutil de Oliveira

KATUTA, A. M.;SIMÕES, W.; MONTENEGRO GÓMEZ, Jorge Ramón.; RIBEIRO, M.. Entre vozes, espaços, cartografias e ações: os territórios da juventude do Bairro Sítio Cercado. 2018. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Greti Aparecida Pavani

ANDREIS, A. M.; PETRY, O. J.; SANTOS, C. A.;SIMÕES, W.. O campo na escola: (des)encontros entre as políticas educacionais e os projetos pedagógicos. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

Aluno: Bruno Ferreira

CAOLVILLA, M. A. L.;SIMÕES, W.; RENK, A. A.. As lutas pelos direitos da cidadania dos povos faxinalenses. 2018. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó.

Aluno: Sandra Maria Zardo Morescho

DELIZOIVOV, N. C.; POLI, O. L.;SIMÕES, W.. A formação continuada de professores: a percepção do orientador de estudo sobre o PNEM na GERED de Chapecó-SC. 2017. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó.

Aluno: Elisangela Mocellin

RAMBO, A. G.; GHEDINI, C. M.;SIMÕES, W.. O Lugar da Agroecologia no Currículo da Escola do Campo. 2016. Dissertação (Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

Aluno: Carmen Alice Concepción Cohene Mercado

MONTENEGRO GÓMEZ, Jorge Ramón.; SOUZA FILHO, C. F. M.; WAHREN, J.;SIMÕES, W.; SANDOVAL, L. O.. Reforma Agrária e Yvy Marane'y: Resistência Campesina en la lucha por la tierra en el Paraguay. 2018. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Sadi José Rodrigues da Silva

THIESEN, J. S.; DURLI, Z.; SOUZA, M. A.; BRITTO, N. S. Q.;SIMÕES, W.; JANATA, N. E.; LOCKS, G. A.. A Política Curricular e o Currículo Escolar nas Escolas do Campo: concepções e práticas em Santa Catarina. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Izac de Souza Belchior

SILVA, A. L.; PASQUALLI, R.;SIMÕES, W.. Núcleo Politécnico Comum e Itinerários Formativos no contexto do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Santa Catarina, Campus Chapecó. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional e Tecnológica em Rede Nacional) - Instituto Federal de Santa Catarina.

Aluno: Daiane Carla Bordulis Eduardo

SANTOS, R. A.; BONAMIGO, C. A.;SIMÕES, W.. As jovens rurais egressas da UFFS e a sucessão na agricultura familiar na microrregião de Erechim. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Danielle Willemann Sutil de Oliveira

KATUTA, A. M.; MONTENEGRO GÓMEZ, Jorge Ramón.; RIBEIRO, M.;SIMÕES, W.. O Ensino Médio enquanto território da juventude: os caminhos da escola que temos para a escola que queremos. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Joarez Luiz Wegher

MARTINS, S. A.; SANTOS, F. S.;SIMÕES, W.. Contribuições da Escola Estadual de Ensino Médio Paulo Freire na formação política de jovens assentados do município de Abelardo Luz-SC. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em EDUCAÇÃO) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Sandra Maria Zardo Morescho

DELIZOIVOV, N. C.;SIMÕES, W.; REZER, R.. A formação continuada de professores: o PNEM na GERED de Chapecó-SC. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em EDUCAÇÃO) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó.

Aluno: Elisangela Mocellin

RAMBO, A. G.; ONCAY, S. T. V.; ANDREIS, A. M.;SIMÕES, W.. O lugar da Agroecologia no currículo da escola do campo. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

Aluno: SELMA FERREIRA

FERREIRA, M. R.;SIMÕES, W.. Administração Rural: enfoque na administração financeira e orçamentária aos pequenos agricultores e trabalhadores. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo) - Universidade Federal do Paraná, setor Litoral.

Aluno: Sara Batista de Miranda

SIMÕES, W.; FERREIRA, M. R.. Educação do Campo: uma proposta pedagógica necessária para a construção da aprendizagem e o exercício da cidadania. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo) - Universidade Federal do Paraná, setor Litoral.

Aluno: Rodrigo Scandio Benevides

FERREIRA, M. R.;SIMÕES, W.. A Contribuição do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra para a constituição da Educação do Campo. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo) - Universidade Federal do Paraná, setor Litoral.

Aluno: Vanessa Torrezan do Nascimento

SIMÕES, W.; FERREIRA, M. R.. Projeto de Horta Orgânica na Educação Básica. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo) - Universidade Federal do Paraná, setor Litoral.

Aluno: Pedro Marques

FERREIRA, M. R.;SIMÕES, W.. No banco da memória: nossas experiências nas escolas isoladas. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo) - Universidade Federal do Paraná, setor Litoral.

Aluno: Maria Aparecida Ruella

FERREIRA, M. R.;SIMÕES, W.. Educação do Campo e Psicomotricidade: algumas indagações necessárias para aprendizagem infantil. 2011 - Universidade Federal do Paraná, setor Litoral.

Aluno: Miriam Rosa Torres

FERREIRA, M. R.;SIMÕES, W.. Educação do Campo: por uma superação da Educação Rural no Brasil. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo) - Universidade Federal do Paraná, setor Litoral.

Aluno: Marinilda Krachinski

FERREIRA, M. R.;SIMÕES, W.. As Comunidades Camponesas e a Educação do Campo. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Royston Fábio Ranolfi

FERREIRA, M. R.;SIMÕES, W.. Implantação de uma Cooperativa de Hortifrutigranjeiros no distrito de Paraná do Oeste. 2011 - Universidade Federal do Paraná, setor Litoral.

Aluno: Maria Jeanete Nalin Oliveira

FERREIRA, M. R.;SIMÕES, W.. Historia da Educação do Campo: a importância das reflexões sobre a política e direitos da Educação do Campo. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo) - Universidade Federal do Paraná, setor Litoral.

Aluno: Fábio Evandro Dening

SCHERMA, R. A.; BRANDT, M.;SIMÕES, W.. A produção de Tabaco no Oeste Catarinense e seu Declínio. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

Aluno: Fabiane Ripplinger

SCHERMA, R. A.; BRANDT, M.;SIMÕES, W.. Dinâmica Locacional da Indústria: estudo de caso de uma agroindústria catarinense. 2019 - Universidade Federal da Fronteira Sul.

Aluno: Tainá Regina dos Santos e Gabriela de Carvalho

RODRIGUES, J. D. T.;SIMÕES, W.; FASSINA, A. L.; GRAFF, P.. Inclusão do componente curricular de Educação Inclusiva nos cursos de licenciatura da UFFS: um processo em construção. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

Aluno: Paulo César Zanluchi

SCHERMA, R. A.; BRANDT, M.;SIMÕES, W.. A produção de suínos em Seara: Escalas e Inovações. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

Aluno: Liraci Lourdes Puton e Lisamara de Carvalho Manica

MELO, M. V.; LIMA, A.;SIMÕES, W.; ALBA, R. S.. Interdisciplinaridade nos Anos Iniciais: a possibilidade de articulação entre Geografia e Matemática. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

Aluno: Claudia Helena Reinehr Campana

ANDREIS, A. M.; LIMA, G. L.;SIMÕES, W.. Amorosidade e ato responsável no território da sala de aula. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

Aluno: Mariane Wagner

ANDREIS, A. M.; LIMA, G. L.;SIMÕES, W.. Livro Didático em Geografia: uma reflexão sobre seu uso na sala de aula. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

Aluno: Elaiz Aparecida Mensch Buffon

ANDREIS, A. M.; BERTOLINI, W. Z.;SIMÕES, W.. Multidimensionalidades do uso do jornal impressa na Educação Geográfica: entre as informações climáticas e a construção de conhecimentos geográficos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Graduação em Geografia - Licenciatura) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

Aluno: Francieli Sarturi

SIMÕES, W.; PEREIRA, Ana Maria de O.; PAIM, R. O.; ANDREIS, A. M.. Redes e o desafio de ensinar geografia no Ensino Médio: um diálogo sobre o uso das tecnologias com adolescentes jovens. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

Aluno: Claudia Tosatti Piovesan

LIMA, G. L.;SIMÕES, W.; BERTOLINI, W. Z.. A abordagem da questão ambiental no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes - PISA. 2014.

Aluno: Renata Hübner

BRANDT, M.;SIMÕES, W.; RAMBO, A. G.. Novos usos do território decorrentes do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) no município de Saudades-SC. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

Aluno: Adriana Bilini

SIMÕES, W.; GONÇALVES, M. M.; ZONIN, V. J.. Mercado Institucional e Agricultura Familiar: o caso da Cooper Familiar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

Aluno: Vanessa Kist Silva

SIMÕES, W.; ZONIN, V. J.; GONÇALVES, M. M.. Gestão em Propriedades Rurais Orgânicas nos municípios de São Carlos e Águas de Chapecó-SC. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

Aluno: Ana Paula A

Alves; SAHR, C.L.Löwen; BARRETO, M.;SIMÕES, W.. F. Alves.Geografia Ensinada - Geografia Vivida: conceitos e abordagens ensinados e praticados no Faxinal Taquari dos Ribeiros. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Geografia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

GUZZATTI, T. C.; MENDONCA, S.;SIMÕES, W.. Área de Ensino de Geografia/Educação do Campo. 2016. Universidade Federal de Santa Catarina.

SIMÕES, W.. Educação do Campo e Interculturalidade. 2014. Universidade Comunitária da Região de Chapecó.

SIMÕES, W.. X Semana de Geografia de Irati: Questões Socioambientais e a contribuição da Geografia. 2014. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

SIMÕES, W.; OLIVEIRA, M. E. B. de.; FRANCO GARCIA, M.. Educação, Ideologia e Discurso. 2014. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

MONTENEGRO GÓMEZ, Jorge Ramón.; OLESKO, Gustavo F.;SIMÕES, W.. Povos Tradicionais: visibilidade, identidades e territórios. 2011. Universidade Federal do Paraná.

SIMÕES, W.; SOUZA, M. A.. Educação, Trabalho e Cultura: a escolarização na Comunidade de Ilhéus de Ilha Rasa. 2009. Universidade Tuiuti do Paraná.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Cicilian Luiza Löwen Sahr

LÖWEN SAHR, C. L.; FABREGAT, C. H.; SOUZA, Maria Antônia de. Comunidades Tradicionais de Faxinais e gestão de políticas públicas educacionais no estado do Paraná: compreendento territórios e territorialidades. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Gestão do Território) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Cicilian Luiza Löwen Sahr

LÖWEN SAHR, C. L.; ALBUQUERQUE, Edu Silvestre de; SOUZA, Maria Antônia de. As comunidades tradicionais de Faxinais e a gestão de políticas públicas educacionais no estado do Paraná: compreendendo território(s) e territorialidades(s). 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Gestão do Território) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Cicilian Luiza Löwen Sahr

GÓMEZ, J. R. M.; MARTINS, S. A.; STROPASOLAS, V. L.; CRUZ, V. C.;LÖWEN SAHR, C. L.. Territorialidades da juventude faxinalense: entre a produção de invisibilidades, a precarização dos territórios de vida e os desafios da construção de um bem viver. 2015. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal do Paraná.

Maria Antônia de Souza

SAHR, C. L. L.; FABREGAT, C. H.;SOUZA, M. A.. Comunidades tradicionais de faxinais e gestão de políticas públicas educacionais no estado do Paraná: compreendendo territórios e territorialidades.. 2009. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Maria Antônia de Souza

SAHR, C. L. L.; ALBUQUERQUE, E. S.;SOUZA, M. A.. (Qualificação de Mestrado) Comunidades tradicionais de faxinais e a gestão de políticas públicas educacionais no estado do Paraná: compreendendo territórios e territorialidades.. 2008. Dissertação (Mestrado em Gestão do Território) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Valter do Carmo Cruz

GOMEZ, J. R. M.;CRUZ, V. C.. Territorialidades da juventude faxinalense: entre a produção de invisibilidades, a precarização dos territórios de vida e os desafios da construção de um bem viver. 2015. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal do Paraná.

Suely Aparecida Martins

Gomez, Jorge Ramon M.;MARTINS, S. A.; Stropasolas, Valmir Luiz; Cruz, Valter do Carmo; Sahr, Cicilian Luiza L.. Territorialidades da juventude faxinalense: entre a produção da invisibilidade, a precarização dos territórios de vida e os desafios da construção. 2015. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal do Paraná.

Suely Aparecida Martins

Gomez, Jorge Ramon M.;MARTINS, S. A.; Santos, Gislene A.. Territorialidades da juventude faxinalense: entre resistências cotidianas e a produção de invisibilidades. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Geografia) - Universidade Federal do Paraná.

Francine Iegelski

SAHR, C. L. L.; Clemente Herrero Fabregar; Maria Antônia de Souza;IEGELSKI, F.. Comunidades Tradicionais de Faxinais e gestão de políticas públicas educacionais no estado do Paraná: compreendendo territórios e territorialidades. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em gestão do território) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Jorge Ramón Montenegro Gómez

MARTINS, S. A.; STROPASOLAS, V. L.; CRUZ, V. C.; LOWËN SAHR, C. L.;MONTENEGRO GÓMEZ, Jorge Ramón. Territorialidades da juventude faxinalense: entre a produção de invisibilidades, a precarização dos territórios de vida e os desafios da construção de um bem viver. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Paraná.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Adriana Bilini

Juventude Rural e Agroecologia: um estudo sobre os grupos Herança Viva de Chapecó-SC e Sabores da Natureza de Seara-SC; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação do Campo) - Universidade Federal da Fronteira Sul; Orientador: Willian Simões;

Saruê Brunetto

O papel da juventude no surgimento do MST no oeste catarinense; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação do Campo) - Universidade Federal da Fronteira Sul; Orientador: Willian Simões;

Sirlei Ines Wagner Bertussi

Registros da Influência da Igreja Católica na Educação Escolar Pública em Saudades-SC; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação do Campo) - Universidade Federal da Fronteira Sul; Orientador: Willian Simões;

Gisele dos Santos Daga

Acampamento Herdeiros da terra 1 de Maio-PR: uma análise dos processos e práticas pedagógicas no Ensino Médio da Escola Itinerante Herdeiros do Saber; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação do Campo) - Universidade Federal da Fronteira Sul; Orientador: Willian Simões;

Tayson Bedin

Camponês e Camponesa - identidade dos sujeitos do campo como resgate político no oeste catarinense; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação do Campo) - Universidade Federal da Fronteira Sul; Orientador: Willian Simões;

Juliana Binotto

O uso de imagens em livros didáticos de Geografia: aprofundamento, contextualização ou mera ilustração?; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Desenvolvimento Editorial com Ênfase em Materiais) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Willian Simões;

Miriam Rosa Torres

Educação do Campo: por uma superação da Educação Rural no Brasil; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo) - Universidade Federal do Paraná, setor Litoral, Universidade Aberta do Brasil; Orientador: Willian Simões;

Vanessa Torrezan do Nascimento

Projeto de Horta Orgânica na Educação Básica; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo) - Universidade Federal do Paraná, setor Litoral, Universidade Aberta do Brasil; Orientador: Willian Simões;

Sara Batista de Miranda

Educação do Campo: uma proposta pedagógica necessária para a construção da aprendizagem e o exercício da cidadania; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo) - Universidade Federal do Paraná, setor Litoral, Universidade Aberta do Brasil; Orientador: Willian Simões;

Claudecir Antônio Freitag

Diálogos sobre ensinar Geografia com música; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal da Fronteira Sul; Orientador: Willian Simões;

Claudia Schmitz e Jediane Matte

Marcas da Educação Rural e desafios da Educação do Campo em Guatambú-SC; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Fronteira Sul; Orientador: Willian Simões;

Janaína Gaby Trevisan

Nos meandros da colonização chapecoense: a resistência camponesa territorializada no Assentamento Dom José Gomes; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal da Fronteira Sul; Orientador: Willian Simões;

Priscila Tamiris Brugnera e Kaluana Cinelli

O potencial pedagógico da Educação Ambiental: um estudo sobre a experiência vivida pela EEB Saad A; Sarquis; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Fronteira Sul; Orientador: Willian Simões;

Gisele de Paula Silveira

Reflexões sobre as noções de espaço rural brasileiro em livros didáticos de Geografia; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal da Fronteira Sul; Orientador: Willian Simões;

Eduardo von Dentz

Circuitos curtos de comercialização da agricultura familiar no município de Chapecó-SC: o caso da agroindústria Bergamin; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal da Fronteira Sul; Orientador: Willian Simões;

Melânia Olimira Höhn

Ensino de Geografia, Educação e Trabalho: um estudo a partir de cursos de Educação Profissional de Nível Médio Integrado em Escolas dos municípios de Chapecó e Cordilheira Alta-SC; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal da Fronteira Sul; Orientador: Willian Simões;

Janete Maria Koldehoff Hoff

O Movimento de Mulheres Camponesas e Agricultoras no estado de Santa Catarina: um olhar sobre o município de Seara; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal da Fronteira Sul; Orientador: Willian Simões;

Anderson Mateus Giacomelli

Juventude Rural, permanência no campo e a sucessão na agricultura familiar: diálogos e reflexões sobre a Política Nacional de Habitação Rural; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal da Fronteira Sul; Orientador: Willian Simões;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Joyce Meri Sera Marques

O conceito da Geopolítica Aplicada aos Livros Adotados pelas três escolas curitibanas com maior número de alunos no Ensino Médio em 2003; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Geopolítica) - Faculdades Integradas Espírita; Orientador: Joyce Meri Sera Marques;

Cicilian Luiza Löwen Sahr

Comunidades tradicionais de faxinais e gestão de políticas públicas educacionais no Estado do Paraná: compreendendo territórios e territorialidades; 2009; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Gestão do Território) - Universidade Estadual de Ponta Grossa,; Orientador: Cicilian Luiza LÖWEN SAHR;

Francine Iegelski

As Territorialidades nas políticas educacionais voltadas as populações tradicionais: reflexões a partir das comunidades de Faxinais do Paraná; ; 2009; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa,; Coorientador: Francine Iegelski;

Jorge Ramón Montenegro Gómez

Territorialidades da juventude faxinalense: entre a produção de invisibilidades, a precarização dos territórios de vida e os desafios da construção de um bem viver; 2011; Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jorge Ramón Montenegro Gómez;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SIMÕES, WILLIAN ; ANDREIS, ADRIANA MARIA . ANOITECE NA CIDADE: DILEMAS E DESAFIOS DO ENSINO MÉDIO NOTURNO EM TEMPOS DE REFORMA. CONTEXTO & EDUCAÇÃO , v. 34, p. 215-233, 2019.

  • KROTH, D. C. ; ZONIN, V. J. ; COLETTI, T. ; SIMÕES, W. ; DENTZ, E. V. . Análise da Operacionalização da política de aquisição de alimentos da agricultura familiar por parte dos municípios: o caso do PNAE em três microrregiões do Oeste Catarinense. REDES (SANTA CRUZ DO SUL. ONLINE) , v. 24, p. 138-162, 2019.

  • HOHN, M. O. ; SIMÕES, W. . O ENSINO DE GEOGRAFIA EM CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO: ENTRE A FORMAÇÃO INTELECTUAL E A FORMAÇÃO PARA O MUNDO DO TRABALHO. GEOGRAFIA ENSINO & PESQUISA , p. 7-1, 2018.

  • SIMÕES, WILLIAN . O lugar das Ciências Humanas na -reforma- do ensino médio. RETRATOS DA ESCOLA , v. 11, p. 45, 2017.

  • SIMÕES, W. ; MONTENEGRO GÓMEZ, Jorge Ramón. . Jovens faxinalenses no estado do Paraná: a produção das territorialidades em situação de fronteira. Revista NERA (UNESP) , v. 33, p. 63-97, 2016.

  • SIMÕES, W. . Formação de Professores em Geografia: Reflexões e Indagações sobre Educação Integral, Organização Curricular por Áreas do Conhecimento e Diversidade. Pesquisar - Revista de Estudos e Pesquisas em Ensino da Geografia , v. 01, p. 56-76, 2015.

  • SIMÕES, W. ; SAHR, C.L.Löwen . As territorialidades dos faxinalenses e as políticas públicas educacionais do estado do Paraná: compreendendo realidades, problematizando limites e as possibilidades. Terr@ plural (UEPG) , v. 2, p. 115-132, 2008.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SIMÕES, W. . Atualização da Proposta Curricular de Santa Catarina. 2013.

SIMÕES, W. . Plano de Estudos - Escola Itinerante do Estado do Paraná. 2013.

SIMÕES, W. . Caderno Diagnóstico das Escolas do Campo no Estado do Paraná 2000-2008. 2010.

SIMÕES, W. ; KATUTA, A. M. ; Ferrari, Ana J. ; SILVA, V. ; BORGES, A. E. ; NASCIMENTO, A. L. ; BROK, F. ; FERREIRA, M. R. ; FALANGA, M. E. ; POLASEK, O. S. . Proposta Pedagógica das Escolas das Ilhas do Litoral Paranaense. 2009.

SIMÕES, W. ; OLIVEIRA, G. H. ; CRUZ, C. M. ; Cornélio C. ; SCHNNOR, G. ; TAL., E. E. . Educação Quilombola e Etnodesenvolvimento: uma proposta pedagogica experimental. 2008.

SIMÕES, W. ; TAL., E. E. . II Caderno Temático da Educação do Campo. 2008.

SIMÕES, W. ; JESUS ; D'OLIVEIRA . Diretrizes Curriculares da Rede Pública de Educação Básica do Paraná - Geografia. 2006.

SIMÕES, W. ; ANDREIS, A. M. ; ORCO, C. L. ; PEREIRA, E. R. B. ; PERTILE, M. L. ; CARLESSO, D. ; SANTOS, C. . Professores de Ensino Médio em Formação: saberes e experiências. 2016. (Cadernos de Experiências Pedagógicas).

SIMÕES, W. . Curso Técnico em Pesca. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SIMÕES, W. . Geografia - II. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Educacional).

SIMÕES, W. . Geografia - I. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Educacional).

SIMÕES, W. . II Etapa de elaboração das Diretrizes Curriculares Municipais na Área de Geografia. 2010. .

SIMÕES, W. . Formação de Professores que atuam em Escolas que atendem alunos de Territórios Tradicionais. 2010. .

SIMÕES, W. . Formação de Professores que Atuam em Escolas que atendem alunos dos Territórios Tradicionais. 2010. .

SIMÕES, W. . Implementação da Proposta Pedagógica para Ilhéus e Ribeirinhos. 2010. .

SIMÕES, W. . VI Simpósio Estadual da Educação do Campo. 2010. .

SIMÕES, W. . Encontro de Formação de Formadores - Itinerante 2010. 2010. .

SIMÕES, W. . I Encontro Estadual de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais. 2010. .

SIMÕES, W. . Disseminação da Política Curricular e de Gestão Escolar da SEED. 2008. .

SIMÕES, W. . Formação Continuada de Professores que Atuam em Escolas com estudantes Faxinalenses. 2008. .

SIMÕES, W. . Diversidade e Educação na SEED Itinerante - Educação do Campo. 2007. .

SIMÕES, W. . I Encontro Estadual da Juventude Rural - Juventude e Políticas Públicas de Educação do Campo. 2007. .

SIMÕES, W. . Simpósio Estadual da Educação do Campo. 2007. .

SIMÕES, W. . II Simpósio Estadual de Ensino Religioso. 2006. .

SIMÕES, W. . II Simpósio Estadual de Ciências. 2006. .

SIMÕES, W. ; JESUS ; D'OLIVEIRA . Temas da Geografia do Espaço Paranaense. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Educacional).

SIMÕES, W. ; JESUS ; D'OLIVEIRA . Diretrizes Curriculares de Geografia. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Educacional).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Cartografia da saúde do(a) trabalhador(a) em frigoríficos no Brasil (2012-2018), Descrição: Compreende-se que o Brasil nestas duas primeiras décadas do século XXI intensificou suas características seculares de uma formação espacial de capitalismo periférico e dependente da qual a expansão das commodities agrominerais (soja, milho, cana de açúcar, eucalipto, minérios etc.) é um exemplo fundamental. Esta inserção dependente na divisão internacional e territorial do trabalho centrada na agroexportação, além do saque aos recursos naturais e dos conflitos territoriais que dela resultam (pilhagem territorial), também tem sido significado de agravos à saúde do(a) trabalhador(a) que se expressa nos inúmeros circuitos produtivos das commodities agrominerais espalhados pelo território nacional. Neste quesito particular, o setor de frigorificação de carnes assume posição de destaque, pois as condições de trabalho impostas nas linhas de produção relacionam-se aos agravos à saúde dos(as) trabalhadores(as). Deste modo, o objetivo da pesquisa é demonstrar, a partir da leitura cartográfica, que o setor de frigoríficos se baseia num processo de trabalho degradante que, no limite, descarta força de trabalho, pois leva a significativos casos de agravos à saúde. Metodologicamente a pesquisa está embasada na coleta, sistematização e organização de dados secundários, bem como na realização de trabalhos de campo nas regiões Oeste do Paraná e Oeste Catarinense (principais empregadoras do setor no Brasil). As atividades de campo levarão em conta a possibilidade de construção de um mapeamento participativo junto às organizações coletivas da classe trabalhadora (sindicatos, associações etc.), no qual, além de apontar para os problemas de saúde decorrentes das condições de trabalho, o intuito é ressaltar as lutas e resistências frente ao processo de trabalho degradante dos frigoríficos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Willian Simões - Integrante / Angela Massumi Katuta - Integrante / Fernando Mendonça Heck - Coordenador / Antonio Thomaz Júnior - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2019 - Atual

    Ocupações secundaristas no Brasil em 2015 e 2016: Formação e auto-formação das/dos ocupas como sujeitos políticos, Descrição: A pesquisa tem como tema os sujeitos que participaram das ocupações de escolas públicas de Ensino Médio, em diversos estados do Brasil, de novembro de 2015 a dezembro de 2016. Em relação a esses sujeitos, que se autodenominaram durante a ação coletiva como ocupas, a pesquisa tem como objetivo geral compreender os impactos da sua participação nas ocupações ? tomada como um processo de formação política ? na sua re-constituição como sujeitos políticos, considerando dois fatores principais: a) a estrutura e a dinâmica das ocupações; b) as relações de cooperação e conflito entre ocupas e autoridades, gestão escolar, corpo docente e sociedade local (incluindo a mídia local). A formação de sujeitos políticos será concebida a partir da noção de subjetivação política, que compreende a construção das/dos adolescentes e jovens como sujeitos políticos como um processo complexo, criativo, tenso, relacional e sempre inconcluso, em que as/os adolescentes e jovens também são ativas/ativos e em parte se autoconstroem, tanto quanto se co-constroem em suas relações com adultos. A pesquisa busca compreender a efetividade e a generalidade daquilo que foi indicado pelo Seminário: Memorial das ocupações estudantis (coordenado pelo proponente desta pesquisa), a saber, o profundo impacto subjetivo causado nas/nos ocupas pelo processo de ocupação e pós-ocupação de suas escolas, que influenciou no seu processo de (auto)formação como sujeitos políticos. Entre os objetivos secundários, conhecer o impacto desse processo na trajetória escolar das/dos ocupas, analisar o ?mapa? das ocupações de escolas e IES (Instituição de Educação Superior) em 2015 e 2016 e caracterizar a estrutura e a dinâmica das ocupações secundaristas, incluindo suas relações com as ocupações de IES. A pesquisa justifica-se, entre outros motivos, por: a possibilidade de conhecer mais profundamente um processo social ? um conjunto de ações coletivas ? de grande abrangência, que envolveu quase todas as unidades federativas do país; a possibilidade de conhecer os impactos em médio prazo desse processo social ? considerando também o ?pós-desocupação? - nos sujeitos envolvidos diretamente nele, do ponto de vista da sua formação política e trajetória escolar. Como metodologia, a ênfase em dados qualitativos, mas considerando a diversidade de cenários das ocupações: revisão bibliográfica de trabalhos acadêmicos sobre o movimento das ocupações de 2015 e 2016; levantamento de dados já existentes, incluindo os da revisão bibliográfica e de entidades como a UNE (União Nacional dos Estudantes) e a UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas), para um mapeamento das ocupações estudantis de 2015 e 2016; levantamento de ocupas para entrevistas, a partir de rede de contatos acadêmicos e políticos da equipe de pesquisa, no Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Ceará, Goiás e Pará; realização das entrevistas, de caráter semiestruturado, com estudantes que participaram ativamente das ocupações de escolas de ensino médio, para conhecer o impacto do movimento e do pós-desocupação em sua formação como sujeitos políticos; construção de textos de divulgação e/ou documentários com resultados parciais da pesquisa, para serem debatidos com atuais estudantes de ensino médio e jovens que foram ocupas; análise dos conteúdos desses debates, que poderão ser incorporados aos resultados construídos pela revisão bibliográfica, pelo mapeamento das ocupações e pelas entrevistas. Entre os resultados esperados, destacam-se: a construção de conhecimentos inovadores a respeito das ações coletivas e movimentos sociais, já que a ênfase é sobre os resultados em médio prazo, que intentam mergulhar nas subjetividades de adolescentes e jovens, acompanhando seu processo de autoconstituição como sujeitos políticos; a devolutiva de resultados da pesquisa também como ações de extensão. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Willian Simões - Integrante / Gabriela Maria Pires - Integrante / Gerson Junior Naibo - Integrante / Luís Antônio Groppo - Coordenador / Flávio Munhoz Sofiati - Integrante / Gleyton Carlos da Silva Trindade - Integrante / André Luiz Sena Mariano - Integrante / Kimi Aparecida Tomizaki - Integrante / Rodrigo Manoel Dias da Silva - Integrante / Adriana Alves Fernandes Costa - Integrante / Jane Barros Almeida - Integrante / Maria Carla Corrochano - Integrante / Natalino Neves da Silva - Integrante / Vanessa Correia - Integrante / Flávia GInzel - Integrante / Ana Paula Corti - Integrante / Flávia Alves de Sousa - Integrante / Lívia de Cássia Godoi Morais - Integrante / Ronaldo Marcos de Lima Araújo - Integrante / Anita Helena Schelesener - Integrante / Simone Fátima Flach - Integrante / Aldimara Catarina Brito Delabona Boutin - Integrante / Scarlett Giovana Borges - Integrante / Simone Meucci - Integrante / Valeria Floriano Machado - Integrante / Ana Luisa Fayet Sallas - Integrante / Carolina Simões Pacheco - Integrante / Kamille Brescansin Mattar - Integrante / Líbia Rany O. Nascimento - Integrante / Larissa Alves da Silva - Integrante / Marina Varella Rodrigues Zimmerman Stoiev - Integrante / Douglas Bortone - Integrante.

  • 2016 - 2018

    Ensino médio noturno em chapecó-sc: fatores de influência nos índices de evasão e reprovação, Descrição: Estudos já desenvolvidos sobre o Ensino Médio no Brasil evidenciam que, apesar dos avanços na legislação que orienta e reforça o processo de universalização da educação básica no país permanecem os desafios, sobretudo, aqueles voltados à garantia do acesso e a permanência de jovens trabalhadores no processo de escolarização, que frequentam este nível de ensino no período noturno. Um prévio levantamento de dados, com base no Censo Escolar de 2014, apontou que escolas localizadas no município de Chapecó-SC, recorte socioespacial desta pesquisa, possuem elevadas taxas de evasão e reprovação no Ensino Médio. Segundo os dados, cerca de 60% destas reprovações e desistências ocorrem ainda nas turmas do 1 ano deste nível de ensino. Assim, quais os fatores que potencializam esse processo é o problema deste projeto de pesquisa, que objetiva, de modo geral, realizar diagnótico junto a professores, gestores e alunos das 26 escolas que ofertam Ensino Médio noturno no âmbito da Gerência Regional de Educação de Chapecó-SC (GERED), com o intutio de levantar dados e informações que nos permitam refletir para compreender a respeito de fatores que vêm potencializando processos de evasão e reprovação. Nesse sentido, ações serão desenvolvidos, tais como: aplicação de questionário; rodas de diálogo; análise e reflexão sistemática dos dados e informações; e elaboração e publicização de relatório, sustentado por sínteses e mediações teórico-conceituais. Entende-se que este diagnóstico poderá servir de subsídio para o desenvolvimento de diálogos e análises sistemáticas no âmbito científico-acadêmico, acerca das temáticas juventudes, ensino médio noturno, evasão, reprovação, políticas educacionais e educação integral, bem como de ações por parte do poder público ? seja da GERED Chapecó-SC ou das próprias escolas pesquisadas ? visando ampliar e melhorar as condições de atendimento político-pedagógico aos jovens que hoje frequentam o Ensino Médio noturno na região... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Willian Simões - Integrante / Adriana Maria Andreis - Coordenador / Darlan Christiano Kroth - Integrante / Dariane Carlesso - Integrante., Número de produções C, T & A: 6

  • 2016 - 2017

    Observatório geográfico da Fronteira Sul: construindo e compartilhando experiências para democratização do acesso às informações regionais, Descrição: A falta de dados e informações transformadas em conhecimentos, facilmente acessíveis e uniformizadas segundo o aspecto da escala se constitui em um dos grandes entraves para o avanço de estudos e pesquisas regionais. Muitos dados existentes encontram-se dispersos e com escalas desconexas, dificultando o avanço do (re)conhecimento das regiões e uma adequada inserção da academia como auxiliar e, por vezes, prestadora de serviços, em âmbito regional. A consorciação de dados e informações em escalas diferentes relacionados a um determinado espaço é uma tarefa importante e demanda sua adequada organização. Dado esse argumento, o presente projeto propõe a criação de uma plataforma de fácil acesso que disponibilize dados, informações, indicadores e resultados de pesquisas acadêmicas e científicas de cunho socioambiental para o (re)conhecimento da região da Fronteira Sul e suas interfaces com o desenvolvimento regional. Como proposta-piloto os referenciais espaciais serão os municípios de Chapecó/SC e Erechim/RS. A metodologia de pesquisa será pautada em reuniões de trabalho; coleta, sistematização, análise e síntese de dados, informações geográficas e mapeamentos; organização de materiais, produções científicas e acadêmicas e textos; exposições temáticas e ciclos de debates para a formação de uma rede de pesquisadores e agentes atuantes na reflexão-ação acerca da região da Fronteira Sul. Como produto esperado, para além das pesquisas e sínteses e formação da rede, a organização de um banco de informações consolidado por meio de uma plataforma denominada Observatório Geográfico da Fronteira Sul que se constitua em uma ferramenta democrática, disponível e acessível para a pesquisa geográfica; isto é o que se preconiza neste projeto.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) . , Integrantes: Willian Simões - Integrante / William Zanete Bertolini - Coordenador / Lucas Azeredo Rodrigues - Integrante / Robson Olivino Paim - Integrante / Gisele L. Lima - Integrante / Cristina Otsuschi - Integrante / Juçara Spinelli - Integrante / Pedro Germano dos S. Murara - Integrante / Jane Kelly Friestino de Oliveira - Integrante / Everton de Moraes Kozenieski - Integrante.

  • 2015 - 2017

    Juventude Rural na Região Oeste de Santa Catarina: um estudo sobre a participação de jovens na Agricultura Familiar e o potencial de acesso aos mercados institucionais, Descrição: O presente projeto possui como objetivo geral, elaborar conhecimentos a respeito da participação da juventude na produção da agricultura familiar em municípios da região oeste de Santa Catarina, seu potencial de produção e sua capacidade de inserção em mercados institucionais e práticas de circuitos curtos. Assim, visando contribuir na organização dos jovens para o acesso aos mercados institucionais, o presente projeto tem a pretensão de: 1) Realizar diagnósticos e compor banco de dados sobre a situação geral do consumo das organizações que operam com as compras institucionais (PAA, PNAE, etc.); 2) Levantamento do potencial de produção das unidades familiares em que há participação da juventude rural (produtos agropecuários, horti-fruti, agroecológicos e orgânicos, entre outros).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) . , Integrantes: Willian Simões - Integrante / Valdecir José Zonin - Coordenador / Darlan Christiano Kroth - Integrante / Jucimara Araldi - Integrante., Número de produções C, T & A: 4

  • 2013 - Atual

    Questão Agrária, Juventude Rural e Educação do Campo, Descrição: Trata-se do desenvolvimento de estudos a respeito da atualidade da Questão Agrária Brasileira e de mapeamento permanente de experiências educativas/formativas promovidas pelos Movimentos Sociais e Entidades Coletivas (Via Campesina, Fetraf-Sul e Arcafar-Sul, por exemplo) voltadas à juventude rural na perspectiva da Educação do Campo, com vistas: evidenciar os propósitos das formações promovidas, o perfil do público atendido, a área de abrangência, os parceiros envolvidos, as intencionalidades político-pedagógicas, entre outros. Compreende, também, estudos voltados à juventude rural em situação de conflito pelo território e pela terra, permanência da juventude no campo e sucessão.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Willian Simões - Coordenador / Renata Hubner - Integrante., Número de produções C, T & A: 16

  • 2012 - 2013

    II Pesquisa Nacional sobre Educação na Reforma Agrária (PNERA), Descrição: A II PNERA pretende recuperar a história do programa, sistematizando informações detalhadas a respeito: a) dos cursos/projetos já realizados no âmbito do programa; b) do corpo docente e as disciplinas; c) dos educandos; d) das instituições de ensino; e) organizações demandantes; f) os parceiros envolvidos; g) a produção bibliográfica/artística/tecnológica do programa e; g) a produção bibliográfica sobre o programa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Willian Simões - Coordenador., Financiador(es): Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - DF - Auxílio financeiro.

  • 2011 - 2014

    Conflitos do Desenvolvimento em Povos e Comunidades Tradicionais do Paraná e Santa Catarina, Descrição: Levantar e analisar os ?conflitos do desenvolvimento? provocados pelo agronegócio e a construção de infraestruturas desde 1995 até 2010, na metade sul do Paraná e na porção nordeste da Santa Catrina que é onde residem os povos e comunidades tradicionais integrantes da Rede Puxirão dos Povos e Comunidades Tradicionais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Willian Simões - Integrante / Jeferson de Oliveira Salles - Integrante / Mercedes Solá Pérez - Integrante / Otavio Gomes Rocha - Integrante / Jorge Ramón Montenegro Gómez - Coordenador / Marcelo Rodrigues Mendonça - Integrante / Osvaldo Heller da Silva - Integrante / Laura dos Santos Rougemont - Integrante / Juliana Rodrigues Cordeiro - Integrante / Gustavo Felipe Olesko - Integrante / Fernanda Keiko Ikuta - Integrante.

  • 2011 - 2014

    Atualidade da Questão Agrária, Descrição: A questão agrária enfrenta hoje a necessidade de integrar novos temas e complementar outros já habituais para manter sua capacidade interpretativa frente a uma realidade em processo de aceleradas mudanças. Em função dessa premissa, a linha se centra no estudo de: políticas de desenvolvimento, territórios tradicionalmente ocupados por povos e comunidades tradicionais, agroecologia, gênero e conflitos gerados pela implementação de grandes empreendimentos de infraestrutura ou produtivos. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Willian Simões - Integrante / Jeferson de Oliveira Salles - Integrante / Otavio Gomes Rocha - Integrante / Jorge Ramón Montenegro Gómez - Coordenador / Marcelo Rodrigues Mendonça - Integrante / Osvaldo Heller da Silva - Integrante / Mercedes Solá Pérez - Integrante / Marina Eduarda Armstrong de Oliveira - Integrante / Laura dos Santos Rougemont - Integrante / Juliana Rodrigues Cordeiro - Integrante / Gustavo Felipe Olesko - Integrante / María Franco Garcia - Integrante / Ada Otoni dos Reis Ferreira - Integrante / Adriano da Costa Valadão - Integrante / Aline Cordeiro Franco - Integrante / Edvaldo Carlos de Lima - Integrante / Helen Nunes Cosmo da Fonseca - Integrante / João Francisco Miró Medeiros Nogueira - Integrante / Jorge Luis Favaro - Integrante / Mara Edilara Batista de Oliveira - Integrante / Ralph de Medeiros Albuquerque - Integrante / Ricardo Júnior de Assis Fernandes Gonçalves - Integrante / Sandra Andrea Engelmann - Integrante / Thiago Luiz Cachatori - Integrante / Alfio Brandenburg - Integrante / Adilar Antônio Cigolini - Integrante.

  • 2011 - 2012

    Juventude, Escola e Trabalho, Descrição: A pesquisa tem por objeto as relações entre juventude, escola e trabalho e como perspectiva analítica a investigação dessas relações considerando os sujeitos - jovens de escola pública - e os sentidos e significados atribuídos por esses sujeitos à escola; dentre os focos de investigação estão as razões que levam os jovens a permanecer ou abandonar a escola; que papel desempenham os cursos de educação profissional técnica nesse contexto; dentre outros.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Willian Simões - Integrante / Adriano Telman - Integrante / Alan Andrei Steimbach - Integrante / Ana Paula de Carvalho - Integrante / Andrea de Paula Cecatto - Integrante / Angela Maria Corso - Integrante / Ceuli Mariano Jorge - Integrante / Elaine Cristina Nascimento - Integrante / Leila Moreira Corra - Integrante / Lucas Barbosa Pelissari - Integrante / Marcio Luiz Bernardim - Integrante / Maria Aparecida de Souza Bremer - Integrante / Rosangela Goncalves de Oliveira - Integrante / Wilson Joao Marciolinio Alves - Integrante / Monica Ribeiro da Silva - Coordenador.

  • 2007 - 2009

    Os "mundos faxinalenses" da Floresta com Araucária: Uma metodologia para compreender suas complexidades territoriais, Descrição: Os Faxinais paranaenses são remanescentes de um antigo modo de vida no Brasil. Trata-se de comunidades de pequeno porte com prática silvopastoril em criadouro comum, lugar onde também se localizam as suas casas. As comunidades vivem tanto da criação como de formas tradicionais de extrativismo e lavoura, apresentando uma intensa vida comunitária. Os Faxinais desenvolveram-se principalmente na região da Floresta com Araucária integrando tanto o sistema natural, o agro-ecossistema e uma cultura de habitação específica, como também uma rica cultura imaterial. Desde 2004, com base no Decreto Presidencial de 27 de Dezembro, os povos tradicionais ganharam representação na atualmente denominada Comissão Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais. Em 2005, os povos de Faxinais foram integrados nesta Comissão, tornada oficial pelo Decreto de 13 de Julho de 2006 (Art. 4, inc. XXI). Recentemente, em 7 de Fevereiro de 2007, o Presidente da República instituiu a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável para estes povos e comunidades (Decreto n. 6.040). Isto, contudo, não garante nenhuma identificação, reconhecimento ou registro etnográfico do seu patrimônio, o que se deve também à inexistência de uma metodologia de pesquisa que se adeqüe às suas singularidades e complexidades. Hoje se conservam no Estado de Paraná cerca de 44 faxinais, preservando rico acervo de cultura artística, comunitária, ecológica e econômica. A integração compacta entre ecossistema, práticas econômicas, sociais e culturais, tradições e formas específicas de comunicação e artes não coincidem com os registros do sistema. Pelo contrário, grande parte das informações é fragmentada e parcelada de acordo com os diferentes objetivos dos órgãos de produção do conhecimento nas suas respectivas áreas. A grande distância social entre o mundo rural caboclo e o meio tecnológico-científico fez com que este último elaborasse nos seus documentos uma visão distorcida dos Faxinais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Willian Simões - Integrante / Tiago Augusto Barbosa - Integrante / Luiz Alexandre Gonçalves Cunha - Integrante / Wolf Dietrich Sahr - Integrante / Rosemeri Segecin Moro - Integrante / Marcelo Barreto - Integrante / Maria Cristina M. Mazza - Integrante / Carlos Alberto S. Mazza - Integrante / Denyse Maria Galvão Leite - Integrante / Luiz Almeida Tavares - Integrante / Felipe Damásio da Guia - Integrante / Guilherme de A. Souza Tedrus - Integrante / Pedro Henrique Sanches Lemes - Integrante / Josiane Belani - Integrante / Ana Paula Aparecida Ferreira Alves - Integrante / Everaldo Skalinski Ferreira - Integrante / C. L.LÖWEN SAHR - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2019 - Atual

Instituto Federal de São Paulo

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2019 - Atual

Universidade Federal de Alfenas

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2012 - Atual

Universidade Federal da Fronteira Sul

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Adjunto III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 11/2015

    Direção e administração, Universidade Federal Fronteira Sul - Campus Chapecó, .,Cargo ou função, Coordenação do Curso de Especialização em Educação do Campo com ênfase em Estudos da Realidade Brasileira.

  • 07/2019 - 12/2019

    Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Curricular Supervisionado em Geografia I

  • 02/2019 - 07/2019

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ensino de Geografia: conteúdo e metodologia

  • 02/2019 - 07/2019

    Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Curricular Supervisionado: práticas de ensino em Geografia II, Estágio Curricular Supervisionado: práticas de ensino em Geografia IV

  • 08/2018 - 12/2018

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ensino de Geografia: Conteúdo e Metodologia

  • 08/2018 - 12/2018

    Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Curricular Supervisionado: prática de ensino em Geografia IV

  • 02/2018 - 07/2018

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ensino de Geografia: conteúdo e metodologia

  • 02/2018 - 07/2018

    Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Curricular Supervisionado II e Geografia da Saúde

  • 08/2017 - 12/2017

    Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática em Geografia, Estágio Curricular Supervisionado II

  • 02/2017 - 07/2017

    Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática em Geografia

  • 02/2017 - 07/2017

    Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Curricular Supervisionado I

  • 02/2017 - 07/2017

    Ensino, Curso de Especialização em Educação do Campo, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Seminário de Pesquisa

  • 02/2017 - 07/2017

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ensino de Geografia: conteúdo e metodologia

  • 08/2016 - 12/2016

    Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Curricular Supervisionado II

  • 08/2016 - 12/2016

    Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Curricular Supervisionado IV

  • 02/2016 - 07/2016

    Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Curricular Supervisionado III

  • 02/2016 - 07/2016

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ensino de Geografia: conteúdo e metodologia

  • 07/2015 - 12/2015

    Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática em Geografia, Estágio Curricular Supervisionado IV

  • 07/2015 - 12/2015

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ensino da Geografia: conteúdo e metodologia

  • 02/2015 - 07/2015

    Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ensino da Geografia: conteúdo e metodologia, Estágio Curricular Supervisionado III

  • 08/2014 - 12/2014

    Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática em Geografia, Ensino da Geografia: conteúdo e metodologia, Estágio Curricular Supervisionado IV

  • 02/2014 - 07/2014

    Ensino, Curso de Graduação em Geografia - Licenciatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Curricular Supervisionado III

  • 02/2014 - 07/2014

    Ensino, Curso de Graduação em Geografia - Licenciatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geografia Rural

  • 04/2013 - 04/2014

    Direção e administração, Universidade Federal Fronteira Sul - Campus Chapecó, .,Cargo ou função, Coordenação do Curso.

  • 09/2013 - 02/2014

    Ensino, Curso de Graduação em Geografia - Licenciatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Obrigatório IV (Ensino Médio) / Iniciação à Prática Científica

  • 03/2013 - 08/2013

    Ensino, Curso de Graduação em Geografia - Licenciatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Obrigatório III e IV (Ensino Médio)

  • 08/2012 - 02/2013

    Ensino, Curso de Graduação em Geografia - Licenciatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática em Geografia / Iniciação à Prática Científica

2011 - 2012

Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá

Vínculo: Professor da Rede Publica, Enquadramento Funcional: Quadro Padrao do Magisterio, Carga horária: 20

2003 - 2012

Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Presidente do Conselho Consultivo/Professor, Carga horária: 4

Outras informações:
Coordenador/Professor - Organização Não Governamental Em Ação "Inclusão de Alunos Carentes no Ensino Superior".

2005 - 2010

Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenação da Educação do Campo, Carga horária: 40

Outras informações:
Membro da Coordenação da Educação do Campo

2007 - 2009

Universidade Estadual de Ponta Grossa

Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20

2011 - 2014

Universidade Federal do Paraná

Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20