Heber José de Moura
Doutor em Administração pela FGV/SP (1995) em Finanças e Métodos Quantitativos, com Pós-Doutorado em Risco Operacional realizado na UFPe com o Dr Charles Ulises de Montreuil Carmona. Mestre em Análise de Sistemas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais-INPE (1975) e graduado em Estatística pela Universidade Federal de Pernambuco (1972). Tem experiência na área de Métodos Quantitativos Aplicados , Estatística e Administração Financeira, atuando principalmente nos seguintes temas: Métodos inovadores para o ensino das finanças , Risco corporativo e Modelagem Empresarial. Desenvolveu instrumentos de apoio acadêmico na forma de conteúdo EAD para utilização nas áreas de graduação e pós-graduação , tendo publicado a obra "Aprendendo Finanças Através de uma Empresa virtual", pela Editora Ciência Moderna. Aposentado do Banco do Nordeste do Brasil , da Universidade Estadual do Ceará e ex professor titular da Universidade de Fortaleza. Atualmente é Professor visitante da Facultad Interamericana de Ciências Sociales - Paraguay, ministrando cursos de pós graduação. Realiza processamento e análise estatística voltados para a realização de dissertações , teses e demais trabalhos de natureza acadêmica e não acadêmica
Informações coletadas do Lattes em 21/07/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Administração de Empresas
1992 - 1995
Fundação Getúlio Vargas - SP
Título: Avaliação do risco de crédito de operações bancárias
Orientador: Pierre Jacques Ehrlich
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Administração; Métodos quantitativos aplicados a administração; Finanças; Risco de crédito; Estatística aplicada a administração; Administração financeira. Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística / Subárea: Probabilidade e Estatística Aplicadas / Especialidade: Risco. Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística / Subárea: Probabilidade e Estatística Aplicadas / Especialidade: Simulação Financeira. Setores de atividade: Outros Setores.
Mestrado em Análise de Sistemas
1974 - 1975
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
Título: Determinação de intervalos de confiança Bayesianos para a Taxa de Falhas da Distribuição de Weibull,Ano de Obtenção: 1975
Orientador: David Bogdanoff
Pós-doutorado
2013 - 2014
Pós-Doutorado. , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Formação complementar
2014 - 2014
Formação de Docentes como Facilitadores na Metodol. (Carga horária: 12h). , Instituto Empreender Endeavor Brasil, IEE, Brasil.
2013 - 2013
Seminário Unifor na direção do futuro. (Carga horária: 20h). , Amana-Key, AMANA-KEY, Brasil.
2012 - 2012
Inglês Conversação. (Carga horária: 40h). , Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Administração Financeira.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Métodos Quantitativos Aplicados.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Risco de Crédito Bancário.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Simulação de Processos Financeiros.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Estatística Multivariada.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Administração Financeira.
Participação em eventos
I Encontro Binacional Científico da FICS Brasil Paraguai.Mesa Redonda sobre Jogos de Empresas. 2020. (Encontro).
XVIII Encontro de pós graduação e pesquisa.Corretoras de seguros de automóveis : um estudo sobre a análise de risco no mercado cearense. 2018. (Encontro).
XXI Semead.MARKETING DE RELACIONAMENTO E PRESCRIÇÃO MÉDICA: UM ESTUDO NO ESTADO DO PIAUÍ. 2018. (Seminário).
XVIII Semead.A DINÂMICA PRAZER-SOFRIMENTO EM TRABALHADORES DE UMA CLÍNICA RADIOLÓGICA. 2015. (Seminário).
Global conference on business and finance (GCBF). CONDICIONES DE FUNCIONAMEIENTO DE LAS UNIDADES DE ATÉNCION PRIMARIA DE SALUD EN UNA CIUDAD EN EL NORESTE DE BRASIL PARA EL CONTROL DE LA SIFILIS CONGÉNITA. 2014. (Congresso).
XXXVIII Encontro da ANPAD - EnANPAD 2014.A USABILIDADE COMO CAPACIDADE INOVATIVA EM EAD : UM ESTUDO EM UMA INSTITUIÇÃO PARTICULAR DE ENSINO SUPERIOR. 2014. (Encontro).
Universidade de Fortaleza na direção do futuro - consultoria Amana-Key. 2013. (Seminário).
V Encontro Pedagógico Integrado. 2012. (Encontro).
Encontro de Práticas Docentes.APLICAÇÃO DE UMA METODOLOGIA DE ENSINO ATIVA NO ENSINO DA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA. 2011. (Encontro).
Encontros científicos 2010.Avaliador de painel. 2010. (Encontro).
IV Encontro de Marketing da ANPAD- EMA 2010.Impacto do Aroma sobre a Percepção da Qualidade no Varejo: experimento em ambiente real de loja. 2010. (Encontro).
VIII Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIFOR.A Análise Fatoral como Ferramenta na Identificação do Posicionamento de Mercado das Empresas Áéreas Brasileiras. 2008. (Encontro).
Mundo Unifor 2007.Coordenador de sessão. 2007. (Encontro).
XI Encontro de iniciação á pesquisa.Coordenador de Sessão do XI Encontro de Iniciação a Pesquisa da Universidade de Fortaleza. 2005. (Encontro).
IV Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa.Coordenador de sessão do IV Encontro de Pós-Graduação e pesquisa da UNIFOR. 2004. (Encontro).
XXXIX Asamblea Anual CLADEA 2004. Coordenador de sessão técnica (chair). 2004. (Congresso).
XXXVIII Asamblea Anual CLADEA 2003. Coordenador de sessão técnica (chair). 2003. (Congresso).
Participação em bancas
BATISTA, Paulo César de Sousa; BARROS, A. L. B. P.;Moura, H. J. Razões da reduzida utilização dos incentivos fiscais em PD&I no Brasil. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Administração de Pequenas e Médias Emp) - Universidade Estadual do Ceará.
Moura, H. JCARLOS, Maria da Graça de Oliveira; OLIVEIRA, B. C.. Previsão de insolvência a partir de indicadores contábeis da demonstração dos fluxos de caixa : comparação entre o modelo tradicional e o modelo dinâmico de avaliação financeira. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Administração) - Universidade de Fortaleza.
Moura, H. J; TASSIGNY, M. M.. Sistema de controle interno : uma proposta para a Controladoria Geral do município de Amontada. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade de Fortaleza.
Moura, H. J; Marques, F R; LIMA, A. C.. Sensibilidade dos parâmetros de risco na avaliação econômico-financeira de projetos eólicos no Brasil. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade de Fortaleza.
RODRIGUES, Maxweel Veras; Arruda, J B F;MOURA, HEBER JOSÉ DE. análise da aplicação da ferramenta de mapeamento de Fluxo de Valor Estendido (E-VSM) na identificação de melhorias na cadeia de suprimentos : o caso de uma indústrias de materiais elétricos. 2016. Dissertação (Mestrado em Logística e Pesq. Operacional) - Universidade Federal do Ceará.
MARQUES, E. V.;Correia Neto, J FMOURA, HEBER JOSÉ DE. O comportamento empreendedor dos proprietários/gerentes das micro e pequenas empresas do setor de beneficiamento de frutos e laticínios na região do Baixo Jaguaribe-Ce. 2015.
MARQUES, E. V.; SILVA, Áurio, L,L.;MOURA, HEBER JOSÉ DE. O papel do gerente nos programas de relacionamento : um estudo de caso múltiplo em três instituições bancárias de grande porte. 2015. Dissertação (Mestrado em Administração e Controladoria) - Universidade Federal do Ceará.
SANTOS, Z. M. S. A.; MION JUNIOR, D.; CAETANO, J. A.;MOURA, HEBER JOSÉ DE. Construção e Validação de uma tecnologia para avaliação do usuário hipertenso ao tratamento. 2014. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade de Fortaleza.
MOURA, H. J.. Risco de mercado no BRIC. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Administração) - Universidade de Fortaleza.
RODRIGUES, Maxweel Veras; Moccelin, J V;MOURA, H. J.. Método de determinação da margem de contribuição de serviços de engenharia com variabilidade de custos diretos unitários : uma aplicação na construção civil. 2013. Dissertação (Mestrado em Logística e Pesq. Operacional) - Universidade Federal do Ceará.
PONTE, V. M. R.MOURA, H. J.; Coelho, A C D. Qualidade informacional dos lucros e as características do Conselho de Administração : Evidências no Brasil. 2013. Dissertação (Mestrado em Administração e Controladoria) - Universidade Federal do Ceará.
FONTENELE,R.E.SMOURA, H. J.; CORREIA, M. V.. Antecedentes pessoais, motivações e auto-eficácia empreendedoras e suas influências na intenção empreendedora dos discentes em escolas públicas participantes do programa miniempresa da Junior Achievement. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Administração) - Universidade de Fortaleza.
MOURA, H. J.. Análise Comparativa do Disclosure Social de Empresas Brasileiras e Inglesas.. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Administração) - Universidade de Fortaleza.
Pinto, F R; CÂMARA, Samuel Façanha;MOURA, H. J.. Fatores determinantes de posturas gerenciais estratégicas: utilização de um modelo para análise em pequenas e médias empresas. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Administração de Pequenas e Médias Emp) - Universidade Estadual do Ceará.
FUENTES, V. L. P.;MOURA, H. J.MATOS, F. R. N.. Atitudes á dívida e a relação com o nível de endividamento das PME's industriais de Fortaleza. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Administração de Pequenas e Médias Emp) - Universidade Estadual do Ceará.
Oliveira, M CMOURA, H. J.PONTE, V. M. R.. Implementação das boas práticas de governança corporativa : impactos sobre a controladoria das empresas atuantes no novo mercado da BOVESPA. 2009. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade de Fortaleza.
ARRUDA, Danielle Miranda de OliveiraMOURA, H. J.. Impacto dos estímulos olfativos nas decisões de compra. 2009. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade de Fortaleza.
Carneiro; GOMES, Danielle Miranda de Oliveira Arruda;MOURA, H. J.. Impacto dos Estímulos nas Decisões de Compra. 2008. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade de Fortaleza.
Ribeiro;Oliveira, M CMOURA, H. J.. A Implementação das boas práticas de governança coorporativa e seus impactos sobre a área de controladoria das empresas que atuam nos níveis diferenciados de goernança coorporativa e no novo mercado da Bovespa. 2008. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade de Fortaleza.
VILANOVA, Genival;Oliveira, M CMOURA, H. J.PONTE, V. M. R.. A governança coorporativa na análise de risco de crédito nas instituições financeiras públicas federais- uma pesquisa descritiva. 2008. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade de Fortaleza.
MOURA, H. J.; GOMES, Danielle Miranda de Oliveira Arruda; KOVACS,M.H. Second Life e seu Potencial na Educação: um estudo com base na teoria do Fluxo. 2008. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade de Fortaleza.
MOURA, H. J.; RODRIGUES, Maxweel Veras; CÂMARA, Samuel Façanha. Identificação e mensuração do grau de importancia dos direcionadores de valor das empresas de software no estado do Ceará. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Administração de Pequenas e Médias Emp) - Universidade Estadual do Ceará.
CÂMARA, Samuel Façanha;MOURA, H. J.; RODRIGUES, Maxweel Veras. O resultado econômico e o tamanho das empresas : um estudo por simulação em ambiente industrial. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Administração de Pequenas e Médias Emp) - Universidade Estadual do Ceará.
José de Paula Barros Neto; PESSOA, Maria Naiúla Monteiro;MOURA, H. J.. Análise crítica sobre a utilização do Balanced Scorecard como instrumento de gerenciamento estratégico em uma empresa estadual de saneamento. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional Em Controladoria) - Universidade Federal do Ceará.
CÂMARA, Samuel Façanha; RODRIGUES, Maxweel Veras;MOURA, H. J.. Determinação do saldo de caixa das empresas : um estudo à luz do comportam,ento racional. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Administração de Pequenas e Médias Emp) - Universidade Estadual do Ceará.
CÂMARA, Samuel Façanha;MOURA, H. J.; RODRIGUES, Maxweel Veras. Análise da consistência das preferências dos decisores em situações financeiras que envolvem risco : um estudo experimental aplicado a possíveis empreendedores. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Administração de Pequenas e Médias Emp) - Universidade Estadual do Ceará.
GOMES, Danielle Miranda de Oliveira Arruda;MOURA, H. J.; FARIAS, Salomão Alencar de. Satisfação e Emoção na Experiência de Consumo em um Parque Aquático, na Comparação das Escalas DES e CES. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade de Fortaleza.
CÂMARA, Samuel Façanha;MOURA, H. J.; RODRIGUES, Maxweel Veras. Análise das preferências financeiras indicadas por potenciais empreendedores : um estudo experimental sob a ótica da Teoria do Prospecto. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Administração de Pequenas e Médias Emp) - Universidade Estadual do Ceará.
MOURA, H. J.; CORIOLANO, Luzia Neide Menezes Teixwira; VASCONCELOS, Fábio Perdigão. O Município de Ipú em Busca do Turismo e do Desenvolvimento Local. 2006. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional Em Gestão de Negócios Turíst) - Universidade Estadual do Ceará.
MOURA, H. J.; PINHEIRO, Daniel Rodriguez de Carvalho; CÂMARA, Samuel Façanha. Ambiente e estratégia na construção civil - uma análise a partir de Miles e Snow. 2006. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Administração de Pequenas e Médias Emp) - Universidade Estadual do Ceará.
MOURA, H. J.ARRUDA, Danielle Miranda de Oliveira; FARIAS, Salomão Alencar de. Impacto das Experiências Emocionais na Satisfação dos Clientes: Um Estudo de Consultórios Médicos. 2006. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade de Fortaleza.
MOURA, H. J.; CÂMARA, Samuel Façanha; RODRIGUES, Maxwell Veras. Sistemas de apuração de custos de produção : uma proposta de adoção do sistema gerencial de custeio padrão de produção como instrumento de controle de custos nas empresas. 2006. Dissertação (Mestrado em Mestrado profissional em administração de empresas) - Universidade Estadual do Ceará.
MOURA, H. J.; SILVESTRE, William Celso; SANTOS, Sandra Maria dos. Análise dos métodos de custeio aplicado às micro e pequenas empresas prestadoras de serviços: um estudo de caso a uma empresa prestadora de serviços contábeis. 2005. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional Em Controladoria) - Universidade Federal do Ceará.
MOURA, H. J.; SILVESTRE, William Celso; PESSOA, Maria Naiúla Monteiro. Sistemas de custos como ferramenta para a mensuração e formação de resultado econômico nas empresas de auditoria: estudo aplicado em organizações no Estado do Ceará. 2005. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional Em Controladoria) - Universidade Federal do Ceará.
MOURA, H. J.; BEZERRA, Ricardo Figueiredo; FREITAS, Silvia Maria de; PAULA, Luiz Antonio Maciel de; RODRIGUES, Lea Carvalho. Efeito do programa de desenvolvimento do turismo no Nordeste do Brasil - Prodetur/Ne na qualidade de vida da população de baixa renda no distrito de Lagoinha, município de Paraipaba. 2005. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional Em Avaliação de Políticas Pú) - Universidade Federal do Ceará.
MOURA, H. J.; BATISTA, Paulo César de Souza; CÂMARA, Samuel Façanha. Avaliação de empresas de factoring. 2005. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Administração de Pequenas e Médias Emp) - Universidade Estadual do Ceará.
MOURA, H. J.; CÂMARA, Samuel Façanha; RODRIGUES, Maxwell Veras. Estrutura de capital e os níveis de endividamento das PMEs cearenses. 2005. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Administração de Pequenas e Médias Emp) - Universidade Estadual do Ceará.
MOURA, H. J.. Modelos de gestão financeira aplicados ao setor público do Ceará. 2002. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional Em Economia) - Universidade Federal do Ceará.
MOURA, H. J.; SELIG, Paulo Maurício; NUNES, Fernando Ribeiro de Melo; MASIH, Rogério Teixeira. Utilização do Balanced Scorecard para auxiliar na determinação da participação dos funcionários nos lucros ou resultados das empresas. 2001. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.
MOURA, H. J.. O sistema de cartões de crédito no Brasil : análise da concessão de crédito através das políticas de gestão de crédito, risco e cobrança. 2001. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Administração) - Universidade Federal da Paraíba.
MOURA, H. J.. Uma proposta de um sistema de custos para uma empresa típica de pequeno porte do sistema de transporte coletivo de Fortaleza. 2000. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Administração de Pequenas e Médias Emp) - Universidade Estadual do Ceará.
MOURA, H. J.. Criação e evolução do segmento de câmbio de taxas flutuantes : considerações sobre fluxo cambial, unificação e plano real. 1999. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Economia - Caen) - Universidade Federal do Ceará.
MOURA, H. J.. Estudos empíricos no mercado de ações brasileiro utilizando a metodologia da arbitrage pricing theory. 1996. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Administração) - Instituto de Pós Graduação e Pesquisa Em Administração.
CRISOSTOMO, V. L.; SANTOS, Sandra Maria dos;PONTE, V. M. R.; POVOA, A. C. S.;Moura, H. J. DETERMINANTES DA POLÍTICA DE DIVIDENDOS: UMA ANÁLISE DA EMPRESA BRASILEIRA. 2020. Tese (Doutorado em Administração e Controladoria) - Universidade Federal do Ceará.
Forte, S. A. O.; SOUSA FILHO, J. M.;Moura, H. J; CÂMARA, Samuel Façanha; BATISTA, Paulo César de Sousa. Capacidade dinâmica cognitiva e gerencial, mudanças estratégicas e o desempenho da firma. 2019. Tese (Doutorado em Doutorado em Administração) - Universidade de Fortaleza.
SOUSA FILHO, J. M.; LIMA, T. J. S.; VIANA, F. L. E.;MOURA, HEBER JOSÉ DE; COHEN, M.; BRANCO, M. C.. A influência da resiliência dos servidores públicos na intenção de corrupção. 2019. Tese (Doutorado em Doutorado em Administração) - Universidade de Fortaleza.
CABRAL, J. E. O.Moura, H. J; OLIVEIRA, Oderlene Vieira de; NASCIMENTO, J. C. H. B.;RABELO NETO, A.. A influência das capacidades dinâmicas na relação entre governança corporativa e desempenho das empresas listadas na Brasil, Bolsa, Balcão S/A. 2018. Tese (Doutorado em Doutorado em Administração) - Universidade de Fortaleza.
Forte, S A C; TASSIGNY, M. M.;Moura, H. J; BAIARDI, A.; SILVA, J. F.. Os efeitos das perspectivas metodológicas na densidade dos estudos de administração estratégica no Brasil. 2018. Tese (Doutorado em Doutorado em Administração) - Universidade de Fortaleza.
SOUSA FILHO, J. M.;MOURA, H. J.; BUGARIM, M. C. C.; ALENCAR, R. C.; BOAVENTURA, J. M. G.. A influência da Disclosure na relação entre Corporate social Performance e corporate Financial Performance. 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em Administração) - Universidade de Fortaleza.
SILVA, RAIMUNDA MAGALHÃES DA; MAMEDE, M. V.; RAMALHO, E. R. F. M.;MOURA, HEBER JOSÉ DE; FERNANDES, A. F. C.; VIEIRA, L. J. E. S.; SAMPAIO, H. A. C.. Atuação do agente comunitário de saúde na detecção precoce do câncer de mama em Fortaleza - Ce. 2015. Tese (Doutorado em Doutorado participação ampla Unifor/Uece/Ufc) - Universidade de Fortaleza.
SAUAIA, A. C. A.; ALMEIDA, M. I. R.; Crescitelli, E; PROTIL, R. M.;MOURA, H. J.. Criação de um simulador educacional para empreendedores : simulando novos negócios B2B de base tecnológica. 2009. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade de São Paulo.
MOURA, H. J.; AQUINO, Sérgio; BATISTA, Paulo César de Souza. Modelo de risco e decisão de crédito baseado em estrutura de capital com informação assimétrica. 2006. Tese (Doutorado em Curso de doutorado em Economia Caen) - Universidade Federal do Ceará.
MOURA, H. J.; DOUAT, João Carlos; SICSU, Abraham Laredo; RIDOLFO NETO, Arthur; PRADO, Eduardo de Almeida. A Taxa de Recuperação de Créditos Ruins em Bancos Comerciais Privados Brasileiros. 2004. Tese (Doutorado em Administração de Empresas) - Fundação Getulio Vargas - SP.
MOURA, H. J.; SICSÚ, Abraham Laredo; DOUAT, João Carlos; ALVES, Boris Krank; PRADO, Eduardo de Almeida. Desenvolvimento de modelo de risco de portfólio para carteiras de crédito a pessoas físicas. 2004. Tese (Doutorado em Administração de Empresas) - Fundação Getulio Vargas - SP.
MCDONALD, Brendan Coleman;MOURA, H. J.; DIAS SOBRINHO, José; MOREIRA, Rui Verlaine Oliveira; ANDRIOLA, Wagner Bandeira. Auto-avaliação estrutural-sistêmica : um projeto epistemológico, teórico e aplicado às instituições de ensino superior do setor privado. 2004. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará.
SOUSA FILHO, J. M.; VIANA, F. L. E.;Moura, H. J; COHEN, M.; BRANCO, M. C.. A influência das crenças e da resiliência dos servidores públicos nos seus estereótipos de corrupção. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Administração) - Universidade de Fortaleza.
Forte, S A CMoura, H. J; SOUSA FILHO, J. M.; BATISTA, Paulo César de Sousa; CÂMARA, Samuel Façanha. Capacidade dinâmica gerencial e cognitiva, mudanças estratégicas e o desempenho da firma. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Administração) - Universidade de Fortaleza.
MOURA, H. J.. Análise Comparativa entre Rentabilidade e a Taxa de Juros no Setor Brasileiro de Transportes. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Administração Financeira) - Universidade de Fortaleza.
MOURA, H. J.. Avaliação de Empresas pelo Método do Fluxo de Caixa Descontado. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Administração Financeira) - Universidade de Fortaleza.
MOURA, H. J.. Utilização dos Custos Fixos e Variáveis na Prática Hoteleira. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Administração Financeira) - Universidade de Fortaleza.
MOURA, H. J.. A Integração do Planejamento Estratégico, Tático e Operacional nas Empresas de Construção Civil. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Administração Financeira) - Universidade de Fortaleza.
MOURA, H. J.. Estudo do Comportamento do Investidor de Banco Público Segundo as Faixas de Aplicação. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Administração Financeira) - Universidade de Fortaleza.
MOURA, H. J.. Os Problemas e as Soluções para o Mercado de Capitais. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Administração Financeira) - Universidade de Fortaleza.
MOURA, H. J.. Especificações para Implantação do Custeio ABC em Empresas de Serviços da Construção Civil. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Administração Financeira) - Universidade de Fortaleza.
MOURA, H. J.. Determinação de Pontos de Controle para uma Eficiente Gestão Financeira. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Administração Financeira) - Universidade de Fortaleza.
MOURA, H. J.. Comércio Internacional: A Influência das Variáveis Externas no Desempenho Financeiro de Uma Empresa Brasileira. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Administração Financeira) - Universidade de Fortaleza.
MOURA, H. J.. Avaliação de Empresas com base no Método de Fluxo de Caixa Descontado. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Administração Financeira) - Universidade de Fortaleza.
MOURA, H. J.. Avaliação de Empresas no Setor Elétrico Brasileiro Baseado no Modelo de Dante Matarazzo. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Administração Financeira) - Universidade de Fortaleza.
MOURA, H. J.. Impactos do Risco-Cliente na Avaliação d Risco de Crédito em Operações de Longo Prazo. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Administração Financeira) - Universidade de Fortaleza.
MOURA, H. J.. Planejamento Financeiro: Uma Aplicação Empresarial. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Administração Financeira) - Universidade de Fortaleza.
MOURA, H. J.. Análise da Estrutura Organizacional de Uma Empresa de Pequeno Porte de Artigos de Couro. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Administração Financeira) - Universidade de Fortaleza.
MOURA, H. J.. Necessidade do Fluxo de Caixa como Instrumento Gerencial. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Administração Financeira) - Universidade de Fortaleza.
MOURA, H. J.; Rodrigues Jr, M S; MATOS, Diana Macedo. A análise das demonstrações contábeis para o processo de tomada de decisão: um estudo de caso. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Contabilidade) - Universidade de Fortaleza.
Pereira, F I;Moura, H. J; Alencar F A G. Concurso público para seleção de professor adjunto das disciplinas de finanças e mét quantitativos. 2020. Universidade Federal do Ceará.
Oliveira, M C; JUCA, I. B.;MOURA, H. J.. Seleção prof assistente depto contabilidade - área contabilidade e atuária. 2013. Universidade Federal do Ceará.
Maurício Benegas; José Coelho Matos Filho;MOURA, H. J.. Concurso para professor assistente da UFC em Sobral. 2010. Universidade Federal do Ceará.
CAPELO, Emílio Recamonde;MOURA, H. J.; Ellery, Eduardo. Concurso para professor assistente em atuária. 2009. Universidade Federal do Ceará.
CAPELO, Emílio Recamonde; Marcus Vinícius Veras Machado;MOURA, H. J.. Seleção de professor adjunto para a UFC na área da Administração Financeira. 2008. Universidade Federal do Ceará.
XAVIER, Fernando Menezes;MOURA, H. J.; JORGE NETO, Paulo. Concurso público para Professor Assistente da Universidade Federal do Ceará. 2007. Universidade Federal do Ceará.
MOURA, H. J.; XAVIER, Fernando Menezes; NUNES, Fernando Ribeiro de Melo; PESSOA, Maria Naiúla Monteiro; CIARLINE, Roberto Ney. Concurso público para a seleção de Professor Adjunto na Universidade Federal do Ceará - Campus do Cariri - Portaria num 848 , de 02/06/2006. 2006. Universidade Federal do Ceará.
MOURA, H. J.; CAPELO, Emílio Recamonde; XAVIER, Fernando Menezes; NUNES, Fernando Ribeiro de Melo; CIARLINE, Roberto Ney. Seleção de professor adjunto do Departamento de Administração para a UFC - Campus de Fortaleza - Portaria num 025 , de 16/06/2006. 2006. Universidade Federal do Ceará.
MOURA, H. J.; BATISTA, Paulo César de Souza; JORGE NETO, Paulo. Seleção para professor adjunto. 2002. Universidade Estadual do Ceará.
MOURA, H. J.. Seleção de professor visitante. 2000. Universidade Estadual do Ceará.
MOURA, H. J.; COLOSSI, Nelson;FORTE, Sérgio Henrique A CavalcanteOLIVEIRA, Francisco Correia de. Seleção para livres docentes. 2000. Universidade Estadual do Ceará.
MOURA, H. J.OLIVEIRA, Francisco Correia de; LEOCADIO, A.. Seleção para o Mestrado da Unifor 2010. 2009. Universidade de Fortaleza.
Orientou
Avaliação da gestão de risco no poder judiciário com base nos parâmetros do Risk Management Integrated - Framework; 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado profissional em Administração) - Universidade de Fortaleza,; Orientador: Heber José de Moura;
Gerenciamento de portfolio de obras industriais : uma abordagem multicritério; 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Administração) - Universidade de Fortaleza,; Orientador: Heber José de Moura;
Previsão de insolvência a partir de indicadores contábeis da demonstração dos fluxos de caixa: comparação entre o modelo tradicional e o modelo dinâmico de avaliação financeira; 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Administração) - Universidade de Fortaleza,; Orientador: Heber José de Moura;
Sistema de controle interno : uma proposta para a Controladoria Geral do Município de Amontada - Ce; 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade de Fortaleza,; Orientador: Heber José de Moura;
A percepção do médico sobre o marketing de relacionamento em seu comportamento prescritivo; 2017; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Administração) - Universidade de Fortaleza,; Orientador: Heber José de Moura;
Sensibilidade dos parâmetros de risco na avaliação econômico-financeira de projetos eólicos no Brasil; 2017; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Administração) - Universidade de Fortaleza,; Orientador: Heber José de Moura;
AS DIFERENÇAS NA GESTÃO DA ESTRUTURA DE CAPITAL DAS EMPRESAS LATINO E NORTE AMERICANAS PÓS-CRISE DE 2008; 2015; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Administração) - Universidade de Fortaleza, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Heber José de Moura;
PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E DESEMPENHO NAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DO NORDESTE; 2015; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Administração) - Universidade de Fortaleza,; Orientador: Heber José de Moura;
DESEMPENHO EMPRESARIAL EM SETORES CONCENTRADOS: UM ESTUDO COMPARATIVO NAS SALINAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE; 2014; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Administração) - Universidade de Fortaleza,; Orientador: Heber José de Moura;
Aplicação de uma metodologia ativa no ensino da Administração Financeira; 2011; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade de Fortaleza,; Orientador: Heber José de Moura;
A quantidade ideal de ações para um portifólio diversificado no mercado de capitais Brasileiro; 2011; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade de Fortaleza,; Orientador: Heber José de Moura;
Diferenças na percepção dos acidentes de trabalho em uma Instituição de Saúde Filantrópica:empresa x empregado; 2011; Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade de Fortaleza,; Orientador: Heber José de Moura;
Incorporação de Abordagem Quantitativa para a Mitigação do Risco Operacional em Instituições Financeiras; ; 2010; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade de Fortaleza,; Orientador: Heber José de Moura;
Impacto do aroma sobre a percepção do ambiente de loja e emoções do consumidor; 2009; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade de Fortaleza, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Heber José de Moura;
Governança Corporativa ,desempenho e valor : estudo comparativo entre empresas familiares e não familiares de capital aberto no Brasil; 2009; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade de Fortaleza,; Orientador: Heber José de Moura;
Governança Coorporativa e Geração de Valor:estudo comparativo entre empresas e não-familiares de capital aberto no Brasil; 2008; Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade de Fortaleza,; Orientador: Heber José de Moura;
Impacto do Aroma sobre a percepção do Ambiente de Loja e Comportamento do Consumidor; 2008; Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade de Fortaleza,; Orientador: Heber José de Moura;
O Impacto da Estabilização Econômica e Política do Brasil nos Bancos de Varejo e Perspectivas do seu Respectivo Crescimento; 2008; Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade de Fortaleza,; Orientador: Heber José de Moura;
Estudo da Relação Entre Call Center e Variáveis Financeiras de Crédito: O Caso de Uma Instituição Financeira; 2008; Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade de Fortaleza,; Orientador: Heber José de Moura;
Determinação das Variáveis Relevantes para a Avaliação do Risco de Crédito de Longo Prazo em Instituições Financeiras; 2006; 0 f; Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade de Fortaleza,; Orientador: Heber José de Moura;
Fatores condicionantes da inadimplência em Instituições de Ensino Superior Privada : um estudo de caso; 2005; 0 f; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade de Fortaleza,; Orientador: Heber José de Moura;
Examinando a contribuição da tecnologia da informação para a produtividade de um banco brasileiro; 2004; 0 f; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade de Fortaleza,; Orientador: Heber José de Moura;
Avaliação de empresas de capital fechado; 2002; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade de Fortaleza,; Orientador: Heber José de Moura;
Determinação da necessidade de capital de giro através de fluxos de caixa; 2002; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade de Fortaleza,; Orientador: Heber José de Moura;
Estratégias de gestão de fundos de investimentos em ações : análise da performance de fundos de gestão ativa no período de 1996 a 2000; 2002; 98 f; Dissertação (Mestrado em Mestrado profissional em administração de empresas) - Universidade Estadual do Ceará,; Orientador: Heber José de Moura;
Equilíbrio financeiro segundo a metodologia Fleuriet; 2002; 160 f; Dissertação (Mestrado em Mestrado profissional em administração de empresas) - Universidade Estadual do Ceará,; Orientador: Heber José de Moura;
Marmorarias da Cidade de Fortaleza: Uma Perspectiva de Crescimento; 2002; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Administração de Pequenas e Médias Emp) - Universidade Estadual do Ceará,; Orientador: Heber José de Moura;
Gestão de custos e competitividade; 2000; 180 f; Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade de Fortaleza,; Orientador: Heber José de Moura;
Modelo para avaliação dos custos de substituição de frotas; 2000; 235 f; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade de Fortaleza,; Orientador: Heber José de Moura;
Aplicação de redes neurais na seleção de empresas para fiscalização; 2000; 170 f; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade de Fortaleza,; Orientador: Heber José de Moura;
Gestão de empresas moveleiras de Aruaru : um estudo de caso; 2000; 112 f; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Administração de Pequenas e Médias Emp) - Universidade Estadual do Ceará, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Heber José de Moura;
Dividendos vs; risco/retorno : estudo realizado na Bovespa entre 1987 e 1996; 1998; 155 f; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade de Fortaleza,; Orientador: Heber José de Moura;
Indústria jornalística : vida e morte; 1998; 245 f; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade de Fortaleza,; Orientador: Heber José de Moura;
Microcrédito : uma avaliação dos programas existentes em Fortaleza; 1998; 177 f; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade de Fortaleza,; Orientador: Heber José de Moura;
Um modelo multivariado para a avaliação dos contribuintes que requerem parcelamento de débitos; 1997; 135 f; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade de Fortaleza,; Orientador: Heber José de Moura;
Fatores de risco em empreendimentos da construção civil; 2019; Tese (Doutorado em Doutorado em Administração) - Universidade de Fortaleza,; Orientador: Heber José de Moura;
Reestruturação da Abordagem Teórica e Metodológica da Percepção de Aglomeração no Ambiente de Consumo; 2018; Tese (Doutorado em Doutorado em Administração) - Universidade de Fortaleza, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Heber José de Moura;
Relação entre desempenho social e desempenho financeiro ; uma abordagem com lag temporal e moderadores; 2016; Tese (Doutorado em Doutorado em Administração) - Universidade de Fortaleza, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Heber José de Moura;
Moderadores da Relação Entre Desempenho Social e Financeiro de Grandes Corporações; 2014; Tese (Doutorado em Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade de Fortaleza, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Heber José de Moura;
ANÁLISE FINANCEIRA DA DEMONSTRAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA EM UMA INDÚSTRIA DO SEGMENTO DE REFRIGERAÇÃO COMERCIAL; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em pós graduação em Controladoria) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Heber José de Moura;
Orçamento Base Zero : Uma solução para redução de custos da empresa "Só Jeans"; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Administração Financeira) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Heber José de Moura;
EMPRESA FAMILIAR E SEUS IMPACTOS FINANCEIROS : UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA ?Y? NO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ/RN; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Administração Financeira) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Heber José de Moura;
ANÁLISE COMPARATIVA DE INVESTIMENTOS EM RENDA FIXA E VARIÁVEL; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Administração Financeira) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Heber José de Moura;
ANÁLISE DE DESEMPENHO DE EMPRESAS CEARENSES BASEADA NAS ABORDAGENS TRADICIONAL E CONTEMPORÂNEA DA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Administração Financeira) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Heber José de Moura;
Responsabilidade social corporativa em instituições financeiras: um estudo de caso em empresa privada; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Administração Financeira) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Heber José de Moura;
Uma abordagem empírica do modelo de avaliação de risco CAPM na análise da ação da empresa M Dias Branco SA; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Administração Financeira) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Heber José de Moura;
Aplicação da carteira defensiva de Graham no mercado brasileiro atual; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Administração Financeira) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Heber José de Moura;
Contribuições do orçamento base zero ao planejamento e controle de resultados em uma indústria de bebidas no nordeste brasileiro; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Administração Financeira) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Heber José de Moura;
Uso do cartão de crédito em Fortaleza : diferenças entre homens e mulheres; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Administração Financeira) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Heber José de Moura;
Comércio Internacional:A Influência das variáveis externas no desempenho financeiro de uma empresa Brasileira; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Administração Financeira) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Heber José de Moura;
Especificações para implantação do custeio ABC em empresas de serviços da construção civil; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Administração Financeira) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Heber José de Moura;
Determinação de pontos de controle para uma eficiente gestão financeira; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Administração Financeira) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Heber José de Moura;
Avaliação das empresas com base no método de fluxo de caixa descontado; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Administração Financeira) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Heber José de Moura;
Utilização dos custos fixos e variáveis na prática hoteleira; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Administração Financeira) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Heber José de Moura;
Avaliação de empresas do setor elétrico brasileiro baseado no modelo de Dante Matarazzo; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Administração Financeira) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Heber José de Moura;
Estudo do Comportamento do investidor de banco público segundo as faixas das aplicações; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Administração Financeira) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Heber José de Moura;
A integração do planejamento estratégico, tático e operacional nas empresas de construção civil; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Administração Financeira) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Heber José de Moura;
Avaliação de empresas palo método do fluxo de caixa descontado; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Administração Financeira) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Heber José de Moura;
Necessidade do fluxo de caixa como instrumento gerencial; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Administração Financeira) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Heber José de Moura;
Programação linear aplicada ao planejamento tributário de empresas distribuidoras de cestas básicas do Estado do Ceará; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Administração Financeira) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Heber José de Moura;
Os problemas e as soluções para o mercado de capitais; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Administração Financeira) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Heber José de Moura;
Avaliação do processo de concessão de crédito na cidade de Sobral; 2000; 123 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Controladoria) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Heber José de Moura;
Modelagem de Processos Empresariais; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Turismo e Hotelaria) - Universidade de Fortaleza, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Heber José de Moura;
Desenvolvimento de Um Simulador Empresarial para Uso Academico na UNIFOR; 2006; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Administração) - Universidade de Fortaleza, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Heber José de Moura;
Estabelecimento de parâmetros para elaboração de um modelo de simulação empresarial voltado para as indústrias nordestinas; 2005; 4 f; Iniciação Científica; (Graduando em Administração) - Universidade de Fortaleza, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Heber José de Moura;
Desenvolvimento de um Simulador Empresarial para o Uso Individual; 2005; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Contabilidade) - Universidade de Fortaleza, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Heber José de Moura;
Aplicaçãso do Método do Fluxo de caixa descontado e o valor da empresa visto pela ótica do proprietário:uma análise comparativa; 2004; 4 f; Iniciação Científica; (Graduando em Contabilidade) - Universidade de Fortaleza, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Heber José de Moura;
estabelecimento de parâmetros para elaboração de um modelo de simulação empresarial voltado para as indústrias nordestinas; 2004; 5 f; Iniciação Científica; (Graduando em Comércio Exterior) - Universidade de Fortaleza, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Heber José de Moura;
Determinação da necessidade de capital de giro para pequenas e médias empresas; 1999; 30 f; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Heber José de Moura;
AVALIAÇÃO DE EMPRESAS: ABORDAGENS CONTÁBIL E FINANCEIRA; 1999; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Contábeis) - Universidade de Fortaleza, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Heber José de Moura;
Produções bibliográficas
-
MOURA, HEBER JOSÉ DE ; SANTOS JÚNIOR, ESEQUIAS FERREIRA SANTOS JÚNIOR . MARKETING DE RELACIONAMENTO E PRESCRIÇÃO MÉDICA: UM ESTUDO NO ESTADO DO PIAUÍ. MARKETING & TOURISM REVIEW , v. 4, p. 1-31, 2020.
-
VASCONCELOS, F. F. ; Moura, H. J . Elaboração de uma metodologia baseada em estatística para encaminhamento dos casos da COVID-19. RAP. Revista Brasileira de Administração Pública , v. 54, p. 1417-1428, 2020.
-
SANTOS, A. R. ; MARTINS, D. F. V. ; BARBOSA, F. L. S. ; Moura, H. J ; MOURA, E. A. . UM ESTUDO LONGITUDINAL SOBRE A RELAÇÃO ENTRE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E DESEMPENHO NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO NORDESTE BRASILEIRO. Qualit@as (UEPB) , v. 19, p. 159-182, 2018.
-
VALDEVINO, R. Q. S. ; Moura, H. J ; MATOS, F. R. N. . DESEMPENHO EMPRESARIAL EM SETORES CONCENTRADOS: UM ESTUDO COMPARATIVO NAS SALINAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. Revista de administração da UFSM , v. 11, p. 637-656, 2018.
-
BIZARRIA, FABIANA PINTO DE ALMEIDA ; TASSIGNY, MÔNICA MOTA ; FROTA, ANTÔNIO JACKSON ALCÂNTARA ; MOURA, HEBER JOSÉ DE ; BEZERRA, ALEX BIZARRIA . Sucesso na Carreira na perspectiva de Universitários. REVISTA ELETRÔNICA GESTÃO E SERVIÇOS , v. 9, p. 2164-2189, 2018.
-
ROCHA, ANA FÁTIMA BRAGA ; ARAÚJO, MARIA ALIX LEITE ; CAVALCANTE, ELANI GRAÇA FERREIRA ; MOURA, HEBER JOSÉ DE ; Silva, A P A ; GALVÃO, MARLI TERESINHA GIMENIZ . SOROLOGIA POSITIVA PARA O HIV: ESTUDO EPIDEMIOLÓGICO DE SÉRIE HISTÓRICA. Revista de Enfermagem UFPE on line , v. 1, p. 173-178, 2017.
-
SANTOS, ALEXANDRE RODRIGUES ; MOURA, HEBER JOSÉ DE . O Orçamento e o Desempenho nas Universidades Federais entre 2005 a 2014. Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho) , v. 14, p. 3-27, 2017.
-
RODRIGUES, SANTIAGO VALCACER ; MOURA, HEBER JOS? DE ; SANTOS, DAVID FERREIRA LOPES ; SOBREIRO, VINICIUS AMORIM . Capital structure management differences in Latin American and US firms after 2008 crisis. Journal of Economics, Finance and Administrative Science , v. 22, p. 51-74, 2017.
-
Moura, H. J ; CARMONA, C. U. M. . Data Loss Risk : A Multivariate Statistical Methodology Proposal. Archives of Business Research , v. 5, p. 171-178, 2017.
-
SANTOS, A. R. ; BARBOSA, F. L. S. ; MARTINS, D. F. V. ; Moura, H. J . Orçamento, Indicadores e Gestão de Desempenho das Universidades Federais Brasileiras. ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E GESTÃO SOCIAL , v. 9, p. 276-285, 2017.
-
MOURA, H. J. ; CARMONA, C. U. M. . PREVENTING INAPPROPRIATE ACCESS TO INFORMATION: Application Based on Statistical Analysis. Economics and Finance Review , v. 4, p. 8-16, 2016.
-
BARBOSA, F. L. S. ; BIZARRIA, F. P. A. ; SANTOS, A. R. ; MOURA, H. J. ; MOURA, E. A. . A DINÂMICA PRAZER-SOFRIMENTO EM TRABALHADORES DE UMA CLÍNICA RADIOLÓGICA. Perspectivas Contemporâneas , v. 11, p. 160-178, 2016.
-
KARBAGE, SARA A.L. ; SANTOS, ZÉLIA M.S.A. ; FROTA, MIRNA A. ; DE MOURA, HEBER J. ; VASCONCELOS, CAMILA T.M. ; NETO, JOSÉ ANANIAS VASCONCELOS ; BEZERRA, LEONARDO R.P.S. . Quality of life of Brazilian women with urinary incontinence and the impact on their sexual function. European Journal of Obstetrics, Gynecology, and Reproductive Biology , v. 201, p. 56-60, 2016.
-
MOREIRA, Marcia Zabdiele ; OGASAVARA, M. H. ; PEREIRA, M. P. F. ; MOURA, HEBER JOSÉ DE . DETERMINANTS OF JAPANESE EXPATRIATION TO BRAZILIAN SUBSIDIARIES AT THE BEGINNING OF THE 21ST CENTURY. REBRAE. Revista Brasileira de Estratégia (Impresso) , v. 8, p. 85-99, 2015.
-
RODRIGUES, S. V. ; GARCIA, E. A. O. ; XIMENES, P. K. M. ; MOURA, H. J. . USO DAS INFORMAÇÕES FINANCEIRAS PARA O GERENCIAMENTO DE TÍTULOS DE RENDA VARIÁVEL: PERFIL DOS ANALISTAS DE INVESTIMENTO. Holos (Natal. Online) , v. 3, p. 354, 2015.
-
QUEZADO, I. ; COSTA, J. S. ; CAVALCANTE, M. G. ; MOURA, HEBER JOSÉ DE . GENDER AND PERCEPTION OF CROWDING IN SOCCER STADIUM.. Business Management Review (BMR) , v. 5, p. 425-438, 2015.
-
ARAÚJO, MARIA ALIX LEITE ; ROCHA, ANA FÁTIMA BRAGA ; CAVALCANTE, ELANI GRAÇA FERREIRA ; MOURA, HEBER JOSÉ DE ; GALVÃO, MARLI TERESINHA GIMENIZ ; LOPES, ANA CRISTINA MARTINS UCHOA . Doenças sexualmente transmissíveis atendidas em unidade primária de saúde no Nordeste do Brasil. Cadernos Saúde Coletiva , v. 23, p. 347-353, 2015.
-
DINIZ, G. M. ; MACHADO, D. Q. ; MOURA, H. J. . Políticas públicas de combate ao analfabetismo no Brasil: uma investigação sobre a atuação do Programa Brasil Alfabetizado em municípios do Ceará. Revista de Administração Pública (Impresso) , v. 48, p. 641-666, 2014.
-
SILVA, DENISE MAIA ALVES DA ; ARAÚJO, MARIA ALIX LEITE ; SILVA, RAIMUNDA MAGALHÃES DA ; ANDRADE, ROUMAYNE FERNANDES VIEIRA ; MOURA, HEBER JOSÉ DE ; ESTEVES, ANA BEATRIZ BARBOSA . Knowledge of healthcare professionals regarding the vertical transmission of syphilis in Fortaleza -CE, Brazil. Texto & Contexto Enfermagem (UFSC. Impresso) , v. 23, p. 278-285, 2014.
-
ARAUJO, MARIA ALIX LEITE ; BARROS, VALÉRIA LIMA DE ; MOURA, HEBER JOSÉ DE ; ROCHA, ANA FÁTIMA BRAGA ; GUANABARA, MARILENE ALVES OLIVEIRA . Prevenção da sífilis congênita em Fortaleza, Ceará: uma avaliação de estrutura e processo. Cadernos Saúde Coletiva (UFRJ) , v. 22, p. 300-306, 2014.
-
ARAÚJO, MARIA ALIX ; DE FREITAS, SILVIO CARLOS ; DE MOURA, HEBER JOSÉ ; GONDIM, ANA PAULA ; DA SILVA, RAIMUNDA MAGALHÃES . Prevalence and factors associated with syphilis in parturient women in Northeast, Brazil. BMC Public Health (Online) , v. 13, p. 206, 2013.
-
Márcio de Oliveira Mota ; Cláudio André Gondim Nogueira ; Felipe Cavalcante de Almeida ; Paulo Giovanni Nogueira de Lima ; MOURA, H. J. . UMA ANÁLISE DOS SERVIÇOS DE TELEFONIAMÓVEL NO BRASIL : UMA PROPOSTA DE MODELO EMPÍRICO. REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre. Online) , v. 18, p. 747-778, 2012.
-
CAVALCANTE, E. G. ; ARAUJO, M. A. ; GALVAO, M. T. ; MOURA, H. J. ; GONDIM, A. P. ; SILVA, R. M. . Sexually transmitted infections associated syndromes assisted in the primary health care in Northeast, Brazil. BMC Public Health (Online) , v. 1, p. 595-605, 2012.
-
NOGUEIRA,Cláudio André Gondim ; Márcio de Oliveira Mota ; Felipe Cavalcante de Almeida ; Paulo Giovanni Nogueira de Lima ; MOURA, H. J. . Uma análise avaliativa e comportamental dos consumidores do setor de telefonia móvel antes e depois da portabilidade numérica. Base (UNISINOS) , v. 9, p. 340-356, 2012.
-
BARBOSA,M.V ; QUEZADO, I. ; ARRUDA, Danielle Miranda de Oliveira ; MOURA, H. J. . O Aroma de Chocolate como Estímulo de Aproximação e Afastamento do Consumidor no Ambiente de Varejo Alimentício. Revista Gestão Contemporânea , v. 9, p. 181-205, 2012.
-
FONTENELE,R.E.S ; MOURA, H. J. ; SILVA, Áurio, L,L. . Capital humano, empreendedorismo e desenvolvimento: evidências. RAM. Revista de Administração Mackenzie (Online) , v. 12, p. 182-208, 2011.
-
RODRIGUES, S. V. ; MOURA, H. J. ; SANTOS, D. F. L. . O RELACIONAMENTO ENTRE O CICLO FINANCEIRO E A ESTRUTURA DE CAPITAL DAS EMPRESAS SUSTENTÁVEIS DO ISE DA BM&FBOVESPA. Ciências Sociais Aplicadas em Revista (Cascavel. Impresso) , v. 11, p. 153-169, 2011.
-
VERDE, Augusto Lima ; ARRUDA, Danielle Miranda de Oliveira ; MOURA, H. J. . LAS EMOCIONES NEGATIVAS INFLUYEN POSITIVAMENTE EN LA SATISFACCIÓN?.. Estudios y Perspectivas en Turismo , v. 19, p. 607-655, 2010.
-
HOLANDA JUNIOR, Ari ; MOURA, H. J. . A inadimplência nas instituições de ensino superior privadas: causas financeiras ou sociais?. FLF.EDU , v. 6, p. 49-77, 2009.
-
Fernandes, Dimas Tadeu Madeira ; PONTE, V. M. R. ; MOURA, H. J. ; De Luca, Márcia Martins Mendes ; Oliveira, M C . Os impactos da Resolução 2682 e dos programas de reestruturação do Sistema Financeiro Nacional no nível de providionamento da carteira de crédito do setor bancário. Revista Contabilidade & Financas , v. 19, p. 44-55, 2008.
-
PONTE, V. M. R. ; Oliveira, M C ; MOURA, H. J. ; Carmo, R C A . Análise das práticas de evidenciação de informações obrigatórias, não-obrigatórias e avançadas nas demonstrações contábeis das sociedades anônimas no Brasil : um estudo comparativo dos exercícios de 2002 e 2005. Revista Contabilidade & Financas , v. 18, p. 50-62, 2007.
-
MOURA, H. J. . Avaliando o Credit rating de Agências Classificadoras Externas. Base (UNISINOS) , Unisinos RS, v. 09/12, p. 221-228, 2006.
-
MOURA, H. J. . Uma alternativa para a medição do custo de capital em empresas brasileiras. Gestão e Regionalidade , v. 22, p. 7-17, 2006.
-
CARLOS, Maria da Graça de Oliveira ; MOURA, H. J. . Alavancagem financeira versus adição de valor : o caso da Embraer. Revista Anima , v. 9, p. 9-26, 2006.
-
MOURA, H. J. . Uma metodologia de avaliação de médias empresas nordestinas do setor têxtil. Revista Econômica do Nordeste , Fortaleza, v. 34, p. 254-275, 2003.
-
MOURA, H. J. ; MATOS, Diana Macedo . Proposta de um modelo para determinação do custo de capital baseado em análise hierárquica. RAC. Revista de Administração Contemporânea , Curitiba, v. 7, n.4, p. 119-139, 2003.
-
Correia Neto, J F ; MOURA, H. J. ; Forte, S. A. O. . Modelo prático de previsão de fluxo de caixa operacional para empresas comerciais considerando os efeitos do risco, através do método de Monte Carlo. REAd. Revista Eletrônica de Administração , Porto Alegre - RS, v. 8, n.ed 27, 2002.
-
CARLOS, Maria das Graças de Oliveira ; MOURA, H. J. . Análise correlacional e modelo de regressão : um estudo de caso aplicado a uma entidade privada de ensino superior. Revista do Centro de Ciências Administrativas (UNIFOR) , Unifor Fortaleza Ce, v. 8, p. 183-192, 2002.
-
MOURA, H. J. ; FIGUEIREDO, Sandra Maria de Aguiar . A utilização dos métodos quantitativos pela contabilidade. Revista Brasileira de Contabilidade , Brasília - DF, v. 127, n.ano XXX, p. 52-61, 2001.
-
MOURA, H. J. ; FIGUEIREDO, Sandra Maria de Aguiar . A utilização dos métodos quantitativos para otimização de receitas e racionalização de custos. Revista do Centro de Ciências Administrativas (UNIFOR) , Fortaleza - Ce, v. 6, n.ano 6, p. 30-48, 2000.
-
MOURA, H. J. . Uma Proposta para Avaliação do Risco de Crédito em Financiamentos de Longo Prazo. Revista Econômica do Nordeste , Fortaleza, v. 29, p. 47-57, 1998.
-
MOURA, H. J. . Avaliação do grau de aderência das empresas às variações macroeconômicas. Revista do Centro de Ciências Administrativas (UNIFOR) , Fortaleza - Ce, v. 5, n.5, p. 257-272, 1998.
-
MOURA, H. J. . Um processo multivariado para estabelecimento de taxas de risco em empréstimos bancários. Revista do Centro de Ciências Administrativas da Unifor, Fortaleza, v. 4, p. 38-61, 1997.
-
MOURA, H. A. ; MOURA, H. J. . Crescimento da população urbana do Nordeste. Revista Econômica do Nordeste , Fortaleza, 1972.
-
MOREIRA, A. C. B. ; SANTOS, ZÉLIA M.S.A. ; Moura, H. J . Metas para o autocuidado da pessoa com hipertensão arterial. 1. ed. Mauritius: Novas edições acadêmicas, 2018. v. 1. 114p .
-
MOURA, HEBER JOSÉ DE . Aprendendo Finanças Através de uma Empresa Virtual. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2014. v. 1. 120p .
-
Minori, Americo Matsuo ; Fernandes, Afonso Fonseca ; MOURA, HEBER JOSÉ DE . REGRESSÃO MÚLTIPLA COMO INSTRUMENTO DE EXPLICAÇÃO DO ÍNDICE DE VIOLÊNCIA NO BRASIL EM 2014. In: Elói Martins Senhoras. (Org.). Gestão de Organizações Públicas, Privadas e da Sociedade Civil. 000ed.São Paulo: Atena Editora, 2020, v. , p. 67-78.
-
MOURA, HEBER JOSÉ DE . Utilização de um laboratório de gestão financeira como instrumento auxiliar para o ensino das finanças empresariais. In: Clara Bugarim ; Mônica Tassigny. (Org.). Coletânea didática no ensino superior 1 : didática e casos de ensino. 1ed.Fortaleza: Universidade de Fortaleza, 2014, v. 1, p. 185-199.
-
FORTE, Sérgio Henrique A Cavalcante ; MOREIRA, Marcia Zabdiele ; MOURA, H. J. . A internacionalização das exportadoras do setor calçadista brasileiro. In: Moacir de Miranda Oliveira Junior. (Org.). multinacionais brasileiras : internacionalização, inovação e estratégia global. 1ed.Porto Alegre: Bookman, 2010, v. 1, p. 151-171.
-
PONTE, V. M. R. ; Oliveira, M C ; MOURA, H. J. ; BARBOSA, J. V. . Análise das Metodologias e Técnicas de Pesquisas Adotadas nos Estudos Brasileiros sobre Balanced Scorecard: um estudo dos artigos publicados no período de 1999 a 2006. In: Jorge Lopes, José Francisco, Marcleide Pederneiras. (Org.). Educação Contábil: tópicos de ensino e pesquisa. São Paulo: Atlas, 2008, v. , p. -.
-
CARLOS, Maria da Graça de Oliveira ; MOURA, H. J. . Estratégia e estrutura financeira : estudo na Embraer. In: Cícero Humberto Henrique Matos. (Org.). Administração em debate no mundo globalizado. Fortaleza: Premius Editora, 2007, v. 1, p. 103-128.
-
MOURA, H. J. . Medindo o valor da gestão em empresas culturais. In: Cláudia Leitão. (Org.). Gestão Cultural - Significados e Dilemas na Contemporaneidade. 1ed.Fortaleza: Banco do Nordeste do Brasil SA, 2003, v. 1, p. 137-164.
-
RODRIGUES, M. C. L. C. ; MOURA, HEBER JOSÉ DE ; Carvalho N R S . EDUINBLOCKS: Protótipo de plataforma blockchain orientada para gestão educacional. In: XXIII SEMEAD - Seminários em Administração, 2020, São Paulo. Anais do XXIII SEMEAD - Seminários em Administração. São Paulo: USP.
-
SANTOS JUNIOR, E. F. ; MOURA, HEBER JOSÉ DE ; CASTELO, José Sarto Freire . Em que medida o propagandista vendedor é capaz de influenciar prescrições médicas. In: 12 th Latin American Retail and Consumption Conference, 2019, São Paulo. Anais do 12 th Latin American Retail and Consumption Conference. São Paulo: EAESP FGV, 2019.
-
VASCONCELOS, F. F. ; MOURA, HEBER JOSÉ DE ; BRASILEIRO, P. F. P. ; FARIAS, F. E. S. . Avaliação da gestão de risco no poder judiciário do estado do Ceará com base nos parâmetros do Risk Management Integrated framework (COSO-ERM). In: Seminários de Administração, 2019, São Paulo. Anais do Semead 2019. São Paulo: Editora Semead 2019, 2019.
-
Moura, H. J ; BOMILCAR, J. P. ; DIAS, S. V. . Gestão de riscos nas instituições de ensino superior da adminitração pública : um estudo de caso do IFCE. In: XIX Encontro de Pós graduação e Pesquisa da UNIFOR, 2019, Fortaleza. Anais do CARACTERÍSTICAS COMPORTAMENTAIS EMPREENDEDORAS DO ESTUDANTE DE ADMINISTRAÇÃO E DIREITO: INVESTIGAÇÃO EM UMA IES DA REGIÃO DO CARIRI. Fortaleza: Universidade de Fortaleza, 2019.
-
TEIXEIRA, C. J. ; CASTRO, J. L. C. ; CAETANO, T. M. ; Moura, H. J . Ferramenta para mensuração de resultados em ambiente de incerteza. In: XIX Encontro de pós graduação e pesquisa da Unifor, 2019, Fortaleza. Anais do XIX Encontro de pós graduação e pesquisa da Unifor. Fortaleza: Universidade de Fortaleza, 2019.
-
BRAGA, L. A. ; RODRIGUES, R. C. ; Moura, H. J . Planejamento e risco na auditoria interna das universidades federais brasileiras. In: XIX Encontro de pós graduação e pesquisa da Unifor, 2019, Fortaleza. Anais do XIX Encontro de pós graduação e pesquisa da Unifor. Fortaleza: Universidade de Fortaleza, 2019.
-
MINORI, A. M. ; FERNANDES, A. F. ; Moura, H. J . Regressão múltipla como instrumento como instrumento de explicação do índice de violência no Brasil em 2014. In: CONAD 2019, 2019, Goiânia. Anais do CONAD 2019. Goiãnia: Associação Goiana de administração, 2019.
-
QUEZADO, I. ; Moura, H. J . Revisão Crítica da Abordagem Teórica da Percepção de Crowding em Ambientes de Consumo.. In: VIII Encontro de Marketing da ANPAD - EMA, 2018, Porto Alegre. Anais do VIII EMA, 2018. São Paulo: Anpad, 2018.
-
QUEZADO, I. ; FUENTES, V. L. P. ; Moura, H. J . Representação social da percepção de aglomeração no ambiente de consumo. In: XXI Semead, 2018, São Paulo. Anais do XXI Semead. São Paulo: USP Semead, 2018.
-
SANTOS JUNIOR, E. F. ; Moura, H. J . Marketing de relacionamento e prescrição médica : um estudo no Estado do Piauí. In: XXI Semead, 2018, São Paulo. Anais do XXI Semead. São Paulo: USP Semead, 2018.
-
VALDEVINO, R. Q. S. ; ALENCAR, J. A. ; Moura, H. J . Corretoras de seguros de automóveis : um estudo sobre a análise de risco no mercado cearense. In: XVIII Encontro de pós graduação e pesquisa, 2018, Fortaleza. XVIII Encontro de pós graduação e pesquisa. Fortaleza: Universidade de Fortaleza, 2018.
-
CARLOS, Maria da Graça de Oliveira ; Moura, H. J ; INOCENCIO, F. C. ; MORAIS, D. O. C. . Relação entre Desempenho Social (CSP) e Desempenho Financeiro (CFP): Estudo em Painel com Moderadores. In: XLI Encontro da ANPAD - EnANPAD 2017, 2017, São Paulo. Anais do XLI Encontro da ANPAD - EnANPAD 2017. São Paulo: Anpad, 2017.
-
Moura, H. J ; CARMONA, C. U. M. . Data Loss Risk : A Multivariate Statistical Methodology Proposal. In: XX SEMEAD Seminários em Administração, 2017, São Paulo. Anais do XX Semead. São Paulo: PPGA FEA USP, 2017.
-
SANTOS, A. R. ; MARTINS, D. F. V. ; BARBOSA, F. L. S. ; Moura, H. J ; MOURA, E. A. . Um estudo longitudinal sobre a relação entre planejamento estratégico e desempenho nas universidades federais do nordeste. In: XX Semead Seminários em Administração, 2017, São Paulo. Anais do XX Semead. São Paulo: USP Universidade de São Paulo, 2017.
-
CARLOS, Maria da Graça de Oliveira ; MOURA, HEBER JOSÉ DE ; MORAIS, D. O. C. . Disclosure socioambiental e desempenho financeiro : estudo longitudinal em companhias listadas na BM&F Bovespa de 2008 a 2015. In: XIX Engema - Encontro internacional sobre gestão empresarial e meio ambiente, 2017, São Paulo. Anais do XIX Engema. São Paulo: Engema, 2017.
-
CAVALCANTE, F. B. F. ; LIMA, I. V. ; SANTOS, M. H. S. ; Moura, H. J . Renda disponível e classes sociais : um estudo sobre o comportamento de compra em nível mundial. In: XVII Encontro de Pós graduação e pesquisa, 2017, Fortaleza. Anais do XVII Encontro de Pós graduação e pesquisa. FORTALEZA: Universidade de Fortaleza, 2017.
-
RODRIGUES, A. P. S. ; LIMA, F. A. ; SOUZA, R. G. ; TRAJANO, S. S. ; MOURA, HEBER JOSÉ DE . Posicionamento do brasil frente ao Mercosul : uma análise do consumo de produtos pediátricos e de controle de peso e bem estar. In: XVII Encontro de Pós graduação e pesquisa, 2017, FORTALEZA. Anais do XVII Encontro de Pós graduação e pesquisa. FORTALEZA: Universidade de Fortaleza, 2017.
-
MARQUES, A. A. V. ; SPADA, E. ; SILVEIRA, L. E. M. ; COSTA, N. B. ; Moura, H. J . Posicionamento do Brasil em relação aos países do Mercosul para os mercados de produtos pediátricos e fitoterápicos. In: XVII Encontro de Pós graduação e pesquisa, 2017, Fortaleza. Anais do XVII Encontro de Pós graduação e pesquisa. FORTALEZA: Universidade de Fortaleza, 2017.
-
CASTELO, A. F. M. ; PINHO, V. S. ; SILVEIRA, F. C. N. ; Moura, H. J . A corrupção e seus efeitos deletérios. In: XVII Encontro de Pós graduação e pesquisa, 2017, FORTALEZA. Anais do XVII Encontro de Pós graduação e pesquisa. FORTALEZA: Universidade de Fortaleza, 2017.
-
SANTOS, A. L. G. ; ROCHA, ANA FÁTIMA BRAGA ; BARROS, V. L. ; Moura, H. J ; ARAÚJO, MARIA ALIX . Perfil epidemiológico de pessoas com resultado reagente para HIV em um centro de testagem e aconselhamento. In: XVII Encontro de Pós graduação e pesquisa, 2017, FORTALEZA. Anais do XVII Encontro de Pós graduação e pesquisa. FORTALEZA: Universidade de Fortaleza, 2017.
-
MOURA, H. J. ; ARAUJO, M. A. ; BARROS, V. L. ; GUANABARA, M. A. . Potencial das unidades primárias de saúde para o atendimento de gestantes com sífilis em Fortaleza - Ceará. In: XL Encontro da ANPAD - Enanpad 2016, 2016, Salvador. Anais do XL Enanpad 2016. Rio de Janeiro: Anpad, 2016.
-
SANTOS, A. R. ; MOURA, H. J. . A Relação entre o Orçamento e o Desempenho nas Universidades Federais do Nordeste no período de 2005 a 2014. In: XIX SEMEAD, 2016, SAO PAULO. Anais do XIX SEMEAD. SAO PAULO: USP, 2016.
-
MOURA, H. J. ; SABADIA, L. Q. ; NUNES, P. S. ; LEAL, S. M. N. . Avaliação do nível de ansiedade e depressão nos estudantes de graduação e mestrado em administração.. In: XVI Encontro de pós Graduação e Pesquisa da Unifor, 2016, Fortaleza. Anais do XVI Encontro de pós Graduação e Pesquisa da Unifor. Fortaleza: Universidade de Fortaleza, 2016.
-
ALVES, M. F. ; NASCIMENTO, C. M. ; OLIVEIRA, S. F. ; SILVEIRA, F. C. N. ; LIMA, D. S. P. ; MOURA, H. J. . CARACTERÍSTICAS COMPORTAMENTAIS EMPREENDEDORAS DO ESTUDANTE DE ADMINISTRAÇÃO E DIREITO: INVESTIGAÇÃO EM UMA IES DA REGIÃO DO CARIRI. In: XVI Encontro de pós-graduação e pesquisa da Unifor, 2016, Fortaleza. Anais do XVI Encontro de pós-graduação e pesquisa da Unifor. Fortaleza: Universidade de Fortaleza, 2016.
-
SUCUPIRA, A. L. A. ; MELO FILHO, J. R. M. T. ; BEZERRA, M. E. G. ; MOURA, H. J. . Evolução dos regimes de trabalho e mobilidade nos primeiros anos de docência no ensino superior. In: XVI Encontro de Pós-graduação e pesquisa da Unifor, 2016, Fortaleza. Anais do XVI Encontro de Pós-graduação e pesquisa da Unifor. Fortaleza: Universidade de Fortaleza, 2016.
-
LIMA JUNIOR, C. G. ; FERREIRA, V. H. F. A. ; MOURA, H. J. . Fatores emocionais influentes na aquisição de imóveis. In: XVI Encontro de Pós-graduação e pesquisa da Unifor, 2016, Fortaleza. Anais do XVI Encontro de Pós-graduação e pesquisa da Unifor. fortaleza: universidade de Fortaleza, 2016.
-
MOTA, J. M. B. ; MONTEIRO, M. S. ; PASCOAL, M. N. O. ; MOURA, H. J. . Indicadores sociais dos municípios cearenses de 1991 a 2010: a vida melhorou?. In: XVI Encontro de Pós graduação e pesquisa da Unifor, 2016, Fortaleza. Anais do XVI Encontro de Pós graduação e pesquisa da Unifor. Fortaleza: Universidade de Fortaleza, 2016.
-
BARBOSA, C. ; MOURA, H. J. ; MOREIRA, Marcos André Porto . O PERFIL SOCIAL E ECONÔMICO DOS DISCENTES DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA. In: XVI Encontro de pós-graduação e pesquisa da Unifor, 2016, Fortaleza. Anais do O PERFIL SOCIAL E ECONÔMICO DOS DISCENTES DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA. Fortaleza: Universidade de Fortaleza, 2016.
-
MOURA, H. J. ; LIMA, D. S. P. ; CUNHA, L. E. M. ; SILVA, F. R. S. . QUALIDADE DO SERVIÇO PÚBLICO PREVIDENCIÁRIO NA CIDADE DE FORTALEZA.. In: XVI Encontro de pós graduação e pesquisa da Unifor, 2016, Fortaleza. Anais do XVI Encontro de pós graduação e pesquisa da Unifor. Fortaleza: universidade de fortaleza, 2016.
-
MOURA, H. J. ; LIMA, D. S. P. ; CUNHA, L. E. M. ; SILVA, F. R. S. . Qualidade do Serviço Público Previdenciário nas Agências da Cidade de Fortaleza: Existe correlação entre a avaliação do serviço prestado e a renda do público atendido?. In: XVI Encontro de pós graduação e pesquisa da Unifor, 2016, Fortaleza. Anais do XVI Encontro de pós graduação e pesquisa da Unifor. Fortaleza: Universidade de Fortaleza, 2016.
-
SOUZA, A. L. ; SILVA JUNIOR, J. C. L. ; EVERDOSA, P. ; MOURA, H. J. . UM ESTUDO QUANTITATIVO DA PERCEPÇÃO DO ALUNO SOBRE A DISPARIDADE ENTRE TEORIA DA GESTÃO E A PRÁTICA DE MERCADO. In: XVI Encontro de pós graduação e pesquisa da Unifor, 2016, Fortaleza. Anais do XVI Encontro de pós graduação e pesquisa da Unifor. Fortaleza: Universidade de Fortaleza, 2016.
-
SILVA NETO, O. L. ; SILVEIRA, F. C. N. ; MOURA, H. J. . UMA ANÁLISE DA RELAÇÃO DAS EXTINÇÕES EMPRESARIAS FRENTE AOS CENÁRIOS DE CRISES ECONÔMICAS NO BRASIL.. In: XVI Encontro de pós graduação e pesquisa da Unifor, 2016, Fortaleza. Anais do XVI Encontro de pós graduação e pesquisa da Unifor. Fortaleza: Universidade de Fortaleza, 2016.
-
SANTOS, A. R. ; BARBOSA, F. L. S. ; MARTINS, D. F. V. ; MOURA, H. J. . A GESTÃO DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DE DESEMPENHO.. In: ENANPAD 2015, 2015, Belho Horizonte. Anais do ENANPAD 2015. SÃO PAULO: ANPAD, 2015.
-
BARBOSA, F. L. S. ; BIZARRIA, F. P. A. ; SANTOS, A. R. ; MOURA, HEBER JOSÉ DE ; MOURA, E. A. . A DINÂMICA PRAZER-SOFRIMENTO EM TRABALHADORES DE UMA CLÍNICA RADIOLÓGICA. In: XVIII Semead, 2015, São Paulo. Anais do XVIII Semead. São Paulo: FEA / USP, 2015.
-
BARBOSA, F. L. S. ; BIZARRIA, F. P. A. ; SANTOS, A. R. ; MOURA, H. J. ; MOURA, E. A. . A dinâmica prazer-sofrimento em trabalhadores de uma clínica radiológica. In: XV Encontro de Pós graduação e Pesquisa, 2015, Fortaleza. Anais do XV Encontro de Pós graduação e Pesquisa - mundo Unifor. Fortaleza: Universidade de Fortaleza - Unifor, 2015. v. 1.
-
STUDART, L. B. A. ; MEDEIROS, H. S. ; LIMA, F. S. ; MOURA, H. J. . A influência das mídias sociais na intenção de compra por produtos ecologicamente corretos. In: XV Encontro de Pós graduação e Pesquisa - Mundo Unifor, 2015, Fortaleza. Anais do XV Encontro de Pós graduação e Pesquisa - Mundo Unifor. Fortaleza: Universidade de Fortaleza - UNIFOR, 2015. v. 1.
-
VASCONCELOS, D. C. ; SOUZA, M. G. ; FERNANDES, P. S. ; MOURA, H. J. . A relação entre a logística reversa e o green supply chain management. In: XV Encontro de Pós graduação e Pesquisa Mundo Unifor, 2015, Fortaleza. Anais do XV Encontro de Pós graduação e Pesquisa. Fortaleza: Universidade de Fortaleza, 2015. v. 1.
-
CAMELO, L. S. ; FACANHA, C. M. H. L. ; MATOS, C. L. B. E. ; MOURA, H. J. . Avaliação do sesempenho: existe correlação entre avaliação de desempenho individual e indicadores de produtividade organizacionais ?. In: XV Encontro de Pós graduação e Pesquisa, 2015, Fortaleza. Anais do XV Encontro de Pós graduação e Pesquisa. Fortaleza: Universidade de Fortaleza, 2015. v. 1.
-
MOURA, H. J. ; DINIZ, J. M. A. ; MESQUITA, N. L. ; GOMES FILHO, N. V. N. ; LODI, S. . Evasão escolar em uma instituição de ensino superior privada em Fortaleza. In: XV Encontro de Pós graduação e Pesquisa, 2015, Fortaleza. Anais do XV Encontro de Pós graduação e Pesquisa. FORTALEZA: Universidade de Fortaleza, 2015. v. 1.
-
ALBUQUERQUE, J. R. F. ; DIOGENES, A. P. ; SOUZA, L. ; MOURA, H. J. . Fóruns interativos on line de educação à distância : perspectivas para o desempenho acadêmico do aluno. In: XV Encontro de Pós graduação e Pesquisa, 2015, Fortaleza. Anais do XV Encontro de Pós graduação e Pesquisa. FORTALEZA: Universidade de Fortaleza, 2015. v. 1.
-
MONTENEGRO, R. ; SOUSA, E. ; MOURA, H. J. ; GOMES, Danielle Miranda de Oliveira Arruda . O sentimento de inveja suscitado no consumo de produtos turísticos por meio do Instagram. In: XV Encontro de Pós graduação e Pesquisa, 2015, Fortaleza. Anais do XV Encontro de Pós graduação e Pesquisa. FORTALEZA: Universidade de Fortaleza, 2015. v. 1.
-
QUEZADO, I. ; COSTA, J. S. ; CAVALCANTE, M. G. ; MOURA, H. J. ; GOUVEIA, M. A. O. . percepção de crowding em estádio de futebol : há diferença entre gêneros ?. In: XV Encontro de Pós graduação e Pesquisa, 2015, Fortaleza. Anais do XV Encontro de Pós graduação e Pesquisa. FORTALEZA: Universidade de Fortaleza, 2015. v. 1.
-
RECHENE, S. T. ; SANTOS JUNIOR, E. F. ; MOURA, H. J. . Qualidade de vida no trabalho dos colaboradores da iniciativa privada na cidade de Teresina. In: XV Encontro de Pós graduação e Pesquisa, 2015, Fortaleza. Anais do XV Encontro de Pós graduação e Pesquisa. Fortaleza: Universidade de Fortaleza, 2015. v. 1.
-
ALBUQUERQUE, M. C. C. A. ; MOURA, H. J. . A hierarquização do risco operacional em empresas norte-americanas : caso da violação de dados. In: XXI Encontro de iniciação à pesquisa, 2015, Fortaleza. Anais do XXI Encontro de iniciação à pesquisa. Fortaleza: Universidade de Fortaleza, 2015. v. 1.
-
VALDEVINO, R. Q. S. ; MOURA, H. J. ; CARDOSO, M. L. . Desempenho operacional em setores concentrados : um estudo de comparativo nas salinas do estado do Rio Grande do Norte. In: 4 Forum Internacional Ecoinovar, 2015, Santa maria - RS. anais do 4 Forum Internacional Ecoinovar. Santa Maria / RS: UFSM, 2015.
-
GARCIA, E. A. O. ; ALMEIDA, S. ; MOURA, H. J. . MODELO DE DETERMINAÇÃO DO COEFICIENTE DE MARK-UP PARA AS EMPRESAS COM VARIÁVEIS UTILIZADAS NA FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA INCIDENTES SOBRE A RECEITA E SOBRE O LUCRO. In: XXIV Jornada Luso Espanhola de Gestão Científica, 2014, Leiria. Anais da XXIV Jornada Luso Espanhola de Gestão Científica. Leiria: Escola Superior de Tecnologia e Gestão, 2014.
-
MOURA, H. J. ; ARAÚJO, MARIA ALIX ; BARROS, V. L. ; MATOS, F. R. N. ; GUANABARA, M. A. . Condiciones de funcionameiento de las unidades de aténcion primaria de salud en una ciudad en el noreste de Brasil para el control de la sifilis congénita. In: Global conference on business and finance (GCBF), 2014, San Jose / Costa Rica. Global Conference on Business and Finance Proceedings. San Jose / Costa Rica: The Institute for Business and finance research, 2014. v. 9. p. 701-705.
-
Silva, A S L ; RABELO NETO, A. ; ABREU, C. B. ; SOUSA, J. L. R. ; MOURA, H. J. ; LIMA JUNIOR, R. B. . A usabilidade como capacidade inovativa em EAD : um estudo em uma instituição particular de ensino superior. In: XXXVIII Encontro da ANPAD - EnANPAD 2014, 2014, Rio de Janeiro. Anais do XXXVIII Enanpad - CD. Rio de Janeiro: XXXVIII Encontro da ANPAD - EnANPAD 2014, 2014.
-
RODRIGUES, S. V. ; GARCIA, E. A. O. ; XIMENES, P. K. M. ; MOURA, HEBER JOSÉ DE . Uso das Informações Financeiras para o Gerenciamento de Títulos de Renda Variável: Perfil dos analistas de investimento. In: XVII SemeAd - Seminários em Administração FEA-USP,, 2014, São Paulo. Anais do XVII SemeAd - Seminários em Administração FEA-USP,. São Paulo: FEA - USP, 2014. v. 1.
-
CAVALCANTE, M. G. ; MOURA, HEBER JOSÉ DE . 'DETERMINAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS QUE CONTRIBUEM PARA A FORMAÇÃO DO VALOR DE APARTAMENTOS EM FORTALEZA. In: XIV Encontro de pós graduação e pesquisa da Unifor, 2014, Fortaleza. Anais do XIV Encontro de pós graduação e pesquisa da Unifor. Fortaleza: Unifor, 2014.
-
MARTINS, D. F. V. ; SANTOS, A. R. ; MOURA, HEBER JOSÉ DE . Análise de desempenho do setor TV por assinatura nas capitais do Nordeste : uma avaliação comparativa dos resultados. In: XIV Encontro de pós graduação e pesquisa da Unifor, 2014, Fortaleza. Anais do XIV Encontro de pós graduação e pesquisa da Unifor. Fortaleza: Unifor, 2014.
-
BIZARRIA, F. P. A. ; BARBOSA, F. L. S. ; RABELO NETO, A. ; MOREIRA, R. N. ; MOURA, HEBER JOSÉ DE . Percepção de satisfação em ambiente laboral : análise em um hospital público de Campo Maior - PI. In: XIV Encontro de pós graduação e pesquisa da Unifor, 2014, Fortaleza. Anais do XIV Encontro de pós graduação e pesquisa da Unifor. Fortaleza: Unifor, 2014.
-
LUNA, R. A. ; RODRIGUES, S. V. ; MOURA, HEBER JOSÉ DE . Análise da evolução dos medicamentos genéricos em relação aos de marca, no período de 2004 a 2013. In: XIV Encontro de pós graduação e pesquisa da Unifor, 2014, Fortaleza. Anais do XIV Encontro de pós graduação e pesquisa da Unifor. Fortaleza: Unifor, 2014.
-
QUEZADO, I. ; MOREIRA, Marcos André Porto ; COSTA, J. S. ; MATOS, F. R. N. ; MOURA, HEBER JOSÉ DE . Como aglomerações influenciam emoções e satisfação de compra ? Um estudo cross-cultural Brasil x Canadá. In: XIV Encontro de pós graduação e pesquisa da Unifor, 2014, Fortaleza. Anais do XIV Encontro de pós graduação e pesquisa da Unifor. Fortaleza: Unifor, 2014.
-
SOUSA, J. L. R. ; BESSA, F. R. F. ; MOURA, HEBER JOSÉ DE . O desempenho dos discentes das escolas de ensino médio : uma proposta pedagógica ou adoção de estratégia de mercado ?. In: XIV Encontro de pós graduação e pesquisa da Unifor, 2014, Fortaleza. Anais do XIV Encontro de pós graduação e pesquisa da Unifor. Fortaleza: Unifor, 2014.
-
LOURENCO, M. S. M. ; SOUSA, J. ; FORTES, V. C. ; MOURA, HEBER JOSÉ DE ; SENA, A. M. C. . Perfil competitivo do setor de TV por assinatura em São Paulo : uma aplicação da teoria dos jogos não cooperativos. In: XIV Encontro de pós graduação e pesquisa da Unifor, 2014, Fortaleza. Anais do XIV Encontro de pós graduação e pesquisa da Unifor. Fortaleza: Unifor, 2014.
-
CARLOS, Maria das Graças de Oliveira ; VASCONCELOS, A. I. T. ; MOURA, H. J. ; CABRAL, J. E. O. ; MORAIS, D. O. C. . Agrupamento de Empresas Inovativas Segundo a Motivação, Atributos e Barreiras à Inovação. In: XXXVII Encontro da ANPAD - EnANPAD 2013, 2013, Rio de Janeiro. Anais do XXXVII Encontro da ANPAD - EnANPAD 2013. Rio de Janeiro: Enanpad, 2013.
-
LINS, L. C. ; ARAUJO, E. S. S. ; MOURA, H. J. ; CUNHA, L. G. P. . Análise das avaliações dos programas de pós-graduação em saúde coletiva por regiões brasileiras. In: Mundo Unifor 2013 - Encontros científicos, 2013, Fortaleza. mundo Unifor - Encontros Científicos 2013. Fortaleza: Universidade de Fortaleza, 2013.
-
LINS, L. C. ; ARAUJO, E. S. S. ; CUNHA, L. G. P. ; MOURA, HEBER JOSÉ DE . Análise das avaliações dos programas de Pós graduação em saúde coletiva por regiões brasileiras. In: XIII Encontro de Pós Graduação e Pesquisa da Unifor, 2013, Fortaleza. Anais do XIII Encontro de Pós Graduação e Pesquisa da Unifor. Fortaleza: Unifor, 2013.
-
NUNES, P. R. C. ; OLIVEIRA, A. G. ; MOURA, H. J. . A aplicabilidade da Escala Markor e do modelo de orientação para o mercado de Kohli e Jaworski como instrumento de gestão dos Insitutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. In: Semead - Seminários em administração FEA-USP, 2012, São Paulo. XV Semead. São Paulo: FEA / USP, 2012. v. 1.
-
OLIVEIRA, L. A. S. ; MOREIRA, Marcos André Porto ; MOURA, H. J. . Uso de metodologia ativa no processo ensino-aprendizagem em curso de pós-graduação com a utilização de um simulador empresarial aplicado na administração financeira. In: Mundo Unifor 2012, 2012, Fortaleza. Mundo Unifor - Encontros Científicos 2012. Fortaleza: Universidade de Fortaleza, 2012.
-
Cláudio André Gondim Nogueira ; Márcio de Oliveira Mota ; Felipe Cavalcante de Almeida ; Paulo Giovanni Nogueira de Lima ; MOURA, H. J. . Uma análise avaliativa e comportamental dos consumidores do setor de telefonia móvel, antes e depois da portabilidade numérica. In: XXXV Enanpad 2011, 2011, Rio de Janeiro. Anais do XXXV Enanpad 2011. Rio de Janeiro: Enanpad, 2011.
-
Márcio de Oliveira Mota ; Cláudio André Gondim Nogueira ; Felipe Cavalcante de Almeida ; Paulo Giovanni Nogueira de Lima ; MOURA, H. J. . Uma Análise dos Serviços de Telefonia Móvel no Brasil: uma proposta de modelo. In: XXXV Enanpad 2011, 2011, Rio de Janeiro. XXXV Enanpad 2011. Rio de Janeiro: Enanpad 2011, 2011.
-
MOURA, H. J. ; Cláudio André Gondim Nogueira ; Emílio Capelo Júnior ; Jomar Fonteles Borges . Proposta para determinação do perfil de profissionais de investimento por meio de funções de utilidade. In: XXXV Enanpad 2011, 2011, Rio de Janeiro. XXXV Enanpad 2011. Rio de Janeiro: Enanpad, 2011.
-
BARBOSA,M.V ; GOMES, Danielle Miranda de Oliveira Arruda ; MOURA, H. J. . Atmosfera de Loja: aproximação como resposta a estímulo em ambiente de varejo. In: SEMEAD, 2011, São Paulo. Anais do SEMEAD 2011. São Paulo: USP, 2011.
-
MOURA, H. J. . Utilização de um Laboratório de Gestão Financeira como Instrumento para o Ensino de Finanças. In: III Encontro de Práticas Docentes da UNIFOR, 2011, Fortaleza. III Encontro de Práticas Docentes da UNIFOR, 2011.
-
MOREIRA, Marcos André Porto ; MOURA, H. J. . Avaliação de um laboratório de Gestão Financeira : integrando uma metodologia de ensino ativa com um simulador empresarial. In: Encontro de Práticas Docentes, 2011, Fortaleza. Anais do III Encontro de Práticas Docentes da Unifor. Fortaleza: Universidade de Fortaleza, 2011.
-
González, N ; OLIVEIRA, Francisco Correia de ; MOURA, H. J. ; LEOCADIO, A. . Studying Twitter Phenomenon on Innovation Policies in Brazil. In: IAMOT 2010, 2010, Cairo. The 19ª International Conference on Management of Technology. Cairo: IAMOT paper # 1569265457, 2010. p. 218.
-
Fonteles ; MOURA, H. J. . Integração entre Abordagens Qualitativa e Quantitativa para a Mitigação do Risco Operacional: Estudo no Banco Central do Brasil. In: Encontro Científico de Administração - EnANPAD, 2010, Rio de Janeiro. Encontro Científico de Administração - EnANPAD, 2010.
-
FONTENELE,R.E.S ; MOURA, H. J. . Capital Humano, Empreendedorismo e Desenvolvimento Econômico: Evidências Empíricas nos Municípios do Ceará. In: Encontro Científico de Administração- EnANPAD, 2010, Rio de Janeiro. Encontro Científico de Administração- EnANPAD, 2010.
-
Viana, manuel Osório de Lima ; LIMA, Willeina Nogueira ; Rodrigues, Maria Ivoveide Vital ; MOURA, H. J. ; Araújo, Rogério César . IDS CONSTRUÇÃO DE UM ÍNDICE SINTÉTICO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA OS MUNICÍPIOS DO ESTADO DE CEARÁ ICID 2010. In: ICID 18 - Segunda Conferência Internacional: Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento em RegiÃes SemiÃridas, 2010, Fortaleza. Anais do ICID 18. Fortaleza: ICID 18, 2010. v. 1.
-
González, N ; OLIVEIRA, Francisco Correia de ; MOURA, H. J. ; Forte, S A C . UN Millennium development goals and their importance in strategic environmental policy at Sobral, Brazil. In: ISEE Conference, 2010, Oldenburg - Bremen. Advancing sustainability in a time of crisis - ISEE Conference 2010. Bremen: Universitat Bremen, 2010.
-
BARBOSA,M.V ; Carneiro ; GOMES, Danielle Miranda de Oliveira Arruda ; MOURA, H. J. . Impacto do Aroma sobre a Percepção da Qualidade no Varejo: experimento em ambiente real de loja. In: IV Encontro de Marketing da ANPAD-EMA 2010, 2010, Florianópolis / SC. IV Encontro de Marketing da ANPAD-EMA 2010, 2010.
-
Viana, manuel Osório de Lima ; Rodrigues, Maria Ivoveide Vital ; Lima, Patrícia Verônica Sales ; Araújo, Rogério César ; MOURA, H. J. . IDS - Construção de um índice sintético de desenvolvimento sustentável para os municípios do Estado do Ceará. In: Encontro Intercontinental sobre a Natureza, 2009, Fortaleza. Anais do Encontro Intercontinental sobre a Natureza, 2009.
-
Viana, manuel Osório de Lima ; Lima, Patrícia Verônica Sales ; Araújo, Rogério César ; MOURA, H. J. . SDI ? BUILDING A COMPOSITE INDEX OF SUSTAINABLE DEVELOPMENT FOR THE MUNICIPAL DISTRICTS OF THE STATE OF CEARÁ, BRAZIL. In: ISEE Nairobi 2008, 2008. ISEE Nairobi 2008. Nairobi.
-
OLIVEIRA, Oderlene Vieira de ; PESSOA, Rosângela Andrade ; MOURA, H. J. . Efetividade Organizacional na Perspectiva de Coordenadores de Cursos de Graduação. In: V Simpósio de Excelência em em Gestão e Tecnologia (SEGeT), 2008, Rezende / Rj. Anais do V Simpósio de Excelência em em Gestão e Tecnologia (SEGeT), 2008.
-
PONTE, V. M. R. ; Oliveira, M C ; MOURA, H. J. ; BARBOSA, J. V. . Análise das Metodologias e Técnicas de Pesquisas Adotadas nos Estudos Brasileiros sobre Balanced Scorecard: um estudo dos artigos publicados no período de 1999 a 2006. In: I Congresso ANPCONT, 2007, Gramado - RS. Anais do I Congresso ANPCONT. São Paulo: ANPCONT, 2007.
-
VERDE, Augusto Lima ; ARRUDA, Danielle Miranda de Oliveira ; MOURA, H. J. . A Influência dos Estímulos Ambientais na Satisfação do Consumidor em Cenário Temático, à Luz da Teoria Cognitiva das Emoções. In: ENANPAD, 2007, Rio de Janeiro. Anais do Enanpad 2007. Rio de Janeiro: Enanpad 2007, 2007.
-
PONTE, V. M. R. ; Oliveira, M C ; MOURA, H. J. . Análise das Práticas de Evidenciação de Informações Avançadas e Não-obrigatórias nas Demonstrações Contábeis das Empresas Brasileiras: Um Estudo Comparativo dos Exercícios de 2002 e 2005. In: 7 Congresso USP de Controladoria e Contabilidade, 2007, São Paulo. Anais do 7 Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. São Paulo: USP, 2007.
-
OLIVEIRA NETO, José Lira de ; MOURA, H. J. . Planejamento e Programa de Ação: Análise da Classificação das Agências de Determinada Instituição Financeira. In: SEGET - IV Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 2007, Rio de Janeiro. Anais do IV Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia. Rio de Janeiro: http://www.aedb.br/anais-seget07/ep_pos.html, 2007.
-
MOREIRA, Marcia Zabdiele ; MOURA, H. J. ; FORTE, Sérgio Henrique A Cavalcante . Competitividade Internacional Baseada em Recursos. Estudo do Processo de Internacionalização das Maiores Empresas Exportadoras do Setor Calçadista Brasileiro. In: 30 Encontro Científico de Administração - ANPAD, 2006, Bahia. Anais do 30 Enanpad, 2006.
-
CARLOS, Maria das Graças G ; MOURA, H. J. . Estratégia e Estrutura Financeira: Estudo na Embraer. In: SLADE Brasil 2006 & Encontro Luso-brasileiro de Estratégia, 2006, Itajaí - SC. Anais do SLADE Brasil 2006 & Encontro Luso-brasileiro de Estratégia, 2006.
-
MOURA, Heber José Teófilo de ; ARRUDA, Danielle Miranda de Oliveira ; MOURA, H. J. . O impacto da qualidade dos serviços turísticos e da imagem na satisfação do turista. In: Asamblea anual Cladea 2005, 2005, Santiago. CD com Anais da Asamblea anual Cladea 2005, 2005.
-
FARIAS JÚNIOR, Américo Ribeiro de ; MOURA, H. J. . Avaliação do processo de evasão de clientes a partir da regressão logística : uma aplicação ao microcrédito. In: Asamblea anual Cladea 2005, 2005, Santiago. CD com Anais da Asamblea anual Cladea 2005, 2005.
-
MONTEIRO, Raquel Martins ; PAULINO, Renata Alves Segundo ; MOURA, H. J. . O valor da filantropía : uma abordagem econômica. In: Asamblea anual Cladea 2005, 2005, Santiago. CD com Anais daAsamblea anual Cladea 2005, 2005.
-
MOURA, H. J. ; CUNHA, Redomarck Barreira . Análise da Relação entre Exportações e Importações Brasileiras de Flores e Produtos da Floricultura,1997-2002. In: V Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da Unifor, 2005, Fortaleza, 2005.
-
MOURA, H. J. ; RIBEIRO, Marcelo . A Administração Financeira na Pequena Empresa-Otimizando Resultados. In: V Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da Unifor, 2005, Fortaleza, 2005.
-
MOURA, H. J. ; VERDE, Augusto Lima . Evolução do E-Commerce no Brasil:uma Apreciação à Luz da Análise de Regressão. In: V Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da Unifor, 2005, Fortaleza, 2005.
-
MOURA, H. J. ; BESSA, Marcos James Chaves . Aplicação do Modelo de Karl Pearson na Exportação de Amêndoas de Castanha de Caju no Ceará-Um Estudo Empírico do Período de 1963 - 2004. In: V Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da Unifor, 2005, Fortaleza, 2005.
-
MOURA, H. J. ; MARCELINO, Jose Wellington Nunes . Análise da Correlação entre Potencialidade e Recurso Competitivo em um Banco Público. In: V Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da Unifor, 2005, Fortaleza, 2005.
-
MOURA, H. J. ; GRAÇA, Jose Wellington Coelho . Impacto do Racionamento de Energia sobre a Produção Industrial e o Nível de Emprego na Indústria. In: V Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da Unifor, 2005, Fortaleza, 2005.
-
MOURA, H. J. ; CARLOS, Maria da Graça de Oliveira ; HOLANDA JUNIOR, Ari . Avaliação do Resultado Financeiro de Empresas:Um Estudo da Relevância da Mensuração pelo Lucro Econômico. In: V Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da Unifor, 2005, Fortaleza, 2005.
-
MENEZES, Ricardo Bezerra de ; MOURA, H. J. . Revisitando o paradoxo da produtividade de tecnologia da informação: estudo de caso de um banco brasileiro. In: XXVIII Enanpad, 2004, Curitiba. Anais do XXVIII Enanpad, 2004.
-
VIDAL, Francisco Antonio Barbosa ; SANTOS FILHO, Joselias Lopes dos ; MOURA, H. J. . O que os alunos concludentes de Administração de RH conhecem sobre gestão de pessoas: um caso de curso sequencial. In: XXVIII Enanpad, 2004, Curitiba. Anais do XXVIII Enanpad, 2004.
-
MOTA, Patrícia Borges Jacques ; MOURA, H. J. . FORMAÇÃO DE PREÇOS NA ATIVIDADE DE SERVIÇOS COM ÊNFASE PARA EMPRESAS DE ADVOCACIA. In: XXXIX Asamblea Anual CLADEA 2004, 2004, Puerto Plata. Anais do Cladea 2004, 2004.
-
MAGALHÃES, Débora Varela ; VILANOVA, Genival ; MOURA, H. J. . Risco de Crédito de Curto Prazo para Pessoa Física: Um Estudo Qualitativo das Variáveis. In: XXXIX Asamblea Anual CLADEA 2004, 2004, Puerto Plata. Anais do CLADEA 2004, 2004.
-
MAGALHÃES SOBRINHO, José Maria Porto ; MOURA, H. J. . Estratégias de gestão de fundos de investimentos em ações : análise da performance de fundos de gestão ativa no período de 1996 a 2000. In: VI Semead - seminários de administração, 2003, São Paulo. Anais do VI Semead. São Paulo: USP, 2003.
-
OLIVEIRA, Abdinardo Moreira Barreto de ; MOURA, H. J. . A estruturas de capital e o seu efeito sobre a estrutura financeira das empresas. In: VI Semead - seminários de administração, 2003, São Paulo. Anais do VI Semead. São Paulo: FEA - USP, 2003.
-
MOURA, H. J. ; MATOS, Diana Macedo . Dimensionamento do capital de giro : uma abordagem financeira. In: Enanpad - Encontro Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração, 2003, Atibaia / SP. Anais do XXVII Enanpad. Atibaia / Sp: Anpad / Enanpad, 2003.
-
LOPES, Aletuza Pessoa ; MOURA, H. J. ; MATOS, Diana Macedo . Análise do CFROI como medida de desempenho empresarial. In: XXXVIII Asamblea Anual CLADEA, 2003, Lima. Cladea 38th annual convention - Papers. Lima / Peru: Cladea', 2003.
-
MENEZES, Sandra Regina Martins ; MOURA, H. J. . Análise de risco em investimento de capital. In: XXXVIII Asamblea anual Cladea, 2003, Lima. Cladea 38th annual convention XXXVII asamblea anual Cladea - papers. Lima: Cladea, 2003.
-
MOURA, H. J. ; MOURA, Heber José Teófilo de ; PONTES, Walber Lins . Percepção dos clientes sobre a qualidade dos serviços : uma análise comparativa baseada em escalonamento multidimensional. In: XXXVIII Asamblea Anual Cladea, 2003, Lima. XXXVIII Asambvlea Anual Cladea - papers. Lima: Cladea, 2003.
-
VIEIRA, Tarcísio Vasconcelos ; MOURA, H. J. ; MATOS, Diana Macedo . Viabilidade da privatização dos setores de geração e tyransmissão de energia elétrica nordestinos diante do cenário econômico brasileiro. In: XXXVIII Asamblea Anual Cladea, 2003, Lima. XXXVIII Asamblea Anual Cladea - papers. Lima: Cladea, 2003.
-
MOURA, H. J. ; FARIAS, Iracema Quintino ; NOGUEIRA, Eveline Maria de Melo Morel . Avaliação de risco de crédito para cliente de microcrédito - uma pesquisa exploratória. In: XXXVIII Asamblea Anual Cladea, 2003, Lima. XXXVIII Asamblea Anual Cladea - papers. Lima: Cladea, 2003.
-
MOURA, H. J. ; HOLANDA, Ari ; CHAVES, Marcos Antonio Ricarte . Avaliação dos cursos sequenciais de gestão em uma IES provada de Fortaleza, sob a ótica dos professores. In: XXXVIII Asamblea Anual Cladea, 2003, Lima. XXXVIII Asamblea Anual Cladea - papers. Lima: Cladea, 2003.
-
MATOS, Diana Macedo ; MOURA, H. J. . Proposta de um modelo para determinação do custo de capital baseado em análise hierárquica. In: XXVI Enanpad 2002, 2002, Salvador. Anais do XXVI Enanpad 2002. São Paulo: Anpad, 2002. v. XXVI.
-
CASTELO, Samuel Leite ; MOURA, H. J. . Modelo para a determinação da necessidade de capital de giro : uma abordagem comparativa. In: II Encontro de Pós-graduação e pesquisa, 2002, Fortaleza. Anais do II Encontro de Pesquisa da Unifor. Fortaleza: UNIFOR, 2002.
-
PAIVA FILHO, Alberto ; CARLOS, Maria da Graça de Oliveira ; MUNGUBA, Rosa Maria ; MOURA, H. J. . Processo de decisão através da análise multicrutérios Smart - um estudo de caso aplicado à FIC. In: II Encontro de Pós-graduação e pesquisa da Unifor, 2002, Fortaleza. Anais do II Encontro de Pós-graduação e pesquisa da Unifor. Fortaleza: Unifor, 2002.
-
LIMA, Andréa Cavalvanti Correia ; MAIA, Gládia Lorena Lima ; SOARES, Nicole de Albuquerque V ; MOURA, H. J. . Análise de tomada de decisão utilizando Simple Multi-attribute rating technique - Smart. Um estudo aplicado em processo licitatório para aquisição de equipamentos de interconexão de rede local (switches) para uma instituição pública. In: II Encontro de Pós-graduação e pesquisa da Unifor, 2002, Fortaleza. Anais do II Encontro de Pós-graduação e pesquisa da Unifor. Fortaleza: Unifor, 2002.
-
MOURA, H. J. . Uma metodologia de avaliação das médias indústrias nordestinas do setor têxtil. In: I Encontro Brasileiro de Finanças, 2001, São Paulo. I Encontro Brasileiro de Finanças, 2001. v. 1.
-
MOURA, H. J. . Avaliação quantitativa dos paradoxos da administração. In: ANPAD, 2000, Florianópolis. Anais do ENANPAD 2000. Florianópolis: ANPAD, 2000.
-
MOURA, H. J. . Comportamento bancário face ao risco. In: I Seminário Nacional de Risco Financeiro, 1999, João Pessoa. Anais do I Seminário Nacional de Risco Financeiro, 1999.
-
MOURA, H. J. . Um processo multivariado para estabelecimento de taxas de risco em empréstimos bancários. In: 21 Encontro Nacional da ANPAD - ENANPAD, 1997, Angra dos Reis. Anais do 21 Encontro da ANPAD, 1997.
-
MOURA, H. J. . Um modelo de amostragem científica para inspeção de campo. In: XII Congresso Brasileiro de Auditoria Interna, 1988, Florianópolis. Anais do XII Congresso do OIO, 1988.
-
MOURA, H. J. . Auditoria em bancos : um processo estatístico para prevenção de ocorrências. In: X Congresso Brasileiro de Auditoria Interna - OIO, 1986, Curitiba. Anais do X Congresso do OIO, 1986.
-
MOURA, H. J. . Especificações para definição de um sistema de atendimento bancário on line. In: Congresso Nacional de Informática - Sucesu 84, 1984, Rio de Janeiro. Anais do Congresso da Sucesu '84, 1984.
-
MOURA, H. J. . Um processo estatístico para avaliação e controle da digitação de dados. In: Congresso Nacional de informática - Sucesu 81-, 1981, São Paulo. Anais do Congresso da Sucesu, 1981.
-
BARROS, V. L. ; ARAUJO, M. A. ; MOURA, H. J. ; GUANABARA, M. A. . Avaliação do processo de trabalho das unidades básicas de saúde para a prevenção e controle da sífilis congênita em fortaleza-Ceará. In: 11 congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2015, Goiânia. Anais do 11 congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Goiânia / Go: congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2015. v. 1.
-
NOGUEIRA,Cláudio André Gondim ; MOURA, H. J. ; SILVA, Silvio César Rodrigues . Tolerância ao Risco e o Tamanho Ótimo do Portfólio: O Caso das Ações mais Negociadas da Bm&Fbovespa. In: XI Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIFOR, 2011, Fortaleza. XI Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIFOR, 2011.
-
MOREIRA, Marcos André Porto ; MOURA, H. J. . A utilização de um simulador empresarial em curso de pós-graduação: a avaliação dos alunos que participaram da dinâmica. In: XI Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIFOR, 2011, Fortaleza. XI Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIFOR, 2011.
-
ARAÚJO, MARIA ALIX ; MOURA, H. J. . Avaliação dos recursos materiais para a prevenção e controle da sífilis congênita em Fortaleza-Ceará. In: IX Congresso da Sociedade Brasileira de Doenças Sexualmente Transmissíveis e V Congresso Brasileiro de Aids, 2013, Salvador. Anais do IX Congresso da Sociedade Brasileira de Doenças Sexualmente Transmissíveis e V Congresso Brasileiro de Aids. Salvador: SBDST, 2013.
-
BARROSO Filho, José Neudson ; MOURA, H. J. . Comportamento Empresarial dos Alunos de Pós-Graduação: Uma Experiência em Ambientes Simulado. In: XVII Encontro de Iniciação à Pesquisa da UNIFOR, 2011, Fortaleza. XVII Encontro de Iniciação à Pesquisa da UNIFOR, 2011.
-
CASTELO, José Sarto Freire ; MOURA, H. J. . A Idade das Marcas de Vestuário Baseado no Reconhecimento dos Universitários(UECE-UFC-UNIFOR). In: X Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIFOR, 2010, Fortaleza. X Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIFOR, 2010.
-
MOURA, H. J. ; MOREIRA, Marcia Zabdiele . Decisão pelo Cadastro de Profissionais e Empresas em Site de Recolocação Profissional:Estudo de Caso no Fast Job. In: VII Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da Unifor, 2006, Fortaleza, 2006.
-
MOURA, H. J. ; OLIVEIRA, Oderlene Vieira de ; PESSOA, Rosângela Andrade . Efetividade Organizacional na Perspectiva de Coordenadores de Curso de Graduação da UNIFOR:Um Estudo de Caso. In: VII Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da Unifor, 2006, Fortaleza, 2006.
-
MOURA, H. J. ; OLIVEIRA NETO, José Lira de ; ALMEIDA, Marcelo Coutinho . Programa de Ação X Resultados Operacionais Financeiros das Unidades( Agências) de Determinada Instituição. In: VII Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da Unifor, 2006, Fortaleza, 2006.
-
MOURA, H. J. ; OLIVEIRA NETO, José Lira de ; ALMEIDA, Marcelo Coutinho . A Estratégia da Rede de Fast Food Habibs Um Estudo de Caso dos Franqueados da Cidade de Fortaleza. In: VII Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da Unifor, 2006, Fortaleza, 2006.
-
MOURA, H. J. ; GUEDES, Socorro . Modelo de Gestão Estratégica: Um Estudo de Caso em Empresa Pública. In: VII Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da Unifor, 2006, Fortaleza, 2006.
-
MOURA, H. J. ; CORREA, Rosany ; CAMPOS, Sarah Camargo de . Um Estudo Empírico sobre a Correlação entre Responsabilidade Social Coorporativa(CSR) e a Performance. In: VII Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da Unifor, 2006, Fortaleza, 2006.
-
MATOS, Diana Macedo ; MOURA, H. J. . proposta de metodologia para avaliação de empresas de capital fechado baseada em análise hierárquica. In: 54ª Reunião Anual da SBPC, 2002, Goiânia. Anais da 54ª Reunião da SBPC. Goiânia: SBPC, 2002. v. 1.
-
MOURA, H. J. . Avaliação de empresas:abordagem contábil e financeira. In: VII Encontro de Iniciação à Pesquisa, 2001, Fortaleza. VII Encontro de Iniciação à Pesquisa, 2001. v. 1.
-
MOURA, H. J. . Avaliação do risco de crédito de empresas, em ambientes de comércio integrado. In: 51ª Reunião da SBPC, 1999, Porto Alegre. Anais da 51ª Reunião da SBPC, 1999.
-
Moura, H. J ; CARMONA, C. U. M. . Data Loss Risk : A Multivariate Statistical Methodology Proposal. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
BARBOSA, F. L. S. ; BIZARRIA, F. P. A. ; SANTOS, ALEXANDRE RODRIGUES ; Moura, H. J ; MOURA, E. A. . A dinâmica prazer-sofrimento em trabalhadores de uma clínica radiológica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
VALDEVINO, R. Q. S. ; MOURA, H. J. ; CARDOSO, M. L. . Desempenho empresarial em setores concentrados. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MOURA, H. J. . Utilização de um laboratório de gestão financeira como instrumento para o ensino das finanças. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PONTE, V. M. R. ; Oliveira, M C ; MOURA, H. J. ; BARBOSA, J. V. . Análise das metodologias e técnicas de pesquisas adotadas nos estudos brasileiros sobre Balance Scorecard: um estudo dos artigos publicados no período de 1999 a 2006. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Correia Neto, J F ; MOURA, H. J. ; Forte, S A C . Fluxo de caixa através do método de Monte Carlo 2001 (Site eletrônico).
Outras produções
MOURA, HEBER JOSÉ DE . Processamento com SPSS e análise estatística voltados para a realização de trabalhos de dissertação. 2021.
MOURA, HEBER JOSÉ DE . Processamento com SPSS e análise estatística voltados para a realização de TCC. 2021.
MOURA, HEBER JOSÉ DE . Processamento com SPSS e análise estatística voltados para a realização de trabalho de tese em fonoaudiologia. 2021.
MOURA, H. J. . Avaliação da empresa Plantão Pet 24 horas. 2017.
DE MOURA, HEBER JOSÉ ; RAMOS, A. S. . Desenvolvimento de sistema para avaliação dos julgamentos de recursos para a sefaz/Ce. 2016.
MOURA, H. J. . Modelo de Credit Score e Behavioural Score para a Oboé Card. 2010.
MOURA, H. J. . Orçamento operacional para o Programa Crediamigo do Banco do Nordeste do Brasil SA. 2008.
MOURA, H. J. . Previsão do fluxo de caixa e dos saldos das dívidas da Coelce. 2006.
MOURA, H. J. . Análise estatística do planejamento estratégico do Banco do Nordeste. 2005.
MOURA, H. J. . Análise de custos para implantação do NAMI / Unifor. 2004.
MOURA, H. J. . Determinação do orçamento de caixa operacional para a Unifor. 2003.
MOURA, H. J. . Finanças aplicada ao microcrédito. 2000.
MOURA, H. J. . Modelo de credit scoring para avaliação do risco de crédito. 1999.
MOURA, H. J. . Modelo de seleção de empresas para fiscalização do ICMS. 1998.
MOURA, H. J. . Laboratório de Gestão Financeira. 2011.
MOURA, H. J. . Case virtual para compras e formação de estoque de mercadorias. 2008.
MOURA, H. J. . Modelo de simulação empresarial para apoio didático. 2006.
Moura, H. J . Avaliador de propostas da Fase 1 - Idéia Inovadora do Programa Centelha Ce. 2020.
MOURA, H. J. . Avaliador on line do XXV Encontro de Iniciação à Pesquisa da Unifor. 2019.
RAMOS, A. S. ; Moura, H. J . Atuação das instâncias superiores de julgamento de recursos da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará. 2018.
MOURA, H. J. . Ambientes laboratoriais para pesquisas: uma análise dos jogos de empresas. 2015.
MOURA, H. J. . Ambientes laboratoriais para pesquisas : uma análise dos jogos de empresas. 2015.
MOURA, H. J. . Parecerista ad hoc da Revista Contextus. 2011.
MOURA, H. J. . Parecerista do XIV SemeAD. 2011.
MOURA, H. J. . Parecerista do XIIII SemeAD. 2010.
MOURA, H. J. . Parecerista do X Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIFOR. 2010.
MOURA, H. J. . Previsão de serviços bancários para descentralização de unidades do Programa Crediamigo do BNB. 2007.
MOURA, H. J. . Parecerista ad hoc da Revista Contextus (UFC). 2006.
MOURA, H. J. . Parecerista ad hoc do Centro Universitário Salesiano de São Paulo - Unisal. 2006.
MOURA, H. J. . Avaliação dos restaurantes Good Salads. 2003.
MOURA, H. J. . Modelo de previsão de receita para avicultura. 2000.
MOURA, H. J. . Avaliação de empresa. 1999.
MOURA, H. J. . Desenvolvimento de uma macroestratégia de risco de crédito. 1996.
MOURA, HEBER JOSÉ DE . Jogos de Empresas. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
MOURA, HEBER JOSÉ DE . Análise de Investimento. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
MOURA, HEBER JOSÉ DE . Oficina sobre SPSS básico. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MOURA, HEBER JOSÉ DE . Seminário sobre aplicação dos métodos quantitativos na investigação. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Moura, H. J . métodos Quantitativos Aplicados à Auditoria. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
Moura, H. J . Risco e Jogos de Empresas. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
MOURA, HEBER JOSÉ DE . Jogo de empresas. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
MOURA, HEBER JOSÉ DE . Métodos Quantitativos Aplicados à Administração. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MOURA, HEBER JOSÉ DE . Análise de investimento. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
Moura, H. J . Curso de SPSS básico para MPTIE. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
Moura, H. J . parecerista da Revista Gestão e Regionalidade. 2019. (Avaliação).
MOURA, HEBER JOSÉ DE . Análise da Viabilidade Econômico-Financeira de Projetos. 2018. .
Moura, H. J . introdução dos métodos quantitativos em EAD. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso à distância).
MOURA, HEBER JOSÉ DE . Gestão financeira de curto prazo. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
MOURA, HEBER JOSÉ DE . Análise de investimento. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
MOURA, HEBER JOSÉ DE . Métodos quantitativos aplicados à auditoria. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
MOURA, HEBER JOSÉ DE . Jogo de empresas. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
MOURA, HEBER JOSÉ DE . Gestão financeira de curto prazo. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
MOURA, HEBER JOSÉ DE . MBA em gestão financeira. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
Moura, H. J . Avaliador do XX Semead. 2017. (Avaliação).
MOURA, HEBER JOSÉ DE . Introdução ao SPSS. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MOURA, H. J. . Análise de dados com SPSS. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MOURA, H. J. . Mercados e Investimentos Financeiros. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
MOURA, H. J. . Análise de dados com SPSS. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MOURA, H. J. . Análise de dados com SPSS para Epidemiologia. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MOURA, H. J. . Jogos de empresas. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
MOURA, H. J. . Jogos de empresas. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
MOURA, H. J. . Jogo de empresas. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
MOURA, H. J. . Análise de Dados com SPSS para alunos e professores dos mestrados da UFC. 2011. .
MOURA, H. J. . Mercados e Investimentos Financeiros. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
MOURA, H. J. . Análise de dados com SPSS. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MOURA, H. J. . Laboratório de Gestão Financeira. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material de apoio didático).
MOURA, H. J. . Análise de investimento. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
MOURA, H. J. . Gestão financeira de curto prazo. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MOURA, H. J. . Gestão financeira de curto prazo. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
MOURA, H. J. . Jogos de Empresas. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
MOURA, H. J. . Análise de investimento. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
MOURA, H. J. . Avaliação de empresas. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
MOURA, H. J. . Introdução ao SPSS. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MOURA, H. J. . Jogo de Empresas. 2010. .
MOURA, H. J. . Mercados Financeiros e Investimentos. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
MOURA, H. J. . Jogos de Empresas. 2010. .
MOURA, H. J. . Gestão financeira. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
MOURA, H. J. . Oficina pedagógica - uso dos simuladores como apoio didático. 2010. .
MOURA, H. J. . Mercados financeiros. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
MOURA, H. J. . Introdução ao Statistica Package for the Social Sciences. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MOURA, H. J. . Estatística Aplicada - Módulos I, II e III. 2009. .
MOURA, H. J. . Análise de projetos em condições de risco. 2009. .
MOURA, H. J. . Jogos de Empresas. 2009. .
MOURA, H. J. . Mercados financeiros e investimentos. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
MOURA, H. J. . Mercados financeiros e investimentos. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
MOURA, H. J. . Jogos de Empresas. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
MOURA, H. J. . Administração financeira. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
MOURA, H. J. . Análise de investimentos sob condições de risco. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MOURA, H. J. . Análise de dados com SPSS. 2007. .
MOURA, H. J. . Utilização do SPSS na análise qualitativa. 2006. .
MOURA, H. J. . Jogo de empresas. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material de apoio didático).
Projetos de pesquisa
-
2019 - Atual
Desenvolvimento de módulos EAD voltados para aplicações quantitativas , com o uso do SPSS, Descrição: Serão desenvolvidos, aplicados e avaliados três módulos EAD de 15 horas cada um, voltados para a aplicação prática dos métodos quantitativos na UNIFOR, usando o software SPSS e envolvendo alguns dos procedimentos estatísticos mais frequentes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Heber José de Moura - Coordenador / ARTHUR MENEZES MEDEIROS DE ALBUQUERQUE - Integrante., Financiador(es): Fundação cearense de Pesquisa - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1
-
2019 - Atual
Tecnologia mHealth de apoio à convocação e tratamento de parcerias sexuais de gestantes com sífilis, Descrição: Chamada CNPq/MS-DIAHV N 24/2019 - Pesquisas em Ações de Vigilância, Prevenção e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis, HIV/Aids e Hepatites Virais,. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Heber José de Moura - Integrante / ARAÚJO, MARIA ALIX - Coordenador / valéria Lima de Barros - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2018 - Atual
Ensino e Pesquisa em Administração (GEPA), Descrição: Desenvolver e aplicar tecnologia hipermídia ao ensino a distância. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Heber José de Moura - Coordenador / Afonso Carneiro Lima - Integrante / José landsberg - Integrante.
-
2008 - 2013
Modelagem de processos empresariais, Descrição: Modelagem de processos empresariais. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Heber José de Moura - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2008 - Atual
Aplicação de métodos quantitativos na administração, Descrição: Utilização de métodos quantitativos para análise e avaliação de processos administrativos. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Heber José de Moura - Coordenador / manuel osorio de lima viana - Integrante., Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 7
-
2007 - 2008
Desenvolvimento de um simulador empresarial para uso acadêmico na UNIFOR, Descrição: Desesnvolvimento de um simulador empresarial para uso acadêmico na UNIFOR. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Heber José de Moura - Coordenador / Philipe Theophilo Nottingham Filho - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2006 - 2007
Desenvolvimento de Um Simulador Empresarial para uso Acadêmico na UNIFOR, Descrição: Desenvolvimento de Um Simulador Empresarial para uso Acad~emico na UNIFOR. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Heber José de Moura - Coordenador / Luis Alberto Aguiar Nunes da Fonseca - Integrante., Financiador(es): Universidade de Fortaleza - Bolsa.
-
2005 - 2006
Desenvolvimento de Um Simulador Empresarial para o Uso Individual, Descrição: Desesnvolvimento de Um Simulador Empresarial para o Uso Individual. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Heber José de Moura - Coordenador / Ruth Gonçalves Duarte - Integrante., Financiador(es): Universidade de Fortaleza - Bolsa.
-
2004 - 2005
Estabelecimento de Parâmetros para a Criação de Um Modelo de Simulação Empresarial Voltado para as Indústrias Nordestinas, Descrição: Estabelecimento de Parâmetros para a Criação de Um Modelo de Simulação Empresarial Voltado para as Indústrias Nordestinas. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Heber José de Moura - Coordenador / Francisco Rodrigues Valente Júnior - Integrante., Financiador(es): Universidade de Fortaleza - Bolsa.
-
2003 - 2004
Estabelecimento de Parãmetros para a Criação de um Modelo de Simulação Empresarial Voltado para as Indústrias Nordestinas, Descrição: Estabelecimento de Parãmetros para a Criação de um Modelo de Simulação Empresarial Voltado para as Indústrias Nordestinas. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Heber José de Moura - Coordenador / Francisco Rodrigues Valente Júnior - Integrante., Financiador(es): Universidade de Fortaleza - Bolsa.
-
2003 - 2004
Os Métodos de Avaliação e o Valor da Empresa Visto pela Ótica do Proprietário:Uma Análise Comparativa, Descrição: Os Métodos de Avaliação e o Valor da Empresa Visto pela Ótica do Proprietário:Uma Análise Comparativa. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Heber José de Moura - Coordenador / Roberta Carneiro Brígido - Integrante., Financiador(es): Universidade de Fortaleza - Bolsa.
-
2002 - 2003
Os Métodos de Avaliação e o Valor da Empresa Visto pela Ótica do Proprietário:Uma Análise Comparativa, Descrição: Os Métodos de Avaliação e o Valor Visto pela Ótica do Propritário:Uma Análise Comparativa. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Heber José de Moura - Coordenador / Fabiana Gondim Reis - Integrante., Financiador(es): Universidade de Fortaleza - Bolsa.
Projetos de desenvolvimento
-
2008 - 2012
Modelagem empresarial - desenvolvimento de cases virtuais, Descrição: Desenvolvimento de empresa virtual para a realização de Laboratórios de Gestão Financeira em cursos de Pós-graduação. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Heber José de Moura - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1
-
2008 - 2012
Modelagem empresarial - desenvolvimento de cases virtuais, Descrição: Desenvolvimento de empresa virtual para a realização de Laboratórios de Gestão Financeira em cursos de Pós-graduação. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Heber José de Moura - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1
-
2008 - 2012
Modelagem empresarial - desenvolvimento de cases virtuais, Descrição: Desenvolvimento de empresa virtual para a realização de Laboratórios de Gestão Financeira em cursos de Pós-graduação. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Heber José de Moura - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1
-
2008 - 2012
Modelagem empresarial - desenvolvimento de cases virtuais, Descrição: Desenvolvimento de empresa virtual para a realização de Laboratórios de Gestão Financeira em cursos de Pós-graduação. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Heber José de Moura - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1
-
2008 - 2012
Modelagem empresarial - desenvolvimento de cases virtuais, Descrição: Desenvolvimento de empresa virtual para a realização de Laboratórios de Gestão Financeira em cursos de Pós-graduação. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Heber José de Moura - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1
-
2008 - 2012
Modelagem empresarial - desenvolvimento de cases virtuais, Descrição: Desenvolvimento de empresa virtual para a realização de Laboratórios de Gestão Financeira em cursos de Pós-graduação. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Heber José de Moura - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1
-
2008 - 2012
Modelagem empresarial - desenvolvimento de cases virtuais, Descrição: Desenvolvimento de empresa virtual para a realização de Laboratórios de Gestão Financeira em cursos de Pós-graduação. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Heber José de Moura - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1
-
2008 - 2012
Modelagem empresarial - desenvolvimento de cases virtuais, Descrição: Desenvolvimento de empresa virtual para a realização de Laboratórios de Gestão Financeira em cursos de Pós-graduação. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Heber José de Moura - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1
-
2008 - 2012
Modelagem empresarial - desenvolvimento de cases virtuais, Descrição: Desenvolvimento de empresa virtual para a realização de Laboratórios de Gestão Financeira em cursos de Pós-graduação. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Heber José de Moura - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1
-
2008 - 2012
Modelagem empresarial - desenvolvimento de cases virtuais, Descrição: Desenvolvimento de empresa virtual para a realização de Laboratórios de Gestão Financeira em cursos de Pós-graduação. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Heber José de Moura - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1
-
2008 - 2012
Modelagem empresarial - desenvolvimento de cases virtuais, Descrição: Desenvolvimento de empresa virtual para a realização de Laboratórios de Gestão Financeira em cursos de Pós-graduação. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Heber José de Moura - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1
-
2008 - 2012
Modelagem empresarial - desenvolvimento de cases virtuais, Descrição: Desenvolvimento de empresa virtual para a realização de Laboratórios de Gestão Financeira em cursos de Pós-graduação. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Heber José de Moura - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1
-
2008 - 2012
Modelagem empresarial - desenvolvimento de cases virtuais, Descrição: Desenvolvimento de empresa virtual para a realização de Laboratórios de Gestão Financeira em cursos de Pós-graduação. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Heber José de Moura - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1
-
2008 - 2012
Modelagem empresarial - desenvolvimento de cases virtuais, Descrição: Desenvolvimento de empresa virtual para a realização de Laboratórios de Gestão Financeira em cursos de Pós-graduação. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Heber José de Moura - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1
-
2008 - 2012
Modelagem empresarial - desenvolvimento de cases virtuais, Descrição: Desenvolvimento de empresa virtual para a realização de Laboratórios de Gestão Financeira em cursos de Pós-graduação. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Heber José de Moura - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1
-
2008 - 2012
Modelagem empresarial - desenvolvimento de cases virtuais, Descrição: Desenvolvimento de empresa virtual para a realização de Laboratórios de Gestão Financeira em cursos de Pós-graduação. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Heber José de Moura - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1
-
2008 - 2012
Modelagem empresarial - desenvolvimento de cases virtuais, Descrição: Desenvolvimento de empresa virtual para a realização de Laboratórios de Gestão Financeira em cursos de Pós-graduação. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Heber José de Moura - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1
-
2008 - 2012
Modelagem empresarial - desenvolvimento de cases virtuais, Descrição: Desenvolvimento de empresa virtual para a realização de Laboratórios de Gestão Financeira em cursos de Pós-graduação. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Heber José de Moura - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1
-
2008 - 2012
Modelagem empresarial - desenvolvimento de cases virtuais, Descrição: Desenvolvimento de empresa virtual para a realização de Laboratórios de Gestão Financeira em cursos de Pós-graduação. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Heber José de Moura - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1
Prêmios
2019
Prêmio Estácio Notório Saber, Centro Universitário Estácio / FIC.
2017
Indicação a prêmio no Enanpad 2017 na área de Contabilidade, com o trabalho CON1354 - Relação entre Desempenho Social (CSP) e Desempenho Financeiro (CFP): Estudo em Painel com Moderadores, Enanpad 2017.
2011
Prêmio Jabuti - Categoria livro de "Economia ,Administração e Negócios" - Obra: livro "MULTINACIONAIS BRASILEIRAS: INTERNACIONALIZAÇÃO, INOVAÇÃO E ESTRATÉGIA", Editora Bookman, Câmara Brasileira do Livro.
2011
Menção Honrosa como autor do trabalho Utilização de um laboratório de gestão financeira como instrumento para o ensino das finanças, III Encontro de Práticas Docentes da Unifor.
2011
Destaque Unifor em 2 categorias, Universidade de Fortaleza.
2007
Trabalho premiado na área de Educação e Pesquisa em Contabilidade, I Congresso ANPCONT.
2004
Menção honrosa - 2 lugar - Orientador - X Encontro de Iniciação à Pesquisa da UNIFOR, Universidade de Fortaleza.
2004
Menção Honrosa - 1 lugar - orientador - X Encontro de Iniciação à Pesquisa da UNIFOR, Universidade de Fortaleza.
2002
Menção Honrosa em Finanças, XXVI Enanpad.
2000
Menção Honrosa em Orientação de Trabalhos, Encontro de Iniciação à Pesquisa UNIFOR.
1992
Prêmio Universitário, Banorte - Banco Nacional do Norte.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade de Fortaleza, Centro de Ciências Administrativas, Núcleo de Pesquisas do Cca. , Av Washington Soares, 1321 - CCA - Bloco Q Sala Q-9, Edson Queiroz, 60811-341 - Fortaleza, CE - Brasil - Caixa-postal: 1258, Telefone: (85) 34773229, Fax: (85) 32731667, URL da Homepage:
Experiência profissional
1998 - 2007
Universidade Estadual do CearáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 12
Outras informações:
Aposentado em 17/06/2007
Atividades
-
03/1998 - 06/2007
Ensino, Administração de Empresas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Administração financeira
-
03/1998 - 05/2000
Ensino, Mestrado Em Administração de Pequenas e Médias Emp, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Métodos quantitativos aplicados à administração, Administração financeira
2020 - 2021
Universidade de FortalezaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor do Mestrado Profissional Enfermagem
1996 - 2020
Universidade de FortalezaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40
Outras informações:
Docente do curso de graduação em Administração e Comércio Exterior.
Disciplina : Jogos de empresas.
Docente do Programa de Pós Graduação em Administração - mestrado e doutorado
Disciplinas : Métodos Quantitativos 1 e 2, Finanças sob condições de risco, Seminário sobre Gestão do Risco.
Docente do Mestrado Profissional em Administração.
Disciplina : Análise multivariada aplicada à Administração.
Docente do Mestrado Profissional em Tecnologia da Enfermagem.
Disciplina : Bancos de dados e métodos quantitativos de pesquisa
1986 - 2020
Universidade de FortalezaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 20
Atividades
-
06/2001
Direção e administração, Diretoria de Pesquisa e Pós Graduação Dippg, Divisão de Pós Graduação.,Cargo ou função, Coordenador de curso de especialização.
-
01/1996
Pesquisa e desenvolvimento, Diretoria de Pesquisa e Pós Graduação Dippg.,Linhas de pesquisa
-
01/1996
Ensino, Mestrado em Administração de Empresas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Métodos quantitativos aplicados à administração, Administração financeira, Jogos de empresas, Estatística aplicada, Estratégias financeiras, Métodos quantitativosavançados
-
01/1996
Ensino, Extensão, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Matemática financeira, Administração financeira, Métodos quantitativos
-
01/1986
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estatística aplicada, Matemática financeira, Administração financeira, Pesquisa operacional, Jogos de empresas
-
01/1986
Ensino, Especialização, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Administração financeira, Matemática financeira, Métodos quantitativos aplicados à administração, Estatística aplicada á administração
-
09/2002 - 04/2003
Serviços técnicos especializados , Diretoria Administrativa, Divisão de Apoio Administrativo.,Serviço realizado, Orçamento operacional e avaliação financeira da instituição no período 2000 a 2003.
-
03/1996 - 12/2000
Direção e administração, Centro de Ciências Administrativas, Núcleo de Pesquisas do Cca.,Cargo ou função, Coordenador de Núcleo de Pesquisas.
1978 - 2004
Banco do Nordeste do Brasil SaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico em Desenvolvimento, Carga horária: 0
Outras informações:
Aposentado por tempo de serviço
Atividades
-
01/1993 - 04/2004
Serviços técnicos especializados , Direção Geral, Ambiente de Monitoração e Controle.,Serviço realizado, Avaliação do risco de crédito.
-
01/1978 - 04/2004
Ensino,,Disciplinas ministradas, Estatística aplicada, Administração financeira, SPSS, Programação linear
-
01/2001 - 12/2003
Pesquisa e desenvolvimento, Direção Geral, Ambiente de Monitoração e Controle.,Linhas de pesquisa
-
01/1981 - 12/1992
Serviços técnicos especializados , Direção Geral, Auditoria.,Serviço realizado, auditoria de sistemas.
-
01/1980 - 12/1980
Direção e administração, Direção Geral, Divisão de Desenvolvimento de Sistemas.,Cargo ou função, Chefe de Divisão.
-
01/1978 - 12/1979
Serviços técnicos especializados , Direção Geral, Departamento de Processamento.,Serviço realizado, Analista de sistemas.
1976 - 1977
Empresa de Processamento de Dados do Rio Grande do NorteVínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Assessor técnico e de comercialização, Carga horária: 40
Atividades
-
01/1976 - 12/1977
Direção e administração, Assessoria, Assessoria Técnica e de Comercialização.,Cargo ou função, Assessor.
1975 - 1977
Universidade Federal do Rio Grande do NorteVínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
1975 - 1977
Universidade Federal do Rio Grande do NorteVínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor colaborador, Carga horária: 20
1975 - 1977
Universidade Federal do Rio Grande do NorteVínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor visitante, Carga horária: 20
1975 - 1977
Universidade Federal do Rio Grande do NorteVínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 20
Atividades
-
01/1975 - 12/1977
Ensino, Estatística, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estatística, Estatística aplicada, Estatística aplicada à indústria têxtil, Bioestatística, Controle estatístico da qualidade
1974 - 1975
Instituto Nacional de Pesquisas EspaciaisVínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
11/1975 - 12/1976
Direção e administração, Coordenação de Análise de Sistemas, Escritório de Natal Rn.,Cargo ou função, Superintendente do Centro de Processamento de Dados.
-
01/1974 - 10/1975
Pesquisa e desenvolvimento, Coordenação de Análise de Sistemas, Engenharia de Sistemas.,Linhas de pesquisa
1973 - 1973
Universidade Federal de PernambucoVínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Auxiliar de ensino, Carga horária: 20
Atividades
-
01/1973 - 12/1973
Ensino, Estatística, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Processamento de Dados
1972 - 1973
Centro de Prestação de Serviços Técnicos de PernambucoVínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Técnico em Pesquisa Operacional, Carga horária: 40
Outras informações:
Participou do desenvolvimento do sistema de estimação por amostragem estatística, do comércio por vias internas para o estado de Pernambuco
Atividades
-
01/1972 - 12/1973
Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Trabalhos técnicos em pesquisa operacional e estatística.
2020 - Atual
Facultad Interamericana de Ciencias SocialesVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente especial
2020 - Atual
Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de MarabáVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente especial
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Heber José de Moura e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?