Marden Braga Pasinato
Possui graduação em Engenharia de Computação e Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011) e mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ.
Informações coletadas do Lattes em 23/07/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação
2012 - 2014
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Aprendizado Ativo aplicado à Elicitação de Preferências para fins de Incentivo,Ano de Obtenção: 2014
Geraldo Zimbrão da Silva.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Aprendizado Ativo; Elicitação de Preferências; Sistemas de Recomendação.Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Graduação em Engenharia de Computação
2006 - 2011
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Transformando a filtragem colaborativa em um problema de aprendizagem de máquina.
Orientador: Jano Moreira de Souza
Formação complementar
2009 - 2010
Programa de Intercâmbio Acadêmico. , Ecole Centrale Paris, ECP, França.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Participação em eventos
SBRC - Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores. 2008. (Simpósio).
XXX Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural.Um Estudo de Métodos Matemáticos para Previsão de Estado da Camada Física de Rede sem Fio de Taxa Variável. 2008. (Seminário).
Participação em bancas
LOBO, M. T. F.;PASINATO, M. B.. Sistema de Controle de Produção de Distribuição de Fantasias para o Bloco Afro Carnavalesco Ilê Aiyê. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Sistemas de Computação) - Centro de Educação a Distância do Estado de Rio de Janeiro.
ORLEANS, L. F.;PASINATO, M. B.. Desenvolvimento de um Editor de Modelos Entidade-Relacionamento. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Sistemas de Computação) - Centro de Educação a Distância do Estado de Rio de Janeiro.
SOUSA, L. S.;PASINATO, M. B.. CMS ? Conceitos, Estudo de Caso e Vantagens. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Sistemas de Computação) - Centro de Educação a Distância do Estado de Rio de Janeiro.
ORLEANS, L. F.; CARMO, F. B.;PASINATO, M. B.. Desenvolvimento de Software Integrado para Construção de Sistemas Web, baseado em Componentes. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Sistemas de Computação) - Centro de Educação a Distância do Estado de Rio de Janeiro.
ORLEANS, L. F.; CARMO, F. B.;PASINATO, M. B.. Sistema para Compras Online de Produtos/Serviços de Comerciantes de Pequeno Porte. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Sistemas de Computação) - Centro de Educação a Distância do Estado de Rio de Janeiro.
SOUSA, C. O.;PASINATO, M. B.. Proposta de Migração para Software Livre em um Órgão do Setor Público (uma Adequação aos Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico e-PING). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Sistemas de Computação) - Centro de Educação a Distância do Estado de Rio de Janeiro.
LOBO, M. T. F.;PASINATO, M. B.. Sistema de Administração Patrimonial em PHP. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Sistemas de Computação) - Centro de Educação a Distância do Estado de Rio de Janeiro.
ORLEANS, L. F.;PASINATO, M. B.. Tecnologia Ajudando na Sustentabilidade: Atuação Transforma. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Sistemas de Computação) - Centro de Educação a Distância do Estado de Rio de Janeiro.
ORLEANS, L. F.;PASINATO, M. B.. Plano do Projeto do Sistema de Avaliação de Hospitais e Clínicas Mobile (SAHCM). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Sistemas de Computação) - Centro de Educação a Distância do Estado de Rio de Janeiro.
Orientou
Sistema de Controle de Estoque em Postos de Saúde - SisPS; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Sistemas de Computação) - Centro de Educação a Distância do Estado de Rio de Janeiro; Orientador: Marden Braga Pasinato;
Sistema de Treinamento para Atletas de Resistência; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Sistemas de Computação) - Centro de Educação a Distância do Estado de Rio de Janeiro; Orientador: Marden Braga Pasinato;
Um Aplicativo para Estudantes do CEDERJ acompanharem seus Estudos pelo Celular; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Sistemas de Computação) - Centro de Educação a Distância do Estado de Rio de Janeiro; Orientador: Marden Braga Pasinato;
Sistema de Apoio à Gestão de Plataformas de Petróleo; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Sistemas de Computação) - Centro de Educação a Distância do Estado de Rio de Janeiro; Orientador: Marden Braga Pasinato;
Sistema de Apoio à Confecção de Escala de Serviço; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Sistemas de Computação) - Centro de Educação a Distância do Estado de Rio de Janeiro; Orientador: Marden Braga Pasinato;
Um Sistema para Gestão de Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Sistemas de Computação) - Centro de Educação a Distância do Estado de Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marden Braga Pasinato;
Sistema Gerenciador de Arquivos Audiovisuais; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Sistemas de Computação) - Centro de Educação a Distância do Estado de Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marden Braga Pasinato;
Um Estudo sobre o Teste dentro do Processo de Desenvolvimento; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Sistemas de Computação) - Centro de Educação a Distância do Estado de Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marden Braga Pasinato;
Sistema de Apoio à Análise de Certidões de Tempo de Contribuição; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Sistemas de Computação) - Centro de Educação a Distância do Estado de Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marden Braga Pasinato;
Produções bibliográficas
-
BRAIDA, FILIPE ; MELLO, CARLOS E. ; PASINATO, MARDEN B. ; ZIMBRÃO, GERALDO . Transforming collaborative filtering into supervised learning. Expert Systems with Applications , v. 42, p. 4733-4742, 2015.
-
Pasinato, Marden B. ; MELLO, CARLOS E. ; ZIMBRÃO, GERALDO . Active Learning Applied to Rating Elicitation for Incentive Purposes. Lecture Notes in Computer Science. 1ed.: Springer International Publishing, 2015, v. 9022, p. 291-302.
-
Pasinato, Marden B. ; MELLO, CARLOS E. ; ZIMBRÃO, GERALDO . Acompanhamento de Campanha Eleitoral pelo Twitter. In: 12. Congresso Brasileiro de Inteligência Computacional, 2015, Curitiba. Anais do 12. Congresso Brasileiro de Inteligência Computacional. p. 1.
-
ROUGEMONT, PEDRO ; CARMO, FILIPE BRAIDA DO ; PASINATO, MARDEN BRAGA ; MELLO, CARLOS EDUARDO ; ZIMBRAO, GERALDO . Group Recommender Systems: Exploring Underlying Information of the User Space. In: 2013 BRICS Congress on Computational Intelligence & 11th Brazilian Congress on Computational Intelligence (BRICSCCI & CBIC), 2013, Ipojuca. 2013 BRICS Congress on Computational Intelligence and 11th Brazilian Congress on Computational Intelligence. p. 540.
-
PASINATO, MARDEN ; MELLO, CARLOS EDUARDO ; AUFAURE, MARIE-AUDE ; ZIMBRAO, GERALDO . Generating Synthetic Data for Context-Aware Recommender Systems. In: 2013 BRICS Congress on Computational Intelligence & 11th Brazilian Congress on Computational Intelligence (BRICSCCI & CBIC), 2013, Ipojuca. 2013 BRICS Congress on Computational Intelligence and 11th Brazilian Congress on Computational Intelligence. p. 563.
-
PASINATO, M. B. ; JAIME, G. D. G. ; SILVA, E. D. S. E. . Um Estudo de Métodos Matemáticos para Previsão de Estado da Camada Física de Rede sem Fio de Taxa Variável. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Prêmios
2012
Aprovado em 3º lugar no concurso público de professor temporário, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).
2012
Aprovado em 7º lugar no concurso público de professor substituto, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
2008
European-Brazilian Network for Academic Exchange (EUBRANEX) scholarship, European Commission.
Histórico profissional
Experiência profissional
2012 - Atual
Instituto Luiz Alberto Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de EngenhariaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestrando, Regime: Dedicação exclusiva.
2012 - Atual
Centro de Educação a Distância do Estado de Rio de JaneiroVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor a distância
Atividades
-
10/2012
Ensino, Tecnologia em Sistemas de Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão de Curso
2010 - 2011
Visagio ConsultoriaVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 20
Outras informações:
Planejamento e desenvolvimento de ferramentas de gestão que geram relatórios semanais automatizados para o Centro de Serviços Compartilhados (CSC) de uma das maiores empresas no setor de mineração. Os relatórios incluem indicadores chave de processo (KPI), tais como receitas, despesas, taxa de atendimento, taxa de falhas e outros.
Atividades
-
07/2010 - 06/2011
Estágios , Núcleo Especialista em Análise Quantitativa (NEAQ), .,Estágio realizado, Planejamento e desenvolvimento de ferramentas de gestão..
2009 - 2010
Ecole Centrale ParisVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno, Carga horária: 20
Outras informações:
Orientação: Marie-Aude Aufaure, Ph.D.
2008 - 2008
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 20
Outras informações:
Disciplina: Teoria dos Grafos (COS242). Supervisão: Daniel Ratton Figueiredo, Ph.D.
2007 - 2008
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20
Outras informações:
Orientação: Edmundo Albuquerque de Souza e Silva, Ph.D.
Atividades
-
08/2008 - 12/2008
Ensino, Engenharia de Computação e Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria dos Grafos
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Marden Braga Pasinato e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?