Camila do Espírito Santo Prado de Oliveira

Bacharel (2004) e mestre (2008) em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutora (2013) em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Realizou estágio de pós-doutorado na Universidad de Buenos Aires (2013) e na Universidade de Coimbra (2019). Professora e atualmente (2023-2026) diretora do Instituto Interdisciplinar de Sociedade, Cultura e Artes da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Antiga, Filosofia Política, Estudos Comparados e Filosofia e Literatura, dedicando-se principalmente aos seguintes temas: filosofia como diálogo; relações partes e todos. Atualmente é líder do Grupo de Pesquisa: Núcleo de Estudos Comparados em Corporeidade, Alteridade, Ancestralidade, Gênero e GeraçãosNECAGE/UFCA.

Informações coletadas do Lattes em 17/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Filosofia

2008 - 2013

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: "Metade vale mais que tudo": A sabedoria hesiódica na República de Platão
, Ano de obtenção: 2013. Jacyntho Lins Brandão. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Platão; parte e todo; Hesíodo; República.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: História da Filosofia / Especialidade: Filosofia Antiga. Setores de atividade: Educação.

Mestrado em Filosofia

2005 - 2008

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: "Metade vale mais que tudo": Trabalho e Terra em Hesíodo
, Ano de Obtenção: 2008.Maria das Graças de Moraes Augusto.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Hesíodo; parte e todo; trabalho.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.

Graduação em Filosofia

1999 - 2004

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Da Justiça Prometida: O mito das raças entre Hesíodo e Platão
Orientador: Maria das Graças de Moraes Augusto
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.

Curso técnico/profissionalizante em Formação de Professores

1994 - 1996

Instituto Metodista Bennett

Pós-doutorado

2019

Pós-Doutorado. , Universidade de Coimbra, UC, Portugal. , Grande área: Lingüística, Letras e Artes, Ano de interrupção: 2020

2014 - 2014

Pós-Doutorado. , Universidad de Buenos Aires, UBA, Argentina. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas

Formação complementar

2023 - 2023

Introdução a Libras. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Cariri, UFCA, Brasil.

2019 - 2019

Língua Grega. (Carga horária: 64h). , Universidade de Coimbra, UC, Portugal.

2016 - 2016

A Gestão da Vida: Política, Biopolítica e Neoliberalismo. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Cariri, UFCA, Brasil.

2014 - 2014

Extensão universitária em Español. (Carga horária: 56h). , Universidad de Buenos Aires, UBA, Argentina.

2013 - 2013

Extensão universitária em O Pensamento de Paulo Freire. (Carga horária: 32h). , Universidade Federal do Cariri, UFCA, Brasil.

2011 - 2011

Seminars on Ancient Greek Language 2011. (Carga horária: 60h). , European Cultural Centre of Delphi, ECCD, Grécia.

2006 - 2007

Extensão universitária em Francês. (Carga horária: 180h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Italiano

Lê Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Grego

Lê Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: História da Filosofia/Especialidade: Filosofia Antiga.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Filosofia e Cultura.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Filosofia e Educação.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Filosofia e Literatura.

Organização de eventos

Espírito Santo, Camila . I Semana de Abertura das Aulas do IISCA. 2023. (Outro).

OLIVEIRA, Camila do E. S. P. de . III Encontro Cearense de Professores de Filosofia. 2023. (Congresso).

Oliveira, Camila do Espírito Santo Prado de . X Semana de Filosofia e seu Ensino da UFCA. 2020. (Congresso).

Oliveira, Camila do Espírito Santo Prado de . Conversas Filosóficas. 2018. (Outro).

Oliveira, Camila do Espírito Santo Prado de ; FURTADO, F. A. B. . III Jornada do Nepam: Foucault e os Gregos. 2017. (Congresso).

Oliveira, Camila do Espírito Santo Prado de ; FURTADO, F. A. B. ; CUNHA, J. R. C. . II Jornada do Nepam: Estudos Homéricos. 2016. (Congresso).

OLIVEIRA, Camila do E. S. P. de ; COLLARES, R. L. . VI Semana de Filosofia e seu Ensino - Ser-tão Filosófico: Linguagem, Religião e Ciência. 2015. (Congresso).

COLLARES, R. L. ; OLIVEIRA, Camila do E. S. P. de . V Semana de Filosofia e seu Ensino: Filosofia no Brasil - Possibilidades e Limites. 2014. (Congresso).

OLIVEIRA, Camila do E. S. P. de . Curso de Filosofia - I Feira das Profissões da UFCA. 2013. .

OLIVEIRA, Camila do E. S. P. de ; SOUSA, O. L. . I Jornada do NEPAM. 2012. (Outro).

OLIVEIRA, Camila do E. S. P. de . XIII Seminário dos Alunos de Pós-Graduação da UFRJ. 2005. (Congresso).

OLIVEIRA, Camila do E. S. P. de . I Seminário dos Estudantes de Graduação em Filosofia da UFRJ. 2004. (Congresso).

OLIVEIRA, Camila do E. S. P. de ; MENDONCA, L. ; Toledo, Daniel . Abrindo Gavetas - Encontro para Leitura de Poesias. 2001. (Outro).

Participação em eventos

Congresso Internacional Olhares de Narciso: egotismo e alienação. 2019. (Congresso).

Mostra de Extensão UFC - Cariri.O que é o amor platônico. 2012. (Oficina).

XVI Simpósio de Filosofia Moderna e Contemporânea da Unioeste.Mini-curso - História da Filosofia: A PAIXÃO - páthos, aisthesis, affectus, sensibilidade. 2011. (Simpósio).

I Semana de Filosofia do Campus Cariri. A Presença de um Enigma Hesiódico na "República" de Platão. 2010. (Congresso).

Tradição e Ruptura: Os Clássicos e a Obra de Leo Strauss.A Fisionomia da Cidade: Considerações sobre a Relação entre "Phýsis" e "Nómos" na "República" de Platão a partir da Leitura de Leo Strauss. 2010. (Seminário).

V Colóquio Platônico, Politeía V.O princípio sintático que governa a cidade bem administrada no livro v da República. 2010. (Encontro).

XIV Simpósio de Filosofia Moderna e Contemporânea da Unioeste.Zeus e o prenúncio do monoteísmo na Teogonia de Hesíodo. 2009. (Simpósio).

XVII Congresso Nacional de Estudos Clássicos: Amizade e Prazer no Mundo Antigo. A Espera como Condição Humana no Mito de Prometeu Narrado por Hesíodo. 2009. (Congresso).

IV Colóquio Platônico Politeía IV.Análise dos termos. 2008. (Outra).

VI Congresso de Filosofia Contemporânea da PUCPR. Heidegger e a Verdade em Platão. 2008. (Congresso).

XIII Encontro Nacional de Filosofia (ANPOF).A Origem da Totalidade em Hesíodo. 2008. (Encontro).

III Colóquio Platônico, Politeía III.A verdade não é nenhuma mentira velha: Hesíodo e o mito das raças no livro III d'A República. 2007. (Outra).

I Seminário de Filosofia Antiga, IFCH/UERJ/NEA.Sobre o canto das Musas. 2007. (Seminário).

I Seminário dos Alunos do Programa de Pós-Graduação em Lógica e Metafísica.Metade maior que todo? Qual todo?. 2007. (Seminário).

XII Simpósio de Filosofia Moderna e Contemporânea da Unioeste.O princípio da Metafísica com um olhar sobre o passado. 2007. (Simpósio).

Seminário de Dissertações e Teses do Pragma.Parte maior que todo?: Trabalho e natureza em Hesíodo. 2006. (Seminário).

XII Encontro Nacional de Filosofia da Anpof.O fim no poema "Os Trabalhos e os Dias" de Hesíodo. 2006. (Encontro).

XIII Seminário dos Alunos de Pós-Graduação em Filosofia da UFRJ.O enunciado se diz de muitas maneiras. 2005. (Seminário).

X Simpósio de Filosofia Moderna e Contemporânea.Hesíodo e a Poesia. 2005. (Simpósio).

I Seminário dos Estudantes de Graduação em Filosofia da UFRJ.Platão e a Tradição. 2004. (Seminário).

XXVI Jornada de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ.Da Justiça Prometida: O mito das raças entre Hesíodo e Platão. 2004. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Jamily Alves da Silva

FRANKLIN, K.;OLIVEIRA, Camila do E. S. P. de. "O processo do conhecimento e o método dialético em Platão- uma experiência com a imagem da linha dividida". 2024. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Filosofia) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Francisco Francimar Medeiros da Silva

COLLARES, R. L.; LOPES, L. M.;OLIVEIRA, Camila do E. S. P. de; DAMASCENO, R. L.. O Trágico no Ensino da Filosofia. 2024. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Filosofia) - Universidade Federal do Cariri.

Aluno: Sauanny de Oliveira Lima

Oliveira, Camila do Espírito Santo Prado de; COLLARES, R. L.; LOPES, L. M.; FRANCA JUNIOR, L. C.. TECENDO VOZES: Estudo sobre a partilha de saberes femininos no espaço da biblioteca. 2022. Dissertação (Mestrado em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Cariri.

Aluno: GIORDANO BRUNO DE LACERDA MARQUES

Oliveira, Camila do Espírito Santo Prado de. Uma Ética da Liberdade: O Cuidado de Si e o Cuidado do Outro em Michel Foucault. 2017. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Francisca Andréa Brito Furtado

Oliveira, Camila do Espírito Santo Prado de. O amor paradoxal nos discursos enunciados no Fedro platônico: uma possível articulação entre eros, manía e sophrosýne. 2016. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Flora de Carvalho Mangini

OLIVEIRA, Camila do E. S. P. de. Ser, Ter e Mostrar - Predomínio, Pleonexia e seus Efeitos sobre o Thumoides na República de Platão. 2023. Tese (Doutorado em École Doctorale Mondes Antiques et Medievales) - Université Paris-Sorbonne.

Aluno: Carlos Augusto de Oliveira Carvalhar

Espírito Santo, Camila. Tópicos de Filosofia Política em Platão: Um enfoque contemporâneo. 2023. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Jean George Farias do Nascimento

Oliveira, Camila do Espírito Santo Prado de; Augusto, M. G. M.; HADDAD, A. B.; COSTA, Admar; BRANDÃO, J.L.. A DEMIURGIA FILOSÓFICA NA COVALÊNCIA ENTRE PHILOTHEKHNÍA E PHILOSOPHÍA. 2021. Tese (Doutorado em Lógica e Metafísica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Rummenigge Santos da Silva

Oliveira, Camila do Espírito Santo Prado de. A EXEGESE MÍTICA EM PLATÃO: ESTUDO CRÍTICO SOBRE A PASSAGEM DA ALLEGORESE À TRANSPOSIÇÃO DOS MITOS E MISTÉRIOS. 2020. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Yvan Viana Moreira Filho

OLIVEIRA, Camila do E. S. P. de. Escola no Campo: Um Laboratório de Ciências. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Desenvolvimento Sustentável do S) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: JUCIANA ALVES PINHEIRO

Oliveira, Camila do Espírito Santo Prado de. SPINOZA: UMA ÉTICA DA LIBERDADE. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Cariri.

Aluno: MARIA TALITA RODRIGUES DOS SANTOS

Oliveira, Camila do Espírito Santo Prado de. A MORTE DE DEUS EM NIETZSCHE. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Cariri.

Aluno: Antonio Diêgo Araujo de Carvalho

LOPES, M. A.; COLLARES, R. L.;OLIVEIRA, Camila do E. S. P. de. Nietzsche e os gregos: acerca dos antagonismos entre o apolíneo e o dionisíaco em O Nascimento da Tragédia. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Cariri.

Aluno: Maria Aparecida de Figueirêdo

CUNHA, J. R. C.; LOPES, M. A.;OLIVEIRA, Camila do E. S. P. de. A Filosofia e seu Ensino: Questões sobre sua Relevância e Sentido. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Cariri.

Aluno: Francisca Eveline Felipe Jacó

COLLARES, R. L.; LOPES, M. A.;OLIVEIRA, Camila do E. S. P. de. A Propósito do Conceito de Verdade em Migalhas Filosóficas de Kierkegaard. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Cariri.

Aluno: André da Silva Ângelo

CUNHA, J. R. C.; Silva, F. J.;OLIVEIRA, Camila do E. S. P. de. A Relação entre o Pecado e o Livre-Arbítrio em Santo Agostinho. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Cariri.

Aluno: GIORDANO BRUNO DE LACERDA MARQUES

COLLARES, R. L.; LOPES, M. A.;OLIVEIRA, Camila do E. S. P. de. O Niilismo e a Crítica da Modernidade em Nietzsche. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Cariri.

Aluno: jonathan sales da silva

Dias, S.; COLLARES, R. L.;OLIVEIRA, Camila do E. S. P. de. A Morte de Sócrates e o Começo do Fim da Política em Hannah Arendt. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Cariri.

Aluno: Lília Barbosa Xavier

Silva, F. J.; CUNHA, J. R. C.;OLIVEIRA, Camila do E. S. P. de. A Amizade como Virtude em Aristóteles. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Cariri.

Aluno: José Gildervan Ferreira

CUNHA, J. R. C.;OLIVEIRA, Camila do E. S. P. de. O Ensino de Filosofia no Ensino Médio: Uma tentativa de entender o porquê e o para quê. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Cariri.

Aluno: Laís de Araújo Castro

COLLARES, R. L.; LOPES, M. A.;OLIVEIRA, Camila do E. S. P. de. Nietzsche: Por uma filosofia que sabe rir. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Cariri.

Aluno: Anderson Venicio Alencar Salviano

Silva, F. J.; CUNHA, J. R. C.;OLIVEIRA, Camila do E. S. P. de. O Ser e o Bem na ética tomista a serviço da conduta humana. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Cariri.

Aluno: Cintia Luanna dos Santos Tomaz

CUNHA, J. R. C.; Silva, F. J.;OLIVEIRA, Camila do E. S. P. de. O Problema do Mal na Visão Agostiniana. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Cariri.

Aluno: Cícero Gercéu Ricarte da Silva

ALMEIDA, P. O.; Silva, F. J.;OLIVEIRA, Camila do E. S. P. de. O Sentido da Diferença e da Identidade nas Relações Genéricas no Sofista de Platão. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Cariri.

Montenegro, Maria Aparecida;OLIVEIRA, Camila do E. S. P. de; Pompeu, Ana Maria César. Concurso Público para Professor Efetivo de Filosofia Antiga - UECE. 2022. Universidade Estadual do Ceará.

HADDAD, A. B.;Oliveira, Camila do Espírito Santo Prado de; Bordin, Reginaldo. Seleção de Professor Substituto. 2021. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

OLIVEIRA, Camila do E. S. P. de. Processo Seletivo das Ações de Extensão da PROEX/UFCA. 2014. Universidade Federal do Cariri.

OLIVEIRA, Camila do E. S. P. de. Seleção de Estudantes para o Curso de Especialização em Ensino de Filosofia. 2011. Universidade Federal do Ceará.

Orientou

Josilene dos Santos Silva

De dentro da Sala de Aula: Desenvolvendo a Autonomia no Ensino de Filosofia com Aprendizagem Baseada em Problemas e Paulo Freire; Início: 2024; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Filosofia) - Universidade Federal do Cariri; (Orientador);

THAVILLA CRISLEINE DE OLIVEIRA LOPES

AS DEMANDAS DA SALA DE AULA MUTICULTURAL E A RESISTÊNCIA À PRÁTICA DA AUTOATUALIZAÇÃO; Início: 2023; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Filosofia) - Universidade Federal do Cariri; (Orientador);

ANA PAULA ALMEIDA SILVA

Vozes Femininas na História da Filosofia; Início: 2023; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Cariri; (Orientador);

SAMUEL DE ALMEIDA GONCALVES

Dialética e Exercícios Espirituais nas Enéadas de Plotino; Início: 2023; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Cariri; (Orientador);

GILVANEIDE FERNANDES DUARTE

KILOMBOS: APONTAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS E METODOLÓGICOS DO PENSAMENTO AFRODIASPÓRICO; Início: 2023; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Cariri; (Orientador);

NATÁLIA LEITE ALBUQUERQUE

O CONCEITO DE ATARAXIA EM SÊNECA; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Cariri; Orientador: Camila do Espírito Santo Prado de Oliveira;

LAIANE FELIPE SAMPAIO

?O ROMPIMENTO DO PARADIGMA ?SER MULHER? NA SOCIEDADE ATUAL A PARTIR DOS ESCRITOS DE JUDITH BUTLER E DONNA HARAWAY; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Cariri; Orientador: Camila do Espírito Santo Prado de Oliveira;

PATRÍCIA DE CASTRO SOUSA

Negra Primavera: um Estudo sobre Amefricanidade em Lélia Gonzalez; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Cariri; Orientador: Camila do Espírito Santo Prado de Oliveira;

Viviany Barbosa Diniz

FILOSOFIAS AFRICANAS: UMA UNIDADE NA DIVERSIDADE; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Cariri; Orientador: Camila do Espírito Santo Prado de Oliveira;

Dagmar Rodrigues

O (não) Lugar das Mulheres na História da Filosofia; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Cariri; Orientador: Camila do Espírito Santo Prado de Oliveira;

Cícero Rodrigo Alves Dias

COMO SABEMOS O QUE SABEMOS? EROS E O PROCESSO DE APRENDER A SABER, A PARTIR DE BELL HOOKS; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Cariri; Orientador: Camila do Espírito Santo Prado de Oliveira;

THAVILLA CRISLEINE DE OLIVEIRA LOPES

Por uma educação filosófica engajada; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Cariri; Orientador: Camila do Espírito Santo Prado de Oliveira;

José Cleiton Maciel Neto

NEOFASCISMO: UM CONCEITO CONCRETO A SER CONSTRUÍDO; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Cariri; Orientador: Camila do Espírito Santo Prado de Oliveira;

Vinícius de Souza

É POSSÍVEL UMA FORMAÇÃO VOLTADA À VIRTUDE? UM ESTUDO SOBRE ALCIBÍADES; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Cariri; Orientador: Camila do Espírito Santo Prado de Oliveira;

FERNANDA MELO LINHARES RANGEL

O ?LUGAR DE FALA? EM DJAMILA RIBEIRO COMO FERRAMENTA PARA EPISTEMOLOGIA FEMINISTA; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Cariri; Orientador: Camila do Espírito Santo Prado de Oliveira;

FELIPE SAMPAIO BEZERRA

A concepção de areté na formação do homem grego de Homero à sofística; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Cariri; Orientador: Camila do Espírito Santo Prado de Oliveira;

Francisco Rihelder Batista Bezerra

Condição Humana e mito em Os Trabalhos e os Dias; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Cariri; Orientador: Camila do Espírito Santo Prado de Oliveira;

YATAN ALVES DA SILVA

CORPO E ALMA NO FÉDON: OS LIMITES ONDE SE PROCESSA O CONHECIMENTO; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Cariri; Orientador: Camila do Espírito Santo Prado de Oliveira;

Alison Evangelista Duarte Sipaúba

Método socrático: Uma proposta para o Ensino Médio; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Cariri; Orientador: Camila do Espírito Santo Prado de Oliveira;

Victor Almeida Moura de Carvalho

A comunhão entre amor e beleza segundo Platão e a mitologia grega; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Cariri; Orientador: Camila do Espírito Santo Prado de Oliveira;

Wilton Pereira

A Pedagogia da Autonomia em Paulo Freire; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Cariri; Orientador: Camila do Espírito Santo Prado de Oliveira;

Maria das Dores da Silva

A Morte em Schopenhauer; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Cariri; Orientador: Camila do Espírito Santo Prado de Oliveira;

Gabriela Gonçalves Amaro

Uma leitura da Apologia de Sócrates; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Cariri; Orientador: Camila do Espírito Santo Prado de Oliveira;

Michelle Fernandes de Araujo

Absurdo e Criação sem Amanhã em Albert Camus; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Cariri; Orientador: Camila do Espírito Santo Prado de Oliveira;

Sarah Raquel dos Santos Alves

Sobre a função educadora do mito; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Cariri; Orientador: Camila do Espírito Santo Prado de Oliveira;

Maria das Dores Alves Silva

Entre sombra e luz: A conquista do conhecimento na Alegoria da Caverna de Platão; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Cariri; Orientador: Camila do Espírito Santo Prado de Oliveira;

Edivânia Arcelino Feitosa

O Ensino Filosófico na Educação Infantil; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Cariri; Orientador: Camila do Espírito Santo Prado de Oliveira;

Sandra Agostinho Candido

A Relação entre Prazer e Virtude na "Ética a Nicômaco" de Aristóteles; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Cariri; Orientador: Camila do Espírito Santo Prado de Oliveira;

José Josival da Silva

A Justiça na "República" de Platão; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Cariri; Orientador: Camila do Espírito Santo Prado de Oliveira;

Sônia Maria Dantas Batista

A Purificação e a Imortalidade da Alma no "Fédon" de Platão; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Cariri; Orientador: Camila do Espírito Santo Prado de Oliveira;

Otacilio Luciano de Sousa Neto

Análise das Aporias da Participação no Parmênides de Platão; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Cariri; Orientador: Camila do Espírito Santo Prado de Oliveira;

Francisca Andréa Brito Furtado

As concepções de amor, temperança e intemperança nos discursos de Sócrates no Fedro platônico; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Cariri; Orientador: Camila do Espírito Santo Prado de Oliveira;

Alex Moraes de Melo

O Belo e o Bem articulados à noção de Arte no Górgias de Platão; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Cariri; Orientador: Camila do Espírito Santo Prado de Oliveira;

Lazuli Tavares Saraiva

A vida campesina e a constituição da pólis pacífica em Hesíodo e Aristófanes; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do Cariri, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Camila do Espírito Santo Prado de Oliveira;

Yuri Felix Ribeiro da Silva

A vida campesina e a constituição da pólis pacífica em Hesíodo e Aristófanes; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do Cariri, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Camila do Espírito Santo Prado de Oliveira;

Monieux Cavalcanti de Freitas

A vida campesina e a constituição da pólis pacífica em Hesíodo e Aristófanes; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do Cariri; Orientador: Camila do Espírito Santo Prado de Oliveira;

Monieux Cavalcanti de Freitas

O perigo da busca pelo ouro em tempos de ferro: um estudo comparativo da narrativa das Idades em Hesíodo, Aristófanes e Platão; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do Cariri, Universidade Federal do Cariri; Orientador: Camila do Espírito Santo Prado de Oliveira;

Fernanda Jayne

AS MULHERES E AS FILOSOFIAS; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Cariri, Universidade Federal do Cariri; Orientador: Camila do Espírito Santo Prado de Oliveira;

Ana Paula da Costa,

AS MULHERES E AS FILOSOFIAS; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do Cariri; Orientador: Camila do Espírito Santo Prado de Oliveira;

José Geovane da Silva Ferreira

Sócrates: Filosofia e Cidade; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do Cariri, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Camila do Espírito Santo Prado de Oliveira;

YATAN ALVES DA SILVA

A alma e o corpo em Platão; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do Cariri, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Camila do Espírito Santo Prado de Oliveira;

Francisco Rihelder Batista Bezerra

Monitoria em Dialética e Metafísica; 2014; Orientação de outra natureza; (Filosofia) - Universidade Federal do Cariri; Orientador: Camila do Espírito Santo Prado de Oliveira;

Otacilio Luciano de Sousa

Como ler Platão? Um Estudo Propedêutico; 2012; Orientação de outra natureza; (Filosofia) - Universidade Federal do Cariri; Orientador: Camila do Espírito Santo Prado de Oliveira;

Sarah Raquel dos Santos Alves

A Transformação como Princípio de Tudo; 2011; Orientação de outra natureza; (Filosofia) - Universidade Federal do Ceará, Universidade Federal do Ceará; Orientador: Camila do Espírito Santo Prado de Oliveira;

Otacilio Luciano de Sousa Neto

Análise das relações entre tempo e homem na mitologia hesiódica; 2011; Orientação de outra natureza; (Filosofia) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Camila do Espírito Santo Prado de Oliveira;

Otacilio Luciano de Sousa Neto

A lógica e a dialética nas aporias da participação no "Parmênides" de Platão; 2011; Orientação de outra natureza; (Filosofia) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Camila do Espírito Santo Prado de Oliveira;

Francisca Andréa Brito Furtado

As Faces da Paixão no "Jogador" de Dostoiévski; 2011; Orientação de outra natureza; (Filosofia) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Camila do Espírito Santo Prado de Oliveira;

Sarah Raquel dos Santos Alves

Núcleo de Estudos do Pensamento Antigo e Medieval; 2011; Orientação de outra natureza; (Filosofia) - Universidade Federal do Ceará, Universidade Federal do Ceará; Orientador: Camila do Espírito Santo Prado de Oliveira;

Cícero Gercéu Ricarte

Uma Exposição acerca dos Argumentos que Tratam da Imortalidade da Alma no Diálogo ?Fédon? de Platão; 2010; Orientação de outra natureza; (Filosofia) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Camila do Espírito Santo Prado de Oliveira;

Otacilio Luciano de Sousa Neto

Da constituição da sabedoria; 2010; Orientação de outra natureza; (Filosofia) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Camila do Espírito Santo Prado de Oliveira;

Produções bibliográficas

  • SOUSA, Alex. ; FURTADO, E. B. ; FOFANO, D. K. ; OLIVEIRA, Camila do E. S. P. de ; SILVA, F. J. A. . III ENCONTRO CEARENSE DE PROFESSORES DE FILOSOFIA NA UFCA (JUAZEIRO DO NORTE): TRAJETÓRIA, REFLEXÕES E PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE FILOSOFIA NO CEARÁ. DOCENTES , v. 9, p. 15-26, 2024.

  • Oliveira, Camila do Espírito Santo Prado de . Pandora e O Segundo Sexo: Um diálogo entre Beauvoir e Hesíodo. Araripe: Revista de Filosofia , v. 1, p. 150-161, 2020.

  • OLIVEIRA, Camila do E. S. P. de . O Diálogo como Ato Amoroso em Platão. Princípios (UFRN. Impresso) , v. 22, p. 31-40, 2015.

  • OLIVEIRA, Camila do E. S. P. de . A herança poética: o uso sofísitico e o érgon filosófico em Platão. Kleos (Rio de Janeiro) , v. 18, p. 33-50, 2014.

  • OLIVEIRA, Camila do E. S. P. de . A fisionomia da cidade verdadeira: considerações sobre a relação entre phýsis e nómos no livro II da República de Platão a partir da leitura de Leo Strauss. KLEOS (RIO DE JANEIRO) , v. 15, p. 69-76, 2011.

  • OLIVEIRA, Camila do E. S. P. de . O enunciado se diz de muitas maneiras: sobre a estrutura formal do enunciado no 'Da Interpretação'. Ítaca (UFRJ) , v. 7, p. 41-50, 2007.

  • Oliveira, Camila do Espírito Santo Prado de . Retirar-se à ou retirar-se da Ilha dos Bem Aventurados. In: Alice Bitencourt Haddad; Carolina Araújo. (Org.). A REPÚBLICA DE PLATÃO: COMPANION EM HOMENAGEM A MARIA DAS GRAÇAS DE MORAES AUGUSTO. 1ed.Rio de Janeiro: NAU, 2022, v. 1, p. 1-736.

  • Oliveira, Camila do Espírito Santo Prado de . PLATÃO SOB O SOL DE MEIO-DIA: BREVE ENSAIO SOBRE CAMUS E A CAVERNA. In: Alice Bitencourt Haddad; Markus Figueira da Silva. (Org.). Camus e os Gregos. 1ed.Natal: UFRN, 2022, v. 1, p. 1-96.

  • Oliveira, Camila do Espírito Santo Prado de . Filosofar em Quarentena: Reflexões. In: Antônio Ismael da Silva Lima; Gílian Gardia Magalhães Brito. (Org.). FILOSOFIA EM REDE FILOSOFIA EM TEMPOS DE PANDEMIA. 1ed.Goiânia: Phillos Academy, 2021, v. 1, p. 15-22.

  • Oliveira, Camila do Espírito Santo Prado de . Revealing nature or disnaturalizing the custom: philosophical formation in Plato's Republic. In: Maria de Fátima Silva, Maria do Céu Fialho, Maria das Graças de Moraes Augusto. (Org.). Casas, património, civilização: nomos versus physis no pensamento grego. 1ed.: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2019, v. , p. 157-171.

  • OLIVEIRA, Camila do E. S. P. de . Escrita e Criação em Platão, um Ensaio. In: Nilo César Batista da Silva. (Org.). Lectiones Philosophae: Conhecimento, Linguagem e Estética. 1ed.Curitiba: CRV, 2018, v. 1, p. 61-70.

  • OLIVEIRA, Camila do E. S. P. de . Totalidade e Bem na República de Platão. In: Marcelo Carvalho; Gabriele Cornelli; Maria Aparecida Montenegro. (Org.). Platão - Coleção Anpof. 1ed.São Paulo: ANPOF, 2015, v. , p. 135-148.

  • OLIVEIRA, Camila do E. S. P. de . Platão e o Diálogo Filosófico. In: Celme Torres Ferreira da Costa; Regiane Lorenzetti Collares; Denysson Axel Ribeiro Mota; Henry Pôncio Cruz de Oliveira. (Org.). Caderno de Experi ências Pesquisa em Foco. 1ed.Juazeiro do Norte: Universidade Federal do Cariri, 2015, v. 1, p. 293-296.

  • OLIVEIRA, Camila do E. S. P. de . Não sou nem obrigada!. Cariri Revista, Juazeiro do Norte, 02 fev. 2016.

  • OLIVEIRA, Camila do E. S. P. de . Cinema no Cariri: Do rito de abrir janelas. Cariri Revista, Juazeiro do Norte, 11 jan. 2016.

  • OLIVEIRA, Camila do E. S. P. de . Que horas voltaremos?. Cariri Revista, Juazeiro do Norte, 13 out. 2015.

  • OLIVEIRA, Camila do E. S. P. de . Cidades Partidas. Cariri Revista, Juazeiro do Norte, 24 set. 2015.

  • OLIVEIRA, Camila do E. S. P. de . Notas sobre Monotonia e Unilateralidade. Sétima - Revista de Cinema, Juazeiro do Norte, p. 14 - 15, 04 ago. 2015.

  • OLIVEIRA, Camila do E. S. P. de . Sobre o Canto das Musas. In: I Seminário de Filosofia Antiga, 2007, Rio de Janeiro. Anais de Filosofia Antiga I Seminário de Filosofia Antiga. Rio de Janeiro: UERJ, 2007.

  • Oliveira, Camila do Espírito Santo Prado de ; SARAIVA, L. S. . Relato de experiência sobre o projeto educativo de leitura para a obra de Fiódor Dostoiévski. In: 19o ENEX, 2023, Juazeiro do Norte. Anais do 19o ENEX, 2023.

  • SOUSA, R. T. ; SANTOS, J. B. ; SOUSA, I. J. R. ; OLIVEIRA, Camila do E. S. P. de . Relatos e vivências de mulheres através do Projeto Mulheres Pensantes. In: 19o ENEX, 2023, Juazeiro do Norte. Anais do 19o ENEX, 2023.

  • OLIVEIRA, Camila do E. S. P. de . Zeus e o Prenúncio do Monoteísmo na "Teogonia" de Hesíodo. In: XIV Simpósio de Filosofia Moderna e Contemporânea da Unioeste, 2009, Toledo. Caderno de Resumos do XIV Simpósio de Filosofia Moderna e Contemporânea da Unioeste, 2009.

  • OLIVEIRA, Camila do E. S. P. de . O Princípio Sintático que Governa a Cidade Bem Administrada no Livro V da "República". In: V Colóquio Platônico, Politeía V, 2010, Itatiaia- RJ. Caderno de Resumos do V Colóquio Platônico, Politeía V, 2010.

  • OLIVEIRA, Camila do E. S. P. de . A Origem da Totalidade em Hesíodo. In: XIII Encontro Nacional de Filosofia da Anpof, 2008, Canela. Anais do XIII Encontro Nacional de Filosofia da Anpof, 2008.

  • OLIVEIRA, Camila do E. S. P. de . Estudo dos termos ?pân? e ?hólon? no livro IV da República de Platão. In: IV Colóquio Platônico, Politeía IV, 2008, Itatiaia- RJ. Caderno de Resumos do IV Colóquio Platônico, Politeía IV, 2008.

  • OLIVEIRA, Camila do E. S. P. de . O princípio da Metafísica como um olhar sobre o passado. In: XII Simpósio de Filosofia Moderna e Contemporânea da Unioeste, 2007, Toledo. Anais do XII Simpósio de Filosofia Moderna e Contemporânea da Unioeste. Toledo: Unioeste, 2007.

  • OLIVEIRA, Camila do E. S. P. de . A verdade não é nenhuma mentira nova: Hesíodo e o mito das raças no livro III d'A República. In: III Colóquio Platônico - Politeía III, 2007, Itatiaia. Caderno de Resumos do III Colóquio Platônico - Politeía III, 2007.

  • OLIVEIRA, Camila do E. S. P. de . O fim no poema "Os Trabalhos e os Dias" de Hesíodo. In: XII Encontro Nacional de Filosofia da Anpof, 2006, Salvador. Livro de Atas - XII Encontro Nacional de Filosofia da Anpof, 2006.

  • OLIVEIRA, Camila do E. S. P. de . Hesíodo e a Poesia. In: X Simpósio de Filosofia Moderna e Contemporânea, 2005, Toledo. X Simpósio de Filosofia Moderna e Contemporânea, 2005.

  • OLIVEIRA, Camila do E. S. P. de . O enunciado se diz de muitas maneiras. In: XIII Seminário dos Alunos de Pós-Graduação em Filosofia da UFRJ, 2005, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos do XIII Seminário dos Alunos de Pós-Graduação em Filosofia da UFRJ, 2005.

  • OLIVEIRA, Camila do E. S. P. de . Da Justiça Prometida: O mito das raças entre Hesíodo e Platão. In: XXVI Jornada de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ, 2004, Rio de Janeiro. Anais da XXVI Jornada de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ, 2004.

  • OLIVEIRA, Camila do E. S. P. de . O PERIGO DA BUSCA POR OURO EM TEMPOS DE FERRO EM HESÍODO, ARISTÓFANES E PLATÃO. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Oliveira, Camila do Espírito Santo Prado de . A boa conquista segundo Platão. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, Camila do E. S. P. de . DIÁLOGO COMO AÇÃO POLÍTICA: FOUCAULT LEITOR DE PLATÃO. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Oliveira, Camila do Espírito Santo Prado de . Retirar-se à ou retirar-se da Ilha dos Bem Aventurados. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Oliveira, Camila do Espírito Santo Prado de . A mitologia de Platão. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Oliveira, Camila do Espírito Santo Prado de . Sobre contágio e psicagogia em Morte em Veneza. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Oliveira, Camila do Espírito Santo Prado de . Filosofias da Mitologia. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Prado, Camila . Escrita e criação em Platão. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, Camila do E. S. P. de . Totalidade e Política em Platão. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, Camila do E. S. P. de . Menino brinca de boneca?: Gênero e sexualidade na educação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • OLIVEIRA, Camila do E. S. P. de . O Diálogo como Ato Amoroso em Platão. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, Camila do E. S. P. de . Conhecimento e Ordenação: Notas sobre a Presença de Hesíodo no Teeteto. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, Camila do E. S. P. de . Totalidade e Bem na República de Platão. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, Camila do E. S. P. de . II Mostra de Cinema 'Outros Maios Possíveis'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • OLIVEIRA, Camila do E. S. P. de . 'Você não me representa'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, Camila do E. S. P. de . Platão sob o sol de meio-dia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, Camila do E. S. P. de . A Cidade de Ouro. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, Camila do E. S. P. de . A relação justa entre um todo e suas partes na República de Platão. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, Camila do E. S. P. de . A Herança Hesiódica no Diálogo Filosófico. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, Camila do E. S. P. de . A Fisionomia da Cidade Verdadeira. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, Camila do E. S. P. de . O Princípio Sintático que Governa a Cidade Bem Administrada no Livro V da "República". 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, Camila do E. S. P. de . Entre parte, tudo e todo: a presença de um enigma hesiódico na "República" de Platão. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, Camila do E. S. P. de . A Espera como Condição Humana no Mito de Prometeu Narrado por Hesíodo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, Camila do E. S. P. de . Zeus e o Prenúncio do Monoteísmo na Teogonia de Hesíodo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, Camila do E. S. P. de . Heidegger e a Verdade em Platão. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, Camila do E. S. P. de . A Origem da Totalidade em Hesíodo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, Camila do E. S. P. de . Análise dos termos "pân" e "hólon" no livro IV da República. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, Camila do E. S. P. de . Sobre o canto das Musas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, Camila do E. S. P. de . A verdade não é nenhuma mentira nova: Hesíodo e o mito das raças no livro III d'A República. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, Camila do E. S. P. de . O princípio da Metafísica como um olhar sobre o passado. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, Camila do E. S. P. de . Metade maior que todo? Qual todo?. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, Camila do E. S. P. de . O fim no poema. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, Camila do E. S. P. de . Parte maior que todo?: Trabalho e natureza em Hesíodo. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • OLIVEIRA, Camila do E. S. P. de . Hesíodo e a Poesia. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, Camila do E. S. P. de . O enunciado se diz de muitas maneiras. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, Camila do E. S. P. de . Platão e a tradição. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, Camila do E. S. P. de . Da justiça prometida: o mito das raças entre Hesíodo e Platão. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Torquato, E. ; Queiroz, Z. ; OLIVEIRA, Camila do E. S. P. de . Exercícios de morte(s) e vida(s). Embú das Artes, 2018. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

Outras produções

OLIVEIRA, Camila do E. S. P. de . Noite a dentro. 2018.

Lima, I. ; COLLARES, R. L. ; Torquato, E. ; OLIVEIRA, Camila do E. S. P. de . Ação de Cultura Filosofando. 2015; Tema: Projeto de Cultura ligado à Pró-Reitoria de Cultura da UFCA que visa desenvolver atividades que promovam a reflexão filosófica. (Rede social).

OLIVEIRA, Camila do E. S. P. de ; CUNHA, J. R. C. ; SOUSA, O. L. ; Silva, F. J. . NEPAM. 2013; Tema: Blog do Programa de Extensão e Pesquisa Núcleo de Estudos do Pensamento Antigo e Medieval. (Blog).

OLIVEIRA, Camila do E. S. P. de . Parecer ad hoc para Revista Educação e Filosofia /UFU. 2016. (Avaliação de Trabalhos).

OLIVEIRA, Camila do E. S. P. de . I Encontro Universitário da UFCA. 2013. (Avaliação de Trabalhos).

OLIVEIRA, Camila do E. S. P. de . Formação ou Deformação do Desejo?: A "República" de Platão. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

OLIVEIRA, Camila do E. S. P. de . II Encontro Universitário da UFC no Cariri. 2011. (Revisor).

OLIVEIRA, Camila do E. S. P. de . A Influência da Poesia de Hesíodo na República de Platão. 2004. (Relatório de pesquisa).

Projetos de pesquisa

  • 2024 - Atual

    Totalidade e Bem na República de Platão, Descrição: Objetivo geral: Desenvolver as hipóteses sobre a Ideia de Bem formuladas a partir do estudorealizado no doutorado, a saber: 1. Concepção positiva; 2. Concepção negativa; 3. Concepçãoformal; 4. Concepção dinâmica - explicitando cada uma delas, apresentando alguns de seusdefensores e os argumentos utilizados para defendê-las.Objetivos específicos:1. Estudar o vocabulário principal envolvido na formulação da questão do Bem, na República,dentro da tradição literária grega anterior e contemporânea a Platão;2. Debater algumas das principais interpretações sobre a Ideia de Bem na República de Platão;3. Proporcionar a estudantes de Graduação e Ensino Médio oportunidade para engajar-se em umainiciação à pesquisa em Filosofia, através da análise de hipóteses sobre tema fundamental de umaobra basilar do pensamento ocidental;4. Proporcionar o refinamento do estudo da filosofia grega antiga, através do aprofundamento doconhecimento interdisciplinar sobre a tradição clássica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Camila do Espírito Santo Prado de Oliveira - Coordenador.

  • 2023 - 2024

    O perigo da busca pelo ouro em tempos de ferro: um estudo comparativo da narrativa das Idades em Hesíodo, Aristófanes e Platão, Descrição: Objetivo Geral:Comparar as obras República, de Platão, As Aves, de Aristófanes, e os poemas de Hesíodo,Teogonia e Os Trabalhos e os Dias, a partir da questão: como a tirania surge a partir da decadênciada democracia?. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Camila do Espírito Santo Prado de Oliveira - Coordenador.

  • 2022 - 2023

    A vida campesina e a constituição da pólis pacífica em Hesíodo e Aristófanes, Descrição: Objetivo Geral:Comparar as figuras do agricultor e da vida oikonômica e sua dimensão política em Hesíodo e Aristófanes.Objetivos específicos:. Recensear e analisar as referências diretas ou indiretas à poesia hesiódica na comédia aristofânica;. Identificar temas comuns na obra dos dois poetas: a justiça, o poder didático da palavra poética, o agón poético e político, o anseio pela cidade pacífica e o trabalho oikonômico no campo - avaliar suas articulações e as semelhanças e diferenças entre suas abordagens;. Analisar a construção da figura do agricultor em Os Trabalhos e os Dias, em Acarnenses, Paz e As Aves e seu papel ambíguo na construção política da cidade pacífica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Camila do Espírito Santo Prado de Oliveira - Coordenador.

  • 2020 - 2021

    As Mulheres e as Filosofias, Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Camila do Espírito Santo Prado de Oliveira - Coordenador.

  • 2016 - Atual

    Núcleo de Estudos Comparados em Corporeidade, Alteridade, Ancestralidade, Gênero e Gerações - Necage, Descrição: O Núcleo de Estudos Comparados em Corporeidade, Alteridade, Ancestralidade, Gênero e Gerações - NECAGE surge da reunião de pesquisadores de várias instituições da Região do Cariri no intuito de compartilhar e fomentar suas pesquisas numa temática que se intersecciona a partir dos Estudos Comparados. Reunindo professores e pesquisadores da Universidade Federal do Cariri - UFCA, da Universidade Regional do Cariri - URCA, do Centro Universitário Leão Sampaio - UNILEAO, da Faculdade de Juazeiro do Norte - FJN e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, é um ambiente de pesquisa colaborativo, interinstitucional e interdisciplinar. O NECAGE vem desenvolvendo atividades de caráter investigativo, extensionista, cultural e artístico, trabalha em interlocução com os movimentos sociais do Cariri e incentiva a formação de novos pesquisadores através de iniciação científica, organizando grupos de estudos, eventos científicos e publicações.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Camila do Espírito Santo Prado de Oliveira - Coordenador / Emanuel Torquato - Integrante / Zuleide Queiroz - Integrante / Francisca Andréa Brito Furtado - Integrante / Leda Mendes Gimbo - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2015 - 2019

    A relação entre amor, diálogo e política em Platão, Descrição: O projeto de pesquisa pretende investigar dois temas fundamentais para qualquer estudioso da obra platônica: a forma dialogal da escrita filosófica e a dimensão erótica da filosofia. A interpretação que se pretende desenvolver, relacionando os temas, parte da assunção de que a morte de Sócrates, condenado pela democracia, representaria, na obra platônica, uma ruptura entre filosofia e cidade. Platão lançar-se-ia ao obrar poético-político-filosófico, como Aquiles volta à batalha após a morte de Pátroclo, como um amante do filósofo-amante morto. Suas armas: os diálogos. Vered Kenaan, em The seductions of Hesiod, defende que há, no Banquete de Platão, um modelo de recepção como forma de genealogia erótica; o diálogo intertextual seria uma relação amorosa. Pretende-se desenvolver a hipótese de que os próprios diálogos platônicos são exemplos dos filhos imortais que Diotima diz serem gerados através do amor. Platão recriaria, encenando-os, os encontros e desencontros entre Sócrates e a cidade, explicitando sob que condições seria possível um verdadeiro diálogo filosófico, amorosamente inspirado. O primeiro passo do percurso será, portanto, apresentar os elementos desta leitura do Banquete. Em seguida, ir à defesa de Sócrates, na sua Apologia, e à imagem de sua condenação, na alegoria da caverna, em República VII. A Carta VII nos trará traços, controversamente autobiográficos, da trajetória política de Platão e de sua compreensão das relações entre filosofia e cidade. Contraporemos, a partir de uma indicação de Foucault, a posição amorosa platônica, diante do suposto fracasso político do filósofo, à misantropia atribuída a Heráclito, por Diógenes Laércio. Buscaremos, então, formular propriamente nossa questão: Como Amor, Palavra e Política se relacionam na obra platônica, permitindo a criação da cena filosófica, o lugar de exercício não apenas do encontro do filósofo consigo mesmo, mas também da cidade com sua própria verdade?. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Camila do Espírito Santo Prado de Oliveira - Coordenador / Yatan Alves da Silva - Integrante / Maria Valéria Guilherme Almeida - Integrante / José Geovane da Silva Ferreira - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal do Cariri - Bolsa., Número de produções C, T & A: 4

  • 2014 - 2020

    NEPAM - Núcleo de Estudos do Pensamento Antigo e Medieval, Descrição: O Núcleo de Estudos do Pensamento Antigo e Medieval (NEPAM) é um projeto de pesquisa e de extensão da Universidade Federal do Cariri, ligado à Coordenação dos Cursos de Bacharelado e Licenciatura em Filosofia do Campus Cariri. O NEPAM vem funcionando desde 2011 como programa de extensão, divulgando e fomentando a pesquisa sobre cultura clássica antiga e medieval, buscando sanar uma lacuna deixada pelo ensino regular e auxiliando na formação continuada de professores e pesquisadores em filosofia, artes e ciências humanas. Aliando ensino, pesquisa e extensão, o NEPAM oferece cursos, grupos de estudo, jornadas, seminários e orientações a pesquisa. Em áreas tão diversas como pedagogia, política, direito, teologia, psicologia, ciências naturais e artes, podemos encontrar a herança espiritual antiga e medieval. Para o cultivo do pensamento é preciso ter acesso a este legado, conhecê-lo e reconhecê-lo, apropriar-se autonomamente dele, compreendendo as muitas maneiras de interpretá-lo. Nosso trabalho incentiva a integração entre a reflexão filosófica clássica e a ação educativa e política; desta maneira, nos dedicamos ao estudo sobre educação filosófica e suas metodologias. O objetivo é repensarmos as práticas educativas e o ensino e aprendizagem do pensamento filosófico, tendo em vista a elaboração e a experimentação de metodologias que visem a uma apropriação significativa e criadora do legado clássico, de modo a contribuir para pensamentos, discursos e ações livres.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Camila do Espírito Santo Prado de Oliveira - Coordenador / Francisco José da Silva - Integrante / Maria Célia Santos - Integrante / Regiane Lorenzetti Collares - Integrante / Luiz Manoel Lopes - Integrante / Demetrius Oliveira Tahim - Integrante / Lêda Mascarenhas - Integrante., Número de produções C, T & A: 12

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Cariri, Instituto Interdisciplinar Sociedade, Cultura e Artes. , Avenida Tenente Raimundo Rocha, 1639, Cidade Universitária, 63048080 - Juazeiro do Norte, CE - Brasil, Telefone: (88) 32219525, Ramal: 9525, URL da Homepage:

Experiência profissional

2013 - Atual

Universidade Federal do Cariri

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
O campus Cariri da Universidade Federal do Ceará tornou-se Universidade Federal do Cariri

Atividades

  • 01/2023

    Direção e administração, Instituto Interdisciplinar Sociedade, Cultura e Artes.Cargo ou função, Diretora do IISCA.

  • 05/2022

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Universitário - CONSUNI.Cargo ou função, Representante das Coordenações de Curso no Consuni.

  • 05/2020

    Pesquisa e desenvolvimento, Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação.Linhas de pesquisa

  • 04/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Graduação.Cargo ou função, Comissão Permanente de Heteroidentificação.

  • 03/2016

    Ensino, Jornalismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Filosofia

  • 08/2021 - 01/2023

    Direção e administração, Curso de Filosofia.Cargo ou função, Coordenação do Curso de Bacharelado em Filosofia.

  • 05/2022 - 12/2022

    Extensão universitária , Pró-reitoria de Extensão.Atividade de extensão realizada, Coordenação do Projeto Pensação.

  • 04/2014 - 03/2020

    Pesquisa e desenvolvimento, Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação.Linhas de pesquisa

  • 03/2011 - 12/2019

    Extensão universitária , Curso de Filosofia.Atividade de extensão realizada, Nepam - Núcleo de Estudos em Pensamento Antigo e Medieval.

  • 07/2018 - 07/2019

    Outras atividades técnico-científicas , Pró-Reitoria de Graduação, Pró-Reitoria de Graduação.Atividade realizada, Coordenação do Subprojeto Filosofia da Residência Pedagógica.

  • 09/2016 - 06/2019

    Direção e administração, Curso de Filosofia.Cargo ou função, Vice-coordenadora do Curso de Licenciatura em Filosofia.

  • 08/2015 - 12/2015

    Ensino, Filosofia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Capacitação para o Ensino de Filosofia II, História da Filosofia I (Antiga), Tópicos Especiais em Dialética

  • 03/2015 - 07/2015

    Ensino, Filosofia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Língua Portuguesa, Éticas Clássicas, Filosofia

  • 08/2014 - 12/2014

    Ensino, Filosofia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, História da Filosofia I, Teorias da Justiça

  • 03/2014 - 07/2014

    Ensino, Filosofia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Dialética I, Estética Clássica

  • 11/2013 - 05/2014

    Direção e administração, Coordenadoria de Línguas e Culturas Estrangeiras.Cargo ou função, Coordenador.

  • 08/2013 - 12/2013

    Ensino, Filosofia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, História da Filosofia I, Língua Portuguesa

  • 03/2013 - 07/2013

    Ensino, Filosofia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Filosofia Aplicada à Administração, Leitura dos Textos Pré-Socráticos, Tópico Especial em Filosofia

2010 - 2013

Universidade Federal do Ceará

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 05/2011

    Ensino, Curso de Especialização em Ensino de Filosofia, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Tópicos Especiais de Filosofia Antiga

  • 03/2011 - 12/2013

    Extensão universitária , Campus Cariri.Atividade de extensão realizada, Coordenação do NEPAM - Núcleo de Estudos do Pensamento Antigo e Medieval.

  • 09/2010 - 03/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Cariri.Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante.

  • 03/2010 - 12/2012

    Ensino, Filosofia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, História da Filosofia I (Antiga) 2010.2/ 2012.2, Dialética I 2010.1/2012.1, Estágio I 2012.1, Éticas Clássicas 2011.2, Filosofia e Literatura 2012.1, Introdução à Filosofia para Administração 2011.1, Leitura dos Textos Pré-Socráticos 2010.1/2011.1/2012.1, Mitologia Greco-Romana 2010.2, Tópicos Especias de Filosofia Antiga 2011.2, Hermenêutica e Arte 2012.2

2003 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador

Outras informações:
Pesquisadora ligada aos Grupos de Pesquisa PRAGMA/UFRJ e Filosofia e Literatura/UFRJ

Atividades

  • 08/2003

    Pesquisa e desenvolvimento, PRAGMA/IFCS.Linhas de pesquisa

2006 - 2007

Universidade Federal do Paraná

Vínculo: substituto, Enquadramento Funcional: professor substituto, Carga horária: 20

Atividades

  • 08/2007 - 12/2007

    Ensino, Comunicação Social, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, HF146 - Filosofia para Ciências Humanas

  • 03/2007 - 12/2007

    Ensino, Ed. Artística, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, HF402 - Estética A

  • 08/2006 - 12/2006

    Ensino, Comunicação Social, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, HF146 - Filosofia para Ciências Humanas

2004 - 2004

Centro de Educação a Distância do Estado de Rio de Janeiro

Vínculo: bolsista-docente, Enquadramento Funcional: bolsista-docente de Português, Carga horária: 6

Atividades

  • 03/2004 - 06/2004

    Ensino,Disciplinas ministradas, Português

1997 - 2001

Centro Cultural Viva

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30

Outras informações:
Professora de Orientação Escolar, Oficina de Literatura e Teatro.