RODRIGO BORGES DE ALMEIDA

Possui graduação em Sistema de Informação pelo Centro Universitário da Cidade (2003). Atualmente é Especialista em Tecnologia na Tv Globo, Professor de Robótica Colégio Militar do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Infra-estrutura de Redes de Computadores e Docência do Ensino fundamental, Médio e Superior com enfase em Robótica e Automação.

Informações coletadas do Lattes em 24/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Segurança da Informação

2011 - Atual

Posead

Especialização em DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR

2017 - 2017

AVM EDUCACIONAL LTDA.
Título: ROBOTICA EDUCACIONAL: UM IMPORTANTE PASSO PARA A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE ROBOTICA
Orientador: MARY SUE CARVALHO PEREIRA

Especialização em Docência do Ensino Médio e Fundamental

2012 - 2014

AVM EDUCACIONAL LTDA.
Título: Tecnologias Inovadoras no Ensino Fundamental
Orientador: FLAVIA DE CARVALHO CALVALCANTE SILVA

Graduação em Sistema de Informação

2000 - 2003

Centro Universitário da Cidade, UniverCidade
Título: Help-Desk utilizando PDA
Orientador: Eduardo Bezerra

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Outros / Área: Robótica, Mecatrônica e Automação.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Tecnologia da Informação.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Segurança e Criptografia.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Engenharia Microsoft.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Infraestrutura de Rede.

Organização de eventos

ALMEIDA, R. B. . Olimpiada Brasileira de Robótica. 2018. .

ALMEIDA, R. B. . Olimpiada Brasileira de Robótica. 2018. .

Participação em eventos

Desafio Global do Conhecimento. Desafio Global do Conhecimento. 2019. (Feira).

Olimpiada Brasileira de Robótica. Olimpiada Brasileira de Robótica. 2019. (Olimpíada).

Olimpiada Brasileira de Informática. Olimpiada Brasileira de Informática. 2018. (Olimpíada).

Olimpiada Brasileira de Robótica. Olimpiada Brasileira de Robótica. 2018. (Olimpíada).

Desafio Global do |Conhecimento. CMOVA- CADEIRA ELETRÔNICA DE MOVIMENTO VIA ARDUINO. 2017. (Olimpíada).

Olimpiada Brasileira de Informática. Olimpiada Brasileira de Informática. 2017. (Olimpíada).

Olimpiada Brasileira de Informática. Olimpiada Brasileira de Informática. 2016. (Olimpíada).

Produções bibliográficas

  • ALMEIDA, R. B. . IPELE CMRJ. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

ALMEIDA, R. B. . Nicoblog. 2016; Tema: Informática Educacional no 6ano. (Blog).

Prêmios

2017

Leão de Prata em Cannes, Creative Data.

Histórico profissional

Experiência profissional

2006 - Atual

Colégio Militar do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe Seção de Informática, Carga horária: 42

Outras informações:
 Gerência sobre 18 servidores, dentre eles Controladores de Domínios, Firewall, servidores Proxy, Backup, BD e Web com estratégias de backup com tolerância a falha, segurança e alta disponibilidade;  Plano de migração de estações Windows para plataforma Open Source de acordo com as normas do Programa de Software Livre do Governo Federal;  Gerência sobre equipes de suporte a hardware e ao usuário;  Implementação de softwares de desenvolvimento WEB visando EAD;  Pesquisas de mercado sobre novas tecnologias para implementação;  Configuração de Switches Gerenciáveis e Roteadores integrando ambientes de Intranet;  Projeto de cabeamento óptico e Wireless;  Controle de permissões, segurança e VPN utilizando Active Directory;

2004 - 2012

Faculdade CCAA, Faculdade CCAA

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Suporte, Carga horária: 42, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
 Coordenação do projeto de infraestrutura de redes do prédio da Faculdade CCAA, com mais de 300 pontos de redes, VLANs, EAD, servidores Dell e X-Servers;  Integração de redes de dados utilizando camadas e protocolos filtrados por IPs, análise de fluxo, relatórios e acessos;  Projeto de redes entre ilhas de edição, utilizando Unix, TCP-IP, Air-Port;  Backups em Matrox e dispositivos robôs com acesso remoto e acompanhamento virtual;  Controle total de Acesso Remoto via VPN Secure e RAS;  Gerência sobre 21 servidores, dentre eles controladores de domínios, Firewall, servidor Proxy, Backup, BD, Web, DHCP, DNS e Antivírus com estratégias de backup com tolerância a falha, segurança e alta disponibilidade;  Suporte Remoto e auditoria de Software e Hardware via Centennial;  Controle de inventário de softwares visando 100% de legalização sem utilização de softwares piratas;  Participação em eventos Microsoft, Cisco, 3Com e demais empresas conceituadas no ramo de informática para buscar novas tecnologias e assessorar junto a Diretoria aquisição de equipamentos para intensificar o desempenho do departamento de TI e por consequência da Empresa;  Gerência sobre uma equipe de backup e segurança de redes, com estratégias para acidentes naturais como terremotos, inundações, garantindo a custódia dos dados importantes da empresa;  Configuração de Switches Gerenciáveis e Roteadores integrando ambientes de Intranet;  Projeto de cabeamento óptico e Wireless;  Controle de permissões e segurança utilizando Active Directory;  Projeto de VLANs utilizando SW Core 3COM e rede de 10 Gbps;  Manutenção do Datacenter On-line 24h x 7 dias (sobreaviso) com notificações de incidentes via SMS ou Rádio para garantir a disponibilidade total dos sistemas.

2015 - Atual

Rede Globo - Matriz

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 8