Nara Gonçalves Magalhães

Formada em serviço social e em direito atua em ambas as profissões. Especialista em administração e planejamento de projetos sociais. Possui experiência na área de atenção, proteção e garantia dos direitos de crianças e adolescentes, sobretudo em assessoramento de conselhos de direitos e conselhos tutelares. Possui ainda experiência em acompanhamento sociofamiliar na lógica do Sistema Único da Assistência Social, com foco na execução dos serviços da proteção social básica (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família PAIF, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosas) e também nas condicionalidades do programa de transferência de renda brasileiro "Bolsa Família". Mestranda em psicologia social pela UFMG.

Informações coletadas do Lattes em 14/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Administração e Planejamento de Projetos Sociais

2005 - 2007

Universidade do Grande Rio
Título: O Adolescer com Esperança: Desafios e Perspectivas do Planejamento e Administração de Projetos Sociais
Orientador: Maria do Carmo Narciso Silva

Graduação em Direito

2007 - 2011

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas
Título: A execução da medida socioeducativa de internação aplicada à adolescentes autores de ato infracional e a doutrina da proteção integral: o adolescente como não sujeito.
Orientador: Guilherme Jose Ferreira da Silva

Graduação em Serviço social

2001 - 2005

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas
Título: Desafios e perspectivas da política pública de assistência social no trabalho com famílias: uma investigação junto ao Núcleo de Apoio às Famílias da regional noroeste - Secretaria Municipal de Assistência Social de Belo Horizonte
Orientador: Maria Cristina Soares Magalhães

Formação complementar

2014 - 2014

Combate à Violência e Exploração Sexual. (Carga horária: 4h). , Programa de Ações Integradas Regionais.

2014 - 2014

justiça adaptada às crianças e adolescentes. (Carga horária: 40h). , Associação Brsailera de magistrados e promotores de justiça.

2013 - 2013

SUAS e Processos de Subjetivação. (Carga horária: 40h). , Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.

2013 - 2013

Seminário Reg. de Psicologia e Políticas Públicas. (Carga horária: 10h). , Conselho Regional de Psicologia Minas Gerais.

2013 - 2013

Expressões socioculturais da crise do capital. (Carga horária: 19h). , Conselho Regional de Serviço Social - 6a. Região.

2013 - 2013

Precarização do trabalho e efetivação do SUAS. (Carga horária: 8h). , FTSUAS.

2012 - 2012

Capacitação de Conselheiros Municipais de A.S. (Carga horária: 24h). , Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.

2011 - 2011

Encontro de Ciências Penais. (Carga horária: 15h). , Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.

2011 - 2011

Ações de Enfrentamento à Violência Sexual C/A. (Carga horária: 10h). , Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, P/BELO HORIZONTE, Brasil.

2010 - 2010

SUAS. (Carga horária: 20h). , Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, P/BELO HORIZONTE, Brasil.

2010 - 2010

Capacitação das equipes técnicas da PSB. (Carga horária: 20h). , PBH.

2010 - 2010

Encontro Mineiro de Estudantes de Direito. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Ouro Preto.

2010 - 2010

CRFB e Processo: entre o Direito e a Política. (Carga horária: 25h). , Instituto de Hermenêutica Jurídica.

2009 - 2009

Ações de prevenção e acolhimento na área de drogas. (Carga horária: 20h). , Terceira Margem Prevenção e Pesquisa em Toxicomania.

2009 - 2009

Enfrentamento à Violência Contra Crianças. (Carga horária: 5h). , Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, P/BELO HORIZONTE, Brasil.

2007 - 2007

O Atendimento de C/A vítimas de violência sexual. (Carga horária: 16h). , Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, P/BELO HORIZONTE, Brasil.

2007 - 2007

Trabalho Social com Famílias. (Carga horária: 8h). , Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, P/BELO HORIZONTE, Brasil.

2006 - 2006

Extensão universitária em Coordenadora de Oficinas "O ECA vai à escola".. (Carga horária: 48h). , Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.

2006 - 2006

Encontro Internacional sobre Crianças Abrigadas. (Carga horária: 20h). , Tribunal de justiça de Minas Gerais.

2006 - 2006

Assistentes sociais com atuação em Conselhos. (Carga horária: 5h). , Conselho Regional de Serviço Social - 6a. Região.

2005 - 2005

Precarização do trabalho e iniciativas públicas. (Carga horária: 8h). , Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.

2005 - 2005

SUAS: Estratégias e Metas de Implantação. (Carga horária: 10h). , Assembléia Legislativa MG.

2004 - 2004

IX Encontro Nac. de Pesquisadores Serviço Social. (Carga horária: 40h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direitos da criança e do Adolescente.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social / Subárea: Sistema Único da Assistência Social.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direitos Humanos.

Participação em eventos

IV Encontro de Psicologia da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais: Diálogos interdisciplinares na atuação do psicólogo..O SUAS e a Violação de Direitos Humanos. 2013. (Encontro).

Produções bibliográficas

  • PEREIRA JUNIOR, Marcelo Gomes . Interdisciplinaridade no Sistema Único de Assistência Social, desafios e potencialidades. In: Roberta Carvalho Romagnoli; Maria Ignez Costa Moreira. (Org.). O Sistema Único de Assistência Social - SUAS: a articulação entre a Psicologia e o Serviço Social no campo da proteção social, seus desafios e perspectivas. 1ed.Curitiba: CRV, 2014, v. 1, p. 161-189.

  • MAGALHÃES, Nara Gonçalves. ; A Execução da Medida Socioeducativa de Internação Aplicada a Adolescentes Autores de Atos Infracionais e a Doutrina da Proteção Integral: O adolescente como Não Sujeito.. In: III Simpósio Mineiro de Assistentes Sociais, 2013, Belo Horizonte. III Simposio Mineiro de Assistentes sociais. Belo Horizonte: CRESS 6 região, 2013.

  • MAGALHÃES, Nara Gonçalves. ; A questão da amputação com abordagem em serviço social tendo como parâmetro a fenomenologia. In: XVII Jornada dos Estágios e Residências do Hospital Galba Velloso da FHEMIG, 2003, Belo Horizonte. Revista contexto, 2003. v. 7 p. p. 99-105.

  • MAGALHÃES, Nara Gonçalves. ; A Execução da medida socioeducativa de internação. O adolescente como não Sujeito.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MAGALHÃES, Nara Gonçalves. ; A execução da medida socioeducativa de internação aplicada a adolescentes autores de atos infracionais e a doutrina da proteção integral: o adolescente como não sujeito.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MAGALHÃES, Nara Gonçalves. ; O protagonismo dos trabalhadores do SUAS - Sistema Único de Assistência Social.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MAGALHÃES, Nara Gonçalves. ; O SUAS e a Violação de Direitos Humanos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • O processo de operacionalização da política pública de assistência social no Brasil: enfrentamento da tradição familista e perspectivas ante a política nacional de 2004 e ao SUAS. 2013 (Artigo científico).

  • Alves, Viviane . Desafios e Perspectivas da Política Pública de Assistência Social no Trabalho com Famílias: Uma Investigação junto ao Núcleo de Apoio à Família da Regional Noroeste Secretaria Municipal de Assistência Social de Belo Horizonte. 2005 (Pesquisa de Conclusão de curso).

Outras produções

MAGALHÃES, Nara Gonçalves. ; O Estatuto da Criança e do Adolescente. 2014. .

MAGALHÃES, Nara Gonçalves. ; Gestão de Benefícios no SUAS. 2013. (Coordenação em V Conferência de Assistência social).

mosaico. 2004. Outra.

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - Atual

Prefeitura de Nova Lima

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Centro psicopedagógico, Carga horária: 20

Outras informações:
Acompanhamento psicossocial de crianças e adolescentes e suas famílias.

2011 - 2014

Prefeitura Municipal de Nova Lima

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnica - Assistente social - Proteção Básica, Carga horária: 20

Outras informações:
Assistente social concursada, em exercício desde dezembro 2011 até a presente data. De dezembro de 2011 a fevereiro de 2013 trabalhou no acompanhamento sociofamiliar no âmbito do Sistema Único da Assistência social, na proteção social básica. De março de 2013 até a presente data atua como Assistente social da Secretaria executiva do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

2010 - 2011

Prefeitura Municipal de Belo Horizonte

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnica - Assistente social - Proteção Básica, Carga horária: 6

Outras informações:
Técnica do Centro de Referência da Assistência Social CRAS da regional venda nova (Vila Apolônia jardim Leblon). Execução dos serviços da proteção social básica (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família PAIF, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosas). Realização de grupos, atendimento sociofamiliar, atendimentos individuais, dentre outros conforme orientação da resolução 109 de 11/11/2009.

2007 - 2010

Prefeitura Municipal de Belo Horizonte

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnica - Assistente social - Proteção Básica, Carga horária: 8

Outras informações:
Assistente Social técnica do SRABF - Serviço de acompanhamento às famílias beneficiárias dos Programas de Transferência de Renda (BPC, BF e PETI) . Atendimento individual e grupal, realização de visitas domiciliares de orientação e acompanhamento e criação e execução de grupos multifamílias na regional Venda Nova tendo em vista o cumprimento das condicionalidades do Programa Bolsa Família cuja perspectiva é reforçar o acesso a direitos sociais básicos nas áreas da educação, saúde e assistência social.

Atividades

  • 03/2007 - 11/2010

    Serviços técnicos especializados , Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social, .,Serviço realizado, Acompanhamento sociofamiliar.

2006 - 2007

Prefeitura Municipal de Ipatinga Mg

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenação/Gestão, Carga horária: 8

Outras informações:
Coordenadora do Programa Convivência, de Orientação e Apoio Sócio Familiar gerindo a execução de projetos destinados às famílias cujas crianças e adolescentes eram vítimas de violação de direitos com medidas protetivas aplicadas pelos Conselhos Tutelares, pelo Juizado da infância e pela promotoria.

2005 - 2006

Prefeitura Municipal de Ipatinga Mg

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnica da secretaria executiva do CMDCA, Carga horária: 8

Outras informações:
Atendimento e assessoria às entidades que trabalham na área de atenção, proteção e garantia dos direitos das crianças e adolescentes, monitorando e e avaliando projetos sociais destinados a crianças e adolescentes e famílias. Realização e planejamento da eleição de conselheiros tutelares triênio 2006-2009. Capacitação e apoio técnico às comissões do conselho municipal dos direitos das crianças e adolescentes e ao conselho tutelar de Ipatinga.

Atividades

  • 06/2006 - 06/2007

    Direção e administração, Programa de Apoio Sociofamiliar, .,Cargo ou função, Coordenação.

  • 06/2005 - 06/2006

    Serviços técnicos especializados , CMDCA, .,Serviço realizado, Assessoria.

2004 - 2005

Instituto de Estudos da Religião

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Pesquisador Assistente, Carga horária: 4

Outras informações:
Trabalhou como pesquisadora assistente na pesquisa: "Ação Social Evangélica".

2009 - 2011

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária do Núcleo de Prática Jurídica NPJ, Carga horária: 8

Outras informações:
Atuação em processos de conhecimento e execução, através de petições, audiências de instrução e julgamento, execução de alimentos sobretudo na área do direito de família. Realização de divórcios, pedido de alimentos, danos morais e materiais. Experiência com mediação de conflitos.

2003 - 2004

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária do ICA, Carga horária: 20

Outras informações:
Visitas domiciliarestendo em vista a aplicação de questionário de pesquisa quanti-qualitativa, intervenções educativas nas Escolas municipais Levindo Lopes Coelho e Padre Francisco, criação, coordenação e aplicação de oficinas tendo como eixo central o Estatuto da criança e do Adolescente.