Gerluce Alves Pontes da Silva
Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (1979), mestrado em Saúde Comunitária pela Universidade Federal da Bahia (1997) e doutorado em Saúde Pública pela Universidade Federal da Bahia (2006). Atualmente é médica do Ministério da Saúde e pesquisadora do Instituto de Saúde Coletiva/Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Avaliação em Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: descentralização, práticas de saúde, vigilância em saúde.
Informações coletadas do Lattes em 24/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Saude Coletiva
2002 - 2005
Instituto de Saúde Coletiva/Universidade Federal da Bahia
Título: A vigilância e a reorganização das práticas de saúde
Ligia Maria Vieira da Silva. Palavras-chave: Processo de trabalho; vigilância em saúde; Modelo assistencial; Descentralização.Grande área: Ciências da Saúde
Mestrado em Saúde Coletiva
1995 - 1997
Universidade Federal da Bahia
Título: O SUS REAL: os sujeitos sociais na implementação da política de descentralização do controle de endemias,Ano de Obtenção: 1997
Jairnilson Silva Paim.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Descentralização; Endemias; Representação Social; Implementação de Políticas; Sujeitos sociais.Grande área: Ciências da Saúde
Especialização em Medicina Social Sob a Forma de Residência
1982 - 1982
Especialização em Residência Médica Em Doenças Infecciosas e Parasit
1980 - 1981
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Planejamento e Gestão/Especialidade: Avaliação Em Saúde.
Participação em eventos
Oficina Processo de Descentralização das Ações de Vigilância Epidemiológica e C ontrole de Doenças. 2000. (Oficina).
Participação em bancas
SILVA, S. S. B.;SILVA, G. A. P.; Cerqueira, E.M.. Análise da Implantação do Sistema de Informação de Atenção à Saúde Indígena na Bahia. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Saúde Coletiva) - Universidade Estadual de Feira de Santana.
REGO, R. C. F.; CAMARA, V. M.;SILVA, G. A. P.. Avaliação da implantação do protocolo de vigilância e atenção à saúde da população exposa ao chumbo, cádmio, cobre e zinco em Santo Amaro, Bahia. 2017. Dissertação (Mestrado em Saúde, Ambiente e Trabalho) - Universidade Federal da Bahia.
SILVA, G. A. P.; Petry, Andrea; VILASBOAS, A.L.Q. O Programa Nacional de Qualificação da Hemorrede-PNQR: Estudo de Avaliabilidade no Âmbito do Hemocentro Coordenador do Ceará. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissionalizante em Saúde Coletiva) - Instituto de Saúde Coletiva/UFBA.
SILVA, G. A. P.; ZANETE, A. M. D.; VILASBOAS, A.L.Q. Implantção dos protocolos de profilaxias e imunotolerância para a hemofilia no estado de Tocantins. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissionalizante em Saúde Coletiva) - Instituto de Saúde Coletiva/UFBA.
CUNHA, A. O.; MATOS, ED;SILVA, G. A. P.. Avaliação da acessibilidade às ações de Controle da Tuberculose em um município da Bahia. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissionalizante em Saúde Coletiva) - Instituto de Saúde Coletiva/UFBA.
CRISTINA, A.; Costa, Ediná Alves;SILVA, G. A. P.. Indicadores para Vigilância Sanitária de alimentos. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissionalizante em Saúde Coletiva) - Instituto de Saúde Coletiva/UFBA.
Chaves, S.C.L; Ferla, Alcindo Antonio;SILVA, G. A. P.. Comissões de Regulação, Controle e Avaliação dos Leitos Hospitalares em uma capital do nordeste: desafions de uma implantação.. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissionalizante em Saúde Coletiva) - Instituto de Saúde Coletiva/UFBA.
CUNHA, A. O.;Chaves, S.C.LSILVA, G. A. P.. Identificação e seleção de indicadores da Política Nacional de Humanização para utilização em auditorias de hospitais do SUS.. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissionalizante em Saúde Coletiva) - Instituto de Saúde Coletiva/UFBA.
Medina, MG;COSTA, M. C.SILVA, G. A. P.. Avaliação das ações de vigilância epidemiológica em uma microrregião da Bahia. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissionalizante em Saúde Coletiva) - Instituto de Saúde Coletiva/UFBA.
SANTOS, L. C.;SILVA, G. A. P.; CAMPOS, M. F. H.. Promoção da Saúde: uma proposta metodológica para o monitoramento e avaliação das ações de incentivo à atividade física em municípios do estado da Bahia.. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Políticas Públicas) - Universidade do Estado da Bahia.
SILVA, G. A. P.VIEIRA DA SILVA, Ligia Maria; HARTZ, ZMA. Avaliação de estados e municípios na execução do Projeto Vigisus II: limites e possibilidades. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissionalizante em Saúde Coletiva) - Instituto de Saúde Coletiva/UFBA.
MONTEIRO, E. M. L. M.; Vidal, Suely Arruda; Gusmão Filho, Fernando Antonio Ribeiro; Samico, Isabella Chagas;SILVA, G. A. P.. Cuidar de si e do outro:análise de implantação do aninhar programa educativo-vivencial para atuação na violência intrafamiliar no Nordeste Brasileiro. 2011. Tese (Doutorado em Programa de pós-Graduação em Saúde Materno Infanti) - Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira.
SILVA, G. A. P.; Lima, Luci Praciano de; Lyra, Tereza Maciel; Souza, Wayner de; Araujo Junior, Jose Luiz do Amaral Correa. Avaliação da Qualidade da Assistência de Urgências e Emergências: Uma abordagem por triangulação de métodos. 2009. Tese (Doutorado em Doutorado em Saúde Pública) - Instituto Aggeu Magalhães/Fundação Oswaldo Cruz.
FIGUEIREDO, MAA;SILVA, G. A. P.; Pereira, Susan Martins. Perfil Epidemiológico de casos novos e recidivantes de tuberculose no Estado da Bahi. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissionalizante em Saúde Coletiva) - Instituto de Saúde Coletiva/UFBA.
VIEIRA DA SILVA, Ligia Maria; BARROS, SG;SILVA, G. A. P.. Análise das Mostras bem sucedidas em epidemiologia, prevenção e controle de doenças (EXPOEPI)2003-2011. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Saúde Coletiva) - Instituto de Saúde Coletiva/UFBA.
VIEIRA DA SILVA, Ligia MariaSILVA, G. A. P.; BARROS, SG. Congressos de Saúde Coletiva no Brasil: inserção dos agentes e prioridades temáticas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Saúde Coletiva) - Instituto de Saúde Coletiva/Universidade Federa da Bahia.
Pereira, Susan Martins; Tauil, Pedro Luiz; OLIVEIRA, M.R.F.; Cunha, Rivaldo Venâncio; GATTAS, V. L.;SILVA, G. A. P.; Maciel, Ana Maria Sobreiro; Gosch Cristiane Scolari; Santos Elizabeth David; Krawiec, Elza Helena; Silveira, Fabio Gaiger; Figueiredo, Gerusa Maria; Braga, Ivenise Leal. Comissão Julgadora da 2edição do Prêmio da Rede de Formação de Recursos Humanos em Vigilânica em Saúde. 2010. Secretaria de Vigilância em Saúde/MS.
OLIVEIRA, M.R.F.; LEITE, C.M.B.L.; ESCALANTE, MJJC; BARBOSA JUNIOR, A;SILVA, G. A. P.; CUNHA, RV; VASCONCELOS, A.M.N.; RIBEIRO, H; FRIAS, P.G; FIGUEIRO, A. C.; FRANÇA,E.B.F.; ELKHOU, A.N.S.M.; DAUFENBACH, L.Z; CANCIO, J.A.. Comissão Julgadora do Prêmio da Rede de Formação de Recursos Humanos em Vigilância em Saúde. 2008. Secretaria de Vigilância em Saúde/MS.
Orientou
Análise de Implantação das Profilaxias e Imunotolerância para a Hemofilia no Tocantis; 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissionalizante em Saúde Coletiva) - Instituto de Saúde Coletiva/UFBA,; Orientador: Gerluce Alves Pontes da Silva;
O Programa Nacional de Qualidade da Hemorrede - PNQH: Estudo de Avaliabilidade no Âmbito do Hemocentro Coordenador do Ceará; 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissionalizante em Saúde Coletiva) - Instituto de Saúde Coletiva/UFBA,; Orientador: Gerluce Alves Pontes da Silva;
Avaliação de estados e municípios na execução do Projeto Vigisus II: limites e possibilidades; 2007; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissionalizante em Saúde Coletiva) - Instituto de Saúde Coletiva/UFBA,; Orientador: Gerluce Alves Pontes da Silva;
Satisfação do Usuário na Atenção Básica em Saúde: uma revisão de literatura; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especilização em Saúde Coletiva) - Instituto de Saúde Coletiva/UFBA; Orientador: Gerluce Alves Pontes da Silva;
Apoio Matricial e Institucional na Atenção Primária à Saúde: uma análise da produção científica; ; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especilização em Saúde Coletiva) - Instituto de Saúde Coletiva/UFBA; Orientador: Gerluce Alves Pontes da Silva;
Proposta de Intervenção para descentralizar o atendimento da pessoa com deficiência em Centros de Reabilitação; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especilização em Saúde Coletiva) - Instituto de Saúde Coletiva/UFBA; Orientador: Gerluce Alves Pontes da Silva;
Projeto de intervenção para reestruturação da atenção básica no Município de Riacho de Santana-Bahia; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especilização em Saúde Coletiva) - Instituto de Saúde Coletiva/UFBA; Orientador: Gerluce Alves Pontes da Silva;
Plano de intervenção para enfrentamento da baixa resolutividade da estratégia saude da familia no Município de Condeúba-Bahia; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especilização em Saúde Coletiva) - Instituto de Saúde Coletiva/UFBA; Orientador: Gerluce Alves Pontes da Silva;
SISTEMA DO PACTO PELA SAÚDE: UMA PROPOSTA PARA QUALIFICAÇÃO DO SISTEMA; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especilização em Saúde Coletiva) - Instituto de Saúde Coletiva/UFBA; Orientador: Gerluce Alves Pontes da Silva;
Plano Operativo da Coordenação de Vigilância Sanitária de Portos, Aeroportos e Fronteiras de Mato Grosso - CVSPAF/MT; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde Coletiva Vigilância Sanitária) - Instituto de Saúde Coletiva/UFBA; Orientador: Gerluce Alves Pontes da Silva;
Plano Operativo da Coordenação de Vigilância Sanitária de Portos, Aeroportos e Fronteiras de Santa Catarina - CVSPAFSC; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde Coletiva Vigilância Sanitária) - Instituto de Saúde Coletiva/UFBA; Orientador: Gerluce Alves Pontes da Silva;
Plano Operativo da Coordenação de Vigilância Sanitária de Portos, Aeroportos e Fronteiras dea Amazonas - CVSPAF/AM; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde Coletiva Vigilância Sanitária) - Instituto de Saúde Coletiva/UFBA; Orientador: Gerluce Alves Pontes da Silva;
Programa de Saúde da Família: uma rede articulada no combate à dengue no Município de Senhor do Bonfim-BA; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - Instituto de Saúde Coletiva/UFBA; Orientador: Gerluce Alves Pontes da Silva;
Projeto de Implantação do Programa de Tuberculose Pulmonar na Equipe de Saúde da Família; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde da Família) - Instituto de Saúde Coletiva/Universidade Federal da Bahia; Orientador: Gerluce Alves Pontes da Silva;
Sistematização das ações de prevenção, detecção e redução das DST nas mulheres em idade fértil da área adscrita a USF- Pró-Saúde em Alagoinhas, Bahia; ; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde da Família) - Instituto de Saúde Coletiva/Universidade Federal da Bahia; Orientador: Gerluce Alves Pontes da Silva;
Monitoramento de alterações de temperatura de imunobiológicos no Estado da Bahia; 2002; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Vigilância Epidemiológica) - Instituto de Saúde Coletiva; Orientador: Gerluce Alves Pontes da Silva;
Proposta de avaliação da vigilância epidemiológica nos municípios da 12ª Diretoria Regional de Saúde, Estado da Bahia; 2002; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Vigilância Epidemiológica) - Instituto de Saúde Coletiva/Universidade Federa da Bahia; Orientador: Gerluce Alves Pontes da Silva;
Produções bibliográficas
-
MACHADO, LOUISE OLIVEIRA RAMOS ; REGO, RITA FRANCO ; SILVA, GERLUCE ALVES ; MÜLLER, JULIANA DOS SANTOS ; FALCÃO, ILA ROCHA . Avaliação da implantação do Protocolo de Vigilância e Atenção à Saúde de ex-trabalhadores e da população expostos a chumbo, cádmio, cobre e zinco em Santo Amaro, Bahia, Brasil. REVISTA BRASILEIRA DE SAÚDE OCUPACIONAL , v. 45, p. 1-13, 2020.
-
REGO, RITA FRANCO ; MACHADO, LOUISE OLIVEIRA RAMOS ; SILVA, GERLUCE ALVES ; FALCÃO, ILA ROCHA . Implantação de protocolo de vigilância e atenção à saúde de ex-trabalhadores e população exposta a chumbo, cádmio, cobre e zinco em Santo Amaro, Bahia. REVISTA BRASILEIRA DE SAÚDE OCUPACIONAL , v. 44, p. 1-8, 2019.
-
VIEIRA-DA-SILVA, LIGIA MARIA ; SILVA, GERLUCE ALVES PONTES DA ; ESPERIDIÃO, MONIQUE AZEVEDO . Avaliação da implantação da Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde no Brasil. Saúde em Debate , v. 41, p. 87-98, 2017.
-
CHAVES, SÔNIA CRISTINA LIMA ; SILVA, GERLUCE ALVES PONTES DA ; ROSSI, THAIS RÉGIS ARANHA . Avaliabilidade do Projeto de Mobilização Social para Prevenção e Controle da Dengue no Estado da Bahia.. Saúde em Debate , v. 41, p. 138-155, 2017.
-
SILVA, G. A. P. ; VIEIRA DA SILVA, Ligia Maria . A organização das práticas de vigilância em saúde em um sistema local. Revista Baiana de Saúde Publica , v. 37, p. 57-73, 2013.
-
SILVA, G. A. P. ; VIEIRA DA SILVA, Ligia Maria . Health surveillance: proposal for a tool to evaluate technological arrangements in local health systems. Cadernos de Saúde Pública (FIOCRUZ) , v. 24, p. 2463-2475, 2008.
-
VIEIRA DA SILVA, Ligia Maria ; HARTZ, ZMA ; Chaves, S.C.L ; SILVA, G. A. P. ; PAIM, J. S. . Análise da implantação da gestão descentralizada em saúde: estudo comparado de cinco casos na Bahia, Brasil.. Cadernos de Saúde Pública (FIOCRUZ) , v. 23, p. 355-370, 2007.
-
COSTA, M. C. ; ICHIARA, M. Y. T. ; MENEZES, G. M. ; SILVA, G. A. P. ; ANJOS, C. F. D. ; BUREAU, A. ; DIAS, C. R. . Avaliação de Centros de Saúde em Salvador. Revista Baiana de Saúde Pública, Salvador, v. 11, n.1, p. 7-17, 1984.
-
SILVA, G. A. P. ; TEIXEIRA, MG ; COSTA, M. C. . Estratégias de Prevenção e Controle de Doenças, Agravos e Riscos: Campanhas, Programas, Vigilância Epidemiológica, Vigilância em Saúde e Vigilância da Saúde.. In: Paim, Jairnilson Silva; Ameida-Filho, Naomar de. (Org.). Saúde Coletiva: Teoria e Prática. 1ªed.RIO DE JANEIRO: MedBook, 2014, v. , p. 391-399.
-
SILVA, G. A. P. ; PAIM, J. S. . Introducción-Concepciones y prácticas de vigilancia en Sistemas de Salud de América del Sur. In: Eduardo Hage Carmo; André Gemal;Suelen oliveira.. (Org.). VIgilancia en Salud en Suramérica. 1ªed.RIO DE JANEIRO: ISAGS, 2013, v. , p. 23-38.
-
SILVA, G. A. P. ; FIGUEIRO, A. C. . Linha de Base Matricial da Implementação do Proesf. In: In: Hartz, ZMA;Felisberto, E;Vieira da Silva, LM.. (Org.). Meta-Avaliação da Atenção Básica à Saúde. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2008, v. 1, p. 71-99.
-
Medina, MG ; SILVA, G. A. P. ; Aquino, Rosana ; HARTZ, ZMA . Uso de modelos teóricos na avalição em saúde.. In: Zulmira Maria de Araújo Hartz; Lígia Maria Vieira-da-Silva. (Org.). (Org.). Avaliação em Saúde: Dos modelos teóricos à prática na avaliação de Programas e Sistemas de Saúde. 1ªed.Salvador / Rio de Janeiro: Editora da Universidade Federal da Bahia / Editora da FIOCRUZ, 2005, v. , p. -.
-
VIEIRA DA SILVA, Ligia Maria ; HARTZ, ZMA ; Chaves, S.C.L ; SILVA, G. A. P. . Metodologia para análise da implantação de processos relacionados à descentralização da atenção à saude no Brasil.. In: VIEIRA-DA-SILVA, Lígia Maria; HARTZ, Zulmira Maria de Araújo.. (Org.). Avaliação em saúde: dos modelos teóricos à prática na avaliação de programas e sistemas de saúde.. 1ed.Rio de Janeiro; Salvador: FIOCRUZ/EDUFBA, 2005, 2005, v. , p. 207-253.
-
SILVA, G. A. P. ; ESPERIDIAO, M. A. ; VIEIRA DA SILVA, Ligia Maria . Política nacional de ciência, tecnologia e inovação em saúde: análise do processo de gestão. In: 10o. Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2012, Porto Alegre. Anais Saúde Coletiva, 2012.
-
SIMAS, P. ; SILVA, G. A. P. ; VIEIRA DA SILVA, Ligia Maria . A vigilância em saúde pública e a saúde coletiva: uma análise da composição e significado das mostras bem sucedidas em epidemiologia prevenção e controle de doenças (Expoepi) 2003-2009. In: 10o. Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2012, Porto Alegre. Anais Saúde Coletiva, 2012.
-
Brito, SMF ; SILVA, G. A. P. . Avaliação de estados e municípios na execução do Projeto Vigisus II: limites e possibilidades. In: XVIII IEA World Congress of Epidemiology/VII Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2008, Porto Alegre. XVIII IEA World Congress of Epidemiology/VII Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2008.
-
SILVA, G. A. P. ; VIEIRA DA SILVA, Ligia Maria . Vigilância em sistemas locais de saúde: potencialidadese limites para a reorganização das práticas. In: X Congresso Latinoameriano de Medicina Social/IV Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde/XIV Congress of the International Association of Health Policy, 2007, Salvador. Anais Equidade, Ética e Direito à Saúde: desafios à Saúde Coletiva na mundialização, 2007.
-
SILVA, G. A. P. ; VIEIRA DA SILVA, Ligia Maria . Vigilância em Saúde: possibilidades de arranjos tecnológicos em sistemas locais. In: XI Congresso Mundial de Saúde Coletiva - VIII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2006, 2006, Rio de Janeiro. : XI Congresso Mundial de Saúde Coletiva - VIII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2006, Rio de Janeiro. Saúde Coletiva em um mundo globalizado: rompendo barreiras sociais, econômicas e políticas. Anais. Ciência e Saúde Coletiva., 2006.
-
SILVA, G. A. P. ; VIEIRA DA SILVA, Ligia Maria . A vigilância epidemiológica e a gestão descentralizada da saúde: novos cenários, novas práticas?. In: VI Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2004, Recife. In: VI Congresso Brasileiro de Saúde Coletival, 2004, Recife-Pe. Ciência & Saúde Coletiva., 2004.
-
SILVA, G. A. P. ; ANDRADE, A. M. ; Tomás, MA . A construção de sistemas municipais de vigilância epidemiológica: o desafio da contínua mudança.. In: VII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2003, Brasília. In: VII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2003, Brasília. Ciência & Saúde Coletiva - Livro de Resumos.. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Pós-graduação em Saúde Coletiva, 2003.
-
VIEIRA DA SILVA, Ligia Maria ; HARTZ, ZMA ; COSTA, M. C. ; Chaves, S.C.L ; CUNHA, A. O. ; SILVA, G. A. P. ; LOPES, R. M. ; PAIM, J. S. . Avaliação da descentralização da atenção à saúde na Bahia. In: VII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2003, Brasília. In: VII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2003, Brasília. Ciência & Saúde Coletiva - Livro de Resumos.. Rio de Janeiro: ABRASCO, 2003.
-
SILVA, G. A. P. ; VIEIRA DA SILVA, Ligia Maria ; HARTZ, ZMA . Utilização da condição traçadora tuberculose na análise da implantação da gestão descentralizada da atenção à saúde - um estudo de caso. In: VII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2003. In: VII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2003, Brasília. Ciência & Saúde Coletiva - Livro de Resumos.. Rio de Janeiro: ABRASCO.
-
CARMO, E. H. ; SILVA, G. A. P. ; PINTO, L. L. . Desafios da descentralização das ações de controle das doenças de transmisão vetorial. In: V Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2002, Curitiba. Revista Brasileira de Epidemiologia - Suplemento Especial - Março de 2002. São Paulo: ABRASCO, 2002. v. 1. p. 240-240.
-
ANDRADE, A. M. ; SILVA, G. A. P. ; PINTO, L. L. ; Tomás, MA ; CARVALHO, M. B. . Avaliação da descentralização da vigilância epidemiológica: uma abordagem construtivista. In: V Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2002, Curitiba. In: V Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2002, Curitiba. Revista Brasileira de Epidemiologia - Livro de Resumos.. Rio de Janeiro: Abrasco, 2002.
-
SILVA, G. A. P. ; ANDRADE, A. M. ; CARMO, E. H. ; PINTO, L. L. ; CARVALHO, M. B. . A municipalização das ações das Epidemiologia e Controle de Doenças: uma avaliação preliminar. In: VI Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2000, Salvador. Livro de Resumos VI Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Rio de Janeiro: ABRASCO, 2000. v. 5. p. 457-457.
-
SILVA, G. A. P. ; PINTO, L. L. ; CARVALHO, M. B. ; PEREIRA, C. A. ; DRUMOND, I. C. S. ; MACEDO, J. N. ; OLIVEIRA, Z. C. . Proposta de ação para a redução da morbimortalidade por causas externas: relato de experiência. In: VI Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2000, Salvador. Livro de Resumos. Rio de Janeiro: ABRASCO, 2000. v. 5. p. 572-572.
-
COSTA, H. ; VILABOAS, A. ; NORONHA, C. ; SILVA, G. A. P. . Construindo a intersetorialidade para enfrentamento da violência. In: VI Congresso Paulista de Saúde Pública, 1999, Águas de Lindóia. In: Anais do VI Congresso Paulista de Saúde Pública, 1999.
-
SILVA, G. A. P. . Descentralização do controle de endemias: novos rumos na história?. In: IV Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 1998, Rio de Janeiro. Livro de Resumos do IV Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 1998. p. 253-254.
-
SILVA, G. A. P. . Representações Sociais do Pessoal do Estado: implicações na implementação de Políticas. In: V Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 1997, Águas de Lindóia. In: V CONGRESSO BRASILEIRO DE SAÚDE COLETIVA, V CONGRESSO PAULISTA DE SAÚDE PÚBLICA, 1997, ÁGUAS DE LINDÓIA. LIVRO DE RESUMOS, 1997, 1997.
-
SILVA, G. A. P. . Fundação Nacional de Saúde: a incerteza do devir. In: V Congresso de Saúde Coletiva, 1997, Águas de Lindóia. In: V CONGRESSO BRASILEIRO DE SAÚDE COLETIVA, V CONGRESSO PAULISTA DE SAÚDE PÚBLICA, 1997, ÁGUAS DE LINDÓIA. LIVRO DE RESUMOS, 1997, 1997.
-
SILVA, G. A. P. . Controle das doenças transmitidas por vetores no SUS-Bahia: a gerência, seus agentes e processos de trabalho. In: III Congresso da Rede UNIIDA, 1997, Salvador. In: III CONGRESSO NACIONAL DA REDE UNIDA, 1997, SALVADOR. RESUMOS, 1997., 1997.
-
SILVA, G. A. P. ; ICHIARA, M. Y. T. . Situação das Leishmanioses na Bahia. In: IV Congresso Médico Social da Bahia, 1987, Salvador. In: IV Congresso Médico Social da Bahia. Livro de Resumos, 1987., 1987.
Outras produções
VILASBOAS, A.L.Q ; SILVA, G. A. P. . Avaliação da Qualidade Técnica de Intervenções em Atenção Primária. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual).
CARMO, E. H. ; SILVA, G. A. P. . Curso Básico de Vigilância Epidemiológica. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Ministério da Saúde - Cabo Verde, Nucleo Estadual Bahia. , Rua do Tesouro 21/23, Centro, 40020-056 - Salvador, BA - Brasil, Telefone: (71) 32660044, Fax: (71) 32660044, URL da Homepage:
Experiência profissional
1983 - 1990
Superintendência de Campanhas de Saúde PúblicaVínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Médico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
04/1987 - 04/1998
Direção e administração, Coordenação Regional da Bahia, Seção de Operações de Campo.,Cargo ou função, Chefe da Seção de Operações de Campo.
-
04/1988 - 03/1990
Direção e administração, Coordenação Regional da Bahia, Seção de Epidemiologia.,Cargo ou função, Chefe da Seção de Epidemiologia.
-
08/1986 - 04/1987
Serviços técnicos especializados , Coordenação Regional da Bahia, Seção de Operações de Campo.,Serviço realizado, Gerente do Programa de Controle das Leishmanioses.
-
06/1983 - 08/1986
Serviços técnicos especializados , Coordenação Regional da Bahia, Seção de Operações de Campo.,Serviço realizado, Gerente dos Programas de Controle de Doença de Chagas.
2005 - Atual
Ministério da SaúdeVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Médica, Carga horária: 40
2001 - Atual
Instituto de Saúde Coletiva/Universidade Federal da BahiaVínculo: Egresso, Enquadramento Funcional: Pesquisador
1990 - 2005
Fundação Nacional de Saúde - PresidênciaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Medica, Carga horária: 40
Atividades
-
04/1990 - 06/1998
Serviços técnicos especializados , Coordenação Regional da Bahia, Serviço de Planejamento.,Serviço realizado, Técnico do Serviço de Planejamento.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Gerluce Alves Pontes da Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?