Antonia Sabrina Bezerra da Silva

Doutoranda em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa, mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Graduada em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2010). Ex-Diretora de arte e professora contratada da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte pelo Departamento de Comunicação Social. Interesses na área acadêmica no temas: corpo, vestimenta, gênero feminino, moda, cultura e comunicação e identidade.

Informações coletadas do Lattes em 24/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Ciencias da Comunicação

2015 - Atual

Universidade Nova de Lisboa
Orientador: Maria Augusta Babo

Mestrado em Ciências Sociais e Humanas

2012 - 2014

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Título: O papel social da vestimenta sob a ótica de costureiras e estilistas potiguares,Ano de Obtenção: 2014
Prof. Dr. Guilherme Paiva de Carvalho Martins.Coorientador: Profa. Dra. Marcília Luzia Gomes da Costa.

Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda

2006 - 2010

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Título: A vestimenta como extensão do corpo e sua contribuição na constituição da aparência
Orientador: Profª. Dr. Marcília Luzia Gomes da Costa

Formação complementar

2008 -

Língua Francesa. (Carga horária: 60h). , Núcleo de Ensino e Estudo de Línguas, NEEL, Brasil.

2008 - 2009

Design Gráfico. (Carga horária: 170h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.

1999 - 2005

Língua Inglesa. (Carga horária: 600h). , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Públicas e Propaganda/Especialidade: PUUBLICIDADE E PROPAGANDA.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Visual.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.

Organização de eventos

SILVA, A. S. B. . Mossoró Cidade Junina e Roqueira. 2013. (Outro).

SILVA, A. S. B. . Propagando: IV Encontro de Publicidade da UERN. 2013. (Outro).

SILVA, A. S. B. ; MOURA, Nayana G. ; MOURA, Davi . Propagando: I Encontro de Publicidade da UERN. 2010. (Outro).

SILVA, A. S. B. ; MOURA, Nayana G. ; MOURA, Davi . Comunicar para mudar. 2007. (Outro).

Participação em eventos

VI PRO-PESQ PP - Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidadade e Propaganda.Uma análise da vestimenta feminina durante a Segunda Guerra Mundial através do seriado Bomb Girls. 2015. (Encontro).

V PRO-PESQ PP - ENCONTRO INTERNACIONAL DE PESQUISADORES EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA.Cobrindo corpos frágeis: Uma discussão sobre o gênero feminino e suas relações com seu corpo e a vestimenta. 2014. (Encontro).

II PRO-PESQ - Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda.A ROUPA INCORPORADA E O PROCESSO DE VISUALIDADE DA APARÊNCIA. 2011. (Encontro).

XXXIV - Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. A VESTIMENTA INCORPORADA E O PROCESSO DE VISUALIDADE DA APARÊNCIA. 2011. (Congresso).

N Design.Imagem, vestimenta e poder. 2010. (Encontro).

XVI ENCONTRO DE PESQUISA E EXTENSÃO - ENCOPE.Cultura das aparências: imagem, vestimenta e poder. 2010. (Encontro).

N Design. 2009. (Encontro).

II OFCOM - Oficina 18 - Jogos de Realidade Alternativa - ARGS. 2008. (Oficina).

II OFCOM - Oficina 26 - Estratégias para edição de uma revista de iniciação científica. 2008. (Oficina).

II OFCOM - Oficina 6 - Introdução ao CSound - Música Afro-Brasileira.. 2008. (Oficina).

X Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste. - INTERCOM. 2008. (Congresso).

XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. - INTERCOM. Persuasão erótica e sensual: Análise das campanhas publicitárias da Calvin Klein. 2008. (Congresso).

I Encontro Regional dos Estudantes de Comunicação NE - ERECOM. 2007. (Encontro).

IX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste. - INTERCOM. 2007. (Congresso).

IX Simpósio de Pesquisa e Extensão - ENCOPE.Erotismo e Sensualidade nas Campanhas Publicitárias da Calvin Klein: Estratégias de Persuasão. 2007. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Sáskhia Raissa Torquato Lima

COELHO, I. C.;SILVA, A. S. B.; SALES, E. M.. Marketing Digital como forma de fidelização. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Stela de Cássia Félix

ZAGUI, P. M. P. A.;SILVA, A. S. B.; ARAUJO NETO, J. G.. Plano de Marketing da pizzaria Piknik. 2014.

Aluno: Jéssica de Oliveira Fernandes

MENDES, M. L. G. C.;SILVA, A. S. B.; COELHO, I. C.. Consumo contemporâneo: cultura de fã em tempos de lovemarks. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Ailton Alysson Pinheiro da Silveira

ZAGUI, P. M. P. A.;SILVA, A. S. B.; ARAUJO NETO, J. G.. Projeto Experimental: Plano de comunicação para o terceiro setor - Projeto Adote Mossoró. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Emanuelle Alvez Diniz Santos

ZAGUI, P. M. P. A.;SILVA, A. S. B.; SILVA, A. L.. Vídeo institucional: mulheres de corpo e alga. 2014.

Aluno: Wandison Teixeira de Almeida

MELO, G. H. O.; ZAGUI, P. M. P. A.;SILVA, A. S. B.. ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS DE MERCHANDISING UTILIZADAS EM SUPERMERCADO DE VAREJO: UM ESTUDO DE CASO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Ramon Vitor de Sousa Fernandes

DANTAS, D. F.;SILVA, A. S. B.; SILVEIRA, J. R.. Identidades secretas: representações sociais e étnicas no universo dos super-heróis. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Larissa Giorgiana Franco de Oliveira

ZAGUI, P. M. P. A.;SILVA, A. S. B.; ARAUJO NETO, J. G.. Prospecto sobre os 10 anos do curso de Comunicação Social da UERN. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Evônio do Carmo Rebouças Segundo

ARAUJO NETO, J. G.;SILVA, A. S. B.; COELHO, I. C.. CEAMO: Uma análise de marketing educacional e posicionamento de marca. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Simone Genuíno da Silva

MENDES, M. L. G. C.;SILVA, A. S. B.; COELHO, I. C.. Entre filtros e hashtags: instagram, novo espelho de narciso. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Kátia Patrícia da Costa Souza

MENDES, M. L. G. C.;SILVA, A. S. B.; ZAGUI, P. M. P. A.. Os blogs de moda como vitrine do consumo: uma análise do blog Garotas Estúpidas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Fátima Vanessa da Silva; Lidiane Bezerra de Souza

QUEIROZ, T. A.;SILVA, A. S. B.; DANTAS, D. F.. Revista Baião do Rock: A formação da identidade através da música e da moda. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Fabricia Dayonara Anoelly de Paiva Torres

CARVALHO, J. L.;SILVA, A. S. B.; MELO, G. H. O.. Catálogo de Moda. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Orientou

Jorge Luiz Medeiros Costa

Reposicionamento de marca da banda Seven Two; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Antonia Sabrina Bezerra da Silva;

ÍCARO MICAEL RODRIGUES ROMÃO PROJETO; FRANCIMARA DA SILVA BA

PROJETO EXPERIMENTAL DE REORGANIZAÇÃO VISUAL DO PONTO-DE-VENDA DA REPET GRÁFICA (REPET GALPÃO); 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Antonia Sabrina Bezerra da Silva;

Produções bibliográficas

  • SILVA, A. S. B. ; CARVALHO, G. P. . Cobrindo corpos frágeis: Uma discussão sobre o gênero feminino e suas relações com seu corpo e a vestimenta. In: V PRO-PESQ PP - ENCONTRO INTERNACIONAL DE PESQUISADORES EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA, 2014, São Paulo. E-Book V Pró-Pesq PP, 2014. v. 5.

  • SILVA, A. S. B. . A Cultura Das Aparências: Imagem, Vestimenta e Poder. In: XVI ENCONTRO DE PESQUISA E EXTENSÃO - ENCOPE/UERN, 2010, Mossoró - RN. A CULTURA DAS APARÊNCIAS: IMAGEM, VESTIMENTA E PODER, 2010.

  • SILVA, A. S. B. ; MOURA, Nayana G. ; MOURA, Davi . Erotismo e Sensualidade nas Campanhas Publicitárias da Calvin Klein: Estratégias de Persuasão.. In: Encope - IX Simpósio de Pesquisa e Extensão, 2007, Mossoró - RN. Erotismo e Sensualidade nas Campanhas Publicitárias da Calvin Klein: Estratégias de Persuasão., 2007.

  • SILVA, A. S. B. . A VESTIMENTA INCORPORADA E O PROCESSO DE VISUALIDADE DA APARÊNCIA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, A. S. B. . A ROUPA INCORPORADA E O PROCESSO DE VISUALIDADE DA APARÊNCIA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, A. S. B. . Imagem, vestimenta e poder. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, A. S. B. . Cultura das aparências: imagem, vestimenta e poder. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MOURA, Davi ; MOURA, Nayana G. ; SILVA, A. S. B. . Persuasão erótica e sensual: Análise das campanhas publicitárias da Calvin Klein. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, A. S. B. ; MOURA, Nayana G. ; MOURA, Davi . Erotismo e Sensualidade nas Campanhas Publicitárias da Calvin Klein: Estratégias de Persuasão. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

SILVA, A. S. B. ; MOURA, Davi . Inglês para negócios: "O que é o mundo business?" Inglês para desbravar a selva empresarial.. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA, A. S. B. ; MOURA, Davi . Cinema Americano: Quentin Tarantino. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2012 - Atual

    Informação, Cultura e Práticas Sociais, Descrição: O Grupo de Pesquisa Informação, Cultura e Práticas Sociais foi criado a partir da convergência de interesses de docentes dos Departamentos de Comunicação, Filosofia e Ciências Sociais como também para suprir a falta de estudos sobre as transformações nas relações sociais, na construção de saberes e de novas formas de sociabilidades, a partir da utilização das novas tecnologias e mídias no cotidiano, refletindo sobre sua assimilação na região. A intenção é formar um grupo que promova pesquisas conjuntas e interdisciplinares entre os discentes e docentes dos cursos de graduação e pós-graduação, visando uma maior aproximação com o recém-aprovado mestrado em Ciências Sociais e Humanas da FAFIC, criando um espaço para a formação de alunos com perfil de pesquisadores para o prosseguimento na vida acadêmica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Especialização: (5) / Mestrado acadêmico: (11) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Antonia Sabrina Bezerra da Silva - Integrante / Marcilia Luzia Gomes da Costa Mendes - Coordenador / Maria Cristina Rocha Barreto - Integrante / Atson Paulo Barreto Santos - Integrante / Esdra Marchezan Sales - Integrante / Jose Evaristo de Oliveira Filho - Integrante / Marcos de Camargo von Zuben - Integrante / Marco Lunardi Escobar - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2011 - 2015

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Contratado, Carga horária: 40

2006 - 2011

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitor de Língua Inglesa, Carga horária: 12

Outras informações:
Monitora de Língua Inglesa para o NEEL - UERN (Núcleo de Estudo e Ensino de Línguas)

2010 - 2011

Zumba Comunicação

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Diretor de Criação, Carga horária: 40

2008 - 2008

Zumba Comunicação

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Diretor de Arte, Carga horária: 20

2010 - 2011

Quixote Comunicação

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Diretora de Arte, Carga horária: 40

2009 - 2010

Quixote Comunicação

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Diretor de Arte, Carga horária: 40