Ivone das Dores de Jesus

Possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados-MS, especificamente na linha Educação e Diversidade. Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Maranhão (1984) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (2012). Atualmente é professora adjunta II do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual do Maranhão e Professora da Faculdade Aliança do Maranhão- FAMAR. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial e Psicologia da Educação, Aprendizagem e Desenvolvimento. Integra o Grupo de Estudos Política e Gestão da Educação, Formação e Trabalho Docente - GEPGEFTD da Universidade Estadual do Maranhão, o Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Especial - GEPES da Universidade Federal da Grande Dourados. Desenvolve estudos e pesquisas sobre A inclusão de estudantes com deficiência na Educação Superior., Além de desenvolver estudos na área de extensão, sobre Educação Especial, Psicologia da Educação dentre outros temas.

Informações coletadas do Lattes em 22/08/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Educação

2016 - 2020

Universidade Federal da Grande Dourados
Título: A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: uma analise na Universidade Estadual do Maranhão
, Ano de obtenção: 2020. Morgana de Fátima Agostini Martins.

Mestrado em Educação

2009 - 2012

Universidade Federal do Maranhão
Título: ANALISANDO A EDUCAÇÃO INCLUSÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO, Ano de Obtenção: 2012
MARIA NÚBIA BARBOSA BONFIM.Grande área: Ciências Humanas

Mestrado em EDUCAÇÃO ESPECIAL

2007 - 2009

Instituto Pedagogico Latinoamericano Y Caribeno
Título: APRENDIZAGEM DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA, Ano de Obtenção: 2009
Orientador: LILLIAN DOUSSOU ROMERO

Especialização em EDUCAÇÃO ESPECIAL E PRATICAS PEDAGÓGICAS INOVADORA

2007 - 2008

Universidade Estadual do Maranhão
Título: DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM :CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DOS DISTÚRBIOS
Orientador: ZULENE MUNIZ BARBOSA

Graduação em Filosofia

1981 - 1984

Universidade Federal do Maranhão

Formação complementar

2015 - 2015

Subjetividades y Cuerpos Como Construcciones Sociales. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, Brasil.

2011 - 2011

Formação Inicial e Continuada de Formadores. (Carga horária: 252h). , Fundação Darcy Ribeiro, FUNDAR, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Especial.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.

Organização de eventos

JESUS, I. D. . I COLÓQUIO EDUCAÇÃO, HISTÓRIA E DIVERSIDADE: caminhos investigativos. 2017. (Outro).

JESUS, I. D. ; MESQUITA, M. A. G. . I ARRAIAL LITERÁRIO. 2015. (Outro).

JESUS, I. D. . ENCONTRO PEDAGÓGICO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS : A UEMA E OS CAMINHOS TRILAHDOS NAS LICENCIATURAS. 2014. (Outro).

JESUS, I. D. . IV JORNADA DE FORMAÇÃO DE DOCENTES E VII SEMANA DE PEDAGOGIA. 2014. (Outro).

JESUS, I. D. . I COLÓQUIO EDUCAÇÃO, HISTÓRIA E DIVERSIDADE: caminhos investigativos. 2017. (Outro).

Participação em eventos

CONGRESSO INTERNACIONAL DE ALTOS ESTUDOS EM EDUCAÇÃO - CAEduca 2023. ?AS CONTRIBUIÇÕES DO PARFOR PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA?. 2023. (Congresso).

II Congresso Online Nacional de Pedagogia. Formação Continuada de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva. 2021. (Congresso).

I Seminário Internacional de Educação Brasil-Moçambique (SEBRAMO).O ensino remoto para alunos surdos: uma experiência da sala de atendimento educacional especializado.. 2021. (Seminário).

I Seminário Internacional de Educação Brasil-Moçambique (SEBRAMO).Educação Inclusiva: um desafio na formação de docentes da educação infantil. 2021. (Seminário).

I Seminário Internacional de Educação Brasil-Moçambique (SEBRAMO).Uma reflexão sobre avaliação educacional para estudante surdo.. 2021. (Seminário).

I Seminário de Formação de Professores da Educação Básica do Parfor Norte e Nordeste,.FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO MUNICÍPIO DE SANTO AMARO- MA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA,. 2019. (Seminário).

II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA. 2018. (Seminário).

I ENCONTRO DOS GRUPOS DE PESQUISA GT 08 ANPED/CENTRO OESTE. 2017. (Encontro).

III CONGRESSO DE EDUCAÇÃO DA GRANDE DOURADOS. INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA: formação de professores no município de Santo Amaro-MA. 2017. (Congresso).

III CONGRESSO DE EDUCAÇÃO DA GRANDE DOURADOS-MS. O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM DEFICIENCIA INTELECTUAL NA INCLUSÃO DO ENSINO REGULAR. 2017. (Congresso).

II SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA DO IFMS-SEI: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. 2017. (Seminário).

II SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DOCENTE: intersecção entre universidade e escola.nada consta. 2017. (Seminário).

IV ENCONTRO DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO DO CENTRO OESTE. GRUPO DE TRABALHO FORMAÇÃO E PROFISSÃO DOCENTE. 2017. (Congresso).

MARCO 2- MARGINALIDADES CONTEMPORÂNEAS.PROJETO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL DA REDE PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE SANTO AMARO. 2017. (Encontro).

PALESTRA " ACESSIBILIDADE: COMPROMISSO DE CADA UM". 2017. (Outra).

PALESTRA A SOCIOLOGIA FIGURACIONAL COMO PERSPECTIVA TEÓRICO-METODOLÓGICA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL. 2017. (Outra).

PALESTRA SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. 2017. (Outra).

SEMINÁRIO MAIS EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: EXTENSÃO E DESENVOLVIMENTO NO CONTEXTO DOS MUNICÍPIOS DE MENOR IDH NO MARANHÃO. 2017. (Seminário).

Curso de Escola Inclusiva - Organização e Estratégias de Atenção à Diversidade na UFGD. 2016. (Outra).

I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E XIII JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. 2016. (Congresso).

II Congresso de Educação da Grande Dourados. Analisando a Educação Inclusiva no Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual do Maranhão. 2016. (Congresso).

II Seminário Temático da Graduação da UEMA.A Política de Graduação e Inclusão Social. 2016. (Seminário).

I SEMINÁRIO DOS GRUPOS GEPES, GEPEPS E GEPETIC- INTERNACIONALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO ENTRE BRASIL E ARGENTINA. 2016. (Outra).

I Seminário dos Grupos GPEC,GEPES e GEPETIC- Internacionalização em Educação: Investigações entre Brasil e Argentina. 2016. (Seminário).

Evento de Alinhamento para Aplicação de Exames e Avaliações do INEP. 2015. (Outra).

I Congresso de Educação da Grande Dourados. AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE DOCENTES DA LICENCIATURA SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA. 2015. (Congresso).

I Seminário de Psicologia da Educação.Dificuldades de Aprendizagem. 2015. (Seminário).

I SEMINÁRIO SOBRE INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR.NEE na Educação Superior: acessibilidade, políticas e formação docente.. 2015. (Seminário).

7ª JORNADA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA - JOEX. 2014. (Outra).

Programa Institucional de Bolsas de Extensão-PIBEX.educação inclusiva: orientação aos docentes frente aos desafios da inclusão de alunos deficientes visuais na UEMA. 2014. (Outra).

VI CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E XI ENCONTRO NACIONAL DOS PESQUISADORES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL. ANALISANDO A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DA UEMA. 2014. (Congresso).

VIII ENCONTRO PEDAGÓGICO DO CECEN : A UEMA E OS CAMINHOS TRLHADOS NAS LICENCIATURAS.AVALIADORA DE TRABALHOS NA MODALIDADE POSTER. 2014. (Encontro).

V REUNIÃO ANUAL DOS PROJETOS CAPES : PROE SP - PROCAD - NF : "LABORATORIO DE FORMAÇÃO DOCENTE: EDUCAÇÃO INCLUSIVA E PRÁXIS PEDAGÓGICA.A EDUCAÇÃO ESPECIAL / INCLUSIVA EM CURSOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR. 2014. (Outra).

VIII JORNADA INTERNACIONAL E VI CONFERÊNCIA BRASILEIRA SOBRE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS. As representações sociais dos docentes sobre a educação inclusiva no curso de licenciatura em geografia da UEMA. 2013. (Congresso).

XII Seminário Multiprofissional Integrado de Secretariado da Região Nordeste. 2013. (Seminário).

XL ENCONTRO DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS DA REGIONAL NORDESTE. 2013. (Encontro).

11ª CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS/ÉVORA/PORTUGAL.AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE DOCENTES FRENTE AOS DESAFIOS DA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DF E A NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA. 2012. (Seminário).

III JORNADA PEDAGÓGICA DE EDUCAÇÃO "EDUCAÇÃO, UM NOVO PADRÃO DE QUALIDADE".UM NOVO PADRÃO DE QUALIDADE. 2012. (Outra).

V CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E VII ENCONTRO NACIONAL DOS PESQUISADORES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL-UFSC SÃO PAULO/ SÃO CARLOS.INCLUSÃO DA MULHER ALUNA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO MERCADO DE TRABALHO EM SÃO LUÍS DO MARANHÃO, ORIUNDA DO CEEE HELENA ANTIPOFF. 2012. (Seminário).

XX ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE NORDESTE.AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO DOCENTE FRENTE AOS DESAFIOS DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR DA UEMA. 2012. (Seminário).

34 REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO (AMPED) NATAL. 2011. (Outra).

I SEMINÁRIO CULTURA, IMAGINÁRIO E EDUCAÇÃO.. 2011. (Seminário).

IV ENCONTRO MARANHENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO.IV ENCONTRO MARANHENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. 2011. (Seminário).

SEMINÁRIO "CONSTITUIÇÃO DA DISCIPLINA E DE IMAGEM DO PROFESSOR EM CURSO DE LICENCIATURA". 2011. (Seminário).

XX - ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE. EDUCAÇÃO CULTURAS E DIVERSIDADES..AS REPRESENTAÇÕES DOS DOCENTES FRENTE AOS DESAFIOS DA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA QUE ATUAM NO ENSINO SUPERIOR EM CURSOS DE LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO -. 2011. (Encontro).

III FÓRUM DE PEDAGOGIA - " ESTADO, VIOLÊNCIA E ESCOLARIZAÇÃO : UM OLHAR VIGILANTE DA ESCOLA. 2010. (Outra).

I CONFERÊNCIA DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA. 2006. (Outra).

I SEMANA PEDAGÓGICA. 1998. (Seminário).

V OFICINA DE HISTÓRIA. 1993. (Oficina).

III SEMANA DA MULHER UNIVERSITÁRIA.III SEMANA DA MULHER UNIVERSITÁRIA. 1983. (Seminário).

III SEMANA DE FILOSOFIA.III SEMANA DE FILOSOFIA. 1983. (Seminário).

I CONGRESSO DOS ESTUDANTES DA UFMA.I CONGRESSO DOS ESTUDANTES DA UFMA. 1982. (Seminário).

II SEMANA DA MULHER UNIVERSITÁRIA.II SEMANA DA MULHER UNIVERSITÁRIA. 1982. (Seminário).

II SEMANA DE FILOSOFIA.II SEMANA DE FILOSOFIA. 1982. (Seminário).

SEMINÁRIO SOBRE POLÍTICA EDUCACIONAL DE EXCEPCIONAL. 1982. (Seminário).

I SEMANA DA MULHER UNIVERSITÁRIA. 1981. (Seminário).

I SEMANA DE FILOSOFIA. 1981. (Seminário).

VIII ENIC-ENCONTRO MULTISISTRAL DO INTERACT CLUBE REALIZADOS.VIII ENIC-ENCONTRO MULTISISTRAL DO INTERACT CLUBE REALIZADOS. 1980. (Seminário).

II TLOI-TREINAMENTO DE LIDERANÇA E ORGANIZAÇÃO DE INTERNET. 1979. (Seminário).

VII ENIC-ENCONTRO MULTISISTRAL DO INTERACT CLUBE REALIZADOS. 1979. (Seminário).

VI-FESTIVAL DE ARTES. 1975. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: ANA PAULA ALMEIDA FERREIRA,

JESUS, I. D.. PRÁTICAS DOCENTES NO CONTEXTO DA INCLUSÃO DE CRIANÇAS PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NAEDUCAÇÃO INFANTIL. 2022. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: GEMMA GALGANNI PACHECO DA SILVA,

JESUS, I. D.. Prática Pedagógica mediada pela Pedagogia Visual: proposta para o desenvolvimento do processo educacionalinclusivo do estudante Surdo no ensino regular.. 2022. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: JULYANA CHRISTINE CUNHA SOUZA

JESUS, I. D.. ACESSO E PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: práticas educativas emum IEMA Pleno de São Luís. 2022. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: MARITÂNIA DOS SANTOS PADILHA,

JESUS, I. D.. As práticas pedagógicas na educação de surdos nas séries finais da Educação Básica. 2022. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: JARLISSE NINA BESERRA DA SILVA,

JESUS, I. D.. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: uma análise das rotinaspedagógicas frente ao atendimento de crianças que compõem o público-alvo da educação especial. 2022. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Joice Fernanda Pinheiro

MOURA, S.; CHAHINI, T. C.;JESUS, I. D.. ?INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: concepções de professores da Universidade Federal do Maranhão. 2020. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM EDUCAÇÃO) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Emne Mourad Boufleur

MARTINS, M. F. A.;JESUS, IVONE DAS DORES DE. ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA): concepções e práticas dos docentes.. 2021. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Joice Fernanda Pinheiro

MOURA, S.; CHAHINI, T. C.;JESUS, I. D.. Inclusão de alunos com deficiência visual: concepções de professores da Universidade Federal do Maranhão. 2020.

Aluno: Andréa Carla Bastos Pereira

MOURA, S.; CHAHINI, T. C.; ZAQUEU, L. C. C.;JESUS, I. D.. INCLUSÃO ESCOLAR E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: prática docente nos anos iniciais do ensino fundamental público ludovicense. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em MESTRADO EM EDUCAÇÃO) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: LIDIANE ARAGÃO SANTANA

PORTO, I. M. R.;JESUS, I. D.; TORRES, A. M. S.. Educação Infantil : Um relato de experiência no Materno Infantil. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicologia da Educação) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Leila Priscyla Pinheiro Almeida

JESUS, I. D.; TORRES, A. M. S.; SILVA, T. J. A.. A inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais na UEB José Assub : possibilidades e perspectivas. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicologia da Educação) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: DALILA RAIMUNDA SILVA SOUSA

JESUS, I. D.; FIQUENE, M. J. C.; SILVA, T. J. A.. A concepção dos professores da Unidade Escolar Marcone Caldas frente aos desafios da inclusão de alunos com autismo. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicologia da Educação) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Danillo José de Salazar Serra

PORTO, I. M. R.;JESUS, I. D.; TORRES, A. M. S.. Psicologia da Educação : o caso da Escola da Ponte em Portugal na relação entre teoria e prática pedagógica. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicologia da Educação) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: MARIA ROSA COSTA BARBOSA

PORTO, I. M. R.;JESUS, I. D.; TORRES, A. M. S.. Inclusão Escolar : entre o proposto e o vivido no atendimento ao deficiente visual. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicologia da Educação) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: ANA FLÁVIA CALDAS DE SOUSA

ROCHA, L. J. L. F.; SILVA, T. J. A.;JESUS, I. D.. A formação do docente para trabalhar na educação infantil com crianças que tem dificuldades de aprendizagem psicomotora na base motora da Escola Sofia Silva. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicologia da Educação) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Rayza Tamara Furtado dos Santos Gomes

PORTO, I. M. R.;JESUS, I. D.; TORRES, A. M. S.. Psicomotricidade no desenvolvimento da escrita na educação infantil. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicologia da Educação) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Ester Ratis de Santana

TORRES, A. M. S.;JESUS, I. D.; SILVA, T. J. A.. Afetividade : um diálogo entre o desenvolvimento e a aprendizagem nos espaços escolares. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicologia da Educação) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Joice Pestana Frois

SANTOS, H. C. V.;JESUS, I. D.; FIQUENE, M. J. C.. A influência da afetividade na educação à distância. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicologia da Educação) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Admarly Cadete Costa

SANTOS, H. C. V.;JESUS, I. D.; FIQUENE, M. J. C.. As relações afetivas como facilitadoras da aprendizagem no contexto da UEB D. Delgado. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicologia da Educação) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Vanyzia Leão Rabelo

SANTOS, H. C. V.;JESUS, I. D.; FIQUENE, M. J. C.. Formação Acadêmica em Educação Inclusiva para o exercício da da docência na rede municipal. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicologia da Educação) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Maria dos Santos Viana

JESUS, I. D.; ROCHA, L. J. L. F.; SILVA, T. J. A.. A inclusão da criança com deficiência visual na educação infantil das escolas municipais de Raposa. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicologia da Educação) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Malthus Gonçalves Medeiros Pereira

BARBOSA, L. A. A.;JESUS, I. D.; TORRES, A. M. S.. Uma crítica aos aspectos viciantes da metodologia de ensino fundamentada na excitação sensória de adolescentes. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicologia da Educação) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Samara Sousa Fernandes

JESUS, I. D.. EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA:desafios e possibilidades para o gestor escolar. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: ANNY BEATRIZ SANTOS FREITAS

JESUS, I. D.. As contribuições educativas da capoeira no processo de aprendizagem de crianças surdas. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Ana Carolina Soares França

SANTOS, F. C.;JESUS, I. D.; LEVI, J. A. M.. A prática da educação em tempo integral : desafios no Centro Educacional Recanto dos Pássaros. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Mariana Chaves Silva

FIQUENE, M. J. C.;JESUS, I. D.; BOGEA, T. J. S.. A percepção dos professores sobre a dificuldade de aprendizagem na leitura e escrita no ensino fundamental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Gerusa Pereira Silva

FIQUENE, M. J. C.;JESUS, I. D.; BOGEA, T. J. S.. Educação Sexual : concepção de professores do ensino fundamental na escola estadual Centro de Ensino Cidade de São Luís. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Rafaelle Helena dos Santos Vieira

RODRIGUES, R. O.; MELO, C. M. C. B.;JESUS, I. D.. O desafio de formar alunos leitores no ensino fundamental : um olhar direcionado para a prática docente nas salas de aula. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Luciana Machado Carvalho

RIOS, M. F. S.; COELHO, W. L. R.;JESUS, I. D.. Educação à distância e Pedagogia : aplicabilidade da portaria n°4059/2004 nos cursos de Pedagogia. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Telma Regina Correa Silva

FIQUENE, M. J. C.;JESUS, I. D.; BOGEA, T. J. S.. Sexualidade : Prática do professor de educação infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: FRANCISCO DAS CHAGAS BATALHA NETO

JESUS, I. D.. Análise da glicose na urina de moradores da cidade de Arari - Ma. 2014 - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: MARIA FRANCISCA SILVA DE LIMA

JESUS, I. D.. Perfil do fumante da cidade de Vitória do Mearim. 2014 - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Selma Maria Costa Batalha

JESUS, I. D.. Perfil Parasitológico dos estudantes da Creche Tia Celeste da cidade de Arari. 2014 - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Wanderson Pinheiro Martins Cândido

JESUS, I. D.. Estudo da qualidade da carne bovina consumida na cidade de Arari - Ma. 2014 - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Antônio Valter Paiva

JESUS, I. D.. A importância da química no ensino fundamental de ciências. 2014 - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: ANTONIO DE JESUS DOS SANTOS FERNANDES JUNIOR

JESUS, I. D.. A importância do lúdico e dos experimentos com materiais alternativos para o ensino da química na escola Centro Cidade de Arari. 2014 - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Cristiane Bezerra lopes

JESUS, I. D.. Como professores de química estão utilizando o lúdico em suas salas de aula. 2014 - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Eliana Gomes Matos

JESUS, I. D.. Como professores de química estão utilizando o lúdico em suas salas de aula. 2014 - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Joversina Martins

JESUS, I. D.. Como professores de química estão utilizando o lúdico em suas salas de aula. 2014 - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Keitiane Pestana Lima

JESUS, I. D.. Um novo olhar sobre a ciência : desmistificando a química no cotidiano. 2014 - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Luane Cristina Mendes Campelo

JESUS, I. D.. A importância do lúdico e dos experimentos com materiais alternativos para o ensino da química na escola Centro Cidade de Arari. 2014 - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Milena Cristina Maciel

JESUS, I. D.. Um novo olhar sobre a ciência : desmistificando a química no cotidiano. 2014 - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Nalton Cordeiro Lopes

JESUS, I. D.. A importância do lúdico e dos experimentos com materiais alternativos para o ensino da química na escola Centro Cidade de Arari. 2014 - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Rosário de Jesus Rocha Dutra

JESUS, I. D.. Um novo olhar sobre a ciência : desmistificando a química no cotidiano. 2014 - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: ALESSANDRA DE JESUS MENDES SANTANA

JESUS, I. D.. Nível de conhecimento dos agricultores de Arari - MA a respeito do manejo adequado de agrotóxicos. 2014 - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Cassio Araújo Montelo

JESUS, I. D.. O ensino de química da cidade de Miranda do Norte - MA : um olhar de compromisso com a educação. 2014 - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Edvan Alves Almeida Filho

JESUS, I. D.. Análise físico - química e microbiótica do manancial que abastece a cidade de Vitória do Mearim - Ma. 2014 - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Franciane Santos Marinho

JESUS, I. D.. Perfil socioenconômico dos consumidores de bebida alcoólica da cidade de Vitória do Mearim - MA. 2014 - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Patrícia Serejo Rocha Paixão

JESUS, I. D.; SOUSA, D. C.. A atuação do pedagogo em espaços não escolares: a experiência do serviço brasileiro de apoio as micros e pequenas empresas (SEBRAE em São Luís-Ma). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Andrea Rodrigues de Sousa

JESUS, I. D.; REIS, C. R. N.. A escola como aparelho idelógico do estado: uma visão da escola pública da rede Municipal de São Luís. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Geiziane Pereira Coelho

LEVI, J. A. M.; COELHO, W. L. R.;JESUS, I. D.. A Trajetória histórica da Educação Inclusiva. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: LETICIA DA CONCEIÇÃO EWERTON PEREIRA

COELHO, W. L. R.; OLIVEIRA, M. R. F. A.;JESUS, I. D.. O Processo de educação e desenvolvimento de crianças com deficiência visual. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Anna Karoline de Araújo /silva

COELHO, W. L. R.; OLIVEIRA, M. R. F. A.;JESUS, I. D.. Programa educacional de resistência as drogas e à violência : uma análise na Unidade Integrada Força Aérea Brasileira. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Sirley Silva de Paula Varão

COELHO, W. L. R.;JESUS, I. D.; AROUCHA, M. J. R.. Educação Inclusiva no Brasil : um novo paradigma educacional. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.

JESUS, I. D.. Cargo da Carreira do Magistério Superior. 2023. Universidade Estadual do Maranhão.

JESUS, I. D.. Concurso Público do Magistério Superior. 2023. Universidade Federal do Maranhão.

JESUS, I. D.. Banca examinadora do seletivo simplificado do Centro de Estudos Superiores de Grajaú. 2013. Universidade Estadual do Maranhão.

JESUS, I. D.. Banca examinadora do seletivo simplificado do Centro de Estudos Superiores de Itapecuru Mirim. 2013. Universidade Estadual do Maranhão.

JESUS, I. D.. Banca examinadora do seletivo simplificado do Curso de Letras do Centro de Estudos Superiores de Pedreiras. 2012. Universidade Estadual do Maranhão.

JESUS, I. D.. Banca examinadora do seletivo simplificado do Curso de Biologia do Centro de Estudos Superiores de Lago da Pedra. 2012. Universidade Estadual do Maranhão.

JESUS, I. D.. Comissão examinadora para contratação de professor substituto do Centro de Estudos Superiores de Coelho Neto. 2011.

JESUS, I. D.. Comissão examinadora dos processos seletivos para contratação de professor substituto no Centro de Educação Ciências Exatas e Naturais. 2010. Universidade Estadual do Maranhão.

JESUS, I. D.. Comissão examinadora dos processos seletivos para contratação de professor substituto do Centro de Estudos Superiores de Grajaú. 2010. Universidade Estadual do Maranhão.

JESUS, I. D.. Comissão examinadora do processo seletivo para contratação de professor substituto no Centro de Ciências Sociais Aplicadas. 2010. Universidade Estadual do Maranhão.

JESUS, I. D.. Comissão examinadora do processo seletivo para contratação de professor substituto no Centro de Estudos Superiores de Presidente Dutra. 2010. Universidade Estadual do Maranhão.

JESUS, I. D.. Comissão Examinadora de realização da prova didática e de títulos,Edital n. 13/2024- PROG/UEMA. 2024. Universidade Estadual do Maranhão.

JESUS, I. D.. Comissão Examinadora de realização da prova didática e de títulos/ Edital n. 05/2024- PROG/UEMA. 2024. Universidade Estadual do Maranhão.

JESUS, I. D.. Banca Examinadora do Processo Seletivo Simplificado, conforme o Edital n. 04/2024- GR/UEMA. 2024. Universidade Estadual do Maranhão.

JESUS, I. D.; WIEBUSCH, A.; REGINA CELIA VILANOVA CAMPELO. Prêmio Uema de Teses, Dissertações e outros Tipos de Trabalhos de Conclusão de Mestrado (CHAMADA INTERNA N. 03/2023-PPG/UEMA) do Programa de Pós ? Graduação em Educação - Mestrado Profissional em Educação, da Universidade Estadual do Maranhão.. 2023. Universidade Estadual do Maranhão.

Orientou

MARIA VERONICA OLIVEIRA SIMÃO

FORMAÇÃO DE PROFESSORA E A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM tRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA; Início: 2024; Dissertação (Mestrado profissional em PROGRAMA DE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO) - Universidade Estadual do Maranhão; (Orientador);

ROMOALDO ALEXSANDRO BATALHA

FORMAÇÃO INCLUSIVA DE PROFESSORES EM AMBIENTE MAKER: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE IMPACTOS, DESAFIOS E OPORTUNIDADES; Início: 2024; Dissertação (Mestrado profissional em PROGRAMA DE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO) - Universidade Estadual do Maranhão; (Orientador);

Cleomar Gomes Said

FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A APLICABILIDADE DO PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO (PEI) NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA DENTRO PROJETEA - PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA PARA; CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA; ; Início: 2023; Dissertação (Mestrado profissional em PROGRAMA DE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO) - Universidade Estadual do Maranhão; (Orientador);

Larissa Rayane Eulálio de Araújo

A literatura na Escolarização do Estudante Surdo, com ênfase nas produções Literárias Nacionais; Início: 2023; Dissertação (Mestrado profissional em PROGRAMA DE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO) - Universidade Estadual do Maranhão; (Orientador);

GEIZZIANE PEDROSO DA SILVA

PRÁTICAS COLABORATIVAS COMO ELEMENTO NORTEADOR NO PROCESSO DE INCLUSÃO DOS ALUNOS COM AUTISMO NO ENSINO REGULAR; Início: 2023; Dissertação (Mestrado profissional em PROGRAMA DE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO) - Universidade Estadual do Maranhão; (Orientador);

Rogeria Nadja Nascimento Terto

A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) DE ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE CAUCAIA - CEARÁ FRENTE A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA); Início: 2023; Dissertação (Mestrado profissional em PROGRAMA DE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO) - Universidade Estadual do Maranhão; (Orientador);

Alriane Silva Lima

EDUCAÇÃO BILINGUE PARA ALUNOS SURDOS NO CONTEXTO PANDÊMICO: desafios e possibilidades na rede municipal de São Luís ? MA; Início: 2023; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; (Orientador);

GABRIELLE ANDRADE DE SOUZA

POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A INCLUSÃO EM ESCOLAS PÚBLICAS: do acesso à permanência de alunos com deficiência; Início: 2023; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; (Orientador);

Edna Castro da Silva

Dificuldades de aprendizagem escolar em crianças com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade; Início: 2023; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; (Orientador);

RUTH ROCHA DA COSTA

AUTISMO NA UNIVERSIDADE: OS DESAFIOS E A NECESSIDADE DA INCLUSÃO DOS AUTISTAS NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO- UEMA, CAMPOS SÃO LUÍS; Início: 2020; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; (Orientador);

THAYANENASCIMENTO FREITAS

O ALUNO SURDO: UM ESTUDO ACERCA DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA INCLUSIVA NOSANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL; 2022; Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO) - Universidade Estadual do Maranhão,; Orientador: Ivone das Dores de Jesus;

ROSANE FERREIRAMACEDO

Libras e cultura surda na formação continuada de professores: interação comunicativa para o ensino deestudantes surdos; ; 2022; Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO) - Universidade Estadual do Maranhão,; Orientador: Ivone das Dores de Jesus;

Rogério Leal de Sousa

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA CENTRALIDADE DO APOIO AOENSINO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA; 2022; Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO) - Universidade Estadual do Maranhão,; Orientador: Ivone das Dores de Jesus;

Maria dos Santos Viana

A inclusão da criança com deficiência visual na educação infantil das escolas municipais de Raposa; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicologia da Educação) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Ivone das Dores de Jesus;

DALILA RAIMUNDA SILVA SOUSA

A concepção dos professores da Unidade Escolar Marcone Caldas; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicologia da Educação) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Ivone das Dores de Jesus;

Leila Priscyla Pinheiro Almeida

A inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais na UEB José Assub : possibilidades e perspectivas; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicologia da Educação) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Ivone das Dores de Jesus;

Iêda Santos da Conceição

O ambiente escolar para crianças com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Ivone das Dores de Jesus;

Ducidalva Oliveira Meneses

A relação entre autoridade e indisciplina na sala de aula; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Ivone das Dores de Jesus;

Ilma do Socorro Santana Pinheiro

O jogo na superação das dificuldades de aprendizagem na leitura e escrita na EJA; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Ivone das Dores de Jesus;

KASSANDRA CONCEIÇÃO SEREJO DE ARAUJO

TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E A EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Ivone das Dores de Jesus;

THAYNARA KAROLINE DOS ANJOS LIMA

Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade: o pedagogo mediador no processo de ensino ? aprendizagem / Thaynara Karoline dos Anjos Lima; ; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Ivone das Dores de Jesus;

Carla Naiara de Paulo Silva

ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA): práticas pedagógicas,; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Ivone das Dores de Jesus;

Eduarda Victória Ramos Sousa

intitulado: O PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO SISTEMA REGULAR: análise de um aluno com Síndrome de Down; ,; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Ivone das Dores de Jesus;

Jolandia Sousa Dias

O IMPACTO DA PANDEMIA POR COVID-19 NA SAÚDE MENTAL DOS PROFESSORES: Desafios e possibilidades no âmbito da Rede Pública Municipal de São Luís-MA,; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Ivone das Dores de Jesus;

KASSANDRA CONCEIÇÃO SEREJO DE ARAUJO

O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E A EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES,; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Ivone das Dores de Jesus;

Antônio Valter Paiva

A importância da quimica no ensino fundamental de ciências; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências - Química) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Ivone das Dores de Jesus;

ANTONIO DE JESUS DOS SANTOS FERNANDES JUNIOR

A importância do lúdico e dos experimentos com materiais alternativos para o ensino da química na escola Centro Cidade de Arari; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências - Química) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Ivone das Dores de Jesus;

Cristiane Bezerra lopes

Como professores de química estão utilizando o lúdico em suas salas de aula; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências - Química) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Ivone das Dores de Jesus;

Eliana Gomes Matos

Como professores de química estão utilizando o lúdico em suas salas de aula; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências - Química) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Ivone das Dores de Jesus;

Joversina Martins

Como professores de química estão utilizando o lúdico em suas salas de aula; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências - Química) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Ivone das Dores de Jesus;

Keitiane Pestana Lima

Um novo olhar sobre a ciência : desmistificando a química no cotidiano; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências - Química) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Ivone das Dores de Jesus;

Luane Cristina Mendes Campelo

A importância do lúdico e dos experimentos com materiais alternativos para o ensino da química na escola Centro Cidade de Arari; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências - Química) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Ivone das Dores de Jesus;

Milena Cristina Maciel

Um novo olhar sobre a ciência : desmistificando a química no cotidiano; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências - Química) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Ivone das Dores de Jesus;

Nalton Cordeiro Lopes

A importância do lúdico e dos experimentos com materiais alternativos para o ensino da química na escola Centro Cidade de Arari; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências - Química) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Ivone das Dores de Jesus;

Rosário de Jesus Rocha Dutra

Um novo olhar sobre a ciência : desmistificando a química no cotidiano; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências - Química) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Ivone das Dores de Jesus;

Maira Amorim Pereira

As inteligências múltiplas e a prática educacional na creche aprender pra ser; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Ivone das Dores de Jesus;

CRISTIANE SANTOS SILVA E SILVA

A afetividade dos recursos didáticos para estimular a leitura de alunos do 1 ano da EJA; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Ivone das Dores de Jesus;

Produções bibliográficas

  • SOUSA, ALINE DE ; SILVA, THALYSON PATRICK MARTINS DA ; SOUSA, MARIA DE JESUS PINHEIRO ; SENA, LÍLIAN DE SOUSA ; MACÊDO, ROSANE FERREIRA ; SOUSA, ROGÉRIO LEAL DE ; JESUS, IVONE DAS DORES DE ; SERRA, ILKA MÁRCIA RIBEIRO DE SOUZA . Alquímicos / Alchemicals. Brazilian Journal of Development , v. 7, p. 87453-87465, 2021.

  • JESUS, I. D. . PROJETO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL NA REDE PUBLICA DO MUNICÍPIO DE SANTO AMARO. REVISTA ARANDU (DOURADOS) , v. 1, p. 64, 2018.

  • SILVA, R. S. ; IBIAPINA, F. A. ; MACEDO, R. F. ; JESUS, I. D. . Capítulo 5: Formação e atuação docente na educação infantil. In: Rafael Soares Silva; Géssica Ferreira Carvalho Pessoa; Thayane Nascimento Freitas ; Izabel Rodrigues da Silva. (Org.). tendências e pesquisas em educação. 291ed.: Metrics, 2021, v. , p. 301-.

  • JESUS, I. D. . A literatura surda infantil como estratégia para o letramento da criança surda. In: Rafael Soares Silva. (Org.). Alinhavos sobre a educação especial na perspectiva inclusiva. 376ed.: Metrics, 2021, v. a411, p. 249-.

  • JESUS, I. D. . Educação Inclusiva no Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual do Maranhão. In: Ana Lúcia Cunha Duarte. (Org.). Questões Educacionais : entre velhos e novas perspectivas. 1ed.São Luís: Eduema, 2014, v. , p. 15-.

  • JESUS, I. D. . A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA: uma analise da formação de professores. In: II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, 2018, MARÍLIA-SP. II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, 2018.

  • JESUS, I. D. . AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE DOCENTES DA LICENCIATURA SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO CONTEXTO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO. In: II CONGRESSO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, 2018, MARÍLIA-SP. II CONGRESSO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, 2018.

  • JESUS, I. D. . OS OUTSIDERS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: contribuições eliasianas na análise do processo de Inclusão de alunos com deficiência na Universidade Estadual do Maranhão. In: XVII Simpósio internacional Processos Civilizadores, 2018, Londrina-PR. XVII Simpósio internacional Processos Civilizadores, 2018.

  • JESUS, I. D. . INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA; formação de professores no município de Santo Amaro-MA. In: IV CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2017, CAMPINA GRANDE-PB. IV CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2017.

  • JESUS, I. D. . PROJETO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL DA REDE PUBLICA DE SANTO AMARO-MA. In: II SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DOCENTE: intersecção entre universidade e escola, 2017, Dourados-MS. II SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 2017.

  • JESUS, I. D. . Inclusão de alunos com deficiência: formação de professores no município de Santo Amaro-MA. In: III CONGRESSO DE EDUCAÇÃO DA GRANDE DOURADOS, 2017. III CONGRESSO DE EDUCAÇÃO DA GRANDE DOURADOS, 2017.

  • JESUS, I. D. . FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE SANTO AMARO-MA. In: IV ENCONTRO DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO DO CENTRO OESTE- EHECO, 2017, CAMPO GRANDE-MS. IV ENCONTRO DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO DO CENTRO OESTE- EHECO, 2017.

  • JESUS, I. D. . A CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES DO CENTRO DE ENSINO PAULO VI FRENTE AOS DESAFIOS DA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA. In: XXVII SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA DA UEMA, 2016. LIVRO DE RESUMOS DO XXVII SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA DA UEMA.

  • SOUSA, R. L. ; JESUS, I. D. ; MACEDO, R. F. . Formação Continuada de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva. In: II Congresso Online Nacional de Pedagogia, 2021. II Congresso Online Nacional de Pedagogia, 2021.

  • JESUS, I. D. ; BONFIM, M. N. B. . AS REPRESENTAÇÕES DOS DOCENTES FRENTE AOS DESAFIOS DA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA QUE ATUAM NO ENSINO SUPERIOR EM CURSOS DE LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO. In: XX EPENN ? Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2011, MANAUS. AS REPRESENTAÇÕES DOS DOCENTES FRENTE AOS DESAFIOS DA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA QUE ATUAM NO ENSINO SUPERIOR EM CURSOS DE LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO, 2011.

  • ARAUJO, L. R. E. ; JESUS, I. D. . ?AS CONTRIBUIÇÕES DO PARFOR PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA? 2024 (Educação).

Outras produções

JESUS, I. D. . Avaliadora de Projetos de Extensão - PIBEX/UEMA. 2011.

JESUS, I. D. . I Seminário Temático da Graduação da UEMA : Gestão Acadêmica e I Seminário sobre Inclusão na Educação Superior. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

JESUS, I. D. . V Reunião Anual dos Projetos CAPES. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

JESUS, I. D. ; SILVA, M. C. E. ; BEZERRA, J. M. D. . Análise do Estatuto da UEMA. 2015. (Comissão Organizadora).

JESUS, I. D. . Realização do Processo Seletivo dos Candidatos a Transferências Facultativas e Portador de Diploma de Curso Superior de Graduação. 2015. (Comissão Organizadora).

JESUS, I. D. . Programa Institucional de Bolsas de Extensão - PIBEX/UEMA. 2010. (Avaliador de Projetos).

JESUS, I. D. . Coordenadora do Programa de Acesso ao Ensino Superior. 2010. (Coordenadora de Aplicação).

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    Formação de Professores da Educação Especial para Inclusão Escolar de Crianças Pequenas com Atrasos no Desenvolvimento, Descrição: Este trabalho integra o conjunto de pesquisas realizadas no Edital Educa da Fundect. O Projeto visa a construção de estratégias de estimulação essencial e procedimentos de ensino diferenciados que favoreçam a escolarização de crianças com deficiência na faixa etária de zero a seis anos, busca realizar junto a professores e demais agentes educacionais em escolas regulares e na escola da APAE : 1) Identificação de quais conteúdos de desenvolvimento infantil possibilitariam diagnósticos de atrasos de desenvolvimento mais precoce e, a partir deles, a derivação de práticas educacionais que favoreçam a inclusão escolar; 2) Identificação e avaliação de características do desenvolvimento infantil, com vistas a diminuição de prejuízos, bem como buscar intervenções a partir de estratégias de menor custo e maior benefício para criança e família; 3) Avaliação dos efeitos de Programas de Formação oferecidos a Educadores de crianças pequenas com deficiências. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ivone das Dores de Jesus - Integrante / Morgana de Fátima Agostini Martins - Coordenador.

  • 2015 - 2016

    A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR PÚBLICA: A Universidade Estadual do Maranhão em análise, das proposições as ações formativas, Descrição: O projeto tem como objetivo Investigar a relação existente entre as orientações nacionais e as proposições formativas desenvolvidas na Universidade Estadual do Maranhão nos cursos de licenciaturas do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (CECEN) em relação à inclusão de pessoas com deficiência.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Ivone das Dores de Jesus - Coordenador / Anadine Santos da Cunha - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Bolsa.

  • 2015 - 2016

    A CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES DO CENTRO DE ENSINO PAULO VI FRENTE AOS DESAFIOS DA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA., Descrição: O presente projeto tem como objetivo analisar as concepções dos professores do Centro de Ensino Paulo VI frente aos desafios da inclusão de alunos com deficiência, a partir do entendimento que têm os professores sobre inclusão bem como das suas práticas no interior da sala de aula e da escola.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Ivone das Dores de Jesus - Coordenador / Joice Fernanda Pinheiro - Integrante., Financiador(es): Universidade Estadual do Maranhão - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Estadual do Maranhão, Centro de Ciencias Exatas e Naturais. , Cidade Universitária Paulo VI s/n, Tirirical, 65051210 - São Luís, MA - Brasil - Caixa-postal: 09, Telefone: (98) 32440696

Experiência profissional

2016 - Atual

Universidade Federal da Grande Dourados

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

1995 - Atual

Universidade Estadual do Maranhão

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Ministrando disciplinas de Psicologia, Psicologia da Educação e Psicologia da Aprendizagem pelo Departamento de Educação e Filosofia

2010 - Atual

Programa Darcy Ribeiro - Uema

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Regime Parcial

Outras informações:
Ministrando disciplinas de Psicologia da Educação e Fundamentos da Educação Especial e Inclusiva

2011 - Atual

Universidade Federal do Maranhão

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Regime Parcial

Outras informações:
Participação no Programa de Formação de Professores da Educação Básica do Plano Nacional de Ações Articuladas do MEC ? PARFOR, ministrando aulas no Curso de Pedagogia/PROFBPAR/UFMA da disciplina de Fundamentos da Educação Especial e Inclusiva