Claudia Maria Gil Silva
Doutora em Letras/Língua Portuguesa, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro ? UERJ. Professora do Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA, onde também é responsável pelo Laboratório de Pesquisa do Curso de Direito. Foi coordenadora dos cursos de Graduação em Letras dessa IES e do ensino de Língua Portuguesa da Prefeitura Municipal de Volta Redonda, junto à Secretaria Municipal de Educação. Atuou como professora substituta da Universidade Federal Fluminense ? UFF, junto ao Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas do Instituto de Letras , integrando o grupo de pesquisa "Interação verbal, identidades e práticas discursivas", área predominante "Linguística, Letras e Artes; Linguística", que tem como linha de pesquisa "Teoria do Texto, do Discurso e da Interação". Sua experiência na área de Letras tem ênfase em Língua Portuguesa, principalmente no estudo dos seguinte temas: Teorias do Texto e do Discurso; Análise do Discurso; Discurso Midiático; Discurso Jurídico; Identidades Sociais e Práticas Discursivas.
Informações coletadas do Lattes em 06/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Doutorado Em Língua Portuguesa
2007 - 2011
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Discursos de Posse dos Presidentes do Supremo Tribunal Federal - Brasil, Capital Brasília: Uma das Faces do Ethos do Poder Judiciário
André Crim Valente. Palavras-chave: DISCURSO - ARGUMENTAÇÃO - PODER JUDICIÁRIO - ETHOS.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística. Setores de atividade: Educação Superior.
Mestrado em Letras
2001 - 2003
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: O Intertexto Em Chapeuzinho: Uma Releitura das Formas de Intertextualidade,Ano de Obtenção: 2003
André Crim Valente.Palavras-chave: Intertextualidades; léxico; produção de sentidos.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística. Setores de atividade: Educação Superior; Educação Média de Formação Geral; Educação Média de Formação Técnica Ou Profissional.
Especialização em Especialização em Língua Portuguesa
1999 - 2000
Fundação Educacional Rosemar Pimentel
Título: Juiz, Um Contador de Histórias (Um estudo dos Níveis de Fala)
Orientador: Mirian Therezinha da Matta Machado
Graduação em Letras
1979 - 1981
Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Valença
Bolsista do(a): Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Valença, FAA, Brasil.
Idiomas
Inglês
Lê Bem.
Espanhol
Lê Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Clássicas.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Análise do Discurso.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
Organização de eventos
SILVA, Claudia Maria Gil ; FIORIN, José Luiz ; AZEREDO, José Carlos de ; CONFORTE, André Nemi . II SEMANA DA LÍNGUA PORTUGUESA DO UniFOA. 2009. (Congresso).
Participação em eventos
II Simpósio de Pesquisa em Direito do UniFOA.Uma análise da argumentação nas petições iniciais da Primeira Vara Criminal da Comarca de Volta Redonda ? os problemas no uso das contrastivas. 2017. (Simpósio).
XXII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste. Os modalizadores na construção da notícia e a (im)possível neutralidade na enunciação. 2017. (Congresso).
XII FELIN. Discursos de Posse dos Presidentes do Supremo Tribunal Federal (Brasil, Capital Brasília): possíveis faces do Poder Judiciário. 2015. (Congresso).
XII FELIN. comunicação oral. 2015. (Congresso).
XI FÓRUM DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS DA UERJ. SELEÇÃO E ORGANIZAÇÃO LEXICAL NOS DISCURSOS DE POSSE DOS PRESIDENTES DO STF: UMA QUESTÃO DE ESTILO. 2012. (Congresso).
13º CONGRESSO BRASILEIRO DE LÍNGUA PORTUGUESA. DISCURSOS DE POSSE DOS PRESIDENTES DO STF - UM UNIVERSO ONDE A PALAVRA ASSUME O PODER, CONSTROI SUJEITORS E REVELA IDENTIDADES. 2010. (Congresso).
II FORUM INTERNACIONAL DE ANALISE DO DISCURSO.DISCURSOS DE POSSE DOS PRESIDENTES DO STF - UNIVERSO DA TRÍADE ENUNCIADOR - DISCURSO- AUDITORIO E DA CONSTRUÇÃO DO ETHOS DO PODER JUDICIARIO. 2010. (Outra).
XIV CONGRESSO NACIONAL DE LINGUISTICA E FILOLOGIA. DISCURSOS DE POSSE DOS PRESIDENTES DO STF - MANIFESTAÇÕES LINGUISTICAS E O ETHOS DO PODER JUDICIÁRIO. 2010. (Congresso).
II SIMPOSIO DE ESTUDOS LINGUISTICOS E LITERARIOS.ENUNCIADOR E AUDITORIO: OS COMPOSITORES DO ETHOS NOS DISCURSOS DE POSSE DOS PRESIDENTES DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. 2009. (Simpósio).
V SEMINARIO INTEGRADO DE PESQUISA EM LINGUA PORTUGUESA.ASPECTOS SEMANTICO-DISCURSIVOS DA LINGUAGEM JURÍDICA. 2009. (Seminário).
X FORUM DE ESTUDOS LINGUISTICOS DA UERJ.A CONSTITUIÇÃO DOS SUJEITOS NOS DISCURSOS DE POSSE DOS PRESIDENTES DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL: UMA REPRESENTAÇÃO HISTORICA, SOCIAL, LINGUISTICA E DISCURSIVA. 2009. (Outra).
12º Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa e 3º Congresso Internacional de Lusofonia do IP-PUC/SP. Metáforas e Metonímias e a construção do ethos do Poder Judiciário: uma análise da neologia semântica nos discursos de Posse dos Presidentes do Supremo Tribunal Federal. 2008. (Congresso).
Encontro de Letras - UniFOA.Intertextualidade. 2008. (Encontro).
II Semana de Debates Científicos do Curso de Direito do UniFOA.Discursos de Posse dos presidentes do Supremo Tribunal Federal: entre os domínios discursivos jurídico e político na construção do ethos do Poder Judiciário. 2008. (Encontro).
IX Fórum de Estudos Lingüísticos e I Colóquio de Semiótica.As Manifestações Metafóricas e Metonímicas nos Discursos de Posse dos Presidentes do Supremo Tribunal Federal: Dois Processos Neológicos na Construção do Ethos do Poder Judiciário. 2007. (Outra).
XI Congresso Nacional de Lingüísitca e Filologia. Comunicação oral. 2007. (Congresso).
11º Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa e 2º Congresso Internacional de Lusofonia do IP-PUC/SP. O Discurso Jurídico: Intertextualidades, Polifonia e Dialogismo. 2006. (Congresso).
I Fórum Internacional de Análise do Discurso - Brasil /França. 2005. (Outra).
10º Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa. 10º Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa/1º Congresso Internacional de Lusofonia do IP-PUC/SP. 2004. (Congresso).
IV Fórum de Estudos Lingüísticos. 2003. (Outra).
VII FÓRUM DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS, LÍNGUA PORTUGUESA E CIDADANIA. 2003. (Outra).
II Seminário Integrado de Pesquisa em Língua Portuguesa. 2002. (Seminário).
I Seminário Permanente de Pesquisa em Língua Portuguesa. 2001. (Seminário).
VI FÓRUM DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS - LÍNGUA PORTUGUESA EM EM VISÃO TRANSDISCIPLINAR: RUMOS, CONEXÕES, SENTIDOSAR:. 2001. (Outra).
8º CONGRESSO BRASILEIRO DE LINGUA PORTUGUESA DO IP-PUC/SP. 2000. (Congresso).
V FÓRUM DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS DA UERJ. 2000. (Outra).
III ENCONTRO FRANCO-BRASILEIRO DE ANÁLISE DO DISCURSO. 1999. (Encontro).
7º CONGRESSO BRASILEIRO DE LINGUA PORTUGUESA DO IP-PUC/SP. 1998. (Congresso).
Participação em bancas
SANTOS, Benevenuto Silva; SERRANO, P. J.;SILVA, Claudia Maria Gil. Seguros de perfomance bond nos contratos de obras públicas: aplicação eficiente das garantias contratuais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário de Volta Redonda.
SANTOS, B. S.; SERRANO, P. J.;SILVA, Claudia Maria Gil. Responsabilidade compartilhada dos entes federativos na saúde pública. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - CENTRO UNIVERSITARIO DE VOLTA REDONDA.
SANTOS, B. S.; SERRANO, P. J.;SILVA, Claudia Maria Gil. Atividade de inteligência no Brasil: evolução, aspectos comparativos e organização. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - CENTRO UNIVERSITARIO DE VOLTA REDONDA.
SANTOS, B. S.;SILVA, Claudia Maria Gil; HAGINO, Cora Hisae. A desapropriação como instrumento de desenvolvimento regional. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - CENTRO UNIVERSITARIO DE VOLTA REDONDA.
SILVA, Claudia Maria Gil; SOUZA, Suiá Fernandes de Azevedo; AMORIM, U. A. F.. Breves notas sobre o trabalho escravo no brasil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - CENTRO UNIVERSITARIO DE VOLTA REDONDA.
SANTOS, B. S.; SERRANO, P. J.;SILVA, Claudia Maria Gil. Estudo das transformações na segurança pública e das propostas de emenda à Constituição para unificação das polícias civil e militar. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - CENTRO UNIVERSITARIO DE VOLTA REDONDA.
SANTOS, B. S.; SERRANO, P. J.;SILVA, Claudia Maria Gil. A atuação da guarda municipal na segurança pública. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - Cadernos UniFOA (Impresso).
SANTOS, B. S.; SERRANO, P. J.;SILVA, Claudia Maria Gil. Dispensa de licitação em contratação na área da saúde. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - CENTRO UNIVERSITARIO DE VOLTA REDONDA.
FERREIRA, S. L.; DIAS, A. L. F.;SILVA, Claudia Maria Gil. Campanha de introdução de mercado do aplicativo "Volevá". 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PUBLICIDADE E PROPAGANDA) - CENTRO UNIVERSITARIO DE VOLTA REDONDA.
ARIEIRA, A. A. S.; MARTINS, DEBORA CRISTINA LOPES;SILVA, Claudia Maria Gil. Marketing de Guerrilha como estratégia de posicionamento: estudo de caso campanha de Halloween do Burguer King. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PUBLICIDADE E PROPAGANDA) - CENTRO UNIVERSITARIO DE VOLTA REDONDA.
SILVA, Claudia Maria Gil; MOUTINHO, Afrânio T.; SILVA, Heitor L.. ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PELA TV GLOBO PARA PROMOVER O FUTEBOL COMO ESPETÁCULO MIDIÁTICO AUDIOVISUAL.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário de Volta Redonda.
SILVA, Claudia Maria Gil; MOUTINHO, Afrânio T.; LIMA, Marcelo A.. MARKETING NAS IGREJAS EVANGÉLICAS: ESTUDO DE CASO ASSEMBLEIA DE DEUS VITÓRIA EM CRISTO (ADVEC). 2015.
SILVA, Claudia Maria Gil; VENTURELLI, E.; FERREIRA, S. L.. MARKETING VIRAL NA INTERNET E ATUAÇÃO PUBLICITÁRIA: ESTUDO DE CASO ?PERDI O MEU AMOR NA BALADA?.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário de Volta Redonda.
SILVA, Claudia Maria Gil; VENTURELLI, E.; FERREIRA, S. L.. O MERCHANDISING EDITORIAL NA LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA BRASILEIRO: ESTUDO DE CASO ?P&G. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário de Volta Redonda.
SILVA, Claudia Maria Gil; TAVARES, E. A.; FRANCA, A. M.. Linchamentos: uma crítica à responsabilidade do Estado quanto à coleta, tratamento e o despejo do esgoto nos corpos d'água. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário de Volta Redonda.
SILVA, Claudia Maria Gil; TAVARES, E. A.; FRANCA, A. M.. Direitos da pessoa com deficiência a atuação das Instituições de um istema inclusivo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário de Volta Redonda.
SILVA, Claudia Maria Gil; HAGINO, C. H. M. S.; JORDÃO, Daniel Ferreira. A ressocialização no sistema prisional brasileiro e o princípio da dignidade da pessoa humana. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário de Volta Redonda.
SILVA, Claudia Maria Gil; HAGINO, C. H. M. S.. a INFLUÊNCIA DAS RELIGIÕES CRISTÃS NA FORMAÇÃO DO PENSAMENTO JURÍDICO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário de Volta Redonda.
SILVA, Claudia Maria Gil; BATITUCCI, E. J.; RODRIGUES, G.. A Lei 11.340/06 e a possibilidade de aplicação aos grupos considerados vulneráveis. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário de Volta Redonda.
CERTO, DENISE SCHETINO BASTOS; AMORIM, Marcel Álvaro;SILVA, Claudia Maria Gil. A INTERFACE ORALIDADE-ESCRITA EM CARTAS PESSSOAIS. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário de Volta Redonda.
AMORIM, Marcel Álvaro;SILVA, Claudia Maria Gil; SILVA, Luciana Leitão da. Hisatórias que a vida conta: a (re)construção sociodiscursiva da identidade de masculinidades. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário de Volta Redonda.
AMORIM, Marcel Álvaro;SILVA, Claudia Maria Gil; SILVA, Luciana Leitão da. Era uma vez um menino diferente: a construção sociodiscursiva da identidade de portadores de necessidades especiais em livros paradidáticos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário de Volta Redonda.
GOUVEA, Maria Aparecida Rocha;SILVA, Claudia Maria Gil; VICHI, Maria Helena Silva de Souza. A COESAO TEXTUAL EM CRONICAS DE RUTH DE AQUINO. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - CENTRO UNIVERSITARIO DE VOLTA REDONDA.
GOUVEA, Maria Aparecida Rocha;SILVA, Claudia Maria Gil; VICHI, Maria Helena Silva de Souza. A COESAO TEXTUAL NAS PAGINAS POLICIAIS DOS JORNAIS O GLOBO E DIARIO DO VALE - UM ESTUDO DA ANAFORA E DA CATAFORA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - CENTRO UNIVERSITARIO DE VOLTA REDONDA.
SILVA, Claudia Maria Gil; GOUVEA, Maria Aparecida Rocha; VICHI, Maria Helena Silva de Souza. A COPA DO MUNDO E DELE: E3STRATEGIAS ARGUMENTATIVAS EM CRONICAS DE LUIS FERNANDO VERISSIMO. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - CENTRO UNIVERSITARIO DE VOLTA REDONDA.
SILVA, Claudia Maria Gil; SILVA, JOSE CARLOS. As atividades automobilísticas e sua contribuição para o léxico do Português Brasileiro. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário de Volta Redonda.
SILVA, Claudia Maria Gil; SILVA, JOSE CARLOS; CARVALHO, MARIA AMALIA. Um estudo dos antropônimos em ?Dom Casmurro? de Machado de Assis. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário de Volta Redonda.
CERTO, DENISE SCHETINO BASTOS;SILVA, Claudia Maria Gil; SILVA, JOSE CARLOS. Ensino de ortografia: uma análise dos livros didáticos do segundo segmento do ensino fundamental. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário de Volta Redonda.
CERTO, DENISE SCHETINO BASTOS;SILVA, Claudia Maria Gil; SILVA, JOSE CARLOS. A relação intertextual entre Lucíola, de José de Alencar, e A dama das camélias, de Alexandre Dumas Filho, traduzido por Regina Célia de Oliveira. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário de Volta Redonda.
GOUVEA, Maria Aparecida Rocha;SILVA, Claudia Maria Gil; SILVA, JOSE CARLOS. ACORDOS ORTOGRAFICOS DA LINGUA PORTUGUESA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - CENTRO UNIVERSITARIO DE VOLTA REDONDA.
SILVA, Claudia Maria Gil; SILVA, JOSE CARLOS. Banca Examinadora de Processo Seletivo de Corpo Docente do UniFOA. 2009. Centro Universitário de Volta Redonda.
SILVA, Claudia Maria Gil; SILVA, José Carlos. Banca Examinadora de Processo Seletivo de Corpo Docente do UniFOA. 2008. Centro Universitário de Volta Redonda.
SILVA, Claudia Maria Gil. IXPrêmio Modelo Sartori de Monografia Jurídica. 2015. Centro Universitário de Volta Redonda.
Orientou
A CRÔNICA NO JORNAL IMPRESSO BRASILEIRO: VERÍSSIMO E VENTURA NO JORNAL O GLOBO; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em JORNALISMO) - CENTRO UNIVERSITARIO DE VOLTA REDONDA; Orientador: Claudia Maria Gil Silva;
A COPA DO MUNDO É DELE: AS ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS NAS CRÔNICAS DE LUIS FERNANDO VERISSIMO; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário de Volta Redonda; Orientador: Claudia Maria Gil Silva;
?Estratégias discursivas nos textos panfletários dos candidatos às eleições municipais de Volta Redonda no ano de 2008; ?; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário de Volta Redonda; Orientador: Claudia Maria Gil Silva;
As realizações metafóricas no conto ?A mulher de preto e Confissões de uma viúva moça; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário de Volta Redonda; Orientador: Claudia Maria Gil Silva;
Valores semânticos da conjunção ?mas? em textos publícitários; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário de Volta Redonda; Orientador: Claudia Maria Gil Silva;
A relação intertextual entre ?A Pata da Gazela? de José de Alencar e a fábula do ?Leão Amoroso? de Jean de La Fontaine; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário de Volta Redonda; Orientador: Claudia Maria Gil Silva;
A Intertextualidade na Literatura Infantil; 2002; 32 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Fundação Educacional Rosemar Pimentel; Orientador: Claudia Maria Gil Silva;
Ortografia: Uma Abordagem Pedagógica; 2002; 44 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Fundação Educacional Rosemar Pimentel; Orientador: Claudia Maria Gil Silva;
Crase: o fenômeno fonético da palavra e do texto; 2002; 30 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Fundação Educacional Rosemar Pimentel; Orientador: Claudia Maria Gil Silva;
Abordando a Dissertação no Ensino Médio; 2002; 36 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Fundação Educacional Rosemar Pimentel; Orientador: Claudia Maria Gil Silva;
Coesão Textual; 2002; 30 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Fundação Educacional Rosemar Pimentel; Orientador: Claudia Maria Gil Silva;
Outras produções
PACHECO, Carlos José ; SILVA, Claudia Maria Gil ; HAGINO, C. H. M. S. ; ARAGAO NETO, D. ; TAVARES, E. A. ; RODRIGUES, G. ; LENA JUNIOR, H. ; NOBRE, J. C. A. ; PETRILLO, M. R. A. ; SERRANO, P. J. ; AMORIM, U. A. F. . MANUAL DO LABORATÓRIO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE DIREITO DO UNIFOA. 2016. (MANUAL).
PACHECO, Carlos José ; SILVA, Claudia Maria Gil ; HAGINO, C. H. M. S. ; ARAGAO NETO, D. ; TAVARES, E. A. ; RODRIGUES, G. ; LENA JUNIOR, H. ; NOBRE, J. C. A. ; PETRILLO, M. R. A. ; SERRANO, P. J. ; AMORIM, U. A. F. . MANUAL DO LABORATÓRIO DE MONOGRAFIA JURÍDICA DO UNIFOA. 2016. (MANUAL).
PACHECO, Carlos José ; SILVA, Claudia Maria Gil ; HAGINO, C. H. M. S. ; ARAGAO NETO, D. ; TAVARES, E. A. ; GURGEL, F. G. M. J. ; RODRIGUES, G. ; NOBRE, J. C. A. ; SERRANO, P. J. ; AMORIM, U. A. F. . REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICAS JURÍDICAS DO CENTRO UNIVERSSITÁRIO DE VOLTA REDONDA - UniFOA. 2016. (REGULAMENTO).
PACHECO, Carlos José ; SILVA, Claudia Maria Gil ; HAGINO, C. H. M. S. ; ARAGAO NETO, D. ; TAVARES, E. A. ; GURGEL, F. G. M. J. ; RODRIGUES, G. O. ; LENA JUNIOR, H. ; NOBRE, J. C. A. ; PETRILLO, M. R. A. ; SERRANO, P. J. ; AMORIM, U. A. F. . MANUAL DE ESTÁGIO DO CURSO DE DIREITO DO UNIFOA. 2016. (MANUAL).
SILVA, Claudia Maria Gil ; FRANCA, A. M. ; HAGINO, C. H. M. S. ; ARAGAO NETO, D. ; TAVARES, E. A. ; RODRIGUES, G. ; PETRILLO, M. R. A. ; SERRANO, P. J. ; AMORIM, U. A. F. . REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE PESQUISAS E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE PESQUISAS E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA).
SILVA, Claudia Maria Gil ; FRANCA, A. M. ; HAGINO, C. H. M. S. ; ARAGAO NETO, D. ; TAVARES, E. A. ; RODRIGUES, G. ; PETRILLO, M. R. A. ; SERRANO, P. J. ; AMORIM, U. A. F. . MANUAL DO LABORATÓRIO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE DIREITO DO UNIFOA. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MANUAL DO LABORATÓRIO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE DIREITO DO UNIFOA).
SILVA, Claudia Maria Gil ; ARAGAO NETO, D. ; TAVARES, E. A. ; AMORIM, U. A. F. ; SANTOS, B. S. ; GURGEL, F. G. M. J. ; RODRIGUES, G. O. . MANUAL DA CENTRAL DE ESTÁGIOS DO CURSO DE DIREITO DO UniFOA - NPJ. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MANUAL DA CENTRAL DE ESTÁGIOS DO CURSO DE DIREITO DO UniFOA - NPJ).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
CENTRO UNIVERSITARIO DE VOLTA REDONDA, UniFOA. , Avenida de Paulo Erlei Alves Abrantes, Três Poços, 27240560 - Volta Redonda, RJ - Brasil, Telefone: (24) 33408400, URL da Homepage:
Experiência profissional
2015 - Atual
Centro Universitário de Volta Redonda, UniFOAVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 29
Outras informações:
Professora Responsável pelo Laboratório de Pesquisa do Curso de Direito e Assessora da Coordenação do Curso de Comunicação Social (Publicidade e Propaganda e Jornalismo)
2008 - Atual
Centro Universitário de Volta Redonda, UniFOAVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular
Outras informações:
ATUALMENTE, LICENCIADA.
2008 - 2011
Centro Universitário de Volta Redonda, UniFOAVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenador de Curso, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
ATUALMENTE, LICENCIADA.
Atividades
-
03/2016
Pesquisa e desenvolvimento , Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, Centro Universitário de Volta Redonda.,Linhas de pesquisa
-
02/2008
Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, LÍNGUA PORTUGUESA IV, V E VI, METODOLOGIA DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA, PRÁTICA PEDAGÓGICA EM LÍNGUA PORTUGUESA, RAÍZES LATINAS DA LÍNGUA PORTUGUESA
2012 - 2013
Universidade Federal FluminenseVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor ASSISTENTE I, Carga horária: 40
Outras informações:
PROFESSOR PESQUISADOR INTEGRANTE DOGRUPO DE PESQUISA: Interação verbal, identidades e práticas discursivas - UFF Linhas de pesquisa: Teoria do Texto, do Discurso e da Interação Líder(es) do grupo: Prof. Dr. Rosane Santos Mauro Monnerat e Prof. Dr.Lygia Maria Gonçalves Trouche Área predominante: Linguística, Letras e Artes; Linguística Instituição: Universidade Federal Fluminense - UFF Órgão: Instituto de Letras Unidade: Instituto de Letras
Atividades
-
02/2012 - 06/2013
Ensino, Letras - Português, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa I, III, V e VII;, Oficina de textos;, Laboratório de leitura e interpretação de textos.
2003 - Atual
Centro Universitário de Barra MansaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Doutor, Carga horária: 0
Outras informações:
ATUALMENTE, LICENCIADA
Atividades
-
02/2003
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Linguagem Jurídica I e II
2015 - 2015
CENTRO UNIVERSITÁRIO GERALDO DI BIASEVínculo: PROFESSOR CONVIDADO, Enquadramento Funcional: Professor Doutor, Carga horária: 10
Outras informações:
PÓS-GRADUAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA MÓDULO LECIONADO: LINGUÍSTICA TEXTUAL PROFESSOR CONVIDADO
2015 - 2015
CENTRO UNIVERSITÁRIO GERALDO DI BIASEVínculo: PROFESSOR CONVIDADO, Enquadramento Funcional: Professor Doutor, Carga horária: 10
Outras informações:
PÓS-GRADUAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA MÓDULO LECIONADO: ANÁLISE DO DISCURSO (AD) PROFESSOR CONVIDADO
2002 - 2014
CENTRO UNIVERSITÁRIO GERALDO DI BIASEVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Doutor
Outras informações:
Desligamento da IES em março de 2014.
2001 - 2002
Universidade Estácio de SáVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 8
Atividades
-
09/2001 - 07/2002
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Leitura e Produção de Textos
1988 - 1988
Fundação Educacional Volta RedondaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor
Atividades
-
03/1988 - 12/1988
Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa e Redação
1992 - 2013
SECRETARIA MUNICIPAL DE ENSINO PUBLICO DE VOLTA REDONDA - SMEVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 14
Outras informações:
PROFESSORA APOSENTADA
1989 - 2009
SECRETARIA MUNICIPAL DE ENSINO PUBLICO DE VOLTA REDONDA - SMEVínculo: , Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 14
1997 - 2001
SECRETARIA MUNICIPAL DE ENSINO PUBLICO DE VOLTA REDONDA - SMEVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: IMPLEMENTADOR PEDAGÓGICO DE LÍNGUA PORTUGUESA, Carga horária: 21
Atividades
-
06/1992
Ensino,,Disciplinas ministradas, LÍNGUA PORTUGUESA E REDAÇÃO
-
03/1989 - 10/2009
Ensino,,Disciplinas ministradas, LÍNGUA PORTUGUESA E REDAÇÃO
-
03/1997 - 01/2001
Pesquisa e desenvolvimento , SECRETARIA MUNICIPAL DE ENSINO PUBLICO DE VOLTA REDONDA - SME, .,Linhas de pesquisa
1986 - 1992
Sociedade Propagadora Esdeva - Colégio Verbo DivinoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor
Atividades
-
07/1986 - 10/1992
Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa e Redação
-
07/1986 - 10/1992
Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa e Redação
1986 - 1987
Prefeitura Municipal de ValençaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 14
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Claudia Maria Gil Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?