Debora Lee Vianna Paulo

Mestre em Gerontologia na UNICAMP ;Especialista em Neurologia do Adulto pelo Hospital Albert Einstein;Gerontóloga pela Universidade de São Paulo-USP;Trabalha com temáticas relacionados ao envelhecimento, alzheimer, cognição, neuropsicologia, queixas de memória, treino cognitivo e diabetes mellitus.

Informações coletadas do Lattes em 04/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em doutorado

2014 - Atual

Universidade Estadual de Campinas
Título: ALTERAÇÕES MORFOLÓGICAS E FUNCIONAIS POR RESSONÂNCIA NUCLEAR MAGNÉTICA EM IDOSOS PORTADORES DE FRAGILIDADE
Orientador: Andre Fattori
Palavras-chave: fragilidade; idosos; alzheimer; ressonancia nuclear magnetica; funcionalidade; morfologia. Grande área: Ciências Biológicas

Mestrado em Gerontologia

2012 - 2014

Universidade Estadual de Campinas
Título: PERFIL COGNITIVO DE IDOSOS COM DIABETES DO ESTUDO FIBRA PÓLO UNICAMP, Ano de Obtenção: 2014
Monica Sanches Yassuda.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: diabetes; cognição; idosos.

Especialização em Neurologia do Adulto

2010 - 2010

Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein
Título: Treino cognitivo aliado à intervenção psicoeducativa em idosos diabéticos

Graduação em Gerontologia

2006 - 2009

Universidade de São Paulo
Título: Treino Cognitivo aliado à psiceducação em idosos diabéticos
Orientador: Profa. Dra. Mônica Sanches Yassuda
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.

Graduação interrompida em 2006 em Biomedicina

2005 - Atual

Faculdades Integradas Einstein de Limeira
Ano de interrupção: 2006

Ensino Médio (2º grau)

2001 - 2003

Colégio Portal Anglo Limeira

Ensino Fundamental (1º grau)

1993 - 2000

Escola Anglo Cidade de Limeira

Formação complementar

2017 - 2017

Aplicação Clínica da Neuroimagem na Psicogeriatria. (Carga horária: 8h). , Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas FMUSP, IPQHCFMUSP, Brasil.

2015 - 2015

Treinamento Biblioteca FCM 2015: EndNote Web. (Carga horária: 2h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2014 - 2014

Repercussões Familiares da Doença de Alzheimer. (Carga horária: 8h). , Associação Brasileira de Alzheimer, ABRAZ, Brasil.

2014 - 2014

Grupo de Apoio para Familiares - como coordenar. (Carga horária: 8h). , Associação Brasileira de Alzheimer, ABRAZ, Brasil.

2013 - 2013

Abordagem prática do tratamento do DM no idoso. (Carga horária: 4h). , 8º Congresso Paulista de Geriatria e Gerontologia, SBGG, Brasil.

2010 - 2010

Educação Financeira, módulo Master. (Carga horária: 6h). , Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em Estimulação Cognitiva e Funcional para Idosos. (Carga horária: 90h). , Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas FMUSP, IPQHCFMUSP, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em Aluna-monitora em disciplina de graduação. (Carga horária: 54h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2009 - 2009

Curso de Atualização em Demências. (Carga horária: 6h). , XIII Simpósio Internacional de Atualização em Psiquiatria Geriátrica PROTER, PROTER, Brasil.

2009 - 2009

Demência e Depressão em Idosos. (Carga horária: 8h). , Curso de Educação Continuada em Psiquiatria Clínica e Neurociências, IPQHC FMUSP, Brasil.

2009 - 2009

Escalas e Testes de Avaliação em Psiquiatria, Psic. (Carga horária: 8h). , Curso de Educação Continuada em Psiquiatria Clínica e Neurociências, IPQHC FMUSP, Brasil.

2008 - 2008

Extensão universitária em Aluna-monitora em disciplina de graduação. (Carga horária: 32h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2008 - 2008

Cuidador de Idosos. (Carga horária: 20h). , Fundamenthal Assessoria e Treinamento, FUNDAMENTHAL, Brasil.

2008 - 2008

Avaliação Geriátrica Global. (Carga horária: 8h). , XVI Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, SBGG, Brasil.

2007 - 2007

Fórum Sobre ILPIs. (Carga horária: 8h). , 5º Congresso Paulista de Geriatria e Gerontologia, SBGG, Brasil.

2006 - 2006

Recursos Humanos. (Carga horária: 24h). , Microcamp, MICROCAMP, Brasil.

2005 - 2005

PGRSS- Passo a Passo. (Carga horária: 8h). , BMN Consultoria em Patologia Clínica, BMN, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral / Subárea: Gerontologia.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Clínica Médica/Especialidade: Neurologia.

Organização de eventos

FATTORI, A. ; NERI, A. L. ; VIANNA-PAULO, D. L. . IX Seminário de Pesquisa em gerontologia e Geriatria. 2016. (Outro).

VIANNA-PAULO, D. L. . VIII Seminário de Pesquisa em gerontologia e Geriatria. 2015. (Congresso).

VIANNA-PAULO, D. L. . Dia dos Avós. 2011. (Outro).

Participação em eventos

Alzheimer´s Association International Conference Satellite Symposium AAIA-SS. 2019. (Simpósio).

XI RPDA Reunião de Pesquisadores em Doença de Alzheimer.Diabetes autorreferido e cognição em idosos com diferentes faixas etárias de escolaridade. 2017. (Outra).

XXI Simpósio Internacional de Atualização em Psiquiatria Geriatrica. 2017. (Simpósio).

9ª Semana de Pesquisa da FCM.DIABETES AUTORREFERIDO E COGNIÇÃO DE IDOSOS COM DIFERENTES FAIXAS ETÁRIAS DE ESCOLARIDADE. 2016. (Outra).

Encontro de Cuidadores Unimed. 2016. (Encontro).

II Workshop sobre empreendedorismo e negócios na àrea da Velhice e Envelhecimento. 2016. (Oficina).

IX Seminário de Pesquisa em Gerontologia e Geriatria. 2016. (Seminário).

IX Seminário de Pesquisa em Gerontologia e Geriatria.PERFIL COGNITIVO DE IDOSOS COM DIABETES DO ESTUDO FIBRA PÓLO UNICAMP. 2016. (Seminário).

XX Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia. Perfil cognitivo de idosos diabéticos no estudo FIBRA pólo Unicamp. 2016. (Congresso).

11º Encontro do Programa de Apoio Didático e do Programa de Estágio Docente (PAD/PED). 2015. (Encontro).

12º Encontro do Programa de Apoio Didático e do Programa de Estágio Docente (PAD/PED). 2015. (Encontro).

Curso para Cuidadores Informais na Assistência Domiciliar. 2015. (Outra).

Dia Mundial da Conscientização da Doença de Alzhimer.Envelhecimento Saudável e Envelhecimento Patológico. 2015. (Outra).

Finanças pessoais com inteligência - TOPE Unicamp. 2015. (Outra).

VII Seminário de Pesquisa em Gerontologia e Geriatria. 2015. (Seminário).

I Seminário de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa. 2014. (Seminário).

8º Congresso Paulista de Geriatria e Gerontologia. 2013. (Congresso).

IV Colóquio Internacional de Gerontologia. 2013. (Outra).

IX Reunião de Pesquisadores em Doença de Alzheimer e Desordens Relacionadas.Cognitive training can be added to psychoeducational intervention offered to older adults with diabetes. 2013. (Outra).

IX Reunião de Pesquisadores em Doença de Alzheimer e Desordens Relacionadas (VI.Cognitive training adding psychoeducational intervention in elderly individuals with diabetes. 2013. (Outra).

V Congresso Brasileiro de Neuropsiquiatria Geriátrica. 2013. (Congresso).

III Fórum de Geriatria - Abordagem do Idoso Frágil. 2012. (Outra).

7º Congresso Paulista de Geriatria e Gerontologia. 2011. (Congresso).

Dia dos Avós no Centro de Referência da Cidadania do Idoso - CRECI@. 2011. (Outra).

Ed Continuada: Atendimento domiciliário e Envelhecimento no Olhar da Gerontologia. 2011. (Outra).

Educação Continuada em Gerontologia Centro de Referência da Cidadania do Idoso. 2011. (Outra).

III Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de São Paulo. 2011. (Outra).

IV Jornada de Gerontologia EACH-USP.O Gerontólogo nas Políticas Públicas. 2011. (Outra).

VIII RPDA Brasilian Meeting on Alzheimer´s Disease and Related Disorders. 2011. (Outra).

VIII RPDA Brasilian Meeting on Alzheimer´s Disease and Related Disorders.Elderly individuals with diabetes: the effects of adding cognitive training to psychoeducational intervention. 2011. (Outra).

15º Congresso Brasileiro Multi Disciplinar Profissional em Diabetes. Idosos Diabéticos: Aliando Psicoeducação ao Treino Cognitivo. 2010. (Congresso).

1er. Congresso Internacional de Carreras de Grado y Pregrado de Gerontologia. 2010. (Congresso).

Educação Financeira, módulo Master. 2010. (Outra).

XVII Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia. Treino Cognitivo aliado à intervenção psicoeducativa em idosos diabéticos. 2010. (Congresso).

17º Simpósio Internacional de Iniciação Científica.A relação da Queixa de memória do Idoso com a sua Escolaridade. 2009. (Simpósio).

1º Simpósio de Geriatria e Gerontologia do Instituto de Geriatria e Gerontologia ?José Ermírio de Moraes?.Treino cognitivo baseado em tarefas de categorização e troco. 2009. (Simpósio).

1º Simpósio de Geriatria e Gerontologia do Instituto de Geriatria e Gerontologia ?José Ermírio de Moraes?.Metamemória e imagens mentais: contribuições para a plasticidade cognitiva em idosos. 2009. (Simpósio).

1º Simpósio de Geriatria e Gerontologia do Instituto de Geriatria e Gerontologia ?José Ermírio de Moraes?.Os significados da participação em um equipamento social na vida dos idosos. 2009. (Simpósio).

1º Simpósio de Geriatria e Gerontologia do Instituto de Geriatria e Gerontologia "José Ermírio de Moraes".Idosas viúvas em um grupo focal: percpção do processo de viuvez, sentimento de solidão, enfrentamento e suas relações sociais. 2009. (Simpósio).

1º Simpósio de Geriatria e Gerontologia do Instituto de Geriatria e Gerontologia "José Ermírio de Moraes".UNIDADE DE REFERÊNCIA À SAÚDE DO IDOSO DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO: ESTUDO DE CASOS DE USUÁRIOS. 2009. (Simpósio).

1º Simpósio de Geriatria e Gerontologia do Instituto de Geriatria e Gerontologia "José Ermírio de Moraes". 2009. (Simpósio).

1º Simpósio de Geriatria e Gerontologia do Instituto de Geriatria e Gerontologia "José Ermírio de Moraes".A relação da queixa de memória do idoso com sua escolaridade. 2009. (Simpósio).

3º Encontro Estadual da 3ª Idade do SESI-SP.Monitora voluntária. 2009. (Encontro).

Conferência "Sexo e Poder" com Prof Goran Therborn da Cambridge University. 2009. (Outra).

Curso de Educação Continuada em Psiquiatria Clínica e Neurociências: Demência e Depressão em Idosos. 2009. (Outra).

Curso de Educação Continuada em Psiquiatria Clínica e Neurociências: Transtornos Mentais da Infância à Terceira Idade Módulo 3: Escalas e Testes de Avaliação em Psiquiatria e europsicologia.. 2009. (Outra).

GERP'2009 ? 6º Congresso Paulista de Geriatria e Gerontologia. Idosas viúvas em um grupo focal: percepção do processo de viuvez, sentimento de solidão, enfrentamento e suas relações sociais. 2009. (Congresso).

GERP'2009 ? 6º Congresso Paulista de Geriatria e Gerontologia. 2009. (Congresso).

GERP'2009 ? 6º Congresso Paulista de Geriatria e Gerontologia. Metamemória e imagens mentais: Contribuições para a plasticidade cognitiva em idosos. 2009. (Congresso).

GERP'2009 ? 6º Congresso Paulista de Geriatria e Gerontologia. Unidade de referência à saúde do idoso do município de São Paulo: estudo de casos de usuários. 2009. (Congresso).

GERP'2009 ? 6º Congresso Paulista de Geriatria e Gerontologia. O SIGNIFICADO DA PARTICIPAÇÃO EM EQUIPAMENTOS SOCIAIS NA VIDA DE IDOSOS. 2009. (Congresso).

GERP'2009 ? 6º Congresso Paulista de Geriatria e Gerontologia. A relação da queixa de memória do idoso com sua escolaridade. 2009. (Congresso).

ICAD 2009 International Conference on Alzheimer´s Desease. The relationship between education in older adults memory complaints. 2009. (Congresso).

ICAD 2009 The International Conference on Alzheimer´s Desease. 2009. (Congresso).

II Jornada de Gerontologia EACH-USP. 2009. (Outra).

II Tele-Simpósio Sexualidade no Idoso. 2009. (Simpósio).

IPA 2009 International Meeting (IPA Rio).The relationship between education older adults memory complaints. 2009. (Outra).

IPA 2009 International Meeting (IPA Rio). 2009. (Outra).

I Simpósio de Pesquisas Fenomenológicas da EACH-USP. 2009. (Simpósio).

O impacto da morte dos pacientes no profissional de saúde. 2009. (Outra).

Os Aspectos Jurídicos e Sociais do Cuidador da Passoa Idosa e Idosos Especiais. 2009. (Seminário).

Palestra Gerenciamento de Farmácias e Drogarias. 2009. (Outra).

Reunião de Pesquisadores em Doença de Alzheimer e Desordens Relacionadas (VI RPDA).The Relation Between memory complaints in the elderly and education, cognitive performance, and symptons of depression and anxiety. 2009. (Outra).

Simpósio Interno de Iniciação Científica EACH-USP.A relação da queixa de memória do idoso com sua escolaridade. 2009. (Simpósio).

VI Simpósio "A Fenomenologia do Cuidar" do Inst. PsicoEthos. 2009. (Simpósio).

Workshop Semana de Estudo Sobre Doença de Alzheimer IPGG. 2009. (Outra).

XIII Simpósio Internacional de Atualização em Psiquiatria Geriátrica. 2009. (Simpósio).

XIII Simpósio Internacional de Atualização em Psiquiatria Geriátrica.A relação da queixa de memória do idoso com sua escolaridade. 2009. (Simpósio).

XIII Simpósio Internacional de Atualização em Psiquiatria Geriátrica -Curso de Atualização em Demências. 2009. (Outra).

XIXth IAGG World Congress of Gerontology and Geriatrics. The relationship between education older adults memory complaints. 2009. (Congresso).

XIXth World Congress of Gerontology and Geriatrics IAGG. 2009. (Congresso).

Atividades da Liga de Gerontologia EACH-USP. 2008. (Outra).

Gero 2008- IX Simpósio Anual do SGHC-FMUSP. 2008. (Simpósio).

Painel de Graduação em Gerontologia. 2008. (Outra).

XVI Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia. Treino Cognitivo Baseado em Caterorização e Troco. 2008. (Congresso).

XVI Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia. 2008. (Congresso).

XVI Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia- Curso Avaliação Geriátrica Global. 2008. (Congresso).

5º Congresso Paulista de Geriatria e Gerontologia. 2007. (Congresso).

Aula Magna da Liga de Gerontologia EACH-USP "Velhice e vulnerabilidade". 2007. (Outra).

Curso Pré-Congresso: Fórum Sobre Instituições de Longa Permanência para Idosos. 2007. (Outra).

I Congresso de Qualidade de Vida da Área de Saúde. 2007. (Congresso).

I Simpósio de Geriatria e Gerontologia CRI Zona Norte. 2007. (Simpósio).

Mesa Redonda "Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa". 2007. (Outra).

Seminário "Violência contra a Pessoa Idosa". 2007. (Seminário).

Seminário de Alimentos Funcionais. 2007. (Seminário).

"A Arte de Esquecer" - Prof. Iván Izquierdo PUC/RS. 2006. (Outra).

5º Congresso da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia. 2006. (Congresso).

5º Congresso da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia. 2006. (Congresso).

III Simposio de Geriatria e Gerontologia da FCM/UNICAMP. 2006. (Simpósio).

I Jornada do Núcleo de Envelhecimento Cerebral NUDEC´2006. 2006. (Outra).

Neuro-fórum. 2006. (Seminário).

Violência Contra a Pessoa Idosa, Saúde e Direitos Humanos. 2006. (Seminário).

49º Congresso da Une. 2005. (Congresso).

A Perícia Médico Legal e as Ciências da Saúde. 2005. (Outra).

PGRSS- Paso a Passo. 2005. (Outra).

Transplante de Células Tronco: Verdades e Falsas Esperanças. 2005. (Outra).

Projeto "Nossas Crianças Necessitam de Amor-CREN"-Rotaract Club de Limeira Tatuibi. 2004. (Outra).

RYLA do Centenário "Premio de Liderança Jovem" ROTARY International. 2004. (Outra).

RYLA- Prêmio Rotário de Liderança Juvenil. 2002. (Outra).

Participação em bancas

VIANNA-PAULO, D. L.. XXV Congresso de Iniciação Científica da Unicamp. 2017. Universidade Estadual de Campinas.

VIANNA-PAULO, D. L.; BARROS, T.; GUTIERREZ, B.. Juiz de Comitê de especialistas Referente à Adaptação Transcultural dos Instrumentos:ISAR e SEISAR. 2016. Universidade de São Paulo.

VIANNA-PAULO, D. L.. XXIII Congresso de Iniciação Científica da Unicamp. 2015. Universidade Estadual de Campinas.

VIANNA-PAULO, D. L.. XXII Congresso de Iniciação Científica da Unicamp. 2014. Universidade Estadual de Campinas.

Produções bibliográficas

  • OLIVEIRA, D. V. ; MARQUES, T. G. ; PIVETTA, N. R. S. ; PAULO, DLV ; NASCIMENTO JUNIOR, J. R. A. . Conhecimento sobre sexualidade em idosas fisicamente ativas. REVISTA ÁRTEMIS , v. vol. XXVI, p. 271-282, 2018.

  • APRAHAMIAN, IVAN ; CEZAR, NATÁLIA OIRING DE CASTRO ; IZBICKI, RAFAEL ; LIN, SUMIKA MORI ; Paulo, Débora Lee Vianna ; FATTORI, ANDRÉ ; BIELLA, MARINA MARIA ; JACOB FILHO, WILSON ; Yassuda, Mônica Sanches . Screening for Frailty With the FRAIL Scale: A Comparison With the Phenotype Criteria. Journal of the American Medical Directors Association , v. 18, p. 592-596, 2017.

  • OLIVEIRA, D. V. ; NASCIMENTO JUNIOR, J. R. A. ; VIANNA-PAULO, D. L. ; CAVAGLIERI, C. R. ; PEREIRA, D. A. ; FARIA, T. G. . COMPARAÇÃO DA CAPACIDADE FUNCIONAL AUTO RELATADA ENTRE IDOSOS BRASILEIROS E JAPONESES INSTITUCIONALIZADOS. Revista Pesquisa em Fisioterapia , v. 6, p. 268-275, 2016.

  • VIANNA-PAULO, D. L. ; Yassuda, Mônica Sanches . Elderly Individuals with Diabetes: Adding Cognitive Training to Psychoeducational Intervention. Educational Gerontology , v. 38, p. 257-270, 2012.

  • VIANNA-PAULO, D. L. ; Lima-Silva T. B. ; VALENTE-OLIVEIRA, A.C. ; MALAGUTTI, M.P. ; DANZINI, V. M. P. ; YASSUDA, M. S. . Treino cognitivo para idosos baseado em estratégias de categorização e cálculos semelhantes a tarefas do cotidiano. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia (UnATI. Impresso) , v. 14, p. 65-74, 2011.

  • VIANNA-PAULO, D. L. ; YASSUDA, M. S. . Queixas de memória de idosos e sua relação com escolaridade, desempenho cognitivo e sintomas de depressão e ansiedade. Revista de Psiquiatria Clínica (USP. Impresso) , v. 37, p. 23-26, 2010.

  • Lima-Silva T. B. ; ORDONEZ, T. ; DIAS, G. ; FABRICIO, A. ; ARAMAKI, F. ; BETTINE, E. ; VIANNA-PAULO, D. L. ; MALAGUTTI, M.P. ; VALENTE-OLIVEIRA, A.C. ; IWASAKI, A. ; SOUZA, G. ; YASSUDA, M. S. . Effects of cognitive training basead on metamemory and mental images. Dementia & neuropsychologia , v. 4, p. 114-119, 2010.

  • VIANNA-PAULO, D. L. . Grupo de apoio a familiares de pacientes com comprometimento de memória. In: Franklin Santana Santos; Thais Bento Lima da Silva; Evany Bettine de Almeida; Eduardo Moreira de Oliveira. (Org.). Estimulação Cognitiva para Idosos - ênfase em Memória. 1ed.São Paulo: Atheneu, 2013, v. 1, p. 1-160.

  • VIANNA-PAULO, D. L. ; Yassuda, Mônica Sanches . Aspectos cognitivos e sintomas depressivos de idosos diabéticos da zona leste de São Paulo. Medicina Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, p. 110 - 110, 01 out. 2013.

  • VIANNA-PAULO, D. L. ; Yassuda, Mônica Sanches . Cognitive training adding psychoeducational intervention in elderly individuals with diabetes. Dementia & Neuropsychologia, São Paulo, p. 25 - 25, 01 out. 2013.

  • VIANNA-PAULO, D. L. ; Yassuda, Mônica Sanches . Cognitive training can be added to psychoeducational intervention offered to older adults with diabetes. Dementia & Neuropsychologia, São Paulo, p. 25 - 25, 01 out. 2013.

  • VIANNA-PAULO, D. L. ; NEVES, Gabriela Silva . A utilização de atividades lúdicas, socioeducativas e intergeracionais na comemoração do Dia dos Avós. Revista Portal de Divulgação, São Paulo, p. 55 - 60, 01 nov. 2011.

  • VIANNA-PAULO, D. L. ; Yassuda, Mônica Sanches ; NERI, A. L. ; FATTORI, A. ; Guariento, ME . Diabetes autorreferido e cognição de idosos com diferentes faixas de escolaridade. In: XI RPDA Reunião de Pesquisadores em Doença de Alzheimer e Desordens Relacionadas, 2017, Campinas. Dementia e Neuropsychologia, 2017. v. 11. p. 56-57.

  • VIANNA-PAULO, D. L. ; YASSUDA, M. S. . Elderly individuals with diabetes: the effects of adding cognitive training to psychoeducational intervention. In: VIII RPDA Brasilian Meeting on Alzheimer´s Disease and Related Disorders, 2011, São Paulo. Dementia & Neuropsychologia. São Paulo: Dementia & Neuropsychologia, 2011. v. 5. p. 42-43.

  • VIANNA-PAULO, D. L. ; YASSUDA, M. S. . A relação da queixa de memória do idoso com sua escolaridade. In: GERP'2009 - 6º Congresso Paulista de Geriatria e Gerontologia, 2009, São Paulo. Gerontologia (USP). Seção São Paulo: Revista da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, 2009. v. 15. p. 16-16.

  • YASSUDA, M. S. ; FABRICIO, A. ; IWASAKI, A. ; VIANNA-PAULO, D. L. ; BETTINE, E. ; SOUZA, G. ; DIAS, G. ; Lima-Silva T. B. ; ORDONEZ, T. ; MALAGUTTI, M.P. . Metamemória e imagens mentais: contribuições para a plasticidade cognitiva em idosos. In: GERP'2009 - 6º Congresso Paulista de Geriatria e Gerontologia, 2009, São Paulo. Gerontologia (USP). Seção São Paulo: Revista da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, 2009. v. 15. p. 17-17.

  • CACHIONI, M. ; MOREIRA, F. ; EGUCHI, L. ; RATES, M. ; CAMPOS, P. ; ORDONEZ, T. ; VIANNA-PAULO, D. L. . UNIDADE DE REFERÊNCIA À SAÚDE DO IDOSO DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO: ESTUDO DE CASOS DE USUÁRIOS. In: GERP'2009 ? 6º Congresso Paulista de Geriatria e Gerontologia, 2009, São Paulo. Gerontologia (USP). Seção São Paulo: Revista da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, 2009. v. 15. p. 22-22.

  • VIANNA-PAULO, D. L. ; FALCÃO, D. ; NAMBA, C. ; FRAGA, I. ; BARROS, T. ; TRAINA, T. . IDOSAS VIÚVAS EM UM GRUPO FOCAL: PERCEPÇÃO DO PROCESSO DE VIUVEZ, SENTIMENTO DE SOLIDÃO, ENFRENTAMENTO E RELAÇÕES SOCIAIS. In: GERP'2009 ? 6º Congresso Paulista de Geriatria e Gerontologia, 2009, São Paulo. Gerontologia (USP). Seção São Paulo: Revista da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, 2009. v. 15. p. 59-59.

  • LOPES, A. ; VALENTE-OLIVEIRA, A.C. ; VIANNA-PAULO, D. L. ; BARBOSA, F. ; FRAGA, I. ; PANAR, J. ; PAIOLO, MLC. ; NAGAI, PA. ; SALVATI, SA. ; Lima-Silva T. B. ; DANZINI, V. M. P. . O SIGNIFICADO DA PARTICIPAÇÃO EM EQUIPAMENTOS SOCIAIS NA VIDA DE IDOSOS. In: GERP'2009 ? 6º Congresso Paulista de Geriatria e Gerontologia, 2009, São Paulo. Gerontologia (USP). Seção São Paulo: Revista da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, 2009. v. 15. p. 20-20.

  • VIANNA-PAULO, D. L. ; YASSUDA, M. S. . The relationship between education older adults memory complaints. In: 19th IAGG World Congress of Gerontology and Geriatrics, 2009, Paris. The Journal of Nutrition, Health & Aging, 2009. v. 13. p. S669-S669.

  • VIANNA-PAULO, D. L. ; YASSUDA, M. S. . The relationship between education and older adults memory complaints. In: IPA 2009 International Meeting (IPA Rio), 2009, Rio de Janeiro. Dementia & Neuropsychologia. São Paulo: LILACS, 2009. v. 3. p. 167-168.

  • VIANNA-PAULO, D. L. ; YASSUDA, M. S. . The relationship between education in older adults memory complaints. In: ICAD 2009 International Conference on Alzheimer´s Desease, 2009, Viena. Alzheimer´s & Dementia. Philadelphia: Elsevier, 2009. v. 5. p. P236-P236.

  • VIANNA-PAULO, D. L. ; YASSUDA, M. S. . The relation between memory complaints in the elderly and education, cognitive performance, and symptons of depression and anxiety. In: Reunião de pesquisadores de Alzheimer e desordens relacionadas (VII RPDA), 2009, Porto Alegre. Dementia & Neuropsychologia. São Paulo: Dementia & Neuropsychologia, 2009. v. 3. p. 36-37.

  • VIANNA-PAULO, D. L. ; YASSUDA, M. S. . A relação da queixa de memória do idoso com sua escolaridade. In: GERP'2009 ? 6º Congresso Paulista de Geriatria e Gerontologia, 2009, São Paulo. Gerontologia (USP). São Paulo: Envelhecimento e Saúde, 2009. v. 15. p. 16-16.

  • BENELI, L. M. ; SPIGOLON, L. M. P. ; HADDAD, C. R. R. ; Paulo, Débora Lee Vianna ; OLIVEIRA, R. S. . Treinamento da potência muscular nas modalidades coletivas: uma revisão sistemática. Revista Brasileira de Ciência e Movimento , 2017.

  • VIANNA-PAULO, D. L. . Sexualidade e Envelhecimento. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VIANNA-PAULO, D. L. ; PEREIRA, D. A. ; OLIVEIRA, D. V. ; FATTORI, A. ; FARIA, T. G. ; FRANCO, M. F. ; ARAUJO, M. S. ; NASCIMENTO JUNIOR, J. R. A. . Comparação da Capacidade Funcional entre Idosos Brasileiros Japoneses Institucionalizados. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Paulo, Débora Lee Vianna ; NERI, A. L. ; Guariento, ME ; YASSUDA, M. S. ; FATTORI, A. . Diabetes autorreferido e cognição de idosos com diferentes faixas etárias de escolaridade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Paulo, Débora Lee Vianna . Sexualidade e envelhecimento: mitos e esteriótipos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VIANNA-PAULO, D. L. ; NERI, A. L. ; Guariento, ME ; YASSUDA, M. S. ; FATTORI, A. . A relação da cognição de idosos diabéticos com diferentes faixas etárias de escolaridade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • VIANNA-PAULO, D. L. . Sexualidade na Maturidade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Paulo, Débora Lee Vianna . Palestra Afinal o que é Doença de Alzheimer. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Paulo, Débora Lee Vianna . Afinal o que é a doença de Parkinson?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Paulo, Débora Lee Vianna . Alimentos que auxiliam a memória. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Paulo, Débora Lee Vianna . Como manter o seu cérebro ativo - parte I. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Paulo, Débora Lee Vianna . Sexualidade e envelhecimento: mitos e estereótipos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Paulo, Débora Lee Vianna . Estimulação cognitiva para idosos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Paulo, Débora Lee Vianna . Aspectos cognitivos, memória e envelhecimento. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • VIANNA-PAULO, D. L. . Avaliação Geriátrica Ampla e Instrumentos para Avaliação em Idosos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VIANNA-PAULO, D. L. ; YASSUDA, M. S. ; Guariento, ME ; NERI, A. L. . Escores total e subdomínios no Mini Exame do estado Mental de idosos diabéticos da rede FIBRA pólo Unicamp. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • VIANNA-PAULO, D. L. . Sexualidade: Contexto histórico, mitos e esteriótipos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • VIANNA-PAULO, D. L. . Envelhecimento normal e envelhecimento patológico. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • VIANNA-PAULO, D. L. . Mitos e verdades sobre envelhecimento: conhecer para não pré-julgar. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VIANNA-PAULO, D. L. . Oficina de memória: Como manter a memória ativa. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VIANNA-PAULO, D. L. . Afinal o que é Doença de Alzheimer?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VIANNA-PAULO, D. L. . Como atender e entender melhor o público idoso e o processo de envelhecimento. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VIANNA-PAULO, D. L. . Sexualidade: Contexto Histórico, Mitos e Estereótipos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VIANNA-PAULO, D. L. ; YASSUDA, M. S. ; NERI, A. L. ; Guariento, ME . MMSE total and sub-domains scores of non-demented older adults with diabetes:data from five citiesfrom the FIBRA study in Brazil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • VIANNA-PAULO, D. L. ; YASSUDA, M. S. . Saúde, Atividade Física e Características de Idosos Diabéticos da Zona Leste de São Paulo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • VIANNA-PAULO, D. L. ; YASSUDA, M. S. . Aspectos cognitivos e sintomas depressivos de idosos diabéticos da zona leste de São Paulo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • VIANNA-PAULO, D. L. . O Gerontólogo nas Políticas Públicas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • VIANNA-PAULO, D. L. ; YASSUDA, M. S. . Idosos Diabéticos: Aliando Psicoeducação ao Treino Cognitivo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • YASSUDA, M. S. ; FABRICIO, A. ; IWASAKI, A. ; VIANNA-PAULO, D. L. ; BETTINE, E. ; ARAMAKI, F. ; SOUZA, G. ; DIAS, G. ; Lima-Silva T. B. ; ORDONEZ, T. ; MALAGUTTI, M.P. . Metamemória e imagens mentais: contribuições para a plasticidade cognitiva em idosos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • VIANNA-PAULO, D. L. ; YASSUDA, M. S. . The relationship between education older adults memory complaints. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • VIANNA-PAULO, D. L. ; YASSUDA, M. S. . A relação da queixa de memória do idoso com sua escolaridade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • VIANNA-PAULO, D. L. ; YASSUDA, M. S. . A relação da Queixa de memória do idoso com sua escolaridade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Lima-Silva T. B. ; MALAGUTTI, M.P. ; VIANNA-PAULO, D. L. ; YASSUDA, M. S. ; DANZINI, V. M. P. ; VALENTE-OLIVEIRA, A.C. . Treino cognitivo baseado em tarefas de categorização e troco. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • VIANNA-PAULO, D. L. ; YASSUDA, M. S. . A relação da queixa de memória do idoso com sua escolaridade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • VIANNA-PAULO, D. L. ; TRAINA, T. ; NAMBA, C. ; FRAGA, I. ; BARROS, T. ; FALCÃO, D. . Idosas viúvas em um grupo focal: percepção do processo de viuvez, sentimento de solidão, enfrentamento e suas relações sociais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • VIANNA-PAULO, D. L. ; ORDONEZ, T. ; MOREIRA, F. ; RATES, M. ; EGUCHI, L. ; CAMPOS, P. ; CACHIONI, M. . UNIDADE DE REFERÊNCIA À SAÚDE DO IDOSO DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO: ESTUDO DE CASOS DE USUÁRIOS. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Lima-Silva T. B. ; VIANNA-PAULO, D. L. ; VALENTE-OLIVEIRA, A.C. ; SALVATI, SA. ; PAIOLO, MLC. ; NAGAI, PA. ; DANZINI, V. M. P. ; FRAGA, I. ; BARBOSA, F. ; LOPES, A. . Os significados da participação em um equipamento social na vida dos idosos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ARAMAKI, F. ; BETTINE, E. ; DIAS, G. ; VIANNA-PAULO, D. L. ; VALENTE-OLIVEIRA, A.C. ; SOUZA, G. ; ORDONEZ, T. ; MALAGUTTI, M.P. ; Lima-Silva T. B. ; IWASAKI, A. ; YASSUDA, M. S. . Metamemória e imagens mentais: contribuições para a plasticidade cognitiva em idosos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • VIANNA-PAULO, D. L. ; YASSUDA, M. S. . The relation between memory complaints in the elderly and education, cognitive performance, and symptons of depression and anxiety. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • YASSUDA, M. S. ; VIANNA-PAULO, D. L. ; DANZINI, V. M. P. ; Lima-Silva T. B. ; VALENTE-OLIVEIRA, A.C. . Treino Cognitivo Baseado em Caterorização e Troco. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

VIANNA-PAULO, D. L. . Workshop sobre Oficina de Memória. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

VIANNA-PAULO, D. L. . 150 Atividades de estimulação Cognitiva para Idosos. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

VIANNA-PAULO, D. L. ; Lima-Silva T. B. . Workshop Como atuar na Estimulação Cognitiva em Idosos. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Paulo, Débora Lee Vianna . XXIV Congresso de Iniciação Científica da Unicamp. 2016. (Avaliadora de trabalhos inscritos na Área de Biológicas).

VIANNA-PAULO, D. L. . Sexualidade e Envelhecimento. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MAZON, S. B. ; VIANNA-PAULO, D. L. . Disciplina MD758 A Atenção Integral à saúde. 2015. (Programa de Estágio Docente - Pós -Graduação PED, no Grupo C).

VIANNA-PAULO, D. L. . Disciplina MD758 ? Atenção Integral à Saúde. 2015. (Programa Estágio Docente - PED).

Projetos de pesquisa

  • 2014 - Atual

    ALTERAÇÕES MORFOLÓGICAS E FUNCIONAIS POR RESSONÂNCIA NUCLEAR MAGNÉTICA EM IDOSOS PORTADORES DE FRAGILIDADE, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Debora Lee Vianna Paulo - Coordenador / André Fattori - Integrante.

  • 2012 - 2014

    PERFIL COGNITIVO DE IDOSOS COM DIABETES DO ESTUDO FIBRA PÓLO UNICAMP, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Monica Sanches Yassuda em 13/07/2016., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Debora Lee Vianna Paulo - Integrante / Monica Sanches Yassuda - Coordenador.

  • 2009 - 2009

    Treino cognitivo aliado à intervenção psicoeducativa em idosos diabéticos, Descrição: Resumo O envelhecimento normal pode gerar declínio cognitivo significativo na memória, atenção e nas funções executivas. Diabetes Mellitus (DM) é uma desordem metabólica de múltiplas etiologias. Pesquisas sugerem que existe conexão entre DM e demência, e a hiperglicemia pode ser um fator significativo para a doença de Alzheimer. Pesquisas sobre treino cognitivo e de memória indicam que o idoso saudável é capaz de aproximar seu desempenho atual do seu desempenho máximo possível. O presente estudo justificou-se pela necessidade de desenvolvermos intervenções eficazes que possam contribuir para o enfrentamento dos desafios da velhice, e programas de otimização cognitiva podem contribuir significativamente para o bem-estar do idoso. Os objetivos deste estudo foram investigar os efeitos de um programa de treino cognitivo aliado à intervenção psicoeducativa em idosos diabéticos. Especificamente, objetivou-se avaliar os efeitos de treino cognitivo desenvolvido em 8 sessões para idosos diabéticos e investigar alterações no conhecimento dos participantes sobre aspectos específicos do diabetes. A amostra final constou de 34 idosos (19 grupo experimental -GE e 15 grupo controle GC) residentes na zona leste de São Paulo. O protocolo incluiu questões sociodemográficas e clínicas; Questionário sobre Atitudes sobre Diabetes (ATT-19); Questionário sobre Conhecimento sobre Diabetes (QCD); Mini- Exame do Estado Mental (MEEM); Fluência Verbal animais; Escala de Depressão Geriátrica (GDS); Teste Cognitivo Breve (SKT) e Teste Comportamental de Memória de Rivermead (RBMT). Os resultados mostraram diferença significativa entre os dois grupos para ATT-19, QCD, SKT ? memória e total, e marginalmente significante para a história do RBMT. Para as outras variáveis cognitivas não foi detectada alteração superior a do GC. Não se observou efeito de retestagem no GC e concluiu-se que o treino cognitivo aliado à intervenção psicoeducativa em idosos diabéticos, mostrou-se eficaz gerando ganhos c. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Debora Lee Vianna Paulo - Coordenador / Monica Sanches Yassuda - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.

  • 2007 - 2008

    A relação da queixa de Memória do Idoso com sua Escolaridade, Descrição: Resumo Contexto: Idosos que apresentam prejuízo de memória podem queixar-se com mais freqüência. A queixa pode ser mais freqüente entre idosos de baixa escolaridade, devido à maior vulnerabilidade para declínio cognitivo. Objetivos: Investigar se as queixas mnemônicas variam de acordo com a escolaridade e avaliar se elas se associam ao desempenho cognitivo, à ansiedade e à presença de sintomas depressivos. Métodos: 67 idosos com idades entre 60 e 75 anos foram sub-divididos em 3 grupos: 1 - 4 anos de escolaridade (n=23), 4 - 8 anos (n=20), 9 anos ou mais (n= 24). Protocolo incluiu a Bateria Cognitiva Breve BCB (memorização de 10 figuras, Fluência Verbal Animais FV, Teste do Desenho do Relógio TDR), um questionário de freqüência de esquecimentos, o Questionário de Queixas de Memória MAC-Q, a Escala Beck de Ansiedade BAI, a Escala de Depressão Geriátrica GDS, e o Mini Exame do Estado Mental MEEM. Resultados: Observou-se diferença significativa entre os três grupos para o MEEM, o reconhecimento das 10 figuras, a FV e o TDR. Não foram detectadas diferenças significativas entre os três grupos para freqüência de esquecimentos e MAC-Q, e não houve associação entre queixas e desempenho cognitivo e queixas e sintomas depressivos. Encontrou-se associação significativa entre queixas e sintomas de ansiedade. Conclusão: As queixas e a freqüência de esquecimento não se associaram com a escolaridade, desempenho cognitivo, ou sintomas depressivos, mas sim com sintomas de ansiedade. Palavras-chave: queixas de memória, envelhecimento, escolaridade, idosos, depressão, ansiedade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Debora Lee Vianna Paulo - Coordenador., Financiador(es): Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - Bolsa.

Prêmios

2024

23o Prêmio Expressão Regional - Reconhecimento ao seu valioso desempenho e os relevantes serviços prestados à nossa comunidade., Revista Expressão Regional.

2023

22o Prêmio Expressão Regional - Reconhecimento ao seu valioso desempenho e os relevantes serviços prestados à nossa comunidade., Revista Expressão Regional.

2022

21o Prêmio Expressão Regional - Reconhecimento ao seu valioso desempenho e os relevantes serviços prestados à nossa comunidade., Revista Expressão Regional.

2021

20o Prêmio Expressão Regional - Reconhecimento ao seu valioso desempenho e os relevantes serviços prestados à nossa comunidade., Revista Expressão Regional.

2017

Diploma Dr Nelson Madrid - Homenagem ao Dia do Trabalhador da Saúde e aos profissionais que se destacaram envolvendo ações na área da saúde na cidade de Limeira, nos termos da Resolução 510/13, Câmera Municipal de Limiera.

2010

Trabalho escolhido para apresentação oral em Temas Livres, 15º Congresso Brasileiro Multidisciplinar Profissional em Diabetes.

Histórico profissional

Experiência profissional

2015 - Atual

Universidade Estadual de Campinas

Vínculo: Programa de Estágio Docente, Enquadramento Funcional: Programa de Estágio Docente C, Carga horária: 8

Outras informações:
Participou do Programa de Estágio Docente - Pós-Graduação - PED, no Grupo C - Atividades de Apoio a Docência Parcial, no primeiro e segundo período letivo de 2015, com carga horária de 8 horas semanais, sob supervisão da Profa. Doutora Silvia de Barros Mazon, na Faculdade de Ciências Médicas, da Unicamp, na disciplina MD758 A - Atenção Integral à Saúde

2014 - Atual

Universidade Estadual de Campinas

Vínculo: Doutoranda, Enquadramento Funcional: Doutoranda em Gerontologia, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Realizando programa de Doutorado na Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp

2012 - 2014

Universidade Estadual de Campinas

Vínculo: Mestranda, Enquadramento Funcional: Mestranda em Gerontologia, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Realização de Mestrado em Gerontologia na Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp

2011 - 2011

Universidade de São Paulo

Vínculo: BOLSISTA APOIO TÉC A PESQUISA, Enquadramento Funcional: Bolsista Apoio Técnico a Pesquisa - Nível 1, Carga horária: 6

Outras informações:
PROJETO: 575320/2008-7 - Eficácia de intervenção de apoio emocional para gestantes (IAEG) de baixa renda com sintomas de ansiedade e/ou depressão atendidas em unidades que adotam a Estratégia de Saúde da Família: ensaio clínico controlado randomizado COORDENADOR: Paulo Rossi Menezes

2009 - 2011

Universidade de São Paulo

Vínculo: pesquisadora EACH-USP, Enquadramento Funcional: Pesquisadora Núcleo Envelhecimento EACH-USP, Carga horária: 4

Outras informações:
O Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Gerontologia tem demonstrado importante impacto para a área gerontológica através de suas atividades: ESTUDO: cada professor integrante lidera reuniões semanais, com os alunos, para aprofundamento de temas pertinentes às áreas de pesquisa e extensão, tais como: Reabilitação e Treino cognitivo para idosos saudáveis, com comprometimento cognitivo leve e portadores da doença de Alzheimer; Aspectos terapêuticos e psicoeducativos para o trabalho grupal com cuidadores de portadores da doença de Alzheimer; Crenças que os idosos possuem a respeito de saúde emocional; Indicadores de validade de escalas de rastreio de estados emocionais entre idosos; Significados construídos ao longo do processo de envelhecer e sua importância na definição de estilos de curso de vida; Políticas públicas e os idosos; Rede de suporte social, velhice e envelhecimento; Epidemiologia. PESQUISA: cada professor integrante possui sua linha de pesquisa, bem como todos os alunos participantes realizam pesquisas de iniciação científica. Parte das investigações são financiadas pela FAPESP e pelo CNPq. As linhas pesquisa abarcam os seguintes temas: Neuropsicologia do envelhecimento; Psicoeducação entre cuidadores de portadores da doença de Alzheimer; Velhice e educação; Aspectos emocionais do envelhecimento; Rede de suporte social, velhice e envelhecimento; Políticas Públicas e idosos; Envelhecimento significativo; Epidemiologia; Saúde do adulto e do idoso; Estilo de vida; Inquéritos de saúde; Atividade física. Cinco professoras responsáveis pelo Núcleo são integrantes da Rede FIBRA (Perfil de fragilidade em idosos brasileiros: Uma pesquisa multicêntrica, de base populacional ? parceria UNICAMP/EACH USP/UFMG/UFRJ), financiado pelo CNPq. EXTENSÃO: os membros coordenam ou atuam nos seguintes projetos de extensão: Universidade Aberta à Terceira Idade EACH USP; Centro de Reabilitação para Idosos ? IPQ FMUSP; Curso para Cuidadores de Idosos EACH USP

2009 - 2009

Universidade de São Paulo

Vínculo: estágiaria área Recursos Human, Enquadramento Funcional: Estágio RH- IPGG, Carga horária: 5

Outras informações:
Estágiária da matéria Administração em Serviços de Atenção ao Idoso, no Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia, São Miguel Paulista

2009 - 2009

Universidade de São Paulo

Vínculo: aluna iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Bolsa Iniciação Científica FAPESP, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Aluna de iniciação científica intitulada "Treino cognitivo aliado à psicoeducação em idosos diabéticos"

2009 - 2009

Universidade de São Paulo

Vínculo: monitora voluntária, Enquadramento Funcional: Monitora disciplina Psicogerontologia USP, Carga horária: 4

Outras informações:
Exerceu atividades de aluna-monitora em disciplina de graduação do Curso de Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, junto à disciplina ACH3005- Psicogerontologia nas relações humanas e sociais, supervisionada pela Profa Dra Deusivânia Vieira da Silva Falcão.

2009 - 2009

Universidade de São Paulo

Vínculo: estagiária EACH, Enquadramento Funcional: Estágio VI: ILPI- Abrigo Bezerra de Menezes, Carga horária: 5

Outras informações:
Estagio Obrigatório do curso de Gerontologia, em Instituições de Longa Permanência, Abrigo Bezerra de Menezes, Penha-SP.

2009 - 2009

Universidade de São Paulo

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estágio V: Hospital Universitário USP, Carga horária: 4

Outras informações:
Estágio Hospitalar no Hospital Universitário USP.

2008 - 2009

Universidade de São Paulo

Vínculo: monitora voluntária, Enquadramento Funcional: Monitora IPqHC-FMUSP, Carga horária: 3

Outras informações:
Atividade de extensão em realização: Treino Cognitivo para Idosos em Estágio Inicial (TCL) e Moderado da Doença de Alzheimer - atividade de extensão e pesquisa orientada pela Profa Dra. Mônica Sanches Yassuda, no Programa Hospital Dia do Idoso, no Instituto de Psiquiatria - Hospital das Clínicas- Faculdade de Medicina -IPqUSP.

2008 - 2008

Universidade de São Paulo

Vínculo: pesquisadora voluntária, Enquadramento Funcional: Voluntária Projeto FIBRA-Fragilidade do Idoso, Carga horária: 10

Outras informações:
Atividade realizada Participação no recrutamento e coleta de dados dos idosos da comunidade de Ermelino Matarazzo e recém-convocados para participar do Projeto FIBRA - Fragilidade de Idosos Brasileiros, estudo multicêntrico e vinculado ao polo UNICAMP. A Rede Fibra é integrada por 4 universidades brasileiras: UNICAMP, UERJ, USP e USP-RP. Elas nucleiam uma investigação de caráter multicêntrico e populacional que envolverá cerca 8.000 idosos com 65 anos ou mais. Foi realizada a aplicação do protocolo que contém vertentes bio-psico-sociais e medidas antopométricas. A participação consistiu na dedicação a tarefas de recrutamento domiciliar de idosos e de coleta de dados mediante entrevista, exames antropométricos, medidas de pressão arterial, provas cognitivas e testes de funcionalidade física. Antes todos os colaboradores participaram de um seminário teórico e de um treinamento sobre os procedimentos da pesquisa, com duração de 24 horas, oferecidos por pesquisadores da UNICAMP.

2008 - 2008

Universidade de São Paulo

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estágio III: Centros de Referência do Idoso, Carga horária: 4

Outras informações:
No Estágio Curricular Integrado - I I I: Atenção à Saúde do Idoso em Centros de Referência da Área Social estagiaremos em quatro equipamentos da área social, começando pelo CRECI. O grupo é composto por 12 integrantes orientados por uma tutora Profª Drª da EACH. Ao final desse estágio produziremos uma etnografia de cada equipamento visitado. Escola de Artes, Ciências e Humanidades, EACH, Brasil.

2008 - 2008

Universidade de São Paulo

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: EstágioIV:Unidade Referência a Saúde do Idoso, Carga horária: 4

Outras informações:
Estágio realizado na Unidade de Referência à Saúde do Idoso (URSI) República

2007 - 2008

Universidade de São Paulo

Vínculo: Bolsa de Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Aluna de Iniciação Científica PIBIC, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Bolsa da Iniciação Científica PIBIC Institucional, com a pesquisa: A Relação da Queixa de Memória do Idoso com sua Escolaridade, sob orientação da Profa. Dra. Mônica Sanches Yassuda. Resumo Contexto: Idosos que apresentam prejuízo de memória podem queixar-se com mais freqüência. A queixa pode ser mais freqüente entre idosos de baixa escolaridade, devido à maior vulnerabilidade para declínio cognitivo. Objetivos: Investigar se as queixas mnemônicas variam de acordo com a escolaridade e avaliar se elas se associam ao desempenho cognitivo, à ansiedade e à presença de sintomas depressivos. Métodos: 67 idosos com idades entre 60 e 75 anos foram sub-divididos em 3 grupos: 1 - 4 anos de escolaridade (n=23), 4 - 8 anos (n=20), 9 anos ou mais (n= 24). Protocolo incluiu a Bateria Cognitiva Breve BCB (memorização de 10 figuras, Fluência Verbal Animais FV, Teste do Desenho do Relógio TDR), um questionário de freqüência de esquecimentos, o Questionário de Queixas de Memória MAC-Q, a Escala Beck de Ansiedade BAI, a Escala de Depressão Geriátrica GDS, e o Mini Exame do Estado Mental MEEM. Resultados: Observou-se diferença significativa entre os três grupos para o MEEM, o reconhecimento das 10 figuras, a FV e o TDR. Não foram detectadas diferenças significativas entre os três grupos para freqüência de esquecimentos e MAC-Q, e não houve associação entre queixas e desempenho cognitivo e queixas e sintomas depressivos. Encontrou-se associação significativa entre queixas e sintomas de ansiedade. Conclusão: As queixas e a freqüência de esquecimento não se associaram com a escolaridade, desempenho cognitivo, ou sintomas depressivos, mas sim com sintomas de ansiedade. Palavras-chave: queixas de memória, envelhecimento, escolaridade, idosos, depressão, ansiedade.

2007 - 2007

Universidade de São Paulo

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estágio II: Unidade Básica de Saúde, Carga horária: 4

Outras informações:
No Estágio Curricular Integrado I I: o Cuidado do Idoso na Unidade Básica de Saúde, na Família e na Comunidade o grupo foi composto por 12 integrantes que são orientados pela tutora da EACH Profa. Dra. Meire Cachioni e pela supervisora do Centro Saúde Escola Butantã-USP. Ao final deste estágio, também foi realizada uma etnografia. A cada visita ao Centro Saúde Escola fomos divididos em duplas e ficamos em um dos diversos setores (SAMI - Setor de Arquivo Médico e Informação, farmácia, vacina, inalação e curativos, atendimento clínico, visita domiciliar, pediatria e demanda espontânea).

2007 - 2007

Universidade de São Paulo

Vínculo: Monitora voluntária Oficina de, Enquadramento Funcional: Moniora voluntária Oficina de Memória, Carga horária: 3

Outras informações:
Monitora voluntária da oficina de memória, Desafiando a Memória, coordenada pela professora Mônica Yassuda, esta oficina pertencente à Universidade Aberta à Terceira Idade da EACH-USP. Participando na aplicacção de protocolos e elaboração das tarefas cognitivas dos treinos com os idosos.

2007 - 2007

Universidade de São Paulo

Vínculo: monitora voluntária, Enquadramento Funcional: Monitora voluntária SIICUSP, Carga horária: 4

Outras informações:
Graduanda do curso de gerontologia, monitora no 15º SIICUSP, nos dias 21, 22 e 23 de novembro de 2007.

2007 - 2007

Universidade de São Paulo

Vínculo: Estagiaria do Curso de Geronto, Enquadramento Funcional: Estagio I: CRI São Miguel, Carga horária: 4

Outras informações:
No Estágio Curricular Integrado I: o Modelo Assistencial no Centro de Referência do Idoso fomos coordenados por uma orientadora e divididos em grupos de 12 alunos. Ao final do estágio, fizemos uma etnografia, na qual é composta por cinco etapas: observação livre, observação participante, coleta e análise de documentação, registro fotográfico e entrevista em profundidade.