Luciana Barroso Sathler

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Atualmente faz Mestrado na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Bioquímica.

Informações coletadas do Lattes em 01/07/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Bioquímica Médica

2009 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fernanda Guarino De Felice.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Graduação em Ciências Biológicas

2004 - 2008

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Orientador: Margaret Haiganouch Magdesian
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Biologia Molecular.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

V Semana de Pós-Graduação de Bioquímica Médica.Avaliação do perfil cognitivo e da sinalização hipocampal de insulina em um modelo transgênico para a Doença de Alzheimer. 2011. (Outra).

Frontiers in Neurosciernce. 2010. (Simpósio).

na XXIX Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural - UFRJ.Identificação de ligantes para o peptídeo Amilóide-beta: Possíveis implicações na Doença de Alzheimer. 2007. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Samantha Monteiro Martins

MARTINS, S. M.; CASTRO, N.. A busca de antagonistas dos efeitos tóxicos do peptídeo amilóide-beta sobre os receptores nicotínicos de acetilcolina. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Newton Gonçalves de Castro

CASTRO, N. G.. A Busca de Antagonistas dos Efeitos Tóxicos do Peptídeo Amilóide-beta Sobre os Receptores Nicotínicos de Acetilcolina. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas (Básico)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Cláudia Pinto Figueiredo

Figueiredo, C.P.. Avaliação do perfil cognitivo e da sinalização hipocampal de insulina em um modelo transgênico para a Doença de Alzheimer. 2012. Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Claudio Akio Masuda

MASUDA, C. A.. Avaliação do perfil cognitivo e da sinalização hipocampal de insulina em um modelo transgênico para a Doença de Alzheimer. 2012. Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Andréa Cheble de Oliveira

de Oliveira, Andréa Cheble. Avaliação do perfil cognitivo e da sinalização hipocampal de insulina em um modelo transgênico para a Doença de Alzheimer. 2012. Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Jean Christophe Houzel

FIGUEIREDO, C. P.; MASUDA, C. A.; CHEBLE DE OLIVEIRA, A.; GOMES, A. M. O.;HOUZEL, J.C.AMARAL, O. B.DE FELICE, F. G.. Avaliação do perfil cognitivo e da sinalização hipocampal de insulina em um modelo transgênico para a Doença de Azlheimer. 2012. Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Margaret Haiganouch Magdesian

Estudo da Interação do Peptídeo Amilóide-beta com Receptores Nicotínicos de Acetilcolina; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Margaret Haiganouch Magdesian;

Olavo Bohrer Amaral

Avaliação do perfil cognitivo e da sinalização hipocampal de insulina em um modelo transgênico para a Doença de Alzheimer; 2012; Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Olavo Bohrer Amaral;

Fernanda Guarino De Felice

Avaliação do perfil cognitivo e da sinalização hipocampal de insulina em um modelo transgênico para a Doença de Alzheimer; 2012; Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Fernanda Guarino De Felice;

Fernanda Guarino De Felice

Disfunção da Sinalização de Insulina nos Cérebros de Transgênicos para Alzheimer; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fernanda Guarino De Felice;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • Bomfim ; Forny-Germano ; SATHLER, L. B. . Anti-diabetic drugs protect the brain from defective insulin signaling caused by Alzheimer s toxic Aβ oligomers. The Journal of Clinical Investigation , 2012.

  • SATHLER, L. B. . Avaliação do perfil cognitivo e da sinalização hipocampal de insulina em um modelo transgênico para a Doença de Alzheimer. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SATHLER, L. B. ; Magdesian ; Arthur ; Henning ; Ferreira . Identificação de ligantes para o peptídeo amilóide-beta: possíveis implicações na Doença de Alzheimer. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2009 - 2011

    Avaliação do perfil cognitivo e da sinalização hipocampal de insulina em um modelo transgênico para a Doença de Alzheimer, Descrição: A Doença de Alzheimer (DA) é uma patologia neurodegenerativa caracterizada pela perda de memória e disfunção sináptica. Recentemente, esta forma de demência tem sido associada a disfunções na sinalização por insulina; no entanto, o panorama molecular desta associação não está completamente claro. Neste estudo trabalhamos com um modelo de camundongo transgênico para a doença de Alzheimer, APPSwe,PS1deltaE9 (APP/PS1), que expressa genes para proteína precursora amilóide (APP) humana com mutação sueca e deleção na preselinina 1. O objetivo do nosso trabalho consiste em estabelecer se ocorre uma disfunção na sinalização por insulina no cérebro dos camundongos transgênicos, de forma análoga ao que foi relatado no cérebro de pacientes com a doença de Alzheimer e avaliar possíveis diferenças na memória através das tarefas de reconhecimento de objetos, labirinto aquático de Morris e medo condicionado nesses animais. Através de análises bioquímicas, observamos que os níveis de substrato do receptor de insulina 1 (IRS-1) fosforilado em resíduos de serina e de quinase c-Jun N-terminal (JNK) fosforilada estão aumentados. Através de testes comportamentais notamos alguns déficits relacionados à memória nos transgênicos quando comparamos com o grupo controle. De forma interessante, através de estímulos insulinotrópicos causados pela administração de drogas anti-diabetes e agonistas dos receptores de GLP-1, exendin-4 e liraglutida, verificamos que algumas das deficiências observadas são revertidas: os níveis da IRS1-pSer e da pJNK foram significativamente diminuídos e uma melhora da cognição dos transgênicos foi observada no medo condicionado. Nossos dados corroboram a conexão entre alterações no sistema insulinérgico cerebral e fenótipos característicos da Doença de Alzheimer. Além disso, esse estudo sugere um potencial papel dos fármacos exendin-4 e liraglutida para o tratamento da DA.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luciana Barroso Sathler - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2008

Diploma de Dignidade Acadêmica Cum Laude, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2008 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.