Fabiano Simionatto Coraini
Possui graduação em ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MECÂNICA - Faculdades Integradas Ipitanga (2007) e graduação em ENGENHARIA INDUSTRIAL MECÂNICA pela Universidade Metodista de Piracicaba (2003). MBA em Gestão de Projetos, Faculdade Integrada Ipitanga, Bahia, 2009Engenharia de Produção Mecânica, Faculdade Integrada Ipitanga, Bahia (UNIBAHIA), 2007Engenharia Industrial Mecânica, Universidade Metodista de Piracicaba, São Paulo (UNIMEP), 2003Pós-Graduação em Engenharia Automotiva (Unyleya), 2022Pós-Graduação em Desenvolvimento de Produto utilizando FEM (Unyleya), 2023Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica em andamentoManufatura Enxuta, treinamento FORDWCM World Class ManufacturingAtualmente trabalha na empresa FORD MOTOR COMPANY DO BRASIL localizada no Nordeste, como Engenheiro de Manufatura Pleno na área de Advanced Manufacturing Engineering com Virtual Manufacturing Engineering VME, relacionado às áreas de montagem de carroceria (Bodyshop), montagem final (Final Assembly), pintura (PaintShop) e estamparia (Stamping Die Tool).Á Carreira na MSX/FORD iniciou em 01/01/05 como Projetista de Carrocerias no desenvolvimento de produto com projetos de (Body Structures e Closures), na área de CAD/CAE/Package, sendo responsável em criar novos produtos tais como; Hood Inner e Outer, Doors , Body side inner e outer, Roof, Underbody e Front end. Com o excelente trabalho realizado na Engenharia de Produto foi convidado para trabalhar para a Advanced Manufaturing Engineering com a função de implementar novos veículos na planta e responsável em implementar o departamento de Virtual Manufacturing Engineering para a America do Sul.Na Manufatura, trabalhava com viabilidade técnica na área de Body Constrution e Stamping Engineering para novos veículos desenvolvidos pela engenharia de produto da America do Sul e de outros países, com a responsabilidade de verificar e dar viabilidade técnica na parte de montagem dos componentes de carroceria, flangeamento dos painéis para o acesso de solda, (DVA dimesion varition analisys) estudo de tolerâncias na montagem de painéis, estudo de Craftmanchip com o Studio.Acompanhou a elaboração de FMEA para a instalação de um novo produto na planta com os nossos fornecedores.E estudo de novas tecnologias e metodologias para auxiliar nos novos projetos tais como; a utilização de Roler Hemming(clinching) para substituir um Table Top ou uma operação de estamparia para obter o fechamento de painéis.Tenho participado de metodologia junto com especialistas dos EUA, desenvolvendo uma simulação para Hemming ou Clinching com CAE para a área de Body Contrution e também a metodologia de simulação de E-coat Deposition e Oven cure através de CAE para a área de Pintura.
Informações coletadas do Lattes em 23/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado profissional interrompido em 2011 em GESTÃO E TECNOLOGIA INDUSTRIAL
2010 - Atual
SENAI - CIMATEC
Título: OTIMIZAÇÃO DE DESIGN PARA MANUFATURA, Ano de Obtenção: 2012
Orientador: WALTER BEAL
Ano de interrupção: 2011
Especialização em ENGENHARIA DO PRODUTO UTILIZANDO METODO DOS ELEMENTOS FINITOS
2021 - 2022
Especialização em MBA em Gestão de Projetos
2008 - 2009
Faculdades Integradas Ipitanga
Título: Gerenciamento
Aperfeiçoamento em Engenharia Naval e Oceanica & Construção de Navios e Plataformas
2011 - 2011
Instituto de Formação e Desenvolvimento Pessoal
Título: contrução naval. Ano de finalização: 2011
Graduação em ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MECÂNICA
2006 - 2007
Faculdades Integradas Ipitanga
Título: ESTUDO SOBRE A METODOLOGIA UTILIZADA NA ENGENHARIA REVERSA
Orientador: TEOBALDO RODRIGUES DE OLIVEIRA JUNIOR
Graduação em Engenharia Industrial Mecanica
1999 - 2003
Universidade Metodista de Piracicaba
Título: ESTUDO SOBRE A METODOLOGIA UTILIZADA NA ENGENHARIA REVERSA
Orientador: Antonio Fernando Godoy
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia do Produto/Especialidade: Desenvolvimento de Produto.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia do Produto/Especialidade: Gerência do Projeto e do Produto.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia do Produto/Especialidade: Metodologia de Projeto do Produto.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Mecânica dos Sólidos.
Histórico profissional
Experiência profissional
2005 - 2018
Ford Motor Company do BrasilVínculo: FUNCIONARIO, Enquadramento Funcional: ENGENHEIRO DE MANUFATURA, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
2021 - Atual
COMBAT ARMOR DEFENSE DO BRASILVínculo: FUNCIONARIO, Enquadramento Funcional: ENGENHEIRO DE PROJETOS SR, Carga horária: 44
Outras informações:
Desenvolvimento de novos produtos e manufatura
1997 - 2004
Emicol Eletro EltronicaVínculo: FUNCIONARIO, Enquadramento Funcional: projetista, Carga horária: 44
2021 - 2023
Stellantis by PTCgroupVínculo: empregado, Enquadramento Funcional: Engenheiro, Carga horária: 40
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Fabiano Simionatto Coraini e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?