SOLANGE MARIA VINAGRE CORREA
Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Pará (1985), mestrado em Química de Produtos Naturais (Universidade Federal do Pará-1990) e doutorado em Educação Brasileira (Universidade Federal do Ceará-2014). É professora Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Orgânica, Educação Química e Físico Química. Atualmente na área do Ensino de Química, principalmente nos seguintes temas: Educação em Química, Educação Profissional de Jovens e Adultos. Educação para as Relações Étnico Raciais.
Informações coletadas do Lattes em 23/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Educação
2010 - 2014
Universidade Federal do Ceará
Título: CONHECIMENTO QUÍMICO E PRINCÍPIOS AGROECOLÓGICOS NA FORMAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS AGRICULTORES DO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA DO PROEJA - IFPA - CAMPUS CASTANHAL
, Ano de obtenção: 2014. José Ribamar Furtado de Souza. Palavras-chave: PROEJA; conhecimento químico; princípios agroecológicos; pedagogia da alternância.
Mestrado em Química
1987 - 1990
Universidade Federal do Pará
Título: Constituintes quimicos da raiz de Inga edulis var. parviflora, Ano de Obtenção: 1991
Orientador: Jose Guilherme Soares Maia
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: inga edulis.Grande área: Ciências Exatas e da TerraSetores de atividade: Educação Média de Formação Técnica Ou Profissional; Educação Superior.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Orgânica/Especialidade: Química dos Produtos Naturais.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica/Especialidade: Gravimetria.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Físico-química.
Organização de eventos
CORRÊA, S. M. V. ; DANTAS, J. K. ; LUZ, P. T. S. ; PORFIRIO, R. N. S. . I Feira de Ciências e Tecnologia do IFPA. 2016. .
CORRÊA, Solange Maria Vinagre . I FÓRUM DE lICENCIATURAS DO CEFET-PA. 2006. (Outro).
Participação em eventos
58º Congresso Brasileiro de Química. O uso terapêutico do turu (Neoteredo reynei) em uma comunidade de São Caetano de Odivelas-PA. 2018. (Congresso).
VII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS/VI SEMINÁRIO DO PIBID.A ULTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA EDUCACIONAL "DOMINÓ ORGÂNICO" COMO FORMA DE APRIMORAMENTO E INOVAÇÃO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO.. 2018. (Seminário).
XVI Encontro Nacional de Ensino de Química X Encontro de Educação Química da Bahia. 2012. (Encontro).
II Seminário PROEJATEC- CEARÁ: PENSANDO A FORMAÇÃODE JOVENS E ADULTOS.ENSINO DE QUÍMICA E A AGROECOLOGIA NA FORMAÇÃO DE JOVENS AGRICULTORES: ESTUDO DE CASO NO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA DO PROEJA CASTANHAL/IFPA. 2011. (Encontro).
VII Congresso Brasileiro de Agroecologia. 2011. (Congresso).
I Encontro Internacional de Cátedra UNESCO de Educação de Jovens e Adultos.A VIVÊNCIA DO LICENCIANDO EM SEU ESTÁGIO CURRICULAR EM UMA TURMA DE PROEJA DO IFPA. 2010. (Encontro).
Congresso Internacional sobre Competências na Educação. 2009. (Congresso).
Oficina de Integração em Gestão Educacional. 2009. (Oficina).
Congresso Internacional de Educação do Campo. 2008. (Congresso).
III Fórum Internacional de Desenvolvimento Territorial: Modelos e Instrumentos para Gestãso Social dos Territórios. 2008. (Outra).
Simpósio sobre Educação Tecnológica. 2006. (Simpósio).
XLV Congresso Brasileiro de Química. XLV Congresso Brasileiro de Química. 2005. (Congresso).
Participação em bancas
FREIRE, J. C. S.;CORRÊA, S. M. V.; BIZARRIA, F. P. A.. GESTÃO ESCOLAR NO PDDE: UM ESTUDO SOBRE A INTER-RELAÇÃO, ADMINISTRAÇÃO, APLICABILIDADE E PRESTAÇÃO DE CONTAS NO CONTEXTO DE ESCOLAS MUNICIPAIS DE TAPEROÁ. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública Municipal) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.
FREIRE, J. C. S.; XAVIER, A. R.;CORRÊA, S. M. V.. A DINÂMICA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM ESTUDO DE CASO NO COLÉGIO MUNICIPAL RUBEM CARNEIRO DA SILVA EM ÁGUA FRIA-BA. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública Municipal) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.
ROCHA, H. S. C.;CORRÊA, S. M. V.; QUEIROZ, S. R. S.. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM CIÊNCIA DOS MATERIAIS: ESTUDO DE CASO SOBRE A ABORDAGEM DE DIAGRAMA DE FASES NO CURSO TÉCNICO EM MECÂNICA DO IFPA CAMPUS BELÉM. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência para a Educação profissional Técnica e Tecnológi) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará-Campus Belém.
FREITAS, L.;CORRÊA, S. M. V.. EQUIPE DE COMPETIÇÃO EM QUÍMICA: UMA FERRAMENTA PARA O APERFEIÇOAMENTO DO CONHECIMENTO DOS ALUNOS DO CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA DO IFPA CAMPUS BELÉM BASEADO NO PRINCÍPIO ENSINO-APRENDIZAGEM. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência para a Educação profissional Técnica e Tecnológi) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará-Campus Belém.
PONTES, A. N.;CORRÊA, S. M. V.; OTOBO, A. O.. A INFORMÁTICA COMO FACILITADORA NO ENSINO DE QUÍMICA: um olhar para a web em busca de recursos significativos. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em P.G. Lato Sensu Metodologia das Ciências Naturais) - Universidade do Estado do Pará.
CORRÊA, S. M. V.; ROCHA, H. S. C.; CORREA, A. S.. DESAFIOS DA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI FEDERAL N 10.639/03 PARA O ENSINO DE HISTÓRIA, LÍNGUA PORTUGUESA E ARTES NPO CENTRE FEDERAL D EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ CEFET/PA. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp. em Educação Para Relações Etnicorraciais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.
MIRANDA, R. M.;CORRÊA, S. M. V.. Investigação Computacional de inibidores α-cetobioativos contra cruzaina no combate à doença de Chagas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará-Campus Belém.
LUZ, P. T. S.;CORRÊA, S. M. V.; SILVA, V. L. D.; FERREIRA, R. K.. SÍNTESE DE BIOPOLÍMERO A PARTIR DO RESÍDUO DESTILADO DA DESODORIZAÇÃO DO ÓLEO DE PALMA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará-Campus Belém.
WATAYA, C. H.;CORRÊA, S. M. V.; GOMES, L. F.. O Lúdico no Ensino de Química: Bingo químico da distribuição eletrônica e tabela periódica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará-Campus Belém.
PEREIRA, D. P.;CORRÊA, S. M. V.. Sequencia didático-metodológica para disciplina eletricidade e eletromagnetismo do curso de Tecnologia em Eletrônica Industrial do IFPA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Eletrotécnica Industrial) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará-Campus Belém.
CORREA, A. S.; SANTANA, A. P. P.;CORRÊA, Solange Maria Vinagre. Uso de Tecnologias Educacionais e Relações Etnicorraciais: O protótipo Cumba e sua efetividade na Educação Básica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.
CORREA, A. S.; MAGALHAES, E. N.;CORRÊA, Solange Maria Vinagre. "QI" Uma Narrativa Química Visual de Imagens em Sequência - Proposta de Tecnologia Educacional para o Ensino de Química para Surdos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.
CORRÊA, Solange Maria Vinagre. TIT: EJA:UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS QUE FACILITEM A COMPREENSÃO DA QUÍMICA NO COTIDIANO DO ALUNO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.
CORRÊA, Solange Maria Vinagre. Mourão."Educação Química e Cidadania: A relevância das Escolas na Redução do Consumo de Drogas Lícitas pelos Jovens". 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.
CORRÊA, Solange Maria Vinagre. Santana e Vanessa Cristina A. Cordeiro." Abordagens Didáticas no Ensino de Química Geral para Alunos Surdos: Possibilidades e Dificuldades na Prática Docente em Escolas Regulares de Ensino". 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.
SOUZA, N. S. D.;CORRÊA, S. M. V.; GIL, R. S. A.; CAVALCANTI, N. C. S. B.; DIAS, M. B.. MEMORIAL DA TRAJETÓRIA EDUCACIONAL, ACADÊMICA E PROFISSIONAL. 2018. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ-ESCOLA DE APLICAÇÃO.
SANTOS, M. A. R.; DIAS, M. B.; ROCHA, M. L. P. C.;CORRÊA, S. M. V.; PEREIRA, D. P.. LUDOLABOR: LÚDICO, CIÊNCIA E EDUCAÇÃO BÁSICA. 2017. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ-ESCOLA DE APLICAÇÃO.
MATOS, M. C. G.; CORREA, A. C.; PEREIRA, D. P.;CORRÊA, Solange Maria Vinagre; CRISTINO, M. G. G.. Caminhos de vida e de formação. 2016. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ-ESCOLA DE APLICAÇÃO.
DIAS, M. B.; GIL, R. S. A.;CORRÊA, S. M. V.; ROCHA, M. L. P. C.; FERREIRA, E. R.. MEMORIAL ACADÈMICO. 2016. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ-ESCOLA DE APLICAÇÃO.
CORRÊA, S. M. V.; RODRIGUES, E. A.; ROCHA, H. S. C.. Banca de Avaliação, Área do Conhecimento de Química. 2007. Centro Federal de Educação Tecnológica do Pará.
CORRÊA, S. M. V.; FIGUEIREDO, V. L. M.; DUARTE, S. R. S.; ROCHA, M. L. P. C.; RIBEIRO, M. B. S.; PEREIRA, M. N. R.; AVIZ JUNIOR, A.; ANDRADE NETO, H. G.. Comissão Organizadora do Processo Seletivo dos Cursos Superiores do CEFET/PA. 2005. Centro Federal de Educação Tecnológica do Pará.
CORRÊA, Solange Maria Vinagre. Educação Ambiental e Gerenciamento do Óleo de Cozinha Residual no Complexo do Ver - o - Peso, Belém -PA. 2012. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.
Orientou
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: EXPERIÊNCIAS NA REALIZAÇÃO DE AÇÕES ECOLÓGICAS EM UMA ECOESCOLA; 2019; Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Pará, ; Coorientador: Solange Maria Vinagre Corrêa;
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: EXPERIÊNCIAS NA REALIZAÇÃO DE AÇÕES ECOLÓGICAS EM UMA ECOESCOLA; 2019; Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Pará, ; Coorientador: Solange Maria Vinagre Corrêa;
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA E AS QUESTÕES ETNICORRACIAIS: IMPLEMENTAÇÃO DA LEI N° 10; 639/2003 PELO USO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp; em Educação Para Relações Etnicorraciais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará; Orientador: Solange Maria Vinagre Corrêa;
TECNOLOGIA EDUCACIONAL ABC AFRO-BRASILEIRO COMO INSTRUMENTO DE PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp; em Educação Para Relações Etnicorraciais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará; Orientador: Solange Maria Vinagre Corrêa;
COMO O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM) CONTEMPLA A LEI 10; 639/2003; UMA ANÁLISE DA APLICAÇÃO DA TECNOLOGIA EDUCACIONAL IMORAN AFRICANO; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp; em Educação Para Relações Etnicorraciais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará; Orientador: Solange Maria Vinagre Corrêa;
A QUÍMICA E A RIQUEZA MINERAL DE PAÍSES AFRICANOS: contribuições à implementação da Lei 10; 639/2003; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp; em Educação Para Relações Etnicorraciais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará; Orientador: Solange Maria Vinagre Corrêa;
A IMPORTÂNCIA DA TEMÁTICA SOBRE A DOENÇA FALCIFORME NA GRADE CURRICULAR E CONTEÚDOS DE DISCIPLINAS DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ETNICORRACIAIS DO IFPA; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp; em Educação Para Relações Etnicorraciais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará; Orientador: Solange Maria Vinagre Corrêa;
INFLUÊNCIA DA UTILIZAÇÃO DE JOGO DIDÁTICO DIGITAL PRODUZIDO POR ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM QUÍMICA NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS DO ENSINO BÁSICO; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará-Campus Belém; Orientador: Solange Maria Vinagre Corrêa;
ANÁLISE COMPUTACIONAL DE INIBIDORES DE SULFONAMIDA TUBULINA BIOATIVOS CONTRA TRIPANOSSOMÍASE AFRICANA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará-Campus Belém; Orientador: Solange Maria Vinagre Corrêa;
O ESTUDO FITOQUÍMICO DA GRAVIOLA E SUA RELAÇÃO COM O ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA NO ENSINO MÉDIO; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará-Campus Belém; Orientador: Solange Maria Vinagre Corrêa;
A Construção de um Dicionário de "Ciências Naturais em LIBRAS" para o fortalecimento da educação de surdos; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará; Orientador: Solange Maria Vinagre Corrêa;
da S; Filho; Química Verde e a Pluralidade do Buriti (Mauritia flexuosa L; f; ); 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará; Orientador: Solange Maria Vinagre Corrêa;
UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL APLICADA NA ESCOLA GRAZIELA GABRIEL; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará; Orientador: Solange Maria Vinagre Corrêa;
AVOGADRO SOFTWARE: POTENCIALIZANDO O ENSINO/APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA MOLECULAR NA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará; Orientador: Solange Maria Vinagre Corrêa;
ESTUDO QUÍMICO PRELIMINAR E TAXONÔMICO DAS AMOSTRAS DE Neoteredo reynei (TURU) COLETADAS NO MUNICÍPIO DE SÃO CAETANO DE ODIVELAS-PA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará; Orientador: Solange Maria Vinagre Corrêa;
O DESENVOLVIMENTO DOS JOGOS LÚDICOS COMO RECURSO METODOLÓGICO NO ENSINO DE QUÍMICA: uma contribuição dos licenciandos de química do IFPA- Campus Belém; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará; Orientador: Solange Maria Vinagre Corrêa;
A Pesquisa Escolar em Química na internet e a geração de aprendizagem significativa; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará-Campus Belém; Orientador: Solange Maria Vinagre Corrêa;
TECNOLOGIA EDUCACIONAL ?ROL DOS ELEMENTOS QUÍMICOS QUÍMICOS?: UMA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DOS ELEMENTOS DA TABELA PERIÓDICA NA EJA; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará; Orientador: Solange Maria Vinagre Corrêa;
ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PELA CONTEXTUALIZAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará; Orientador: Solange Maria Vinagre Corrêa;
Pigmentos Vegetais com Propriedades Indicadoras Químico-Analíticas: Uma Contribuição às Aulas Experimentais de Equilíbrio Químico no Ensino Médio; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Química) - Centro Federal de Educação Tecnológica do Pará; Orientador: Solange Maria Vinagre Corrêa;
Polímeros Sintéticos: Uma Abordagem sobre a Reutilização de Garrafas Pet; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Química) - Centro Federal de Educação Tecnológica do Pará; Orientador: Solange Maria Vinagre Corrêa;
Educação a Distância e o Desafio da Exclusão Digital; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Química) - Centro Federal de Educação Tecnológica do Pará; Orientador: Solange Maria Vinagre Corrêa;
O Laboratório: Uma Ferramento de Ensino de Química; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará; Orientador: Solange Maria Vinagre Corrêa;
REVENDO UMA MANEIRA DE ENSINAR QUÍMICA NO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará; Orientador: Solange Maria Vinagre Corrêa;
Produções bibliográficas
-
CONCEIÇÃO, GYSELLE DOS SANTOS ; CORRÊA, Solange Maria Vinagre ; CONCEIÇÃO, SILVIO DOS SANTOS ; NASCIMENTO, FABIANA CRISTINA DE ARAÚJO ; BRASIL, DAVI DO SOCORRO BARROS . A educação ambiental como ferramenta para uma alimentação saudável: experiência em uma ecoescola. CONJECTURAS , v. 22, p. 323-339, 2022.
-
PEREIRA, CRISTIELE DE FREITAS ; LUZ, PATRÍCIA TEREZA SOUZA DA ; CORRÊA, Solange Maria Vinagre ; NEGRÃO NETO, RAIMUNDO . O USO DO SCRATCH COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE QUÃ?MICA ORGÃ?NICA. Educação Profissional e Tecnológica em Revista , v. 4, p. 145-164, 2020.
-
CORRÊA, S. M. V. . ALTERNÂNCIA E INTERDISCIPLINARIDADE: contribuições ao conhecimento químico em um curso de Ensino Médio integrado à Educação de Jovens e Adultos. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar , v. 3, p. 41-52, 2017.
-
CORRÊA, Solange Maria Vinagre . Constituintes da raiz do inga edulis var. parviflora. Fitoterapia , v. LXVI, 1995.
-
MONTEIRO JUNIOR, J. O. ; ALVES, I. F. F. S. ; SILVA, M. H. V. ; NEGRAO NETO, R. ; BENTES, S. L. S. ; CORRÊA, S. M. V. . METODOLOGIA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE QUÍMICA: APLICAÇÃO DO JOGO LÚDICO ?BINGO PERIÓDICO?. A Interlocução de Saberes na Formação Docente. 1ªed.Ponta Grossa-PR: Atena, 2019, v. 1, p. 152-161.
-
CORRÊA, Solange Maria Vinagre . CONHECIMENTO QUÍMICO NO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA DO PROEJA. In: Helena do Socorro Campos da Rocha. (Org.). Tecendo as teias das diversidades. 1ªed.Belém: IFPA, 2016, v. , p. 1-200.
-
CORRÊA, S. M. V. . CAMINHOS METODOLÓGICOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA NO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA. In: Congresso Internacional de Ensino e Formação Docente, 2020, Redenção-Ce. Congresso Internacional de Ensino e Formação Docente. Redenção: Even3, 2020.
-
WANZELER, H. P. ; CORRÊA, S. M. V. ; BENTES, H. V. . PROGRAMA AVOGADRO E A HABILIDADE VISUOESPACIAL: EXPERIÊNCIAS NO ENSINO/APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA E POLARIDADE MOLECULAR. In: I Colóquio Interdisciplinar Virtual do IFPA Campus Belém, 2020, Belém. I Colóquio Interdisciplinar Virtual do IFPA Campus Belém, 2020.
-
CORRÊA, Solange Maria Vinagre . INTEGRANDO SABERES: CONHECIMENTOS QUÍMICOS EM UM CURSO COM PRINCÍPIOS AGROECOLÓGICOS. In: XII Seminário Internacional sobre Agroecologia e VIII Congresso Brasileiro de Agroecologia, 2013, Porto Alegre. Cadernos de Agroecologia, 2013. v. 8.
-
CORRÊA, Solange Maria Vinagre ; BENTES, H. V. . PERSPECTIVAS INTERDISCIPLINARES PARA O CURRÍCULO DE JOVENS E ADULTOS DO CAMPO: EXPERIÊNCIAS DIALOGADAS. In: VI Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares, 2013, João Pessoa. Anais (Colóquio Internacional Políticas e Práticas Curriculares, 2013. v. CD-Rom.
-
LOBATO, C. C. F. M. ; SOUZA, R. B. P. ; CORRÊA, S. M. V. . CORRIDA PERIÓDICA- UMA METODOLOGIA ALTERNATIVA PARA O CONTEÚDO DA TABELA PERIÓDICA NO ENSINO MÉDIO. In: 59º Congresso Brasileiro de Química, 2019, João Pessoa. Anais do CBQ, 2019.
-
ANUNCIACAO, E. L. S. ; MIRANDA, R. M. ; CORRÊA, S. M. V. . Theoretical Study of a series ofsulfonamide tubulin inhibitors against the growth of Trypanossoma brucei (T. brucei).. In: 42a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2019, Joinville. Livro de Programa e Resumos da 42ª RASBQ. São Paulo: Instituto de Química da USP, 2019. v. 1. p. 556-556.
-
CARVALHO, D. S. ; CORRÊA, S. M. V. ; NEGRAO NETO, R. ; SILVA, M. H. V. . Conecto: uma alternativa para o ensino de soluções no 2° ano do Ensino Médio. In: SIMPÓSIO AMAZÔNICO DE QUÍMICA, 2019, BELÉM. ANAIS DO SIAMQUI, 2019.
-
MONTEIRO JUNIOR, J. O. ; BARBOSA, A. K. S. ; SOUZA, R. B. P. ; NUNES, E. L. R. F. ; NEGRAO NETO, R. ; CORRÊA, S. M. V. . Uso de jogos lúdicos: Revisão Bibliográfica na Revista Química Nova na Escola (Qnesc) no período de 1998 a 2018. In: SIMPÓSIO AMAZÔNICO DE QUÍMICA, 2019, BELÉM. ANAIS DO SIAMQUI, 2019.
-
SILVA, S. T. P. ; CORRÊA, S. M. V. ; NEGRAO NETO, R. ; SILVA, M. H. V. . TECNOLOGIA EDUCACIONAL: DOMINÓ ORGÂNICO EM LIBRAS, COMO FORMA DE INCLUSÃO E APRENDIZAGEM PARA ALUNOS SURDOS. In: Simpósio Amazônico de Química, 2019, Belém. Anais do SIAMQUI, 2019.
-
SILVA, S. T. P. ; CONCEICAO, G. S. ; CORRÊA, S. M. V. ; BRASIL, D. S. B. ; NASCIMENTO, F. C. A. ; GUIMARAES, K. C. S. . ÓLEO RESIDUAL: PRODUÇÃO DE DETERGENTE COMO METODOLOGIA DE ENSINO VISANDO DIMINUIR IMPACTOS AMBIENTAIS. In: Simpósio Amazônico de Química, 2019, Belém. Anais do SIAMQUI, 2019.
-
SANTOS, B. L. ; CORRÊA, S. M. V. ; LUZ, P. T. S. ; RODRIGUES, E. A. ; SILVA, J. C. ; SILVA, I. . O uso terapêutico do turu (Neoteredo reynei) em uma comunidade de São Caetano de Odivelas-PA. In: O USO TERAPÊUTICO DO TURU (Neoteredo reynei) EM UMA COMUNIDADE DE SÃO CAETANO DE ODIVELAS-PA, 2018, SÃO LUIZ/MA. Anais do 58º CBQ, 2018.
-
PALHETA, M. K. S. ; SILVA, J. C. O. ; SILVA, M. H. V. ; CORRÊA, S. M. V. . TECNOLOGIA EDUCACIONAL DETETIVES ALCALINOS G1. In: VII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS/VI SEMINÁRIO DO PIBID, 2018, FORTALEZA. ANAIS DO VII ENALIC, 2018.
-
SILVA, S. T. P. ; BOUTH, A. L. S. ; CORRÊA, S. M. V. ; SILVA, M. H. V. ; NEGRAO NETO, R. . A ULTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA EDUCACIONAL 'DOMINÓ ORGÂNICO'COMO FORMA DE APRIMORAMENTO E INOVAÇÃONO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. In: VII Encontro Nacional das Licenciaturas, 2018, FORTALEZA. ANAIS DO VII ENALIC, 2018.
-
WANZELER, H. P. ; CORRÊA, S. M. V. . Software Avogadro no ensino/aprendizagem de polaridade molecular. In: 56º Congresso Brasileiro de Química, 2017, Belém. Anais do 56º Congresso Brasileiro de Química, 2017.
-
ARAUJO, J. O. ; CORRÊA, S. M. V. ; MIRANDA, R. M. . INVESTIGAÇÃO COMPUTACIONAL DE DERIVADOS DA PIPERAZINONA BIOATIVAS CONTRA VÍRUS DA HEPATITE C. In: II ENCONTRO CIENTÍFICO E DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO DO IFPA/CAMPUS BELÉM, 2017, BELÉM. Anais do II ECIDETEC, 2017.
-
MATOS, J. L. S. G. ; ALVES, B. E. S. ; MORAES, B. F. ; CORRÊA, S. M. V. . CLASSIFICAÇÃO DE ÁCIDOS: UTILIZANDO APLICATIVOS ANDROID PARA O ENSINO DA QUÍMICA. In: 39ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química: Criar e Empreender, 2016, Goiânia. Anais da 39ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2016.
-
MAIA, L. H. B. ; CORRÊA, S. M. V. . HISTÓRIA DA CIÊNCIA E O LÚDICO COMO METODOLOGIAS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. In: 56º Congresso Brasileiro de Química, 2016, Belém. Anais do 56º Congresso Brasileiro de Química, 2016.
-
ARAUJO, J. O. ; MAIA, L. H. B. ; SOUSA, R. N. B. ; SILVA, S. M. ; CORRÊA, S. M. V. . UMA NOVA DINÂMICA DE AULA: neurorgânica. In: 67ª Reunião Anual da SBPC, 2015, São Carlos-SP. Resumos de Comunicações Livres - 67ª Reunião Anual da SBPC, 2015.
-
CONCEICAO, G. S. ; NASCIMENTO, F. C. A. ; COELHO, T. A. M. ; CORRÊA, S. M. V. ; BRASIL, D. S. B. . CIÊNCIAS EM AÇÃO: Experiências vivenciadas no ensino de química - PIBID/IFPA.. In: 55º Congresso Brasileiro de Química, 2015, Goiânia. Anais do 55º Congresso Brasileiro de Química, 2015.
-
CORRÊA, Solange Maria Vinagre . O Laboratório: Uma Ferramenta de Ensino de Química na 1ª Série do Ensino Médio. In: XLV Congresso Brasileiro de Química, 2005, Belém. Resumo do XLV Congresso Brasileiro de Química, 2005.
-
CORRÊA, Solange Maria Vinagre . Pesquisa para Tratamento de Resíduos Produzidos no Laboratório do CEFET/PA. In: V Encontro Paraense de Ensino de Química (Semana do Químico), 2002, Belém. Livro de Resumo do V Encontro Paraense de Ensino de Química, 2002.
-
WANZELER, H. P. ; FERREIRA, R. B. V. ; CORRÊA, S. M. V. . Software Avogadro no ensino/aprendizagem de polaridade molecular. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ARAUJO, J. O. ; MIRANDA, R. M. ; CORRÊA, S. M. V. . Investigação Computacional de derivados da piperazinona bioativa contra vírus da hepatite C. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MATOS, J. L. S. G. ; CORRÊA, S. M. V. . CLASSIFICAÇÃO DE ÁCIDOS: Utilizando aplicativos android para o ensino de química. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MAIA, L. H. B. ; CORRÊA, S. M. V. . 5. LUDORGÂNICO: METODOLOGIA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEMNA ÁREA QUÍMICA.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
WANZELER, H. P. ; CORRÊA, S. M. V. . 6. SOFTWERE AVOGADRO: COMPLEMENTANDO O ENSINO TRADICIONAL DE GEOMETRIA MOLECULAR.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MAIA, L. H. B. ; CORRÊA, S. M. V. . 7. HISTÓRIA DA CIÊNCIA E O LÚDICO COMO METODOLOGIAS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CONCEICAO, G. S. ; NASCIMENTO, F. C. A. ; CORRÊA, S. M. V. ; SILVA, K. J. C. L. M. E. ; BRASIL, D. S. B. . 8. NA CIDADE DAS MANGUEIRAS, QUEM COME DOCE DE MANGA É REI.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CORRÊA, S. M. V. . ALTERNÂNCIA E INTERDISCIPLINARIDADE: contribuições ao conhecimento químico em um curso de Ensino Médio integrado à Educação de Jovens e Adultos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CORRÊA, Solange Maria Vinagre ; CONCEICAO, G. S. ; CORREA, A. S. ; COELHO, T. A. M. ; NASCIMENTO, F. C. A. ; BRASIL, D. S. B. . Ensino e aprendizagem significativa no estágio de docência: Uma experiência no curso de Licenciatura em Química. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CORRÊA, Solange Maria Vinagre ; CONCEICAO, G. S. ; NASCIMENTO, F. C. A. ; CORREA, A. S. ; COELHO, T. A. M. ; BRASIL, D. S. B. . CIÊNCIAS EM AÇÃO: Experiências vivenciadas no ensino de química - PIBID/IFPA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ARAUJO, J. O. ; MAIA, L. H. B. ; SOUSA, R. N. B. ; SILVA, S. M. ; CORRÊA, S. M. V. . UMA NOVA DINÂMICA DE AULA: neurorgânica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
GLINS, J. C. N. ; MENEZES, H. S. ; ARAUJO, J. O. ; SOUSA, R. N. B. ; SEKI, L. P. R. ; COSTA, C. H. S. ; OLIVEIRA, A. R. S. ; FIGUEIREDO, A. F. ; FERREIRA, J. E. V. ; CORRÊA, S. M. V. ; MIRANDA, R. M. . Molecular modeling triclosan derivatives with biological activity in the combat against Malaria. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
CORRÊA, Solange Maria Vinagre . INTEGRANDO SABERES: CONHECIMENTOS QUÍMICOS EM UM CURSO COM PRINCÍPIOS AGROECOLÓGICOS.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CORRÊA, Solange Maria Vinagre ; BENTES, H. V. . PERSPECTIVAS INTERDISCIPLINARES PARA O CURRÍCULO DE JOVENS E ADULTOS DO CAMPO: EXPERIÊNCIAS DIALOGADAS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CORRÊA, Solange Maria Vinagre . ENSINO DE QUÍMICA E A AGROECOLOGIA NA FORMAÇÃO DE JOVENS AGRICULTORES: ESTUDO DE CASO NO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA DO PROEJA CASTANHAL/IFPA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CORRÊA, Solange Maria Vinagre . A vivência do licenciando em seu estágio curricular em uma turma de proeja do ifpa. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CORRÊA, Solange Maria Vinagre . I Encontro Internacional de Cátedra UNESCO de Educação de Jovens e Adultos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Outras produções
CORRÊA, S. M. V. ; ROCHA, H. S. C. ; CORREA, A. S. ; FIGUEIREDO, V. L. M. ; ARAUJO, J. C. F. ; MELO, V. ; ALVES, C. N. ; DANTAS, J. K. ; SILVA FILHO, J. C. ; RIBEIRO, M. B. S. . PROJETO PEDAGÓGICO LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO PROCAMPO. 2008.
CORRÊA, S. M. V. ; CORREA, A. S. ; LUCENA, M. O. D. ; RODRIGUES, E. A. . Projeto Político Pedagógico do curso de Licenciatura em Química do IFPA. 2005.
CORRÊA, S. M. V. ; ROCHA, H. S. C. ; FERREIRA, A. C. S. ; MOUTINHO, P. . Tecnologias Educacionais como meio interdisciplinar nas Ciências Naturais. 2019. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
CORRÊA, S. M. V. ; SA, A. P. ; CONCEICAO, D. L. ; GAMA, S. ; FREIRE, J. C. S. . EDUCAÇÃO NO CAMPO E NA CIDADE: infância, adolescência e juventude(s) na Amazônia em movimento. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
CORRÊA, S. M. V. ; FERREIRA, A. C. S. ; COSTA, .. M. H. P. ; NASCIMENTO, J. R. A. . INTERDISCIPLINARIDADE APLICADA AO ENSINO PARA ERER. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
CORRÊA, Solange Maria Vinagre ; SILVA, M. D. B. ; BECHARA FILHO, E. . O Ensino de Química e o ENEM. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
CORRÊA, S. M. V. ; SANTOS, B. L. ; MORAES, B. F. . Abordagens Metodológicas que apontem atividades biológicas do Turu (Mollusca: Bivalvia). 2017. (Relatório).
ARAUJO, J. O. ; CORRÊA, S. M. V. ; MIRANDA, R. M. . Investigação computacional de derivados da Piperazinona no combate ao vírus da Hepatite C. 2016. (Relatório de pesquisa).
CORRÊA, S. M. V. ; PESSOA, F. A. ; MATOS, J. L. S. G. . Educação Ambiental em uma Escola Pública Estadual: contribuição da Química à preservação do meio ambiente. 2016. (Relatório).
CORRÊA, S. M. V. ; CONCEICAO, G. S. ; NASCIMENTO, F. C. A. ; SILVA, K. J. C. L. M. E. . DOCE DE MANGA. 2016. (Oficina).
Projetos de pesquisa
-
2019 - Atual
USO DE NANOTUBOS DE CARBONO (CNT?S) COMO TRANSPORTADORES DE FLUOXETINA (FX)., Descrição: Alguns fármacos apresentam atividades secundárias ao interagirem quimicamente com outras proteínas gerando produtos indesejáveis, que causam efeitos colaterais; a Fluoxetina (FX), um fármaco conhecido por ser da classe dos Inibidores Seletivos de Recaptura de Serotonina tem forte interação com as proteínas, gerando produtos responsáveis por alguns efeitos colaterais hepáticos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Solange Maria Vinagre Corrêa - Coordenador / Ricardo Morais de Miranda - Integrante / Flávio Vinícius da Silva Ribeiro - Integrante.
-
2018 - 2019
MATERIAL DIDÁTICO SOBRE TRATAMENTO DE RESÍDUOS USANDO OS PRINCÍPIOS DA QUÍMICA VERDE, Descrição: Os princípios da Química Verde visam desenvolver metodologia e/ou processos que não gerem ou diminuam a quantidade de materiais tóxicos e até inflamáveis, evitando riscos tanto ao professor como aos alunos, contribuindo para promover o pensamento crítico acerca das questões ambientais e levando à conscientização de respeito ao meio ambiente. O projeto tem como objetivo construir material didático.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Solange Maria Vinagre Corrêa - Coordenador / Caio Henrique Silva da Silva - Integrante.
-
2016 - 2017
Investigação computacional de derivados da Piperazinona no combate ao vírus da Hepatite C, Descrição: Investigação do caráter inibitório dos derivados da piperazinona como drogas promissoras no tratamento do Vírus da Hepatite C por métodos computacionais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Solange Maria Vinagre Corrêa - Coordenador / Jéssica de Oliveira Araújo - Integrante.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. , Av. Almirante Barroso 1155, Marco, 66093-020 - Belem, PA - Brasil, Telefone: (091) 32011811, URL da Homepage:
Experiência profissional
2018 - Atual
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará-Campus BelémVínculo: , Enquadramento Funcional:
2009 - 2010
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ParáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe de Departamento, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Chefe de Departamento de Ensino para Educação
2009 - 2009
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ParáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Comissão de Revisão de Organização Didática, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Comissão de Revisão de Organizações Didáticas do IFPA - Portaria1118/2009
Atividades
-
08/2018 - 01/2020
Direção e administração, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - Campus Belém.Cargo ou função, Coordenador Geral do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). Campus Belém.
2007 - 2009
Centro Federal de Educação Tecnológica do ParáVínculo: , Enquadramento Funcional: Gerente dos Cursos de Licenciatura, Regime: Dedicação exclusiva.
1994 - 2009
Centro Federal de Educação Tecnológica do ParáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Regime: Dedicação exclusiva.
2008 - 2008
Centro Federal de Educação Tecnológica do ParáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro da Comissão
Outras informações:
Membro de Comissão de Construção da Proposta Pedagógica dos Editais PROCAMPO/2008-MEC/SECAD/FNDE Portaria 719/2006
2006 - 2008
Centro Federal de Educação Tecnológica do ParáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: MEMBRO DO NEAB
Outras informações:
Membro do Núcleo de Estudo Afrobrasileiro- Portaria nª 130/2006
2007 - 2007
Centro Federal de Educação Tecnológica do ParáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Membro da Comissão de Estudo da Constituição do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Portaria nº 479/2007-GAB de 21 de maio de 2007.
2002 - 2006
Centro Federal de Educação Tecnológica do ParáVínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora do Curso de Lic. em Quimica, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Atuou como Coordenadora do Curso de Licenciatura Plena em Química
Atividades
-
05/1994
Ensino, Quimica, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Quimica Organica, Fisicoquimica
1985 - 2003
Secretaria de Estado de Educação do ParáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Estatutário, Carga horária: 40
Outras informações:
Professor de Química do Ensino Médio
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de SOLANGE MARIA VINAGRE CORREA e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?