José Colaço Dias Neto

José Colaço é professor adjunto no Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense (UFF) no Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional de Campos dos Goytacazes e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Justiça e Segurança (PPGJS/UFF). Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2005), Mestre (2007) e Doutor em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense (2012), tem se dedicado ao estudo de povoados pesqueiros e conflitos em áreas de interesse ecológico. Sua atuação docente tem como principais temáticas as áreas de Teoria Antropológica e Teoria Sociológica. Colabora como Coordenador de Disciplina na modalidade EAD do Curso de Tecnólogo em Segurança Pública da UFF/Cecierj. Também é pesquisador associado ao Instituto Nacional de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos, o INCT-InEAC/UFF. Participou, entre os anos de 2010 e 2011, do Convênio CAPES-FCT Modernidade e Justiça: controvérsias, causas públicas e participação política numa perspectiva comparada Portugal/Brasil e desenvolveu pesquisa empírica no litoral lusitano em povoados de pescadores artesanais. Entre 2012 e 2013 desenvolveu, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense (PPGA/UFF), seu projeto de pós-doutorado no qual desempenhou atividades docentes, de pesquisa e orientação. Foi membro do Comitê de Acesso ao Patrimônio Genético e ao Conhecimento Tradicional Associado (UFFGen) da Universidade Federal Fluminense entre os anos de 2015 e 2017 e atualmente é coordenador do Núcleo de Estudos Antropológicos do Norte Fluminense Luiz de Castro Faria, o Neanf/UFF.

Informações coletadas do Lattes em 05/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Antropologia

2007 - 2012

Universidade Federal Fluminense
Título: Quanto Custa ser Pescador Artesanal? Etnografia, relato e comparação entre dois povoados pesqueiros no Brasil e em Portugal
Orientador: em Universidade Nova de Lisboa ( Prof. Dr. José Manuel Resende)
com Prof. Dr. Roberto Kant de Lima. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Antropologia

2005 - 2007

Universidade Federal Fluminense
Título: Tempo(s) Ecológico(s): uma etnografia das tensões entre pescadores artesanais e IBAMA acerca do calendário de pesca na Lagoa Feia - RJ,Ano de Obtenção: 2007
Prof. Dr. Marco Antonio da Silva Mello.Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil. Palavras-chave: Pesca Artesanal; Conflito Ambiental; Política Pública.

Graduação em Ciências Sociais

2001 - 2005

Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
Título: Gente da Lagoa: etnografia, sistemas de classificação e o fenômeno jurídico em Ponta Grossa dos Fidalgos
Orientador: Prof. Dr. Arno Vogel
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2012 - 2013

Pós-Doutorado. , PPGA/UFF, PPGA/UFF, Brasil. , Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2010 - 2010

"O Ambiente como Bem Comum". (Carga horária: 8h). , Centro de Estudos Sociais - Universidade de Coimbra, CES, Portugal.

2007 - 2007

Direito Justiça e Cidadania. (Carga horária: 8h). , Programa de Pós-Graduação em Antropologia, PPGA/UFF, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

PAIVA, S. R. ; GOZALES, M. S. ; PAIXAO, R. ; MOURAO, S. ; CARVALHO, F. ; COLAÇO, José. . IV Workshop de Acesso ao Patrimônio Genético e/ou Conhecimento Tradicional Associado. 2017. (Outro).

ALMEIDA, G. ; MAMANI, H. ; COLAÇO, José. . VIII Semana de Ciências Sociais - As Ciências Sociais nos dias de hoje: O ofício, o engajamento e a descoberta. 2017. (Outro).

FIAUX, S. B. ; PAIVA, S. R. ; VALVERDE, A. ; GOZALES, M. S. ; COLAÇO, José. . III Workshop sobre acesso ao Patrimônio Genético e Conhecimento Tradicional Associado. 2015. (Outro).

COLAÇO, José. . V Semana de Ciências Sociais UFF/Campos dos Goytacazes. 2014. (Outro).

COLAÇO, José. . Ciências Sociais, Mundo do Trabalho e Perspectivas Profissionais. 2014. (Outro).

COLAÇO, José. . III Jornada de Antropologia do PPGA/UFF. 2008. (Outro).

COLAÇO, José. . 2ª Semana de Ciências Humanas - CCH/UENF. "Universidade, Educação e Sociedade: Relações e Perspectivas na Contemporaneidade". 2002. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

31ª Reunião Brasileira de Antropologia: Diretos Humanos em Ação.Antropologia dos Povos e Populações Costeiras: práticas sociais, territórios e conflitos. 2019. (Outra).

Segurança Pública e Universidade: a experiência dos Cursos de Segurança Pública e Social da UFF.O Neanf/UFF e a pesquisa em Administração Institucional de Conflitos: relatos experiências. 2018. (Seminário).

VI Seminário de Integridade Científica e Ética.A Universidade e os Conhecimentos Tradicionais. 2018. (Seminário).

VI Seminário Internacional do INCT-InEAC/UFF. 2018. (Seminário).

Seminário Interdisciplinar Mulheres na Atividade Pesqueira no Brasil.Pesca é Coisa de Mulher, Sim Senhor! Algumas reflexões sobre o papel da mulher na atividade pesqueira no Brasil e em Portugal. 2017. (Seminário).

V Seminário Internacional do INCT-InEAC/UFF.Apresentação do Projeto Estruturas Tradicionais, Expansão Metropolitana e Conflitos Sociais na Região Costeira do Norte Fluminense. 2017. (Seminário).

XII Reunião de Antropologia do Mercosul: Experiências Etnográficas, , Desafios e Ações para o Séc. XXI. Coordenador da Mesa Redonda Etnografia e História nos Territórios Costeiros da América Latina: Estudos de caso, práticas sociais e conflitos. 2017. (Congresso).

40º Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação em Ciências Sociais.Coordenação do SPG 03: O Olhar das Ciências Sociais sobre as Populações Costeiras e Ribeirinhas: Territórios e Conflitos. 2016. (Encontro).

Circuitos Urbanos: Conflitos, memórias e gerações. 2016. (Seminário).

I Simpósio de Pesquisa do LeMetro.Estruturas Tradicionais, Expansão Metropolitana e Meio Ambiente: Etnografia dos Conflitos Ambientais. 2016. (Simpósio).

Seminário transregional "A Primavera Árabe encontra o Black Lives Matter no Rio de Janeiro: ativismos, espaços cívicos e direitos humanos".Mobilização, Demandas por Reconhecimento e Direitos Civis. 2016. (Seminário).

X Jornada de Alunos do PPGA/UFF: "Estamos em Crise?".Patrimônio Cultural, Práticas Produtivas e Categorias Ocupacionais. 2016. (Outra).

VII Congresso Fluminense de Iniciação Científica - CONFICT. Como (antigas) perspectivas de investigação podem nos ajudar a refletir sobre NOVOS problemas sociológicos?. 2015. (Congresso).

V REA/XIV ABANNE. Coordenador do GT Antropologia das Populações Costeiras e Ribeirinhas: Práticas Sociais e Conflitos. 2015. (Congresso).

V REA/XIV ABANNE. Coordenador da Mesa Redonda "Populações Tradicionais e Manejo de Ecossistemas: Quanto 'vale' o ponto de vista nativo?. 2015. (Congresso).

29ª Reunião Brasileira de Antropologia. Costume e Resistência: Elementos para uma política do enfrentamento entre pescadores artesanais da região norte-fluminense. 2014. (Congresso).

V Semana de Ciências Sociais UFF/Campos dos Goytacazes.Aula Inaugural: Uma Reflexão Acerca dos Paradigmas das Ciências Sociais. 2014. (Outra).

V Semana de Ciências Sociais UFF/Campos dos Goytacazes.Pesquisa Social: Práticas e Experiências. 2014. (Outra).

V Semana de Ciências Sociais UFF/Campos dos Goytacazes.Os 30 Anos das Diretas Já. 2014. (Outra).

XIV Mostra de Pós-Graduação.Membro da Comissão Avaliadora da Pós-Graduação em Políticas Sociais. 2014. (Outra).

1º Seminário Cidades, Espaços Públicos & Periferias.Expositor na Mesa Redonda Moralidades e Controvérsias Públicas nas Periferias. 2013. (Seminário).

37º Encontro Anual da ANPOCS.Coordenador do SPG "O Olhas das Ciências Sociais sobre as Populações Costeiras e Ribeirinhas". 2013. (Encontro).

Docentes em Estágio Probatório: Carreira e outros saberes. 2013. (Outra).

III Seminário Internacional do INCT-InEAC.Debatedor do Grupo de Trabalho: Processos e Demandas por Reconhecimento. 2013. (Seminário).

III Seminário Internacional do INCT-InEAC.Um Brasileiro em Terras Portuguesas. 2013. (Seminário).

IV/REA - XIIIABANNE. Coordenador do GT Antropologia das Populações Costeiras. 2013. (Congresso).

Jornada Memória, Verdade e Justiça.Ditadura e Repressão no Campo. 2013. (Outra).

Jornadas de Antropologia John Monteiro.Teoria e Ética: O fazer antropológico em questão. 2013. (Outra).

Semana do Instituto de Educação de Angra dos Reis da UFF.Pesca Artesanal e Políticas Públicas no Brasil e em Portugal. 2013. (Outra).

VII Jornada de Alunos do PPGA/UFF - Antropologia da Ação.Antropologia do Meio Ambiente, do Campesinato e das Populações Ribeirinhas. 2013. (Outra).

X Reunião de Antropologia do Mercosul. Debatedor do GT "Antropologia das Populações Costeiras da América do Sul". 2013. (Congresso).

X Semana de Humanidades - Iuperj.O Que Faz o Brasil, Brasil?. 2013. (Outra).

28ª Reunião Brasileira de Antropologia. Quem Quer Peixe? notas etnográficas sobre a venda de pescado no Brasil e em Portugal. 2012. (Congresso).

36º Encontro Anual da ANPOCS.Quanto Custa Ser Pescador Artesanal ou Quanto Custa uma Política Pública?. 2012. (Encontro).

Formas Elementares da Vida Religiosa 100 anos depois.É peixe ou não é? Notas sobre a classificação dos animais em uma aldeia de pescadores em Portugal. 2012. (Seminário).

II Seminário Internacional do Projeto ?Formação de Recursos Humanos para a Concepção, Consolidação, Gestão de Políticas Públicas de Conservação e Manejo de Recursos Naturais Renováveis e Áreas Marinhas Protegidas?.Quanto Custa Ser Pescador Artesanal?. 2012. (Seminário).

IV Jornada de Alunos do Programa de Pós-Graduação em Antropologia - PPGA/UFF.GT Meio ambiente e conflitos territoriais. 2012. (Outra).

IX Semana de Humanidades - Rio: Patrimônio Mundial da Humanidade.A Noção de Patrimônio. 2012. (Outra).

Seminário Internacional Brasil&Portugal: Jovens, subjetividades e novos horizontes.Um moço no meio dos velhos: História de vida no povoado pesqueiro da Carrasqueira em Portugal. 2012. (Seminário).

VIII Semana de Ciências de Humanidades - Globalização, Sustentabilidade e Sociedade: Diagnósticos e Perspectivas para a Rio+20.Mediador da Mesa Redonda "Para Onde Vai o Ambiente? Reflexões sobre a Rio+20". 2012. (Outra).

II Encontros de Portalegre.Artes de (des) fazer o território e o ambiente. 2011. (Encontro).

IX Reunião de Antropologia do Mercosul. É na Lota ou à Candonga? Notas sobre a venda de peixe na costa portuguesa. 2011. (Congresso).

27ª Reunião Brasileira de Antropologia. Risco e Perigo entre os Pescadores de Ponta Grossa dos Fidalgos: notas para uma política do enfrentamento. 2010. (Congresso).

II Seminário do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia - Instituto de Estudos Comparados em Adminstração Institucional de Conflitos. 2010. (Seminário).

I Seminário de Pós-Graduação em Ciências Sociais UFJF.Racionalidade e Irracionalidade na Pesca Artesanal: quando a etnografia testa a teoria. 2009. (Seminário).

IV Jornada de Antropologia dos Alunos do PPGA/UFF.Pescador que é Pescador Enfrenta até o IBAMA!: reflexões sobre racionalidade e ética ambiental. 2009. (Seminário).

VIII Reunião de Antropologia do Mercosul ? Diversidad e Poder na América Latina. Quanto Custa ser Pescador na Lagoa Feia? Um estudo de caso sobre a construção de uma identidade social. 2009. (Congresso).

26ª Reunião Brasileira de Antropologia - Desigualdade na Diversidade. Histórias de Pescador: o direito do ponto de vista nativo. 2008. (Congresso).

III Jornada de Antropologia do PPGA/UFF.Atores Sociais na Esfera Pública. 2008. (Outra).

III Jornada de Antropologia do PPGA/UFF.Alunos Estrangeiros e suas Experiências no PPGA. 2008. (Outra).

IV Semana de Arte e Cultura - Universidade Candido Mendes.Relativismo: Até onde há Ciência?. 2008. (Outra).

IV Semana de Arte e Cultura - Universidade Candido Mendes.Cortiços no Rio de Janeiro. 2008. (Outra).

Projeto Cine Humanidades - Universidade Candido Mendes.Debate sobre o longa metragem "Quanto Vale ou é Por Quilo?". 2008. (Outra).

31º Encontro Anual da ANPOCS.Cortiços: apontamentos para uma etnografia da habitação coletiva e memória urbana no centro do cidade do Rio de Janeiro. 2007. (Encontro).

Projeto Cine Humanidades - Universidade Candido Mendes.Debate sobre o documentário "Ônibus 174". 2007. (Outra).

VII Reunião de Antropologia do Mercosul: Desafios Antropológicos. Tempos dos Pescadores: uma reflexão sobre os calendários de pesca na Lagoa Feia/RJ. 2007. (Congresso).

XII Reunião de Antropologia do Mercosul: Experiências Etnográficas, , Desafios e Ações para o Séc. XXI. Coordenador da Mesa Redonda Etnografia e História nos Territórios Costeiros da América Latina: Estudos de caso, práticas sociais e conflitos. 2007. (Congresso).

"III Simpósio de História Cultural" - Mundos da Imagem: do texto ao visual.Um Outro Olhar sobre Ponta Grossa dos Fidalgos. 2006. (Seminário).

1º Seminário Maricá Mais. 2006. (Seminário).

30º Encontro Anual da ANPOCS."Quem tem medo do IBAMA?": um relato sobre os conflitos entre pescadores artesanais e a agência brasileira de meio ambiente na Lagoa Feia (RJ). 2006. (Encontro).

I Seminário Internacional de Gestão em Segurança Pública e Justiça Criminal. 2006. (Seminário).

I Seminário Internacional de Gestão em Segurança Pública e Justiça Criminal.Moderador de Grupo de Trabalho. 2006. (Seminário).

XXV Reunião Brasileira de Antropologia - Saberes e Práticas Antropológicas: desafios para o século XXI. XXV Reunião Brasileira de Antropologia - Saberes e Práticas Antropológicas: desafios para o século XXI. 2006. (Congresso).

NUFEP-UFF: 10 anos em perspectiva.I Colóquio NUFEP/UFF: 10 anos em perspectiva. 2005. (Outra).

VI Reunión de Antropología del Mercosur - Identidad, Fragmentación y Diversidad. VI Reunión de Antropología del Mercosur - Identidad, Fragmentación y Diversidad. 2005. (Congresso).

IX Encontro de Iniciação Científica, IV Mostra de Pós-Graduação e II Mostra de Extensão da UENF.IX Encontro de Iniciação Científica, IV Mostra de Pós-Graduação e II Mostra de Extensão da UENF. 2004. (Encontro).

XXIV Reunião de Antropologia - "Nação e Cidadania". XXIV Reunião de Antropologia - "Nação e Cidadania". 2004. (Congresso).

."Formas Primitivas de Classificação", Cem Anos Depois - IFCS/UFRJ. 2003. (Seminário).

III Semana de Ciências Humanas - CCH/UENF - "Para que servem as Humanidades?".III Semana de Ciências Humanas - CCH/UENF - "Para que servem as Humanidades?". 2003. (Outra).

VIII Encontro de Iniciação Científica, III Mostra de Pós-Graduação e I Mostra de Extensão.VIII Encontro de Iniciação Científica, III Mostra de Pós-Graduação e I Mostra de Extensão - UENF. 2003. (Encontro).

XI Congresso Nacional de Sociologia - Sociologia e Conhecimento Além das Fronterias. XI Congresso Nacional de Sociologia - Sociologia e Conhecimento Além das Fronterias - UNICAMP. 2003. (Congresso).

. XII Congresso Nacional dos Sociólogos - "A Profissão do Sociólogo na Contemporâneidade" - UFPR. 2002. (Congresso).

.Direito e Sociedade em Debate - CCH/UENF. 2002. (Seminário).

.VII Encontro de Iniciação Científica e II Mostra de Pós-Graduação - UENF. 2002. (Encontro).

.II Semana de Ciências Humanas - CCH/UENF "Universidade, Educação e Sociedade: Relações e Perspectivas na Contemporaneidade". 2002. (Outra).

.XXV Encontro Anual da ANPOCS. 2001. (Encontro).

.I Semana de Ciências Humanas - CCH/UENF "Universidade: Educação e Sociedade". 2001. (Outra).

Seminário REDEM 2001. 2001. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Carina da Cunha Santos

PIRES, L.; LOBAO, R.; MARANHAO, T. C.;COLAÇO, José.. "O INEA é o Demônio": Pesca, conflito e religião na Baía da Ilha Grande. 2018. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - UFF.

Aluno: Evelyn Rebouças de Gouvea

PEDLOWSKI, Marcos; Lima, Maria do Socorro; CAMPOS, Marília;COLAÇO, José.. Mudanças na Dinâmica Social e Produtiva de Comunidades Rurais Negras em um Contexto de Transformações Produtivas e Disputas pelo Controle do Território: O caso da comunidade de Carumbi, Campos dos Goytacezes (RJ). 2016. Dissertação (Mestrado em Políticas Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

Aluno: Bruno Azevedo da Costa

CEZAR, L. S.; CAMPOS, M.M.; GANTOS, M. C.;COLAÇO, José.. A Aplicação dos Royalties de Petróleo pelo Poder Público Local em Políticas Culturais no Carnaval de São João da Barra: Análises e perspectivas. 2015. Dissertação (Mestrado em Políticas Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

Aluno: Ismael André Stevenson

GERALDO, P. H. B.; RODRIGUES, M. V.; MOTA, F. R.;COLAÇO, José.. "O Mexilhão é Ouro Preto": Ressignificação e resiliência numa comunidade de marisqueiros em Niterói. 2014. Dissertação (Mestrado em Sociologia e Direito) - Programa de Pós-graduação em Sociologia e Direito.

Aluno: Brena Costa de Almeida

PERES, S.; PESSANHA, E. G. F.;COLAÇO, José.. "O Fogo Apagou (?) A Pesca Fracassou (?): Identidade e Pesca na Rasa, em Armação dos Búzios, no Rio de Janeiro. 2014. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Hully Guedes Falcão

PERES, S.; PESSANHA, E. G. F.;COLAÇO, José.. Conflito, territorialidades e mudança: Um estudo sobre a dinâmica na pesca de Atafona - São João da Barra (RJ). 2013. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Programa de Pós-Graduação em Sociologia.

Aluno: Geraldine Augusto de Araujo e Silva

MOTA, F. R.; SILVA, E. M. A.; PIRES, L.; LOBAO, R.;COLAÇO, José.. Dinâmicas Sociais, Organização Política e Conflitos da Pesca Artesanal na Foz do São João (RJ). 2012. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - PPGA/UFF.

Aluno: Victor Von Rondon Carvalhido

SILVA, E.; LOBAO, R.; KANT DE LIMA, Roberto;COLAÇO, José.. Do "direito à vez" a vez dos direitos: Conflitos e representações acerca do espaço e do trabalho no Canto de Itaipu. 2012. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - PPGA/UFF.

Aluno: Renan da Silva Gomes

DAOU, A. M. L.; RIBEIRO, R. W.; PRADO, R. M.; CIOCCARI, M. R.;COLAÇO, José.. Atafonias: sentidos da paisagem em uma comunidade de pescadores do norte fluminense. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: John Marr Ditty

TOTTI, M. E. F.; SOFFIATI NETO, A. A.; PEDLOWSKI, Marcos; AZEVEDO, Sérgio;COLAÇO, José.. Águas Roubadas por Grandes Empreendimentos: A seca da pesca, do artesanato e da agricultura familiar. 2017. Tese (Doutorado em Sociologia Política) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

Aluno: Cristiane Sobrinho da Costa

BANDEIRA, F. P. S. F.; RODRIGUES, N. B.; MELLO, M. M.; CASTELLUCCI, W.;COLAÇO, José.. Das Fardas Laranjas às Cartas da Morte: Danos da construção do Estaleiro Enseada do Paraguaçu sobre pescadores e marisqueiras. 2017. Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Victor Hugo de Souza Barreto

SILVA, A. C. C.; BENITEZ, M.E.D.; FACCHINI, R.; LOWENKRON, L.; BARBOSA, A. C. R.;COLAÇO, José.. Festas de Orgia entre Homens: Territórios de intensidade e socialidade masculina. 2016. Tese (Doutorado em Antropologia) - PPGA/UFF.

Aluno: Omar Souza Nicolau

ODWYER, E.; ZHOURI, A.; GEHARDT, C.; LOBAO, R.;COLAÇO, José.. Ás Margens da Resex do Cassurubá no Banco de Abrolhos: Construções identitárias, práticas culturais e processos de territorialização. 2014. Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Iara Bulhões Gomes

MELLO, Marco Antonio da Silva; MOTA, F. R.; VALPASSOS, C. A. M.;COLAÇO, José.; FREIRE, L. L.. Uma Gente e Seu Lugar: Sociedade e Natureza no Parque Estadual da Serra da Tiiririca. 2013. Tese (Doutorado em Antropologia) - PPGA/UFF.

Aluno: Ana María D´Andrea

VALPASSOS, C. A. M.; BEROCAN, F.; RENOLDI, B.;VOGEL, ArnoCOLAÇO, José.. De qué color querés ser? El bautismo como ritual de iniciación de los ingresantes al Profesorado de Educación Física. 2012. Tese (Doutorado em Douctorado en Antropologia Social) - PPAS-UnAM.

Aluno: Suellen Ribeiro de Souza

GANTOS, M. C.; Caldasso, L. P.; MARTINEZ, S. A.; HELLENBRANDT, L.; COLACO, J.;COLAÇO, José.. Mulheres Pescadoras e/ou Trabalhadoras da Pesca: uma análise comparada das relações de gênero nas cooperativas femininas "Arte Pesca" e "Mulheres Nativas". 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Políticas Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

Aluno: John Marr Ditty

TERRA, Denise; PEDLOWSKI, Marcos; AZEVEDO, Sérgio;COLAÇO, José.. Acumulação e Espoliação: Uma comunidade à sombra de um grande empreendimento. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Sociologia Política) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

Aluno: John Marr Ditty

LOBO, Yolanda; TERRA, Denise; PEDLOWSKI, Marcos; AZEVEDO, Sérgio;COLAÇO, José.. Quando o Risco Cai na Rede: As Capacidades Adaptativas Diferenciadas de Dois Grupos de Pescadores Artesanais Frente a um Mega Empreendimento em São João da Barra - RJ. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Sociologia Política) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

Aluno: Priscilla Gonçalves de Azevedo

NASCIMENTO, G.; CEZAR, L. S.;COLAÇO, José.. A Dança como Linguagem Corporal e Musical e sua Interface com o Folclore do Norte do Estado do Rio de Janeiro: Mana Chica do Caboio. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

Aluno: Carina da Cunha Santos

PIRES, L.; LOBAO, R.;COLAÇO, José.. PPP ou Caiçara? Uma etnografia do processo de definição das políticas públicas para administração dos conflitos territoriais na Baía da Ilha Grande. 2017.

Aluno: Brena Costa de Almeida

PERES, S.; PESSANHA, E. G. F.;COLAÇO, José.. Os Entre-Lugares da Rasa: Processos de construção identitária de pescadores e quilombolas em uma comunidade quilombola. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Sociologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Ismael André Stevenson

GERALDO, P. H. B.;COLAÇO, José.; FRAGALE FILHO, R.; LOBAO, R.. Da Ilha da Conceição até a Praia Grande: Entre a realidade prática dos pescadores profissionais artesanais e os usos do direito nas instituições. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Sociologia e Direito) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Débora Fernandes Peixoto

MOUZINHO, Glaucia; MAYOR, A. S.;COLAÇO, José.. Machismo na Música tem Apenas uma Nota: Dó. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Organização e Gestão das Instituições de Justiça Criminal) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Marli Alves Cordeiro

COLAÇO, José.. Receptação. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Direito Púbico) - Universidade Iguaçu.

Aluno: Mayara Duarte Silva de Moraes

GERALDO, P. H. B.; LOBAO, R.; MIBIELLI, B.;COLAÇO, José.. Cooperativismo, Tradição e Pesca: Uma etnografia sobre mulheres pescadoras em Arraial do Cabo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Segurança Pública) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Ricardo Costa Souza

BITTER, D.; GONÇALVES, Renata de Sá;COLAÇO, José.. Existe Vida no Cajú: Reflexões e ações em torno de um bairro degradado. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Cleber Ribeiro Siqueira

PAIVA, A. L.; MALTA, M. J. M.;COLAÇO, José.. Alimentação na Escola: Por uma abordagem cultural. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Luciana Ribeiro da Silva

TAVARES, E.; PAIVA, A. L.;COLAÇO, José.. Trajetórias Escolares e Sociais: O papel do lugar e as perspectivas de oportunidades entre os jovens. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Naianne Martins Gouveia da Silva

MONTEIRO, R. A.; AZIZE, R. L.;COLAÇO, José.. Onze de lá, onze de cá: um estudo sobre masculinidades em Campos dos Goytacazes. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Elba Braga Ferreira

PAIVA, A. L.; SILVA, G. T.;COLAÇO, José.. A Busca pela Devoção e Memória a Nossa Senhora do Rosário em Campos dos Goytacazes. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Yann Almeida Belmont Paula

MOUZINHO, Glaucia; MOTA, F. R.;COLAÇO, José.. A levar o barco devagar: Saberes e Conflitos em Farol de São Tomé. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Sheilayne Carneiro da Silva

VARGUES, G.; SCOTTO, M.G.;COLAÇO, José.. Sociologia no Ensino Médio: Um estudo a respeito do ensino de Sociologia e o cotidiano escolar em instituições públicas do norte fluminense. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Myrla Benigno de Oliveira

SCOTTO, M.G.; Lima, Maria do Socorro;COLAÇO, José.. "Não Quero Que Meu Filho Seja Pescador". Transformações na pesca artesanal de Atafona com a chegada do Porto do Açu (São João da Barra/RJ). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Kelly Leandra da Silva

VALPASSOS, C. A. M.;COLAÇO, José.. Políticas Afirmativas e o Sistema de Cotas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Candido Mendes.

Aluno: Florentino Martins

VALPASSOS;COLAÇO, José.. As relações de confiança que movimentam o Mercado de São Pedro em Niterói e uma banca de Nova Brasília. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Candido Mendes.

Aluno: Marcelle Abbazzio Campião

VALPASSOS, C. A. M.;COLAÇO, José.; VIANNA, M. W.. Caracterização do Ofício de Peixeiro. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciências Sociais) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

Aluno: Armindo Feliciano de jesus

COLAÇO, José.. Imigração Angolana no Rio de Janeiro: Representações e Perspectivas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Candido Mendes.

Aluno: Eliete dos Santos

COLAÇO, José.. Poder e Paternalismo no ativismo atomístico da favela da Rocinha. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Candido Mendes.

Aluno: Raquel Beatriz Esteves Reis

COLAÇO, José.. Meninos e Meninas: Um estudo sobre a separação e diferenciação de tratamento nas três primeiras fases da vida. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Candido Mendes.

Aluno: Antônio Alberto de Jesus de Pina Júnior

COLAÇO, José.. Rosacruz: Misticismo, Religião ou Ciência?. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Candido Mendes.

Aluno: Estêvão Silveira Rendeiro

COLAÇO, José.. Sob a Luz de Velas e Cheiro de Incenso: um estudo etnográfico sobre o Neopaganismo e o Círculo da Brigantia. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Candido Mendes.

Aluno: Allan Marchione

COLAÇO, José.. Terminal Pesqueiro Público do Rio de Janeiro: um problema social, político e urbano na Ilha do Governador. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Candido Mendes.

Aluno: Otávio Figueiredo Cintra de Oliveira

COLAÇO, José.. Os Pregadores de Rua e a Gestão do Poder no Largo da Carioca - Um debate sobre modernidade e cultura. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Candido Mendes.

Aluno: Luis Mário de Brito Jr

COLAÇO, José.. .Contemporaneidade e novos sujeitos: subjetividade e resistência no contexto do Império. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Candido Mendes.

Aluno: Monica Viceconti

COLAÇO, José.. Laranja Mecânica: Uma ilustração do funcionamento prisional, sua história e consequências sociais. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Candido Mendes.

Aluno: Tiago Borba

COLAÇO, José.. Enquanto Isso em Morro Agudo... Uma breve etnografia Enraizada. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em SOCIOLOGIA) - Universidade Candido Mendes.

Aluno: Karina Arroyo Cruz G

COLAÇO, José.. Pereira.A Economia Islâmica no S.A.A.R.A. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Candido Mendes.

Aluno: Ricardo Machado de Souza

COLAÇO, José.. A legitimação do campo de trabalho e da função social do gestor e produtor cultural. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Candido Mendes.

Aluno: Denilson Mendonça Ribeiro da Silva

COLAÇO, José.. As Cores da Fé. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Candido Mendes.

Aluno: Alexandre Sérgio Alves Vieira

COLAÇO, José.. Eleições presidenciais no século XIX e o uso da Comunicação Política. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Candido Mendes.

Aluno: João Paulo Rangel

COLAÇO, José.. Lenço vermelho no pescoço, rosa vermelha na mão: um maragato no Rio de Janeiro - significações sociais do conceito de dominação em Max Weber. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Candido Mendes.

Aluno: Flávia Rúbia Arêas Gomes

Vogel, Arno; Valpassos, Carlos; Cardoso;COLAÇO, José.. Entre o lar e a Lagoa: a pesca artesanal em Ponta Grossa dos Fidalgos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Arno Vogel

VOGEL, Arno. Tempo(s) ecológico(s): uma etnografia das tensões entre pescadores artesanais e IBAMA acerca de um calendário de pesca na Lagoa Feia - RJ. 2006. Outra participação, Universidade Federal Fluminense.

Roberto Kant de Lima

KANT DE LIMA, Roberto; MELLO, Marco Antonio; CUNHA, Neiva Vieira da. Tempo(s) ecológico(s): um relato das tensões entre pescadores artesanais e IBAMA acerca do calendário de pesca na Lagoa Feia - RJ. 2007. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - UFF.

Alexandre Schiavetti

LOBAO, R. J. S.; Adomilli, G.K.; LIMA, R. K.; MOTA, F. R.;SCHIAVETTI, A.. Quanto custa ser Pescador Artesanal? Etnografia, relato e comparação entre dois povoados pesqueiros no Brasil e em POrtugal. 2012. Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Fabio Reis Mota

LIMA, Roberto Kant deMOTA, F. R.; ACSERALD, Henri. Quanto custa ser pescador artesanal na Lagoa Feia? Um estudo de caso sobre a construção de identidade em situação de rsico. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Neiva Vieira da Cunha

MELLO, M. A. S.CUNHA, N. V.; LIMA, R. K.. Tempo(s) Ecológico(s): um relato das tensões entre pescadores artesanais e IBAMA acerca do calendário de pesca na Lagoa Feia - RJ. 2007. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Neiva Vieira da Cunha

VOGEL, A.;CUNHA, N. V.MELLO, M. A. S.. Gente da Lagoa: Etnografia, sistemas de classificação e o fenômeno jurídico em Ponta Grossa dos Fidalgos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

Ronaldo Joaquim da Silveira Lobão

LIMA, Roberto Kant deLOBÃO, Ronaldo.; ADOMILLI, G.; Schiavetti, Alexandre; MOTA, F. R.. Quanto custa ser pescador artesanal? Etnografia, relato e comparação entre dois povoados pesqueiros no Brasil e em Portugal. 2012. Tese (Doutorado em Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Luan Mugabe

?É no Morrinho se aprende?: identidade social, samba e conflito em Campos dos Goytacazes; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);

Amine Gomes Felix

O Uso da Maconha em Ambiente Universitário: uma etnografia das controvérsias em torno de práticas sociais e ordenamento de espaços de convivência no ambiente universitário; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);

Jéssika Rodrigues

A Mulher na Atividade Pesqueira em Campos: trajetórias de vida, invisibilidade e mercado; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);

Maria Beatriz de Medeiros Barreto

Gênero e Sexualidade na Juventude: um estudo de caso sobre a construção social das diferenças numa escola pública de Campos dos Goytacazes; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Abi - Psicologia) - Universidade Federal Fluminense, Superintendência de Ciência, Tecnologia e Inovação de Campos-RJ; (Orientador);

Bruno Henrique Rodrigues de Oliveira

?Vamos pro Banheirão??: tensões entre gênero e sexualidade a partir de uma etnografia dos encontros homoeróticos masculinos nos banheiros públicos de Campos dos Goytacazes; Início: 2019; Orientação de outra natureza; Universidade Federal Fluminense; Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da UFF; (Orientador);

Ismael André Stevenson

Da Ilha da Conceição até a Praia Grande: Entre a realidade prática dos pescadores profissionais artesanais e os usos do direito nas instituições; 2013; Dissertação (Mestrado em Sociologia e Direito) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Jose Colaço Dias Neto;

Antonio Azeredo Araújo

A Violência Tácita das Calçadas de Campos dos Goytacazes; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Organização e Gestão das Instituições de Justiça Criminal e Segurança) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Jose Colaço Dias Neto;

Carlos César Soares de Azevedo

Os Grupamentos de Guarda Civil Municipal de Campos dos Goytacazes e o Desenvolvimento dos Trabalhos na Sociedade; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Organização e Gestão das Instituições de Justiça Criminal e Segurança) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Jose Colaço Dias Neto;

Izac Emanuel Silva de Souza

Lei e Graça: Conflitos de um processo de construção social; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Organização e Gestão das Instituições de Justiça Criminal e Segurança) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Jose Colaço Dias Neto;

Carmen Rodrigues Ferreira Setta

Pipoqueiros de Campos dos Goytacazes: Relatos sobre um ofício urbano; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Jose Colaço Dias Neto;

Márcio Domingos da Silva Reis

O Exagero Latente no Sistema de Trabalho em Condições de Confinamento: Aspectos e impactos de uma condição intrínseca ao universo físico e laboral das plataformas de petróleo e gás na Bacia de Campos; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Jose Colaço Dias Neto;

Márcio Domingos da Silva Reis

A Liderança Carismática e a Gestão Escolar; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Jose Colaço Dias Neto;

Jéssica Jorge Felipe de Souza Castro

A Categoria "Meio Ambiente" e os Pescadores e Marisqueiras de São João da Barra: Quando a teoria esbarra nas práticas sociais; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Jose Colaço Dias Neto;

Grazéli de Oliveira Soares

Pesca em Família: Um Relato Etnográfico sobre o Ofício Pesqueiro em São Francisco do Itabapoana, RJ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Jose Colaço Dias Neto;

Cristiane Nascimento da Silva

Pesca Artesanal e Memória: tensões entre a abundância e a penúria na Lagoa do Campelo em Campos dos Goytacazes; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Jose Colaço Dias Neto;

Rafaela de Souza Pinto

Hoje é Dia de Feira: Apontamentos sobre a Feira da Roça e a Feira do Peixe em Campos dos Goytacazes; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Jose Colaço Dias Neto;

Bianca Muniz Salles

Intercâmbio Estudantil e Estranhamento Cultural: Reflexões sobre a experiência de deslocamento; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Jose Colaço Dias Neto;

Rita de Cássia Gonçaço

O exercício da maternagem entre mães adolescentes de São João de Meriti e suas representações sociais; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Candido Mendes; Orientador: Jose Colaço Dias Neto;

Orlando José Leitão de Oliveira

O Brasil na ótica de Josué de Castro; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Candido Mendes; Orientador: Jose Colaço Dias Neto;

Osvaldo Moreira da Silva

Tecnologia e poder nas relações entre o; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Candido Mendes; Orientador: Jose Colaço Dias Neto;

Mauro César Guimarães

O Brasil e o FMI durante o governo Juscelino Kubitscheck: Relação e rompimento sob as condicionantes externas; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Candido Mendes; Orientador: Jose Colaço Dias Neto;

Diego Zurita

Amor Sem Divisão: Um estudo sobre as relações afetivas e sociais entre os torcedores e seus times de menor expressão; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Candido Mendes; Orientador: Jose Colaço Dias Neto;

Felipe Santos

Sociedades Secretas, suas Histórias e seus Membros; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Candido Mendes; Orientador: Jose Colaço Dias Neto;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Arno Vogel

Etnografia, Sistemas de Classificação e o Fenômeno Jurídico em Ponta Grossa dos Fidalgos; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro; Orientador: Arno Vogel;

Marco Antonio da Silva Mello

Tempo(s) Ecológico(s): uma etnografia das tensões entre pescadores artesanais e IBAMA acerca de um calendário de pesca na Lagoa Feia - RJ; 2007; Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marco Antonio da Silva Mello;

Roberto Kant de Lima

Quanto custa ser pescador artesanal ?Etnografia , relato e comparação entre dois povoados pesqueiros no Brasil e em Portugal; ; 2012; Tese (Doutorado em Antropologia) - UFF - Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Roberto Kant de Lima;

Roberto Kant de Lima

Continuidades e Transformações nos Mercados Metropolitanos de Economia Popular no Rio de Janeiro: Um estudo sobre economia, política e direito em perspectiva comparada; 2012; UFF - PROPPI - InEAC, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Roberto Kant de Lima;

José Manuel Vieira Soares de Resende

Quanto custa ser pescador artesanal? Etnografia, relato e comparação entre dois povoados pesqueiros no Brasil e Portugal; 2012; Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: José Manuel Vieira Soares de Resende;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • RIAL, Carmen ; MILLER, Francisca ; COLAÇO, José. . Dossiê Pesca: Populações Costeiras e Ribeirinhas (Organização e Apresentação). VIVÊNCIA: REVISTA DE ANTROPOLOGIA , v. 1, p. 07-11, 2016.

  • COLAÇO, José. . É Peixe ou Não É? Notas sobre a classificação dos animais em uma aldeia de pescadores em Portugal. Ruris (Campinas) , v. 8, p. 31-51, 2014.

  • COLAÇO, José. . É na Lota ou à Candonga? Notas sobre a venda de peixes da costa portuguesa. Confluências (Niterói) , v. 15, p. 35-49, 2013.

  • COLAÇO, José. . Segredos, Pescadores e Etnógrafos. Vivência: Revista de Antropologia , v. 40, p. 121-130, 2012.

  • COLAÇO, José. . Um Brasileiro em Terras Portuguesas: Um pequeno relato sobre etnografia e alteridade. Antropolítica: Revista Contemporânea de Antropologia , v. 33, p. 237-252, 2012.

  • COLAÇO, José. . Las variaciones estacionales y los conflictos en el pueblo pesquero de Ponta Grossa dos Fidalgos, Rio de Janeiro. Cuadernos de Antropología Social (Impresa) , v. 31, p. 169-187, 2010.

  • COLAÇO, José. . O Poder Paterno e as Instituições Jurídicas em Henry Maine e Fustel de Coulanges. Candelária (Rio de Janeiro) , v. 10, p. 265-288, 2009.

  • COLAÇO, José. . 'Cortiços' no Centro do Rio de Janeiro: notas para um programa de pesquisa etnográfica. Candelária (Rio de Janeiro) , v. 7, p. 115-125, 2007.

  • COLAÇO, José. ; VOGEL, Arno ; VALPASSOS, Carlos . História de Pescador: O direito do ponto de vista nativo. Arquivos de Direito , v. 9, p. 57-78, 2007.

  • COLAÇO, José. ; VALPASSOS, Carlos . Diferentes Percepções da Natureza: As intervenções politécnicas, a fiscalização ambiental e os pescadores artesanais na Lagoa Feia. REVISTA ANTHROPOLÓGICAS , v. 17, p. 95-116, 2006.

  • COLAÇO, José. . Um Outro Olhar sobre Ponta Grossa dos Fidalgos: Usos da fotografia na pesquisa antropológica. Comum (FACHA) , v. 12, p. 171-187, 2006.

  • COLAÇO, José. ; VOGEL, Arno . O Duro, a Pedra e a Lama: A etnotaxonomia e o artesanato da pesca em Ponta Grossa dos Fidalgos. Antropolítica (UFF) , v. 19, p. 165-189, 2005.

  • COLAÇO, José. . Pesca artesanal no norte fluminense : estudos de caso sobre meio ambiente, conflito e resistência de um modo de vida. 1. ed. Rio de Janeiro: Autografia, 2019. 256p .

  • COLAÇO, José. . Quanto Custa Ser Pescador Artesanal? Etnografia, relato e comparação entre dois povoados pesqueiros no Brasil e em Portugal. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Garamond, 2015. 312p .

  • COLAÇO, José. . Pescadores da Carrasqueira: Notas preliminares sobre um povoado da costa portuguesa. In: RESENDE, José Manuel; DIONÍSIO, Bruno; CAETANO, Pedro; ALVES, João Emílio; CALHA, Antônio. (Org.). As Artes de (Re) Fazer o Mundo: Habitar, compor e ordenar a vida em sociedade. 1ed.Portalegre, Portugal: Editora do Instituto Politécnico de Portalegre, 2016, v. 7, p. 61-77.

  • MOTA, F. R. ; COLAÇO, José. . ?The Making of the Common? in the Development of Social Identities: How To Be or Not To Be a Fisherman in Brazil and Portugal. In: RESENDE, José Manuel; MARTINS, Alexandre Cotovio. (Org.). The Making of the Common in Social Relations. 1ed.Cambridge: Cambridge Scholars Publishing, 2015, v. 1, p. 129-140.

  • COLAÇO, José. ; MACAIRA, J. P. . O Tempo na Sociologia do Ensino Médio: A atualidade dos clássicos e o artesanato como proposta. In: HANDFAS, Anita; MAÇAIRA, Julia. (Org.). Dilemas e Perspectivas da Sociologia na Educação Básica. 1ªed.Rio de Janeiro: E-papers/Faperj, 2012, v. , p. 223-243.

  • COLAÇO, José. . ?Pescador que é Pescador Enfrenta até o IBAMA!?: notas para a etnografia de um conflito na Lagoa Feia. In: Gianpaolo Adomilli [et al.]. (Org.). Povos e Coletivos Pesqueiros: Estudos etnográficos e perspectivas socioantropológicas sobre o viver e o trabalhar. 01ed.Rio Grande: FURG, 2012, v. , p. 193-203.

  • COLAÇO, José. . "Vida de Pescador e Vida de Antropólogo na Carrasqueira". Marés - Revista para os sectores do mar da economia social, p. 30 - 30, 10 out. 2011.

  • COLAÇO, José. . Quanto Custa Ser Pescador Artesanal ou Quanto Custa uma Política Pública?. In: 36º Encontro da ANPOCS, 2012, Águas de Lindóia. 36º Encontro da ANPOCS, 2012.

  • COLAÇO, José. . Risco e Perigo entre os pescadores artesanais de Ponta Grossa dos Fidalgos: notas para uma política do enfrentamento. In: 27º Reunião Brasileira de Antropologia, 2010, Belém do Pará. 27º Reunião Brasileira de Antropologia, 2010.

  • COLAÇO, José. ; VALPASSOS, C. A. M. ; Vogel, Arno . História de Pescador: O direito do ponto de vista nativo. In: 26º Reunião Brasileira de Antropologia, 2008, Porto Seguro. 26º Reunião Brasileira de Antropologia, 2008.

  • COLAÇO, José. ; CUNHA, Neiva . Cortiços: apontamentos para uma etnografia da habitação coletiva e memória urbana no centro do cidade do Rio de Janeiro. In: 31º Encontro Anual da ANPOCS, 2007, Caxambú - MG. 31º Encontro Anual da ANPOCS, 2007.

  • COLAÇO, José. . 'Quem Tem Medo do IBAMA? Um relato sobre os conflitos entre pescadores artesanais e a agência brasileira de meio ambiente na Lagoa Feia/RJ. In: 30º ENCONTRO ANUAL DA ANPOCS, 2006, Caxambú - MG. 30º ENCONTRO ANUAL DA ANPOCS, 2006.

  • COLAÇO, José. . Pescador que é Pescador enfrenta até o IBAMA!: Reflexões sobre racionalidade e ética ambiental. In: IV Jornada de Antropologia do PPGA/UFF, 2009, Niterói. IV Jornada de Antropologia do PPGA/UFF, 2009.

  • COLAÇO, José. . Tempos dos Percadores: uma reflexão sobre os calendários de pesca na Lagoa Feia/RJ. In: VII Reunião de Antropologia do Mercosul: Desafios Antropológicos, 2007, Porto Alegre - RS. VII Reunião de Antropologia do Mercosul: Desafios Antropológicos, 2007.

  • SILVEIRA, Flávio ; COLAÇO, José. . Sobre Homens e Cães: apontamentos para uma etnografia da performance nos dogfightingns na região metropolitana do Rio de Janeiro. In: VII Reunião de Antropologia do Mercosul: Desafios Antropológicos, 2007, Poro Alegre - RS. VII Reunião de Antropologia do Mercosul: Desafios Antropológicos, 2007.

  • COLAÇO, José. . "Reconhecimento ou Desconsideração (?): Uma Etnografia dos Confitos entre os Pescadores Artesanais e o IBAMA na Região Norte Fluminense. In: XXV Reunião Brasileira de Antropologia - Saberes e Práticas Antropológicas: desafios para o século XXI, 2006, Goiânia - GO. XXV Reunião Brasileira de Antropologia - Saberes e Práticas Antropológicas: desafios para o século XXI, 2006.

  • COLAÇO, José. . Um Outro Olhar Sobre Ponta Grossa dos Fidalgos. In: "III Simpósio Nacional de História Cultural" - Mundos da Imagem: do texto ao visual., 2006, Florianólpois. "III Simpósio Nacional de História Cultural" - Mundos da Imagem: do texto ao visual., 2006.

  • COLAÇO, José. . A propriedade imaterial: o direito do ponto de vista nativo. In: I Colóquio NUFEP/UFF: 10 anos em perspectiva, 2005, Niterói. I Colóquio NUFEP/UFF: 10 anos em perspectiva, 2005.

  • COLAÇO, José. . Tempo Ecológico e Sustentabilidade: tensões entre pescadores artesanais e IBAMA acerca de um calendário de defeso. In: IX REUNIÃO DA ABANNE: Construindo o Diálogo: Caminhos ? Redes ? Relacionamentos, 2005, Manaus. IX REUNIÃO DA ABANNE: Construindo o Diálogo: Caminhos ? Redes ? Relacionamentos, 2005.

  • VALPASSOS, C. A. M. ; COLAÇO, José. . Direitos e Políticas Públicas na Lagoa Feia: os casos de conflitos entre as intervenções politécnicas, a fiscalização ambiental e a comunidade de pescadores de Ponta Grossa dos Fidalgos - RJ. In: VI Reunión de Antropología del Mercosur - Identidad, Fragmentación y Diversidad, 2005, Montevideo - Uruguay. VI Reunión de Antropología del Mercosur - Identidad, Fragmentación y Diversidad, 2005.

  • COLAÇO, José. ; VALPASSOS, C. A. M. . As Diferentes Concepções da Natureza: intervenções politécnicas, fiscalização ambiental e os pescadores de Ponta Grossa dos Fidalgos - RJ. In: VI Reunión de Antropología del Mercosur - Identidad, Fragmentación y Diversidad, 2005, Montevideo - Uruguay. VI Reunión de Antropología del Mercosur - Identidad, Fragmentación y Diversidad, 2005.

  • COLAÇO, José. ; Vogel, Arno . A Cartografia do Invisível: Representação Espacial e Etnotaxonomia do Fundo da Lagoa Feia/RJ. In: XXIV Reunião Brasileira de Antropologia, 2004, Olinda - PE. XXIV Reunião Brasileira de Antropologia - Nação e Cidadania, 2004.

  • COLAÇO, José. . "História de Pescador": Ensaio Interpretativo sobre Códigos e Direitos em um Assentamento Pesqueiro. In: XXIV Reunião Brasileira de Antropologia - Nação e Cidadania, 2004, Olinda-PE. XXIV Reunião Brasileira de Antropologia - Nação e Cidadania, 2004.

  • COLAÇO, José. . "História de Pescador": Ensaio Interpretativo sobre a Política do Sigilo em um Assentamento Pesqueiro. In: IX Encontro de Iniciação Científica, IV Mostra de Pós-Graduação e II Mostra de Extenção, 2004, Campos dos Goytacazes -RJ. IX Encontro de Iniciação Científica, IV Mostra de Pós-Graduação e II Mostra de Extenção, 2004.

  • COLAÇO, José. ; Vogel, Arno . O Duro, O Alto de Pedra e a Lama: Representação Espacial e Etnotaxonômia na Lagoa Feia. In: Formas Primitivas de Classificação, Cem Anos Depois - IFCS/UFRJ, 2003, Rio de Janeiro. Formas Primitivas de Classificação, Cem Anos Depois - IFCS/UFRJ, 2003.

  • COLAÇO, José. . Representação Espacial e Etnotaxonomia na Lagoa Feia: Perspectivas de Espaço e Lugar em uma Comunidade Pesqueira. In: VIII Encontro de Iniciação Científica, III Mostra de Pós-Graduação e I Mostra de Extensão, 2003, Campos dos Goytacazes - RJ. VIII Encontro de Iniciação Científica, III Mostra de Pós-Graduação e I Mostra de Extensão, 2003.

  • COLAÇO, José. . "História de Pescador": Breve Ensaio Interpretativo sobre Códigos e Direitos em um Assentamento Pesqueiro. In: III Semana de Ciências Humanas - CCH/UENF, 2003, Campos dos Goytacazes. III Semana de Ciências Humanas - CCH/UENF, 2003.

  • COLAÇO, José. . Pesca e Propriedade Imaterial na Lagoa Feia: Representações Sociais, Saberes Locais e Direito em ponta Ponta Grossa dos Fidalgos(Campos dos Goytacazes - RJ). In: VII Encontro de Iniciação Científica e II Mostra de Pós-Graduação, 2002, Campos do Goytacazes. VII Encontro de Iniciação Científica e II Mostra de Pós-Graduação, 2002.

  • COLAÇO, José. . Relativismo: até onde vai a ciência. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COLAÇO, José. . Tempo(s) Ecologico(s): um relato das tensões entre pescadores artesanais e IBAMA. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COLAÇO, José. . Uma pesquisa acerca da propriedade imaterial entre pescadores tradicionais: etnografia e pesquisa antropológica conjugadas. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • COLAÇO, José. . Emprego e Qualificação: Uma comparação entre Campos e Macaé. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COLAÇO, José. . Uma prosa sobre um intelectual Envolvido em Histórias. Rio de Janeiro, 2019. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

COLAÇO, José. . Oficina: Trabalho de Campo. 2014.

COLAÇO, José. . Parecerista da Vibrant: Virtual Brazilian Anthropology. 2018.

COLAÇO, José. . Parecerista da Vibrant: Virtual Brazilian Anthropology. 2017.

COLAÇO, José. . Parecerista da Vivência: Revista de Antropologia. 2015.

COLAÇO, José. . Parecerista da Revista Enfoques. 2014.

COLAÇO, José. . Parecerista da Revista Antropolítica. 2013.

COLAÇO, José. . Parecerista da Revista Forum Sociológico, CesNOVA, Lisboa, Portugal. 2013.

COLAÇO, José. . Parecerista da Vivência: Revista de Antropologia. 2013.

COLAÇO, José. . Parecerista da Revista Crítica de Ciências Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal. 2013.

COLAÇO, José. . Parecerista Revista Candelária do Instituto de Humanidades da Universidade Candido Mendes. 2008.

COLAÇO, José. . Antropologia da Mentira. 2015. .

COLAÇO, José. . Antropologia da Mentira. 2014. .

COLAÇO, José. ; SOUSA, M. A. R. ; PAES, Vivian . Metodologia Qualitativa. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Elaboração de Conteúdo Didático para Ensino à Distância (EAD) na Universidade Federal Fluminense).

COLAÇO, José. . Sociologia da Mentira. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

COLAÇO, José. . O que é e como se faz uma monografia. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

COLAÇO, José. . Pesamento Social Brasileito. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

COLAÇO, José. . Sociologia da Mentira. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

COLAÇO, José. . Pensamento Social Brasileiro. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

COLAÇO, José. . Sociologia Urbana. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

COLAÇO, José. . Sociologia Urbana. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

COLAÇO, José. . Pensamento Social Brasileiro. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

COLAÇO, José. . Pesca e Segredo na Lagoa Feia. 2010. Fotografia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2014 - Atual

    Estruturas Tradicionais, Expansão Metropolitana e Conflitos Sociais na Região Costeira do Norte Fluminense, Descrição: Desde sua fundação as pesquisas desenvolvidas no âmbito do Núcleo de Estudos Antropológicos Luiz de Castro Faria, o NEANF, têm observado os processos sociais que se dão na porção costeira da região norte-fluminense e que envolvem direta ou indiretamente as chamadas populações tradicionais, sob seus mais diversos aspectos, ou seja, sua interface com fenômenos de metropolização, transformações ecossistêmicas, regulamentações oficiais que afetam a reprodução de seu modo de vida associado, em grande parte, ao extrativismo, à economia informal e aos conhecimentos naturais adquiridos a partir de anos de dedicação aos seus ofícios. Por estes motivos, a pesca artesanal, lacustre ou ?beira de praia?, tem figurado como a atividade social que mais tem chamado atenção dos pesquisadores do Núcleo. A atividade da pesca artesanal tem merecido cada vez mais atenção de inúmeras áreas de conhecimento acadêmico, científico e tecnológico. Por um lado, devido às suas características peculiares no quadro das profundas transformações pelas quais vem passando não só o setor primário, mas toda a economia brasileira. Por outro lado, pelos problemas que derivam de sua coexistência com as estruturas metropolitanas em intensiva expansão, os assentamentos de pescadores artesanais têm permitido uma reflexão sistemática e frutífera sobre as questões suscitadas pelo processo de mudança social. O direito costumeiro, o conhecimento naturalístico; o manejo dos ecossistemas, bem como as formas de organização dos povoados pesqueiros; os conflitos suscitados pelos diferentes agentes sociais envolvidos com a atividade, de modo direto ou indireto, são algumas das dimensões sobre as quais se têm concentrado os interesses de pesquisadores ligados Núcleo e associados ao projeto que elegeram o litoral fluminense como lócus precípuo para observação destes processos. O desenvolvimento da indústria de petróleo e gás tem causado uma série de transformações nas cidades do norte-fluminense. Os contextos urbanos, todavia, não são os únicos que sofrem o impacto do avanço de tais atividades. As populações rurais, direta e indiretamente, também são atingidas, seja pelas questões relativas à especulação imobiliária, seja, ainda, no que diz respeito às transformações nas questões relativas ao trabalho. No caso dos pescadores artesanais a situação é ainda mais delicada. Sua atividade recebe os impactos não apenas das indústrias de petróleo e gás, mas, também, da fiscalização ambiental que incide tanto sobre a exploração das indústrias quanto sobre a própria pesca artesanal, caracterizando assim diferentes impactos no cotidiano das atividades seja em relação às formas de captura ou mesmo em relação à comercialização do pescado em variadas praças de mercado. Com o objetivo de entender estes fenômenos e fomentar a participação de pesquisadores de outras unidades da UFF em atividades no interior, projeto propõe a realização de seminários e Workshops, com pesquisadores que se dedicaram sistematicamente ao estudo de 1) conflitos no quais estão envolvidos grupos sociais associados à economia pesqueira ou extrativista; 2) instituições de administração pública e controle social; 3) conflitos sociais gerados por diferentes formas de concepção e uso do espaço público ? seja este urbano, rural ou marítimo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (9) . , Integrantes: Jose Colaço Dias Neto - Integrante / Vogel - Integrante / José Colaço - Coordenador / Juliana Blasi Cunha - Integrante / Rafaela Souza - Integrante / Grazieli de Oliveira Soares - Integrante / Jéssica Felipe - Integrante / Jéssika Rodrigues - Integrante / Amine Félix - Integrante / Joel Rosa - Integrante / Márcio Domingos da Silva Reis - Integrante / Bruno Henrique Rodrigues de Oliveira - Integrante / Maria Beatriz de Medeiros Barreto - Integrante.

  • 2012 - 2013

    Continuidades e Transformações nos Mercados Metropolitanos de Economia Popular no Rio de Janeiro ? Um estudo sobre Economia, Política e Direito, em Perspectiva Comparada, Descrição: A partir da etnografia da produção e circulação do peixe fresco oriundo da pesca artesanal de pequena escala - conhecida como pesca de beira de praia ou de lagoa - a pesquisa tenta refletir sobre a especificidade desta forma econômica considerando três eixos principais: 1) Qual é a configuração das estruturas de produção e das estruturas de circulação do pescado com especial atenção para mercados abastecedores, mercados municipais, feiras-livres e praças de comércio nas regiões metropolitanas do estado do Rio de Janeiro. 2)Quem são e como se comportam os atores sociais e instituições que estão envolvidos, direta ou indiretamente, na circulação do pescado nos mercados de economia popular nas regiões metropolitanas do Rio de Janeiro? 3) Qual é a natureza dos conflitos sociais gerados pelas tensões entre uma economia caçadora/coletora, marcada pela lógica da imprevisibilidade do recurso e uma economia que atende à temporalidades e normatividades distintas, a saber, aquelas conferidas pelo mercado consumidor das cidades.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jose Colaço Dias Neto - Integrante / Roberto Kant de Lima - Coordenador., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa.

  • 2010 - 2011

    Modernidade e Justiça: controvérsias, causas públicas e participação política numa perspectiva comparada Portugal/Brasil, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jose Colaço Dias Neto - Integrante / KANT DE LIMA, Roberto - Coordenador.

  • 2010 - Atual

    Formação de Recursos Humanos para a Concepção, Consolidação, Gestão de Políticas Publicas e Manejo de Recursos Naturais e Áreas Marinhas Protegidas, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jose Colaço Dias Neto - Integrante / Roberto Kant de Lima - Coordenador / Fábio Reis Mota - Integrante / Ronaldo Lobão - Integrante.

  • 2002 - 2005

    Assentamentos Pesqueiros e Expansão Metropolitana: Tensões entre modernidade e sustentabilidade na região norte da bacia do Rio Paraíba do Sul (Campos dos Goytacazes), Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jose Colaço Dias Neto - Integrante / Arno Vogel - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2013

Indicação ao Prêmio Capes de Tese 2013, Colegiado do Programa de Pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense (PPGA/UFF).

2013

Aprovação em 1º lugar no concurso público para professor adjunto D.E. para vaga de Metodologia Qualitativa, Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense (polo Campos dos Goytacazes).

2010

Pesca e Segredo na Lagoa Feia: Menção Honrosa do V Prêmio Pierre Verger de Ensaios Fotográficos, Associação Brasileira de Antropologia - ABA.

2010

Pesca e Segredo na Lagoa Feia: 2º Lugar na eleição do Juri Popular do V Prêmio Pierre Verger de Ensaios Fotográficos:, Associação Brasileira de Antropologia - ABA.

2008

Aprovação em 1º lugar em Concurso Público para Professor Substituto Enquadramento 20hs semanais, Departamento de Sociologia e Metodologia das Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense.

2008

Indicação ao Concurso ANPOCS de teses e obras científicas, Colegiado do Programa de Pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense (PPGA/UFF).

2006

Bolsa Nota Dez - FAPERJ, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal Fluminense, Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional. , Rua José do Patrocínio, Centro, 28010385 - Campos dos Goytacazes, RJ - Brasil, Telefone: (22) 27220334, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2013 - Atual

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor classe adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Disciplinas ministradas na Graduação: Metodologia Qualitativa I; Pesquisa Social, Metodologia das Ciências Sociais; Trabalho de Campo: Métodos e Técnicas; Teoria Sociológica I; Antropologia; Antropologia II, Antropologia IV, Pensamento Antropológico Brasileiro e Teoria da Cultura. Disciplinas ministradas no Curso de Especialização em Organização e Gestão das Instituições de Justiça Criminal e Segurança: Metodologia Qualitativa (2014). Disciplina ministrada no Programa de Pós-Graduação em Antropologia: Antropologia das Sociedades Tradicionais. Antropologia e Meio Ambiente: Populações tradicionais e conflitos socioambientais (2018)

  • 2013 - 2014

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Pós-doutorado PNPD-Capes/Faperj, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Desenvolvimento de pequisa empírica e atividades acadêmicas referentea ao Projeto "Continuidades e Transformações nos Mercados Metropolitanos de Economia Popular no Rio de Janeiro ? Um estudo sobre Economia, Política e Direito, em Perspectiva Comparada" Disciplinas ministradas na Pós-Graduação em Direito Constitucional (PPGDC/UFF) e na Pós-Graduação em Antropologia (PPGA/UFF): Métodos de trabalho de campo em antropologia; Problemas Específicos em Análise Antropológica: Trabalho de Campo. Disciplinas ministradas no Bacharelado em Segurança Pública da UFF: Sociologia do Conflito; Antropologia do Direito II. Disciplinas ministradas no Curso de Ciências Sociais(bacharelado e licenciatura) da UFF: Antropologia V

  • 2008 - 2009

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituo, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Disciplinas Ministradas: Sociologia I, Socilogia II e Sociologia do Desenvolvimento no Brasil.

    Atividades

    • 03/2016

      Ensino, Tecnólogo em Segurança Pública e Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Coordenador da Disciplina Oficina de Texto em Segurança Pública II

    • 08/2014

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, .,Linhas de pesquisa

    • 05/2015 - 03/2016

      Direção e administração, Departamento de Ciências Sociais - COC, .,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

  • 2007 - 2013

    Universidade Candido Mendes

    Vínculo: Horista, Enquadramento Funcional: Professor

    Outras informações:
    Disciplinas ministradas: Sociologia I, Sociologia III, Sociologia Brasileira, Antropologia I, Antropologia Contemporânea, História do Brasil Contemporâneo, Política, Sistemas de Classificação, Texto Etnográfico. Entre maio de 2012 e agosto de 2013 desempenhou a função de Chefe do Departamento de Ciências Sociais no Iuperj da Universidade Candido Mendes.

  • 2007 - 2009

    Universidade Iguaçú

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Disciplinas Ministradas: Metodologia de Pesquisa e para a Pós-Gradução em Direito Público

  • 2001 - 2002

    Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

    Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Bolsista CNPq, Regime: Dedicação exclusiva.