Antônio Carlos Rafael Barbosa

Professor Associado III do Departamento de Antropologia e do Programa de Pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense. Doutor em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro /Museu Nacional (2005). Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Política, Antropologia Simétrica e Teoria Antropológica, atuando principalmente nos seguintes temas: movimentos minoritários; ilegalismos; políticas públicas sobre drogas; sistema penitenciário. É autor do livro "Um abraço para todos os amigos: algumas considerações sobre o tráfico de drogas no Rio de Janeiro" e organizador, em colaboração, do livro "(I)legal: etnografias em uma fronteira difusa". Atualmente coordena o Núcleo de Pesquisa "Cosmopolíticas" da Universidade Federal Fluminense.

Informações coletadas do Lattes em 28/05/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Antropologia Social

1999 - 2005

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Dar fuga: biopolítica, tráfico de drogas e sistema penitenciário no Rio de Janeiro
Marcio Goldman. Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil. Palavras-chave: Biopolítica; Sistema Penitenciário; Tráfico de Drogas; Rio de Janeiro.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação Superior.

Mestrado em Antropologia

1994 - 1997

Universidade Federal Fluminense
Título: Um abraço para todos os amigos: algumas considerações sobre o tráfico de drogas no Rio de Janeiro,Ano de Obtenção: 1997
José Carlos Rodrigues.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Rio de Janeiro; Tráfico de Drogas; Violência Urbana.Grande área: Ciências Humanas

Graduação em Ciências Sociais

1987 - 1993

Universidade Federal Fluminense

Pós-doutorado

2012 - 2013

Pós-Doutorado. , Universidade Nova de Lisboa, UNL, Portugal. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas

2005 - 2009

Pós-Doutorado. , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas

Formação complementar

1995 - 1995

Dimensões das Culturas Indígenas. (Carga horária: 30h). , Museu do Indio, MUSEU DO INDIO*, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Teoria Antropológica.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Urbana.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Justiça Criminal e Segurança Pública.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Criminalidade e Violência Urbana.

Organização de eventos

Villela, Jorge Mattar ; Biondi, Karina ; Barbosa, Antonio Rafael ; Rabossi, Fernando ; Pires, Lenin ; Miranda Neto, Mário . Simpósio de Antropologia entre o Legal e o Ilegal. 2008. (Outro).

Participação em eventos

Primer Congreso Iberoamericano ?Nuevas Sustancias Psicoactivas: Control y Desafíos?,. Criatividade e dinâmica do mercado das drogas: as smart shops em Lisboa. 2020. (Congresso).

Simposio Internacional de Antropología: Entre lo Legal y lo Ilegal,.?La relación antagónica amigo/enemigo en la conformación de la dinámica segmentada del tráfico de drogas en Brasil?. 2019. (Simpósio).

XIII Reunião de antropologia do Mercosul. Coordenação do GT "Entre o legal e o ilegal: ilegalismos e (necro)ecologias". 2019. (Congresso).

Ciclo de Seminários do PPG em Ciências Aplicadas para a Saude.Drogas: uma discussão sempre atual. 2018. (Seminário).

Encontros do Núcleo de Antropologia da Política.Thanasimologia política no sertão de Pernambuco. 2018. (Encontro).

Seminário Projeto Temático FAPESP.?A gestão do conflito na cidade contemporânea: a experiência paulista". 2018. (Seminário).

Ciclo de Palestras IESP Política, violência e sociabilidade urbana.Violência e Estado. 2017. (Outra).

XII Reunion de Antropologia del Mercosur. Convicção e convencimento na fabricação da verdade: a crise política no Brasil e o jogo dos ilegalismos reservados às classes dominantes. 2017. (Congresso).

30 Reunião da Associação Brasileira de Antropologia. Coordenação da mesa redonda: Desafios metodológicos, éticos e políticos nas pesquisas sobre práticas de uso, comércio e controle de drogas ilícitas. 2016. (Congresso).

7 Semana de Integração Acadêmica/UFRJ.avaliador(a) da sessão CFCH - Reclusão e sistema prisional. 2016. (Outra).

II Seminário Internacional de Pesquisa em Prisão.Mesa Redonda: Estratégias de encarceramento em perspectiva comparada. 2016. (Seminário).

II Seminário Pontos, Linhas e Nós: etnografia, artes e cidades.Coordenação da Mesa Redonda. 2016. (Seminário).

II Simpósio Internacional de antropología: Entre lo legal y lo ilegal.Palavras de ordem e produção de enunciados políticos sobre crime e prisão no Brasil. 2016. (Simpósio).

Seminário de pesquisa - Projeto temático FAPESP.Mesa Redonda: Gestão da violência em perspectiva comparada: crime e cadeia em São Paulo e no Rio de Janeiro. 2016. (Seminário).

X Jornada de alunos do PPGA/UFF.Mesa redonda: Antropologia das Margens, fluxos e híbridos. 2016. (Outra).

Drogas, política y cultura: perspectivas Brasil-México. Mudanças nas dinâmicas faccionais do crime no Rio de Janeiro a partir das ?Unidades de Polícia Pacificadoras?. 2015. (Congresso).

III Oficina de Estudos Urbanos.Participação em Mesa Redonda. 2015. (Oficina).

XII CONLAB. As políticas de drogas em Portugal e no Brasil: controles sanitários e penais e a criação de novos mercados. 2015. (Congresso).

29 Reunião da Associação Brasileira de Antropologia. A política de drogas em Portugal: atualizações do ?dispositivo-droga? e gestão dos ilegalismos. 2014. (Congresso).

IV Seminário Internacional Violência e Conflitos Sociais ? Territorialidades e Negociações.Mesa redonda Fluxos e fronteiras entre o legal e o ilegal. 2014. (Seminário).

IV Reunião Equatorial de Antropologia/XIII ABANNE. Participação na Mesa Redonda. 2013. (Congresso).

Seminários do grupo de pesquisas Cidade e Trabalho - LAP - PPGS/USP.debatedor do trabalho:. 2013. (Seminário).

Seminários do grupo de pesquisas Cidade e Trabalho - LAP - PPGS/USP.O meio carcerário e a delinquência como observatório político. 2013. (Seminário).

X Reunion de Antropologia del Mercosul. Entre ?incensos? e ?fertilizantes?: controvérsias e debate público sobre o funcionamento das ?smartshops? em Lisboa. 2013. (Congresso).

28 Reunião Brasileira de Antropologia. Comentarista no GT 02 - abordagens etnográficas de mercados informais, ilegalismos e práticas de controle. 2012. (Congresso).

28 Reunião Brasileira de Antropologia. Comentarista no Forum 08 - Questões em torno da cracolândia. 2012. (Congresso).

28 Reunião Brasileira de Antropologia. (Mesa Redonda 22): Governo da vida cotidiana e produção da ordem: impactos das políticas de estado em contextos locais. 2012. (Congresso).

6 Encontro Nacional de Estudos de Consumo.Comentarista no GT 08 - Mercados informais, ilícitos e alternativos. 2012. (Encontro).

III Seminário Internacional Violência e Conflitos Sociais: ilegalismos e lugares morais.Trabalhadores informais no mercado ilegal das drogas no Rio de Janeiro. 2011. (Seminário).

I Seminário da Pós-Graduação em Ciências Sociais - UFRB.Recentes mudanças nas dinâmicas faccionais de tráfico de drogas no Rio de Janeiro. 2011. (Seminário).

IX Reunião de Antropologia do Mercosul. Participação na Mesa Redonda 11 - Conflitos, limites e configurações territoriais a partir da circulação de bens e pessoas. 2011. (Congresso).

IX Reunião de Antropologia do Mercosul. Coordenação do GT 40 - Fronteiras entre o Legal e Ilegal. 2011. (Congresso).

V Jornada de alunos do PPGA/UFF.Objeto e linhas de pesquisa: os novos professores do PPGA/UFF. 2011. (Outra).

27ª Reunião de Antropologia. Coordenador do GT 05 - Dinâmicas Criminais e dispositivos de Controle. 2010. (Congresso).

II Seminário do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia ? Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos.Utilização da Conciliação e da Mediação de Conflitos no âmbito do Poder Judiciário. 2010. (Seminário).

Seminário: Tráficos, violência urbana e consumo de psicoativos: a contribuição etnográfcia na compreensão de questões contemporâneas de saúde pública.Criando consensos: políticas da linguagem e práticas de controle da drogadição. 2010. (Seminário).

I Encontro Nacional de Antropologia do Direito.Antropologia do Direito e Sistema de Justiça: as mudanças no mercado varejista da droga no Rio de Janeiro e nas formas de repressao policial. 2009. (Encontro).

VIII REunion de Antropologia del Mercosur - diversidad y poder en America Latina. coordenador e comentarista no GT 21. 2009. (Congresso).

X Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais. A (in)visibilidade do público. 2009. (Congresso).

XIV Congresso Brasileiro de Sociologia. Violência policial nos contextos varejistas da droga no Rio de Janeiro. 2009. (Congresso).

26 Reunião Brasileira de Antropologia. O Baile e a Prisão: exame de dois espaços de sociabilidade que respondem pela dinamica segmentar do tráfico de drogas no Rio de Janeiro. 2008. (Congresso).

32 Encontro Anual da ANPOCS.Aviões e bocas-de-fumo: repressão policial a duas modalidades do tráfico de drogas no Rio de Janeiro. 2008. (Encontro).

I Simpósio Internacional de Segurança e Políticas Públicas sobre Drogas. 2008. (Simpósio).

Seminário do Departamento de Antropologia - USP (Sexta-feira do mês).Tráfico e Prisão. 2008. (Outra).

Simpósio: Entre o Legal e o Ilegal.O tráfico varejista durante as décadas de 60 e 70 no Rio de Janeiro: a modulação dos ilegalismos. 2008. (Simpósio).

Jornada Conjunta de Alunos do PPGSA (IFCS), PPGAS (MN), PPGSCP (IUPERJ).(In)segurança pública e tráfico em centros urbanos. 2007. (Encontro).

Jornadas Práticas de Justiça e Diversidade Cultural.Comunicação. 2007. (Outra).

Palestras do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFCAR.Tráfico de drogas e Sistema Penitenciário no Rio de Janeiro. 2007. (Outra).

Reunião Equatorial de Antropologia - X Reunião dos Antropólogos Norte/Nordeste. A noção de ilegalismo e o mercado informal das drogas no Rio de Janeiro. 2007. (Congresso).

VIII Encontro Transdisciplinar de Ciência Penitenciária.O "direito de fugir": a gestão dos ilegalismos nas cadeias do Rio de Janeiro. 2007. (Encontro).

30 Encontro Anual da ANPOCS.Os "gigolôs do caos": o papel dos Direitos Humanos na visão dos funcionários do Sistema Penitenciário do Rio de Janeiro. 2006. (Encontro).

I Seminário Internacional de Gestão em Segurança Pública e Justiça Criminal.Políticas de Redução de Risco. 2006. (Seminário).

I Jornada de Estudos Transdisciplinares Criminologia e Subjetividade.Dinâmicas faccionais do tráfico de drogas no Rio de Janeiro e o nascimento da sociedade de controle - o caso do Rio de Janeiro. 2003. (Outra).

23 Reunião da Associação Brasileira de Antropologia. O tráfico de drogas e a organização do universo prisional no Rio de Janeiro. 2002. (Congresso).

Drogas: desejo e criminalização.Considerações sobre o tráfico de drogas no Rio de Janeiro. 2002. (Outra).

Seminário Interpretações da Violência Urbana no Brasil.A questão do tráfico de drogas e do crime organizado. 2002. (Seminário).

Encontro Nacional do NUAP. 2001. (Encontro).

II Encontro dos Psicólogos Jurídicos do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.Na vizinhança do tráfico de drogas: algumas considerações sobre a organização do comércio de drogas na cidade do Rio de Janeiro. 2001. (Encontro).

Oficina da ABA: Ética, Relações Raciais e Diferenças Sociais.A vitimização pela droga: considerações sobre alguns juízos morais associados à drogadição. 2001. (Oficina).

22 Reunião Brasileira de Antropologia.Segmentaridade e Tráfico de Drogas no Rio de Janeiro. 2000. (Outra).

XXIV Encontro Anual da ANPOCS. 2000. (Encontro).

XXIII Encontro Anual ANPOCS. 1999. (Encontro).

21 Reuniao da Associação Brasileira de Antropologia e I Reunião de Teoria Arqueológica na América do Sul. 1998. (Congresso).

II Reunión de Antropología del Mercosur. Relações de Poder e Violência. 1997. (Congresso).

XXI Encontro Anual da ANPOCS. 1997. (Encontro).

III Encontro Internacional de Direito Alternativo. 1996. (Encontro).

IV Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais. Algumas considerações sobre o tráfico de drogas no Rio de Janeiro. 1996. (Congresso).

XX Encontro Anual da ANPOCS. 1996. (Encontro).

XX Reuniao Brasileira de Antropologia e I Conferência: Relações Étnicas e Raciais na América Latina e Caribe. 1996. (Encontro).

XIX Encontro Anual da ANPOCS. 1995. (Encontro).

39 Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. 1987. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Victor Leitão de Paiva

TAVARES, Júlio César S.;Barbosa, Antonio Rafael; FREITAS, R. O.; VIANA, L. M.; OLIVEIRA, J. D.. ?Turbilhões de dor e aceitação?: o Youtube como espaço de reflexão social na produção videográfica de youtubers negros. 2020. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Bruno Alves

HIRATA, D. V.; GRILLO, Carolina C.; Policarpo, Frederico;Barbosa, Antonio Rafael. Maçonaria e segurança pública: suspensão e caminhos para a ruptura do racismo no cotidiano de Maçons Negros. 2020. Dissertação (Mestrado em Sociologia e Direito) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Rebecca Vieira Lima da Silva

Barbosa, Antonio Rafael; RIOS, F. M.; SOUZA, P. L. A.. ?Fundo do poço de mulher preta tem mola?: Uma etnografia do Fórum Municipal de Mulheres Negras de Niterói,. 2020. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: MICHEL CÍCERO MAGALHÃES DE MELO

Barbosa, Antonio Rafael; GRILLO, Carolina C.; VARGAS, J. D.. Acórdãos, objetos e territórios: tráfico de drogas e associação para o tráfico nas Câmaras Criminais do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro,. 2020. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Kênia Araújo Pires

Barbosa, Antonio Rafael; Silva, Ana Claudia Cruz; BARRETO, A.; DONINI, Angela A.. Entre memórias, experiências e conexões: resistências feministas na arte da vida. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Janrryer Mota Santos

Barbosa, Antonio Rafael; HIRATA, D. V.; GRILLO, Carolina C.. "Coração de mãe": uma etnografia sobre o tráfico de drogas em Itabuna/BA. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Jéssica Neves Lôro

HIRATA, D. V.;Barbosa, Antonio Rafael; SANTOS, M.ariana Cavalcanti R.. Entre os muros da cidade: Condomínios horizontais fechados e segregação socioespacial na Barra da Tijuca. 2018. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Elton John da Silva Santiago

Barbosa, Antonio Rafael; Silva, Ana Claudia Cruz; BOTELHO, Marcos Paulo O.. Conflitos, organização e lutra por direitos na comunidade caiçara da Praia do Sono - Paraty/RJ. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: ANA KAROLINA ANDRADE LEONES

RAMOS, J. S.; SILVA, M. M. C.; CUNHA, C. V.;Barbosa, Antonio Rafael. O difícil é segurar cadeia: a experiência da socioeducação feminina no Estado do Rio de Janeiro. 2018. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Rodolfo de Moraes Santos Cerqueira

Barbosa, Antonio Rafael; SILVA, G. O.; Perrota, Ana Paula; Silva, Ana Claudia Cruz; REINHEIMER, P.. Veganismo não é dieta: alteridade e conflitos na ética animalista vegana. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Maicon do Couto Fletcher

Barbosa, Antonio Rafael; JACOBS, L. O. B.; PINTO, N. S.. Fitoantropologia da Ayahuasca: a miração como processo dialógico entre o humano e a planta. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Roberta Olivato Canheo

HIRATA, D. V.; MONICA, E. F.; PADOVANI, N. C.; VIANNA, A. R. B.;BARBOSA, ANTONIO RAFAEL. "Puxa pro Evaristo": produção e gestão da população LGBT presa na cidade do Rio de Janeiro. 2017. Dissertação (Mestrado em Sociologia e Direito) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Sara Vieira Antunes

ALMEIDA, R. R. M.; PADOVANI, N. C.;Barbosa, Antonio Rafael. Habitar entre grades: táticas de vida no cotidiano de uma penitenciária feminina. 2017. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Tássia Santos de Mendonça

GOLDMAN, M.; FACINA, A.;Barbosa, Antonio Rafael. Batan: tráfico, miilícia e "pacificação" na zona oeste do Rio de Janeiro. 2014. Dissertação (Mestrado em programa de pós-graduação em antropologia social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Marco Antonio Saretta Poglia

Silva, Ana Claudia Cruz; ABREU, Ovídio; Goldman, Marcio;Barbosa, Antonio Rafael. Todo mundo não é um, paraná!. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Alfredo Ruben Mieres

RENOLDI, Brígida;Barbosa, Antonio Rafael; TOUZE, Graciela. Rutinas invisibles: observando el uso de cocaína en la Ciudade de Posadas y la aplicación de Política de Drogas en la Provincia de Misiones, Argentina. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Postgrado en Antropologia Social) - Universidad Nacional de Misiones.

Aluno: Fávlia Medeiros

Lima, Roberto Kant; EIlbaum, Lucia;Barbosa, Antonio Rafael; Mouzinho, Gláucia Maria Pontes; Ferreira, Letícia. Matar o morto: a construção institucional de mortos no Instituto Médico-Legal do Rio de Janeiro. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Daniel Angelim

Barbosa, Antonio Rafael; Ramos, Silvia; Silva, Ana Claudia Cruz. O fenômeno dos Blogs Policiais. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Romulo Bulgarelli Lambronici

Barbosa, Antonio Rafael; Pires, Lenin; Rabossi, Fernando. Para todos vale o escrito: uma etnografia do jogo do bicho. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Victor Hugo Barreto

Barbosa, Antonio Rafael; Silva, Ana Claudia Cruz; SIMOES, S.. "Vamos fazer uma sacanagem gostosa?" Uma etnografia do desejo e das práticas de prostituição masculina carioca. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Raphel Tadeu Sabaini

PASTORE, Ana Lucia; Feltran, Gabriel de Santis;Barbosa, Antonio Rafael. Uma cidade entre presídios: ser agente penitenciário em Itirapina-SP. 2012. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Antropologia) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Alessandra tontana Oberling

Barbosa, Antonio RafaelLima, Roberto Kant; Muniz, Jackeline. ?Maconheiro, dependente, viciado ou traficante? Representações e práticas dos policiais militares sobre o consumo e o comércio de drogas na cidade do Rio de Janeiro?. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Leif Ericksson Nunes Grünewald

Lima, Tania Stolze; Vilaça, Aparecida; Sztutman, Renato;Barbosa, Antonio Rafael. Cartografia das almas : imagem ameríndia e a estética da não representação. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Adalton Marques

PASTORE, Ana Lucia; MARQUES, A. C.;Barbosa, Antonio Rafael. Crime, proceder, convívio seguro: um experimento antropológico a partir de relações entre ladrões. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciência Social (Antropologia Social)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Giullianna Mandarino

Lima, Tania Stolze; Costa, Ana Luiza B. M.;Barbosa, Antonio Rafael. Religiões Ayhuasqueiras: tradições e contradições. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Marcelo Jermann

Lima, Roberto KantBarbosa, Antonio Rafael. Do Bar ao Xadrez: a criminalização do ato de beber e dirigir e o controle institucional do comportamento social dos indivíduos na condução de veículos. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Karina Biondi

Villela, Jorge Mattar;Barbosa, Antonio Rafael; TOLEDO, Luiz Henrique. Junto e Misturado: transcendência e imanência no PCC. 2009. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Natasha Brusaferro Riquelme Elbas Neri

Misse, Michel;Barbosa, Antonio Rafael; Alvim, Maria Rosilene Barbosa. Tirando a cadeia dimenor: a experiência da internação e as narrativas de jovens em confltio com a lei no Rio de Janeiro. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em sociologia e antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Carolina Christoph Grillo

Misse, Michel;Barbosa, Antonio Rafael; OLIVEIRA, P. P.. "Fazendo o doze na pista" - um estudo de cado do mercado ilegal de drogas na classe média. 2008. Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em sociologia e antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: ERIKA GIULIANE ANDRADE SOUZA BESER

Lima, Roberto Kant; OLIVEIRA, L. R. C.;Barbosa, Antonio Rafael. "Feijoada completa": reflexões sobre a administração institucional e dilemas nas Delegacias de Polícia da cidade do Rio de Janeiro. 2008. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Julia Frajtag Sauma

Goldman, Marcio; Viveiros de Castro, Eduardo;Barbosa, Antonio Rafael. Encontros na Pista: uma reflexão etnográfica sobre meninos e educadores de rua. 2007. Dissertação (Mestrado em programa de pós-graduação em antropologia social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Frederico Policarpo de Mendonça Filho

Lima, Roberto Kant; Mello, Marco Antonio da Silva; Misse, Michel;Barbosa, Antonio Rafael. O Programa de Justiça Terapêutica da Vara de Execuções do Rio de Janeiro. 2007. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Thomas Antonio Burneiko Meira

Barbosa, Antonio Rafael; Silva, Ana Claudia Cruz; FLAKSMAN, C. M.; EUGENIO, R. W.; PEDREIRA, C. S.. título ?O coração sente o que os olhos não veem?: simetrização, agências cósmicas e multiplicidades no Ilê Asé Azun Dan, um terreiro do candomblé paulista. 2020. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Felipe Moreira

Rojo, Luiz Fernando;Barbosa, Antonio Rafael; Silva, E. M. A.; Díaz, Maria Elvira; WEID, O. V. D.. Saberes marginalizados e a escrita de outros amanhãs: emancipação e não-vidência em produções artístico-literárias. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Eleana Paola Catacora Salas

Barbosa, Antonio Rafael; Silva, Ana Claudia Cruz; GRILLO, Carolina C.; MILLER, Joana; ARAUJO, D. M. M.. Mulheres em transição: política e gênero no processo de transição política na Tunísia. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Vanessa Zamboni

SILVA, G. O.; Daou, Ana Maria Lima; Scotto, Maria Gabriela; CIOCCARI, M. R.;Barbosa, Antonio Rafael. Entre fluxos e processos de vida: meshworks na Baía da Guanabara/RJ. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Rômulo Bulgarelli Labronici

Barbosa, Antonio Rafael; Pires, Lenin; GUEDES, S. L.; Rabossi, Fernando; MELO, Victor A.. Na pata do cavalo: um estudo etnográfico com apostadores do turfe em agências credenciadas do Jockey Clube Brasileiro. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Victor Hugo de Souza Barreto

Silva, Ana Claudia Cruz; Díaz, Maria Elvira; Lownkron, Laura;Barbosa, Antonio Rafael; FACCHINI, R.; DIAS NETO, J. C.. Festas de Orgia entre Homens: territórios de intensidade e socialidade masculina. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Rafael Godoi

TELLES, V. S.; MISSE, M.; SALLA, F.; ARANTES, P. E.;Barbosa, Antonio Rafael. Fluxos em cadeia: as prisões em São Paulo na virada dos tempos. 2015. Tese (Doutorado em Sociologia) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.

Aluno: Leif Ericksson Nunes Grünewald

LIMA, T. S.; Goldman, Marcio; SZTUTMAN, R.; ABREU FILHO, O.; MILLER, Joana;Barbosa, Antonio Rafael. O facismo dos homens bons: sobre padres e os Ayoréode do alto Paraguai. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Pedro da Silva Santos

LIMA, Tânia Stolze;Barbosa, Antonio Rafael; VILLELA, Jorge Luiz Mattar; Sussekind, Felipe; MILLER, Joana. De abandono, proteção e outras formas de relação com animais: motivações, interações e diferenças no Rio de Janeiro e no sertão nordestino. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Marcos Alexandre Veríssimo da Silva

Lima, Roberto KantBarbosa, Antonio Rafael; TISCORNIA, Sofia; EIlbaum, Lucia; Policarpo, Frederico; BOITEUX, L.. Maconheiros, fumons e growers: um estudo comparativo do consumo e do cultivo caseiro de maconha no Rio de Janeiro e em Buenos Aires. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Paulo Artur Malvasi

ADORNO, R. C. F.; Feltran, Gabriel de Santis; Silva, Vagner Gonçalves; Pereira, Pedro Paulo Gomes;Barbosa, Antonio Rafael. Interfaces da vida loka: um estudo sobre jovens, tráfico de drogas e violência em São Paulo. 2012. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Janrryer Mota Santos

Barbosa, Antonio Rafael; Biondi, Karina; GRILLO, Carolina C.. Tráfico de drogas em estrada de chão: ?a facção tá na roça, onde tu imaginar, já enraizou?. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: BARRIENTOS, Ana María

GONCALVES, R. S.; BITTER, D.; INFANTINO, J.;Barbosa, Antonio Rafael. Coser y bordar otra forma de luchar! Una etnografía sobrelas prácticas artivistas y de acción colectiva de dos agrupaciones textiles chilenas en contextos actuales de luchas sociales y resistencias. 2020. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Cristiane da Silva Lima

PRADO, Rosane M.; LACERDA, Paula M.;Barbosa, Antonio Rafael. Desmatamento no estado do Pará e as ameaças de morte aos trabalhadores rurais: análise sociológica dos conflitos sociais entrono da comercialização da madeira. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Meio Ambiente) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Geovana Tabachi Silva

TEIXEIRA, S.; NASCIMENTO, G.; SILVA, L. S.;Barbosa, Antonio Rafael. Encontros, performances e sociabilidades: um estudo dos circuitos urbanos das Escolas de Samba capiabas e do desfile carnavalesco em Vitória e Torres Vedras. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-Graduação em Políticas Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

Aluno: Fábio Mallart Moreira

TELLES, V. S.; VIANNA, A. R. B.;Barbosa, Antonio Rafael. s/n. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Thomas Antonio Burneiko Meira

Barbosa, Antonio Rafael; Silva, Ana Claudia Cruz; BANAGGIA, G.. O coração sente o que os olhos não veem: a herança em uma casa de candomblé, na perspectiva de seus viventes "imateriais". 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Rômulo Bulgarelli Labronici

Barbosa, Antonio Rafael; Pires, Lenin; Rabossi, Fernando; GUEDES, S. L.; Policarpo, Frederico; Melo, Victor de Andrade de. Na pata do cavalo: uma etnografia com apostadores do turfe no Rio de Janeiro. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Eleana Paola Catacora Salas

Barbosa, Antonio Rafael; Silva, Ana Claudia Cruz; MILLER, Joana. Mulheres em transição: política, eleições e gênero no processo de transição política na Tunísia. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Victor Hugo Barreto

Silva, Ana Claudia Cruz; Díaz, Maria Elvira; Lownkron, Laura;Barbosa, Antonio Rafael. Festa de orgia para homens: territórios de intensidade e socialidade masculina. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Leif Ericksson Nunes

LIMA, T. S.;Barbosa, Antonio Rafael; JACOBS, L. O. B.. O fascismo dos homens bons: um rondó de padres e Ayoréode no alto Paraguay. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Vanessa Zamboni

SILVA, G. O.; DAOU, A.;Barbosa, Antonio Rafael. Entre fluxos e processos de vida: meshworks na Baía da Guanabara/RJ. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Eleana Paola Catacora Salas

Barbosa, Antonio Rafael; RENOLDI, Brígida; CHAGAS, G. F.. Políticas feminas e relações com o Estado: os percursos e reivindicações da Associação Tunisiana de Mulheres Democratas. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: IZABELLA LACERDA PIMENTA

GUEDES, S. L.;Lima, Roberto Kant; Silva, E. M. A.;Barbosa, Antonio Rafael. "Bandido bom é bandido ressocializado": uma análise acerca de valores e práticas relativas ao trabalho, a família e as redes locais dos egressos do sistema prisional. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Carolina Christoph Grillo

Misse, Michel; MACHADO DA SILVA, L. A.;Barbosa, Antonio Rafael. A administração pública dos conflitos relacionados ao tráfico de drogas no Rio de Janeiro. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Lucia Eilbaum

Lima, Roberto KantBarbosa, Antonio Rafael; PINTO, P. G. H. R.. As crenças do sistema e no sistema: tipos de conhecimento no processo penal em Buenos Aires e no Rio de Janeiro. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Jaime Pablo Domínguez Pérez

TAVARES, Júlio César S.; SOVIK, Liv R.;Barbosa, Antonio Rafael. Celebridades como personificação de etnicidades: noções sobre população afrodescendente nas representações de negros mexicanos famosos. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Ana Priscila Resende de Carvalho

FERRAZ, A. L.; FERNANDES, Adriana;Barbosa, Antonio Rafael. A câmera era nossa metralhadora: a produção de imagens no contexto de luta contra a remoção da Vila Autódromo. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Elton John da Silva Santiago

Barbosa, Antonio Rafael; CRUZ, V. C.; MENEZES, T. C. C.. Conflitos, organização e luta por direitos na Comunidade Caiçara da Praia do Sono - Paraty. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Kênia Araújo Pires

Barbosa, Antonio Rafael; DONINI, A. A.; BARRETO, A.. Corpo, trajetória e resistência: uma abordagem interseccional. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Janrryer Mota Santos

Barbosa, Antonio Rafael; HIRATA, D. V.; GRILLO, Carolina C.. "Coração de mãe": uma etnografia sobre o tráfico de drogas em Itabuna/BA. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: ANA KAROLINA ANDRADE LEONES

RAMOS, J. S.;Barbosa, Antonio Rafael. A ?prisão? da escola e a escola da ?prisão?: uma reflexão sobre o espaço escolar em uma unidade socioeducativa feminina do Rio de Janeiro. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Ruanna Sander Lopes

Barbosa, Antonio Rafael; FERRAZ, A. L.; COPQUE, B. A. S.. Gênero, fluxos e vivências das mulheres periféricas da Zona Oeste do Rio de Janeiro. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Rodolfo de Moraes Santos Cerqueira

Barbosa, Antonio Rafael; SILVA, G. O.; Perrota, Ana Paula. Veganismo não é dieta: alteridade e conflitos na ética animalista vegana. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Maicon do Couto Fletcher

Barbosa, Antonio Rafael; Lima, Tania Stolze; Belaunde, Luisa Elvira. Fitoantropologia da Ayhauasca: um estudo comparativo da miração em contextos xamânicos e neo-xamânicos. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Renata Carvalho Rodrigues Souza

FERRAZ, A. L.; RUI, T.;Barbosa, Antonio Rafael. Dos bancos da praça (provisório). 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Maurício Rodrigues Vidal

Miranda, Ana Paula Mendes;Barbosa, Antonio Rafael. As prisões e o servidor penitenciário. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Políticas Publicas de Justiça Criminal e Seg Pub) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Adriana de Oliveira Gomes

Barbosa, Antonio Rafael. Pena Pecuniária ou pena de serviço: doação de tempo de trabalho e dinheiro ou pena?. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Políticas Publicas de Justiça Criminal e Seg Pub) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Franscisco de Assis Gomes da Silva

Barbosa, Antonio Rafael. O Sistema Penitenciário do Estado do Rio de Janeiro: conjuntura política e carcerária. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Políticas Publicas de Justiça Criminal e Seg Pub) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Moisés Pinheiro Sardemberg

Barbosa, Antonio Rafael. A Lei 9.099/95 e a Polícia Militar como instituição beneficiada da transação penal. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Políticas Publicas de Justiça Criminal e Seg Pub) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Patrícia Gomes Carneiro

Barbosa, Antonio Rafael. Estudo de Caso da Central de Penas e Medidas Alternativas da Seção Judiciária do Rio de Janeiro/Justiça Federal de Primeira Instância. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Políticas Publicas de Justiça Criminal e Seg Pub) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Fernanda de Gobbiu

HIRATA, D. V.;Barbosa, Antonio Rafael. Rolos, esquemas e negócios: uma análise da prática de agiotagem nas periferias de São Paulo. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sociologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Victoria Moreira Gomes da Fonseca

Barbosa, Antonio Rafael. Luto, do verbo lutar: O movimento de mães sob as lentes do documentário. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Monique Floriano Nunes

MILLER, J.; Silva, Ana Claudia Cruz;Barbosa, Antonio Rafael. O estudo de sociologia no ensino médio: notas etnográficas sobre as eleições de 2018 a partir da sala de aula. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Cíntia Maria Frazão

Barbosa, Antonio Rafael; Silva, Ana Claudia Cruz; RIOS, Flávia M.. "Mas a lei diz tanta coisa": tráfico e traficância na cidade de Guapimirim. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Icaro Costa Torres

MILLER, J.;Barbosa, Antonio Rafael; BITTER, D.. Cozinhando o Santo: matéria e espírito nos feitios do Daime. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: PEDRO HENRIQUE FONSECA RAMALHO WIGAND

GOMES, L. G. F.;Barbosa, Antonio Rafael; RAMOS, J. S.. Texto em imagens: o video-ensaio como híbrido e objeto das transformações tecnológicas. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Alice Nin

BONILLA, O.;Barbosa, Antonio Rafael. Memória é movimento, a intimidade também é política: a importância de fortalecer as auto-representações, uma reflexão a partir do processo da exposição outro olhar. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Lucas Vinicius Albuquerque Pípolos

Barbosa, Antonio Rafael; LIMA, B. R.; GRUNVALD, V. P.. Etnografia da cultura vogue no Rio de Janeiro (2017-2019). 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Yolanda Maria Barroso Silva

Silva, Ana Claudia Cruz;Barbosa, Antonio Rafael; LIMA, G. C. D.. Pisando nos passos deles: saberes tradicionais, história oral e questões ambientais em Macaé de Cima, Nova Friburgo. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Gustavo Affonso Marinho

HIRATA, D. V.; MELLO, Marcelo P.;Barbosa, Antonio Rafael. Redes de proteção e a operacionalização e exploração das máquinas de caça-níqueis no Rio de Janeiro. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sociologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Stefania Pereira da Silva

Silva, Ana Claudia Cruz;Barbosa, Antonio Rafael; RIOS, Flávia M.. ?Pequena África?: trabalho, literatura e (r)existência afrocultural no centro do Rio de Janeiro. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Anne Marins Brum Viana de Souza

Silva, Ana Claudia Cruz;Barbosa, Antonio Rafael. Relações de poder no Ensino Público: como a escola constrói perspectivas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Camila Neves

Barbosa, Antonio Rafael; BITTER, D.; RIBEIRO, V.. Acordo de Paz: resiliência baseada na espiritualidade científica. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Lucas Justiniano

Barbosa, Antonio Rafael; Silva, Ana Claudia Cruz; SANTOS, V. R.. O crack no campo: considerações sobre o uso. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Paola Bento Bragança

Barbosa, Antonio Rafael; Silva, Ana Claudia Cruz; MILLER, J.. Uso de drogas e seus impactos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Mayte Rodrigues de Oliveira

Barbosa, Antonio Rafael; FERRAZ, A. L.; Pires, Lenin. "A troca de tiro te assusta, mas a troca de olhar comigo é mais tensa!". 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Annelise Campos Gonçalves

BARRETO, A.;Barbosa, Antonio Rafael. Viva o Matriarcado Pole Dance: uma etnografia das relações entre corpo, gênero e cidade na prática do Pole Dance. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Kiane Santos Braga

MILLER, Joana; JACOBS, L. O. B.;Barbosa, Antonio Rafael. Jejuvy: para além da anomia social - interpretações Guarani Kaiowá sobre o suicídio. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: DAMIANA FERNANDA TINOCO NUNES

Barbosa, Antonio Rafael; FERRAZ, A. L.. A descoberta de ser soropositivo: abordagem antropológica da vivência da aids. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: João Gabriel Mendes da Cunha

Silva, Ana Claudia Cruz;Barbosa, Antonio Rafael. O teatro é uma arma: notas introdutórias sobre o Teatro Experimental do Negro. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: WALYSSON SHAYNE GUIMARÃES SILVA

GONCALVES, R. S.; Silva, Ana Claudia Cruz;Barbosa, Antonio Rafael. Antropologia e poder: uma etnografia das relações de poder no cotidiano dos recreios. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Analice Barbosa Cárdenas

GONCALVES, R. S.;Barbosa, Antonio Rafael. O Consumo de Crack no Rio de Janeiro: alguns circuitos, muitas sociabilidades. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Francisco Rebel Barros

Lima, Roberto KantBarbosa, Antonio Rafael. Morro do Estado? - Uma Abordagem Antropológica Sobre Policiamento ?Comunitário?: a experiência do GPAE numa favela de Niterói.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Flávia Medeiros Santos

Lima, Roberto KantBarbosa, Antonio Rafael. Médicos e Policiais no Hospital: registros, disputas e efeitos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Saint´Clair da Silveira Velloso

Silva, E. M. A.;Barbosa, Antonio Rafael. Autos de Resistência: algumas considerações sobre tráfico de drogas e letalidade policial nas favelas do Rio de Janeiro. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Rodrigo Nunes Lopes Pereira

Abreu, Ovídio;Barbosa, Antonio Rafael. Um olhar semiológico: de Durkheim a Lévi-Strauss. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Paola Figueiredo dos Santos Souza

Lima, Tania Stolze;Barbosa, Antonio Rafael. Encontros e despedidas dos catadores do Lixão de Itaoca. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Helio Gustavo Monteiro Kyrillos

Lima, Roberto KantBarbosa, Antonio Rafael. ?Como manda o figurino? ? O emprego da lógica burocrático-administrativa na Policia Civil do Estado do Rio de Janeiro. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Elis Andrade Pereira

Batista, Vera Malaguti; Fialho, Carlos Eduardo;Barbosa, Antonio Rafael. Política Criminal das Drogas no Rio de Janeiro: uma visão crítica. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Eduardo da Silva Matos

Barbosa, Antonio Rafael. Qualidade de vida no trabaho: a influência na motivação dos colaboradores. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em administração) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Laura de Barros Paula

Barbosa, Antonio Rafael. Balanço Social como indicador da responsabilidade social. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em administração) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Renata Lopes do Valle

Barbosa, Antonio Rafael. Em sintonia com a Ilha Grande. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em gestão cultural) - Universidade Candido Mendes.

Aluno: Marilda Ormy

Barbosa, Antonio Rafael. Teatro Municipal de Niterói: um bom negócio para as pessoas. Um excelente negócio para as empresas. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em gestão cultural) - Universidade Candido Mendes.

Aluno: Ana Lucia Garcez Resende

Barbosa, Antonio Rafael. Na mesma situação de Blake. Produção do CD, DVD e Concerto de Lançamento da obra musical de Marcelo Gargaglione e Luis Maffei. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em gestão cultural) - Universidade Candido Mendes.

Aluno: Camila Corrêa Felix

Lima, Tania Stolze;Barbosa, Antonio Rafael. Tudo o que é vivo tem mãe: Serrinha, a sistematização de uma observação participante. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Welson Borges Damasceno

Barbosa, Antonio Rafael. O perfil do colaborador frente às mudanças provocadas pelo advento da globalização. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em administração) - Universidade Estácio de Sá.

BEZERRA, M. O.; FELTRAN, G.;Barbosa, Antonio Rafael; LERRER, D. F.; CARDOSO, B. V.. Concurso público para Professor Adjunto - Departamento de Sociologia e Metodologia em Ciências Sociais. 2021. Universidade Federal Fluminense.

Rojo, Luiz Fernando; SANTOS, N.;Barbosa, Antonio Rafael. Seleção de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Antropologia - PPGA/UFF. 2021.

Barbosa, Antonio Rafael. Seleção de Bolsas PIBIC. 2019. Universidade Federal Fluminense.

Aluno: seleção de projetos de monitoria

Barbosa, Antonio Rafael; MILLER, Joana; BONILLA, O.. Semana Acadêmica/ 2016. Universidade Federal Fluminense.

BARBOSA, ANTONIO RAFAEL; GUEDES, S. L.. Seleção interna do PPGA para indicação aos prêmios CAPES e ANPOCS (dissertações e teses). 2016. Universidade Federal Fluminense.

BARBOSA, ANTONIO RAFAEL; PERES, S. C.; GOMES, L. G. F.. Seleção de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Antropologia. 2015.

Barbosa, Antonio Rafael; BITTER, D.; MILLER, J.. Banca de Tutoria. 2014. Universidade Federal Fluminense.

Aluno: seleção de projetos de monitoria

Barbosa, Antonio Rafael. Semana Acadêmica/ 2013. Universidade Federal Fluminense.

Barbosa, Antonio Rafael. XXII Seminário de Iniciação Científica Prêmio UFF Vasconcelos Torres de Ciência e Tecnologia. 2012. Universidade Federal Fluminense.

Barbosa, Antonio Rafael. Participação na comissão de avaliação dos trabalhos de monitoria da semana acadêmica. 2011. Universidade Federal Fluminense.

Barbosa, Antonio Rafael. Participação em bancas de seleção para os projetos de monitoria. 2011. Universidade Federal Fluminense.

Barbosa, Antonio Rafael; Rojo, Luiz Fernando; Tavares, Julio C.. Seleção de doutorado PPGA/UFF. 2011. Universidade Federal Fluminense.

Barbosa, Antonio Rafael. XIII Semana de Monitoria. 2010. Universidade Federal Fluminense.

Comissão julgadora das bancas

Gilberto Cardoso Alves Velho

VELHO, G.; GOLDMAN, M.; RODRIGUES, J. C.; VELHO, O. C. A.; MORAES, P. B.. Prender e dar fuga. Biopolítica, sistema penitenciário e tráfico de drogas no Rio de Janeiro. 2005. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Gilberto Cardoso Alves Velho

VELHO, G.. Dar fuga: considerações sobre a vida prisional no Rio de Janeiro.. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Gilberto Cardoso Alves Velho

VELHO, G.. . O Meio Profissional e a Organização do Tráfico de Drogas no Rio de Janeiro.. 2001. Exame de qualificação (Doutorando em Antropologia Urbana) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Tânia Stolze Lima

RODRIGUES, J. C.; BARBOSA, A. C. R.;LIMA, T. S.GOLDMAN, M.. Um Abraço para Todos os Amigos Algumas Considerações sobre o Tráfico de Drogas no Rio de Janeiro. 1997. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Jose Carlos Souza Rodrigues

RODRIGUES, J. C.. Um abraço para todos os amigos. 1997. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Jose Carlos Souza Rodrigues

RODRIGUES, J. C.. Prender e dar fuga. 2005. Tese (Doutorado em ANTROPOLOGIA SOCIAL) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Marcio Goldman

Barbosa, Antônio Carlos Rafael;Goldman, M.; Rodrigues, José Carlos; Leopoldi, Maria Antonieta Parahyba. Um Abraço Para Todos os Amigos. Algumas Considerações Sobre o Tráfico de Drogas no Rio de Janeiro. 1997. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Everardo Pereira Guimarães Rocha

ROCHA, Everardo. Um abraço para todos os amigos: algumas considerações sobre o tráfego de drogas no Rio de Janeiro. 1997. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Orientou

Lucas Leonardo da Silva Santos

Sem título; Início: 2020; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);

Vanessa Monteiro Cunha

Sem título; Início: 2020; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);

Mayte Rodrigues de Oliveira

sem título; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Helena Taborda Monahan

Sem título; Início: 2019; Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Rebecca Vieira Lima da Silva

sem título; Início: 2020; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);

Janrryer Mota

Sem título; Início: 2019; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Herson Herbster Chaves de Oliveira Bastos

sem título; Início: 2019; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Sophia de Lucena Prado

sem título; Início: 2017; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Matias de Oliveira Freitas Murioni

Sem título; Início: 2022; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);

Rainer de Oliveira Seffrin

Sem título; Início: 2022; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);

Laura Alves Guimarães

Sem título; Início: 2022; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);

Caio Mattos Santos

Sem título; Início: 2020; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);

Monica de Souza Costa Soares

Sem título; Início: 2020; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);

Victoria Regina Dantas Nogueira

Sem título; Início: 2020; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);

Elton John Santiago da Silva

Entre o Sono e o sonho: lutas políticas, resistência e reivindicação de direitos na Praia do Sono ? Paraty (RJ); 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Antônio Carlos Rafael Barbosa;

Kênia de Araújo Pires

Entre memórias, experiências e conexões: resistências femininstas na arte da vida; 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Antônio Carlos Rafael Barbosa;

MICHEL CÍCERO MAGALHÃES DE MELO

ACÓRDÃOS, OBJETOS E TERRITÓRIOS: Tráfico de drogas e associação para o tráfico nas Câmaras Criminais do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro; ; 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Antônio Carlos Rafael Barbosa;

Rebecca Vieira Lima

?Fundo do Poço de mulher preta tem mola? Uma etnografia do Fórum Municipal de Mulheres Negras de Niterói; 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Antônio Carlos Rafael Barbosa;

Jannryer Mota

Coração de mãe: narrativas sobre afetos e tráfico de drogas em Itabuna-Ba; 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Antônio Carlos Rafael Barbosa;

Maicon do Couto Fletcher

Fitoantropologia da ayahuasca: um estudo sobre a Miração no contexto neo-xamânico do Santo Daime e sua influencia ameríndia; 2015; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Antônio Carlos Rafael Barbosa;

Rodolfo de Moraes Santos Cerqueira

Veganismo não é dieta: alteridade e conflitos na ética animalista vegana; 2015; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Antônio Carlos Rafael Barbosa;

Tiago Borba

"Uma etnografia sobre a atuação policial em tempos de "pacificação" no Rio de Janeiro"; 2014; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Antônio Carlos Rafael Barbosa;

Thales Monteiro e Vieira

Nem junto, nem misturado: uma etnografia sobre paz e proximidade na UPP Nova Brasília; 2014; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Antônio Carlos Rafael Barbosa;

Victor Hugo de Souza Barreto

"Vamos fazer uma sacanagem gostosa? Uma etnografia do desejo e das práticas de prostituição masculina carioca; 2012; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Antônio Carlos Rafael Barbosa;

Rômulo Bulgarelli Labronici

Para todos vale o escrito: uma etnografia do jogo do bicho; 2012; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Antônio Carlos Rafael Barbosa;

Daniel Moraes Angelim

O fenômeno dos blogs policiais; 2012; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Antônio Carlos Rafael Barbosa;

Alessandra Oberling

?Maconheiro, dependente, viciado ou traficante? Representações e práticas dos policiais militares sobre o consumo e o comércio de drogas na cidade do Rio de Janeiro?; 2011; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Antônio Carlos Rafael Barbosa;

Marcelo Jermman

Do Bar ao Xadrez: a criminalização do ato de beber e dirigir e o controle institucional do comportamento social dos indivíduos na condução de veículos; 2010; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Antônio Carlos Rafael Barbosa;

Frederico Policarpo de Mendonça Filho

O Programa de Justiça Terapêutica da Vara de Execuções do Rio de Janeiro; 2007; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense,; Coorientador: Antônio Carlos Rafael Barbosa;

Rômulo Bulgarelli Labronici

Na pata do cavalor: um estudo etnográfico com apostadores do turfe em agências credenciadas do Jockey Clube Brasileiro; 2016; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Antônio Carlos Rafael Barbosa;

Thomas Antonio Burneiko Meira

?O CORAÇÃO SENTE O QUE OS OLHOS NÃO VEEM?: ?simetrização?, agências cósmicas e multiplicidades no Ilê Asé Azun Dan, um terreiro do candomblé paulista; 2015; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Antônio Carlos Rafael Barbosa;

Frederico Policarpo de Mendonça Filho

O consumo de drogas e seus controles: uma perspectiva comparada entre as cidades do Rio de Janeiro, Brasil, e São Franscisco, EUA; 2013; Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Antônio Carlos Rafael Barbosa;

Marcos Alexandre Veríssimo da Silva

Maconheiros, fumons e growers: um estudo comparativo do consumo e do cultivo caseiro de maconha no Rio de Janeiro e em Buenos Aires; 2013; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense,; Coorientador: Antônio Carlos Rafael Barbosa;

Eleana Catacora Salas

Mulheres em transição: política, eleições e gênero no processo de transição política na Tunísia; 2012; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Antônio Carlos Rafael Barbosa;

Leonardo Albuquerque

O escritório da Pastoral Carcerária: perspectivas além do atendimento jurídico; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Políticas Publicas de Justiça Criminal e Seg Pub) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Antônio Carlos Rafael Barbosa;

Renato Freixo

Uma crítica reflexiva sobre o Estado Penal e Social na visão de Loic Waquant; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Políticas Publicas de Justiça Criminal e Seg Pub) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Antônio Carlos Rafael Barbosa;

Mariana Cavalcante Ouverney

Prisão: o equilíbrio da "mão invisível" do mercado; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Políticas Publicas de Justiça Criminal e Seg Pub) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Antônio Carlos Rafael Barbosa;

Victoria Moreira Gomes Fonseca

Luto do verbo lutar: o movimento de mães sob as lentes do documentário; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Antônio Carlos Rafael Barbosa;

Camila Neves

Acordo de Paz: resiliência baseada na espiritualidade científica; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Antônio Carlos Rafael Barbosa;

Lucas Justiniano Roberto

O crack no campo: considerações sobre o uso; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Antônio Carlos Rafael Barbosa;

Paola Bento Bragança

Uso de drogas e seus impactos; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Antônio Carlos Rafael Barbosa;

Mayte Rodrigues de Oliveira

?A troca de tiro te assusta, mas a troca de olhar comigo é mais tensa!?; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Antônio Carlos Rafael Barbosa;

Mila Neves

Acordo de paz: resiliência baseada na espiritualidade científica; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Antônio Carlos Rafael Barbosa;

Cíntia Frazão

A lei diz tanta coisa: tráfico e traficância na cidade de Guapimirim; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Antônio Carlos Rafael Barbosa;

Ana Carolina Coelho Cardoso da Costa

Nomadismo no meio urbano: as interações artísticas entre artesãos na rua e na feira; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Antônio Carlos Rafael Barbosa;

ÍCARO RAMON MARINHO MOREIRA

"Zombies Aller vite! Allez! Algumas considerações sobre o zumbi clássico no cinema dos anos 30; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Antônio Carlos Rafael Barbosa;

TIAGO DOS SANTOS SEIXAS

Chatuba, o maracanã do funk carioca: fluxos, trajetos e lazer de jovens à margem; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Antônio Carlos Rafael Barbosa;

Juliana Silva Matos

Reabilitação através do saber: uma etnografia sobre práticas educacionais em uma escola prisional; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Antônio Carlos Rafael Barbosa;

Marcelly de Freitas Gomes

Pelas ruas da cidade: sofrimento e vida; Etnografia com usuários de crack em situação de rua no bairro de Manguinhos, Rio de Janeiro; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal Fluminense - Programa de Desenvolvimento Acadêmico; Orientador: Antônio Carlos Rafael Barbosa;

Ana Heloísa Fontes Santos

Feminismo online: uma análise do feminismo nas redes sociais através das hashtags; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Antônio Carlos Rafael Barbosa;

Ruanna Sander Lopes Batista

Nem dentro, nem fora: considerações sobre a fila de visita na penitenciária Talavera Bruce; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Antônio Carlos Rafael Barbosa;

Raylani Pereira de Carvalho

Pesquisa etnográfica sobre práticas assistenciais para crianças e adolescentes em Niterói; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense, Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação; Orientador: Antônio Carlos Rafael Barbosa;

Ianê Maria Nogueira Martinez

Os "paraísos artificiais de cada noite": uma viagem à realidade dos jovens frequentadores das casas de show do Rio de Janeiro; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Antônio Carlos Rafael Barbosa;

Rômulo Bulgarelli Labronici

Dinâmicas Faccionais: um estudo sobre o pertencimento faccional; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Antônio Carlos Rafael Barbosa;

Fernando Vieira

Linhagens e Doutrinas: usos indígenas e não-indígenas da ayahuasca e o estudo de caso da Barquinha da Madrinha Chica Gabriel; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Antônio Carlos Rafael Barbosa;

Vitor Hugo de Souza Barreto

Entre Representações e Incriminação: discursos e práticas policiais sobre as drogas no Rio de Janeiro; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Antônio Carlos Rafael Barbosa;

Mauro Villar de Souza

Na direção ofensiva: o paradoxo das instituições de prevenção aos acidentes de trânsito; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Antônio Carlos Rafael Barbosa;

Laila Ortiz Santiago

A importância do estudo do clima organizacional e sua influência sobre os objetivos da organização; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em administração) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Antônio Carlos Rafael Barbosa;

Patricia Vieira da Silva

Primeira Mostra de Cinema na Montanha; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em gestão cultural) - Universidade Candido Mendes; Orientador: Antônio Carlos Rafael Barbosa;

Flávio Aniceto dos Santos

Mario de Andrade e as primeira políticas republicanas para a cultura: a experiência do Departamento de Cultura da Municipalidade de São Paulo - 1935/1938; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em gestão cultural) - Universidade Candido Mendes; Orientador: Antônio Carlos Rafael Barbosa;

Lidia Maria Dias de Freitas

Recital Sacro; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em gestão cultural) - Universidade Candido Mendes; Orientador: Antônio Carlos Rafael Barbosa;

Daniela de Mattos Martins

Responsabilidade e risco: a qualidade de vida ligada à produtividade organizacional; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em administração) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Antônio Carlos Rafael Barbosa;

José Carlos dos Santos

Qualidade de vida no trabalho: a saúde bancária e os fatores relacionados à ocorrência de LER/DORT; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em administração) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Antônio Carlos Rafael Barbosa;

Raylani Pereira de Carvalho

Pesquisa etnográfica sobre práticas assistenciais para crianças e adolescentes em Niterói; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense, Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação; Orientador: Antônio Carlos Rafael Barbosa;

TIAGO DOS SANTOS SEIXAS

Desenvolvimento Acadêmico em Antropologia - PROAES; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal Fluminense - Programa de Desenvolvimento Acadêmico; Orientador: Antônio Carlos Rafael Barbosa;

Foi orientado por

Marcio Goldman

Prender e Dar Fuga: Biopolítica, Sistema Penitenciário e Tráfico de Drogas no Rio de Janeiro; 2005; 0 f; Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Marcio Goldman;

Marcio Goldman

2019; Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Marcio Goldman;

José Manuel Vieira Soares de Resende

2012; Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; José Manuel Vieira Soares de Resende;

Produções bibliográficas

  • Barbosa, Antonio Rafael ; RENOLDI, Brígida ; Biondi, Karina . Os crimes da etnografia. Cuestiones Criminales , v. 4, p. 410-459, 2021.

  • BARBOSA, ANTONIO RAFAEL . Política e moral nas prisões brasileiras. Tempo Social , v. 31, p. 121-140, 2019.

  • BARBOSA, ANTONIO RAFAEL . Il commercio di droghe a Rio de Janeiro e lavvento delle unitá di polizia pacificatrice. Cartografie Sociali: rivista de sociologia e scienze umane , v. 6, p. 74-90, 2018.

  • Barbosa, Antonio Rafael . 40 anos de Vigiar e Punir: um rumor em tempos incompatíveis. DILEMAS: REVISTA DE ESTUDOS DE CONFLITO E CONTROLE SOCIAL , v. Especial 2, p. 85-100, 2017.

  • Barbosa, Antonio Rafael . Les études sur la violence et la criminalité au Brésil et les processus de pacification dans deux métropoles brésiliennes. Bresil(s) , v. 9, p. 4, 2016.

  • BARBOSA, ANTONIO RAFAEL . 'Grade de ferro? Corrente de ouro!': circulação e relações no meio prisional. Tempo Social (USP. Impresso) , v. 25, p. 107-129, 2013.

  • Barbosa, Antonio Rafael . Resenha 'The Internalization of Ayhuasca. REVISTA DE ANTROPOLOGIA , v. 56, p. 605-612, 2013.

  • Barbosa, Antonio Rafael . Considerações introdutórias sobre territorialidade e mercado na conformação das Unidades de Polícia Pacificadora no Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Segurança Pública , v. 6, p. 256-265, 2012.

  • Barbosa, Antonio Rafael ; Mouzinho, Glaucia ; Lima, Roberto Kant ; Silva, E. M. A. . Reflexões sobre a municipalização da segurança a partir do Diagnóstico de Segurança Pública do Município de São Gonçalo (Rio de Janeiro). Civitas (Porto Alegre) , v. 8, p. 386-408, 2008.

  • Barbosa, Antonio Rafael . Os desafios do sistema penitenciário brasileiro. Ciência Hoje , v. 238, p. 18-23, 2007.

  • Barbosa, Antonio Rafael . Humanidade por excesso e as linhas de fuga que se abrem para o gueto. Sexta Feira (São Paulo) , v. 8, p. 9-17, 2006.

  • Barbosa, Antonio Rafael . O baile e a prisão: onde se juntam as pontas dos segmentos locais que respondem pela dinâmica do tráfico de drogas no Rio de Janeiro. Especiaria (UESC) , v. 9, p. 119-134, 2006.

  • Barbosa, Antonio Rafael . Resenha de Loic Waquant. Punir os pobres: a nova gestao da miséria nos Estados Unidos. Cadernos de Campo (USP) , v. 10, p. 83-87, 2002.

  • Barbosa, Antonio Rafael . As armas do crime: reflexões sobre o tráfico de drogas no Rio de Janeiro. Civitas (Porto Alegre) , Porto Alegre - RS, v. 1, n.2, p. 165-180, 2001.

  • Barbosa, Antonio Rafael . Resenha de C Barreira. Crimes por encomenda. Violência e pistolagem no cenário brasileiro. Mana (Rio de Janeiro) , v. 5(2), p. 177-180, 1999.

  • Barbosa, Antonio Rafael . Cingir, cindir: estrutura e dinâmica do tráfico de drogas no Rio de Janeiro. Mosaico: Revista de Ciências Sociais, Vitória - ES, v. 1, n.1, p. 29-39, 1998.

  • Barbosa, Antonio Rafael ; RENOLDI, Brígida (Org.) ; Veríssimo, Marcos (Org.) . (I)legal: etnografias em uma fronteira difusa. 1. ed. Niterói: Eduff, 2013. v. 1000. 212p .

  • Barbosa, Antonio Rafael . Um abraço para todos os amigos: algumas considerações sobre o tráfico de drogas no Rio de Janeiro. 1. ed. Niterói: EDUFF, 1997. v. 01. 167p .

  • LABATE, B. C. ; Barbosa, Antonio Rafael ; RODRIGUES, T. ; CARNEIRO, H. ; Biondi, Karina ; FELTRAN, G. ; RUI, T. ; MALLART, F. . As Dinâmicas Faccionais do Crime no Rio de Janeiro e o Advento das ?Unidades de Polícia Pacificadoras? (Upps). In: Beatriz Caubi Labate; Thiago Rodrigues.. (Org.). Políticas de drogas no Brasil: conflitos e alternativas. 1ed.São Paulo: Mercado das Letras, 2019, v. , p. 275-302.

  • Barbosa, Antonio Rafael . Ilegalismos y delinquencia: nociones revisitadas a la luz (o en las sombras) del uso y comercio e drogas en Rio de Janeiro. In: Brígida Renoldi; Santiago Álvarez; Salvador Maldonado Aranda. (Org.). Estado, violencia y mercado: conexiones etnográficas en América Latina. 1ed.Buenos Aires: Antropofagia, 2017, v. , p. 47-76.

  • Barbosa, Antonio Rafael . Criatividade e dinâmica do mercado das drogas: as smart shops em Lisboa. In: Labate, Beatriz; Policarpo, Frederico; Rosa, Pablo Ornelas; Gulart, Sandra Lúcia. (Org.). Drogas, políticas públicas e consumidores. 1ed.São Paulo: Mercado das Letras, 2016, v. 1, p. 65-90.

  • Barbosa, Antonio Rafael . Trabalhadores "informais" no mercado "ilegal" das drogas no Rio de Janeiro. In: BARREIRA, C.; AQUINO, J.;SÁ, LEONARDO. (Org.). Violência, ilegalismos e lugares morais. 1ed.CAmpinas: Pontes Editores, 2014, v. , p. 249-260.

  • Barbosa, Antonio Rafael ; RENOLDI, Brígida . Apresentação. In: Barbosa, Antonio Rafael; Renoldi, Brígida; Veríssimo, Marcos. (Org.). (I)legal: etnografias em uma fronteira difusa. 1ed.Niterói: Eduff, 2013, v. 1, p. 11-22.

  • EPELE, M. ; Barbosa, Antonio Rafael . En "El jardín de senderos que se bifurcan": políticas del lenguaje y uso de drogas. In: EPELE, Maria et al.. (Org.). Padecer, cuidar y tratar: estudios socio-antropológicos sobre consumo problemático de drogas. 1ed.Buenos Aires: Editorial Antropofagia, 2012, v. , p. 131-152.

  • Barbosa, Antonio Rafael . Políticas de redução de danos no Rio de Janeiro: uma paresentação introdutória. In: Robeto Kant de Lima et al.. (Org.). Reflexões sobre Segurança Pública e Justiça Criminal numa Perspectiva Comparada. 1ed.Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, 2008, v. , p. 104-111.

  • Barbosa, Antonio Rafael . Um levantamento introdutório das práticas de violência física dentro das cadeias cariocas. In: Marques, Ana Claudia. (Org.). Conflitos, polítca e relações pessoais. Campinas: Pontes Editores, 2007, v. , p. 129-172.

  • Barbosa, Antonio Rafael . Quem manda na rua é a cadeia?. Revista de História da Biblioteca Nacional, p. 33 - 35, 01 out. 2015.

  • Barbosa, Antonio Rafael . Regiões não pacificadas 'herdam' frentes de batalha. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. Cotidiano C 3, 12 out. 2012.

  • Barbosa, Antonio Rafael . Aviões, esticas e bocas-de-fumo: repressão a duas modalidades do comércio varejista de drogas presentes nas favelas e morros da região metropolitana do rio de janeiro.. In: 32 Encontro Anual da ANPOCS, 2008, Caxambu. Anais do 32 Encontro Anual da ANPOCS, 2008.

  • Barbosa, Antonio Rafael . O ?baile? e a prisão: exame de dois espaços de sociabilidade que respondem pela dinâmica segmentar do tráfico de drogas no rio de janeiro. In: 26 Reunião Brasileira de Antropologia, 2008, Porto Seguro. CD Virtual da 26 RBA, 2008.

  • Barbosa, Antonio Rafael . Os "gigolôs do caos": o papel dos Direitos Humanos na visão dos funcionários do Sistema Penitenciário do Rio de Janeiro. In: 30 Encontro Anual da ANPOCS, 2006, Caxambu. Anais do 30 ANPOCS 2006, 2006.

  • Barbosa, Antonio Rafael . Na vizinhança do tráfico: algumas considerações sobre a organização do comércio de drogas no Rio de Janeiro. In: 2o Encontro de Psicólogos Jurídicos do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, 2001, Rio de Janeiro. A responsabilidade de cada um frente ao mal-estar atual, 2001. p. 89-100.

  • Barbosa, Antonio Rafael . O tráfico de drogas varejista durante as décadas de 60 e 70 no Rio de Janeiro: a modluação dos ilegalismos. In: Simpósio: Entre o Legal e o Ilegal, 2008, São Carlos - SP. Simpósio de Antropologia: entre o Legal e o Ilegal, 2008.

  • Barbosa, Antonio Rafael . A noção de ?ilegalismo? e o mercado ?informal? das drogas no Rio de Janeiro. In: Reunião Equatorial de Antropologia - X Reunião dos Antropólogos Norte/Nordeste, 2007, Aracaju - SE. América Equatorial: Cultura na Contemporaneidade, 2007.

  • Barbosa, Antonio Rafael . O "direito de fugir": gestão dos ilegalismos dentro das cadeias cariocas. In: 25 Reunião Brasileira de Antropologia, 2006, goiânia. Anais da 25 Reunião Brasileira de Antropologia, 2006.

  • Barbosa, Antonio Rafael . O tráfico de drogas e a organização do universo prisional no Rio de Janeiro. In: 23 Reunião da Associação Brasileira de Antropologia, 2002, Gramado. Anais da 23 Reunião da Associação Brasileira de Antropologia, 2002.

  • Barbosa, Antonio Rafael . Segmentaridade e tráfico de drogas no Rio de Janeiro. In: 22 Reunião Brasileira de Antropologia, 2000, Brasília - DF. Anais da 22 Reunião Brasileira de Antropologia, 2000.

  • Barbosa, Antonio Rafael . Relações de Poder e Violência. In: II Reunión de Antropología del Mercosur, 1997, Piriápolis. II Reunión de Antropolgía del Mercosul, 1997.

  • Barbosa, Antonio Rafael . Algumas considerações sobre o tráfico de drogas no Rio de Janeiro. In: IV Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais, 1996, Rio de Janeiro. Anais do IV Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais, 1996.

  • Barbosa, Antonio Rafael . Palavras de ordem e circulação de enunciados políticos sobre crime e prisões no Brasil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Barbosa, Antonio Rafael . Mudanças nas dinâmicas faccionais do crime no Rio de Janeiro com o advento das Unidades de Polícia Pacificadora. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Barbosa, Antonio Rafael . As políticas de drogas em Portugal e no Brasil: controles sanitários e penais e a criação de novos mercados. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BARBOSA, ANTONIO RAFAEL . A política de drogas em Portugal: atualizações do ?dispositivo-droga? e gestão dos ilegalismos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Barbosa, Antonio Rafael . Mesa redonda Fluxos e fronteiras entre o legal e o ilegal. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Barbosa, Antonio Rafael . Entre ?incensos? e ?fertilizantes?: controvérsias e debate público sobre o funcionamento. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Barbosa, Antonio Rafael . O meio carcerário e a delinquência como observatório político. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Barbosa, Antonio Rafael . Considerações introdutórias sobre territorialidade e mercado na conformação das Unidades de Polícia Pacificadora. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Barbosa, Antonio Rafael . Recentes mudanças nas dinâmicas faccionais do tráfico de drogas no Rio de Janeiro. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Barbosa, Antonio Rafael . Objetos e linhas de pesquisa: os novos professores do PPGA/UFF. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Barbosa, Antonio Rafael . Trabalhadores informais no mercado ilegal das drogas no Rio de Janeiro. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Barbosa, Antonio Rafael . 'GPS de preso': como se deslocar em uma zona cinza?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Barbosa, Antonio Rafael ; Pires, Lenin ; Rabossi, Fernando . Mesa Redonda Conflitos, limites e configurações territoriais a partir da circulação de bens e pessoas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Barbosa, Antonio Rafael ; Miranda Neto, Mário . Utilização da conciliação e mediação de conflitos no âmbito do Poder Judiciário. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Barbosa, Antonio Rafael . Criando consensos: políticas da linguagem e práticas de controle da drogadição. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Barbosa, Antonio Rafael . Antropologia do Direito e Sistema de Justiça: as mudanças no mercado varejista da droga no Rio de Janeiro e nas formas de repressao policial. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Barbosa, Antonio Rafael . Violência policial nos contextos varejistas da droga no Rio de Janeiro. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Barbosa, Antonio Rafael . a (in)vibilidade do público. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Barbosa, Antonio Rafael . Aviões e bocas-de-fumo: repressão policial a duas modalidades do tráfico de drogas no Rio de Janeiro. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Barbosa, Antonio Rafael . A noção de ilegalismo e o mercado informal das drogas no Rio de Janeiro. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Barbosa, Antonio Rafael . O autor e sua obra. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Barbosa, Antonio Rafael . O direito de fugir: a gestão dos ilegalismos dentro das cadeias cariocas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Barbosa, Antonio Rafael . Aspectos da Pesquisa sobre o Tráfico de Drogas no Rio de Janeiro. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Barbosa, Antonio Rafael . O "direito de fugir": a gestão dos ilegalismos nas cadeias do Rio de Janeiro. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Barbosa, Antonio Rafael . I Seminãrio Internacional de Gestão em Segurança Pública e Justiça Criminal. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Barbosa, Antonio Rafael . Políticas de Redução de Risco. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Barbosa, Antonio Rafael . Drogas, prevenção, repressão e narcotráfico. A proposta da Justiça Terapêutica. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Barbosa, Antonio Rafael . Dinâmicas faccionais do tráfico de drogas no Rio de Janeiro: o nascimento da sociedade de controle. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Barbosa, Antonio Rafael . Dinâmicas faccionais do tráfico de drogas no Rio de Janeiro e o nascimento da sociedade de controle - o caso do Rio de Janeiro. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Barbosa, Antonio Rafael . Interpretações da violência urbana no Brasil. 2002. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Barbosa, Antonio Rafael . O tráfico de drogas e a organização do universo prisional no Rio de Janeiro. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Barbosa, Antonio Rafael . Drogas: desejo e criminalização. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Barbosa, Antonio Rafael . Especialidades da ação criminosa e a organização do comércio de drogas no Rio de Janeiro. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Barbosa, Antonio Rafael . Os Direitos Humanos como direitos ao "nao-Mal": os usos das drogas e a invenção de uma concepção vitimária do Homem. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Barbosa, Antonio Rafael . Arranjo faccional do tráfico de drogas no Rio de Janeiro. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Barbosa, Antonio Rafael . Vitimização pela droga: considerações sobre alguns juízos morais associados à drogadição. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Barbosa, Antonio Rafael . Segmentaridade e tráfico de drogas no Rio de Janeiro. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Barbosa, Antonio Rafael . Construções das representações acerca da violência: imagens do crime organizado. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Barbosa, Antonio Rafael . Algumas considerações sobre o tráfico de drogas no Rio de Janeiro. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Barbosa, Antonio Rafael . Prefácio. São Paulo, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • Barbosa, Antonio Rafael . Wacquant, Loïc. 2001. Punir os Pobres: a nova gestão da miséria nos Estados Unidos 2002 (Resenha).

  • Barbosa, Antonio Rafael . Barreira, Cesar. 1998. Crimes por encomenda: violência e pistolagem no cenário brasileiro. Rio de Janeiro: Contra Capa, 1999 (Resenha).

Outras produções

Barbosa, Antonio Rafael . Parecer de Assessoria FAPESP. 2017.

Barbosa, Antonio Rafael . Parecer de assessoria FAPESP. 2015.

Barbosa, Antonio Rafael . Consultor ad hoc - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. 2014.

Barbosa, Antonio Rafael . R@U (Revista de Antropologia da UFSCar). 2020.

Barbosa, Antonio Rafael . Dilemas: revista de estudos de conflito e controle social. 2020.

Barbosa, Antonio Rafael . Dilemas: revista de estudos de conflito e controle social. 2018.

Barbosa, Antonio Rafael . Dilemas: Revista de Estudos de Conflito. 2017.

Barbosa, Antonio Rafael . Revista de Antropologia USP. 2017.

Barbosa, Antonio Rafael . Vibrant - Virtual Brazilian Anthropology. 2017.

Barbosa, Antonio Rafael . Etnográfica. 2017.

Barbosa, Antonio Rafael . Dilemas: Revista de Estudos de Conflito e Controle social. 2016.

BARBOSA, ANTONIO RAFAEL . Etnográfica. 2016.

Barbosa, Antonio Rafael . Etnográfica. 2015.

Barbosa, Antonio Rafael . Dilemas: Revista de Estudos de Conflito e Controle social. 2015.

Barbosa, Antonio Rafael . Mana: Estudos de Antropologia Social. 2014.

Barbosa, Antonio Rafael . Revista Sociétés et jeunesses en difficulté. 2014.

Barbosa, Antonio Rafael . Revista Brésil(s), Sciences humaines et sociales. 2013.

Barbosa, Antonio Rafael . Revista de Antropologia FFLCH/USP. 2012.

Barbosa, Antonio Rafael . Antropolítica: revista contemporânea de antropologia. 2012.

Barbosa, Antonio Rafael . DILEMAS: REVISTA DE ESTUDOS DE CONFLITO E CONTROLE SOCIAL. 2012.

Barbosa, Antonio Rafael . Etnográfica. 2010.

Lima, Roberto Kant ; Barbosa, Antonio Rafael ; Mouzinho, Glaucia ; Paes, Vivian ; Silva, E. M. A. . Plano Municipal de Segurança de São Gonçalo. 2008. (Relatório de pesquisa).

Lima, Roberto Kant ; Barbosa, Antonio Rafael ; Mouzinho, Glaucia ; Silva, E. M. A. ; Paes, Vivian . Plano Municipal de Prevenção da Violência e Manutenção da Ordem Pública do Município de Mesquita. 2008. (Relatório de pesquisa).

MUNIZ, J. ; DAHMER, T. ; Barbosa, Antonio Rafael ; FERREIRA, M. B. . Gestão Penitenciária no Rio de Janeiro: problemas e perspectivas. 2001. (Relatório de pesquisa).

Projetos de pesquisa

  • 2020 - Atual

    Ontologias políticas e movimentos minoritários, Descrição: Este projeto busca reunir pesquisas etnográficas, distintamente situadas, que se articulam em torno dos seguintes eixos temáticos: modos de subjetivação, corporalidade, práticas políticas. Pretende-se promover conexões transversais entre movimentos minoritários; resistências políticas contra hegemônicas; cosmopolíticas e tradições de pensamento ameríndias e afro-brasileiras. O objetivo pretendido é o de fazer avançar as discussões recentes sobre algumas antinomias antropológicas, tais como: ontologia e epistemologia; natureza e cultura; política e subjetividade, entre outras, a partir das experiências etnográficas dos pesquisadores que fazem parte do projeto.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Antônio Carlos Rafael Barbosa - Coordenador / Ana Claudia Cruz da Silva - Integrante / Janrryer Mota Santos - Integrante / Herson Herbster Chaves de Oliveira Bastos - Integrante / Mayte Rodrigues de Oliveira - Integrante / Lucas Leonardo da Silva Santos - Integrante / Helena Monahan - Integrante / Vanessa Monteiro Cunha - Integrante / Rebecca Vieira Lima da Silva - Integrante / Sophia de Lucena Prado - Integrante / Caio Mattos Santos - Integrante.

  • 2019 - Atual

    Crimes Patrimoniais e Operações Policiais no Rio de Janeiro, Descrição: O presente projeto pretende dar continuidade a uma série de reflexões sobre os processos de permanente construção dos ilegalismos populares. A análise dos chamados mercados ilegais, informais ou ilícitos têm como objetivo compreender os processos que garantem a produção, circulação e apropriação da riqueza circulante no tecido urbano. A pesquisa, intitulada ?Crimes patrimoniais e operações no Rio de Janeiro? tem como objetivo principal contribuir para o melhor entendimento e qualificação das relações entre o aumento dos crimes contra o patrimônio, com particular atenção ao roubo de cargas, e o direcionamento do uso da força pelo Estado no contexto da crise socioeconômica que atinge a Região Metropolitana do Rio de Janeiro (RMRJ).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (7) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Antônio Carlos Rafael Barbosa - Integrante / Fernando Rabossi - Integrante / Carolina Christoph Grillo - Integrante / Janrryer Mota Santos - Integrante / Daniel Veloso Hirata - Coordenador / Bruno Cardoso - Integrante / Cintia Maria Frazão - Integrante / Clarissa Cunha Felix Agra Figueiredo - Integrante / Daniela Ramos Petti - Integrante / Herson Herbster Chaves de Oliveira Bastos - Integrante / Iris Macedo Rosa - Integrante / Julia de Menezes Sampaio - Integrante / Mariana dos Santos Vianna - Integrante / Mayte Rodrigues de Oliveira - Integrante / Michel Cicero Magalhaes de Melo - Integrante / Pedro Jose Nasser Saliba - Integrante / Renato Coelho Dirk - Integrante / Roberta Olivato Canheo - Integrante / Lucas Leonardo da Silva Santos - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Outra.

  • 2015 - 2019

    Memória social do crime no município de Niterói/RJ (anos 70/80), Descrição: Este projeto está baseado na interlocução com diversos atores que tiveram participação ativa em atividades consideradas delituosas na cidade de Niterói, no período que engloba fins da década de 60 e início dos anos 80. O foco principal está dirigido para o comércio de drogas, em um período em que tanto na capital Rio de Janeiro, quanto em Niterói e municípios do ?Grande Rio?, o comércio varejista em grande escala nas comunidades pobres de tais municípios ainda estava em processo de constituição (somente a partir da metade da década de 80 irá se conformar como empreendimento de larga escala). Todavia, a participação - intermitente ou continuada - de tais atores em outras atividades criminosas, assim como as relações estabelecidas com contrabandistas, estelionatários, assaltantes (em suas diversas ?especialidades do crime?), entre outros, permitem compor um quadro acurado das dinâmicas criminais na cidade em um período ainda marcado pelos controles políticos e sociais do governo militar. A escolha do município de Niterói responde a um recorte metodológico que busca levar em conta problemas de escala, contextualização e posterior disposição do exercício comparativo. Quanto a (re)composição discursiva de tal memória por parte dos interlocutores, busca-se fazer uso de algumas técnicas de entrevista referenciadas à história de vida, assim como de alguns instrumentos de análise dispostos em trabalhos sobre análise do discurso e história oral.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Antônio Carlos Rafael Barbosa - Coordenador / Ruanna Sander Lopes Batista - Integrante / Tiago dos Santos Seixas - Integrante.

  • 2015 - 2018

    Controvérsias políticas sobre as práticas de uso e comércio de drogas, Descrição: O objetivo geral deste projeto é refletir sobre alguns enfrentamentos políticos que nos afetam no tempo presente, buscando fazer convergir ou cruzar alinhamentos entre lutas minoritárias e lutas macropolíticas presentes no debate público sobre as práticas de uso e comércio de drogas. Tal iniciativa se distribui em diferentes frentes de pesquisa e abarca diferentes campos empíricos, tais como: os valores, ideias e concepções distribuídos entre grupos de consumidores de diferentes substâncias psicoativas (como exemplo, as práticas de uso de crack em regiões das zona norte do Rio de Janeiro); os funcionamentos das instituições de controle ? ora voltadas para a normalização terapêutica, ora dirigidas para a criminalização das condutas ? e seus efeitos nas práticas de uso e comércio (prisões, CAPs/Ad, Narcóticos Anônimos); a organização dos mercados varejistas da droga e as dinâmicas faccionais do ?crime? (pesquisa ora em curso na região de Itabuna/Ba); as cosmopolíticas dos povos ameríndios que de certa maneira permitem constituir um viés crítico sobre a partição natureza/cultura que marca a ontologia ?ocidental? e, consequentemente, faculta o exame daquilo que está no fundamento das atuais políticas proibicionistas estatais, assentes no binômio medicalização/juridicização (como exemplo, as controvérsias entre ?igrejas daiministas? e grupos indígenas sobre a legitimidade dos saberes sobre a Ayhuasca); as demandas pela ?legalização? do uso de certas drogas por agrupamentos de consumidores ou ?usuários?; entre outros assuntos conexos. Desta maneira, o projeto reúne pesquisadores e estudantes que privilegiam a etnografia para o entendimento dos processos em curso, prevendo a realização de pesquisas empíricas, através de observação participante e entrevistas, com interlocutores situados nos diferentes contextos de pesquisa, assim como a contínua discussão dos resultados parciais das pesquisas em uma perspectiva contrastiva.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: Antônio Carlos Rafael Barbosa - Coordenador / Raylani Pereira de Carvalho - Integrante / Juliana Silva Matos - Integrante / Marcelly de Freitas Gomes - Integrante / Paola Bento Bragança - Integrante / Janrryer Mota Santos - Integrante / Maicon do Couto Fecher - Integrante / Ruanna Sander Lopes Batista - Integrante / Lucas Justiniano - Integrante., Número de produções C, T & A: 7

  • 2014 - 2015

    Pesquisa etnográfica sobre a internação compulsória de crianças e adolescentes usuários de "crack" no Rio de Janeiro, Descrição: EDITAL PIBIC / CNPq/ UFF 2014/2015 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Antônio Carlos Rafael Barbosa - Coordenador / Raylani Pereira de Carvalho - Integrante.

  • 2012 - 2014

    Recomposição das práticas de uso e tráfico de drogas e reestruturação das redes políticas nas favelas pacificadas do Rio de Janeiro., Descrição: No presente projeto buscamos analisar as recentes mudanças que afetam diretamente à estruturação e às dinâmicas do comércio varejista de drogas na região metropolitana do Rio de Janeiro, principalmente considerando os efeitos trazidos com a implementação de um projeto de ?polícia comunitária?, conhecido como Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), nas comunidades pobres da cidade. Cabendo ainda examinar as mudanças dos modelos tradicionais de administração de conflitos em tais localidades; a reestruturação das redes políticas locais; a recomposição dos mercados, seja no que diz respeito às atividades ?formais?, seja no que se refere às atividades consideradas ?informais?. Desta maneira, o projeto prevê a realização de pesquisas empíricas, através de observação participante e entrevistas, em comunidades com a presença das UPPs (cujo número, perfil e localização devem ser estabelecidos a posteriori) e em uma comunidade ? que deve servir como pólo constrastivo - sem a presença desta forma de policiamento comunitário. Os interlocutores são moradores dessas localidades; usuários e revendedores da droga; policiais; agentes comunitários; agentes governamentais que participam da implementação do projeto das UPPs (considerando inclusive as ?UPPs Sociais?); comerciantes; entre outros. Além daqueles interlocutores que participam de contextos sociais que se relacionam com as linhas complementares da pesquisa: a criação de novos estilos de consumo; a introdução de novas drogas; a criação e renovação de mercados de venda que não estão diretamente associados ao comércio varejista que se processa nas comunidades pobres da cidade; a coexistência de discursos normativos acerca das drogas, produzidas pelas áreas do Direito e da Saúde, com as práticas dos consumidores, sejam eles participantes de redes relacionais em ?áreas de UPP? ou não; as demandas pela ?legalização? do uso de certas drogas por agrupamentos de consumidores ou ?usuários?; entre outros assuntos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Antônio Carlos Rafael Barbosa - Coordenador / Bulgarelli, Romulo - Integrante / Federico Policarpo - Integrante / Marcos Veríssimo - Integrante / Alessandra Oberling - Integrante / Analice Cárdenas - Integrante / Tiago Borba - Integrante / Thales Monteiro e Vieira - Integrante / Krissia Ettel Mendonça - Integrante.

  • 2010 - 2011

    Para todos vale o escrito: um estudo sobre práticas e representações do Jogo do Bicho no Rio de Janeiro, Descrição: Este Projeto se inscreve na linha temática Segurança Pública, presente no campo de estudos interdisciplinares do Edital MCT/CNPq 70/2009 e tem como objeto de estudo o ?Jogo do Bicho? no Rio de Janeiro em seus aspectos relacionais e simbólicos. Pretende-se efetuar uma pesquisa etnográfica sobre os valores e as práticas compartilhados por aqueles que participam ou interagem com o fenômeno de alguma maneira. Aspectos estes que possibilitam a uma atividade considera ilegal, do ponto de vista jurídico, adquirir legitimidade social e forte adesão popular na cidade do Rio de Janeiro.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Antônio Carlos Rafael Barbosa - Coordenador / Rômulo Bulgarelli Labronici - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2010 - 2011

    Utilização da Conciliação e da Mediação no âmbito do Poder Judiciário/ Sub-Projeto: As Comissões Técnicas de Classificação como espaços de mediação na Vara de Execuções Penais do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Descrição: O presente projeto propõe realizar pesquisas sobre processos de administração institucional de conflitos, de uma perspectiva comparada, em Tribunais Estaduais e Federais Brasileiros, nas cidades de Rio de Janeiro, Porto Alegre, Brasília (DF) e São Carlos, com a finalidade de identificar quais são e em que consistem os diferentes usos dos institutos de administração de conflitos, da mediação e da conciliação, no âmbito do Poder Judiciário e, a partir disso, avaliar o impacto de tais usos na prestação jurisdicional oferecida à população. Além disso, considerando que a principal proposta do projeto é de natureza metodológica, o objetivo é trabalhar os temas da mediação e da conciliação sob uma perspectiva etnográfica, através de pesquisa de campo a ser realizada com base em dados empíricos, pretendendo-se compreender e explicitar os diferentes significados desses institutos atribuídos pelos diferentes operadores do campo jurídico e pelas partes usuárias do sistema, nos diferentes espaços e tempos em que são acionados, nas diferentes cidades propostas. Com o objetivo de incluir uma perspectiva comparativa das práticas de Mediação e Conciliação no âmbito dos tribunais já mencionados, o presente subprojeto tem como objeto de pesquisa as homologações feitas na VEP ? Vara de Execuções Penais do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro ? das decisões das Comissões Técnicas de Classificação ? CTC- que funcionam no sistema penitenciário fluminense como um dos mecanismos de individualização da pena.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Antônio Carlos Rafael Barbosa - Coordenador.

  • 2009 - 2015

    Modernidade e Justiça: Controvérsias, causas públicas e participação política numa perspectiva comparada Portugal/Brasil., Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Roberto Kant de Lima em 14/07/2014., Descrição: PROGRAMA CAPES /FCT Edital CGCI n. 0010/2009.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Antônio Carlos Rafael Barbosa - Integrante / Marco Antonio da Silva Mello - Integrante / Roberto Kant de Lima - Coordenador / Luis Roberto Cardoso de Oliveira - Integrante / Maria Stella Amorim - Integrante / Ana Paula Mendes de MIranda - Integrante / Lucía Eilbaum - Integrante / Gláucia Maria Pontes Mouzinho - Integrante / José Manuel Resende - Integrante / Fábio Reis Mota - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2009 - 2015

    INCT-InEAC - Programa de Pesquisa e Formação em Segurança Pública, Justiça Criminal e Processos de Administração Institucional de Conflitos. Entre a Proximidade e a Macrocriminalidade, em perspectiva comparada., Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Roberto Kant de Lima em 14/07/2014., Descrição: Edital N 15/2008 MCT/CNPq/FNDCT/CAPES/FAPEMIG/ FAPERJ/FAPESP INSTITUTOS NACIONAIS DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Promover um programa de pesquisa e formação, nas áreas de Ciências Humanas e de Ciências Sociais, a respeito das formas institucionais de administração de conflitos nos diferentes âmbitos dos sistemas de Segurança Pública e de Justiça Criminal.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Antônio Carlos Rafael Barbosa - Integrante / Marco Antonio da Silva Mello - Integrante / Roberto Kant de Lima - Coordenador / Maria Stella Amorim - Integrante / José Manuel Resende - Integrante / Fábio Reis Mota - Integrante.

  • 2006 - 2009

    Segurança Pública e Violência Urbana: a descentralização de formas institucionais de administração de conflitos, Descrição: A finalidade principal deste projeto é sistematizar e articular pesquisas empíricas, em suas bases quantitativas e qualitativas, de forma a permitir a avaliação de políticas públicas, em nível estadual e municipal, desenvolvidas na área da Segurança Pública e do Acesso à Justiça, bem como desenvolver tecnologias de intervenção social nesses campos. Na abordagem empírica, será prioritária a dimensão local dos problemas estudados. Assim, a questão da descentralização e municipalização das políticas públicas nas áreas referidas será abordada com especial atenção. Para as mencionadas análises, será estudado o desempenho dos Juizados Especiais Civis e Criminais, no âmbito estadual e federal, das delegacias da Polícia Civil e das Guardas Municipais. Essas instituições constituem âmbitos privilegiados para o estudo de questões como a promoção da igualdade e dos direitos dos cidadãos e a consolidação de um espaço público democrático. Finalmente, o projeto visa produzir dados sistemáticos a fim de possibilitar comparações do desempenho das instituições mencionadas entre diferentes municípios e estados do Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Antônio Carlos Rafael Barbosa - Integrante / Marco Antonio da Silva Mello - Integrante / Roberto Kant de Lima - Coordenador / Michel Misse - Integrante / Luis Roberto Cardoso de Oliveira - Integrante / Paulo Gabriel Hilu da Rocha Pinto - Integrante / Rodrigo Ghiringuelli de Azevedo - Integrante / Maria Stella Amorim - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

  • 2006 - 2009

    Sistema de Justiça Criminal e Segurança Pública em uma perspectiva comparada: administração de conflitos e construção de verdades, Descrição: Este projeto propõe a constituição de um Núcleo de Excelência integrado por grupos de pesquisa interdisciplinares dos estados do Rio de Janeiro, Pernambuco, Minas Gerais e Distrito Federal, bem como da Argentina. A ênfase desta proposta é na compreensão e formulação de sugestões capazes de tornar mais visível e universal o processo de administração institucional de conflitos no espaço público, visando à produção de mecanismos de articulação e interação institucional entre as várias instituições e agentes do chamado Sistema Criminal Brasileiro.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Antônio Carlos Rafael Barbosa - Integrante / Roberto Kant de Lima - Coordenador / Luis Roberto Cardoso de Oliveira - Integrante / Jorge Zaverucha - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2005 - 2009

    Administração Institucional de Conflitos em uma perspectiva comparada: a segurança pública em questão, Descrição: O projeto objetiva consolidar a linha de pesquisa "Segurança Pública: cultura jurídica, conflitos sociais e democracia" destinada a discutir questões concernentes aos bens públicos além de investigar as crises e conflitos que atravessam as sociedades urbanas. A partir dessa linha de pesquisa, no âmbito da Bolsa PRODOC/CAPES - PPGA/UFF, venho desenvolvendo investigações na área da drogadição e do tráfico de drogas no Rio de Janeiro. o Projeto denomina-se "Memória Social do Tráfico de drogas no Rio de Janeiro".. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Antônio Carlos Rafael Barbosa - Integrante / Roberto Kant de Lima - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 1999 - 2001

    Gestão Penitenciária no Estado do Rio de Janeiro: problemas e perspectivas, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Antônio Carlos Rafael Barbosa - Integrante / Jacqueline Muniz - Coordenador / Tania Dahmer - Integrante / Marcelo Benedicto Ferreira - Integrante., Financiador(es): Ministério da Justiça - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal Fluminense, Centro de Estudos Gerais. , Campus do Gragoatá - Bloco O, sala 321, Gragoatá, 24210350 - Niterói, RJ - Brasil, Telefone: (21) 26292866, URL da Homepage:

Experiência profissional

2000 - 2000

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: pesquisador

Outras informações:
Pesquisador de campo do projeto "Impactos regionais dos assentamentos de reforma agrária" a partir do convênio firmado entre o Curso de Pós-graduação em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA/UFRRJ), O NUAP/PPGA/Museu Nacional/UFRJ e o NEAD/MDA.

2017 - Atual

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Associado I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2015 - Atual

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2019 - 2019

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2013 - 2015

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professor Adjunto do Departamento de Antropologia da Universidade Federal Fluminense

2011 - 2013

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Ajunto II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2009 - 2011

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2005 - 2009

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Bolsista recém-doutor, Enquadramento Funcional: Docente e pesquisador, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Desenvolvimento do projeto de pesquisa "Memória Social do Tráfico de Drogas no Rio de Janeiro" no âmbito da bolsa PRODOC/CAPES - PPGA/UFF.

Atividades

  • 08/2012

    Direção e administração, Centro de Estudos Gerais.,Cargo ou função, SU-CHEFIA DO DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA.

  • 09/2005

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Estudos Gerais, Instituto de Ciências Humanas e Filosofia.,Linhas de pesquisa

  • 08/2020 - 12/2020

    Ensino, Abi - Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia I

  • 08/2020 - 12/2020

    Ensino, Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Movimentos minoritários

  • 08/2019 - 11/2019

    Outras atividades técnico-científicas , Centro de Estudos Gerais, Centro de Estudos Gerais.,Atividade realizada, Licença capacitação.

  • 03/2019 - 07/2019

    Ensino, Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, EHG00070 Movimentos Minoritários: Corpo, Poder e Formas de Subjetivação

  • 03/2019 - 07/2019

    Ensino, Antropologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, GAP00223 - Teorias antropológicas do corpo e da pessoa, GGS00020 - Monografia, GAO 00005 - Trabalho de conclusão de curso

  • 08/2018 - 12/2018

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia IV, Críticas da Antropologia, Prática de Pesquisa em Ciências Sociais, Trabalho Monográfico I, Trabalho de Conclusão de Curso

  • 03/2018 - 07/2018

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia IV, Ensaio Bibliográfico, Prática de Pesquisa Antropológica II, Prática de Pesquisa em Ciências Sociais I, Trabalho de Campo Orientado, Trabalho de conclusão de Curso, Prática de Pesquisa Antropológica I

  • 03/2018 - 07/2018

    Ensino, Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Antropológica Clássica

  • 08/2017 - 12/2017

    Ensino, Antropologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia II, Trabalho de conclusão de curso

  • 08/2017 - 12/2017

    Ensino, Antropologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário Especial em Antropologia II - Texto etnográfico

  • 03/2017 - 07/2017

    Ensino, Antropologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia I, Críticas da Antropologia, Ensaio Bibliográfico, Prática de Pesquisa Antropológia I, Trabalho de campo orientado, Trabalho de conclusão de curso

  • 03/2015 - 01/2017

    Direção e administração, Centro de Estudos Gerais, Instituto de Ciências Humanas e Filosofia.,Cargo ou função, Sub-chefe do Departamento de Antropologia.

  • 08/2016 - 12/2016

    Ensino, Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Movimentos Minoritários

  • 08/2016 - 12/2016

    Ensino, Antropologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ensaio Bibliográfico, Movimentos sociais urbanos, Prática de pesquisa antropológica II, Trabalho de conclusão de curso

  • 04/2016 - 07/2016

    Ensino, Abi - Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia Política II, Antropologia V, Prática de Pesquisa I, Prática de Pesquisa II, Ensaio Bibliográfico, Trabalho de Campo Orientado, Trabalho de Conclusão de Curso

  • 11/2015 - 03/2016

    Ensino, Abi - Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia III

  • 11/2015 - 03/2016

    Ensino, Antropologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ensaio bibliográfico, Prática de Pesquisa II, Trabalho de campo orientado, Trabalho de conclusão de curso

  • 07/2015 - 12/2015

    Ensino, Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Sistemas de pensamento: multiplicidade, ontologia e cosmopolítica

  • 03/2015 - 10/2015

    Ensino, Antropologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia I, Ensaio Bibliográfico, Prática de Pesquisa I, Prática de Pesquisa II, Tópicos Especiais em análise antropológica IV, Trabalho de campo orientado, Trabalho de conclusão de curso

  • 03/2015 - 10/2015

    Ensino, Antropologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teorias Antropológicas sobre natureza e cultura, Antropologia I

  • 08/2014 - 12/2014

    Ensino, Antropologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Indivíduo e sociedade: abordagens antropológicas sobre substâncias psicoativas

  • 08/2014 - 12/2014

    Ensino, Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos especiais II

  • 03/2014 - 07/2014

    Ensino, Abi - Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Indivíduo e sociedade: abordagens antropológicas sobre substâncias psicoativas

  • 03/2014 - 07/2014

    Ensino, Antropologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria antropológica clássica

  • 09/2013 - 01/2014

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia VI

  • 08/2013 - 12/2013

    Ensino, Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia e epistemologia

  • 06/2013 - 09/2013

    Ensino, Sociologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria antropológica clássica

  • 06/2013 - 09/2013

    Ensino, Sociologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria antropológica contemporânea

  • 08/2012 - 11/2012

    Ensino, Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Poder e simbolismo: governabilidade e produção da ordem (curso de leitura)

  • 03/2012 - 08/2012

    Ensino, Antropologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à antropologia

  • 03/2012 - 08/2012

    Ensino, Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Métodos em antropologia

  • 08/2011 - 12/2011

    Ensino, Antropologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à etnografia

  • 08/2011 - 12/2011

    Ensino, Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, MOVIMENTOS MINORITÁRIOS (EHG 00070)

  • 03/2011 - 08/2011

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos especiais em análise antropológica IV

  • 03/2011 - 07/2011

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia VI

  • 08/2010 - 12/2010

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, GAP 04075 ? Antropologia e Texto Etnográfico ? turma F2 ? 5 alunos

  • 08/2010 - 12/2010

    Ensino, Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, EGH 00063 - Teoria Antropológica Contemporânea

  • 08/2010 - 12/2010

    Ensino, Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, EGH 00203 - Tópicos Especiais III

  • 03/2010 - 07/2010

    Ensino, Educação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, GAP 02057 ? Antropologia e Educação ? turma B1 ? 44 alunos

  • 03/2010 - 07/2010

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, GAP 04075 ? Antropologia e Texto Etnográfico ? J2 ? 17 alunos

  • 03/2010 - 07/2010

    Ensino, Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, EGH 00202 - Tópicos Especiais II

  • 08/2009 - 12/2009

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia e Filosofia, Antropologia V, Monografia I, Monografia II, Prática de Pesquisa em Ciências Sociais

  • 08/2009 - 12/2009

    Ensino, Antropologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais I

  • 03/2009 - 08/2009

    Ensino, Antropologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais II: temas contemporâneos da análise antropológica

  • 03/2009 - 07/2009

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Críticas da Antropologia, Monografia I, Monografia II

  • 08/2008 - 12/2008

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia IV, Indivíduo e Sociedade: abordagens antropológicas sobre substâncias psicoativas

  • 08/2008 - 12/2008

    Ensino, Antropologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais V

  • 03/2008 - 07/2008

    Ensino, Antropologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Antropológica Clássica

  • 08/2007 - 12/2007

    Ensino, Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais II

  • 03/2007 - 07/2007

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais III: Antropologia do Consumo

  • 08/2006 - 12/2006

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia III

  • 03/2006 - 07/2006

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia IV, Antropologia I

  • 08/2005 - 01/2006

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia I, Antropologia IV

2005 - 2009

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Vínculo: Bolsista recém-doutor, Enquadramento Funcional: Bolsista PRODOC

1999 - 2001

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de doutorado, Carga horária: 20

1995 - 1996

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de mestrado, Carga horária: 20

Outras informações:
Bolsista de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Antropologia e Ciência Política da Universidade Federal Fluminense.

2005 - 2013

Núcleo Fluminense de Estudos e Pesquisas

Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador

Atividades

  • 11/2008 - 11/2008

    Ensino, Políticas Públicas de Justiça Criminal e Segurança, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Palestrante do Curso de Especialização em Justiça Criminal e Segurança Pública

  • 10/2007 - 08/2008

    Extensão universitária , Núcleo Fluminense de Estudos e Pesquisas.,Atividade de extensão realizada, Coordenador acadêmico da equipe responsável pela elaboração do Diagnóstico de Segurança Pública do Município de Mesquita.

  • 07/2008 - 07/2008

    Extensão universitária , Núcleo Fluminense de Estudos e Pesquisas.,Atividade de extensão realizada, Palestrante do terceiro seminário do Curso de Capacitação em Políticas Públicas de Segurança Pública e Social Municipal de Teresópolis..

  • 03/2007 - 06/2008

    Extensão universitária , Núcleo Fluminense de Estudos e Pesquisas.,Atividade de extensão realizada, Coordenador acadêmico da equipe responsável pela elaboração do Diagnóstico de Segurança Pública e Plano de Segurança do Município de São Gonçalo.

  • 03/2007 - 03/2007

    Extensão universitária , Núcleo Fluminense de Estudos e Pesquisas.,Atividade de extensão realizada, Palestrante do terceiro seminário: "usos e abusos de subsatâncias legais e ilegais" no Curso de Capacitação em Políticas Públicas de Segurança Pública e Social Municipal oferecido para a Prefeitura Municipal de São Pedro DAldeia.

  • 03/2007 - 03/2007

    Extensão universitária , Núcleo Fluminense de Estudos e Pesquisas.,Atividade de extensão realizada, Palestrante sobre o tema "Sistema Penitenciário do Rio de Janeiro: discussão dos problemas enfrentados no cotidiano da administração prisional no Curso de Extensão em Gestão de Segurança Pública e Justiça Criminal (NUFEP/UFF/UE/SEDH.

  • 09/2006 - 09/2006

    Ensino, Políticas Públicas de Justiça Criminal e Segurança, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Palestrante do Curso de Especialização em Políticas Públicas de Justiça Criminal e Segurança Pública sobre o tema: "Sistema Penitenciário do Rio de Janeiro: desafios e perspectivas"

2001 - 2003

Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de doutorado

Outras informações:
Bolsa aluno nota 10 (doutorado Museu Nacional/UFRJ)

2003 - 2005

Universidade Estácio de Sá

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 20

Outras informações:
Discriminação do número de turmas por período: 02/2003 - 08/2003 - duas turmas no curso de administração; uma turma no curso de marketing; uma turma no curso se ciências contábeis. 08/2003 - 02/2004 - quatro turmas no curso de administração; duas turmas no curso de marketing; uma turma no curso de ciências contábeis. 02/2004 - 08/2004 - uma turma de administração; duas turmas no curso de marketing; uma turma no curso de ciências contábéis. 08/2004 - 02/2005 - duas turmas no curso de administração; duas turmas no curso de marketing (método de pesquisa e sociologia geral); uma turma de ciências contábeis. 02/2005 - 08/2005 - cinco turmas no curso de administração (Ciências Sociais Aplicadas e Monografia); uma turma no curso de ciências contábeis; uma turma no curso de marketing.

Atividades

  • 02/2005 - 08/2005

    Ensino, administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ciências Sociais Aplicadas

  • 02/2005 - 08/2005

    Ensino, administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Monografia

  • 02/2005 - 08/2005

    Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia das Organizações

  • 02/2005 - 08/2005

    Ensino, marketing, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia Geral

  • 08/2004 - 02/2005

    Ensino, administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ciências Sociais Aplicadas

  • 08/2004 - 02/2005

    Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia das Organizações

  • 08/2004 - 02/2005

    Ensino, marketing, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa

  • 08/2004 - 02/2005

    Ensino, marketing, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia Geral

  • 02/2004 - 08/2004

    Ensino, administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ciências Sociais Aplicadas

  • 02/2004 - 08/2004

    Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia das Organizações

  • 02/2004 - 08/2004

    Ensino, marketing, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia Geral

  • 08/2003 - 02/2004

    Ensino, administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ciências Sociais Aplicadas

  • 08/2003 - 02/2004

    Ensino, marketing, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia Geral

  • 08/2003 - 02/2004

    Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia das Organizações

  • 02/2003 - 08/2003

    Ensino, administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ciências Sociais Aplicadas

  • 02/2003 - 08/2003

    Ensino, marketing, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia Geral

  • 02/2003 - 08/2003

    Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia das Organizações

2003 - 2005

Universidade Candido Mendes

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6

Outras informações:
Professor do Curso de Tecnologia em Produção e Marketing Cultural da Escola Cândido Mendes de Gestão Cultural. Disciplinas lecionadas: Introdução à História da Cultura; Antropologia do Consumo Cultural.

2000 - 2002

Universidade Candido Mendes

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador

Outras informações:
Pesquisador do projeto "Gestão Penitenciária no Rio de Janeiro" CESEC (Centro de Estudos em Segurança e Cidadania).

Atividades

  • 03/2003 - 12/2005

    Ensino, gestão cultural, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia do consumo, Introdução à história da cultura

2001 - 2001

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: bolsista de doutorado, Enquadramento Funcional: professor assistente

Outras informações:
Professor assistente do curso "Antropologia dos processos de formação do Estado (Relações de Poder e Formas de Subjetivação) - oferecido aos alunos de mestrado e doutorado do Museu Nacional/UFRJ - Professor Marcio Goldman.

Atividades

  • 09/2001 - 12/2001

    Ensino, Antropologia Social, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia dos Processos de Formação do Estado (Relações de Poder e Formas de Subjetivação)

1997 - 1998

Universidade Federal do Espírito Santo

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 20

Atividades

  • 02/1998 - 04/1998

    Ensino, Biblioteconomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Cultura

  • 02/1998 - 04/1998

    Ensino, Comunicação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia Cultural

  • 02/1998 - 04/1998

    Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Antropologia

  • 02/1998 - 04/1998

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Antropologia

  • 08/1997 - 12/1997

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia I

  • 08/1997 - 12/1997

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia Cultural

  • 08/1997 - 12/1997

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia Cultural

  • 08/1997 - 12/1997

    Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Antropologia

  • 04/1997 - 08/1997

    Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Antropologia

  • 04/1997 - 08/1997

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Antropologia

  • 04/1997 - 08/1997

    Ensino, Comunicação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia Geral

  • 04/1997 - 08/1997

    Ensino, Biblioteconomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Cultura