Andreza Ferreira dos Santos
Assistente Social, especialista em Serviço Social e Previdência, professora e servidora pública federal no Instituto Nacional do Seguro Social - INSS. Possui experiência na área de Serviço Social, como professora universitária e consultora desde 2012 e atua na previdência social desde 2002.
Informações coletadas do Lattes em 23/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Serviço Social e Previdência
2013 - 2014
AVM Faculdade Integrada
Título: POLÍTICA DE PREVIDÊNCIA SOCIAL: A importância da socialização das informações como instrumento de ampliação da cobertura do sistema de proteção social previdenciário
Orientador: Rogério Castro
Graduação em SERVIÇO SOCIAL
2007 - 2011
FACULDADE AD1
Título: PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PREVIDENCIÁRIA - PEP: Um importante mecanismo de ampliação do sistema de proteção social previdenciário
Orientador: PEDRINA VIANA GOMES
Formação complementar
2018 - 2018
Violência Doméstica - Infância e Adolescência. (Carga horária: 60h). , Programa de Educação Continuada do Portal de Educação, PORTAL EDUCAÇÃO, Brasil.
2013 - 2013
RESPONSABILIDADE SÓCIOAMBIENTAL. (Carga horária: 5h). , CENTRO DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DO INSS, CFAI, Brasil.
2013 - 2013
GESTÃO POR PROCESSOS. (Carga horária: 15h). , CENTRO DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DO INSS, CFAI, Brasil.
2013 - 2013
NOÇÕES BÁSICAS EM PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR. (Carga horária: 10h). , CENTRO DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DO INSS, CFAI, Brasil.
2012 - 2012
CONHECENDO A LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO. (Carga horária: 5h). , CENTRO DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DO INSS, CFAI, Brasil.
2012 - 2012
CONHECENDO A LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO. (Carga horária: 5h). , CENTRO DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DO INSS, CFAI, Brasil.
2012 - 2012
GESTÃO ESTRATÉGICA. (Carga horária: 10h). , CENTRO DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DO INSS, CFAI, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Cpacitação e Atualização de Saúde em Serviço Socia. (Carga horária: 46h). , YADAIM OVDOT - Serviços de Políticas Públicas Sociais, YADAIM OVDOT, Brasil.
2011 - 2011
EDUCAÇÃO PREVIDENCIÁRIA PARA SERVIDORES. (Carga horária: 5h). , ESCOLA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL, INSS, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Programa de Transferência de Renda. (Carga horária: 50h). , YADAIM OVDOT - Serviços de Políticas Públicas Sociais, YADAIM OVDOT, Brasil.
2010 - 2010
FILOSOFIA. (Carga horária: 30h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV ON LINE, Brasil.
2010 - 2010
Metodologia do Ensino Superior: Universidade e Soc. (Carga horária: 5h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV ON LINE, Brasil.
2010 - 2010
SOCIOLOGIA. (Carga horária: 30h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV ON LINE, Brasil.
2010 - 2010
GESTÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. (Carga horária: 5h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV ON LINE, Brasil.
2010 - 2010
Metodologia da Pesquisa: Conhecimento, Saber e Ciê. (Carga horária: 5h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV ON LINE, Brasil.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social.
Participação em eventos
2ª CODE/IPEA - Conferência do Desenvolvimento.Previdência Social. 2011. (Outra).
SEMANA DO ASSISTENTE SOCIAL: Serviço Social - da teoria ao exercício profissional. 2010. (Encontro).
SEMINÁRIO TEMÁTICO - Lei Maria da Penha. 2010. (Seminário).
SEMANA DO SERVIÇO SOCIAL DA FACULDADE UNISABER 2008. 2008. (Seminário).
SEMINÁRIO "Previdência como Instrumento de Proteção Social". 2008. (Seminário).
Participação em bancas
SANTOS, Andreza Ferreira. Crack: uma análise das ações do assistente social no atendimento aos usuários de crack do centro de atenção psicossocial álcool e drogas de Brasília. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Paulista.
SANTOS, Andreza Ferreira. Análise das ações de prevenção do câncer de mama no DF. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Paulista.
SANTOS, Andreza Ferreira. Adoção tardia: uma análise sobre as verdades, vantagens e preconceitos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Paulista.
SANTOS, Andreza Ferreira. Desafios da inclusão: um novo olhar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Paulista.
SANTOS, Andreza Ferreira. Uma análise da contribuição dos movimentos sociais feministas para a garantia de direitos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Paulista.
SANTOS, Andreza Ferreira. Mulheres em cárcere no Distrito Federal: o contexto social e a reincidência carcerária. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Paulista.
SANTOS, A. F.. Crianças e Adolescentes em situação de rua. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - FACULDADE AD1.
SANTOS, A. F.. Pessoas com necessidades especiais e inclusão social. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - FACULDADE AD1.
SANTOS, A. F.. Enfrentamento ao preconceito racial. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - FACULDADE AD1.
SANTOS, A. F.. Institucionalização da pessoa idosa. 2012.
SANTOS, A. F.. Relação do Estado e a população LGBT. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - FACULDADE AD1.
SANTOS, A. F.. Saúde Mental e Serviço Social. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - FACULDADE AD1.
SANTOS, A. F.. Violência Contra Mulher e o Serviço Social. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - FACULDADE AD1.
SANTOS, A. F.. A prática do assistente social no CRAS. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - FACULDADE AD1.
SANTOS, A. F.. Maus tratos contra a pessoa idosa. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - FACULDADE AD1.
SANTOS, A. F.. Alunos Bolsistas: uma medida para viabilização da Inclusão da Rede Notre Dame. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - FACULDADE AD1.
SANTOS, A. F.. Adolescente em situação de descligamento institucional. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - FACULDADE AD1.
SANTOS, A. F.. Adolescente em situação de descligamento institucional. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - FACULDADE AD1.
SANTOS, A. F.. Crianças e Adolescentes em situação de rua. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - FACULDADE AD1.
Orientou
Benefício de Prestação Continuada: a importância da informação na inclusão do idoso no acesso ao BPC; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - FACULDADE AD1; Orientador: Andreza Ferreira dos Santos;
Ações Regressivas: a previdência social no enfrentamento à violência doméstica e familiar; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - FACULDADE AD1; Orientador: Andreza Ferreira dos Santos;
Benefício de Prestação Continuada com ênfase no idoso: o que muda na vida das pessoas atendidas; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - FACULDADE AD1; Orientador: Andreza Ferreira dos Santos;
Trabalhador Rural: a socialização das informações como um importante mecanismo de acesso à política de previdência social; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - FACULDADE AD1; Orientador: Andreza Ferreira dos Santos;
Auxílio-Reclusão: o desafio entre a garantia dos direitos dos dependentes dos segurados reclusos e as polêmicas geradas pela falta de socialização das informações previdênciárias; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - FACULDADE AD1; Orientador: Andreza Ferreira dos Santos;
Benefício de Prestação Continuada: a informação como principal mecanismo de acesso dos usuários; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - FACULDADE AD1; Orientador: Andreza Ferreira dos Santos;
A Previdência Social e os Benefícios por Incapacidade: entre o direito dos usuários e os desafios para comprovação de sua incapacidade; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - FACULDADE AD1; Orientador: Andreza Ferreira dos Santos;
Lima; O Idoso aposentado pelo Regime Geral de Previdência Social: a realidade daquele que necessita voltar ao mercado de trabalho; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - FACULDADE AD1; Orientador: Andreza Ferreira dos Santos;
O Idosos e a Previdência Social: a importância da informação no acesso ao benefício de aposentadoria por idade; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - FACULDADE AD1; Orientador: Andreza Ferreira dos Santos;
A Influência da Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF) no critério de avaliação para concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC): um instrumento de inclusão social; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - FACULDADE AD1; Orientador: Andreza Ferreira dos Santos;
Serviço Social e Educação; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - FACULDADE AD1; Orientador: Andreza Ferreira dos Santos;
A atuação do assistente social no contexto escolar: contribuições para a diminuição; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - FACULDADE AD1; Orientador: Andreza Ferreira dos Santos;
Produções bibliográficas
-
SANTOS, A. F. . POLÍTICA DE PREVIDÊNCIA SOCIAL: FORMAS DE FILIAÇÃO E BENEFÍCIOS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Histórico profissional
Experiência profissional
2014 - 2016
Universidade PaulistaVínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Universitária, Carga horária: 6
2007 - Atual
Instituto Nacional do Seguro SocialVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico do Seguro Social, Carga horária: 6
2012 - 2014
União Brasileira de Educação e Participações LTDA - Faculdade AD1/UNISABERVínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Universitária, Carga horária: 6
2002 - 2007
Ministério da Previdência SocialVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Teleatendente, Carga horária: 30
1999 - 2002
BANCORBRAS TURISMOVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: ASSISTENTE ADMINISTRATIVO, Carga horária: 40
2016 - Atual
YADAIM OVDOT - Serviços de Políticas Públicas SociaisVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Andreza Ferreira dos Santos e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?