José Fernando Machado Menten

possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo (ESALQ, 1976), mestrado pela Universidade de São Paulo (ESALQ, 1982), Ph.D. em Nutrição Animal pela Michigan State University (1988) e pós-doutorado no Departamento de Poultry Science da University of Georgia (1996). É professor do Departamento de Zootecnia da ESALQ-USP desde 1980, onde obteve a Livre-Docência em 1995 e tornou-se Professor Titular em 1998. Foi Chefe do Departamento de Zootecnia de 2003 a 2006, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal e Pastagens de 2014 a 2016 e vice-presidente da Comissão de Pós-Graduação da ESALQ de 2015 a 2016. Desde 2019, é professor sênior na ESALQ. Suas disciplinas na graduação incluem Avicultura e Nutrição Animal; na pós-graduação é responsável pelas disciplinas Nutrição de Não Ruminantes e Vitaminas na Nutrição Animal. Sua área de pesquisa e orientação em pós-graduação é em avicultura com ênfase em nutrição, alimentação, qualidade dos alimentos, aditivos nutricionais e microbiota intestinal de frangos de corte.

Informações coletadas do Lattes em 02/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Nutrição Animal

1984 - 1988

Michigan State University
Título: EFFECTS OF HIGH DIETARY COPPER ON BLOOD AND INTESTINAL VARIABLES OF STARTER PIGS.
Orientador: ELWIN RITTER MILLER
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Cobre; Mode de Acao; Suinos.Grande área: Ciências Agrárias

Mestrado em Nutrição e Produção Animal

1977 - 1982

Universidade de São Paulo
Título: USO DO MILHO OPACO-2 NA ALIMENTACAO DE SUINOS EM CRESCIMENTO - TERMINACAO E SEUS EFEITOS SOBRE O DESEMPENHO E QUALIDADE DA CARCACA., Ano de Obtenção: 1982
Orientador: GERALDO ANTONIO TOSELLO.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Grande área: Ciências Agrárias

Graduação em Engenharia Agronômica

1973 - 1976

Universidade de São Paulo

Pós-doutorado

1995

Livre-docência. , Universidade de São Paulo, USP, Brasil. , Título: EFICÁCIA, EFEITO SINÉRGICO E MODO DE AÇÃO DE AGENTES ANTIMICROBIANOS COMO PROMOTORES DO CRESCIMENTO DE SUÍNOS, Ano de obtenção: 1995., Palavras-chave: Promotor do crescimento; Cobre; Antibiótico; Modo de ação; Suíno., Grande área: Ciências Agrárias, Setores de atividade: Produção Animal, Inclusive Serviços Veterinários.

1996 - 1997

Pós-Doutorado. , University of Georgia, UGA, Estados Unidos. , Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. , Grande área: Ciências Agrárias

Formação complementar

2000 - 2000

Curso de Curta Duração. , Center for International Agricultural Development Cooperation, CINADCO, Israel.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Zootecnia / Subárea: Nutrição e Alimentação Animal.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Zootecnia / Subárea: Nutrição e Alimentação Animal/Especialidade: Aditivos na produção animal.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Zootecnia / Subárea: Nutrição e Alimentação Animal/Especialidade: Avaliação de Alimentos para Animais.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Zootecnia / Subárea: Nutrição e Alimentação Animal/Especialidade: Exigências Nutricionais dos Animais.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Zootecnia / Subárea: Produção Animal.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Ciência de Alimentos.

Organização de eventos

Menten, J.F.M. . Conferência Facta 2018 de Ciência e Tecnologia Avícolas. 2018. (Congresso).

Menten, J.F.M. . VIII Congresso Latinoamericano de Nutrição Animal. 2018. (Congresso).

Menten, J.F.M. . 2nd Latin American Scientific Conference - Poultry Science Association. 2018. (Congresso).

Menten, J.F.M. . Conferência Facta 2017 de Ciência e Tecnologia Avícolas. 2017. (Congresso).

Menten, J.F.M. . 30.o Congresso Anual do Colégio Brasileiro de Nutrição Animal - CBNA. 2017. (Congresso).

MENTEN, J. F. M. . 1st Latin American Scientific Conference - Poultry Science Association. 2016. (Congresso).

Menten, J.F.M. . Conferência Facta 2015 de Ciência e Tecnologia Avícolas. 2015. (Congresso).

MENTEN, JFM . VI congresso Latinoamericano de Nutrição Animal. 2014. (Congresso).

Menten, J.F.M. . Conferência Facta 2014 de Ciência e Tecnologia Avícolas. 2014. (Congresso).

MENTEN, J. F. M. ; NUSSIO, L. G. ; CYRINO, J. E. P. . 50.a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia. 2013. (Congresso).

MENTEN, J. F. M. ; MACARI, M. . Conferência Facta 2013 de Ciência e Tecnolgia Avícolas. 2013. (Congresso).

MENTEN, J. F. M. . Workshop CBNA sobre Ingredientes de Origem Animal: Nutrição, Qualidade e Normas. 2013. (Congresso).

Menten, J.F.M. . 2.o Congresso Brasileiro de Nutrição Animal: Aditivos. 2012. (Congresso).

Menten, J.F.M. . XXIV World's Poultry Congress. 2012. (Congresso).

Menten, J.F.M. . Conferência Facta 2011 de Ciência e Tecnologia Avícolas. 2011. (Congresso).

Menten, J.F.M. . 1.o Congresso Brasileiro de Nutrição Animal: Enzimas. 2011. (Congresso).

MENTEN, J. F. M. . Conferência Facta 2010 de Ciência e Tecnologia Avícolas. 2010. (Congresso).

MENTEN, J. F. M. . Conferência Facta 2009 de Ciência e Tecnologia Avícolas. 2009. (Congresso).

MENTEN, J. F. M. . V Simpósio sobre Manejo e Nutrição de Aves e Suínos. 2008. (Congresso).

MENTEN, J. F. M. . Congresso Internacional sobre Nutrição Animal e Alimentos Seguros. 2007. (Congresso).

MENTEN, J. F. M. . II Congresso Latino-Americano de Nutrição Animal. 2006. (Congresso).

MENTEN, J. F. M. ; GLORIA, E. M. . Workshop de Micotoxicoses em Aves. 2006. (Outro).

MENTEN, J. F. M. . III Simpósio sobre Nutrição de Aves e Suínos. 2005. (Outro).

MENTEN, J. F. M. . II Simpósio sobre Nutrição de Aves e Suínos. 2004. (Outro).

MENTEN, J. F. M. . Simpósio sobre Manejo e Nutrição de Aves e Suínos. 2003. (Outro).

MENTEN, J. F. M. . II Simpósio sobre ingredientes na alimentação animal. 2002. (Congresso).

MENTEN, J. F. M. . Simpósio sobre ingredientes na alimentação animal. 2001. (Congresso).

MENTEN, J. F. M. . Simpósio sobre manejo e nutrição de aves e suínos e tecnologia da produção de rações. 2001. (Congresso).

MENTEN, J. F. M. . Simpósio Avicultura/Suinocultura. 2001. (Congresso).

MENTEN, J. F. M. . Simpósio sobre manejo e nutrição de aves e suínos. 2000. (Congresso).

MENTEN, J. F. M. . Simpósio sobre aditivos alternativos na nutrição animal. 2000. (Congresso).

MENTEN, J. F. M. . I Simpósio de Produção Animal do Nordeste. 1999. (Congresso).

MENTEN, J. F. M. . Simpósio sobre Nutrição e Manejo de Leitões. 1998. (Congresso).

MENTEN, J. F. M. . Simpósio sobre Produção Intensiva de Gado de Corte. 1998. (Congresso).

MENTEN, J. F. M. . II Simpósio sobre Manejo e Nutrição de Peixes. 1998. (Congresso).

MENTEN, J. F. M. . Simpósio sobre Nutrição Animal e Tecnologia da Produção de Rações. 1998. (Congresso).

MENTEN, J. F. M. . Simpósio sobre Tecnologia da Produção e Utilização da Levedura Desidratada na Produção Animal. 1997. (Congresso).

MENTEN, J. F. M. . Simpósio sobre Manejo e Nutrição de Peixes. 1997. (Congresso).

MENTEN, J. F. M. . Workshop Banco de Dados Brasileiro sobre Composição de Alimentos. 1997. (Congresso).

MENTEN, J. F. M. . Simpósio Internacional sobre Nutrição de Peixes e Crustáceos. 1995. (Congresso).

MENTEN, J. F. M. . Simpósio Brasileiro de Forrageiras e Pastagens. 1994. (Congresso).

MENTEN, J. F. M. . Simpósio Latino-Americano de Nutrição de Suínos. 1994. (Congresso).

MENTEN, J. F. M. . Simpósio Latino-Americano de Nutrição Animal e Seminário sobreTecnologia da Produção de Rações. 1994. (Congresso).

MENTEN, J. F. M. . Simpósio Latino-Americano de Nutrição de Suínos e Aves. 1994. (Congresso).

MENTEN, J. F. M. . VIII Mini-Simpósio do Colégio Brasileiro de Nutrição Animal. 1993. (Congresso).

MENTEN, J. F. M. . IX Mini-Simpósio do CBNA sobre Nutrição e Alimentação de Gado Leiteiro.. 1993. (Congresso).

MENTEN, J. F. M. . X Mini-Simpósio do CBNA sobre Nutrição e Alimentação de Suínos.. 1993. (Congresso).

MENTEN, J. F. M. . Simpósio Latino-Americano de Nutrição de Aves. 1993. (Congresso).

MENTEN, J. F. M. . XXVII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia. 1990. (Congresso).

MENTEN, J. F. M. . II Congresso Brasileiro de Iniciação Científica em Ciências Agrárias. 1982. (Congresso).

MENTEN, J. F. M. . XIX Reunião Anual da Sociedade Brsileira de Zootecnia. 1982. (Congresso).

Participação em eventos

Annual Meeting Poultry Science Association. Effects of substituting sorghum with corn oi broiler diets. 2015. (Congresso).

I Encontro de Ecotoxicologia e Ética em Experimentação Animal.Experiência da CEUA em pesquisas na área zootécnica. 2015. (Encontro).

Annual Meeting Poultry Science Association. Avaliação da microbiota intestinal de frangos submetidos a antibioticoterapia. 2013. (Congresso).

Annual Meeting - Poutry Science Association. Symposium on statistical tools in poultry research. 2012. (Congresso).

Simpósio do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal - CONCEA. 2012. (Simpósio).

XXIV World's Poultry Congress. Uso da glicerina na ração final para frangos de corte. 2012. (Congresso).

Conferência Facta 2011 de Ciência e Tecnologia Avícolas. Avaliação de uma fitase bacteriana na liberção de fósforo fítico para frangos de corte. 2011. (Congresso).

XXII Congreso Latinoamericano de Avicultura. Avaliação de energia metabiolizável de glicerinas de diferentes composições em frangos de corte. 2011. (Congresso).

Conferência Facta 2010 de Ciência e Tecnologia Avícolas. Efeitos de diferentes rações pré-iniciais e peso de pintos sobre o desempenho. 2010. (Congresso).

IV CLANA - Congresso do Colégio Latinoamericano de Nutrição Animamal. Glicerol: oportunidade de uso de subprodutos de biodiesel na alimentação animal. 2010. (Congresso).

Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia. Avaliação de níveis crescentes de Salmex em rações para frangos de corte. 2010. (Congresso).

XIIIth European Poultry Conference. Effects of different prestater feeds and chick weights on the performance to 14 days of age. 2010. (Congresso).

Conferência Facta 2009 de Ciência eTecnologia Avícolas. Avaliador do Prêmio Lamas de Ciência e Tecnologia Avícolas. 2009. (Congresso).

Conferência Facta 2008 de Ciência e Tecnologia Avícolas. Avaliador do Prêmio Lamas de Ciência e Tecnologia Avícolas. 2008. (Congresso).

XXIII World's Poultry Congress. Dietary antioxidant effect on meat quality. 2008. (Congresso).

2007 Joint Annual Meeting ADSA PSA AMPA ASAS. Hematocrit and carcass parameters in broiler chickens submitted to acute heat stress in climatic chamber. 2007. (Congresso).

Conferência Apinco 2007 de Ciência e Tecnologia Avícolas. Extratos vegetais como promotores do crescimento no desempenho de frangos de corte. 2007. (Congresso).

Conferência Apinco 2007 de Ciência e Tecnologia Avícolas. Avaliador para premiação de trabalhos de pesquisa. 2007. (Congresso).

Conferência Apinco 2007 de Ciência e Tecnologia Avícolas. Utilização da glicerina proveniente da produção de biodiesel como ingrediente para rações de frangos de corte. 2007. (Congresso).

Congresso Internacional sobre Nutrição Animal e Alimentos Seguros. 2007. (Simpósio).

2 Congresso Latino-Americano de Nutrição Animal. 2006. (Congresso).

Conferência Apinco 2006 de Ciência e Tecnologia Avícolas. Efeito da injeção in ovo de glutamina sobre a viabilidade de pintos de corte. 2006. (Congresso).

Conferência Apinco 2006 de Ciência e Tecnologia Avícolas. Avaliador para premiação de trabalhos de pesquisa. 2006. (Congresso).

XII European Poultry Conference. Physiological responses of broiler chickens to acute heat stress. 2006. (Congresso).

Annual Meeting Poultry Science Association. Effects of feed processing and age of the breeder on the performance of broilers. 2005. (Congresso).

Conferência Apinco 2005 de Ciência e Tecnologia Avícola.Efeitos de probióticos sobre a microbiota intestinal de aves. 2005. (Simpósio).

I Encontro de Bioética Aplicada. 2005. (Encontro).

II Simpósio Internacional Tendencias e Inovações em Tecnologia de Óleos e Gorduras.II Simpósio Internacional Tendencias e Inovações em tecnologia de óleos e Gorduras - Diferentes níveis de adição de extratos vegetais nas dietas de suínos na estabilidade oxidativa do m. longissimus dorsi armazenado sob congelamento. 2005. (Simpósio).

Conferência Apinco 2004 de Ciência e Tecnologia Avícolas. Desempenho e qualidade da carcaça de frangos de corte suplementados com diferentes gorduras. 2004. (Congresso).

II Simpósio sobre nutrição de aves e suínos.Energia metabolizável e estabilidade de óleos e gorduras para frangos de corte. 2004. (Simpósio).

XXII World's Poultry Congress. Bacterial community of commercial probiotics. 2004. (Congresso).

Conferência Apinco 2003 de Ciência e Tecnologia Avícolas. Diferentes fontes protéicas na dieta pré-inicial de frangos de corte. 2003. (Congresso).

Simpósio sobre Manejo e Nutrição de Aves e Suínos. 2003. (Simpósio).

Simpósio sobre Nutrição de Aves e Suínos.Probióticos e prebióticos na nutrição de aves. 2003. (Simpósio).

XVII Semana de Estudos Agropecuários e Florestais de Botucatu - SEAB.Probióticos, prebióticos e acidificantes como alternativa aos promotores de crescimento utilizados na criação de aves. 2003. (Seminário).

Conferência Apinco 2002 de Ciência e Tecnologia Avícolas. Energia metabolizável de carboidratos para frangos de corte na fase pré-inicial. 2002. (Congresso).

Conferência Apinco 2002 de Ciência e Tecnologia Avícolas. Antibióticos como aditivos em rações de frangos de corte alteram a estrutura da comunidade bacteriana intestinal. 2002. (Congresso).

Conferência Apinco 2002 de Ciência e Tecnologia Avícolas. Influência do sistema de criação no peso corporal de linhagens de frangos de corte em condições de estresse térmico. 2002. (Congresso).

II Simpósio sobre Ingredientes na Alimentação Animal.Probióticos, prebióticos e aditivos fitogênicos na nutrição de aves. 2002. (Simpósio).

XXXIX Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia. Desempenho de frangos de corte recebendo ração suplementada com aditivos microbianos e criados em baterias ou em galpão convencional. 2002. (Congresso).

XXXIX Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia. Valores de energia metabolizável de milho e farelo de soja para frangos de corte na fase pré-inicial. 2002. (Congresso).

XXXIX Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia. Energia metabolizável de ingredientes protéicos alternativos para frangos de corte na fase pré-inicial. 2002. (Congresso).

XXXIX Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia. Determinação da energia metabolizável de gorduras na fase inicial de frangos de corte. 2002. (Congresso).

XXXIX Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia. Efeito da energia metabolizável, genótipo e sexo sobre o valor hematócrito em frangos de corte. 2002. (Congresso).

XXXIX Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia. Oxidação lipídica reduz o conteúdo de energia metabolizável do óleo de vísceras de aves para frangos de corte na fase de crescimento. 2002. (Congresso).

A Produção Animal na Visão dos Brasieiros - Simpósio de Aves e Suínos.Aditivos alternativos na nutrição de aves: probióticos e prebióticos. 2001. (Simpósio).

Conferência Apinco 2001 de Ciência e Tecnologia Avícolas. Desempenho de frangos de corte suplementados com antibióticos mantidos em baterias metálicas ou em galpão convencional. 2001. (Congresso).

Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP.Efeito da energia metabolizável, genótipo e sexo sobre o valor hematócrito e peso corporal em frangos de corte. 2001. (Simpósio).

Conferência Apinco 2000 de Ciência e Tecnologia Avícolas. Efeitos do citrato cúprico na dieta de frangos de corte sobre o desempenho e colesterol sérico e muscular. 2000. (Congresso).

Poultry Science Association, 89th. Annual Meeting. Soapstock, beef tallow, soybean oil and mixtures of fat sources in broiler diets. 2000. (Congresso).

World's Poultry Congress, XXI. Effects of the addition of BHT and storage on the quality of meat and bone meal for broiler chickens. 2000. (Congresso).

Conferência Apinco 1999 de Ciência e Tecnologia Avícolas. Desempenho de frangos de corte alimentados com níveis crescentes da mistura dos ácidos orgânicos fórmico e propiônico. 1999. (Congresso).

Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 32. Efeitos da salinomicina sobre suínos em terminação recebendo dietas contendo bagaço de cana-de-açúcar auto-hidrolisado. 1999. (Congresso).

Conferência Apinco 1997 de Ciência e Tecnologia Avícolas. Disponibilidade de colina em farelo de soja avaliada por uma nova metodologia. 1997. (Congresso).

Congresso Latinoamericano de Avicultura.Un nuevo analysis enzimatico para determinar los niveles de colina en los ingredientes alimenticios e su variabilidad. 1997. (Simpósio).

Annual Meeting - Poultry Science Association. The determination of choline in feedstuffs using choline kinase. 1996. (Congresso).

Annual Meeting - American Society of Animal Science. Effects of antimicrobial feed additives, alone or in combination, on weanling pigs. 1995. (Congresso).

Mini-Simpósio do Colégio Brasileiro de Nutrição Animal.Utilização de alimentos alternativos na formulação de rações para suínos. 1993. (Simpósio).

Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 30. Associação de fontes alternativas de proteína na alimentação de suínos em crescimento-terminação. 1993. (Congresso).

Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 29. Suplementação de alto nível de zinco na dieta de leitões. 1992. (Congresso).

Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 28. Avaliação do efeito sinérgico de aditivos antimicrobianos com alto nível de cobre sobre o desempenho de leitões. 1991. (Congresso).

Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 28. Avaliação do efeito sinérgico de aditivos antimicrobianos com alto nível de cobre sobre o desempenho de leitões. 1991. (Congresso).

Reunião Anula da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 27. Avaliação de diferntes aditivoa antimicrobianos como promotores do crescimento de leitões desmamados. 1990. (Congresso).

Simpósio sobre a Produção Animal no Século 21.Novos agentes da promoção do crescimento de suínos. 1990. (Simpósio).

Reunião Anual da Sociedade Brasielira de Zootecnia, 26. Níveos de sódio e cloro na dieta de suínos. 1989. (Congresso).

Annual Meeting - American Society of Animal Science. Effects of high dietary copper on intestinal variables of starter pigs. 1988. (Congresso).

Mini Simpósio do CBNA, I.Efeitos de altos níveis de cobre em leitões desmamados. 1988. (Simpósio).

First Annual Conference of the Association for the Study of Food in Society. Hunger in the third world. 1987. (Congresso).

Reunião Anula da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 21. Níveis de uréia e ácido úrico no sangue de porcas alimentadas com rações contendo levedura seca. 1984. (Congresso).

Encontro de Criadores e Técnicos em Suinocultura.Atualidades em alimentação de suínos. 1983. (Encontro).

Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 20. Uso de milho opaco-2 na alimentação de suínos em crescimento-terminação. 1983. (Congresso).

Semana de Ciências e Tecnologia Agropecuária.Raças, genética e melhoramento de suínos. 1983. (Seminário).

Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 19. SUbprodutos de abatedouros de frangos na alimentação de suínos em crescimento e acabamento. 1982. (Congresso).

Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 18. Uso de farinha de penas em rações de suínos em crescimento e acabamento. 1981. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Natália Cristina Benincasa

MENTEN, J. F. M.. Caracterização do sistema de criação de frangos de corte em galpões de pressão negativa, das operações pré-abate e da qualidade do produto final. 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Sistemas Agrícolas) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Natalia Yumi Ikeda

MENTEN, J. F. M.MIYADA, V. S.; ORSI, R. O.. Utilização da própolis e probiótico em dietas para leitões recém-desmamados. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo.

Aluno: ristina Milani

MENTEN, J. F. M.MIYADA, V. S.; SBARDELLA, M.. Utilização de zinco, na forma de óxido de zinco nanoparticulado, em dietas para leitões recèm-desmamados. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Caroline Ceribeli

MENTEN, J. F. M.; CARDOSO, D. R.. Metabóltos polares e a estabilidade Redox em carne de frangos suplementados com erva mate (Ilex paraguariensis). 2016. Dissertação (Mestrado em Química (Química Analítica)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Dannielle Leonardi Migotto

Menten, J.F.M.; RACANICCI, A C M. Desempenho e digestibilidade de nutrientes para frangos de corte alimentados com rações contendo extrato de erva mate (Ilex paraguariensis). 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências Animais) - Universidade de Brasília.

Aluno: Jaqueline Moreira Rafael

MENTEN, J. F. M.LONGO, F. A.; PIZZOLANTE, C. C.. Efeitos de níveis de treonina e aditivo fitogênico na ração sobre o desempenho e saúde intestinal de frangos desafiados com Eimeria spp. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Fernando Yugo Yamamoto

MENTEN, J. F. M.; CYRINO, J. E. P.; BARROS, M. M.. Determinação da exigência de vitamina E para o dourado Salminis brasiliensis e a avaliação de seu efeito imunomodulador. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Critiano Bortoluzzi

MENTEN, J. F. M.MIYADA, V. S.; FERNANDES, J. I. M.. Desempenho produtivo e microbiota intestinal de frangos de corte suplementados com beta-ácidos do lúpulo (Humulus lupulus) após desafio com Eimeria acervulina e E.tenella. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Gláucia Samira Napty Komatsu

MENTEN, J. F. M.Coelho, A.A.D.; ALBUQUERQUE, R.. Alterações fisiológicas causadas pela utilização de glicerina na alimentação de frangosde corte. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Leonardo Willian de Freitas

MENTEN, J. F. M.MIYADA, V. S.; PIZZOLANTE, C. C.. Avaliação do uso de glicerina em dietas para frangos de corte nas fases pré-inicial e final. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Gislaine Goretti Romano

MENTEN, J. F. M.MIYADA, V. S.; CRUZ, V. C.. Efeitos do glicerol no metabolismo de frangos de corte alimentados com dietas contendo níveis crescentes de glicerina. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Rafaela Pereira

MENTEN, J. F. M.MIYADA, V. S.; ALBUQUERQUE, R.. Eficência de uma fitase bacteriana na liberação de fósforo fítico em dietas de frangos de corte. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Camila Leão Silveira da SIlva

MENTEN, J. F. M.MIYADA, V. S.; FERNANDES, e A. Glicerina proveniente da produção de biodiesel como ingrediente de ração para frangos de corte. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Wiolene Montanari Nordi

MACHADO NETO, R.;MENTEN, J. F. M.; KINDLEIN, L.. Colostro caprino e colostro bovino liofilizado e características intestinais de cabritos. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Tiago Junior Pasquetti

FURLAN, A. C.; MOREIRA, I.;MENTEN, J. F. M.. Avaliação nutricional da glicerina bruta ou semipurificada, oriundas de gordura animal e óleo vegetal, para codornas de corte. 2011. Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Guilerme Rodrigues do Nascimento

NAAS, I. A.MOURA, D. J.MENTEN, J. F. M.. Termografia aplicada à avaliação do ambiente térmico de alojamento e do conforto térmico de frangos de corte. 2011. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Carla de Andrade

MENTEN, J. F. M.. Levedura hidrolisada como fonte de nucleotídeos para leitões recém-desmamados. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Julieta Santarosa

MENTEN, J. F. M.MIYADA, V. S.RACANICCI, A. M. C.. Desempenho de pintos oriundos de ovos leves e pesados alimentados com diferentes tipos de ração pré-inicial. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Vivian Vezzoni de Almeida

MENTEN, J. F. M.MIYADA, V. S.; THOMAZ, M. C.. Ractopamina para suínos. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Vivian Lo Tierzo

BERTO, D. A.MENTEN, J. F. M.; MOURA, A. S. A. M. T.. Quelato de cálcio contendo fósforo e acidificante no desempenho e características intestinais de leitões desmamados. 2009. Dissertação (Mestrado em Zootecnia - Produção Animal) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Adriana Gomes de Menezes

NAAS, I. A.MENTEN, J. F. M.; PAZ, I. C. L. A.. Identificação dos pontos críticos na produção avícola. 2009. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Allan Eduardo Wilhem

MENTEN, J. F. M.. Atividade proteolítica e ultraestrutura do filé de peito PSE (pale, soft, exudative) em frango. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciência de Alimentos) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Douglas Cazzolato Morgonni

MENTEN, J. F. M.. Efeitos de níveis elevados de ácido pantotênico na ração sobre o desempenho e características de carcaça de suínos. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Kerli Ninov

MENTEN, J. F. M.. Identificação de polimorfismos do gene da leptina e de seu receptor em duas linhagens de aves e associação com características de desempenho e carcaça. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Valéria Cristina Rodrigues

MENTEN, J. F. M.SILVA, I. J. O.; COSTA, E. J. X.. Distribuição espacial e bem-estar de aves poedeiras em condições de estresse e conforto térmico utilizando visão computacional e inteligência artificila. 2007. Dissertação (Mestrado em Física do Ambiente Agrícola (ESALQ)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Marina Sígolo Rodrigues Barreto

MENTEN, J. F. M.MIYADA, V. S.RACANICCI, A. M. C.. Uso de extratos vegetais como promotores do crescimento em frangos de corte. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Alexandra Natalia Garcia

MENTEN, J. F. M.BERTO, D. A.MIYADA, V. S.. Nucleotídeos como potenciais promotores do crescimento de leitões recém-desmamados. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Erik Amazonas de Almeida

MENTEN, J. F. M.; COUTINHO, L. L.. Influencia do estresse pré-abate na expressão gênica e qualidade da carne de frango (Gallus gallus). 2007. Dissertação (Mestrado em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Camila Brossi

BERAQUET, N. J.;CASTILLO, C. J. C.MENTEN, J. F. M.. Qualidade de carne de frango: efeito de estresse severo pré-abate, classificação pelo uso da cor e marinação. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Carolina de Castro Santos

DELGADO, E. F.MENTEN, J. F. M.. Mecanismos adaptativos em frangos submetidos a estresse térmico agudo pre-abate e suas implicações na funcionalidade protéica muscular. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Dáphine Cardos Nagib do Nascimento

MENTEN, J. F. M.; SAKOMURA, N. K.; MALHEIROS, E. B.. Exigências de lisina e metionina+cistina digestíveis para aves de corte da linhagem Isa Label. 2007. Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Daniel Mendes Borges Campos

MENTEN, J. F. M.; MACARI, M.; BOLELI, I. C.. Efeito do sorgo sobre o desempenho zootécnico, as características de carcaça e o desenvolvimento da mucosa intestinal de frangos. 2006. Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA/FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E VETERINÁRIA.

Aluno: José Antonio Delfino Barbosa Filho

MENTEN, J. F. M.SILVA, I. J. O.; SEVEGNANI, K. B.. Avaliação do bem-estar de aves poedeiras em diferentes sistemas de produção e condições ambientais, utilizando análise de imagens. 2005. Dissertação (Mestrado em Física do Ambiente Agrícola (ESALQ)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Jony Koji Dairiki

MENTEN, J. F. M.; LIMA, M. M. B. F.; CYRINO, J. E. P.. Exigência em lisina pelo "black bass" Micropterus salmoides. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo - ESALQ.

Aluno: Rejane Amaral

MENTEN, J. F. M.. Efeito do tipo e da forma física da ração pré-inicial e da idade das matrizes sobre o desempenho de frangos de corte. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Luiz Carlos Demattê Filho

MENTEN, J. F. M.; MENDES, A. A.; SARTORI, J. R.. Aditivos em dietas para frangos de corte criados em sistema alternativo. 2004. Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Tatiana Mendes Oliveira

MENTEN, J. F. M.; LIMA, F. R.; ALBUQUERQUE, R.. Determinação da biodisponibilidade relativa de fósforo para frangos de corte em milho, cevada e farelo de soja sem e com adição de fitase microbiana à dieta. 2004. Dissertação (Mestrado em Nutrição e Produção Animal) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Ricardo Bertol

MENTEN, J. F. M.; BIAGI, J. D.; FERRAZ, A. C. O.. Processamento em moinho de martelo de híbridos de milho e a influência no custo da ração. 2003. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: José Otávio Berti Sorbara

MENTEN, J. F. M.MIYADA, V. S.; MAIORKA, A.. Efeitos de diferentes carboidratos na ração pré-inicial de frangos de corte sobre o desempenho e alometria de órgãos. 2003. Dissertação (Mestrado em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Daniela Beatriz Leóz Schocken

MENTEN, J. F. M.; MACARI, M.; AVILA, F. A.. Efeito da adição de antibióticos e prebiótico sobre a microbiota intestinal e cecal de frangos. 2003. Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Adraina Nogueira Figueiredo

MENTEN, J. F. M.MIYADA, V. S.; THOMAZ, M. C.. O ovo em pó na alimentação de leitões recém-desmamados. 2002. Dissertação (Mestrado em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Kátia Sardinha Bisinoto

MENTEN, J. F. M.BERTO, D. A.; SARTORI, J. R.. Exigências de treonina, triptofano e proteína bruta em leitões (6 a 11 kg) com base no conceito da proteína ideal. 2002. Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Carlos Eduardo Utiyama

MENTEN, J. F. M.. Utilização do resíduo de sementes processadas de urucum (Bixa orellana L.) na alimentação de suínos em crescimento. 2001. Dissertação (Mestrado em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Leandro Portz

MENTEN, J. F. M.. Relação energia:proteína na nutrição do "black bass" (Micropterus salmoides). 2000. Dissertação (Mestrado em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Ivan Vieira

MENTEN, J. F. M.. Utilização de colina e netaína na nutrição da tilápia do Nilo (oreochromis niloticus). 2000. Dissertação (Mestrado em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Juliano Benedito Gaiotto

MENTEN, J. F. M.. Óleo de soja, óleo ácido de soja e sebo bovino como fontes de gordura em rações para frangos de corte. 2000. Dissertação (Mestrado em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Márcia Christina Iafigliola

MENTEN, J. F. M.. O uso de cobre e antibiótico como promotores de crescimento em rações para frangos de corte. 2000. Dissertação (Mestrado em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Sônia Cristina Daróz de Morais

MENTEN, J. F. M.. Avaliação do desempenho e colesterol sérico e muscular de frangos de corte alimentados com níveis crescentes de citrato cúprico na dieta. 2000. Dissertação (Mestrado em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Aline Mondini Calil Racanicci

MENTEN, J. F. M.. Efeito da adição do antioxidante BHT e do armazenamento sobre a qualidade da farinha de carne e ossos para frangos de corte. 2000. Dissertação (Mestrado em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Cristiane Mantovani Brett

MENTEN, J. F. M.. Utilização do farelo e da semente de girassol na alimentação de frangos de corte. 1999. Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Ricardo Franklin de Mello

MENTEN, J. F. M.. Influência da suplementação da dieta com vitamina C no crescimento e resistência à hipóxia em alevinos de piauçu (Leporinus obtusidens). 1999. Dissertação (Mestrado em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo.

Aluno: José Aparecido Moreira

MENTEN, J. F. M.. Utilização da levedura desidratada como fonte de proteína para suínos em crescimento e terminação. 1998. Dissertação (Mestrado em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Ana Maria Barreto de Menezes Sampaio

MENTEN, J. F. M.. Relação energia:proteína na nutrição do tucunaré (Cichla sp). 1998. Dissertação (Mestrado em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Marcos Martinez do Vale

MENTEN, J. F. M.. Desempenho de frangos de corte alimentados com níveis crescentes da mistura dos ácidos orgânicos fórmico e propiônico (70%:30%). 1998. Dissertação (Mestrado em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Mônica Maria de Almeida Brainer

MENTEN, J. F. M.. Efeitos do citrato cúprico em diferentes fases de criação como promotor de crescimento de frangos de corte. 1998. Dissertação (Mestrado em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Eduardo Afonso Frandi Butolo

MENTEN, J. F. M.. Uso de plasma suíno desidratado por "spray-dryer" na dieta de leitões desmamados precocemente. 1997. Dissertação (Mestrado em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Ricardo Ramos Martins

MENTEN, J. F. M.. Secagem intermitente por fluxo cruzado e altas temperaturas e sua influência na qualidade do trigo duro (Triticum durum L.). 1997. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Christine Laganá

MENTEN, J. F. M.. Lâmina de água em baias de gestação para suínos. 1995. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: ADRIANA REGINA CITRONI

MENTEN, J. F. M.. Associação de fontes alternativas de proteína na alimentação de suínos em crescimento e terminação. 1995. Dissertação (Mestrado em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Helenice Mazzuco

MENTEN, J. F. M.. Utilização da própolis e álcool etílico no controle de salmonella em rações avícolas. 1994. Dissertação (Mestrado em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Cícero Juliano Monticelli

MENTEN, J. F. M.. Efeito da granulometria do milho, associada à área por animal, sobre o desempenho e lesões gástricas de suínos nas fases de crescimento e terminação. 1994. Dissertação (Mestrado em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Soraya Abreu de Morais

MENTEN, J. F. M.. A utilização de alumino-silicatos como agentes protetores contra aflatoxicose na alimentação de frangos de corte. 1992. Dissertação (Mestrado em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Jacinta Diva Ferrugem Gomes

MENTEN, J. F. M.. A virginiamicina como estimulante do crescimento de suínos em recria. 1991. Dissertação (Mestrado em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo.

Aluno: ROSANGELA MARIA POSSOBON

MENTEN, J. F. M.. O cobre como estimulante do crescimento de suínos em recria. 1991. Dissertação (Mestrado em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Marly Klinger Cardoso

MENTEN, J. F. M.. Os efeitos da granulometria do milho e formas de ração no desempenho de frangos de corte. 1990. Dissertação (Mestrado em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Leonardo Henrique Zanetti

Menten, J.F.M.; SARTORI, J. R.; MURAKAMI, A. E.. Efeitos da adição de óleo da semente de maracujá na nutrição e saúde em frangos de corte. 2018. Tese (Doutorado em Zootecnia) - FMVZ-UNESP-Botucatu SP.

Aluno: Gláucia Samira Napty Komatsu

Menten, J.F.M.; DIAS, C. T. S.. Milho segregado em mesa densimétrica. 2018. Tese (Doutorado em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Graciele Agnes

MENTEN, J. F. M.. Concentrações de gases e emissões e fluxo de nutrientes em aviários de frangos de corte com cama reutilizada. 2017. Tese (Doutorado em Engenharia de Sistemas Agrícolas) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Graciele Angnes

MENTEN, J. F. M.. Concentração de gases e emissões e fluxo de nutrientes em aviários de frangos de corte com cama reutilizada. 2017. Tese (Doutorado em Engenharia de Sistemas Agrícolas) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Rafael Simões Coelho Barone

MENTEN, J. F. M.. Microalgas como ingrediente e suplemento dietético para tilápia Oreochromis niloticus: valor biológico, desempenho e composição da carcaça. 2017. Tese (Doutorado em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Evandro Kleber Lorenz

MENTEN, J. F. M.. Hidrolisados proteicos na alimentação de dourado Salminus brasiliensis. 2017. Tese (Doutorado em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Roselany de Oliveira Corrêa

MENTEN, J. F. M.; CYRINO, J. E. P.; PEZZATO, L. E.; LOUVANDINI, H.; TAKAHASHI, L. S.. Substituição da farinha depeixe pelo concentrado proteico de soja em dietas para pacus (Piaractus mesopotamicus) e dourados (Salminus brasiliensis). 2016. Tese (Doutorado em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Ariane Cristina de Castro

SILVA, I. J. O.MENTEN, J. F. M.GOMES, J. D. F.; TITTO, E. A. L.; RUIZ, U.S.. Comportamento e desempenho sexual de suínos criados em ambientes enriquecidos. 2016. Tese (Doutorado em engenharia de sistemas agrícolas) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Karina Parra Duarte Bonassa

MENTEN, J. F. M.; Reyes F.G.R.. Farmacocinética, farmacodinâmica e depleção de resíduos de nova formulação de enrofloxacina para frangos de corte. 2016. Tese (Doutorado em Ciência de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: FERNANDA FLORES

Menten, J.F.M.NAAS, I. A.; PAZ, I. C. L. A.. Estimulações térmicas durante o desenvolvimento embrionário de frangos de corte. 2015. Tese (Doutorado em Doutorado em Engenharia Agrícola) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Maicon Sbardella

MIYADA, V. S.MENTEN, J. F. M.; RACANICCI, A. M. C.;BERTO, D. A.; TSE, M. L. P.. Utilização de beta-ácidos do lúpulo Humulus lupulus em dietas de leitões recém-desmamados. 2015. Tese (Doutorado em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Daniel Mendes Borges Campos

MENTEN, J. F. M.; MACARI, M.; FARIA, D. E.; PIZAURO JUNIOR, J. M.; DENADAI, J. C.. Avaliação do turnover da proteína muscular de frangos de corte de diferentes grupos genéticos criados em estresse cíclico de calor através da análise de isótopos estáveis ambientais. 2014. Tese (Doutorado em Zootecnia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Wiolene Montanari Nordi

MACHADO NETO, R.;MENTEN, J. F. M.; SADO, R. Y.; CYRINO, J. E. P.; MACARI, M.. Desenvolvimento dos tecidos entérico, hepático e muscular de juvenis de pacu Piaractus mesopotamicus e dourado Salminus brasiliensis alimentados com colostro bovino liofilizado. 2014. Tese (Doutorado em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Rafaela Pereira

MENTEN, J. F. M.; COUTINHO, L. L.; MACARI, M.;ANDREOTE, F.D.; FARIA FILHO, D. E.. Probiótico na ração de frangos de corte submetidos a antibioticoterapia: desempenho e microbiota intestinal. 2014. Tese (Doutorado em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Carla de Andrade

MENTEN, JFM; MENTEN, J F M;MIYADA, V. S.; CYRINO, J. E. P.; Racanicci, Aline M. C.;BERTO, D. A.. Nucleotídeos na alimentação de leitões recém-desmamados. 2013. Tese (Doutorado em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Giovanni Vitti Moro

MENTEN, JFM; CYRINO, J. E. P.;MIYADA, V. S.; FRACALOSSI, D. M.; MORAES, G.. Carboidratos em dietas para o dourado Salminus brasiliensis (Cuvier, 1816). 2013. Tese (Doutorado em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Wedson Carlos de Lima Nogueira

MENTEN, J. F. M.; FURLAN, R. L.; AMOROSO, L.; ARTONI, S. M. B.; FARIA FILHO, D. E.. Efeito de idade de matriz e da exposição gradual ao CO2 na primeira fase de incubação sobre o desenvolvimento in ovo e desempenho de frangos de corte. 2013. Tese (Doutorado em Zootecnia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Lilian Francisco Arantes de Souza

MENTEN, J. F. M.; FURLAN, R. L.; BOLELI, I. C.; AMOROSO, L.; SARTORI, J. R.. Desenvolvimento morfofisiológico do sistema digestório de fetos e pintos de matrizes pesadas de diferentes idades: efeito da temperatura e concentração de CO2 durante a incubação. 2013. Tese (Doutorado em Zootecnia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Fabricio Hirota Hada

MENTEN, J. F. M.; MACARI, M.; BOLELI, I. C.; FARIA, D. E.; SANTOS, T. C.. Fatores físicos e idade da matriz na incubação de ovos de codornas japonesas (Coturnix coturnix japonica). 2013. Tese (Doutorado em Zootecnia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Rodrigo Sequinel

Menten, José F. M.; OLIVEIRA, J. E.; MAINTINGUER, S. I.; VINHADO, F. S.; OLIVEIRA, P. R.. Caracterização físico-química de amostras de glicerina provenientes de usinas biodiesel incluindo o desenvolvimento e validação de método anlítico para determinação de metanolresidual por CG-Convencional e CG-Rápida com amostragem por headspace estático. 2013. Tese (Doutorado em Quimica) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Guilherme Augusto Marietto Gonçalves

MENTEN, J. F. M.; ANDREATTI FILHO, R. L.; ARAUJO JUNIOR, J. P.; KNOBL, T.; OKAMOTO, A. S.. Utilização de bacteriófagos na redução de Salmonella Enteritidis em ovos, frangos, carcaça e recortes. 2013. Tese (Doutorado em Medicina Veterinária) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Bruna Helena Carvalho Pacheco

FARIA, D. E.;COELHO, A A DMENTEN, J. F. M.; GOMIDE, C. A.; LEANDRO, N. S. M.. Níveis dietéticos de zinco e manganês sobre o desempenho, disponibilidade e mineralização óssea de frangos de corte. 2012. Tese (Doutorado em Qualidade e Produtividade Animal) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Denis Fabrício Marques

SHIMOKOMAKI, M.; FELICIO, P. E.; BRACARENSE, A. P. F. R. L.; PAULINO P V R;Menten, J.F.M.. Alterações bioquímicas e estruturais em filés PSE (pale, soft, exudative) de frangos de corte durante o armazenamento e sua relação com a qualidade da carne. 2012. Tese (Doutorado em Ciência de Alimentos) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Vivian Vezzoni de Almeida

Menten, J.F.M.MIYADA, V. S.BERTO, D. A.; THOMAZ, M. C.; CYRINO, J. E. P.. Respostas produtivas e expressão gênica induzidas por períodos de fornecimento de ractopamina para suínos em terminação. 2012. Tese (Doutorado em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Karla Andrea Oliveira de Lima

MENTEN, J. F. M.MOURA, D. J.NAAS, I. A.. Avaliação de sistemas de ventilação mecanizada por pressão positiva e negativa utilizados na avicultura de corte. 2011. Tese (Doutorado em Engenharia Agrícola) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Paulo Levi de Oliveira Carvalho

FURLAN, A. C.; MOREIRA, I.;MENTEN, J. F. M.. Glicerina bruta na alimentação de suínos. 2011. Tese (Doutorado em Zootecnia) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Ana Beatriz Traldi

MENTEN, J. F. M.MIYADA, V. S.RACANICCI, A. M. C.; CYRINO, J. E. P.; FARIA, D. E.. Influência da idade da matriz e do peso do ovo incubado nas respostas de pintos de corte alimentados com rações pré-iniciais farelada, triturada ou peletizada. 2010. Tese (Doutorado em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Igo Gomes Guimarães

MENTEN, J. F. M.; BARROS, M. M.; PAIVA, M. J. T. R.; PILARSKI, F.;BERTO, D. A.. Vitamina A em dietas para tilápia do Nilo. 2009. Tese (Doutorado em Zootecnia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Leandro Batista Costa

MIYADA, V. S.RACANICCI, A. M. C.GOMES, J. D. F.; CYRINO, J. E. P.;MENTEN, J. F. M.. Aditivos fitogênicos e butirato de sódio como potenciais promotores de crescimento de leitões recém-desmamados. 2009. Tese (Doutorado em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo.

Aluno: José Otávio Berti Sorbara

MENTEN, J. F. M.. Carboidrases em programas enzimáticos de rações para frangos de corte. 2008. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Zootecnia) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: André Moreira Bordinhon

MENTEN, J. F. M.. Autobalanceamento da energia e proteína da dieta pela tilápia do Nilo, por meio dos isótopos estáveis de carbono e do consumo de matéria seca. 2008. Tese (Doutorado em Zootecnia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Andréa Luciana dos Santos

MENTEN, J. F. M.. Desempenho, crescimento, qualidade do ovo, composição corporal e características reprodutivas e ósseas de poedeiras submetidas a diferentes programas nutricionais. 2008. Tese (Doutorado em Qualidade e Produtividade Animal) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Eric Franchi Leonardo

MENTEN, J. F. M.. Expressão da isoforma de calpastatina responsiva à ractopamina altera a maciez da carne, com implicações na eficiência de crescimento de suínos. 2008. Tese (Doutorado em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Marcos Martinez do Vale

MENTEN, J. F. M.. Caracterização e previsão de ondas de calor com impacto na mortalidade de frangos de corte. 2008. Tese (Doutorado em Doutorado em Engenharia Agrícola) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Sulivan Pereira Aves

MENTEN, J. F. M.SILVA, I. J. O.; SOARES, E. H. V.; SILVA, K. O.; COSTA, M. J. R. P.. Uso da zootecnia de precisão na avaliação do bem-estar bioclimático de aves poedeiras em diferentes sistemas de criação. 2007. Tese (Doutorado em Física do Ambiente Agrícola) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Clarissa Sanches da Silva Cassoli

MENTEN, J. F. M.; COUTINHO, L. L.; LEDUR, M. C.. Identificação e análise de etiquetas de seqüências espressas (ESTs) na hipófise e hipotálamo de Gallus gallus. 2007. Tese (Doutorado em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo.

Aluno: MARCOS LIVIO PANHOSA TSE

MENTEN, J. F. M.PACKER, I. U.MIYADA, V. S.; THOMAZ, M. C.; PAULETTI, P.. Proteína láctea e zinco suplementar em dietas de leitões recém-desmamados. 2007. Tese (Doutorado em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Daniel Emygdio de Faria Filho

MENTEN, J. F. M.; JUNQUEIRA, O. M.; FURLAN, R. L.; MUNARI, D. P.; PINHEIRO, J. W.. Níveis de proteína para frangos de corte expostos ao calor. 2006. Tese (Doutorado em Zootecnia) - Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias-UNESP,Jaboticabal,SP.

Aluno: Paulo Reis de Carvalho

MENTEN, J. F. M.; MENDONCA JUNIOR, C. X.; ALBUQUERQUE, R.; FERREIRA, A. J. P.; JUNQUEIRA, O. M.. Influência da adição de fontes ricas em PUFAS n-3 na dieta de galinhas sobre a composição lipídica do ovo. 2006. Tese (Doutorado em Zootecnia) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Eduardo Spillari Viola

MENTEN, J. F. M.; VIEIRA, S. L.; LOPES, J.; PERALBA, M. C. R.; SANTURIO, J.. Uso de acidificantes em dietas de frango de corte: resíduos no trato digestivo, e efeitos sobre desempenho animal e morfologia intestinal. 2006. Tese (Doutorado em Zootecnia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Marco aurélio Neves de Silva

MENTEN, J. F. M.; FARIA, D. E.;COELHO, A A DSILVA, I. J. O.; SARTORI, J. R.. Interação genótipo-ambiente e análise da variabilidade no melhoramento genético de linhagens de avós de frangos de corte. 2006. Tese (Doutorado em Genética e Melhoramento de Plantas) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Rodrigo Garófallo Garcia

MENTEN, J. F. M.; MENDES, A. A.; ROCA, R. O.; SOUZA, H. B. A.; OLIVEIRA, E. G.. Aspectos produtivos e qualitativos da utilização de sorgo na alimentação de frangos de corte. 2005. Tese (Doutorado em Zootecnia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Anna Monteiro Correia Lima

MENTEN, J. F. M.MOURA, D. J.COELHO, A A DNAAS, I. A.; ALLEONI, G. F.; BARACHO, M. S.. Avaliação de dois sistemas de produção de frangos de corte: uma visão multidisciplinar. 2005. Tese (Doutorado em Engenharia Agrícola) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Miwa Yamamoto Miragliotta

MENTEN, J. F. M.NAAS, I. A.. Avaliação das condições do ambiente interno em dois galpões de produção comercial de frangos de corte, com ventilação e densidade populacional diferenciados. 2005. Tese (Doutorado em Engenharia Agrícola) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Rafael Neme

MENTEN, J. F. M.; SAKOMURA, N. K.; RESENDE, K. T.; COUTO, H. P.; CARRILHO, E. N. V. M.. Estimativa das exigêncas energéticas e curvas de desenvolvimento e composição corporal de linhagens de postura na fase de crescimento. 2004. Tese (Doutorado em Zootecnia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Flávio Alves Longo

MENTEN, J. F. M.; CYRINO, J. E. P.;MIYADA, V. S.; BUTOLO, J. E.; SAKOMURA, N. K.. Avaliação de fontes de carboidrato e proteína e sua utilização na dieta pré-inicial de frangos de corte. 2004. Tese (Doutorado em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Juliano Benedito Gaiotto

MENTEN, J. F. M.; SARTORI, J. R.;COELHO, A A D; PEZATTO, A. C.;MIYADA, V. S.. Determinação da energia metabolizável de gorduras e sua aplicação na formulação de diets para frangos de corte. 2004. Tese (Doutorado em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Aline Mondino Calil Racanicci

MENTEN, J. F. M.; FARIA, D. E.;DARCE, M. R.. Efeito do uso de óleo de vísceras de aves oxidado no desempenho de frangos de corte e na estabilidade oxidativa da carne de sobrecoxa. 2004. Tese (Doutorado em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Erica Elias Baron

MENTEN, J. F. M.; COUTINHO, L. L.;GARCIA, A. A. F.. Identificação de QTLs nos cormossomos 2 e 4 que controlam características de desempenho e carcaça em aves (Gallus gallus). 2004. Tese (Doutorado em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Carlos Eduardo Utiyama

MENTEN, J. F. M.BERTO, D. A.LIMA, G. J. M. M.; THOMAZ, M. C.;MIYADA, V. S.. Utilização de agentes antimicrobianos, probióticos, prebióticos e extratos vegetais como promotores do crescimento de leitões recém-desmamados. 2004. Tese (Doutorado em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Paulo Hellmeister Filho

MENTEN, J. F. M.SAVINO, V J M; MENDES, A. A.;SILVA, I. J. O.; SCHMIDT, G. S.. Efeitos de fatores genéticos e do sistema de criação sobre o desempenho e características de carcaça de frangos tipo caipira. 2003. Tese (Doutorado em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Joerley Moreira

MENTEN, J. F. M.; MENDES, A. A.; GARCIA, E. A.; NAS, I. A.; ROCA, R. O.. Efeito da linhagem, densidade de criação e nível de energia da dieta sobre o desempenho, empenamento e características de carcaça de frangos de corte. 2003. Tese (Doutorado em Zootecnia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Adriana Ayres Pedroso

MENTEN, J. F. M.; M R Lambais; MORAIS, V. M. B.; SILVA, E. N.; SCHOCKEN-ITURRINO, R. P.. Estrutura da comunidade de Bacteria do trato intestinal de frangos suplementados com promotores de crescimento. 2003. Tese (Doutorado em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Ana Maria Barreto de Menezes Sampaio de Oliveira

MENTEN, J. F. M.; CYRINO, J. E. P.; PEZZATO, L. E.; LIMA, M. M. B. F.; URBINATI, E. C.. Substituição de fontes protéicas de origem animal por fontes protéicas de origem vegetal em rações para o. 2003. Tese (Doutorado em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Alex Maiorka

MENTEN, J. F. M.; MACARI, M.; ZANELLA, I.; BOLELI, I. C.; FERKET, P.. Efeitos da idade da matriz, do jejum, da energia da ração e da glutamina sobre o desenvolvimento da mucosa intestinal e atividade enzimática do pâncreas de pintos de corte.. 2002. Tese (Doutorado em Zootecnia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Jane Eyre Gabriel

MENTEN, J. F. M.. Estudo da expresão temporal e espacial de genes associados à miogênese durante o desenvolvimento embrionário de aves. 2001. Tese (Doutorado em Ciências (Energia Nuclear na Agricultura)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Leandro Portz

MENTEN, J. F. M.. Utilização de diferntes fontes protéicas em dietas formuladas pelo conceito de proteína ideal para o "Black bass" (Micropterus salmoides). 2001. Tese (Doutorado em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Agnes Veridiana Mori

MENTEN, J. F. M.. Utilização de óleo de peixe e linhaça na ração como fonte de ácidos graxos poliinsaturados ômega-3 em ovos de galinha. 2001. Tese (Doutorado em Clínica Veterinária) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Ione Mabe

MENTEN, J. F. M.. Efeitos da suplementação dietética com quelatos de zinco e de manganês na produção, qualidade de ovos e morfologia intestinal de galinhas poedeiras. 2001. Tese (Doutorado em Ciências dos Alimentos) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Susane Siste Campos

MENTEN, J. F. M.. Efeitos da energia dietética, densidade populacional, altura de cama e época do ano sobre parâmetros termorreguladores, zootécnicos e da cama em frangos de corte. 1999. Tese (Doutorado em Zootecnia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Dirlei Antonio Berto

MENTEN, J. F. M.. Estudo do ganho de peso compensatório em suínos recebendo no período inicial diferentes tipos de dieta e sistemas de alimentação. 1993. Tese (Doutorado em Zootecnia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Leandro Felix Demuner

MENTEN, J. F. M.; FARIA, D. E.; GARCIA NETO, M.. Ajuste de curvas de crescimento e deposição de nutrientes em linhagens de frangos de corte com análise econômica. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em ZOOTECNIA - QUALIDADE E PRODUTIVIDADE ANIMAL) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Thaline Maira Pachelli da Cruz

MENTEN, J. F. M.. EQ Thaline Maira Pachelli da Cruz. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Veridiana Lourenço de Souza

MENTEN, J. F. M.; Bittar C M M; ALMEIDA, R.. Exame de qualificação de Veridiana Lourenço de Souza. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Fredy Armando Aguilar Aguilar

MENTEN, J. F. M.; FRACALOSSI, D. M.; TEDESCHI, L. O.. Exame de qualificação de Fredy Armando Aguilar Aguilar. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Maicon Sbardella

Menten, José F. M.BERTO, D. A.DELGADO, E. F.. Exame de qualificação de Maicon Sbardella. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Wiolene Montanari Nordi

MENTEN, J. F. M.; URBINATI, E. C.; CYRINO, J. E. P.. Exame de qualificação de Wiolene Montanari Nordi. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Giovanni Vitti Moro

MENTEN, J. F. M.; Bittar C M M; ABDALLA, A. L.. Exame de qualificação de Giovanni Vitti Moro. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Tarcila Souza de Castro Silva

MENTEN, J. F. M.; MOURÃO, G. B.; ABDALLA, A. L.. Exame de Qualificação de Tarcila Souza de Castro Silva. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Vivian Vezzoni de Almeida

MENTEN, J. F. M.BERTO, D. A.; REGITANO, L. C. A.. Exame de Qualificação de Vivian Vezzoni de Almeida. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Carla de Andrade

MENTEN, J. F. M.BERTO, D. A.GOMES, J. D. F.. Exame de Qualificação de Carla de Andrade. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Débora Botechio Moretti

MENTEN, J. F. M.; ALENCAR, S. M.; URBINATI, E. C.. Exame de Qualificação de Débora Botechio Moretti. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Ricardo Basso Zanon

MENTEN, J. F. M.; SARTORI FILHO, R.; SADO, R. Y.. Ezame de Qualificação de Ricardo Basso Zanon. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Rafael Marques Pereira Leal

MENTEN, J. F. M.. Ocorrência e comportamento no ambiente de antibióticos de uso veterinário. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Andrezza Maria Felício

MENTEN, J. F. M.; MOURA, A. S. A. M. T.; Balieiro J. C. C.. Exame de qualificação de Andrezza Maria Felicio. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Kerli Ninov

MENTEN, J. F. M.; SILVA, L. F. P.; JORGE, E. C.. Exame de Qualificação Doutorado Esalq. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Lilian Marques Pino

MENTEN, J. F. M.TORRES, E. A. F. S.; GIOIELLI, L. A.. Influência da ração com antioxidantes naturais na qualidade e estabilidade da carne de frangos. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Nutrição Humana Aplicada) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Ricardo Borguesi

MENTEN, J. F. M.; LIMA, M. M. B. F.; DIAS, C. T. S.. Energia e proteína na nutrição do dourado. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo.

Aluno: MARCOS LIVIO PANHOSA TSE

MENTEN, J. F. M.PACKER, I. U.RACANICCI, A. M. C.. Respostas fisiológicas e de desempenho de leitões recebendo dietas com alto zinco. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo.

Aluno: RicardoYuji Sado

MENTEN, J. F. M.; VITTI, D.. Estudo in vivo da eficácia na utilização de imunoestimulantes na dieta de juvenis de Piaractus mesopotamicus - respostas biolóicas e hematológicas. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Álvaro José de Almeida Bicudo

ABDALLA, A. L.; LIMA, M. M. B. F.;MENTEN, J. F. M.. Relação enrgia:proteína e exigência em aminoácidos de alevinos de pacu Piaractus mesopotamicus (Holmberg, 1887): desempenho, metabolismo e economicidade. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Rafael Carvalho de Olievira

MENTEN, J. F. M.; SILVA, P L; CESAR JUNIOR, R M; FERNANDES, e A; HIRATA, N S T. Bioinformática. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Bioinformática) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Carlos Eduardo Utiyama

MENTEN, J. F. M.PACKER, I. U.; COUTINHO, L. L.. Utilização de agentes antimicrobianos, probióticos, prebióticos e extratos vegetais como promotores do crescimento de leitões recém-desmamados. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Deborah Clea Ruy

MENTEN, J. F. M.PACKER, I. U.; FIGUEIRA, A.. Mapeamento de QTL's nos cromossomos 3 e 5 do frango doméstico. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Hermann Bremer Neto

MENTEN, J. F. M.; FERREIRA, J. R.; VITTI, D.. Técnicas isotópicas em estudo de contaminação por crômio e de digestibilidade em dietas de peixes. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências (Energia Nuclear na Agricultura)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Marcelo Cristiano Carneiro

MENTEN, J. F. M.; BIAGI, J. D.; BUTOLO, J. E.. Utilização do milho alto óleo no processamento de rações e no desempenho de frangos de corte. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Agrícola) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Mariana Caroline Furian Pontin

MENTEN, J. F. M.; MORETTI, D. B.; MACHADO NETO, R.. Distribuição de células caliciformes no intestino delgado de cabritos recém-nascidos aleitados com colostro caprino e colostro bovino liofilizado. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Vivian Vezzoni de Almeida

MENTEN, J. F. M.; MYIADA, V S;RACANICCI, A. M. C.. Estágio profissionalizante - Suinocultura. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade de São Paulo.

Menten, J.F.M.MIYADA, V. S.; MACARI, M.;Martinelli, L.A.. Concurso para provimento de cargo de professor titular - José Eurico Possebon Cyrino. 2018. Universidade de São Paulo.

MENTEN, J. F. M.Martinelli, L.A.. Concurso para provimento do cargo de Professor Titular. 2016. Universidade de São Paulo.

MENTEN, J. F. M.; VIEIRA, M. L. C.. Concurso para provimento do cargo de Professor Titular - Departamento de Ciênicas Biológicas ESALQ. 2015. Universidade de São Paulo.

MENTEN, J. F. M.; MACHADO, P. F.. Concurso para provimento de cargo de Professor Titular - Alexandre Vaz Pires. 2015. Universidade de São Paulo.

MENTEN, J. F. M.; MACHADO NETO, R.; MACARI, M.. Concurso de Professor Titular - Departamento de Zootecnia-ESALQ: Luiz Lehmann Coutinho. 2009. Universidade de São Paulo.

MENTEN, J. F. M.; MENDONCA JUNIOR, C. X.. Cargo de Professor Titular - Depto. de Nutrição e Produção Animal-FMVZ: Ricardo de Albuquerque. 2008. Universidade de São Paulo.

MENTEN, J. F. M.; NOGUEIRA FILHO, J. C. M.; ZANETTI, M. A.; MURAKAMI, A. E.; JUNQUEIRA, O. M.. Cargo de Professor Titular - Douglas Emygdio de Faria. 2007. Universidade de São Paulo.

MENTEN, J. F. M.; FARIA, V. P.; MESQUITA, A. J.; BIAGI, J. D.; VIEIRA, P. F.. Cargo de Professor Titular - Paulo Fernando Machado. 2006. Universidade de São Paulo - ESALQ.

MENTEN, J. F. M.. Cargo de Professor Titular - Romualdo Shigueo Fukushima e Paulo Henrique Mazza Rodrigues. 2006. Universidade de São Paulo.

MENTEN, J. F. M.; JUNQUEIRA, O. M.; LAVEZZO, W.; BENESI, F. J.; SPINOSA, H. S.. Cargo de Professor Titular - Felix Ribeiro de Lima e Romualdo Shigueo Fukushima. 2005. Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia/USP.

Menten, J.F.M.; SANTOS, F. A. P.; HAUSHILD, L.. Concurso para Professor Doutor do Departamento de Zootecnia - ESALQ - Suinocultura. 2014. Universidade de São Paulo - ESALQ.

MENTEN, J. F. M.Savino, V.J.M.; COUTINHO, L. L.; PIRES, A. V.. Concurso público para contratação de médico veterinário. 2013. Universidade de São Paulo.

MENTEN, J. F. M.; ALBINO, L. F. T.; BERCHIELLI, T. T.. Concurso Público Professor - Nutrição e Alimentação de Não Ruminantes - UNESP/Jaboticabal. 2011. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

MENTEN, J. F. M.; WALDER, J. M. M.; ZANETTI, M. A.; RESENDE, K. T.; LINE, S. R. P.. Concurso para provimento de um cargo de Professor Doutor - CENA Centro de Energia Nuclear na Agricultura. 2010. Universidade de São Paulo.

MENTEN, J. F. M.; MORETTI, A.; SAKOMURA, N. K.; SARTORI, J. R.; RENNO, F. P.. Concurso para provimento de um cargo de Professor Doutor - FMVZ, Departamento de Nutrição e Produção Animal. 2010. Universidade de São Paulo.

MENTEN, J. F. M.NAAS, I. A.. Concurso para Professor Doutor - Faculdade de Engenharia Agrícola. 2009. Universidade Estadual de Campinas.

MENTEN, J. F. M.; MACHADO, P. F.. Concurso para provimento de um cargo de Professor Doutor - Departamento de Zootecnia-ESALQ. 2008. Universidade de São Paulo.

MENTEN, J. F. M.. Concurso para provimento de um cargo de Professor Doutor - Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição-ESALQ. 2008. Universidade de São Paulo.

MENTEN, J. F. M.; MURAKAMI, A. E.; NOGUEIRA FILHO, J. C. M.; ZANETTI, M. A.; JUNQUEIRA, O. M.. Concurso para provimento do Cargo de Professor Doutor: Candidato Douglas Emygdio de Faria. 2003. Universidade de São Paulo.

MENTEN, J. F. M.. Concurso para provimento de cargo de Professor Adjunto. 2002. Universidade Federal de São Carlos.

MENTEN, J. F. M.. Concurso para contratação de docente nas disciplinas Nutrição e Alimentação Animal e Bromatologia para Veterinária. 2002. Universidade de São Paulo.

MENTEN, J. F. M.. Concurso para Contratação de Pesquisador - Embrapa Suínos e Aves. 1994. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

MENTEN, J. F. M.. Concurso de Ingresso para Pesquisador Científico. 1993. Instituto de Zootecnia do Governo do Estado de São Paulo.

MENTEN, J. F. M.. Concurso para Provimento de cargo de Professor Assistente. 1993. Universidade de São Paulo.

Menten, J.F.M.; MENDES, A. A.;NAAS, I. A.; ANDREATTI FILHO, R. L.. Concurso Livre-Docência: Ibiara Correia de Lima Almeida Paz. 2018. FMVZ-UNESP-Botucatu SP.

MENTEN, J. F. M.; MACARI, M.; MURAKAMI, A. E.; QUEIROZ, S. A.; LARA, L.J.C.. Concurso de Livre-Docência de Isabel Cristina Boleli - UNESP Jaboticabal. 2014. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

MENTEN, J. F. M.; SIQUEIRA, E.; PEZZATO, L. E.;COELHO, A A D; SCAPINELLO, C.. Concurso de Livre-Docencia - Ana Silvia Alves Meira Tavares Moura - UNESP/Botucatu. 2011. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

MENTEN, J. F. M.. Concurso Livre-Docencia - Daniella Jorge de Moura - Feagri/Unicamp. 2011. Universidade Estadual de Campinas.

MENTEN, J. F. M.; MENDES, A. A.; SILVA, E. N.. Concurso de Livre-Docência - Departamento de Clínica Veterinária, FMVZ: Raphael Lúcio Andreatti Filho. 2009. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

MENTEN, J. F. M.. Concurso de Livre-Docência - Depto. de Genética: Antonio Augusto Domingos Coelho e Vicente José Maria Savino. 2008. Universidade de São Paulo.

ALBUQUERQUE, R.; LEME, P.; KRONKA, R. N.; MORETTI, A.;MENTEN, J. F. M.. Título de Livre-Docente - Messias da Trindade Neto. 2007. Universidade de São Paulo.

MENTEN, J. F. M.; JUNQUEIRA, O. M.; GARCIA, E. A.; LIMA, F. R.; GHION, I.. Título de Livre-Docente: Ricardo de Albuquerque. 2005. Universidade de São Paulo.

MENTEN, J. F. M.; FARIA, D. E.; JUNQUEIRA, O. M.; ZANETTI, M. A.; GARCIA, E. A.. Título de Livre-Docente: Lúcio Francelino de Araújo. 2004. Universidade de São Paulo.

MENTEN, J. F. M.; PEREIRA, A. R.; COSTA, C.; REIS, R. A.; CECATO, U.. Título de Livre-Docente: Carlos Guilherme Silveira Pedreira. 2004. Universidade de São Paulo.

MENTEN, J. F. M.; FERRAZ, J. B. S.; SILVA, J. F. C.; FELICIO, P. E.; MACHADO NETO, R.. Título de Livre-Docente: Dante Pazzanese Duarte Lanna. 2003. Universidade de São Paulo.

MENTEN, J. F. M.PACKER, I. U.; SPERS, A.; COSTA, C.; SIQUEIRA, E.. Título de Livre-Docente: Ivanete Susin. 2003. Universidade de São Paulo.

MENTEN, J. F. M.MIYADA, V. S.; CASTAGNOLLI, N.; MACARI, M.; ABE, A. S.. Título de Livre-Docente: José Eurico Possebon Cyrino. 2000. Universidade de São Paulo.

MENTEN, J. F. M.. Avaliador da Comissão Central de Avaliação Docente da USP. 2013. Universidade de São Paulo.

MENTEN, J. F. M.. Avaliador da Comissão Central de Avaliação Docente sa USP. 2012. Universidade de São Paulo.

MENTEN, J. F. M.. Avaliação de Promoção por Mérito ao Nível MS-5.3. 2011. Universidade Estadual de Campinas.

MENTEN, J. F. M.. Comissão de Especialistas Externa - Prêmio de Reconhecimento Acadêmico"Zeferino Vaz", Faculdade de Engenharia Agrícola. 2009. Universidade Estadual de Campinas.

Orientou

José Matheus de Moura Andrade

Farinhas de larvas de insetos (Tenebrio molitor e Hermetia illuscens) melhoram o desempenho e modulam o sistema imune inato de frangos de corte; 2022; Dissertação (Mestrado em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Jose Fernando Machado Menten;

Leonardo Mazzero

Efeito de níveis crescentes de aditivo alternativo à base de ácidos orgânicos e mosto de tangerina (Citrus reticulata) como melhorador de desempenho em frangos de corte; 2022; Dissertação (Mestrado em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jose Fernando Machado Menten;

Marcos Antonio Nascimento Filho

Farinha de larva de inseto (Tenebrio molitor) na alimentação de frangos de corte: preferência alimentar, energia metabolizável e digestibilidade de aminoácidos; 2020; Dissertação (Mestrado em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Jose Fernando Machado Menten;

[Nome removido após solicitação do usuário]

Análise da viabilidade econômica do uso de farinha do inseto Tenebrio molitor na dieta de frangos de corte; 2020; Dissertação (Mestrado em GESTÃO E INOVAÇÃO NA INDÚSTRIA ANIMAL) - Universidade de São Paulo, ; Coorientador: Jose Fernando Machado Menten;

Ana Beatriz Santos de Oliveira

Energia metabolizável e digestibilidade de aminoácidos de coprodutos do etanol de milho para frangos de corte; 2019; Dissertação (Mestrado em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jose Fernando Machado Menten;

José Guilherme Morshel Barbosa

Efeitos da suplementação de levedura autolisada sobre a resposta imune intestinal e desempenho de frangos de corte; 2017; Dissertação (Mestrado em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jose Fernando Machado Menten;

Jaqueline Moreira Rafael

Efeitos de níveis de treonina e aditivo fitogênico na ração sobre o desempenho e saúde intestinal de frangos desafiados com Eimeria spp; 2015; Dissertação (Mestrado em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Jose Fernando Machado Menten;

Cristiano Bortoluzzi

Desempenho produtivo e microbiota intestinal de frangos de corte suplementados com beta-ácidos do lúpulo (Humulus lupulo) após desafio com Eimeria acervulina e E; tenella; 2014; Dissertação (Mestrado em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Jose Fernando Machado Menten;

Gláucia Samira Napty Komatsu

Avaliação da glicerina para frangos de corte; 2014; Dissertação (Mestrado em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jose Fernando Machado Menten;

Leonardo Willian de Freitas

Avaliação da glicerina em dietas para frangos de corte nas fases pré-inicial e final; 2013; Dissertação (Mestrado em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Jose Fernando Machado Menten;

Gislaine Goretti Romano

Efeitos do glicerol no metabolismo de frangos de corte alimentados com dietas contendo níveis crescentes de glicerina; 2013; Dissertação (Mestrado em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jose Fernando Machado Menten;

Michele Bernardino de Lima

Modelos matemáticos para predição das exigências nutricionais de colina para frangos de corte; 2012; Dissertação (Mestrado em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Jose Fernando Machado Menten;

Camila Leão Silveira da SIlva

Glicerina proveniente da produção de biodiesel como ingrediente de ração para frangos de corte; 2011; Dissertação (Mestrado em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Jose Fernando Machado Menten;

Rafaela Pereira

Eficência de uma fitase bacteriana na liberação de fósforo fítico em dietas de frangos de corte; 2011; Dissertação (Mestrado em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jose Fernando Machado Menten;

Julieta Santarosa

Desempenho de pintos oriundos de ovos leves e pesados alimentados com diferentes tipos de ração pré-inicial; 2010; Dissertação (Mestrado em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jose Fernando Machado Menten;

Patrícia Watanabe Zanin Pereira

Avaliação de complexo enzimático e betaína natural nas rações de frangos de corte criados em aviário comercial; 2009; Dissertação (Mestrado em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jose Fernando Machado Menten;

LUIS FERNANDO SARMENTO RANGEL

Uso do plasma spray dried na dieta de suínos para prevenção da circovirose suína e doenças associadas; 2009; Dissertação (Mestrado em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo, ; Orientador: Jose Fernando Machado Menten;

Pricila Vetrano Rizzo

Avaliação de misturas de extratos vegetais como promotores de crescimento de frangos de corte; 2008; Dissertação (Mestrado em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo - ESALQ, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Jose Fernando Machado Menten;

Douglas Cazzolato Morgonni

Efeitos de níveis elevados de ácido pantotênico na ração sobre o desempenho e características de carcaça de suínos; 2007; Dissertação (Mestrado em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo, ; Orientador: Jose Fernando Machado Menten;

Marina Sígolo Rodrigues Barreto

Uso de extratos vegetais como promotores do crescimento em frangos de corte; 2007; Dissertação (Mestrado em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jose Fernando Machado Menten;

Rejane Amaral

Efeitos do tipo da ração pré-inicial, da forma física e da idade das matrizes sobre o desempenho de frangos de corte; 2006; Dissertação (Mestrado em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo, ; Orientador: Jose Fernando Machado Menten;

José Otávio Berti Sorbara

Efeitos de diferentes carboidratos na ração pré-inicial de frangos de corte sobre o desempenho e a alometria dos órgãos; 2003; Dissertação (Mestrado em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jose Fernando Machado Menten;

Sônia Cristina Daróz de Morais

Avaliação do desempenho e colesterol sérico e muscular de frangos de corte alimentados com níveis crescentes de citrato cúprico na dieta; 2000; Dissertação (Mestrado em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jose Fernando Machado Menten;

Márcia Christina Iafigliola

O uso de cobre e antibiótico como promotores do crescimento em rações para frangos de corte; 2000; Dissertação (Mestrado em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jose Fernando Machado Menten;

Aline Mondini Calil Racanicci

Efeito da adição do antioxidante BHT e do armazenamento sobre a qualidade da farinha de carne e ossos para frangos de corte; 2000; Dissertação (Mestrado em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Jose Fernando Machado Menten;

Juliano Benedito Gaiotto

Óleo de soja, óleo ácido de soja e sebo bovino como fontes de gordura em rações para frangos de corte; 2000; Dissertação (Mestrado em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Jose Fernando Machado Menten;

M M A Brainer

Efeitos do citrato cúprico em diferentes fases de criação como promotor de crescimento de frangos de corte; ; 1998; 0 f; Dissertação (Mestrado em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jose Fernando Machado Menten;

M M Vale

Desempenho de frangos de corte alimentados com níveis crescentes da mistura dos ácidos orgânicos fórmico e propiônico (70%:30%); 1998; 0 f; Dissertação (Mestrado em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jose Fernando Machado Menten;

A H M Sewell

Efeitos da salinomicina sobre o desempenho e características de carcaça de suínos em terminação alimentados com rações contendo bagaço de cana-de-acúcar auto-hidrolisado; ; 1998; 0 f; Dissertação (Mestrado em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo, ; Orientador: Jose Fernando Machado Menten;

A R Citroni

Associação de fontes alternativas de proteína na alimentação de suínos em crescimento e terminação; 1995; 0 f; Dissertação (Mestrado em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Jose Fernando Machado Menten;

C J Monticelli

Efeito da granulometria do milho, associada à área por animal, sobre o desempenho e lesões gástricas de suínos nas fases de crescimento e terminação; ; 1994; 0 f; Dissertação (Mestrado em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo, ; Orientador: Jose Fernando Machado Menten;

Letícia Cardoso Bitencourt

Nível sanguíneo de carotenoides totais como biomarcador de funcionalidade intestinal em ensaios experimentais com frangos de corte; 2023; Tese (Doutorado em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo, ; Orientador: Jose Fernando Machado Menten;

Diana Suckeveris

Estudo sobre a utilização de níveis supranutricionais de vitaminas hidrossolúveis na produção de frangos de corte; 2019; Tese (Doutorado em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jose Fernando Machado Menten;

Alvaro Mario Burin Junior

Integridade intestinal, estresse oxidativo e competência imunológica de frangos de corte em estresse por calor e suplementados com complexo Zn aminoácido; 2019; Tese (Doutorado em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jose Fernando Machado Menten;

Gláucia Samira Napty Komatsu

Características físicas, químicas e estruturais de milhos de diferentes tipos segregados em mesa densimétrica e sua influência sobre o valor nutricional para frangos de corte; 2018; Tese (Doutorado em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jose Fernando Machado Menten;

Naiara Simarro fagundes

Diferentes estratégias do uso de sorgo para frangos de corte: desempenho e saúde intestinal; 2016; Tese (Doutorado em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Jose Fernando Machado Menten;

Rafaela Pereira

Avaliação das mudanças da microbiota de frangos de corte alimentados com probiótico e submentidos a antibiotico terapia; 2014; Tese (Doutorado em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Jose Fernando Machado Menten;

Kelen Cristiane Zavarize

Utilização de glicerina proveniente da produção de biodioesel na dieta de frangos; 2012; Tese (Doutorado em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jose Fernando Machado Menten;

Rafaela Pereira

MANUTENÇÃO DO EQUILÍBRIO DA MICROBIOTA INTESTINAL DE FRANGOS DE CORTE COM PROBIÓTICO APÓS ANTIBIOTICOTERAPIA; 2011; Tese (Doutorado em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jose Fernando Machado Menten;

Ana Beatriz Traldi

Influência da idade da matriz e do peso do ovo incubado nas respostas de pintos de corte alimentados com rações pré-iniciais farelada, triturada ou peletizada; 2010; Tese (Doutorado em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jose Fernando Machado Menten;

Cynthia Siqueira Silva

Composição química e energia metabolizável de milho segregado pela mesa gravimétrica e sua utilização na formulação de ração para frangos de corte; 2009; Tese (Doutorado em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jose Fernando Machado Menten;

Evandro de Abreu Fernandes

Avaliação da suplementação de enzimas exógenas na nutrição de frangos de corte; 2005; Tese (Doutorado em Genética e Bioquímica) - Universidade Federal de Uberlândia, ; Coorientador: Jose Fernando Machado Menten;

Flávio Alves Longo

Avaliação de fontes de carboidrato e proteína e sua utilização na dieta pré-inicial de frangos de corte; 2004; Tese (Doutorado em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Jose Fernando Machado Menten;

Aline Mondini Calil Racanicci

O efeito do uso do óleo de vísceras de aves oxidado no desempenho de frangos de corte e na estabilidade oxidativa da carne de sobrecoxa; 2004; Tese (Doutorado em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Jose Fernando Machado Menten;

Juliano Benedito Gaiotto

Determinação da energia metabolizável de gorduras e sua aplicação na formulação de dietas para frangos de corte; 2004; Tese (Doutorado em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Jose Fernando Machado Menten;

Paulo Hellmeister Filho

Efeitos de fatores genéticos e do sistema de criação sobre o desempenho e o rendimento de carcaça de frangos tipo caipira; 2003; Tese (Doutorado em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo, ; Orientador: Jose Fernando Machado Menten;

Adriana Ayres Pedroso

Estrutura da comunidade de Bacteria do trato intestinal de frangos suplementados com promotores de crescimento; 2003; Tese (Doutorado em Ciência Animal e Pastagens) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Jose Fernando Machado Menten;

Raquel Tatiane Pereira

2021; Universidade de São Paulo, ; Jose Fernando Machado Menten;

Kelen Cristiane Zavarize

2015; Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Jose Fernando Machado Menten;

Rafela Pereira

2015; Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Jose Fernando Machado Menten;

Aline Mondini Calil Racanicci

2008; Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Jose Fernando Machado Menten;

Camila Corcino de Souza

Produção e qualidade de ovos de galinhas criadas em gaiolas ou em piso; ; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Agronômica) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jose Fernando Machado Menten;

Henrique Bracale

Desempenho pós-muda de poedeiras commerciais em diferentes sistemas de criação: convencional e piso; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Agronômica) - Universidade de São Paulo; Orientador: Jose Fernando Machado Menten;

Alexandre Mantoani

Efeito do peso de pintos de corte ao alojamento sobre o desempenho de frangos até 42 dias; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Agronômica) - Universidade de São Paulo; Orientador: Jose Fernando Machado Menten;

Diana Sukeveris

Avaliação do plasma desidratado como ingrediente de ração de frangos de corte; 2013; Orientação de outra natureza - Universidade de São Paulo; Orientador: Jose Fernando Machado Menten;

Produções bibliográficas

  • ANDRADE, J.M.M. ; PEREIRA, R.T. ; DE PAULA, V.R.C. ; MOREIRA JUNIOR, H. ; Menten, J.F.M. . Tenebrio meal as a functional ingredient modulates immune response and improves growth performance of broiler chickens. JOURNAL OF APPLIED POULTRY RESEARCH , v. 32, p. 100346, 2023.

  • ANDRADE, J. M. M. ; MAZZERO, L. ; MOREIRA JR, H. ; MENTEN, J. F. M. . Effect of a Feed Additive Based on Organic Acids and Tangerine Wort (Citrus Reticulata) as Growth Promoter for Broiler Chickens. Brazilian Journal of Poultry Science , v. .25, p. 001, 2023.

  • TAVARES, M.N. ; PEREIRA, R.T. ; SILVA, A.L. ; LEMES, L.R. ; Menten, J.F.M. ; GAMEIRO, A.H. . Economic viability of insect meal as a novel ingredient in diets for broiler chickens. JOURNAL OF INSECTS AS FOOD AND FEED , v. 8, p. 1015-1025, 2022.

  • FAGUNDES, NAIARA S. ; MILFORT, MARIE C. ; WILLIAMS, SUSAN M. ; DA COSTA, MANUEL J. ; FULLER, ALBERTA L. ; MENTEN, JOSÉ F. ; REKAYA, ROMDHANE ; AGGREY, SAMUEL E. . Dietary methionine level alters growth, digestibility, and gene expression of amino acid transporters in meat-type chickens. POULTRY SCIENCE , v. 99, p. 67-75, 2020.

  • NASCIMENTO FILHO, MARCOS ANTONIO ; PEREIRA, RAQUEL TATIANE ; OLIVEIRA, ANA BEATRIZ SANTOS DE ; SUCKEVERIS, DIANA ; BURIN JUNIOR, ALVARO MARIO ; MASTRANGELO, THIAGO DE ARAÚJO ; COSTA, DIEGO VICENTE DA ; MENTEN, JOSÉ FERNANDO MACHADO . Cafeteria-Type Feeding of Chickens Indicates a Preference for Insect (Tenebrio molitor) Larvae Meal. ANIMALS , v. 10, p. 627, 2020.

  • FILHO, M.A. NASCIMENTO ; PEREIRA, R.T. ; OLIVEIRA, A.B.S. ; SUCKEVERIS, D. ; JUNIOR, A.M. BURIN ; SOARES, C.A.P. ; Menten, J.F.M. . Nutritional value of Tenebrio molitor larvae meal for broiler chickens: metabolizable energy and standardized ileal amino acid digestibility. JOURNAL OF APPLIED POULTRY RESEARCH , v. 23, p. 100102, 2020.

  • SUCKEVERIS, D ; BURIN JR, A ; OLIVEIRA, AB ; NASCIMENTO Fº, MA ; PEREIRA, R ; LUVIZOTTO JR, JM ; BITTENCOURT, LC ; HERMES, RG ; MENTEN, JFM . Supra-nutritional Levels of Selected B Vitamins in Animal or Vegetable Diets for Broiler Chicken. Brazilian Journal of Poultry Science , v. 22, p. eRBCA-2019-1024, 2020.

  • KOMATSU, GSN ; DIAS, CTS ; SUCKEVERIS, D ; PEREIRA, R ; FUJIKURA, VK ; BURIN JR, AM ; MENTEN, JFM . Metabolizable Energy For Chickens Of High And Low Density Corn Fractions Segregated In Densimetric Table. REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIA AVÍCOLA , v. 21, p. eRBCA-2019-0828, 2019.

  • DE LIMA, M. B. ; DA SILVA, E. P. ; PEREIRA, R. ; ROMANO, G. G. ; DE FREITAS, L. W. ; DIAS, C. T. S. ; MENTEN, J. F. M. . Estimate of choline nutritional requirements for chicks from 1 to 21 days of age. JOURNAL OF ANIMAL PHYSIOLOGY AND ANIMAL NUTRITION , v. 102, p. 780-788, 2018.

  • PEREIRA, R ; Menten, J.F.M. ; LONGO, F. A. ; LIMA, MB ; FREITAS, LW ; ZAVARIZE, K. C. . Sources of Betaine as Methyl Group Donors in Broiler Diets. Iranian Journal of Applied Animal Science , v. 8, p. 325, 2018.

  • TRALDI, ANA BEATRIZ ; SILVA, FABIANE DE LIMA ; HONGYU, KUANG ; SARTORIO, SIMONE DANIELA ; MENTEN, JOSÉ FERNANDO MACHADO . Características dos componentes de ovos da linhagem Ross de idades diferentes via análise multivariada. REVISTA DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS (LISBOA) , v. 41, p. 557-566, 2018.

  • BROSSI, CAMILA ; MONTES-VILLANUEVA, NILDA ; RIOS-MERA, JUAN ; DELGADO, EDUARDO ; MENTEN, JOSÉ ; CONTRERAS-CASTILLO, CARMEN . Acute heat stress detrimental effects transpose high mortality rate and affecting broiler breast meat quality. Scientia Agropecuaria , v. 9, p. 305-311, 2018.

  • PEREIRA, RAFAELA ; BORTOLUZZI, CRISTIANO ; DURRER, ADEMIR ; FAGUNDES, NAIARA SIMARRO ; PEDROSO, ADRIANA AYRES ; RAFAEL, JAQUELINE MOREIRA ; PERIM, JÚLIA ELIDIA DE LIMA ; ZAVARIZE, KELEN CRISTIANE ; NAPTY, GLAUCIA SAMIRA ; ANDREOTE, FERNANDO DINI ; COSTA, DIOGO PAES ; MENTEN, JOSÉ FERNANDO MACHADO . Performance and intestinal microbiota of chickens receiving probiotic in the feed and submitted to antibiotic therapy. JOURNAL OF ANIMAL PHYSIOLOGY AND ANIMAL NUTRITION , v. 44, p. 1-15, 2018.

  • BORTOLUZZI, CRISTIANO ; BARBOSA, JOSÉ GUILHERME MORCHEL ; PEREIRA, RAFAELA ; FAGUNDES, NAIARA SIMARRO ; RAFAEL, JAQUELINE MOREIRA ; MENTEN, JOSÉ FERNANDO MACHADO . Autolyzed Yeast (Saccharomyces cerevisiae) Supplementation Improves Performance While Modulating the Intestinal Immune-System and Microbiology of Broiler Chickens. Frontiers in Sustainable Food Systems , v. 2, p. 1-8, 2018.

  • FAGUNDES, N. S. ; PEREIRA, R. ; BORTOLUZZI, C. ; RAFAEL, J. M. ; NAPTY, G. S. ; BARBOSA, J. G. M. ; SCIENCIA, M. C. M. ; MENTEN, J. F. M. . Replacing corn with sorghum in the diet alters intestinal microbiota without altering chicken performance. JOURNAL OF ANIMAL PHYSIOLOGY AND ANIMAL NUTRITION , v. 101, p. 1-12, 2017.

  • FREITAS, LW ; MENTEN, JFM ; ZAVARIZE, KC ; PEREIRA, R ; ROMANO, GG ; LIMA, MB ; DIAS, CTS . Evaluation of Dietary Glycerin Inclusion During Different Broiler Rearing Phases. Brazilian Journal of Poultry Science , v. 19, p. 91-96, 2017.

  • BORTOLUZZI, C. ; MENTEN, J. F. M. ; SILVEIRA, H. ; MELO, A. D. B. ; ROSTAGNO, M. . Hops beta-acids (Humulus lupulus) decrease intestinal gene expression of proinflammatory cytokines in an model. Journal of Applied Poultry Research (Print) , v. 28, p. pfw001-196, 2016.

  • BORTOLUZZI, C. ; Menten, J.F.M. ; PEREIRA, R. ; FAGUNDES, N.S. ; NAPTY, G.S. ; PEDROSO, A.A. ; BIGATON, A.D. ; ANDREOTE, F.D. . Hops β-acids and zinc bacitracin affect the performance and intestinal microbiota of broilers challenged with Eimeria acervulina and Eimeria tenella. Animal Feed Science and Technology (Print) , v. 207, p. 181-189, 2015.

  • PEREIRA, R. ; MENTEN, J. F. M. ; BORTOLUZZI, C. ; NAPTY, G. S. ; LONGO, F. A. ; VITTORI, J. ; LOURENÇO, M. C. ; SANTIN, E. . Organic acid blend in diets of broiler chickens challenged with Clostridium perfringens. Journal of Applied Poultry Research (Print) , v. 24, p. 387-393, 2015.

  • ROMANO, GG ; MENTEN, JFM ; FREITAS, LW ; LIMA, MB ; PEREIRA, R ; ZAVARIZE, KC ; DIAS, CTS . Effects of glycerol on the metabolism of broilers fed increasing glycerine levels. Revista Brasileira de Ciência Avícola / Brazilian Journal of Poultry Science , v. 16, p. 97-105, 2014.

  • BORTOLUZZI, C. ; MENTEN, J. F. M. ; ROMANO, G. G. ; PEREIRA, R. ; NAPTY, G. S. . Effect of hops  -acids (Humulus lupulus) on performance and intestinal health of broiler chickens. The Journal of Applied Poultry Research , v. 23, p. 437-443, 2014.

  • ZAVARIZE, KC ; MENTEN, JFM ; PEREIRA, R ; FREITAS, LW ; ROMANO, GG ; BERNARDINO, M ; ROSA, AS . Metabolizable energy of different glycerine sources derived from national biodiesel production for broilers. Revista Brasileira de Ciência Avícola / Brazilian Journal of Poultry Science , v. 16, p. 411-416, 2014.

  • DEMETRIO, C. G. B. ; MENTEN, J. F. M. ; LEANDRO, R. A. ; BRIEN, C. . Experimental power considerations--Justifying replication for animal care and use committees1. Poultry Science , v. 92, p. 2490-2497, 2013.

  • Coletta, L.D. ; Pereira, A.L. ; Coelho, A.A.D. ; Savino, V.J.M. ; Menten, J.F.M. ; Correr, E. ; França, L.C. ; Martinelli, L.A. . Barn vs. free-range chickens: Differences in their diets determined by stable isotopes. Food Chemistry , v. 131, p. 155-160, 2012.

  • SILVA, CLS ; MENTEN, JFM ; TRALDI, AB ; PEREIRA, R ; ZAVARIZE, KC ; SANTAROSA, J . Glycerine derived from biodiesel production as a feedstuff for broiler diets. Revista Brasileira de Ciência Avícola / Brazilian Journal of Poultry Science , v. 14, p. 193-202, 2012.

  • PEREIRA, R. ; MENTEN, J. F. M. ; Romano, G.G. ; SILVA, C. L.L. ; ZAVARIZE, K. C. ; BARBOSA, N.A.A. . Eficiência de uma fitase bacteriana na liberação de fósforo fítico em dietas de frangos de corte. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia (Online) , v. 64, p. 137-144, 2012.

  • SILVA, C. L. S. ; MENTEN, J. F. M. ; TRALDI, A. B. ; PEREIRA, R. ; ZAVARIZE, K. C. ; SANTAROSA, Julieta . Glycerine derived from biodiesel production as a feedstuff for broiler diets. Revista Brasileira de Ciência Avícola / Brazilian Journal of Poultry Science , v. 3, p. 159-202, 2012.

  • Racanicci, Aline M. C. ; MENTEN, J. F. M. ; Alencar, Severino M. ; Buissa, Rodrigo S. ; Skibsted, Leif H. . Mate (Ilex paraguariensis) as dietary additive for broilers: performance and oxidative stability of meat. European Food Research & Technology (Print) , p. 1432, 2011.

  • SILVA, C. S. ; MENTEN, J. F. M. ; TRALDI, A. B. ; SANTAROSA, J. ; PEREIRA, P. W. Z. . Avaliação de milhos de diferentes densidades para frangos de corte. Revista Brasileira de Zootecnia / Brazilian Journal of Animal Science , v. 40, p. 1554-1561, 2011.

  • TRALDI, A. B. ; MENTEN, J. F. M. ; SILVA, C. S. ; RIZZO, P. V. ; PEREIRA, P. W. Z. ; SANTAROSA, J. . What determines hatchling weight: breeder age or incubated egg weight?. Revista Brasileira de Ciência Avícola / Brazilian Journal of Poultry Science , v. 13, p. 113-115, 2011.

  • RIZZO, P. V. ; MENTEN, J. F. M. ; RACANICCI, A. M. C. ; TRALDI, A. B. ; SILVA, C. S. ; PEREIRA, P. W. Z. . Extratos vegetais em dietas para frangos de corte. Revista Brasileira de Zootecnia / Brazilian Journal of Animal Science , v. 39, p. 801-807, 2010.

  • PEREIRA, P. W. Z. ; MENTEN, J. F. M. ; RACANICCI, A. M. C. ; TRALDI, A. B. ; SILVA, C. S. ; RIZZO, P. V. . Avaliação de complexo enzimático e betaína natural em rações defrangos de corte criados em aviário comercial. Revista Brasileira de Zootecnia / Brazilian Journal of Animal Science , v. 39, p. 2230-2236, 2010.

  • ZAVARIZE, K. C. ; MENTEN, J. F. M. ; TRALDI, A. B. ; SANTAROSA, J. ; SILVA, C. L. S. . Utilização de glutamina na nutrição de monogástricos. Revista Portuguesa de Ciências Veterinárias , v. 109, p. 5-10, 2010.

  • BROSSI, C. ; CASTILLO, C. J. C. ; AMAZONAS, E. A. ; MENTEN, J. F. M. . Estresse térmico durante o pré-abate em frangos de corte. Ciência Rural (UFSM. Impresso) , v. 39, p. 1284-1293, 2009.

  • RACANICCI, A. M. C. ; MENTEN, J. F. M. ; D´ARCE, M A B R ; TORRES, E. A. F. S. ; PINO, L. M. ; PEDROSO, A. A. . Dietary oxidized poultry offal fat: broiler performance and oxidative stability of thigh meat during chilled storage. Revista Brasileira de Ciência Avícola / Brazilian Journal of Poultry Science , v. 10, p. 1-7, 2008.

  • RACANICCI, A. M. C. ; MENTEN, J. F. M. ; D´ARCE, M A B R ; PINO, L. M. . Efeito do uso de óleo de vísceras de aves oxidado na ração de frangos de corte sobre o desempenho, a composição da carcaça e a estabilidade oxidativa da carne da sobrecoxa. Revista Brasileira de Zootecnia / Brazilian Journal of Animal Science , v. 37, p. 443-449, 2008.

  • SANTOS, C. C. ; DELGADO, E. F. ; MENTEN, J. F. M. ; PEDREIRA, A. C. M. ; CASTILLO, C. J. C. ; MOURÃO, G. B. ; BROSSI, C. ; SILVA, I. J. O. . Sarcoplasmatic and myofibrillar protein changes caused by acute heat stress in broiler chicken. Scientia Agricola , v. 65, p. 453-458, 2008.

  • BARRETO, M. S. R. ; MENTEN, J. F. M. ; RACANICCI, A. M. C. ; PEREIRA, P. W. Z. ; RIZZO, P. V. . Plant extracts used as growth promoters in broilers. Revista Brasileira de Ciência Avícola / Brazilian Journal of Poultry Science , v. 10, p. 109-115, 2008.

  • RIZZO, P. V. ; MENTEN, J. F. M. ; RACANICCI, A. M. C. ; SANTAROSA, J. . Foundation and perspectives of the use of plant extracts as performance enhancers in broilers. Revista Brasileira de Ciência Avícola / Brazilian Journal of Poultry Science , v. 10, p. 195-204, 2008.

  • LONGO, F. A. ; MENTEN, J. F. M. ; PEDROSO, A. A. ; FERREIRA, A. J. P. ; FIGUEIREDO, A N ; RACANICCI, A. M. C. ; SORBARA, J. O. B. . Performance and carcass composition of broilers fed different carbohydrate and protein sources in the prestarter phase. Journal of Applied Poultry Research , v. 16, p. 171-177, 2007.

  • PEDROSO, A A ; MENTEN, J. F. M. ; LAMBAIS, M R ; RACANICCI, A C M ; LONGO, F A ; SORBARA, J O B . Intestinal bacterial community and growth performance of chickens fed diets containing antibiotics. Poultry Science , USA, v. 85, n.3, p. 747-752, 2006.

  • MOREIRA, J. A. ; MENTEN, J. F. M. ; NAAS, I. A. ; MOURA, D. J. ; BARACHO, M. S. ; Lima, A. M. C. . Variables impacting poultry meat quality from production to pre-slaughter: a review. Revista Brasileira de Ciência Avícola / Brazilian Journal of Poultry Science , v. 8, p. 201-212, 2006.

  • MENTEN, J. F. M. ; BARBOSA FILHO, J. A. D. ; SILVA, M. A. N. ; SILVA, I. J. O. ; RACANICCI, ALINE MONDINI C. ; RACANICCI, AMC ; COELHO, A. A. D. ; SAVINO, V. J. M. . Physiological responses of broiler chickens to pre- slaughter heat stress. World's Poultry Science Journal , v. 62, p. 264, 2006.

  • MENTEN, J. F. M. ; FIGUEIREDO, A N ; PEDROSO, A. A. ; RACANICCI, A C ; LONGO, F A ; GAIOTTO, J B ; SORBARA, J. O. B. . Diferentes fontes de proteína na dieta pré-inicial de frangos de corte. Revista Brasileira de Zootecnia / Brazilian Journal of Animal Science , Viçosa, v. 34, n.1, p. 112-122, 2005.

  • MENTEN, J. F. M. ; RACANICCI, A C ; FIGUEIREDO, A N ; LONGO, F A ; GAIOTTO, J B ; SORBARA, J. O. B. ; PEDROSO, A. A. . Carboidratos na dieta inicial de frangos de corte. Revista Brasileira de Zootecnia / Brazilian Journal of Animal Science , Viçosa, v. 34, n.1, p. 123-133, 2005.

  • PEDROSO, A. A. ; OETTING, L. L. ; UTIYAMA, C. E. ; MENTEN, J. F. M. ; M R Lambais ; MIYADA, V. S. . Variabilidade espacial da comunidade bacteriana intestinal de suínos suplementados com antibióticos ou extratos herbais. Revista Brasileira de Zootecnia / Brazilian Journal of Animal Science , Viçosa, MG, v. 34, n.4, p. 1225-1233, 2005.

  • PEDROSO, A. A. ; MENTEN, J. F. M. ; M R Lambais . The structure of bacterial community in the intestines of newly hatched chicks. Journal of Applied Poultry Research , Estados Unidos, v. 14, n.2, p. 232-237, 2005.

  • PEDROSO, A. A. ; ANDRADE, M. A. ; CAFE, M. B. ; MENTEN, J. F. M. ; LEANDRO, N. S. M. ; STRINGHINI, J. H. . Fertility and hatchability of eggs laid in the pullet-to-breeder phase transition period and the initial production period. Animal Reproduction Science , Inglaterra, v. 90, n.3-4, p. 355-364, 2005.

  • RACANICCI, A C ; MENTEN, J. F. M. ; DARCE, M. R. . Antioxidant effect of dittany (Origanum dictamnus) in pre-cooked chicken meat balls during chill-storage in comparison ro rosemary ( Rosmarinus officinalis). European Food Research and Technology , Amsterdam, v. 218, n.3, p. 521-524, 2004.

  • VALE, M M ; MENTEN, J. F. M. ; MORAIS, S C D . Mixture of formic and propionic acid as additves in broiler feeds. Scientia Agricola , Piracicaba, SP, v. 61, n.4, p. 371-375, 2004.

  • RACANICCI, A C ; MENTEN, J. F. M. ; DARCE, M. R. ; GAIOTTO, J B ; LONGO, F A ; PEDROSO, A. A. ; SORBARA, J. O. B. . Oxidação lipídica do óleo de vísceras de aves reduz seu conteúdo de energia metabolizável para frangos de corte na fase de crescimento. Revista Brasileira de Zootecnia, Viçosa, v. 33, n.4, p. 919-923, 2004.

  • LONGO, F A ; MENTEN, J. F. M. ; PEDROSO, A. A. ; FIGUEIREDO, A N ; RACANICCI, A C ; GAIOTTO, J B ; SORBARA, J. O. B. . Determination of the energetic value of corn, soybean meal and micronized full fat soybean for newly hatched chicks. Revista Brasileira de Ciência Avícola / Brazilian Journal of Poultry Science , Campinas, v. 6, n.3, p. 147-151, 2004.

  • BRAINER, M M A ; MENTEN, J. F. M. ; VALE, M M ; MORAIS, S C D . Cupric citrate as growth promoter for broiler chickens in different rearing stages. Scientia Agricola , Piracicaba, v. 60, n.3, p. 441-445, 2003.

  • PEDROSO, A. A. ; MENTEN, J. F. M. ; RACANICCI, A C ; LONGO, F A ; SORBARA, J. O. B. ; GAIOTTO, J B . Performance and organ morphology of broilers fed microbial or antimicrobial additives and raised in batteries or floor pens. Revista Brasileira de Ciência Avícola / Brazilian Journal of Poultry Science , Campinas, v. 5, n.2, p. 111-118, 2003.

  • SILVA, M A N ; HELLMEISTER FILHO, P ; ROSARIO, M. F. ; COELHO, A A D ; SAVINO, V J M ; GARCIA, A. A. F. ; SILVA, I. J. O. ; MENTEN, J. F. M. . Influência do sistema de criação sobre o desempenho, a condição fisiológica e o comportamento de linhagens de frangos para corte. Revista Brasileira de Zootecnia / Brazilian Journal of Animal Science , Viçosa, v. 32, n.1, p. 208-213, 2003.

  • HELLMEISTER FILHO, P ; MENTEN, J. F. M. ; SILVA, M A N ; COELHO, A A D ; SAVINO, V J M . Efeito de genótipo e do sistema de criação sobre o desempenho de frangos tipo caipira. Revista Brasileira de Zootecnia / Brazilian Journal of Animal Science , Viçosa, MG, v. 32, n.8, p. 1883-1889, 2003.

  • SILVA, M A N ; HELLMEISTER FILHO, P ; ROSARIO, M F ; COELHO, A A D ; SAVINO, V J M ; SILVA, I. J. O. ; MENTEN, J. F. M. . Influência do sistema de criação sobre o desempenho, a condição fisiológica e o comportamento de linhagens de frangos para corte. Revista Brasileira de Zootecnia / Brazilian Journal of Animal Science , v. 32, p. 208-213, 2003.

  • SILVA, M A N ; HELLMEISTER FILHO, P ; ROSARIO, M. F. ; COELHO, A A D ; SAVINO, V J M ; SILVA, I. J. O. ; MENTEN, J. F. M. . Adaptação de linhagens de galinhas para corte ao sistema de criação semi-intensivo. Revista Brasileira de Ciência Avícola / Brazilian Journal of Poultry Science , Campinas, SP, v. 4, n.3, p. 219-225, 2002.

  • MORAIS, S C D ; MENTEN, J. F. M. ; BRAINER, M M A ; VALE, M M . Altos níveis dietéticos de cobre no desempenho e no colesterol sérico e muscular de frangos de corte. Scientia Agricola, Piracicaba-SP, v. 58, n.1, p. 1-5, 2001.

  • MACHADO NETO, R. ; PACKER, I. U. ; MENTEN, J. F. M. ; LAVORENTI, A. . Efeito da raça, dieta, época e ordem de parição na concentração de imunoglobulina G no colostro de suínos. Pesquisa Agropecuária Brasileira , Brasília-DF, v. 36, n.10, p. 1295-1299, 2001.

  • RACANICCI, A C ; MENTEN, J. F. M. ; IAFIGLIOLA, M C ; GAIOTTO, J B ; PEDROSO, A. A. . Efeito da adição do antioxidante BHT e do armazenamento sobre a qualidade da farinha de carne e ossos para frangos de corte. Revista Brasileira de Ciência Avícola / Brazilian Journal of Poultry Science , Campinas-SP, v. 2, n.2, p. 155-161, 2000.

  • GAIOTTO, J B ; MENTEN, J. F. M. ; RACANICCI, A C ; IAFIGLIOLA, M C . Óleo de soja, óleo ácido de soja e sebo bovino como fontes de gordura em rações para frangos de corte. Revista Brasileira de Ciência Avícola / Brazilian Journal of Poultry Science , Campinas-SP, v. 2, n.3, p. 219-227, 2000.

  • IAFIGLIOLA, M C ; MENTEN, J. F. M. ; RACANICCI, A C ; GAIOTTO, J B . Cobre e antibiótico como promotores de crescimento em rações para frangos de corte. Revista Brasileira de Ciência Avícola / Brazilian Journal of Poultry Science , Campinas-SP, v. 2, n.3, p. 201-208, 2000.

  • MENTEN, J. F. M. ; BUTOLO, E. A. F. ; PACKER, I. U. ; MIYADA, V. S. . Uso de plasma suíno desidratado por spray-dryer na dieta de leitões desmamados precocemente. Revista Brasileira de Zootecnia, Viçosa, v. 28, p. 326-333, 1999.

  • MOREIRA, J. A. ; MIYADA, V. S. ; MENTEN, J. F. M. ; BUTOLO, E. A. F. ; IAFIGLIOLA, M C . Uso da levedura desidratada como fonte de proteína para suínos em crescimento e terminação. Revista Brasileira de Zootecnia, Viçosa, MG, v. 27, p. 1160-1167, 1998.

  • MENTEN, J. F. M. ; PESTI, G M . The determination of the choline content of feed ingredients using choline kinase. Journal of the Science of Food and Agriculture , Londres, v. 78, p. 395-398, 1998.

  • MENTEN, J. F. M. ; PESTI, G M ; HALLEY, J. T. . The choline content of feed ingredients and mixed feeds determined by an enzymatic assay. Journal of the Science of Food and Agriculture , Londres, v. 78, p. 399-404, 1998.

  • EWING, H P ; PESTI, G M ; BAKALLI, R I ; MENTEN, J. F. M. . Studies on the feeding of cupric sulfate pentahydrate, cupric citrate, and copper oxychloride to broiler chickens. Poultry Science , Menasha, v. 77, p. 445-448, 1998.

  • MENTEN, J. F. M. ; PESTI, G M ; BAKALLI, R I ; SMITH, E. R. ; WARE, G. O. . Further studies on the influence of genotype and dietary protein on the performance of broilers. Poultry Science , Menasha, v. 77, p. 1678-1687, 1998.

  • MIYADA, V. S. ; LAVORENTI, A. ; PACKER, I. U. ; MENTEN, J. F. M. . A levedura seca como fonte de proteína para leitões em recria (10 aos 28 kg PV). Revista da Sociedade Brasileira de Zootecnia, Viçsa, MG, v. 26, p. 316-326, 1997.

  • MENTEN, J. F. M. ; LAVORENTI, A. ; PACKER, I. U. ; GOMES, J. D. F. ; PRECIADO, L. C. L. . Avaliação do ionóforo salinomicina como promotor do crescimento de leitões na fase de creche. Revista Brasileira de Zootecnia / Brazilian Journal of Animal Science , Viçosa, MG, v. 26, p. 337-342, 1997.

  • MENTEN, J. F. M. ; PESTI, G M ; BAKALLI, R I . A new method for determining the availabilityof choline in soybean meal. Poultry Science , Menasha, v. 76, p. 1292-1297, 1997.

  • MONTICELLI, C. J. ; MENTEN, J. F. M. ; ZANOTTO, D. L. ; LIMA, G. J. M. M. ; GUIDONI, A. L. . Efeito da granulometria do milho, da área por animal e do sexo sobre o desempenho de suínos em crescimento e terminação. Revista Brasileira de Zootecnia / Brazilian Journal of Animal Science , Viçosa, MG, v. 25, p. 1150-1162, 1996.

  • MONTICELLI, C. J. ; MENTEN, J. F. M. ; ZANOTTO, D. L. ; MORES, N. ; GUIDONI, A. L. ; LIMA, G. J. M. M. . Efeito da granulometria do milho e da área por animal sobre lesões gástricas de suínos nas fases de crescimento e terminação. Revista Brasileira de Ciência Avícola / Brazilian Journal of Poultry Science , Viçosa, MG, v. 25, p. 1163-1177, 1996.

  • MENTEN, J. F. M. ; KU, P. K. ; MILLER, E. R. . Efeitos da suplementação independente de sódio e cloro na dieta de suínos na fase inicial. Scientia Agricola , Piracicaba, SP, v. 50, n.1, p. 1-5, 1993.

  • SILVA, R. D. M. ; MENTEN, J. F. M. ; CARDOSO, M. K. ; GHIRARDI, G. G. . Suplementação de vitamina C associada à densidade da criação no desempenho de frangos de corte. Scientia Agricola , Piracicaba, SP, v. 50, n.3, p. 490-497, 1993.

  • MENTEN, J. F. M. ; KU, P. K. ; MILLER, E. R. . Efeitos da suplementação de alto nível de cobre e de biotina na dieta de suínos de 8 a 20 kg.. Scientia Agricola , Piracicaba, SP, v. 49, n.2, p. 163-166, 1992.

  • LIMA, G. J. M. M. ; MENTEN, J. F. M. ; LAVORENTI, A. ; PACKER, I. U. ; MIYADA, V. S. ; BERTO, D. A. . Uso da levedura seca de destilarias de álcool cana-de-açúcar na alimentação de matrizes Suinas. II- Efeito Sobre O Peso dos Leitoes e das Leitegadas.. REVISTA DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA., Viçosa, MG, v. 17, n.5, p. 474-485, 1988.

  • LIMA, G. J. M. M. ; LAVORENTI, A. ; PACKER, I. U. ; BERTO, D. A. ; MIYADA, V. S. ; MENTEN, J. F. M. . Uso da Levedura Seca de Destilarias de Alccol de Cana-De-Acucar Na Alimentacao de Matrizes Suinas. I - Efeitos Sobre O Numero de Leitoes.. REVISTA DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA., Viçosa, MG, v. 16, n.4, p. 299-307, 1987.

  • LAVORENTI, A. ; MIYADA, V. S. ; PACKER, I. U. ; MENTEN, J. F. M. ; BERTO, D. A. . Uso de farinha de penas em rações de suínos crescimento - acabamento.. REVISTA, v. 75, n.1, p. 36-43, 1983.

  • AZZINI, A. ; SALGADO, A. L. B. ; MENTEN, J. F. M. . Rendimento de celulose, densidade básica e dimensões das fibras em sorgo.. Bragantia (São Paulo) , Campinas, v. 42, p. 171-178, 1983.

  • MACARI, M. ; MENDES, A. A. ; MENTEN, J. F. M. ; NAAS, I. A. . Produção de Frangos de Corte. 2. ed. Campinas: FACTA, 2014. v. 1. 565p .

  • MENTEN, J. F. M. ; CYRINO, J. E. P. (Org.) ; MIYADA, V. S. (Org.) . Simpósio sobre Nutrição de Leitões. Campinas: Colégio Brasileiro de Nutrição Animal, 1998. v. 1. 101p .

  • CYRINO, J. E. P. (Org.) ; MENTEN, J. F. M. (Org.) ; MIYADA, V. S. (Org.) . II Simpósio sobre Manejo e Nutrição de Peixes. Campinas: Colégio Brasileiro de Nutrição Animal, 1998. v. 1. 198p .

  • CYRINO, J. E. P. (Org.) ; MENTEN, J. F. M. (Org.) ; LANNA, D. P. D. (Org.) ; MIYADA, V. S. (Org.) . Simpósio sobre Produção Intensiva de Gado de Corte. Campinas: Colégio Brasileiro de Nutrição Animal, 1998. v. 1. 232p .

  • BIAGI, J. D. (Org.) ; CYRINO, J. E. P. (Org.) ; MENTEN, J. F. M. (Org.) ; MIYADA, V. S. (Org.) . Simpósio sobre Nutrição Animal e Tecnologia de Produção de Rações. Campinas: Colégio Brasileiro de Nutrição Animal, 1998. v. 1. 234p .

  • CYRINO, J. E. P. (Org.) ; MIYADA, V. S. (Org.) ; MENTEN, J. F. M. (Org.) . Workshop Banco de dados Brasileiro sobre Composição de Alimentos. Campinas: Colégio Brasileiro de Nutrição Animal, 1997. v. 1. 138p .

  • MENTEN, JFM ; LONGO, F. A. ; VIOLA, E. S. ; RIZZO, P. V. . Antibióticos, ácidos orgânicos e óleos essenciais na nutrição de monogástricos. In: Sakomura, N.K.; Silva, J.H.V., Costa, F.G. P.; Fernandes, J.B.K.; Hauschild, L.. (Org.). Nutrição de Não Ruminantes. 1ed.Jaboticabal: Funep, 2014, v. 1, p. 511-536.

  • RANGEL, L. F. S. ; MORES, N. ; LIMA, G. J. M. M. ; MIYADA, V S ; MENTEN, J. F. M. . Efeito do plasma na dieta de leitões desafiados pela circovirose. V Simpósio sobre Nutrição de Aves e Suínos. Campinas,SP: Colégio Brasileirode Nutrição Animal, 2008, v. , p. 161-170.

  • MENTEN, J. F. M. ; PEDROSO, A. A. . Fatores qua interferem na eficácia de probióticos. In: FACTA. (Org.). Conferência Apinco 2005 de Ciência e Tecnologia Avícolas. CAmpinas: Fundação Apinco de Ciência e Tecnologia Avícolas, 2005, v. 1, p. 41-52.

  • MENTEN, J. F. M. ; RACANICCI, A C ; GAIOTTO, J B . Energia metabolizável e estabilidade de óleos e gorduras em rações para frangos de corte. In: Colégio Brasileiro de Nutrição Animal. (Org.). II Simpósio sobre Nutrição de Aves e Suínos. Campinas: Colégio Brasileiro de Nutrição Animal, 2004, v. , p. 37-78.

  • MENTEN, J. F. M. ; LODDI, M. M. . Probióticos e prebióticos na nutrição de aves. In: Colégio Brasileiro de Nutrição Animal. (Org.). Simpósio sobre Nutrição de Aves e Suínos. Campinas: Colégio Brasileiro de Nutrição Animal, 2003, v. , p. 107-138.

  • MENTEN, J. F. M. ; GAIOTTO, J B ; RACANICCI, A C . Valor nutricional e qualidade de óleos e gorduras para frangos de corte. In: Colégio Brasileiro de Nutrição Animal. (Org.). Simpósio sobre Manejo e Nutrição de Aves e Suínos. Campinas: Colégio Brasileiro de Nutrição Animal, 2003, v. , p. 93-134.

  • MENTEN, J. F. M. . Probióticos, prebióticos e aditivos fitogênicos na nutrição de aves. In: Colégio Brasileiro de Nutrição Animal. (Org.). II Simpósio sobre Ingredientes na Alimentação Animal. Campinas: Colégio Brasileiro de Nutrição Animal, 2002, v. , p. 251-276.

  • MENTEN, J. F. M. . Aditivos alternativos na nutrição de aves: probióticos e prebióticos. In: W R S Mattos. (Org.). A Produção Animal na Visão dos Brasileiros. Piracicaba-SP: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2001, v. , p. 141-157.

  • MENTEN, J. F. M. ; PEDROSO, A. A. . Nutrição de Aves em Clima Quente. In: I J O Silva. (Org.). Ambiência na Produção de Aves em Clima Tropical. Jaboticabal-SP: Sociedade Brasileira de Engenharia Agrícola, 2001, v. 1, p. 146-164.

  • RACANICCI, A M C ; MENTEN, J. F. M. . Controle de qualidade de matérias-primas para rações. In: C M Haddad; L F M Tamassia; F G F Castro. (Org.). Tópicos de Zootecnia. PIracicaba: FEALQ, 2000, v. 1, p. 423-430.

  • IAFIGLIOLA, M C ; MENTEN, J. F. M. . Qualidade do ovo e possibilidades de sua modificação. In: C M Haddad; L F M Tamassia; F G F Castro;. (Org.). Tópicos de Zootecnia. Piracicaba: FEALQ, 2000, v. 1, p. 325-338.

  • MENTEN, J. F. M. ; MIYADA, V. S. ; BENATI, M. . Utilização de alimentos alternativos na formulação de rações para suínos. In: Colégio Brasileiro de Nutrição Animal. (Org.). Mini-Simpósio do Colégio Brasileiro de Nutrição Animal. Campinas: , 1993, v. 10, p. 117-149.

  • MENTEN, J. F. M. . Novos Agentes da Promoção do Crescimento de Suínos. In: Sociedade Brasileira de Zootecnia. (Org.). PRODUCAO ANIMAL NO SECULO XXI.. CAMPINAS, SP: SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 1990, v. , p. 141-155.

  • MENTEN, J. F. M. . Efeitos de altos níveis dietéticos de cobre em leitões desmamados. In: Colégio Brasileiro de Nutrição Animal. (Org.). Mini-Simpósio do Colégio Brasileiro de Nutrição Animal. Campinas: , 1988, v. 1, p. 59-77.

  • RANGEL, L. F. S. ; LIMA, G. J. M. M. ; MORES, N. ; MIYADA, V. S. ; MENTEN, J. F. M. . Plasma ultrafiltrado spray dried. Suinocultura Industrial, São Paulo, p. 20 - 27, 01 jun. 2008.

  • SANTIN, E. ; FAGUNDES, F. ; ALFARO, D. M. ; MENTEN, J. F. M. ; MURAKAMI, A. E. . Demonstração prática de micotoxicoses em aves: workshops de micotoxinas. AveWorld - A revista do avicultor moderno, Campinas, SP, p. 42 - 46, 01 out. 2003.

  • MENTEN, J. F. M. . Aditivos alternativos são opções na nutrição de aves. AgopecuáriaHoje, Piracicaba, SP, p. 15 - 15, 01 jul. 2001.

  • TRALDI, A. B. ; MENTEN, J. F. M. . Influência da idade da matriz, peso do ovo e processo de incubação no desempenho do frango. In: Conferência Facta 2010 de Ciência e Tecnologia Avícolas, 2010, Santos, SP. Conferêncai Facta 2010 de Ciência e Tecnologia Avícolas. Campinas, SP: FACTA - Fundação Apinco de Ciência e Tecnologia Avícolas, 2010. p. 203-213.

  • MENTEN, J. F. M. ; ZAVARIZE, K. C. ; SILVA, C. L. S. . Biodiesel: oportunidades do uso de glicerina na nutrição de aves. In: IV CLANA - Congresso Latino Americano de Nutrição Animal, 2010, São Pedro, SP. Anais do Congresso Latino Americano de Nutrição Animal, 2010.

  • MENTEN, J. F. M. ; MIYADA, V. S. ; BERENCHTEIN, B. . Glicerol na alimentação animal. In: Simpósio sobre Manejo e Nutrição de Aves e Suínos, 2008, Campinas, SP. Simpósio sobre Manejo e Nutrição de Aves e Suínos. Campinas, SP: Colégio Brasileiro de Nutrição Animal, 2008. p. 101-114.

  • RANGEL, L. F. S. ; MORES, N. ; LIMA, G. J. M. M. ; MIYADA, V. S. ; MENTEN, J. F. M. . Efeito do plasma na dieta de leitões desafiados pela circovirose. In: Simpósio sobre Manejo e Nutrição de Aves e Suínos, 2008, Campinas, SP. Simpósio sobre Manejo e Nutrição de Aves e Suínos. Campinas, SP: Colégio Brasileiro de Nutrição Animal, 2008. p. 91-100.

  • RACANICCI, A. M. C. ; D´ARCE, M A B R ; MENTEN, J. F. M. . Atividade antioxidante de ervas, condimentos e vitamina E suplementados na dieta de frangos de corte. In: Congresso Brasileiro de Óleos e Gorduras, 2007, Florianópolis. Anais do Congresso Brasileiro de Óleos e Gorduras, 2007.

  • SORBARA, J O B ; MENTEN, J. F. M. ; LONGO, F. A. ; PEDROSO, A. A. ; RACANICCI, A. M. C. ; GAIOTTO, J. B. ; FIGUEIREDO, A N ; MURAKAMI, A. E. . Allometric growth of the gastrointestinal tract of broilers from 1 to 7 day-old. In: XII European Poultry Conference, 2006, Verona, Itália. World´s Poultry Science Journal. Barneveld, Holanda: World´s Poultry Science Association, 2006. v. 62. p. 299-299.

  • RACANICCI, A C ; MENTEN, J. F. M. ; DARCE, M. R. ; PINO, L. M. ; GAIOTTO, J B ; LONGO, F A ; PEDROSO, A. A. ; SORBARA, J. O. B. . Oxidative stability of thigh meat from broiles fed oxidized poultry offal fat. In: XXII World's Poultry Congress, 2004, Istambul. XXII World's Poultry Congress Book of Abstracs, 2004. p. 405-405.

  • LONGO, F A ; MENTEN, J. F. M. ; PEDROSO, A. A. ; RACANICCI, A C ; SORBARA, J. O. B. ; GAIOTTO, J B . The manipulation of the diet of newly hatched chicks and its effects on carcass characteristics of broilers. In: XXII World's Poultry Congress, 2004, Istambul. XXII World's Poultry Congress Book of Abstracts, 2004. p. 413-413.

  • PEDROSO, A. A. ; MENTEN, J. F. M. ; M R Lambais ; RACANICCI, A C ; LONGO, F A . Bacterial community of commercial probiotics. In: XXII World's Poultry Congress, 2004, Istambul. XXII World's Poultry Congress Book of Abstracts, 2004. p. 438.

  • LONGO, F A ; MENTEN, J. F. M. ; PEDROSO, A. A. ; RACANICCI, A C ; SORBARA, J. O. B. ; GAIOTTO, J B . The effects of different carbohydrate and protein sources in the diet of newly hatched chicks on broiler performance. In: XXII World's Poultry Congress, 2004, Istambul. XXII World's Poultry Congress Book of Abstracts, 2004. p. 651-651.

  • GAIOTTO, J B ; MENTEN, J. F. M. ; RACANICCI, A C ; LONGO, F A ; SORBARA, J. O. B. ; PEDROSO, A. A. . Determination of metabolizable energy value of fat sources for broiler chickens. In: XXII World's Poultry Congress, 2004, Istambul. XXII World's Poultry Congress Book of Abstracts, 2004. p. 674.

  • OETING, L L ; PEDROSO, A A ; UTIYAMA, C e ; MENTEN, J. F. M. ; LAMBAIS, M R ; MIYADA, V S . Variabilidade espacial da comunidade bacteriana intestinal de suínos suplementados com antibióticos ou extratos herbais. In: XLI Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2004, Campo Grande. Anais da XLI Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia. Viçosa: UFV, 2004.

  • MENTEN, J. F. M. ; RACANICCI, A C M ; DÁRCE, M A B R ; PINO, L M ; GAIOTTO, J B ; LONGO, F A ; PEDROSO, A A ; SORBARA, J O B . Oxidative stability od thigh meat from broiler fed oxidative poultry offal fat. In: International Meat Meeting, 2003, Campinas. International Meat Meeting Proceedings, 2003. p. 121-122.

  • RACANICCI, A C ; MENTEN, J. F. M. ; DARCE, M. R. ; GAIOTTO, J B ; LONGO, F A ; PEDROSO, A. A. ; SORBARA, J. O. B. . Oxidação lipídica reduz o conteúdo de energia metabolizável do óleo de vísceras de aves para frangos de corte na fase de crescimento. In: XXXIX Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2002, Recife. XXXIX Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, Anais, 2002.

  • ROSARIO, M. F. ; MENTEN, J. F. M. ; SILVA, M A N ; SAVINO, V J M ; COELHO, A A D . Efeito da energia metabolizável, genótipo e sexo sobre o valor hematócrito em frangos de corte. In: XXXIX Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2002, Recife. Reunião Anula da Sociedade Brasileira de Zootecnia, Anais, 2002.

  • PEDROSO, A. A. ; MENTEN, J. F. M. ; LONGO, F A ; RACANICCI, A C ; SORBARA, J. O. B. ; GAIOTTO, J B . Desempenho de frangos de corte recebendo ração suplementada com aditivosa microbianos e criados em bateria ou em galpão convencional. In: XXXIX Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2002, Recife. XXXIX Reinião Anula da Sociedade Brasileira de Zootenia, Anais, 2002.

  • GAIOTTO, J B ; MENTEN, J. F. M. ; RACANICCI, A C ; LONGO, F A ; PEDROSO, A. A. ; SORBARA, J. O. B. . Determinação da energia metabolizável de gorduras na fase inicial de frangos de corte. In: XXXIX Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2002, Recife. XXXIX Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootenia, 2002.

  • LONGO, F A ; MENTEN, J. F. M. ; PEDROSO, A. A. ; FIGUEIREDO, A N ; RACANICCI, A C ; SORBARA, J. O. B. ; GAIOTTO, J B . Energia metabolizável de ingredientes protéicos alternativos para frangos de corte na fase pré-inicial. In: XXXIX Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2002, Recife. XXXIX Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2002.

  • MENTEN, J. F. M. ; LONGO, F A ; PEDROSO, A. A. ; FIGUEIREDO, A N ; RACANICCI, A C ; SORBARA, J. O. B. ; GAIOTTO, J B . Valores de energia metabolizável de milho e farelo de soja para frangos de corte na fase pré-inicial. In: XXXIX Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2002, Recife. XXXIX Reunião Anula da Sociedade Brasileira de Zootecnia, Anais, 2002.

  • RACANICCI, A C ; MENTEN, J. F. M. ; IAFIGLIOLA, M C ; GAIOTTO, J B ; PEDROSO, A. A. . Effects of the addition of BHT and storage on the quality of meat and bone meal for broiler chickens. In: World's Poultry Congress, XXI, 2000, Montreal, Canada. XXI World's Poultry Congress - Abstracts & Proceedings, CD ROM, 2000.

  • SEWELL, A. H. M. ; MENTEN, J. F. M. ; MIYADA, V. S. . Efeitos da salinomicina sobre suínos em terminação recebendo dietas contendo bagaço de cana autohidrolisado. In: XXXVI Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 1999, Porto Alegre. Anais da XXXVI Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia. Porto Alegre, RS: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 1999.

  • MOREIRA, J. A. ; MIYADA, V. S. ; MENTEN, J. F. M. ; IAFIGLIOLA, M C . Utilização da levedura desidratada como fonte de proteína para suínos em crescimento e terminação. In: Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 1998, Botucatu. Anais da 35 Reunião Anual da SBZ, 1998. v. 4. p. 392-394.

  • BUTOLO, E. A. F. ; MIYADA, V. S. ; PACKER, I. U. ; MENTEN, J. F. M. . Uso de plasma suíno desidratado por spray-dryer na dieta de leitões desmamados precocemente. In: Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 1998, Botucatu. Anais da 35 Reunião Anual da SBZ, 1998. v. 4. p. 351-353.

  • BRAINER, M M A ; VALE, M M ; MENTEN, J. F. M. ; MORAIS, S C D . Efeitos do citrato cúprico como promotor de crescimento de frangos de corte. In: Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 1998, Botucatu. Anais da 35 Reunião Anual da SBZ, 1998. v. 4. p. 315-317.

  • MENTEN, J. F. M. ; PESTI, G M ; BAKALLI, R I . Disponibilidade de colina em farelo de soja avaliada por uma nova metodologia. In: Conferência APINCO 1997 de Ciência e Tecnologia Avícolas, 1997, São Paulo. Anais Conferência APINCO 1997 - Trabalhos de Pesquisa, 1997. p. 13.

  • MIYADA, V. S. ; MENTEN, J. F. M. ; BOTELHO, F. G. A. ; BEDUSCHI NETO, F. . Efeitos de zinco dietético suplementar e períodos de fornecimento sobre o desempenho de leitões em recria. In: Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 1996, Fortaleza. Anais da 33 Reunião Anual da SBZ, 1996. p. 113-115.

  • BOTELHO, F. G. A. ; MIYADA, V. S. ; MENTEN, J. F. M. ; BEDUSCHI NETO, F. ; PACKER, I. U. . Efeitos de altos níveis de zinco suplementar em dietas semi-complexas de leitões recém-desmamados. In: Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 1995, Brasília. Anais da 32 Reunião Anual da SBZ, 1995. p. 484-485.

  • MENTEN, J. F. M. ; MIYADA, V. S. ; BEDUSCHI NETO, F. ; SPERL, E. ; FRANÇA, D. . Níveis de zinco dietético suplementar como promotor do crescimento de leitões na fase de creche. In: Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 1994, Maringá. Anais da 31 Reunião Anual da SBZ, 1994. p. 14.

  • MENTEN, J. F. M. ; CITRONI, A. R. ; MIYADA, V. S. . Associação de fontes alternativas de proteína na alimentação de suínos em crescimento-terminação. I. Levedura seca e farinha de vísceras. In: Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 30, 1993, Rio de Janeiro. Anais da 30 Reunião Anual da SBZ. Rio de Janeiro, RJ: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 1993. p. 384.

  • MENTEN, J. F. M. ; CITRONI, A. R. ; MIYADA, V. S. . Associação de fontes alternativas de proteína na alimentação de suínos em crescimento-terminação. II. Farelo de algodão e farinha de sangue. In: Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 30, 1993, Rio de Janeiro. Anais da 30 Reunião Anual da SBZ. Rio de Janeiro, RJ: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 1993. p. 382.

  • MIYADA, V. S. ; MENTEN, J. F. M. ; PACKER, I. U. ; LAVORENTI, A. . Avaliação de níveis crescentes de zinco dietético suplementar como promotor do crescimento de leitões na fase de creche. In: Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia,30, 1993, Rio de Janeiro. Anais da 30 Reunião Anual da SBZ. Rio de Janeiro, RJ: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 1993. p. 383.

  • MENTEN, J. F. M. ; MIYADA, V. S. ; CITRONI, A. R. . Suplementação de alto nível de zinco na dieta de leitões. In: Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 29, 1992, Lavras, MG. Anais da 29 Reunião Anual da SBZ. Lavras, MG: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 1992. p. 368.

  • MENTEN, J. F. M. ; LAVORENTI, A. ; MIYADA, V. S. . Avaliação do efeito sinérgico de aditivos antimicrobianos com alto nível de cobre sobre o desempenho de leitões. In: Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 1991, João Pessoa. Anais da 28 Reunião Anual da SBZ, 1991. p. 374-374.

  • MENTEN, J. F. M. ; NAKAZAWA, C. H. ; CAMPOS, J. L. ; KUBITZA, F. . Utilização de agentes antimicrobianos em rações para alevinos de tilápia-do-Nilo (Oreochromis niloticus). In: Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 1991, João Pessoa. Anais da 28 Reunião Anual da SBZ, 1991. p. 369-369.

  • MENTEN, J. F. M. . Avaliacao de Diferentes Aditivos Antimicrobiano Como Promotores de Crescimento de Leitoes Sesmamados.. In: ANAIS DA XXVII REUNIAO ANUAL DE SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 1990. CAMPINAS, SP. p. 0-0.

  • MIYADA, V. S. ; MENTEN, J. F. M. ; LAVORENTI, A. . A Tilosina e a Sulfametazina Como Estimulantes do Crescimento de Leitoes Em Recria.. In: XXVII REUNIAO DA DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 1990, Campinas. Anais da XXVII Reunião Anual da SBZ. CAMPINAS,SP, 1990. p. 190-190.

  • MENTEN, J. F. M. . Sulpementacao de Vitamina C Associada A Densidade de Criacao No Desempenho de Grangos de Corte.. In: ANAIS DA XXVII REUNIAO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 1990. CAMPINAS,SP. p. 0-0.

  • MENTEN, J. F. M. . Efeitos de Suplementacao de Altos Niveis de Cobre e de Biotina Na Dieta de Suinos Em Recria.. In: ANAIS DA XXVI REUNIAO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 1990. PORTO ALEGRE, RS. p. 0-0.

  • MENTEN, J. F. M. . Niveis de Sodio e Cloro Na Dieta de Suinos Em Recria.. In: ANAIS DA XXVI REUNIAO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 1990. PORTO ALEGRE, RS. p. 0-0.

  • MENTEN, J. F. M. . Efeito de Altos Niveis Dieteticos de Cobre Em Leitoes Desmamados.. In: ANAIS DO MINI-SIMPOSIO DO COLEGIO BRASILEIRO DE NUTRICAO ANIMAL, 1988. CAMPINAS,SP. p. 0-0.

  • MENTEN, J. F. M. . Farelo de Arroz Integral Na Alimentacao de Suinos Em Crescimento- Acabamento.. In: ANAIS DA XXIV REUNIAO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA., 1987. BRASILIA, DF. p. 0-0.

  • MENTEN, J. F. M. . Efeito de Niveis de Farelo de Arroz Integral e de Formas de Racao Sobre A Performance de Suinos Em Recria.. In: ANAIS DA XXIV REUNIAO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA., 1987. BRASILIA,DF. p. 0-0.

  • MENTEN, J. F. M. . Efeito da Raca, Dieta, Epoca da Paricao e Ordem de Paricao Na Concentracao Imunoglobulina G No Colostro de Suinos.. In: ANAIS DA XXIV REUNIAO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 1987. BRASILAI,DF. p. 0-0.

  • MENTEN, J. F. M. . Farelo de Arroz Integral Para Suinos Em Recria.. In: ANAIS DA XXII REUNIAO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA., 1985. CAMBORIU, SC. p. 0-0.

  • MENTEN, J. F. M. . Efeito do Farelo de Arroz Integral Sobre A Performance e Qualidade de Carcaca de Suinos.. In: ANAIS DA XXII REUNIAO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 1985. CAMBORIU, SC. p. 0-0.

  • MENTEN, J. F. M. . Niveis de Ureia e Acido Urico No Sangue de Porcas Alimentadas Com Racoes Contendo Levedura Seca.. In: ANAIS DA XXI REUNIAO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA., 1984. BELO HORIZONTE, MG. p. 0-0.

  • SUCKEVERIS, D. ; Menten, J.F.M. ; OLIVEIRA, A. B. S. . Estudo sobre a utilização de níveis supranutricionais de vitaminas em diferentes rações sobre o desempenho de frangos de corte.. In: Conferência Facta de CIência e Tecnologia Avícolas, 2018, Campinas. Conferêncai Facta 2018, 2018.

  • PEREIRA, R. ; Menten, J.F.M. ; FAGUNDES, N. S. . Combinação de prebióticos e um simbiótico na ração de frangos de corte. In: Conferência Facta 2017 de Ciência e Tecnologia Avícolas, 2017, Campinas. Conferência Facta 2017, 2017.

  • KOMATSU, G. S. N. ; Menten, J.F.M. ; FAGUNDES, N. S. ; RAFAEL, J. M. ; BORTOLUZZI, C. ; PEREIRA, R. . ALTERAÇÕES NO CONSUMO E EXCREÇÃO DE ÁGUA CAUSADAS PELA UTILIZAÇÃO DE GLICERINA EM DIETAS PARA FRANGOS DE CORTE. In: Conferência Facta de Ciência e Tecnologia Avícolas, 2015, Campinas. Conferência FACTA, 2015.

  • PEREIRA, R ; MENTEN, J. F. M. ; PEDROSO, A A ; ANDREOTE, F.D. ; BORTOLUZZI, C. . The gut microbiota of broiler chickens receiving probiotic and submitted to antibiotic therapy. In: XIVth European Poultry Conference, 2014, Stavanger. XIVth European Poultry Conference, 2014.

  • BORTOLUZZI, C. ; ROSTAGNO, M. ; Menten, José F. M. . β-ácidos do lúpulo reduzem a expressão intestinal de genes de citocinas proinflamatórias em frangas utilizando-se metodologia ex vivo.. In: Conferência FACTA 2014, 2014, Atibaia. Conferência FACTA 2014. Campinas: FACTA, 2014.

  • BORTOLUZZI, C. ; Menten, José F. M. ; PEREIRA, R ; FAGUNDES, N. S. . EFEITO DOS β-ÁCIDOS DO LÚPULO EM FRANGOS DESAFIADOS COM Eimeria sp... In: Conferencia FACTA 2014, 2014, Atibaia. Anais da Conferencia FACTA 2014, 2014.

  • PEREIRA, R ; Menten, José F. M. ; LONGO, F. A. . MISTURA DE ÁCIDOS ORGÂNICOS EM DIETAS PARA FRANGOS DE CORTE DESAFIADOS COM Clostridium perfringens. In: II Congresso Sobre Aditivos na Alimentação Animal, 2013, Campinas. II Congresso Sobre Aditivos na Alimentação Animal. Campinas: CBNA, 2013.

  • BORTOLUZZI, C. ; Menten, José F. M. ; ROMANO, G. G. ; PEREIRA, R . Avaliação de níveis crescentes de beta-ácidos lo lúpulo da dieta de frangos de corte de 1 a 42 dias. In: Conferência FACTA 2013, 2013, Campinas. Anais da Conferência FACTA 2013. Campinas: FACTA, 2013.

  • ZAVARIZE, K. C. ; MENTEN, J. F. M. ; PEREIRA, R. ; FREITAS, L. W. ; ROMANO, G. G. . EFFECTS OF INCREASING LEVELS OF BIODIESEL GLYCERIN IN BROILER DIETS ON MEAT QUALITY. In: XXIV World's Poultry Congress, 2012, Salvador. World´s Poultry Science Journal, Supplement 1, 2012. p. 95-97.

  • LIMA, M. B. ; Menten, José F. M. ; PEREIRA, R. ; ROMANO, G. G. ; FREITAS, L. W. ; SILVA, E. P. . ESTIMATE OF NUTRITIONAL REQUIREMENT OF CHOLINE FOR CHICKS. In: XXIV World's Poultry Congress, 2012, Salvador. World´s Poultry Science Journal, Supplement 1, 2012. p. 302-305.

  • PEREIRA, R. ; MENTEN, J. F. M. ; LONGO, F. A. ; NASCIMENTO, T. ; LIMA, M. B. ; FREITAS, L. W. . SOURCES OF BETAINE AS METHYL GROUP DONORS IN BROILER DIETS. In: XXIV World's Poultry Congress, 2012, Salvador. World´s Poultry Science Journal, Supplement 1, 2012. p. 483-485.

  • ROMANO, G. G. ; MENTEN, J. F. M. ; LIMA, M. B. ; FREITAS, L. W. ; PEREIRA, R. ; ZAVARIZE, K. C. . WATER INTAKE AND MOISTURE OF EXCRETA OF CHICKENS FED DIETS CONTAINING BIODIESEL GLYCERIN. In: XXIV World's Poultry Congress, 2012, Salvador. World´s Poultry Science Journal, Supplement 1, 2012.

  • ROMANO, G. G. ; MENTEN, J. F. M. ; LIMA, M. B. ; FREITAS, L. W. ; PEREIRA, R. ; ZAVARIZE, K. C. . WATER INTAKE AND MOISTURE OF EXCRETA OF CHICKENS FED DIETS CONTAINING BIODIESEL GLYCERIN. In: XXIV World's Poultry Congress, 2012, Salvador. World´s Poultry Science Journal, Supplement 1, 2012.

  • FREITAS, L. W. ; MENTEN, J. F. M. ; ROMANO, G. G. ; ZAVARIZE, K. C. ; LIMA, M. B. ; PEREIRA, R. . PERFORMANCE OF BROILERS FED DIETS CONTAINING GLYCERIN IN THE FINAL PHASE. In: XXIV World's Poultry Congress, 2012, Salvador. World´s Poultry Science Journal, Supplement 1, 2012.

  • PEREIRA, R. ; MENTEN, J. F. M. ; LONGO, F. A. ; VITTORI, J. ; KOMATSU, G. S. N. ; BORTOLUZZI, C. ; LIMA, M. B. . MISTURA DE ÁCIDOS ORGÂNICOS EM DIETAS PARA FRANGOS DE CORTE DESAFIADOS COM Clostridium perfringens. In: II Congresso sobre Aditivos na Alimentação Animal - CBNA, 2012, Campinas. II Congresso sobre Aditivos na Alimentação Animal - CBNA, 2012.

  • ROMANO, G. G. ; Menten, José F. M. ; LIMA, MB ; FREITAS, LW . Water intake and moisture of excreta of chickens fed diets containing biodiesel glycerin. In: XXIV World's Poultry Congress, 2012, Salvador. XXIV World's Poultry Congress, 2012.

  • FREITAS, LW ; Menten, José F. M. ; ROMANO, G. G. . Performance of broilers fed diets containing glycerin in the final phase. In: XXIV World's Poultry Congress, 2012, Salvador. XXIV World's Poultry Congress, 2012.

  • ZAVARIZE, K. C. ; MENTEN, J. F. M. ; PEREIRA, R. ; SILVA, C. L. S. . Avaliação de energia metabolizável de glicerinas de diferentes composições em frangos de corte. In: XXII Congreso Latinoamericano de Avicultura 2011, 2011, Buenos Aires. XXII Congreso Latinoamericano de Avicultura 2011 - Memorias, 2011.

  • SILVA, C. L. S. ; MENTEN, J. F. M. ; ZAVARIZE, K. C. ; SANTAROSA, J. ; TRALDI, A. B. ; PEREIRA, R. . Desempenho de frangos de corte alimentados com rações contendo níveis crescentes de glicerina. In: Conferência Facta 2010 de Ciência e Tecnologia Avícolas, 2010, Santos, SP. Conferência Facta 2010 de Ciência e Tecnologia Avícolas, 2010.

  • SILVA, C. L. S. ; MENTEN, J. F. M. ; PEREIRA, R. ; SANTAROSA, J. ; ZAVARIZE, K. C. ; TRALDI, A. B. . Características de carcaça de frangos de corte alimentados com rações contendo níveis crescentes de glicerina bruta. In: Conferência Facta 2010 de Ciência e Tecnologia Avícolas, 2010, Santos, SP. Conferência Facta 2010 de Ciência e Tecnologia Avícolas, 2010.

  • VALE, M M ; MENTEN, J. F. M. ; MOURA, D. J. . Desempenho de frangos de corte expostos a onda de calor e alimentados com dietas de alta concentração nutricional na sexta semana de vida. In: Conferência Facta 2010 de Ciência e Tecnologia Avícolas, 2010, Santos, SP. Conferência Facta 2010 de Ciência e Tecnologia Avícolas, 2010.

  • SANTAROSA, J. ; MENTEN, J. F. M. ; TRALDI, A. B. ; SILVA, C. L. S. ; ZAVARIZE, K. C. ; SILVA, C. S. . Desempenho de pintos de corte oriundos de ovos leves e pesados, alimentados com rações pré-iniciais de níveis nutricionais e formas físicas distintos. In: Conferência Facta 2010 de Ciência e Tecnologia Avícolas, 2010, Santos, SP. Conferência Facta 2010 de Ciência e Tecnologia Avícolas, 2010.

  • SANTAROSA, J. ; MENTEN, J. F. M. ; FIGUEIREDO, A N ; TRALDI, A. B. ; SILVA, C. L. S. ; SILVA, C. S. . Effects of Different Pre-Starter Feeds and Chick Weights on the Performance to 14 Days of Age. In: XIIIth European Poultry Conference, 2010, Tours, França. World's Poultry Science Journal, 2010. v. 66. p. 232-232.

  • SILVA, C. L. S. ; MENTEN, J. F. M. ; PEREIRA, R. ; TRALDI, A. B. . Performance and carcass characteristics of chickens fed increasing levels of glycerin. In: XIII European Poultry Conference, 2010, Tours, França. World's Poultry Science Journal, Proceedings, 2010. v. 55. p. 56.

  • SILVA, C. L. S. ; MENTEN, J. F. M. ; PEREIRA, R. ; ZAVARIZE, K. C. ; SANTAROSA, J. ; TRALDI, A. B. . Desempenho e características de carcaça de frangos de corte alimentados com glicerina proveniente da produção de biodiesel. In: IV CLANA - Congresso Latino Americano de Nutrição Animal, 2010, São Pedro, SP. Anais do Congresso Latino Americano de Nutrição Animal. Campinas, SP: CBNA - Colégio Brasileiro de Nutrição Animal, 2010.

  • ZAVARIZE, K. C. ; MENTEN, J. F. M. ; LONGO, F. A. . Avaliação de níveis crescentes de Salmex em rações para frangos de corte. In: Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2010, Salvador, BA. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia. Salvador: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2010.

  • TRALDI, A. B. ; MENTEN, J. F. M. ; RACANICCI, A. M. C. ; PEREIRA, P. W. Z. ; RIZZO, P. V. . Estudo de fatores que influenciam o peso de pintos de um dia: idade da matriz e peso do ovo. In: Conferência Apinco de Ciência e Tecnologia Avícolas, 2009, Porto Alegre. Anais do Prêmio Lamas, 2009.

  • TRALDI, A. B. ; MENTEN, J. F. M. ; RACANICCI, A. M. C. ; SILVA, C. S. ; RIZZO, P. V. ; SANTAROSA, J. . Efeito da idade da matriz e da forma física da ração pré-inicial no desempenho de frangos provenientes de ovos de pesos semelhantes. In: Conferência apinco de Ciência e Tecnologia Avícolas, 2009, Porto Alegre. Anais do Prêmio Lamas 2009, 2009.

  • SILVA, C. S. ; GLORIA, E. M. ; MENTEN, J. F. M. ; RACANICCI, A. M. C. ; TRALDI, A. B. ; SANTAROSA, J. . Distribuição da contaminação com micotoxinas em milho de diferentes densidades antes e após armazenamento. In: Conferência Apinco de Ciência e Tecnologia Avícolas, 2009, Porto Alegre. Anais do Prêmio Lamas 2009, 2009.

  • SILVA, C. S. ; MENTEN, J. F. M. ; RACANICCI, A. M. C. ; TRALDI, A. B. ; RIZZO, P. V. ; SANTAROSA, J. . Valores de EMAn de milho de diferentes densidades segregado por mesa gravimétrica para frangos de corte. In: Conferência Apinco de Ciência e Tecnologia Avícolas, 2009, Porto Alegre. Anais do Prêmio Lamas 2009, 2009.

  • SILVA, F L ; SARTORIO, S. D. ; TRALDI, A. B. ; MENTEN, J. F. M. ; PEDROSA, A. C. . Avaliação das características de ovos produzidos por matrizes de 29 e 55 semanas da linhagem Ross por meio de componentes principais. In: 46 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2009, Maringá, PR. 46 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2009.

  • SILVA, C. S. ; MENTEN, J. F. M. ; TRALDI, A. B. ; RIZZO, P. V. ; SANTAROSA, J. ; PEREIRA, P. W. Z. . Comparação de equações de predição para estimar a energia metabolizável de milho. In: 46 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2009, Maringá, PR. 46 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2009.

  • TRALDI, A. B. ; MENTEN, J. F. M. ; SILVA, C. S. ; RIZZO, P. V. ; SANTAROSA, J. ; PEREIRA, P. W. Z. . Desempenho de frangos de corte provenientes de ovos de pesos distintos produzidos por matrizes jovens e adultas e alimentados com rações pré-iniciais de formas físicas diferenciadas. In: 46 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2009, Maringá, PR. 46 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2009.

  • SANTAROSA, J. ; MENTEN, J. F. M. ; TRALDI, A. B. ; SILVA, C. S. ; SILVA, C. L. S. ; ZAVARIZE, K. C. . Efeitos de diferentes tipos de ração pré-inicial e pesos de pinto sobre o desempenho aos 14 dias. In: Congresso sobre Manejo e Nutrição de Aves e Suínos, 2009, Campinas. Congresso sobre Manejo e Nutrição de Aves e Suínos. Campinas: Colégio Brasileiro de Nutrição Animal, 2009. p. 189-190.

  • PEREIRA, P. W. Z. ; MENTEN, J. F. M. ; RACANICCI, A. M. C. ; TRALDI, A. B. ; SILVA, C. S. ; RIZZO, P. V. . Avaliação de complexo enzimático e betaína nas dietas de frangos de corte criados em sistema comercial. In: Conferência Apinco 2008 de Ciência e Tecnologia Avícolas, 2008, Santos, SP. Revista Brasileira de Ciência Avícola. Campinas: Facta, 2008. p. 65-65.

  • MENTEN, J. F. M. ; PEREIRA, P. W. Z. ; RACANICCI, A. M. C. . Avaliação da glicerina proveniente da produção de biodiesel como ingrediente para rações de frangos de corte. In: Conferência Apinco 2008 de Ciência e Tecnologia Avícolas, 2008, Santos, SP. Revista Brasileira de Ciência Avícola. Campinas, SP: Facta, 2008. p. 66-66.

  • RIZZO, P. V. ; MENTEN, J. F. M. ; RACANICCI, A. M. C. ; TRALDI, A. B. ; SILVA, C. S. ; PEREIRA, P. W. Z. ; SANTAROSA, J. . Desempenho e características de carcaça de frangos de corte alimentados com dietas contendo misturas de extratos vegetais. In: Conferência Apinco 2008 de Ciência e Tecnologia Avícolas, 2008, Santos, SP. Revista Brasileira de Ciência Avícola. Campinas, SP: Facta, 2008. p. 67-67.

  • RACANICCI, A. M. C. ; BUISSA, R.S. ; MENTEN, J. F. M. ; D´ARCE, M A B R . Ervas e condimentos na dieta de frangos de corte: efeito antioxidante durante o armazenamento congelado de bolas de carne de peito. In: Conferência Apinco 2008 de Ciência e Tecnologia Avícolas, 2008, Santos, SP. Revista Brasileira de Ciência Avícola. Santos, SP: Facta, 2008. p. 68-68.

  • MENTEN, J. F. M. ; RACANICCI, A. M. C. ; TRALDI, A. B. ; RIZZO, P. V. ; CECCANTINI, M. L. . Avaliação da eficácia de complexo enzimático na dieta de frangos de corte criados em granja experimental. In: Conferência Apinco 2008 de Ciência e Tecnologia Avícolas, 2008, Santos, SP. Revista Brasileira de Ciência Avícolas. Campinas, SP: Facta, 2008.

  • BARRETO, M. S. R. ; MENTEN, J. F. M. ; RACANICCI, A. M. C. ; PEREIRA, P. W. Z. ; RIZZO, P. V. . Extratos vegetais como promotores do crescimento no desempenho de frangos de corte. In: Conferência Apinco 2007 de Ciência e Tecnologia Avícolas, 2007, Santos, SP. Revista Brasileira de Ciência Avícola. Campinas, SP: Fundação Apinco de Ciência e Tecnologia Avícolas, 2007. p. 32-32.

  • BARRETO, M. S. R. ; MENTEN, J. F. M. ; RACANICCI, A. M. C. ; PEREIRA, P. W. Z. ; RIZZO, P. V. . Energia metabolizável de rações suplementadas com extratos vegetais. In: Conferência Apinco 2007 de Ciência e Tecnologia Avícolas, 2007, Santos, SP. Revista Brasileira de Ciência Avícola. Campinas, SP: Fundação Apinco de Ciência e Tecnologia Avícolas, 2007. p. 33-33.

  • RACANICCI, A. M. C. ; MENTEN, J. F. M. ; ALENCAR, S. M. ; CASTILLO, C. J. C. . Performance and quality of chicken breast meat from broilers fed natural antioxidants and vitamin E. In: 53rd Interenational Congress of Meat Science and Technology, 2007, Beijing, China. Proceedings of the 53rd International Congress of Meat Science and Technology. Beijing, China: China Agricultural University Press, 2007. p. 277-278.

  • PEDROSO, A. A. ; STRINGHINI, J. H. ; LEANDRO, N. S. M. ; CAFE, M. B. ; MENTEN, J. F. M. ; CHAVES, L. S. . Glutamina in ovo como nutriente para embriões de frangos de corte. In: Confeência Apinco 2006 de Ciência e Tecnologia Avícolas, 2006, Santos, SP. Revista Brasileira de Ciência Avícola. Campinas, SP: Fundação Apinco de Ciência e Tecnologia Avícolas, 2006. p. 43-43.

  • MENTEN, J. F. M. ; SILVA, M A N ; BARBOSA FILHO, J. A. D. ; COELHO, A A D . Physiological responses of broiler chickens to pre-slaughter heat stress. In: XII European Poultry Conference, 2006, Verona, Itália. World´s Poultry Science Journal. Barneveld, Holanda: World´s Poultry Science Association, 2006. v. 62. p. 254-254.

  • BARBOSA, V. T. ; CAFE, M. B. ; LEANDRO, N. S. M. ; MENTEN, J. F. M. ; PEDROSO, A. A. ; STRINGHINI, J. H. . Mortalidade de embriões de matrizes pesadas submetidas a injeção in ovo de glucose. In: Conferência Apinco 2006 de Ciência e Tecnologia Avícolas, 2006, Santos, SP. Revista Brasileira de Ciência Avícola. Campinas, SP: Fundação Apinco de Ciência e Tecnologia Avícola, 2006. p. 44-44.

  • PEDROSO, A A ; STRINGHINI, J H ; LEANDRO, N S M ; MENTEN, J. F. M. ; LIMA, F G ; BARBOSA, C e . Desempenho de frangos oriundos de matrizes em início de produção submetidos a solução eletrolítica. In: Conferência Apinco 2005 de Ciência e Tecnologia Avícolas, 2005, Santos, SP. Revista Brasileira de Ciência Avícola. Campinas: Fundação Apinco de Ciência e Tecnologia Avícolas, 2005. p. 1-1.

  • AMARAL, R ; MENTEN, J. F. M. ; RACANICCI, A M C . Efeito do tipo da ração pré-inicial, da forma física e da idade das matrizes sobre o desempenho de frangos de corte. In: Conferência Apinco 2005 de Ciência e Tecnologia Avícolas, 2005, Santos, SP. Revista Brasileira de Ciência Avícola. Campinas: Fundação Apinco de Ciência e Tecnologia Avícolas, 2005. p. 26-26.

  • GAIOTTO, J B ; MENTEN, J. F. M. ; RACANICCI, A A M ; LONGO, F A ; SORBARA, J O B ; PEDROSO, A A . Determinação da energia metabolizável de misturas de gorduras para frangos de corte. In: Conferência Apinco 2004 de Ciência e Tecnologia Avícolas, 2004, Santos, SP. Revista Brasileira de Ciência Avícola. Campinas: Fundação Apinco de Ciência e Tecnologia Avícolas, 2004. p. 33-33.

  • GAIOTTO, J B ; MENTEN, J. F. M. ; RACANICCI, A M C ; LONGO, F A ; SORBARA, J O B ; PEDROSO, A A . Desempenho e qualidade da carcaça de frangos de corte suplementados com diferentes fontes de gordura. In: Confe`rência Apinco 2004 de Ciência e Tecnologia Avícolas, 2004, Santos, SP. Revista Brasileira de Ciência Avícola. Campinas: Fundação Apinco de Ciência e Tecnologia Avícolas, 2004. p. 34-34.

  • PEDROSO, A A ; MENTEN, J. F. M. ; LAMBAIS, M R . Comunidade bacteriana intestinal de pintos de corte neonatos avaliada através de eletroforese em gel com gradiente de desnaturação (DGGE). In: Conferência Apinco 2004 de Ciência eTecnologia Avícolas, 2004, Santos, SP. Revista Brasileira de Ciência Avícola. Campinas: Fundação Apinco de Ciência e Tecnologia Avícolas, 2004. p. 128-128.

  • RACANICCI, A M C ; MENTEN, J. F. M. ; DARCE, M R ; M, Pino L . Estabilidade oxidativa de carne de sobrecoxa de frangos alimentados aom óleo de visceras de aves oxidado durante o armazenamento congelado.. In: Conferência Apinco 2004 de Ciência e Tecnologia Avícolas, 2004, Santos, SP. Revista Brasileira de Ciência Avícola. Campinas: Fundação Pinco de Ciência e Tecnologia Avícolas, 2004. p. 129-129.

  • PEDROSO, A A ; MENTEN, J. F. M. ; LAMBAIS, M R ; SORBARA, J O B ; LONGO, F A . Variação temporal na comunidade bacteriana intestinal de frangos pelo fornecimento de dietas pré-iniciais com diferentes carboidratos. In: Confrência Apinco 2004 de Ciência e Tecnologia Avícolas, 2004, Santos, SP. Revista Brasileira de Ciência Avícola. Campinas: Fundação Apinco de Ciência e Tecnologia Avícolas, 2004. p. 130-130.

  • LONGO, F A ; MENTEN, J. F. M. ; PEDROSO, A A ; RACANICCI, A C ; SORBARA, J O B ; GAIOTTO, J . Diferentes fontes proteicas na dieta pré-inicial de frangos de corte. In: Coferência Apinco 2003 de Ciência e Tecnologia Avícolas, 2003, Santos, SP. Revista Brasileira de Ciência Avícola. Campinas: Fundação Apinco de Ciência e Tecnologia Avícolas, 2003. p. 25-25.

  • GAIOTTO, J B ; MENTEN, J. F. M. ; MENTEN, J F M ; RACANICCI, A M C ; LONGO, F A ; SORBARA, J O B ; PEDROSO, A A . Determinação da energia metabolizável de gorduras para frangos de corte. In: Confrência Apinco 2003 de Ciência e Tecnologia Avícolas, 2003, Santos, SP. Revista Brasileira de Ciência Avícola. Campinas: Fundação Apinco de Ciência e Tecnologia Avícolas, 2003. p. 53-53.

  • PEDROSO, A A ; MENTEN, J. F. M. ; LAMBAIS, M R ; LONGO, F A ; RACANICCI, A M C ; SORBARA, J O B ; GAIOTTO, J B . Probióticos não alteram os índices zootécnicos e a estrutura da comunidade microbiana intestinal de frangos de corte. In: Conferência Apinco 2003 de Ciência eTecnologia Avícolas, 2003, Santos. Revista Brasileira de Ciência Avícola. Campinas: Fundação Apinco de Ciência e tecnologia Avícolas, 2003. p. 90-90.

  • BORTOLUZZI, C. ; MENTEN, J. F. M. ; ROMANO, G. G. ; PEREIRA, R. ; KOMATSU, G. S. N. . Avaliação de níveis crescentes de beta-ácidos do lúpulo em dietas para frangos de corte de 1 a 42 dias. In: Conferência FACTA de Ciência e Tecnologia Avícolas, 2013, CAmpinas, SP. Conferência FACTA - Prêmio Lamas. Campinas, SP: Fundação Apinco de Ciência e Tecnologia Avícolas, 2013.

  • ZAVARIZE, K. C. ; MENTEN, J. F. M. ; PEREIRA, R. ; SILVA, C. L. S. . Different levels of biodiesel glycerin in the diets of broiler chickens. In: 2011 Poultry Science Association/American Association of Avian Pathologists Joint Meeting, 2011, Saint Louis, Missouri. Poultry Science Annual Meeting, 2011. v. 78.

  • RACANICCI, A. M. C. ; MENTEN, J. F. M. . Vitamin E, herbs and spices in broiler diets: evaluation of oxidative stability of precooked meat balls. In: Poultry Science Association Annual Meeting, 2010, Denver, Colorado. Poultry Science - Abstracts, 2010. v. 89. p. 94-94.

  • RACANICCI, A. M. C. ; MENTEN, J. F. M. . Water consumption and performance of broilers receiving Mate (Ilex paraguariensis) infusions. In: Poultry Science Association - Annual Meeting, 2010, Denver, Colorado, USA. Poultry Science - Abstracts, 2010. v. 89. p. 666-666.

  • SILVA, C. L. S. ; MENTEN, J. F. M. ; ZAVARIZE, K. C. ; TRALDI, A. B. ; PEREIRA, R. ; SANTAROSA, J. . Effects of crude glycerin in the diet of chickens on performance and carcass characteristics. In: XIII European Poultry Conference, 2010, Tours, França. World's Poultry Science Journal. v. 66. p. 606-606.

  • RACANICCI, A. M. C. ; MENTEN, J. F. M. ; D´ARCE, M A B R . Natural antioxidants in broiler diets: performance and antioxidant activity in pre-cooked meat balls. In: XXIII World's Poultry Congress, 2008, Brisbane, Australia. World's Poultry Science Journal. Brisbane: The World's Poultry Science Association, 2008. v. 64. p. 441-441.

  • RACANICCI, A. M. C. ; MENTEN, J. F. M. ; ALENCAR, S. M. . Antioxidant activity of dietary herbs and spices in pre-cooked meat balls stored frozen. In: XXIII World's Poultry Congress, 2008, Brisbane, Australia. World's Poultry Science Journal. Brisbane: The World's Poultry Science Association, 2008. v. 64. p. 442-442.

  • PEREIRA, P. W. Z. ; MENTEN, J. F. M. ; RACANICCI, A. M. C. . Enzyme complex and natural betaine in corn-soybean diets for broilers raised in a commercial poultry house. In: XXIII World's Poultry Congress, 2008, Brisbane, Australia. World's Poultry Science Journal. Brisbane: The World's Poultry Science Association, 2008. v. 64. p. 442-442.

  • DELGADO, E. F. ; SANTOS, C. C. ; MENTEN, J. F. M. . Hematocrit and carcass parameters in broiler chickens submitted to acute heat stress in climatic chamber. In: 2007 Joint Annual Meeting ADSA PSA AMPA ASAS, 2007, San Antonio, Texas, USA. Poultry Science. Savoy, IL: Poultry Science Association, 2007. v. 85. p. 280-281.

  • ALVES, S. P. ; MENTEN, J. F. M. ; SILVA, I. J. O. ; SOUZA, C. C. . Performance and egg quality of laying hens housed in battery cages or in aviary. In: XII European Poultry Conference, 2006, Verona, Itália. World´s Poultry Science Journal. Barneveld, Holanda: World´s Poultry Science Association, 2006. v. 62. p. 596-596.

  • BRACALE, H. ; KAMIO, R. ; MENTEN, J. F. M. ; RACANICCI, A. M. C. ; RIZZO, P. V. ; PEREIRA, P. W. Z. . Desempenho pós-muda de poedeiras comerciais em diferentes sistemas de criação: convencional e piso. In: 14 SIICUSP - Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2006, Piracicaba. 14 SIICUSP. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2006.

  • SOUZA, C. C. ; MENTEN, J. F. M. ; ALVES, S. P. ; SILVA, I. J. O. . Avaliação do comportamento de aves poedeiras. In: 14 SIICUSP - Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2006, Piracicaba. 14 SIICUSP. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2006.

  • PEDROSO, A A ; STRINGHINI, J H ; LEANDRO, N S M ; MENTEN, J. F. M. ; BARBOSA, C e ; CHAVES, L S . Hidratante comercial na fase pré-alojamento sobre o desempenho de frangos oriundos de matrizes com 25 semanas de idade. In: Conferência Apinco 2005 de Ciência e Tecnologia Avícolas, 2005, Santos, SP. Revista Brasileira de Ciência Avícola. Campinas: Fundação Apinco de Ciência e Tecnologia Avícolas, 2005. p. 2-2.

  • AMARAL, R ; MENTEN, J. F. M. ; RACANICCI, A M C ; LECZNIESKI, J . Effects of ingredients composition and processing of pre-stater diet and age of the breeder on the performance of chicks and broilers. In: 89th. Annual Meeting Poultry Science Association, 2005, Auburn, Alabama. Poultry Science. Champaign, Illinois: Poultry Science Association, 2005. v. 84. p. 4-4.

  • RACANICCI, A M C ; MENTEN, J. F. M. ; D´ARCE, M A A R ; PINO, L M . Oxidative stability of frozen thigh meat from broiler fed oxidized poultry offal fat. In: 89th. Annual Meeting Poultry Science Association, 2005, Auburn, Alabama. Poultry Science. Champaign, Illinois: Poultry Science Assoiation, 2005. v. 84. p. 5-5.

  • D´ARCE, M A B R ; RACANICCI, A M C ; PINO, L M ; MENTEN, J. F. M. . Oxidative stability of chicken breast meat from broilers fed oxidized poultry offal fat. In: 26th World Congress and Exhibition of the International Society for Fat Research, 2005, Prague. 26th World Congress and Exhibition of the International Society for Fat Research abstracts. Prague: ISF-International Society for Fat, 2005. p. 60-61.

  • PEDROSO, A A ; MENTEN, J. F. M. ; LAMBAIS, M R ; RACANICCI, A M C . Eficácia de probióticos na colonização da parede e lúmen intestinal de frangos de corte. In: Conferência Apinco 2004 de Ciência e Tecnologia Avícolas, 2004, Santos, SP. Revista Brasileira de Ciência Avícola. Campinas: Fundação Apinco de Ciência e Tecnologia Avícolas, 2004. p. 127-127.

  • BONIN, B. ; PINO, L. M. ; RACANICCI, A. M. C. ; D´ARCE, M A B R ; MENTEN, J. F. M. . Estabilidade oxidativa da carne de frangos alimentados com diferentes fontes lipídicas, sob congelamento. In: 12 SIICUSP - Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2004, Piracicaba. 12 SIICUSP. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2004.

  • PESTI, G M ; LECLERCQ, B. ; BAKALLI, R I ; MENTEN, J. F. M. . A spreadsheet-based instructional feed formulation program for poultry and swine (WUFFDA). In: International Poultry Scientific Forum, 2003, Atlanta, Georgia, USA. International Poultry Scientific Forum Abstracts. Atlanta: Southern Poultry Science Society, 2003. p. 42-42.

  • MANTOANI, A. ; MENTEN, J. F. M. ; LONGO, F A ; SORBARA, J. O. B. . Efeito do peso de pintos de corte ao alojamento sobre o desempenho de frangos até 42 dias. In: 11 Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo, 2003, Piracicaba. 11SIICUSP - Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2003.

  • SORBARA, J O B ; MENTEN, J. F. M. ; LONGO, F A ; PEDROSO, A A ; FIGUEIREDO, A N ; GAIOTTO, J B ; RACANICCI, A M C . Effects of different carbohydrates in the feed of newly hatched chicks on performance and organ allometric growth. In: 87 Annual Meeting Poultry Science Association, 2003, Madison, Wisconsin. Poultry Science. Champaign, Illinois: Poultry Science Association, 2003. v. 82. p. 67-67.

  • LONGO, F A ; MENTEN, J. F. M. ; SORBARA, J O B ; FIGUEIREDO, A N ; RACANICCI, A M C ; GAIOTTO, J B . Effects of differents protein sources in the feed of newly hatched chicks on broiler performance. In: 87th. Annual Meeting Poultry Science Association, 2003, Madison, Wisconsin. Poultry Science. Champaign, Illinois: Poultry Science Association, 2003. v. 82. p. 67-67.

  • LONGO, F A ; MENTEN, J. F. M. ; SORBARA, J O B ; PEDROSO, A A ; FIGUEIREDO, A N ; RACANICCI, A M C ; GAIOTTO, J B . Metabolizable energy of carbohydrates for newly hatched chicks. In: 87th. Annual Meeting Poultry Science Association, 2003, Madison, Wisconsin. Poultry Science. Champaign, Illinois: Poultry Science Association, 2003. v. 82. p. 67.

  • MENTEN, J. F. M. ; LONGO, F A ; SORBARA, J O B ; PEDROSO, A A ; FIGUEIREDO, A N ; RACANICCI, A M C ; GAIOTTO, J B . Metabolizable energy of alternative protein ingredients for newly hatched chicks. In: 87th. Annual Meeting Poultry Science Association, 2003, Madison, Wisconsin. Poultry Science. Champaign, Illinois: Poultry Science Association, 2003. v. 82. p. 67-68.

  • LONGO, F A ; MENTEN, J. F. M. ; SORBARA, J O B ; PEDROSO, A A ; FIGUEIREDO, A N ; GAIOTTO, J B . Metabolizable energy values of corn and soybean meal for newly hatched chicks. In: 87th Annual Meeting Poultry Science Association, 2003, Madison, Wiconsin. Poultry Science. Champaign, Illinois: Poultry Science Association, 2003. v. 82. p. 68-68.

  • RACANICCI, A M C ; MENTEN, J. F. M. ; DÁRCE, M A B R ; GAIOTTO, J B ; PEDROSO, A A ; SORBARA, J O B . Lipid oxidation decreased metabolizable energy value of dietary poultry fat for growing broilers. In: 87th. annual Meeting Poultry Science Association, 2003, Madison, Wisconsin. Poultry Science. Champaign, Illinois: Poultry Science Association, 2003. v. 82. p. 79-79.

  • GAIOTTO, J B ; MENTEN, J. F. M. ; RACANICCI, A M C ; LONGO, F A ; SORBARA, J O B ; PEDROSO, A A . Apparent metabolizable energy value of fat sources for chickens. In: 87th. Annual Meeting Poultry Science Association, 2003, Madison, Wisconsin. Poultry Science. Champaign, Illinois: Poultry Science Association, 2003. v. 82. p. 68-69.

  • SILVA, M A N ; ROSARIO, M. F. ; HELLMEISTER FILHO, P ; SAVINO, V J M ; COELHO, A A D ; MENTEN, J. F. M. . Influência do sistema de criação no peso corporal de linhagens de frangos de corte em condições de estresse térmico. In: Conferência Apinco 2002 de Ciência e Tecnologia Avícolas, 2002, Campinas. Revista Brasileira de Ciência Avícola. Campinas: Fundação Apinco de Ciência e Tecnologia Avícolas, 2002. v. 4. p. 96-96.

  • ROSARIO, M. F. ; MENTEN, J. F. M. ; COELHO, A A D ; SAVINO, V J M ; SILVA, M A N . Efeito da energia metabolizável, genótipo e sexo sobre o valor hematócrito e peso corporal em frangos de corte. In: Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo, 9, 2001, Piracicaba. (9o. Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo, 2001. v. 1. p. 95-95.

  • ROSARIO, M. F. ; SILVA, M A N ; SAVINO, V J M ; COELHO, A A D ; MENTEN, J. F. M. . Estudo ds interações genótipo-ambiente sobre peso corporal e hematócrito visando resistência à síndrome ascítica em frangos de corte. In: Congrsso Nacional de Genética, 46, 2000, Águas de Lindóia-SP. Genetics and Molecular Biology. Águas de Lindóia-SP: Sociedade Brasileira de Genética, 2000. v. 23. p. 164-164.

  • MORAIS, S C D ; MENTEN, J. F. M. ; BRAINER, M M A ; VALE, Mm . Efeitos do citrato cúprico na dieta de frangos de corte sobre o desempenho e colesterol sérico e muscular. In: Conferência Apinco 2000 de Ciência e Tecnologia Avícolas, 2000, Campinas, SP. Revista Brasileira de Ciência Avícola. Campinas, SP: Fundação Apinco de Ciência e Tecnologia Avícolas, 2000. v. 2. p. 44-44.

  • GAIOTTO, J B ; MENTEN, J. F. M. ; RACANICCI, A M C ; IAFIGLIOLA, M C ; PEDROSO, A A . Soapstock, beef tallow, soybean oil and mixtures of fat sources in broiler diets. In: Poultry Science Association, 89th Annual Meeting, 2000, Montréal. Poultry Science. Savoy, Illinois: Poultry Science Association, 2000. v. 79. p. 66.

  • VALE, M M ; MENTEN, J. F. M. ; MORAIS, S C D ; BRAINER, M M A . Desempeho de frangos de corte alimentados com níveis crescentes da mistura dos ácidos fórmico e propiônico. In: Conferência Apinco 1999 de Ciência e Tecnologia Avícolas, 1999, Campinas, SP. Revista Brasileira de Ciência Avícola. Campinas, SP: Fundação Apinco de Ciência e Tecnologia Avícolas, 1999. v. 1. p. 40.

  • MENTEN, J. F. M. . Un nuevo analysis enzimatico para determinar los niveles de colina en los ingredientes alimenticios y su variabilidad. In: Congreso Latinoamericano de Avicultura, 1997, Cancun. Memorias de Congreso Latinoamericano de Avicultura, 1997. p. 224.

  • PESTI, G M ; MENTEN, J. F. M. . The determination of choline in feedstuffs using choline kinase. In: Annual Meeting - Poultry Science Association, 1996, Louisville, Kentucky. Poultry Science. Savoy, Illinois: Poultry Science Association, 1996. v. 75. p. 84.

  • MENTEN, J. F. M. ; MYIADA, V S . Effects of antimicrobial feed additives, alone or in combination on weanling pigs. In: Annual Meeting - American Society of Animal Science, 1995, Orlando, Florida. Journal of Animal Science. Savoy, Illinois: American Society of Animal Science, 1995. v. 77. p. 174.

  • MENTEN, J. F. M. . Effects Of High Dietary Copper On Blood And Intestinal Variables Of Starter Pigs.. In: 80 TH. ANNUAL MEETING - AMERICAN SOCIETY OF ANIMAL SCIENCE, 1988. NEW BRUSWICK, NEW JERSY, U. S.. p. 0-0.

  • MENTEN, J. F. M. . Use Of Poultry Byproduct Meal And Feather Meal As Protein Source For Growing-Finishing Pigs.. In: INTERNATIONAL PIG VETERINARY SOCIETY CONGRESS, 1983. Proceedings of International Pig Veterinary Society Congress. CIDADE DO MEXICO, MEXICO. p. 0-0.

  • PEDROSO, A A ; MENTEN, J. F. M. ; LAMBAIS, M R ; LONGO, F A ; SORBARA, J O B ; RACANICCI, A M C ; GAIOTTO, J B . Probiotics do not alter the intestinal microbiota of broiler chickens. Poultry Science , Illinois, v. 82, n.suplem, p. 132, 2003.

  • LONGO, F A ; MENTEN, J. F. M. ; PEDROSO, A A ; RACANICCI, A M C ; GAIOTTO, J B ; SORBARA, J O B . Energia metabolizável de carboidratos para frangos de corte na fase pré-inicial. Revista Brasileira de Ciência Avícola , Campinas, v. 4, n.suplem, p. 44, 2002.

  • PEDROSO, A A ; MENTEN, J. F. M. ; LAMBAIS, M R ; LONGO, F A ; SORBARA, J O B ; RCANICCI, A M C ; GAIOTTO, J B . Antibiótico como aditivos em rações de frangos alteram a estrutura da comunidade bacteriana intestinal. Revista Brasileira de Ciência Avícola , Campinas, v. 4, n.suplem, p. 89, 2002.

  • PEDROSO, A A ; MENTEN, J. F. M. ; LONGO, F A ; RACANICCI, A M C ; GAIOTTO, J B . Desempenho de frangos de corte suplementados com antibióticos mantidos em baterias matálicas ou galpão comercial. Revista Brasileira de Ciência Avícola , Campinas, v. 3, n.suplem, p. 13, 2001.

  • GAIOTTO, J B ; MENTEN, J. F. M. ; RACANICCI, A M C ; IAFIGLIOLA, M C ; PEDROSO, A A . Desempenho de frangos de corte alimentados com diferentes fontes de gordura. Revista Brasileira de Ciência Avícola , Campinas, v. 2, n.suplem, p. 15, 2000.

  • RACANICCI, A M C ; MENTEN, J. F. M. ; IAFLIGLIOLA, M C ; GAIOTTO, J B ; PEDROSOS, A A . Efeito da adição do antioxidante BHT e do armazenamento sobre a qualidade da farinha de carne e ossos (FCO) para frangos de corte. Revista Brasileira de Ciência Avícola , Campinas, v. 2, p. 16, 2000.

  • IAFIGLIOLA, M C ; MENTEN, J. F. M. ; RACANICCI, A M C ; GAIOTTO, J B . O uso de cobre e antibiótico como pronotores de crescimento em rações de frangos de corte. Revista Brasileira de Ciência Avícola , Campinas, v. 1, n.suplem, p. 19, 1999.

  • MENTEN, J. F. M. ; EWING, H P ; PESTI, G M ; BAKALLI, R I . cupric sulfate pentahydrate, cupric citrate, and copper oxychloride as broiler supplements. Revista Brasileira de Ciência Avícola , Illinois, v. 76, n.suplem, p. 59, 1997.

  • MENTEN, J. F. M. ; PESTI, G M ; BAKALLI, R I . The availability of choline in soybean meal. Poultry Science , Illinois, v. 76, n.suplem, p. 81, 1997.

  • MENTEN, J. F. M. . Produção avícola no Brasil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • DEMETRIO, C. B. ; MENTEN, J. F. M. . Experimental power considerations?Justifying replication for animal use and care committees. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SANTAROSA, J. ; MENTEN, J. F. M. ; FIGUEIREDO, A N ; TRALDI, A. B. ; SILVA, C. L. S. ; SILVA, C. S. . Effects of different pre-starter feeds and chick weights on the performance to 14 days of age. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MENTEN, J. F. M. ; ZAVARIZE, K. C. ; SILVA, C. L. S. . Biodiesel: oportunidades do uso de glicerina na nutrição de aves. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MENTEN, J. F. M. . Uso de resíduos da produção de biodiesel. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MENTEN, J. F. M. . Glicerina proveniente da produção de biodiesel na alimentação de não ruminantes. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MENTEN, J. F. M. ; MIYADA, V. S. ; BERENCHTEIN, B. . Glicerol na alimentação animal. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MENTEN, J. F. M. . Glicerina, co-produto da produção de biodiesel, na nutrição de aves e suínos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MENTEN, J. F. M. ; GAIOTTO, J. B. ; RACANICCI, A C M . Determination of metabolizable energy value of fat sources for broiler chickens. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MENTEN, J. F. M. . Princípios de formulação de rações. Piracicaba: ESALQ, 1993 (Apostila didática).

  • SILVA, R. D. M. ; MENTEN, J. F. M. ; PACKER, I. U. . Apontamentos de Zootecnia. Piracicaba: Centro Acadêmico Luiz de Queiroz, 1985 (Apostila didática).

Outras produções

PESTI, G M ; THOMSON, E. ; BAKALLI, R I ; LECLERCQ, B. ; MENTEN, J. F. M. ; SHAN, A. . WUFFDA - Windows-Based User Friendly Feed Formulation. 2002.

MENTEN, J. F. M. . Supplementation of Increasing Levels of Formic Acid/Ammonium Formate to Broiler Diets. 2003.

MENTEN, J. F. M. . Supplementation of Ronozyme VP to Broiler Diets differing in Energy Content. 1999.

MENTEN, J. F. M. ; SILVA, R. D. M. . Avaliação dos efeitos de Ronozyme VP sobre o desempenho de frangos de corte. 1997.

ZINSLY, C. F. ; MENTEN, J. F. M. ; MIYADA, V. S. ; CYRINO, J. E. P. . Introdução à Nutrição Animal. 2000. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila didática).

MENTEN, J. F. M. . Avicultura. 1998. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila didática).

Projetos de pesquisa

  • 2017 - 2020

    TENÉBRIO (Tenebrio molitor) EM RAÇÕES PARA FRANGOS DE CORTE: PROPRIEDADES NUTRACÊUTICAS, DIGESTIBILIDADE E DESEMPENHO, Descrição: O uso de insetos na indústria animal é uma alternativa promissora por aliar valor nutritivo, propriedades nutracêuticas (peptídeos antimicrobianos) e sistemas de criação eficientes e mais sustentáveis (menor necessidade de água, espaço e utiliza sub-produtos como substrato). Este projeto de pesquisa se propõe a investigar os efeitos do tenébrio (Tenebrio molitor), na forma de farinha, em rações para frangos de corte. O projeto prevê três diferentes abordagens do uso da farinha de tenébrio na alimentação de frangos de corte: a) ensaio de preferência (consumo) alimentar, b) digestibilidade de nutrientes da farinha de insetos e c) desempenho e propriedades nutracêuticas capazes de melhorar a resposta imune e a saúde intestinal das aves.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Jose Fernando Machado Menten - Coordenador / Raquel Tatiane Pereira - Integrante / Marcos Antonio do Nascimento Filho - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 2017 - 2019

    Avaliação do valor nutricional de novos produtos derivados da produção de etanol de milho: energia metabolizável e digestibilidade de aminoácidos, Descrição: Serão realizados dois experimentos com frangos de corte para estudar um DDGS de alta proteína e um DDGS de alta fibra, em comparação com DDGS convencional, como ingrediente de rações par frangos de corte.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Jose Fernando Machado Menten - Coordenador / Ana Beatriz Soares de Oliveira - Integrante.

  • 2016 - 2019

    Estudos sobre a utilização de níveis supranutricionais de vitaminas hidrossolúveis na produção de frangos de corte, Descrição: Avaliar o efeito de níveis supranutricionais de vitaminas hidrossolúveis na ração sobre o desempenho, rendimento de carcaça e retorno econômico de frangos de corte submetidos a fatores de estresse. Serão realizados estudos em sequência para avaliar as condições de composição de ração e níveis nutricionais que resultam em melhores respostas a níveis 3X e 6X de suplementação das vitaminas riboflavina, ácido pantotênico, niacina, ácido fólico e vitamina B12, tendo por base as indicações das Tabelas Brasileiras (2017).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Jose Fernando Machado Menten - Coordenador / Diana Suckeveris - Integrante.

  • 2016 - 2019

    CARACTERÍSTICAS FÍSICAS E QUÍMICAS DE MILHOS DE DIFERENTES ENDOSPERMAS SEGREGADOS EM MESA DENSIMÉTRICA E SUA INFLUÊNCIA SOBRE A DIGESTIBILIDADE EM FRANGOS DE CORTE, Descrição: O milho é o cereal mais importante para a alimentação de frangos de corte, em razão de seu elevado teor energético, sendo utilizado em grandes quantidades na formulação de dietas, porém sua composição é muito variável. O presente projeto de pesquisa tem por finalidade avaliar as características físicas e químicas de três tipos de milho, segregando os grãos de acordo com a região da espiga e com a densidade, e correlacioná-las à qualidade nutricional dessas frações para as aves. Para tanto, os grãos de 3 híbridos, um do tipo duro (maior proporção de endosperma vítreo), um dentado (maior proporção de endosperma farináceo) e um semiduro (intermediário) serão submetidos às análises físicas (peso específico, peso hectolítrico, peso de 1000 grãos, porcentagem de flotação, forma dos grãos, proporção de componentes e vitreosidade) e químicas (energia bruta, proteína bruta, extrato etéreo, matéria mineral, fibra em detergente ácido e neutro, amido total, amilose e amilopectina) para caracterizar o grão e suas frações (Etapa 1). As frações de cada material serão constituídas de grãos segregados em mesa densimétrica (Ensaio 1), em que serão separados 25% do milho de densidade superior e inferior, para comparar com a densidade original e também por grãos das regiões da espiga ? base, meio e ponta (Ensaio 2). Os grãos do Ensaio 1 serão utilizados na Etapa 2, que consiste de ensaios de metabolismo para determinação da energia metabolizável para frangos de corte (Ensaio 1) e ensaio de digestibilidade da proteína e do amido (Ensaio 2). O ensaio de metabolismo será realizado em gaiolas de acordo o método da coleta total de excretas, com 360 frangos e 9 repetições, para se obterem os valores energéticos das diferentes frações do milho. No ensaio para determinar a digestibilidade ileal do amido e da proteína das diferentes frações de milho serão usados 1.120 frangos criados em boxes, com 8 repetições e 20 aves por unidade. Os resultados de todos os ensaios serão submetidos a análise estatística usando-se o software SAS.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Jose Fernando Machado Menten - Coordenador / Glaucia Samira Napty Komatsu - Integrante.

  • 2015 - 2016

    Efeitos da suplementação de levedura autolisada sobre a resposta imune intestinal e desempenho de frangos de corte, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Jose Fernando Machado Menten - Coordenador / José Guilherme Morschel Barbosa - Integrante.

  • 2014 - 2016

    Estratégias do uso de grão de sorgo para frangos de corte: desempenho, saúde intestinal e energia metabolizável aparente, Descrição: O objetivo do presente estudo será avaliar o desempenho, saúde intestinal (morfometria, atividade enzimática e microbiota do intestino) e a energia metabolizávelaparente (EMA) em frangos de corte alimentados com rações com diferentescombinações de sorgo e milho, bem como com grãos inteiros de sorgo. Para avaliar as diferentes estratégias do uso de rações à base de sorgo e/ou milho e farelo de soja, o Exp. 1 será composto dos seguintes tratamentos: 100% sorgo (S100%); 100% milho (M100%); 50% sorgo e 50% milho (S:M50%); sorgo na fase pré-inicial (1 a 7 dias de idade) e milho nas demais (PS-M); milho na fase pré-inicial e sorgo nas demais (PM-S). O Exp. 2 irá comparar as alterações de EMA de rações contendo sorgo ou milho após mudança nos ingredientes, em ensaio de metabolismo realizados aos sete e 16 dias de idade com os tratamentos S100%, M100%, PS-M e PM-S. Para avaliar o efeito do uso de grão de sorgo moído ou inteiro nas rações, o Exp. 3 terá os seguintes tratamentos: sorgo moído; sorgo inteiro; sorgo moído na fase pré-inicial e inteiro nas demais; sorgo inteiro na fase pré-inicial e moído nas demais. No Exp. 4 será determinada a EMA das rações, nas idades de sete e 16 dias, com os mesmos tratamentos do Exp. 3. Nos Exp. 1 e 3 será avaliado o desempenho das aves até 42 dias e, aos dez e 21 dias de idade, serão coletadas amostras dos intestinos para análise de morfometria das vilosidades e células caliciformes, atividade enzimática (aminopeptidase, maltase e fosfatase alcalina) e do conteúdo do intestino delgado e cecos para quantificação de Lactobacillus, Clostridium e Escherichia coli por meio de PCR quantitativo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Jose Fernando Machado Menten - Coordenador / Naiara Simarro Fagundes - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 2014 - 2015

    Efeitos de níveis de treonina e aditivo fitogênico na ração sobre o desempenho e saúde intestinal de frangos desafiados com Eimeria spp., Descrição: O estudo da relação entre os aditivos utilizados e os nutrientes é fundamental para o aprimoramento da utilização desses insumos e o máximo desempenho dos animais. O objetivo do presente estudo será avaliar o desempenho e saúde intestinal (morfometria, microbiota do intestino e produção de mucina) em frangos de corte desafiados com Eimeria spp. alimentados com rações com níveis crescentes de treonina digestível e a inclusão de uma combinação de óleos essenciais. Os tratamentos serão arranjados em esquema fatorial 3x2, com três níveis de treonina digestível (100, 110 e 120% das recomendações) e suplementação ou não de óleos essenciais na ração, em um experimento no delineamento inteiramente casualizado. As rações baseadas em milho e farelo de soja serão formuladas para atender as necessidades de todos os nutrientes e fornecidas à vontade. Cada tratamento terá seis repetições com 40 aves cada, totalizando 1440 animais. Aos sete dias de idade, todas as aves serão desafiadas com Eimeria spp. via água de bebida. O desempenho das aves será avaliado semanalmente até 42 dias e, aos 21 e 42 dias de idade, serão coletadas amostras dos intestinos para análise de morfometria das vilosidades e células caliciformes. Aos 42 dias de idade serão coletadas amostras do conteúdo do intestino delgado e cecos para análise da microbiota e do íleo para a determinação da produção de mucina. Os dados serão submetidos à análise de variância a 5%, avaliando a interação e os efeitos dos fatores principais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Jose Fernando Machado Menten - Coordenador / Jaqueline Moreira Rafael - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.

  • 2012 - 2014

    Manutenção do Equilíbrio da Microbiota Intestinal de Frangos de Corte com Probiótico após Antibioticoterapia, Descrição: O objetivo do estudo será avaliar a eficiência da adição de um probiótico em dietas de frangos de corte, na manutenção da estrutura da microbiota intestinal após antibioticoterapia. O experimento será realizado em boxes e o período experimental será de 1 a 42 dias de idade. O delineamento experimental será inteiramente aleatorizado, com quatro tratamentos e nove repetições. Os tratamentos serão: Dieta Basal sem probiótico; dieta basal + probiótico; dieta basal + antibioticoterapia e dieta basal + probiótico + antibioticoterapia. O probiótico Bacillus subtilis será fornecido na ração durante todo o período experimental. O tratamento com antibiótico consistirá na combinação de um antibiótico Gram positivo e um Gram negativo via água aos 21 dias de idade. Para a determinação das variáveis de desempenho, os animais serão pesados aos 7, 14, 21, 35 e 42 dias de idade, assim como serão quantificadas as rações fornecidas e as sobras. Aos 26, 28 e 30 dias de idade serão utilizadas aves de quatro repetições por tratamento para análise da microbiologia intestinal. Três aves de cada boxe serão sacrificadas para coleta de material da mucosa do íleo e ceco. O DNA da amostra composta será extraído e os fragmentos específicos da região V1-V3 do rDNA 16S que representa os microrganismos de domínio Bacteria serão amplificados. Será utilizada a técnica de DGGE, que avalia as mudanças na estrutura da comunidade intestinal, e o PCR quantitativo para quantificar os principais componentes da microbiota intestinal de frangos de corte como Bifidobacteria, Lactobacillus e Clostridium.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Jose Fernando Machado Menten - Coordenador / Rafaela Pereira - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 2012 - 2014

    CARACTERIZAÇÃO DA MICROBIOTA INTESTINAL DE FRANGOS DE CORTE SUPLEMENTADOS COM β-ÁCIDOS DO LÚPULO, Descrição: O objetivo deste estudo será avaliar a capacidade dos β-ácidos do lúpulo em manter oequilíbrio da microbiota intestinal de frangos de corte após desafio experimental com Eimeria sp. Para isso, serão alojados 1800 pintinhos de linhagem comercial em um experimento de 1 a 42 dias de idade. O delineamento experimental será em blocos casualizados, com 6 tratamentos e 6 repetições, com 50 aves por boxe. Os tratamentos utilizados serão: T1: aves não desafiadas e ração sem aditivo; T2: aves não desafiadas e ração com 55 ppm de bacitracina metileno disalicilato; T3: aves desafiadas e ração sem aditivo; T4: aves desafiadas e ração com 55 ppm de bacitracina metileno disalicilato; T5: aves desafiadas e ração com 60 ppm de β-ácidos de lúpulo; T6: aves desafiadas e ração com 240 ppm de β-ácidos de lúpulo. Aos 14 dias de idade, as aves do tratamento 3 ao 6 serão desafiadas via oral com uma vacina contendo oocistos de Eimeira sp. na dose de 10 vezes à recomendada pelo fabricante. Aos 14 (antes da inoculação), 21 e 35dias de idade, 1 ave de cada unidade experimental será sacrificada para coleta da mucosa do duodeno, íleo e ceco. O DNA da amostra composta será extraído e osfragmentos específicos da região V1-V3 do rDNA 16S que representa os microorganismosdo domínio Bacteria serão amplificados. Será utilizada a técnica de DGGE, que avalia as mudanças na estrutura da comunidade intestinal, e a PCR em tempo realpara quantificar três dos principais componentes da microbiota intestinal de frangos decorte, Lactobacillus, Clostridium e Escherichia coli. O desempenho produtivo (GP, CRe CA) será avaliado semanalmente, através da pesagem das aves e do fornecimento e sobra da ração.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Jose Fernando Machado Menten - Coordenador / Cristiano Bortoluzzi - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.

  • 2011 - 2012

    Modelos matemáticos para predição das exigências nutricionais da colina para frangos de corte, Descrição: Para determinar as exigências de colina total para crescimento, serão conduzidos dois ensaios com frangos de corte de 1 a 21 e 22 a 42 dias de idade, tendo como base o método dose-resposta.Para os ensaios serão utilizados 2.520 pintos de corte machos (1.440 no primeiro e 1.080 nosegundo). O delineamento experimental adotado será o inteiramente casualizado, com seistratamentos e seis repetições, sendo cada unidade experimental composta por 40 pintos de corte30 para a primeira e segunda fase, respectivamente. Os tratamentos consistirão de rações comníveis crescentes de colina total. As rações experimentais serão formuladas utilizando-se a técnica da suplementação. Para cada fase será formulada uma ração à base de milho, concentradoproteico de soja e amido, que atenderá aproximadamente 30% das exigências de colina total. Ostratamentos consistirão em rações com 30, 55, 80, 105, 130 e 155% das exigências de colina totalpara cada fase avaliada. As variáveis analisadas em ambos os ensaios serão: consumo de ração,ganho de peso e conversão alimentar. As análises estatísticas serão realizadas com auxílio do programa computacional SAS® versão 9.2 utilizando o procedimento PROC GLM para análise das pressuposições e análise de variância e PROC NLIN para o ajuste dos modelos determinístico-empírico. O nível ótimo de colina total na ração será estimado com base nasvariáveis ganho de peso e conversão alimentar pelo modelo que proporcionar melhor ajuste.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Jose Fernando Machado Menten - Coordenador / Michele Bernardino de Lima - Integrante.

  • 2010 - 2013

    Estudos nutricionais e fisiológicos da glicerina suplementar nas rações de frangos, Descrição: O projeto inclui caracterização da glicerina produzida por diferentes empresas de biodiesel, seu valor nutricional e seu metabolismo no organismo do frango de corte. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . , Integrantes: Jose Fernando Machado Menten - Coordenador / Kelen Cristina Zavarize - Integrante / Gislaine Goretti Romano - Integrante / Leonardo William de Freitas - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa., Número de produções C, T & A: 3

  • 2010 - 2011

    Avaliação da eficiência de uma fitase bacteriana na liberação de fósforo fítico em rações para frangos, Descrição: O projeto tem por objetivo determinar a quantidade de fósforo fítico de dietas à base meilho e farelo de soja que é liberada por diferentes doses de uma nova fitase tendo como resposta a deposição de cinzas ósseas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Jose Fernando Machado Menten - Coordenador / Rafaela Pereira - Integrante., Financiador(es): Ammco Pharma Saúde Animal Ltda. - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1

  • 2008 - 2010

    Desempenho e características de carcaça de frangos de corte alimentados com rações contendo níveis crescentes de glicerina, Descrição: Um experimento de desempenho seguido de avaliação de carcaça será conduzido para avaliar as respostas a inclusão de níveis até 10% de glicerina proveniente da produção de biodiesel na ração de frangos de corte.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Jose Fernando Machado Menten - Coordenador / Camila Leão Silveira da Silva - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa / ADM do Brasil Ltda - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3

  • 2007 - 2010

    Ração farelada, triturada e micro-peletizada na fase pré-inicial de pintos de corte de diferentes origens, Descrição: O efeito da forma física da ração pré-inicial (farelada, triturada ou micropeletizada) sobre o desempenho e morfometria do trato digestório de frangos originados de ovos de matrizes de diferentes idades, com tamanhos iguais ou diferentes serão estudados em uma série de experimentos. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Jose Fernando Machado Menten - Coordenador / Ana Beatriz Traldi - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa., Número de produções C, T & A: 8

  • 2007 - 2009

    Avaliação nutricional de milho de diferentes densidades e sua utilização na nutrição de frangos, Descrição: Milho produzido na ESALQ foi colhido e segregado em três diferentes densidades em mesa gravimétrica. A composição, classificação e valor nutricional (energia metabolizável) serão estudados para definir o uso mais adequado apra as frações obtidas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Jose Fernando Machado Menten - Coordenador / Cynthia Siqueira Silva - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa., Número de produções C, T & A: 4

  • 2007 - 2008

    Suplementação de complexo enzimático e betaína em rações baseadas em milho e farelo de soja, Descrição: Rações foram formuladas com os produtos comerciais Avizyme 1502 (complexo enzimático) e Betafin (betaína) e fornecidas a frangos de corte alojados em um aviário comercial de integração, visando economia no custo de produção.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Jose Fernando Machado Menten - Coordenador / Patrícia Watanabe Zanin Pereira - Integrante., Financiador(es): Btech Tecnologias - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2005 - 2008

    Qualidade da carne de frangos de corte: efeitos de genética, estresse pré-abate e nutrição, Descrição: Estudo multidisciplinar envolvendo a caractererização molecular de diferentes materiais genéticos de frangos, estresse calórico agudo pré-abate e uso de antioxidantes naturais visando manter a qualidade da carne de frango no armazenamento e processamento. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: Jose Fernando Machado Menten - Coordenador / Luiz Lehmann Coutinho - Integrante / Eduardo Francisquine Delgado - Integrante / Carmen Josefina Contreras Castillo - Integrante / Camila Brossi - Integrante / Erik Amazonas de Almeida - Integrante / Carolina de Castro Santos - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 8

  • 2005 - 2008

    Utilização de extratos vegetais como promotores do crescimento de frangos de corte, Descrição: Extratos vegetais na forma de óleos essenciais foram suplementados ás rações de frangos isoladamente ou em misturas para avaliar seu efeito sobre o desempenho e valor energético das rações. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Jose Fernando Machado Menten - Coordenador / Aline Mondini Calil Racanicci - Integrante / Marina Sígolo Rodrigues Barreto - Integrante / Pricila Vetrano Rizzo - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 5

  • 2005 - 2007

    Suplementação de altos níveis de ácido pantotênico na dieta de suínos em crescimento e terminação, Descrição: Suínos em crescimento e terminação alimentados com rações de duas densidades nutricionais e recebendo altos níveis de suplementação de ácido pantotênico tiveram melhora na qualidade da carcaça, reduzindo o custo de produção de carne magra.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Jose Fernando Machado Menten - Coordenador / Douglas Cazollato Morgonni - Integrante., Número de produções C, T & A: 2

  • 2004 - 2006

    Efeitos do tipo e da forma física da ração pré-inicial e da idade da matriz sobre o desempenho de frangos de corte, Descrição: Ração triturada, independente da composição contendo ou não produtos de origem animal, para pintos na fase pré-inicial foi mais benéfica para aqueles de menor peso inicial, provenientes de matrizes jovens, do que para os mais pesados.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Jose Fernando Machado Menten - Coordenador / Rejane Amaral - Integrante., Número de produções C, T & A: 4

  • 2000 - 2004

    Óleo de vísceras de aves oxidado na dieta e establidade oxidativa da carne de frango, Descrição: Os efeitos do uso de óleo de vísceras oxidado na ração de frangos sobre o desempenho, o valor energético e a qaualidade da carne das aves foram estudados em uma série de experimentos. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Jose Fernando Machado Menten - Coordenador / Aline Mondini Calil Racanicci - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa., Número de produções C, T & A: 5

  • 2000 - 2004

    Valor nutricional de óleos e suas misturas para frangos de corte de diferentes idades, Descrição: Óleo de soja, óleo de vísceras de aves e óleo ácido de soja foram estudados quanto a seu valor de energia metabolizável e utilização na formulação de rações para frangos de corte. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Jose Fernando Machado Menten - Coordenador / Juliano Benedito Gaiotto - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa., Número de produções C, T & A: 6

  • 2000 - 2004

    Fontes alternativas de energia e proteína para pintos na fase pré-inicial, Descrição: Foram estudados uma série de ingredientes de alta qualidade como fontes de energia (amido de milho, amido de mandioca, sacarose, lactose, dextrose) ou de proteína (ovo em pó, plasma desidratado, protenose, isolado protéico de soja) para pintos na fase pré-inicial e sobre o desempenho de frangos. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Jose Fernando Machado Menten - Coordenador / Flavio Alves Longo - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa., Número de produções C, T & A: 10

  • 2000 - 2003

    Efeitos de probióticos e antibióticos sobre o desempenho e micobiota intestinal de frangos de corte, Descrição: Foram desenvolvidas ferramentas moleculares (PCR, DGGE, sequenciamento) para identificar alterações na microbiota intestinal de frangos tratados com probióticos ou antibióticos e relacioná-las ao desempenho. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Jose Fernando Machado Menten - Coordenador / M R Lambais - Integrante / Adriana Ayres Pedroso - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 12

  • 1998 - 2000

    Avaliação da qualidade da farinha de carne e ossos oxidada para frangos de corte, Descrição: Os efeitos da adição de BHT na preservação da qualidade oxidativa da farinha de carne e ossos foi estudada em experimento de desempenho de frangos de corte. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Jose Fernando Machado Menten - Coordenador / Aline Mondini Calil Racanicci - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa., Número de produções C, T & A: 4

  • 1998 - 2000

    Valor nutricional do sebo bovino e do óleo ácido em comparação ao óleo de soja para frangos de corte, Descrição: Misturas envolvendo sebo bovino e óleo ácido com óleo de soja na ração de frangos resultaram em maior valor nutricional do que as fontes alternativas de gordura isoladamente.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Jose Fernando Machado Menten - Coordenador / Juliano Benedito Gaiotto - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 4

Prêmios

2018

Prêmio Lamas de Ciência e Tecnologia Avícolas - Menção Honrosa, Fundação Apinco de Ciência e Tecnologia Avícolas.

2018

Excellence Award, Poultry Science Association.

2017

Prêmio Lamas de Ciência e Tecnologia Avícolas - Menção Honrosa, FACTA.

2011

Termo de Reconhecimento - Ensino de Graduação 2010: Maior Envolvimento, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz.

2009

Prêmio Prof. José Maria Lamas da Silva - Área de Produção, FACTA - Fundação Apinco de Ciência e Tecnologia Avícolas.

2005

Prêmio Octávio Domingues - Melhor tese de doutorado orientada, Sociedade Brasileira de Zootecnia.

2004

Menção Honrosa - Categoria Graduados: 1.o Prêmio de Pesquisa Alltech, Alltech do Brasil Ltda..

2001

Menção Honrosa no 9.o SIICUSP Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, Pró-Reitoria e Pesquisa da Universidade de São Paulo.

1997

Prêmio Prof. José Maria Lamas da Silva - Área de Nutrição, FACTA - Fundação APINCO de Ciência e Tecnologia Avícolas.

1987

THOMAN FELLOW, W. B. and Candace Thoman Foundation - Michigan State University.

1987

Mérito Técnico Suinícola, Sociedade Brasileira de Zootecnia - Sadia Concórdia SA.

1987

Prêmio Agroceres PIC, Sociedade Brasileira de Zootecnia - Agroceres PIC.

1977

PRIMEIRO PRÊMIO LUIZ DE QUEIROZ, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz.

1977

Prêmo Grande Oficial Máro Dedini, EscolaSuperior de Agricultura Luiz de Queiroz.

1975

Prêmio Manah de Anatomia e Fisiologia Vegetal, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - Fertilizantes Manah.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade de São Paulo, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Departamento de Zootecnia. , AV. PÁDUA DIAS, 11, AGRONOMIA, 13418-900 - Piracicaba, SP - Brasil - Caixa-postal: 9, Telefone: (19) 34294135, Fax: (19) 34294285

Experiência profissional

1998 - Atual

Universidade de São Paulo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 0, Regime: Dedicação exclusiva.

1995 - 1998

Universidade de São Paulo

Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 0, Regime: Dedicação exclusiva.

1988 - 1995

Universidade de São Paulo

Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor Doutor, Carga horária: 0, Regime: Dedicação exclusiva.

1982 - 1988

Universidade de São Paulo

Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 0, Regime: Dedicação exclusiva.

1980 - 1982

Universidade de São Paulo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Ensino, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 03/1997

    Ensino, Ciência Animal e Pastagens, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, NUTRIÇÃO DE NÃO RUMINANTES II, VITAMINAS NA NUTRIÇÃO ANIMAL

  • 04/1980

    Pesquisa e desenvolvimento, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Departamento de Zootecnia.,Linhas de pesquisa

  • 04/1980

    Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ANATOMIA E FISIOLOGIA DE VERTEBRADOS, AVICULTURA, FORMULAÇÃO E PREPARO DE RAÇÕES, NUTRIÇÃO DE NÃO RUMINANTES, SUINOCULTURA, ZOOTECNIA DE NÃO RUMINANTES

  • 12/2004 - 12/2006

    Direção e administração, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Departamento de Zootecnia.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

  • 05/2004 - 12/2006

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Assuntos Docentes (CAD).

  • 12/2002 - 12/2006

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz.,Cargo ou função, Membro da Congregação - como Chefe de Departamento.

  • 12/2002 - 12/2006

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz.,Cargo ou função, Membro do Conselho Técnico Administrativo - como Chefe de Departamento.

  • 08/2001 - 12/2006

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Bolsas e Estágios - Comissão assessora da Congregação.

  • 12/2002 - 12/2004

    Direção e administração, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Departamento de Zootecnia.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

  • 04/2001 - 04/2003

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Convênios (Comissão Assessora da Congregação).

  • 04/2001 - 12/2002

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz.,Cargo ou função, Membro da Congregação - Representante dos Professores Titulares.

  • 04/1999 - 04/2001

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz.,Cargo ou função, Membro da Congregação - Representante dos Professores Titulares.

  • 04/1997 - 09/1998

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz.,Cargo ou função, Membro da Congregação - Representante dos Profesores Associados.

  • 11/1991 - 11/1994

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Pesquisa.

  • 06/1991 - 11/1993

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Graduação.

  • 04/1991 - 04/1993

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz.,Cargo ou função, Membro da Congregação - Representante dos Professores Doutores.