Annateresa Fabris

Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1969), mestrado em Artes pela Universidade de São Paulo (1977) e doutorado em Artes pela Universidade de São Paulo (1984). Professor titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Teoria e História da Arte Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: fotografia, surrealismo, pintura, portinari e modernidade.

Informações coletadas do Lattes em 26/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Artes

1980 - 1984

Universidade de São Paulo
Título: Futurismo: uma poética da modernidade
Orientador: Walter Zanini
Palavras-chave: futurismo; Marinetti; Boccioni; cidade; modernidade.Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes.

Mestrado em Artes

1973 - 1977

Universidade de São Paulo
Título: Portinari, pintor social,Ano de Obtenção: 1977
Orientador: Walter Zanini
Palavras-chave: Ministério da Educação e Saúde; Retirantes; arte social; Portinari; arte oficial.Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes.

Especialização em História da Arte Medieval e Moderna

1978 - 1983

Universita di Napoli

Graduação em História

1966 - 1969

Universidade de São Paulo

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Alemão

Lê Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes/Especialidade: Artes Teoria e História da Arte Contemporânea.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes/Especialidade: Artes Teoria e História da Fotografia.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes/Especialidade: Artes Teoria e História das Novas Tecnologias.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

IV ENECULT - Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura - (cd-rom).Construção visual de uma cidade moderna. 2008. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Otilia Beatriz Fiori Arantes

ZANINI, Walter;ARANTES, O. B. F.; PFEIFFER, Wolfgang; AMARAL, Aracy; BARATA, Mário. Futurismo, uma poética da modernidade. 1984. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Solange Mayumi Lemos

Representações modernistas da cidade de São Paulo; Início: 2004; Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de São Paulo; (Orientador);

Rodrigo Cristiano Queiroz

O desenho de um processo: os estudos de Oscar Niemeyer para o projeto do edifício do Congresso Nacional de Brasília; 2003; 0 f; Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Annateresa Fabris;

Marilúcia Bottallo

Arte moderna e contemporânea em São Paulo: o museu como intermediário; 2001; 0 f; Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Annateresa Fabris;

Rejane Lassandro Cintrão

As salas de exposição em São Paulo no início do século: da Pinacoteca à Casa modernista; 2001; 0 f; Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Annateresa Fabris;

Silvana Brunelli Zimmermann

A obra escultórica de Galileo Emendabili: uma contribuição para o meio artístico paulistano; 2000; 0 f; Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Annateresa Fabris;

Priscila Rossinetti Rufinoni

A morte do guarda-chuva: o sublime e o grotesco na obra de Oswaldo Goeldi; 2000; 0 f; Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Annateresa Fabris;

Margareth Pavan Arruda

Marcel Duchamp - Impressões em conserva; 1996; 0 f; Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Annateresa Fabris;

Yvoty de Macedo Pereira Macambira

A solidão consentida: uma abordagem da obra gráfica de Evandro Carlos Jardim; 1995; 0 f; Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Annateresa Fabris;

Vitória Daniela Bousso

Fiaminghi ou a concreção sensória; 1992; 0 f; Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Annateresa Fabris;

Maria Alice Milliet de Oliveira

Lygia Clark - obra-trajeto; 1989; 0 f; Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Annateresa Fabris;

Almerinda da Silva Lopes

João Câmara Filho: o revelador de paradoxos político-sociais; 1989; 0 f; Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Annateresa Fabris;

Virgínia Gil Araújo

Uma parada: Antonio Manuel e a imagem fotográfica do corpo; Brasil anos 67-77; 2007; Tese (Doutorado em Artes) - Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicações e Artes da USP,; Orientador: Annateresa Fabris;

Silvana Bruneli

Diálogo entre as artes plásticas e a publicidade no Brasil; 2007; Tese (Doutorado em Artes) - Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicações e Artes da USP,; Orientador: Annateresa Fabris;

Marco Antonio Pasqualini Andrade

Uma poética ambiental: Cildo Meireles (1963-1970); 2007; Tese (Doutorado em Artes) - Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicações e Artes da USP,; Orientador: Annateresa Fabris;

Daria Jaremtchuk

Anna Bella Geiger: passagens conceituais; 2004; 0 f; Tese (Doutorado em Artes) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Annateresa Fabris;

Antonio Ribeiro de Oliveira Jr

Entre arte e realidade: história, significação e plasticidade na fotografia de paisagem brasileira - 1860-1910; 2004; 0 f; Tese (Doutorado em Artes) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Annateresa Fabris;

Maria Elisa L de Oliveira Cezaretti

Olhar em suspensão: Giorgio Morandi e a natureza-morta; 2002; 0 f; Tese (Doutorado em Artes) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Annateresa Fabris;

Maria Izabel M R Branco Ribeiro

Construtivismo fabulador: uma proposta de análise da Coleção Spanudis; 2001; 0 f; Tese (Doutorado em Artes) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Annateresa Fabris;

DOMINGOS TADEU CHIARELLI

De Almeida Jr; a Almeida Jr; : a crítica de arte de Mário de Andrade; 1996; 0 f; Tese (Doutorado em Artes) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Annateresa Fabris;

Isabella Cox Alves Cabral

O indefinível; 1996; 0 f; Tese (Doutorado em Artes) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Annateresa Fabris;

Marília Andrés Ribeiro

As neovanguardas artísticas de Belo Horizonte na década de 60; 1995; 0 f; Tese (Doutorado em Artes) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Annateresa Fabris;

Romanita Disconzi

Pintura pós-TV; 1991; 0 f; Tese (Doutorado em Artes) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Annateresa Fabris;

Maria Elizia Borges

Arte tumular: a produção dos marmoristas de Ribeirão Preto no período da Primeira República; 1991; 0 f; Tese (Doutorado em Artes) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Annateresa Fabris;

Jorge Aristides De Sousa Carvajal

Perspectiva: um modo de representar o espaço; ; 1991; 0 f; Tese (Doutorado em Artes) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Annateresa Fabris;

Bernardette Panek

A contemporaneidade da gravura em discussão; 1998; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História da Arte) - Escola de Música e Belas Artes do Paraná; Orientador: Annateresa Fabris;

Ana Carla Viegas Carneiro

O Artista como Teórico; 1997; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Artes) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Annateresa Fabris;

Silvana Brunelli

Monumento a Ramos de Azevedo; 1994; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Artes) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Annateresa Fabris;

Cristina Gushiken

Projeto-piloto para a constituição de um acervo iconográfico de arte contemporânea; 1988; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Artes) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Annateresa Fabris;

Mirella Mostoni

Projeto-piloto para a constituição de um acervo iconográfico de arte contemporânea; 1988; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Artes) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Annateresa Fabris;

Marcos Pedrozo

Projeto-piloto para a constituição de um acervo iconográfico de arte contemporânea; 1988; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Artes) - Universidade de São Paulo; Orientador: Annateresa Fabris;

Eliza Ferreira da Silva

Max Ernst; 1974; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Artes) - Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes Universidade de São Paulo; Orientador: Annateresa Fabris;

Paulo Filho Portela

A Bauhaus; 1972; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Artes) - Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes Universidade de São Paulo; Orientador: Annateresa Fabris;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • FABRIS, A. ; Por uma fotografia produtiva: Moholy-Nagy e a nova visão. Boletim , v. 2, p. 99-104, 2007.

  • FABRIS, A. ; Portinari e a história: o caso Tiradentes. Anais do Museu Histórico Nacional , v. 39, p. 81-104, 2007.

  • FABRIS, A. ; Discutindo a imagem fotográfica. Revista do LEDI - Domínio da Imagem , v. 1, p. 31-41, 2007.

  • FABRIS, A. ; Um olhar sob suspeita. Anais do Museu Paulista , v. 14, p. 107-140, 2006.

  • FABRIS, A. ; O debate crítico sobre o hiper-realismo. ArtCultura (UFU) , v. 8, p. 41-52, 2006.

  • FABRIS, A. ; Portinari e a arte social. Estudos Ibero-Americanos. Estudos Ibero-Americanos , Porto Alegre, v. 31, n.2, p. 79-103, 2005.

  • FABRIS, A. ; Entre arte e propaganda: fotografia e fotomontagem na vanguarda soviética. Anais do Museu Paulista, São Paulo, v. 13, n.1, p. 99-132, 2005.

  • FABRIS, A. ; Surrealismo e fotografia: uma proposta de leitura. Porto Arte (UFRGS) , Porto Alegre, v. 22, p. 7-16, 2005.

  • FABRIS, A. ; Da Tropicalia a Happyland. Ágalma, Roma, v. 10, p. 56-70, 2005.

  • FABRIS, A. ; Surrealismo e fotografia: uma proposta de leitura. Porto Arte (UFRGS) , v. 22, p. 7-16, 2005.

  • FABRIS, A. ; Un'altra storia dell'arte? A partire dalla fotografia. Ágalma, Roma, v. 7-8, p. 75-86, 2004.

  • FABRIS, A. ; A captação do movimento: do instantâneo ao fotodinamismo. Ars, São Paulo, v. 2, n.4, p. 50-77, 2004.

  • FABRIS, A. ; Breton e o automatismo. Signótica , Goiânia, v. 16, n.1, p. 1-14, 2004.

  • FABRIS, A. ; Da reivindicação de Nadar a Sherrie Levine: autoria e direitos autorais na fotografia. Ars, São Paulo, v. 1, n.1, p. 59-64, 2003.

  • FABRIS, A. ; A fotomontagem como função política. História São Paulo, São Paulo, v. 22, p. 11-57, 2003.

  • FABRIS, A. ; Cindy Sherman ou de alguns estereótipos cinematográficos e televisivos. Revista Estudos Feministas , Florianópolis, v. 11, n.1, p. 61-70, 2003.

  • FABRIS, A. ; Uma outra história da arte? . Locus (Juiz de Fora) , Juiz de Fora, v. 15, p. 27-41, 2002.

  • FABRIS, A. ; Fotomontagem e surrealismo: Jorge de Lima. Revista USP , São Paulo, v. 55, p. 143-151, 2002.

  • FABRIS, A. ; Atestados de presença: a fotografia como instrumento científico. Locus (Juiz de Fora) , Juiz de Fora, v. 8, n.1, p. 29-40, 2002.

  • FABRIS, A. ; À sombra de Nadar. Alea, Rio de Janeiro, v. 4, n.1, p. 19-32, 2002.

  • FABRIS, A. ; A força do estereótipo. Locus (Juiz de Fora) , Juiz de Fora, v. 7, n.1, p. 43-50, 2001.

  • FABRIS, A. ; L'immagine di Petrolini in Brasile: la tournée del 1921.. Campi Immaginabili, Cosenza, v. 22, p. 31-39, 2000.

  • FABRIS, A. ; FABRIS, M. . C'est trop beau! C'est plus beau que le Bosphore! Pauvre Stanbul!': Marinetti e il Brasile visitato ed evocato. . Campi Immaginabili, Cosenza, v. 23, p. 5-17, 2000.

  • FABRIS, A. ; A identidade no plural. Arte e Cultura da América Latina. Arte e Cultura da América Latina, São Paulo, v. VII, n.2, p. 87-97, 2000.

  • FABRIS, A. ; A temporada italiana de Pettoruti: considerações sobre um relato autobiográfico. Porto Arte (UFRGS) , Porto Alegre, v. 11, n.20, p. 7-22, 2000.

  • FABRIS, A. ; Portinari leitor. Língua e Literatura. Língua e Literatura (USP) , v. 26, p. 123-149, 2000.

  • FABRIS, A. ; Percorrendo veredas: hipóteses sobre a arte brasileira atual.. Revista USP , São Paulo, v. 40, p. 68-77, 1999.

  • FABRIS, A. ; Uma utopia distante.. Revista Locus , Juiz de Fora, v. 5, n.1, p. 127-138, 1999.

  • FABRIS, A. ; FABRIS, M. . C'est trop beau! C'est plus beau que le Bosphore! Pauvre Stanbul!. Revista USP , São Paulo, v. 42, p. 142-151, 1999.

  • FABRIS, A. ; A concepção ideológica de um monumento: a homenagem a Ramos de Azevedo. . Cidade, São Paulo, v. 5, n.5, p. 47-52, 1998.

  • FABRIS, A. ; Redefinindo o conceito de imagem.. Revista Brasileira de História , São Paulo, v. 18, n.35, p. 217-224, 1998.

  • FABRIS, A. ; A trajetória de uma idéia: o Futurismo no Brasil.. Língua e Literatura (USP) , São Paulo, v. 24, p. 77-109, 1998.

  • FABRIS, A. ; A pós-imagem mecanizada: fotografia e arte pop.. Revista do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional , Rio de Janeiro, v. 27, p. 290-299, 1998.

  • FABRIS, A. ; O impasse de Di Cavalcanti.. Cultura Visual, Salvador, v. 1, n.1, p. 23-36, 1998.

  • FABRIS, A. ; A fotografia além da fotografia: José Oiticica Filho.. Imagens, Campinas, v. 8, p. 66-79, 1998.

  • FABRIS, A. ; Un pioniere dell'arte elettronica in Brasile: Waldemar Cordeiro. Epipháneia, Napoles, v. 2, p. 26-28, 1997.

  • FABRIS, A. ; Waldemar Cordeiro: computer art pioneer.. Leonardo (Oxford) , Cambridge, v. 30, n.1, p. 27-31, 1997.

  • FABRIS, A. ; A história da arte no Brasil: uma entrevista com Annateresa Fabris.. Revista Locus , Juiz de Fora, v. 3, n.11, p. 7-14, 1997.

  • FABRIS, A. ; Fotografia e arti visive: alcuni incontri nella contemporaneità. . Ottonovecento, Nápoles, v. 1, p. 43-51, 1997.

  • FABRIS, A. ; Futurisme et Cubisme au Brésil: débat critique et propositions artistques. . Ligeia, Paris, v. 21-4, p. 201-215, 1997.

  • FABRIS, A. ; A fotografia como objeto de coleção. Anais da Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, v. 117, p. 61-68, 1997.

  • FABRIS, A. ; Il corpo come spettacolo nel dolore. Estetica News, Roma, v. 19, p. 2, 1996.

  • FABRIS, A. ; Centro histórico e cidade moderna. Expor, Pelotas, v. 2, p. 9-18, 1996.

  • FABRIS, A. ; COSTA, C. T. . Tendencias do Livro de Artista No Brasil (Em Colaboracao Com Cacilda Teixeira da Costa).. Periodico, 1985.

  • FABRIS, A. ; Portinari: Estudos Para Os Paineis do Ministerio da Educacao No Rio de Janeiro. Periodico, p. 0-0, 1979.

  • FABRIS, A. ; Kern, B. L. M. (Org.) . Imagem e conhecimento. São Paulo, SP: EDUSP, 2006. 369p .

  • FABRIS, A. ; Crítica e modernidade. São Paulo: ABCA/Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2006. 224p .

  • FABRIS, A. ; GONÇALVES, Lisbeth Rebollo (Org.) . Os lugares da crítica de arte. 1. ed. São Paulo: ABCA/ Imprensa Oficial do Estado, 2005. v. 1. 205p .

  • FABRIS, A. ; Identidades virtuais: uma leitura do retrato fotográfico. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2004. 204p .

  • FABRIS, A. ; Arte de mim. . . In: 60º Salão Paranaense. Curitiba: Museu de Arte Contemporânea do Paraná, 2003.

  • FABRIS, A. ; ZIMMERMANN, S. B. . Arte moderna. São Paulo: Experimento, 2001. 192p .

  • FABRIS, A. ; Antonio Lizárraga: uma poética da radicalidade. . Belo Horizonte; São Paulo: C/Arte; EDUSP-FAPESP, 2000. 236p .

  • FABRIS, A. ; Fragmentos urbanos: representações culturais. . São Paulo: Studio Nobel, 2000. 212p .

  • FABRIS, A. ; Futurismo e Cubismo no Brasil. São Paulo: Fundação Memorial da América Latina, 1999. 51p .

  • FABRIS, A. ; Arte e política: algumas possibilidades de leitura. Belo Horizonte-São Paulo: C/ Arte-FAPESP, 1998.

  • FABRIS, A. ; Monumento a Ramos de Azevedo: do concurso ao exílio. Campinas-São Paulo: Mercado de Letras-FAPESP, 1997.

  • FABRIS, A. ; Candido Portinari. SAO PAULO: EDUSP, 1996. 190p .

  • FABRIS, A. ; Portinari, amico mio. Campinas: Mercado de Letras, 1995.

  • FABRIS, A. ; O Futurismo Paulista. SAO PAULO: PERSPECTIVA, 1994. 296p .

  • FABRIS, A. ; Fotografia: usos e funções no século XIX.. São Paulo: EDUSP, 1991.

  • FABRIS, A. ; Portinari, Pintor Social. SAO PAULO: PERSPECTIVA, 1990. 147p .

  • FABRIS, A. ; Futurismo: Uma Poetica da Modernidade. Sao Paulo, Perspectiva/Edusp - 1987. São Paulo: Perspectiva/EDUSP, 1987. 170p .

  • FABRIS, A. ; Ecletismo na arquitetura brasileira. São Paulo: Nobel-EDUSP, 1987.

  • FABRIS, A. ; O surrealismo pictórico: a alquimia da imagem. In: Guinsburg, J.; Leirner, Sheila. (Org.). O surrealismo. São Paulo: Perspectiva, 2008, v. , p. 475-518.

  • FABRIS, A. ; O Surrealismo Escultórico: a metamorfose das aparências. In: Guinsburg, J.; Leirner, Sheila. (Org.). O surrealismo. São Paulo: Perspectiva, 2008, v. , p. 519-541.

  • FABRIS, A. ; O corpo estilhaçado. Arte crítica e mundialização. São Paulo: ABCA/Imprensa Oficial do Estado, 2008, v. , p. 227-236.

  • FABRIS, A. ; Imagens do urbano: do moderno ao contemporâneo. In: Nascimento, Dorval do; Bitencourt, João Batista. (Org.). Dimensões do urbano: múltiplas facetas da cidade.. 36ed.Chapecó: Argos, 2008, v. , p. -15.

  • FABRIS, A. ; FABRIS, M. . Passagens cariocas. In: Montejo Navas, Adolfo. (Org.). Anna Bella Geiger: territorios, passagens, situações. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2007, v. , p. 167-171.

  • FABRIS, A. ; A Semana de Arte Moderna e seus desdobramentos. In: Gonçalves, Lisbeth Rebollo. (Org.). Arte brasileira no século XX. São Paulo, SP: ABCA-MAC/USP-Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2007, v. , p. 67-87.

  • FABRIS, A. ; A imagem técnica: do fotográfico ao virtual. In: Fabris, Annateresa; Kern, Maria Lúcia Bastos. (Org.). Imagem e conhecimento. São Paulo, SP: EDUSP, 2006, v. , p. 157-178.

  • FABRIS, A. ; FABRIS, M. . Realismo: duas visões confluentes. In: Fabris, Annateresa; Kern, Maria Lúcia Bastos. (Org.). Imagem e conhecimento. São Paulo, SP: EDUSP, 2006, v. , p. 255-270.

  • FABRIS, A. ; Moderno, mas não brasileiro. In: Fabris, Annateresa. (Org.). Crítica e modernidade. São Paulo, SP: ABCA/IMprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2006, v. , p. 17-34.

  • FABRIS, A. ; E no princípio foi Duchamp. . . . In: Lisbeth Rebollo Gonçalves; Annateresa Fabris. (Org.). Os lugares da crítica de arte. 1ed.São Paulo: ABCA/ Imprensa Oficial do Estado, 2005, v. 1, p. 77-95.

  • FABRIS, A. ; Modernidade e vanguarda: o caso brasileiro. In: Maria Alice Milliet. (Org.). Mestres do Modernismo. 1ed.São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo/Fundação José e Paulina Nemirovsky/Pinacoteca do Estado, 2005, v. 1, p. 325-337.

  • FABRIS, A. ; A pesquisa em artes e o pensamento visual. In: Maria Carla Guarinello de Araújo. (Org.). Arte em pesquisa. 1ed.Londrina: Editora da Universidade Estadual de Londrina, 2005, v. 1, p. 177-187.

  • FABRIS, A. ; Portinari y el arte social. In: Andrea Giunta. (Org.). Candido Portinari y el sentido social del arte. 1ed.Buenos Aires: Siglo XXI, 2005, v. 1, p. 99-123.

  • FABRIS, A. ; Na superfície do invólucro corporal: Mapplethorpe e o nu fotográfico. In: Alexandre Santos; Maria Ivone dos Santos. (Org.). A fotografia nos processos artísticos contemporâneos. Porto Alegre: Unidade Editorial da Secretaria Municipal da Cultura/Editora da UFRGS, 2004, v. , p. 21-31.

  • FABRIS, A. ; O artista. In: Anna Paola P. Baptista. (Org.). Castro Maya colecionador de Portinari. Rio de Janeiro: Museus Castro Maya, 2003, v. , p. 44-71.

  • FABRIS, A. ; A guerra das imagens. In: Mônica Zielinsky. (Org.). Fronteiras: arte, crítica e outros ensaios. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2003, v. , p. 133-158.

  • FABRIS, A. ; Vanguarda e mercado. In: Reinaldo Marques; Lúcia Helena Vilela. (Org.). Valores: arte, mercado, política. Belo Horizonte: Editora UFMG/ABRALIC, 2002, v. , p. 107-116.

  • FABRIS, A. ; Duas cartografias da América Latina: Joaquín Torres García e Anna Bella Geiger. In: Maria Amélia Bulhões; Maria Lúcia Bastos Kern. (Org.). América Latina: territorialidade e práticas artísticas. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2002, v. , p. 75-89.

  • FABRIS, A. ; Do concretismo à arte guerrilha: aspectos da arte brasileira nos anos 50 e 60. In: V. A.. (Org.). V.A. Arquivo em imagens no.5: Série Última Hora - Artes. São Paulo: Arquivo do Estado, 2001, v. , p. 11-22.

  • FABRIS, A. ; O corpo acéfalo como auto-retrato: John Coplans. In: Bernadette Lyra; Wilton Garcia. (Org.). Corpo e cultura. São Paulo: Xamã/ ECA-USP, 2001, v. , p. 75-79.

  • FABRIS, A. ; O que é contemporâneo na arte contemporânea. In: Vitória Daniela Bousso. (Org.). Rede de tensão. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado/ Paço das Artes, 2001, v. , p. 75-79.

  • FABRIS, A. ; Da palavra ao fim da palavra. In: Rejane Cintrão. (Org.). Doação Paulo Figueiredo - Museu de Arte Moderna. São Paulo: Museu de Arte Moderna de São Paulo, 2001, v. , p. 61-75.

  • FABRIS, A. ; Na espiral do simulacro. In: PERNIOLA, Mario. (Org.). Pensando o ritual: sexualidade, morte, mundo. São Paulo: Studio Nobel, 2000, v. , p. 9-21.

  • FABRIS, A. ; Arte moderna e identidade nacional: o caso Segall. In: KERN, Arno A. (Org.). Sociedades ibero-americanas: reflexões e pesquisas recentes. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2000, v. , p. 193-210.

  • FABRIS, A. ; FABRIS, M. . Passagens cariocas. In: V.A.. (Org.). Estudos de Cinema: SOCINE II e III. São Paulo: Annablume, 2000, v. , p. 21-25.

  • FABRIS, A. ; O Classicismo nas artes plásticas. In: GUINSBURG, Jacó. (Org.). O Classicismo. São Paulo: Perspectiva, 1999, v. , p. 263-291.

  • FABRIS, A. ; FABRIS, M. . Presença de Pirandello no Brasil. In: GUINSBURG, Jacó. (Org.). Pirandello: do teatro no teatro. São Paulo: Perspectiva, 1999, v. , p. 385-405.

  • FABRIS, A. ; O Modernismo nas artes plásticas: algumas releituras. In: FERREIRA, Antonio Celso et al. (Org.). Encontros com a história: percursos históricos e historiográficos de São Paulo. São Paulo: Editora da UNESP, 1999, v. , p. 171-179.

  • FABRIS, A. ; Arte e política: algumas possibilidades de leitura. In: FABRIS, Annateresa. (Org.). Arte e política: algumas possibilidades de leitura. Belo Horizonte-São Paulo: C/ Arte-FAPESP, 1998, v. , p. 7-17.

  • FABRIS, A. ; Os painéis de Portinari para a Organização das Nações Unidas. In: FABRIS, Annateresa. (Org.). Arte e política: algumas possibilidades de leitura. Belo Horizonte-São Paulo: C/ Arte-FAPESP, 1998, v. , p. 49-85.

  • FABRIS, A. ; Identidades seqüestradas. In: SAMAIN, Etienne. (Org.). O fotográfico. São Paulo: Hucitec, 1998, v. , p. 273-279.

  • FABRIS, A. ; A questão futurista no Brasil. In: JACKSON, K. David. (Org.). A vanguarda literária no Brasil: bibliografia e antologia crítica. Frankfurt-Madri: Vervuert-Iberoamericana, 1998, v. , p. 131-141.

  • FABRIS, A. ; Monumento a Ramos de Azevedo: do concurso ao exílio. In: FABRIS, Annateresa. (Org.). Monumento a Ramos de Azevedo: do concurso ao exílio. Campinas-São Paulo: Mercado de Letras-FAPESP, 1997, v. , p. 9-64.

  • FABRIS, A. ; Auto-retratos interpostos: Ismael Nery e a experiência do sagrado. In: BULHÕES, Maria Amélia; KERN, Maria Lúcia B.. (Org.). As questões do sagrado na arte contemporânea da América Latina. Porto Alegre: Editora da Universidade/ UFRGS, 1997, v. , p. 87-99.

  • FABRIS, A. ; Pretexto para uma intervenção. In: COSTA, Helouise. (Org.). Sem medo da vertigem: Rafael França. São Paulo: Marca D'Água, 1997, v. , p. 43-51.

  • FABRIS, A. ; Uma poética da matéria. In: SALLES, Laurita. (Org.). Laurita Salles. São Paulo: EDUSP, 1997, v. , p. 7-15.

  • FABRIS, A. ; Recontextualizando a escultura modernista. In: V.A.. (Org.). Tridimensionalidade na arte brasileira do século XX. São Paulo: Instituto Cultural Itaú, 1997, v. , p. 8-16.

  • FABRIS, A. ; Uma visão do Novo Mundo: os painéis de Portinari para a Fundação Hispânica em Washington. In: BESSONE, Tânia M.T.; QUEIROZ, Tereza Aline. (Org.). América Latina: imagem, imaginação e imaginário. Rio de Janeiro-São Paulo: Expressão e Cultura-EDUSP, 1997, v. , p. 335-350.

  • FABRIS, A. ; Mário de Andrade e o Patrimônio Artístico Nacional. In: SZKLO, Gilda S.. (Org.). Um desejo quase enraivecido de Rio: Mário de Andrade e o Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 1996, v. , p. 81-86.

  • FABRIS, A. ; Historia de Uma Amizade e Notas Criticas A Correspondencia de Mario de Andrade Com Portinari. In: FABRIS, Annateresa. (Org.). PORTINARI, AMICO MIO. CAMPINAS: MERCADO DE LETRAS, 1995, v. , p. 13-44.

  • FABRIS, A. ; A Estetica da Comunicação e O Sublime Tecnologico. In: COSTA, Mário. (Org.). O SUBLIME TECNOLOGICO. SAO PAULO: EXPERIMENTO, 1995, v. , p. 7-12.

  • FABRIS, A. ; O Paradoxo do Outro. In: Annateresa Fabris. (Org.). OLHO D'AGUA: ARTE E LOUCURA EM EXPOSICAO. SAO PAULO: ESCUTA, 1995, v. , p. 13-17.

  • FABRIS, A. ; Modernidade e Vanguarda: O Caso Brasileiro. In: FABRIS, Annateresa. (Org.). Modernidade e modernismo no Brasil. CAMPINAS: MERCADO DE LETRAS, 1994, v. , p. 9-25.

  • FABRIS, A. ; O artista como produtor: Andy Warhol e O Pós-Moderno. In: CHALUB, Samira. (Org.). Pós-Moderno e....... RIO DE JANEIRO: IMAGO, 1994, v. , p. 107-121.

  • FABRIS, A. ; Il museo nell'era elettronica. In: COSTA, Mario. (Org.). NUOVI MEDIA E SPERIMENTAZIONE D'ARTISTA. Nápoles: EDIZIONI SCIENTIFICHE ITALIANE, 1994, v. , p. 63-68.

  • FABRIS, A. ; A teoria estética de Tolstói. In: TOLSTÓI, Leon. (Org.). O que é a arte?. São Paulo: Experimento, 1994, v. , p. 11-18.

  • FABRIS, A. ; O Espetaculo da Rua: Imagens da Cidade No 1o. Modernismo. In: VAN BULHÕES, Maria Amélia; KERN, Maria Lúcia D.. (Org.). A SEMANA DE ARTE MODERNA E A EMERGENCIA DA MODERNIDADE NO BRASIL. PORTO ALEGRE: SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA/RS, 1992, v. , p. 31-34.

  • FABRIS, A. ; Estratégias modernistas. In: BASTAZIN, Vera. (Org.). A Semana de Arte Moderna: desdobramentos 1922-1992. São Paulo: EDUC, 1992, v. , p. 49-56.

  • FABRIS, A. ; A Invenção da Fotografia: repercussoes sociais . In: FABRIS, Annateresa. (Org.). FOTOGRAFIA: USOS E FUNCOES NO SECULO XIX. SAO PAULO: EDUSP, 1991, v. , p. 11-37.

  • FABRIS, A. ; O circuito social da fotografia: estudo de caso. In: FABRIS, Annateresa. (Org.). Fotografia: usos e funções no século XIX. São Paulo: EDUSP, 1991, v. , p. 39-57.

  • FABRIS, A. ; A fotografia e o sistema das artes plásticas. In: FABRIS, Annateresa. (Org.). Fotografia: usos e funções no século XIX. São Paulo: EDUSP, 1991, v. , p. 173-198.

  • FABRIS, A. ; A Questão Futurista No Brasil. In: BELLUZZO, Ana Maria de M.. (Org.). MODERNIDADE: VANGUARDAS ARTISTICAS NA AMERICA LATINA. SAO PAULO: Memorial-UNESP, 1990, v. , p. 67-80.

  • FABRIS, A. ; O Ecletismo à luz do Modernismo . In: FABRIS, Annateresa. (Org.). ECLETISMO NA ARQUITETURA BRASILEIRA.. São Paulo: Nobel-EDUSP, 1987, v. , p. 280-296.

  • FABRIS, A. ; FABRIS, M. . Visões da velocidade. Jornal da abca, São Paulo, SP, p. 14 - 14, 08 dez. 2007.

  • FABRIS, A. ; Antes da pop art. Jornal da abca, São Paulo, SP, p. 10 - 13, 10 out. 2007.

  • FABRIS, A. ; Fotografia conceitual?. Jornal da abca, São Paulo, SP, p. 30 - 30, 30 maio 2006.

  • FABRIS, A. ; Focalizando Martin Parr. Jornal da ABCA, São Paulo, p. 18, 01 ago. 2005.

  • FABRIS, A. ; O outro lado da obra. Folha de S. Paulo, São Paulo, 12 abr. 2003.

  • FABRIS, A. ; Concretismo em São Paulo. Jornal da ABCA, São Paulo, p. 3 - 4, 01 mar. 2002.

  • FABRIS, A. ; A utopia antropofágica. Folha de S. Paulo, São Paulo, 12 maio 2001.

  • FABRIS, A. ; As duas faces de Nadar.. Jornal da Crítica, São Paulo, 01 nov. 1999.

  • FABRIS, A. ; Bienal.. Folha de S. Paulo, São Paulo, 10 out. 1998.

  • FABRIS, A. ; Função da arte na sociedade atual.. Estado de Minas, Belo Horizonte, 25 jul. 1998.

  • FABRIS, A. ; Os labirintos de Wesley Duke Lee. Folha de S. Paulo, São Paulo, 10 jan. 1998.

  • FABRIS, A. ; Ícones de brasilidade.. Folha de S. Paulo, São Paulo, 03 jul. 1997.

  • FABRIS, A. ; Um iluminador de moinhos.. Jornal da Tarde, São Paulo, 29 jun. 1996.

  • FABRIS, A. ; Uma modernidade tardia.. Folha de S. Paulo, São Paulo, 10 maio 1996.

  • FABRIS, A. ; Vestígios luminosos.. Jornal da Crítica.

  • FABRIS, A. ; In corpore.. Jornal da Crítica, São Paulo.

  • FABRIS, A. ; No princípio. . .. Jornal da Crítica, São Paulo.

  • FABRIS, A. ; Antonio Berni e a imagem técnica: o momento surrealista. In: XXVI Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, 2007, Belo Horizonte. Anais do XXVI Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. Belo Horizonte: C/Arte, 2007. p. 304-314.

  • FABRIS, A. ; A construção de uma visão subjetiva: imagens de Paris em Nadja. In: CRROM, 2007, Rio de Janeiro. Escrever a vida: novas abordagens de uma teoria da autobiografia. CRROM. Rio de Janeiro: Léo Christiano Editorial, 2007.

  • FABRIS, A. ; Hiper-realismo: estranhamento ou mimese?. In: XXV Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, 2006, Belo Horizonte. Anais do XXV Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. Belo Horizonte: C/Arte, 2006. p. 71-81.

  • FABRIS, A. ; O retrato fotográfico: uma identidade problemática. In: III Simpósio Nacional de História cultural. CRROM, 2006, Belo Horizonte. Simpósio Nacional de História cultural. CRROM. Florianópolis: ANPUH, 2006.

  • FABRIS, A. ; As fotomontagens de Jorge de Lima: considerações sobre sua recepção. In: X Congresso Internacional da ABRALIC. CRROM, 2006. Congresso Internacional da ABRALIC. CRROM. Rio de Janeiro: ABRALIC.

  • FABRIS, A. ; Por uma identidade convulsiva: Max Ernst e a colagem, Original-Copia. . . Original?. In: III Congreso Internacional de Teoría e Historia del Arte, 2005, Buenos Aires. III Congreso Internacional de Teoría e Historia del Arte. Buenos Aires: Centro Argentino de Investigadores de Artes, 2005. p. 159-170.

  • FABRIS, A. ; O surrealismo à luz da fotografia: uma releitura. In: XXIV Colóquio CBHA, 2005, Belo Horizonte. XXIV Colóquio CBHA - Anais. Belo Horizonte: C/Arte, 2005.

  • FABRIS, A. ; Breton e o automatismo. In: IX Congresso Internacional ABRALIC, 2005, Porto Alegre. IX Congresso Internacional ABRALIC. Porto Alegre: ABRALIC, 2005.

  • FABRIS, A. ; As possibilidades de um diálogo: história da arte e psicologia. In: Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, 2004, Rio de Janeiro. Anais do XXIII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. RJ: CBHA/ UERJ, 2004. p. 83-90.

  • FABRIS, A. ; O pensamento visual. In: Estudos SOCINE de Cinema - Ano IV, 2003, São Paulo. São Paulo: Editora Panorama, 2003. p. 17-25.

  • FABRIS, A. ; A imagem como realidade: uma análise de Blow-up. In: Estudos SOCINE de Cinema - Ano III, 2003, Porto Alegre. Estudos SOCINE de Cinema - Ano III. Sulina: Porto Alegre, 2002. p. 69-75.

  • FABRIS, A. ; O outro lado da imagem: Picabia e a fotografia. In: Discutir el canon: tradiciones y valores en crisis, 2003, Buenos Aires. Discutir el canon: tradiciones y valores en crisis. Buenos Aires: Centro Argentino de Investigadores de Arte, 2003. p. 29-38.

  • FABRIS, A. ; Fotomontagem e surrealimo: Jorge de Lima. In: Poderes de la imagen, 2003, Buenos Aires. Poderes de la imagen. Buenos Aires: Centro Argentino de Investigadores de Arte, 2003.

  • FABRIS, A. ; O artista como produtor: John Heartfield. In: XXII Colóquio Brasileiro de História da Arte, 2003, Porto Alegre. XXII Colóquio Brasileiro de História da Arte. Porto Alegre: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2003.

  • FABRIS, A. ; A rua como uma das belas-artes. In: 8º Encontro do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, 2002, Rio de Janeiro. Anais do 8º Encontro do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais. Rio de Janeiro: EBA/UFRJ, 2002. p. 59-68.

  • FABRIS, A. ; Arte moderna e identidade nacional: o caso Segall. In: Brasil-Portugal: Segall; Arte Dege-nerada; Nacionalismo, 1999, Porto Alegre. Congresso Internacional de Estudos Ibero-americanos - CRROM. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1999. p. 67-85.

  • FABRIS, A. ; Antonio Lizárraga: de la repetición innovadora. In: Argentina: Construtivismo; Repetição; Módulo, 1999, Buenos Aires. Epílogos y prólogos para un fin de siglo. Buenos Aires: Centro Argentino de Investigadores de Arte, 1999. p. 65-70.

  • FABRIS, A. ; O modernismo revisitado: cenários e personagens. In: Portugal-Barsil: Modernismo; Artes Visuais; Literatura, 1997, São Paulo. Congresso Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas - Anais 96. São Paulo: ANPAP, 1997. v. 1. p. 158-168.

  • FABRIS, A. ; Cindy Sherman ou alguns estereótipos cinematográficos e televisivos. In: IV Encontro Socine, 2000, Florianópolis. IV Encontro Socine. Florianópolis: SOCINE/ Universidade Federal de Santa Catarina, 2000. p. 17.

  • FABRIS, A. ; Uma outra história da arte?. In: A História da Arte hoje, 2000, São Paulo. Seminário de Pós-Graduação, 2000. p. 1-1.

  • FABRIS, A. ; Além do rosto. São Paulo: Porto Seguro Fotografia, 2008 (Folheto).

  • FABRIS, A. ; Rosângela Rennó: dos múltiplos aspectos do retratoposição - In: Prêmio Porto Seguro Fotografia. São Paulo: Porto Seguro, 2008 (Catálogo).

  • FABRIS, A. ; FABRIS, M. . O teatro da guerra. São Paulo: Comunicação Ltdas. ME, 2008 (Artigo no Site/Artigo para o Site - www.fotografiacotemporanea.com.br).

  • FABRIS, A. ; Arte é tudo aquilo que os homens chamam de arte. Chapecó, 2008. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • FABRIS, A. ; Discutindo a imagem fotográfica. Fotografia contemporânea. São Paulo, SP: Revista Eletrônica, 2007 (Revista Eletrônica).

  • FABRIS, A. ; Nas pegadas de D. Maria da Glória. São Paulo, SP, 2007. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • FABRIS, A. ; JAREMTCHUK, Daria . Arte conceitual em questão. Belo Horizonte e São Paulo, 2007. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • FABRIS, A. ; Forma/Cor/Espaço. São Paulo, SP: Pinacoteca do Estado, 2006 (Catálogo).

  • FABRIS, A. ; Goeldi em contraluz. São Paulo, SP, 2006. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • FABRIS, A. ; Entre arte e mercadoria: uma análise do cartaz publicitário. In: Os reclames de Fulvio Pennacchi: primórdios da propaganda brasileira . São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2005 (Catálogo).

  • FABRIS, A. ; Waldemar Cordeiro: un pionnier de l art informatique. Paris: Maison Européenne de la Photographie, 2005 (Catálogo).

  • FABRIS, A. ; Perfil de Walter Zanini. Belo Horizonte, 2005. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • FABRIS, A. ; Arte de mim. . . . Curitiba: Museu de Arte Contemporânea do Paraná, 2003 (Catálogo).

  • FABRIS, A. ; SCHWARTZ, Jorge . Imagens do moderno (possível). São Paulo: Museu de Arte Brasileira/ Cosac & Naify, 2002 (Catálogo).

  • FABRIS, A. ; O lugar onde se dorme. Belo Horizonte, 2002. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • FABRIS, A. ; A pós-imagem mecanizada: fotografia e arte pop. Rio de Janeiro, 2002. (Prefácio, Pósfacio/Introdução)>.

  • FABRIS, A. ; FABRIS, M. . Il Brasile visto da Marinetti: Curso de Pós-Graduação. São Paulo 2000 (Cadernos Didáticos).

  • FABRIS, A. ; FABRIS, M. . Un paese: Luzzara. São Paulo.: Curso de Pós-Graduação em Língua e Literatura Italiana/USP (Col.Cadernos Didáticos), 2000 (Natureza).

  • FABRIS, A. ; Figuras do lo moderno (posible). . Valencia: Instituto Valenciano de Arte Moderno, 2000 (Catálogo).

  • FABRIS, A. ; Materialidade/imaterialidade na pintura contemporânea.. Rio de Janeiro: FUNARTE, 1999 (Catálogo).

  • FABRIS, A. ; Entre modernidade e tradição: os artistas latino-americanos cubistas.. Porto Alegre: Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul, 1999 (Catálogo).

  • FABRIS, A. ; Uma cartografia particular.. São Paulo: Valu Oria Galeria de Arte, 1999 (Catálogo).

  • FABRIS, A. ; La Voce e la questione culturale: primo periodo.. São Paulo: Curso de Pós-Graduação em Língua e Literatura Italiana/USP, 1999 (Cadernos Didáticos).

  • FABRIS, A. ; O novo refletor do mundo. In Alexander Rodchenko: a fotografia como máquina da história.. São Paulo: Museu de Arte Moderna, 1997 (Catálogo).

  • FABRIS, A. ; Waldemar Cordeiro: os primórdios da arte eletrônica no Brasil. In: Precursor e pioneiros contemporâneos. . São Paulo: Paço das Artes, 1997 (Catálogo).

  • FABRIS, A. ; Cenas de uma subjetividade perdida.. Belo Horizonte: Museu de Arte da Pampulha, 1997 (Catálogo).

  • FABRIS, A. ; A fotografia como antimimese.. São Paulo: Centro Cultural São Paulo, 1996 (Catálogo).

  • FABRIS, A. ; Forma/ Cor/ Espaço.. São Paulo: Valu Oria Galeria de Arte, 1996 (Catálogo).

  • FABRIS, A. ; Histórias da América Latina. In: Mercosul Cultural - Modernidade e contemporaneidade nas artes plásticas. São Paulo: Centro Cultural São Paulo, 1996 (Catálogo).

  • FABRIS, A. ; Portinari Leitor.. São Paulo: Museu de Arte Moderna, 1996 (Catálogo).

  • FABRIS, A. ; Entre o estético e o artístico: o uso da imagem fotográfica nas tendências desmaterializadas.. São Paulo: Governo do Estado de São Paulo/Secretaria de Estado da Cultura, 1996 (Natureza).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

FABRIS, A. ; Parecerista do CNPq. 2000.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2008

Grande Prêmio da Crítica - Exposição "MAM 60 anos", Associação Paulista de Críticos de Arte.

2007

Prêmio Mário de Andrade Trajetória crítica, Associação Brasileira de Críticos de Arte.

2005

Menção Honrosa Líber do 6º Prêmio Sergio Motta de Arte e Tecnologia - Pesquisas na área de fotografia, Sergio Motta.

1997

Prêmio Sérgio Milliet - livro Cândido Portinari, Associação Brasileira de Críticos de Arte.

1995

Prêmio Jabuti de Ciências Humanas - livro O futurismo paulista, Câmara Brasileira do Livro.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Artes Plásticas. , Av. Professor Lúcio Martins Rodrigues, 443, Butantã, 05508-900 - Sao Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 30914084, Fax: (11) 30914323, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2000 - 2002

Associação Brasileira dos Críticos de Arte

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 0

Outras informações:
Vice-presidente

Atividades

  • 01/2000

    Direção e administração, .,Cargo ou função, Vice-presidente.

1971 - Atual

Universidade de São Paulo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR TITULAR, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Aposentado

Atividades

  • 01/1992

    Ensino, Artes, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Evolução das Artes Visuais III, Evolução das Artes Visuais IV, História da fotografia

  • 01/1971

    Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Artes Plásticas.,Linhas de pesquisa

  • 01/2003

    Ensino, Artes, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Identidades virtuais: uma leitura do retrato fotográfico no século XX

  • 01/1996

    Ensino, Artes, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Imagens da cidade moderna, Identidades virtuais: uma leitura do retrato fotográfico no século XX

  • 01/2000

    Ensino, Escola de Comunicações e Artes, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, A imagem fotográfica: história e estética

  • 01/1997

    Ensino, Letras (Língua e Literatura Italiana), Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, A vertigem do olhar: arte e fotografia no século XX, A modernidade futurista, A imagem fotográfica: história e estética

  • 01/1999

    Ensino, Escola de Comunicações e Artes, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, A modernidade futurista

  • 01/1998

    Ensino, Ciências da Comunicação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, A vertigem do olhar: arte e fotografia no século XX

  • 01/1996

    Outras atividades técnico-científicas , Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Artes Plásticas.,Atividade realizada, Orientação da bolsista de Iniciação Científica Ana Carla Viegas Carneiro.

  • 01/1996

    Ensino, Escola de Comunicações e Artes, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Modernismo: entre vanguarda e tradição

  • 01/1990

    Ensino, Artes, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Evolução das Artes Visuais III, Evolução das Artes Visuais IV

  • 01/1990

    Ensino, Escola de Comunicações e Artes, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Arte e fotografia nos séculos XIX e XX, Arte e política no Brasil: o caso Portinari

  • 01/1984

    Ensino, Artes, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Crítica das Artes Plásticas, Teoria da Arte, Evolução das Artes Visuais II, Evolução das Artes Visuais III

  • 01/1984

    Ensino, Artes, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, A vanguarda como empresa: o modelo futurista, Arte e fotografia no século XX, As culturas da modernidade, A fotografia: usos e funções no século XIX

  • 01/1988

    Outras atividades técnico-científicas , Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Artes Plásticas.,Atividade realizada, Orientação dos bolsistas de Iniciação Científica Cristina T. Gushiken, Mirella A. Mostoni, Marcos A. Pedrozo.

  • 01/1984

    Direção e administração, Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Artes Plásticas.,Cargo ou função, CHEFE DO DEPARTAMENTO DE ARTES PLASTICAS - DESDE OUTUBRO DE 1987..

  • 01/1971

    Ensino, Artes, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Arte I, História das Artes Plásticas I, História das Artes Plásticas II, História das Artes Plásticas III, Crítica das Artes Plásticas I, Crítica das Artes Plásticas II, Crítica das Artes Plásticas, Teoria da Arte I, Teoria da Arte II, Teoria da Arte: Teoria da Arte e Estética

  • 01/1972

    Outras atividades técnico-científicas , Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Artes Plásticas.,Atividade realizada, Orientação de bolsistas monitores Eliza Ferreira da Silva e Paulo Portella Filho.