Fabiano dos Santos Ferreira

Mestre em Genética e Melhoramento de Plantas pela Universidade Federal de Lavras e graduado em Agronomia pela Universidade Estadual de Maringá. Profissional de agronomia com foco em defensivos agrícolas, biotecnologia, regulamentação e registro de produtos, pesquisa e desenvolvimento, experimentação, uso responsável (Product Stewardship), liderança de equipes, gerenciamento de projetos e departamentos, interações com agências governamentais.

Informações coletadas do Lattes em 23/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado profissional em Genética e Melhoramento de Plantas

2012 - 2014

Universidade Federal de Lavras
Título: Consequências da Piramidação de Transgenes por Meio de Hibridação., Ano de Obtenção: 2014
Orientador: João Cândido de Souza
Coorientador: Sérgio Ricardo Nozawa. Palavras-chave: Biotecnologia; Transgênicos; Piramidação; CTNBio; Milho.Grande área: Ciências AgráriasSetores de atividade: Agricultura, Pecuária e Serviços Relacionados.

Graduação em Agronomia

1989 - 1994

Universidade Estadual de Maringá

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biotecnologia / Subárea: Biotecnologia.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Genética.

Histórico profissional

Experiência profissional

2016 - 2018

Oxitec do Brasil Tecnologia de Insetos

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Assuntos Regulatorios, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Gerente de Assuntos Regulatórios. Insetos Geneticamente Modificados. Saúde Pública e Agricultura. Oxitec é pioneira no uso de insetos geneticamente modificados para o controle de insetos vetores e insetos pragas de cultivos agrícolas. Nossas soluções controlam o mosquito Aedes aegypt, responsável pela transmissão dos virus causadores de Zika e Chikungunya.

2010 - 2016

Dow Agrosciences

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Regulamentação, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Gerente de Regulamentação para Agroquímicos. São Paulo, SP (2014 a 2016) Gerente de Regulamentação para Sementes e Biotecnologia. Ribeirão Preto, SP (2011 a 2014) Liderança da equipe de Especialistas em Regulamentação para os processos de registros de produtos de biotecnologia agrícola (milho, soja, algodão), Registro de cultivares e Plantas Forrageiras. Responsável pelas interações com CTNBio, MAPA e outras agências. Líder de forças tarefas na AGROBIO. Participante de associações como ILSI, ABRASEM, BRASPOV. Desenvolvimento de pessoas e gerenciamento das rotinas administrativas do departamento. Especialista em Regulamentação para Produtos de Biotecnologia Agrícola. Cravinhos, SP (2010 - 2011). Responsável pela elaboração de pedidos de liberação planejada no meio ambiente (LPMAs) para experimentação com plantas geneticamente modificadas, monitoramento pós-lançamento, dossiers de liberação comercial de novos produtos geneticamente modificados, comunicações e interações com a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio).

1998 - 2010

Monsanto do Brasil Ltda

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Gerente de Desenvolvimento de Produtos, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Gerente Técnico para a Cultura do Algodão. Goiânia, GO (2006 a 2010). Responsável pelo gerenciamento dos processos de Biotecnologia (Regulamentação, testes de campo, posicionamento de algodão Bollgard, Bollgard 2, Roundup Ready, Roundup Ready Flex e eventos combinados ou piramidados), testes de campo com cultivares, desenvolvimento e administração de pessoas e recursos financeiros, relacionamento e interações com consultores, agrônomos e associações. Gerente Desenvolvimento Tecnológico. Goiânia, GO (2005-2006). Administração e desenvolvimento da equipe de agrônomos em GO, MT, MS, BA, TO e MG. Geração de informações para biotecnologia, plantio direto, milho, sorgo, soja, algodão, herbicidas e inseticidas. Gerente Desenvolvimento Tecnológico. Londrina, PR (2004-2005). Administração e desenvolvimento da equipe de agrônomos no PR e sul de MS. Geração de informações em biotecnologia, plantio direto, milho, sorgo, Soja, herbicidas e inseticidas. Gerente Desenvolvimento de Produtos. Cuiabá, MT (2003). Administração e desenvolvimento da equipe de agrônomos de MT. Suporte técnico e treinamento a vendas. Geração de informações para Biotecnologia, plantio direto, milho, sorgo, soja, inseticidas, herbicidas. Gerente e Pesquisador de Estação Experimental. Santa Cruz das Palmeiras, SP (2002-2003). Administração da estação experimental e condução de experimentos em Biotecnologia (Algodão-RR, Soja-RR, Milho-RR) e novas formulações de herbicidas. Implantação de centro de treinamento naquela unidade. Pesquisador da Estação Experimental de Illinois, Estados Unidos (2002). Intercâmbio. Condução e avaliação de experimentos em Biotecnologia para milho, soja e alfafa, assim como de novos herbicidas, em Monmouth, IL. Supervisor de Desenvolvimento de Produtos. Ribeirão Preto, SP (2001-2002). Coordenação e supervisão do trabalho dos agrônomos nos estados de SP e MG. Suporte técnico a vendas e Treinamento. Desenvolvimento de produtos de milho, sorgo, soja, Roundup

1995 - 1998

Dow Agrosciences

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Pesquisador de Campo, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Agrônomo de Pesquisa e Desenvolvimento. Rondonópolis, MT (1995-1998). Experimentação de novos herbicidas e de novos inseticidas para as culturas de soja, milho e algodão. Treinamento das equipes de vendas, distribuidores e agricultores.

2019 - Atual

Tevah Consultoria Regulatória

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Sócio Consultor, Carga horária: 40

Outras informações:
A TEVAH Consultoria é uma empresa brasileira especializada em serviços voltados à Regulamentação, Registro e Relações Institucionais de defensivos agrícolas, produtos farmacêuticos, de biotecnologia agrícola e industrial, incluindo plantas, microrganismos e animais Geneticamente Modificados (OGMs), além de produtos que utilizam as Técnicas Inovadoras de Melhoramento de Precisão (TIMP).