Raizel Rechtman
Psicóloga, Doutora e Mestre em Educação: Psicologia da Educação na PUC - SP. Possui experiência em pesquisa, ensino e consultoria educacional na formação formal e não formal de jovens e adultos. É atualmente participante do grupo de pesquisa NuBalaio - Núcleo de Estudos em Psicologia, Violência, Processos Psicossociais e Interseccionalidade e Coordenadora Educacional na Escola Móbile.
Informações coletadas do Lattes em 09/03/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Educação (Psicologia da Educação)
2016 - 2019
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: A formação em Psicologia para o compromisso social: um estudo de cursos em São Paulo
Orientador: Ana Mercês Bahia Bock
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Mestrado em Educação (Psicologia da Educação)
2013 - 2015
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: A Formação do Psicólogo para a Realidade Brasileira: Identificando Recursos Facilitadores para a Atuação Profissional, Ano de Obtenção: 2015
Ana Mercês Bahia Bock.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: psicologia; Formação do Psicólogo.
Graduação em Psicologia
2007 - 2012
Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Título: Ética e Direitos Humanos na Formação de Profissionais de Psicologia
Orientador: Marilda Castelar
Formação complementar
2012 - 2012
Exercícios para Liberação de Trauma e Estresse. (Carga horária: 12h). , Libertas Bahia, LIBERTAS, Brasil.
2012 - 2012
Orientação à Queixa Escolar: da Clínica à Escola. (Carga horária: 4h). , Conselho Regional de Psicologia Terceira Região, CRP 03 BA, Brasil.
2012 - 2012
A proteção aos direitos da criança no Ciberespaço. (Carga horária: 8h). , Safernet Brasil, SAFERNET, Brasil.
2012 - 2012
Psic. Cultural e Práticas em Contexto Educacionais. (Carga horária: 32h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Curso de Alfabetização de Idosas. (Carga horária: 72h). , Faculdade Ruy Barbosa, FRB, Brasil.
2006 - 2006
Programa de Formação em Liderança e Educação. (Carga horária: 360h). , Machon LeMadrichim, MACHON, Israel.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Hebraico
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Psicologia Educacional.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Trabalho e Organizacional.
Organização de eventos
RECHTMAN, R. . Live - Pacto pela vida: Psicologia na marcha pela ciência. 2020. (Outro).
RECHTMAN, R. . Semana de Psicologia Anhanguera - Vila Mariana. 2019. (Outro).
RECHTMAN, R. . Encontro Regional da ABEP em parceria com o CRP: Em defesa dos Direitos Humanos e Formação em Psicologia. 2019. (Outro).
RECHTMAN, R. . Mostra de Práticas em Psicologia nas Políticas: Enfrentamento e resistência ao desmonte. 2019. (Outro).
RECHTMAN, R. . Encontro Preparatório para Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais da Psicologia. 2018. (Outro).
RECHTMAN, R. . Evento aberto para discussão das novas Diretrizes curriculares de Psicologia. 2018. (Outro).
RECHTMAN, R. . XI Jornada de Psicologia Sócio Histórica da PUC SP. 2018. (Outro).
RECHTMAN, R. . Encontro Estadual da ABEP São Paulo. 2017. (Outro).
RECHTMAN, R. . VIII MOSTRA DE PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO. 2014. (Outro).
RECHTMAN, R. ; VIEIRA, M. B. ; FATIMA, C. R. ; FIN, A. ; CAMPANA, C. ; SILVA, S. O. A. . Mesa-Redonda Psicologia da Educação: Limites e Possibilidades na Realidade Brasileira. 2013. (Outro).
RECHTMAN, R. . Mesa redonda - Psicologia da educação: Limites e possibilidades na realidade brasileira. 2013. (Outro).
RECHTMAN, R. ; MAGALHAES, E. P. ; BARRETO, V. ; DIAS, L. ; DANTAS, L. ; PURIFICACAO, T. ; SANTOS, A. C. . Mesa Redonda: As práticas do(a)s psicólogo(a)s nas Escolas. 2011. (Outro).
Participação em eventos
III Simpósio Nacional Psicologia e Compromisso Social. 2020. (Simpósio).
I Seminário Virtual da ABEP: Os efeitos da pandemia na formação em Psicologia. 2020. (Seminário).
XIII Jornada de Psicologia Sócio Histórica da PUC SP. 2020. (Outra).
Cotidianos das velhices: conflitos e conquistas.Mesa de Abertura. 2019. (Seminário).
Encontro Regional da ABEP em parceria com o CRP: Em defesa dos Direitos Humanos na Formação em Psicologia.Mesa de Abertura. 2019. (Encontro).
IFUSP Talks.O problema sou eu. 2019. (Outra).
Mostra de Práticas em Psicologia nas Políticas: Enfrentamento e resistência ao desmonte.Membra da Comissão Científica. 2019. (Outra).
Mostra de Práticas em Psicologia nas Políticas: Enfrentamento e resistência ao desmonte.Mesa de Abertura. 2019. (Outra).
XII Jornada de Psicologia Sócio-Histórica da PUC SP. 2019. (Outra).
X MOSTRA ? PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO 50 ANOS DE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO E RESISTÊNCIA EM DEFESA DA EDUCAÇÃO.A formação em Psicologia para o compromisso social. 2019. (Outra).
A dimensão política (do cudiado integral) da escuta psicológica: o fazer institucional da psicologia.CRP SP. 2018. (Outra).
Diálogos sobre Direitos Humanos, formação em psicologia e função social do estágio.CRP - Subsede Campinas. 2018. (Outra).
Dimensão subjetiva e luta indígena.CRP SP. 2018. (Outra).
Encontro com professoras/es de Psicologia: construindo espaços de troca, apoio e resistência na formação.CRP SP e ABEP SP - Metropolitano. 2018. (Encontro).
Encontro nacional do ano da formação em psicologia: revisão das diretrizes curriculares nacionais para os cursos de graduação em psicologia. 2018. (Encontro).
Encontro Preparatório para Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais da Psicologia. 2018. (Encontro).
Encontro regional sudeste: revisão das diretrizes curriculares nacionais para os cursos de graduação em psicologia. 2018. (Encontro).
II Simpósio Nacional Psicologia e Compromisso Social.Coordenação de grupo temático. 2018. (Simpósio).
II Simpósio Nacional Psicologia e Compromisso Social.Coordenação de grupo. 2018. (Simpósio).
IX Seminário de Psicologia e Políticas Públicas - Etapa Sudeste. 2018. (Seminário).
Oficina de documentos escritos produzidos pelo psicólogo.CRP SP. 2018. (Oficina).
Semana de Integração da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da PUC SP.Modelos de Investigação: "Juventude e Diversidade". 2018. (Outra).
Seminário relações internacionais das entidades da psicologia br brasileira. 2018. (Seminário).
V Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão. Debatedora de poster. 2018. (Congresso).
XI Jornada de Psicologia Sócio Histórica da PUC SP.Coordenação de grupo. 2018. (Outra).
A disposição é duradoura: Psicologia implicada na luta pelos Direitos Humanos.A disposição é duradoura: Psicologia implicada na luta pelos Direitos Humanos. 2017. (Outra).
I Simpósio Nacional Psicologia e Compromisso Social.Coordenação de grupo temático. 2017. (Simpósio).
People Analytics e o intangível a serviço dos resultados nas organizações: Quantificação de fatores psicossociais nas empresas?. 2017. (Outra).
Psicologia e Políticas Públicas: o cuidado e a atenção às mulheres em situação de violência.Movimento Feminista e Formação em Psicologia. 2017. (Outra).
Reforma do Ensino Médio: Desafios e perspectivas para a construção democrática da Educação. 2017. (Encontro).
XIII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. Desafios e potencialidades da formação em psicologia no Brasil e América. 2017. (Congresso).
1º Encontro Regional dos Serviços Escola da Baixada Santista.A formação da psicóloga: o papel dos serviços escola e estágios. 2016. (Encontro).
Ação Docente no Ensino Superior - O Professor Pesquisador. 2016. (Outra).
II Jornada de Psicologia da USCS.O papel e a importância das associações na formação dos psicólogos. 2016. (Outra).
IX Mostra PED.Como o professor percebe as possibilidades de participação docente no coletivo da escola. 2016. (Outra).
Psicologia no cotidiano, por uma sociedade mais democrática e igualitária. 2016. (Outra).
V Evento em comemoração do dia da psicóloga da Universidade Ibirapuera.O fazer ético-político da Psicologia diante de um projeto de escola sem partido. 2016. (Outra).
9º Congresso Norte-Nordeste de Psicologia - CONPSI. A formação em psicologia voltada às questões sociais brasileira. 2015. (Congresso).
Ética e convivência: ainda há tempo!. 2015. (Outra).
VIII JORNADA DE PSICOLOGIA SÓCIO-HISTÓRICA PUCSP.A Formação do Psicólogo para o Compromisso Social. 2015. (Outra).
X Encontro Nacional da ABEP.Formação do Psicólogo e o Compromisso Social: Panorama Atual. 2015. (Encontro).
XII CONPE & 37th ISPA Conference. Um estudo da vivência escolar de jovens ricos e pobres. 2015. (Congresso).
IV Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão. Reflexos do Compromisso Social na Formação do Psicólogo Brasileiro. 2014. (Congresso).
VIII MOSTRA DE PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO "45 anos do PED: contribuições e perspectivas para questões educacionais".A FORMAÇÃO DO PSICÓLOGO PARA A REALIDADE BRASILEIRA IDENTIFICANDO RECURSOS FACILITADORES PARA A ATUAÇÃO PROFISSIONAL. 2014. (Outra).
VII Jornada de Psicologia Sócio-Histórica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.A Formação do Psicologo para a realidade brasileira. 2014. (Outra).
IX Encontro Nacional da ABEP. 2013. (Encontro).
Seminário do Grupo de Pesquisa: "A dimensão subjetiva da desigualdade social: suas diversas expressões".A dimensão subjetiva da desigualdade social: um estudo da formação em psicologia. 2013. (Seminário).
VI Jornada de Psicologia Sócio-Histórica.A desigualdade social como conteúdo na formação em psicologia. 2013. (Outra).
XVII Encontro Nacional da ABRAPSO. 2013. (Encontro).
I Ciclo de Debates "Atuação em Políticas de Educação Básica: Construindo Referências Técnicas para a Atuação de Psicóloga(o)s". 2012. (Outra).
II Encontro de Psicologia e Educação da Bahia.Possibilidades de atuação em espaços formais e informais de educação: relatos de práticas. 2012. (Encontro).
II Encontro de Psicologia Escolar e Educacional de Aracajú/SE. 2012. (Encontro).
Mostra Nacional de Práticas em Psicologia.Liga Acadêmica de Psicologia Escolar - LAPES. 2012. (Outra).
Seminário de preparação para estágio e trabalho. 2012. (Seminário).
XII Mostra Científica e Cultural.Ética e Direitos Humanos na Formação de Profissionais de Psicologia. 2012. (Outra).
ABRH na Praça.Trabalho Voluntário. 2011. (Outra).
As práticas dos psicólogos (as) na Escola. 2011. (Outra).
CONPSI - Congresso Norte Nordeste de Psicologia. A Formação em Psicologia Social Comunitária em Salvador - BA. 2011. (Congresso).
Fórum de Pesquisadores da Bahiana. 2011. (Outra).
I Fórum de Bioética - "Bioética e SUS". 2011. (Outra).
I Fórum de Psicologia Analítica. 2011. (Outra).
III Fórum de Psicologia Escolar "A Psicologia na Escola: lugares possíveis". 2011. (Outra).
Por que Homens e Mulheres vivem o amor de modos diferentes?. 2011. (Outra).
XI Mostra Científica e Cultural. 2011. (Outra).
Congresso Sionista Mundial. 2010. (Congresso).
Evento comemorativo: 10 anos do Serviço de Psicologia do Hospital Português. 2010. (Outra).
I Encontro sobre o idoso e envelhecimento. 2010. (Encontro).
III Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão. O Campo do estágio social comunitário em Salvador - BA. 2010. (Congresso).
Seminario Hasbara - Public Diplomacy. 2010. (Seminário).
Participação em bancas
BOCK, A. M. B.RECHTMAN, R.; RIBEIRO, M. P. O.. A formação em Psicologia para a atuação na educação básica pública: o enfoque nos estágios acadêmicos. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação (Psicologia da Educação)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
BOCK, A. M. B.; GONCALVES, M. G. M.; SANTOS, A.;RECHTMAN, RAIZEL. A dimensão subjetiva da experiência intercultural de estudantes africanos no Brasil. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Educação (Psicologia da Educação)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
BOCK, A. M. B.RECHTMAN, R.; RIBEIRO, M. P. O.. A formação em Psicologia para a atuação na educação básica pública: o enfoque nos estágios acadêmicos. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Educação (Psicologia da Educação)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
RECHTMAN, R.. S. Junior.Os limites das psicologias e a psicologia sem limites: uma análise dos dogmatismos teóricos através da História. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
DALTRO, M.; DANON, C. A. F.;RECHTMAN, R.. Autoestima, autoimagem e constituição da identidade: Um estudo com graduandos de Psicologia. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
Produções bibliográficas
-
RECHTMAN, RAIZEL ; BOCK, ANA MERCÊS BAHIA . Formação do Psicólogo para a Realidade Brasileira: Identificando Recursos para Atuação Profissional. PSICOLOGIA: TEORIA E PESQUISA (BRASÍLIA. ONLINE) , v. 35, p. 1-10, 2019.
-
RECHTMAN, R. ; BARRETO, V. ; MAGALHAES, E. P. . A liga acadêmica como ferramenta da formação em Psicologia: experiência da LAPES. Revista Psicologia Escolar e Edcuacional , v. 19, p. 135-141, 2015.
-
RECHTMAN, R. . O Futuro da Psicologia Brasileira: uma questão de projeto político. Psicologia, Diversidade e Saúde , v. 4, p. 69-77, 2015.
-
RECHTMAN, R. ; CASTELAR, Marilda ; CASTRO, R. B. . Ética e Direitos Humanos na formação de profissionais de Psicologia em Salvador - Bahia. PSICOLOGIA ENSINO & FORMAÇÃO , v. 4, p. 81-99, 2013.
-
RECHTMAN, R. ; CASTELAR, M. . A Formação em Psicologia Social Comunitária em Salvador - BA. RECE : Revista Eletrônica de Ciências da Educação , v. 10, p. 3-16, 2011.
-
RECHTMAN, RAIZEL ; ROCHA, R. V. S. ; DUTRA, R. C. O. ; BRAMBILLA, B. B. . Que tempos são esses que temos que defender o óbvio? Dimensão Política na Formação em Psicologia: Pleonasmo ou Horizonte?. In: Renan Vieira de Santana Rocha (Autor), Diego S. Toloy (Autor). (Org.). Psicologia, Sociedade e Desigualdade Social: Boas Praticas na Formacao em Psicologia: Direitos Humanos. 1ed.: , 2022, v. 01, p. 72-87.
-
RECHTMAN, R. ; KHOURI, J. G. R. ; AMARAL, M. M. ; BOCK, A. M. B. . A dimensão subjetiva da desigualdade social: um estudo sobre as significações da escola entre estudantes pobres e ricos. In: Antonio Carlos Caruso Ronca; Laurinda Ramalho de Almeida. (Org.). 50 anos de produção em Psicologia da Educação: Relatos de Pesquisa 1969 - 2019. 1ed.Campinas: Pontes Editores, 2019, v. , p. 183-202.
-
SANTOS, L. ; CAMPOS, B. B. ; KULNIG, R. C. ; BOCK, A. M. B. ; RECHTMAN, R. ; TOLEDO, R. . A dimensão subjetiva da desigualdade social no processo de escolarização. In: Wanda Maria Junqueira de Aguiar; Ana Mercês Bahia Bock. (Org.). A dimensão subjetiva do processo educacional: uma leitura sócio-histórica. 1ed.São Paulo: Cortez Editora, 2016, v. , p. 207-228.
-
RECHTMAN, R. ; MOTA, G. ; SALVATICO, B. M. ; HASEGAWA, M. ; BOCK, Ana . A Dimensão Subjetiva da Desigualdade Social na Escola. In: VIII Mostra de Psicologia da Educação - '45 anos do PED: contribuições e perspectivas para questões educacionais', 2015, São Paulo. VIII Mostra de Psicologia da Educação - "45 anos do PED: contribuições e perspectivas para questões educacionais", 2015.
-
RECHTMAN, R. . Um Estudo da vivência escolar de jovens ricos e pobres. In: XII CONPE - Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, 2015, São Paulo. Caderno de Resumos, 2015.
-
RECHTMAN, R. ; BOCK, Ana . A Formação do Psicólogo para a Realidade Brasileira: Identificando Recursos Facilitadores para a Atuação Profissional. In: VIII Mostra de Psicologia da Educação - '45 anos do PED: contribuições e perspectivas para questões educacionais', 2015, São Paulo. VIII Mostra de Psicologia da Educação - "45 anos do PED: contribuições e perspectivas para questões educacionais", 2015.
-
RECHTMAN, R. . A Formação do Psicólogo para o Compromisso Social. In: VIII JORNADA DE PSICOLOGIA SÓCIO-HISTÓRICA PUCSP, 2015, São Paulo. Caderno de Resumos, 2015.
-
RECHTMAN, R. ; BOCK, A. M. B. . A formação em Psicologia para o Compromisso Social. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RECHTMAN, R. . Ética profissional do psicólogo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RECHTMAN, R. ; KHOURI, J. G. R. ; AMARAL, M. . Pesquisando a Dimensão Subjetiva da Desigualdade Social na escola: uma experiência de pesquisa. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
RECHTMAN, R. ; BOCK, A. M. B. ; KHOURI, J. G. R. . Compromisso social: um projeto para a profissão e a formação em psicologia. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
RECHTMAN, R. . Formação em Psicologia para gestão de riscos e desastres. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RECHTMAN, R. . Coordenação de Grupo - Educação: a Formação em Psicologia II. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
RECHTMAN, R. ; SANTOS, L. N. ; BOCK, A. M. B. . Desafios e potencialidades da formação em psicologia no Brasil e América. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
RECHTMAN, R. . Formação em Psicologia e Compromisso social. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
RECHTMAN, R. . Movimento Feminista e Formação em Psicologia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
RECHTMAN, R. . Como a formação em psicologia pode dar conta de tratar das questões de direitos humanos como algo inerente a essa profissão. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RECHTMAN, R. . Psicologia e questão LGBT. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RECHTMAN, R. . Bolsa de estudos por critérios socioeconômicos: Benefício oferecido na Clearsale. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RECHTMAN, R. . Cultura organizacional de valorização de pessoas: Case da Clearsale. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RECHTMAN, R. ; BOCK, Ana . A construção do Compromisso Social na formação em Psicologia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RECHTMAN, R. . Como o professor percebe as possibilidades de participação docente no coletivo da escola. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RECHTMAN, R. . O fazer ético-político da Psicologia diante de um projeto de escola sem partido. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RECHTMAN, R. . O papel e a importância das associações na formação dos psicólogos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RECHTMAN, R. . A formação da(o) psicóloga(o): o papel dos serviços escola e estágios. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RECHTMAN, R. ; AZZI, R. G. ; BASQUEIRA, A. P. . Professores de Psicologia: Aspectos Formativos em Discussão. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RECHTMAN, R. . Um estudo da vivência escolar de jovens ricos e pobres. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RECHTMAN, R. . A Formação do Psicólogo para o Compromisso Social. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RECHTMAN, R. . Formação do psicólogo e compromisso social. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RECHTMAN, R. . Reflexos do compromisso social na formação do psicologo brasileiro. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
RECHTMAN, R. . As Expressões da Desigualdade Social na Escola. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
RECHTMAN, R. ; BOCK, Ana . A Formação do Psicologo para a realidade brasileira. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RECHTMAN, R. ; MOTA, G. ; SALVATICO, B. ; BOCK, Ana . A FORMAÇÃO DO PSICÓLOGO PARA A REALIDADE BRASILEIRA IDENTIFICANDO RECURSOS FACILITADORES PARA A ATUAÇÃO PROFISSIONAL. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
RECHTMAN, R. . A Dimensão Subjetiva da Desigualdade Social. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RECHTMAN, R. ; MOTA, G. ; SALVATICO, B. M. . A dimensão subjetiva da desigualdade social na escola. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RECHTMAN, R. . A Dimensão subjetiva da Desigualdade Social: Um estudo da Formação em Psicologia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RECHTMAN, R. . A Desigualdade Social como conteúdo na Formação em Psicologia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RECHTMAN, R. . Crianças que vivem em Israel. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
RECHTMAN, R. ; CASTELAR, M. . O ensino das normas de atuação para os Psicólogos em relação à questão da orientação sexual na cidade de Salvador ?BA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
RECHTMAN, R. ; MAGALHAES, E. P. ; PURIFICACAO, T. ; BARRETO, V. ; DIAS, L. ; DANTAS, L. ; SANTOS, A. C. ; DALTRO, M. . Liga Acadêmica de Psicologia Escolar - LAPES. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
RECHTMAN, R. ; CASTELAR, M. . O ensino da ética na formação em Psicologia na cidade de Salvador ? BA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
RECHTMAN, R. ; CASTELAR, M. . O ensino das normas de atuação para os Psicólogos em relação ao preconceito e à discriminação racial na cidade de Salvador - BA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
RECHTMAN, R. ; NEVES, M. ; MENDES, M. ; SANTOS, A. C. . Stand da Liga Acadêmica de Psicologia Escolar: Educação não tem idade.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
RECHTMAN, R. ; CASTELAR, M. . Ética e Direitos Humanos na Formação de Profissionais de Psicologia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RECHTMAN, R. . A Experiência da Liga Acadêmica de Psicologia Escolar - LAPES como Ferramenta de Formação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RECHTMAN, R. . Possibilidades de atuação em espaços formais e informais de educação: relatos de práticas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
RECHTMAN, R. ; SIMÕES, T. ; MENESES, L. ; PORTELA, T. ; GOMES, A. . Todo Mundo Precisa de Cuidado: Encontro de Cuidadores de Pacientes de Fisioterapia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
RECHTMAN, R. ; ALVES, C. L. ; MELO, D. . EDUARDO FERREIRA FRANÇA: Reflexões sobre a contribuição de um pioneiro da Psicologia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
RECHTMAN, R. ; SIMÕES, T. ; GOMES, A. ; MENESES, L. ; PORTELA, T. . TODO MUNDO PRECISA DE CUIDADO: Encontro com Cuidadores de Pacientes de Fisioterapia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
RECHTMAN, R. ; CASTELAR, M. . A Formação em Psicologia Social Comunitária em Salvador - BA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
RECHTMAN, R. ; CASTELAR, M. . O Campo do estágio social comunitário em Salvador - BA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
RECHTMAN, R. ; LANCMAN, T. . Ammora. 2015; Tema: Feminismo. (Blog).
RECHTMAN, R. . Ética e sexualidade humana. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
RECHTMAN, R. . Ética e sexualidade humana. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
RECHTMAN, R. . Ética do psicólogo sexual. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
Projetos de pesquisa
-
2024 - Atual
NuBalaio - Núcleo de Estudos em Psicologia, Violência, Processos Psicossociais e Interseccionalidade, Descrição: O grupo de pesquisa se caracteriza como espaço crítico de análise e revisão de práticas psicossociais no âmbito das políticas públicas, com ênfase em processos que envolvem a produção e reprodução de violências, especialmente, no que refere às formas de exploração-dominação-opressão de classe, raça/etnia, gênero, sexualidade, deficiência, território, idade e religião. Observando e construindo ferramentas para o enfrentamento das expressões da desigualdade e da violência, através de tecnologias sociais para o trabalho em políticas públicas. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Raizel Rechtman - Coordenador / Beatriz Borges Bambrilla - Integrante.
-
2013 - 2023
A Dimensão Subjetiva da Desigualdade Social: sua expressão na escola, Descrição: Estudo sobre os sentidos subjetivos constituídos por alunos de escolas particulares da camada alta e alunos de escolas públicas da camada pobre sobre suas vivências escolares... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (6) Doutorado: (2) . , Integrantes: Raizel Rechtman - Coordenador / Mirian Hasegawa - Integrante / Ana Bock - Integrante / Antonio Carlos Caruso Ronca - Integrante / Luane Neves Santos - Integrante / Rita de Cássia - Integrante / Kelly Lopes - Integrante / Bianca Salvatico - Integrante.
-
2013 - 2015
A Formação do Psicólogo para a Realidade Brasileira, Descrição: Esta é uma pesquisa de Mestrado que tem como objetivo verificar quais recursos da formação os alunos de último ano de psicologia identificam como facilitadores para atuar profissionalmente considerando a realidade brasileira.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Raizel Rechtman - Coordenador / Ana Bock - Integrante.
Histórico profissional
Experiência profissional
2016 - 2019
Pontifícia Universidade Católica de São PauloVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista
2018 - 2018
Pontifícia Universidade Católica de São PauloVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio Docência - Psicologia Social I, Carga horária: 4
Outras informações:
Profª responsável pela disciplina - Beatriz Brambilla
2018 - 2018
Pontifícia Universidade Católica de São PauloVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio Docência - Psicologia Social II, Carga horária: 4
Outras informações:
Profª responsável pela disciplina - Ana Mercês Bahia Bock
2018 - 2018
Pontifícia Universidade Católica de São PauloVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio Docência - Psicologia da Educação, Carga horária: 4
Outras informações:
Disciplina: A atuação do psicólogo em instituições educacionais
Profª responsável pela disciplina - Ana Mercês Bahia Bock
2018 - 2018
Pontifícia Universidade Católica de São PauloVínculo: Professora Substituta, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 4
Outras informações:
Professora Substituta no Núcleo de Educação do Curso de Psicologia
2014 - 2014
Pontifícia Universidade Católica de São PauloVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora Bases Históricas da Psicologia (PED), Carga horária: 4
Outras informações:
Proª responsável pela disciplina - Mitsuko Antunes
2014 - 2014
Pontifícia Universidade Católica de São PauloVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora Seminários de Pesquisa I (PED), Carga horária: 4
Outras informações:
Proª responsável pela disciplina - Melânia Moroz
2013 - 2014
Pontifícia Universidade Católica de São PauloVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
05/2013
Pesquisa e desenvolvimento, Pró-Reitoria de Pós-Graduação da PUC/SP, Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação.,Linhas de pesquisa
-
08/2011
Pesquisa e desenvolvimento, Pró-Reitoria de Pós-Graduação da PUC/SP, Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação.,Linhas de pesquisa
2017 - 2018
ClearSaleVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador de Gestão Educacional, Carga horária: 40
2015 - 2017
ClearSaleVínculo: Especialista, Enquadramento Funcional: Especialista em Desenvolvimento Humano, Carga horária: 40
2012 - 2012
Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de MorteVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária de Psicologia, Carga horária: 30
Outras informações:
O PPCAAM é um programa do Governo Federal que tem como objetivo proteger crianças e adolescentes ameaçados de morte a partir de sua transferência de município e acompanhamento integral pelo advogado, psicólogo, assistente social e educador social. Neste programa atuei na participação de entrevistas de Avaliação dos casos, acompanhamento supervisionado dos usuários do programa a partir de telefonemas diários e visitas institucionais e domiciliares, participação das Reuniões Gerais para estudo de caso com a Equipe Interdisciplinar, realização de encaminhamentos para a rede de proteção e atenção básica, produção de Ofícios e Relatórios referentes aos casos e Sistematização dos dados dos usuários em planilhas.
2012 - 2012
Complexo Comunitário Vida PlenaVínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária de Psicologia, Carga horária: 16
Outras informações:
O Complexo Comunitário Vida plena é uma Unidade Básica de Saúde sem fins lucrativos de gestão do Município. Sua unidade se localiza no distrito de Pau da Lima e funciona baseado na Atenção Integral à Saúde com uma perspectiva teórico-pedagógica convergente com os princípios e diretrizes do SUS.
Como Estagiária de Psicologia participo dos seguintes projetos: a) Projeto Escola - foca na educação em saúde e avaliação clínica e de saúde bucal das crianças e diagnóstico e intervenção no ambiente escolar, b) Núcleo de Apoio à Família - a partir do qual são efetuados estudos sistêmicos das Famílias, análise de demandas, planejamento e realização de visitas domiciliares, c) Gerência Acolhedora - é o órgão de gestão da Unidade e d) Sessão Transdisciplinar - fórum de apresentação de casos e discussão multiprofissional do novo paradigma de saúde.
2011 - 2011
Psychomec - Consultoria, Cursos e AvaliaçãoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20
Outras informações:
Experiência com Recrutamento e Seleção, montagem de Logística de projetos institucionais, responsável pela comunicação externa da empresa pelas redes sociais (twitter, facebook e site).
2012 - 2012
Escola Bahiana de Medicina e Saúde PúblicaVínculo: Monitora, Enquadramento Funcional: Monitora Psicologia Educacional, Carga horária: 4
Outras informações:
Proª responsável pela disciplina - Luciana Dias
2019 - 2019
Universidade Anhanguera de São PauloVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 18
2020 - Atual
Congregação Israelita PaulistaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora Educacional, Carga horária: 40
2019 - 2019
Congregação Israelita PaulistaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora Educacional, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Raizel Rechtman e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?